You are on page 1of 25

DESEMPREGO: Abrir um Empreendimento por ter perdido o emprego pode no ser a soluo de seus problemas, caso no seja precedido

por sria pesquisa da rea em que deseja atuar.

CURIOSIDADE: Um ditado popular prega "Dinheiro no aceita desaforo"... As chances do negcio ser bem sucedido so proporcionais ao conhecimento do ramo escolhido, "empresa no combina com aventura".

INICIATIVA: Pode-se considerar a iniciativa como sendo uma caracterstica do empreendedor, ela embute negcios com boas possibilidades de crescimento, que no so to comuns e com alta rentabilidade.

PERFIL DO EMPREENDEDOR

O empreendedor tem como caracterstica bsica o esprito criativo e pesquisador, atravs do qual mantm constante busca por novos caminhos e novas solues, sempre amparada na identificao das necessidades das pessoas.

Essa a essncia do empresrio de sucesso: a busca de novos negcios e oportunidades, e a preocupao sempre presente com a melhoria do produto.

Enquanto a maior parte das pessoas tendem a enxergar apenas dificuldades e insucessos, o empreendedor deve ser otimista e buscar o sucesso, a despeito das dificuldades.

As qualidades que distinguem o empreendedor como lder e dono de seu destino:

Disposio para assumir Riscos

Nem todos tm a mesma disposio para assumir riscos. O empreendedor, por definio, tem que assumir riscos, e o seu sucesso est na sua capacidade de conviver com eles e sobreviver a eles. Os riscos fazem parte de qualquer atividade e preciso aprender a administr-los. Ter Iniciativa e ser Independente

So caractersticas intimamente ligadas ao esprito empreendedor e que levam a decises ousadas como trocar a segurana do "holerit" pelo risco de um negcio prprio, buscando, entre muitos outros fatores, sua realizao e independncia. Logo, sem iniciativa no pode haver empreendimento e sem vontade e persistncia no se pode atingir o sucesso. Persuaso e Rede de Contatos

Agir influenciando pessoas para obteno de seus propsitos. Independncia e Autoconfiana. Agir com autonomia e confiana em sua capacidade. Ser Lder e saber Comunicar-se

Liderar saber conduzir os esforos das pessoas sob nossa coordenao em direo a um objetivo. Um lder sabe redirecionar esforos, quando necessrio, conseguindo manter a motivao de seus funcionrios.Relacionamento interpessoal a capacidade de expor e ouvir idias. saber comunicar-se e conviver com outras pessoas, dentro e fora da empresa. Ser Organizado

A organizao fator de sucesso para qualquer empreendimento. No basta apenas possuir os melhores recursos, mas integr-los de forma lgica e harmoniosa, fazendo com que o resultado seja maior do que a simples soma das partes. Possuir Conhecimento do ramo

Este um fator imprescindvel para que se obtenha o sucesso em um empreendimento. Este conhecimento pode ser adquirido pela prpria experincia do empreendedor, em informativos especializados, em contato com empreendedores do ramo, associaes, sindicatos, etc. Identificador de Oportunidades

Identificar e aproveitar oportunidades fundamental para quem deseja ser empreendedor e consiste em aproveitar todo e qualquer ensejo para observar negcios. O empreendedor de sucesso aquele que no cansa de pesquisar, seja no trabalho, nas compras, nas frias, lendo revistas, jornais, televiso, Internet. Ele curioso e est sempre atento a qualquer oportunidade de conhecer melhor um empreendimento. Possuir Aptides Empresariais

o instinto, a habilidade natural que o empreendedor deve possuir para identificar uma oportunidade, aproveit-la, montar um negcio e conduz-lo ao sucesso. Um empreendedor precisa: - Ser persistente: Agir com o empenho necessrio para o alcance de objetivos e metas. - Ter Comprometimento: Agir com dedicao e responsabilidade para obteno de resultados. - Ser exigente na qualidade e na eficincia: Agir para melhoria contnua de seus processos e produtos.

