You are on page 1of 16

Nas questes de 1 a 80, marque, em cada uma, a nica opo correta, de acordo com o respectivo comando.

Para as devidas marcaes, use o carto de respostas, nico documento vlido para a correo da sua prova. Sempre que utilizadas, as siglas subseqentes devem ser interpretadas com a significao associada a cada uma delas, da seguinte forma: CF = Constituio Federal; EC = Emenda Constitucional; STF = Supremo Tribunal Federal; STJ = Superior Tribunal de Justia; CNJ = Conselho Nacional de Justia; TJRJ = Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro; TCE/RJ = Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro; DF = Distrito Federal; CODJERJ = Cdigo de Organizao e Diviso Judiciria do Estado do Rio de Janeiro; CNCGJ = Consolidao Normativa da Corregedoria Geral da Justia do Estado do Rio de Janeiro.

LNGUA PORTUGUESA
Texto para as questes de 1 a 5
1

QUESTO 3

10

13

16

19

22

Debruando-se sobre o estudo do exerccio da poltica, Maquiavel dissecou a anatomia do poder de sua poca: dos senhores feudais e da igreja medieval. E, por isso mesmo, por botar o dedo na ferida, foi considerado um autor maldito. Ele se mostra preocupado com o fato de que na poltica no existem regras fixas. Governar, isto , tomar atitudes polticas, um trabalho extremamente criativo e, por isso mesmo, sem parmetros anteriores. Assim, essa preocupao do filsofo, por incrvel que parea, torna-se um bom instrumento para repensarmos a tica. Hoje, com o fim das garantias tradicionais, estamos todos mais ou menos na posio do prncipe de Maquiavel isto , em um mundo de incertezas, dentro do qual temos de inventar nossa melhor posio. mergulhado nesse mundo de incertezas, de instabilidade social e poltica, de culto ao individualismo, que construmos nossa identidade, nosso modo de agir. Como seres humanos, nosso fim ltimo a felicidade. Como indivduos sociais, precisamos entender que, por melhores que sejam nossos objetivos na vida, os meios para alcan-los no podem entrar em contradio com a nobreza dos fins. Desse modo, no basta termos fins nobres, necessrio tambm que os meios para alcan-los sejam adequados a essa nobreza.
Planeta, jul./2006, p. 59 (com adaptaes).

No desenvolvimento das relaes lgicas do texto, a preocupao de Maquiavel com o fato de que na poltica no existem regras fixas (R.5-6) um bom instrumento para repensarmos a tica (R.9-10) porque A B C D E todo poder corrompe. ele era considerado maldito. a instabilidade torna as atividades polticas criativas. Maquiavel acabou com as garantias individuais. no h limites para conquistar a felicidade e o poder.

QUESTO 4

Na organizao do texto, os termos que se referem a Maquiavel no incluem A B C D E se em Debruando-se (R.1). autor maldito (R.4). Ele (R.5). filsofo (R.8). prncipe (R.12).

QUESTO 5

Considerando que intertextualidade a retomada das idias de um texto em outro, o texto em questo apresenta intertextualidade entre A as idias de Maquiavel e a discusso sobre atitudes polticas atuais. B o conceito de poder na igreja e dos senhores feudais. C os instrumentos de governo e a busca da felicidade. D nobreza de esprito e objetivos de vida. E filosofia e poltica. Texto para as questes de 6 a 8
1

QUESTO 1

Ao considerar nossos objetivos na vida e a maneira como devemos alcan-los, a argumentao do texto se apia no paralelo entre A B C D E poltica e trabalho. Maquiavel e o filsofo. o governo e a igreja medieval. Maquiavel e os senhores feudais. seres humanos e indivduos sociais.

QUESTO 2

Podemos criticar nossas leis processuais pelo nmero exagerado de recursos disposio dos advogados. Mas, enquanto as regras forem essas, no haver o que fazer. Mais do que a faculdade, os advogados tm o dever de lutar pelo interesse de seus clientes usando todas as armas da lei. E o Poder Judicirio no pode saltar etapas em um julgamento nem agir de maneira que desrespeite o devido processo legal. Todos gostaramos que o processo no Brasil fosse gil e enxuto.
Entrevista com a ministra Ellen Gracie Northfleet. Veja, 12/3/2008 (com adaptaes).

No texto, a expresso figurada que indica um uso coloquial, isto , menos formal da lngua, A B C D E dissecou a anatomia do poder (R.2). botar o dedo na ferida (R.4). parmetros anteriores (R.8). garantias tradicionais (R.10-11). entrar em contradio (R.19-20).

QUESTO 6

O contexto da argumentao desfaz uma possvel ambigidade presente na idia de A B C D E exagerado (R.2). faculdade (R.4). clientes (R.5). julgamento (R.6). gil (R.8).
Caderno D

UnB/CESPE TJRJ

Cargo: Tcnico de Atividade Judiciria

QUESTO 7

QUESTO 10

Mantm-se a correo do texto, tornando-o mais adequado formalidade do assunto, com a substituio de A B C D E criticar (R.1) por criticarmos. forem (R.3) por foram. haver (R.3) por haveremos. saltar (R.6) por suprimir. gostaramos (R.8) por apreciam.

De acordo com a argumentao do texto, a obrigatoriedade da smula vinculante pode apresentar, como uma de suas conseqncias, A o emprego de maior clareza ao enunciado. B a diminuio do nmero de processos na justia. C o acmulo de questes tributrias para o poder pblico. D novas solues para a segurana pblica. E a uniformizao de sentenas nas questes previdencirias.
QUESTO 11

QUESTO 8

Assinale a opo correspondente a trecho do texto em que a conjuno marca duas aes paralelas atribudas ao mesmo sujeito. A Podemos criticar nossas leis processuais pelo nmero exagerado de recursos disposio dos advogados (R.1-2) B enquanto as regras forem essas, no haver o que fazer (R.3) C os advogados tm o dever de lutar pelo interesse de seus clientes (R.4-5) D o Poder Judicirio no pode saltar etapas em um julgamento nem agir de maneira que desrespeite o devido processo legal (R.5-7) E Todos gostaramos que o processo no Brasil fosse gil e enxuto (R.8-9) Texto para as questes de 9 a 11
1

Contribui para a correo e a clareza do texto substituir A Ao (R.3) por Se. B muita (R.5) por muito. C processos. Na medida (R.6-7) por processos; pois, na medida. D a um certo entendimento (R.7-8) por ao entendimento certo. E aquelas situaes em que (R.12) por situaes as quais. Texto para as questes de 12 a 16
1

Um dos fundamentos do pensamento aristotlico que todas as coisas tm uma finalidade. isso que, segundo o filsofo, leva todos os seres vivos a se desenvolver de um

10

13

Sabemos que a ferramenta smula vinculante poderosa, mas o enunciado tem de ser muito claro e preciso para que os resultados sejam os melhores. Ao tornar-se obrigatria no apenas para as diversas instncias do Poder Judicirio, mas tambm para a administrao pblica, muita boa smula pode de fato diminuir o nmero de processos. Na medida em que vincula o poder pblico a um certo entendimento em questes tributrias ou previdencirias, por exemplo, ela diminuir os casos em que o contribuinte sentir necessidade de recorrer justia. Gostaria de ressaltar que a smula vinculante tambm aumenta a segurana jurdica. Acabam aquelas situaes em que, em um mesmo assunto, um cidado recebe uma sentena e o seu vizinho, a sentena oposta.
Idem, ibidem.

estado de imperfeio (semente ou embrio) a outro de perfeio (correspondente ao estgio de maturidade e reproduo). Nem todos os seres conseguem ou tm

oportunidade de cumprir o ciclo em sua plenitude, porm. Por ter potencialidades mltiplas, o ser humano s ser feliz e dar sua melhor contribuio ao mundo se desfrutar das

10

condies

necessrias

para

desenvolver

talento.

A organizao social e poltica, em geral, e a educao, em particular, tm responsabilidade de fornecer essas condies.
Escola, abr./2005, p. 39 (com adaptaes).

