You are on page 1of 8

ANATOMIA DO VIOLO

Veja abaixo o violo e as partes que o compe.

1. Copo
o local onde est a boca, o rastilho e o cavalete. Em violes eltricos, tambm so encontradas outras partes neste local, como a sada, os botes de ajuste, etc.

1.1. Boca- o "buraco" que est no meio do corpo do violo. por este local que o som
se propaga.

1.2 Rastilho- a parte do violo que prende uma das extremidades das cordas. importante que esteja na altura certa. 1.3. Cavalete- O cavalete mantm o rastilho na altura correta. 2. Brao composto basicamente pela mo, tarraxas, trastes, casas e pestana.
2.1. Mo- a extremidade do brao. Neste local esto as tarraxas e uma das extremidades das cordas. 2.1.1. tarraxas- So as peas localizadas na mo que servem para afinar as cordas.Elas so seis, sendo uma para cada corda. Conforme voc gir-las, a corda ficar mais apertada, o que mudar o seu som. So indispensveis para que seu instrumento fique bem afinado antes de tocar. 2.2. Trastes- So as barrinhas de metal que se localizam em toda a escala. Elas separam as casas e muito importante que elas estejam bem colocadas para uma boa afinao da guitarra. Com o tempo voc pode troc-las, caso fiquem desgastadas, fora do local certo, etc. 2.3. Casas- As casas so os espaos localizados entre os trastes, que so pressionadas durante toda a msica. A variao do local que for pressionado far mudar o som, variando os acordes. So nelas que esto localizadas as notas musicais. 2.4. Pestana- Esta pea no est exatamente na escala, mas sim no local de separao entre a mo e a continuao do brao. Nela ficam apoiadas as cordas, e ela pode ser "substituda" com o uso dos dedos ou de instrumentos apropriados para tal.

3. Ilustrao
Entenda melhor com a ilustrao abaixo:

Posio das mos e do corpo

Mo direita Para dedilhados, usamos os seguintes dedos: P=polegar Toca a 6, 5, 4cordas. I= indicador Toca a 3 corda. M= mdio Toca a 2 corda. A= anular Toca a 1corda. Mo esquerda- Para montarmos os acordes usamos os seguintes dedos: 1= indicador 2=mdio 3=anular 4=mindinho

H varias maneiras de voc posicionar o violo ao seu corpo. O importante que o brao do violo fique inclinado, como na figura acima, o que facilitar a visualizao das casas.

O polegar da mo esquerda deve ser posicionado atrs do brao do violo, e o polegar deve apontar para cima.

A mo direita segura a palheta entre os dedos do polegar e indicador, formando uma pina, como na figura acima.

Noes bsicas1aula
Leitura de cifras Para comearmos esse curso, temos de aprender o uso das cifras, assim poderemos identificar o nome dos acordes.As cifras so os nomes que damos aos acordes, para isso precisamos saber os nomes das notas musicais que so: D R Mi F Sol L Si Para cada uma dessas notas damos o nome de uma letra,comeando pela letra A que corresponde nota L.
A=l ; B=si ; C=d ; D=r ; E=mi ; F=f ; G=sol

Portanto: A = L maior ------->a letra A corresponde nota L, como ela est sozinha significa que o acorde maior. Am = L menor ------->a letra A corresponde a nota L, e a letra m significa que o acorde menor . A7=L com stima ----->a letra A corresponde nota L, e o n 7 que o acorde com stima.

Exerccios
Descubra o nome dos acordes: a) D7 R com stima b) C c) Em d) F e) A7 f) G4 -

Noes bsicas
Nome das cordas O nome das cordas soltas da guitarra ou violo, comeando pela primeira corda, contando de baixo para cima so: 1 corda mi, 2 corda si, 3 corda sol, 4 corda r, 5 corda l, 6 corda mi.

Localizao das notas no instrumento

oleObject1

As notas indicadas so C = d, D = r, E = mi, F = f , G = sol, A = l.

Sustenido e bemol As notas musicais que conhecemos desde criana so: D , R, Mi, F, Sol, L, Si. Entre essas notas existem outras que chamamos de sustenido ou bemol. O sustenido representado pelo smbolo #.O bemol por b. Teoricamente o sustenido diferente do bemol, mas na prtica so formas diferentes de representar a mesma nota.Ex.: D# = Rb Vamos entender isso melhor falando em voz alta todas as notas musicais a partir de D: D , D# ou Rb , R , R# ou Mib, Mi ,F ,F# ou Solb , Sol ,Sol# ou Lb ,L ,L# ou Sib ,Si.

