You are on page 1of 15

Academia GIS

Apresentao IMAGEM
A IMAGEM uma empresa brasileira fundada em 1986 que oferece a seus clientes solues completas de tecnologia da informao com foco no componente geogrfico. Com posicionamento orientado para os processos de negcio das organizaes, as principais marcas em geotecnologia e a maior infraestrutura de dados espaciais da Amrica Latina, a IMAGEM fornece solues que asseguram uma viso territorial dos negcios integrada ao sistema de gesto corporativo das empresas. Lder em Sistemas de Informaes Geogrficas e Sensoriamento Remoto na Amrica Latina, a IMAGEM atua com seis escritrios (Braslia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, So Jos dos Campos, So Paulo) e uma rede de parceiros em todo Brasil. distribuidora oficial do software ESRI, alm das imagens de satlite DigitalGlobe. Com a experincia de 20 anos no mercado de geotecnologia, a IMAGEM insere a dimenso geogrfica nos ambientes corporativos por meio de equipes especializadas em Projeto, Consultoria e Treinamento.

Apresentao Academia GIS IMAGEM


A Academia GIS IMAGEM a primeira e nica instituio no Brasil de Certificao Profissional ESRI, reconhecida mundialmente. Com essa iniciativa, a IMAGEM d um passo a frente na prestao de servios a seus clientes, oferecendo uma certificao profissional GIS reconhecida pela ESRI por meio de treinamentos compostos por mdulos adequados rea de interesse de cada profissional. Ao ingressar na Academia GIS IMAGEM, o profissional tem a possibilidade de se destacar no mercado de trabalho pela atualizao de seu conhecimento sobre as mais avanadas tecnologias e produtos lderes mundiais em GIS. Os cursos oferecem as mais variadas qualificaes em geotecnologia para contribuir com o desenvolvimento profissional e a conseqente empregabilidade do profissional no mercado de trabalho. As capacitaes podem ser realizadas nos centros de treinamento da Academia GIS IMAGEM (So Jos dos Campos, So Paulo, Rio de Janeiro, Braslia e Recife) ou nas instalaes do cliente. A IMAGEM conta com uma equipe de instrutores altamente capacitados, certificados pela ESRI e experientes no uso da ferramenta no ambiente de trabalho.

Diferenciais
Salas de aula com sistemas completos de softwares atualizados; 1 aluno por computador, sendo apenas 8 por turma e apostilas com material oficial da ESRI na verso atual asseguram a qualidade do servio oferecido pela Academia GIS IMAGEM. Outro diferencial exclusivo da Academia GIS IMAGEM a visibilidade dos cursos por parte do profissional. Desta forma, o aluno consegue visualizar quais cursos ele pode e deve fazer conforme sua rea de atuao, desenvolvendo assim um plano de carreira e se destacando no mercado de trabalho e na sua empresa.

Alm disso, para assegurar a qualidade das certificaes, todos os alunos da Academia GIS IMAGEM realizam provas ao trmino de cada curso do mdulo e os certificados esto atrelados verso do software, devendo ser atualizados perodicamente. Para conhecer mais sobre a Academia GIS IMAGEM, acesse:

www.academiagis.com.br

Escolha a sua Certificao Profissional ESRI Certificaes Academia GIS Imagem


Atualizao da Certificao Profissional ESRI da Academia GIS Imagem
Para assegurar a qualidade nas Certificaes Profissionais ESRI, todos os alunos da Academia GIS IMAGEM precisam somar 90% de frequncia nas aulas e realizar provas ao trmino de cada curso do mdulo, com 85% de acerto. Alm disso, os certificados esto atrelados verso do software, devendo ser atualizados periodicamente. Para atualizar a certificao, o profissional dever realizar uma prova de atualizao de verso, assim como somar 500 pontos em aes que comprovem a continuidade do conhecimento adquirido e sua atuao na comunidade GIS. Os pontos devero ser comprovados e tero a validade de 5 anos, devendo ser renovados na prxima atualizao. Conhea abaixo a tabela de pontuao para a atualizao da Certificao Profissional ESRI.
Estendendo as Aplicaes do ArcGIS Desktop ***

Analista GIS

Introduo ao ArcGIS Desktop * Aprendendo GIS com ArcGIS **

Analista Desenvolvedor GIS Desktop

Gerenciador de GeoDatabase

Analista Espacial

Introduo a Programao em ArcObjects com VBA ou Introduo a Programao em ArcObjects com .Net *

Introduo ao GeoDatabase Multi-Usurio*

Anlise Espacial Com ArcGIS *

Trabalhando com NetWork Analyst ** Construindo GeoDatabase* Introduo em Scripts de Geoprocessamento utilizando Pyton ** Conceitos e Ferramentas para Modelagem do GeoDatabase** Escrevendo Scripts Avanados utilizando Pyton** Anlise Avanada com ArcGIS ***

Pontuao para a Atualizao de Certificao:


Conquistas Acadmicas: - Cursos de Especializao em GIS: 50 pontos cada; - Segunda Certificao Profissional ESRI: 50 pontos cada; - Cursos de Atualizao de Nova Verso de Software ESRI: 250 pontos cada; - Cursos de Novos Software ESRI: 25 pontos cada; - Participao em Workshops da Academia GIS Imagem / ESRI: 10 pontos cada; - Participao em Conferncias da Academia GIS Imagem / ESRI: 10 pontos cada; - Participao em Eventos Imagem / Academia GIS Imagem / ESRI: 10 pontos cada. Contribuies Comunidade GIS: - Publicaes: escrever artigos, colunas, casos de sucesso, entre outros: 25 pontos cada; - Apresentar Trabalhos e Poster em Conferncias: 25 pontos cada; - Ministrar Workshops e Cursos GIS: 25 pontos cada; - Participao em Associaes, Comunidades, Fruns e Blogs GIS: 15 pontos cada; - Contribuies Comunidade: organizar ou participar de atividades do GIS Day, voluntariado, entre outros: 10 pontos cada.

Gerenciamento de Dados no GeoDatabase Multi-Usurio ***

Analista Desenvolvedor GIS Web

Especialista GIS DBA

Analista para Produo de Dados

Introduo a Programao em ArcObjects com VBA ou Introduo a Programao em ArcObjects com .Net *

Introduo ao GeoDatabase Multi-Usurio *

Garantia da qualidade / Controle de qualidade para dados GIS *

Gerenciamento de Dados no GeoDatabase Multi-Usurio ** Cartografia com PLTS *

Introduo ao ArcGIS Server *

Gerenciamento do Processo de Edio no GeoDatabase Multi-Usurio **

Estendendo as Aplicaes do ArcGIS Desktop ** Configurao e Tunning do ArcGIS Server Enterprise para Oracle ou Configurao e Tunning do ArcGIS Server Enterprise para Microsoft SQL Server ***

Construindo GeoDatabase **

Desenvolvimento de Aplicaes em ArcGIS Server .NET ou Desenvolvimento de Aplicaes em ArcGIS Server Java ***

Produo de Dados com PLTS ***

Pr-requisitos

Especializao

Treinamento Especfico

01

Analista GIS
Pr-requisitos:
Conhecimento da interface Microsoft Windows.

