You are on page 1of 8

Carta aos Glatas

Saudao

1
1 Paulo, apstolo no por iniciativa humana nem por intermdio de nenhum homem, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos 2 e todos os irmos que esto comigo, s igrejas da Galcia: 3 a vs, graa e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 4 Ele se entregou por nossos pecados, para nos libertar do presente mundo mau, segundo a vontade de nosso Deus e Pai. 5 A Ele, a glria pelos sculos dos sculos. Amm!

No h outro evangelho
6 Admiro-me de que to depressa, abandonando aquele que vos chamou na graa de Cristo, tenhais passado a outro evangelho. 7 No que haja outro, mas acontece que algumas pessoas vos esto perturbando e querem corromper o evangelho de Cristo. 8 Pois bem, mesmo que ns ou um anjo vindo do cu vos pregasse um evangelho diferente daquele que vos pregamos, seja excludo! 9 Como j dissemos e agora repito: se algum vos pregar um evangelho diferente daquele que recebestes, seja excludo. 10 Tenho eu buscado a aprovao dos homens ou a de Deus? Acaso procuro agradar aos homens? Se ainda quisesse agradar aos homens, no seria servo de Cristo.

A autenticidade do evangelho de Paulo


11 Irmos, asseguro-vos que o evangelho pregado por mim no conforme critrios humanos, 12 pois no o recebi nem aprendi de uma instncia humana, mas por revelao de Jesus Cristo. 13 Certamente ouvistes falar como foi outrora a minha conduta no judasmo: com que excessos eu perseguia e devastava a igreja de Deus 14 e como progredia no judasmo mais do que muitos judeus da minha idade, mostrando-me extremamente zeloso das tradies paternas. 15 Quando, porm, quele que me separou desde o ventre materno e me chamou 1

por sua graa, agradou 16revelar-me o seu Filho, para que eu o anunciasse aos pagos, no consultei carne e sangue, 17 nem subi a Jerusalm para ver os que eram apstolos antes de mim. Pelo contrrio, parti para a Arbia e, depois, voltei ainda a Damasco. 18 Depois, trs anos mais tarde, fui a Jerusalm, para conhecer Cefas, e fiquei com ele quinze dias. 19 No me encontrei com nenhum outro apstolo, a no ser com Tiago, o irmo do Senhor. 20 Escrevendo estas coisas, afirmo diante de Deus que no estou mentindo. 21 Depois, fui para as regies da Sria e da Cilcia. 22 Ainda no era pessoalmente conhecido das igrejas da Judia que esto em Cristo. 23 Apenas tinham ouvido dizer que aquele que antes nos perseguia, est agora pregando a f que, antes, procurava destruir. 24 E glorificavam a Deus por minha causa.

Paulo reconhecido como apstolo

2
1 Quatorze anos mais tarde, subi de novo a Jerusalm, com Barnab, levando tambm Tito comigo. 2 Fui l por causa de uma revelao. Expus-lhes o evangelho que tenho pregado entre os pagos o que fiz em particular aos lderes da igreja para no acontecer estivesse eu correndo ou tivesse corrido em vo. 3 Mas nem Tito, meu companheiro, que grego, foi obrigado a circuncidar-se. 4 E isso, no obstante a presena de falsos irmos, intrusos, que sorrateiramente se introduziram entre ns, para espionar a liberdade que temos no Cristo Jesus, com o fim de nos escravizarem. 5 A essas pessoas no fizemos concesso, nem por um momento, para que a verdade do evangelho permanecesse \ntegra no vosso meio. 6 Quanto s pessoas reconhecidas como importantes o que tenham sido outrora no me interessa; Deus no faz acepo de pessoas, elas no me impuseram nada de novo. 7 Pelo contrrio, viram que a evangelizao dos pagos fora confiada a mim, como a Pedro tinha sido confiada a dos judeus. 8 De fato, o mesmo que tinha preparado Pedro para o apostolado entre os judeus, preparou tambm a mim para o apostolado entre os pagos. 9 Reconhecendo a graa que me foi dada, Tiago, Cefas e Joo, considerados as colunas da igreja, deram-nos a mo, a mim e a Barnab, como sinal de nossa comunho recproca. Assim ficou confirmado que ns iramos aos pagos, e eles, aos judeus. 10 O que nos recomendaram foi somente que nos lembrssemos dos pobres. E isso procurei fazer sempre, com toda a solicitude.