QUESTO 12

QUESTO 9

Assinale a opo correspondente a idia que, no texto, acompanhada por linguagem que pode ser considerada tanto denotativa quanto conotativa. A organizao social e poltica B finalidade do pensamento C ciclo em sua plenitude D estado de imperfeio E busca da felicidade

Assinale a opo em que a forma verbal est empregada em funo de dixis, por referir-se ao sujeito autor do texto. A B C D E tem de ser (R.2) tornar-se (R.3) vincula (R.7) Gostaria (R.10) recebe (R.13)

UnB/CESPE TJRJ

Caderno D

Cargo: Tcnico de Atividade Judiciria

QUESTO 13

Texto para as questes de 17 a 20


1

Julgue os seguintes itens, a respeito da argumentao do texto. I As idias do texto se organizam em torno da seguinte tese: sem educao, o ser humano no tem condies de desenvolver suas potencialidades. II A argumentao do texto se desenvolve no sentido de concordar com a idia de Aristteles de que todas as coisas tm uma finalidade, mesmo afirmando que nem todos os seres conseguem desenvolver suas potencialidades. III A condio para se desenvolver o talento ser feliz com as potencialidades que se tem. Assinale a opo correta. A B C D E Apenas o item I est certo. Apenas o item II est certo. Apenas o item III est certo. Apenas os itens I e II esto certos. Apenas os itens II e III esto certos.

10

13

Uma das principais caractersticas dos juizados de pequenas causas nos EUA o fato de que, numa parcela significativa das disputas que lhe so encaminhadas, o cerne do conflito no de ordem legal, mas sim do que seria mais adequado definir como questes de natureza tico-moral. Isto , apesar de as causas serem formalizadas em termos estritamente legais, em que a demanda sempre expressa por um valor monetrio, caracterizando uma compensao financeira pela agresso ou perda sofrida, a principal motivao para dar incio ao processo jurdico-legal est freqentemente em outro lugar: seja na percepo de desrespeito a um direito no monetizvel, seja ao que gostaria de designar como um insulto moral.
Luis Roberto C. de Oliveira. Legalidade e eticidade nas pequenas causas. In: Tempo Brasileiro, jul.set./1999, p. 133 (com adaptaes).

QUESTO 17

Os processos de organizao dos argumentos no texto mostram que o termo Isto (R.6) A define o que sejam juizados de pequenas causas (R.1-2). B explicita como as disputas (R.3) so consideradas significativas. C introduz uma explicao para o que seja o o cerne do conflito (R.3-4). D caracteriza um conflito de ordem legal (R.4). E corrige o significado de questes de natureza tico-moral (R.5).
QUESTO 18

QUESTO 14

A partir das relaes lgicas apresentadas lingisticamente, correto concluir que A B C D E o pensamento de Aristteles tem um s fundamento. todas as coisas so seres vivos. alguns seres no cumprem seu ciclo de desenvolvimento. s o ser humano pode ser feliz. o talento potencialidade desenvolvida por todos.

O contexto da argumentao permite interpretar o significado de monetizvel (R.12) como A B C D E perceptvel pela sociedade. adequado a julgamento moral. passvel de ser transformado em moeda. impossibilitado de ser julgado como pequena causa. incapaz de ser medido em termos financeiros.

QUESTO 15

Assinale a opo que apresenta o provrbio que mais se aproxima da seguinte idia do texto: os seres vivos se desenvolvem de um estado de imperfeio a outro de perfeio. A B C D E A pressa inimiga da perfeio. guas passadas no movem moinhos. Passinho a passinho se faz o caminho. Depois da tempestade vem a bonana. Quem nasceu para 10 ris no chega a vintm.

QUESTO 19

Prejudica a clareza do texto e provoca incorreo gramatical A B C D E a substituio de numa (R.2) por em uma. a retirada de sim (R.4). a substituio de em que (R.7) por onde. a substituio da vrgula logo aps monetrio (R.8) por e. a retirada de como (R.13).

QUESTO 20

QUESTO 16

A partir das idias do texto, julgue as inferncias propostas nos itens seguintes. I II III Insulto moral questo de natureza tico-moral. Os juizados de pequenas causas recebem apenas disputas de natureza tico-moral. O cerne do conflito de alguns processos jurdico-legais est freqentemente na demanda financeira.

As opes a seguir apresentam trechos do texto, relacionados entre si. Assinale a opo em que o segundo trecho no justifica a flexo do primeiro. A B C D E (R.1): Um dos fundamentos (R.1) leva (R.3): filsofo (R.3) tm (R.6): todos os seres (R.6) desfrutar (R.9): ser humano (R.8) tm (R.12): A organizao social e poltica (...) e a educao (R.11)

Assinale a opo correta. A B C D E Apenas o item I est certo. Apenas o item II est certo. Apenas os itens I e III esto certos. Apenas os itens II e III esto certos. Todos os itens esto certos.

UnB/CESPE TJRJ

Caderno D

Cargo: Tcnico de Atividade Judiciria

QUESTO 21

QUESTO 23
1

A crescente escassez de profissionais qualificados no mercado de trabalho domstico est obrigando a Companhia Vale do Rio Doce a lanar uma campanha global de recrutamento para arregimentar pessoal especializado nos EUA, na Inglaterra, na Austrlia e no Canad. A previso de 62 mil contrataes nos prximos cinco anos.
O Estado de S.Paulo, 21/3/2008 (com adaptaes).

Assinale a opo que constitui continuao coesa e coerente para o fragmento de texto acima. A Essa disputa se tornou to acirrada que elevou o nvel mdio salarial. Um soldador, por exemplo, hoje tem um ordenado inicial entre R$ 1,2 mil e R$ 2,1 mil. Nas escolas do SESI e do SENAC, os formandos so disputados pelos empregadores. B Essa a iniciativa mais audaciosa j tomada por uma empresa brasileira em matria de oferta de emprego, e mais uma das conseqncias da globalizao da economia. C Entretanto, com o extraordinrio crescimento da produo industrial chinesa, nos ltimos anos, o preo das commodities no mercado internacional disparou, o que abriu caminho para a expanso dos setores de minerao, siderurgia, petrleo e equipamentos de transporte pesado. D Desde ento, as empresas mais competitivas desses setores criaram milhares de novos postos de trabalho e, de forma cada vez mais agressiva, vm disputando trabalhadores preparados para ocup-los. E Todas essas empresas vm publicando anncios em ingls, em busca de profissionais qualificados de nvel tcnico superior. As empresas tambm vm contratando trabalhadores aposentados e procurando atrair profissionais qualificados da PETROBRAS.
QUESTO 22

10

O maior obstculo a um crescimento da economia brasileira em ritmo chins continuam sendo as deficincias do nosso sistema de ensino. Aps vencer a batalha da universalizao do ensino bsico, com 98,5% das crianas entre 7 e 14 anos matriculadas no ensino fundamental e 87% dos jovens entre 15 e 17 anos matriculados no ensino mdio, a prioridade mxima a melhora da qualidade do ensino. S assim o Brasil poder sair da situao paradoxal em que se encontra as empresas precisam ampliar seus quadros de trabalhadores, mas no encontram pessoas preparadas entre milhes de desempregados.
O Estado de S.Paulo, 21/3/2008 (com adaptaes).