Descrio: A Certificao Analista GIS oferece uma slida base de conhecimento para o profissional se tornar um
usurio de ESRI ArcGIS Desktop, software para visualizao, criao, gesto e anlise de dados geogrficos. O profissional aprender os conceitos fundamentais de GIS e, durante os exerccios, se familiarizar com todas as funcionalidades do ESRI ArcGIS Desktop - ArcMap e ArcCatalog, alm da caixa de ferramentas ArcToolbox - desenvolvendo uma soluo completa em GIS.

Material didtico em portugus:


Facilitando o entendimento dos conceitos fundamentais de GIS.

Pblico-Alvo: A Certificao Profissional ESRI Analista GIS ideal para profissionais que desejam conhecer o GIS atravs do software ESRI ArcGIS, lder mundial em geotecnologia. tambm o ponto inicial para o desenvolvimento profissional em GIS. Objetivos: Os profissionais que completarem a Certificao Analista GIS sero capazes de: - Utilizar os aplicativos ArcMap, ArcCatalog e ArcToolBox; - Construir projetos GIS; - Realizar consultas; - Manipular tabelas; - Editar e inserir atributos em dados espaciais; - Apresentar mapas, grficos e relatrios; - Utilizar funcionalidades avanadas para apresentar informaes cartogrficas.

Cursos:
Aprendendo GIS usando ArcGIS Desktop Tpicos: - Explicar o que o GIS e o que pode ser feito com ele. - Descrever como o GIS pode ser til no dia-a-dia. - Trabalhar com a criao de mapas no ArcGIS. - Criar consultas espaciais. - Explicar como um dado geogrfico construdo. - Explicar o que analise especial e como solucionar problemas geogrficos atravs delas.
Carga Horria: 16 horas Material didtico em portugus

Introduo ao ArcGIS Desktop Tpicos: - Introduo aos aplicativos do Sistema ArcView: ArcMap, ArcCatalog e ArcToolBox; - Modelo de dados do ArcView: Geodatabases, Shapefiles, Coverages; - Ferramentas para gerao e edio de dados espaciais e atributos; - Visualizao de mapas: simbolizao, escalas; - Labels e anotaes; - Consulta de dados: seleo e identificao de feies; - Sistemas de coordenadas espaciais e projees; - Gerao de relatrios e grficos; - Anlise espacial e manipulao de dados; - Geocodificao de endereos; - Gerao de Layout; - Explanao sobre a famlia ArcGIS: ArcGIS Desktop e extenses, ArcSDE, ArcIMS e ArcPAD.
Carga Horria: 40 horas Material didtico em portugus

Analista GIS

O instrutor do curso foi timo, pois conseguiu responder a todos os questionamentos formulados pelos professores e alunos do ITA que estavam participando do treinamento. Alm disso, o material didtico e o programa do curso eram de excelente qualidade!
Adilson Marques Cunha
ITA - Instituto Tecnolgico da Aeronutica Diviso de Cincia da Computao

02

Analista Desenvolvedor GIS Desktop


Descrio: A aplicao ESRI ArcGIS Desktop, incluindo ArcMap, ArcCatalog, ArcScene e ArcGlobe,
compartilham de uma mesma estrutura de aplicao, com botes, ferramentas, janelas e extenses customizados para prover funcionalidade adicional para usurios finais. A Certificao Analista Desenvolvedor GIS Desktop atesta o conhecimento dos profissionais de desenvolvimento na customizao e extenso das aplicaes do ArcGIS. Os cursos que compem a Certificao Analista Desenvolvedor GIS Desktop ensinaro, atravs de exerccios prticos, os fundamentos da estrutura da aplicao e os tipos de customizaes possveis, alm da construo de componentes COM customizados e sua integrao nas aplicaes ArcGIS.

Pblico-Alvo: A Certificao Profissional ESRI Analista Desenvolvedor GIS Desktop essencial para desenvolvedores que desejam ou precisam desenvolver aplicaes customizadas em plataformas GIS Desktop. Objetivos: Os profissionais que completarem a Certificao Analista Desenvolvedor GIS Desktop sero capazes de: - Entender a estrutura das aplicaes ArcGIS; - Construir componentes COM customizados; - Executar interfaces ESRI; - Trabalhar com categorias de componente; - Estender a integrao do ArcGIS Visual Studio .NET; - Integrar componentes das aplicaes no ArcGIS Desktop; - Criar comandos customizados, ferramentas, barras de ferramentas e menus; - Criar dockable windons, propriedades e visualizaes; - Criar aplicaes customizadas, classes, funcionalidades de extenses; - Persistir dados em documentos de mapas; - Criar ferramentas de geoprocessamento; - Implantar solues.

Cursos:
Introduo a Programao em ArcObjects com VBA Tpicos: - Programao com COM: Coclasses, bibliotecas de classes, COM, consultas de interface, criao de objetos; - Modelo Diagrama de Dados: modelo diagrama de dados, tipos de classes, herana; - Aplicao ArcGIS Framework: customizao caixa de dialogo, Visual Basic Editor; - Trabalhar com mapas e layers: Dado ativo do frame, propriedades de layer; - Acessar dados com ArcObjects: Acessando dados existentes usando Arcobjects; - Exibio de dados; - Trabalhar com consultas e selees: cursores e cursores de feies, conjunto de selees; - Geometria e analise espacial: Analise espacial, referencia espacial e calculo de rea; - Criao e edio de dados: criando novo dado, editando usando cursores; - Geoprocessamento: executando ferramentas de geoprocessamento, ajustando ambientes; - Trabalhar com layouts: criar mapas, adicionar elementos, exportar e imprimir; - ArcObjects alm de VBA: Estendendo aplicaes, ArcGIS Engine, ArcGIS Server.
Carga Horria: 24 horas Material didtico em portugus

ou

Introduo a Programao em ArcObjects com Microsoft .Net Tpicos: - Iniciar com ArcObjects: Classes, bibliotecas de classe, COM, interfaces de questes; - Aplicao ArcGIS framework: customizao da caixa de dialogo, Editor Visual Basic; - Trabalhar com mapas e layers: Dado ativo do frame, propriedades de layer; - Acessar dados com ArcObjects: Acessando dados existentes usando Arcobjects; - Exibio de dados; - Trabalhar com consultas e selees: cursores e cursores de feies, conjunto de selees; - Geometria e analise espacial: Analise espacial, referencia espacial, buffering (gerando uma rea envolvente); - Criao e edio de dados: criando novo dado, editando usando cursores; - Geoprocessamento: executando ferramentas de geoprocessamento, ajustando ambientes; - Trabalhar com layouts: criar mapas, adicionar elementos, expor tar e imprimir; - ArcObjects alm dos fundamentos: Estendendo aplicaes, mais ArcGIS Engine, ArcGIS Server.
Carga Horria: 24 horas Material didtico em ingls

Pr-requisitos:
Certificao Analista GIS; Conhecimento das linguagens: Visual Basic .NET, C#, ou Visual Basic 6.

