You are on page 1of 56

CHAMADO A ORAR

Wim Malgo

Chamado a orar Wim Malgo Digitalizao: renato14

Nossos e-books so disponibilizados gratuitamente, com a nica finalidade de oferecer leitura edificante a todos aqueles que no tem condies econmicas para comprar. Se voc financeiramente privilegiado, ento utilize nosso acervo apenas para avaliao, e, se gostar, abenoe autores, editoras e livrarias, adquirindo os livros.

http://semeador.forumeiros.com/f1-lancamentos www.convictos.netau.net

Traduo do original em alemo: Du sollst ein Beter sein Publicado pela Editora Grosse Freude, Zurique, Sua Traduo: Renato A. M. Bloess Ingo Haake 1 edio 1977 10.000 2 edio 1982 Obra Missionria Chamada da Meia-Noite
Mas, meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Sa ao seu encontro (Mt 25.6) A Obra Missionria Chamada da Meia-Noite uma misso sem fins lucrativos, que cr em toda a Bblia como infalvel e eterna Palavra de Deus (2 Pe 1.21). Sua tarefa alcanar todo o mundo com a mensagem de salvao de Jesus Cristo e aprofundar os cristos no conhecimento da Palavra de Deus, preparando-os para a volta do Senhor.

ndice
Captulo 1: Os inimigos da orao (pg. 4) Captulo 2: Os obstculos orao Captulo 3: As condies para orar Captulo 4: A garantia de resposta orao Captulo 5: A orao na f Captulo 6: A orao no Esprito Captulo 7: A orao vitoriosa Captulo 8: A orao que transmite vida Captulo 9: A orao com perseverana Captulo 10: A orao intercessria Captulo 11: Os efeitos da orao Captulo 12: A orao na luta Captulo 13: A orao em conjunto Captulo 14: A orao da igreja Captulo 15: A orao propiciatria de arrependimento Captulo 16: O poder da orao Captulo 17: A orao sacerdotal de Cristo

Prefcio
Da terceira edio alem

Na primeira edio deste livro escrevi: Um dos temas mais importantes da Bblia a orao. Entretanto, tenho inibies de escrever sobre o assunto, pois no aprendemos a orar falando da orao, mas orando. A orao no um dever piedoso, que faz parte de seguir a Jesus, mas pesado servio de guerra. Deus nos prometeu bnos ilimitadas na sua Palavra, se orarmos. Por isso, todo o inferno se joga contra uma pessoa que ora. Paulo diz em I Timteo 2:1: Antes de tudo, pois, exorto que se use a prtica de splicas.... Ele d, portanto, lugar de destaque orao; ele diz que a orao a primeira, a maior, a mais importante. Por qu? Porque a nossa ao diria s tem contedo eterno na medida em que oramos, e porque Satans ainda tem poder sobre todos aqueles que no so pessoas de orao. Atravs da tua orao sincera, ds oportunidade a Deus de revelar-se por meio de ti. minha splica sincera que, atravs deste livro, o Esprito Santo chame e desperte pessoas de orao. Agora, na terceira edio, eu gostaria de dizer aos meus leitores: orem como nunca antes, pois vale o que diz Zacarias 2:17: Cale-se, toda a carne, diante do Senhor, porque ele se levantou da sua santa morada. O Senhor vir em breve! Mas tambm o poder das trevas levantou-se como nunca antes. Se nossa vida de orao no acompanha a luta que nos est ordenada, somos atropelados. Mas pessoas que oram vencem em meio noite escura! Por isso seguremo-nos tanto mais firmemente em nosso fiel Senhor, exclamando em orao: No te deixarei ir, se me no abenoardes (Gn 32.26b).

OS INIMIGOS DA ORAO
Antes de tudo, pois exorto que se use a prtica de splicas, oraes, intercesses, aes de graa, em favor de todos os homens, em favor dos reis e do todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto bom e aceitvel diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade (1 Tm 2.1-4).

H seis terrveis armas, que o diabo utiliza, para paralisar as asas de orao dos filhos de Deus.

1- Cansao!
O cansao paralisante, que te impede de orar sem cessar. Mas, justamente na orao podes dominar essa fadiga desnatural, pois a Bblia diz: Mas os que esperam no Senhor renovam as suas foras. Faz forte ao cansado, e multiplica as foras ao que no tem nenhum vigor (Is 40.31a, 29). Atira-te na corrente da orao, ali encontrars o verdadeiro e genuno descanso.

2- Distrao!
No consegues concentra-te. Outros pensamentos te assaltam. Durante a orao, percebes assustado que teus pensamentos esto longe. Essa arma do inimigo fica sem efeito com a orao em voz alta. Davi diz no Salmo 55.16-17: Eu, porm, invocarei a Deus, e o Senhor me salvar. tarde, pela manh e ao meio-dia farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvir a minha voz. Filho de Deus, ora em voz alta e inteligvel, ento os poderes da distrao no tero influncia sobre ti!

3- Intranqilidade interior!
Uma intranqilidade inexplicvel domina-te. Justamente essa intranqilidade s pode ser removida na orao. Seja qual for a origem pecado, nervosismo ou incredulidade a Bblia diz: Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te suster: jamais permitir que o justo seja abalado (Sl 55.22). E continua: Porque ests abatida, minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois anda o louvarei, a ele, meu auxlio e Deus meu (Sl 42.11). Ouve: Somente na orao recebes ajuda tambm quanto a essa situao.

4- Pressa!
A arma que Satans usa com maior sucesso, contra muitos que querem orar, a pressa. O que a Escritura diz em Eclesiastes 8.3? No te apresses em deixar a presena dele. Qual o motivo da tua pressa? A quantidade de servio! No vs fim no teu trabalho. Mas justamente e somente na orao, cria-se as condies para o melhor e mais rpido trmino do trabalho. Quanto mais oras, tanto mais trabalhas. Sei que isso contra a nossa lgica, mas a experincia de milhares confirma-o, e a Bblia o diz em Isaas 55.2-3a: Por que gastais o dinheiro naquilo que no po; e o vosso suor naquilo que no satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que bom, e vos deleitareis com finos manjares. Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi e a vossa alma viver. Pela tua orao constante, tuas tarefas dirias ficam envoltas nas fontes de poder divinas. Percebes admirado que o tempo que passaste em orao fervorosa foi o melhor utilizado, e a terrvel arma da pressa fica sem efeito.

5- Desnimo!
O desnimo uma arma que paralisa muitas pessoas de orao. Desnimo significa: no olhar longe o suficiente. A Bblia diz: olhando firmemente para Jesus. Isso significa: no olhar para o visvel e olhar para Jesus olhar na orao! Ests desanimado por causa da tua fraqueza, desanimado por causa das tuas derrotas, desanimado por causa da dureza dos homens, desanimado por causa de situaes tristes. Paulo diz em 2 Corntios 4.8 Em tudo somos atribulados, porm, no angustiados; perplexos, porm no desanimados. Por qu? Ele orava. Isaas diz: Fortalecei as mos frouxas, e firmai os joelhos vacilantes. Dizei aos desalentos de corao: Sede fortes, no temais. Eis o vosso Deus. A vingana vem, a retribuio de Deus; e ele vem e vos salvar (Is 35.3-4) S h uma maneira de afastar o desnimo: atravs da orao sincera. Enquanto escrevo, parece-me que poderes ocultos querem impedir-me de escrever aquilo que ocorre. Eu sei que Satans tenta desanimar-te para que no possas crer que a orao abre as eternas fontes de poder de Deus. Mas, pelo nome de Jesus tambm esses poderes foram vencidos. Digo aos coraes desalentados: Orem! Faam hoje um novo comeo! Digam alto: Escolho a vontade de Deus e recuso a vontade de Satans, pelo nome de Jesus. A vontade de Deus que tu ores; a vontade de Satans, que no ores.

6- Indolncia!
A indolncia uma arma maliciosa, que Satans usar contra aqueles que querem tornar-se pessoas de orao. a arma da carne, da impotncia. Tu te ajoelhas, queres orar; mas no sai quase nenhuma palavra. tudo to difcil. A carne no consegue orar. Como podes ficar livre dessa terrvel inrcia e dessa impotncia? Aqui est a resposta: Ora com a Bblia! L sempre de novo, em voz alta, as promessas que falam da orao. Jesus disse: Pedi, e dar-sevos-; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos- (Mt 7.7). Diz ao Senhor: no consigo pedir, mas tu dizes na tua Palavra que devo faz-lo, e isso perseverantemente. Mostra-lhe toda a tua misria. No te cala! E enquanto falas com ele sobre isso e ls sua Palavra, percebers repentinamente como a fasca da orao te atingiu, tua inrcia desaparece, e podes chegar at ao trono da graa.

Jesus, ajuda a vencer, quando tudo desaparece, quando vejo somente minha prpria runa, quando no encontro poder para orar, quando sou como um animal assustado. Senhor, queiras no ntimo das almas unir-te aos mais profundos gemidos.

OS OBSTCULOS ORAO
"Por isso, quando estendeis as vossas mos, escondo de vs os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas oraes, no as ouvirei, porque as vossas mos esto cheias de sangue." (Isaas 1:15)

Algum poder agora dizer: E mesmo assim no tenho um esprito de orao; no consigo orar sem cessar! Ento h srios obstculos orao em tua vida; coisas que paralisam as tuas asas de orao. No nosso texto o Senhor diz: no ouvirei as vossas oraes, porque as vossas mos esto manchadas de sangue. Lemos o mesmo em Isaas 59.1-3: Eis que a mo do Senhor no est encolhida, para que no possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para no ouvir. Mas as vossas iniqidades fazem separao entre vs e o vosso Deus; e os vosso pecados encobrem o seu rosto de vs, para que vos no oua. Porque as vossas mos esto contaminadas de sangue e os vossos dedos de iniqidade; e os vossos lbios falam mentiras, a vossa lngua profere maldade. Aqui temos o primeiro obstculo orao. Aquele, cujos dedos esto manchados de sangue, um assassino. Teus dedos esto manchados de sangue? No, respondes. No o digas to precipitadamente. A Bblia diz: Todo aquele que odeia a seu irmo assassino. (1 Jo 3.15) Se no teu corao h algum dio contra qualquer pessoa, tuas mos esto manchadas com sangue. Deus afasta-se de ti, quando oras. Tu o percebes; o cu parece ser de bronze, no consegues penetrar. Por isso, peo-te: vai e te reconcilia com teu irmo e com tua irm. Experimentars que o esprito da orao ser derramado sobre ti; sers uma pessoa de orao. O segundo obstculo, pelo qual Deus no pode ouvir tuas oraes, encontrado em Isaas 56.3: os vossos lbios falam mentiras, a vossa lngua profere maldade. No percebeste ainda como um poder te domina, levando-te a falar coisas negativas sobre outros quando ests com algumas pessoas? J no falaste coisas terrveis de um pregador do Evangelho a um irmo? Com isso tocaste um ungido do Senhor! A difamao piedosa algo do pior. Tenho, por exemplo, comunho cordial e respeito profundo por algum irmo. Ento vens e me contas coisas ms da sua vida. No mesmo momento, em que ouo essas coisas, o lao invisvel da comunho entre mim e ele se parte. Encontroo e continuo amvel como antes, mas no meu corao est o veneno da difamao. Ele o sente, mas nada pode fazer, pois no sabe o que foi falado sobre ele. Quantas vezes j prejudicaste o bom nome de algum atravs de falatrio, dizendo coisas que nem podes provar. Lembra-te que isso abominvel diante d Deus. Podes orar quanto quiseres o Senhor fecha o cu sobre ti, enquanto no te arrependeres da difamao e a reparares. Se sabes que algum realmente est errado, ento fala com o Senhor e com ele pessoalmente sobre isso, mas no o conta adiante. No Salmo 15.1-3 est escrito: Quem, Senhor, habitar no teu tabernculo? Quem h de morar no teu

santo monte? O que vive com integridade, e pratica a justia, e, de corao, fala a verdade; o que no difama com sua lngua, no faz mal ao prximo, nem lana injria contra o seu vizinho. Peo-te: arrepende-te dos pecados da tua lngua. Liberta-te do esprito da tagarelice, pois a Bblia diz: No muito falar no falta transgresso (Pv 10.19). Deves ser uma pessoa de orao! O terceiro obstculo nos descrito em 1 Pedro 3.6-7: como fazia Sara, que obedeceu a Abrao, chamando-lhe senhor, da qual vs vos tornastes filhas, praticando o bem e no temendo perturbao alguma. Maridos, vs igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo considerao para com a vossa mulher como parte mais frgil, tratai-a com dignidade, por isso que sois juntamente herdeiros da mesma graa de vida, para que no se interrompam as vossas oraes. As oraes, de vocs casais, so impedidas se algo no estiver certo no casamento. Sara chamava seu marido de senhor, mas era herdeira da mesma graa. A mulher deve ser submissa ao seu marido, pois ele a cabea, como Cristo a cabea da igreja (veja Ef 5.22-25). Isso no quer dizer, porm, que o marido pode ser um ditador tirano, pelo contrrio. Em 1Pedro 3.7 ordenado ao marido que honre sua mulher, para que suas oraes no se interrompam. Todas as tenses e problemas do casamento procedem do fato de Jesus Cristo, o crucificado, no estar entre vocs. Este um casal feliz, para o qual Jesus o centro. Quando durante divergncias os dois eus se aproximam ameaadores, Jesus est entre eles, e nele eles se encontram sempre de novo. A mulher assume a sua posio diante do marido porque o ama, e o homem a sua, diante da mulher, porque ambos amam o Senhor. Pergunto aos casais: o casamento de vocs levado de maneira a no interromper as oraes? Se no, arrependam-se! Arrependam-se rapidamente, pois a hora est adiantada. O quarto srio obstculo a desobedincia. Em Provrbios 28.9 est escrito: o que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, at a sua orao ser abominvel. A lei a Palavra de Deus. O Senhor quer dizer que: Aquele que fecha seus ouvidos, seu corao, Palavra (o ouvir bblico significa: concordar em obedincia), a sua orao abominvel. Joo diz com alegre certeza: e aquilo que pedimos, dele recebemos (1 Jo 3.22). Por qu? porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos diante dele o que lhe agradvel. Entretanto, presenciei em muitas reunies de santificao que, quando o Esprito Santo acusava alguns crentes e eu liberava a orao, muitos filhos de Deus acusavam a Deus dizendo: Sim, Senhor, d-me que eu seja obediente. No fundo, isso significa: Se no me torno obediente, ento a culpa tua, Senhor. Por isso, no progrides e no te tornas uma pessoa de orao, porque ests disposto a ser piedoso e a orar piedosamente, mas no a obedecer na prtica. No penses que Deus tem interesse nas tuas consideraes teolgicas durante a orao. Ele no tem interesse nas tuas lamentaes. A Deus interessa a tua obedincia! Eis que o obedecer melhor

do que o sacrificar (1 Sm 15.22). Pode ser que agora respondas: Mas, Deus d o querer e o poder. Isso Ele te d neste momento, em que torna viva sua Palavra em ti, pelo Esprito Santo. Pergunto-te diante da face de Deus: Queres tornar-te obediente agora? Queres fazer agora o que Ele te pede? Se disseres sim de todo o corao, tambm tu sers uma pessoa de orao. No somente pedirs, mas tambm recebers na f.

AS CONDIES PARA ORAR


Orao do aflito que, desfalecido, derrama o seu queixume perante o Senhor. Atendeu orao do desamparado, e no lhe desdenhou as preces (Sl 102.1,17)
Vamos inicialmente perguntar-nos: Qual o verdadeiro requisito para a orao vitoriosa?

Estar aflito
Por favor, verifica na Escritura, quantas vezes o Senhor promete ajudar aos aflitos e ouvir sua orao. Tu salvas o povo humilde (2 Sm 22.28). Porque viu o Senhor que a aflio de Israel era mui amarga (2Rs 14.26). ...faz justia aos aflitos (J 36.6). Tens ouvido, Senhor, o desejo dos humildes (Sl 10.17). Clamou este aflito, e o Senhor o ouviu (Sl 34.6). Sim, o Salmo 149.4 chega a dizer: ...de salvao adorna os humildes. E assim poderamos prosseguir. Estar aflito significa: ser impotente, descrente de si mesmo. S esses podem tornar-se prncipes de orao, pois a verdadeira orao demonstra profunda dependncia do Senhor. Todos aqueles, que ainda no sabem orar sem cessar, so pessoas cujo prpria fora freia o poder do Senhor. Sempre fico com certo receio quando ouo algum orar: Senhor, d-me foras!, pois o Senhor nada pode fazer com pessoas poderosas. Pelo contrrio, no Salmo 102.2b est escrito: Ele me abateu a fora no caminho. Sentimentos de poder afastam o esprito de orao. A Bblia diz: A minha graa te basta, porque o poder se aperfeioa na fraqueza (2 Cor 12.9) e: o Senhor a fortaleza da minha vida (Sl 27.1). Por isso, somente os aflitos podem orar verdadeiramente. Nesse sentido digo a todos os meus leitores doentes, incapacitados e velhos: justamente vocs podem ser prncipes e princesas de orao!

Estar desamparado
O Salmo 102.17 diz: Atendeu orao do desamparado, e no lhe desdenhou as preces. Aqui fala-se de pessoas abandonadas e ss. Se experimentaste amargas decepes com teu irmo ou teu prximo, sim, se mesmo o mais querido que tens no mundo te decepcionou, ento Deus o permitiu porque

quer educar-te para seres uma pessoa de orao. Isto : Deus tira-te todos os apoios para que dependas dele unicamente. A Bblia diz: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu brao... Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperana o Senhor (Jr 17.5-7). Deves frustrar-te com carne e sangue, para que o Esprito de orao tenha poder sobre ti. Isso motivo suficiente para lembrar em suave amor aqueles que te decepcionaram. Perguntemo-nos ainda:

Qual deve ser a nossa situao diante de Deus, na orao?