Em relao ao texto acima, assinale a opo incorreta. A Infere-se das informaes do texto que a economia chinesa cresce a um ritmo mais acelerado que a do Brasil. B A substituio do termo a batalha (R.3) por o desafio no contraria as idias originais do perodo. C A substituio de melhora (R.7) por melhoria prejudica a correo gramatical do perodo. D A insero de vrgula aps o termo assim (R.8) mantm a correo gramatical do perodo. E A palavra mas (R.10) pode, sem prejuzo para as informaes do texto, ser substituda por qualquer um dos seguintes: porm, entretanto, no entanto, todavia.
QUESTO 24
1

Entre as opes abaixo, adaptadas de O Estado de S.Paulo de 21/3/2008, assinale a que apresenta erro no emprego de tempo e modo verbais.
4

A Para reter trabalhadores preparados, as empresas vm aumentando salrios, ampliando a concesso de benefcios sociais e criando programas de qualificao e treinamento com recursos prprios. B Como os candidatos a cargos de nvel tcnico se apresentassem com formao deficiente, tendo de passar por um processo de reforo em portugus e matemtica antes de serem admitidos. C Para serem treinados no exterior, trabalhadores qualificados tambm tm de fazer cursos intensivos de ingls ou alemo. D E, para preparar mo-de-obra para funes especficas e complexas e acelerar o treinamento de trabalhadores mais jovens para ocupar gerncias intermedirias, as empresas esto criando universidades corporativas. E Todas essas iniciativas, contudo, no eliminam o risco de um apago de mo-de-obra, uma vez que a demanda de profissionais qualificados deve continuar sendo maior que a capacidade de formao das escolas de ensino bsico, dos colgios tcnicos e das unidades do SESI e do SENAC.
UnB/CESPE TJRJ

10

Hoje parece tudo to natural que a maioria das pessoas no imagina como seria a vida sem energia eltrica. um bem que faz parte do patrimnio pessoal de cada um desde o momento do nascimento e o acompanha at a morte. Mas, para boa parte da populao, nem sempre foi assim. Muitos ainda lembram o tempo da iluminao domstica com candeeiros e iluminao pblica gerada por motores leo, com pouca claridade at algumas horas da noite. A construo da usina de Paulo Afonso foi ponto de partida para a grande epopia de espalhar luz e fora em todo o Nordeste.
Jornal do Commercio (PE), 21/3/2008 (com adaptaes).

O texto acima apresenta erro gramatical no trecho A B C D E no imagina (R.2). desde o (R.3). nem sempre (R.5). leo (R.7). em todo o (R.10).

Caderno D

Cargo: Tcnico de Atividade Judiciria

QUESTO 25
1

QUESTO 27

10

13

Aos 60 anos de idade, a Companhia Hidreltrica do So Francisco (CHESF) se fez um dos mais importantes captulos da histria do Nordeste, permitindo que a regio construsse as bases de uma economia sintonizada com o resto mais avanado do pas. Se do Nordeste podemos dizer que a regio menos desenvolvida do pas, seria inimaginvel localiz-lo em um mapa de desenvolvimento econmico e social sem a monumental geradora, responsvel por 10% da gerao de energia e dona de 20% de toda a malha de transmisso em alta tenso no pas. Da a ilao inevitvel: o que h de mais desenvolvido no Nordeste uma ddiva da CHESF, assim como se costuma dizer que o Egito uma ddiva do rio Nilo.
Jornal do Commercio (PE), 21/3/2008 (com adaptaes).

As opes a seguir, na seqncia apresentada, constituem um texto adaptado do jornal Gazeta Mercantil de 20/3/2008. Assinale aquela que apresenta a tese argumentativa do texto. A Os 204,9 mil empregos abertos em fevereiro representam a melhor avaliao do desempenho da economia real no Brasil. B Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministrio do Trabalho e Emprego, essa abertura de postos o novo recorde para o ms de fevereiro da srie histrica, iniciada em 1992. C Vale lembrar que, no primeiro bimestre, acumularam-se 347,9 mil novas vagas, o que significa aumento de 37% em relao ao mesmo perodo do ano passado. D S os postos abertos no ms passado j superam em 16% o recorde anterior de fevereiro de 2006 e mostram que o emprego formal cresceu 38% em relao a 2007 e avanou 0,70% em relao a janeiro deste ano. E Com as vagas abertas em fevereiro, o estoque de empregos formais da economia brasileira cresceu 0,7%, alcanando 29,3 milhes de postos de trabalho.
QUESTO 28

Em relao ao texto acima, assinale a opo correta. A partcula se (R.2) indica sujeito indeterminado. Na linha 5, Se indica voz passiva. O pronome -lo (R.7) retoma o antecedente pas (R.6). A expresso a monumental geradora (R.8) retoma o antecedente Companhia Hidreltrica do So Francisco (R.1-2). E A palavra ilao (R.10) est sendo empregada com o sentido de dvida. A B C D
QUESTO 26

H cinco anos, sob o comando de George W. Bush, os Estados Unidos da Amrica (EUA) invadiam o Iraque. J se mostrou exausto que a aventura foi uma catstrofe humanitria e um fracasso poltico que encalacrou o Pentgono numa ocupao militar sem perspectiva de soluo. Verifica-se, agora, que foi tambm um desastre financeiro.
Folha de S.Paulo, 20/3/2008 (com adaptaes).

Assinale a opo em que o fragmento constitui continuao coesa e coerente para o texto acima. A Entretanto, Joseph Stiglitz, Prmio Nobel de Economia, calcula que a empreitada poder sair por assombrosos US$ 4 trilhes ou mais, dependendo de quanto tempo a ocupao durar. B Mas, agora que o pas se encontra numa situao de deficit fiscal, a conta da guerra contribui para a crescente desvalorizao da moeda norte-americana, num movimento que dificulta o combate crise de crdito nos EUA e agrava suas repercusses globais. C s vsperas da invaso, a Casa Branca estimava que gastaria algo entre US$ 50 bilhes e US$ 60 bilhes para derrubar Saddam Hussein e instalar um novo governo no pas. Hoje, a conta est em US$ 600 bilhes e continua subindo. D Avaliaes mais conservadoras, como a do Escritrio de Oramento do Congresso, rgo que municia o Poder Legislativo com informaes tcnicas, concluem que a ocupao no atingir efetivamente a economia norteamericana. E Portanto, nada indica que o prximo presidente dos EUA ter condies de colocar um fim rpido aventura. Fala-se em retirar as tropas at o fim de 2009. Isso, claro, no melhor cenrio. E o problema que, no Iraque, o melhor cenrio nunca se materializa.
UnB/CESPE TJRJ

O conflito do Tibete, que se arrasta desde o sculo 13, requer soluo pacfica pautada pelo signo da no-violncia. Invadida pela China em 1950, a provncia luta pela autonomia h cinco dcadas. Pequim resiste. Alm de constante desrespeito aos direitos humanos, procede ao que o dalai-lama denomina genocdio cultural sistemtico esmagamento das tradies da regio. Com o controle dos meios de comunicao, as autoridades chinesas exercem violenta censura informao e livre circulao de pessoas. A tev s mostra imagens liberadas pelos administradores locais. O mesmo ocorre com as notcias e certos stios da Internet. Jornalistas e turistas encontram as fronteiras fechadas. Torna-se difcil, assim, avaliar as dimenses e as conseqncias dos protestos que eclodiram recentemente. Pequim soma 13 mortos. Os tibetanos falam em mais de 100 e de centenas de prises de dissidentes. Suspeita-se, com razo, do incremento da represso.
Correio Braziliense, 20/3/2008 (com adaptaes).

Assinale a opo que apresenta as idias principais do texto acima. A Pequim controla os tibetanos, que vivem sob censura, sem possibilidade de livre circulao em sua prpria regio. B A tev s mostra imagens liberadas pelos administradores locais, e as fronteiras esto fechadas para turistas e jornalistas. C Para Pequim, houve treze mortos nos conflitos recentes; para os tibetanos, houve mais de cem mortos e centenas de prises de dissidentes. D A China procede a um genocdio cultural no Tibete, quando esmaga as tradies da regio. E Embora haja controle dos meios de comunicao e das fronteiras, suspeita-se do aumento da represso no Tibete, que luta pela autonomia, pois ocupado pela China h mais de cinqenta anos.

