You are on page 1of 21

1

APRESENTAO
Muitas vezes desejaramos que as drogas simplesmente no existissem, principalmente quando vemos pessoas a quem amamos sofrendo e nos fazendo sofrer por estarem envolvidas com drogas. Entretanto, elas existem. O que podemos fazer tentar evitar que as pessoas se envolvam com essas substncias. Os que j se envolveram, podemos ajudlos a evitar que se tornem dependentes. Para aqueles que j se tornaram dependentes, cabe-nos oferecer os melhores meios para que possam abandonar a dependncia. Se, apesar de todos os nossos esforos, eles continuarem a consumir drogas, temos a obrigao de orient-los para que o faam da maneira menos prejudicial possvel, mantendo a esperana de que estejam atravessando uma fase difcil e necessitando, portanto, de nosso apoio. Levantamento feito junto s famlias que procuram o servio de orientao oferecido pelo PREVINE - Programa de Reduo da Violncia, do uso de Narcticos e Entorpecentes. apontaram a necessidade de materiais informativos sobre drogas. Dentre as propostas apresentadas pelos 2000 participantes da sociedade civil no I Frum Nacional Antidrogas, ocorrido em novembro de 1998, destacam-se: a necessidade de aes concretas de informao e preveno, valorizando a pessoa e a famlia; a qualificao de recursos humanos que atuam na rea por meio de capacitao; e a divulgao de materiais informativos sobre drogas. Diante esses fatos, lana-se uma cartilha para orientar as famlias e posicionar o Estado quando a famlia est ausente. Outrossim, convm lembrar que no ms de junho de 1998, o Excelentssimo Presidente da Repblica, atendendo convocao das Naes Unidas e participando de memorvel Assemblia Especial, entendeu, relativamente questo das drogas ilcitas, em aderir ao princpio da responsabilidade compartilhada entre os Estadosmembros. Mais ainda, o Brasil comprometeu-se, dentro em dez anos, com a eliminao do flagelo representado pelas drogas. Diante de tal contexto, procurou a Secretaria de Estado de Segurana do Estado do Amazonas SESP, em parceria com a SENAD Secretaria Nacional Antidrogas, balizada pela regra fundamental da necessidade da cooperao para enfrentamento da questo do uso indevido de drogas, buscar, parceria com o escritrio do Programa das Naes Unidas para o Controle Internacional de Drogas - UNDCP. A SENAD Secretaria Nacional Antidrogas preconiza, recomenda e incentiva: 1- que as pessoas devam almejar uma reduo dos riscos que ameaam os consumidores de drogas e toda a sociedade, em matria de sade, como a transmisso de doenas infecciosas por partilha de equipamento no esterilizado; 2- a reduo do consumo de drogas, da toxicodependncia e de todos os problemas decorrentes, como o social, o ocupacional, o financeiro e o familiar; 3- a reduo da procura de drogas ilegais, pois a busca estimula a oferta.

O QUE SO DROGAS?
Drogas so substncias utilizadas para produzir alteraes, mudanas, nas sensaes, no grau de conscincia e no estado emocional. As alteraes causadas por essas substncias variam de acordo com as caractersticas da pessoa que as usa, qual droga utilizada e em que quantidade, o efeito que se espera da droga e as circunstncias em que consumida. Geralmente achamos que existem apenas algumas poucas substncias extremamente perigosas: so essas que chamamos de drogas. Achamos tambm que drogas so apenas os produtos ilegais como a maconha, a cocana e o crack. Porm, do ponto de vista de sade, muitas substncias legalizadas podem ser igualmente perigosas, como por exemplo o lcool, que tambm considerado uma droga como as demais. QUAIS OS TIPOS DE DROGAS QUE EXISTEM E QUE EFEITOS ELAS PROVOCAM? As drogas atuam no crebro afetando a atividade mental, sendo por essa razo denominadas psicoativas. Basicamente, elas so de trs tipos: Drogas que diminuem a atividade mental tambm chamadas de depressoras. Afetam o crebro, fazendo com que funcione de forma mais lenta. Essas drogas diminuem a ateno, a concentrao, a tenso emocional e a capacidade intelectual. Exemplos: ansiolticos (tranqilizantes), lcool, inalantes (cola) , narcticos (morfina, herona); Drogas que aumentam a atividade mental so chamadas de estimulantes. Afetam o crebro, fazendo com que funcione de forma mais acelerada. Exemplos: cafena, tabaco, anfetamina, cocana, crack; e Drogas que alteram a percepo so chamadas de substncias alucingenas e provocam distrbios no funcionamento do crebro, fazendo com que ele passe a trabalhar de forma desordenada, numa espcie de delrio. Exemplos: LSD, ecstasy, maconha e outras substncias derivadas de plantas. AS DROGAS E SEUS EFEITOS DROGAS QUE DIMINUEM A ATIVIDADE MENTAL- DEPRESSORAS Substncia Origem Conhecidas como
Sedativos, calmantes.

Possveis efeitos

Possveis conseqncias
Em altas doses podem causar queda da presso arterial. Quando usadas com lcool, aumentam os seus efeitos, podendo levar a estado de coma. Em grvidas podem causar mal formao fetal. O uso excessivo pode provocar nuseas,

Ansiolticos Substncias ou sintticas tranqilizantes produzidas em laboratrio.

Alvio da tenso e da ansiedade, relaxamento muscular, Valium, Lexotan, Diazepan,Dienpax, sonolncia, fala pastosa, Librium,Lorax, descoordenao Rohypnol, dos Dalmadorm. movimentos, falta de ar.

lcool etlico

Obtido a partir de

lcool, "birita", "m", "mel",

Em pequenas doses:

cana-de"pinga", "cerva". acar, cereais ou frutas, atravs de um processo de fermentao ou destilao.

desinibio, euforia, perda da capacidade crtica; Em doses maiores: sensao de anestesia, sonolncia, sedao.

vmitos, tremores, suor abundante, dor de cabea, tontura, liberao da agressividade, diminuio da ateno, da capacidade de concentrao, bem como dos reflexos, o que aumenta o risco de acidentes. O uso prolongado pode ocasionar doenas graves como, por exemplo, cirrose no fgado e atrofia (diminuio) cerebral.

Inalantes ou solventes

Substncias qumicas.

Cola de sapateiro, esmalte, benzina, lana-perfume, "lol", gasolina, acetona, ter, tner, aguarrs e tintas.

Euforia, sonolncia, diminuio da fome, alucinaes. Tosse, coriza, nuseas e vmitos, dores musculares. Viso dupla, fala enrolada, movimentos desordenados e confuso mental.

Em altas doses, pode haver queda da presso arterial, diminuio da respirao e dos batimentos do corao, podendo levar morte. O uso continuado pode causar problemas nos rins e destruio dos neurnios (clulas do sistema nervoso), podendo levar atrofia cerebral. O uso prolongado est freqentemente associado a tentativas de suicdio. Pode haver queda da presso arterial, diminuio da respirao e dos batimentos do corao, podendo levar morte. Na abstinncia (interrupo do uso): bocejos, lacrimejamento, coriza, suor abundante, dores musculares e abdominais. Febre, pupilas dilatadas e presso arterial alta.

