You are on page 1of 5

HUB Equipamento concentrador de conexes (Fsica)*

SWITCH Tambm chamado de comutador(Enlance vnculo- de Dados)* camada 2 BRIDGE A ponte um repetidor inteligente, possvel segmentar uma rede em "reas" (Enlance vnculo- de Dados)* camada 2 ROUTER O roteador um equipamento mais "inteligente" do que o switch, pois alm de poder desempenhar a mesma funo deste, tambm tem a capacidade de escolher a melhor rota. (Rede)* camada 3 GATEWAY Dispositivo usado para interconectar duas redes totalmente distintas. (Transporte at aplicao)* camada 4 camada 5 Sesso camada 6 Apresentao camada 7 Aplicao * CAMADA OSI (tem 7 camadas) Um endereo IP (Internet Protocol) com padro mais utilizado atualmente o IPV4, onde trabalharemos com 4 conjuntos de 8 bits (4 octetos). Classe de Endereos/ Faixa do 1Octeto (decimal)/ Objetivo A______________1 a 126______________Grandes redes. B...........................128 a 191......................Mdias redes. C______________192 a 223_____________Pequenas redes. D...........................224 a 239......................Multicasting. E______________240 a 254_____________Reservado para uso futuro. Um endereo IP um nmero de 32 bits, separado em quatro nmeros, cada um deles representado por um byte em formato decimal e que, portanto, podem variar de 0 a 255 IMAP (Internet Mail Access Protocol- Protocolo de Acesso a Mensagens da Internet) muito utilizado nos sistemas de webmail (Continua no Servidor). POP (Post Office Protocol Protocolo de Agncia de Correio) permite ao usurio trazer as mensagens armazenadas em um servidor de correio para o seu computador (micro cliente). SMTP (Simple Mail Transfer Protocol Protocolo de Transferncia Simples de Correio) utilizado para o ato de ENVIO das mensagens de correio eletrnico. HTTP (Hypertext Transfer Protocol Protocolo de Transferncia de Hipertexto) que utilizado na Web (WWW) para transferir as pginas entre o servidor web e o cliente web. FTP (File Transfer Protocol Protocolo de Transferncia de Arquivos) protocolo que possibilita a transferncia de arquivos de um servidor da Internet para o micro do usurio e vice-versa (download/upload).

O TCP (Transmission Control Protocol) um protocolo de transporte orientado a conexo, responsvel pelo controle de pacotes (possibilita que sejam enviadas mensagens de qualquer tamanho e cuida de quebrar as mensagens em pacotes que possam ser enviados pela rede). Permite a recuperao de pacotes perdidos, eliminao de pacotes duplicados e a recuperao de dados corrompidos. UDP (User Datagram Protocol Protocolo de Datagrama de Usurio) um protocolo de transporte no orientado conexo, que fornece uma entrega rpida mas no confivel dos pacotes. SNMP (Simple Network Management Protocol Protocolo Simples de Gerncia de Rede) que usa o protocolo UDP. O SNMP utilizado para monitorar e gerenciar uma rede de computadores, permitindo que se verifique, por exemplo, o status dos dispositivos da rede. DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol), ou protocolo de Configurao Dinmica de Host um protocolo que fornece automaticamente os endereos IP aos computadores de uma rede. WINS (Windows Internet Name Services) um servio de resoluo de nomes. A mquina cliente registra o seu nome NetBios (interface de programa que foi desenvolvida para permitir a comunicao entre mquinas) e o respectivo endereo IP. Com isso o WINS vai criando uma base de nomes NetBios e os respectivos endereos IP, podendo fornecer o servio de resoluo de nomes NetBios na rede. SLIP (Serial Line Internet Protocol) o protocolo de comunicao serial para a Internet. DNS (Domain Name System Sistema de Nome de Domnio) utilizado para traduzir endereos de domnios da internet. NAT (Network Address Translation) um servio que transforma um endereo invlido de uma mquina para um vlido na Internet. NFS (Network File System- Sistema de Arquivos de Rede) um servio de rede que permite o compartilhamento de sistemas de arquivos ou diretrios entre os ns de uma rede. Permite o uso de discos remotos e arquivos como se estivessem no computador local. TIPOS DE REDES: PAN (Personal Area Network): uma rede pessoal muito prximos uns dos outros e prximos a uma pessoa. LAN (Local Area Network Rede Local): uma rede local. MAN (Metropolitan Area Network): uma rede metropolitana, abrange aproximadamente o permetro de uma cidade. WAN (Wide Area Network): uma rede geograficamente distribuda, que abrange uma grande rea geogrfica e conecta cidades e pases.