Material didtico em portugus e Ingls:


Cursos bsicos em portugus facilitando o entendimento dos conceitos fundamentais de GIS. Cursos avanados em ingls para preservar a linguagem tcnica de mercado global, capacitando o profissional a atuar no mercado internacional.

Estendendo as Aplicaes do ArcGIS Desktop Tpicos: - Entender a estrutura das aplicaes ArcGIS; - Construir componentes COM customizados; - Executar interfaces ESRI; - Trabalhar com categorias de componente; - Estender a integrao do ArcGIS Visual Studio .NET; - Integrar componentes das aplicaes no ArcGIS Desktop; - Criar comandos customizados,ferramentas,barras de ferramentas e menus; - Criar dockable windons, propriedades e visualizaes; - Criar aplicaes customizadas,classes,funcionalidades de extenses; - Persistir dados em documentos de mapas; - Criar ferramentas de geoprocessamento; - Implantar solues.

Carga Horria: 24 horas Material didtico em ingls

Analista Desenvolvedor GIS Desktop


03

Analista Desenvolvedor GIS Web


Pr-requisitos:
Certificao Analista GIS; Conhecimento das linguagens: Visual Basic .NET, C#, ou Visual Basic 6; Familiaridade com protocolos de internet e servios Web.

Descrio: O ESRI ArcGIS Server oferece um conjunto de funcionalidades e componentes para desenvolvimento e gerenciamento centralizado de aplicaes GIS.
A Certificao Analista Desenvolvedor GIS Web atesta o conhecimento dos profissionais de desenvolvimento em ASP .NET / Java na construo de aplicaes customizadas de ESRI ArcGIS Server. Os cursos que compem a Certificao Analista Desenvolvedor GIS Web ensinaro, atravs de exerccios prticos, a utilizao das bibliotecas disponveis, APIs e guias de desenvolvimento do usurio, assim como a desenvolver diferentes tipos de aplicaes para Web e estender o ADF com botes e ferramentas customizados atravs da nova estrutura de tarefa. Os profissionais construiro aplicativos que variam das interfaces Web ASP .NET / Java, que usam os controles do Web ADF, a tarefas customizadas do ArcGIS Explorer, e objetos de extenso do servidor.

Material didtico em portugus e Ingls:


Cursos bsicos em portugus facilitando o entendimento dos conceitos fundamentais de GIS. Cursos avanados em ingls para preservar a linguagem tcnica de mercado global, capacitando o profissional a atuar no mercado internacional.

Pblico-Alvo: A Certificao Profissional ESRI Analista Desenvolvedor GIS Web essencial para desenvolvedores que
desejam ou precisam desenvolver aplicaes customizadas em plataformas GIS Server.

Objetivos: Os profissionais que completarem a Certificao Analista Desenvolvedor GIS Desktop sero capazes de:
-Entender os componentes do ESRI ArcGIS Server Web ADF; -Aplicar rguas de desenvolvimento para trabalhar com o servidor API em Aplicaes da Web; -Desenvolver aplicaes customizadas na Webusando os controles da Web ASP .NET ADF; -Desenvolver comandos customizados e ferramentas; -Construir e distribuir tarefas customizadas usando o gerenciamento de tarefas de framework; - Usar objetos de extenso do servidor e customizar fontes de dados.

Cursos:
Introduo a Programao em ArcObjects com VBA Tpicos: - Programao com COM: Coclasses, bibliotecas de classes, COM, consultas de interface, criao de objetos; - Modelo Diagrama de Dados: modelo diagrama de dados, tipos de classes, herana; - Aplicao ArcGIS Framework: customizao caixa de dialogo, Visual Basic Editor; - Trabalhar com mapas e layers: Dado ativo do frame, propriedades de layer; - Acessar dados com ArcObjects: Acessando dados existentes usando Arcobjects; - Exibio de dados; - Trabalhar com consultas e selees: cursores e cursores de feies, conjunto de selees; - Geometria e analise espacial: Analise espacial, referencia espacial e calculo de rea; - Criao e edio de dados: criando novo dado, editando usando cursores; - Geoprocessamento: executando ferramentas de geoprocessamento, ajustando ambientes; - Trabalhar com layouts: criar mapas, adicionar elementos, exportar e imprimir; - ArcObjects alm de VBA: Estendendo aplicaes, ArcGIS Engine, ArcGIS Server. ou Introduo a Programao em ArcObjects com Microsoft .Net Tpicos: - Iniciar com ArcObjects: Classes, bibliotecas de classe, COM, interfaces de questes; - Aplicao ArcGIS framework: customizao da caixa de dialogo, Editor Visual Basic; - Trabalhar com mapas e layers: Dado ativo do frame, propriedades de layer; - Acessar dados com ArcObjects: Acessando dados existentes usando Arcobjects; - Exibio de dados; - Trabalhar com consultas e selees: cursores e cursores de feies, conjunto de selees; - Geometria e analise espacial: Analise espacial, referencia espacial, buffering (gerando uma rea envolvente); - Criao e edio de dados: criando novo dado, editando usando cursores; - Geoprocessamento: executando ferramentas de geoprocessamento, ajustando ambientes; - Trabalhar com layouts: criar mapas, adicionar elementos, exportar e imprimir; - ArcObjects alm dos fundamentos: Estendendo aplicaes, mais ArcGIS Engine, ArcGIS Server.
Carga Horria: 24 horas Material didtico em ingls

Analista Desenvolvedor GIS Web

Carga Horria: 24 horas Material didtico em portugus

Introduo ao ArcGIS Server Tpicos: - Entender o cliente e os componentes do servidor da arquitetura do ArcGIS Server; - Configurar o sistema do ArcGIS Server; - Administrar o servidor e servios GIS; - Otimizar os servios GIS; - Construir aplicativos da Web que utilizam os servios GIS; - Os usurios precisam ter completado o curso de Introduo ao ArcGIS Desktop ou ter conhecimento equivalente.
Carga Horria: 16 horas Material didtico em portugus

04

Desenvolvimento de Aplicaes em ArcGIS Server Usando Microsoft .NET


Tpicos: - Entender os componentes do ArcGIS Server Web.ADF; - Aplicar rguas de desenvolvimento para trabalhar com o servidor API em Aplicaes da Web; - Desenvolver aplicaes customizadas na Web usando os controles da Web ASP .NET ADF; - Desenvolver comandos customizados e ferramentas; - Construir e distribuir tarefas customizadas usando o gerenciamento de tarefas framework; - Usar objetos de extenso do servidor e customizar fontes de dados.
Carga Horria: 24 horas Material didtico em ingls

ou

Desenvolvimento de Aplicaes em ArcGIS Server Usando a Plataforma Java

- Entender os componentes do ArcGIS Server Web.ADF; - Aplicar rguas de desenvolvimento para trabalhar com o servidor API nas aplicaes Web; - Desenvolver aplicaes Web customizadas usando os controles Web do Java ADF; - Desenvolver comandos customizados e ferramentas; - Construir e distribuir tarefas customizadas usando o gerenciamento de tarefas framework; - Desenvolver aplicaes corporativas usando enterprise Java Beans geoespacial.
Carga Horria: 24 horas Material didtico em ingls