Auto-Conhecimento

O conhecimento das qualidades mencionadas serve de base para uma auto-avaliao. Assim, ao conhecer os pontos fortes e fracos, pode-se aprimor-los (fortes) ou minimiz-los (fracos) a fim de obter a capacitao necessria para o sucesso do empreendimento.

PLANEJAMENTO DO NEGCIO

O planejamento no evita riscos, mas ajuda a preven-los e a enfrent-los com uma escolha segura da direo a seguir e com a possibilidade de fazer as correes de rumo que forem necessrias.

O Plano de Negcios serve para detalhar e examinar as idias, tornando mais claros e precisos os caminhos e recursos necessrios.

Pontos importantes para Reflexo:

A que tipo de atividade voc pretende se dedicar? Indstria, comrcio, servios, rural? Imagine que tipo de mercadorias ir fabricar e/ou vender ou que servios ir prestar; Para quem vai produzir e vender essas mercadorias ou servios; qual vai seu o seu Mercado Consumidor? Quais as pessoas ou empresas que oferecem mercadorias ou servios iguais ou assemelhados aos que voc pretende colocar; qual seu Mercado Concorrente? Quem poder lhe fornecer equipamentos, matrias e servios necessrios ao funcionamento da empresa; qual o sue Mercado Fornecedor? Elabore um Plano de Negcios, ele dever contemplar todas as facetas do negcio, estratgias diversas de produo e finanas etc. O Plano de Negcios o carto de visitas da empresa ele motiva fornecedores e clientes e mostra o seu grau de controle do negcio. Exemplo de Roteiro Bsico de Plano de Negcios:

1 - Ramo de Atividade - registre o(s) ramo(s) de atividade(s) escolhido(s) para seu futuro empreendimento (indstria, comrcio, servios) e acrescente as razes que determinaram a sua escolha;

2 - Mercado Consumidor - Mercado Consumidor - descreva qual seu tipo de cliente e qual se adapta ao tipo de negcio que voc ir montar. Analise e veja todas as informaes sobre o mercado em sua regio e seu nicho de mercado, analisando tambm a que classe social este consumidor potencial pertence, sexo, idade, nvel de renda, hbitos, formas de lazer e instruo. Clientes potenciais - consulte amigos, parentes, conhecidos, vizinhos, empresas das proximidades, condomnios e prdios residenciais, escolas, clubes, academias, etc. Voc sabe o que influencia seus futuros clientes na deciso de comprar coisas e procurar servios?

Faa uma pesquisa informal e identifique se o cliente compra pela qualidade, preo, facilidade de acesso, garantias, embalagem, praticidade ou convenincia. Seus futuros clientes querem mercadorias e servios confiveis ou os mais baratos ou os mais inovadores?

3 - Ponto - implantar um negcio num local determinado depende de um exame cuidadoso de inmeras questes. Perceber, por exemplo, se no ponto visado h problemas de congestionamento, dificuldades para estacionar e a forma de circulao dos pedestres. Esses fatores, aliados aos altos valores do aluguel e luvas cobradas pelo ponto acabam, muitas vezes, inviabilizando o local como opo para implantao de uma loja.

bom tambm perceber as mudanas na regio a curto e mdio prazos. Vale ainda ao analisar um ponto:

Dimenses - lojas de moda precisam de uma rea razovel para vitrine e boa metragem para potencializar o atendimento de clientes;

Energia - casas de fast-food e de assistncia tcnica para eletrnicos, por exemplo, devem evitar locais com sobrecarga de eletricidade;

Conservao - mesmo um ponto excelente que precise de grandes reformas podem prejudicar a rentabilidade futura;

Consumidor - o melhor ponto aquele onde o pblico alvo est. Por exemplo, lojas de alimentao em regies com grande nmero de escritrios; lavanderias em bairros de classe mdia onde o casal trabalha fora; confeces de marca de prestgio em reas nobres, shoppings ou bairros conhecidos por sua butiques.

Transformaes - uma loja bem localizada, na maioria dos casos, aquela que no tem concorrente direto nas proximidades e para a qual existe uma clientela em potencial. Estar localizado prximo a lojas que no atendem completamente clientela em potencial tambm pode ser uma boa opo, pois pode haver uma lacuna que a sua loja poder preencher, completando o mix de produtos e servios, ou seja, o conjunto de ofertas necessrias clientela local.