Narcticos (pio e seus derivados: herona, morfina e codena )

Extrados da papoula ou produtos sintticos obtidos em laboratrio.

Herona, morfina e codena (xaropes de tosse, Belacodid, Tylex, Elixir paregrico, Algafan). Dolantina, Meperidina e Demerol.

Sonolncia, estado de torpor, alvio da dor, sedativo da tosse. Sensao de leveza e prazer. Pupilas contradas.

DROGAS QUE AUMENTAM A ATIVIDADE MENTAL - ESTIMULANTES Substncia


Anfetaminas

Origem
Substncias sintticas

Conhecidas como
Metanfetamina, "ice", "bolinha",

Possveis efeitos
Estimulam atividade fsica

Possveis conseqncias
Podem causar taquicardia (aumento dos batimentos

obtidas em laboratrio.

"rebite", "boleta". Moderex, Hipofagin, Inibex, Desobesi, Reactivan, Pervertin, Preludin.

e mental, causando inibio do sono e diminuio do cansao e da fome.

do corao), aumento da presso sangnea, insnia, ansiedade e agressividade. Em doses altas podem aparecer distrbios psicolgicos graves como parania (sensao de ser perseguido) e alucinaes. Alguns casos evoluem para complicaes cardacas e circulatrias (derrame cerebral e infarto do miocrdio), convulses e coma. O uso prolongado pode levar destruio de tecido cerebral.

Cocana

Substncia extrada da folha de coca, planta encontrada na Amrica do Sul.

"P", "brilho", "crack", "merla", pasta-base.

Sensao de poder, excitao e euforia. Estimulam a atividade fsica e mental, causando inibio do sono e diminuio do cansao e da fome. O usurio v o mundo mais brilhante, com mais intensidade.

Pode causar taquicardia, febre, pupilas dilatadas, suor excessivo e aumento da presso sangnea. Podem aparecer insnia, ansiedade, parania, sensao de medo ou pnico. Pode haver irritabilidade e liberao da agressividade. Em alguns, casos podem aparecer complicaes cardacas, circulatrias e cerebrais (derrame cerebral e infarto do miocrdio). O uso prolongado pode levar destruio de tecido cerebral. Reduz o apetite, podendo levar a estados crnicos de anemia. O uso prolongado causa problemas circulatrios, cardacos e pulmonares. O hbito de fumar est freqentemente associado a cncer de pulmo, bexiga e prstata, entre outros. Aumenta o risco de aborto e de parto prematuro. Mulheres que fumam durante a gravidez tm, em geral, filhos com peso abaixo do normal.

Tabaco (nicotina)

Extrado da folha do fumo.

Cigarro, charuto e fumo.

Estimulante, sensao de prazer.

DROGAS QUE PRODUZEM DISTORES DA PERCEPO - ALUCINGENAS Substncia Origem Conhecida como
Maconha, haxixe, "baseado", "fininho", "marrom".

Possveis efeitos
Excitao seguida de relaxamento, euforia, problemas com o tempo e o espao, falar em demasia e fome intensa. Palidez, taquicardia, olhos avermelhados, pupilas dilatadas e boca seca. Efeitos semelhantes aos da maconha, porm mais intensos. Alucinaes, delrios, percepo deformada de sons, imagens e do tato. Sensao de bem-estar, plenitude e leveza. Aguamento dos sentidos. Aumento da disposio e resistncia fsica, podendo levar exausto.

Possveis conseqncias
Prejuzo da ateno e da memria para fatos recentes; algumas pessoas podem apresentar alucinaes, sobretudo visuais. Diminuio dos reflexos, aumentando o risco de acidentes. Em altas doses, pode haver ansiedade intensa; pnico; quadros psicolgicos graves (parania). O uso contnuo prolongado pode levar a uma sndrome amotivacional (desnimo generalizado).

Maconha Substncia (tetrahidrocanabinol) extrada da planta Cannabis sativa.

Alucingenos

Substncias extradas de plantas ou produzidas em laboratrio.

LSD (cido lisrgico, "cido", "selo", "microponto"), psilocibina (extrada de cogumelos) e mescalina (extrada de cactos).

Podem ocorrer "ms viagens", com ansiedade, pnico ou delrios.

Ecstasy (metilenodiximetanfetamina)

Substncia sinttica do tipo anfetamina, que produz alucinaes.

MDMA, "xtase", "plula do amor".

Alucinaes, percepo distorcida de sons e imagens. Aumento de temperatura e desidratao, podendo levar morte.Com o uso repetido, tendem a desaparecer as sensaes agradveis, que podem ser substitudas por ansiedade, sensao de medo, pnico e delrios.

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE DROGAS (RESUMO DOS CURSOS DO PREVINE) O EFEITO DE UMA DROGA O MESMO PARA QUALQUER PESSOA? No. Os efeitos dependem basicamente de trs fatores: 6

da droga; do usurio; do meio ambiente. Cada tipo de droga, com suas caractersticas qumicas, tende a produzir efeitos diferentes no organismo. A forma como uma substncia utilizada, assim como a quantidade consumida e o seu grau de pureza tambm tero influncia no efeito. Cada usurio, com suas caractersticas biolgicas (fsicas) e psicolgicas, tende a apresentar reaes diversas sob a ao de drogas. So extremamente importantes o estado emocional do usurio e suas expectativas com relao droga no momento do uso. O meio ambiente tambm influencia o tipo de reao que a droga pode produzir. Dessa maneira, o local, as pessoas enfim, toda a situao onde o uso acontece podero interferir nos efeitos que a droga vai produzir. Por exemplo, uma pessoa ansiosa (usurio) que consome grande quantidade de maconha (droga) em um lugar pblico (meio ambiente) ter grande chance de se sentir perseguido ("parania"). Por outro lado, um indivduo que consome maconha quando est tranqilamente em casa, na companhia de amigos, ter menor probabilidade de apresentar reaes desagradveis. EXISTEM DROGAS LEVES E DROGAS PESADAS? Esta uma questo que sempre causa discusses e, por isso, h mais de uma posio a respeito. Do ponto de vista da lei, no h diferena entre drogas leves e pesadas, mas apenas entre drogas legais e ilegais (ou lcitas e ilcitas). Fumar maconha ou injetar cocana, por exemplo: as duas atitudes infringem igualmente a lei. Na prtica, porm, o uso de maconha raramente chega a ter as mesmas conseqncias perigosas sade que o de cocana. Alm disso, sabemos que os riscos relacionados ao consumo de drogas dependem mais da maneira e das circunstncias em que elas so usadas do que do tipo de droga utilizado. Mesmo para os dependentes, os perigos dependem do grau de dependncia e no da natureza da droga e de ela ser lcita ou ilcita. A morfina, substncia legalizada, cujos efeitos so muito semelhantes aos da herona, poderia ser considerada uma droga pesada, e, apesar disso, ela receitada para pacientes com cncer, sem que necessariamente eles se tornem dependentes. Na verdade, no deveramos falar em drogas leves e pesadas, mas sim em uso leve e uso pesado de drogas. Com relao ao lcool, por exemplo, existem dependentes que nunca conseguem beber moderadamente; ao mesmo tempo, existem usurios ocasionais, que jamais se tornaro dependentes de lcool. Para os primeiros, o lcool uma droga extremamente perigosa (droga pesada), enquanto para os ltimos o lcool um produto inofensivo (droga leve). EXISTEM DROGAS SEGURAS E INOFENSIVAS, QUE NO CAUSAM NENHUM PROBLEMA?

