You are on page 1of 25

1

AVALIAO DOS EFEITOS DA INGESTO DE SEMENTE DE LINHAA (Linum usitatissimum) EM RATOS WISTAR FMEAS HIPERCOLESTEROLMICOS

ROTHENBURG Hellen Cristina1 PEREIRA Francine Martins2

RESUMO O colesterol um composto essencial para a vida, porm quando em excesso no sangue, se deposita nas paredes das artrias promovendo seu estreitamento ou at mesmo obstruo. Este trabalho teve como objetivo, verificar a ao da administrao de semente de linhaa sobre animais hipercolesterolmicos. Utilizou-se 30 ratos Wistar fmeas divididos em 3 grupos: grupo controle (no sofreu interveno experimental); grupo hipercolesterolmico (recebeu rao hiperlipdica durante todo o experimento); e grupo linhaa (recebeu a semente de linhaa adicionada rao hiperlipdica). Ao final do experimento, os parmetros avaliados foram: ingesto hdrica; ingesto de rao; peso corporal; gordura peritoneal e nveis de colesterol; e as mdias observadas pelos grupos foram: o grupo controle apresentou uma maior ingesto hdrica (57,46 0,13) e de rao (30,68 1,96) quando comparados ao hipercolesterolmico (Lquido:40,15 0,60; Rao:22,66 1,14) e linhaa (Liqudo: 37,45 1,28; Rao:20,82 0,96); para o peso corporal total, somente o controle no sofreu alterao; em relao ao acmulo de gordura peritoneal, o grupo hipercolesterolmico se sobressaiu (17,06 3,99) em comparao ao linhaa (10,41 0,93) e ao controle (5,75 0,88); para os nveis de colesterol srico, o grupo controle obteve o seguinte resultado (1,14 0,14), sendo observado portanto no grupo linhaa (1,66 0,16), uma maior aproximao para o resultado do grupo controle (1,14 0,14) do que do hipercolesterolmico (2,20 6,32), resultado que nos leva a reconhecer que a linhaa surtiu algum efeito benfico sobre o colesterol. Concluiu-se ao analisar tais resultados, que se faz necessrio um maior tempo de administrao de semente de linhaa, ou talvez ainda, do aumento da quantidade administrada para obteno de um resultado positivo na reduo do colesterol, tendo visto que vrios estudos j comprovaram sua eficcia nesse sentido.

Palavras-chave: hipercolesterolemias, semente de linhaa, ratos Wistar.

1 2

Acadmica do Curso de Nutrio da Faculdade Assis Gurgacz FAG MsC em Fisiologia e Docente da Faculdade Assis Gurgacz - FAG

1- INTRODUO

Entende-se por dislipidemias, as alteraes dos nveis sanguneos dos lipdios circulantes. Quando esses nveis esto aumentados, recebem a denominao de hiperlipidemias, que so classificadas em hipercolesterolemias e hipertrigliceridemias. A problemtica da hiperlipidemia reside na comprovada relao que essa alterao metablica mantm com o aparecimento da doena arterial coronariana (CUPPARI, 2005). Segundo Kutchai (2000), os fatores que influenciam as propores relativas de partculas de HDL (Lipoprotena de Alta Densidade), e LDL (Lipoprotena de Baixa Densidade), so de grande interesse de Sade Pblica, pois o colesterol removido do plasma pelos macrfagos como partculas de LDL, constitui componente essencial das placas aterosclerticas nos principais vasos sanguneos. As partculas de HDL ajudam a prevenir a formao dessas placas por facilitarem a captao celular de LDL. Os nveis de LDL so mais altos em homens que em mulheres e sofrem, tambm, aumento em virtude dos andrognios, fumo, obesidade, estilo de vida sedentrio, alta ingesto de gorduras saturadas e certos medicamentos. Os nveis de HDL so mais baixos em homens que em mulheres e sofrem reduo em virtude dos andrognios, fumo, obesidade, dieta rica em gorduras poliinsaturadas e do diabete no-insulino-dependente tipo 2. Os nveis de HDL so aumentados por estrognios e condicionamento fsico. Esses efeitos explicam, em parte, o fato de que o sexo masculino, a ausncia de condicionamento fsico, a obesidade e o tabagismo so potentes fatores de risco para a doena cardiovascular aterosclertica prematura e a morte. Aps a menopausa, a proteo relativa desfrutada pelas mulheres desaparece. Grandes anormalidades nos nveis de lipoprotenas so causadas, tambm por defeitos genticos nas vias do metabolismo lipdico. Uma deficincia na atividade da lpase lipoprotica resulta em nveis excessivos e prolongados de quilomcrons e