Tambm aqui a Escritura clara: o Senhor est longe dos perversos, mas atende orao dos justos (Pv 15.29). Muito pode, por sua eficcia, a splica do justo (Tg 5.16). Sim, fraco em mim mesmo, mas perfeito, justo e sem mcula posso chegar-me diante da santa face de Deus. Como possvel? S possvel atravs do sangue de Jesus. Conforme Romanos 3.25, alcanamos a justia que vale diante de Deus, somente pelo sangue de Jesus. Tendo, pois, irmos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus (Hb 10.19). Esse fato grandioso passa frequentemente despercebido. No podemos, portanto, falar com Deus sem passar em esprito pelo sangue de Jesus. Por que tudo permanece to apertado em ti quando oras? Por que to difcil interceder por outros? Porque esqueces que tens que passar pelo sangue de Jesus. E no podemos passar atravs do sangue de Jesus, sem que o Esprito Santo glorifique o Cordeiro e sem que ns experimentemos algo da sua morte por causa dos nossos pecados, sim, sem que sejamos levados adorao. Por qu? O requisito para a intercesso efetiva sempre a adorao. Por isso, nunca se apresente distrado na santa presena de Deus, pois Ele se fecha diante de ti se no te aproximares conscientemente atravs do sangue de Jesus. Comea a ador-lo, ao Pai e ao Filho, e vers como teu corao se alegra e poders fazer intercesso. Perguntemo-nos mais:

Qual a melhor hora para a orao?


Muitos diro: De manh. Naturalmente! A Escritura diz: Ele me desperta todas as manhs, desperta-me o ouvido para que eu oua como os eruditos (Is 50.4b). S tem vitria diariamente aqueles que tiveram antes um encontro com o Vencedor. Aquilo que s no perodo de silncio da manh, s durante todo o dia. Queremos responder essa pergunta ainda por outro ngulo, conforme a Escritura. Em Hebreus 4.16 est escrito: Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graa, a fim de recebermos misericrdia e acharmos graa para socorro em ocasio oportuna.

Quando precisamos de socorro?

Sempre! Precisamos chegar situao de 1Tessalonicenses 5.17: Orai sem cessar orao direta e indireta, constantemente no trabalho. Nesta poca, em que o mundo est repleto de poderes demonacos, somente pessoas que esto constantemente em contato com o Senhor podem subsistir. Nestes tempos finais, em que as tentaes crescem, somente pessoas de orao experimentam a vitria do Senhor. Neste ltimo perodo de graa, em que as trevas aumentam, s aqueles que aprenderam a orar andam na luz. Neste tempo, em que o mundo se endurece sempre mais, somente pessoas de orao podem arrebatar as almas do diabo.

Pessoas que oram so realizadoras de milagres, Crem no trono, com poder, Pessoas que oram so dominadoras do mundo, Seu salrio real. Por isso, orai, orai, orai sem cessar!

A GARANTIA DE RESPOSTA ORAO


Deus no homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, no o far? Ou tendo falado, no o cumprir? (Nm 23.19)
Perguntemo-nos: que garantias temos de que Deus realmente ouve nossas oraes?

1- A iniludvel promessa de Deus.


Devemos comear a levar a srio as promessas de Deus na Bblia. Nosso terrvel problema que confiamos mais em sentimentos, em carne e sangue, em experincias e em nossa capacidade, do que nas promessas de Deus. Por isso o corao do Senhor se entristece. Deus no homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, no o far? Ou tendo falado, no o cumprir? Quando Jesus diz: Pedi, e dar-se-vos-, ele realmente pretende dizer isso, e no uma frase vazia. Na orao podemos apontar para essas promessas e dizer: Tu o disseste, Senhor! E na sua promessa temos a garantia de resposta.

2- O precioso nome de Jesus.


Jesus disse-nos repetidamente esta verdade: E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho (Jo 14.13), e Se me pedirdes alguma cousa em meu nome, eu o farei (v. 14). Isso no uma promessa clara? Em verdade, em verdade vos digo, se pedirdes

alguma cousa ao Pai, ele vo-la conceder em meu nome. At agora nada tendes pedido em meu nome; pedi, e recebereis, para que a vossa alegria seja completa (Jo 16.23-24). Nessas trs afirmaes de Jesus, vemos o seguinte: se pedirmos ao Pai em seu nome, ele o far, o Pai o dar, e ns o receberemos. Portanto, uma tripla promessa de resposta: far, dar e receberemos. Por isso, filho de Deus, aprende tambm a tripla orao em intensidade crescente, a que o Senhor nos convida: Pedi! Pedir solicitar. Buscai! Buscar insistncia, desejar o cumprimento da promessa. Batei. Bater insistir constantemente diante da porta dos cus. O maravilhoso da orao que, enquanto oramos, tornamo-nos capazes de intensificar nossos pedidos, pois Deus faz-nos saber que certamente responder, se pedirmos em nome de Jesus. E o que significa: Pedir em nome de Jesus? Isso no somente significa sacar cheque j assinado, que me pago integralmente porque o seu signatrio tornou-se herdeiro de todas as coisas, mas significa tambm: confessar seu nome diante de Deus. Com isso, digo sim ao nome de Jesus, sim ao Salvador, sim sua cruz. E porque Deus tambm diz sim a esse nome, porque aceita totalmente o sacrifcio de Jesus em nosso lugar, meus pedidos encontram a sua realizao. A minha vontade se une sua santa vontade. isso que Jesus quer dizer em Joo 15.7: Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vs, pedireis o que quiserdes, e vos ser feito. Ests disposto a submeter-te totalmente ao seu nome? teu desejo sincero te tornares um com Jesus? Se isso verdade, ento abre-se para ti uma nova realidade, que poucos conhecem: a ao da glria de Deus em e atravs da tua vida, em resposta s tuas oraes. E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei.

3- Nossa prpria sinceridade.


Hebreus 10.19 nos convida a entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pois temos um sumo sacerdote sobre a casa de Deus. Antes que nos cheguemos a Deus somos ainda alertados: Aproximemo-nos, com sincero corao (Hb 10.22). Teu corao sincero? Quando pedes ao Senhor que perdoe o teu pecado, ests tambm disposto, no fundo do corao, a romper com esse pecado, ou estendes uma mo ao Senhor para receberes o perdo, enquanto com a outra seguras o pecado? Ento ests mentindo diante da sua santa face. Quando oras, pedindo que o Senhor mande muitos obreiros para a sua vinha, para que o mundo fique repleto do Evangelho, e tu mesmo no ests disposto a ir e a sacrificar, ento tua orao uma mentira, dissimulao. Deus diz na sua Palavra: Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos (Pv 2.7). Talvez perguntes: Como posso saber se minha orao sincera, ou talvez ainda mentirosa? H uma caracterstica infalvel: tu s mentiroso quando, em piedosa autosatisfao, tens uma boa impresso de ti mesmo! Achas que sempre fazes o teu dever, que vives de modo agradvel a Deus, que nada deixar de

funcionar por falha tua, que tens uma doutrina de f comprovada e ortodoxa. Quando ests assim satisfeito contigo mesmo, s um mentiroso, um hipcrita diante de Deus, pois a Escritura diz: Se dissermos que no temos pecado nenhum, a ns mesmos nos enganamos, e a verdade no est em ns (1 Jo 1.8). Milhares e milhares de membros de igrejas e congregaes oram nesta hipocrisia piedosa. Mas somente quando estiveres convicto da tua completa detestabilidade, quando tiveres perdido a f em ti mesmo, ters a verdadeira disposio do corao. Porque assim diz o Alto, o Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito tambm com o contrito e abatido de esprito, para vivificar o esprito dos abatidos, e vivificar o corao dos contritos (Is 57.15). Queridos irmos, quando vocs se tornarem pessoas de orao, conhecero mais profundamente a si mesmos. H muitos que vo todos os domingos mesa do Senhor, que receberam o batismo bblico, muitos, que conhecem a pura e clara Palavra de Deus, mas que no conhecem a si mesmos, e por isso mentem na orao. A mentira est na nossa carne e no nosso sangue, mas no h nada mais purificador e que desvenda o corao do que a orao insistente. Nesta disposio comeo a enxergar o meu pecado como Deus o v. Somente na sua presena sou arrancado do velho desleixo religioso, das formalidades mortas, e levado verdade viva. Somente ento compreendo com meu esprito e no, como at ento, com o meu raciocnio Jesus, a verdade! E ele diz: e conhecereis a verdade e a verdade vos libertar (Jo 8.32). Todas as algemas insolveis, todas as perguntas sem resposta, todos os vcios obstinados e secretos que se impem na tua vida de f, se originam do fato de ainda no teres reconhecido a verdade sobre ti mesmo. Por isso, peo-te com insistncia: Comea a procurar o Senhor com corao disposto e verdadeiro, como nunca antes, e ters a garantia de que s ouvido!

A ORAO NA F
De fato, sem f impossvel agradar a Deus, porquanto necessrio que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam (Hb 11.6). Pea-a, porm, com f, em nada duvidando; pois o que duvida semelhante onda do mar, impelida e agitada pelo vento. No suponha este homem que alcanar do Senhor alguma cousa (Tg 1.6-7)
Nossa Prxima pergunta : Como devemos orar?

Na f!
O que significa orar na f? Significa: apoiar-se na orao sobre as promessas de Deus. No podemos crer sem termos um fundamento. H pessoas que

exclamam: Precisas somente crer, e recebers! Mas elas esto completamente enganadas. Em cada situao preciso de uma bem determinada promessa de Deus, na qual posso fundamentar minha f. E isso maravilhoso; as promessas existem! Para os solitrios: E eis que estou convosco todos os dias (Mt 28.20b). Para os fracos: ... o poder se aperfeioa na fraqueza (2 Co 12.9b). Para os ansiosos: Lanando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vs (1 Pe 5.7). Para os tristes: Portanto no vos entristeais, porque a alegria do Senhor a vossa fora (Ne 8.10).Para os doentes: ... eu sou o Senhor que te sara (x 15.26b). Ouve: para cada situao especfica, Deus deu uma promessa determinada, para que tu possas apoiar-te com toda a certeza e na f sobre essas palavras de Deus. Por que no oras corajosamente na f? Sem f impossvel agradar a Deus (Hb 11.6). Tua luta que as promessas de Deus contradizem aquilo que tu sentes, percebes e vs. Mas a orao a maior expresso da f, isto , tu no te deixas mais prender pelo visvel, mas deixas-te determinar pelo invisvel. A incredulidade cr o que v; a f v o que cr. Na f vemos o poderoso Senhor. Na f vemos como Ele age. Na f vemos as torrentes de bnos, que Ele quer derramar. Na f vemos milhares de pecadores que se arrependem. Na orao na f aceitamos suas promessas como verdadeiras, apesar de ainda no vermos a realizao. Joo testemunha: e aquilo que pedimos, dele recebemos porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe agradvel (1 Jo 3.22). A f transpe ao e rocha e compreende o Todo-Poderoso. Filho de Deus, comea a apoiar-te em orao sobre as promessas de Deus, e experimentars milagres. Naturalmente isso contra a nossa lgica humana e nosso raciocnio. Deus destruiu a sabedoria dos homens. Deus no age logicamente. Com Ele deves tornar-te como uma criana. Deves poder exclamar com Isaas: Que direi? como prometeu, assim me fez (Is 38.15). Maravilhoso Deus! Deus espera que eu utilize suas promessas na orao na f! E mais: como devemos orar?

Com perseverana!
A Bblia diz em Romanos 12.12b: sede... na orao perseverantes. Aqui percebe-se quais oraes so sentimentais logo desistimos. Deus prova tua f, quando no responde imediatamente tua orao. Muitos perdem as maiores bnos, porque desistem e param de orar exatamente antes do Senhor responder. Por qu? Porque frequentemente vemos no objeto da orao exatamente o contrrio daquilo que pedimos. Por exemplo, quando tu oras pela salvao do teu filho, do teu marido, da tua mulher, vers frequentemente que eles se afastam ainda mais do Senhor. Pois Satans age com interesse especial em pessoas pelas quais se est orando, porque ele sabe que Deus, cedo ou tarde, responders s oraes. Portanto, no desanima!

Persevera, mesmo que vejas o contrrio daquilo que ests pedindo, pois exatamente ento tens a garantia de resposta orao.

Com conformao!
Se no conheces a vontade de Deus em algum assunto, ento ora de todo o corao, com perseverana, mas com conformao. Quando Davi perdeu um filho por causa dos seus pecados ele estava gravemente enfermo orou como nunca antes. Lemos em 2 Samuel 12.16: Buscou Davi a Deus pela criana; jejuou Davi e, vindo, passou a noite prostrado em terra. Os servos de Davi temiam informar-lhe que a criana estava morta. Entendendo, porm, Davi que a criana estava morta, levantou-se da terra, lavou-se, ungiu-se, mudou de vestes, entrou na casa do Senhor, e adorou. Davi estava conformado com a vontade de Deus, porque sabia: isso deve cooperar para o meu bem. Filho de Deus aflito, quando s atingido por uma desgraa, ora com conformao, pois o que achas que seja mais importante: que Deus afaste a aflio de ti, ou que tu aprendas aquilo que Deus quer ensinar-te atravs dela? Ora com conformao, pois Romanos 8.28 vale tambm para ti: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que so chamados segundo o seu propsito."

Devemos orar segundo a vontade de Deus!


Sim, pensaro alguns, em cada orao devemos dizer Senhor, seja feita a tua vontade! Mas isso no verdade! Somente quando no conhecemos a vontade de Deus sobre certo assunto, dizemos: Seja feita a tua vontade, e no a minha. Se, porm, conhecemos a vontade do Senhor e mesmo assim dissermos: Senhor, seja feita a tua vontade; essa expresso incredulidade camuflada. Deus nos mostra claramente a sua vontade: 1. por expressas promessas na Bblia; 2. guiando-nos pelo Esprito Santo; 3. por determinadas situaes e circunstncias. No temos o direito de dizer: Senhor, seja feita a tua vontade, quando Ele nos deixou conhecer a sua vontade. H filhos de Deus que sempre novamente esto em dvida, se isso ou aquilo a vontade de Deus. Podes ficar imediatamente curado disso se puderes dizer: Quero a vontade de Deus a qualquer preo. Ento no podes mais errar, pois teu caminho est preparado at ao objetivo final, segundo Efsios 2.10: "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andssemos nelas." Se vires ento dois caminhos diante de ti, ora infantilmente sobre o assunto. Em um ficars intranqilo, no o segue. No outro ficas feliz e tranqilo, ento segue-o em nome de Jesus. Pois tu queres a vontade do Senhor, e ento o seu Esprito te guiar em toda a verdade. No podes errar, porque a tua vontade est submissa sua vontade! A vontade de Deus que tu ores na f. A vontade de Deus que tu perseveres na orao. A vontade de Deus que tu no percas mais tempo, e te disponhas para Ele na luta da orao, orando segundo a sua vontade.

A ORAO NO ESPRITO
Tambm o Esprito, semelhantemente nos assiste em nossa fraqueza; porque no sabemos orar como convm, mas o mesmo Esprito intercede por ns sobremaneira com gemidos inexprimveis. (Rm 8.26)
Perguntemo-nos ainda: Como devemos orar?

No Esprito!
Nosso texto nos diz o sentido da orao: o Esprito Santo ora atravs daquele que ora. Pode-se orar de trs maneiras: Com o entendimento, isto , repetese o que dizem os outros. Usa-se expresses aprimoradas e apropriadas. Tais oraes tem, porm, poucos efeitos. Pode-se orar sentimentalmente, isto , emotivamente, onde se est envolvido em sentimentos. Mas tambm isso normalmente um fogo de palha. A orao bblica e vitoriosa , entretanto, a orao no Esprito. A verdadeira orao um efeito do Esprito de Deus. Uma verdadeira orao vem de Deus, passa por aquele que ora para o objeto da orao, e volta novamente a Deus. Deus ama os homens terna e profundamente. A Bblia diz: ... o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade (1 Tm 2.4). Quanto mais, porm, um homem peca, tanto mais ele envolvido pelos poderes das trevas. Deus fala a ele atravs de sofrimentos e bnos, mas ele torna-se sempre menos capaz de ouvir. Deus quer salv-lo, mas o homem natural, envolto pelos poderes das trevas nada percebe das coisas do Esprito. Mas agora Deus procura algum. Quem? Por favor, l o que est escrito em Ezequiel 22.30: Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim a favor desta terra, para que eu no a destrusse; mas a ningum achei. Uma acusao abaladora! Disso conclumos que o Deus vivo levado a desviar a destruio dos pecadores, quando surgem pessoas que se colocam na brecha, fazendo-se de muros. Mas Ele no acha ningum. Como, porm, Deus colocado nessa situao? To logo um filho de Deus se coloca na brecha, fazendo-se de muro para o pecador, que ora diante dEle, como canal, isto , o Esprito de Deus comea a gemer atravs daquele que ora. Atravs dele o Esprito joga torrentes de luz nas trevas, onde se encontra o pecador. Atravs daquele que ora, Ele abenoa os que se deixam abenoar, e o resultado : o pecador acordado e vem para a luz, ele comea a ouvir; convencido e encontra Jesus. Eu te digo insistentemente: h muito tempo Deus te busca para orares, mas no te encontra. Tu no tens tempo. Se soubesses, quo ilimitadamente o Deus vivo quer agir atravs de ti, terias um nico desejo: tornar-te um homem de orao. A acusao contra ti: Busquei entre eles... mas a ningum achei. Eles falam piedosamente, agem piedosamente, so ativos, mas no oram. Na tua presena, junto a ti, almas vo para a perdio eterna, uma Eternidade sem Cristo, porque tu no oras. Teus filhos, teus parentes, nunca podero conhecer Cristo porque tu no oras espiritualmente. Todos os grandes despertamentos no reino de Deus tiveram sua origem na orao espiritual. Tiago diz: Nada tendes, porque no pedis

(Tg 4.2). No pensem que o diabo tem algo contra as atividades de vocs. Podes trabalhar e fazer muito no reino de Deus, mas tudo vazio e sem poder, no h frutos eternos, porque tu no oras. Vocs ainda no perceberam como o diabo impede as oraes? Busquei entre eles... mas a ningum achei. Tu s o homem, tu s a mulher que Deus busca. Queres gastar tua vida sem que te tornes uma pessoas de orao? No vs como tua pregao, teu testemunho, tua distribuio de folhetos, teu cantar, tua prpria vida de f, est correndo em ponto morto, porque no oras? Deus busca pessoas de orao tambm hoje! Como devemos orar?