Caderno D

Cargo: Tcnico de Atividade Judiciria

Texto para as questes de 29 a 31

QUESTO 31

De acordo com as idias do texto,


1

O princpio de que o Estado necessita de instrumentos para agir com rapidez em situaes de emergncia est inscrito no arcabouo jurdico brasileiro desde a primeira

Constituio, de 1824, dois anos aps a Independncia, ainda no Imprio. A figura do decreto-lei, sempre disposio do Poder Executivo, ficou marcada no regime militar, quando a

caneta dos generais foi acionada a torto e a direito, ao largo do Congresso, cujos poderes eram sufocados pela ditadura. Com a redemocratizao, sacramentada pela Constituio de 1988,

A o decreto-lei e a medida provisria tm funes diferentes em relao a relevncia e urgncia. B o Poder Executivo deve dispensar instrumentos legais que lhe possibilitem agir com rapidez. C embora a medida provisria seja um instrumento til, no deve ser utilizada com muita freqncia. D desnecessrio que o Poder Executivo conte com dispositivos legais para casos de aes de relevncia e urgncia. E o Poder Legislativo estimulado pelo uso freqente de medidas provisrias.
QUESTO 32

10

sepultou-se o decreto-lei, mas no o seu esprito, reencarnado na medida provisria. No se discute a importncia de o Poder Executivo

Os trechos abaixo so adaptados de O Globo de 19/3/2008. Assinale a opo que apresenta erro de grafia de palavra. A A defesa e a preservao do meio ambiente so hoje uma preocupao mundial, e o Brasil, dono de vastos recursos naturais, procura tambm avanar nessa rea. B Uma boa parte da populao se conscientizou da necessidade de agir para proteger fauna, flora, rios e outros bens da natureza. C Movimentos foram criados, at na poltica, e rgos federais, estaduais e municipais, alm do Ministrio Pblico, se mobilizaram. D H dez anos, foi aprovada a Lei Contra Crimes Ambientais, dando respaudo jurdico s aes de preservao e prevendo punies para os infratores. E Na prtica, existe enorme dificuldade para que os transgressores sejam punidos.
QUESTO 33

13

contar com dispositivos legais que permitam ao governo baixar normas, sem o crivo imediato do Congresso, que preencham os requisitos da relevncia e urgncia. O

16

problema est na dosagem, que, se exagerada, como ocorre atualmente, sufoca o Poder Legislativo.
O Globo, 19/3/2008 ( com adaptaes)

QUESTO 29

Com base no texto, assinale a opo correta quanto ao emprego de palavras ou expresses. A arcabouo jurdico (R.3) est sendo empregada com o sentido de acervo de leis. B caneta dos generais (R.7) constitui uma figura de linguagem denominada hiprbole. C sacramentada (R.9) est sendo empregada em sentido denotativo. D reencarnado (R.10) est sendo empregada em sentido denotativo. E o crivo (R.14) tem o sentido de censura.
QUESTO 30

Os trechos abaixo so adaptados de O Estado de S.Paulo de 19/3/2008. Assinale a opo em que o trecho no obedece norma culta. A Na Amrica do Sul, somente o Brasil no convive com questes de limites com seus vizinhos. Todos os outros pases da regio mantm disputas fronteirias, algumas delas resultantes de guerras cruentas. B Compreende-se, portanto, que, mais do que em qualquer outra parte do mundo, aqui, a inviolabilidade das fronteiras seja um preceito intocvel. C Afinal, qualquer precedente pode servir de pretexto para um litigante avanar sobre uma rea em disputa e so tantas que a regio logo estaria conflagrada. D A resoluo da Organizao dos Estados Americanos sobre a crise entre o Equador e a Colmbia, como no poderia deixar de ser, foi norteada por essa preocupao. E Foras militares da Colmbia, afinal, invadiram o territrio equatoriano para destruir um acampamento das FARC, cujo os narcoguerrilheiros usavam como base.

A funo da linguagem predominante no texto A metalingstica. B potica. C expressiva. D apelativa. E referencial.


UnB/CESPE TJRJ

Caderno D

Cargo: Tcnico de Atividade Judiciria

Texto para as questes de 34 a 36


1

QUESTO 37
1

10

13

16

Poucos dias antes de a invaso do Iraque completar cinco anos, ruiu a segunda mais estrepitosa alegao do governo Bush para justificar a guerra contra um Saddam Hussein debilitado por uma dcada de sanes internacionais. Depois de rever mais de 600 mil documentos, um instituto de pesquisas de Washington, trabalhando para o Pentgono, concluiu que no h indcios de conexes entre a ditadura iraquiana e a organizao terrorista islmica Al-Qaeda. A alegao principal de Bush a dos arsenais de destruio em massa disposio do ditador j tinha sido desmentida pelos prprios militares norte-americanos, em outubro de 2004. No nos espanta que, agora, o descarte da fico fabricada pelo bushismo de um eixo Saddam-Bin Laden tenha tido escassa repercusso. De h muito ficou claro que as verses de Washington, primeiro, sobre o imperativo da mudana de regime em Bagd, depois, sobre os progressos na construo de um novo Iraque, pacificado e democrtico, so uma fraude continuada.
O Estado de S.Paulo, 19/3/2008.

10

O colapso do quinto maior banco de investimentos norte-americano, o Bear Stearns, e seu pronto resgate pelo JPMorgan Chase, com apoio do FED, o banco central dos EUA, apontam para cenrios menos otimistas sobre a evoluo da crise de crdito, com ramificaes mundiais, enfrentada pela maior economia do planeta. A desconfiana sobre a sade do sistema bancrio norte-americano tende a aumentar, e, por isso mesmo, o FED tem dado sucessivas demonstraes de que far tudo o que for necessrio para evitar uma ruptura sistmica.
O Globo, 18/3/2008.

Em relao ao texto acima, assinale a opo incorreta. A A expresso o Bear Stearns (R.2) est entre vrgulas por ser um aposto. B A expresso cenrios menos otimistas (R.4) indica que as perspectivas financeiras so negativas. C A palavra sade (R.7) est sendo empregada em sentido figurado. D Em a aumentar (R.8), o emprego da preposio a deve-se regncia da palavra desconfiana (R.7). E Segundo o texto, a economia norte-americana a maior do planeta.
QUESTO 38
1

QUESTO 34

Depreende-se das informaes do texto que A o argumento principal do governo Bush para a invaso do Iraque a conexo do governo iraquiano com a Al-Qaeda. B um instituto de pesquisa de Washington concluiu que no h ligaes entre o governo do Iraque e a organizao Al-Qaeda. C o Iraque detm arsenais de destruio em massa prontos para serem acionados, o que justifica a invaso realizada pelos EUA. D o desmentido da existncia de um eixo Saddam-Bin Laden teve ampla repercusso na mdia de vrios pases. E real o que se divulga acerca dos progressos na construo de um Iraque pacificado e democrtico.
QUESTO 35

Assinale a opo em que o trecho destacado confere um trao de subjetividade ao texto. A B C D E a invaso do Iraque completar cinco anos (R.1-2) debilitado por uma dcada de sanes internacionais (R.4) Depois de rever mais de 600 mil documentos (R.5) a dos arsenais de destruio em massa disposio (R.9-10) No nos espanta que, agora, o descarte da fico fabricada (R.12-13)

10

13

Considerado um dos mais obsoletos do pas, o Cdigo de Processo Penal, que entrou em vigor h mais de seis dcadas, est prestes a ser modernizado em um de seus pontos mais importantes. Trata-se do captulo que define as competncias e o modo de funcionamento do tribunal do jri. O jri um dos institutos mais antigos do direito. Sua origem remonta ao sculo 4 a.C., quando, na Grcia e Roma antigas, cidados comuns julgavam seus pares em praa pblica. No Brasil, o tribunal do jri foi introduzido na primeira metade do sculo 19 para julgar diversos tipos de crime. Com o tempo, ele passou a julgar apenas crimes dolosos contra a vida, como homicdio, infanticdio, aborto e instigao ao suicdio.
O Estado de S.Paulo,17/3/2008.

Em relao ao texto acima, assinale a opo incorreta. A A palavra obsoletos (R.1) est sendo empregada com o sentido de ultrapassados. B O trecho que entrou em vigor h mais de seis dcadas (R.2-3) est entre vrgulas por ser orao adjetiva explicativa. C O segmento Sua origem remonta ao (R.6-7) pode, sem prejuzo para a informao do perodo, ser substituda por Originou-se no. D O pronome ele (R.11) retoma o antecedente crime (R.10). E Na linha 12, as vrgulas empregadas logo aps homicdio e infanticdio isolam elementos de uma enumerao.
Caderno D

QUESTO 36

No texto, verifica-se A B C D E a exposio de fatos. a descrio de cenrios. a exposio de conceitos. a instruo de procedimentos. o dilogo entre interlocutores.

