You are on page 1of 55

Sobre a Previdncia Social

A Previdncia Social o seguro social para a pessoa que contribui. uma instituio pblica que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A renda transferida pela Previdncia Social utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte, quando ele perde a capacidade de trabalho, seja pela doena, invalidez, idade avanada, morte e desemprego involuntrio, ou mesmo a maternidade e a recluso.
Misso

Garantir proteo ao trabalhador e sua famlia, por meio de sistema pblico de poltica previdenciria solidria, inclusiva e sustentvel, com o objetivo de promover o bemestar social.
Viso Ser reconhecida como patrimnio do trabalhador e sua famlia, pela sustentabilidade dos regimes previdencirios e pela excelncia na gesto, cobertura e atendimento. Legislao Constituio Federal de 1988 - Art.194 - alterado pela Emenda Constitucional n 20 de 1998 Art. 194. (*) A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. Pargrafo nico. Compete ao poder pblico, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: I - universalidade da cobertura e do atendimento; II - uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais; III - seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios; IV - irredutibilidade do valor dos benefcios; V - eqidade na forma de participao no custeio; VI - diversidade da base de financiamento; VII - carter democrtico e descentralizado da gesto administrativa, com a participao da comunidade, em especial de trabalhadores, empresrios e aposentados. Lei n 8.212/1991 - Art. 3 Art. 3. A Previdncia Social tem por fim assegurar aos seus beneficirios meios indispensveis de manuteno, por motivo de incapacidade, idade avanada, desemprego involuntrio, encargos de famlia e recluso ou morte daqueles de quem dependiam economicamente.

Categorias de segurados
Empregado Nesta categoria esto: trabalhadores com carteira assinada, trabalhadores temporrios, diretores-empregados, quem tem mandato eletivo, quem presta servio a rgos pblicos, como ministros e secretrios e cargos em comisso em geral, quem trabalha em empresas nacionais instaladas no exterior, multinacionais que funcionam no Brasil, organismos internacionais e misses diplomticas instaladas no pas. No esto nesta categoria os empregados vinculados a regimes prprios, como os servidores pblicos. Empregado domstico Trabalhador que presta servio na casa de outra pessoa ou famlia, desde que essa atividade no tenha fins lucrativos para o empregador. So empregados domsticos: governanta, jardineiro, motorista, caseiro, domstica e outros. Trabalhador avulso Trabalhador que presta servio a vrias empresas, mas contratado por sindicatos e rgos gestores de mode-obra. Nesta categoria esto os trabalhadores em portos: estivador, carregador, amarrador de embarcaes, quem faz limpeza e conservao de embarcaes e vigia. Na indstria de extrao de sal e no ensacamento de cacau e caf tambm h trabalhador avulso. Contribuinte individual Nesta categoria esto as pessoas que trabalham por conta prpria (autnomos), os empresrios e os trabalhadores que prestam servios de natureza eventual a empresas, sem vnculo empregatcio. So considerados contribuintes individuais, entre outros, os sacerdotes, o scio gerente e o scio cotista que recebem remunerao decorrente de atividade em empresa urbana ou rural, os sndicos remunerados, os motoristas de txi, os vendedores ambulantes, as diaristas, os pintores, os eletricistas, os associados de cooperativas de trabalho e outros. Segurado especial So os trabalhadores rurais que produzem em regime de economia familiar, sem utilizao de mo de obra assalariada permanente, e que a rea do imvel rural explorado seja de at 04 mdulos fiscais. Esto includos nesta categoria cnjuges, companheiros e filhos maiores de 16 anos que trabalham com a famlia em atividade rural. Tambm so considerados segurados especiais o pescador artesanal e o ndio que exerce atividade rural e seus familiares. Segurado facultativo Nesta categoria esto todas as pessoas com mais de 16 anos que no tm renda prpria, mas decidem contribuir para a Previdncia Social. Por exemplo: donas-de-casa, estudantes, sndicos de condomnio noremunerados, desempregados, presidirios no-remunerados e estudantes bolsistas.
De acordo com o Decreto 6.722, de 30 de dezembro de 2008, os dados constantes no Cadastro Nacional de Informaes Sociais - CNIS valem para todos os efeitos como prova de filiao Previdncia Social, relao de emprego, tempo de servio ou de contribuio e salrios-de-contribuio, podendo, em caso de dvida, ser exigida pelo INSS a apresentao dos documentos que serviram de base anotao. Da mesma forma, o segurado poder solicitar, a qualquer momento, a incluso, excluso ou retificao das informaes constantes do CNIS com a apresentao de documentos comprobatrios dos dados divergentes, conforme critrios definidos pelo INSS. As informaes sobre seus dados no CNIS podero ser obtidas na Agncia Eletrnica de Servios aos Segurados no portal da Previdncia Social, na opo Extrato de Informaes Previdencirias , mediante senha de acesso, obtida

atravs de agendamento do servio pelo telefone 135 ou solicitada na Agncia da Previdncia Social de sua preferncia.

Carncia
o tempo mnimo de contribuio que o trabalhador precisa comprovar para ter direito a um benefcio previdencirio. Varia de acordo com o benefcio solicitado: BENEFCIO CARNCIA Sem carncia para as empregadas, empregadas domsticas e trabalhadoras avulsas; 10 contribuies mensais (contribuintes individual e facultativo); 10 meses de efetivo exerccio de atividade rural, mesmo de forma descontnua, para a segurada especial. 12 contribuies mensais 12 contribuies mensais 180 contribuies 180 contribuies 180 contribuies sem carncia sem carncia sem carncia sem carncia

Salrio-maternidade (*)

Auxlio-doena (**) Aposentadoria por invalidez Aposentadoria por idade Aposentadoria especial Aposentadoria por tempo de contribuio Auxlio-acidente Salrio-famlia Penso por morte Auxlio-recluso Nota: (*)

- A carncia do salrio-maternidade, para as seguradas contribuinte individual e facultativa, de dez contribuies mensais, ainda que os recolhimentos a serem considerados tenham sido vertidos em categorias diferenciadas e desde que no tenha havido perda da qualidade de segurado. - Em caso de parto antecipado, o perodo de carncia ser reduzida em nmero de contribuies equivalente ao nmero de meses em que o parto foi antecipado; - Para o salrio-maternidade nas categorias que exijam carncia, havendo perda da qualidade de segurada, as contribuies anteriores a essa perda somente sero computadas para efeito de carncia depois que a segurada contar, a partir da nova filiao ao RGPS, com, no mnimo, trs contribuies, observada a legislao vigente na data do evento. (**) Independe de carncia a concesso de auxlio-doena e aposentadoria por invalidez nos casos de acidente de qualquer natureza e nos casos de segurado que, aps filiar-se ao RGPS, for acometido de doena ou afeco especificada em lista do Ministrio da Sade e do Ministrio da Previdncia Social. Observao: Para os segurados filiados ao Regime Geral de Previdncia Social at 24/07/91, data anterior a publicao da Lei 8.213/1991, a carncia exigida no caso das aposentadorias por idade, tempo de contribuio e especial, ser de acordo com a tabela abaixo: Ano de implementao das condies Meses de contribuio exigidos 1991 60 meses 1992 60 meses

1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

66 meses 72 meses 78 meses 90 meses 96 meses 102 meses 108 meses 114 meses 120 meses 126 meses 132 meses 138 meses 144 meses 150 meses 156 meses 162 meses 168 meses 174 meses 180 meses

Para o (a) empregado (a) domstico(a), o contribuinte individual e o facultativo a primeira contribuio a ser contada deve ter o seu pagamento efetuado dentro do prazo legal de vencimento (Arts. 24 a 27, Lei n 8.213/91 e Art. 30 da Lei n 8.212/91). Para o Segurado(a) Especial/Trabalhador(a) Rural, ser exigida a comprovao de exerccio de atividade rural por tempo igual ao nmero de meses de contribuio correspondentes carncia do benefcio pretendido ( 2 do art. 48 e art. 142 da Lei 8.213/91). O tempo de recebimento de auxlio-doena ou de aposentadoria por invalidez, intercalado com perodo de atividade no computado para efeito de carncia e somente para tempo de contribuio (Art. 55 da Lei n 8.213/91 e Art. 60 do Decreto n 3.048/99). O tempo de servio como trabalhador rural, anterior 11/91, no computado para efeito de carncia ( 2, Art. 55, Lei n 8.213/91).

Dependentes
So trs classes:
y y y

Cnjuge, companheiro(a) e filhos menores de 21 anos ou invlidos, desde que no tenham se emancipado entre 16 e 18 anos de idade; Pais; Irmos no emancipados, menores de 21 anos ou invlidos.

Enteados ou menores de 21 anos que estejam sob tutela do segurado possuem os mesmos direitos dos filhos, desde que no possuam bens para garantir seu sustento e sua educao.

A dependncia econmica de cnjuges, companheiros e filhos presumida. Nos demais casos deve ser comprovada por documentos, como declarao do Imposto de Renda e outros. Para ser considerado companheiro(a) preciso comprovar unio estvel com o(a) segurado(a). A Ao Civil Pblica n 2000.71.00.009347-0 determina que companheiro(a) homossexual de segurado(a) ter direito a penso por morte e auxlio-recluso, desde que comprovada a vida em comum. Havendo dependentes de uma classe, os integrantes da classe seguinte perdem o direito ao benefcio. NOTA: O filho ou o irmo invlido maior de 21 anos somente figuraro como dependentes do segurado se restar comprovado em exame mdico-pericial, cumulativamente, que:
y y y

a incapacidade para o trabalho total e permanente; a invalidez anterior eventual causa de emancipao civil ou anterior data em que completou 21 anos; a invalidez manteve-se de forma ininterrupta at o preenchimento de todos os requisitos de elegibilidade ao benefcio.

O irmo ou o filho maior invlido tero direito penso por morte desde que a invalidez seja anterior ou simultnea ao bito do segurado e o requerente no tenha se emancipado at a data da invalidez.

Aposentadoria Especial
Benefcio concedido ao segurado que tenha trabalhado em condies prejudiciais sade ou integridade fsica. Para ter direito aposentadoria especial, o trabalhador dever comprovar, alm do tempo de trabalho, efetiva exposio aos agentes nocivos qumicos, fsicos, biolgicos ou associao de agentes prejudiciais pelo perodo exigido para a concesso do benefcio (15, 20 ou 25 anos). A aposentadoria especial ser devida ao segurado empregado, trabalhador avulso e contribuinte individual, este somente quando cooperado filiado a cooperativa de trabalho ou de produo. Alm disso, a exposio aos agentes nocivos dever ter ocorrido de modo habitual e permanente, no ocasional nem intermitente. Para ter direito aposentadoria especial, necessrio tambm o cumprimento da carncia, que corresponde ao nmero mnimo de contribuies mensais indispensveis para que o segurado faa jus ao benefcio. Os inscritos a partir de 25 de julho de 1991 devem ter, pelo menos, 180 contribuies mensais. Os filiados antes dessa data tm de seguir a tabela progressiva. A perda da qualidade de segurado no ser considerada para concesso de aposentadoria especial, segundo a Lei n 10.666/03. A comprovao de exposio aos agentes nocivos ser feita por formulrio denominado Perfil Profissiogrfico Previdencirio (PPP), preenchido pela empresa ou seu preposto, com base em Laudo Tcnico de Condies Ambientais de Trabalho (LTCAT) expedido por mdico do trabalho ou engenheiro de segurana do trabalho. O que o Perfil Profissiogrfico Previdencirio - PPP? O PPP o documento histrico-laboral do trabalhador que rene dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitorao biolgica, entre outras informaes, durante todo o perodo em que este exerceu suas atividades. Dever ser emitido e mantido atualizado pela empresa empregadora, no caso de empregado; pela cooperativa de trabalho ou de produo, no caso de cooperado filiado; pelo rgo Gestor de Mo-deObra (OGMO), no caso de trabalhador avulso porturio e pelo sindicato da categoria, no caso de trabalhador avulso no porturio. O sindicato da categoria ou OGMO esto autorizados a emitir o PPP somente para trabalhadores avulsos a eles vinculados.

Os antigos formulrios para requerimento de aposentadoria especial (SB-40, DISES-BE 5235, DSS-8030 e DIRBEN 8030) somente sero aceitos pelo INSS para perodos laborados at 31/12/2003 e desde que emitidos at esta data, segundo os respectivos perodos de vigncia. Para os perodos trabalhados a partir de 1/1/2004 ou formulrios emitidos aps esta data, ser aceito apenas o PPP. O PPP poder conter informaes de todo o perodo trabalhado, ainda que exercido anteriormente a 1/1/2004. A empresa obrigada a fornecer cpia autntica do PPP ao trabalhador em caso de resciso do contrato de trabalho ou de desfiliao da cooperativa, sindicato ou rgo Gestor de Mo-de-Obra. O segurado que tiver exercido sucessivamente duas ou mais atividades em condies prejudiciais sade ou integridade fsica, sem completar em qualquer delas o prazo mnimo para aposentadoria especial, poder somar os referidos perodos seguindo a seguinte tabela de converso, considerada a atividade preponderante: Tempo a converter de 15 anos de 20 anos de 25 anos Multiplicadores Para 15 Para 20 Para 25 1,33 1,67 0,75 1,25 0,60 0,80 -

A converso de tempo de atividade sob condies especiais em tempo de atividade comum dar-se- de acordo com a seguinte tabela: Tempo a Converter de 15 anos de 20 anos de 25 anos Observao A caracterizao e a comprovao do tempo de atividade sob condies especiais obedecer ao disposto na legislao em vigor na poca da prestao do servio. As regras de converso de tempo de atividade sob condies especiais em tempo de atividade comum aplicam-se ao trabalho prestado em qualquer perodo. Ser devido o enquadramento por categoria profissional de atividade exercida sob condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica, para perodos trabalhados at 28/04/1995, desde que o exerccio tenha ocorrido de modo habitual e permanente, no ocasional nem intermitente, observados critrios especficos definidos nas normas previdencirias a serem analisados pelo INSS. Perda do direito ao benefcio: A aposentadoria especial requerida e concedida a partir de 29/4/95 ser cancelada pelo INSS, caso o beneficirio permanea ou retorne atividade que ensejou a concesso desse benefcio, na mesma ou em outra empresa. Nota: A aposentadoria especial irreversvel e irrenuncivel: depois que receber o primeiro pagamento, sacar o PIS ou o Fundo de Garantia (o que ocorrer primeiro), o segurado no poder desistir do benefcio. Como requerer a aposentadoria especial O benefcio pode ser solicitado por meio de agendamento prvio pelo portal da Previdncia Social na Internet, pelo telefone 135 ou nas Agncias da Previdncia Social, mediante o cumprimento das exigncias legais. Multiplicadores Mulher (para 30) Homem (para 35) 2,00 2,33 1,50 1,75 1,20 1,40

Importante: Se foi exercida atividade em mais de uma categoria, consulte a relao de documentos de cada categoria exercida, prepare a documentao, verifique as exigncias cumulativas e solicite seu benefcio.

Valor do Benefcio

O valor da aposentadoria especial corresponde a 100% do salrio de benefcio. O salrio de benefcio dos trabalhadores inscritos at 28 de novembro de 1999 corresponder mdia aritmtica simples dos 80% maiores salrios de contribuio, corrigidos monetariamente, desde julho de 1994. Para os inscritos a partir de 29 de novembro de 1999, o salrio de benefcio ser a mdia aritmtica simples dos 80% maiores salrios de contribuio de todo o perodo contributivo, corrigidos monetariamente. O fator previdencirio no se aplica aposentadoria especial. Caso no haja contribuies depois de julho de 1994, o valor do benefcio ser de um salrio-mnimo. Valor do Benefcio O valor da aposentadoria especial corresponde a 100% do salrio de benefcio. O salrio de benefcio dos trabalhadores inscritos at 28 de novembro de 1999 corresponder mdia aritmtica simples dos 80% maiores salrios de contribuio, corrigidos monetariamente, desde julho de 1994. Para os inscritos a partir de 29 de novembro de 1999, o salrio de benefcio ser a mdia aritmtica simples dos 80% maiores salrios de contribuio de todo o perodo contributivo, corrigidos monetariamente. O fator previdencirio no se aplica aposentadoria especial. Caso no haja contribuies depois de julho de 1994, o valor do benefcio ser de um salrio-mnimo. Sobre o pagamento Para o segurado empregado, a aposentadoria especial ser devida:
y y

A partir da data de desligamento do emprego, quando solicitada at 90 dias aps essa data; A partir da data de entrada do requerimento, quando no houver desligamento do emprego ou quando for solicitada aps 90 dias do desligamento.

Para os demais segurados, a partir da data de entrada do requerimento.

Aposentadoria por idade


Tm direito ao benefcio os trabalhadores urbanos do sexo masculino a partir dos 65 anos e do sexo feminino a partir dos 60 anos de idade. Os trabalhadores rurais podem pedir aposentadoria por idade com cinco anos a menos: a partir dos 60 anos, homens, e a partir dos 55 anos, mulheres. Para solicitar o benefcio, os trabalhadores urbanos inscritos na Previdncia Social a partir de 25 de julho de 1991 precisam comprovar 180 contribuies mensais. Os rurais tm de provar, com documentos, 180 meses de atividade rural.

Os segurados urbanos filiados at 24 de julho de 1991, devem comprovar o nmero de contribuies exigidas de acordo com o ano em que implementaram as condies para requerer o benefcio, conforme tabela abaixo. Para os trabalhadores rurais, filiados at 24 de julho de 1991, ser exigida a comprovao de atividade rural no mesmo nmero de meses constantes na tabela. Alm disso, o segurado dever estar exercendo a atividade rural na data de entrada do requerimento ou na data em que implementou todas as condies exigidas para o benefcio, ou seja, idade mnima e carncia. Observao: O trabalhador rural (empregado e contribuinte individual), enquadrado como segurado obrigatrio do Regime Geral de Previdncia Social (RGPS), pode requerer aposentadoria por idade, no valor de um salrio-mnimo, at 31 de dezembro de 2010, desde que comprove o efetivo exerccio da atividade rural, ainda que de forma descontnua, em nmero de meses igual carncia exigida. Para o segurado especial no h limite de data. Segundo a Lei n 10.666, de 8 de maio de 2003, a perda da qualidade de segurado no ser considerada para a concesso de aposentadoria por idade, desde que o trabalhador tenha cumprido o tempo mnimo de contribuio exigido. Nesse caso, o valor do benefcio ser de um salrio mnimo, se no houver contribuies depois de julho de 1994. Nota: A aposentadoria por idade irreversvel e irrenuncivel: depois que receber o primeiro pagamento, ou sacar o PIS e/ou o Fundo de Garantia (o que ocorrer primeiro), o segurado no poder desistir do benefcio. O trabalhador no precisa sair do emprego para requerer a aposentadoria. Tabela progressiva de carncia para segurados inscritos at 24 de julho de 1991 Ano de implementao das condies Meses de contribuio exigidos 1991 60 meses 1992 60 meses 1993 66 meses 1994 72 meses 1995 78 meses 1996 90 meses 1997 96 meses 1998 102 meses 1999 108 meses 2000 114 meses 2001 120 meses 2002 126 meses 2003 132 meses 2004 138 meses 2005 144 meses 2006 150 meses 2007 156 meses 2008 162 meses 2009 168 meses 2010 174 meses 2011 180 meses Como requerer a aposentadoria por idade

O benefcio pode ser solicitado por meio de agendamento prvio pelo portal da Previdncia Social na Internet, pelo telefone 135 ou nas Agncias da Previdncia Social, mediante o cumprimento das exigncias legais (idade mnima e carncia). De acordo com Decreto 6.722, de 30 de dezembro de 2008, os dados constantes no Cadastro Nacional de Informaes Sociais - CNIS valem para todos os efeitos como prova de filiao Previdncia Social, relao de emprego, tempo de servio ou de contribuio e salrios-de-contribuio, podendo, em caso de dvida, ser exigida pelo INSS a apresentao dos documentos que serviram de base anotao. Da mesma forma, o segurado poder solicitar, a qualquer momento, a incluso, excluso ou retificao das informaes constantes do CNIS com a apresentao de documentos comprobatrios dos dados divergentes, conforme critrios definidos pelo INSS. As informaes sobre seus dados no CNIS podero ser obtidas na Agncia Eletrnica de Servios aos Segurados no portal da Previdncia Social, na opo Extrato de Informaes Previdencirias, mediante senha de acesso, obtida atravs de agendamento do servio pelo telefone 135 ou solicitada na Agncia da Previdncia Social de sua preferncia. A incluso do tempo de contribuio prestado em outros regimes de previdncia depender da apresentao de "Certido de Tempo de Contribuio" emitida pelo rgo de origem. Para incluso de tempo de servio militar, necessrio apresentar Certificado de Reservista ou Certido emitida pelo Ministrio do Exrcito, Marinha ou Aeronutica. Caso suas informaes cadastrais, vnculos e remuneraes constem corretamente no Cadastro Nacional de Informaes Sociais CNIS, ser necessrio apresentar os seguintes documentos:
y y y

Nmero de Identificao do Trabalhador - NIT (PIS/PASEP ou nmero de inscrio do contribuinte individual/facultativo/empregadodomstico); Documento de identificao (Carteira de Identidade e/ou Carteira de Trabalho e Previdncia Social); Cadastro de Pessoa Fsica - CPF (documento obrigatrio) (ATENO: A apresentao do CPF
obrigatria para o requerimento dos benefcios da Previdncia Social. Caso no possua o Cadastro de Pessoa Fsica - CPF, providencie-o junto Caixa Econmica Federal, Banco do Brasil ou Empresa de Correios e Telgrafos - ECT e apresente-o Previdncia Social no prazo mximo de at 60 dias aps ter requerido o benefcio, sob pena de ter o benefcio suspenso).

