You are on page 1of 4

27 de janeiro

Santa ngela Merci, virgem (1474 1540)

27 de janeiro
Segunda leitura Do Testamento espiritual de Santa ngela Merci, virgem
(Sc. XVI)

Tudo disps com suavidade Minhas queridas Madres e Irms em Cristo Jesus. Antes de tudo, com o auxlio de Deus, empregai todo esforo e diligncia por deixar nascer em vs a boa resoluo de serdes guiadas unicamente pelo amor de Deus e pelo zelo da salvao do prximo, ao assumirdes o cuidado e o governo da Companhia. Somente assim, fundadas e arraigadas nesta dupla caridade, vosso cuidado e governo produziro frutos bons e salutares, pois nosso Salvador declarou: Uma rvore boa no pode produzir frutos maus (Mt 7,18). A rvore boa, ou seja, o corao bom, o esprito informado pela caridade, s pode praticar obras boas e santas. Por isso dizia Santo Agostinho: Ama e faze o que queres, isto , deixa-te dominar pelo amor e pela caridade, e depois faze o que queres; como se dissesse claramente: A caridade no pode pecar. As mes segundo a natureza, mesmo que tenham mil filhos, trazem a todos e a cada um gravados no corao e nunca se esquecem de nenhum deles, pela fora do verdadeiro amor que lhes tm. At mesmo parece que quanto mais filhos tm, mais cresce o amor e o cuidado que dedicam a cada um. Com muito maior razo, as mes segundo o esprito podem e devem proceder do mesmo modo, porque o amor espiritual mais forte do que aquele que provm dos laos de sangue. Por conseguinte, minhas queridas Madres, se amais estas vossas filhas com viva e sincera caridade, impossvel que no as tenhais gravadas, todas e cada uma, em vossa memria e corao. Peo-vos ainda que procureis orient-las com amor, modstia e caridade, e no com soberba e rispidez. Importa que em tudo sejais sempre agradveis, de acordo com o que disse nosso Senhor: Aprendei de mim, que sou manso e humilde de corao (Mt 11,29), imitando a Deus, de quem lemos: Tudo disps com suavidade (Sb 8,1). E Jesus torna a dizer: O meu jugo suave e o meu fardo leve (Mt 11,30).

27 de janeiro
Tambm deveis vos esforar para tratar a todas com a maior delicadeza possvel, evitando a todo custo jamais obter pela fora nada do que ordenais. Pois Deus deu a cada um a liberdade e no fora ningum, mas apenas prope, chama e aconselha. s vezes, no entanto, ser preciso agir com mais severidade; contudo, que isso se faa no tempo e lugar oportuno, conforme a condio e as necessidades das pessoas. Mas s devemos ser levados a isto pela caridade e pelo zelo das almas. Responsrio Ef 5,8-9; Mt 5,14.16 R. Vs agora, sois luz no Senhor; caminhai como filhos da luz. * So frutos da luz toda espcie de bondade, justia e verdade. V. Vs sois a luz do mundo: brilhe aos homens vossa luz. * So frutos. Orao Deus, que a santa virgem ngela Merci nos recomende ao vosso amor de Pai, para que, seguindo seus exemplos de caridade e prudncia, sejamos fiis aos vossos ensinamentos, proclamando-os em nossa vida. . Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Esprito Santo.
ngela Merici nasceu em 21 de maro de1474 em Desenzano, Lago de Garda, Itlia. Ela fez um voto de virgindade antes dos dez anos e convenceu sua irm mais velha a fazer o mesmo. Seus pais morreram quando ela tinha apenas dez anos. Junto com sua irm, ela se mudou para a cidade vizinha de Salo, para viver com seu tio. Ela e sua nica irm, que era trs anos mais velha, se amavam muito. Mas logo a irm de ngela acompanhou seus pais por uma morte sbita. A trgica morte de sua irm deixou ngela muito desconsolada, pois ocorreu antes de sua irm pudesse receber os ltimos sacramentos da Igreja Catlica. ngela prendeu-se em oraes e obras. Embora tivesse muita f, ela no podia ajudar mas se perguntava se sua irm estava segura nos cus. Um dia durante a colheita, ngela estava sozinha no campo quando teve uma viso de mudana de vida :o cu aberto, os anjos e os jovens vieram cantando em sua direo cantando uma melodia, rodeada de luz.

27 de janeiro
Uma das mais jovens era a irm de ngela e ela falou, dizendo-lhe que Deus queria estabelecer uma companhia de virgens consagradas. Desde ento ela tem sido conhecida como uma santa, graas sua vida espiritual e sua capacidade de compreender e ajudar as pessoas . Em 1516, a convite, ngela mudou-se para Brescia, para uma misso de consolo na casa de Caterina Patengola, que tinha perdido seu marido e dois filhos. Aqui ela encontrou Giovan Antonio Romano. Logo formou um grupo de pessoas ao redor dela, unidas pelo mesmo desejo do bem. Em1524 ngela embarcou em uma peregrinao para a Terra Santa e um ano depois ela foi para Roma vistar o Papa por ocasio do Jubileu. Em 25 de novembro de 1535, no dia de Santa Catarina, ngela e 28 jovens mulheres formaram a Ordem das Ursulinas, em honra a Santa rsula emu ma pequena casa perto da igreja de Santa Afra em Bresci. Em1536, Merici estabelece as regras da Ordem das Ursulinas, clarificando o seu plano para restaurar a famlia e a supremacia do cristianismo atravs da educao das meninas .Em1537 ela foi eleita superior da ordem por unanimidade. Antes de sua morte, ela ditou seu Testamento e Recordaes, que contm seus conselhos para suas freiras, eles insistem sobre os efeitos da mansido e eficcia de persuaso sobre a fora. Em 1580, Carlos Borromeo, Bispo de Milo, inspirado pelo trabalho das Ursulinas em Brescia, incentivou a fundao de casas Ursulinas em toda a diocese ao norte da Itlia. Carlos tambm incentivou as Ursulinas em viverem em comunidade e no em suas prprias casas. ngela morreu em 27 de janeiro de1540 na Brescia e foi sepultada na antiga igreja de Santa Afra (agora Santurio de Santa ngela), onde ainda se encontram seus restos mortais. Ela deixou150 filhas espirituais. Em 9 de junho de1544, o Papa Paulo III aprovou o novo instituto com a Bula: Regimini Universalis Ecclesiae. Ela beatificada em 30 de abril de 1768 pelo Papa Clemente XIII e canonizada em 24 de maio de 1807 pelo Papa Pio VII. Em1962 Santa ngela Merici foi proclamada a principal padroeira de Desenzano por um decreto da Sagrada Congregao dos Ritos. Em 1861, Pio IX estendeu sua venerao para a Igreja Universal. O corpo de Santa ngela incorruptvel. Aps a morte de ngela, a Companhia de Santa rsula se espalhou rapidamente. Vrias comunidades Ursulinas foram estabelecidas rapidamente na Frana, Alemanha, Blgica, Holanda, Sua, Canad e Estados Unidos. Hoje, milhares de irms Ursulinas trabalham para proclamar a Boa Nova de Jesus Cristo em seis continentes.

You might also like