IMPORTANTE:

Considerar, se for o caso, o custo do aluguel do imvel. Antes de fechar questo avalie as condies do mesmo, bem como da regio, importante verificar se ela sujeita a enchentes e trnsito insuportvel, o que pode configurar um custo indireto para a empresa.

No inicie empreendimento dependendo de Capital de Terceiros. O Capital de Giro inicial (disponibilidade Imediata) dever ser suficiente para bancar todas as despesas da empresa, pelo tempo necessrio ao efetivo funcionamento do negcio.

CONCORRNCIA

Ao escolher um "Ramo de Negcio" para atuar, o futuro empresrio deve considerar algumas questes bsicas:

Quem so meus concorrentes? Quem so meus fornecedores? Qual meu preo de venda? Quem so meus clientes? Qual o volume mnimo de compra de matria-prima? Qual o preo de venda de meus concorrentes?

Observe seu mercado concorrente atravs das mercadorias ou servios que ele oferece: qualidade, preo, acabamento, qualidade no atendimento, facilidades de acesso, forma de arrumao de produtos nas prateleiras, tcnicas de vitrinismo, diferenciais, etc.

Experimente as mercadorias e servios de seus concorrentes e analise os pontos fortes e fracos, veja o que pode ser melhorado ou inovado. Identifique se existe ainda uma fatia do mercado que no foi atendida ou que possa ser melhor atendida por voc.

Observe tambm quantos j esto oferecendo os mesmos servios ou mercadorias. Estude os espaos onde voc pretende atuar. Liste quantos so e de que porte. Liste a partir de agora seus diferenciais em relao concorrncia.

Por ser uma economia em fase de desenvolvimento, a economia brasileira ainda oferece inmeras oportunidades aos empresrios atentos e sensatos.

S/C, LTDA OU S.A. - FORMAS JURDICAS 1

Firma Individual

Constituda por uma nica pessoa que dar seu nome firma por todos os atos da empresa.

Este tipo de empresa se aplica a atividades de indstria e/ou comrcio. No possvel abrir firma individual, cujo objetivo seja prestao de servios, os que pretenderem, devero faze-lo como autnomos.

Na firma individual, o ativo (Bens e Direitos) e o passivo (Obrigaes e Patrimnio), podem ser transferidos outra empresa; porm a empresa em si, por ser firma individual, intransfervel, ou seja, no se transfere a Razo Social.

- Vantagens/Desvantagens

Custos iniciais para abertura so relativamente pequenos; O empresrio possui total autonomia administrativa;

A empresa usufrui de vantagens fiscais; Facilidade para dissoluo da empresa; Participao integral nos lucros; Pode se enquadrar no SIMPLES. As obrigaes so eliminadas; Existncia de restries por parte dos fornecedores, para a concesso de prazo para faturamento, e das Instituies Financeiras para obteno de recursos; Os clientes com maior poder de compra no depositam na capacidade da firma individual, para aquisies dos produtos ou servios; Possibilidade de divergncias.

Sociedade Comercial por Quotas de Responsabilidade (LTDA)

Com essa forma jurdica, a empresa dever ser constituda por no mnimo dois scios, e, dependendo de sua atividade poder ser uma Sociedade Civil (S/C), ou Sociedade Comercial.

A sociedade civil dedica-se exclusivamente prestao de servios, e, tem seus documentos registrados no cartrio de Ttulos e Documentos.

As sociedades Civis so reguladas pelo cdigo civil, e no esto sujeitas a falncia. A Sociedade Comercial pratica a venda mercantil compra e venda enfim o Comrcio.

As quotas representam a participao de cada scio no capital social da empresa. Vantagens

- Desvantagens

Custos iniciais relativamente baixos; Possibilidade de continuidade da empresa; Possibilidade de ampliao do capital social com a incluso de novos scios; Maior facilidade de concorrer em licitao de rgos pblicos; Diluio da responsabilidade dos negcios entre os scios.