Mesmo as drogas consideradas leves por algumas pessoas, como a maconha, por exemplo, podem causar danos. Tudo depende de quem as usa e da maneira como cada droga consumida. AS SUBSTNCIAS ILEGAIS SO MAIS PERIGOSAS DO QUE AS LEGALIZADAS? Nem sempre. Os perigos relacionados ao uso de drogas dependem de diversos fatores, como j vimos: que droga utilizada, em quais condies e quem o usurio. O fato de a substncia ser legal ou ilegal no tem uma relao direta com o perigo que oferece. Temos a tendncia de achar que substncias como o lcool, j que so legalizadas, no so to problemticas e prejudiciais quanto as drogas ilegais, o que um engano. Assim, observamos que na nossa cultura somos demasiadamente tolerantes com relao s drogas legalizadas (lcool, medicamentos, fumo etc). AS DROGAS NATURAIS SO MENOS PERIGOSAS DO QUE AS DROGAS QUMICAS? No. Substncias obtidas a partir de plantas, como a cocana, podem ser to ou at mesmo mais perigosas do que as drogas produzidas em laboratrios, como o LSD. EXISTEM MANEIRAS MENOS PREJUDICIAIS DE CONSUMIR DROGAS? Sim, embora todas sejam prejudiciais. Podemos tomar como exemplo a cocana. Na regio dos Andes, mascar folhas de coca um hbito de muitos e muitos anos, praticamente sem conseqncias danosas e sem que isso leve dependncia. Por sua vez, o p de cocana (cloridrato de cocana) usado de forma aspirada (cheirado) apresenta um grande potencial txico. Se esse mesmo p for diludo e injetado nas veias, a toxicidade aumenta ainda mais. Fumar crack (cristais de cocana) chega a ser to perigoso quanto a cocana injetada. Isso se deve basicamente grande quantidade da substncia que atinge o organismo quando a droga fumada ou injetada. Nesses exemplos, o princpio ativo (a substncia qumica que produz os efeitos no organismo) o mesmo em todos os casos. O que torna a droga mais ou menos perigosa a quantidade maior do princpio ativo que vai agir sobre o organismo. O QUE DEPENDNCIA? Dependncia o impulso que leva a pessoa a usar uma droga de forma contnua (sempre) ou peridica (freqentemente) para obter prazer. Alguns indivduos podem tambm fazer uso constante de uma droga para aliviar tenses, ansiedades, medos, sensaes fsicas desagradveis, etc. O dependente caracteriza-se por no conseguir controlar o consumo de drogas, agindo de forma impulsiva e repetitiva. Para compreendermos melhor a dependncia, vamos analisar as duas formas principais em que ela se apresenta: a fsica e a psicolgica. A dependncia fsica caracteriza-se pela presena de sintomas e sinais fsicos que aparecem quando o indivduo pra de tomar a droga ou diminui bruscamente o seu uso: a sndrome de abstinncia. Os sinais e sintomas de abstinncia dependem do tipo de substncia utilizada e aparecem algumas horas ou dias depois que ela foi consumida pela 8

ltima vez. No caso dos dependentes do lcool, por exemplo, a abstinncia pode ocasionar desde um simples tremor nas mos a nuseas, vmitos e at um quadro de abstinncia mais grave denominado delirium tremens, com risco de morte, em alguns casos. J a dependncia psicolgica corresponde a um estado de mal-estar e desconforto que surge quando o dependente interrompe o uso de uma droga. Os sintomas mais comuns so ansiedade, sensao de vazio, dificuldade de concentrao, mas que podem variar de pessoa para pessoa. Com os medicamentos existentes atualmente, a maioria dos casos relacionados dependncia fsica podem ser tratados. Por outro lado, o que quase sempre faz com que uma pessoa volte a usar drogas a dependncia psicolgica, de difcil tratamento e no pode ser resolvida de forma relativamente rpida e simples como a dependncia fsica . TODO USURIO DE DROGAS VAI SE TORNAR UM DEPENDENTE? A maioria das pessoas que consomem bebidas alcolicas no se torna alcolatra (dependente de lcool). Isso tambm vlido para grande parte das outras drogas. De maneira geral, as pessoas que experimentam drogas o fazem por curiosidade e as utilizam apenas uma vez ou outra (uso experimental). Muitas passam a us-las de vez em quando, de maneira espordica (uso ocasional), sem maiores conseqncias na maioria dos casos. Apenas um grupo menor passa a usar drogas de forma intensa, em geral quase todos os dias, com conseqncias danosas (dependncia). O grande problema que no d para saber, entre as pessoas que comeam a usar drogas, quais sero apenas usurios experimentais, quais sero ocasionais e quais se tornaro dependentes. importante lembrar, porm, que o uso, ainda que experimental, pode vir a produzir produzir danos sade da pessoa. POR QUE MUITOS JOVENS TM DIFICULDADE PARA RECONHECER QUE O USO DE DROGAS PODE SER NOCIVO E PERIGOSO? Alguns adultos que consomem bebidas alcolicas ocasionalmente tm dificuldade para admitir que o lcool pode vir a se tornar um hbito nocivo e perigoso; o mesmo ocorre com os jovens que experimentam ou usam drogas ilegais: eles tm o mesmo problema. Em grande parte, isso se deve ao fato de que a maioria dos consumidores de drogas, legais ou ilegais, conhecem muitos usurios ocasionais, mas poucas pessoas que se tornaram dependentes ou tiveram problemas com o uso de drogas. Por outro lado, o prazer momentneo obtido com a droga e a imaturidade no favorecem maiores preocupaes com os riscos. O TRATAMENTO DE UM DEPENDENTE DE DROGAS COM MEDICAES PODE FAZER COM QUE ELE SE TORNE DEPENDENTE DE REMDIOS? No tratamento da dependncia tenta-se sempre evitar o uso de medicaes que possam ocasionar esse problema. A maioria dos remdios receitados pelo mdico nesses casos no causam dependncia. Alguns, como benzodiazepnicos, barbitricos e metadona, podem vir 9