Extendendo as Aplicaes do ArcGIS Desktop


Tpicos: - Entender a estrutura das aplicaes ArcGIS; - Construir componentes COM customizados; - Executar interfaces ESRI; - Trabalhar com categorias de componente; - Estender a integrao do ArcGIS Visual Studio .NET; - Integrar componentes das aplicaes no ArcGIS Desktop; - Criar comandos customizados,ferramentas,barras de ferramentas e menus; - Criar dockable windons, propriedades e visualizaes; - Criar aplicaes customizadas,classes,funcionalidades de extenses; - Persistir dados em documentos de mapas; - Criar ferramentas de geoprocessamento; - Implantar solues.
Carga Horria: 24 horas Material didtico em ingls

Pr-requisitos:
Certificao Analista GIS; Conhecimento das linguagens: Visual Basic .NET, C#, ou Visual Basic 6; Familiaridade com protocolos de internet e servios Web.

O contedo programtico do material didtico e o conhecimento do instrutor do curso foram fundamentais para a qualidade atingida no treinamento. O curso nos proporcionou conhecimentos para modelar a estrutura de arquivos GIS da Klabin.
Nilton Luiz Venturi Departamento de Geoprocessamento - Klabin S/A

Material didtico em portugus e Ingls:


Cursos bsicos em portugus facilitando o entendimento dos conceitos fundamentais de GIS. Cursos avanados em ingls para preservar a linguagem tcnica de mercado global, capacitando o profissional a atuar no mercado internacional.

Analista Desenvolvedor GIS Web


05

Tpicos:

Gerenciador de GeoDatabase
Descrio: O geodatabase multi-usurio utiliza a tecnologia ArcSDE e um sistema de gerenciamento de banco de dados relacionais (RDBMS) para armazenar uma grande quantidade de dados GIS que poder ser acessado por vrios usurios ao mesmo tempo.
A Certificao Gerenciador de GeoDatabase atesta o conhecimento dos usurios finais de geodatabase multiusurio, capacitando o profissional a integrar o administrador de ArcSDE e o profissional de GIS. Os cursos que compem a Certificao Gerenciador de GeoDatabase ensinaro, atravs de exerccios prticos, como aplicar as habilidades do GIS em um ambiente multi-usurio e como esse ambiente difere do ambiente personal geodatabase do Microsoft AccessTM. Os profissionais tambm aprendero as funcionalidades do geodatabase no contexto de um ambiente de edio, fundamental editing workflow procedures e consideraes de desempenho do cliente.

Pblico-Alvo: A Certificao Profissional ESRI Gerenciador de GeoDatabase essencial para profissionais que desejam ou precisam integrar GIS com banco de dados (RDBMS). Objetivos: Os profissionais que completarem a Certificao Gerenciador de GeoDatabase sero capazes de: - Identificar as vantagens em trabalhar com o geodatabase multi-usurio; - Entender as diferenas entre os bancos de dados: personal, workgroup e enterprise; - Entender os fundamentos do ArcSDE e a arquitetura de software do RDBMS; - Criar e gerenciar banco de dados personal e workgroup; - Entender as propriedades das conexes; - Examinar vetores e raster data em um geodatabase multi-usurio; - Editar dados armazenados em um geodatabase multi-usurio; - Entender conceitos fundamentais de versioning workflow procedures; - Perform one-way geodatabase replication for editing. - Aperfeioar o desempenho de aplicaes para o cliente.

Cursos:
Introduo ao GeoDatabase Multi-Usurio
Tpicos: - Distino das funcionalidades de um personal geodatabase e um geodatabase multi-usurio; - Compreenso da arquitetura do ArcSDE e de DBMSs; - Diferentes conexes de cliente do ArcGIS e suas propriedades; - Criao de classes de feies de vetor e conjunto de dados raster; - Comportamento do geodatabase dentro de um ambiente versionado; - Edio e armazenamento de dados em um geodatabase multi-usurio; - Procedimentos de fluxo de trabalho de versionamento; - Otimizao da performance de aplicaes clientes.

Gerenciamento de Dados no GeoDatabase Multi-Usurio


Tpicos: - Definindo a arquitetura de geodatabase: Arquitetura multi-tier; Opes de geodatabase; Elementos de um workgroup e instalao enterprise; - Gerenciamento do geodatabase: usando regras e privilgios; gerenciamento de ferramentas; - Conectando ao geodatabase: Conexes direta e de aplicativos server; Conexes OLE DB; - Carregando e gerenciando dados: Configurando parmetros de dbtune para armazenamento de dados espaciais; Ferramentas para criao de dados; Armazenamento de vetores; Armazenamento e organizao de raster; Gerenciando indexes espaciais e atributos; Associando dados espaciais e no-espaciais; Consideraes no design de geodatabase; - Editando o multi-usurio: Descrio das opes disponveis; Conceitos de versionamento, incluindo reconcile, post e deteco de conflitos. - Mantendo a performance: Comprimindo o geodatabase; Recomendaes para manter a performance; Dicas e truques para administradores de dados.
Carga Horria: 24 horas Material didtico em ingls

Pr-requisitos:
Certificao Analista GIS.

Material didtico em portugus e Ingls:


Cursos bsicos em portugus facilitando o entendimento dos conceitos fundamentais de GIS. Cursos avanados em ingls para preservar a linguagem tcnica de mercado global, capacitando o profissional a atuar no mercado internacional.

Carga Horria: 16 horas Material didtico em portugus

Construindo GeoDatabase
Tpicos: - Introduo ao Geodatabase; - Regra de validao de atributos; - Relao de classes; - Anotao; - Topologia do Geodatabase; - Construo do esquema do Geodatabase; - Intercmbio de dados XML; - Dados vetoriais no Geodatabase; - Dados matriciais no Geodatabase.
Carga Horria: 24 horas Material didtico em portugus