Paulo corrige Pedro


2

11 Mas, quando Cefas chegou a Antioquia, opus-me a ele abertamente, pois merecia censura. 12Com efeito, antes que chegassem alguns de junto de Tiago, ele tomava refeio com os no-judeus. Mas, depois que eles chegaram, Cefas comeou a esquivar-se e a afastar-se, por medo dos da circunciso. 13 E os demais judeus acompanharam-no nessa dissimulao, a ponto de at Barnab se deixar arrastar pela hipocrisia deles. 14 Quando vi que no estavam procedendo direito, de acordo com a verdade do evangelho, disse a Cefas, diante de todos: Se tu, que s judeu, vives como gentio e no como judeu, como podes obrigar os gentios a viverem como judeus? 15 Ns somos judeus de nascimento, e no pecadores vindos do paganismo. 16 Sabendo, porm, que no se justificado por observar a Lei de Moiss, mas por crer em Jesus Cristo, ns tambm abraamos a f em Jesus Cristo. Assim fomos justificados pela f em Cristo, e no pela prtica da Lei, porque pela prtica da Lei ningum ser justificado.

A Lei judaica doravante desnecessria


17 Se, porm, buscando a nossa justificao em Cristo, ainda nos descobrssemos pecadores, no estaria Cristo a servio do pecado? Isso impossvel! 18 Se eu reconstruo o que destru, ento, sim, que me torno transgressor. 19 Alis, foi em virtude da Lei que eu morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Com Cristo, eu fui pregado na cruz. 20 Eu vivo, mas no eu: Cristo que vive em mim. Minha vida atual na carne, eu a vivo na f, crendo no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. 21 Eu no invalido a graa de Deus. Ora, se a justia vem pela Lei, ento Cristo morreu por nada.

A Lei ou a f?

3
1 glatas insensatos, quem vos enfeitiou? E Jesus Cristo crucificado no tinha sido descrito diante de vossos olhos? 2 S isto quero saber de vs: recebestes o Esprito pela prtica da Lei, ou pela f, mediante a pregao?3 Sois assim to insensatos? A ponto de, depois de terdes comeado pelo Esprito, quererdes terminar na carne? 4 Foi acaso em vo que sofrestes tanto? Se que foi em vo... 5 Aquele que vos d generosamente o Esprito e realiza milagres entre vs, faz isso pela observncia da Lei ou pela obedincia da f?

Argumento bblico
6 Como Abrao teve f em Deus, e isto lhe valeu ser declarado justo, 7 assim ficai sabendo que os que crem que so verdadeiros filhos de Abrao. 8 E a Escritura, prevendo que Deus justificaria as naes pela f, anunciou, muito antes, a Abrao: Em ti sero abenoadas todas as naes. 9 Portanto, os que so da f so abenoados juntamente com o homem de f, Abrao. 10 De fato, todos os que so da observncia da Lei esto sob maldio, pois est escrito: Maldito quem no praticar permanentemente todas as prescries do livro da Lei. 11 Alm disso, que a Lei no justifica ningum diante de Deus de todo evidente, j que pela f que o justo viver. 12 Ora a Lei no se baseia na f, mas aquele que praticar seus preceitos viver por eles. 13 Cristo nos resgatou da maldio da Lei, tornando-se ele prprio um maldito em nosso favor, pois est escrito: Maldito todo aquele que for suspenso no madeiro. 14 Isto sucedeu para que, no Cristo Jesus, a bno de Abrao chegasse s naes; e assim, pela f, recebssemos o Esprito prometido.

A Lei, a Promessa e a filiao divina


15 Irmos, vou falar em termos humanos. Embora de origem simplesmente humana, um testamento feito em boa e devida forma no pode ser anulado ou modificado. 16 Ora as promessas foram feitas a Abrao e sua descendncia. A Escritura no diz: e s descendncias, como para significar muitos descendentes; ela diz: e tua descendncia, designando assim um s descendente, Cristo. 17 Eis ento o que penso: um testamento ratificado devidamente por Deus no pode ser anulado pela Lei que sobreveio quatrocentos e trinta anos depois; pois assim a promessa ficaria sem efeito. 18 De fato, se pela Lei que se obtm a herana, ento j no em virtude da promessa; ora, foi por meio de uma promessa que Deus concedeu sua graa a Abrao.

A Lei como educao e a dignidade de filhos


19 Ento, para que a Lei? Ela foi acrescentada em vista das transgresses, at que viesse a descendncia qual foi feita a promessa; foi promulgada pelos anjos e entregue por intermdio de um mediador. 20 Ora, no existe mediador de um s; mas Deus um s! 21 Portanto, a Lei seria contra as promessas de Deus? Claro que no! Com efeito, se tivesse sido dada uma Lei capaz de comunicar a vida, ento a justia viria realmente da Lei. 22 Mas a 4

Escritura ps todos e tudo sob o jugo do pecado, a fim de que, pela f em Jesus Cristo, se cumprisse a promessa em favor dos que crem. 23 Antes que se inaugurasse o regime da f, ns ramos guardados, como prisioneiros, sob o jugo da Lei. ramos guardados para o regime da f que estava para ser revelado. 24 Assim, a Lei foi como um educador que nos conduziu at Cristo, para que fssemos justificados pela f. 25 Mas, uma vez inaugurado o regime da f, j no estamos na dependncia desse educador. 26 Com efeito, vs todos sois filhos de Deus pela f no Cristo Jesus. 27 Vs todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. 28 No h mais judeu ou grego, escravo ou livre, homem ou mulher, pois todos vs sois um s, em Cristo Jesus. 29 Sendo de Cristo, sois, ento, descendncia de Abrao, herdeiros segundo a promessa.