Seriamente!

Muito pode, por sua eficcia, a splica do justo (Tg 5.16). Deus no ouve em primeiro lugar as palavras da nossa orao, essas podem ser irrepreensivelmente piedosas e ortodoxas, mas Ele prova os nossos coraes. Quo sria deve ser a nossa orao? Tanto quanto srio o assunto. No terrivelmente srio quando pessoas vo para a perdio eterna? Ou vocs no crem na realidade do inferno? Deus no verdadeiro? Ou vocs j sucumbiram falsa doutrina da reconciliao universal? Ento vocs no podem orar seriamente. No terrivelmente srio que o nome do nosso Deus blasfemado por muitos que permanecem no pecado? No srio que a Igreja de Jesus se encontra paralisada e morta, enquanto Jesus est voltando? Orem seriamente! Agora apresenta-se uma dvida: o pensamento de Deus sobre algum assunto mudado pelas nossas oraes? No! Nunca podemos mudar Deus e suas opinies. O que ocorre exatamente o contrrio. Pela orao sria ns somos mudados. Ns somos colocados na disposio interior em que Deus pode nos abenoar, e atravs de ns a outros o mundo. Quando, por exemplo, pecadores ouvem o Evangelho, os seus pecados ainda esto sobre eles, eles so culpados, ainda no tem perdo. Deus no quer ento perdoar os pecados? Naturalmente quer! Por que eles no tem ento o perdo? Porque ainda no se encontram na disposio interior necessria, no arrependimento. Logo que se arrependem, recebem a bno do perdo dos pecados. Deus no quer um despertamento? Deus no quer dar uma ao do Esprito? Naturalmente, Ele quer! Ele disse: Porque derramarei gua sobre o sedento, e torrentes sobre a terra seca (Is 44.3). Jesus disse: Eu vim para lanar fogo sobre a terra e bem quisera que j estivesse a arder (Lc 12.49). Por que ento ainda no chegou o despertamento? Porque ns filhos de Deus ainda no estamos na correta disposio interior. Deus no pode abenoar; o canal est impedido. Somente quando comearmos a orar unidos e seriamente, humilhando-nos, o Senhor vai abrir os cus e dar um poderoso movimento do Esprito. E da vontade de Deus que batamos porta do cu? Ele quer essa insistncia? Sim, Ele quer! Deus recusou Jac, quando este se agarrou no Anjo do Senhor em Peniel exclamando: No te deixarei ir, se me no abenoares, dizendo-lhe: Assim no possvel, Jac? No, est escrito: E o abenoou ali (Gn 32.29). Quando a ira de Deus se acendeu sobre o povo de

Israel, e Ele queria destruir o povo, Moiss colocou-se diante do Senhor e pediu, apoiando-se nas suas promessas. Ele se colocou na brecha, para que Deus no destrusse o povo. E o que fez o Senhor? Disse Ele: Moiss, assim no se deve agir? No, lemos em xodo 32.14: Ento se arrependeu o Senhor do mal que dissera havia de fazer ao povo.

Oh, tu filho de Deus, tu foste chamado a ser uma pessoa que ora seriamente, no Esprito e com poder!

A ORAO VITORIOSA
"Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifcio da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: SENHOR Deus de Abrao, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu s Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme tua palavra fiz todas estas coisas.Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conhea que tu s o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu corao. Ento caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o p, e ainda lambeu a gua que estava no rego. O que vendo todo o povo, caram sobre os seus rostos, e disseram: S o SENHOR Deus! S o SENHOR Deus! E Elias lhes disse: Lanai mo dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lanaram mo deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou." (I Reis 18:36-40)
Na vida de Elias vemos uma representao da orao vitoriosa. Sua orao venceu, literalmente, o inimigo. Quem era esse inimigo? Era Baal com seus sacerdotes o dolo e seus servos. Eram aqueles que dividiam o corao do povo de Israel! Toda a terra esta infestada deles. Essa uma figura dos demnios, que cercam tambm a ns, e que infestam o mundo. So os espritos do abismo: espritos de indolncia, de incredulidade, de amor ao mundo, e de idolatria, que querem dividir o nosso corao. E agora vejam: Elias venceu esses inimigos. Atravs de qu? Atravs da orao! Oh, que nos tornssemos homens de orao! Todos os inimigos nossa volta teriam que fugir diante da santa majestade de Deus, que se manifestaria atravs da nossa orao. Eu digo a todos: o Deus de Elias vive ainda hoje!

Como era a orao de Elias?


1- ERA UMA ORAO DETERMINADA Esse um grande segredo! O Senhor Jesus diz que no devemos falar muito, usando de vs repeties, como os gentios. Ele quer dizer com

isso, que devemos clara e determinadamente pedir por aquilo que nos pesa no corao. Muitos vivem cercados por uma nuvem piedosa, usam um palavreado impressionante diante do Senhor, e quando se levantam dos seus joelhos no sabem mais o que oraram. Aprende tambm tu a orar determinadamente. Essa orao concreta nada mais que contar com o Salvador vivo e presente, que poderoso para intervir e ajudar imediatamente. Elias diz: ...fique hoje sabido que tu s Deus em Israel... 2- A ORAO DE ELIAS TEVE UMA RAZO CORRETA A razo mais profunda do seu corao no era nem a converso do povo, mas a honra de Deus. Ele diz: ...fique hoje sabido que tu s Deus em Israel..., e no versculo 37: Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, Senhor, s Deus... A ardente paixo na vida de Elias era a honra de Deus. Somente depois ele diz no versculo 37: ...e que a ti fizeste retroceder o corao deles. bom que tu ores pela converso da tua mulher, do teu marido ou do teu filho, mas por que afinal queres que eles se convertam? Tu dizes: para que no se percam. Ento preciso dizer-te que esse um motivo pouco profundo. Se Deus, em sua misericrdia, mesmo assim te atende, esse atendimento retardado e dificultado pelos teus motivos egostas. Sim, teu marido, tua mulher, teu filho no devem perder-se. H, porm, mulheres que oram pela converso do seu marido, enquanto a razo mais profunda do seu corao realmente o desejo de que a sua vida no seja mais to difcil e que ele tambm comece a ir s reunies. Como o Senhor paciente! Quando orares pela converso dos teus parentes, o primeiro motivo dever ser: Senhor, teu santo nome blasfemado pela sua situao de incredulidade. Salva-os, para que Tu sejas honrado e recebas a recompensa das Tuas dores. 3- A ORAO DE ELIAS TINHA POR BASE A INABALVEL CERTEZA DE SER OUVIDO! Como ele poderia saber que o Senhor o ouviria imediatamente em seguida sua curta orao? Ele poderia ter passado um vexame diante dos sacerdotes de Baal. Milhares de pessoas assistiam com a respirao suspensa. Eu creio que a certeza de Elias se originava da sua obedincia absoluta diante do Senhor. Ele exclama na sua orao: ... fique hoje sabido que tu s Deus de Israel, e que eu sou teu servo, e que segundo a tua palavra fiz todas estas coisas. Em outras palavras: Senhor no estou aqui por iniciativa prpria, fiz, porm, tudo o que me ordenaste; e agora faz tu aquilo que no posso fazer. Vemos quo decididamente Elias seguia o caminho da obedincia j nas suas atitudes exteriores: ele no orou deste modo antes de restaurar o altar do Senhor, que estava em runas (v.30). Ele estava em p sobre o terreno do altar. Assim podemos orar vitoriosamente; quando damos o primeiro passo para a obedincia, quando estamos em p sobre o

terreno do altar, sobre o terreno da cruz. Quando constantemente entregamos nossa vida na morte de Jesus, podemos dizer: Senhor, fiz todas as coisas segundo a tua vontade.

Esttua do profeta Elias no monte Carmelo (perto de Armagedom), matando os falsos profetas de Baal.

Em segundo lugar, Elias somente comeou a orar no momento em que se devia apresentar a oferta de manjares (v. 36). Que maravilhosa figura, se lembrarmos que a oferta de manjares era um dos cinco sacrifcios do Antigo Testamento, em que no era derramado sangue. A oferta de manjares nos lembra a santa vida de Jesus, que no necessitava do sangue da reconciliao. A Epstola aos Hebreus diz: Porque nos temos tornado participantes de Cristo (Hb 3.14). Ns deveramos nos identificar com a oferta de manjares, com a santa vida de Jesus, pois assim diz o Senhor: Santo sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo (Lv 19.2b). Viver no terreno da cruz e na santificao consciente a expresso prtica da obedincia, atravs da qual tambm o Senhor ouve as oraes e envia fogo do cu. Por isso, Joo diz na sua primeira carta: ... e aquilo que pedimos, dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos diante dele o que lhe agradvel (1 Jo 3.22) Eu lembro que Elias, como diz Tiago, era um homem igual a ns. Mas Elias era to poderoso na sua

orao, porque fazia o que Deus queria. Vocs conhecem o triplo grandioso resultado desta orao: o fogo do Senhor caiu do cu e consumiu tudo, no somente o holocausto, mas tambm o que era duro, frio e do mundo: lenha, pedras, terra e gua. Que maravilhoso ser aprendermos a orar como Elias, sobre o terreno da cruz e santificados! Ento o Senhor aceitar nosso holocaustos, e tudo que terreno (lenha, pedras e terra) ser consumido pelo seu fogo. Atravs da orao de Elias, o povo cego reconheceu o Senhor, pois exclamou: O Senhor Deus! O Senhor Deus! Se quisermos que este mundo endurecido, religioso e incrdulo volte a conhecer a glria do Senhor, precisamos de homens que orem como Elias. Outra conseqncia da orao de Elias foi o fato de que na mesma hora os inimigos empedernidos, que enganavam o povo, foram vencidos e executados. Porque o Deus de Elias vive ainda hoje e o mesmo, pergunto: quem quer ser um homem de orao como Elias? Ento dobra agora teus joelhos e te entrega ao Senhor. O Deus de Elias vive hoje ainda reponde s tuas dvidas enche-te com o Santo Esprito quer tua vida conduzir. , restaura o teu altar, entrega-lhe tua vida inteira. Aquele que o mesmo sempre dar resposta certamente. O Deus de Elias vive hoje ainda, Ele o mesmo, cr! E quer contigo nesta hora estabelecer aliana nova.

A ORAO QUE TRANSMITE VIDA


"E depois destas coisas sucedeu que adoeceu o filho desta mulher, dona da casa; e a sua doena se agravou muito, at que nele nenhum flego ficou. Ento ela disse a Elias: Que tenho eu contigo, homem de Deus? vieste tu a mim para trazeres memria a minha iniqidade, e matares a meu filho? E ele disse: D-me o teu filho. E ele o tomou do seu regao, e o levou para cima, ao quarto, onde ele mesmo habitava, e o deitou em sua cama, E clamou ao SENHOR, e disse: SENHOR meu Deus,

tambm at a esta viva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o filho? Ento se estendeu sobre o menino trs vezes, e clamou ao SENHOR, e disse: SENHOR meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele. E o SENHOR ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu. E Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto casa, e o deu a sua me; e disse Elias: Vs a, teu filho vive. Ento a mulher disse a Elias: Nisto conheo agora que tu s homem de Deus, e que a palavra do SENHOR na tua boca verdade." (I Reis 17:17-24)
Aqui temos uma orao que transmitiu vida. A vida irrompeu ali onde a morte deste mundo queria impor o seu poder. Em todos os lugares onde h pessoas que oram com autoridade espiritual, irrompe o poder da vida do Ressuscitado, e os mortos revivem. Falo aqui de espiritualmente mortos. Vamos agora analisar mais detidamente a orao de Elias: 1- Essa orao foi uma orao solitria, pois Elias subiu ao quarto. Aqui est um grande segredo. Quando o Senhor Jesus falou da orao solitria Ele disse: ... entra no teu quarto, e, fechada a porta, orars a teu Pai... (Mt 6.6). A orao que transmite vida feita em solido. 2- Essa orao que transmitiu vida foi feita por um homem que levou um peso para a solido: Um menino morto. ... tomou-o dos braos dela, e o levou para cima, ao quarto. Deus quer confiar-te seus pesos. Jeremias fala no captulo 23.33 do peso do Senhor. Essa palavra peso ou pesado, frequentemente repetida na Bblia. Profetas e homens de Deus o carregaram, chorando por sua causa diante de Deus. Meus irmos no Senhor, volta de vocs h pesos do Senhor: o peso da igreja morta de vocs, o peso de pessoas espiritualmente mortas, o peso de um mundo maduro para o juzo. Quem quer lev-los solido, ao santurio? Tais carregadores de pesos so verdadeiros homens de orao. Quanto mais te pressiona o peso, tanto mais gloriosa ser a vitria que o Senhor te dar na orao. O que maiores pesos carregou em todos os tempos foi Jesus Cristo. Dele est escrito: Eis o Cordeiro de Deus que tira (leva) o pecado do mundo! Seu peso era inexplicavelmente pesado, por isso tambm sua vida orao era infinitivamente profunda e sua vitria impressionantemente gloriosa. 3- Essa orao de Elias foi uma entrega da prpria comodidade, pois no versculo 19 est escrito que ele deitou o menino morto sobre a sua cama. O profeta Elias certamente era um homem de renncia. Ele no tinha bens terrenos, ele havia renunciado s comodidades e vantagens deste mundo por amor do servio. Ele tinha somente esse pequeno quarto, e essa cama certamente era a nica comodidade, o lugar de repouso para o

seu corpo cansado. Mas ele renuncia exatamente esse ltimo pedao de vida privada, por amor do objeto da sua orao: ele deita o menino morto sobre a sua cama. Esta uma grande verdade: aquilo que custa pouco, vale pouco! At onde ests disposto a renunciar s coisas agradveis e cmodas deste mundo, para seguires o caminho da morte? Que nos assemelhemos a Jesus, como est escrito em 2 Corntios 8.9b ... que, sendo rico, se fez pobre por amor de vs, para que pela sua pobreza vos tornsseis ricos! Na medida em que estamos dispostos a sacrificar a prpria vida, tambm na orao, outros podem participar da vida de Jesus. O ponto culminante da entrega de Elias na sua orao ocorreu quando ele se estendeu por trs vezes sobre o menino e clamou ao Senhor: Senhor meu Deus, rogo-te que faas a alma deste menino tornar a entrar nele (v. 21). Imaginemos: Elias, que estava vivo, identifica-se com o menino morto. Com essa atitude ele diz: tua morte minha morte, e tua vida minha vida. Assim ela clama ao Senhor e o Senhor o ouve. O menino reviveu. Que maravilhosa figura do nosso Elias celestial, o prprio Jesus Cristo! Ele, que a vida eterna, identifica-se com a morte eterna, que somos ns: ... mortos nos vossos delitos e pecados (Ef 2.1). Quando Ele estava dependurado na cruz, identificou-se com o teu e com o meu pecado, como est escrito em 2 Corntios 5.21: Aquele que no conheceu pecado, ele o fez pecado por ns. Ele orou por mim e por ti: "E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque no sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lanaram sortes." (Lucas 23:34) s um discpulo de Jesus? Tu dizes: Sim. Ento te conto hoje o mistrio da orao que transmite vida. Une-te em esprito com os homens mortos espiritualmente. Estendete diante de Deus e clama a Ele continuamente. Insiste, deixa que tua disposio de morrer por outros seja completa. Muitos desistem rapidamente. O Senhor Jesus poderia ter desistido logo. Em Getsmani Ele poderia ter destrudo o inimigo. Quando o povo O provocou a descer da cruz, Ele poderia ter chamado milhes de anjos. Mas, sua morte foi completa. Ele entregou sua vida por nossa causa. Jesus Cristo ficou trs dias no sepulcro a entrega da vida de Elias foi completa, pois estendeu-se trs vezes sobre o menino. A sua orao foi de entrega total. Eu te digo com grande certeza, que Deus quer transmitir a vida de Jesus a outros atravs da tua morte (veja 2 Co 4.10-11). Creio que a razo de tantos nascimentos espirituais defeituosos na pregao est resumida em duas palavras: no completamente: no completamente entregue, no completamente morto, no disposto a renunciar completamente vida. Deus nunca faz um trabalho parcial, mas tu o fazes na orao, no testemunho, na vida. Peo-te sinceramente: torna-te um Elias! Algum que quer levar os pesos do Senhor em orao, que renuncia sua prpria comodidade, que em orao entrega sua vida ao Senhor e, desta forma, ao objeto da orao! Se fizeres isso, acontecer o mesmo que com Elias: O Senhor atendeu voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e

reviveu (v. 22). O Senhor quer atender tua orao, e atravs dela dar a vida eterna a muitos.

