You are on page 1of 3

Notas musicais

so sinais que representam a altura do som musical. Apesar de serem inmeros os sons empregados na msica, para represent-los bastam apenas sete notas: D R MI F SOL L SI

O conjunto das sete notas sucessivas, com a repetio da primeira, chama-se escala, que pode ser ascendente ou descendente. Por exemplo, a escala de Sol envolve as seguintes notas ascendentes: Sol, L, Si, D, R, Mi, F, Sol e descendentes: Sol, F, Mi, R, D, Si, L, Sol. Estes monosslabos indicadores da altura do som foram introduzidos por Guido dArezzo, usados predominantemente em lnguas latinas e correspondem as sete letras (sistema alfabtico introduzido pelo Papa Gregrio Grande, 540 d. C.) usadas em ingls, alemo, grego, etc. D r mi f sol L si C D E F G A B (ingls) C D E F G A H (alemo) Obs: A letra B representa a nota si em ingls; no alemo, a letra B representa a nota si bemol, e o si representado por H. Das quatro caractersticas do som, a altura a mais importante. Ela determinada pela freqncia das vibraes, ou seja, se o som tiver poucas vibraes, teremos um som grave, se o som tiver muitas vibraes, teremos um som agudo. Na escrita musical, a altura representada pela posio da nota no pentagrama e pela clave. As notas dispostas em alturas diferentes e em ordem sucessiva, num sentido horizontal, resultam em melodia. Quando as notas esto em alturas diferentes, mas em ordem simultnea temos os acordes, que so a base da harmonia.

As notas so representadas graficamente com sinais na forma oval que, dependendo da posio em que estiverem escritas no pentagrama, indicaro os sons mais graves ou mais agudos. Pentagrama ou pauta musical o conjunto de cinco linhas paralelas e horizontais e quatro espaos entre elas, onde escrevemos as notas musicais. Contamos essas linhas e espaos sempre de baixo para cima. Como s o pentagrama no suficiente para exprimir todos os sons musicais, pois nele s cabem nove notas, foram criadas as linhas suplementares, que so curtos segmentos de linha horizontal que atuam como uma extenso do pentagrama, mantendo o mesmo distanciamento das linhas da pauta normal. Quando essas linhas so colocadas acima do pentagrama, elas representam os sons agudos. Abaixo do pentagrama, representaro os sons graves. O nome da nota no pentagrama determinado pela clave, que um sinal colocado no incio do pentagrama que d o seu nome nota escrita em sua linha. Existem sete claves, representadas pelas figuras Sol, F e D. Por exemplo: a Clave de Sol assinalada na 2 linha significa dizer que o nome da 2 linha ser sol, ento o 2 espao ser l, a 3 linha ser si e assim por diante. Acorde

a combinao de trs ou mais sons simultneos diferentes. cincia que estuda os acordes, as relaes entre eles e suas combinaes chamamos Harmonia. Sua representao grfica na Msica se d na posio vertical do pentagrama. Os acordes, na sua concepo clssica, so formados por teras sobrepostas, ou seja, trs notas assinaladas, em sequncia, s nas linhas ou s nos espaos do pentagrama. Eles podem ser designados de acordo com o intervalo existente entre as notas extremas, isto , a primeira e a ltima. Por exemplo: Acorde de trs sons: d-mi-sol Acorde de Quinta (d-r-mi-f-sol envolve cinco notas); Acorde de quatro sons: d-mi-sol-si Acorde de Stima (d-r-mi-f-sol-l-si envolve sete notas). Acorde de cinco sons: d-mi-sol-si-r Acorde de Nona; Acorde de seis sons: d-mi-sol-si-r-f Acorde de Dcima primeira. Ao repetir uma das notas do acorde, este continua na sua classificao original sem levar em conta as notas dobradas. O acorde de trs sons d-mi-sol, por exemplo, mesmo com a repetio do d em d-mi-sol-d, o acorde continuar sendo de Quinta.

O acorde tambm pode ser executado em forma de arpejo, ou seja, ao invs de executarmos de forma simultnea os sons (todos de uma vez), podemos execut-los de forma sucessiva (um som aps o outro). A nota mais grave do acorde em sua posio original (teras sobrepostas) se chama fundamental. As demais notas tm o nome do intervalo que formam com a fundamental. A nota fundamental a nota bsica, a que d origem ao acorde. Desta forma, a nota mais importante. Ela sempre a nota mais grave, acrescentando aps ela as teras superiores. Por isso, a leitura dos acordes deve ser feita tambm de baixo para cima. Os acordes de Quinta (Trades) so classificados de acordo com intervalos sobrepostos: Acordes de Quinta diatnicos: so formados por notas pertencentes a uma mesma escala diatnica. Acordes de Quinta alterados: so formados por notas pertencentes a uma escala alterada. Acorde Perfeito Maior: formado por uma 3 Maior e uma 3 Menor sobreposta a ela (3 Maior e 5 justa). Acorde Perfeito Menor: formado por uma 3 Menor e uma 3 Maior sobreposta a ela (3 Menor e 5 justa). Acorde de Quinta Aumentado: formado por duas teras Maiores sobrepostas (ou por uma 3 Maior e uma 5 Aumentada sustenido). Acorde de Quinta Diminuta: formado por duas teras menores ( ou por uma 3 menor e uma 5 diminuta. Na msica popular, os acordes so usados atravs das Cifras, que so abreviaturas (letras, nmeros e sinais) que representam os acordes. Como base, usa-se a nomenclatura inglesa:
l A B C D E F G si d r mi f sol

Esse sistema, no entanto, no totalmente unificado e difere conforme o pas, a poca e o critrio de uso. Pode-se dizer que nem perfeito nem muito preciso.

You might also like