Diviso de poder decisrio; Dificuldade em encontrar scios; Scios com perfil de atuao semelhante. A sociedade possuir uma regulamentao prpria, que foge ao escopo deste trabalho.

IMPORTANTE: Representao - Hoje em dia saber articular esforos fundamental. Nessa medida muito importante identificar Associaes / Sindicatos que o represente. Normalmente estas entidades dispem de reas voltadas ao atendimento de Micro e Pequenas Empresas. Alm disso, participar de reunies com empresrios do seu setor, no mnimo ir melhorar sua condio de anlise de seu mercado de atuao.

O QUE NECESSRIO PARA ABRIR SEU NEGCIO

Firma Individual

1 Passo: Junta Comercial Busca (nome); Formulrio de Firma Individual (4 vias); Requerimento Padro da Junta (capa); Declarao de Microempresa (3 vias); CGC - Ficha de Inscrio Modelo 1 (3 vias); CIC e RG do titular, xerox autenticada (2 cpias); Taxas (pagas no Banco) - DARF e GARE; Comprovante de endereo (IPTU da sede da Empresa) - frente e verso;

2 Passo: Secretaria da Fazenda CIC e RG do titular, xerox autenticada; Toda documentao registrada na Junta Comercial; Declarao Cadastral "DECA" (4 vias); Livro Modelo 1 (Indstria) e 1A(Comrcio); Xerox autenticada do IPTU (Ano Base) da sede da Empresa (frente e verso); Xerox autenticada do Contrato de Locao para fins comerciais, registrado em cartrio; ou comprovante de propriedade do Imvel; Comprovante original de residncia do titular da empresa; Taxa (paga no Banco)

3 Passo: Prefeitura GDC (CCM) - Guia de Inscrio (2 vias); Toda a documentao registrada na Junta Comercial; CIC e RG do titular, xerox autenticada; Xerox autenticada do IPTU (Ano Base) da sede da empresa (frente e verso); Caso a empresa tambm preste servios; Livros Mod. 51 e 57 e Declarao de Microempresa.

IMPORTANTE: No caso de Empresas em funcionamento na prpria residncia, observar: Funcionamento em local independente da rea residencial (edcula, garagem, etc.); Apresentao na Prefeitura da declarao de que no existe comunicao fsica entre a residncia e a empresa; Croqui ou planta demonstrando as reas da residncia / sede da empresa.

Sociedade Ltda. Mercantil e Mercantil com Prestao de Servios

1 Passo: Junta Comercial Busca (nome); Contrato Social; Requerimento Padro da Junta (capa); Declarao de Microempresa (3vias), se ME; FNC: Folhas 1 e 2 (2 vias de cada); CGC - Ficha de Inscrio Modelo 1 (3vias); CIC e RG do titular, xerox autenticada; Taxas (pagas no Banco) - TCEC e GARE; Comprovante de Endereo.

2 Passo: Secretaria da Fazenda CIC e RG do titular, xerox autenticada; Toda documentao registrada na Junta Comercial; Declarao Cadastral "DECA" (4 vias); Xerox autenticada do IPTU (Ano Base) da sede da Empresa (frente e verso); Xerox autenticada do Contrato de Locao da sede da empresa para fins comerciais, registrado em cartrio; Comprovante original de residncia de todos os scios da Empresa; Livro Modelo 1 (Indstria) e 1A (Comrcio); Taxa (paga no Banco).

3 Passo: Prefeitura GDC (CCM) - Guia de Inscrio; Toda documentao registrada na Junta Comercial;

CIC e RG do titular e scios, xerox autenticada; Xerox autenticada do IPTU (Ano Base) da sede da empresa (frente e verso); Caso a empresa tambm preste servios: Livros Mod. 51 e 57; (Rua Senador Queiroz, 295) Declarao de Microempresa.

S/C Ltda. Prestadora de Servio

1 Passo: Cartrio de Registro Civil de Pessoa Jurdica Busca (nome); Contrato Social (com firma reconhecida - 3 vias) ou 4 vias caso seja registrada em rgo de classe; Requerimento Padro da Junta (capa); Declarao do Cartrio de Microempresa - RTD (adquirida no cartrio 2 vias); CIC e RG dos scios, xerox autenticada; Taxa cobrada pelo cartrio com o capital social.