Transformando nmero em Binrio. Data Warehouse: uma coleo de dados orientados por assuntos, integrados, variveis com o tempo e no volteis, para dar suporte ao processo de tomada de deciso. O Data Warehouse um banco de dados multidimensional grande, de escopo organizacional (ou seja, abrange toda a empresa) e rene dados de todos os departamentos de forma a permitir a busca rpida de informaes para auxiliar a tomada de decises estratgicas. A principal idia do Data Warehouse construir um depsito onde ser mantida a memria histrica dos dados, possibilitando a utilizao dos mesmos para consulta e anlise estratgica para a tomada de deciso. Modelo Estrela, estrutura ser formada por uma tabela central tabela de fatos e um conjunto de tabelas organizadas ao redor dela, as tabelas de dimenses (cada dimenso descreve um aspecto do negcio). Data Mart: um banco de dados multidimensional de escopo departamental (ou seja, abrange apenas um determinado departamento). Um subconjunto lgico do Data Warehouse, geralmente visto como um data warehouse setorial As diferenas entre o Data Mart e o Data Warehouse so apenas com relao ao tamanho e ao escopo do problema a ser resolvido. Data Mining (ou Minerao de dados): Define uma srie de procedimentos, tcnicas e ferramentas para recuperar e analisar dados de um Data Warehouse ou Data Mart procura de padres e tendncias a respeito dos dados armazenados. ERP (Enterprise Resource Planning): um Sistema de Gesto Integrada, ou seja, um SI com mdulos integrados que do suporte a diversas reas operacionais, tais como vendas / marketing, manufatura / produo, finanas / contabilidade e recursos humanos. CRM (Customer Relantionship Management Gesto de Relacionamento com o Cliente): Sistemas que gerenciam e organizam as informaes relacionadas aos clientes da empresa de forma personalizada, analisando suas preferncias

e perfis de compra. Usam um conjunto de aplicaes integradas para abordar todos os aspectos do relacionamento com o cliente, inclusive atendimento, vendas e marketing. E-business: negociao feita pela Internet que no envolve necessariamente uma transao comercial. a unio entre estratgias de negcio e tecnologia via Web. Refere-se a uma definio mais ampla de Comrcio Eletrnico, envolvendo no apenas a compra e venda de bens e servios, mas tambm o atendimento a clientes, colaborao com parceiros empresariais, realizao de e-learning e transaes eletrnicas dentro de uma organizao E-commerce (Comrcio Eletrnico): consiste na realizao de negcios por meio da Internet, incluindo a venda de produtos e servios fsicos, entregues off-line, e de produtos que podem ser digitalizados e entregues on-line, nos segmentos de mercado consumidor, empresarial e governamental. Comrcio Eletrnico Empresa-Consumidor (B2C - Business to Consumer) Comrcio Eletrnico Empresa-Empresa (B2B Business to Business) Comrcio Eletrnico Consumidor-Consumidor (C2C Consumer to Consumer) M-commerce (Comrcio Mvel) Apresenta duas caractersticas que o diferencia do e-commerce: mobilidade (os usurios podem carregar os aparelhos mveis para onde quer que vo) e, alcance amplo (que permite que as pessoas possam ser alcanadas a qualquer hora) Os sistemas de Business Intelligence atuais tm como caractersticas: extrair e integrar dados de mltiplas fontes; fazer uso da experincia; analisar dados contextualizados; trabalhar com hipteses; procurar relaes de causa e efeito; transformar os registros obtidos em informao til para o conhecimento empresarial. OLAP (online analytical processing processamento analtico on-line) uma ferramenta de Business Intelligence utilizada para apoiar as empresas na anlise de suas informaes, visando obter novos conhecimentos que so empregados na tomada de deciso

BACKUP NORMAL Esse backup feito normalmente no incio do ciclo de backup, para criar uma espcie de alicerce ou base para os demais. Backup Normal COPIA TODO MUNDO, depois MARCA. BACKUP INCREMENTAL Esse tipo de Backup interessante porque copiar Apenas os arquivos criados ou modificados desde o ltimo Backup Normal. Ou seja, os arquivos que No possuem a marcao. O Backup Incremental COPIA QUEM PRECISA (arquivos que foram criados ou modificados desde o ltimo backup Normal ou Incremental) e depois OS MARCA. BACKUP DIFERENCIAL Esse backup semelhante ao INCREMENTAL no que se refere aos arquivos que ele copia. O backup DIFERENCIAL copia exatamente os arquivos que precisam (ou seja, que foram criados ou alterados desde o ltimo backup NORMAL ou INCREMENTAL), em outras palavras, apenas os arquivos que no possuem a marca. Depois do backup realizado, os arquivos No so MARCADOS. O Backup Diferencial COPIA QUEM PRECISA (arquivos que foram criados ou modificados desde o ltimo backup Normal ou Incremental) e depois NO MARCA NINGUM BACKUP DIRIO Esse aqui no se importa com a marcao. O Backup dirio copia apenas os arquivos que foram alterados em uma determinada data (escolhida no momento em que o backup efetuado). O Backup Dirio COPIA OS ARQUIVOS ALTERADOS NAQUELA DATA e depois NO MARCA NENHUM BACKUP DE CPIA Esse o BACKUP EMERGENCIAL. No est previsto em nenhuma regra ou rotina de backup porque no tem sentido. O Backup de Cpia COPIA TODOS OS ARQUIVOS e depois NO MARCA NINGUM.

You might also like