Exerccio:
Qual o nome das notas?

Batidas para violo


Neste mdulo ns vamos trabalhar apenas com batidas bsicas. Pra tocarmos uma batida devemos ter em mente o conceito bsico de diviso.A maioria das msicas populares so divididas em quatro tempos iguais, ou seja, contamos at quatro e depois recomeamos a contagem.Veja a figura abaixo:

Exerccio 1 - Vamos fazer a contagem acima batendo o p.Os quadrados brancos indicam o momento em que o p bate no cho, e os quadrados cinzas quando o p se levanta. As setas indicam o sentido da batida. Seta para baixo, batida para baixo. Seta para cima, batida para cima. O X indica que devemos abafar as cordas, encostando a palma da mo direita nas cordas. A letra p significa que o polegar da mo direita tocar as cordas do violo. A letra i significa que o indicador tocar as cordas do violo. Se for usada palheta para se executar a batida, ento s seguir os sentidos das setas. Exerccio 2 - Agora vamos montar o acorde de E (mi maior), e tocar a figura abaixo:

Dicas
1 - O polegar da mo esquerda deve se posicionar atrs do brao do violo, como se estivesse fazendo um sinal de positivo. 2 - Os demais dedos da mo esquerda devem pressionar as cordas com a ponta dos dedos, no dobre a junta dos dedos para baixo. 3 - Os dedos da mo esquerda devem apertar as cordas o mais prximo possvel do traste do violo. Evite apertar as cordas no meio da casa, pois assim voc precisar de muito mais fora para emitir um som da corda apertada.

Batidas do violo- Aula 2

Batida 1:

Batida 2:

Batida 3 :

Seqncia n 1 Os acordes abaixo tm a mesma seqncia da msica: Vem quente que eu estou fervendo, regravada pelo Baro Vermelho.

Batida 1
1 parte - Am D7 Am D7 Am D7 Am D7 Repetir tudo e ento ir para a 2 parte. 2 parte - D7 D7 D7 D7 D7 D7 E E Repetir 1 e 2 partes, e terminar a msica.

Dicas
1 - Para trocarmos de acorde rapidamente, devemos sempre colocar o dedo 1, da mo esquerda, antes dos outros. 2 - A mo direita no deve parar de tocar nunca, portanto mesmo que o acorde no esteja montado por completo a mo direita deve continuar tocando, obrigando dessa maneira a mo esquerda a ter um melhor desempenho. 3 - Olhe sempre para a sua mo esquerda, a mo direita faz o ritmo. Lembre-se que o ritmo est na sua cabea. 4 - Cada acorde est separado por um trao vertical, ao espao que vai de um trao a outro damos o nome de compasso.Cada compasso equivale uma batida inteira. 5 - O polegar da mo esquerda deve se posicionar atrs do brao do violo,como se estivesse fazendo um sinal de positivo. 6 - No dobre a junta dos dedos para baixo. 7 - Evite apertar as cordas no meio da casa.

Aula 3
Seqncia n 2

Os acordes abaixo tm a mesma seqncia da msica: Velha infncia, dos Tribalistas. Batida 1
Em Em Am D7 Repetir esta seqncia at o fim da msica. Seqncia n 3 Os acordes abaixo tm a mesma seqncia da msica: Preciso saber viver, regravada pelos Tits.

Batida 1
1 parte D D7+ D7 G G D E G A Repetir tudo desde o comeo e ento ir para a 2 parte. - G D G D G D E G A Repetir 1 e 2 partes, e

terminar a msica.

Dicas

1 - Tocar a msica que voc aprendeu na aula passada. 2 - Na msica preciso saber viver, temos um compasso onde existem dois acordes (G e A), nesse caso no tocaremos a batida por completo, mas como est na figura abaixo.

3 - Colocar o dedo 1, da mo esquerda, antes dos outros. 4 - A mo direita no deve parar de tocar nunca 5 - Olhe sempre para a sua mo esquerda, a mo direita faz o ritmo. Lembre-se que o ritmo est na sua cabea. 6 - O polegar da mo esquerda deve se posicionar atrs do brao do violo, como se estivesse fazendo um sinal de positivo. 7 - No dobre a junta dos dedos para baixo. 8 - Evite apertar as cordas no meio da casa.

You might also like