triglicerdeos, aps a ingesto de refeies que contenham gordura; esses altos nveis podem causar inflamao grave no pncreas (KUTCHAI, 2000). Quanto aos cidos graxos insaturados, estes so classificados em poliinsaturados e monoinsaturados. A ao hipocolesterolmica dos cidos graxos poliinsaturados bem estabelecida, mas os mecanismos envolvidos ainda no esto totalmente esclarecidos. No entanto, seu maior efeito de aumentar o nmero de receptores de LDL. O precursor dos poliinsaturados mega-3 o cido alfalinolnico, considerado essencial ao ser humano, sendo proveniente dos vegetais. No homem, sofre processo de alongamento e desidrogenao da cadeia, podendo transformar-se em cidos eicosapentanico (EPA) e decosaexaenico (DHA). Alguns vegetais, como linhaa e soja, contm quantidades considerveis de alfalinolico, mas o fitoplncton marinho o mais rico em cido graxo da srie mega-3. Dos cidos graxos monoinsaturados, pertencentes srie mega-9, cujo precursor o cido olico, as principais fontes so: azeite de oliva, leo de canola, oleaginosas (castanha, amndoas, nozes), azeitona e abacate. Entre os principais efeitos dos monoinsaturados, incluem-se diminuio do colesterol total e do LDL-colesterol, antitrombtico e inibio da agregao plaquetria (CUPPARI, 2005). Para Pimentel (2005), os cidos graxos mega-3 so menos abundantes nos seres vivos terrestres. No entanto, sementes de linhaa dourada e alguns leos de origem vegetal, como os de linhaa, canola, grmen de trigo, so fontes importantes. Alm de possuir uma excelente qualidade de gordura, a semente de linhaa a maior fonte alimentar de lignanas e contm tambm fibras solveis e insolveis. Esta composio confere linhaa as propriedades funcionais de atuar na regulao do sistema imunolgico, ao anticancergena e reduo de aterosclerose, entre outras. A ingesto de cido graxo mega-3 provoca alteraes estruturais e funcionais na membrana fosfolipdica. A fluidez da membrana celular aumenta, permitindo maior

mobilidade das protenas e favorecendo maior troca de sinais de transduo, interao hormnio-receptor e transporte de substratos entre os meios intra e extracelular. Ocorre tambm reduo nos nveis de triglicrides plasmticos por inibio da secreo heptica de VLDL e por diminuio da atividade de vrias enzimas hepticas responsveis pela sntese de triglicerdeos. Para tanto, a ingesto calrica deve ser adequadamente controlada, para que os cidos graxos mega-3 possam exercer efeitos benficos no perfil de risco cardiovascular de pacientes com diabetes mellitus tipo 2 (PIMENTEL, 2005). O presente trabalho teve como objetivo verificar a ao da ingesto de semente de linhaa em ratos wistar fmeas hipercolesterolmicos sobre alguns parmetros metablicos.

2- METODOLOGIA EXPERIMENTAL

Foram utilizados 30 ratos fmeas da linhagem Wistar, provenientes do biotrio setorial da Faculdade Assis Gurgacz acomodados em caixas de polietileno em ambiente controlado a 22C e com administrao de rao e gua ad libitum por um perodo de 30 dias. Depois os animais foram divididos em 3 grupos e iniciou-se o experimento que teve durao de mais 30 dias, totalizando assim 60 dias desde a seleo at o sacrifcio dos animais. Os grupos foram assim distribudos para experimentao: 1. Grupo Controle (N=10): animais sem nenhuma interveno experimental com administrao de 300g de rao pronta especfica (marca BIOTEC) e 500ml de gua diariamente durante todo experimento; 2. Grupo Hipercolesterolmico (N=10): com administrao de rao com banha de porco (na proporo de 180g de rao para 100g de banha de porco), durante todo o experimento os animais receberam diariamente 300g de rao e 500ml de gua. O preparo da rao hiperlipdica foi realizado da seguinte forma: a rao era triturada com o auxlio de um liquidificador, em seguida derretia-se a banha (marca COOPAVEL) e adicionava-se a rao. Depois, colocava-se a mistura em um recipiente devidamente tampado e armazenava-se sob refrigerao por at trs dias no mximo. 3. Grupo Linhaa (N=10): animais que sofreram aumento dos nveis de colesterol e receberam diariamente 300g de rao hiperlipdica (contendo 0,22g de semente de linhaa por animal) e 500ml de gua.

2.1 Mensurao das Variveis

2.1.1 Peso corporal total:

Todos os animais foram pesados diariamente, para determinao do ganho de peso em gramas durante todo o perodo experimental, atravs de balana comercial comum marca TOLEDO, e os dados anotados em planilhas de controle.

2.1.2 Ingesto de rao e lquido

1. A ingesto alimentar dos animais, foi mensurada e registrada atravs da diferena em gramas entre a quantidade ofertada num dia (300g) e a quantidade restante no dia seguinte, em balana comercial comum marca TOLEDO, e os dados anotados em planilhas de controle. 2. A ingesto lquida dos animais, foi mensurada e registrada atravs da diferena ofertada no dia anterior (500ml de gua) e a quantidade restante no dia seguinte, verificada em proveta, e os dados anotados em planilhas de controle.

2.1.3 Gordura peritonial:

Aps sacrifcio, a gordura peritonial de cada animal foi totalmente removida e pesada em balana analtica da marca GEHAKA e efetuada a comparao entre os grupos.

2.1.4 Nveis de Colesterol:

Para tal mensurao, recolheu-se o sangue dos animais em experimentao para centrifugao e retirada do plasma. Os nveis de colesterol srico foram mensurados por

espectrofometria, onde os nveis de absorbncia foram registrados em mg/ml.

2.2) Anlise dos resultados

Utilizou-se Anlise de Varincia (ANOVA) seguida de teste de Tukey para p<0,05 de significncia.