Se voc no tiver certeza de que suas informaes cadastrais, vnculos e remuneraes estejam constando corretamente no Cadastro Nacional de Informaes Sociais CNIS, recomendvel comparecer ao atendimento munido dos documentos relacionados abaixo, de acordo com a sua categoria de segurado. Como ainda no possuem informaes no CNIS, os segurados especiais devem apresentar os documentos relacionados na sua categoria. Importante: Se foi exercida atividade em mais de uma categoria, consulte a relao de documentos de cada categoria exercida, prepare a documentao, verifique as exigncias cumulativas e solicite o benefcio nas Agncias da Previdncia Social.
y y y y

Segurado (a) contribuinte individual e facultativo (a) Segurado (a) empregado (a) domstico (a) Segurado (a) empregado (a)/desempregado (a) ou trabalhador (a) avulso (a) Segurado (a) especial/trabalhador (a) rural

Pagamento Para o empregado, inclusive o domstico, a aposentadoria por idade ser devida:

y y

A partir da data de desligamento do emprego, quando solicitada at 90 dias aps o desligamento; A partir da data de entrada do requerimento, quando no houver desligamento do emprego ou quando solicitada aps 90 dias do desligamento.

Para os demais segurados, a partir da data de entrada do requerimento. Valor do benefcio Corresponde a 70% do salrio de benefcio, mais 1% para cada grupo de 12 contribuies mensais, at no mximo de 100% do salrio de benefcio. O benefcio no ser inferior a um salrio mnimo. O salrio de benefcio dos trabalhadores inscritos at 28 de novembro de 1999 corresponder mdia aritmtica simples dos 80% maiores salrios de contribuio, corrigidos monetariamente, desde julho de 1994. Para os inscritos a partir de 29 de novembro de 1999, o salrio de benefcio ser a mdia aritmtica simples dos 80% maiores salrios de contribuio de todo o perodo contributivo, corrigidos monetariamente. A aplicao do fator previdencirio facultativa. Caso no haja contribuies depois de julho de 1994, o valor do benefcio ser de um salrio-mnimo. Aposentado que volta a trabalhar O aposentado que retornar ao trabalho ter que contribuir para a Previdncia Social, de acordo com a sua categoria de segurado e faixa salarial. Esses trabalhadores tero direito a salrio-famlia, salrio-maternidade e reabilitao profissional, caso a percia mdica da Previdncia Social recomende. Aposentadoria por Idade Exigncias cumulativas para o recebimento deste tipo de benefcio 1. Comprovao da carncia. 2. Idade mnima de 65 anos se homem e 60 anos se mulher no caso de trabalhador urbano (Art. 48, Lei n 8.213/91) e de 60 anos se homem e 55 anos se mulher no caso de trabalhador rural ( 1, art. 48 da Lei n 8.213/91).

Aposentadoria por tempo de contribuio


Pode ser integral ou proporcional. Para ter direito aposentadoria integral, o trabalhador homem deve comprovar pelo menos 35 anos de contribuio e a trabalhadora mulher, 30 anos. Para requerer a aposentadoria proporcional, o trabalhador tem que combinar dois requisitos: tempo de contribuio e idade mnima. Os homens podem requerer aposentadoria proporcional aos 53 anos de idade e 30 anos de contribuio, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 30 anos de contribuio. As mulheres tm direito proporcional aos 48 anos de idade e 25 de contribuio, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 25 anos de contribuio. Para ter direito aposentadoria integral ou proporcional, necessrio tambm o cumprimento do perodo de carncia, que corresponde ao nmero mnimo de contribuies mensais indispensveis para que o segurado faa jus ao benefcio. Os inscritos a partir de 25 de julho de 1991 devem ter, pelo menos, 180 contribuies mensais. Os filiados antes dessa data tm de seguir a tabela progressiva. A perda da qualidade de segurado no ser considerada para a concesso da aposentadoria por tempo de contribuio.

Nota: A aposentadoria por tempo de contribuio irreversvel e irrenuncivel: depois que receber o primeiro pagamento, sacar o PIS ou o Fundo de Garantia (o que ocorrer primeiro), o segurado no poder desistir do benefcio. O trabalhador no precisa sair do emprego para requerer a aposentadoria. Como requerer aposentadoria por tempo de contribuio O benefcio pode ser solicitado por meio de agendamento prvio pela Central 135, pelo portal da Previdncia Social na Internet ou nas Agncias da Previdncia Social, mediante o cumprimento das exigncias legais. De acordo com o Decreto 6.722, de 30 de dezembro de 2008, os dados constantes no Cadastro Nacional de Informaes Sociais - CNIS valem para todos os efeitos como prova de filiao Previdncia Social, relao de emprego, tempo de servio ou de contribuio e salrios-de-contribuio, podendo, em caso de dvida, ser exigida pelo INSS a apresentao dos documentos que serviram de base anotao. Da mesma forma, o segurado poder solicitar, a qualquer momento, a incluso, excluso ou retificao das informaes constantes do CNIS com a apresentao de documentos comprobatrios dos dados divergentes, conforme critrios definidos pelo INSS. As informaes sobre seus dados no CNIS podero ser obtidas na Agncia Eletrnica de Servios aos Segurados no portal da Previdncia Social, na opo Extrato de Informaes Previdencirias" mediante senha de acesso obtida atravs de agendamento do servio pelo telefone 135 ou na Agncia da Previdncia Social de sua preferncia. A incluso do tempo de contribuio prestado em regimes prprios de previdncia depender da apresentao de "Certido de Tempo de Contribuio" emitida pelo rgo de origem. Para incluso de tempo de servio militar, necessrio apresentar Certificado de Reservista ou Certido emitida pelo Ministrio do Exrcito, Marinha ou Aeronutica. Caso suas informaes cadastrais, vnculos e remuneraes constem corretamente no Cadastro Nacional de Informaes Sociais CNIS, ser necessrio apresentar os seguintes documentos:
y y y

Nmero de Identificao do Trabalhador - NIT (PIS/PASEP ou nmero de inscrio do contribuinte individual/facultativo/empregado domstico); Documento de identificao (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdncia Social, entre outros); Cadastro de Pessoa Fsica - CPF (documento obrigatrio).

Se voc no tiver certeza de que suas informaes cadastrais, vnculos e remuneraes estejam corretas recomendvel agendar o servio Acerto de Dados Cadastrais ou Acerto de Vnculos e Remuneraes atravs da Central 135, do Portal da Previdncia Social ou diretamente em uma Agncia da Previdncia Social, devendo comparecer ao atendimento munido dos documentos relacionados abaixo, de acordo com a sua categoria de segurado. Como ainda no possuem informaes no CNIS, os segurados especiais devem apresentar os documentos relacionados na sua categoria. Importante: Se foi exercida atividade em mais de uma categoria, consulte a relao de documentos de cada categoria exercida, prepare a documentao, verifique as exigncias cumulativas e solicite seu benefcio. Pagamento Para o segurado empregado, inclusive o domstico, a aposentadoria por tempo de contribuio ser devida:

- A partir da data de desligamento do emprego, quando solicitada at 90 dias aps essa data; - A partir da data de entrada do requerimento, quando no houver desligamento do emprego ou quando for solicitada aps 90 dias do desligamento. Para os demais segurados, a partir da data de entrada do requerimento Valor do benefcio Para a aposentadoria integral, ser de 100% do salrio de benefcio. Para aposentadoria proporcional, de 70% do salrio de benefcio, mais 5% a cada ano completo de contribuio posterior ao tempo mnimo exigido. O salrio de benefcio dos trabalhadores inscritos at 28 de novembro de 1999 corresponder mdia aritmtica simples dos 80% maiores salrios de contribuio, corrigidos monetariamente, desde julho de 1994. Para os inscritos a partir de 29 de novembro de 1999, o salrio de benefcio ser a mdia aritmtica simples dos 80% maiores salrios de contribuio de todo o perodo contributivo, corrigidos monetariamente. Em ambos os casos ser aplicado o fator previdencirio. Caso no haja contribuies depois de julho de 1994, o valor do benefcio ser de um salrio-mnimo. Direito adquirido - Clculo diferenciado para o benefcio Direito adquirido at 16/12/1998 Direito adquirido at 28/11/1999 assegurada a concesso de aposentadoria, a Fica garantido ao segurado que, at 28/11/99 (data qualquer tempo, nas condies previstas na anterior publicao da Lei n 9.876/99), tenha legislao anterior Emenda Constitucional n 20, cumprido os requisitos para a concesso de benefcio, o de 1998, ao segurado que, at 16/12/98, tenha clculo do valor inicial do benefcio segundo as regras cumprido os requisitos para obt-la. at ento vigentes. Aposentadoria proporcional O trabalhador que, at 16 de dezembro de 1998, completou 30 anos (homens) ou 25 anos (mulheres) de servio, bem como a carncia necessria, tem o direito de pedir, a qualquer momento, aposentadoria proporcional, calculada com base nos salrios-de-contribuio imediatamente anteriores quela data (at o mximo de 36, apurados no perodo de at 48 meses) e reajustada at o dia do requerimento pelos mesmos ndices aplicados aos benefcios .Nesse caso, no possvel incluir tempo de servio exercido posteriormente a 16 de dezembro de 1998. Se o trabalhador na condio anterior optar por contar tempo de contribuio posterior a 16 de dezembro de 1998, ter que cumprir o requisito da idade mnima: 48 anos (mulheres) e 53 anos (homens). Aposentadoria integral O trabalhador que, at 16 de dezembro de 1998, completou 35 anos (homem) ou 30 anos (mulher) Aposentadoria proporcional
y

y y y

O segurado dever ter cumprido, at 28/11/99, cumulativamente, as seguintes condies, alm da carncia: contar 53 anos de idade (homem) e 48 anos de idade (mulher); contar tempo de contribuio de, no mnimo, 30 anos (homem) e 25 anos (mulher); contar um perodo adicional de contribuio (pedgio) de, no mnimo, 40% do tempo que, em 16/12/98, faltava para atingir os 30 anos de contribuio (se homem) ou os 25 anos (se mulher).

O valor da aposentadoria proporcional ser calculado com base na mdia dos salrios-de-contribuio imediatamente anteriores a 28/11/99 (at o mximo de 36, apurados no perodo de at 48 meses) e corresponder a 70% do salrio-de-benefcio, mais 5% por ano de contribuio que supere o tempo mnimo exigido (includo o tempo de pedgio), at o limite de 100%. Ser computada a atividade exercida at 28/11/99.

de servio, alm da carncia exigida, tem o direito de pedir, a qualquer tempo, sua aposentadoria calculada com base nos 36 salrios-de-contribuio imediatamente anteriores quela data, reajustada, at o dia do requerimento, pelos mesmos ndices aplicados aos benefcios. Nesse caso, ser computado o tempo de atividade exercida at 16/12/1998.

Aposentadoria Integral O trabalhador que completar 35 anos de contribuio, se homem, e 30 anos de contribuio, se mulher, at o dia 28/11/99, ter direito aposentadoria integral calculada com base na mdia dos salrios-de-contribuio imediatamente anteriores a 28/11/99 (at o mximo de 36, apurados no perodo de at 48 meses).

Ser computada a atividade exercida at 28/11/99. Nota: nos casos acima, o valor inicial da aposentadoria ser comparado com o valor da aposentadoria calculada na forma da regra vigente atualmente, concedendo-se o benefcio mais vantajoso ao segurado. No haver a aplicao do fator previdencirio no clculo das aposentadorias cujo direito tenha sido adquirido at 16/12/1998 ou 28/11/1999. Tempo de contribuio So contados como tempo de contribuio:
y

y y y

y y y y y y y y y y y y

perodo de exerccio de atividade remunerada abrangida pela Previdncia Social urbana e rural, ainda que anterior sua instituio, mediante indenizao das contribuies relativas ao respectivo perodo; o perodo de vnculo empregatcio do segurado empregado; o perodo de atividade do empregado domstico; o perodo de atividade exercida como contribuinte individual, desde que devidamente recolhidas as contribuies, ressaltando-se que, a partir de 04/2003, para o contribuinte individual prestador de servio empresa contratante e para o assim associado cooperativa, so presumidos os recolhimentos contributivos, observados os artigos 4, 5 e 15 da Lei n 10.666/2003; o perodo de atividade anterior filiao obrigatria ao Regime Geral de Previdncia Social, desde que devidamente comprovada e indenizada; o perodo de atividade do bolsista e do estagirio que prestem servios a empresa em desacordo com a Lei n 11.788, de 25 de setembro de 2008; perodo de atividade como ministro de confisso religiosa, desde que recolhidas as respectivas contribuies; tempo de servio do segurado trabalhador rural anterior competncia novembro de 1991; tempo de servio de segurado especial exercido a partir de novembro de 1991, desde que haja contribuio facultativa Previdncia Social; perodo de contribuio efetuada por segurado depois de ter deixado de exercer atividade remunerada que o enquadrava como segurado obrigatrio da Previdncia Social; perodo em que o segurado esteve recebendo auxlio-doena ou aposentadoria por invalidez, entre perodos de atividade; perodo em que o segurado esteve recebendo benefcio por incapacidade por acidente do trabalho, intercalado ou no; tempo de servio militar, salvo se j contado para outro regime de previdncia; perodo em que a segurada esteve recebendo salrio-maternidade; perodo de contribuio efetuada como segurado facultativo; perodo de afastamento da atividade do segurado anistiado que, em virtude de motivao exclusivamente poltica, foi atingido por atos de exceo, institucional ou complementar, ou abrangido pelo Decreto Legislativo n 18 de 15 de dezembro de 1961, pelo Decreto-Lei n 864, de 12 de setembro de 1969, ou que, em virtude de presses ostensivas ou expedientes oficiais sigilosos, tenha sido demitido ou compelido ao afastamento de atividade remunerada no perodo de 18 de setembro de 1946 a 5 de outubro de 1988; tempo de servio pblico federal, estadual, do Distrito Federal ou municipal, inclusive o prestado autarquia ou sociedade de economia mista ou fundao instituda pelo Poder Pbico, regularmente certificado na forma da Lei n 3.841, de 15 de dezembro de 1960, desde que a

y y

y y y

y y

y y

respectiva certido tenha sido requerida na entidade para a qual o servio foi prestado at 30 de setembro de 1975, vspera do incio da vigncia da Lei n 6.226 de 14 de junho de 1975; tempo de exerccio de mandato classista junto a rgo de deliberao coletiva em que, nessa qualidade, tenha havido contribuio para a previdncia social; tempo de servio pblico prestado administrao federal direta e autarquias federais, bem como s estaduais, do Distrito Federal e municipais, quando aplicado a legislao que autorizou a contagem recproca de tempo de contribuio; perodo de licena remunerada, desde que tenha havido desconto de contribuies; perodo em que o segurado tenha sido colocado pela empresa em disponibilidade remunerada, desde que tenha havido desconto de contribuies; tempo de servio prestado Justia dos Estados, s serventias extrajudiciais e s escrivanias judiciais, desde que no tenha havido remunerao pelos cofres pblicos e que a atividade no estivesse poca vinculada a regime prprio de Previdncia Social; tempo de atividade patronal ou autnoma, exercida anteriormente vigncia da Lei n 3.807, de 26 de agosto de 1960, desde que indenizado; perodo de atividade na condio de empregador rural, desde que comprovado o recolhimento da contribuies na forma da Lei n 6.260, de 6 de novembro de 1975, com indenizao do perodo anterior; perodo de atividade dos auxiliares locais de nacionalidade brasileira no exterior, amparados pela Lei n 8.745, de 1993, anteriormente a 1 de janeiro de 1994, desde que sua situao previdenciria esteja regularizada junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); tempo de exerccio de mandato eletivo federal, estadual, distrital ou municipal, desde que tenha havido contribuio em poca prpria e no tenha sido contado para efeito de aposentadoria por outro Regime de Previdncia Social; tempo de contribuio efetuado pelo servidor da Unio, Estado, Distrito Federal ou Municpio, includas suas autarquias e fundaes, ocupante, exclusivamente, de cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao; tempo de contribuio do servidor do Estado, Distrito Federal ou Municpio, bem como o das respectivas autarquias e fundaes, ocupante de cargo efetivo, desde que, nessa qualidade, no esteja amparado por Regime Prprio de Previdncia Social; tempo de contribuio efetuado pelo servidor contratado pela Unio, Estado, Distrito Federal ou Municpio, bem como pelas respectivas autarquias e fundaes, por tempo determinado, para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico, nos termos do inciso IX do art.37 da Constituio Federal; para o trabalhador avulso, o perodo em que, efetivamente, tenha exercido atividade, computando-se os respectivos meses integralmente e excluindo-se aqueles em que, embora o segurado estivesse disposio do sindicato, no tenha havido exerccio de atividade; o tempo exercido na condio de aluno-aprendiz, referente ao perodo de aprendizado profissional realizado em escola tcnica, desde que comprovada a remunerao, mesmo que indireta, conta do oramento pblico e o vnculo empregatcio. Converso de Tempo Especial A converso de tempo de atividade sob condies especiais em tempo de atividade comum ser de acordo com a seguinte tabela: Multiplicadores Tempo a converter Mulher (para 30) Homem (para 35) De 15 anos 2,00 2,33 De 20 anos 1,50 1,75 De 25 anos 1,20 1,40

A caracterizao e a comprovao do tempo de atividade sob condies especiais obedecer ao disposto na legislao em vigor na poca da prestao do servio.

y y

Professores Aposentados Ser devida ao professor aos 30 anos de contribuio e professora aos 25 anos de contribuio a aposentadoria por tempo de contribuio do professor que comprove, exclusivamente, tempo de efetivo exerccio em funo de magistrio na educao infantil, no ensino fundamental ou no ensino mdio. Considera-se funo de magistrio a exercida por professor em estabelecimento de educao bsica em seus diversos nveis e modalidades, includas, alm do exerccio da docncia, as funes de direo de unidade escolar e as de coordenao e assessoramento pedaggico. Aposentado que volta a trabalhar O aposentado que retornar ao trabalho ter que contribuir para a Previdncia Social, de acordo com a sua categoria de segurado e faixa salarial. Esses trabalhadores tero direito a salrio-famlia, salriomaternidade e reabilitao profissional, caso a percia mdica da Previdncia Social recomende.

y y

Auxilio-acidente
Benefcio pago ao trabalhador que sofre um acidente e fica com seqelas que reduzem sua capacidade de trabalho. concedido para segurados que recebiam auxlio-doena. Tm direito ao auxlio-acidente o trabalhador empregado, o trabalhador avulso e o segurador especial. O empregado domstico, o contribuinte individual e o facultativo no recebem o benefcio Para concesso do auxlio-acidente no exigido tempo mnimo de contribuio, mas o trabalhador deve ter qualidade de segurado e comprovar a impossibilidade de continuar desempenhando suas atividades, por meio de exame da percia mdica da Previdncia Social. O auxlio-acidente, por ter carter de indenizao, pode ser acumulado com outros benefcios pagos pela Previdncia Social exceto aposentadoria. O benefcio deixa de ser pago quando o trabalhador se aposenta. Pagamento A partir do dia seguinte em que cessa o auxlio-doena. Valor do benefcio Corresponde a 50% do salrio de benefcio que deu origem ao auxlio-doena corrigido at o ms anterior ao do incio do auxlio-acidente.

Auxilio-doena
Benefcio concedido ao segurado impedido de trabalhar por doena ou acidente por mais de 15 dias consecutivos. No caso dos trabalhadores com carteira assinada, os primeiros 15 dias so pagos pelo empregador, exceto o domstico, e a Previdncia Social paga a partir do 16 dia de afastamento do trabalho. Para os demais segurados inclusive o domstico, a Previdncia paga o auxlio desde o incio da incapacidade e enquanto a mesma perdurar. Em ambos os casos, dever ter ocorrido o requerimento do benefcio. Clique aqui para mais informaes sobre pagamento. Para concesso de auxlio-doena necessria a comprovao da incapacidade em exame realizado pela percia mdica da Previdncia Social. Para ter direito ao benefcio, o trabalhador tem de contribuir para a Previdncia Social por, no mnimo, 12 meses (carncia). Esse prazo no ser exigido em caso de acidente de qualquer natureza (por acidente de trabalho ou fora do trabalho) ou de doena profissional ou do trabalho.

