You are on page 1of 5

TIPO 1

Processo Seletivo/UFU - julho 2008 - 1 Prova Comum

SOCIOLOGIA
QUESTO 51
Considere a maneira pela qual mile Durkheim define os fatos sociais. ... consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivduo, dotadas de um poder de coero em virtude do qual se lhe impem.
DURKHEIM mile, As Regras do Mtodo Sociolgico. 9 Ed. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1978. p. 3.

Marque a alternativa correta. A) De acordo com Durkheim, cabe apenas conscincia coletiva e s sanes repressivas garantirem a solidariedade das sociedades modernas. B) Segundo Durkheim, as sanes repressivas so as nicas compatveis com o tipo de solidariedade caraterstico das sociedades modernas. C) Para mile Durkheim, as sanes restitutrias ganham importncia crescente medida que a diviso social do trabalho torna-se o fator por excelncia da solidariedade social. D) Conforme Durkheim, a diviso social do trabalho que garante a coeso social e moral das sociedades primitivas.

QUESTO 52
Considere a seguinte passagem da obra de Max Weber. ... de acordo com a tica quaker a vida profissional do homem que lhe d certo treino moral, uma prova de seu estado de graa para a sua conscincia, que se expressa no zelo e no mtodo, fazendo com que ele consiga cumprir a sua vocao. No um trabalho em si, mas um trabalho racional, uma vocao que pedida por Deus. Na concepo puritana da vocao, a nfase sempre posta neste carter metdico da ascese vocacional ...
WEBER, Max. A tica protestante e o esprito do capitalismo. 6 Ed. So Paulo: Biblioteca Pioneira de Cincias Sociais, 1992. p. 115.

Marque a alternativa correta. A) De acordo com Weber, a ao racional referente a valores passou a predominar to logo o capitalismo e a burocracia modernos se firmaram no seio das sociedades ocidentais. B) Conforme Weber, a ao racional referente a fins componente essencial do tipo de tica predominante nas sociedades modernas. C) Segundo Weber, a ao social de tipo tradicional condio sine qua non para a dinmica das sociedades capitalistas modernas. D) Para Weber, a ao social determinada de modo afetivo central para a lgica de funcionamento da burocracia moderna.

38

Processo Seletivo/UFU - julho 2008 - 1 Prova Comum


QUESTO 53

TIPO 1

No tocante aos princpios centrais do taylorismo, como propostos por Frederick Winslow Taylor na obra Princpios de Administrao Cientfica, marque a alternativa correta. A) O chamado sistema taylor de produo proporcionou aos trabalhadores maior tempo livre nos processos de execuo das tarefas produtivas. B) O taylorismo implicou maior autonomia decisria aos trabalhadores responsveis pela execuo das tarefas produtivas. C) O taylorismo consistiu em um conjunto de princpios crticos e contrrios ao estudo cientfico do processo de produo econmica. D) Os princpios tayloristas estabelecem uma separao clara entre, de um lado, as fases de planejamento, concepo e direo do processo podutivo e, de outro, as tarefas de execuo.

QUESTO 54
Considere a seguinte citao. Movimentos e ONGs cidads tm se revelado estruturas capazes de desempenhar papis que as estruturas formais, substantivas, no tm conseguido exercer enquanto estruturas estatais, oficiais, criadas com o objetivo e o fim de atender a rea social.
GOHN, Maria da Glria. Teorias dos movimentos sociais: paradigmas clssicos e contemporneos. So Paulo: Loyola, 1997. p. 303.

A respeito do papel poltico dos novos movimentos sociais e das organizaes no-governamentais no contexto brasileiro, marque a alternativa correta. A) Os novos movimentos sociais surgiram no Brasil em um contexto marcado pelo autoritarismo e pela exigidade de espaos democrticos de participao poltica. B) Em seus primrdios, na dcada de 1970, os novos movimentos sociais constituram-se como uma extenso do aparato estatal na sociedade civil. C) As bandeiras de luta defendidas pelos novos movimentos sociais, desde os anos 1970, limitam-se problemtica trabalhista e sindical. D) Coube aos novos movimentos sociais, desde seu florescimento nos anos 1970, reforar as prticas e estruturas de poder centralizadas em torno do Estado.

39

TIPO 1

Processo Seletivo/UFU - julho 2008 - 1 Prova Comum


QUESTO 55

A respeito do contexto histrico de emergncia da Sociologia, marque a alternativa correta. A) A crescente legitimidade cientfica do saber sociolgico, produzido por autores como Auguste Comte e mile Durkheim, deveu-se sua forte crtica ao Iluminismo. B) A Sociologia consolidou-se, disciplinarmente, em resposta aos novos problemas e desafios desencadeados por transformaes sociais, polticas, econmicas e culturais, cujos marcos histricos principais foram a Revoluo Industrial e a Revoluo Francesa. C) Um dos principais legados do Iluminismo foi a crtica severa s concepes cientficas da realidade social, combinada com a reafirmao de princpios e interpretaes de cunho religioso. D) Herdeira direta das transformaes sociais desencadeadas pela Revoluo Industrial e pela Revoluo Francesa, a Sociologia ignorou os mtodos racionais de investigao em favor do conhecimento produzido pelo senso-comum.