a causar dependncia, mas, ainda assim, podem ser usados, desde que sob controle mdico, por determinados perodos de tempo e em doses adequadas. A REPRESSO NO SERIA UMA FORMA MAIS SIMPLES DE DIMINUIR O PROBLEMA DAS DROGAS? necessrio tratar a questo de forma equilibrada, ou seja, reduzindo tanto a oferta por parte do traficante (mediante a represso) quanto a procura por parte do usurio (mediante a preveno). Uma represso efetiva deve atingir a economia do crime organizado transnacional, ou seja, aquelas especiais associaes delinqenciais que no obedecem limitaes de fronteiras. Quanto preveno, ela fundamental, pois envolve qualquer atividade voltada para a diminuio da procura da droga. Da mesma maneira, muito importante que haja uma diminuio dos prejuzos relacionados ao uso de drogas (para maiores detalhes, ver pergunta 2 no item Tratamento). NO SERIA MAIS FCIL SIMPLESMENTE IMPEDIR QUE OS JOVENS TENHAM ACESSO S DROGAS? Se um jovem quiser experimentar drogas, vai sempre encontrar algum que possa forneclas. Ainda que pudssemos contar com todos os esforos policiais disponveis, seria muito difcil o controle absoluto tanto da produo clandestina quanto da entrada de drogas ilegais em um pas. Medidas para reduzir a oferta podem ser postas em prtica, mas nunca teremos uma sociedade sem drogas. De uma maneira geral, a experimentao de substncias ilegais costuma ocorrer na metade ou no final da adolescncia. Entre os jovens que experimentam drogas ilegais, a maioria entra em contato com o produto por meio de amigos. A maconha a droga ilegal utilizada com mais freqncia. Por outro lado, os jovens sempre podem dar um jeito para obter drogas legais como lcool e solventes (cola, ter, benzina). Embora existam leis proibindo a venda dessas substncias a menores de idade, elas precisam impor o respeito s normas, como exerccio de cidadania. QUAL A RELAO ENTRE A DISPONIBILIDADE DE DROGAS (OFERTA) E O SEU CONSUMO (DEMANDA)? certo que em situaes onde o acesso s drogas muito fcil, existe tambm uma tendncia ao consumo descontrolado. A situao onde a necessidade de drogas menor corresponderia quela onde, havendo equilbrio dos padres de consumo, predominaria o uso ocasional. Mas essa uma situao intermediria difcil de ser atingida. A LIBERAO DAS DROGAS RESOLVERIA OS PROBLEMAS RELACIONADOS AO USO E DEPENDNCIA? O acesso mais fcil s drogas tende a levar a um aumento do nmero de usurios experimentais e ocasionais, mas no dos dependentes. Ao contrrio do que muitos pensam, as pessoas no vo se tornar dependentes de drogas somente por que elas esto mais 10

disponveis. Entretanto, seria ingnuo concluir que a simples liberao das drogas resolveria todo o problema. Se por um lado a diminuio da oferta no resolve a questo, por outro o aumento da oferta (liberao) no capaz de diminuir por si s a dependncia de drogas. A dependncia se relaciona muito mais diretamente com os aspectos envolvidos no tipo de motivao que o indivduo tem de consumir drogas do que com a disponibilidade dos produtos. A experincia acumulada sobre o assunto mostra que posies mais liberais com relao s drogas permitem que o problema possa ser abordado de maneira mais eficaz. Por exemplo, em um ambiente familiar muito rgido e repressivo, um jovem teria bastante dificuldade em revelar que usa drogas e isso poderia agravar possveis problemas correlatos j que no contaria com o apoio de familiares ou com a ajuda de profissionais. SE NO POSSVEL ACABAR COM A OFERTA DE DROGAS, O QUE PODE SER FEITO? O importante realizar um trabalho de preveno, ou seja, diminuir a motivao que algum possa vir a ter de usar drogas. Ainda, um trabalho de conscientizao, revelando os danos, sociais, fsicos e psicolgicos, causados pelo uso de drogas. COMO PODEMOS AJUDAR UM JOVEM A TER UMA ATITUDE ADEQUADA COM RELAO S DROGAS? O que os pais podem fazer tornar-se exemplo para os filhos. A maneira como os pais lidam com a questo tem muito mais efeito sobre o jovem do que as informaes que so dadas. Ou seja, o que se faz muito mais importante do que o que se diz. As crianas e os jovens comeam a aprender o que droga quando observam os adultos em busca de tranqilizantes ao menor sinal de tenso ou nervosismo. Aprendem tambm o que droga quando ouvem seus pais dizerem que precisam de trs xcaras de caf para se sentirem acordados, ou ainda quando sentem o cheiro da fumaa de cigarros... Alm disso, eles aprendem o que dependncia quando observam como seus pais tm dificuldade em controlar diversos tipos de comportamentos, como, por exemplo, comer de modo exagerado, fazer compras sem necessidade, trabalhar excessivamente. Os adultos tm sempre "boas" formas de justificar esses comportamento, mas na verdade trata-se de um modelo de comportamento impulsivo e descontrolado. E esses modelos de comportamento podem ser copiados pelos jovens na forma como se relacionam com as drogas. Somos uma sociedade de consumidores de produtos e a maioria de ns estabelece relaes complicadas com as drogas. No difcil encontrar pessoas que, ao menor sinal de sofrimento, de desconforto, lanam mo de um "remedinho", de uma "cervejinha", de um "cafezinho" ou de um "cigarrinho" para aplacar a ansiedade de forma quase instantnea. Esse o princpio bsico de modelo de comportamento dependente que observamos em um imenso nmero de adultos e pais que, sem a menor conscincia do que esto fazendo, "ensinam" aos filhos, alunos e jovens em geral que os problemas podem ser resolvidos, como que por um passe de mgica, com a ajuda de uma substncia.