3- RESULTADOS E DISCUSSES

3.1 Ingesto de lquido

A gua e o sdio so componentes importantes para o controle da homeostasia. Estudos comprovam que a manuteno do equilbrio hidroeletroltico, de suma importncia para que o meio interno permanea constante, sendo essa condio, a base para a funcionalidade dos diferentes rgos e sistemas. Os mecanismos homeostticos envolvem os ajustes necessrios nos volumes de gua e de ons ingeridos e excretados, atravs de regulaes neuroendcrinas comportamentais. Sabe-se que o processo da sede e da ingesto de sdio, bem como a excreo de gua e eletrlitos, so regulados a partir do nvel central por um circuito neural complexo. Assim, tanto o comportamento de ingesto de gua quanto

de sdio, so crticos para a correo do volume dos lquidos extra e intracelular para assegurar uma osmolalidade normal (VILLA, 2006). Os osmorreceptores que controlam a sede esto localizados nas vsceras e em estruturas centrais livres da barreira hemato-enceflica, por exemplo, o rgo subfornical. Os hormnios angiotensina e aldosterona, agem em estruturas da lmina terminal e na amgdala para estimular a sede e o apetite do sdio em condies de hipovolemia. comprovado tambm, que o ncleo paraventricular do hipotlamo, uma rea central de extrema importncia na regulao da ingesto de gua, sdio e no balano hidroeletroltico (VILLA, 2006). Segundo Douglas (2002), sabe-se que a gua que entra no organismo, pode provir de trs fontes diferentes que so: atravs da ingesto de lquidos, que maior fonte; e vem seguida; da gua que constitui os alimentos, que aquela gua que faz parte dos chamados alimentos slidos, e que varia muito segundo o tipo de alimento; e, da oxidao dos substratos energticos, onde durante o metabolismo, ocorre a produo de gua, a qual varivel segundo o tipo de substrato que consumido, sendo comprovado que, 1g de protena produz 0,41g de gua; 1g de carboidrato produz 0,6g de gua, enquanto 1g de lipdeo produz 1,07g de gua. Com base nas afirmativas acima e analisando os dados coletados onde observou-se uma menor ingesto hdrica nos grupos hipercolesterolmico (40,15 EPM 0,60) e linhaa
(37,45 EPM 1,28), quando comparados ao grupo controle (57,45 EPM 2,80), deduz-se que esta

diminuda ingesto seja pela umidade contida na rao oferecida, j que era adicionado uma grande quantidade de gordura, a qual umidificou muito a rao. Contudo, como segunda hiptese, temos como comprovado anteriormente por Douglas, que a oxidao do substrato energtico, no caso o lipdeo, por si s j produz 1,07g de gua por 1g do mesmo, resultando assim em uma menor necessidade dessa ingesto que foi observada nesses dois grupos, ou

ainda, devido um retardo no esvaziamento gstrico devido a uma dieta hiperlipdica, fator esse que tambm contribui para uma inibio da sensao de sede. Acredita-se serem esses fatores que diferenciaram o grupo controle, o qual ingeriu uma quantidade superior significativa de gua, quando comparados aos outros dois grupos em observao, ou seja, o hipercolesterolmico e o linhaa.

70,000 Ingesto de lquido (ml) 60,000 50,000 40,000 30,000 20,000 10,000 0,000 Controle Hipercol. Linhaa

Controle Hipercol. Linhaa

Grfico 1: Efeito da administrao de linhaa sobre a ingesto de lquidos em ratos Wistar hipercolesterolmicos. As mdias observadas para os grupos so: Controle (57,45 EPM 2,80); Hipercolesterolmico (40,15 EPM 0,60) e Linhaa (37,45 EPM 1,28). a representa p< 0,05 para teste de significncia.

3.2 Ingesto de rao

Acredita-se que dietas hiperlipdicas conduzam a hiperfagia ou causem efeitos metablicos independentemente da mesma, como por exemplo; reduo na secreo de leptina, ou limitao na sua capacidade de atuao. A leptina uma protena circulante

10

produzida, proporcionalmente, pela massa de tecido adiposo e age no sistema nervoso aumentando a saciedade (PEREIRA et al., 2003). Entre os fatores que regulam o apetite e a ingesto alimentar destacam-se: os psicolgicos, cognitivos e fisiolgicos. Em estudos recentes, aceita-se que o controle do apetite seja baseado em uma rede de interaes que fazem parte de um sistema psicobiolgico, sendo este sistema composto por 3 nveis que compreendem: eventos psicolgicos (percepo da fome, desejo de comer e sensaes hednicas), eventos fisiolgicos e operaes comportamentais (refeies, lanches, ingesto de energia e macronutrientes) e os metablicos perifricos com suas interaes metablicas e neurotransmissores no crebro. Esse processo se desenvolve da seguinte maneira: primeiramente, o crebro informado sobre a quantidade de alimentos ingeridos e sobre o seu contedo em nutrientes por sinais aferentes; em seguida, o trato gastrointestinal equipado com quimiorreceptores e mecanorreceptores especializados que monitoram a atividade fisiolgica e passam informaes ao crebro, principalmente, por meio do nervo vago. A ento, essas informaes aferentes constituem uma classe de "sinais de saciedade" e formam parte do controle do apetite pr-absortivo. A fase ps-absortiva s iniciada quando os nutrientes sofrem digesto e atravessam a parede intestinal para entrar na circulao (NOBRE et al., 2003). Provavelmente, um dos motivos pelo qual os grupos que ingeriram a dieta hiperlipdica, comeram uma menor quantidade, se deva ao fato de que, a quantidade de gordura tenha influenciado no tempo de esvaziamento gstrico. Como citado anteriormente por Douglas (2002), as refeies que contm uma maior quantidade de gorduras, demandam uma maior sensao de saciedade e plenitude por um tempo mais prolongado. Segundo Aires (1999), a gordura permanece no estmago at aproximadamente trs horas e meia aps a sua ingesto, contribuindo assim para a sensao de saciedade e o retardo