A ORAO COM PERSEVERANA


Ento partiram dali aqueles homens, e foram para Sodoma; porm Abrao permaneceu ainda na presena do Senhor. E aproximando-se a ele, disse: Destruras o justo com o mpio? (Gn 18.22-23)
Quo poderoso homem de orao era Abrao! Ele permaneceu na presena do Senhor, ele orava com perseverana. O fato de que ele era um poderoso homem de orao provado pelos resultados que sua orao teve: 1- Pela orao de Abrao ocorreu em Sodoma uma confrontao de poderes da Luz com poderes das trevas. Quando os anjos em Gnesis 19.4-5 tinham chegado a L e queriam passar a noite em sua casa, aconteceu o seguinte: Mas antes que se deitassem, os homens daquela cidade cercaram a casa, os homens de Sodoma, assim os moos como os velhos, sim, todo o povo de todos os lados; e chamaram por L, e lhe disseram: Onde esto os homens que, noitinha, entraram em tua casa? Traze-os fora a ns para que abusemos deles (Gn 19.4-5). Aqui temos o ponto crtico! L onde, neste mundo cheio de demnios, tudo passa ligeira e rotineiramente, h falta de orao. Os anjos de Deus se aproximaram da casa de L e entraram em conflito com os anjos de Satans. Vocs, filhos de Deus, por que temem a confrontao com os poderes das trevas? Existe falta de orao na vida de vocs! Permaneam na presena do Senhor, perseverem na orao! Assim vocs experimentaro: haver movimentao no ar, movimentao em tua igreja, em tua famlia, em tua cidade. Pois onde se ora, Deus manda Seus poderes da luz para dentro das trevas. Quem, de joelhos, luta na orao e clama a Deus, faz iniciar uma luta no mundo invisvel. 2- Pela orao de Abrao revelou-se a vitria do Senhor, o Soberano Poder de Deus sobre o poder das trevas Lemos no captulo 19.11: e feriram de cegueira aos que estavam foram, desde o menor at o maior, de modo que se cansaram procura da porta. Louvado seja o Senhor, a luta j est decidida! Jesus o Vencedor! Essa vitria, porm, pode tornar-se eficaz e visvel somente l onde esto homens como Abrao, que permanecem na presena do Senhor. A vitria de Jesus deve manifestar-se em tua cidade! Deus nos d graa para que crucifiquemos a nossa carne preguiosa, indolente e frouxa e permaneamos perante o Senhor, at que a vitria de Jesus se revele vista de todos.

3- Pela orao de Abrao, L, o homem em favor de quem Abrao intercedeu, entrou em extrema aflio. E arremessaram-se contra o homem, contra L, e se chegaram para arrombar a porta (cap. 19.9b). Vocs experimentaro que, quando levam pessoas, em favor das quais esto dirigidos a orar, com os seus nomes presena do Senhor, e se vocs perseverarem na orao, esses tais finalmente entraro em extrema aflio interior, em presso interior e externa, em convico de pecado, em conflitos com as pessoas da sua redondeza. Ora, ora, ora para que os homens presos ao mundo tua volta entrem nessa aflio! Assim eles se tornam maduros para aceitar a salvao. 4- Pela poderosa orao de Abrao, L foi salvo. Em Gnesis 19.29 est escrito: Ao tempo que destrua as cidades da campina, lembrou-se Deus de Abrao, e tirou a L do meio das runas, quando subverteu as cidades em que L habitara. Arrependamo-nos de joelhos porque no permanecemos na presena do Senhor. No me venhas agora com consideraes teolgicas, tais como: Deus bem capaz de achar os homens que deseja salvar. Digo com toda nfase: Pessoas da sua redondeza entram em eterna condenao porque vocs no oram. Se Abrao no tivesse orado, L estaria perdido. Se Abrao no tivesse intercedido em favor dele, L teria perecido. Mas Abrao orou. Pessoas de orao so realizadoras de milagres! 5- Pela orao de Abrao no somente L foi salvo, mas ocorreu tambm uma diviso em sua famlia. De repente manifestou-se que deles realmente era salvo e quem no. Antes da fuga de Sodoma est escrito no versculo 26: E a mulher de L olhou para trs e converteu-se numa esttua de sal. Devemos contar com o fato de que a orao perseverante e no poder de Deus causa divises rigorosas. Ela separa igrejas, grupos de crentes, famlias, matrimnios. O Senhor Jesus diz: No penseis que vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar diviso entre o homem e seu pai; entre a filha e sua me e entre a nora e sua sogra. Assim os inimigos do homem sero os da sua prpria casa. Quem ama seu pai ou sua me mais do que a mim, no digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, no digno de mim (Mt 10.34-37). Se houver, entre os meus leitores, filhos de Deus que tem que passar pela experincia amarga de que, em suas famlias, desde a sua converso, surgiram paredes de separao entre eles e os seus familiares, quero dizerlhes: tenham bom nimo, perseverem na orao, pois o Senhor sustentar vocs at vitria.

L com suas duas filhas na fuga por amor sua vida. Sua mulher olhou para trs e converteu-se numa esttua de sal.

Que conseqncias poderosas teve a orao de Abrao! L, esse homem frouxo, sem fora de carter e de deciso, tornou-se um homem salvo pelo poder de Deus e tambm separado de todos os poderes das trevas. Isso s podia acontecer porque houve uma clara separao de toda a essncia de Sodoma em Abrao. J antes Abrao manifesta sua posio para com o rei de Sodoma: Mas Abrao lhe respondeu: Levanto minha mo ao Senhor, o Deus Altssimo, o que possui os cus e a terra, e juro que nada tomarei de tudo o que te pertence, nem um fio, nem uma correia de sandlia, para que no digas: Eu enriqueci a Abro (Gn 14.22-23). Abrao no queria nada de Sodoma, isto : no queria nem o menor compromisso com qualquer pecado, mas levantou suas mos ao Senhor. Examinemo-nos a ns mesmos, em que medida a nossa orao, o nosso ficar na presena do Senhor, autntico. No verdade, quando oras, te diriges a Ele? Mas nunca te poders dirigir decidida e vitoriosamente a Ele no Esprito, se no tiveres antes experimentado uma clara separao deste mundo, se no tiveres cortado o lao de compromissos com o mundo. Aqui temos tambm o segredo dos poderosos efeitos da orao de Abrao. Filho de Deus, torna-te um cristo decidido, sem compromissos! Quero pedir-te com insistncia: deixa passar a tua vida, o teu dia-a-dia, perante os teus olhos espirituais, e reconhecers luz de Deus, onde ests ainda fazendo compromissos. Corta todos os laos de compromisso, para que tambm tu possas permanecer na presena do Senhor. Ento tua orao ter os mesmos efeitos como a orao de Abrao... poderosas reaes em cadeia! Pois, no somente L foi salvo pela orao de Abrao, mas tambm toda a cidade de Zoar foi poupada e salva por causa de L, e assim, em ltima anlise, em virtude das oraes de Abrao. L disse: Eis a uma cidade perto para a qual posso fugir, e pequena. Permite que eu fuja para l (porventura no pequena?), e nela viver a minha alma. Disse lhe:

Quanto a isso estou de acordo, para no subverter a cidade de que acabas de falar (Gn 19.20-21). Abro permaneceu na presena do Senhor.

A ORAO INTERCESSRIA
Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vs; antes vos ensinarei o caminho bom e direito (1 Sm 12.23) O maior pecado de omisso a negligncia da intercesso perseverante
Quando Samuel renunciou ao seu ofcio de juiz, ele declarou com solenidade perante todo o povo: Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vs. Todos os verdadeiros filhos de Deus temem esse pecado eles oram sem cessar. Em Jeremias 15.1 Deus menciona Moiss e Samuel como homens que se pem diante dEle. Tambm No, Daniel e J eram homens de orao, pois Deus os menciona em Ezequiel 14.14. Elias era um homem semelhante a ns, mas era homem que lutou com Deus em orao e Deus o ouviu (Tg 5.17). Abrao intercedeu insistentemente a favor de L, e Deus o ouviu e salvou a L (Gn 18.22). Ana orou ao Senhor com muitas lgrimas, e Ele lhe deu um filho, e tal que se tornou um instrumento sumamente til na mo de Deus (1 Sm 1.10). O poderoso rei Senaqueribe da Assria sitiou Jerusalm Jud estava em extremo perigo. Mas est escrito em 2 Crnicas 32.20-21: Porm o rei Ezequas e Isaas, o profeta, filho de Amoz, oraram por causa disso, e clamaram ao cu. Ento o Senhor enviou um anjo que destruiu a todos os homens valentes, os chefes e os prncipes no arraial do rei da Assria, e este com o rosto coberto de vergonha voltou para sua terra. Amados irmos, por quanto tempo vocs querem continuar pecando por negligncia em orao? O tempo nos urge, a noite vem quando ningum vai poder trabalhar. Vocs devem agir em orao. Paulo era homem de orao. Mas temos a maior prova da urgente necessidade da orao do Senhor Jesus mesmo. Se o Filho de Deus retirou-se seguidamente para a orao, sim, se passou noites inteiras em orao, quanto mais precisamos ns da orao! Alm das maravilhosas respostas de Deus s oraes, importante vermos quais os efeitos que acompanham a orao. Lucas 3.21 diz: E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado tambm o foi Jesus; e estando ele a orar, o cu se abriu. Prezados irmos, esta a primeira conseqncia. Quando ns oramos, o cu se abre. Vivemos, ento, debaixo dum cu aberto. Em Lucas 9.29 lemos: E aconteceu que, enquanto ele orava, a aparncia do seu rosto se transfigurou e suas vestes resplandeceram de brancura. Sabes que se reconhece uma verdadeira pessoa de orao primeira vista? Ela reflete o resplendor da glria de Deus! Quando Moiss havia passado 40 dias no Horebe, na presena de Deus, e desceu, seu rosto resplandeceu de tal maneira que o povo de Israel

temia contempl-lo. Quando Jesus orou, a aparncia do seu rosto se transfigurou e suas vestes resplandeceram de brancura. Este um smbolo da crescente transformao dum filho de Deus, medida em que tu praticas a orao, toda dureza ser eliminada de teu rosto. Tua fisionomia se mudar, - comeas a tornar-te semelhante a Jesus. Experimentars pessoalmente a veracidade de 2 Corntios 3.18: E todos ns com rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glria do Senhor, somos transformados de glria em glria, na sua prpria imagem, como pelo Senhor, o Esprito. Podemos observar como cnjuges que vivem em perfeita harmonia comeam a parecer-se um ao outro quando se tornam velhos. Segundo Romanos 8.29, objetivo de Deus que te tornes mais e mais semelhante imagem do Seu Filho: Porquanto aos que de antemo conheceu, tambm os predestinou para serem conformes imagem de seu Filho, a fim de ele seja o primognito entre muitos irmos. Isso acontece quando contemplas muito o Seu rosto e falas bastante com Ele. Por isso, a orao um dos melhores meios para sermos transformados na imagem de Cristo. Muitos filhos de Deus ainda no compreenderam, ainda no foram tocados pela importncia deste fato. Tu deves ser transformado na imagem de Jesus... Um dia, no mundo do alm, a grande pergunta ser se o Senhor Jesus te reconhecer, isto : se Ele achar a Sua imagem em ti. O que dir Ele ento daqueles que falam: Senhor, Senhor! porventura, no temos ns profetizado em teu nome e em teu nome no expelimos demnios; e em teu nome no fizemos muitos milagres? Sua resposta ser: Ento lhes direi explicitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqidade (Mt 7.23). Sim, ele os reconhecia, sabia quem eram, mas nunca os conheceu. Apesar de suas obras de piedade e da sua religiosidade, eles nunca permitiram que Ele extinguisse, na orao, o seu carter egocntrico, no se deram morte de Jesus Cristo. Vemos o estarrecedor: Ele, para eles, como um estranho! Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqidade. Enquanto Ele orava, a aparncia do seu rosto se transfigurou e suas vestes resplandeceram de brancura Filho de Deus, ora! Busca a Jesus e Sua luz, todo o resto no te pode ajudar. Naturalmente, s podemos experimentar esses efeitos maravilhosos que acompanham a orao quanto atentamos ao caminho bblico: retira-se resolutamente. O Senhor Jesus diz em Marcos 6.6: Tu, porm, quando orares, entra no teu quarto e fechada a porta. Ele mesmo retirou-se para a solido. Subiu a um monte, a fim de orar sozinho. Por que devemos retirar-nos, fechar a porta, buscar a solido? Porque todo o inferno se mobiliza contra aqueles que oram. Presta ateno a isso. Quando buscas com firme deciso a presena do Senhor, certamente chegar qualquer impedimento da parte de satans: um telefonema, a criana comea a chorar, lembras-te dum trabalho urgente que deveria ser feito. O prprio Senhor Jesus experimentou isso. Em Marcos 1.35 est escrito: Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto, e ali orava. Procuravam-no diligentemente Simo e os que com ele estavam. Tendo-o encontrado, lhe

disseram: Todos te buscam. Vemos como o prprio Senhor Jesus, o homem exemplar de orao, era perseguido por pessoas de correria, pessoas agitadas. Hoje em dia estamos cercados de pessoas nervosas, agitadas. A Escritura diz: e diligenciardes por viver tranquilamente (1 Ts 4.11), e Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus (Sl 46.10). O caminho aps o Cordeiro um caminho solitrio, um caminho do silncio. Por isso peo-te insistentemente: Busca um lugar onde podes, sozinho, chegar-te ao Senhor em orao e no te deixes afastar dele por nada e por ningum, pois assim diz o Senhor: Quando me buscardes de todo o vosso corao, serei achado de vs, diz o Senhor (Jr 29.13-14). Deus te espera para abenoar-te. Ele anela revelar-se a muitas pessoas mediante as tuas oraes. Por isso: Foge da correria para a solido, e to verdadeiramente como a Bblia a palavra de Deus e no pode mentir, to verdadeiramente encontrars a Deus e Ele se manifestar poderosamente atravs da tua vida de orao.

OS EFEITOS DA ORAO
Depois destes acontecimentos veio a palavra do Senhor a Abro, numa viso, e disse: No temas, Abro, eu sou o teu escudo, e teu galardo ser sobremodo grande. Respondeu Abro: Senhor Deus, que me havers de dar, se continuo sem filhos, e o herdeiro da minha casa o damasceno Eliezer? (Gn 15.1-2).
Santa inveja nos enche quando contemplamos a vida de Abrao: sua f, sua vitria, sua amizade com o Deus vivo. Mas tudo isso foram efeitos de um fato muito mais profundo. A fonte da vida de Abrao era sua forte vida de orao. Unicamente medida em que te tornas uma pessoa de orao, tua vida ser uma vida frutfera, cheia de vitria, de alegria e f. Contemplemos, por isso, a maneira como Abrao orava. SUA ORAO SEMPRE ERA INSPIRADA PELO FALAR DE DEUS, PELA PALAVRA DO SENHOR. Quem comea a falar em Gnesis 15? O Senhor. No temas, Abro, eu sou teu escudo, e teu galardo ser sobremodo grande. Com essas palavras de Deus inflamou-se o esprito de orao em Abrao. Parece que essas palavras do Senhor fizeram transbordar toda a sua necessidade pessoal: a promessa pessoal, dada por Deus, conduziu Abrao a falar sobre a sua profunda necessidade pessoal: Senhor Deus, que havers de dar, se continuo sem filhos? No me concedeste descendncia. E depois que Abrao tinha derramado seu corao, o Senhor enche esse vazio novamente com as Suas promessas. SUA ORAO GERA UMA F QUE SE APOIA NO SENHOR SOMENTE.

Depois que o Senhor acabou de falar a Abrao, lemos em Gnesis 15.6: Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justia. Presta agora bem ateno. Essa f agradvel a Deus foi conseqentemente causada por um maravilhoso efeito recproco: Deus falou a Abrao, e Abrao, na orao falou a Deus. Resultado: Abrao creu no Senhor. Ele no creu mais no seu corpo amortecido, no creu mais na idade avanada de Sara, creu no Senhor. Queres que tua f atinja o nvel da f de Abrao? Ento esse efeito recproco deve ter lugar em teu corao tambm. Se o Senhor pode falar a ti, ento fala tu a Ele tambm. Ora sem cessar. Esse dilogo com Deus vai gerar a f vitoriosa e agradvel a Deus. Abrao creu no Senhor e isso lhe foi imputado para justia. ALM DISSO, A ORAO DE ABRAO PENETRA AT O CENTRO DA PLENITUDE DE DEUS. pois no versculo 8 ele pergunta ao Senhor: Senhor Deus, como saberei que hei de possu-la? No versculo 7 o Senhor lhe tinha prometido o pas: ... para dar-te por herana esta terra. Mas Abrao deseja tambm saber como se pode realizar essa promessa na prtica. Senhor, como saberei que hei possu-la? Como se realizar a tua promessa em minha vida? Qual a resposta do Senhor? L o versculo 9: Respondeu-lhe: Toma-me uma novilha, uma cabra e um cordeiro, cada qual de trs anos, uma rola e um pombinho. Ele trouxe todos estes animais. O que significa isso? A nica resposta do Senhor pergunta de Abrao: como saberei que hei de possu-la?, esta: Traze-me sacrifcios! Abrao pergunta: Como tu me dars? , e Deus responde: D-me o teu tudo! Contraditrio mas justamente esse o segredo da realizao das promessas de Deus em tua vida. Sacrificar, ser unido ao Senhor Jesus Cristo sacrificado na crua. Assim ters tambm por Ele o amm s promessas de Deus em tua vida. Em Jesus temos toda a plenitude. Interessante que o versculo 10 diz: Ele trouxe todos estes animais. Qual o tudo que ele trouxe? Ele trouxe tudo que o Senhor exigiu. E depois o Senhor diz a Abrao no versculo 18: Eu te darei ( tua descendncia dei esta terra). O Senhor lhe d plena certeza que realizar sua promessa. No versculo 13: Sabe com certeza... Oxal que compreendesses esse segredo! medida da tua disposio de aceitar a semelhana da morte de Jesus Cristo, a vida de cima irromper em ti. Abrao, pelo ato de trazer-lhe tudo isso, praticamente conformou-se com a morte de Jesus. Versculo 12a: Ao pr do sol...,Versculo 17: E sucedeu que, posto o sol, houve densas trevas. Tudo isso so efeitos que acompanharam a morte de Jesus, pois o sol se escureceu quando ele morreu. Mas, morrendo, dando sua vida eterna em teu favor, Ele abriu acesso a toda plenitude de Deus para ti. Saiba: Eu dei! No ao lado da cruz, mas na cruz. A ORAO DE ABRAO NO SOMENTE GEROU A F, MAS FEZ CRESC-LA TAMBM. Ao iniciar sua orao, Abrao diz em Gnesis 15: E o herdeiro da minha casa o damasceno Eliezer. Mas, crescendo a sua vida de orao, ele comea a esperar mais e mais do Senhor. No versculo 18 do captulo 17 lemos: Disse

Abrao a Deus: Oxal viva Ismael diante de ti. E mais tarde ele creu em Isaque, o filho da livre, seria o herdeiro. Temos a tendncia de pensar que o primeiro que pedimos de Deus j o maior, mas muitas vezes s a terceira classe, como tambm nesse caso de Abrao. O Senhor tem mais que isso para dar-te. Mas, seja feito a ti segundo a tua f. E a f, por sua vez, cresce na orao. Quem aprende a orar at vitria tambm aprende a praticar a f vitoriosa. A f de Abrao foi alimentada e cresceu por sua poderosa vida de orao.