UnB/CESPE TJRJ

Cargo: Tcnico de Atividade Judiciria

QUESTO 39

Os trechos abaixo constituem parte de um texto adaptado de O Estado de S.Paulo de 16/3/2008. Assinale a opo em que h erro de sintaxe. A O ltimo balano do desempenho dos tribunais superiores mostram a urgente necessidade de medidas processuais destinadas a descongestionar o Poder Judicirio. B No STJ, desde o ano passado, esto sendo protocolados, diariamente, cerca de 1,5 mil processos, em mdia. C E, no STF, verificou-se mais um recorde. S em janeiro ltimo, ele recebeu cerca de 18 mil novos recursos. D Esse o mesmo nmero de aes que a Corte protocolou durante todo o ano de 1988, quando foi promulgada a Constituio em vigor. Em 20 anos, o volume de processos no STF cresceu 500%. E No ano passado, o STF julgou mais de 159 mil aes e recebeu cerca de 120 mil novos processos. Em mdia, cada ministro tem de relatar 10 mil aes por ano. A estimativa de que esse nmero continue a crescer.
QUESTO 40

DIREITO CONSTITUCIONAL E DIREITO ADMINISTRATIVO


QUESTO 41

Jos aposentou-se, em maro de 1997, no cargo de oficial de justia do TJRJ, ocasio em que, aps a publicao na imprensa oficial, o procedimento administrativo foi enviado ao TCE/RJ. Em outubro de 2006, a Corte de Contas, sem ouvir Jos no processo, alm de verificar a falta de tempo de servio para a aposentadoria, julgou inconstitucional a concesso de gratificao por ele recebida, determinando que ela deixasse de ser paga. Com referncia situao hipottica descrita acima, assinale a opo correta. A Ao TCE/RJ, no exerccio de suas atribuies, no admitido o exame de constitucionalidade de lei. B Como Jos servidor do Poder Judicirio, o seu processo de aposentadoria no precisaria ser encaminhado ao TCE/RJ, bastando que ato administrativo do rgo Especial, a que alude o inciso XI do art. 93 da CF, a aprovasse. C O processo do TCE/RJ nulo porque decorreram mais de cinco anos sem que a apreciao da legalidade da aposentadoria tivesse sido notificada a Jos para que ele pudesse oferecer razes de defesa de seu interesse. D A afirmao de que Jos no tinha tempo de servio para aposentar-se extrapola os limites de competncia do TCE/RJ, e aspecto de mrito do ato administrativo praticado pelo Poder Judicirio. E A concesso de aposentadoria de servidor do Poder Judicirio classificada como ato administrativo simples.
QUESTO 42

Quando o Poder Judicirio no consegue decidir em prazos razoveis, dirimindo conflitos entre cidados, empresas e governos e esclarecendo ambigidades de cdigos, leis e decretos, no h o que juristas e economistas chamam de ambiente de negcios saudvel.
O Estado de S.Paulo, 16/3/2008.

Assinale a opo em que o texto acima est reescrito de forma correta e de acordo com as idias originais. A No h o que juristas e economistas chamam de ambiente de negcios saudvel, dirimindo conflitos entre cidados, empresas e governos e esclarecendo ambigidades de cdigos, leis e decretos, quando o Poder Judicirio no consegue decidir em prazos razoveis. B No h o que juristas e economistas chamam de ambiente de negcios saudvel, quando o Poder Judicirio no consegue decidir em prazos razoveis, dirimindo conflitos entre cidados, empresas e governos e esclarecendo ambigidades de cdigos, leis e decretos. C Quando o Poder Judicirio no consegue decidir em prazos razoveis, no h o que juristas e economistas chamam de ambiente de negcios saudvel, dirimindo conflitos entre cidados, empresas e governos e esclarecendo ambigidades de cdigos, leis e decretos. D Quando o Poder Judicirio no consegue, esclarecendo ambigidades de cdigos, leis e decretos, dirimindo conflitos entre cidados, empresas e governos, no h o que juristas e economistas chamam de ambiente de negcios saudvel, para decidir em prazos razoveis. E Quando o Poder Judicirio no consegue, no h o que juristas e economistas chamam de ambiente de negcios saudvel, dirimindo conflitos entre cidados, empresas e governos e esclarecendo ambigidades de cdigos, leis e decretos, decidir em prazos razoveis.

Em relao ao princpio da legalidade administrativa, assinale a opo correta. A Enquanto na administrao particular lcito fazer tudo o que a lei no probe, na administrao pblica s permitido ao agente fazer o que a lei autoriza. B A legalidade administrativa princpio constitucional implcito e decorre da necessidade de observncia da moralidade administrativa nas relaes de Estado. C O administrador pblico pode criar seus prprios limites, mediante norma regulamentar editada no mbito da competncia do rgo. D Na licitao, o leiloeiro deve obedecer ao edital que dita as normas da concorrncia pblica, e no lei. E Somente lei pode extinguir cargo pblico, quando este estiver vago.
Caderno D

UnB/CESPE TJRJ

Cargo: Tcnico de Atividade Judiciria

QUESTO 43

QUESTO 45

No mbito do TJRJ, foi instaurado procedimento administrativo para apurar falta disciplinar cometida, h mais de 10 anos, por servidor de nvel mdio do prprio tribunal. O servidor participou de todo o processo administrativo e pessoalmente fez a sua defesa, mediante resposta a todas as notificaes que lhe foram dirigidas. Ao trmino da apurao, a comisso disciplinar deu parecer pela demisso do servidor, o que aconteceu por ato do presidente do tribunal. Com relao a esse processo, assinale a opo correta. A O ato de demisso emana do governador e no, do presidente do TJRJ, razo pela qual o processo deve ser considerado nulo. B O instituto da verdade sabida dispensaria a realizao de processo administrativo, se a falta fosse cometida contra a autoridade encarregada de aplicar a sano ao servidor por seus atos infracionais. C Na hiptese de aplicao de pena de advertncia, o servidor poderia realizar a prpria defesa. D Na aplicao de penalidade a servidor, existe margem de discricionariedade para escolha do ato administrativo de sano. E Em respeito s garantias constitucionais do contraditrio e da ampla defesa, deve-se assegurar, ao servidor acusado de ato que implique pena de demisso, a sua representao por advogado legalmente constitudo, ou defensor dativo, desde o incio da fase de instruo do processo administrativo disciplinar.
QUESTO 44

Em relao extino dos atos administrativos, assinale a opo correta. A O ato se extingue pelo desfazimento volitivo quando sua retirada funda-se no advento de nova legislao que impede a permanncia da situao anteriormente consentida. B A converso de ato administrativo ocorre quando o rgo decide sanar ato invlido anteriormente praticado, suprindo a ilegalidade que o vicia. C A revogao do ato gera, em regra, eficcia desde a prolao do ato ilegal. D No compete ao Poder Judicirio revogar atos administrativos do Poder Executivo, sob pena de ofensa ao princpio da separao dos poderes. E Admite-se a revogao de atos integrativos de um procedimento administrativo, mesmo quando se opera precluso de ato sucessivo.
QUESTO 46

Assinale a opo que contm apenas atributos dos atos administrativos. A B C D E presuno de legitimidade / auto-executoriedade imperatividade / discricionariedade resoluo / portaria licena / ordem de servio presuno de legitimidade / autorizao

QUESTO 47

Julgue os itens abaixo, relativos administrao indireta. I II III IV V As empresas pblicas e as sociedades de economia mista no se sujeitam a procedimentos licitatrios por terem o mesmo tratamento jurdico das empresas privadas. As sociedades de economia mista s podem adotar a forma de sociedade annima. O capital de empresa pblica todo estatal. No permitido s autarquias desempenhar atividades econmicas. As fundaes pblicas so, exclusivamente, pessoas jurdicas de direito pblico.