11

da fome, alm de suprir de 80 a 90% a necessidade energtica nos indivduos bem nutridos em repouso, s ento sendo liberada para o intestino delgado onde ocorre a emulsificao pela ao da bile produzida pelo fgado, onde a bile reduz os glbulos de gordura a gotculas menores pela ao detergente dos sais biliares formando as micelas. A sensao de saciedade promovida pela gordura, se deve ao fato do grande nmero de Hidrognios (H+) que compe cada molcula de gordura, que de 9 kilocalorias por grama de lipdeo (9kcal/g), tornando-a assim, a principal reserva de energia do organismo. Um outro motivo no menos importante que deve ser considerado, so as alteraes que ocorrem nos receptores gustativos quando modificamos a dieta em que estamos adaptados habitualmente. De certo modo, olfao e gustao so duas modalidades sensoriais consideradas como sendo uma forma de sentido visceral e esto associadas com a funo alimentar, quando estamos com o alimento na boca, vrias substncias se tornam volteis e estimulam simultaneamente os receptores olfativos e gustativos, contribuindo com a impresso final que temos sobre o sabor do alimento (NISHIDA, 2007). A percepo consciente dos alimentos que experimentamos, depende da interpretao integrada com as informaes aferentes, gustativas e olfativas que provm dos alimentos, alm de caractersticas como textura e temperatura que tambm fazem parte das informaes que contribuem com o sentido do paladar (NISHIDA, 2007). As sensaes gustativas so detectadas pelas papilas gustativas, localizadas principalmente na lngua e, secundariamente, nas paredes da parte posterior da boca e da faringe anterior. As diferentes papilas gustativas apresentam sensitividades preferenciais para uma ou mais de uma dessas sensaes gustativas primrias que so: doce, salgado, amargo e cido, e essas sensaes desempenham funo especial na escolha do nosso alimento. Os sinais gustativos originados nessas papilas so transmitidos primeiro para o tronco cerebral e da para a rea gustativa do crtex cerebral. Como se pode observar, a lngua um rgo

12

sensorial que nos permite identificar vrios aspectos dos alimentos slidos e lquidos que ingerimos, e sobre a sua superfcie que esto diferentes tipos de papilas gustativas que so classificadas em: fungiformes, filiformes e as circunvaladas (GUYTON, 1998).

Imagem: GUYTON, A.C. Fisiologia Humana. 5 ed., Rio de Janeiro, Ed. Interamericana, 1981.

O sentido da gustao recordado por substncias qumicas contidas nos alimentos, e ativado, medida que o alimento se dissolve na saliva, atingindo os quimiorreceptores localizados nos corpsculos gustativos, sabendo ainda que, cada corpsculo possui em torno de 50 a 150 clulas sensoriais mais as clulas de sustentao (GUYTON, 1998). Em suma, tais constataes, levam a concluir que foi um desses fatores, ou todos combinados, que predominaram para a obteno deste resultado, visto que a modificao da dieta interfere diretamente tanto no metabolismo quanto no paladar, reduzindo ou aumentando a necessidade e/ou o apetite, dependendo da composio qumica e preparao dos alimentos. Com relao ingesto de rao, o mesmo parmetro se observou nos resultados da ingesto hdrica, onde os grupos hipercolesterolmico e linhaa tiveram uma menor ingesto alimentar (22,66 EPM 1,14) e (20,82 EPM 0,96) respectivamente, quando comparados ao grupo controle (30,68 EPM 1,96).

13

35,000 Ingesto de rao (g) 30,000 25,000 20,000 15,000 10,000 5,000 0,000 Controle Hipercol. Linhaa

Controle Hipercol. Linhaa

Grfico 2: Efeito da administrao de linhaa sobre a ingesto de rao em ratos Wistar hipercolesterolmicos. As mdias observadas para os grupos so: Controle (30,68 EPM 1,96); Hipercolesterolmico (22,66 EPM 1,14) e Linhaa (20,82 EPM 0,96). a representa p< 0,05 para teste de significncia.