2 Passo: Receita Federal Contrato Social registrado; CIC, da pessoa que assina o CGC ( xerox autenticada); CGC: Ficha de Inscrio Modelo 1 (3 vias).

3 Passo: Prefeitura GDC (CCM) - Guia de Inscrio;

Contrato Social registrado; CIC e RG do titular, xerox autenticada; Xerox autenticada do IPTU (Ano Base) da sede da Empresa ( frente e verso); Livros Mod 51 e 57.

SIMPLES - BENEFCIOS E ISENES

Obrigaes nas quais a micro/pequena indstria tem tratamento beneficiado.

Nvel Federal; (Lei 9317 de 05.12.1996 - SIMPLES): PIS - Programa de Integrao Social; IPI - Imposto Sobre Produtos Industrializados; Imposto de Renda Pessoa Jurdica ( somente da empresa); Imposto sobre Operaes de Crdito, Cmbio e Seguro (IOF); Imposto sobre Servios de Transportes e Comunicaes; Imposto sobre Extrao, Distribuio ou Consumo de Minerais do pas; Contribuio social sobre Lucro Lquido, Confins, Contribuio Previdenciria.

Nvel Estadual: Em tramitao na Assemblia Legislativa, projeto do SIMPLES Estadual prevendo iseno do ICMS.

Nvel Municipal: Esta em vigor o SIMPLES Paulista vlido para Municpio de So Paulo prevendo iseno de ISS.

Saiba mais sobre o Sistema Integrado de Impostos e Contribuies Em 05.12.96 foi institudo o Novo Regime de Tributao das Micro e Pequenas Empresas atravs da Lei 9.317.

Pela Lei considerada Microempresa, a pessoa jurdica que teve no ano anterior uma receita bruta igual ou inferior a R$ 120.000,00.

considerada Empresa de pequeno porte aquela cujo faturamento anual superior a R$120.000,00 e at R$ 1.200.000,00. O SIMPLES unifica os seguintes impostos e contribuies:

Imposto de Renda Pessoa Jurdica (IRPJ) Programa de Integrao Social (PIS) Contribuio para Financiamento da Seguridade Social - (COFINS) Contribuio Social sobre o Lucro Lquido (CSSL) Contribuies para a Seguridade Social Patronal (INSS sobre Salrios, pr-labores e autnomos) Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ICMS - Imposto sobre a Comercializao de Produtos e Servios. ISS - Imposto sobre Servios.

No que diz respeito s exigncias, alm de manter em local pblico placa indicativa esclarecendo tratar-se de empresa optante do SIMPLES, as empresas devero tambm manter a escriturao do livro caixa e manter os documentos comprovatrios arquivados, e em conseqncia ter um contador cuidando da guarda dos livros.

PROBLEMAS E SOLUES DA ADMINISTRAO DA PEQUENA EMPRESA

1) PROBLEMA: Falta de Planejamento

SOLUO: Faa um cronograma detalhado estabelecendo o tamanho do empreendimento, o capital inicial, o pblico-alvo, a mo de obra empregada e a legislao sobre o assunto. Considere os imprevistos, reservando parte da receita as prioridades do negcio.

2) PROBLEMA: Forte Concorrncia SOLUO:Usar a criatividade para agregar servios a um negcio um bom diferencial frente concorrncia. Para isso o melhor estar a frente s necessidades do cliente.

3) PROBLEMA: Falta de Crdito SOLUO: Planeje os investimentos tendo como base seus respectivos gastos e prazos de retorno. No recorra a emprstimos sem antes ter certeza de que seus lucros podero sana-los no perodo programado.

4) PROBLEMA: Falta de experincia na gesto SOLUO:Procure conhecer bem o ramo antes de abrir o negcio. Se necessrio, busque apoio de entidades especializadas em consultorias no setor. Cursos e entrevistas com quem j est atuando no mercado tambm podem ajudar na elaborao do projeto.