A CF estabelece que a lei no pode excluir do Poder Judicirio a apreciao de leso ou ameaa a direito, o que se denomina princpio da inevitabilidade do controle jurisdicional. Dessa forma, a atuao do Poder Judicirio, em relao aos atos administrativos, alcana A at mesmo o julgamento do mrito do ato administrativo, pois a CF no estabelece distino entre atos que podem ser objeto de apreciao judicial. B o exame dos atos discricionrios quanto competncia, finalidade, forma e aos limites da discricionariedade. C apenas os atos administrativos vinculados no ponto em que deixem de observar aspectos objetivos. D atos individuais e exclui atos decorrentes de deciso colegiada em sede de recurso administrativo. E atos administrativos dos Poderes Executivo e Legislativo, mas no os do prprio Poder Judicirio, por no fazer sentido controlar o prprio ato.

A quantidade de itens certos igual a A B C D E 1. 2. 3. 4. 5.

QUESTO 48

Com relao aos rgos e agentes pblicos, assinale a opo correta. A A CF admite a investidura derivada de cargo pblico para servidores civis, mediante a realizao de concurso interno. B Os rgos administrativos no tm personalidade jurdica. C Como decorrncia do poder hierrquico, o agente pblico pode editar atos regulamentares. D Os tribunais de contas estaduais so rgos independentes, mas s podem ir a juzo por meio da procuradoria geral da assemblia legislativa, por no possurem personalidade judiciria. E Os agentes pblicos s podem prover seus cargos por concurso pblico.

UnB/CESPE TJRJ

Caderno D

Cargo: Tcnico de Atividade Judiciria

QUESTO 49

QUESTO 52

No que se refere ao servidor pblico civil, segundo a CF, assinale a opo correta. A Somente aps regular sindicncia, o servidor pblico estvel que participa de greve da categoria e, portanto, comete falta grave, fica sujeito aplicao da pena de demisso. B permitida a acumulao do cargo de mdico com o de professor de msica da rede municipal de ensino. C permitido ao servidor afastado para o exerccio de cargo eletivo contar o tempo de mandato para fins de tempo de servio. D O servidor pblico que eleito prefeito, em caso de haver compatibilidade de horrio, perceber as vantagens do cargo efetivo, sem prejuzo da percepo do cargo eletivo. E Todo concurso pblico deve conter, em seu edital, reserva de vagas para pessoas portadoras de necessidades especiais.
QUESTO 50

A partir da EC n. 45, os tratados internacionais sobre direitos humanos que o Brasil subscreveu, aps passarem pela aprovao do Legislativo, tm fora de norma constitucional, com aplicao imediata, destacou o ministro Gilson Dipp. hora de a prpria magistratura, do Ministrio Pblico terem a noo de que as normas emanadas da Corte Interamericana possuem esse cunho constitucional e essa eficcia imediata, continuou o ministro. A EC n. 45 adicionou CF que os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. Agora o Brasil passa tambm a se submeter ao Tribunal Penal Internacional, mas com a possibilidade de julgamento de graves violaes contra os direitos humanos pela justia federal.
Internet: <www.stj.gov.br> (com adaptaes).

Com referncia ao texto acima, assinale a opo correta. A Para que um tratado sobre direitos humanos tenha fora de norma constitucional necessria a sua aprovao em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros. B A submisso do Brasil ao Tribunal Penal Internacional depende da regulamentao por meio de lei complementar. C O procurador-geral da Repblica, na hiptese de processo criminal que envolva grave violao de direitos humanos, pode solicitar ao STF o deslocamento da competncia para a justia federal. D Uma vez iniciada a ao penal para apurao de grave violao de direitos humanos, no mais cabe o deslocamento da competncia para a justia federal. E Deciso do STF que envolva aspecto ligado violao de direitos humanos recorrvel para o Tribunal Penal Internacional.
QUESTO 53

Assinale a opo correta acerca dos atos administrativos. A Quando o agente pblico explicita a motivao do ato administrativo discricionrio, os motivos implicam vinculao apenas quanto aos fundamentos de direito. B O ato administrativo pode ser revogado por ter perdido sua utilidade. C A competncia para a prtica do ato administrativo, seja vinculado, seja discricionrio, condio para a sua validade, mas admite-se a delegao do seu exerccio por vontade do delegante. D O ato administrativo discricionrio pode ser motivado aps sua edio. E A presuno de legitimidade do ato administrativo transfere administrao o nus de provar que o ato administrativo legtimo.
QUESTO 51

Assinale a opo em que ambas as matrias citadas so de As competncias reservadas aos estados incluem A as taxativamente previstas na CF. B os assuntos de interesse local. C as normas gerais sobre registros pblicos. D as que no so vedadas pela CF. E a edio de normas especficas sobre comrcio interestadual.
UnB/CESPE TJRJ

competncia legislativa privativa da Unio. A oramento / desapropriao B proteo infncia / servio postal C defensoria pblica / sistemas de consrcios D custas dos servios forenses / recursos minerais E direito civil / atividades nucleares de qualquer natureza
Caderno D

Cargo: Tcnico de Atividade Judiciria

10

QUESTO 54

QUESTO 57

Em relao ao Poder Judicirio, assinale a opo correta. A O CNJ rgo do Poder Judicirio. B A reserva de plenrio para declarao de inconstitucionalidade de norma deve ocorrer ainda que o STF no tenha apreciado idntica questo. C Para a definio do nmero de juzes em uma comarca, o tribunal deve se ater efetiva demanda judicial, sendo irrelevante estudo quanto proporcionalidade entre magistrados e a respectiva populao. D A prtica de atos jurisdicionais de mero expediente indelegvel, a exemplo dos atos decisrios, por serem eles inerentes atividade judicante. E No se admite julgamento secreto no sistema processual brasileiro, em observncia moralidade administrativa e publicidade dos atos no estado de direito.
QUESTO 55

Em relao deportao, expulso, extradio e homologao de sentena estrangeira, assinale a opo correta. A Somente aps deciso do STF, a expulso ou a extradio de pessoa do territrio nacional poder ser efetivada. B A CF no admite a extradio de brasileiro. C A prtica de crime poltico por estrangeiro radicado no Brasil enseja a concesso de extradio solicitada por Estado estrangeiro, desde que os efeitos penais ainda estejam ocorrendo. D Os crimes de opinio praticados por estrangeiros so passveis de extradio, desde que cometidos contra a integridade nacional. E Compete ao STJ proceder homologao de sentena estrangeira.
QUESTO 58

Julgues os itens a seguir de acordo com o entendimento jurisprudencial do STF. I II III O sigilo bancrio de um indivduo pode ser quebrado por deciso fundamentada de comisso parlamentar de inqurito. O jornalista, no exerccio de sua atividade profissional, pode resguardar o sigilo de sua fonte. A pena de trabalhos forados em estabelecimentos prisionais de segurana mxima depende de regulamentao por meio de lei complementar para ser implementada no ordenamento jurdico brasileiro. Todos os crimes esto sujeitos a prescrio. Aos estrangeiros residentes no pas garantido o direito de petio.

Com base nas normas constitucionais que regem a estrutura federal brasileira, assinale a opo correta. A Entre os municpios que compem o DF, Braslia a sua capital, alm de ser a capital do Brasil, acumulando competncias legislativas dos estados e municpios. B Os territrios federais integram a Unio e sua criao ser regulada em lei complementar. C Lei federal dispor sobre a criao e o desmembramento de municpios. Essa normatizao no poder ser feita pelos estados. D Os municpios podero explorar diretamente, ou mediante concesso, o servio local de gs canalizado. E Os municpios no integram a estrutura federativa brasileira em razo da limitao de sua autonomia pela CF.
QUESTO 56

IV V

A quantidade de itens certos igual a A B C D E 1. 2. 3. 4. 5.