3.3 Peso Corporal Total

A etiologia da obesidade uma das mais complexas. fora de dvida, que o seu desenvolvimento possui mltiplas causas e o resultado de complexas interaes entre fatores genticos, psicolgicos, endcrinos, socioeconmicos, culturais e ambientais. Claro est tambm, que alimentos com alta densidade calrica promovem ganho de peso, e, o excesso de energia principalmente proveniente dos lipdeos, favorece o aumento da adiposidade (FRANCISCHI et al., 2000). Segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS, 1990), a ocorrncia da obesidade nos indivduos, reflete a interao entre fatores dietticos e ambientais complementados por uma predisposio gentica. Contudo, existem poucas evidncias de que algumas populaes so mais suscetveis obesidade por motivos genticos, o que refora serem os fatores

14

alimentares, os principais responsveis pela diferena na prevalncia da obesidade em diferentes grupos populacionais. notvel, que dietas ricas em lipdeos, podem criar balano positivo deste nutriente no organismo, ou seja, seu consumo maior do que a sua oxidao. Isso sucede porque o aumento na ingesto de lipdeos no estimula a sua oxidao, como ocorre com os carboidratos e protenas, e ainda, porque a eficincia do organismo em estocar os lipdeos da dieta como reservas de gordura muito alta, superior a 95% (FRANCISCHI et al., 2000). A importncia dos lipdios da dieta no desenvolvimento da obesidade bastante enfatizado pela maioria dos estudiosos da rea de nutrio, os quais relatam uma positiva associao entre ingesto de lipdios e peso corporal (NOBRE et al, 2003). O balano energtico positivo, que ocorre quando o valor calrico ingerido superior ao gasto, importante contribuinte para o desenvolvimento da obesidade, promovendo aumento nos estoques de energia e consequentemente no peso corporal. O incio da manuteno de um balano calrico positivo relativo s necessidades do organismo, pode ser conseqncia tanto de aumento na ingesto calrica, como reduo no total calrico gasto, ou os dois fatores combinados (PEREIRA et al., 2003). A literatura indica que no s os totais de energia ingerida e gasta regulam a quantidade dos estoques corporais. O balano de cada macronutriente parece possuir um rigoroso controle para ajustar seu consumo com sua oxidao (e vice-versa) e manter um estado de equilbrio. O balano de nitrognio e de carboidratos facilitado pela capacidade do organismo em ajustar as taxas de oxidao de aminocidos e de glicose, respectivamente, em relao aos seus consumos alimentares. No caso das gorduras, esse ajuste bem menos preciso e o aumento no seu consumo no estimula proporcionalmente a sua oxidao, e o aumento na ingesto lipdica induzir ao balano lipdico positivo e, conseqentemente, ao acmulo na massa adiposa corporal (PEREIRA et al., 2003).

15

Segundo a World Health Organization (WHO, 1998), a eficincia com que o lipdio da dieta estocado como gordura corporal alta, cerca de 96%. Em animais, os estudos apontam que a alimentao hiperlipdica um componente importante na etiologia da obesidade, j que dietas hiperlipdicas comprovadamente levaram ao excesso de gordura corporal em macacos, ces, sunos, esquilos, hamsters e ratos (PEREIRA et al., 2003). Com relao ao peso corporal total, notou-se tambm um significante aumento de peso corporal no grupo hipercolesterolmico (2,66 EPM 0,35) e linhaa (2,03 EPM 0,16) quando comparados ao grupo controle (1,78 EPM 0,13), resultado este, que facilmente se presume que seja a composio modificada da dieta. Diante de tais afirmaes, conclui-se que uma dieta rica em lipdeos totalmente associada com o ganho de peso corporal, que foi o resultado observado em maior grau no grupo hipercolesterolmico, e em menor grau porm significativo, no grupo linhaa.

3,000
Peso corporal total (g)

2,500 2,000 1,500 1,000 0,500 0,000 Controle Hipercol. Linhaa

Controle Hipercol. Linhaa

Grfico 3: Efeito da administrao de linhaa sobre o peso corporal total em gramas nos ratos Wistar hipercolesterolmicos. As mdias observadas para os grupos so: Controle (1,78 EPM 0,13); Hipercolesterolmico (2,66 EPM 0,35) e Linhaa (2,03 EPM 0,16). a representa p< 0,05 para teste de significncia.

16

3.4 Gordura Peritoneal

O tecido gorduroso um tipo especial de tecido conjuntivo, que foi modificado para permitir o armazenamento da gordura neutra. encontrado por baixo da pele, entre os msculos, nos espaos entre os diversos rgos e em quase todos os espaos do corpo que no so preenchidos. O citoplasma das clulas gordurosas, por vezes, chega a conter at 95% de gordura neutra. Essas clulas armazenam a gordura at que seja necessria para o provimento de energia em outro territrio do corpo (GUYTON, 1998). Pereira et al (2003), sobre diferentes tipos de cidos graxos, alteraes nas membranas fosfolipdicas e obesidade, descrevem que, alm dos cidos graxos saturados serem oxidados mais lentamente devido parcialmente, reduzida taxa de absoro pelas clulas intestinais, e subseqente reduzida taxa de reesterificao, estes cidos graxos promovem alteraes nas membranas celulares que, por fim, reduzem a taxa metablica basal destes animais contribuindo para o aumento da adiposidade dos mesmos. Estas alteraes nas membranas ocorrem pela reduo nas atividades enzimticas que participam da biossntese de cidos graxos denominadas de desaturases, em adaptao alta ingesto de cidos graxos saturados. Esta reduo resulta em maior disponibilidade de cidos graxos saturados, que acabam compondo as membranas celulares em maior quantidade, aumentando sua saturao. J foi demonstrado, que o aumento da saturao das membranas celulares alteram a funcionalidade da bomba sdio-potssio, reduzem o transporte de eltrons nas membranas mitocondriais, entre outras modificaes na funo de permeabilidade e regulao de transportes pela membrana celular. Sabe-se que, por exemplo, a importncia quantitativa do transporte de sdio no consumo energtico celular contribui com 20% da taxa metablica basal em humanos, os autores acreditam ainda, que estas alteraes na composio das membranas celulares, reduzem as taxas metablicas basais de animais e humanos que ingerem grande