5) PROBLEMA: Clientes inadimplentes SOLUO:Cheque as centrais de cadastro de inadimplentes para escapar dos maus pagadores. Se precisar investir, no assuma dvidas contando com o dinheiro que ainda espera receber de antigas vendas

6) PROBLEMA: Pesada carga tributria

SOLUO: Atualmente, o SIMPLES (imposto nico exclusivo das micro e pequenas empresas) o maior avano na desburocratizao dos encargos tributrios. No atrase pagamentos. Em caso de dvidas, recorra a um contador.

DICAS IMPORTANTES

O que preciso para se abrir uma empresa sem muitos gastos?

O empresrio poderia realizar o processo de abertura por conta prpria, mas como tempo dinheiro, o auxlio de um profissional agilizaria o processo.

Se uma pessoa quer abrir seu prprio negcio em sua casa, para no ter gastos como o aluguel, o que necessrio?

Conforme disposies legais vigentes, nenhum imvel poder ser utilizado ou ocupado para instalao e funcionamento de atividades mercantis, industriais ou de prestao de servios, sem prvia licena de funcionamento fornecido pela prefeitura, portanto o empresrio dever buscar esclarecimentos sobre a legislao pertinente junto Administrao Regional do Bairro.

Qual e como deve ser o estudo para se montar seu estabelecimento?

O primeiro aspecto que deve ser levado em considerao pelo empresrio sua aptido pessoal, ou seja: eu conheo o negcio?

gosto desta atividade?

O segundo aspecto em relao viabilidade econmica:

tenho recursos suficientes para abrir este negcio?

sei o quanto preciso investir?

O terceiro aspecto se refere anlise econmica:

como anda a concorrncia?

o mercado ainda comporta o meu negcio?

quem so os lderes do mercado?

conseguirei ter retorno esperado?

em relao ao capital, como deve ser calculado o investimento?

Alm dos investimentos na montagem do empreendimento, aquisio de equipamentos, legalizao, o empresrio tem que ter em mente que o retorno do seu negcio no acontecer antes de 1 a 2 anos, portanto, dever criar uma poupana pessoal para se preservar neste perodo. importante ao interessado se conscientizar de que a vida financeira da empresa distinta da sua vida financeira pessoal.

Qual o segredo para seu comrcio prosperar? Valem algumas dicas: 1- Ser persistente;

2- Ser criativo;

3- Buscar constantemente alternativas para o crescimento do seu negcio;

4- Estar ligado a tudo o que diz respeito sua atividade;

5- Manter contato constante com os clientes, buscando oferecer produtos que atendam s suas necessidades e anseios.

O que deve ser levado em conta, quanto vai se abrir um comrcio? 1- Localizao;

2- Lay Out;

3- Perfil do Pblico, seus clientes;

4- Perfil dos Fornecedores;

5- Concorrncia.

Para elaborar um completo Plano de Negcios so necessrios no mnimo 6 meses.

Quais as exigncias bsicas para estar agindo legalmente? 1- Registro nos rgos competentes ( Junta Comercial ou Cartrio, Receita Federal para cadastro no CNPJ, Secretaria da Fazenda para Inscrio Estadual, Prefeitura Municipal para o devido Cadastro de Contribuinte Mobilirio)

2- Solicitar Alvar de Funcionamento;

3- Emitir Notas Fiscais na comercializao dos seus produtos;

4- Recolher os tributos devidos;

5- Entregar as informaes scio-econmicas exigidas (Imposto de Renda, DIPAM, etc.)

ENDEREOS TEIS - SO PAULO

Junta Comercial do Estado de So Paulo Rua Barra Funda, 930 So Paulo - SP Fone: (11) 825-4822 Horrio de funcionamento: 9h30min s 16h30min (Segunda a Sexta)

Secretaria da Fazenda do Estado de So Paulo Pinheiros Rua Morato Coelho, 90 - 1 e 2 andar 05417-000 So Paulo - SP Fone: (11) 881-3772