Ter direito ao benefcio sem a necessidade de cumprir o prazo mnimo de contribuio e desde que tenha qualidade de segurado quando do incio da incapacidade, o trabalhador acometido de tuberculose ativa, hansenase, alienao mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversvel e incapacitante, cardiopatia grave, doena de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, doena de Paget em estgio avanado (ostete deformante), sndrome da imunodeficincia adquirida (AIDS), contaminao por radiao (comprovada em laudo mdico) ou hepatopatia grave. No tem direito ao auxlio-doena quem, ao se filiar Previdncia Social, j tiver doena ou leso que geraria o benefcio, a no ser quando a incapacidade resulta do agravamento da enfermidade. O trabalhador que recebe auxlio-doena obrigado a realizar exame mdico peridico e, se constatado que no poder retornar para sua atividade habitual, dever participar do programa de reabilitao profissional para o exerccio de outra atividade, prescrito e custeado pela Previdncia Social, sob pena de ter o benefcio suspenso. Quando o trabalhador perder a qualidade de segurado, as contribuies anteriores s sero consideradas para concesso do auxlio-doena se, aps nova filiao Previdncia Social, houver pelo menos quatro contribuies que, somadas s anteriores, totalizem, no mnimo, a carncia exigida (12 meses). O auxlio-doena deixa de ser pago quando o segurado recupera a capacidade e retorna ao trabalho ou quando o benefcio se transforma em aposentadoria por invalidez. A empresa poder requerer o benefcio de auxlio-doena para seu empregado ou contribuinte individual que lhe preste servio e, nesse caso, ter acesso s decises referentes ao benefcio. Nota: A Previdncia Social processar de ofcio o benefcio, quando tiver conhecimento, por meio de documentos que comprovem essa situao, de que o segurado encontra-se incapacitado para o trabalho e impossibilitado de se comunicar com o INSS. Nesse caso, ser obrigatria a realizao de exame mdicopericial pelo INSS para comprovao da alegada incapacidade. Veja tambm
y

Auxlio-doena acidentrio

Benefcio concedido ao segurado incapacitado para o trabalho em decorrncia de acidente de trabalho ou de doena profissional.
y y

Requerimento do auxlio-doena pela Internet Como requerer o auxlio-doena O benefcio pode ser solicitado pelo telefone 135, pelo portal da Previdncia Social na Internet ou nas Agncias da Previdncia Social, mediante o cumprimento das exigncias legais. Importante: Se foi exercida atividade em mais de uma categoria, consulte a relao de documentos de cada categoria exercida, prepare a documentao, verifique as exigncias cumulativas e solicite seu benefcio.
o

Segurado (a) contribuinte individual e facultativo (a)

Auxlio-Doena ou Aposentadoria por Invalidez Contribuinte Individual e Facultativo(a) Documentos:

y y y y

Nmero de Identificao do Trabalhador NIT (PIS/PASEP) ou nmero de inscrio do contribuinte individual/facultativo; Atestado mdico, exames de laboratrio, atestado de internao hospitalar, atestados de tratamento ambulatorial, dentre outros que comprovem o tratamento mdico; Documento de identificao (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdncia Social, entre outros); Cadastro de Pessoa Fsica CPF.

Documentos complementares, quando necessrios para a regularizao dos dados do Cadastro Nacional de Informaes Sociais - CNIS:
y

Todos os comprovantes de recolhimento Previdncia Social (guias ou carns de recolhimento de contribuies Guia de Recolhimento do Contribuinte Individual GRCI, Guia da Previdncia Social GPS e/ou antigas cadernetas de selos); Cpia autenticada ou cpia acompanhada do original: o do registro de firma individual e baixa, se for o caso (titular de firma individual); o do contrato social, alteraes contratuais e distrato, se for o caso (membros de sociedade por cotas de capital Ltda.), ou documento equivalente emitido por rgos oficiais; o das atas das assemblias gerais (membro de diretoria ou de conselho de administrao em S/A); o do estatuto e ata de eleio ou nomeao, registrada em cartrio de ttulos e documentos (cargo remunerado de direo em cooperativa, condomnio, associao ou entidade de qualquer natureza ou finalidade).

Formulrio :
y

Procurao (se for o caso), acompanhada de documento de identificao e CPF do procurador.

NOTA: As informaes sobre seus dados no CNIS podero ser obtidas na Agncia Eletrnica de Servios aos Segurados no portal da Previdncia Social, na opo Extrato de Informaes Previdencirias, mediante senha de acesso, obtida atravs de agendamento do servio pelo telefone 135 ou solicitada na Agncia da Previdncia Social de sua preferncia. De acordo com o Decreto 6.722, de 30 de dezembro de 2008, os dados constantes no Cadastro Nacional de Informaes Sociais - CNIS valem para todos os efeitos como prova de filiao Previdncia Social, relao de emprego, tempo de servio ou de contribuio e salrios-de-contribuio, podendo, em caso de dvida, ser exigida pelo INSS a apresentao dos documentos que serviram de base anotao. Da mesma forma, o segurado poder solicitar, a qualquer momento, a incluso, excluso ou retificao das informaes constantes do CNIS com a apresentao de documentos comprobatrios dos dados divergentes, conforme critrios definidos pelo INSS. (ATENO: A apresentao do CPF obrigatria para o requerimento dos benefcios da Previdncia Social. Caso no possua o Cadastro de Pessoa Fsica - CPF, providencie-o junto Caixa Econmica Federal, Banco do Brasil ou Empresa de Correios e Telgrafos - ECT e apresente-o Previdncia Social no prazo mximo de at 60 dias aps ter requerido o benefcio, sob pena de ter o benefcio cessado).
o o o o o y y

Segurado (a) empregado (a) / desempregado (a) Segurado (a) empregado (a) domstico (a) Segurado (a) especial/trabalhador (a) rural Segurado (a) trabalhador (a) avulso (a)

Consulta s percias mdicas agendadas Marcao de exame mdico pericial para fins de reexame de auxlio-doena

y y y

Pedido de Prorrogao e Reconsiderao - (PP/PR) Pagamento Se requerido benefcio at 30 dias a contar da data do afastamento do trabalho, os primeiros 15 dias de afastamento sero pagos pela Empresa, exceto para o domstico, e a partir do 16. dia o pagamento ser de responsabilidade do INSS. Demais segurados inclusive o domstico: a partir da data do incio da incapacidade ou a partir da data de entrada do requerimento, quando o benefcio for solicitado aps o 30 dia do incio da incapacidade. Restabelecimento de benefcio anterior: Havendo novo pedido de auxlio-doena em decorrncia da mesma doena, cujo requerimento tenha ocorrido at 60 dias da cessao do benefcio anterior, e concluindo a Percia Mdica pela concesso do benefcio, ser negado o novo pedido e prorrogado o benefcio anterior, descontando-se os dias trabalhados, se for o caso. Nos casos em que o segurado empregado se afastar do trabalho por 15 dias consecutivos, retornar atividade no 16 dia e se afastar novamente dentro de 60 dias desse retorno, em razo da mesma doena, o benefcio ser pago a partir da data do novo afastamento. Se o retorno atividade ocorrer antes de 15 dias do afastamento, o pagamento ser a partir do dia seguinte ao que completar os 15 dias, desde que esses 15 dias estejam dentro do prazo mximo de 60 dias.

y y

Valor do benefcio Corresponde a 91% do salrio de benefcio. O salrio de benefcio dos trabalhadores inscritos at 28 de novembro de 1999 corresponder mdia dos 80% maiores salrios de contribuio, corrigidos monetariamente, desde julho de 1994. Para os inscritos a partir de 29 de novembro de 1999, o salrio de benefcio ser a mdia dos 80% maiores salrios de contribuio de todo o perodo contributivo. Auxlio-doena para empresas convenentes: administrao de benefcios (BenefWeb)

Auxlio-doena acidentrio
Benefcio concedido ao segurado incapacitado para o trabalho em decorrncia de acidente de trabalho ou de doena profissional. Considera-se acidente de trabalho aquele ocorrido no exerccio de atividades profissionais a servio da empresa (tpico) ou ocorrido no trajeto casa-trabalho-casa (de trajeto). Tm direito ao auxlio-doena acidentrio o empregado, o trabalhador avulso, o mdico-residente e o segurado especial. A concesso do auxlio-doena acidentrio no exige tempo mnimo de contribuio. Ao trabalhador que recebe auxlio-doena, a Previdncia oferece o programa de reabilitao profissional. A comunicao de acidente de trabalho ou doena profissional ser feita Previdncia Social em formulrio prprio (veja como preencher o CAT), preenchido em quatro vias: 1 via (INSS), 2 via (segurado ou dependente), 3 via (sindicato de classe do trabalhador) e 4 (empresa). A CAT dever ser emitida pela empresa ou pelo prprio trabalhador, por seus dependentes, pela entidade sindical, pelo mdico ou por autoridade (magistrados, membros do Ministrio Pblico e dos servios

jurdicos da Unio, dos estados e do Distrito Federal e comandantes de unidades do Exrcito, da Marinha, da Aeronutica, do Corpo de Bombeiros e da Polcia Militar). O formulrio preenchido tem que ser entregue em uma Agncia da Previdncia Social pelo emitente. A retomada de tratamento e o afastamento por agravamento de leso decorrentes de acidente de trabalho ou doena profissional tm de ser comunicados Previdncia Social em formulrio prprio. Nessa CAT devero constar as informaes da poca do acidente e os dados atualizados do novo afastamento (ltimo dia trabalhado, atestado mdico e data da emisso). Tambm devem ser informadas Previdncia Social por meio da CAT mortes de segurados decorrentes de acidente de trabalho ou doena ocupacional. A empresa obrigada a informar Previdncia Social acidentes de trabalho ocorridos com seus funcionrios, mesmo que no haja afastamento das atividades, at o primeiro dia til seguinte ao da ocorrncia. Em caso de morte, a comunicao deve ser imediata. A empresa que no informar acidentes de trabalho est sujeita multa. Nos primeiros 15 dias de afastamento, o salrio do trabalhador pago pela empresa. Depois, a Previdncia Social responsvel pelo pagamento. Enquanto recebe auxlio-doena por acidente de trabalho ou doena ocupacional, o trabalhador considerado licenciado e ter estabilidade por 12 meses aps o retorno s atividades. O auxlio-doena deixa de ser pago quando o segurado recupera a capacidade e retorna ao trabalho ou quando o benefcio se transforma em aposentadoria por invalidez.

Requerimento de Auxlio-Doena O benefcio pode ser solicitado via Internet. Para requerer diretamente na Agncia da Previdncia Social apresente os seguintes documentos: y Atestado Mdico e/ou Exames de Laboratrio (se houver); Atestado de Afastamento de Trabalho preenchido pela empresa com as y informaes referentes ao afastamento do trabalho - se for segurado(a) empregado(a); y Documento de identificao (Carteira de Identidade/Carteira de Trabalho e Previdncia Social - CTPS); y Cadastro de Pessoa Fsica- CPF (no obrigatrio); y PIS/PASEP; y Certido de Nascimento dos filhos menores de 14 anos;
Exigncias cumulativas para recebimento deste tipo de benefcio: 1. Parecer da Percia Mdica atestando a incapacidade fsica e/ou mental para o trabalho ou para atividades pessoais (Art. 59, Lei n 8.213/91); 2. Comprovao da qualidade de segurado (Art.15 da Lei n 8.213/91 e Art. 13 e 14 do Regulamento aprovado pelo Decreto n 3.048/99 e 3. Carncia de no mnimo 12 contribuies mensais (Arts. 24 a 26 da Lei n 8.213/91 e Arts. 26 a 30 do Regulamento citado no item anterior). Nota: Para o auxlio-doena acidentrio no exigida a carncia do item 3. Informaes complementares: A Apresentao de Atestado(s) Mdico(s), Exames de Laboratrio e de Atestado(s) de Internao hospitalar, opcional e no obrigatria; No caso do segurado requerer o benefcio aps 30 dias o incio do benefcio ser na data do requerimento.

Cadastro da Comunicao de Acidente de Trabalho - CAT A Comunicao de Acidente do Trabalho CAT foi prevista inicialmente na Lei n 5.316/67, com todas as alteraes ocorridas posteriormente at a Lei n 9.032/95, regulamentada pelo Decreto n 2.172/97. A Lei n 8.213/91 determina no seu artigo 22 que todo acidente do trabalho ou doena profissional dever ser comunicado pela empresa ao INSS, sob pena de multa em caso de omisso. Cabe ressaltar a importncia da comunicao, principalmente o completo e exato preenchimento do formulrio, tendo em vista as informaes nele contidas, no apenas do ponto de vista previdencirio, estatstico e epidemiolgico, mas tambm trabalhista e social.
y y y y y

Cadastro da Comunicao de Acidente de Trabalho - CAT pela Internet (download do programa de instalao) Formulrio para Comunicao de Acidente de Trabalho - CAT Instrues para preenchimento do formulrio da Comunicao de Acidentes de Trabalho - CAT Instrues para preenchimento da Comunicao de Acidentes de Trabalho - CAT (manual completo) Legislao especfica: o PORTARIA N 5.051, de 26 de fevereiro de 1.999

Aposentadoria por invalidez


Benefcio concedido aos trabalhadores que, por doena ou acidente, forem considerados pela percia mdica da Previdncia Social incapacitados para exercer suas atividades ou outro tipo de servio que lhes garanta o sustento. No tem direito aposentadoria por invalidez quem, ao se filiar Previdncia Social, j tiver doena ou leso que geraria o benefcio, a no ser quando a incapacidade resultar no agravamento da enfermidade. Quem recebe aposentadoria por invalidez tem que passar por percia mdica de dois em dois anos, se no, o benefcio suspenso. A aposentadoria deixa de ser paga quando o segurado recupera a capacidade e volta ao trabalho. Para ter direito ao benefcio, o trabalhador tem que contribuir para a Previdncia Social por no mnimo 12 meses, no caso de doena. Se for acidente, esse prazo de carncia no exigido, mas preciso estar inscrito na Previdncia Social. Pagamento Se o trabalhador estiver recebendo auxlio-doena, a aposentadoria por invalidez ser paga a partir do dia imediatamente posterior ao da cesso do auxlio-doena. Se o trabalhador no estiver recebendo auxlio-doena: Empregados - a partir do 16 dia de afastamento da atividade ou a partir da data de entrada do requerimento, se entre o afastamento e o pedido decorrerem mais de 30 dias. Demais segurados - a partir da data da incapacidade ou a partir da data de entrada do requerimento, quando solicitado aps o 30 dia de afastamento do trabalho. Se a Previdncia Social for informada oficialmente da internao hospitalar ou do tratamento ambulatorial, aps avaliao pela percia mdica, a aposentadoria comea a ser paga no 16 dia do afastamento ou na data de incio da incapacidade, independentemente da data do pedido.

Valor do benefcio A aposentadoria por invalidez corresponde a 100% do salrio de benefcio, caso o trabalhador no esteja em auxlio-doena. O salrio de benefcio dos trabalhadores inscritos at 28 de novembro de 1999 corresponder mdia dos 80% maiores salrios de contribuio, corrigidos monetariamente, desde julho de 1994. Para os inscritos a partir de 29 de novembro de 1999, o salrio de benefcio ser a mdia dos 80% maiores salrios de contribuio de todo o perodo contributivo. O segurado especial (trabalhador rural) ter direito a um salrio mnimo, se no contribuiu facultativamente. Se o trabalhador necessitar de assistncia permanente de outra pessoa, atestada pela percia mdica, o valor da aposentadoria ser aumentado em 25% a partir da data do seu pedido

Auxlio-recluso
O auxlio-recluso um benefcio devido aos dependentes do segurado recolhido priso, durante o perodo em que estiver preso sob regime fechado ou semi-aberto. No cabe concesso de auxlio-recluso aos dependentes do segurado que estiver em livramento condicional ou cumprindo pena em regime aberto. Para a concesso do benefcio, necessrio o cumprimento dos seguintes requisitos: - o segurado que tiver sido preso no poder estar recebendo salrio da empresa na qual trabalhava, nem estar em gozo de auxlio-doena, aposentadoria ou abono de permanncia em servio; - a recluso dever ter ocorrido no prazo de manuteno da qualidade de segurado; - o ltimo salrio-de-contribuio do segurado (vigente na data do recolhimento priso ou na data do afastamento do trabalho ou cessao das contribuies), tomado em seu valor mensal, dever ser igual ou inferior aos seguintes valores, independentemente da quantidade de contratos e de atividades exercidas, considerando-se o ms a que se refere:

SALRIO-DE-CONTRIBUIO TOMADO EM SEU VALOR MENSAL A partir de 1/1/2012 R$ 915,05 Portaria n 02, de 6/1/2012 A partir de R$ 862,60 Portaria n 407, de 14/7/2011 15/7/2011 A partir de 1/1/2011 R$ 862,11 Portaria n 568, de 31/12/2010 A partir de 1/1/2010 R$ 810,18 Portaria n 333, de 29/6/2010 A partir de 1/1/2010 R$ 798,30 Portaria n 350, de 30/12/2009 De 1/2/2009 a R$ 752,12 Portaria n 48, de 12/2/2009 31/12/2009 De 1/3/2008 a R$ 710,08 Portaria n 77, de 11/3/2008 31/1/2009 De 1/4/2007 a R$ 676,27 - Portaria n 142, de 11/4/2007 29/2/2008 De 1/4/2006 a R$ 654,61 - Portaria n 119, de 18/4/2006 31/3/2007 De 1/5/2005 a R$ 623,44 - Portaria n 822, de 11/5/2005 PERODO

31/3/2006 De 1/5/2004 a 30/4/2005 De 1/6/2003 a 31/4/2004

R$ 586,19 - Portaria n 479, de 7/5/2004 R$ 560,81 - Portaria n 727, de 30/5/2003

Equipara-se condio de recolhido priso a situao do segurado com idade entre 16 e 18 anos que tenha sido internado em estabelecimento educacional ou congnere, sob custdia do Juizado de Infncia e da Juventude. Aps a concesso do benefcio, os dependentes devem apresentar Previdncia Social, de trs em trs meses, atestado de que o trabalhador continua preso, emitido por autoridade competente, sob pena de suspenso do benefcio. Esse documento ser o atestado de recolhimento do segurado priso . O auxlio recluso deixar de ser pago, dentre outros motivos: - com a morte do segurado e, nesse caso, o auxlio-recluso ser convertido em penso por morte; - em caso de fuga, liberdade condicional, transferncia para priso albergue ou cumprimento da pena em regime aberto; - se o segurado passar a receber aposentadoria ou auxlio-doena (os dependentes e o segurado podero optar pelo benefcio mais vantajoso, mediante declarao escrita de ambas as partes); - ao dependente que perder a qualidade (ex: filho ou irmo que se emancipar ou completar 21 anos de idade, salvo se invlido; cessao da invalidez, no caso de dependente invlido, etc); - com o fim da invalidez ou morte do dependente. Caso o segurado recluso exera atividade remunerada como contribuinte individual ou facultativo, tal fato no impedir o recebimento de auxlio-recluso por seus dependentes.
y

Como requerer o auxlio-recluso O benefcio pode ser solicitado por meio de agendamento prvio, pelo portal da Previdncia Social na Internet, pelo telefone 135 ou nas Agncias da Previdncia Social, mediante o cumprimento das exigncias legais. Importante: Se foi exercida atividade em mais de uma categoria, consulte a relao de documentos de cada categoria exercida, prepare a documentao, verifique as exigncias cumulativas e solicite seu benefcio. o Dependentes  Esposo (a) / Companheiro (a)

Esposo (a) / Companheiro (a):

y y y y y y

Nmero de Identificao do Trabalhador NIT (PIS/PASEP) ou nmero de inscrio do Contribuinte Individual/Domstico/Facultativo/Trabalhador Rural, se possuir; Documento de Identificao; Cadastro de Pessoa Fsica CPF; Certido de Casamento Civil, se esposo (a); Certido de sentena que assegure direito penso alimentcia, se divorciado (a) ou separado (a) judicialmente; Prova de unio estvel, se companheiro (a), mediante apresentao de, no mnimo, trs dos seguintes documentos (art. 22, 3 do DC n 3.048/99): o Declarao de Imposto de Renda do segurado, em que conste o interessado como seu dependente; o Disposies testamentrias; o Declarao especial feita perante Tabelio (escritura pblica declaratria de dependncia econmica); o Prova de mesmo domiclio; o Certido de Nascimento filho havido em comum; o Certido de Casamento Religioso; o Prova de encargos domsticos evidentes e existncia de sociedade ou comunho nos atos de vida civil; o Procurao ou fiana reciprocamente outorgada; o Conta bancria conjunta; o Registro em associao de qualquer natureza onde conste o interessado como dependente do segurado;

o o o o

Aplice de seguro na qual conste o segurado como instituidor do seguro e a pessoa interessada como sua beneficiria; Ficha de tratamento em instituio de assistncia mdica da qual conste o segurado como responsvel; Escritura de compra e venda de imvel pelo segurado em nome do dependente; Quaisquer outros documentos que possam levar convico do fato a comprovar.

Representantes e Procuradores Representante Legal, se for o caso, apresentar:

y y y

Nmero de Identificao do Trabalhador NIT (PIS/PASEP) ou nmero de inscrio do Contribuinte Individual/Domstico/Facultativo/Trabalhador Rural, se possuir; Documento de Identificao; Cadastro de Pessoa Fsica CPF.

Procurador(a): Procurao original (se for o caso), acompanhada de cpia do documento de identificao e CPF do procurador.

ATENO: A apresentao do CPF obrigatria para o requerimento dos benefcios da Previdncia Social. Caso no possua o Cadastro de Pessoa Fsica CPF, providencie-o junto Caixa Econmica Federal, Banco do Brasil ou Empresa de Correios e Telgrafos ECT e apresente-o Previdncia Social no prazo mximo de at 60 dias aps ter requerido o benefcio, sob pena de ter o benefcio cessado.