QUESTO 59

Em relao aos direitos e garantias individuais, assinale a opo correta. A O habeas data o instrumento adequado garantia do direito liberdade de locomoo. B As provas obtidas de forma ilcita podem ser convalidadas, desde que se permita o contraditrio em relao ao seu contedo. C A inviolabilidade do domiclio no obsta a entrada da autoridade policial, durante a noite, em caso de flagrante delito. D O exerccio do direito de reunio em local aberto ao pblico depende de autorizao da autoridade competente. E A CF veda a instituio da pena de morte.
UnB/CESPE TJRJ

Assinale a opo em que constam inovaes inseridas no Poder Judicirio em decorrncia da EC n. 45/2004. A possibilidade de governador de estado ajuizar ao declaratria de inconstitucionalidade / mandado de segurana no STF B criao da ao declaratria de constitucionalidade / criao do mandado de injuno por omisso C previso constitucional da justia itinerante para soluo de conflitos / competncia para o STJ conceder exequatur s cartas rogatrias D competncia do STJ para julgar recursos de decises de turma recursal de juizado especial / vedao para o magistrado exercer a advocacia no tribunal do qual se afastou antes de trs anos da aposentadoria ou afastamento do cargo E determinao de juiz titular residir na comarca / competncia do STJ para julgar recurso especial
Caderno D

Cargo: Tcnico de Atividade Judiciria

11

QUESTO 60

QUESTO 63

Assinale a opo correspondente ao princpio constitucional segundo o qual o ato administrativo visa a proteo do interesse pblico ou de determinada coletividade. A B C D E legalidade administrativa impessoalidade publicidade eficincia moralidade administrativa

Assinale a opo incorreta acerca da composio, do funcionamento e das competncias do TJRJ. A A Corregedoria-Geral da Justia atua como rgo de disciplina e correio dos servios judiciais e extrajudiciais de primeira instncia. B O rgo Especial do TJRJ constitudo de 25 membros, dele fazendo parte o presidente, os vice-presidentes e o corregedor-geral da justia. Metade de suas vagas provida por antiguidade, em ordem decrescente, e a outra metade, por eleio pelo Tribunal Pleno, respeitada a representao de advogados e membros do Ministrio Pblico, inadmitida a recusa do encargo. C A Seo Criminal ser constituda pelos dois desembargadores mais antigos lotados em cada uma das cmaras criminais. D vedado aos desembargadores o exerccio simultneo no rgo Especial e em Cmara Isolada. E O TJRJ compe-se de 180 desembargadores e tem como rgos julgadores as Cmaras Isoladas, a Seo Criminal, o Conselho da Magistratura, o rgo Especial, e, como integrante de sua estrutura administrativa, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.
QUESTO 64

LEGISLAO
As questes de 61 a 69 devero ser respondidas tendo como base o CODJERJ.
QUESTO 61

Os rgos do Poder Judicirio do estado do Rio de Janeiro no incluem o(s) A B C D E Conselhos da Justia Militar. Tribunal de Alada. Tribunal de Justia. Juizados Especiais e suas Turmas Recursais. Tribunal do Jri.

QUESTO 62

A respeito dos escreventes, julgue os itens a seguir. I Nas serventias, ou nos cartrios no oficializados segundo a Lei n. 489/1964 , a lotao ou designao de escreventes s ser feita com a anuncia escrita dos respectivos titulares. Aos escreventes auxiliares incumbe executar os servios de expediente e, alm de outras que lhes forem cometidas, exercer as funes de protocolista, rasista, arquivista, almoxarife e datilgrafo. A distribuio dos cargos de escrevente juramentado e escrevente auxiliar, pelos diversos cartrios ou serventias de justia, ser feita pelo 2. vice-presidente do TJRJ, de acordo com as necessidades do servio e obedecidos os limites mximos de lotao fixados em lei. Aos escreventes, em geral, incumbe praticar os atos e executar os trabalhos relativos sua funo e de que forem encarregados pelos serventurios a que estiverem subordinados. Os escreventes juramentados podem praticar todos os atos que incumbem ao titular da serventia salvo os que devam ser realizados por este pessoalmente e escrever todos os termos e atos que, quando necessrios f pblica, caibam ao titular subscrever.

Compete ao presidente do TJRJ A supervisionar os servios de registro de acrdos. B processar representao contra juzes, submetendo-a ao Conselho da Magistratura. C prover sobre a regular tramitao dos processos na Secretaria do tribunal. D designar serventurios auxiliares, oficiais de justia e funcionrios para as serventias em que devam ter exerccio e remov-los, a pedido ou de ofcio, inclusive por imperiosa necessidade ou convenincia de servio, de uma serventia no oficializada para outra, havendo aceitao do titular desta. E aplicar medidas disciplinares aos funcionrios da Secretaria do tribunal.
QUESTO 65

II

III

IV

Assinale a opo em que todas as comarcas listadas so comarcas de primeira entrncia. A Arraial do Cabo, Cambuci, Duas Barras, Itaocara, Itabora B Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Itatiaia, Laje de Muria, Mangaratiba C Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Angra dos Reis, Armao dos Bzios, Mangaratiba D Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Itatiaia, Terespolis, Mangaratiba E Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Niteri, Nova Iguau, Petrpolis
Caderno D

A quantidade de itens certos igual a A B C D E 1. 2. 3. 4. 5.

UnB/CESPE TJRJ

Cargo: Tcnico de Atividade Judiciria

12

QUESTO 66

QUESTO 68

Acerca da diviso judiciria do TJRJ, julgue os itens abaixo. I II Cada comarca compreendida por um nico municpio, podendo compreender uma ou mais varas. Mediante aprovao do TJRJ, e por ato de seu presidente, poder ser transferida, provisoriamente, a sede da comarca, em caso de necessidade ou relevante interesse pblico. O territrio do estado, para efeito da administrao da justia, divide-se em regies judicirias, comarcas, distritos, subdistritos, circunscries e zonas judicirias. O TJRJ, com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem jurisdio em todo o territrio do estado. O CODJERJ regula a organizao e a diviso judicirias do estado do Rio de Janeiro, bem como a administrao e o funcionamento da justia e de seus servios auxiliares.

Assinale a opo incorreta acerca do Conselho da Magistratura. A Quando funcionar junto ao Conselho da Magistratura, o procurador-geral da justia ter direito a voto. B O Conselho s poder deliberar com a presena da maioria de seus membros. C Os desembargadores integrantes do Conselho da Magistratura continuaro obrigados ao desempenho de suas funes judicirias comuns; mas, ainda que afastados do exerccio de suas funes no tribunal, podero exercer as do Conselho. D Qualquer pessoa poder representar, por petio, ao Conselho da Magistratura, por abusos, erros ou omisses de magistrados, ou quaisquer auxiliares da justia. E O Conselho da Magistratura integrado pelo presidente, vice-presidentes, corregedor-geral e cinco desembargadores que no faam parte do rgo Especial, eleitos por este, em sesso pblica e escrutnio secreto, para um mandato de dois anos.
QUESTO 69

III

IV V

Assinale a opo correta. A B C D E Apenas o item I est certo. Apenas o item II est certo. Apenas os itens I e III esto certos. Apenas os itens IV e V esto certos. Todos os itens esto certos.

QUESTO 67

No que concerne aos juzes de direito, julgue os prximos itens. I A delegao de processos pelo juiz de direito ao juiz auxiliar obedecer, entre outros, o seguinte critrio estabelecido pelo presidente do tribunal: os feitos de numerao mpar, em cada cartrio, cabero ao juiz de direito, e os de numerao par, ao auxiliar. Na Regio Judiciria Especial, correspondente s comarcas de entrncia especial, tero exerccio juzes de direito regionais de entrncias do interior, cabendo-lhes substituir e auxiliar os respectivos juzes de direito titulares, conforme designao da presidncia do tribunal. A designao de juiz para o Servio de Distribuio da Corregedoria ser feita para o perodo de dois meses, no podendo o mesmo juiz ser designado mais de uma vez em cada ano. Em nenhuma hiptese, o juiz de direito poder delegar ao auxiliar mais da metade dos feitos distribudos sua vara. Nas varas em que houver juiz auxiliar, a este caber a substituio de juiz de direito, designando-se outro juiz para as funes de auxiliar, sempre que necessrio.