Lapa Rua Sebastio Bach, 307 05304-020 So Paulo - SP Fone: (11) 831-1395

Receita Federal Lapa

Rua Schilling, 512 - V. Leopoldina 05302-000 - So Paulo - SP Fone: (11) 831-7322

Penha Rua Antonio de Barros, 261 03089-000 - So Paulo - SP Fone: (11) 296-9988

Centro Av. Prestes Maia, 733 - Trreo 01071-900 - So Paulo - SP Fone: (11) 225-2393 / 225-2021

Vila Mariana Rua Teixeira da Silva, 217 - Paraso 04002-030 - So Paulo - SP Fone: (11) 3253-5344

INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial Av. So Joo, 313 - 11 andar - Centro Fone: (11) 222-8866

INSS - Instituto Nacional de Seguro Social Centro Rua 24 de Maio, 208/280 - 5 andar

Fone: (11) 222-0982/225-1370

Pinheiros Rua Martins Fontes, 180 - 1 andar Fone: (11) 258-4534

CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental Av. Professor Frederico Hermann Jnior, 345 - Alto de Pinheiros Fone: (11) 3030-6000

PROJETO NASCE - Ncleo de Apoio e Servios para a Criao de Empresas de So Paulo Av. Barra Funda, 930 - So Paulo - SP

ENDEREOS TEIS - INTERIOR

Junta Comercial do Estado de So Paulo

Escritorio Regional de Limeira (como unidade descentralizada, atende as seguintes regies do Estado: Americana; Araras; Rio Claro; Piracicaba; Leme; Pirassununga; So carlos; Araraquara; Catanduva; So Jose do Rio Preto; Fernandopolis; Jales. (Portaria JUCESP/n 065/98 publicada no Dirio Oficial de 14/08/98)

Avenida Antonio Ometto, 532 13480-470 Limeira S/P Fone/Fax: (19) 441-7789

e-mail: jucesp@widesoft.com.br site: www.jucesplimeira.org.br

Fonte: SEBRAE/SP e FIESP

--------------------------------------------------------------------------------

Palavras-chave: Empresa | Negcios | Empreendedor | Perfil | Planejamento

102 de 108 qualificaram esse guia como til.

Seu voto ajudar a eleger as melhores guias da comunidade.

O autor assume total responsabilidade pela publicao desse guia. Voc acha que este guia contrrio s polticas do MercadoLivre? Informe aqui. Nesta seo sero encontradas informaes publicadas por Usurios, sob sua prpria responsabilidade. O MercadoLivre no exerce controle do contedo das Guias e no responder por informaes imprecisas, errneas ou difamatrias, tampouco pelo uso que se faa delas. O ingresso s Guias uma deciso voluntrias do internauta, que aceita a possibilidade de encontrar material que possa afetar sua suscetibilidade .

Seu voto ajudar a destacar os melhores manuais da comunidade.

Seu voto ajudar a eleger as melhores guias da comunidade.

Processando seu voto...

Obrigado por seu voto!

Anncios no MercadoLivre Brasil

Miniaturas De Rodas 1:24 R$ 23.00 Grow Perfil - Jogo Em Min R$ 18.00

Jogo Perfil 4 Grow Novo E R$ 48.00

Morsa P/ Furadeira 5 Per R$ 65.00

Lima (mini ) 10 P R$ 9.00 Gopro Go Pro Camera Helme R$ 545.00

Morsa Para Furadeira 5 R$ 69.00 Jogo Perfil. Grow. Brinqu R$ 45.00

Perfil 4 - Quantas Dicas R$ 59.90 Banco, Banqueta Perfil Co R$ 105.00

Veja Mais...

Voltar ao topo

Cadastre-se grtis! | Adicione o MercadoLivre a seus Favoritos!

Argentina | Brasil | Colmbia | Costa Rica | Chile | eBay | Equador | Mxico | Panam | Peru | Portugal | Rep. Dominicana | Uruguai | Venezuela

Home | Sobre o MercadoLivre | Investor Relations | Publicidade | Mapa do Site | MercadoScios | Polticas | Portal de Segurana | Programa de Proteo ao Comprador | Opinies e Catlogo O uso deste site implica na aceitao dos Termos e Condies Gerais e das Polticas de Privacidade do Ebazar.com.br LTDA. - empresa do grupo MercadoLivre.

You might also like