Filhos (as)

Filhos (as)

y y y y y y

Certido de Nascimento; Comprovao de invalidez atestada por exame mdico-pericial a cargo do INSS, para os maiores de 21 (vinte e um) anos de idade (observar os demais requisitos a serem preenchidos pelo maior invlido) ; Documento de Identificao, caso seja o requerente ou maior de 21 anos; Cadastro de Pessoa Fsica - CPF, caso seja o requerente; Declarao do requerente na qual conste que o dependente menor de 21 (vinte e um) anos de idade no emancipado (a emancipao aqui referida no inclui aquela decorrente de colao de grau em ensino superior); Nmero de Identificao do Trabalhador NIT (PIS/PASEP) ou nmero de inscrio do Contribuinte Individual/Domstico/Facultativo/Trabalhador Rural, se possuir;

Representantes e Procuradores Representante Legal, se for o caso, apresentar:

y y y

Nmero de Identificao do Trabalhador NIT (PIS/PASEP) ou nmero de inscrio do Contribuinte Individual/Domstico/Facultativo/Trabalhador Rural, se possuir; Documento de Identificao; Cadastro de Pessoa Fsica CPF.

Procurador(a):

Procurao original (se for o caso), acompanhada de cpia do documento de identificao e CPF do procurador.

ATENO: A apresentao do CPF obrigatria para o requerimento dos benefcios da Previdncia Social. Caso no possua o Cadastro de Pessoa Fsica CPF, providencie-o junto Caixa Econmica Federal, Banco do Brasil ou Empresa de Correios e Telgrafos ECT e apresente-o Previdncia Social no prazo mximo de at 60 dias aps ter requerido o benefcio, sob pena de ter o benefcio cessado.

Filho equiparado (menor tutelado e enteado)

Penso por Morte/Auxlio-Recluso - Documentos Solicitados Enteado (a) / Menor Tutelado (Filhos Equiparados) Nmero de Identificao do Trabalhador NIT (PIS/PASEP) ou nmero de inscrio do Contribuinte Individual/Domstico/Facultativo/Trabalhador Rural, se possuir; Cadastro de Pessoa Fsica CPF; Enteado: Certido de Casamento Civil do(a) segurado(a) com o pai ou me do menor ou prova de unio estvel entre o(a) segurado(a) e o(a) pai ou me do menor (veja comprovao exigida para companheiro/unio estvel); Tutelado: Certido de Tutela expedida pelo juiz competente em que conste o segurado como tutor e o dependente como tutelado; Certido de Nascimento do dependente e documento de identidade, se possuir (no caso do maior invlido, a apresentao de documento de identidade obrigatria);

y y y y y

y y y

Declarao de no emancipao do dependente menor de vinte e um anos, se for o caso (a emancipao aqui referida no inclui aquela decorrente de colao de grau em ensino superior); Comprovao de invalidez atestada por meio de exame mdico-pericial a cargo do INSS, para os maiores de vinte e um anos de idade (observar os demais requisitos a serem preenchidos pelo maior invlido) ; Prova de dependncia econmica do dependente para com o segurado, mediante apresentao de, no mnimo, trs dos seguintes documentos: o Declarao de Imposto de Renda do segurado, em que conste o interessado como seu dependente; o Disposies testamentrias; o Declarao especial feita perante Tabelio (escritura pblica declaratria de dependncia econmica); o Prova de mesmo domiclio; o Anotao Constante de Ficha ou Livro de Registro de Empregados; o Prova de encargos domsticos evidentes e existncia de sociedade ou comunho nos atos de vida civil; o Procurao ou fiana reciprocamente outorgada; o Conta bancria conjunta; o Registro em associao de qualquer natureza onde conste o interessado como dependente do segurado; o Aplice de seguro na qual conste o segurado como instituidor do seguro e a pessoa interessada como sua beneficiria; o Ficha de tratamento em instituio de assistncia mdica da qual conste o segurado como responsvel; o Escritura de compra e venda de imvel pelo segurado em nome do dependente; o Declarao de no emancipao do dependente menor de vinte e um anos; o Quaisquer outros documentos que possam levar convico do fato a comprovar.

Representantes e Procuradores Representante Legal, se for o caso, apresentar:

y y y

Nmero de Identificao do Trabalhador NIT (PIS/PASEP) ou nmero de inscrio do Contribuinte Individual/Domstico/Facultativo/Trabalhador Rural, se possuir; Documento de Identificao; Cadastro de Pessoa Fsica CPF.

Procurador(a): Procurao original (se for o caso), acompanhada de cpia do documento de identificao e CPF do procurador.

ATENO: A apresentao do CPF obrigatria para o requerimento dos benefcios da Previdncia Social. Caso no possua o Cadastro de Pessoa Fsica CPF, providencie-o junto Caixa Econmica Federal, Banco do Brasil ou Empresa de Correios e Telgrafos ECT e apresente-o Previdncia Social no prazo mximo de at 60 dias aps ter requerido o benefcio, sob pena de ter o benefcio cessado.

o o o o o y

Pais Irmos (s) Segurado (a) contribuinte individual e facultativo (a) Segurado (a) empregado (a)/ desempregado (a) Segurado (a) empregado (a) domstico (a) Segurado (a) especial/trabalhador (a) rural Segurado (a) trabalhador (a) avulso (a)
 

Valor do benefcio O valor do auxlio-recluso corresponder ao equivalente a 100% do salrio-de-benefcio. Na situao acima, o salrio-de-benefcio corresponder mdia dos 80% maiores salrios-decontribuio do perodo contributivo, a contar de julho de 1994. Para o segurado especial (trabalhador rural), o valor do auxlio-recluso ser de um salrio-mnimo, se o mesmo no contribuiu facultativamente.

Penso por morte


Benefcio pago famlia do trabalhador quando ele morre. Para concesso de penso por morte, no h tempo mnimo de contribuio, mas necessrio que o bito tenha ocorrido enquanto o trabalhador tinha qualidade de segurado. Se o bito ocorrer aps a perda da qualidade de segurado, os dependentes tero direito a penso desde que o trabalhador tenha cumprido, at o dia da morte, os requisitos para obteno de aposentadoria pela Previdncia Social ou que fique reconhecido o direito aposentadoria por invalidez, dentro do perodo de manuteno da qualidade do segurado, caso em que a incapacidade dever ser verificada por meio de parecer da percia mdica do INSS com base em atestados ou relatrios mdicos, exames complementares, pronturios ou documentos equivalentes. NotaO irmo ou o filho maior invlido far jus penso, desde que a invalidez concluda mediante exame mdico pericial seja anterior ou simultnea ao bito do segurado, e o requerente no tenha se emancipado at a data da invalidez. Clique aqui para mais informaes.Havendo mais de um pensionista, a penso por morte ser rateada entre todos, em partes iguais. A parte daquele cujo direito penso cessar ser revertida em favor dos demais dependentes. A cota individual do benefcio deixa de ser paga: pela morte do pensionista; para o filho ou irmo que se emancipar, ainda que invlido, ou ao completar 21 anos de idade, salvo se invlido; quando acabar a invalidez (no caso de pensionista invlido). No ser considerada a emancipao decorrente de colao de grau cientfico em curso de ensino superior. A penso poder ser concedida por morte presumida mediante ausncia do segurado declarada por autoridade judiciria e tambm nos casos de desaparecimento do segurado em catstrofe, acidente ou desastre (neste caso, sero aceitos como prova do desaparecimento: boletim de ocorrncia policial, documento confirmando a presena do segurado no local do desastre, noticirio dos meios de comunicao e outros). Nesses casos, quem recebe a penso por morte ter de apresentar, de seis em seis meses, documento da autoridade competente sobre o andamento do processo de declarao de morte presumida, at que seja apresentada a certido de bito. O benefcio pode ser solicitado pelo telefone 135, pelo portal da Previdncia Social na Internet ou nas Agncias da Previdncia Social, mediante o cumprimento das exigncias legais. O pedido de penso por morte, se o segurado recebia outro benefcio da Previdncia Social, poder ser feito aqui. Pagamento A penso por morte ser paga:
y y y y

a partir do dia do bito, se solicitada at 30 dias do falecimento; a partir da data de entrada do requerimento, se solicitada aps 30 dias do falecimento; a partir da data da deciso judicial, no caso de morte presumida; a partir da data da ocorrncia, nos casos de desaparecimento do segurado por motivo de catstrofe, acidente ou desastre, quando requerida at 30 dias desta data.

Se os dependentes forem menores de 16 anos de idade ou incapazes, o pagamento da penso por morte ser devido desde a data do bito, no valor referente sua parte. Para que os menores de 16 anos tenham direito s prestaes desde a data do bito, devero requerer o benefcio at 30 dias aps completar essa idade; se o requerimento for posterior a esse prazo, correr a prescrio quinquenal.

Habilitao posterior Para os casos em que, ao requerer o benefcio, j exista penso do mesmo instituidor para outro dependente, aplicar-se-o as seguintes regras de pagamento:
y y

se a penso anterior no estiver cessada, o pagamento ser devido a contar da data do requerimento, qualquer que seja o dependente; se a penso anterior j estiver cessada, o pagamento ser devido a partir do dia seguinte a tal cessao, desde que requerido at 30 dias do bito. Se requerido aps 30 dias do bito, o pagamento ser devido desde o requerimento.

y y

y y

Valor do benefcio Corresponde a 100% do valor da aposentadoria que o segurado recebia ou daquela a que teria direito se estivesse aposentado por invalidez na data do bito. Neste caso, corresponder a 100% do salriode-benefcio. O salrio-de-benefcio calculado com base na mdia dos 80% maiores salrios-de-contribuio do perodo contributivo do segurado, a contar de julho de 1994. Se o trabalhador tiver mais de um dependente, a penso por morte ser dividida igualmente entre todos.Quando um dos dependentes perder o direito ao benefcio, a sua parte ser dividida entre os demais. A penso por morte deixada pelo segurado especial (trabalhador rural) ser de um salrio mnimo, caso no tenha contribudo facultativamente.

Penso Especial aos portadores da Sndrome da Talidomida


garantido o direito Penso Especial (Espcie 56) aos portadores da Sndrome da Talidomida nascidos a partir de 1 de janeiro de 1957, data do incio da comercializao da droga denominada Talidomida (Amida Nflica do cido Glutmico), inicialmente vendida com os nomes comerciais de Sedin, Sedalis e Slip, de acordo com a Lei n 7.070, de 20 de dezembro de 1982. Quem tem direito O benefcio devido ao portador de deformidade fsica decorrente do uso da Talidomida, independentemente da poca de sua utilizao. Valor A Renda mensal inicial ser calculada mediante a multiplicao do nmero total de pontos indicadores da natureza e do grau de dependncia resultante da deformidade fsica, constante do processo de concesso, pelo valor fixado em Portaria Ministerial que trata dos reajustamentos dos benefcios pagos pela Previdncia Social. Informaes complementares
y y y y

Vitalcio e intransfervel; No gera penso a qualquer eventual dependente; No gera resduo de pagamento a seus familiares. No pode ser acumulado com benefcios assistenciais (LOAS) e Renda Mensal Vitalcia paga pela Unio.

Requerimento

O requerente dever comparecer diretamente a uma Agncia da Previdncia Social para protocolar o pedido de Penso Especial. Para a formalizao do processo, devero ser apresentados pelo pleiteante, no ato do requerimento, os seguintes documentos:
y y y y

fotografias que comprovem a deformidade caracterstica pelo uso da Talidomida; certido de nascimento; prova de identidade do pleiteante ou de seu representante legal; e quando possvel, apresentar outros subsdios que comprovem o uso da Talidomida pela me do pleiteante, tais como: o receiturios relacionados com o medicamento o relatrio mdico; e o atestado mdico de entidades relacionadas patologia.

Aps a formalizao do requerimento ser agendado exame mdicopericial para a avaliao do requerente. Indenizao por danos morais devida s vtimas da talidomida instituda pela Lei n 12.190, de 13 de janeiro de 2010. Indenizao por dano moral devida s pessoas com deficincia fsica decorrente do uso da Talidomida, no valor equivalente a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) para cada ponto indicador da natureza e do grau da dependncia resultante da deformidade fsica. A quantidade de pontos a ser utilizada como referncia para o clculo da indenizao ser aquela atribuda pela percia-mdica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para fins da Penso Especial devida aos Deficientes Fsicos Portadores da Sndrome da Talidomida prevista na Lei n 7.070, de 1982, limitada ao mximo de oito pontos. O requerente dever comparecer diretamente a uma Agncia da Previdncia Social para protocolar o pedido de Penso Especial. Termo de opo Para o recebimento da indenizao o interessado pode firmar requerimento de prprio punho, entretanto, para a liberao da indenizao, ser imprescindvel a apresentao do Termo de Opo, considerando que a indenizao da Lei n 12.190, de 2010, no pode ser acumulada com outra indenizao de mesma natureza concedida judicialmente O termo de opo encontra-se anexo ao Decreto n 7.235/2010, tambm servindo como requerimento quando apresentado pelo interessado em uma Agncia da Previdncia Social. Informaes complementares
y y y

Sobre a indenizao no incidir imposto sobre renda e proventos de qualquer natureza (IR). O valor correspondente indenizao ser atualizado monetariamente desde 1/1/2010, na forma do art. 6 da Lei n 12.190, de 2010. A indenizao poder ser requerida e recebida por representante legal ou procurador do beneficirio.

Salrio-famlia
y

O que

Benefcio pago aos segurados empregados, exceto os domsticos, e aos trabalhadores avulsos com salrio mensal de at R$ 915,05, para auxiliar no sustento dos filhos de at 14 anos de idade ou invlidos de qualquer idade. (Observao: So equiparados aos filhos os enteados e os tutelados, estes desde que no possuam bens suficientes para o prprio sustento, devendo a dependncia econmica de ambos ser comprovada). Para a concesso do salrio-famlia, a Previdncia Social no exige tempo mnimo de contribuio.
y

Valor do benefcio

De acordo com a Portaria Interministerial n 02, de 06 de janeiro de 2012, o valor do salrio-famlia ser de R$ 31,22, por filho de at 14 anos incompletos ou invlido, para quem ganhar at R$ 608,80. Para o trabalhador que receber de R$ 608,81 at R$ 915,05, o valor do salrio-famlia por filho de at 14 anos de idade ou invlido de qualquer idade ser de R$ 22,00.
y

Quem tem direito ao benefcio o o empregado e o trabalhador avulso que estejam em atividade; o o empregado e o trabalhador avulso aposentados por invalidez, por idade ou em gozo de auxlio doena; o o trabalhador rural (empregado rural ou trabalhador avulso) que tenha se aposentado por idade aos 60 anos, se homem, ou 55 anos, se mulher; o os demais aposentados, desde que empregados ou trabalhadores avulsos, quando completarem 65 anos (homem) ou 60 anos (mulher).

Os desempregados no tm direito ao benefcio. Quando o pai e a me so segurados empregados ou trabalhadores avulsos, ambos tm direito ao salriofamlia. Ateno: O benefcio ser encerrado quando o(a) filho(a) completar 14 anos, em caso de falecimento do filho, por ocasio de desemprego do segurado e, no caso do filho invlido, quando da cessao da incapacidade Pagamento O salrio-famlia ser pago mensalmente ao empregado, pela empresa, juntamente com o respectivo salrio. Os trabalhadores avulsos recebero pelo rgo gestor de mo-de-obra ou sindicato, mediante convnio com a Previdncia Social. O benefcio ser pago diretamente pela Previdncia Social quando o segurado estiver recebendo auxliodoena ou aposentadoria, desde que cumpridos os requisitos mnimos. O salrio-famlia comear a ser pago a partir da apresentao dos documentos necessrios para pedir o benefcio. Tendo havido divrcio, separao judicial ou de fato dos pais ou em caso de perda do ptrio-poder, o pagamento ser feito diretamente ao responsvel pelo sustento do menor ou pessoa designada judicialmente.

Suspenso O pagamento do benefcio ser suspenso se no forem apresentados atestados de vacinao e freqncia escolar dos filhos (este ltimo se os filhos estiverem em idade escolar) nos meses determinados pelo INSS. O trabalhador s ter direito a receber o benefcio referente ao perodo da suspenso se apresentar esses documentos, sendo que, no caso da freqncia escolar, dever ficar comprovado que o aluno estudou na escola durante o perodo em que o salrio-famlia ficou suspenso. Cessao O direito ao salrio-famlia cessa automaticamente:
y y y y y

pela morte do filho ou equiparado, a contar do ms seguinte ao do bito; quando o filho ou equiparado completar 14 anos de idade, salvo se invlido, a contar do ms seguinte ao da data do aniversrio; pela cessao da invalidez do filho ou equiparado, a contar do ms seguinte ao do fim da incapacidade; pelo desemprego do segurado. Valor do benefcio Salrio-de-contribuio Valor da cota do salrio-famlia (Remunerao mensal) por filho ou equiparado at R$ 608,80 R$ 31,22 de R$ 608,81 a R$ 915,05 R$ 22,00 Portaria n 02, de 06 de janeiro de 2012

Benefcio de Prestao Continuada da Assistncia Social BPC-LOAS ao idoso e pessoa com deficincia
O Benefcio de Prestao Continuada da Assistncia Social BPC-LOAS, um benefcio da assistncia social, integrante do Sistema nico da Assistncia Social SUAS, pago pelo Governo Federal, cuja a operacionaliizao do reconhecimento do direito do Instituto Nacional do Seguro Social INSS e assegurado por lei, que permite o acesso de idosos e pessoas com deficincia s condies mnimas de uma vida digna. QUEM TEM DIREITO AO BPC-LOAS: - Pessoa Idosa - IDOSO: dever comprovar que possui 65 anos de idade ou mais, que no recebe nenhum benefcio previdencirio, ou de outro regime de previdncia e que a renda mensal familiar per capita seja inferior a do salrio mnimo vigente. - Pessoa com Deficincia - PcD: dever comprovar que a renda mensal do grupo familiar per capita seja inferior a do salrio mnimo, dever tambm ser avaliado se a sua deficincia o incapacita para a vida independente e para o trabalho, e esta avaliao realizada pelo Servio Social e pela Pericia Mdica do INSS. Para o clculo da renda familiar per capita considerado o conjunto de pessoas composto pelo requerente, o cnjuge, o companheiro, a companheira, os pais e, na ausncia de um deles, a madrasta ou o padrasto, os irmos solteiros, os filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, desde que vivam sob o mesmo teto. O benefcio assistencial pode ser pago a mais de um membro da famlia desde que comprovadas todas a condies exigidas. Nesse caso, o valor do benefcio concedido anteriormente ser includo no clculo da renda familiar.

O benefcio deixar de ser pago quando houver superao das condies que deram origem a concesso do benefcio ou pelo falecimento do beneficirio. O benefcio assistencial intransfervel e, portanto, no gera penso aos dependentes.
y

Como requerer o Benefcio de Prestao Continuada da Assistncia Social BPC-LOAS nas agncias o Documentos Solicitados para pedir o benefcio assistencial o Formulrio para requerimento do Benefcio de Prestao Continuada da Assistncia Social BPC-LOAS / Lei n 8.742/93 o Declarao sobre a composio do grupo e da renda familiar do idoso e da pessoa portadora de deficincia

Fator previdencirio aplicado para clculo das aposentadorias por tempo de contribuio e por idade, sendo opcional no segundo caso. Criado com o objetivo de equiparar a contribuio do segurado ao valor do benefcio, baseiase em quatro elementos: alquota de contribuio, idade do trabalhador, tempo de contribuio Previdncia Social e expectativa de sobrevida do segurado (conforme tabela do IBGE). Veja tabela do fator previdencirio A frmula do fator previdencirio :

f = fator previdencirio Tc = tempo de contribuio do trabalhador a = alquota de contribuio (0,31) Es = expectativa de sobrevida do trabalhador na data da aposentadoria Id = idade do trabalhador na data da aposentadoria

Na aplicao do fator previdencirio sero somados ao tempo de contribuio do segurado: - Cinco anos para as mulheres; - Cinco anos para os professores que comprovarem efetivo exerccio do magistrio no ensino bsico, fundamental ou mdio; - Dez anos para as professoras que comprovarem efetivo exerccio do magistrio no ensino bsico, fundamental ou mdio. Perda da qualidade de segurado Para ter direito aos benefcios da Previdncia Social, o trabalhador precisa estar em dia com suas contribuies mensais, caso contrrio, pode perder a qualidade de segurado. H situaes em que os segurados ficam um perodo sem contribuir e, mesmo assim, tm direito aos benefcios previdencirios, enquanto mantiverem a qualidade de segurado. Mantm a qualidade de segurado:
y y

Sem limite de prazo, quem estiver recebendo benefcio; At 12 meses aps cessar o benefcio por incapacidade ou o pagamento das contribuies mensais.

Esse prazo pode ser prorrogado para at 24 meses, se o trabalhador j tiver pago mais de 120 contribuies mensais sem interrupo que acarrete perda da qualidade de segurado; Para o trabalhador desempregado, os prazos anteriores sero acrescidos de mais 12 meses, desde que comprovada a situao por registro no Ministrio do Trabalho e Emprego;
y y y y

At 12 meses aps cessar a segregao, para o segurado acometido de doena de segregao compulsria; At 12 meses aps o livramento, para o segurado preso; At trs meses aps o licenciamento, para o segurado incorporado s Foras Armadas; At seis meses aps interrompido o pagamento, para o segurado facultativo.

Observao: A perda da qualidade de segurado no ser considerada para a concesso das aposentadorias por tempo de contribuio e especial. Tambm no ser considerada para a aposentadoria por idade, desde que o segurado conte com a carncia e idade mnima exigidas.