Liberdade de filhos

4
1 Quero dizer o seguinte: enquanto o herdeiro menor de idade, ele no se diferencia em nada de um escravo, embora j seja dono de todos os bens. 2 que ele depende de tutores e curadores at data marcada pelo pai. 3 Assim, ns tambm, quando ramos menores, estvamos escravizados aos elementos do cosmo. 4 Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sujeito Lei, 5 para resgatar os que eram sujeitos Lei, e todos recebermos a dignidade de filhos. 6 E a prova de que sois filhos que Deus enviou aos nossos coraes o Esprito do seu Filho, que clama: Ab, Pai! 7 Portanto, j no s mais escravo, mas filho; e, se s filho, s tambm herdeiro; tudo isso, por graa de Deus. 8 Mas, outrora, quando no conheceis a Deus, servistes a seres que na realidade no so deuses. 9 Agora, porm, que j conheceis a Deus, como podeis voltar a elementos fracos e pobres e, de novo, servir a eles? 10 Observais dias, meses, estaes, anos! 11 Receio que me tenha afadigado inutilmente por vs!

Paulo e os glatas
12 Irmos, eu vos suplico: sede como eu, pois eu tambm me tornei como vs. Vs no me ofendestes em coisa alguma. 13 Bem sabeis que foi uma debilidade fsica que me deu ocasio de vos anunciar o evangelho, a primeira vez. 14 E no me desprezastes nem rejeitastes em razo dessa minha doena, que era para vs uma provao, mas, ao contrrio, me recebestes 5

como um anjo de Deus, como o prprio Cristo Jesus. 15 Onde esto, pois, as vossas manifestaes de alegria? Posso testemunhar que, se fosse possvel, tereis arrancado os prprios olhos para me dar. 16 Ser que me tornei vosso inimigo por vos ter dito a verdade? 17 O zelo que alguns demonstram por vs no bem-intencionado; o que esto querendo apartar-vos, para que mostreis zelo por eles. 18 timo ser objeto de zelo desde que seja bem-intencionado e constante, e no se restrinja aos momentos quando estou entre vs. 19 Meus filhos, por vs sinto, de novo, as dores do parto, at Cristo ser formado em vs. 20 Gostaria de estar presente entre vs, agora, para poder acertar o tom de minha voz, pois estou perplexo a vosso respeito.

As duas Alianas: alegoria de Agar e Sara


21 Dizei-me, vs que quereis sujeitar-vos Lei: no ouvis o que diz a Lei? 22 Com efeito, est escrito que Abrao teve dois filhos, um da escrava e outro da livre. 23 Mas o filho da escrava nasceu segundo a carne, e o filho da livre nasceu em virtude da promessa. 24 Esses fatos tm um sentido alegrico, pois essas mulheres representam as duas alianas. A primeira, Agar, que vem do monte Sinai, gera filhos para a escravido: 25 Agar representa o monte Sinai, que se encontra na Arbia, mas corresponde Jerusalm atual, que escrava com os seus filhos. 26 A Jerusalm do alto, ao contrrio, livre; e a nossa me. 27 Pois est escrito: Rejubila, estril, que no ds luz, prorrompe em gritos de alegria, tu que no sentes as dores do parto, porque os filhos da mulher abandonada so mais numerosos do que os da mulher que tem marido. 28 E vs, irmos, como Isaac, sois filhos da promessa. 29 Mas, como naquele tempo o filho segundo a carne perseguia o filho segundo o esprito, assim acontece tambm agora. 30 Entretanto, que diz a Escritura? Expulsa a escrava e seu filho, pois de modo algum o filho da escrava ser herdeiro, junto com o filho da livre. 31 Portanto, irmos, no somos filhos de uma escrava; somos filhos da mulher livre.