11

muito importante que os jovens compreendam, por meio de nossas atitudes, qual a atitude adequada em relao s drogas. Esse processo de aprendizagem comea na infncia e continua at o final da adolescncia. QUAIS AS RAZES QUE LEVAM UMA PESSOA A USAR DROGAS? Muitas so as razes que podem levar algum a usar drogas. Cada pessoa tem seus prprios motivos. Os pais no devem tirar concluses apressadas se suspeitam ou descobrem se o filho ou filha usou ou est usando drogas. preciso que escutem com muita ateno o que o filho ou a filha tem a dizer para poderem compreender o que est acontecendo. Entre os possveis motivos, destacamos: A oportunidade surgiu e o jovem experimentou. O fato de um jovem experimentar drogas no faz dele um dependente. Porm, mesmo experincias aparentemente inocentes podem resultar em problemas (com a lei, por exemplo). Um jovem que usou drogas passa a ser tratado muitas vezes como "drogado" por seus pais ou professores. O excesso de preocupao com o uso experimental de drogas pode tornar-se muito mais perigoso do que o uso de drogas em si. Diante dessa situao os pais no se devem desesperar. Reagir com agressividade e com violncia pode at mesmo empurrar o jovem para o abuso e a dependncia de drogas. Os pais devem alert-lo sobre possveis riscos e, se possvel, conversar francamente sobre o assunto, aproveitando a oportunidade. O uso de drogas pode ser visto como algo excitante e ousado pelos jovens. Cabe aos adultos alertar os jovens sobre os riscos relacionados com o uso de drogas. Entretanto, muitas vezes so justamente os riscos envolvidos que podem exercer atrao sobre eles. Esta uma das crticas que so feitas s campanhas antidrogas de carter amedrontador, que exageram os riscos. Assim, quando se falar em riscos, a informao dever ser objetiva, direta e precisa, caso contrrio o efeito poder at mesmo ser oposto ao desejado. Grande parte dos jovens conhece pessoas que usam maconha e que nunca se interessaram por outras drogas. Para eles, a afirmao de que "a maconha a porta de entrada..." pode soar mentirosa e, como conseqncia, deixaro de ouvir os adultos em assuntos realmente importantes. Por outro lado, se o jovem que ouve essa afirmao nunca experimentou drogas e pouco conhece do assunto, ele pode ficar muito curioso, principalmente porque para os adolescentes assumir riscos faz parte do jogo, em que o prprio risco transformado em desafio. Por exemplo, alertar os jovens sobre os riscos de se consumir bebida alcolica e depois sair dirigindo pode ser feito de forma clara, precisa e objetiva. Isso muito mais educativo do que discursos dramticos e aterrorizantes sobre os malefcios do lcool. Dizer de outra forma, tentar exagerar os riscos e perigos pode ser um estmulo ao uso de drogas, principalmente para os jovens. As drogas podem modificar o que sentimos. Esse poder de transformao das emoes pode se tornar um grande atrativo, sobretudo para os jovens. 12

A melhor maneira de tentar neutralizar a atrao que as drogas exercem seria estimular os jovens a experimentar formas no-qumicas de obteno de prazer. Os "baratos" podem ser obtidos atravs de atividades artsticas, esportivas, etc. Cabe aos adultos tentar conhecer melhor os jovens para estimul-los a experimentar formas mais criativas de obter prazer e sensaes intensas. Muitas pessoas acreditam que os jovens acabam consumindo drogas pela influncia de colegas e amigos (presso de grupo). Embora a "presso do grupo" tenha influncia, sabemos que a maioria dos grupos tem um discurso contrrio s drogas; mesmo assim, alguns jovens acabam se envolvendo. Mais importante do que estar em acordo com o grupo estar bem consigo mesmo. Os jovens que dependem exageradamente da aprovao do grupo so justamente aqueles que tm outros tipos de problemas (por exemplo, sentem-se pouco amados pelos pais, deslocados, pouco atraentes, etc.). O uso de drogas pode ser uma tentativa de amenizar sentimentos de solido, de inadequao, baixa auto-estima ou falta de confiana. Nesses casos, importante tentar ajudar o jovem a superar as dificuldades sem a necessidade de recorrer s drogas. Os pais devem dar segurana para seus filhos atravs do afeto. Eles devem se sentir amados, apesar de seus defeitos ou de suas dificuldades. Mas no existe uma presso externa para consumir drogas? Sim, essa presso certamente existe. Nossa sociedade tem como um de seus maiores objetivos a felicidade. O grande problema que tristeza, descontentamento e solido passam a ser vistos como situaes a serem eliminadas, quando, na verdade, elas fazem parte da vida e devem ser compreendidas e transformadas. Desde muito cedo, as crianas tm um modelo de felicidade diretamente ligado ao consumismo: o que podemos comprar poder nos trazer satisfao e felicidade. As propagandas de lcool, cigarro e chocolate veiculam esse modelo, para vender seus produtos. A crena ingnua de que "podemos comprar a felicidade" e de que "tristeza e solido devem ser evitadas a qualquer preo" constituem o mesmo padro de relao que os dependentes (consumidores) estabelecem com as drogas (produtos). Nesse sentido, podemos dizer que os "drogados" esto apenas repetindo o modelo de sociedade que lhes oferecemos. Consumir drogas uma forma de obteno de prazer. Isso no pode ser negado. Devemos ter em mente que existem maneiras de se obter prazer cujo preo a pagar pode ser muito alto. Devemos ensinar aos jovens que a frmula de "felicidade a qualquer preo" imposta pela sociedade aos indivduos no a melhor maneira de se viver. No comrcio de drogas, jovens so muito utilizados pelos traficantes como intermedirios (conhecidos como "avies") na venda de drogas ilcitas. Esse comrcio lucrativo torna-se uma alternativa de ganho, ainda que ilegal, mas tambm favorece o contato dos jovens com as drogas, com a violncia e com as doenas a elas relacionadas. EXISTEM SINAIS PARA IDENTIFICARMOS SE ALGUM EST USANDO DROGAS?

13

Com freqncia os pais querem saber quais os sinais que indicam que um jovem esteja usando drogas. No existe maneira fcil de confirmar a suspeita. Tentar identificar no jovem sinais ou efeitos das diferentes substncias s tende a complicar ainda mais as coisas. O clima de desconfiana que se instala nessas situaes prejudica muito o relacionamento entre os familiares. normal e esperado que os jovens tenham segredos e que dificultem o acesso de outras pessoas da famlia, sobretudo os pais, a questes de sua vida pessoal. Eles tendem tambm a experimentar situaes novas, a assumir atitudes desafiantes e de oposio e at mesmo a apresentar comportamentos ousados que podem envolver riscos. Tais comportamentos constituem traos caratersticos de uma adolescncia normal. A grande dificuldade dos pais saber at que ponto essas atitudes e comportamentos esto dentro do esperado ou se j significam que o jovem est passando por problemas mais graves e necessitando de ajuda. O mais importante que os pais tentem sempre conversar com os filhos. Mesmo que o dilogo se torne tenso e cheio de conflitos, ainda assim ele uma via de comunicao importante. Os pais devem tambm se preocupar mais em ouvir do que em dar conselhos. Quando o jovem se isola e o acesso a ele se torna impossvel, um sinal de que necessrio procurar algum tipo de ajuda externa. DEVE-SE CONVERSAR COM OS FILHOS SOBRE O USO DE DROGAS? Sim, na medida em que eles se mostrarem interessados pelo assunto. Se o uso de drogas puder ser discutido de forma adequada idade da criana ou do adolescente, vai deixar de ser algo secreto e misterioso, perdendo muito de seus atrativos. Qualquer atividade vista como oculta do mundo dos pais e dos professores tende a ser vista pelos jovens como instigante e excitante. A maioria dos pais tende a conversar com os filhos sobre drogas somente quando surgem problemas e conflitos. Entretanto, torna-se muito mais fcil conversar com os filhos sobre esses problemas e conflitos quando os pais j puderam superar no passado a barreira de falar sobre drogas. importante tambm lembrar que conflitos e rebeldia fazem parte da adolescncia normal e no indicam necessariamente envolvimento com drogas. Os conflitos dos jovens so necessrios para que se tornem adultos, sendo responsabilidade dos pais ensinar seus filhos a lidar com os problemas. Os pais no devem se apavorar com as discusses, mas compreender a raiva e a revolta do jovem e mostrarem-se seguros com relao s suas prprias crenas e valores. COMO DEVE SER A INFORMAO QUE OS PAIS DEVEM DAR A SEUS FILHOS A RESPEITO DE DROGAS? O primeiro grande problema que se apresenta nessas situaes que freqentemente os jovens so mais informados a respeito de drogas do que seus pais. Quando falarem de drogas, os pais devem se basear em substncias que eles realmente conhecem (por exemplo, lcool ou tranqilizantes). Os pais em geral tm mais dificuldade em falar sobre drogas ilegais, mas grande parte das informaes a respeito de drogas 14

