You are on page 1of 5

8

PROVA DE SADE PBLICA Cargos 13, 16 a 23 e 25

QUESTO 16 Conforme o artigo 6 da Lei 8.080, de 19/09/90, esto includas no campo de atuao do Sistema nico de Sade (SUS) a execuo das seguintes aes de vigilncia, EXCETO: a) b) c) d) Vigilncia sade do trabalhador. Vigilncia sanitria das cozinhas industriais. Vigilncia assistncia teraputica e farmacutica. Vigilncia s industrias, aeroportos e trabalho escravo.

QUESTO 17 As aes de vigilncia epidemiolgica so aplicveis s doenas: a) b) c) d) prevenveis. transmissveis. transmissveis e as prevenveis. transmissveis, no transmissveis e outros agravos sade da populao.

QUESTO 18 A relao entre o nmero de mortes por uma determinada doena dentre os casos dessa doena chamada de: a) b) c) d) Incidncia. Letalidade. Prevalncia. Sazonalidade.

QUESTO 19 Para o controle da AIDS, da Dengue ou da Doena de Chagas, adequado propor aes multissetoriais, pois fatores externos s aes de sade, como educao, saneamento, desmatamento entre outros, so determinantes para a reduo da incidncia das doenas evidentes. O princpio organizativo do Sistema nico de Sade a que o texto acima se refere : a) b) c) d) Intersetorialidade. Descentralizao. Regionalizao. Hierarquizao.

________________________________________________________________________________ Prova de Sade Pblica para os cargos 13, 16 a 23 e 25

QUESTO 20 O prefeito da cidade de Garrucheiras, municpio com 10.000 habitantes, atendendo a promessas de campanha, deseja construir um hospital e uma unidade bsica de sade. possvel planejar a construo dos servios utilizando os seguintes critrios de planejamento, EXCETO: a) b) c) d) Bancos de dados da sade e Banco de dados do IBGE. Bancos de dados da sade e Banco de dados do partido poltico. Sistema de Informao dos Cartrios e Bancos de dados da sade. Indicadores epidemiolgicos e Sistema de Informao da Ateno Bsica.

QUESTO 21 A comunidade A, situada na zona rural, com condio de vida precria, no possui assistncia sade, pois os seus trabalhadores vivem da produo prpria e no contribuem para a previdncia social. A Lei Orgnica da Sade, Lei N 8.080, incisiva nos seus princpios e diretrizes quando destaca: 1- A universalidade de acesso aos servios de sade em todo os nveis de assistncia, portanto os moradores da comunidade A no precisam contribuir com o Estado para terem acesso aos servios de sade. 2- A igualdade de assistncia sade, sem preconceitos ou privilgios de qualquer espcie seja a populao urbana ou rural. 3- A participao da comunidade. So CORRETAS as afirmativas: a) b) c) d) 1, 2 e 3. 1 e 2, apenas. 1 e 3, apenas. 2 e 3, apenas.

QUESTO 22 So permitidas as despesas com as aes e servios constantes na Programao Pactuada e Integrada da Sade aprovados pelo Conselho Municipal de Sade e executadas pelo municpio, incluindo: a) b) c) d) Saneamento bsico e pavimentao das ruas. Educao para a sade e construo de penitencirias. Assistncia sade em todos os nveis de complexidade. Aes de vigilncia epidemiolgica, sanitria e da construo civil.

________________________________________________________________________________ Prova de Sade Pblica para os cargos 13, 16 a 23 e 25

10 INSTRUO: Baseado no texto que segue, responda s questes 23, 24 e 25: O Sr. Joo, 63 anos, comeou com uma gripe, ficou de cama um dia, e, dois dias depois j pensava em trabalhar, quando a febre voltou. Sentia-se meio fraco e com desconforto ao respirar. Resolveu ir ao Centro de Sade que ficava algumas quadras da sua residncia. Ao chegar l foi informado que as fichas j tinham acabado, inclusive as de urgncia, e que, nesse caso, se no quisesse esperar at o dia seguinte, teria que ir UNIDADE DE URGNCIA. s 10:00h, acompanhado da filha, o Sr. Joo chegou UNIDADE DE URGNCIA: a febre j tinha passado, mas estava tossindo e sentia dor no peito. Foi atendido s 16:00h e, aps um exame sumrio, Sr Joo foi orientado a tomar aqueles remdios e que se no melhorasse deveria procurar o Centro de Sade, primeiro, antes de retornar UNIDADE DE URGNCIA. Naquela noite, voltou a ter febre e a tosse. No dia seguinte, percebeu que estava ainda mais cansado. O Sr. Joo agravava seu quadro respiratrio. Retornou UNIDADE DE URGNCIA e deparou com a mesma situao do dia anterior. Aps horas de espera, veio a pergunta: entuba ou no entuba... O servio de sade no dispunha de ventilador mecnico... A equipe gritava... parada respiratria. Aps meia hora, a equipe comenta com o colega que chegou depois: , o quadro irreversvel... , Sr. Joo, com essa o senhor no contava... QUESTO 23 Sr Joo, no seu percurso em busca de atendimento no SUS, deparou com um cenrio no modelo de ateno que aponta para necessidades de mudana nos seguintes princpios organizativos, EXCETO: a) b) c) d) Acolhimento com avaliao de risco. Garantia de referncia e contra-referncia. Acesso restrito aos usurios moradores naturalizados no municpio. Investimento em equipamentos essenciais para a organizao dos servios.