17

quantidade de cidos graxos saturados, contribuindo para o aumento da adiposidade nestas situaes. As sementes de linhaa so utilizadas como auxiliar na reduo de vrias patologias, entre as quais se destacam: constipao intestinal, gastrites, afeces respiratrias, urinrias e hiperlipidemias, e isto se deve sua composio rica em nutrientes especficos que contribuem para tal (CREDDIO, 2005). Na tabela abaixo, encontram-se as informaes nutricionais encontradas em 100g de Linhaa.
NUTRIENTE Calorias Protenas Carboidratos Gorduras Fibras Colesterol mega-3 mega-6 Vitamina A Vitamina E Vitamina B1 Vitamina B6 Vitamina B12 Potssio Sdio Magnsio Fsforo Ferro Cobre Zinco Mangans Selnio QUANTIDADE 333 kcal 22g 10,1g 36,2g 21,94g 0g 16,51g 5,74g 18,47UI 128,2UI 0,6 mg 0,86 mg 1,65 mg 777 mg 253 mg 3270 mg 6551 mg 2,2 mg 14,4 mg 46,2mg 33,3 mg 0,64 mg

Fonte: ITAL, 2002.

Carter (2003), afirma que a fibra diettica contida na semente de linhaa, ao se misturar ao volume dos resduos no intestino, aumenta o movimento da bile no sistema

18

gastrintestinal. As sementes de linhaa como alimento contm grandes quantidades de cido graxo mega-3, cido alfa linolico (ALA), um cido graxo essencial eucosapentanico (EPA), que nossos corpos no podem fabricar e que obtemos atravs dos alimentos, alm de conter quantidades muito elevadas de fibra diettica solvel e insolvel, similar fibra diettica em outros gros, por exemplo, em aveia, em trigo, em milho, em arroz, em feijes secos, em soja, etc. Possui ainda a substncia qumica chamada lignana, que tem ao anticarcinognica, alm de outros nutrientes como: protenas, hidratos de carbono, minerais e elevada concentrao de potssio. A esse respeito Oomah (2001), em sua pesquisa sobre os efeitos funcionais da semente da linhaa, observa que a protena contida na semente da linhaa, tambm uma fonte excelente da arginina, glutamina e histidina, os trs aminocidos que possuem efeitos significativos nas funes imunes do corpo, e que, o ndice elevado do cistena e metionina na linhaa, pode impulsionar os nveis antioxidantes do corpo e potencializar estabilizando o DNA durante a diviso celular e reduzir o risco de determinadas formas de cncer. As atividades biolgicas mais pesquisadas da linhaa referem-se ao ALA, as lignanas e, a pouca extenso aos polissacardeos solveis (goma); confirma ainda, que a linhaa a fonte proeminente e a mais abundante destes componentes. A evidncia epidemiolgica, sugere que o cido linolnico, reduz o risco do cncer de mama nas mulheres, tem tambm um efeito cardioprotetor, reduz a gordura corporal, auxilia na perda de peso e controla o diabetes inicial (OOMAH, 2001). Paradoxalmente, analisando o acmulo de gordura corporal nos grupos em estudo, o grupo linhaa apesar de ter ingerido a mesma rao hiperlipdica, no teve o mesmo armazenamento de gordura peritoneal (10,41 EPM 0,93) que o grupo hipercolesterolmico
(17,06 EPM 3,99). Acredita-se que a adio da semente de linhaa na rao hiperlipdica, tenha

impedido esse depsito de gordura.

19

18,000 16,000
Gordura Peritonial (g)

14,000 12,000 10,000 8,000 6,000 4,000 2,000 0,000 Controle Hipercol. Linhaa

a a

Controle Hipercol. Linhaa

Grfico 4: Efeito da administrao de linhaa sobre a quantidade de gordura peritoneal em ratos Wistar hipercolesterolmicos. As mdias observadas para os grupos so: Hipercolesterolmico (17,06 EPM 3,99); Controle (5,75 EPM 0,88) e Linhaa (10,41 EPM 0,93). a representa p< 0,05 para teste de significncia.