Reabilitao Profissional
Servio da Previdncia Social que tem o objetivo de oferecer, aos segurados incapacitados para o trabalho (por motivo de doena ou acidente), os meios de reeducao ou readaptao profissional para o seu retorno ao mercado de trabalho. O atendimento feito por equipe de mdicos, assistentes sociais, psiclogos, socilogos, fisioterapeutas e outros profissionais. A reabilitao profissional prestada tambm aos dependentes, de acordo com a disponibilidade das unidades de atendimento da Previdncia Social. Depois de concludo o processo de reabilitao profissional, a Previdncia Social emitir certificado indicando a atividade para a qual o trabalhador foi capacitado profissionalmente. A Previdncia Social fornecer aos segurados recursos materiais necessrios reabilitao profissional, quando indispensveis ao desenvolvimento do respectivo programa, incluindo prteses, rteses, instrumentos de trabalho, implementos profissionais, auxlio-transporte e auxlio-alimentao. O trabalhador em gozo de auxlio-doena ter prioridade de atendimento no programa de reabilitao profissional. No h prazo mnimo de contribuio para que o segurado tenha direito reabilitao profissional. Sade e Segurana Ocupacional At o ms de abril de 2007, para que a percia mdica do INSS caracterizasse um evento de incapacidade laborativa como um acidente ou uma doena do trabalho era obrigatria a existncia de uma Comunicao de Acidente do Trabalho CAT protocolada junto ao INSS. A partir deste ms, a rotina de concesso de benefcios de natureza acidentria foi alterada junto ao Sistema de Administrao dos Benefcios por Incapacidade SABI, permitindo a caracterizao do evento como de natureza acidentria ainda que no houvesse uma CAT vinculada ao benefcio requerido. Outro elemento que mudou o perfil da concesso de auxlios-doena a partir de abril de 2007 foi automao das lista A e B do Anexo II do RPS (Decreto N 3.048/1999) e a implementao do Nexo Tcnico Epidemiolgico Previdencirio NTEP, alm da possibilidade de caracterizao da natureza acidentria a partir da anamnese do caso efetuada pela percia mdica do INSS. O conjunto das medidas vigentes a partir de abril de 2007, alm de promoverem uma mudana no perfil da concesso de benefcios previdencirios e acidentrios, mostrou-se como um efetivo elemento na busca pela

reduo da sub-notificao de acidentes e doenas do trabalho. Em 2007, alm dos casos de notificao destes eventos contabilizados mediante CAT (518.415 acidentes e doenas do trabalho), a Previdncia Social reconheceu mais 141.108 casos (aplicao de Nexos Tcnicos Previdencirios a benefcios que no tinham uma CAT vinculada). Em 2009 foram registrados 723.452 acidentes e doenas do trabalho, entre os trabalhadores assegurados da Previdncia Social. Observem que este nmero, que j alarmante, no inclui os trabalhadores autnomos (contribuintes individuais) e as empregadas domsticas. Estes eventos provocam enorme impacto social, econmico e sobre a sade pblica no Brasil. Entre esses registros contabilizou-se 17.693 doenas relacionadas ao trabalho, e parte destes acidentes e doenas tiveram como conseqncia o afastamento das atividades de 623.026 trabalhadores devido incapacidade temporria (302.648 at 15 dias e 320.378 com tempo de afastamento superior a 15 dias), 13.047 trabalhadores por incapacidade permanente, e o bito de 2.496 cidados. Para termos uma noo da importncia do tema sade e segurana ocupacional basta observar que no Brasil, em 2009, ocorreu cerca de 1 morte a cada 3,5 horas, motivada pelo risco decorrente dos fatores ambientais do trabalho e ainda cerca de 83 acidentes e doenas do trabalho reconhecidos a cada 1 hora na jornada diria. Em 2009 observamos uma mdia de 43 trabalhadores/dia que no mais retornaram ao trabalho devido a invalidez ou morte. Se considerarmos exclusivamente o pagamento, pelo INSS, dos benefcios devido a acidentes e doenas do trabalho somado ao pagamento das aposentadorias especiais decorrentes das condies ambientais do trabalho em 2009, encontraremos um valor da ordem de R$ 14,20 bilhes/ano. Se adicionarmos despesas como o custo operacional do INSS mais as despesas na rea da sade e afins o custo - Brasil atinge valor da ordem de R$ 56,80 bilhes (Fonte: Previso MPS). A dimenso dessas cifras apresenta a premncia na adoo de polticas pblicas voltadas preveno e proteo contra os riscos relativos s atividades laborais. Muito alm dos valores pagos, a quantidade de casos, assim como a gravidade geralmente apresentada como conseqncia dos acidentes do trabalho e doenas profissionais, ratificam a necessidade emergencial de construo de polticas pblicas e implementao de aes para alterar esse cenrio. As informaes quantitativas apresentadas tem como fonte o Anurio Estatstico da Previdncia Social AEPS 2009. O tema preveno e proteo contra os riscos derivados dos ambientes do trabalho e aspectos relacionados sade do trabalhador felizmente ganha a cada dia maior visibilidade no cenrio mundial e o Governo Brasileiro est sintonizado a esta onda.

RESUMO site
Anurio Estatstico da Previdncia Social 2010 Seo I Benefcios Benefcios consistem em prestaes pecunirias pagas pela Previdncia Social aos segurados ou aos seus dependentes de forma a atender a cobertura dos eventos de doena, invalidez, morte e idade avanada; maternidade; salrio-famlia e auxlio-recluso para os dependentes dos segurados de baixa renda; e penso por morte do segurado, homem ou mulher, ao cnjuge ou companheiro e dependentes. Benefcios de prestao continuada so caracterizados por pagamentos mensais contnuos, at que alguma causa (a morte, por exemplo) provoque sua cessao. Enquadram-se nesta categoria as aposentadorias, penses por morte, auxlios, rendas mensais vitalcias, abonos de permanncia em servio e os salriosfamlia e maternidade, cujas descries so encontradas no Quadro I.1. O processo normal de entrada e sada de um benefcio do sistema previdencirio envolve trs etapas: Concesso, Manuteno e Cessao. A Concesso trata do fluxo de entrada de novos benefcios no sistema; a Manuteno abrange os benefcios ativos e suspensos constantes no cadastro; e a Cessao corresponde aos benefcios que no mais geram crditos. Alm disso, mensalmente gerado o total de benefcios ativos, os quais compem a Emisso. QUADRO I.1 - BENEFCIOS DE PRESTAO CONTINUADA DA PREVIDNCIA SOCIAL BRASILEIRA (Clique para visualizar o quadro) Cabe ressaltar que a apresentao concomitante de informaes sobre a quantidade de benefcios concedidos, mantidos e cessados permitiria, em princpio, a construo da dinmica anual dos benefcios no sistema previdencirio, ou seja, o estoque de benefcios no final do ano poderia ser calculado pela adio ao estoque inicial dos benefcios concedidos e a subtrao dos cessados. Este exerccio, no entanto, fica comprometido, uma vez que a concesso tem como marco temporal a Data de Despacho do Benefcio DDB e no a Data de Incio do Benefcio DIB; e as informaes de cessao so parciais, porque um benefcio pode receber a marca de cessado meses depois da data da efetiva cessao. Benefcio de prestao nica aquele cujo pagamento efetuado em uma s vez. Atualmente, s concedido o peclio especial de aposentados que retornaram atividade (espcie 68). O peclio pago quando se faz necessrio reembolsar o segurado do valor corrigido de contribuies por ele efetuadas aps a aposentadoria. Embora extinto pela Lei no 8.870/94, esse peclio ainda pago para aqueles que contriburam at maro/94, quando deixarem definitivamente a atividade. Desde abril de 1992 (data na qual efetivamente se operacionalizou a Lei no 8.213/91), todos os novos benefcios concedidos esto sendo enquadrados segundo o cdigo estabelecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social INSS. A existncia de benefcios com a antiga codificao rural permanece apenas para aqueles concedidos antes dessa data, enquanto os mesmos se encontrarem no Cadastro de Benefcios. Os benefcios eram corrigidos anualmente segundo ndice estipulado por atos legais (Leis ou Medidas Provisrias), no ms de maio. A partir de 2006, passaram a ser corrigidos pelo ndice Nacional de Preos ao Consumidor INPC, calculado pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE. O Quadro I.2 apresenta os fatores de reajuste aplicados aos benefcios do Regime Geral de Previdncia Social RGPS nos ltimos trs anos e as respectivas datas de vigncia. QUADRO I.2 - FATORES DE REAJUSTE DE BENEFCIOS DA PREVIDNCIA SOCIAL - 2008/2010
(Clique para visualizar o quadro)

A fonte de dados desta seo o Sistema nico de Benefcios SUB, a partir do qual foram elaboradas tabulaes especiais (Plano Tabular da DIIE) e atualizado o Sistema Integrado de Tratamento Estatstico de

Sries Estratgicas SINTESE. Embora residentes na DATAPREV, os dados so de responsabilidade da Diretoria de Benefcios do INSS. A seguir so definidos os principais conceitos das informaes apresentadas nesta seo: Espcie de Benefcio a classificao em espcies foi criada pelo INSS para explicitar as peculiaridades de cada tipo de benefcio pecunirio existente. A cada espcie atribudo um cdigo numrico de duas posies, como por exemplo, o 42 que se refere espcie Aposentadoria por Tempo de Contribuio. Grupo de Espcies rene todas as espcies referentes a um mesmo tipo de benefcio. Por exemplo, as espcies do tipo aposentadorias por tempo de contribuio, dentre elas a 42 e a 44, compem o grupo Aposentadorias por Tempo de Contribuio. Segurado a pessoa coberta pelo sistema previdencirio, fazendo jus aos benefcios por este oferecidos. Beneficirio a pessoa que est recebendo algum tipo de benefcio pecunirio, podendo ser o prprio segurado ou o seu dependente. Salrio-de-contribuio entende-se por salrio-de-contribuio, observado o limite mnimo (salriomnimo) e mximo (R$ 2.894,28 de abril 2007 a fevereiro de 2008, R$ 3.038,99 nos meses de maro de 2008 a janeiro de 2009, R$ 3.218,90 de fevereiro de 2009 a dezembro de 2009 e R$ 3.467,40 a partir de janeiro de 2010). I para o empregado e trabalhador avulso a remunerao auferida em uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos rendimentos pagos, devidos ou creditados a qualquer ttulo, durante o ms, destinados a retribuir o seu trabalho; II para o empregado domstico a remunerao registrada na Carteira de Trabalho e Previdncia Social CTPS; III para o contribuinte individual a remunerao auferida em uma ou mais empresas ou pelo exerccio de atividade por conta prpria, durante o ms; e IV para o segurado facultativo o valor por ele declarado. Salrio-base era o valor estipulado em classes para que o contribuinte individual e o facultativo tomassem como base de clculo de sua contribuio. A escala de salrios-base era composta por dez classes salariais, sendo que o salrio-base de cada classe, com exceo da primeira que era igual ao valor de um salriomnimo, era reajustado na mesma poca e com os mesmos ndices aplicados aos benefcios da Previdncia Social. A partir da Lei no 9.876, de 1999, o nmero mnimo de meses de permanncia em cada classe da escala de salrios-base vinha sendo reduzido, gradativamente, em doze meses a cada ano. Entretanto, a Medida Provisria no 83, de 12 de dezembro de 2002, convertida na Lei no 10.666, de 8 de maio de 2003, extinguiu a escala de salrios-base a partir de abril de 2003. Salrio-de-benefcio consiste: I para os benefcios de aposentadoria por idade e por tempo de contribuio, na mdia aritmtica simples dos maiores salrios-de-contribuio, corrigidos, correspondentes a oitenta por cento de todo perodo contributivo, multiplicada pelo fator previdencirio; e II para os benefcios de aposentadoria por invalidez e especial, auxlio-doena e auxlio-acidente, na mdia aritmtica simples dos maiores salrios-de-contribuio, corrigidos, correspondentes a oitenta por cento de todo perodo contributivo. Observaes: 1 no caso de aposentadoria por idade, o segurado pode optar pela regra do inciso II, se mais vantajosa. 2 o fator previdencirio calculado considerando-se a idade, a expectativa de sobrevida e o tempo de contribuio, segundo a seguinte frmula:

Onde: f = fator previdencirio; Es = expectativa de sobrevida no momento da aposentadoria; Tc = tempo de contribuio no momento da aposentadoria; Id = idade no momento da aposentadoria; a = alquota de contribuio correspondente a 0,31. 3 a expectativa de sobrevida obtida da tbua de mortalidade construda pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE, considerando-se a mdia nacional nica para ambos os sexos; 4 para efeito da aplicao do fator previdencirio, sero adicionados ao tempo de contribuio: I cinco anos, quando se tratar de mulher; e II cinco e dez anos, quando se tratar, respectivamente, de professor ou professora que comprove exclusivamente tempo de efetivo exerccio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental e mdio. 5 para o segurado filiado Previdncia Social at a data da publicao da Lei no 9.876, de 1999, no clculo do salrio-de-benefcio ser considerada a mdia aritmtica simples dos maiores salrios-decontribuio, correspondentes a, no mnimo, oitenta por cento de todo o perodo contributivo decorrido desde a competncia julho de 1994; e 6 para o segurado que cumpriu as condies exigidas para a concesso de aposentadoria at 28 de novembro de 1999, data da publicao da Lei no 9.876, de 1999, poder ser concedido benefcio, a qualquer tempo, com base nos 36 ltimos salrios-de-contribuio at aquela data. A seguir, detalhado cada um dos grupos de espcies de benefcios: PREVIDENCIRIOS Os benefcios previdencirios do Regime Geral de Previdncia Social RGPS, em sua maioria, dependem de perodo de carncia. Abrangem as aposentadorias, as penses por morte, os auxlios, o salrio-famlia e o salrio-maternidade. APOSENTADORIAS As aposentadorias so pagamentos mensais vitalcios, efetuados ao segurado por motivo de tempo de contribuio, idade, invalidez permanente ou trabalho exercido sob condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica. APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIO A aposentadoria por tempo de contribuio devida ao segurado que completa, no mnimo, 35 anos de contribuio, se do sexo masculino, ou 30, se do sexo feminino. Seu valor corresponde a 100% do salriode-benefcio. O Quadro I.3 apresenta algumas caractersticas de cada espcie de aposentadoria por tempo de contribuio. QUADRO I.3 CARACTERSTICAS DAS APOSENTADORIAS POR TEMPO DE CONTRIBUIO
(Clique para visualizar o quadro)

O segurado inscrito na Previdncia Social at 16 de dezembro de 1998 (data da publicao da Emenda Constitucional no 20, de 1998) pode se aposentar aos 25 e 30 anos de contribuio, respectivamente, se do sexo feminino ou masculino, desde que tenha 48 ou 53 anos de idade. Nesse caso, o tempo de contribuio

que faltava, em 16 de dezembro de 1998, para completar os 25 ou 30 anos, ser majorado em 40% e o valor do benefcio corresponder a 70% do salrio-de-benefcio acrescido de 5% para cada grupo de 12 contribuies, at o limite de 100%. O professor e a professora podem se aposentar, respectivamente, aos 25 e 30 anos de contribuio, desde que comprovem, exclusivamente, tempo de efetivo exerccio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental e mdio. A aposentadoria especial devida ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica, durante 15, 20 ou 25 anos, devendo ser comprovada a exposio aos agentes nocivos qumicos, fsicos, biolgicos ou associao de agentes prejudiciais sade ou integridade fsica. APOSENTADORIA POR IDADE A aposentadoria por idade devida ao segurado que completar 65 anos de idade, se homem, ou 60 anos, se mulher. No caso dos trabalhadores rurais esses limites so de 60 e 55 anos, respectivamente. Dentre as cinco espcies de aposentadoria por idade (07, 08, 41, 52 e 78), apenas a 41 ainda concedida. A 07 e a 08 tiveram a concesso suspensa a partir da Lei no 8.213, de 1991, em funo da unificao dos regimes urbano e rural. A 52 foi extinta a partir da Lei Complementar no 11/71 e a 78 a partir da Lei no 5.698/71. Se o empregado j cumpriu o perodo de carncia, ao completar 70 anos de idade, se do sexo masculino, ou 65, se do sexo feminino, a empresa pode requerer sua aposentadoria, sendo esta compulsria. O prazo de carncia da tabela transitria est sendo gradualmente aumentado para 180 meses, com acrscimos de 6 meses a cada ano. Em 2010, o nmero mnimo de meses exigido era 174. A carncia de 180 meses ser alcanada no ano 2011. APOSENTADORIA POR INVALIDEZ Tem direito aposentadoria por invalidez o segurado que, estando ou no em gozo de auxlio-doena, considerado incapaz para o trabalho e insuscetvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia. O aposentado por invalidez tem cancelada a aposentadoria se voltar voluntariamente atividade, ao contrrio dos outros tipos de aposentadorias, que so vitalcias. Dentre as sete espcies de aposentadoria por invalidez (04, 05, 06, 32, 33, 34, 51 e 83), apenas a 32 ainda concedida. A 04 e a 06 tiveram a concesso suspensa a partir da Lei no 8.213, de 1991, em funo da unificao dos regimes urbano e rural. A 33 foi extinta a partir da Emenda Constitucional no 20/98. A 34 foi extinta a partir da Lei no 5.698/71, a 51 pela Lei Complementar no 11/71 e a 83 pela Lei no 6.430/77. A aposentadoria por invalidez por acidente do trabalho, espcie 92, est includa nos captulos referentes a benefcios acidentrios. PENSO POR MORTE A penso por morte devida ao(s) dependente(s) do segurado, aposentado ou no, que falece. Perde o direito penso o pensionista que falecer; o menor que se emancipar ou completar 21 anos de idade, salvo se invlido; ou o invlido, caso cesse a sua invalidez. Das nove espcies de penso por morte previdenciria (01, 02, 03, 21, 23, 27, 28, 29, 55 e 84), so concedidas apenas as 21, 23, 29 e 84. As espcies 01, 02 e 03 tiveram sua concesso suspensa a partir da Lei no 8.213, de 1991, devido unificao dos regimes urbano e rural. A espcie 28 foi extinta a partir da Lei no 3.807/60 e a espcie 55 pela Lei Complementar no 11/71.

O valor da penso por morte de 100% da aposentadoria que o segurado recebia ou teria direito a receber caso se aposentasse por invalidez, dividido em partes iguais entre os seus dependentes. A penso por morte decorrente de acidente do trabalho, espcie 93, est includa nos captulos referentes a benefcios acidentrios. AUXLIOS Os auxlios previdencirios so classificados em auxlio-doena, auxlio-recluso e auxlio-acidente. O auxlio-doena tem carter temporrio e devido ao segurado que fica incapacitado por motivo de doena. So trs as espcies de auxlio-doena (13, 31 e 50), sendo que apenas a 31 ainda concedida. A 13 teve a concesso suspensa a partir da Lei no 8.213/91, devido unificao dos regimes urbano e rural. E a espcie 50 foi extinta a partir da Lei Complementar no 11/71. O auxlio-recluso, espcie 25, devido ao(s) dependente(s) do segurado detento ou recluso, desde que este no receba qualquer espcie de remunerao da empresa, nem esteja em gozo de auxlio-doena, aposentadoria ou abono de permanncia em servio ou tenha remunerao superior a R$ 810,18 (a partir de 1o de janeiro de 2010). O auxlio-acidente previdencirio, espcie 36, regulamentado pela Lei no 9.032/95 devido ao segurado que, aps a consolidao das leses decorrentes de acidente de qualquer natureza, sofra reduo de capacidade funcional. pago a ttulo de indenizao e corresponde a 50% do salrio-de-benefcio do segurado. O recebimento de salrio ou a concesso de outro benefcio no prejudica a continuidade do recebimento do auxlio-acidente, vedada a acumulao com qualquer aposentadoria. Os auxlios decorrentes de acidentes do trabalho, espcies 10, 94 e 95, esto includos nos captulos referentes a benefcios acidentrios. OUTROS SALRIO-FAMLIA O salrio-famlia devido ao segurado empregado, exceto o domstico, e ao trabalhador avulso, tanto na condio de ativo como na de aposentado por idade ou por invalidez e aos demais aposentados aos 65 anos de idade, se do sexo masculino, e aos 60 anos de idade, se do sexo feminino, ou, ainda, em gozo de auxliodoena, na proporo do respectivo nmero de filhos ou equiparados, de at 14 anos de idade, ou de qualquer idade se invlido. O valor mensal da cota por filho ou equiparado, a partir de 1o de janeiro de 2010, passou a ser de R$ 27,64 para o segurado com remunerao mensal no superior a R$ 539,03 e de R$ 19,48 para o segurado com remunerao mensal superior a R$ 539,03e igual ou inferior a R$ 810,18. SALRIO-MATERNIDADE O salrio-maternidade devido a todas as seguradas da Previdncia Social durante 28 (vinte e oito) dias antes do parto e 91 (noventa e um) dias depois, pago diretamente pelo INSS no caso das seguradas trabalhadora avulsa, empregada domstica, contribuinte individual, especial e facultativa. A Lei no 10.710, de 05 de agosto de 2003, alterou a Lei no 8.213/91, restabelecendo o pagamento, pela empresa, do salriomaternidade devido segurada empregada. No exigida carncia para as seguradas empregada, empregada domstica e trabalhadora avulsa, sendo exigida a carncia de dez contribuies mensais para as seguradas contribuintes individuais e facultativas. A segurada especial dever comprovar o exerccio de atividade rural nos ltimos dez meses imediatamente anteriores ao requerimento do benefcio, mesmo que de forma descontnua.