Gerenciador de GeoDatabase
06

Conceitos e Ferramentas para Modelagem do GeoDatabase


Tpicos: - Introduo ao geodatabase: Capacidades e vantagens do geodatabase; Opes de armazenamento; Elementos do geodatabase; Compor tamento do geodatabase; - Descrio da modelagem do geodatabase: O que esperar de cada fase; Descrio da fase de surgimento; Descrio da fase de elaborao; Descrio da fase de construo; Descrio da fase de transio; - Construindo o modelo conceitual: Identificando conceitos da fase inicial; Diagramando o modelo conceitual; Reconhecendo camadas de dados cruciais; atributos e suas associaes; - Camadas e atributos no modelo de dados lgicos: Mapeando as camadas temticas dos elementos do geodatabase; Definindo propriedades para cada tabela; Escolhendo geometria para classes de recursos; Modelagem e diagramao de atributos e propriedades de atributos; Determinando e diagramando atributos de domnio; Agrupando as caractersticas por datasets ou por subtype; - Relacionamentos dos modelos de dados lgicos: Normalizao; Implementando associaes; Relacionamento entre classes; Relacionamento entre modelagens; Relacionamentos de propriedades e cardinality; Relacionamentos entre atributos; Relacionamento entre simples e composto; Mensagens e relacionamentos; Relacionamentos e subtypes; Regras de relacionamento entre modelagens; Relacionamento e associaes do ArcMap vs. Relacionamento de classes; Relacionamento de diagramao; - Geometric networks e topologia no modelo de dado lgico: Apresentando geometric networks; Investigando caractersticas complexas e network weights; Definindo regras de conectividade;Diagramando geometric network; Diagramando regras de conectividade para edge-to-junction e edge-to-edge; Topologia no geodatabase; Examinando regras de topologia; Diagramando topologia; Topologia do geodatabase vs. Topologia de mapa; - O modelo de dados fsicos: Formas de construir um esquema de geodatabase; Construindo um esquema com ferramentas CASE; Construindo um esquema atravs da importao de dados existentes; Criando novos elementos de geodatabase atravs das ferramentas do ArcCatalog; Compartilhando e editando esquemas com o Geodatabase Designer; Ferramentas CASE vs. ArcCatalog; - Desde a modelagem do geodatabase: Construo de fases de outline e transio; Determinando metdos de automao de dados e consideraes; Opes de carregamento de dados; Testando a modelagem do geodatabase em um estudo piloto; Escolhando uma rea piloto; Documentando o projeto piloto; Gerenciando metadata; Rastreamento de projetos.

Carga Horria: 16 horas Material didtico em ingls

Gerenciador de GeoDatabase

A IMAGEM possui uma excelente grade de treinamentos, oferecendo cursos que atendem s necessidades das empresas que esto comeando na tecnologia GIS como tambm quelas que j utilizam a tecnologia h mais tempo. Um diferencial interessante a utilizao da lngua portuguesa nos treinamentos, o que facilita o aprendizado.Os cursos possuem um bom material didtico e mesclam bem a teoria e a prtica.
Regina Darck Canado Copasa - Coordenao GIS

07

Especialista GIS DBA


Pr-requisitos:
Certificao Analista GIS; Conhecimentos profundos em banco de dados.

Descrio: O ESRI ArcGIS Server incorporou a tecnologia ArcSDE, um software servidor que atua como uma porta de entrada no GIS para os dados espaciais armazenados em um sistema de banco de dados relacional. uma parte integrada ao ArcGIS e um elemento core fundamental para toda soluo corporativa em GIS.
A Certificao Especialista GIS DBA atesta o conhecimento dos profissionais administradores de banco de dados na gerenciamento de geodatabase multi-usurio, atravs da construo de servidores individuais de ArcSDE. Os cursos que compem a Certificao Especialista GIS DBA ensinaro, atravs de exerccios prticos, a arquitetura do ArcSDE, sua instalao e configurao, a importncia do gerenciamento das configuraes de armazenamento para carregar dados vetoriais e raster, e as tcnicas para aperfeioar a performance do geodatabase. Adicionalmente, os cursos explicam como interagir o software ArcSDE com o banco de dados ORACLE ou Microsoft SQL Server, e apresentam as melhores prticas para gerenciar o geodatabase multi-usurio.

Material didtico em Ingls:


Cursos bsicos em portugus facilitando o entendimento dos conceitos fundamentais de GIS. Cursos avanados em ingls para preservar a linguagem tcnica de mercado global, capacitando o profissional a atuar no mercado internacional.

Pblico-Alvo: A Certificao Profissional ESRI Especialista GIS DBA essencial para profissionais que desejam ou precisam administrar banco de dados ORACLE ou Microsoft SQL Server integrado ao geodatabase ArcSDE. Objetivo: Os profissionais que completarem a Certificao Especialista GIS DBA sero capazes de: - Configurar Oracle ou Microsoft SQL Server para trabalhar com ArcSDE; - Instalao e configurao do ArcSDE; - Criao de mltiplos workspace ArcSDE; - Customizar dados para armazenar no ArcSDE; - Configurar, criar e monitorar conexes; - Implementar estratgias de gerenciamento de dados vetoriais e raster; - Otimizar o ArcSDE; - Assegurar boa performance para o geodatabase multi-usurio.

Cursos:
Introduo ao GeoDatabase Multi-Usurio
Tpicos: - Distino das funcionalidades de um personal geodatabase e um geodatabase multi-usurio; - Compreenso da arquitetura do ArcSDE e de DBMSs; - Diferentes conexes de cliente do ArcGIS e suas propriedades; - Criao de classes de feies de vetor e conjunto de dados raster; - Comportamento do geodatabase dentro de um ambiente versionado; - Edio e armazenamento de dados em um geodatabase multi-usurio; - Procedimentos de fluxo de trabalho de versionamento; - Otimizao da performance de aplicaes clientes.

Gerenciamento de Dados no GeoDatabase Multi-Usurio


Tpicos: - Definindo a arquitetura de geodatabase: Arquitetura multi-tier; Opes de geodatabase; Elementos de um workgroup e instalao enterprise; - Gerenciamento do geodatabase: usando regras e privilgios; gerenciamento de ferramentas; - Conectando ao geodatabase: Conexes direta e de aplicativos server; Conexes OLE DB; - Carregando e gerenciando dados: Configurando parmetros de dbtune para armazenamento de dados espaciais; Ferramentas para criao de dados; Armazenamento de vetores; Armazenamento e organizao de raster; Gerenciando indexes espaciais e atributos; Associando dados espaciais e no-espaciais; Consideraes no design de geodatabase; - Editando o multi-usurio: Descrio das opes disponveis; Conceitos de versionamento, incluindo reconcile, post e deteco de conflitos. - Mantendo a performance: Comprimindo o geodatabase; Recomendaes para manter a performance; Dicas e truques para administradores de dados.
Carga Horria: 24 horas Material didtico em ingls

Carga Horria: 16 horas Material didtico em portugus

Gerenciamento do Processo de Edio no GeoDatabase Multi-Usurio


Tpicos: - Entender a importncia do processo de edio no geodatabase multi-usurio; - Edio de dados em ambiente versionado e no versionado; - Implantao de vrios processos de edio; - Entendendo as tabelas do sistema ArcSDE e as tabelas deltas do usurio; - Gerenciando mltiplas verses; - Armazenamento no Geodatabase; - Replicao em geodatabase; - Criar e usar Views multiversionada; - Monitorar a performance do geodatabase versionado; - Entender e implementar tcnicas para garantir boa performance.
Carga Horria: 24 horas Material didtico em ingls

Especialista GIS DBA

Administrao e Tunning de ArcGIS Server Enterprise para Oracle


Tpicos: - Configurando Oracle para trabalhar com ArcSDE; - Instalao e configurao do ArcSDE; - Criao de mltiplos workspace ArcSDE; - Customizando dados para armazenar no ArcSDE; - Configurar, criar e monitorar conexes; - Implementar estratgias de gerenciamento de dados vetoriais e raster; - Otimizar o ArcSDE; - Assegurar boa performance para o geodatabase multi-usurio.
Carga Horria: 16 horas Material didtico em ingls

ou

Administrao e Tunning de ArcGIS Server Enterprise para Microsoft SQL Server


Tpicos: - Configurar o SQL Server para suportar o ArcSDE; - Instalar e configurar ArcSDE; - Criar mltiplos ArcSDE workspaces; - Customizando o armazenamento de dados no ArcSDE; - Configurando e criando conexes; - Implementar estratgias para armazenamento de dados vetoriais e raster. - Otimizando ArcSDE; - Assegurar a melhor performance para o Geodatabase multi-usurio.
Carga Horria: 16 horas Material didtico em ingls

08

Analista Espacial
Pr-requisitos:
Certificao Analista GIS.