QUESTO 24 No Sistema nico de Sade, a Poltica Nacional de Humanizao / HumanizaSUS utiliza como princpios norteadores, EXCETO: a) O fortalecimento da participao popular em todas as instncias gestoras do SUS. b) O fortalecimento do controle social com a participao da comunidade, dos usurios e de seus familiares. c) O fortalecimento do trabalho em equipe interdisciplinar, valorizando as atividades realizadas em grupo e as prticas de educao em sade. d) O acolhimento dos usurios de forma resolutiva e respeitosa, baseado no critrio de ordem de chegada no servio de sade, da organizao das filas, para que se promova a otimizao dos servios.
________________________________________________________________________________ Prova de Sade Pblica para os cargos 13, 16 a 23 e 25

11

QUESTO 25 Segundo os preceitos do SUS e conforme a Constituio Federal de 1988, o princpio que garante ao Sr. Joo, bem como a qualquer cidado brasileiro o direito de ser atendido, desde a preveno das doenas at as aes de sade de maior complexidade, : a) b) c) d) Integralidade. Humanizao. Resolutividade. Intersetoralidade.

QUESTO 26 So instncias colegiadas do Sistema nico de Sade previstas na Lei Federal 8.142/90: a) b) c) d) Conferncia de Sade e Conselho de Sade. Conselho de Sade e Cmara Tcnica de Sade. Conselho de Sade e Colegiado Gestor de Sade. Conferncia de Sade e Cmara Tcnica de Sade.

QUESTO 27 Segundo a Lei Federal 8.142/90, para que os municpios recebam repasses de recursos, devero contar com: a) b) c) d) Relatrio de Gesto e Conferncia Municipal de Educao. Conselho Municipal de Sade e Fundo Municipal de Sade. Relatrio de Gesto e Sindicato dos Trabalhadores da Sade. Conselho Municipal de Sade e Sindicato dos Trabalhadores da Sade.

QUESTO 28 A Constituio Federal de 1988 deu um importante passo na garantia do direito sade com a criao do Sistema nico de Sade (SUS). So princpios que norteiam o SUS: Assinale a alternativa CORRETA: a) Participao dos planos de sade na integralidade do Sistema nico de Sade. b) Participao do governo federal na criao dos Conselhos Municipais de Sade. c) Atendimento integral, com prioridade para o atendimento s doenas de notificao compulsria. d) Acesso universal, ou seja, todo cidado tem direito de ser atendido, de forma gratuita, nos servios pblicos de sade.

________________________________________________________________________________ Prova de Sade Pblica para os cargos 13, 16 a 23 e 25

12

QUESTO 29 Baseado na Poltica Nacional de Humanizao / HumanizaSUS do Ministrio da Sade, o conceito que melhor se aplica GESTO PARTICIPATIVA : a) Gesto centrada no trabalho pactuado entre os trabalhadores e as entidades de classe. b) Gesto centrada no trabalho em equipe e na construo coletiva do planejamento e da execuo das aes de sade. c) Gesto centrada no trabalho coletivo, valorizando os trabalhadores, os usurios e os membros do governo, que tm prioridades no acesso aos servios de sade. d) Colegiado Gestor cuja funo dos responsveis pelo trabalho numa instituio de sade elaborar projeto, atuar no processo de trabalho da unidade e punir os envolvidos nas fraudes decorrentes da realizao de processos ilcitos no mbito federal. QUESTO 30 Com a criao do SUS, a participao da comunidade na fiscalizao e controle das aes de sade passa a ser ampliada a partir da: a) b) c) d) criao do Conselho de Secretrios de Sade. criao do Programa de Sade da Famlia. Lei 8.142. Lei 6.242.

________________________________________________________________________________ Prova de Sade Pblica para os cargos 13, 16 a 23 e 25

You might also like