You are on page 1of 4

GOVERNO DO ESTADO DO PAR

PROJETO DE LEI N

, DE 31 DE AGOSTO DE 2011 Dispe sobre o Plano Plurianual para o perodo 2012-2015 e d outras providncias.

A ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PAR estatui e eu sanciono a seguinte Lei: CAPTULO I DA ESTRUTURA E ORGANIZAO DO PLANO Art. 1 Esta Lei institui o Plano Plurianual para o quadrinio 2012-2015, em cumprimento ao disposto no art. 204, 1 e 2, da Constituio do Estado do Par. Art. 2 O Plano Plurianual estruturado por Programas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, do Ministrio Pblico, da Defensoria Pblica e dos demais rgos Constitucionais Independentes. Pargrafo nico. Os Programas, no mbito da Administrao Pblica Estadual, para efeito do art. 204, da Constituio Estadual, so os integrantes do Anexo desta Lei. Art. 3 Os Programas a que se refere o artigo 2 desta Lei constituem o elemento de integrao entre os objetivos do Plano Plurianual, as prioridades e metas fixadas nas Leis de Diretrizes Oramentrias e as programaes estabelecidas nos Oramentos Anuais correspondentes aos exerccios abrangidos pelo perodo do Plano. Art. 4 As prioridades e metas da Administrao Pblica a que se refere o 1 do art. 2 da Lei n 7.544, de 21 de julho de 2011, Lei de Diretrizes Oramentrias para o exerccio financeiro de 2012, esto incorporadas a esta Lei. Art.5 As Leis Oramentrias Anuais e seus crditos adicionais obedecero rigorosamente os ttulos dos Programas e Aes constantes neste Plano ou das Leis que o modificarem. Art. 6 As metas fsicas e financeiras, estabelecidas neste Plano para as aes financiadas com recursos dos oramentos fiscal e da seguridade social e do oramento de investimento das empresas, so estimadas, no se constituindo em limites programao das despesas expressas nas Leis Oramentrias.

GOVERNO DO ESTADO DO PAR

Fl. 2 do Projeto de Lei n

CAPTULO II DA GESTO DO PLANO Seo I Disposies Gerais Art. 7 A gesto do Plano Plurianual 2012-2015 observar os princpios de eficincia, eficcia, efetividade, publicidade e moralidade e compreender a implementao, o monitoramento, a avaliao e a reviso de Programas. Art. 8 O Poder Executivo manter sistema de informaes gerenciais e de planejamento para apoio gesto do Plano, de utilizao obrigatria pelos rgos e Entidades do Poder Executivo. Art. 9 Cabe Secretaria de Estado de Planejamento, Oramento e Finanas (SEPOF), sob a coordenao da Secretaria Especial de Gesto, estabelecer normas complementares para a gesto do Plano Plurianual 2012-2015. Seo II Das Revises e Alteraes Art. 10 A excluso ou alterao de Programas constantes nesta Lei ou a incluso de novos Programas sero propostas pelo Poder Executivo, por meio do Projeto de Lei de reviso anual ou especfico de alterao da Lei do Plano Plurianual. 1 O Projeto de Lei Oramentria encaminhado anualmente ALEPA, j incorporar os efeitos da reviso ou alterao do Plano Plurianual. 2 O Projeto de Lei de Reviso do Plano Plurianual 2012-2015 ser encaminhado Assemblia Legislativa do Estado do Par (ALEPA) at 30 de setembro de cada ano, se necessrio, e compor-se- de: I Demonstrativo atualizado do Anexo do Plano, que conter as incluses, excluses e alteraes, qualitativas ou quantitativas, efetuadas em Programas, indicadores, aes e demais atributos; II Demonstrativo de Programas e aes includos e excludos, com a exposio sucinta das razes que motivaram a alterao.