SUA ORAO ERA TAMBM INTERCESSO QUE TROUXE SALVAO, como j vimos no captulo anterior. Queremos contemplar esse fato ainda a partir de um outro ponto de vista. Muitos desejam praticar intercesso abenoada, que traga salvao para seus familiares, para o mundo. Gnesis 18 nos ensina qual a condio. Antes de tudo, verdadeira comunho com o Senhor. Sabemos como o Senhor, acompanhado por dois anjos, foi hspede de Abrao e como ele comeu em sua casa. Comer com o Senhor significa: ter comunho com Ele. S podes praticar intercesso abenoada, tendo verdadeira comunho com o Senhor, um relacionamento vivo. Em conseqncia disso, Abrao, conhecendo as intenes de Deus, podia orar vitoriosamente em favor de L e de sua famlia, que se encontrava ainda na cidade de Sodoma, madura para o juzo. No captulo 18, versculo 17 lemos: Disse o Senhor: Ocultarei a Abrao o que estou para fazer? Depois ele lhe fala do clamor de Sodoma e Gomorra que se tinha multiplicado e do seu pecado que tinha agravado. Abrao toma conhecimento do juzo vindouro e se pe na brecha com a sua poderosa orao.

NO CONHECENDO O PLANO DE DEUS, NO PODEMOS PRATICAR INTERCESSO CONCRETA. Conheces o plano de Deus para com o mundo de hoje? Entendes os desenvolvimentos polticos? Vs como o agir de Deus se aproxima do alvo da Histria mundial? O centro da atividade de Deus no Berlim, nem Washington, nem Moscou, mas Jerusalm. Junto com o restabelecimento d Israel experimentamos hoje a decadncia dos povos. Eles esto maduros para o juzo. O Senhor Jesus diz em Joo 15.15: J no vos chamo servos, porque o servo no sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer. Deus quer revelar seu plano a ti para que saibas julgar o seu tempo, para que te tornes um home segundo Ezequiel 22.30: uma pessoa que se pe na brecha perante o Senhor em favor do povo, da terra, para que o Senhor no os destrua. O que realizou Abrao com sua poderosa orao? Ele confrontou a vontade de Deus de julgar com a Sua vontade de conceder graa e salvao Versculo 23: Destruirs o justo com o mpio?, Versculo 24 e 25a: ... destruirs ainda assim, e no poupars o lugar por amor dos cinqenta justos que nele se

encontram? Longe de ti o fazeres tal cousa, matares o justo com o mpio. No, a orao no anula o juzo, mas faz irromper a graa no meio do juzo. Chamo todos os crentes orao, para que mais uma vez uma onda de graa se derrame por este mundo e ainda muitos se salvem desta Sodoma e Gomorra que h de ser julgada!

A ORAO NA LUTA
Ento veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim. Com isso ordenou Moiss a Josu: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanh estarei eu no cume do outeiro, e a vara de Deus estar na minha mo. Fez Josu como Moiss lhe dissera, e pelejou contra Amaleque; Moiss, porm, Aro e Hur subiram ao cume do outeiro. Quando Moiss levantava a mo, Israel prevalecia; quando, porm, ele abaixava a mo, prevalecia Amaleque. Ora as mos de Moiss eram pesadas, por isto tomaram uma pedra e a puseram por baixo dele, e ele nela se assentou; Aro e Hur sustentavam-lhe as mos, um dum lado e o outro do outro: assim lhe ficaram as mos firmes at ao pr do sol. E Josu desbaratou a Amaleque e a seu povo ao fio da espada. Ento disse o Senhor a Moiss: Escreve isto para memria num livro, e repete-o a Josu; porque eu hei de riscar totalmente a memria de Amaleque de debaixo do cu (x 17.8-14).
Deste trecho vitorioso da Histria de Israel aprendemos primeiro que Amaleque est sendo vencido enquanto se ora. Sob o comando de Josu, Israel estava pelejando contra Amaleque. Israel representa aqui o Esprito, Amaleque a carne. bem a mesma coisa da qual fala tambm Glatas 5.17: Porque a carne milita contra o Esprito, e o Esprito contra a carne, porque so opostos entre si; para que no faais o que porventura seja do vosso querer. Essa luta na vida de um filho de Deus no termina nunca. O crente tem duas naturezas, duas personalidades. O esprito renascido, a morada do Esprito de Deus no homem, e a carne pecaminosa, que no sujeita vontade de Deus.

Lemos em xodo 17.16 no fim: Porquanto o Senhor jurou, haver guerra do Senhor contra Amaleque de gerao em gerao. A luta continua sem cessar. E todo cristo de verdade anela experimentar, em sua vida prtica, a vitria sobre a carne. Ters essa vitria na prtica enquanto continuas orando. Lemos no versculo 11: Quando Moiss levantava a mo, Israel prevalecia. Por deixar-te permanecer na fraqueza da tua carne, o Senhor quer obrigar-te a te tornares uma pessoa de orao. Mas, amplifiquemos nossa viso. Crentes espirituais lutam decididamente contra o poder de Amaleque, contra o domnio da carne, contra o poder do mundo e de Satans. Fazem isso com a espada do Esprito, a Palavra de Deus, com o testemunho da sua vida. Eles tero vitria, enquanto h oraes em seu favor. Quando Moiss levantava a mo, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava sua mo, vencia Amaleque. A razo porque muitas evangelizaes acabam com uma beno superficial, no permanente, deve ser procurada no fato dos filhos de Deus no levantarem suas mos. Toda bno e movimentao no reino de Deus procede das mos erguidas ao cu.

Alm disso vemos a necessidade de uma colaborao estreita e bem determinada entre o que ora e o que luta. Isso aprende-se tambm do versculo 11. Sempre novamente iam e vinham mensageiros, de Moiss a Josu, de Josu a Moiss. Quando Moiss levantava sua mo, Israel prevalecia. Moiss, que orava, era encorajado. O povo clamou a ele: Sim, continua com as mos levantadas, temos vitria! Mas quando Moiss abaixava a mo, quando se cansou, Amaleque prevalecia. Existia uma ntima cooperao entre Moiss, que orava, e Josu, que lutava. Ns da Obra Missionria Chamada da Meia-Noite buscamos esta ntima e concreta cooperao com os filhos de Deus em todo o mundo. Queremos sair da rotina religiosa a todo preo. certa a vitria sobre Amaleque, pode-se prevalecer contra ele. A luz do Evangelho ainda resplandecer em muitos pases, se houver apoio concreto e decisivo de orao. Esse trecho tambm nos ensina que podemos fortalecer-nos mutuamente e que podemos vencer o cansao abalador e paralisador. Versculo 12: Ora, as mos de Moiss eram pesadas, por isto tomaram uma pedra e a puseram por debaixo dele, e ele nela se assentou; Aro e Hur sustentavam-lhe as mos, um dum lado e o outro do outro; assim lhe ficavam as mos firmes at ao pr do sol. Moiss teria que resignar, se no tivesse gozado o apoio dos seus amigos durante a sua orao. Mas havia esse apoio, e por isso, suas mos lhe ficaram firmes, levantadas ao cu at a vitria total. Mais ainda, reconhecemos que, com a negligncia da orao, tambm diminui a manifestao da vitria. Lemos no versculo 11b: quando, porm, ele abaixava a mo, prevalecia Amaleque. Muitos filhos de Deus, com saudades, olham para trs, queles tempos quando havia ainda despertamentos e milhares se congregavam para ouvir a Palavra de Deus. Constatam com tristeza que hoje no mais assim. Mas, por que no mais assim hoje em dia? Diz-se que os tempos tm mudado. No isso! Mesmo se os tempos mudaram, Ele, o Imutvel, permanece o mesmo. Jesus Cristo, ontem e hoje o mesmo, e o ser para sempre (Hb 13.8). Sim, os tempos mudam, e os homens mudam tambm, as condies mudam, mas Ele jamais mudar. Em Nmeros 14.21 o Senhor diz: Porm, to certo como eu vivo, e como toda a terra se encher da glria do Senhor. As promessas de Deus ainda tm toda a validade. A vitria de Jesus sobre Amaleque, sobre a carne, ainda tem poder ilimitado. A decrescente manifestao dessa vitria em tua vida, em tua famlia e igreja, devida exclusivamente tua negligncia, negligncia de vocs em orao. Sim, dou mais um passo adiante: Aprendemos nessa passagem que, se ns tomarmos posse das promessas de Deus, mediante a orao com perseverana, Deus at est disposto a conceder promessas ainda maiores. Conseqentemente, no h reduo na manifestao da Sua vitria, mas um desenvolvimento progressivo. Quando Moiss orava no cume do monte, ele certamente se firmou na promessa que Deus tinha dado ao seu povo: O Senhor teu Deus eliminar de diante de ti os teus inimigos. Quando Moiss, pela sua orao, transformou essa promessa em realidade, em fatos consumados, Deus lhe concedeu ainda maiores

promessas. Hei de riscar totalmente a memria de Amaleque de debaixo do cu. E no versculo 16: Haver guerra do Senhor contra Amaleque de gerao em gerao. Com isso, aprendo que Deus quer realizar as Suas grandes, sim, as maiores promessas, somente se comeas a firmar-te nelas e a tomar posse delas mediante a orao perseverante. o profundo desejo de Deus tornar visvel e efetiva a vitria do Seu Filho. No foi Ele quem se retirou, que enfraqueceu, mas tu. Por isso, deves sair de tua depresso. Deves tornar-te um soldado que ora e um homem de orao que sabe lutar. Neste instante Ele quer equipar-te novamente com poder e com o esprito de orao. Busca filhos de Deus que tm o mesmo sentimento. Vemos, em xodo 14, a primeira clula de orao, composta de 3 pessoas, no cume do monte, e um povo inteiro foi vitorioso.

A ORAO EM CONJUNTO
Em verdade tambm vos digo que, se dois dentre vs, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer cousa que porventura pedirem, serlhes- concedida por meu Pai que est nos cus (Mt 18.19).
Em sua Palavra, e tambm no trecho acima citado, o Senhor prometeu uma bno especial orao em conjunto. Os demnios tm que fugir quando h orao em unanimidade. Onde filhos de Deus, juntos, se pem de joelhos, h alegria entre os anjos do cu, e o lugar ser comovido. A reunio de orao o corao de uma igreja. Numa igreja com uma reunio de orao viva, h fora para o novo nascimento, pessoas se convertem. A igreja centro da vida espiritual. Numa igreja com uma reunio de orao pouco freqentada, tudo muito mais penoso. E uma igreja sem reunio de orao uma casa morturia, espiritualmente falando. A maioria dos despertamentos foi causada por perseverante orao em conjunto. Pentecostes teve seu incio numa reunio de orao onde se orava com perseverana e em unanimidade. Atos 1.14: Todos estes perseveravam unnimes em orao... Tambm no dia de Pentecostes, segundo o captulo 2.1, eles estavam reunidos em unanimidade. Ento houve, de repente, do cu um som como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. Nesse dia converteram-se 3000 almas. Em Atos 2.42 j temos mais uma reunio de orao. Lemos: E perseveravam na doutrina dos apstolos e na comunho, no partir do po e nas oraes. Temos a resposta imediata no versculo 47: Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor dia a dia, os que iam sendo salvos. Digo com muita insistncia: temos o mesmo Deus de ento, o mesmo Esprito Santo, o mesmo Salvador. Onde esto, entre vocs, as pessoas dispostas a congregar-se para pedir, com perseverana, a chegada de um avivamento? Em Atos 4.24 j inicia outra reunio de orao. Lemos: ouvindo isto, unnimes levantaram a voz a Deus e disseram: Tu, Soberano Senhor, que fizeste o cu, a terra... etc. A resposta imediata vem no versculo 31: uma srie de bnos, o lugar tremeu, todos ficaram cheios do Esprito Santo, com intrepidez anunciavam a Palavra

de Deus, os crentes eram um corao e alma, no havia avareza entre eles, tudo lhes era comum. Os apstolos, com grande poder, davam testemunho da ressurreio do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graa. No havia nenhum necessitado entre eles. Houve um verdadeiro despertamento! Fruto de uma reunio de orao! Em Atos 6.4, novamente temos a deciso de perseverar na orao. Os apstolos dizem: e, quanto a ns, nos consagraremos orao e ao ministrio da palavra. E a resposta instantnea no versculo 7: Crescia, pois, a palavra de Deus e, em Jerusalm se multiplicava o nmero dos discpulos; tambm muitssimos sacerdotes obedeciam f. Tambm hoje possvel que a Palavra de Deus cresa, que o nmero de discpulos se multiplique, e que muitos sacerdotes, que andam em vestes sacerdotais mas ainda no experimentaram uma converso, obedeam f, quando oramos com perseverana. Talvez alguns agora digam: Mas, h tempo participo de uma reunio de orao, pertena a uma clula de orao, e apesar disso acontece to pouco. Quero mostrar-te a causa disso. Com referncia a cada reunio de orao em Atos lemos uma palavrinha que muitas vezes ignoramos, esta a palavra: unnimes. Todos estes perseveravam unnimes em orao. Jesus diz: Se dois entre vs concordarem... Muitas oraes ressoam num vazio. Deus no as pode ouvir quando os que oram no oram em unanimidade. Exteriormente podes viver em perfeita unio com o teu irmo e com tua irmo e interiormente cultivar, no teu corao, uma crtica ou ira contra eles. E com isso, destrudo est o poder da reunio de orao. , irmo, irm, tu s o obstculo, tu vives em discordncia com os teus irmos. No em vo que Paulo diz to enfaticamente em Efsios 4.3 esforando-vos diligentemente por preservar a unidade do Esprito no vnculo da paz. Onde existe uma brecha na unanimidade o diabo tem entrada. Tua antipatia contra o irmo A, teus preconceitos contra a irm B, tua crtica contra o dirigente da reunio de orao no nada diferente de veneno mortfero que amortece toda a reunio de orao. Ora-se, mas a orao fica sem poder, o Senhor no responde. de suma urgncia que fales sobre o assunto com a pessoa correspondente. Pela atitude do teu corao freias a reunio de orao inteira e as promessas de Deus no podem ser cumpridas. A Bblia diz em Tiago 5.16: Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. Peo-te de todo o corao, restabelece, ainda hoje, a unanimidade. Mas pode tambm ser que, por causa da tua indolncia, por causa de tua busca de comodidade, no participas da reunio de orao da tua igreja ou no te deixas integrar numa clula de orao. Digo-te com muita seriedade, quando tu, sendo um filho de Deus, no participas em qualquer reunio de orao, ento s um coveiro de tua igreja, e por tua no participao a igreja e as pessoas em favor das quais se ora, tem falta de poderes celestiais. Existem tambm crente que dizem: no consigo orar na presena duma outra pessoa, minha boca parece tapada; sozinho consigo orar. Ento digo-te: ou no s renascido e no tens esprito de orao ou te encontras preso ao orgulho. Queres orar em palavras bonitas e dizes: no

consigo pronunciar oraes bem formuladas. Livra-te desse esprito de orgulho e participa da reunio de orao, na clula de orao (uma clula de orao composta de 3-6 membros). E, abre a tua boca, em nome de Jesus; pe-te perante o Senhor e no perante os homens. O tempo que nos resta pouco, vem a noite quando ningum pode trabalhar. Vocs no notam que um poder destruidor cada vez mais forte emana do inferno, que os povos ento sem orientao e que os mpios podem estabelecer-se sempre mais? H um s remdio: uma contra-ofensiva do alto. Um movimento de luz. E esse movimento deve ser um movimento de orao.