Descrio: O software ESRI ArcGIS fornece uma variedade de ferramentas para resolver problemas espaciais complexos. A Certificao Analista Espacial foi criada a partir da experincia de usurios do ESRI ArcGIS, atestando a capacidade de Analistas GIS na analise tcnica de modelagem utilizadas em anlises espaciais.
Os cursos que compem a Certificao Analista Espacial ensinaro, atravs de exerccios prticos, os processos e ferramentas que podem ser utilizadas para executar uma variedade de tarefas de anlise GIS. A estrutura de trabalho de geoprocessamento do ESRI ArcGIS enfatiza especificamente o ArcToolbox, ModelBuilder e linha de comandos. A Certificao Analista Espacial concluda com um projeto final, baseado em projetos desenvolvidos a partir de interessantes aplicaes no mundo real, em que os profissionais so desafiados a implementar muitas das ferramentas ensinadas ao longo dos cursos.

Material didtico em Ingls:


Para preservar a linguagem tcnica de mercado global, capacitando o profissional a atuar no mercado internacional.

Pblico Alvo: A Certificao Profissional ESRI Analista Espacial essencial para profissionais que desejam ou precisam ter um conhecimento avanado e profundo das ferramentas e tecnologia GIS, para analisar e resolver problemas espaciais complexos. Objetivos: Os profissionais que completarem a Certificao Analista Espacial sero capazes de: - Entender o processo analtico e as razes para realizar anlise; - Entender vrios tipos de modelos; - Entender a estrutura de trabalho de geoprocessamento do ArcGIS, inclusive ModelBuilder, as linhas de comando, as ferramentas e os scripts; - Implementar uma variedade de ferramentas de geoprocessamento, inclusive as ferramentas de estatstica espacial; Criar modelos e documentos de fluxo de trabalho com ModelBuilder.

Cursos:
Anlise Espacial com ArcGIS Tpicos:
- 3D Analyst: Uso de ArcCatalog para localizar e pr-visualizar dados 3D; Adio de dados em uma ArcScene; Configurao de propriedades 3D para visualizao de dados; Gerao de feies 3D a partir de feies 2D; - Spatial Analyst: Gerao de superfcies a partir de dados pontuais; Gerao de superfcies TIN a partir de feies existentes; - Geostatistical Analyst: Anlises das estatsticas descritivas e espaciais dos dados; Uso dos interpoladores: Inverse Distance Weighted - IDW, Global Polynomial, Local Polynomial e Radial Basis; Kriging e CoKriging.
Carga Horria: 24 horas Material didtico em portugus

Trabalhando com NetWork Analyst


Tpicos: - Fundamentos do sistema network: Flow networks direto; Flow networks indireto; Representao de network fsico e lgico; Edges, junctions e turns; Descrio de como trabalhar com network dataset; - Network Analyst Bsico e Route Solver: Fluxo de processo do Network Analysis; A janela e a barra de ferramentas do Network Analyst; Camadas do Network vs. Camadas do Network Analysis; Localizaes do Network stops, barriers e routes; Propriedades das Camadas do Network Analysis impedance, turns, restrictions e time windows; Conceitos de route solver; Tipos de route solver; Route outputs e relatrios de direo; - Network solvers adicionais: Closest Facility solver, opes e resultados; Service Area solver, opes e resultados; Origin-Destination Cost Matrix solver, opes e resultados; - Opes avanadas de Network Analysis: Configurando network locations; Atributos de network location; Propriedades do network location analysis; Time windows; Curb approach; Hierarquia de edge; Exact vs. Hierarquia de route. - Preparando os dados para o Network Analysis: Fluxo do processo do network analysis; Allowable data sources; Requerimentos de qualidade de dados; Coincidncias de caractersticas, conectivade e ferramentas de integrao; Atributos do Network; Migrando cobertura e shapefile networks para o geodatabase. - Conectividade de dados do Network: Grupos de conectividade, polticas e elevaes; Conectividade com sources and subtypes; Requerimentos de conectividade; Mltiplos grupos de conectividade; Conectividade entre grupos; Polticas de conectividade de edge e junction; Nveis de elevao e conectividade; Modelando intersections e overpasses; Conectividade de cenrios e solues; - Atributos do Network: Atributos do edge, junction e turn; Propriedades dos atributos do Network; Tipos de atributos do Network; Atributos do cost; Atributos de restrio; Atributos de hierarquia; Atributos do descriptor; Edge directionality attributes; Configurando atributos dos elementos do network com Evaluators; - Criando e construindo network datasets: Fluxo de processo da construo do network; Selecionando fontes; Configurando a conectividade; Configurando turns; Configurando os atributos do network; Configurando as direes das propriedades; Construindo network datasets para geodatabases, shapefiles ou StreetMap datasets. - Modificando network datasets: Editando as caractersticas do network point, line e turn; Editando as propriedades do network dataset; Reconstruindo o network dataset; Criando networks multi-modais; Networks multi-modais e grupos de conectividade; Analises multi-modais; - Network Analyst e o geoprocessamento: Reviso da arquitetura de geoprocessamento; Barra de ferramentas do Network Analyst; Ferramentas do Network Analyst; Network solvers in ModelBuilder.
Carga Horria: 16 horas Material didtico em ingls

Introduo em Scripts de Geoprocessamento utilizando Pyton


Tpicos: -A arquitetura de geoprocessamento: ArcToolbox; Dialogs; Models; Command line; Scripts; -Os fundamentos do Python: Variables; Commenting code; String concatenation; Looping; Conditional statements; Modules; -Ferramentas de acesso e configuraes de ambiente em scripts: O Geoprocessor ArcObject; Acessando o Geoprocessor do Python; Acessando as ferramentas e configurando o ambiente do Python; -Os objetos do Geoprocessor: O modelo de programao do Geoprocessor, o objeto do Geoprocessor (GpDispatch); -Os objetos de descrio: Acessando vrias propriedades para diferentes tipos de dados (por exemplo, feature classes, workspaces, datasets, raster datasets, etc.); -Os objetos de enumerao: Criando listas de dados (por exemplo, tables, rasters, feature classes, workspaces, fields, feature datasets, etc.); -Os objetos dos cursores: Search cursors; Insert cursors; Update cursors; -Incorporando scripts dentro da arquitetura de geoprocessamento: Scripts as tools; Scripts in models; -Encontrando e corrigindo erros: Python error handling; Identifying syntax e logical errors.