3.5 COLESTEROL

Para cada 10% de aumento no peso corporal, h aumento na incidncia de doenas coronarianas em aproximadamente 20%, alm da elevao no colesterol plasmtico em torno de 12 mg/dl.. Esse risco pode se tornar mais acentuado quando o ganho de peso est acompanhado por reduo na atividade fsica e alta ingesto de cidos graxos saturados (FRANCISCHI et al., 2000). Segundo Cardoso (2004), indivduos com deficincias hereditrias dos mecanismos de regulao, podem ser vtimas de perturbaes da formao e do consumo do colesterol, e como conseqncia apresentarem valores sanguneos elevados com maior ou menor dependncia do regime alimentar. O colesterol alimentar no assim precursor do colesterol srico em todos os indivduos. As razes das diferenas na resposta dieta com reduo do seu contedo no so claras, mas parecem incluir a quantidade de colesterol da dieta

20

absorvido a nvel intestinal e a eficcia do fgado na converso do colesterol em cidos biliares. Para Creddio (2005), como complemento alimentar, a linhaa um alimento rico em nutrientes fundamentais para a sade por conter em sua composio: fibras, vitaminas, aminocidos, minerais, protenas, carboidratos e cidos graxos mega-3 e mega 6. Seus cidos graxos so antioxidantes, isto , combatem os radicais livres causadores de vrias doenas, reforando as defesas do corpo. Complementa ainda que, a linhaa quando adicionada a pes, bolos e biscoitos ou misturada crua aos cereais, auxilia no equilbrio dos hormnios femininos, capaz de regular os nveis de colesterol, acar no sangue, prevenir infeces, auxiliar para o bom funcionamento do intestino e provocar a renovao celular. Segundo Anjo (2004), o grupo composto pelos cidos graxos poliinsaturados, destacando as sries mega 3 e 6 encontrados em peixes de gua fria (salmo), leos vegetais, semente de linhaa, nozes e alguns tipos de vegetais, encontram-se relacionados com a preveno de doenas cardiovasculares, atravs da reduo dos nveis de triglicerdeos e colesterol sanguneo, aumentando consideravelmente a fluidez sangunea e reduzindo a presso arterial. Oomah (2001), relata que em trs estudos realizados, obtiveram resultados positivos afirmando que o consumo de semente de linhaa cru, reduz o colesterol total e o LDL nos seres humanos, confirmando assim o efeito cardioprotetor que contm a linhaa, e que, alm do efeito hipocolesterolmico, a linhaa tambm confere funo renal benfica nos pacientes que sofrem de nephritis do lupus, e no compromete o poder antioxidante. Esta reviso sistemtica suporta outros estudos epidemiolgicos que indicam que o consumo da linhaa pode ser protetor de encontro doenas coronrias, ao doente renal e aos cnceres hormonais. Creddio (2005), recomenda seu uso prescrevendo entre 1 a 3 colheres de sopa dirias, ingeridas sem mastigar, e com bastante gua.

21

Um experimento realizado na Universidade de Toronto, determinou que o lignano secoisolarici-resinol diglucsido (0,97 - 3,07% na frao retirada do extrato da linhaa), administrado a coelhos com dieta hiperlipdica em uma dose de 15 mg/k dirios durante 8 semanas, demonstrou uma reduo de 33% do colesterol total e 73% de reduo de placas ateromatosas na aorta atravs do exame antomo - patolgico. A mudana, na presena de precursores de lignanos nas sementes de linhaa pareciam influenciar sobre as disfunes ovarianas nas mulheres devido a que estas substncias tinham relao, mesmo que pequena, com os hormnios sexuais femininos. Em experimentos das Universidades de Rochester (New York) e Minesota, comprovaram que a baixa quantidade de fibras e lignanos contidos nas dietas ocidentais predispe s disfunes ovarianas, entre elas nos processos anovulatrios e por cima, um maior risco de cncer de mama. Em relao ao seu teor de cidos graxos mega-3, vrias pesquisas tem confirmado o carter antioxidante dos mesmos. Finalmente cabe demonstrar que a linhaa tem sido incorporada na 4 Edio da Farmacopia Nacional Argentina (CREDDIO, 2005). Para os animais em experimento, foi adicionada rao a quantidade equivalente a 1 colher de sopa ao dia para cada rato, com os clculos devidamente efetuados considerando o peso corporal dos mesmos, cabe ressaltar ainda, que esta quantidade oferecida no tinha seu aproveitamento total, visto que os animais no ingeriam toda a rao disponibilizada em um dia, resultando assim em uma menor ingesto da quantidade prevista e calculada. Analisando os resultados obtidos referentes ao colesterol, observa-se que o resultado do grupo linhaa (1,66 EPM 0,16) ficou mais prximo do grupo controle (1,14 EPM 0,14) do que do hipercolesterolmico (2,20 EPM 6,32), resultado que nos leva a reconhecer que a semente de linhaa proporcionou algum benefcio neste sentido. Talvez o tempo de administrao e a quantidade ofertada no foram suficientes para um resultado totalmente

22

positivo, por este motivo, se faz necessrio um tempo maior de pesquisa para uma confirmao do efeito hipocolesterolmico da semente de linhaa.

2,500
Nveis de colesterol (mg/ml)

2,000 1,500 1,000 0,500 0,000 Controle Hipercol. Linhaa

Controle Hipercol. Linhaa

Grfico 5: Efeito da administrao de linhaa sobre os nveis de colesterol em ratos Wistar hipercolesterolmicos. As mdias observadas para os grupos so: Controle (1,14 EPM 0,14); Hipercolesterolmico (2,20 EPM 6,32) e Linhaa (1,66 EPM 0,16). a representa p< 0,05 para teste de significncia.