Assinale a opo incorreta a respeito das correies. A A correio consiste na inspeo dos servios judicirios, para que sejam executados com regularidade, e no conhecimento de denncias ou pedidos de providncias. B A correio geral, observado calendrio organizado pela Corregedoria-Geral da Justia, ser realizada anualmente pelos titulares de juzos, nas serventias a eles diretamente subordinadas. C A correio permanente das serventias, por inspeo constante e por meio da verificao de autos, livros ou atos submetidos a exame judicial, caber aos juzes de direito a que estiverem direta e exclusivamente subordinadas ou aos juzes a que a atribuio for cometida pelo CODJERJ, no caso de varas diversas ou do foro extrajudicial. D As correies sero realizadas exclusivamente nos termos de

II

III

IV V

A quantidade de itens certos igual a A B C D E 1. 2. 3. 4. 5.

instrues baixadas pelo presidente do TJRJ. E O corregedor-geral da justia visitar anualmente, em correio ordinria, pelo menos trs comarcas, sem prejuzo de outras correies extraordinrias que entender de realizar, pessoalmente ou por autoridade judiciria que designar.

UnB/CESPE TJRJ

Caderno D

Cargo: Tcnico de Atividade Judiciria

13

QUESTO 70

QUESTO 73

A respeito da Lei estadual n. 4.620/2005, que dispe sobre a unificao e a reestruturao dos quadros de pessoal e institui a carreira de serventurio do Poder Judicirio do estado do Rio de Janeiro, julgue os itens subseqentes. I serventurio do Poder Judicirio do estado do Rio de Janeiro todo titular de cargo de provimento efetivo, criado por lei e remunerado pelo errio estadual. Assim, o regime disciplinar do serventurio do Poder Judicirio do estado do Rio de Janeiro no se estende ao servidor ocupante exclusivamente de cargo em comisso. O desenvolvimento do serventurio nas carreiras de que trata a referida lei ocorrer mediante progresso funcional e promoo, segundo calendrio que observe os limites legais das despesas com pessoal. Ao servidor que se encontrar na direo de serventias de juzo e de juizados especiais conferida a denominao funcional de escrivo. O exerccio de funo gratificada permitido tanto a serventurio ativo do Poder Judicirio do estado do Rio de Janeiro quanto a aposentado. permitida a nomeao ou designao para cargo em comisso ou funo gratificada de servidor que se encontre em estgio experimental.

Em relao aos magistrados, assinale a opo correta. A Na apurao de faltas disciplinares de servidores, todas as decises proferidas sero necessariamente precedidas de relatrio e fundamentao, e devidamente anotadas. B Ao magistrado de primeiro grau cabe encaminhar ao corregedor todas as reclamaes apresentadas contra servidor subordinado a seu juzo. C Toda licena mdica de secretrio de juiz ser homologada pelo departamento de sade do tribunal. D A desvinculao do cargo de secretrio e juiz se dar mediante requerimento dirigido ao magistrado a que ele estiver vinculado. E Auxiliar judicirio no pode ser nomeado secretrio de juiz.
QUESTO 74

II

III

IV

Com relao s disposies do Estatuto dos Servidores Civis do Estado do Rio de Janeiro, assinale a opo correta. A A avaliao psicolgica etapa obrigatria de todo concurso pblico para provimento de cargo pblico. B Cargo comissionado s poder ser provido por servidor ocupante de cargo efetivo. C Considera-se em efetivo exerccio o servidor afastado por motivo de recolhimento priso, se for absolvido ao final do processo. D Somente o governador poder autorizar licena de servidor para a realizao de curso no exterior. E A quitao das obrigaes militares no condio necessria para a inscrio em concurso pblico, mas para o exerccio do cargo.
QUESTO 75

Esto certos apenas os itens A B C D E I e II. I e IV. II e III. III e V. IV e V.

QUESTO 71

Assinale a opo correspondente a ato que no expedido pelo corregedor-geral da justia do estado do Rio de Janeiro no exerccio de suas funes. A resoluo para consolidar normas atinentes a matria de sua competncia B circular para divulgar normas ou instrues por via epistolar C provimento para regulamentar, esclarecer ou viabilizar a aplicao de disposies legais D notificao para determinar providncias concernentes a irregularidades na vida funcional do servidor da justia E aviso para divulgar normas ou instrues mediante publicao no Dirio Oficial do estado
QUESTO 72

Os deveres especficos do servidor da justia incluem A fiscalizar o recolhimento de custas e zelar pelo material que lhe foi confiado. B exercer suas funes pessoalmente e recusar f a documento. C fornecer recibo de qualquer importncia que tenha recebido em razo da funo e comentar previamente em evento social sobre processo que tramita em segredo de justia. D declinar, por escrito, nome e nmero de matrcula em ato praticado e dificultar o acesso a documentos nas inspees ordinrias. E tratar com urbanidade as partes e respeitar a liberdade religiosa de outro servidor.

Com base nos dispositivos da CNCGJ, assinale a opo em que todas as penas so disciplinares. A B C D E advertncia / repreenso / demisso advertncia / exonerao / cassao de aposentadoria exonerao / cassao de aposentadoria / multa advertncia / banimento do servio pblico / demisso demisso / destituio da funo / banimento do servio pblico

UnB/CESPE TJRJ

Caderno D

Cargo: Tcnico de Atividade Judiciria

14

QUESTO 76

QUESTO 79

Julgue os itens que se seguem com base na CNCGJ. I Em regra, o servidor da justia empossado em cargo na primeira instncia pelo corregedor-geral de justia, ou por quem deste receber delegao de tal competncia. Compete Corregedoria manter os assentamentos individuais do servidor. O servidor lotado na Corregedoria tem identidade funcional expedida por ela. A realizao de concurso pblico para preenchimento de cargos vagos na primeira instncia ser proposta pelo corregedor ao presidente do TJRJ. A carteira de identidade funcional perde a validade em razo da exonerao.

Com base na Lei estadual n. 4.620/2005, julgue os seguintes itens. I O exerccio de funo gratificada privativo de serventurio ativo do Poder Judicirio do estado do Rio de Janeiro. II Pelo menos 75% dos cargos de direo e chefia no mbito do Poder Judicirio sero reservados, exclusivamente, para serventurios ativos do Poder Judicirio do estado do Rio de Janeiro. III vedada a nomeao ou designao para cargo em comisso ou funo gratificada a servidor que se encontre em estgio experimental. IV O TJRJ admite a progresso funcional, por meio da passagem do servidor para o padro de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe. V Promoo a passagem do servidor do ltimo padro de uma classe para o primeiro padro da classe imediatamente superior. A quantidade de itens certos igual a A 0. B 1. C 2. D 3. E 4.
QUESTO 80

II III IV

A quantidade de itens certos igual a A B C D E 1. 2. 3. 4. 5.

QUESTO 77

Em relao freqncia e ao horrio de trabalho do servidor da justia, assinale a opo correta de acordo com a CNCGJ. A Em regra, as serventias judiciais funcionaro das 11 horas s 17 horas e 30 minutos. B O juiz poder flexibilizar, por portaria da vara, o horrio de expediente de servidor que a ele estiver vinculado. C O secretrio do juiz, indelegavelmente e por determinao do corregedor, visar diariamente o livro de ponto dos servidores da vara. D O expediente interno se dar sempre antes do incio da abertura dos trabalhos para o pblico externo. E As faltas de servidores sero abonadas pelo corregedor-geral.
QUESTO 78

Ainda acerca da Lei estadual n. 4.620/2005, assinale a opo correta. A Para a execuo de mandados, os analistas judicirios no recebero a gratificao de locomoo. B A classificao do serventurio no concurso pblico que originou a sua nomeao e posse ser levada em considerao nas progresses na carreira. C A gratificao de titularidade no integra os proventos de aposentadoria. D No haver remoo de servidor da regio para a qual concorreu no concurso pblico para outra regio. E Ao analista judicirio na especialidade de execuo de mandados conferida a denominao funcional de oficial de justia avaliador.

De acordo com o seu estatuto, proibido ao servidor pblico do estado do Rio de Janeiro A exercer cargo de nvel superior no servio pblico e outro de magistrio, em faculdade. B atender prontamente s requisies para defesa da fazenda pblica e expedio de certides para defesa de direito. C empregar materiais da repartio em atividades a ela relacionadas. D coagir ou aliciar subordinados com finalidade partidria. E guardar sigilo sobre a documentao e assuntos de natureza reservada de que tenha conhecimento em razo do cargo ou funo.

UnB/CESPE TJRJ

Caderno D

Cargo: Tcnico de Atividade Judiciria

15

You might also like