Analista Espacial

Carga Horria: 16 horas Material didtico em ingls

09

Escrevendo Scripts Avanados utilizando Pyton


Tpicos: - Trabalhando com tipos de dados do Python: Strings; Lists; Dictionaries; - Funes e mdulos do Python: Importando mdulos do built-in Python; Encontrando ajuda para funes; Manipulando strings; Criando uma seleo randmica; Controlando script termination; - Trabalhando com geometria: Cursor objects; Point objects; Geometry object properties. - Trabalhando com subsets of data: Caractersticas de classes vs. caractersticas de camadas; Tabela vs. Visualizao de tabelas; Criando um subset of fields e records; - Gerenciando os dados: SpatialReference e ValueTable objects; - Reaproveitamento do cdigo: Construindo e compartilhando ferramentas e barras de ferramentas customizadas; - Trabalhando com ModelBuilder: Interagindo entre modelos; Incorporando Python scripts em modelos; - Abrindo o geoprocessor com VBA.
Carga Horria: 24 horas Material didtico em ingls

Anlise Avanada com ArcGIS


Tpicos: - Introduo anlise: O que anlise espacial; Tipos simples de anlise; Questes comuns em anlise; Documentao do fluxo de trabalho; - Tcnicas de modelagem: conceitos e questes de modelagem espaciais; Tipos de modelos para anlise; - Geoprocessamento no ArcGIS: Viso Geral da estrutura de trabalho de geoprocessamento no ArcGIS; Caixas de ferramentas e ferramentas; Execuo de ferramentas; Criao de caixas de ferramentas e atualizao de documentao; Execuo de ferramentas a partir da linha de comandos;

Carga Horria: 24 horas Material didtico em ingls

Os treinamentos oferecidos pela IMAGEM primam pela elevada qualidade, reflexo do excelente conhecimento tcnico dos profissionais que os ministram. Certamente contribuem de forma significativa no desenvolvimento das atividades cotidianas dos alunos.
Francisco Neris Azevedo Junior ANEEL Agncia Nacional de Energia Eltrica

Analista Espacial
10

- Utilizao da caixa de ferramentas Analysis: Operaes de sobreposio; Anlise de proximidade; Extrao de feies para anlise; Clculo de estatsticas sumrias dos atributos; - Construo de modelos no ModelBuilder: Por que utilizar modelos; - Criao de um modelo; Execuo de modelos; Alterao de propriedades do modelo; Validao de um modelo; Distribuio de modelos; Tcnicas de modelagem avanada.

Analista para Produo de Dados


Descrio: O PLTS Production Line Tool Set para ArcGIS uma coleo de aplicaes de software desenvolvidas para estender o ESRI ArcGIS para um grande volume de produo de dados, manuteno e controle de qualidade.
A Certificao Analista para Produo de Dados atesta o conhecimento de Analistas GIS na produo de geodatabase com PLTS e como instituir regras de validao usando a Base de Conhecimento do PLTS. Os cursos que compem a Certificao Analista para Produo de Dados ensinaro, atravs de exerccios prticos, os aspectos de criao de dados do PLTS, assim como edio, atribuio e ferramentas de carregamento de dados que esto includas no PLTS.

ou precisam trabalhar com um grande volume de produo de dados no ESRI ArcGIS, usando PLTS. ideal para gerentes de projetos, gerentes de dados espaciais e analistas GIS, assim como para profissionais de mapeamento e defesa.

Objetivo: Os profissionais que completarem a Certificao Analista para Produo de Dados sero capazes de:
-Descrever o que o PLTS; -Diferenciar os diferentes componentes do PLTS; -Construir um geodatabase de produo de PLTS; -Criar, editar e manter uma base de conhecimento do PLTS; -Carregar dados usando o PLTS Data Loader; -Editar e atribuir caractersticas usando o PLTS; -Usar o PLTS Contour e 3D editing tools. Trabalhar com ferramentas especficas para uma soluo.

Cursos:
Garantia da Qualidade / Controle da Qualidade para dados GIS
Tpicos: - Entendendo qualidade e erro: Definies de garantia da qualidade QA e controle da qualidade - QC; Participantes dos dados de GIS; GIS data completeness, consistncia, acurcia e resoluo; Fontes de erros em dados de GIS; Papel da QA em GIS; Descoberta de erros: explorando vs. descobrindo; Encontrando erros de forma visual no ArcMap; - Criando um plano de QA: Conceitos e selees de planos de QA; A seo de gerenciamento; A seo de modelagem; A seo de avaliao dos dados; A seo de relatrios e superviso; Fluxo de processo para a criao de um plano de QA; Testando um projeto piloto; Escrevendo um workflow de plano de aceitao do QA; - Estabelecendo critrios para a aceitao de dados e estratgias de amostragem: Definindo os critrios de aceitao; Propriedades dos critrios de aceitao; Fluxo de processo de aceitao; Categorias e requerimentos de teste de aceitao; Estratgias e mtodos de amostragem de dados; Tamanhos de amostragem e rastreabilidade; Contando e calculando erros; Instalando e usando ferramentas da Barra de Ferramentas de Amostras do QA / QC; - Desenhando o fluxo de processo do QC: Definindo participantes e responsabilidades, tarefas e relatrios do QC; fluxo de processo de grupos unitrios e mltiplos; Dicas para a criao de fluxos de processos; Reviso do QC; Diagramando um fluxo de processo do QC; Checklist do QC; QC Reporting; Desenhando um fluxo de processo do QC para mltiplos grupos; - Gravando e rastreando erros: Razes para rastrear erros; Papis e responsabilidades da equipe; Estgios da gravao e rastreabilidade dos erros; Passos para gravao, correo e verificao de erros; Mtodos para gravao de erros; Gravando e rastreando erros com ferramentas do ArcGIS Desktop; Gravando e rastreando erros com o PLTS GIS Data ReViewer;

Pr-requisitos:
- Checagem inicial do QC: Batch validation; Esquema de checagem (nomes, campos e sistemas de coordenadas); Checando atributos (valores faltando ou valores errados); Checagem da geometria (geometria errada, slivers, small features, feature counts); Checagem de quebra de regras de validao; Checagem inicial do QC com as ferramentas do ArcGIS Desktop; Checagem inicial do QC com o PLTS GIS Data ReViewer; Criando e rodando o PLTS GIS Data ReViewer batch checks. - Validando a geometria usando topologia: Fundamentos da topologia; Checagem de pontos, linhas e poligonos da topologia; Checagem da geometria do PLTS Data ReViewer; Encontrando e gravando erros de topologia com as ferramentas do ArcGIS Desktop; Encontrando e gravando erros de topologia com o PLTS GIS Data ReViewer; - Tcnicas de reviso visual: Execuo de QC visual; Configurando smbolos e labels; Tcnicas para criao de labels para pontos, linhas e poligonos; Ferramentas e mtodos para reviso visual; Restreando e gravando processos; Criando e usando checkplots; Ferramentas para QC visual no PLTS GIS Data ReViewer; Inspeo visual de erros com as ferramentas do ArcGIS Desktop; Inspeo visual de erros com o PLTS GIS Data ReViewer; - Escrevendo um relatrio de QC e completando o plano de QA: Relatrio do fluxo de processo do QC; Categorizando erros; Calculando taxas de erros; Preparando um relatrio de QC; Critrios de aceitao; Rejeio de dados; Configurando um Sistema de Problemas e Resolues (Problem and Resolution System - PAR); Revisando o plano de QA.
Carga Horria: 16 horas Material didtico em ingls

Certificao Analista GIS.