legalizadas (como lcool e tranqilizantes) tende a ser igualmente vlida para as ilegais. Seria aconselhvel que os pais pudessem adquirir conhecimentos bsicos sobre as principais substncias de uso e abuso em nosso meio, para que no transmitam informaes sem fundamento ou preconceituosas, como so habitualmente veiculadas em jornais, revistas, televiso, etc. No h problema algum no fato de os pais admitirem perante os filhos o seu desconhecimento a respeito de drogas, quando for o caso. Eles no precisam ter conhecimentos detalhados para poder ajudar seus filhos. Relacionamentos familiares slidos so mais importantes do que o conhecimento que os pais tm sobre drogas. Se, no decorrer de anos de convivncia, as relaes familiares forem bem constitudas e solidificadas, dificilmente o uso de drogas vir a se tornar um problema. Por outro lado, se a qualidade dos relacionamentos for precria, os pais devero ficar atentos no apenas ao problema das drogas mas tambm a outros aspectos da vida familiar. Infelizmente, quando isso acontece, os pais nem sempre tm conscincia do distanciamento que existe entre os membros da famlia. freqente que nessas circunstncias os pais assumam atitudes autoritrias perante os filhos, aumentando ainda mais essa distncia. Diante dessas dificuldades, os pais devem recorrer a outras pessoas que possam ajud-los. COMO OS PAIS DEVEM EXERCER SUA AUTORIDADE? A maioria das crianas e adolescentes aceita a autoridade dos pais, sobretudo quando no ambiente familiar esto presentes a confiana e o afeto. Porm, medida que o adolescente vai se desenvolvendo, a autoridade vai sendo transferida para eles mesmos at que se tornem responsveis por suas prprias aes. Muitos pais tm dificuldades para abrir mo de sua autoridade conforme os filhos crescem, dificultando, assim, que eles possam se tornar responsveis por si mesmos. A autoridade dos pais desempenha papel importante no sentido de dar limites, como exigir que os filhos faam as lies de casa, fixar horrios para atividades de lazer etc. . Isso promove a organizao interna do jovem, permitindo que ele possa cuidar de si mesmo medida que vai se tornando adulto. Mas essa autoridade no deve ser confundida com autoritarismo, arbitrariedade ou rigidez. Para todas as regras tem de haver alguma flexibilidade a fim de que o jovem possa ir testando e sentindo seus limites. Por exemplo, se foi fixado um determinado horrio para o jovem chegar de uma festa, um pequeno atraso no deve ser punido. Atitudes drsticas como violncia ou expulsar o jovem de casa no tm resultados positivos e nunca devem ser consideradas soluo para os problemas. QUANDO SE TORNA IMPOSSVEL CONVERSAR COM OS FILHOS, A QUEM OS PAIS DEVEM PROCURAR? Grande parte dos jovens capaz de se abrir quando os pais passam a ouvir mais e falar menos. Mas quando os pais, apesar de tudo, no conseguem mais se comunicar com os filhos, devem recorrer a outras pessoas. Mas quais? Os pais, de preferncia, devem procurar algum que o jovem admire ou respeite. Pode ser um parente, um amigo da famlia, um professor, um padre, o mdico da famlia ou um profissional especializado. O QUE PODE SER FEITO AO SE DESCOBRIR QUE UM FILHO EST USANDO DROGAS? 15

No h uma resposta simples para essa questo. Existem muitas maneiras de se responder pergunta. Alguns pontos devem ser destacados: Existe uma variedade muito grande de drogas. Drogas diferentes produzem diferentes efeitos nas pessoas; alguns so perigosos, outros no. Existem formas mais e menos perigosas de se consumir drogas (injetar drogas geralmente muito mais perigoso do que us-las de outras maneiras). A lei diferente para cada tipo de droga ( ilegal fumar maconha). O uso de algumas drogas, como o lcool, socialmente mais aceitvel do que o de outras. Entretanto, o que ou no socialmente aceitvel depende das caractersticas da comunidade em questo seus valores, sua cultura (o lcool no socialmente aceitvel em comunidades muulmanas) e no do risco que a droga representa. Cada jovem uma pessoa diferente e nica e podem ser muitas as razes pelas quais algum se envolve com drogas. Da mesma forma, existem variadas formas de ajud-lo a interromper ou moderar o uso de drogas. Os pais tm maneiras diferentes de lidar com um filho que esteja usando drogas. Embora alguns sejam totalmente contra o uso de qualquer droga, a maioria considera aceitvel o uso de determinadas substncias (bebidas alcolicas, fumar cigarro). Alguns pais so tolerantes e outros se resignam com o fato de seus filhos usarem drogas. Existem vrias instituies de ajuda a pessoas com problemas relacionados ao uso de drogas. PAIS QUE USAM OU USARAM DROGAS ILEGAIS NO PASSADO ESTO MAIS PREPARADOS PARA LIDAR COM O PROBLEMA? Freqentemente, no. O lado positivo dessa experincia que os pais que tiveram a oportunidade de experimentar substncias ilegais provavelmente no vo ser to alarmistas com relao ao uso de drogas. Entretanto, se o assunto vier tona, devem se dirigir aos filhos expressando com sinceridade tanto os momentos bons como os momentos ruins daquela poca de vida, cuidando para no transmitir uma viso idealizada e "glamourizada" das drogas. Se os pais ainda fazem uso de drogas ilegais, como regra geral isso no deveria ser colocado abertamente aos filhos. Alguns, alegando que no so hipcritas, chegam at mesmo a us-las na companhia dos prprios filhos. No percebem que, ainda que o uso possa ser espordico e no acarretar maiores problemas, a maior parte dos jovens no est preparada para lidar com a questo, por uma srie de razes que variam de famlia para famlia e de pessoa para pessoa. COMO AS ESCOLAS PODEM COLABORAR NA PREVENO DO USO INDEVIDO DE DROGAS ? Diversas escolas tm adotado programas educativos com esse objetivo. Eles podem ser de grande ajuda aos jovens, sobretudo a partir do incio da adolescncia, desde que conduzidos de forma adequada. Como j foi explicado anteriormente, informaes mal colocadas podem aguar a curiosidade dos jovens, levando-os a experimentar drogas. Discursos antidrogas e mensagens amedrontadoras ou repressivas, alm de no serem eficazes, podem at mesmo estimular o uso. 16