O salrio-maternidade devido segurada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoo de criana, pelo perodo de 120 (cento e vinte) dias, se a criana tiver at 1 (um) ano de idade, de 60 (sessenta) dias, se a criana tiver entre 1 (um) e 4 (quatro) anos de idade, e de 30 (trinta) dias, se a criana tiver de 4 (quatro) a 8 (oito) anos de idade, sendo pago diretamente pela Previdncia Social, inclusive para a empregada. O Decreto no 6.122, de 13 de junho de 2007, estendeu o salrio-maternidade nos casos de demisso antes da gravidez ou durante a gestao, nas hipteses de dispensa por justa causa ou a pedido, para a segurada desempregada, desde que tenha a qualidade de segurada, sendo pago diretamente pela Previdncia Social. A renda mensal do salrio-maternidade consiste: I em valor igual remunerao integral, no caso de segurada empregada; II em valor igual remunerao integral, equivalente a um ms de trabalho, no caso de segurada trabalhadora avulsa; III em valor correspondente ao do ltimo salrio-de-contribuio, no caso de segurada empregada domstica; IV no valor de um salrio-mnimo, no caso de segurada especial; e V em valor correspondente a um doze avos da soma dos doze ltimos salrios-de-contribuio, apurados em perodo no superior a quinze meses, no caso das seguradas contribuinte individual, facultativa e desempregada. Juntamente com a ltima parcela, pago o abono anual (13o salrio) do salrio-maternidade, proporcional ao perodo de durao do benefcio. Do valor da renda mensal do salrio-maternidade deduzida contribuio previdenciria. No caso de segurada empregada, a empresa deve pagar as contribuies patronais sobre o valor do salrio-maternidade recebido pela segurada e, no caso da segurada empregada domstica, cabe ao seu empregador recolher 12% sobre sua remunerao. ACIDENTRIOS O benefcio acidentrio devido ao segurado acidentado, ou ao(s) seu(s) dependente(s), quando o acidente ocorre no exerccio do trabalho a servio da empresa, equiparando-se a este a doena profissional ou do trabalho ou, ainda, quando sofrido no percurso entre a residncia e o local de trabalho, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte ou a reduo da capacidade para o trabalho. Os benefcios acidentrios classificam-se em aposentadoria, penso por morte, auxlio-doena e auxlioacidente. Tem direito aposentadoria por invalidez, espcie 92, o segurado acidentado que, estando ou no em gozo de auxlio-doena acidentrio, considerado incapaz e insuscetvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia. A penso por morte, espcie 93, devida ao(s) dependente(s) do segurado que falece em conseqncia de acidente do trabalho. O auxlio-doena, espcie 91, devido ao segurado que fica incapacitado, por motivo de doena decorrente de acidente do trabalho. O auxlio-acidente, espcie 94, devido ao segurado acidentado que, aps consolidao das leses decorrentes do acidente do trabalho, apresenta sequela que implique na reduo de sua capacidade laborativa. A concesso do benefcio independe de qualquer remunerao auferida pelo acidentado, mesmo quando esta se refere a outro benefcio, exceto a de qualquer aposentadoria.

O auxlio-suplementar, espcie 95, era devido ao segurado acidentado que, aps consolidao das leses decorrentes do acidente do trabalho, apresentava sequela que implicava a reduo da sua capacidade laborativa e que, caso no impedisse o desempenho da mesma atividade, exigia-lhe, permanentemente, maior esforo na realizao do trabalho. Esse benefcio cessa com a aposentadoria. A Lei no 8.213/91 extinguiu a concesso desta espcie de benefcio. Com a unificao dos regimes urbano e rural, a Lei no 8.213/91 extinguiu a concesso das espcies 02, 05 e 10, elevando para um salrio-mnimo o valor dos benefcios em manuteno dessas trs espcies. ASSISTENCIAIS Os benefcios assistenciais so aqueles concedidos independentemente de contribuies efetuadas. So eles: renda mensal vitalcia, amparos assistenciais e penso mensal vitalcia. A renda mensal vitalcia foi criada pela Lei no 6.179/74. Era devida ao maior de 70 anos ou ao invlido que no exercia atividade remunerada e que comprovasse no possuir meios de prover sua prpria subsistncia ou de t-la provida por sua famlia. So quatro as espcies de rendas mensais vitalcias: a 12 e a 40, para segurados maiores de 70 anos, e a 11 e a 30, para segurados invlidos. A 11 e a 12 no so mais concedidas desde a Lei no 8.213, de 1991, em razo da unificao dos regimes urbano e rural. Esse benefcio foi totalmente extinto, a partir de 31 de dezembro de 1995, por fora da Lei no 8.742, de 1993, regulamentada, atualmente, pelo Decreto no 6.214, de 26 de setembro de 2007. Com a regulamentao da Lei Orgnica da Assistncia Social LOAS (Lei no 8.742, de 1993), foi determinada a concesso dos amparos assistenciais. So duas as espcies: a 87, para portadores de deficincia, e a 88, para idosos com 65 anos ou mais. Tais quais as rendas mensais vitalcias, os amparos assistenciais tm valor igual a um salrio mnimo, garantido pessoa portadora de deficincia ou idosa, com 65 anos ou mais, que comprove no possuir meios de prover a prpria manuteno e nem de t-la provida por sua famlia. Considera-se que uma famlia est incapacitada de prover a manuteno do invlido ou do idoso se a renda mensal familiar "per capita" for inferior a do salrio mnimo. Os amparos assistenciais no possuem distino por clientela. Os dados so apresentados na clientela urbana para facilitar a leitura da tabela. A penso mensal vitalcia devida ao seringueiro (espcie 85) e ao(s) seus dependente(s), espcie 86, foi criada pela Lei no 7.986, de 1989, com valor igual a 2 salrios mnimos. devida aos seringueiros que trabalharam durante a Segunda Guerra Mundial nos seringais da Regio Amaznica e que no possuem meios para sua subsistncia. EPU ENCARGOS PREVIDENCIRIOS DA UNIO A partir do AEPS 2008 foi destacado o grupo de espcies Encargos Previdencirios da Unio, que compreende os benefcios de aposentadoria e penses dos servidores civis e militares da administrao direta da Unio e benefcios concedidos atravs de leis especiais, que so pagos pelo INSS com recursos da Unio. Inclui as espcies: 22 Penso por morte estatutria; 26 Penso Especial (Lei no 593/48); 37 Aposentadoria de extranumerrio da Unio; 38 Aposentadoria da extinta CAPIN; 56 Penso mensal vitalcia por sndrome de talidomida; 58 Aposentadoria excepcional de anistiado; 59 Penso por morte excepcional do anistiado; 76 Salrio-famlia estatutrio da RFFSA; 89 Penso especial vtima da hemodilise Caruaru. A espcie 22 foi extinta a partir da Lei no 8.112/90 e a espcie 26 pela Lei no 3.807/60.

As penses por morte estatutrias, espcie 22, esto sendo transferidas para os respectivos rgos de origem, e a excepcional de anistiados, espcie 59, para o Ministrio da Justia. A penso mensal vitalcia instituda pela Lei no 7.070, de 1982, devida ao segurado portador da deficincia conhecida como "Sndrome da Talidomida" (espcie 56), e o valor da penso depende do grau de incapacidade do beneficirio. A Lei no 9.422, de 24 de dezembro de 1996, criou um novo tipo de penso mensal vitalcia a ser concedida ao cnjuge, companheiro ou companheira, descendente, ascendente e colaterais at o 2o grau, das vtimas de hepatite txica falecidas em razo de contaminao em processo de hemodilise no Instituto de Doenas Renais de Caruaru/PE, no perodo compreendido entre fevereiro e maro de 1996. A penso tem valor fixo de um salrio-mnimo. Esta espcie foi caracterizada com o no 89. A Lei no 9.793, de 19 de abril de 1999, criou o benefcio de penso especial vitalcia em favor de Cludio e Orlando Villas Bas, cuja espcie foi caracterizada com o no 54. A prpria lei dispe que por morte do Orlando Villas Bas, a penso reverter a sua esposa Marina Lopes de Lima Villas Bas. A Lei no 10.923, de 24 de julho de 2004, criou o benefcio de penso especial mensal vitalcia em favor de Orlando Lovecchio Filho, personalssima (no se transmite a herdeiros), cuja espcie foi caracterizada com o no 60. A Lei no 11.520, de 18 de setembro de 2007, criou o benefcio de penso especial mensal vitalcia para as pessoas atingidas pela hansenase que foram submetidas a isolamento e internao compulsrios em hospitais-colnia, at 31 de dezembro de 1986. A penso especial mencionada personalssima (no transfervel a dependentes e herdeiros) e devida a partir da entrada em vigor da Medida Provisria no 373, de 24 de maio de 2007. O valor correspondente a R$ 750,00 reajustado anualmente, conforme os ndices concedidos aos benefcios de valor superior ao piso do Regime Geral de Previdncia Social. A penso, ressalvado o direito opo, no acumulvel com as indenizaes que a Unio venha a pagar a ttulo de responsabilizao civil sobre os mesmos fatos. A espcie foi caracterizada com o no 96. Conforme a norma interna "Manual de Procedimentos de Benefcios MPB, Parte XI", o INSS utiliza as espcies 54 e 60 para implantao de benefcios decorrentes de aes judiciais, que no so benefcios previdencirios. O Sistema nico de Informaes de Benefcios (SUIBE) inclui estas espcies 54 e 60 com os nomes Penso Indenizatria da Unio e Benefcio Indenizatrio a cargo da Unio, respectivamente. Seo II - Acordos Internacionais de Previdncia Social Tabelas Esta seo abrange as atividades relacionadas com a operacionalizao dos Acordos Internacionais de Previdncia Social no Brasil. Os dados apresentados nesta Seo, relativamente concesso e emisso de benefcios, e de valor de remessa de benefcio ao exterior, so desagregaes dos dados apresentados na Seo I, ou seja, j foram computados naquela seo. Acordos Internacionais de Previdncia Social so tratados internacionais assinados por governos de dois pases com o objetivo de garantir aos segurados, e a seus dependentes, de seus regimes gerais de Previdncia Social os direitos previdencirios, adquiridos e em fase de aquisio, previstos nas legislaes dos pases, pautando-se na existncia da reciprocidade entre os sistemas previdencirios. Os Acordos Internacionais de Previdncia Social possibilitam, inclusive, a totalizao de perodos contributivos, ou de perodos reconhecidos e equiparados a tais, para implementao, manuteno e recuperao de direitos. Esta seo abrange os Acordos Internacionais de Previdncia Social do Brasil, que incluem a Argentina, Cabo Verde, Chile, Espanha, Grcia, Itlia, Luxemburgo, Portugal e Uruguai, sendo que os dados aqui detalhados sobre concesso e crditos emitidos so desagregaes de informaes da Seo I.

O Ministro de Estado da Previdncia Social a autoridade mxima competente no Brasil em Previdncia Social. No mbito dos Acordos Internacionais de Previdncia Social, ele responsvel por autorizar o deslocamento temporrio de segurados filiados ao Regime Geral de Previdncia Social e indicar representantes para composio de Comisso Mista. A instituio responsvel por assegurar o cumprimento de direitos e deveres previstos nos acordos, no Brasil, denominada entidade gestora, o Instituto Nacional do Seguro Social INSS. As autoridades competentes, no mbito dos Acordos Internacionais de Previdncia Social, so responsveis pela designao de entidades em seus pases, denominadas Organismos de Ligao, com a funo de estabelecer comunicao, interna e externa, e garantir o cumprimento das solicitaes formuladas no mbito dos acordos. Os setores do INSS que exercem a funo de Organismos de Ligao no Brasil so: a Gerncia Executiva Distrito Federal, a Gerncia Executiva Florianpolis, a Gerncia Executiva Porto Alegre, a Gerncia Executiva Curitiba, a Gerncia Executiva So Paulo Pinheiros, a Gerncia Executiva Salvador, a Gerncia Executiva Belo Horizonte, Gerncia Executiva Cuiab, Gerncia Executiva Recife, Gerncia Executiva Goinia e a Gerncia Executiva Rio de Janeiro Centro. Estes Organismos de Ligao so responsveis pela verificao da constituio do requerimento de direitos de pessoas fsicas e jurdicas, juntada de documentos necessrios, orientaes aos requerentes, enfim, pelas solicitaes referentes a benefcios da legislao do pas acordante, expedio de certificado de deslocamento inicial, bem como solicitao e autorizao de prorrogao de deslocamento, referente ao respectivo Estado, efetuadas por cidados domiciliados em seus territrios estaduais. A Gerncia Executiva Distrito Federal, Organismo de Ligao situado em Braslia/DF, responsvel pelos servios acima mencionados, prestados aos cidados domiciliados nos demais Estados, inclusive no Distrito Federal, e pelas concesses de todos os benefcios brasileiros requeridos no mbito dos Acordos e pela manuteno dos benefcios brasileiros pagos nos pases acordantes. As tabelas com informaes aqui apresentadas contm a quantidade e o valor dos benefcios concedidos por acordos internacionais, por grupos de espcies e pas, e valor mensal por pas; a quantidade e valor dos crditos por grupos de espcies e pas, e valor mensal dos crditos emitidos para pagamento de benefcios por pas. So mostradas, ainda, a quantidade de segurados brasileiros deslocados e perodo mdio de permanncia, por pas e organismo de ligao; e a quantidade de segurados estrangeiros deslocados e perodos mdios de permanncia no Brasil, por pas de origem. As informaes tm como fonte de dados o Sistema nico de Benefcios SUB. A seguir so detalhados alguns dos conceitos utilizados nas tabelas desta seo: Benefcios Concedidos no mbito dos Acordos Internacionais so benefcios requeridos no Brasil, que envolvem totalizao de perodos contributivos cumpridos no Brasil e no pas acordante, e os solicitados no pas acordante, remetidos ao Brasil pelo Organismo de Ligao estrangeiro, podendo a concesso ser efetuada considerando se a totalizao de perodos contributivos cumpridos no Brasil e no pas acordante, ou considerando-se, exclusivamente, perodos de contribuio cumpridos no Brasil. Perodo contributivo, aqui enunciado, inclui perodos equiparados a este, tais como o perodo em que o segurado esteve recebendo auxlio-doena ou aposentadoria por invalidez, entre perodos de atividade por acidente do trabalho em perodo intercalado ou no, o tempo de servio militar e a contagem recproca quando prevista no acordo. Pas de Destino o pas acordante para o qual o segurado da Previdncia Social brasileira foi deslocado para prestar servio temporariamente. Pas Acordante pas com o qual o Brasil mantm Acordo Internacional de Previdncia Social. No mbito dos Acordos Internacionais de Previdncia Social, o Brasil tambm denominado pas acordante. Remessa mecanismo de envio de recurso para pagamento de benefcio brasileiro em pas acordante. feita mediante instituio bancria. O valor de remessa obtido pelo somatrio dos valores lquidos das

concesses e emisses de benefcios, incluindo pagamentos de valores devidos em atraso e valores decorrentes de revises nos benefcios e excluindo qualquer desconto normal (imposto de renda, complementos negativos etc) aplicado ao benefcio. O dado de quantidade inclui penses alimentcias. Deslocamento Temporrio o deslocamento do trabalhador, mandado pelo seu empregador, ou por conta prpria, no caso de autnomo, para prestar servio temporariamente no pas acordante, continuando sujeito legislao previdenciria do pas de origem, inclusive nas questes relativas ao custeio. Em 2010, a Previdncia Social concedeu, atravs de acordos internacionais, 1.015 benefcios no valor de R$ 542 mil, o que correspondeu a um decrscimo de 37,2% na quantidade e de 41,6% no valor em relao ao ano de 2009. Durante o ano de 2010, os crditos emitidos para remessa ao exterior de benefcios de acordos internacionais atingiram 161,1 mil, o que correspondeu a um acrscimo de 3,2% em relao ao ano anterior. O valor desses crditos atingiu R$ 167,3 milhes, o que correspondeu a um aumento de 18,3% em relao ao ano anterior. Portugal foi o pas acordante com maior participao tanto na quantidade (66,7%) quanto no valor (67,7%) dos crditos emitidos. Em dezembro de 2010, considerando o total de crditos emitidos ao exterior, as aposentadorias por idade e as penses por morte foram as espcies cujas participaes foram mais relevantes, respectivamente, 36,6% e 33,0% do total concedido. Portugal e Espanha participaram com 68,6% e 33,1% do total concedido. As espcies de benefcios com maior participao no valor dos crditos foram as penses por morte, as aposentadorias por tempo de contribuio, e as aposentadorias por idade, cujas participaes foram de 32,3%, 30,5% e 29,3%, respectivamente. Seo III - Servios Previdencirios Tabelas A Previdncia Social presta, a seus segurados e aos dependentes desses; servios de assistncia reeducativa e de readaptao profissional, em casos de incapacidade parcial ou total para o trabalho; de orientao e apoio na melhoria de sua inter-relao com a Previdncia Social e na soluo de problemas pessoais e familiares; e de atividades destinadas a avaliar a incapacidade de postulantes percepo de benefcios pecunirios, cuja concesso dependa dessa avaliao. As fontes para os dados apresentados so o Boletim Estatstico de Reabilitao Profissional BERP; os Relatrios Gerenciais da Coordenao-Geral de Benefcios por Incapacidade, publicados pelo INSS, e o SINTESE, que contm as informaes compiladas pela Diviso de Percias Mdicas do INSS. REABILITAO PROFISSIONAL A Reabilitao Profissional um servio que visa proporcionar aos segurados incapacitados parcial ou totalmente para o trabalho, independente de carncia, e s pessoas portadoras de deficincia os meios para a reeducao ou readaptao profissional e social que lhes permitam participar do mercado de trabalho e do contexto em que vivem. Os segurados inscritos no programa so atendidos pelas Equipes Tcnicas de Reabilitao Profissional. Esses segurados so habilitados em uma nova funo/atividade, podendo ser considerados aptos para reingressarem no mercado de trabalho ou incapacitados para o desempenho de atividade profissional. No decorrer do programa so concedidos os auxlios materiais necessrios ao desenvolvimento do programa, que incluem, em carter obrigatrio, prtese e rtese para atenuar a perda ou a reduo da capacidade funcional. O objetivo desse servio a reinsero do segurado no mercado de trabalho, evitando a sua marginalizao, proporcionando-lhe meios para garantir sua prpria subsistncia. So apresentadas tabelas com informaes relativas aos clientes (registrados, reabilitados e em programa),

concluso da avaliao inicial e recursos materiais, por unidade da federao. A seguir so apresentadas as definies das principais variveis deste captulo: Clientes Registrados segurados encaminhados s Equipes Tcnicas de Reabilitao Profissional pela Percia Mdica para avaliao e/ou participao no Programa de Reabilitao Profissional PRP; Avaliao Inicial define se os segurados so passveis ou no de participao no PRP. Como resultado se tem a definio de retorno imediato ao trabalho, inelegveis ou elegveis; Retorno Imediato ao Trabalho segurados que no necessitam de PRP por reunirem condies fsicas compatveis com o desempenho de suas profisses; Clientes Inelegveis segurados que no renem condies bio-psicossociais de se submeter ao programa, temporria ou definitivamente; Clientes Elegveis segurados que, embora com limitao da capacidade laborativa, renem condies de se submeter ao PRP, com o objetivo de serem preparados para retorno ao trabalho, seja na mesma funo ou em outra; Clientes Reabilitados so os segurados que, aps o PRP, esto aptos para o retorno ao trabalho na mesma funo ou em outra; Clientes em Programa mdia mensal da quantidade de segurados em PRP; +240 dias mdia mensal da quantidade de segurados que ultrapassam o prazo de 240 dias para a concluso do PRP; Quantidade de Recursos Materiais quantidade de auxlios materiais, tais como prtese, rtese, taxa de inscrio e mensalidade de cursos e/ou treinamentos profissionalizantes, documentos, implementos profissionais e instrumentos de trabalho concedidos aos segurados e imprescindveis ao xito do PRP; Valor de Recursos Materiais valor dispendido com a concesso dos recursos materiais. Em 2010, a quantidade de clientes registrados nos servios de reabilitao profissional do INSS atingiu 58,5 mil pessoas, o que correspondeu a um acrscimo de 1,66% em relao ao ano anterior. Dos clientes que tiveram avaliao inicial conclusiva, 8,3% retornaram ao trabalho, 22,5% foram considerados inelegveis e 69,2% elegveis para participar da reabilitao. Cerca de 17,6 mil clientes foram reabilitados, o que correspondeu a um decrscimo de 5,1%, quando comparado ao ano anterior. A mdia mensal de clientes em programa aumentou 8,9% no ano e o valor dos recursos materiais aumentou 29,7% no perodo. SERVIO SOCIAL O Servio Social visa prestar aos beneficirios esclarecimentos sobre seus direitos previdencirios e os meios de exerc-los, alm de estabelecer a soluo dos problemas que emergem de sua relao com a Previdncia Social. O total de atendimentos tcnicos do Servio Social foi registrado a partir de dados coletados no Boletim Estatstico Mensal que inclui o quantitativo de usurios atendidos individualmente e em grupo nas 100 Gerncias Executivas. Ressaltamos que o campo Clientes Inscritos foi suprimido devido ao aprimoramento na gesto dos dados estatsticos, a partir da incorporao de aproximadamente 860 novos profissionais (nomeados em 2009), de forma a garantir maior confiabilidade no registro das informaes. Dessa forma, mantemos apenas o quantitativo de atendimentos tcnicos realizados, que representam a efetividade do trabalho desenvolvido

pelo Servio Social em todo o pas. Atendimentos Tcnicos entrevistas realizadas com os segurados para resolver ou dar continuidade ao processo de orientao de problemas que pode ser individual ou em grupo, sendo que neste caso a quantidade de atendimentos tcnicos corresponde quantidade de participantes do grupo; visitas tcnicas; parecer social; pesquisa social e avaliao social pessoa com deficincia referente ao Benefcio de Prestao Continuada. Em 2010, o Servio Social atendeu 879 mil usurios contando com o aumento do quadro de profissionais da rea o que contribuiu para melhoria dos servios prestados. A regio Sudeste foi a que apresentou a maior participao nos atendimentos tcnicos (34,0%), seguida pela regio Nordeste com participaes de 32,1%. PERCIA MDICA A Percia Mdica o procedimento no qual o segurado, vtima de doena ou de acidente do trabalho, examinado por um profissional especializado (perito-mdico), que avalia as suas condies de sade e capacidade laborativa, emitindo parecer sobre o afastamento ou o retorno ao exerccio da atividade. O perito mdico do INSS pode decidir pelo encaminhamento do segurado para outros mdicos especialistas, sendo que o parecer final prerrogativa daquele. No parecer, o segurado pode ser liberado para retornar ao trabalho ou tornar-se apto a receber algum tipo de benefcio pecunirio (auxlio-doena, auxlio-acidente ou aposentadoria por invalidez). facultado ao segurado o direito de recorrer administrativa e judicialmente quando no concordar com o parecer emitido pelo mdico-perito. So apresentadas informaes sobre a quantidade e o valor dos exames mdico-periciais complementares e/ou especializados por tipo de especialidade. A seguir so conceituadas as principais informaes constantes deste captulo: Tipo de concluso o parecer conclusivo do perito mdico quanto capacidade laborativa do segurado, acarretando o seu retorno atividade profissional ou a concesso de algum tipo de benefcio pecunirio relacionado com sua incapacidade temporria ou permanente. Concluso favorvel ocorre quando o perito mdico emite parecer pela incapacidade laborativa do segurado com durao determinada ou indeterminada. Concluso contrria ocorre quando o perito mdico emite parecer pelo seu retorno atividade profissional. Os dados de 2007 no devem ser comparados com os de anos anteriores, uma vez que, a partir de fevereiro de 2006, os peritos mdicos do quadro de pessoal do INSS passaram a ser os nicos responsveis pela realizao dos exames periciais. Nos demais anos da srie, grande parte dos exames periciais era efetuada por mdicos da rede conveniada. Em 2010 foram realizados 7,05 milhes de exames mdicos periciais, dos quais 70,5% tiveram concluso favorvel. Do total de exames, 83,7% foram relativos ao auxlio-doena. Seo IV - Acidentes do Trabalho Tabelas Define-se como acidente do trabalho aquele que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa ou pelo exerccio do trabalho dos segurados especiais, provocando leso corporal ou perturbao funcional, permanente ou temporria, que cause a morte, a perda ou a reduo da capacidade para o trabalho.