QUESTO 56
Sobre os quadros de anomia social, considere a teoria sociolgica de mile Durkheim e marque a alternativa correta. A) A anomia social no se relaciona diviso social do trabalho, pois essa diz respeito, estritamente, s funes econmicas de produo, de riqueza e de comrcio. B) Situaes de patologia social so raras nas sociedades de solidariedade orgnica, pois essas se assentam na semelhana de funes entre as partes que compem o tecido social. C) A ameaa de desintegrao particularmente presente nas sociedades mais complexas, pois essas se baseiam na diferenciao, o que potencializa o enfraquecimento dos valores. D) A sociedade ocidental moderna encontra na religio tradicional sua principal fonte para as crenas comuns, sendo essas a preveno eficaz anomia social.

40

Processo Seletivo/UFU - julho 2008 - 1 Prova Comum


QUESTO 57
Considere a citao abaixo. Por sua formao filosfica, Marx concebia a realidade social como uma concretude histrica, isto , como um conjunto de relaes de produo que caracteriza cada sociedade num tempo e espao determinados (...). Por outro lado, cada sociedade representava para Marx uma totalidade, isto , um conjunto nico e integrado das diversas formas de organizao humana nas suas mais diversas instncias famlia, poder, religio.
COSTA, Cristina. Sociologia introduo cincia da sociedade, 3 ed., So Paulo: Moderna, 2005. p. 123-124.

TIPO 1

Com base nesse trecho e na teoria social de Karl Marx, marque a alternativa correta. A) A conscincia um fenmeno autnomo diante do processo produtivo e das relaes sociais de produo, o que nos leva a concluir que h uma evoluo das idias sociais. B) A dominao de classes no capitalismo um processo econmico que prescinde das esferas poltica, ideolgica e jurdica. C) As transformaes sociais decorrem, natural e fundamentalmente, da evoluo das foras produtivas, principalmente, da cincia e da tecnologia. D) A totalidade social, para Marx, no indeterminada, pois a instncia da produo e reproduo das condies materiais de existncia essencial, sendo que outras instncias no podem ser vistas como meros ou mecnicos reflexos da economia.

QUESTO 58
Uma das mais difundidas definies de cultura, segundo Raymond Williams, a que designa ... um modo particular de vida, que seja de um povo, um perodo, um grupo ou da humanidade em geral...
WILLIAMS, Raymond, Palavras-chave um vocabulrio de cultura e sociedade, So Paulo: Boitempo Editorial, 2007. p. 121.

A partir da definio de cultura apresentada, marque a alternativa INCORRETA. A) O carter processual e dinmico da vida social no se verifica em todas as culturas, mas apenas naquelas que, pelo acmulo de conhecimento cientfico, renem condies para a elaborao de novas respostas a desafios e problemas igualmente novos. B) As diferenas culturais referem-se a circunstncias que as envolvem, tais como obstculos a serem enfrentados e tradies passadas, sem que se possa estabelecer, portanto, uma hierarquia entre culturas distintas. C) As formas de interpretao da vida expressam-se em ritos; os mitos so o resultado de conhecimento acumulado nas tradies. Ambos possibilitam transformaes em qualquer cultura. D) A relao entre culturas humanas e condies de vida de cada agrupamento evidencia que as diferenas culturais no so quantitativas ou de nveis.

41

TIPO 1

Processo Seletivo/UFU - julho 2008 - 1 Prova Comum


QUESTO 59

Em matria veiculada na revista CULT (nmero 115, julho/2007, pp. 46-48), o socilogo e professor da USP, Laurindo Lalo Leal Filho, assim se manifestou acerca da TV digital no Brasil: ...vozes que se levantam contra a qualidade do servio prestado pela televiso so contidas sob a alegao de que com a nova tecnologia [TV digital] tudo ser diferente [...]. As perspectivas no so muito animadoras. H fortes indcios de que uma tecnologia, como a da TV digital, capaz de impulsionar a democratizao da oferta televisiva, venha a ser apropriada pelos mesmos grupos que sempre controlaram o setor. So empresas operadoras de um servio pblico atuando estritamente nos limites da lgica comercial, determinada pela maximizao dos lucros [...]. A diversidade da programao ficar, outra vez, posta de lado. Considerando esse ponto de vista, marque a alternativa correta. A) Nenhuma forma de estruturar a mdia televisiva pode ser democrtica, pois as relaes sociais que a enquadram no podem ser alteradas. B) A diversidade da programao televisiva a expresso da soberania do telespectador, consumidor de produtos culturais nessa mdia. C) A tecnologia da TV digital democratizar o acesso a um leque mais amplo de abordagens e contedos, pois essa tecnologia independe das relaes sociais nas quais se insere. D) A mercantilizao das relaes sociais tambm se expressa no espao televisivo, que se serve, tambm, de esteretipos para fins econmicos.

QUESTO 60
Em O Dezoito Brumrio, de Lus Bonaparte, Karl Marx sustenta que ... os homens fazem sua prpria histria, mas no a fazem como querem; no a fazem sob circunstncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado.
MARX, K. O Dezoito Brumrio de Lus Bonaparte. In Manuscritos econmicofilosficos e outros textos escolhidos. (Seleo de textos: Jos Arthur Giannotti). So Paulo, Abril Cultural, 1978. p. 329. Coleo Os Pensadores

Sobre essa concepo de fazer histrico, marque a alternativa correta. A) A sociedade o resultado da prxis humana, que expressa, a partir de cada causalidade, os projetos ou as vises de mundo que prevaleceram nas lutas de classe. B) O passado irresistvel e sua reproduo a regra nas relaes sociais, no sentido de reiterao da ordem posta. C) As transformaes histricas decorrem da interveno da vontade, independentemente, das circunstncias existentes. D) A histria imutvel, quando muito cclica, pois os movimentos possveis no podem romper a existncia de classes sociais.

42

You might also like