Material didtico em portugus e Ingls:


Cursos bsicos em portugus facilitando o entendimento dos conceitos fundamentais de GIS. Cursos avanados em ingls para preservar a linguagem tcnica de mercado global, capacitando o profissional a atuar no mercado internacional.

Analista para Produo de Dados


11

Pblico-Alvo: A Certificao Profissional ESRI Analista para Produo de Dados essencial para profissionais que desejam

Cartografia com PLTS


Tpicos: - Apresentando a extenso do Map Production System-Atlas: Fluxo de processo cartogrfico com PLTS; Reviso dos principais conceitos cartogrficos; Reviso das ferramentas de layout do ArcMap; Trabalhando com labels e expressions; Criando e editando anotaes; Reviso dos componentes do MPS-Atlas; - Criando uma srie de mapas: Opes de series de mapas; Definindo as areas de interesse; Trabalhando com templates; Tabelas de MPS-Atlas; Elementos de tabelas; Adicionando map surround; Textos dinmicos; - Gerenciando as sries: gerenciadores de Data frames; Criando regras de elementos; Gerenciando elementos; Imprimindo e exportando; - Simbologia: Opes de simbologia com MPS-Atlas; Tabelas de valores vlidas e PLTS Symbology Renderer; Galeria de mapas do PLTS; Visualizadores do PLTS; - Ferramentas para visualizao de especificaes: Representaes em ArcGIS; Trabalhando com especificaes visuais; Configurando as ferramentas de VST; - Elementos grficos de tabelas: Definindo os Elementos Grficos de Tabelas (GTE); Criando novas tabelas; Definindo campos de dados; Criando filtros; Propriedades de tabelas; Aplicando para uma srie de mapas; - Gerenciador de Grid: Definies do gerenciador do Grid; Ferramenta de Ajuda para Criao de Grid; Aplicando para uma srie de mapas; - Modelagem de Grid: Criando o XML; Explicando os componentes de Grid; Trabalhando com UTM Zippers; Exportando grids.
Carga Horria: 16 horas Material didtico em ingls

Construindo GeoDatabase
Tpicos: - Introduo ao Geodatabase; - Regra de validao de atributos; - Relao de classes; - Anotao; - Topologia do Geodatabase; - Construo do esquema do Geodatabase; - Intercmbio de dados XML; - Dados vetoriais no Geodatabase; - Dados matriciais no Geodatabase.
Carga Horria: 24 horas Material didtico em portugus

Produo de Dados com PLTS


Tpicos: - Introduo ao geodatabase: Vantagens do geodatabase; Focando no arquivo do geodatabase; Reviso dos elementos que fazem parte do geodatabase; Tabelas de geodatabase no sistema de gerenciamento de dados (DBMS); - Regras de validao de atributos: Subtypes e domains; Criando subtypes; Editando subtypes no ArcMap; Criando domains; Editando com domains no ArcMap; Coded value vs. range domains; Subtypes e regras de relacionamento; - Classes de relacionamento: Criando classes de relacionamento; Configurando propriedades das classes de relacionamento; Usando relacionamento no ArcMap; Regras de relacionamento; Validao; Relacionamentos simples vs. Relacionamentos compostos; - Anotaes: Criando, editando e gerenciando as caractersticas de anotaes no geodatabase; - Topologia do geodatabase: Gerenciamento da topologia no geodatabase; Construindo uma topologia; Configurando as propriedades de uma topologia; Configurando regras apropriadas de topologia; Fixando erros topolgicos; Editando dados topolgicos; - Geometric networks: Criando e editando geometric networks; Executando anlises; Configurando e usando regras de conectividade; - Construindo esquemas de geodatabase: Diferentes formas de definir esquemas de geodatabase; Criando tabelas, feature classes e feature datasets. - XML data interchange: Entendendo esquemas de XML do geodatabase; Exportando o contedo do geodatabase para o XML; Importando um arquivo XML para um geodatabase para definir seu esquema; - Dados vetoriais no geodatabase: Carregando dados do shapefiles, Arquivos CAD, coverages e Excel spreadsheets; Usando ferramentas para carregamento de dados vetoriais no ArcGIS; - Raster data in the geodatabase: Armazenando raster datasets, raster catalogs e Atributos do raster no geodatabase.
Carga Horria: 24 horas Material didtico em ingls

Analista para Produo de Dados

O treinamento de ArcGIS Server promovido pela IMAGEM foi essencial para meu conhecimento sobre as novas aplicabilidades da ferramenta que sero implantadas na empresa em mbito corporativo. Alm disso, foi uma tima oportunidade para conhecer as possibilidades de organizar informaes de forma centralizada. J realizei outros treinamentos anteriores na IMAGEM que me ajudaram bastante a criar novas solues em GIS.
Bruno Palmieri OI - Consultor GIS

12

So Jos dos Campos - SP


R. Itoror, 555 - Vila Bandeirantes CEP 12216-440 Tel.: 12 3946.8933 Fax: 12 3946.8945

Academia GIS

Rio de Janeiro - RJ
Av. Rio Branco 89, 22 Andar - Centro CEP 20040.004 Tel.: 21 2233.4661 Fax: 21 2233.4661

Braslia - DF
SIG Sul Quadra 04 Lote 25, Centro Empresarial Baro de Maua sala 130 - CEP: 70.610-440 Tel.: (61) 3341-3336 (61) 3344-5831

So Paulo - SP
R. Gomes de Carvalho, 1.507 6 Andar - Vila Olmpia CEP 04547-005 Tel.: 11 3382.8900 Fax: 11 3382.8900

Recife - PE
R. Frei Matias Teves, 285 Salas 911 e 912 - Ilha do Leite CEP 50070-450 Tel.: 81 2125.7802 Fax: 81 2125.7803

Porto Alegre - RS
R. Mostardeiro, 366 Conjunto 501 - Moinhos de Vento CEP: 90430-000 Tel.: 51 2117.1848 Fax: 51 2117.1820

Academia GIS
www.academiagis.com.br

You might also like