Consideram-se acidente do trabalho a doena profissional e a doena do trabalho. Equiparam-se tambm ao acidente do trabalho: o acidente ligado ao trabalho que, embora no tenha sido a causa nica, haja contribudo diretamente para a ocorrncia da leso; certos acidentes sofridos pelo segurado no local e no horrio de trabalho; a doena proveniente de contaminao acidental do empregado no exerccio de sua atividade; e o acidente sofrido a servio da empresa ou no trajeto entre a residncia e o local de trabalho do segurado e vice-versa. Os principais conceitos tratados neste captulo so apresentados a seguir: Acidentes com CAT Registrada corresponde ao nmero de acidentes cuja Comunicao de Acidentes do Trabalho CAT foi cadastrada no INSS. No so contabilizados o reincio de tratamento ou afastamento por agravamento de leso de acidente do trabalho ou doena do trabalho, j comunicados anteriormente ao INSS; Acidentes sem CAT Registrada corresponde ao nmero de acidentes cuja Comunicao de Acidentes do Trabalho CAT no foi cadastrada no INSS. O acidente identificado por meio de um dos possveis nexos: Nexo Tcnico Profissional/Trabalho, Nexo Tcnico Epidemiolgico Previdencirio NTEP ou Nexo Tcnico por Doena Equiparada a Acidente do Trabalho. Esta identificao feita pela nova forma de concesso de benefcios acidentrios; Acidentes Tpicos so os acidentes decorrentes da caracterstica da atividade profissional desempenhada pelo acidentado; Acidentes de Trajeto so os acidentes ocorridos no trajeto entre a residncia e o local de trabalho do segurado e vice-versa; Acidentes Devidos Doena do Trabalho so os acidentes ocasionados por qualquer tipo de doena profissional peculiar a determinado ramo de atividade constante na tabela da Previdncia Social; Acidentes Liquidados corresponde ao nmero de acidentes cujos processos foram encerrados administrativamente pelo INSS, depois de completado o tratamento e indenizadas as seqelas; Assistncia Mdica corresponde aos segurados que receberam apenas atendimentos mdicos para sua recuperao para o exerccio da atividade laborativa; Incapacidade Temporria compreende os segurados que ficaram temporariamente incapacitados para o exerccio de sua atividade laborativa em funo de acidente ou doenas do trabalho. Durante os primeiros 15 dias consecutivos ao do afastamento da atividade, caber empresa pagar ao segurado empregado o seu salrio integral. Aps este perodo, o segurado dever ser encaminhado percia mdica da Previdncia Social para requerimento do auxlio-doena acidentrio espcie 91. No caso de trabalhador avulso e segurado especial, o auxlio-doena acidentrio pago a partir da data do acidente. Incapacidade Permanente refere-se aos segurados que ficaram permanentemente incapacitados para o exerccio laboral. A incapacidade permanente pode ser de dois tipos: parcial e total. Entende-se por incapacidade permanente parcial o fato do acidentado em exerccio laboral, aps o devido tratamento psicofsico-social, apresentar seqela definitiva que implique em reduo da capacidade. Esta informao captada a partir da concesso do benefcio auxlio-acidente por acidente do trabalho, espcie 94. O outro tipo ocorre quando o acidentado em exerccio laboral apresentar incapacidade permanente e total para o exerccio de qualquer atividade laborativa. Esta informao captada a partir da concesso do benefcio aposentadoria por invalidez por acidente do trabalho, espcie 92; bitos corresponde a quantidade de segurados que faleceram em funo do acidente do trabalho; A NOVA SISTEMTICA DE CONCESSO DE BENEFCIOS ACIDENTRIOS

A partir de abril de 2007, o INSS instituiu uma nova sistemtica de concesso de benefcios acidentrios que teve impacto sobre a forma como so levantadas as estatsticas de acidentes do trabalho apresentadas nessa seo. Apresentamos a seguir uma breve explicao sobre os fundamentos, as alteraes implementadas e suas implicaes para as estatsticas de acidentes do trabalho. Em 2004, o Conselho Nacional de Previdncia Social CNPS aprovou a Resoluo no 1.236/2004 com uma metodologia para flexibilizar as alquotas de contribuio destinadas ao financiamento do benefcio aposentadoria especial e daqueles concedidos em razo do grau de incidncia de incapacidade laborativa, decorrente dos riscos ambientais do trabalho. Essa metodologia buscava fortalecer o tema preveno e proteo contra os riscos derivados dos ambientes do trabalho e aspectos relacionados sade do trabalhador. A metodologia aprovada necessitava de uma fonte primria, que aliada CAT, minimizasse a subnotificao dos acidentes e das doenas do trabalho e a conseqente bonificao para sonegadores de informao. Estudos aplicando fundamentos estatsticos e epidemiolgicos, mediante o cruzamento dos dados de cdigo da Classificao Internacional de Doenas CID 10 e de cdigo da Classificao Nacional de Atividade Econmica CNAE, permitira identificar forte associao entre diversas leses, doenas, transtornos de sade, distrbios, disfunes ou a sndrome de evoluo aguda, subaguda ou crnica, de natureza clnica ou subclnica, inclusive morte, independentemente do tempo de latncia (formas que convencionou se denominar, no mbito da Previdncia Social agravo) e diversas atividades desenvolvidas pelo trabalhador. A partir da identificao das fortes associaes entre agravo e atividade laboral foi possvel construir uma matriz, com pares de associao de cdigos da CNAE e da CID-10 que subsidia a anlise da incapacidade laborativa pela medicina pericial do INSS: o Nexo Tcnico Epidemiolgico Previdencirio NTEP. O NTEP surge, ento, como mais um instrumento auxiliar na anlise e concluso acerca da incapacidade laborativa pela percia mdica do INSS. A partir da implementao do NTEP a percia mdica passa a adotar trs etapas seqenciais e hierarquizadas para a identificao e caracterizao da natureza da incapacidade se acidentria ou no-acidentria (previdenciria). As trs etapas so: 1 Identificao de ocorrncia de Nexo Tcnico Profissional ou do Trabalho NTP/T verificao da existncia da relao agravo exposio ou exposio agravo (Listas A e B do Anexo II do Decreto no 3.048/1999); 2 Identificao de ocorrncia de Nexo Tcnico Epidemiolgico Previdencirio NTEP averiguao do cruzamento do cdigo da CNAE com o cdigo da CID-10 e a presena na matriz do NTEP (publicada na Lista C do Anexo II do Decreto no 3.048/1999); 3 Identificao de ocorrncia de Nexo Tcnico por Doena Equiparada a Acidente do Trabalho NTDEAT implica a anlise individual do caso, mediante o cruzamento de todos os elementos levados ao conhecimento do mdico-perito da situao geradora da incapacidade e a anamnese. A ocorrncia de qualquer um dos trs nexos implicar na concesso de um benefcio de natureza acidentria. Se no houver nenhum dos nexos, o benefcio ser classificado como previdencirio. Com a adoo dessa sistemtica no mais exigida a vinculao de uma CAT a um benefcio para a caracterizao deste como de natureza acidentria. Embora a entrega da CAT continue sendo uma obrigao legal, o fim da exigncia para a concesso de benefcios acidentrios implicou alteraes nas estatsticas apresentadas nessa seo. Passou-se a ter um conjunto de benefcios acidentrios, causados por acidentes do trabalho, para os quais no h CAT associada. Em funo disso, nas tabelas que tratam de Acidentes Registrados foi includa uma coluna adicional que traz informaes sobre os benefcios acidentrios concedidos pelo INSS para os quais no foram registradas CAT . O conjunto dos acidentes registrados

passou a ser, ento, a soma dos acidentes informados por meio da CAT com o conjunto de acidentes ou doenas do trabalho Seo V - Contribuintes da Previdncia Social Tabelas Contribuem para o Regime Geral da Previdncia Social RGPS a empresa e a entidade a ela equiparada, o empregador domstico e o trabalhador. So segurados obrigatrios as seguintes pessoas fsicas: empregado, empregado domstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. Existem, ainda, os que se filiam Previdncia Social por vontade prpria, os segurados facultativos. A cada tipo de contribuinte definida uma forma especfica de contribuio. A seguir, so conceituados os principais contribuintes da Previdncia Social:

Empresa empresrio ou sociedade que assume o risco de atividade econmica urbana ou rural, com fins lucrativos ou no, bem como os rgos e entidades da administrao pblica direta, indireta e fundacional. Equipara-se a empresa, para fins previdencirios, o contribuinte individual em relao ao segurado que lhe presta servio, bem como a cooperativa, a associao ou a entidade de qualquer natureza ou finalidade, a misso diplomtica e a repartio consular de carreiras estrangeiras; Empregador Domstico pessoa ou famlia que admite a seu servio, sem finalidade lucrativa, o empregado domstico; Trabalhador pessoa que presta servio com ou sem vnculo empregatcio empresa; aquele que exerce por conta prpria atividade econmica remunerada. Os Quadros V.1 e V.2 apresentam, respectivamente, as alquotas de contribuio definidas para segurados empregados e para empresas, para os anos de 2008 a 2010. O Quadro V.3 apresenta as alquotas de contribuio sobre a produo rural. A fonte das informaes sobre os contribuintes da Previdncia Social o Cadastro Nacional de Informaes Sociais CNIS, que uma base de dados nacional que contm informaes sobre trabalhadores (empregados, inclusive domsticos, trabalhadores avulsos, contribuintes individuais, segurados especiais e facultativos) e empregadores. O CNIS composto de quatro bases de dados: a) Cadastro de Trabalhadores; b) Cadastro de Empregadores; c) Cadastro de Vnculos Empregatcios; e d) Remuneraes do Trabalhador Empregado e Recolhimentos do Contribuinte Individual; e d) Agregados de Vnculos Empregatcios e Remuneraes por Estabelecimento Empregador. Os dados dessas bases so provenientes de diversos instrumentos, tais como: Programa de Integrao Social PIS; Programa de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico PASEP; Relao Anual de Informaes Sociais RAIS; Cadastro Geral de Empregados e Desempregados CAGED; Guia da Previdncia Social GPS e Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Servio e Informaes Previdncia Social GFIP, dentre outros. A mais relevante dessas bases a GFIP. Esse documento, implantado em janeiro de 1999, deve ser entregue mensalmente por todas as pessoas fsicas ou jurdicas que estejam sujeitas ao recolhimento do FGTS, conforme estabelecido na Lei no 8.036/90, e s contribuies ou informaes Previdncia Social, conforme estabelecido na Lei no 8.212/91. QUADRO V.1 - ALQUOTAS DE CONTRIBUIO PARA A PREVIDNCIA SOCIAL DO EMPREGADO, INCLUSIVE O DOMSTICO - 2008/2010

Na GFIP, as empresas informam todos os fatos geradores de contribuies previdencirias, individualizando as informaes sobre vnculos e remuneraes, constituindo-se no documento base para aperfeioamento na forma de funcionamento dos servios prestados pela Previdncia Social, principalmente na concesso e manuteno de benefcios e na arrecadao e fiscalizao das contribuies previdencirias. CONTRIBUINTES PESSOAS FSICAS

A par das estatsticas de contribuintes empregados e outros contribuintes da Previdncia Social, o Anurio Estatstico da Previdncia Social apresenta tabelas com estatsticas dos contribuintes considerados como pessoas fsicas. Essas tabelas apresentam os contribuintes da Previdncia Social, a partir do cruzamento das informaes coletadas por meio da GFIP e da GPS, visando identificar o universo de pessoas fsicas que contribuem para a Previdncia Social. Com isso, supera-se o problema decorrente de duplicidade de informaes derivado da possibilidade de um contribuinte ser registrado como empregados e na categoria outros contribuintes. Para a construo do universo de pessoas que contribuem para a Previdncia Social foi necessrio identificar as diversas formas como uma contribuio e o respectivo contribuinte podem ser registrados nos sistemas da Previdncia Social. Para os contribuintes empregados a fonte da informao o registro mensal do vnculo empregatcio e a remunerao informados pela GFIP. Para os outros contribuintes existem duas formas, no excludentes, de registro de sua contribuio. A contribuio pode ser registrada por meio de uma GPS paga na rede bancria ou, caso do contribuinte individual que tenha prestado servio a empresas ou equiparadas, por meio do registro da prestao do servio na GFIP entregue pela empresa (conforme mencionado, nesse caso a empresa obrigada a reter a contribuio do contribuinte individual e efetuar seu pagamento, juntamente com as demais contribuies da empresa). Essas formas de contribuio no so excludentes entre si, podendo uma pessoa contribuir como empregado, prestar servio como contribuinte individual e ainda pagar uma GPS na rede bancria em um mesmo ms ou em meses distintos ao longo do ano. O cruzamento das informaes provenientes da GFIP e da GPS permite a identificao da pessoa fsica que contribuiu para a Previdncia Social e de que forma sua contribuio foi registrada. So apresentadas informaes sobre a quantidade de contribuintes da Previdncia Social, o nmero mdio mensal de contribuintes, o valor das remuneraes, por unidades da federao, sexo, grupos de idade e pelo nmero de contribuies efetuadas no ano. A tabela 32.4 Quantidade de contribuintes pessoas fsicas, por tipo de contribuio, segundo o nmero de contribuies no ano permite identificar de que forma foram efetuados os registros das contribuies. Nessa tabela possvel verificar os contribuintes que contriburam exclusivamente como empregados, ou como outros contribuintes e os que no ano tiveram registro em ambas as categorias. Alm disso, possvel identificar, entre os outros contribuintes, os que tiveram suas contribuies registradas por meio de GPS, de GFIP, ou ambas as formas, no ano. QUADRO V.2 - ALQUOTAS DE CONTRIBUIO PARA A PREVIDNCIA SOCIAL DAS EMPRESAS, INCLUSIVE DO EMPREGADOR DOMSTICO Da mesma forma possvel identificar, entre os contribuintes que no ano em referncia foram classificados como empregados e outros contribuintes, a forma como a contribuio foi registrada. A quantidade de contribuintes pessoas fsicas em 2010 foi de 60,2 milhes e o valor da remunerao atingiu R$ 744,6 bilhes, o que correspondeu a aumentos de 7,8% e 16,4% em relao ao ano anterior. As pessoas do sexo masculino participaram com 55,3% da quantidade e 64,3% do valor das remuneraes, o que fez com que o valor mdio das remuneraes do sexo masculino fosse 39,5% maior do que o do sexo feminino (R$ 14.359,6 contra R$ 10.291,7). A faixa etria dos 25 aos 34 anos foi a faixa decenal que apresentou a maior quantidade de contribuintes (31,7%), e a maior participao no valor da remunerao tambm foi a da

faixa dos 25 aos 34 anos, com 30,9% do total. A participao dos contribuintes com 12 contribuies anuais diminuiu de 46,3% em 2009 para 45,3% em 2010. QUADRO V.3 - ALQUOTAS DE CONTRIBUIO SOBRE A PRODUO RURAL CONTRIBUINTES EMPREGADOS

Contribuem para o RGPS os trabalhadores contratados sob o regime da CLT, constitudos principalmente pelo empregado, aquele que presta servio de natureza urbana ou rural a empresa, em carter no eventual, sob sua subordinao e mediante remunerao, inclusive como diretor empregado; e pelo trabalhador avulso, aquele que presta a uma ou mais empresas, sem vnculo empregatcio, servios de natureza urbana ou rural com intermediao de sindicatos ou de rgos gestores de mo-de-obra (normalmente porturios). As informaes apresentadas contemplam a quantidade de contribuintes, o valor da remunerao, a quantidade de vnculos e o nmero mdio mensal de contribuintes por unidade da federao; a quantidade de contribuintes, o valor da remunerao e o nmero mdio de contribuintes por sexo e grupos de idade, e por sexo e faixas de valor; e a quantidade de vnculos, o valor da remunerao e o nmero mdio mensal de vnculos por setor de atividade econmica. Os conceitos das informaes so apresentados a seguir:

Quantidade de contribuintes quantidade de trabalhadores com pelo menos uma remunerao mensal declarada na GFIP ao longo do ano considerado. Um trabalhador que possua mais de um emprego contado apenas uma vez, ou seja, a unidade de referncia para mensurao o trabalhador; Nmero mdio mensal de contribuintes calculado pela quantidade de meses trabalhados no ano por contribuinte, dividida por 12. A quantidade de meses trabalhados obtida pelo somatrio dos meses em que constam remuneraes declaradas na GFIP ao longo do ano. No caso de trabalhadores com mais de um vnculo empregatcio, o total de meses trabalhados computado de forma no cumulativa; Valor da remunerao valor dos salrios pagos aos empregados, considerados todos os vnculos empregatcios que possuem, ou seja, trabalhadores com mais de um emprego apresentam como remunerao a soma dos salrios recebidos em cada vnculo. Esto includos os valores referentes ao dcimo terceiro salrio; Quantidade de vnculos que se referem mesma neste caso, a unidade de prestadores quantidade de vnculos observados na GFIP ao longo do ano, mesmo aqueles pessoa. Um trabalhador com dois empregos contabilizado duas vezes porque, referncia para mensurao o vnculo empregatcio. No so considerados os de servio autnomos declarados;

Nmero mdio mensal de vnculos calculado pela quantidade de meses trabalhados no ano em cada vnculo, dividida por 12. A quantidade de meses trabalhados obtida pelo somatrio dos meses em que constam remuneraes declaradas na GFIP ao longo do ano. No caso de trabalhadores com mais de um vnculo empregatcio, o total de meses trabalhados computado separadamente para cada vnculo. Um segundo grupo de tabelas apresenta dados dos contribuintes empregados em estabelecimentos que fizeram opo pelo Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuies das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte SIMPLES. So apresentadas informaes sobre a quantidade de vnculos, valor da remunerao, quantidade de estabelecimentos e valor devido declarado pelas empresas com opo pelo SIMPLES, por ms e unidade da federao. As tabelas contendo a quantidade de vnculos e o valor da remunerao por exposio a agentes nocivos so apresentadas por unidade da federao e ms. Os conceitos das informaes do grupo de tabelas sobre contribuintes empregados com detalhamento por

opo pelo SIMPLES e por tempo de exposio a agentes nocivos so apresentados a seguir: Quantidade de estabelecimentos nmero de estabelecimentos que entregaram a GFIP;

