You are on page 1of 6

Espuma da cerveja

Reagentes e material necessrio


Um copo de precipitao de 250 ml ou um copo alto e estreito. Cloreto de sdio (Sal de cozinha grosso).

Uma cerveja.

Procedimento experimental

Abre a garrafa de cerveja. Observa e ouve com ateno. Coloca uma poro de cerveja no copo, por forma a encher o mesmo quase at ao topo. Observa novamente o que acontece e procura explicar a formao de espuma. Deita uma poro de sal no interior do copo e observa as alteraes. Observa a formao da espuma.

Explicao

De certeza que j observaste as bolhas de gs que se libertam da cerveja, quando a colocas num copo, assim como a espuma branca caracterstica que se forma no topo. Sabes porqu? Dentro da cerveja, existe uma grande quantidade de dixido de carbono (CO2), e diz-se que se encontra em soluo sobresaturada, porque a cerveja contm mais gs do que deveria. Quando a cerveja est dentro da garrafa, o dixido de carbono est em equilbrio porque esta est sob presso. Quando abres a garrafa, a presso desce bruscamente e o dixido de carbono ao sair faz um barulho caracterstico. Depois, quando deitas a cerveja para o copo, o gs consegue escapar-se do lquido e arrasta uma parte deste para a superfcie, formando-se uma camada de espuma. Isto deve-se energia que forneces ao lquido sobresaturado quando o agitas, atravs de pequenas fissuras no copo de vidro e algumas impurezas presentes. Se deixares a cerveja em repouso, podes reparar que a espuma vai comeando a desaparecer e que h pequenos cordes de bolhas de gs a submergir a partir das tais microfissuras no vidro (tambm chamadas de pontos de nucleao). Isto porque as bolhas no se formam por si s, necessitam de pontos especficos de nucleao para crescerem. Por isso quando deitas sal na cerveja, provocas o aparecimento de um grande nmero de pontos de nucleao que permitem a formao forada de muitas bolhas !!!

Bolas de naftalina saltitonas

Reagentes e material necessrio


Bolas de naftalina. gua. Bicarbonato de sdio. Vinagre. Proveta grande (2 litros) ou um frasco de vidro alto.

Procedimento experimental
Colocar cerca de 10 a 20 ml de vinagre dentro da proveta (ou frasco). Encher o recipiente com gua, at cerca de 3 dedos do seu rebordo. Adicionar uma colher de sopa de bicarbonato de sdio. Dissolver. Introduzir cerca de meia dzia de bolas de naftalina dentro do recipiente. Observar o que acontece. Se quiseres, podes experimentar adicionar algumas gotas de corante.

Fig. 1 - Observa o movimento das bolas de naftalina.

Explicao
O bicarbonato de sdio reage com o cido do vinagre e produz uma substncia gasosa, o dixido de carbono (por isso surgem pequenas bolhinhas de ar): H (aq) + HCO3 (aq) ---> CO2 (g) + H2O (l) Essas bolhas de ar agarram-se s bolas de naftalina, actuando como bias e deslocam as bolas de naftalina at superfcie. As bolinhas ficam temporariamente a flutuar. Algumas dessas bolhas de ar, libertam-se superfcie, e sem a sua ajuda, as bolas de naftalina voltam a descer at ao fundo do recipiente. Depois todo o processo se volta a repetir, at que o gs formado na reao entre o bicarbonato e o vinagre se esgote.
Se tiveres dvidas, v o vdeo apresentado abaixo, para perceberes como fazer a experincia.
+ -

Desaparecimento mgico
Reagentes e material necessrio
Copo de vidro Acetona Espuma de poliestireno (esferovite) Luvas de proteco culos de segurana

Procedimento experimental
Deitar cerca de 100 ml de acetona no copo de vidro. Adicionar um bocadinho de esferovite, colocando-o dentro do lquido. Agitar o copo e observar.

Explicao

A acetona dissolve a espuma de poliestireno (esferovite) pois ambos so de natureza orgnica. "Igual dissolve igual."

Flutuo ou vou afundar?