A ORAO DA IGREJA
Nada tendes, porque no pedis (Tg 4.2)
No receberemos resposta s nossas oraes enquanto no estivermos dispostos a levar ao Senhor os assuntos urgentes, de maneira concreta e perseverante. Mas quando tomamos a deciso de tornar-nos cooperadores de Deus na orao, o maravilhoso ocorrer. A mo de Deus, cheia de abundantes bnos, est nossa disposio, quer abenoar, mas a mo da nossa orao precisa ser levantada a Ele, para recebermos. Nada tendes, porque no pedis! Eu gostaria de citar um dos assuntos mais importantes e urgentes: A IGREJA DE CRISTO DEVE TORNAR-SE NOVAMENTE VERDADEIRO TEMPLO DO ESPRITO SANTO, CHEIO DA GLRIA DO SENHOR. Lemos em Efsios 2.20 + 21: edificados sobre o fundamento dos apstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifcio, bem ajustado, cresce para santurio dedicado ao Senhor. Em 1 Pedro 2.5 os crentes so chamados a edificar-se casa espiritual, como pedras que vivem. Mas onde est hoje a glria do Senhor nesse templo? Onde se acha o poder de Deus na Igreja de Cristo? Amados irmos, a rotina religiosa de vocs no pode substituir a glria e o poder do Senhor. A pregao de voc resiste a objees teolgicas, o cantar pode-se apresentar, quanto qualidade das palavras e da msica, mas faltam o poder e a glria do Senhor. No de admirar que h pessoas no meio de vocs que dormem notoriamente. No nada surpreendente que, nas igrejas de vocs manifesta-se uma atmosfera abafada e paralisadora. Nada tende, porque no pedis! O grande rei Salomo havia construdo um grandioso templo. Tudo estava organizado com perfeio. Mas Salomo sabia: a no ser que a glria do Senhor encha este templo, ele se tornar templo de dolos. Por isso, comeou a orar; e o resultado? Tendo Salomo acabado de orar, desceu fogo do cu, e consumiu o holocausto e os sacrifcios; e a glria do Senhor encheu a casa. Os sacerdotes no podiam entrar na casa do Senhor, porque a glria do Senhor lhe tinha enchido a casa. justamente isso o que necessitamos hoje. Vocs ainda no reconheceram que a igreja de vocs torna-se moradia de demnios, quando o Senhor no est presente? H espritos de sonolncia, de indolncia,

espritos de incredulidade, dos desejos mundanos, da concupiscncia dos olhos. Conclamo a todos os filhos de Deus que pertencem a uma igreja: Reunam-se em sua casa de Deus, clamem ao Senhor at que Sua glria encha novamente a igreja! Com isso j tocamos o segundo ponto, sendo este: NA IGREJA DE CRISTO DEVE HAVER NOVAMENTE FORA PARA A REGENERAO, PARA O NOVO NASCIMENTO. Paulo diz em Glatas 4.19: meus filhinhos, por quem de novo sofro as dores de parto, at ser Cristo formado em vs. Cristos de corao dividido produzem tambm cristos com corao dividido. A grande misria do nosso tempo so os abortos na igreja de Jesus pessoas despertadas, convertidas, mas que no penetraram at novidade de vida. Conseqentemente no conseguem gerar filhos espirituais em suas evangelizaes. H converses, mas converses sentimentais, e esses filhos raras vezes se alinham s igrejas existentes. Por qu? Falta a fora para a regenerao. Conheo uma mulher do Antigo Testamento: Ana. Ela no tinha filhos. Ela, muito triste, e com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. Demorando-se ela no orar perante o Senhor, passou Eli a observar-lhe o movimento dos lbios, porquanto Ana s no corao falava, seus lbios se moviam, porm no lhe ouvia voz alguma; por isso Eli a teve por embriagada (I Sm 1.10+12-13). Nesse tempo de orao aquela mulher sofreu dores de parto pelo seu povo inteiro. Pois, mediante suas oraes, no somente Samuel nasceu, mas em Samuel surgiu um homem de Deus que conseguiu dirigir seu povo ao Senhor. Inicialmente essa orao de Ana enfrentou a resistncia por parte das autoridades religiosas, pois o sumo sacerdote, Eli, a julgou bobagem. Eli a teve por embriagada. O mesmo acontece hoje em dia. Onde esto, em seu meio, mulheres como Ana, que oram e choram perante o Senhor at nascerem filhos como Samuel entre vocs? Digo com toda seriedade: Hoje em dia falta o poder para o novo nascimento na Igreja de Jesus. , peo-te, que te consagres ao Senhor, como Ana, para o santo servio da orao; e chora perante o Senhor mesmo quando as autoridades religiosas esto contra isso e no o levam a srio. Veja um terceiro assunto urgente para o nosso tempo: A PREPARAO DA IGREJA-NOIVA PARA O ENCONTRO COM O NOIVO CELESTIAL, JESUS CRISTO. Essa preparao s se realiza com vigilncia e orao. Jesus diz em Lucas 21.36: Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas cousas que tem de suceder, e estar em p na presena do Filho do homem. O que vocs pensam, que o Senhor est fazendo no trono do Pai em favor dos seus? Romanos 8.34b diz que ele est direita de Deus e intercede por ns. Hebreus 7.25 diz que ele est vivendo sempre para interceder por eles. Jesus continuar intercedendo por ns at aquele momento em que vir

ao encontro da sua noiva preparada. Quo maravilhosa representao temos disso em Gnesis 24. Est escrito de Isaque: Saira Isaque a meditar no campo, ao cair da tarde; erguendo os olhos, viu, e eis que vinham camelos. Tambm Rebeca levantou os olhos e, vendo a Isaque, apeou do camelo, e perguntou ao servo: Quem aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? o meu senhor, respondeu. Ento tomou ela o vu e se cobriu (Gn 24.63-65). Rebeca, chamada por Eliezer, o servo de Abrao (uma figura que representa o Esprito Santo) estava viajando ao encontro de Isaque. Seus pensamentos esto ocupados como o noivo. E Isaque, como que atrado pela atitude dela, orando, vai ao encontro da sua noiva, apesar de no v-la ainda. , posso imaginar algo disso, como Rebeca, orando, viajou ao encontro de Isaque, estando imediatamente preparada quando Ele apareceu, apeou do camelo e se cobriu. Prezados irmos, no pergunto se vocs so salvos, mas pergunto: vocs esto preparados para quando Jesus vier nas nuvens do cu? S podes ser preparado se deixares separar-te de todo o terreno, em fervente orao. Colossenses 3.1 diz: Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as cousas l do alto, onde Cristo vive, assentado direita de Deus. Por que sempre buscar a Ele em orao? Colossenses 3.4 nos d a resposta: Quando Cristo, que a vossa vida, se manifestar, ento vs tambm sereis manifestados com ele, em glria. Digo com grande certeza: A vinda do Senhor Jesus nas nuvens do cu est mais prxima do que vocs pensam. Jesus te diz: Vigia e ora! Rebeca estava preparada para o encontro com Isaque. Ela no dormiu no seu camelo. TU TAMBM DEVES SER PREPARADO PARA O ENCONTRO COM O SENHOR QUANDO ELE VIER!

A ORAO PROPICIATRIA DE ARREPENDIMENTO


... em sua casa, e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas da banda de Jerusalm, trs vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graas, diante do seu Deus, como costumava fazer (Dn 6.10b).
Quais as caractersticas da orao de Daniel? Vale a pena contemplar as trs mais marcantes caractersticas da orao desse homem de Deus, que experimentou to grandes manifestaes do Senhor. 1- ELE RECONHECEU E CONFESSOU EM SUA ORAO, PERANTE O SENHOR, A CULPA COLETIVA DE TODO O POVO DE DEUS: Temos pecado e cometido iniqidade, procedemos perversamente, e fomos rebeldes, no demos ouvidos aos teus servos, os profetas (Dn 9.5 + 6b).

Senhor, a ns pertence o corar de vergonha, aos nossos reis, aos nosso prncipes, e a nossos pais (v. 8). Esse um fator decisivo na orao por um despertamento. Cabe-nos reconhecer que vivemos no tempo. Olhamos ao passado, ao futuro e ao tempo presente; Deus, porm, eterno. Para ele o passado e o futuro so tambm presente. Mil anos, aos Seus olhos, so como um dia; um dia como mil anos. Pecados impunes do povo de Deus do passado trouxeram sombras, sim, maldio presente gerao de filhos de Deus. Eles exercem uma influncia paralisadora. No subestimemos a justia de Deus! Somente um arrependimento profundo, tambm referente aos pecados dos pais, referente aos pecados do prximo, pela fora purificadora do sangue de Cristo, d lugar ao Esprito de Deus. Isso vale tambm quanto aos pecados dos pais e avs. Os patriarcas da Velha Aliana tinham plena luz referente a isso. Seguidas vezes lemos no Antigo Testamento: Eu sou o Senhor teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqidade dos pais nos filhos at terceira e quarta gerao daqueles que me aborrecem (x 20.5;34.7; Nm 14.18; Dt 5.9). Muitos filhos sofrem amargamente sob os pecados dos pais e avs. Eu poderia imaginar que, entre os meus leitores, h filhos de Deus que, apesar de se tornarem filhos de Deus, continuam a ser torturados por poderes contrrios, poderes de depresso, de impureza, at de espritos de blasfmia. Nos momentos mais santos surgem os pensamentos mais terrveis. Se tu mesmo no cometeste pecado de feitiaria, isso pode ser procedente dos teus pais e avs que no se arrependeram dos seus pecados. Dou-te, agora, o conselho: Faz o mesmo que fez tambm Daniel, diz perante o Senhor: Temos pecado, ns e nosso pais. Tua carne e sangue so exatamente os mesmos como do teu pai e av. A justia de Deus perfeita. Arrepende-te dos teus pecados ocultos em tua prpria vida, e na da tua famlia inteira. Firma-te no poder do sangue de Jesus sobre essas coisas. Ento, com ousadia, poders libertar-te na orao de todo o poder de depresso, de poderes imundos, de todo esprito de blasfmia e de mentira. O precioso sangue de Jesus tem poder suficientemente grande para quebrar a linha de maldio em tua vida e transform-la em linha de bno. Muitos filhos de Deus se esquecem do fato de que a salvao como a terra de Cana: temos que possu-la, passo a passo, na f; dizer ao inimigo: Seja derrotado em nome de Jesus! Temo-nos tornado cristos preguiosos, amantes de comodidade. Gememos com os vcios e dizemos: No h jeito, herdamos isso. Mas digo-te: A vitria de Jesus ilimitada se tu queres tomar posse da terra da salvao, com arrependimento concreto e sincero sobre os teus pecados e os pecados da tua gerao. 2- EM DANIEL 10.12 PERCEBO QUE A ORAO DE DANIEL FOI CARACTERIZADA POR UM APLICAR DO SEU CORAO PARA COMPREENDER E OBTER A RESPOSTA. Unicamente quando o Senhor nota que no oramos somente com a boca, no somente na carne religiosa, no s no raciocnio, mas do mais profundo do nosso corao, dum corao ntegro, a resposta comea a

realizar-se imediatamente, mesmo quando no a vemos em seguida. O Senhor diz em Daniel 10:10: No temas, Daniel, porque desde o primeiro dia, em que aplicaste o corao a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e por causas das tuas palavras que eu vim. Aqui temos o grande segredo. Vocs oram em palavras piedosas, vocs sabem falar a lngua de Cana, mas digo: o Senhor anela fazer fato consumado a resposta orao de vocs. Isso, porm, s pode acontecer, quando aplicas o teu corao, buscando a resposta divina a todo preo, igual a Daniel. Mais uma vez lembro-te das palavras: quando me buscardes de todo corao serei achado de vs. , Senhor, d graa que eu teu busque com corao integro e com meu ser inteiro! 3- A TERCEIRA CARACTERSTICA DA ORAO DE DANIEL ERA QUE, ORANDO, ELE NADOU PERSEVERANTEMENTE CONTRA A CORRENTEZA, SIM, AT IGNORAVA O PERIGO DE MORTE. Quando o rei Dario, por causa dos seus inimigos, tinha proibido, sob pena de morte, adorar algum, a no ser ao rei, por um perodo de trinta dias, Daniel reagiu como est descrito em Daniel 6.10: Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa, e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas da banda de Jerusalm, trs vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graas, diante do seu Deus, como costumava fazer Daniel no se deixou impedir em suas oraes por tremendos ataques do inimigo. Daniel entregou sua prpria vida para pode orar. Daniel enfrentou a cova dos lees. Conseqncia: Ele teve que passar uma noite inteira com os lees. Sim, se vocs entregarem suas prprias vidas, a todo preo, para poder continuar orando, quando vocs no se deixarem intimidar pelas ameaas do inimigo, ento sero tambm confrontados com o leo que ruge e busca algum para devorar. Mas ento experimentars a mesma coisa como Daniel: O maligno no te poder tocar, bem pelo contrrio! Arrisca tudo, deixa Satans rugir, deixa o inferno excitar-se! Unicamente: Segue orando, o Senhor est perto! Continua orando, Ele quem te ajuda! Ora, ora, acontecer que vers milagres! Em vez de triunfar o inimigo, o nome do Senhor foi ainda mais glorificado por Daniel, pelo fato que o rei Dario comeou a louvar o Deus de Daniel (Dn 6.26-28). O segundo resultado da orao de Daniel foi que ele no somente teve que enfrentar o poder das trevas, mas que tambm os mensageiros da luz, os anjos de Deus, o apoiaram, o cercaram e fortaleciam e lhe amplificaram a viso para o plano de Deus para com este mundo. O segredo do poder e firmeza, da sabedoria e intrepidez de Daniel era sua vida de orao. Por isso peo ao Deus do cu que tambm tu te tornes tal homem de orao (comp. Dn 6.23).

O PODER DA ORAO
Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei cousas grandes e ocultas que no sabes (Jr 33.3)

Quo grande e encoberto segredo o poder ilimitado da orao: temo falar disso, pois considero-me incapaz de descrever, em palavras humanas, a inefvel onipotncia de Deus, que Ele revela ao homem que ora. Queremos tentar aproximar-nos, mediante umas simples perguntas, ao centro desse segredo divino.

I.

Por que orar?

Porque Deus, o Pai, nos chama orao: Invoca-me no dia da angstia: eu te livrarei, e tu me glorificars (Sl 50.15). Alm do fato que o Senhor atende tambm o nosso clamor causado por necessidade exteriores, todo aquele que comear a ler Sua Palavra com o corao aberto, inevitavelmente entrar em necessidade interior. E nisso vem o convite do Pai: Invoca-me no dia da angstia. Porque Deus, o Filho, nos urge orao: Disse-lhe Jesus uma parbola, sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer (Lc 18.1). Pedi, e dar-sevos-, buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos- (Mt 7.7). Ele, o Filho de Deus, portanto, nos urge a intensificar a nossa orao. Pois pedir um perguntar passivo, buscar j uma perseverana decidida, porm bater significa penetrar at presena de Deus, continuar at que a porta do Santssimo se abre. Porque Deus, o Esprito Santo, quer orar por meio de ns. Tambm o Esprito semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque no sabemos orar como convm, mas o mesmo Esprito intercede por ns sobremaneira com gemidos inexprimveis (Rm 8.26). O chamado do Deus trino orao conseqentemente abrange tambm a Sua promessa de produzir em ns essa orao. O mesmo Esprito intercede por ns sobremaneira com gemidos inexprimveis. Como podes defender ainda a tua negligncia e preguia na orao, quando o Deus trino te urge tanto a orar, e mais ainda, quando Ele at te promete faz-lo em e atravs de ti! Fiel o que vos chama, o qual tambm o far. Se, pois, o Deus trino nos chama orao, trs coisas so necessrias: primeiro: orao, segundo: orao e terceiro: ainda orao.

II.

Por que a orao um poder?

Porque trs personalidades imediatamente esto sendo includas quando oras: Deus, Satans e tu. 1- O Eterno Deus age Solenemente ele jurou atender orao dos seus. a) Ele ouve: O Senhor me ouve quando eu clamo por ele (Sl 4.3b). b) Ele atende: Eu lhes ouvirei o clamor (x 22.23b). c) Ele ilumina: Contemplai-o iluminados, e os vossos rostos jamais sofrero vexame (Sl 34.5)

d) Ele d grande poder: No dia em que eu clamei, tu me acudiste, e alentaste a fora de minha alma (Sl 138.3). e) Ele atua: Ele acode vontade dos que o temem (Sl 145.19). f) Ele responde: E ser que antes que clamem, eu responderei (Is 65.24). g) Ele anuncia: ... anunciar-te-ei cousas grandes e ocultas que no sabes (Jr 33.3b) Por isso, infinitamente mais importante ach-Lo em orao que multiplicar os assuntos de orao antes de t-Lo encontrado (comp. Ec 5.2); pois, quando O tens encontrado, ento j encontraste tambm a resposta s tuas oraes. Quando me buscardes de todo o vosso corao, serei achado de vs (Jr 29.13-14). Talvez possuas uma lista para poderes fielmente levar os teus assuntos presena do Senhor sem que te esqueas de um, e isso certo. Mas, considera que Ele, cujos olhos so como chama de fogo, antes de tudo examina o teu corao, se de todo corao O buscas. Tendo-O encontrado, sabendo: agora tenho um cu aberto, ters tantos assuntos para levar a Ele na orao que tuas palavras no os conseguiro acompanhar. 2- Satans comea a resistir fortemente O mundo invisvel das trevas entra em grande excitao e em horror quando um homem ou uma mulher se pem a orar (comp. Ef 6.12; Ap 12.12b). Como o nosso tempo est caracterizado por uma infiltrao dos espritos do abismo e, portanto, existe uma crescente agitao satnica que se acumula horrivelmente (Ap 12.9), como, tambm, a vinda do Senhor Jesus est s portas, as pessoas de orao se encontram hoje frente a uma medida de ira satnica cada vez maior. Mas exatamente porque os poderes de destruio esto ativos como nunca antes, a nossa vida de orao deve experimentar uma intensificao tambm de outra maneira estamos sendo vencidos, levados devagarzinho pelo esprito do mundo e dos compromissos. O homem de orao, cheio do poder do Esprito, desencadeia uma contra-ofensiva contra a agitao satnica. 3- Tu mesmo ests includo na esfera do poder de Deus Sim, algo maravilhoso acontece com o teu carter quando oras! Tornar-te mais forte? No, bem ao contrrio, mais fraco! Mas, orando, tua impotncia se une com Sua inefvel onipotncia. Jbilo surgir em teu corao: Porque quando sou fraco, ento que sou forte (2 Co 12.10b), Tudo posso naquele que me fortalece (Fp 4.13), e no dia em que eu clamei, tu me acudiste, e alentaste a fora da minha alma (Sl 138.3). Dize-me, por que te deixas enganar tanto por satans, por que no oras?

III.

Quem experimenta o poder da orao?

Somente o libertado. Contemplemos os impressionantes exemplos do Antigo Testamente, trs pessoas cujo nome inicia com J.