Quantidade de vnculos os vnculos observados nas GFIP de cada estabelecimento no ms de referncia, mesmo aqueles que se referem mesma pessoa. Um trabalhador com dois empregos contabilizado duas vezes porque, neste caso, a unidade de referncia para mensurao o vnculo empregatcio. No so considerados os prestadores de servio autnomo declarados; Valor da remunerao valor dos salrios pagos aos empregados, obtido pela soma das remuneraes de todos os vnculos declarados no estabelecimento no ms, excluindo-se a parcela referente ao dcimo terceiro salrio; Valor devido declarado valor declarado pelas empresas no preenchimento da GFIP como devido Previdncia Social. As contribuies devidas Previdncia Social, calculadas a partir da legislao vigente, podem ser originrias de diversos fatos geradores e o valor declarado corresponde ao total devido pela empresa. No ano de 2010, a quantidade de contribuintes empregados foi de 48,7 milhes de pessoas e o valor das remuneraes pagas atingiu R$ 656,2 bilhes, o que correspondeu a aumentos de, respectivamente, 7,7% e 16,4% em relao ao ano anterior. O valor mdio da remunerao dos empregados aumentou 8,1% de 2009 para 2010, passando de R$ 12.470,7 para R$ 13.481,4. A participao dos empregados do sexo masculino no total dos contribuintes e no valor da remunerao foi de, respectivamente, 58,3% e 66,0%. O valor mdio da remunerao dos homens foi 31,8% maior do que o das mulheres (R$ 15.265,7 contra R$ 11.579,8). A faixa etria dos 25 aos 34 anos foi a faixa decenal que apresentou a maior quantidade de contribuintes empregados (34,7%). A maior participao no valor da remunerao foi a da faixa dos 25 aos 34 anos, com 32,8% do total. Cerca de 66,9% dos empregados receberam at 2 pisos previdencirios, 91,7% at 5 pisos e 2,8% receberam mais do que 10 pisos. A participao no valor da remunerao dos empregados que receberam at 2 pisos foi de 29,1%; a dos que receberam at 5 pisos atingiu 60,0% e os acima de 10 pisos participaram com 23,3% do total das remuneraes. Em 2010, o setor agrcola participou com 4,5% do total de vnculos e 2,7% do valor da remunerao, o setor indstria com 29,6% e 32,6% e o setor servios com 65,5% e 64,5%, respectivamente. Os subsetores mais representativos na quantidade de vnculos foram o comrcio e reparao de veculos automotores, os servios prestados principalmente a empresas e construo, com 21,4%, 13,4% e 10,1% do total. No valor da remunerao, os trs subsetores que apresentaram as maiores participaes foram o comrcio e reparao de veculos automotores, os servios prestados principalmente a empresas e administrao pblica, defesa e seguridade com 16,2%, 10,3% e 8,8%, respectivamente. Em setembro de 2010, 4,1 milhes de estabelecimentos apresentaram a GFIP, sendo que os que declararam opo pelo SIMPLES participaram com 56,4% do total de estabelecimentos, 24,4% no nmero de vnculos, 14,6% no valor da remunerao e 5,0% no valor devido declarado pelas empresas. Cerca de 97,9% dos vnculos declarados na GFIP no estiveram expostos a agentes nocivos e em 1,8% dos vnculos o tempo de exposio foi de 25 anos. OUTROS CONTRIBUINTES

Alm dos segurado empregado e trabalhador avulso, contribuem, tambm, para o RGPS o contribuinte individual, o empregado domstico, o contribuinte facultativo e o segurado especial, agrupados, para efeito deste anurio, como outros contribuintes. As tabelas com informaes sobre a quantidade e o valor das contribuies efetuadas por outros contribuintes so classificadas por: sexo e tipo de contribuinte; tipo e unidades da federao; sexo e grupos de idade; tipo e faixas de valor da contribuio; e, nmero de contribuies no ano.

seguir,

so

definidos

os

conceitos

das

informaes

constantes

deste

captulo:

Quantidade de contribuintes quantidade de segurados (excludos os empregados e trabalhadores avulsos) que efetuaram pelo menos uma contribuio mensal ao longo do ano considerado; Nmero mdio mensal de contribuintes - calculado pela quantidade de contribuies no ano dividida por 12. A quantidade de contribuies no ano obtida pelo somatrio das contribuies registradas ao longo do ano, exceo da contribuio relativa ao dcimo terceiro salrio. Um trabalhador que possua mais de uma contribuio contado apenas uma vez, ou seja, a unidade de referncia para mensurao o contribuinte; Valor da contribuio valor das contribuies pagas e registradas na conta-corrente do segurado convertidas mensalmente em quantidade de pisos previdencirios. O ms o da competncia do pagamento e o valor utilizado o valor original da guia (Guia da Previdncia Social GPS), ou o valor retido informado, no caso da GFIP. No foram considerados recolhimentos incidentes sobre o dcimo terceiro salrio dos contribuintes domsticos; Valor do salrio-de-contribuio corresponde ao somatrio dos valores de salrio-de-contribuio em cada competncia (de janeiro a dezembro) e em cada inscrio e atividade do contribuinte, expressos em reais (R$), calculado a partir do valor da contribuio recolhida na GPS ou, no caso da GFIP, a partir do valor retido informado. TIPO DE CONTRIBUINTE classificao dos contribuintes em:

Contribuinte individual aquele que presta servios de natureza urbana ou rural, em carter eventual, a uma ou mais empresas, sem relao de emprego; ou, aquele que exerce, por conta prpria, atividade econmica remunerada de natureza urbana ou rural, com fins lucrativos ou no; Empregado domstico aquele que presta servio de natureza contnua, mediante remunerao mensal, a pessoa ou famlia, em atividade sem fins lucrativos; Segurado especial a pessoa fsica residente no imvel rural ou em aglomerado urbano ou rural prximo a ele que, individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com auxlio eventual de terceiros a ttulo de mtua colaborao, na condio de: a)produtor, seja proprietrio, usufruturio, possuidor, assentado, parceiro ou meeiro outorgados, comodatrio ou arrendatrio rurais, que explore atividade: b)agropecuria em rea de at 4 (quatro) mdulos fiscais; ou c)de seringueiro ou extrativista vegetal que exera suas atividades nos termos do inciso XII do caput do art. 2 da Lei no 9.985, de 18 de julho de 2000, e faa dessas atividades o principal meio de vida; d)pescador artesanal ou a este assemelhado, que faa da pesca profisso habitual ou principal meio da vida; e e)cnjuge ou companheiro, bem como filho maior de 16 (dezesseis) anos de idade ou a este equiparado, do segurado de que tratam as alneas a e b deste inciso,que, comprovadamente, trabalhem com o grupo familiar respectivo. Entende-se como regime de economia familiar a atividade em que o trabalho dos membros da famlia indispensvel prpria subsistncia e ao desenvolvimento socioeconmico do ncleo familiar e exercido em condies de mtua dependncia e colaborao, sem utilizao de empregados permanentes; Facultativo o maior de 16 anos de idade que se filia ao Regime Geral de Previdncia Social, mediante

contribuio, desde que no esteja exercendo atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatrio ou que esteja vinculado a outro regime de Previdncia Social. A categoria de contribuinte individual foi criada pela Lei no 9.876, de 26 de novembro de 1999, unificando os segurados empresrios, trabalhadores autnomos e equiparados. A referida Lei considera como contribuintes individuais, dentre outros: o produtor rural pessoa fsica; o garimpeiro; o ministro de confisso religiosa; o brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional, quando no vinculado a regime prprio; o empresrio urbano ou rural; e o trabalhador autnomo que presta servios quer seja em carter permanente ou eventual. O inciso V do art. 9o do Regulamento da Previdncia Social RPS, aprovado pelo Decreto no 3.048, de 6 de maio de 1999, arrola, ainda, como contribuintes individuais, dentre outros: o associado eleito para cargo de direo em cooperativa, associao ou entidade de qualquer natureza ou finalidade, bem como o sndico ou administrador eleito para exercer atividade de direo condominial, desde que recebam remunerao; o aposentado de qualquer regime previdencirio nomeado magistrado da Justia Eleitoral; o bolsista da Fundao Habitacional do Exrcito contratado em conformidade com a Lei no 6.855, de 18/11/80; e o rbitro e seus auxiliares que atuem em conformidade com a Lei no 9.615, de 24/03/98. VALOR DA CONTRIBUIO

As empresas, em geral, contribuem com 20% sobre o total das remuneraes pagas, devidas ou creditadas a qualquer ttulo, durante o ms, aos segurados empregados, contribuintes individuais e trabalhadores avulsos que lhes prestem servios, mais um adicional de 1%, 2% ou 3%, conforme o risco da atividade da empresa, para o financiamento de benefcios concedidos em razo do grau de incidncia de incapacidade decorrente dos riscos ambientais do trabalho. No caso de instituies financeiras, alm dessas contribuies, ser devido adicional de 2,5%. Tratando-se de servios tomados de cooperados por intermdio de cooperativas de trabalho, a contribuio da empresa de 15% sobre o valor da nota fiscal ou fatura de prestao de servios. O empregador domstico contribui com 12% do salrio-de-contribuio do empregado domstico a seu servio, e a contribuio do segurado empregado, inclusive o domstico, calculada mediante a aplicao de alquotas sobre o seu salrio-de-contribuio mensal. Para o contribuinte individual que trabalha por conta prpria, a alquota de contribuio de 20% sobre a remunerao percebida. Para o contribuinte individual que presta servios a uma ou mais empresas, a alquota de contribuio de 11% sobre a remunerao percebida, descontada e recolhida pela empresa contratante. Se o valor pago ao contribuinte individual for inferior a salrio mnimo, este est obrigado a complementar a contribuio. Nesta hiptese, o percentual incidente sobre a diferena de 20%. Para o segurado facultativo, o salrio-decontribuio o valor por ele declarado e a alquota de contribuio de 20%. A Lei Complementar no 123, de 14 de dezembro de 2006, instituiu, a partir de abril de 2007, o Plano Simplificado de Previdncia Social, reduzindo de 20% para 11% a alquota de contribuio para contribuinte individual que trabalha por conta prpria, sem relao de trabalho com empresa ou equiparada e contribuintes facultativos, para salrio-decontribuio igual a salrio mnimo.Tambm pode optar pelo Plano Simplificado, o Micro Empreendedor Individual MEI, na forma da Lei Complementar no 123 de 2006, alterada pela Lei Complementar no 128, de 19 de dezembro de 2008. O segurado especial e o produtor rural pessoa fsica contribuem com 2,0% e o produtor rural pessoa jurdica com 2,5% incidentes sobre a receita bruta da comercializao da produo rural, alm de mais 0,1% para o custeio dos benefcios concedidos em razo do grau de incidncia de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho. A contribuio do segurado especial, a quem garantido benefcio no valor de um salrio mnimo, sub-rogada ao adquirente da produo. Caso queira melhorar o valor de seu benefcio, o segurado especial poder contribuir facultativamente sobre valor superior ao salrio mnimo. Nos termos do 6o do art. 57 da Lei no 8.213, de 1991, a contribuio destinada ao financiamento de benefcios concedidos em razo do grau de incidncia de incapacidade decorrente dos riscos ambientais do trabalho ter suas alquotas acrescidas de 12%, 9% e 6%, conforme a atividade exercida pelo segurado empregado a servio da empresa, ou cooperado de cooperativa de produo. Este acrscimo financiar a concesso de aposentadoria especial aos 15, 20 ou 25 anos de contribuio, respectivamente. No caso de cooperativa de trabalho, a alquota de 9%, 7% e 5%, devida pelo tomador de servios.

Com a edio da Medida Provisria no 83, de 2002, convertida na Lei no 10.666, de 8 de maio de 2003, a partir de 1o de abril de 2003, os percentuais relativos contribuio destinada ao financiamento de benefcios concedidos em razo do grau de incidncia de incapacidade decorrente dos riscos ambientais do trabalho podem ser reduzidos em at 50% ou elevados em at 100% em razo do desempenho da empresa em relao respectiva atividade econmica, conforme critrios de avaliao fixados em regulamento. A quantidade de outros contribuintes, em 2010, foi de 13,5 milhes de trabalhadores, um aumento de 8,7% quando comparado com o ano anterior. O valor das contribuies aumentou 14,5% no perodo, atingindo R$ 12,3 bilhes. A participao do sexo feminino foi de 53,2% na quantidade e 49,7% no valor das contribuies, o que fez com que o valor mdio da contribuio dos homens (R$ 990,4) fosse 16,6% maior do que o das mulheres (R$ 849,3). Os contribuintes individuais representaram 77,3% da quantidade e 74,5% do valor das contribuies e os domsticos participaram com 15,2% da quantidade e 17,8% do valor das contribuies. Em 2010, a faixa etria decenal dos 40 aos 49 anos foi a que apresentou maior participao na quantidade de outros contribuintes (26,7%), enquanto para o valor das contribuies a maior participao foi a da faixa etria dos 45 aos 54 anos (31,3%). Cerca de 14,9% dos outros contribuintes se encontravam na faixa de abaixo de 1 piso previdencirio, 84,9% contriburam com at 2 pisos e 95,5% com at 5 pisos. Na distribuio do valor do salrio-de-contribuio, 2,6% se encontrava na faixa de abaixo de 1 piso previdencirio, 56,0% na faixa de at 2 pisos e 78,0% com at 5 pisos. Cerca de 41,3% da quantidade de outros contribuintes foram de segurados que efetuaram 12 contribuies anuais. A anlise por documento de captao revela que os outros contribuintes utilizaram a GPS em 50,5% do total de documentos, a GFIP em 47,2% e ambos em 2,3%. Seo VI - Arrecadao Tabelas A Arrecadao compreende as atividades relacionadas ao recolhimento de receitas de contribuies sociais, patrimoniais e de outras importncias devidas Previdncia Social, previstas na legislao. Constituem contribuies sociais: a)dos Oramentos Fiscais da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios; b)contribuies sociais incidentes sobre a folha de salrios dos trabalhadores, de responsabilidade dos trabalhadores e das empresas, e a contribuio das empresas sobre o faturamento (comercializao de produtos rurais, receitas de eventos desportivos, percentual do SIMPLES); c)Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social COFINS; d)Contribuio Social Sobre o Lucro CSLL; e)Contribuio sobre a Renda Lquida de Concursos de Prognsticos e sobre a Renda Lquida da Loteria Federal Instantnea; f)Contribuio Sobre a Movimentao Financeira CPMF (extinta em 31/12/2007). A partir de maio de 2007, todas as receitas so arrecadadas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil RFB. O Quadro VI.1 detalha a alquota e a base de incidncia das contribuies sociais previstas nas alneas a, b e c do pargrafo nico do art. 11 da Lei no 8.212, de 1991, e das contribuies institudas a ttulo de substituio, segundo o tipo de contribuinte.

O documento destinado ao recolhimento das contribuies sociais a Guia da Previdncia Social GPS, utilizada a partir de abril de 1999. Os valores apresentados na GPS so calculados com base nas informaes apresentadas na Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Servio e Informaes Previdncia Social GFIP para os contribuintes obrigados a declarar este documento. So apresentadas informaes mensais sobre o valor arrecadado por fonte de receita; unidade da federao; valor da contribuio efetuada pelas empresas por rubrica e unidade da federao, setor de atividade econmica e classe de atividade econmica. Os dados desta seo so extrados do Sistema Integrado de Tratamento de Sries Estratgicas SINTESE, que alimentado pelos sistemas de arrecadao da DATAPREV. O principal conceito relacionado s informaes deste captulo o seguinte: Valor Arrecadado valor dos recolhimentos provenientes das contribuies sociais (de empresas e de segurados), de acrscimos legais (atualizao monetria, juros e multas), de receitas patrimoniais, de dbitos, de parcelamentos administrativos e judiciais e de outros recolhimentos includos na GPS. Inclui as contribuies relativas a terceiros (SENAI, SESI, etc). Os dados so apurados por local do pagamento e o perodo de referncia o ms de processamento da guia QUADRO VI.1 - ALQUOTAS E BASE DE INCIDNCIA DE CONTRIBUIES PARA A PREVIDNCIA SOCIAL 2009 No ano de 2010, o valor arrecadado pela Previdncia Social atingiu de R$ 232,5 bilhes, o que correspondeu a um aumento de 17,7% em relao ao ano anterior. A contribuio efetuada pelas empresas e entidades equiparadas (que, alm da parcela da empresa, inclui parcelas relativas aos empregados e o seguro de acidentes do trabalho) representou 86,3% do total arrecadado no ano, os contribuintes individuais participaram com 3,1%, e o dbito administrativo com 2,1%. Quando comparada com o ano anterior, a arrecadao de empresas cresceu 18,2%, a dvida ativa diminuiu 49,6% e a arrecadao de contribuintes individuais cresceu 12,6%, no perodo. Em 2010, do valor total da contribuio efetuada pelas empresas, 88,7% foram destinadas ao INSS, 10,7% para outras entidades (Senai, Sesc, etc) e 0,6% se constituram nos acrscimos legais devidos. Seo VII - Cobrana Tabelas A atividade de cobrana consiste, principalmente, na recuperao dos crditos levantados pela Fiscalizao ou confessados pelo contribuinte, relativos contribuio devida e no recolhida, pelas empresas Previdncia Social. Durante uma auditoria fiscal efetuada em uma empresa verificado o cumprimento das obrigaes tributrias por parte do sujeito passivo relativas s contribuies arrecadadas e administradas pela Secretaria da Receita Previdenciria, podendo resultar na constituio de Notificao Fiscal de Lanamento de Dbito NFLD, Lanamento de Dbito Confessado LDC ou Auto de Infrao AI. No havendo pagamento, parcelamento ou impugnao do crdito constitudo dentro do prazo legal, o processo passa da esfera administrativa para a esfera judicial e o dbito inscrito em Dvida Ativa. Esta seo abrange a atividade de cobrana de processos de dbitos administrativos da Previdncia Social. Os dados aqui divulgados abrangem a quantidade e o valor de processos de dbitos administrativos classificados por tipo de instituio, unidades da federao e ms; quantidade mensal de parcelamentos de dbitos cadastrados; quantidade e valor dos processos de dbitos administrativos pagos pelos contribuintes, por unidades da federao; e quantidade e valor dos parcelamentos de processos de dbitos administrativos pagos pelos contribuintes, por unidades da federao.

No so computados os parcelamentos do Programa de Recuperao Fiscal REFIS, institudo pela MP no 2.004 3, de 14 de dezembro de 1999, cujos valores so recolhidos pela Secretaria da Receita Federal, sendo posteriormente repassados Previdncia Social. A seguir so detalhados alguns dos conceitos utilizados nas tabelas desta seo: Quantidade de Dbitos Administrativos quantidade de processos de dbitos administrativos constante do Banco de Dados de Cobrana. O estoque de dbitos corresponde aos dbitos ativos existentes no Banco em dezembro do ano de referncia, e os dbitos cadastrados se referem ao fluxo de dbitos, ou seja, aqueles que ingressaram no Banco no ms de referncia; Valor dos Dbitos Administrativos valor dos processos de dbitos administrativos constante do Banco de Dados de Cobrana. O valor do estoque se refere ao valor atualizado de todos os dbitos no ms de dezembro do ano de referncia e o valor do fluxo corresponde ao valor dos dbitos no ms de referncia; Quantidade de Parcelamentos de Dbitos Cadastrados quantidade de processos de dbito, cujo pagamento ser efetuado em parcelas, includos no Banco de Dados de Cobrana, no ms de referncia; Quantidade de Parcelamentos de Dbitos Administrativos Pagos quantidade de parcelas de dbitos administrativos pagas pelos contribuintes e apropriadas no Banco de Dados de Cobrana no ms de referncia; Valor dos Parcelamentos de Dbitos Administrativos Pagos valor das parcelas de dbitos administrativos pagas pelos contribuintes e apropriadas no Banco de Dados de Cobrana, no ms de referncia. A fonte de dados utilizada o Banco de Dados de Cobrana, residente na Dataprev e administrado pela Secretaria da Receita Previdenciria. Em dezembro de 2010, a quantidade de dbitos administrativos foi de 796,4 mil, correspondendo a um valor de R$ 123,3 bilhes. Comparada com o ano anterior, a quantidade de dbitos administrativos cresceu 173% e o valor aumentou 29,1% no perodo. As empresas privadas participavam com 95,4% na quantidade e 79,1% no valor total dos dbitos administrativos. Comparada com o ano anterior, a quantidade de dbitos de empresas privadas cresceu 184,7% e o valor 34,7%. A quantidade de dbitos de rgos pblicos federais decresceu (3,2%), e nos rgos pblicos estaduais e municipais cresceu 16,9% e 44,9%, respectivamente. Com relao ao valor, o crescimento foi de 20,7% para os rgos federais e de 33% para os rgos municipais, e negativo para os rgos estaduais (10,4%). Em 2010, a quantidade de dbitos administrativos cadastrados atingiu 790,1 mil crditos, o que correspondeu a um aumento de 114,7% em relao ao ano anterior. Os parcelamentos de dbitos administrativos cadastrados por LDC foram 1,5 mil e decresceram 65,9% no perodo. A quantidade de pagamentos de parcelamentos atingiu 488 mil, o que correspondeu a uma queda de 51,8% em relao ao ano anterior. O valor dos parcelamentos foi de R$ 2,0 bilhes, o que correspondeu a uma queda de 59,8% em relao a 2009. A quantidade de pagamentos de dbitos administrativos foi de 60,3 mil e cresceu 78,2% em relao ao ano anterior; enquanto que o valor foi de R$ 568,0 milhes e cresceu 0,6% em relao a 2009.

You might also like