Reagentes e material necessrio

Copo de vidro alto e largo

Ovo Cubo de gelo gua muito salgada gua corada lcool etlico

Procedimento experimental

Deitar a gua muito salgada, no copo, at cerca de de

altura. Em seguida, deitar com cuidado a gua previamente corada, at cerca de de altura do copo. Por fim, adicionar lentamente, lcool etlico, at cerca de de altura do copo. Com cuidado, deixar cair o ovo e observar onde flutua e onde afunda. Em seguida, proceder de igual modo com o cubo de gelo e observar, tambm, onde afunda e onde flutua.

Explicao

Estes lquidos tem propriedades muito diferentes e no se misturam. Diz-se que so imiscveis. O que faz os objectos flutuarem ou no, tem a ver com a sua densidade. Se forem mais densos que um determinado lquido, afundam, mas se forem menos densos do que ele, ento flutuam. Os lquidos preparados tm densidades diferentes e por isso que o ovo ou o gelo podem flutuar em alguns lquidos e nos outros no. Observao: Esta experincia pode ser realizada com outros lquidos imiscveis (ex: parafina lquida, azeite, detergente de loia) e tambm com outros objetos (madeira, cortia, prego, etc). uma questo de experimentar e observar o que acontece.

Um submarino na garrafa
Reagentes e material necessrio
Uma tampa de caneta. Um pouco de pasta de moldar ou plasticina. Uma garrafa de plstico de 2L com tampa. gua.

Procedimento experimental
Retira quaisquer rtulos que a tua garrafa possa conter e enche-a com gua. Faz uma bola com a tua pasta de moldar, ou plasticina e coloca-a na ponta da tampa da esferogrfica, tal como mostra a figura ao lado. Se a tampa estiver furada em cima, tapa o buraquinho com uma pequena bolinha da tua pasta. Coloca o teu submarino dentro da garrafa e fecha bem a tampa. Verifica que, se apertares a garrafa com a mo, o submarino desce, e quando a largas, ele sobe. Se for necessrio ajusta o peso do teu submarino, aumentando um pouco ou diminuindo o tamanho da bolinha de pasta de moldar.

Fig. 1 - Este dever ser o aspeto do teu submarino. Podes encher a garrafa at a cima.

Explicao
O que acontece que, quando apertas a garrafa, vais aumentar a presso da gua, e o pequeno reservatrio de ar, dentro da tampa, vai diminuir de volume, porque a gua vai "empurrar o ar com mais fora". Assim, o volume do teu submarino diminui, mas a sua massa mantm-se constante. Isto faz com que ele passe a ser mais denso que a gua, o que o vai fazer com que ele afunde. Quando largamos a garrafa, o processo inverso acontece e o submarino sobe, pois agora, ele torna-se menos denso que a gua e assim j pode flutuar. Para que a tua experincia seja bem sucedida, tens que fazer com que o conjunto fique apenas um pouco menos denso que a gua, para que, assim que apertares um pouco, o submarino afunde. Se quiseres brincar um pouco, podes fingir que controlas o submarino com um iman, um laser ou outra coisa qualquer, enquando que de uma forma disfarada, vais apertando e largando a garrafa. V o video, se tiveres dvidas. Nota: Em termos cientficos, estamos a aplicar o princpio de Pascall, quando fazemos presso sobre a gua.

Pega monstros
Reagentes e material necessrio

Copos. Varetas de vidro (ou de madeira). Uma colher de ch. Cola lquida transparente. Soluo aquosa saturada de borato de sdio (ou tetraborato de sdio). Corantes alimentares de vrias cores.

Procedimento experimental

Deitar cerca de uma colher de cola num copo. Acrescentar 3 a 5 gotas de corante, misturando bem. Adicionar 3 ml de soluo de borato de sdio e misturar bem. Agitar de forma energtica. Retirar o excesso de lquido (se existir) e j est. Podes divertir-te com ele (mas lava bem as mos quando acabares a brincadeira).

Explicao
A mistura da cola com o borato de sdio forma um polmero de silicone com propriedades surpreendentes, como poders descobrir.

You might also like