Nos programas de preveno mais adequados, o uso de drogas deve ser discutido dentro de um contexto mais amplo de sade. As drogas, a alimentao, os sentimentos, as emoes, os desejos, os ideais, ou seja, a qualidade de vida entendida como bem-estar fsico, psquico e social, so aspectos a serem abordados no sentido de levar o jovem a refletir sobre como viver de maneira saudvel. Os jovens devem aprender a conhecer suas emoes e a lidar com suas dificuldades e problemas. Um modelo de preveno deve contribuir para que os indivduos se responsabilizem por si mesmos, a fim de que comportamentos de risco da sociedade como um todo possam ser modificados. EM SE TRATANDO DE JOVENS QUE J USARAM DROGAS, QUAL DEVE SER A ATITUDE DA ESCOLA? De preferncia, a escola deve ter algumas regras bem estabelecidas, tais como no autorizar o uso de drogas, sejam legais (lcool, fumo) sejam ilegais (maconha, cocana), nas suas dependncias. Por outro lado, seria abusivo e contraproducente a escola tomar atitudes drsticas com alunos que fazem uso de drogas (como a expulso). A excluso s ir diminuir as chances de os jovens serem compreendidos e seus casos tratados de forma adequada. Nesse sentido, se for detectado que alunos esto utilizando algum tipo de droga de forma abusiva, e a escola no souber lidar com esse tipo de situao, ela deve procurar apoio em servios de sade: neles, os alunos recebero atendimento especializado e, se for o caso, sero tratados. O mais importante estimularem-se atividades criativas que possam absorver e entusiasmar os jovens. Para algum afastar-se das drogas, necessrio que existam outras opes mais interessantes e prazerosas, que possam ocupar o tempo que seria utilizado com drogas, dentro de um contexto muito mais saudvel. DENTRE AS PESSOAS QUE USAM DROGAS, QUEM DEVE SER TRATADO? O tratamento deve ser dirigido basicamente s pessoas que se tornaram dependentes de drogas. Da mesma forma que no h qualquer sentido em propor tratamento a algum que usa lcool apenas ocasionalmente, tambm no devemos falar em tratamento para usurios experimentais ou ocasionais de outras drogas. O QUE DIMINUIO DE PREJUZOS RELACIONADOS AO USO DE DROGAS? "Prejuzos" pode ser entendido como riscos, perigos... Dessa forma, diminuio de prejuzos um conjunto de medidas dirigidas a pessoas que no conseguem ou no querem parar de consumir drogas. Essas estratgias tm por objetivo reduzir as conseqncias negativas que o uso de drogas pode ocasionar. Um exemplo seriam as campanhas orientando as pessoas a no dirigirem aps consumir bebidas alcolicas. Outro exemplo seriam os programas de troca de seringas dirigidos a usurios de drogas injetveis. Sabemos que a forma de transmisso mais perigosa do vrus da AIDS a passagem de sangue contaminado de uma pessoa para outra.

17

Nos programas de troca de seringas, so recolhidas as usadas e colocadas novas disposio. Por meio desses procedimentos ocorre reduo importante da infeco pelo vrus da AIDS, assim como de outras doenas contagiosas. Ao contrrio do que se temia inicialmente, os programas de troca de seringas no induzem as pessoas a utilizar drogas injetveis. Alm disso, eles constituem uma medida de sade pblica da maior importncia para o controle da epidemia mundial de AIDS. QUE TIPOS DE AJUDA TERAPUTICA EXISTEM PARA OS DEPENDENTES? Existem diversos modelos de ajuda a dependentes de drogas: tratamento mdico; terapias cognitivas e comportamentais; psicoterapias; grupos de auto-ajuda (do tipo Alcolicos Annimos e Narcticos Annimos); comunidades teraputicas; etc. Em princpio, pode-se dizer que nenhum desses modelos de ajuda consegue dar conta de todos os tipos de dependncias e dependentes. Se alguns podem se beneficiar mais de um determinado modelo, outros necessitam de diferentes alternativas. muito difundido o modelo que utiliza ex-dependentes de drogas como agentes "teraputicos", j que uma pessoa que passou pelo mesmo problema pode ajudar o dependente a se identificar com ela e compreender melhor seus problemas. importante, porm, observarmos que os efeitos positivos de uma abordagem dependem essencialmente da capacitao tcnica dos profissionais envolvidos. Os especialistas em dependncia vm realizando pesquisas nos ltimos anos para determinar que tipos de dependentes se beneficiam mais de um ou de outro tipo de ajuda. Entretanto, deve-se destacar que as abordagens medicopsicolgicas (que associam ao mesmo tempo os recursos da medicina e da psicologia) tm se mostrado mais eficazes na maior parte dos casos. O QUE VAI SER TRATADO? A maioria dos modelos de tratamento focaliza principalmente a dependncia da droga. Embora esse seja realmente o ponto central que leva a pessoa a procurar tratamento, os dependentes freqentemente apresentam outros problemas associados ao uso abusivo de drogas. extremamente importante que esses transtornos recebam a devida ateno, pois se no forem tambm tratados haver uma grande probabilidade de a pessoa voltar a ser dependente. Por exemplo, dependente de drogas que tambm apresenta depresso (o que muito freqente!) dever receber tratamento no apenas da dependncia mas tambm da depresso. Se o tratamento for dirigido apenas dependncia, sua depresso no tratada provavelmente o levar a abusar de drogas novamente. OS DEPENDENTES DE DROGAS DEVEM SER INTERNADOS PARA TRATAMENTO? Na maior parte dos casos, o tratamento do dependente de drogas no requer internao. Nos raros casos em que necessria, ela deve ser decidida com base em critrios claros e definidos, estabelecidos por um especialista. A internao de um dependente de drogas sem necessidade pode levar at mesmo a um aumento do consumo. O aumento de consumo aps uma internao indevida pode se dar por diversas razes, como sentimentos de revolta de um dependente ainda no suficientemente convencido da necessidade de ajuda. QUAL A RELAO ENTRE USO DE DROGAS E AIDS?