1. JAC Em extrema aflio ele foi libertado da sua prpria capacidade. Quando Esa veio ao seu encontro com 400 homens, de maneira ameaadora, as calculaes de Jac no adiantavam mais, ele tinha somente a Palavra do Senhor para sustentar-se. E, por duas vezes, ele se baseia na Palavra do Senhor em orao, que se tornou cada vez mais vitoriosa e culminou na plena vitria de Peniel: Senhor, que me disseste (Gn 32.9); E disseste... (V. 12). Teve lugar sua libertao das possesses, pois tendo chegado ao Jaboque, ele fez passar tudo que tinha pelo vau do Jaboque e ficou a ss. Deixou-se at livrar da sua mulher e dos filhos (VV. 22.23). Depois comeou sua vitoriosa luta de orao: No te deixarei ir, se me no abenares (v. 26). Entendes? Somente o libertado experimenta o poder ilimitado da orao! 2. JAEBEZ Jaebez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oxal que me abenoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mo e me preserves do mal de modo que no me sobrevenha aflio! E Deus lhe concedeu o que tinha pedido (I Cr 4.10). Esse homem foi libertado da sua indiferena amortecedora. Ele se destaca no registro dos descendentes, a ele dado o testemunho: Foi Jaebez mais ilustre do que seus irmos (1 Cr 4.9). Ele nota que a onipotncia inesgotvel de Deus quer manifestar-se nele ainda mais, se somente ora, e ento clama: Oxal que me abenoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mo! Todos ns estamos infestados com o pensamento paralisador de que a onipotncia de Deus tambm tem limites. Isso representa-se simbolicamente em 1 Crnicas 17, onde Davi quer construir uma casa para o Senhor. Ele, quer, portanto, limitar em quatro paredes a ilimitada e eterna Majestade do Senhor, e o Senhor manda dizer-lhe: Tu no edificars casa para a minha habitao (1 Cr 17.4). Do mesmo modo, Salomo confessa mais tarde, depois de ter construdo o templo do Senhor: Eis que os cus, e at os cus dos cus, no te podem conter, quanto menos esta casa que eu te edifiquei (2 Cr 6.18). A traduo holandesa diz no Salmo 78.41: Puseram limites ao Santo de Israel! Vivemos ainda num tabernculo com limitaes; alargar suas fronteiras, porm Lhe ser um prazer, se somente orarmos! Tambm Davi reconheceu esse fato na presena do Senhor: Pois tu, Deus meu, fizeste ao teu servo a revelao de que lhe edificarias casa. Por isso o teu servo se animou para fazer-te esta orao (1 Cr 17.25). Deixa libertar-te da tua satisfao contigo mesmo, alarga-te direita e esquerda, clama a Ele: Oxal que me abenoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mo! Filho de Deus, sai, sai para fora das limitaes do teu eu, to curto de vista! O Senhor quer alagar-te as fronteiras tanto que alcancem todo o mundo! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido!

3. JOSAF Ah! nosso Deus, acaso no executars tu o teu julgamento contra eles? Porque em ns no h fora para resistirmos a essa grande multido que vem contra ns, e no sabemos ns o que fazer; porm os nossos olhos esto postos em ti (2 Cr 20.12). Esse homem foi libertado de sua prpria fora. Vendo os grandes exrcitos dos de Amom e de Moabe, ele confessa perante o Senhor: a) sua impotncia: Em ns no h fora para resistirmos b) sua desorientao: no sabemos ns o que fazer. c) seu contar com o Senhor somente: porm os nossos olhos esto postos em ti. Que homens impossveis, impotentes, miserveis e desanimados so esses prncipes da orao! Sim, assim eu sou mas exatamente por isso preciso tanto mais do Seu poder! Sem orientao? Sim, essa tambm a minha situao mas assim sendo, eu posso tomar tanto mais da sua inesgotvel sabedoria. J temos visto: Verdadeira orao expresso da mais profunda dependncia de Deus, e dependncia dEle somente. Porm, s o completamente libertado se tornar dependente do Senhor. A imensa amplitude da vida de orao, essa Cana com sua abundncia, te acessvel se deixares libertar-te da tua prpria capacidade, das possesses, da criatura, da satisfao contigo mesmo, da prpria fora, de todo orgulho e preconceito. Ento tu no tens mais nada mas v, tens tudo! Tu mesmo submerges, mas vai encontrar a Ele! Estars quebrantado em teu prprio ser- mas penetrars at a Ele. Dito em poucas palavras: Depois da libertao vem a unio. Tanto mais libertado de todo o terreno, do passageiro, tanto mais intimamente unido com o Eterno. Quem tem ouvidos, oua!

IV.

Quem no experimenta o poder da orao?

1. TENAZMENTE IRRECONCILIVEIS Quando Hebreus 12.14 diz: Segui a paz com todos e a santificao, sem a qual ningum ver o Senhor, isso, sem dvida, vale para o dia da vinda do Senhor, quando O veremos como Ele . Mas vale tambm para hoje. Ningum pode ver o Senhor e experiment-Lo, a no ser que siga a paz com todos. Tal homem est imundo em seu carter, porque tolera uma raiz amarga em seu corao. Com isso tambm outros esto sendo contaminados (Hb 12.15), Assim, tampouco pode orar com autoridade. Jesus diz: E quando estiverdes orando, se tendes alguma cousa contra algum, perdoai, para que vosso Pai Celestial vos perdoe as vossas ofensas (Mc 11.25). Reconcilia-te ainda hoje com o teu prximo ou com o teu parente, perdoa-lhe por amor de Jesus, pois tambm tu recebeste perdo de muitas ofensas. 2. OS AFASTADOS DE DEUS

Um desviado no pode orar com perseverana. Deus faz que o solitrio more em famlia; tira os cativos para a prosperidade; s os rebeldes habitam em terra estril (Sl 68.6). Porque o Senhor abomina o perverso (Pv 3.32). Quem um afastado? Um filho de Deus que se desviou da sua posio decidida para com o Senhor. Lembra-te, pois, de onde caste, arrepende-te, e volta pratica das primeiras obras; e se no, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso no te arrependas (Ap 2.5). Quais so, pois, as obras das quais caste? a) da orao em secreto, em teu quarto. Quanto mais negligncia nesse servio, tanto menos sentirs a urgncia da orao. Tua vida de orao tornou-se sempre mais suprflua e distrada? Ento s um afastado. b) Por cousas de pouca importncia deixas afastar-te da reunio de orao que antes costumavas frequentar fielmente. esse o teu caso? Ento s um afastado aos olhos de Deus. c) Te tornaste negligente no estudo concentrado das Escrituras. No podes dizer com J: Do mandamento de seus lbios nunca me apartei; escondi no meu ntimo as palavras da sua boca (J 23.12). Volta ao Senhor, filho de Deus que ests afastado dEle! Como afastado, tua orao sem poder, como a dos fariseus. Oras, sim, mas tuas oraes no atingem ao Senhor. Com profunda dor percebo muitas vezes, em reunies de orao, que as peties de muitos crentes no tem o amm do Santssimo, o cu permanece fechado.

V.

O poder da orao

Ele est ao teu alcance, e, contudo, no o possuis. Pergunto: Deus se cansa? No, a Escritura diz: O eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fadiga (Is 40.28b). Mas, apesar disso, os afastados O fazem cansar; tais que esto sendo chamados continuamente a orar, mas que, por causa do seu estado desviado, no escutam mais a Sua voz. Ele diz: Estou cansado de as sofrer (Is 1.14). Tu O cansas quando oras com um corao rebelde. Sim, quando multiplicais vossas oraes, no as ouo (Is 1.15). Deus se cansa? Sim, por causa de ti: Me deste trabalho com os teus pecados, e me cansaste com as tuas iniqidades (Is 43.24). Ests consciente que, por tua atitude de corao, desprezas o poder da orao colocado tua disposio da parte de Deus? Por quanto tempo queres perseverar nisso? Hoje se ouvires a Sua voz, no endureas o teu corao! Confessa a tua infidelidade a Ele! Digo-te: Ele quer transformar-te em homem de orao que tem autoridade. Seu sangue apaga todo dano.

A ORAO SACERDOTAL DE CRISTO


Tendo Jesus falado estas cousas levantou os olhos ao cu, e disse: Pai, chegada a hora; glorifica o teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti (Jo 17.1)
Pisamos em terra sagrada quando comeamos a estudar a orao sacerdotal de Cristo. Em todo o Evangelho de Joo vemos o Filho de Deus como profeta. Ele transmite ao povo as palavras recebidas do Pai. Agora, porm, em Joo 17, vemos Jesus como sumo sacerdote em posio invertida, no mais do Pai aos discpulos, mas da posio dos discpulos ao Pai. No por nada, a palavra sacerdote significa: algum que traz para perto. Lendo sua orao sacerdotal, estamos sendo levados para muito perto, presena do Pai, pois essa orao a orao perfeita. Ela abrange tudo. ADORAO Dirigindo-se ao Pai, Ele O adora, pois menciona traos do carter do Pai. Por exemplo, chama-o Pai santo no versculo 11, e no versculo 25 Pai justo, ou, como diz simplesmente no primeiro versculo: Pai, chegada a hora; glorifica o teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti. Com essa adorao Ele revela o amor do Pai para com Seu Filho. Pai, eis aqui o teu Filho! Nessa orao perfeita ouvimos destacar-se o som da Sua poderosa INTERCESSO Ele ora em favor dos discpulos, de Seus discpulos; e em todo o contexto ressoa O AGRADECIMENTO AO PAI, mediante uma frase que o Senhor Jesus repete vrias vezes: que me deste. No pode ser diferente, essa orao perfeita do Filho de Deus difunde tambm resplendor para fora, tem efeitos perfeitos que a acompanham; pois no curto testemunho que Jesus d do Pai, ressoa a mensagem central do Evangelho, e cada um que est disposto a ouvir, reconhece nessas palavras o nico caminho que conduz vida eterna, e a vida eterna esta: que te conheam a ti, o nico Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste (v. 3). Como a orao do Senhor, tambm a nossa orao deve conter os trs elementos: adorao, intercesso e agradecimento. Assim tambm tua orao, sendo consagrada, reflete vida. Ela transmitir ao teu ambiente a clara mensagem central do Evangelho, como Jesus a transmitiu em sua confisso: e a vida eterna esta: que te conheam a ti, o nico Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Quero tentar diz-lo em outras palavras: Orao consagrada, perfeita, orao igual orao de Jesus, irrompe para anunciar com santa paixo a todo o mundo: E a vida eterna esta: que te conheam a ti, o nico Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Ningum pode ser um homem de orao, cheio do Esprito, sem tornar-se tambm um missionrio.

Perguntemo-nos agora: O QUE DESCOBRIMOS NA ORAO DE JESUS? Primeiro ela nos desvenda o segredo das Suas riquezas, da Sua plenitude. Mas, no assim que o Senhor se fez pobre? Sim, isso verdade, pois em 2 Co 8.9 lemos: pois conheceis a graa de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vs, para que pela sua pobreza vos tornsseis ricos. E contudo habitava nELe uma indescritvel plenitude de Deus. Os trs anos do Seu ministrio pblico foram acompanhados por rios de vida, de poder e da glria de Deus. Em Colossenses 2.9 a Escritura at diz a seu respeito: porquanto nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. Que poder de amor! Quo grande autoridade de pregao! Que pacincia infinita! Que santidade e pureza sem mcula reflete o Seu carter! E quo maravilhosas as palavras que proferiu! E, nessa altura, notamos com surpresa: Jesus no tinha nada que no lhe fosse dado pelo Pai. Quinze vezes aparece nessa orao a palavra dado. O que foi-lhe dado pelo Pai? Todo o anteriormente mencionado. No versculo 2 Jesus diz: assim como lhe conferiste autoridade. Ele era fraco em si mesmo. Toda manifestao de Sua autoridade foi procedente unicamente do Pai. No versculo 4 ele diz: Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer. Quer dizer: Jesus no fez nada e no queria fazer nada diferente do que consumar a obra que o Pai Lhe tinha confiado para fazer. Por isso Ele no era agitado e nervoso, mas a tranqilidade em pessoa. Apesar disso, Suas obras eram indescritivelmente frutferas, porque a obras era do Pai. No versculo 8 ele testifica: porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste. Quo maravilhoso! Por isso as palavras de Jesus foram poucas. Mas as palavras que falou eram Esprito e vida, como Ele mesmo tambm testemunha, porquanto foram palavras do Deus vivo. As palavras que me deste. Sete vezes o Senhor afirma com nfase em Sua orao que ns, os seus discpulos, lhe fomos dados pelo Pai os que lhe deste (v.2b), e duas vezes no versculo 6: aos homens que me deste do mundo, ... tu mos confiaste; que me deste, porque so teus (v.9); Guarda-os em teu nome, que me deste,... (v. 11); guardava-os no teu nome que me deste, e protegi-os... (v.12); Pai, a minha vontade que onde eu estou, estejam tambm comigo os que me deste (v.24) Meu corao foi profundamente comovido e tocado quando li isso. Sete vezes ele menciona a ti e a mim. Somos ddivas de Deus a Jesus. Primeiro Ele deu Jesus por ns: porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unignito..., depois Ele nos deu a Jesus. Se ns estamos sendo mencionados aqui sete vezes, esse fato indica quanto o Senhor o leva a srio. Tu s precioso ao Seus olhos. Sim, Ele comprou-te com o Seu prprio sangue. Falamos muito da glria de Jesus; mas tambm aqui o Senhor destaca: Eu lhes tenho transmitido a glria que me tens dado (v. 22), e ... para que vejam a minha glria que me conferiste (v.24). Em outras palavras: Jesus era, como tambm diz Hebreus 1.3, o resplendor da glria de Deus. Isto a glria que Ele

resplandecia no foi outra que a glria do Pai. Ele no se gloriou de si mesmo. O que obscurece a glria do Senhor em tua vida? Teu gloriar-te de ti mesmo, a exibio do teu eu, teu girar em torno de ti mesmo. Essa piedosa glria prpria apaga a glria de Deus em ns. Tambm notvel que somente os pobres em si mesmos, somente os que perderam sua prpria glria, reconheceram a glria de Deus em Jesus Cristo e se renderam com lgrimas. Foram estes os publicanos e pecadores. Os religiosos foram cegos para essa glria, pois, aos seus olhos Ele era o mais desprezado de todos os homens. O Senhor considera de suma importncia que saibamos que tudo Lhe foi entregue pelo Pai. No versculo 7 Ele diz: agora eles reconhecem que todas as cousas que me tens dado, provm de ti. Em outras palavras: Eu lhes demonstrarei: Nada em mim tenho, tudo tenho em Ti. Quando aprenders que tu no tens nada, mas Ele tem tudo, que tu no podes fazer nada, mas que Ele tudo pode? Nunca ouviste quantas vezes Jesus diz em Sua orao sacerdotal: tu me deste? Jesus no tinha absolutamente nada de si mesmo. Ele era o mais pobre e, contudo, o mais rico, continuamente tomando dos tesouros de Deus. Tambm Paulo foi um que compreendeu isso, quando exclamou mais tarde: como desconhecidos, e entretanto bem conhecidos; como se estivssemos morrendo e contudo eis que vivemos; como castigados, porm no mortos; entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo (2 Co 6.9+10). Jesus tinha tudo, justamente porque no tinha nada. Jesus no tinha nada que no Lhe fosse concedido pelo Pai. Tendo visto nessa orao o segredo da plenitude e das riquezas de Jesus, sendo que Ele enfatiza repetidas vezes: Tu me deste, perguntemo-nos, agora: POR QUE PODIA JESUS PEDIR TUDO DO SEU PAI E TAMBM RECEB-LO? O Senhor nunca nos poderia ter dado a promessa: Pedi, e dar-se-vos-, se Ele mesmo no a tivesse provado e experimentado. H trs razes, das quais a primeira negativa. Duas vezes Ele diz: como tambm eu no sou do mundo (v. 14), e, Eles no so do mundo como tambm eu no sou (v.16). Jesus esteve neste mundo como homem de carne e sangue. Ao redor dEle estava o mundo, mas nunca o mundo estava nEle. Por isso Ele podia pedir tudo e o Pai lho concedeu, porque nunca se deixou prender pelo mundo ou aceitou algo do mundo, porque Sua inclinao nunca se dirigiu ao terreno. Por essa razo tambm Paulo diz: Pois a nossa ptria est nos cus! (Fp 3.20); Pensai nas cousas l do alto, no nas que so aqui da terra (Cl 3.2). Aqui temos o segredo da orao que encontra resposta. Quanto mais estamos sendo dominados e atrados pelo passageiro, tanto mais impotente torna-se nossa vida de orao, de modo que finalmente as seguinte palavras do Senhor acham aplicao nossa vida: assim o que entesoura para si mesmo e no rico para com Deus (Lc 12.21). Especialmente neste tempo de prosperidade econmica, que tambm , no fundo, um tempo de juzo, a vida de orao de muitos filhos de Deus est sendo sufocada. Uma segunda razo porque Jesus podia pedir e tambm receber tudo do Seu Pai esta: ele j era rico em Deus antes que orava.