23

4- CONSIDERAES FINAIS

Tendo em vista os aspectos discutidos anteriormente e analisando os dados obtidos referentes ao colesterol, neste estudo em particular, observou-se que a linhaa no cumpriu o propsito que foi designado, ou seja, no reduziu a quantidade necessria de colesterol, para comprovar cientificamente seu efeito hipocolesterolmico. No entanto, vrios estudos mencionados neste trabalho, j comprovaram esse resultado, deixando assim, uma srie de hipteses que possam ter contribudo para tal. Em primeiro lugar, convm ressaltar que o resultado para o colesterol do grupo linhaa ficou mais prximo do grupo controle do que do hipercolesterolmico, significando assim que no atingiu o objetivo, contudo, produziu algum efeito benfico nesse sentido. Outra hiptese a ser considerada, o tempo de administrao da linhaa, que foi de 30 dias, que pode no ter sido suficiente para obteno do resultado esperado, ou ainda, outra possibilidade no menos importante, se deva quantidade de semente de linhaa ofertada, que pode no ter sido suficiente para reduo do colesterol. possvel ainda que, se aps a induo do colesterol tivesse sido retirada a rao hiperlipdica, e ofertado apenas a semente da linhaa e rao normal, o resultado poderia ter sido diferente. Diante de tudo que foi pesquisado e analisado, e, mediante os resultados obtidos, chega-se a concluso que mais estudos nesse sentido devem ser realizados, ou seja, h muitas dvidas serem esclarecidas, que necessitariam de um tempo maior de pesquisa para a afirmao precisa e concreta da ao da semente de linhaa frente ao colesterol.

24

5- REFERNCIAS

1- AIRES, M.M. Fisiologia. 2a edio. Guanabara Koogan S.A., Rio de Janeiro - RJ, 1999. 2- ANJO, D.F.C. Alimentos funcionais em angiologia e cirurgia vascular 154 J Vasc Br Vol. 3, N2, 2004. 3- CARTER, J. Semente de Linhaa como alimento funcional para povos... e como alimentao para outros animais. Universidade de estado de Dakota Norte- Fargo, Dakota norte 58105, 2003. 4- CREDDIO, E. Propriedades Nutricionais da Linhaa. Disponvel em: http://www.abran.org.br/inf_artigos/lista.htm.2005. Acesso em 17 Jul 2007. 5 - CUPPARI, L. Nutrio Clnica no Adulto- 2 edio. Barueri, SP. Editora Manole, 2005. 6 DOUGLAS, C. R. Tratado de Fisiologia aplicada Nutrio. Robe Editorial. So Paulo-SP, 2002. 7 - FRANCISCHI, Rachel Pamfilio Prado de et al . Obesidade: atualizao sobre sua etiologia, morbidade e tratamento. Rev. Nutr. , Campinas, v. 13, n. 1. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141552732000000100003&lng=pt&nrm=iso, 2000. Acesso em: 25 Ago 2007. 8 GUYTON, A. C. Fisiologia Humana. 6 edio. Editora Guanabara Koogan S.A. Rio de Janeiro RJ, 1998. 9 - KUTCHAI, H.C. Fisiologia Celular. Editora Guanabara Koogan S.A. 4 edio. Rio de Janeiro RJ- 2000. 10 - Manual para elaborao e apresentao de trabalhos acadmicos FAG. 3 ed. Revisada e atualizada conforme as Normas da ABNT-2006. 11 - NOBRE, Luciana Neri e RESENDE MONTEIRO, Josefina Bressan. Determinantes dietticos da ingesto alimentar e efeito na regulao do peso corporal. ALAN. [online]. set, vol.53, no.3 [citado 25 Agosto 2007], p.243-250. Disponvel na World Wide Web: http://www2.scielo.org.ve/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S000406222003000300004&lng=pt&nrm=iso, 2003. ISSN 0004-0622.

25

12 NISHIDA, S. M. Apostila do Curso de Fisiologia. Departamento de Fisiologia, IB Unesp-Botucatu (p.101; p. 105), 2007. 13 Organizao Mundial da Sade - OMS, 1990. 14 - OOMAH, B.D. Flaxssed as a functional food source. J. Sci. Food Agric. 81:889-894, 2001. 15 - PEREIRA, Luciana O.; FRANCISCHI, Rachel P. de; LANCHA JR., Antonio H.. Obesidade: hbitos nutricionais, sedentarismo e resistncia insulina. Arq Bras Endocrinol Metab. So Paulo, v. 47, n. 2, Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S000427302003000200003&lng=pt&nrm=iso, 2003 Acesso em: 22 Jul 2007. Pr-publicao. 16 - PEREIRA, Luciana O.; FRANCISCHI, Rachel P. de; LANCHA JR., Antonio H.. Exerccio, comportamento alimentar e obesidade: Reviso dos efeitos sobre a composio corporal e parmetros metablicos. Disponvel em:http://www.usp.br/eef/rpef/v15n22001/v15n2p117.pdf, 2001. Acesso em: 21 Jul 2007. 17 - PIMENTEL, C.V.M.B- FRANCKI, V.M-GOLLUCKE, A.P.B- Alimentos Funcionais. Editora Varela. So Paulo-SP, 2005. 18 - VILLA, P. S. Ativao do subtipo de receptor 5-HTA do ncleo paraventricular do hipotlamo sobre a ingesto de gua e sdio. Dissertao (Mestrado em CinciasFisiolgicas) Centro de Cincias Biolgicas e da Sade, Universidade Federal de So Carlos, So Carlos, 2006. 19 World Health Organization - WHO, 1998.

You might also like