18

A AIDS (sndrome de imunodeficincia adquirida) uma doena infecto-contagiosa transmitida pelo HIV (vrus da imunodeficincia humana). Foi primeiramente identificada nos Estados Unidos em 1981 e desde ento vem se alastrando na forma de epidemia pelo mundo todo. As principais vias de transmisso do vrus so: relacionamentos sexuais sem uso de preservativos; seringas contaminadas, no consumo de drogas injetveis; da grvida contaminada para o feto; pela amamentao, quando a me est infectada. Muitas pessoas, a partir do contato com o vrus, desenvolvem anticorpos detectveis em testes sangneos (anti-HIV), a partir de aproximadamente 9 semanas depois que a pessoa entrou em contato com o vrus. Quando o teste detecta os anticorpos para o vrus, a pessoa considerada soropositiva. As pessoas soropositivas podem no apresentar sintomas da infeco e permanecer muitos anos sem desenvolver a doena. No entanto, so portadoras do vrus e por isso devem tomar medidas de precauo, tanto para no transmitirem a doena a outras pessoas quanto para se protegerem de serem novamente infectadas. Nesse sentido, como no se sabe quem portador do vrus, sempre devem ser usados preservativos em todos os relacionamentos sexuais. O uso de drogas considerado um comportamento de alto risco para a infeco pelo HIV. Os usurios de drogas injetveis podem se infectar quando usam a mesma seringa com outros. Mesmo as pessoas que no se injetam drogas mas as consomem de outra maneira podem se infectar por meio de relaes sexuais sem preservativos. Diversos estudos tm mostrado que as pessoas sob efeito do lcool freqentemente se envolvem em relacionamentos sexuais sem proteo. CLASSIFICAO DO USO DE DROGAS SEGUNDO A ORGANIZAO MUNDIAL DE SADE Uso na vida: o uso de droga pelo menos uma vez na vida. Uso no ano: o uso de droga pelo menos uma vez nos ltimos doze meses. Uso recente ou no ms: o uso de droga pelo menos uma vez nos ltimos 30 dias. Uso freqente: uso de droga seis ou mais vezes nos ltimos 30 dias. Uso de risco: padro de uso que implica alto risco de dano sade fsica ou mental do usurio, mas que ainda no resultou em doena orgnica ou psicolgica. Uso prejudicial: padro de uso que j est causando dano sade fsica ou mental. Quanto freqncia do uso de drogas, segundo a OMS, os usurios podem ser classificados em: No-usurio: nunca utilizou drogas; Usurio leve: utilizou drogas no ltimo ms, mas o consumo foi menor que uma vez por semana; Usurio moderado: utilizou drogas semanalmente, mas no todos os dias, durante o ltimo ms; Usurio pesado: utilizou drogas diariamente durante o ltimo ms. A OMS considera ainda que o abuso de drogas no pode ser definido apenas em funo da quantidade e freqncia de uso. Assim, uma pessoa somente ser considerada dependente 19

se o seu padro de uso resultar em pelo menos trs dos seguintes sintomas ou sinais, ao longo dos ltimos doze meses: Forte desejo ou compulso de consumir drogas; Dificuldades em controlar o uso, seja em termos de incio, trmino ou nvel de consumo; Uso de substncias psicoativas para atenuar sintomas de abstinncia, com plena conscincia dessa prtica; Estado fisiolgico de abstinncia; Evidncia de tolerncia, quando o indivduo necessita de doses maiores da substncia para alcanar os efeitos obtidos anteriormente com doses menores; Estreitamento do repertrio pessoal de consumo, quando o indivduo passa, por exemplo, a consumir drogas em ambientes inadequados, a qualquer hora, sem nenhum motivo especial; Falta de interesse progressivo de outros prazeres e interesses em favor do uso de drogas; Insistncia no uso da substncia, apesar de manifestaes danosas comprovadamente decorrentes desse uso; Evidncia de que o retorno ao uso da substncia, aps um perodo de abstinncia, leva a uma rpida reinstalao do padro de consumo anterior. ALGUMAS DEFINIES Experimentador: pessoa que experimenta a droga, levada geralmente por curiosidade. Aquele que prova a droga uma ou algumas vezes e em seguida perde o interesse em repetir a experincia. Usurio ocasional: utiliza uma ou vrias drogas quando disponveis ou em ambiente favorvel, sem rupturas (distrbios) afetiva, social ou profissional. Usurio habitual: faz uso freqente, porm sem que haja ruptura afetiva, social ou profissional, nem perda de controle. Usurio dependente: usa a droga de forma freqente e exagerada, com rupturas dos vnculos afetivos e sociais. No consegue parar quando quer. Dependncia: quando a pessoa no consegue largar a droga, porque o organismo acostumou-se com a substncia e sua ausncia provoca sintomas fsicos (quadro conhecido como sndrome da abstinncia ), e/ou porque a pessoa acostumou-se a viver sob os efeitos da droga, sentindo um grande impulso de us-la com freqncia ("fissura"). Escalada: quando a pessoa passa do uso de drogas consideradas "leves" para as mais "pesadas", ou quando, com uma mesma droga, passa de consumo ocasional para consumo intenso. Tolerncia: quando o organismo se acostuma com a droga e passa a exigir doses maiores para conseguir os mesmos efeitos. Poliusurio: pessoa que utiliza combinao de vrias drogas simultaneamente, ou dentro de um curto perodo de tempo, ainda que tenha predileo por determinada droga. 20

Overdose: dose excessiva de uma droga, com graves implicaes fsicas e psquicas, podendo levar morte por parada respiratria e/ou cardaca. Sites consultados: www.senad.gov.br Secretaria Nacional Anti-Drogas SENAD www.diganaoasdrogas.com.br Grupo de Ajuda-mtua a Dependentes Qumicos www.aa&na.com.br Site de ajuda-mtua a alcolicos e narcticos annimos.

EQUIPE DO PREVINE-SESP/AMAZONAS
Secretrio de Estado da Segurana Pblica SESP/Amazonas Dr. Francisco S Cavalcante Secretrio Executivo de Segurana Pblica SESP/Amazonas Dr. Jos Roberto Lopes Cala Gestora do Programa de Reduo da Violncia, do uso de Narcticos e Entorpecentes - PREVINE Ped. e Prof Edmia da Silva Holanda SESP-AM Assessora do Programa de Reduo da Violncia, do uso de Narcticos e Entorpecentes PREVINE Lena Mara Pereira Mendes SESP-AM Secretrio do Programa de Reduo da Violncia, do uso de Narcticos e Entorpecentes - PREVINE Alisson Lopes de Arajo Secretrio do PREVINE-SESP/AM Psicloga do Programa de Reduo da Violncia, do uso de Narcticos e Entorpecentes - PREVINE Nancy de Souza Santiago - PM Instrutor do Programa de Reduo da Violncia, do uso de Narcticos e Entorpecentes - PREVINE Econ. e Prof.Msc. Joaquim H. da Silva SESP/AM Assessora do Programa de Reduo da Violncia, do uso de Narcticos e Entorpecentes - PREVINE Keyla Maria Pinheiro Prado Psicloga

Elaborao: Econ. e Prof Msc. Joaquim Holanda da Silva Instrutor do PREVINE/SESP/AM

21

You might also like