Os tesouros de Deus lhe eram permanentemente acessveis. Ele mesmo afirmou: ora, todas as minhas cousas so tuas e as tuas cousas so minhas (v.10). Jesus estava bem consciente das riquezas que tinha em Deus, de outra forma no poderia ter dito tal coisa. E correspondente foi a sua maneira de orar. Ele foi quem recebeu, o Pai que dava. Esse o ponto trgico de muitos crentes insatisfeitos. Eles tm voltado as costas ao mundo e procuram viver uma vida agradvel a Deus, mas no compreendem realmente quo insondvelmente ricos so no Senhor. Ouam como Paulo, um homem que tambm experimentou um rompimento rigoroso com o mundo, diz com jbilo: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abenoado com toda sorte de bno espiritual nas regies celestiais em Cristo (Ef 1.3). Aqui meu corao comea a jubilar tambm: Eu sou muito, muito rico no meu Deus! Contempla uma vez em Lucas 15 o segundo filho do pai. O filho prdigo volta para casa e o pai lhe perdoa. Mata o bezerro cevado e manda trazer-lhe uma roupa de festa e um anel no dedo e sandlias nos ps. Depois vem o outro irmo do filho prdigo. Ele no quer mais entrar na casa onde se realiza uma festa! saindo, porm, o pai procurava concili-lo, diz o versculo 28. Mas ele respondeu a seu pai: H tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrarme com os meus amigos; vindo, porm, esse teu filho, que desperdiou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado (VV. 29-30). Qual agora a resposta do pai? A mesma cousa que o Senhor Jesus diz de si mesmo em Joo 17.10: Meu filho, tu sempre ests comigo; tudo o que meu teu (Lc 15.31). Em outras palavras: Como podes queixar-te desse modo? Tu somente no tomas, por isso que ests to pobre. Joo exclama: e aquilo que pedimos, dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos diante o que lhe agradvel (1Jo 3.22). Falta-te poder, fruto, alegria? Aqui tens a resposta: No ests consciente das riquezas inesgotveis que tens no Senhor. Pois todo o que pede recebe; o que busca, encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe- (Mt 7.8). Mas: pea-a, porm, com f, em nada duvidando; pois o que duvida semelhante onda do mar, impelida e agitada pelo vento. No suponha tal homem que alcanar do Senhor alguma cousa (Tg 1.6-7). Tu s um filho de Deus? Dizes: graas a Deus, sim. Ento no mais precisas tornarte rico, ento j s rico nEle. Uma coisa conseqncia da outra. Se voltaste as costas a este mundo, tambm s capaz de dispor-te para receber os tesouros de Deus, e tomar. Meu corao exulta: e aquilo que pedimos, dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos. Cr, Deus pode dar-te o que Sua palavra promete. V quanto bem Ele te faz em tua vida! Existe uma terceira razo porque Jesus pediu tudo que tinha do Pai e o recebeu dEle: Porque Jesus repartiu a outros, para glria do Pai, o que o Pai Lhe tinha dado. Aqui temos o segredo para tomar sempre mais, uma plenitude sempre maior dos Seus tesouros! Jesus repartiu o que recebeu? Ele mesmo diz em Joo 17.8: porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste e eles as receberam e verdadeiramente conheceram que sa de ti, e creram

que tu me enviaste. Aqui temos o efeito recproco: Jesus recebe as palavras do Seu Pai. Ele as transmite aos seus discpulos. Estes reconhecem que Jesus saiu do Pai e acham seu destino mais profundo em Deus, querem glorific-lo, como diz o Senhor: ... e creram que tu me enviaste. Deus, com prazer, te conceder chuvas da Sua abundncia, assim que s te resta tomar, tomar. Porque todos ns temos recebido da sua plenitude, e graa sobre graa (Jo 1.16), - para que o transmitas adiante e Seu nome seja glorificado e louvado. Com respeito glria que o Senhor recebeu do Pai Ele age do mesmo modo: eu lhes tenho transmitido a glria que me tens dado (v. 22). Em outras palavras: vemos duas coisas que Jesus transmitiu, depois de t-las recebido do Pai: a Palavra e a glria. Uma pertence inseparavelmente outra. Muitos crentes procuram anunciar a Palavra de Deus, mas seus esforos no esto acompanhados pela glria do Senhor, ela est obscurecida em suas vidas. Outros invertem os papis e procuram transmitir algo da glria do Senhor a outras pessoas, mas s produo prpria, so meramente sentimentos, pois falta a Palavra, O Senhor Jesus transmitiu a palavra e a glria de Deus de um modo to abundante porque Ele, que recebeu, estava em completa unio com Aquele que dava. Aqui temos o segredo. S medida em que nos tornamos um com Ele, com a Palavra, e com isto a glria de Deus, podemos tambm transmitir a Palavra de Deus, acompanhada pela glria de Deus. O Senhor diz isso com uma s frase: eu lhes tenho transmitido a glria que me tens dado, para que sejam um com ns o somos (v. 22) POR QUE EXISTE TANTA ESTERILIDADE E FALTA DE PODER EM TUA VIDA? Porque realmente ests transmitindo a Palavra de Deus, mas essa Palavras no est acompanhada pela glria de Deus, porque tu mesmo no obedeces a essa Palavras. Procuras transmitir aos teus filhos incrdulos e aos teus familiares algo do gozo e da glria de Deus, mas as tuas tentativas ficam sem xito porque a Palavra no se tornou vida em ti. Jesus manteve a unio com o Pai por sua plena obedincia na f. Com a ajuda do Esprito Santo queremos penetrar ainda mais profundamente no maravilhoso segredo da orao sacerdotal de Jesus. O que se destaca nessa orao de Jesus? Primeiro: SAUDADE DA PTRIA. Essa saudade manifesta-se poderosamente quando Jesus se dirige ao Seu Pai. J no primeiro versculo ele solicita do Pai: Pai, chegada a hora: glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti. E aqui Ele no estava falando da cruz. Ele, de fato, encontrava-se frente a este terrvel sofrimento, mas alm da cruz Ele viu a glria que teve junto ao Pai antes da fundao do mundo. Ele diz isso no versculo 5: e agora, glorifica-me, Pai, contigo mesmo, com a glria que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo. No devemos deixar de lembrar que Jesus, cercado de milhares de ouvintes entusiasmados, era o homem mais solitrio que vivia na terra, - por isso ele tinha saudades, queria

retornar deste mundo pecaminoso ao Pai. Ele teve o desejo de ir para casa. Jung Stiling uma vez disse: Bem aventurados os que tem saudades, pois eles chegaro em casa. Ficaste decepcionado com teus irmos e com tuas irms? Jesus foi decepcionado at pelos discpulos mais chegados. Quando Felipe, que tinha passado trs anos em Sua companhia, Lhe perguntou com tanta insensatez, Jesus respondeu, decepcionado e com o corao comovido: Felipe, h tanto tempo estou convosco, e no me tens conhecido?(Jo 14.9). A saudade do Senhor Jesus no era egocntrica, mas, sim, saudade divina, ativa. Ele queria ir para casa, mas no sozinho. Nesse ponto Ele afirma claramente Sua vontade perante o Pai: Pai, a minha vontade ... (v.24). No h outro trecho nos evangelhos onde Jesus to expressamente diz ao Seu Pai: Pai, a minha vontade que onde eu estou, estejam tambm comigo os que me deste, para que vejam a minha glria que me conferiste... Mas essa Sua vontade no uma vontade oposta vontade do Pai, no, com Sua vontade Ele tambm est disposto a pagar o preo. Quando Ele diz: Pai, a minha vontade que onde eu estou, estejam tambm comigo os que me deste..., ento atrs disso est a Sua cruz, Seu sangue derramado. Eu os quero comprar com minha prpria vida. Por isso Ele ganhou e ganha um despojo to grande em recompensa da Sua dor. Ouve, na entrega da tua prpria vida ganhas um grande despojo da parte de Deus! Isaas j viu esse segredo: Por isso eu lhe darei muitos como a sua parte e com os poderosos repartir o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte (Is 53.12). E, ouve, com quanta autoridade o Senhor Jesus ora aqui! Pai, a minha vontade que onde eu estou, estejam tambm comigo os que me deste, para que vejam a minha glria que me conferiste... Queres ganhar almas para Ele? Queres conduzir homens perdidos a Ele? Tuas oraes em favor dos perdidos sero respondidas se atrs delas est a entrega da tua prpria vida e se no tens saudades egocntricas da glria do alm, mas se renuncias a ti mesmo por causa dos outros; ento tuas oraes sero respondidas e ters muito fruto. O segundo aspecto que se destaca na orao do Senhor Jesus a SUA COMUNHO COM O PAI. Sublime tranqilidade emana da orao do Filho de Deus em Joo 17. No h nada de labutar, de intranqilidade, de esforar-se, na orao de Jesus. No, Ele fala na presena do Seu Pai. Quando O ouo dizer Pai, no versculo 1, isso o balbuciar dum filho, Pai, amado Pai, reflete todo o ntimo amor do Filho ao Seu Pai, afeio, a dependncia e submisso da criana para com o seu pai. Paulo diz em Glatas 4.6-7: E porque vs sois filhos, enviou Deus aos nossos coraes o Esprito de Seu Filho, que clama: Aba, Pai. De sorte que j no s escravo, porm filho; e sendo filho, tambm herdeiro por Deus. Fixa teus olhos em Jesus que fala como uma criana com o Seu Pai! Quando o nosso oitavo filho nasceu experimentei-o novamente. Que msica celestial foi isso para mim! Antes, essa criana podia rir, sabia fazer gestos com as mozinhas, chorava, mas depois, num dia, de repente nasceu em seus lbios a palavrinha

pai. Pai! Como jubila meu corao com isso, pois nisso vejo o nascente amor da criana. A criana anseia a comunho com o seu pai. , filho de Deus, sabes orar com tanta calma e contudo com autoridade e to vitoriosamente como Jesus orava? Sim, Jesus menciona uma condio no versculo 2: assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne. Em Jesus Cristo tu tambm tens autoridade sobre todas as inclinaes da tua carne, sobre a carne pecaminosa, incrdula, obstinada, rebelde e desobediente que sempre de novo procura afastar-te do teu Pai, afastar-te da tua posio perto dEle. Mas graas a Deus, que nos d a vitria sobre a nossa carne em Jesus Cristo. Quanto mais tu praticas a vitria de Jesus, quanto mais enfrentas o inimigo em nome de Jesus e com ousadia, quanto mais infantil e dependente ests, tanto mais atrao ter para ti a orao ao teu Pai! A terceira caracterstica que percebo na orao de Jesus O AMOR. No que Ele ama o Pai, mas que o Pai O ama a Ele. Lemos no versculo 23: ... que tu me enviaste, e os amaste como tambm amaste a mim. E no versculo 26: a fim de que o amor com que me amaste esteja neles e eu neles esteja. Jesus se refugia no amor paternal. Ele sabe-se abrigado nesse amor, apesar de encontrar-se frente a acontecimentos terrveis, separado deles s por poucas horas; chegaro horas em que no ver nem sentir nada do amor do Pai, quando ser pendurado no madeiro, quando Ele ter que descer a profundezas inimaginveis, de modo que ter que gritar: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (MT 27.46). Exatamente porque sabe tudo isso, e v que tem de enfrentar essas coisas, Ele se abriga no amor imutvel do Pai para com Ele, - Pai, tu me amas! No sei quais as profundezas escuras pelas quais o Senhor j te dirigiu ou ainda te dirigir talvez te encontras bem no meio delas. No entendes mais os Seus caminhos, Sua maneira de atuar em tua vida, mas digo-te: Ele te ama com amor eterno. Depois o compreenders. Mas em orao, numa orao do tipo da orao de Jesus, tu o podes compreender, podes abrigar-te nesse amor. Jesus precisava da certeza de ser amado pelo Pai num mundo frio, cruel e religioso, e Ele abrigou-se nesse amor. Abriga-me em ti, forte Redentor! Deixa essas trs coisas profundas que determinavam a orao de Jesus tornarem-se tambm parte integral da tua orao: A saudade dEle, no saudade que gira em torno do eu, mas saudade para estar com Ele, junto com muitos outros que ganhaste para Ele. A ntima comunho com o Pai. Descansa no Seu peito como uma criana no peito do seu pai e da sua me. A certeza: Ele me ama. Agora veremos as trs principais peties do Senhor em sua orao sacerdotal. Essas peties no se referem ao mundo, elas tambm no giram em torno do seu sofrimento, apesar de que o Senhor poderia ter pedido ao seu Pai que amenizasse seu sofrimento na cruz, mas ele no o fez. Aqui temos uma viso

da profundidade do seu corao sumo-sacerdotal. Suas peties concentramse em ns, seus discpulos. QUE OS GUARDES DO MAL, DO MUNDO, (comp. Jo 17.15) Jesus, com viso proftica, v o perigo mortal para filhos de Deus: deixar-se infiltrar pelo esprito e pela atitude do mundo. Com nfase ele diz perante o Pai: Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome que me deste, e protegi-os (v.12), e No peo que os tires do mundo, e, sim, que os guardes do mal. Eles no so do mundo como tambm eu no sou (VV. 15,16). Permaneceste protegido e sem mcula do esprito deste mundo na famlia, no emprego, no colgio, na educao dos teus filhos, no teu tempo livre, na tua maneira de vestir? Jesus mesmo diz: porque estreita a porta e apertado o caminho que conduz para a vida, e so poucos os que acertam com ela (Mt 7.14). Somente pouqussimos encontram o caminho estreito aps o Cordeiro e andam nele, pois um caminho de renncia. Moiss era um homem que resistiu assimilao no Egito, que preferiu o oprbrio de Cristo aos prazers do pecado no Egito (comp. Hb 11.25). Daniel era tal homem de Deus que nadou contra a correnteza e resistiu ao esprito do imprio da Babilnia, enquanto os demais jovens israelitas fizeram aliana com o esprito de Babel. Lemos de Daniel: Resolveu Daniel firmemente no contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia (Dn 1.8). Ele tinha um no contra o esprito do mundo, e os seus trs amigos o seguiam. Deus podia abeno-los. Paulo disse no ao esprito deste mundo, exclamando: Mas longe esteja de mim gloriar-me seno na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo est crucificado para mim, e eu para o mundo (Gl 6.14). Quando, de corao, tens um sim ao caminho estreito, a orao do Senhor Jesus em teu favor j est respondida: No peo que os tires do mundo, e, sim, que os guardes do mal. A segunda importante petio do Senhor : SANTIFICA-OS NA VERDADE; A TUA PALAVRA A VERDADE (v.17) Podemos dizer tambm assim: Se Jesus, quase numa frase, diz guarda-os do mal deste mundo e santifica-os em tua verdade isso significa tambm: No permitas que estejam infestados pelo esprito deste mundo, mas faze que sejam um em ns, contigo, o Senhor! Faze que eles sejam sempre mais purificados e transformados pela tua Palavra! Aqui temos o pleno caminho da santificao: Santifica-os na verdade, a tua palavra a verdade. Filho de Deus, obedece Palavra! D razo a Deus em Sua Palavra! Deixa-te julgar mais profundamente por essa Palavra! Tua palavra a verdade. Permite que a Palavra de Deus te revele cada vez mais a fundo a verdade sobre ti mesmo. Assim submergirs sempre mais em Sua morte, e Jesus se tornar visvel em ti. Isso ser santificado. Sem santificao ningum ver o Senhor (Hb 12.14). Parece-me que muitos filhos de Deus oscilam entre os dois pontos dessa petio: esto sendo infestados pelo esprito deste mundo, depois, com lgrimas, buscam novamente a santificao. So crentes que permanecem na

meia-luz, que no se expem definitivamente luz. A esse quero dizer em nome do Senhor: At quando coxeareis entre dois pensamentos? (1 Rs 18.21). Vocs querem seguir ao esprito do anticristo, ao esprito deste mundo, ou ao Esprito do Senhor Jesus? Queres ser profanado ou santificado? Essa a alternativa da tua vida espiritual. Eu sinto profundamente como muitos esto divididos em si mesmo. O Esprito do Senhor Jesus est poderosamente ativo na preparao da Igreja para o arrebatamento. Mas tambm o esprito do anticristo, piedosamente camuflado, aumenta sua atividade. Por isso as duas peties do Senhor Jesus so de to grande importncia: No peo que os tires do mundo, e sim, que os guardes do mal. Santifica-os na verdade, a tua palavra a verdade. A terceira grande petio do Senhor : A UNIDADE. Com todas as pervertidas tendncias polticas e tambm religiosas de hoje em dia, que vemos no Movimento Ecumnico, muito importante contemplar a qualidade da unidade em favor da qual o Senhor Jesus ora. Duas coisas caracterizam a unidade pela qual Ele intercedeu: afim de que todos sejam um, e com s tu, Pai, em mim e eu em ti, tambm seja eles em ns (v. 21). Esta a primeira caracterstica. Como o Senhor era um com o Seu Pai base da Sua plena obedincia e f. Por isso Ele podia dizer: Eu e o Pai somos um (Jo 10.30), e aquele que me enviou est comigo, no me deixou s, porque eu fao sempre o que lhe agrada (Jo 8.29). Essa a unio que o Senhor deseja realizar hoje entre seus filhos. Que tipo de obedincia era a do Senhor Jesus? Tornando-se obediente at morte, e morte de cruz (Fp 2.8). a unio na cruz de Glgota. Ento o Senhor diz no versculo 21b: tambm sejam eles (um) em ns, para que o mundo creia que tu me enviaste. Isso significa: sermos unidos em Deus e no Senhor Jesus Cristo crucificado, ressuscitado e por vir. uma unio orgnica, no organizacional. unio no sangue do Cordeiro. No unidade ecumnica, aglomerando incrdulos e crentes, fazendo aliana com os que negam o sangue propiciatrio da reconciliao do Senhor, que no acreditam na Sua ressurreio, que, portanto, procuram unificar cristos e anticristos, mas a mesma unio que Jesus teve com o Pai. Sim, Jesus deu ainda mais um passo que vai alm disso: tambm sejam eles (um) em ns. No existe uma unio em Deus o Pai, o Filho e o Esprito Santo que nega o sangue do Senhor Jesus. Todo tipo de aliana crist fora desta unio anticrist e anti-Deus. A falta de unidade entre os filhos e Deus nada mais que sinal exterior da sua rebeldia interior para com o Senhor. Pois, quem um com o Senhor tambm um com o irmo que vive em unio com o Senhor. Quero repeti-lo: Quem um com o Senhor tambm um com o irmo que um com o Senhor. Quo pequeno est hoje o rebanho que encontra o caminho a essa unidade orgnica no Senhor Jesus, que compreende esse segredo da Igreja de Jesus! No se pode organizar essa unidade mediante debates e discusses, essa unidade manifesta-se onde h crentes cristocntricos, cristos que so um no Cordeiro de Deus. E quanto mais perto

estamos do Senhor Jesus, tanto mais claro vemos os esforos perturbadores, satnicos e anticristos de unificao, no setor poltico, econmico e religioso. Todos eles tero seu ponto culminante no reino anticristo. Quem tem ouvidos, oua! Qual , agora, a conseqncia necessria das trs peties do Senhor Jesus? Lemos no versculo 18: Assim como tu me enviaste ao mundo. Tu, que crs, s um enviado de Jesus! Vigia e ora, para poderes seguir o caminho estreito, aps o Cordeiro, porque ainda dentro de pouco tempo aquele que vem vir, e no tardar (Hb 10.37) E, finalmente: POR QUE O SENHOR JESUS EXPS ESSA ORAO TAMBM AOS NOSSOS OUVIDOS? Lemos isso no versculo 13: Mas se agora vou para junto de ti, e isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos. Tens um sim a essa mensagem da Palavra de Deus? Dizes sim ao caminho do Cordeiro, da renncia de si mesmo? Ento, alegra-te, pois, Jesus orou em teu favor! Sim, Ele tambm est orando em teu favor agora. De maneira maravilhosa completar a obra que comeou em ti

e tambm tu s

Chamado a Orar

You might also like