GOVERNO DO ESTADO DO PAR

Fl. 3 do Projeto de Lei n

3 Os rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio, do Ministrio Pblico, da Defensoria Pblica e dos demais rgos Constitucionais Independentes, devero encaminhar ao Poder Executivo, para consolidao da reviso anual do Plano, as suas propostas at 10 de setembro de cada ano. 4 O demonstrativo referido no Inciso I do 2 deste artigo adotar perspectiva de planejamento correspondente ao perodo restante do Plano, especialmente no que se refere aos valores fsicos e financeiros das aes, e servir como referncia permanente para a elaborao da Lei Oramentria Anual. Seo III Do Monitoramento e da Avaliao Art. 11 O Plano Plurianual 2012-2015 ser monitorado e avaliado pela SEPOF, sob a coordenao da Secretaria Especial de Gesto, qual compete definir diretrizes e orientaes tcnicas para seu funcionamento. Art. 12 As unidades oramentrias responsveis pelos Programas e aes constantes no Anexo desta Lei mantero atualizadas, durante cada exerccio, as informaes referentes execuo fsica e financeira dos programas e aes, bem como apurao dos indicadores de desempenho definidos no Plano. Art. 13 Os rgos e Entidades do Poder Executivo, responsveis pela gesto dos Programas, devero registrar, no Sistema de Gesto de Programas do Estado do Par (GPPar), at o dia 10 de cada ms subseqente, as informaes referentes s metas fsicas das aes constantes dos Programas sob sua responsabilidade, devendo justificar no espao destinado s informaes complementares a no execuo ou o no cumprimento das metas estabelecidas. Art. 14 As Empresas Pblicas integrantes do Oramento de Investimento das Empresas e as unidades responsveis pela execuo das aes extra-oramentrias constantes do Plano Plurianual 2012-2015 devero encaminhar SEPOF, ao final de cada quadrimestre, a execuo fsica e financeira das suas aes, e ao final do exerccio financeiro, Relatrio contendo os principais resultados alcanados nos Programas sob a sua responsabilidade. Art. 15 O Poder Executivo, sob a coordenao da SEPOF, realizar, anualmente, avaliao dos resultados dos Programas do Plano Plurianual 2012-2015, relativos ao exerccio anterior.

GOVERNO DO ESTADO DO PAR

Fl. 2 do Projeto de Lei n

1 Os rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio, o Ministrio Pblico, a Defensoria Pblica e os rgos Constitucionais Independentes, responsveis pela gesto dos seus Programas, devero elaborar e enviar SEPOF, at o ltimo dia til do ms de fevereiro do ano subsequente, avaliao dos resultados dos Programas do Plano Plurianual 2012-2015 sob suas responsabilidades, relativos ao exerccio anterior. 2 A avaliao dos resultados dos Programas ser consolidada pela SEPOF em Relatrio Anual de Avaliao dos Programas do Plano Plurianual 2012-2015, a ser encaminhado ALEPA e ao Tribunal de Contas do Estado do Par (TCE) no prazo de sessenta dias da abertura da sesso legislativa, e disponibilizado no site da SEPOF na internet.

3 O Relatrio Anual de Avaliao dos Programas do Plano Plurianual 2012-2015


conter a programao e a execuo dos Programas, ressaltando os resultados alcanados, a apurao dos ndices dos indicadores de desempenho e a realizao fsica e financeira das suas aes. Art. 16 A SEPOF disponibilizar no seu site na internet resumo das informaes constantes do Sistema GPPar, em mdulo especfico, e do Relatrio de Avaliao dos Programas para fins de consulta pela sociedade civil. CAPTULO III DISPOSIES FINAIS Art. 17 A SEPOF divulgar no seu site na internet, relativamente ao Plano Plurianual 2012-2015: I O texto atualizado da Lei que o instituiu, compreendendo seus anexos; II A reviso do Plano, com as respectivas alteraes, incluses e excluses; III Os Relatrios anuais de Avaliao dos Programas do Plano. Art. 18 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. PALCIO DO GOVERNO, 31 de agosto de 2011.

SIMO JATENE Governador do Estado

You might also like