A liberdade crist

5
1 para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai firmes e no vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravido. 2 Eu, Paulo, vos digo que Cristo no ser de nenhum proveito para vs, se vos deixardes circuncidar. 3 Mais uma vez declaro, a todo circuncidado, que ele est obrigado 6

a observara Lei inteira. 4 Vs, que procurais a vossa justificao na Lei, rompestes com Cristo: decastes da graa. 5 Quanto a ns, que nos deixamos conduzir pelo Esprito, da f que aguardamos a justificao, objeto de nossa esperana. 6 Com efeito, em Jesus Cristo, o que vale a f agindo pelo amor; ser ou no circuncidado no tem importncia alguma. 7 Correis to bem! Quem vos impediu de obedecerdes verdade? 8 Essa influncia no pode vir daquele que vos chama! 9 Um pouco de fermento fermenta a massa toda! 10 Confio em vs, no Senhor, que no pensareis de maneira diferente. Porm, aquele que vos perturba, seja quem for, ter o merecido castigo. 11 Quanto a mim, irmos, se ainda pregasse a circunciso, por que, ento, seria perseguido? Pois, neste caso, estaria eliminado o escndalo da cruz. 12 Oxal se mutilassem, de vez, aqueles que vos inquietam! A lei nica do amor e os frutos do Esprito 13 Sim, irmos, fostes chamados para a liberdade. Porm, no faais da liberdade um pretexto para servirdes carne. Pelo contrrio, fazei-vos servos uns dos outros, pelo amor. 14 Pois toda a lei se resume neste nico mandamento: Amars o teu prximo como a ti mesmo. 15 Mas se vos mordeis e vos devorais uns aos outros, cuidado para no serdes consumidos uns pelos outros! 16 Eu vos exorto: deixai-vos sempre guiar pelo Esprito, e nunca satisfaais o desejo da carne. 17 Pois o que a carne deseja contra o Esprito, e o que o Esprito deseja contra a carne: so o oposto um do outro, e por isso nem sempre fazeis o que gostareis de fazer. 18 Se, porm, sois conduzidos pelo Esprito, ento no estais sob o jugo da Lei. 19 So bem conhecidas as obras da carne: imoralidade sexual, impureza, devassido, 20 idolatria, feitiaria, inimizades, contenda, cimes, iras, intrigas, discrdias, faces, 21 invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Eu vos previno, como alis j o fiz: os que praticam essas coisas no herdaro o reino de Deus. 22 O fruto do Esprito, porm, : amor, alegria, paz, pacincia, amabilidade, bondade, lealdade, 23 mansido, domnio prprio. Contra estas coisas no existe lei. 24 Os que pertencem a Jesus Cristo crucificaram a carne com suas paixes e seus desejos. 25 Se vivemos pelo Esprito, procedamos tambm de acordo com o Esprito. 26 No busquemos vanglria, provocando-nos ou invejando-nos uns aos outros.

A Lei de Cristo

6
1 Irmos, no caso de algum ser surpreendido numa falta, vs que sois espirituais, corrigi-o, em esprito de mansido (mas no descuides de ti mesmo, para no seres surpreendido, tu 7

tambm, pela tentao). 2 Carregai os fardos uns dos outros; assim cumprireis a lei de Cristo. 3 Pois, se algum julga ser uma pessoa importante, quando na verdade no nada, est se iludindo a si mesmo. 4 Cada um examine suas prprias aes; ento, poder ter de que se gloriar, mas somente por referncia a si mesmo e no se comparando com outrem. 5 Pois cada qual tem de carregar seu prprio fardo. 6 Aquele que recebe o ensinamento da Palavra torne quem o ensina participante de todos os bens. 7 No vos iludais, de Deus no se zomba; o que algum tiver semeado, isso que vai colher. 8 Quem semeia na sua prpria carne, da carne colher corrupo. Quem semeia no Esprito, do Esprito colher a vida eterna. 9 No esmoreamos na prtica do bem, pois no devido tempo colheremos o fruto, se no desanimarmos. 10 Portanto, enquanto temos tempo, faamos o bem a todos, principalmente aos da famlia da f.

Concluso. Saudao final


11 Vede com que grandes letras eu vos escrevo, de prprio punho. 12 Os que desejam destacar-se no plano da carne, esses que vos obrigam circunciso, unicamente para no serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. 13 Pois nem eles mesmos, que so circuncidados, observam a Lei, mas querem que vos circuncideis, para terem, na vossa carne, de que se gloriar. 14 Quanto a mim, que eu me glorie somente da cruz do nosso Senhor, Jesus Cristo. Por ele, o mundo est crucificado para mim, como eu estou crucificado para o mundo. 15 Ser ou no ser circuncidado no tem importncia; o que conta ser nova criatura. 16 E para todos os que seguirem esta norma, como para o Israel de Deus: paz e misericrdia! 17 Doravante, que ningum me moleste, pois eu trago em meu corpo as marcas de Jesus. 18 Irmos, a graa de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com o vosso esprito. Amm!

You might also like