You are on page 1of 11

QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO TAMBM EM FSICA: CONTOS DE FICO CIENTFICA NA SALA DE AULA

Lus Paulo Piassia Maurcio Pietrocolab


a

Faculdade de Educao da USP e Estao Cincia da USP b Faculdade de Educao da USP

RESUMO
Nesse artigo, apresentamos algumas possibilidades do uso de contos de fico cientfica em sala de aula para o ensino de fsica, desenvolvidas a partir de nossas experincias como professor em vrios graus de ensino. Os contos so empregados para desenvolver no apenas conceitos, mas tambm para proporcionar discusses no mbito do processo de produo do conhecimento cientfico e das relaes scio-poltcas da cincia e da tecnologia. Procuramos mostrar como os contos so recursos particularmente interessantes por suas caractersticas de brevidade, intensidade de sentido e efeito literrio de surpresa e polmica que aliado aos temas caractersticos da fico cientfica, oferecem um caminho natural para incentivar o interesse pelo debate, pelas questes cientficas, ao mesmo tempo que desenvolve as habilidades de leitura. Para esse trabalho usamos obras de trs autores famosos da literatura de fico cientfica: Isaac Asimov, Arthur C. Clarke e Ray Bradbury. A primeira atividade aborda conceitos relativos aos referenciais girantes, a partir de um conto de Isaac Asimov, denominado Para os pssaros, que retrata acontecimentos em uma estao espacial em rbita da Lua que se utiliza da rotao para, atravs o efeito centrfugo, simular a gravidade. A segunda atividade baseada no conto O segredo de Arhur C. Clarke e tem com objetivo central a discusso do processo de produo do conhecimento cientfico. Trata-se de uma histria ambientada em uma base lunar onde cientistas descobriram que a vida animal prolongada em ambientes de baixa gravidade. Alm das discusses relacionadas descoberta desse efeito fictcio, a atividade aproveita a discusso latente sobre campos gravitacionais, massa e peso, alm de enfocar tambm questes como a o direito pblico ao acesso de informaes cientficas. A ltima atividade emprega nove contos de fico cientfica, trs de Asimov, trs de Clarke e trs de Bradbury, a partir dos quais so discutidos impactos sociais da tecnologia atravs de debates e polmicas implcitas nas histrias.

INTRODUO
Quando se pensa em ensino de fsica, raramente a idia de incentivar a leitura e da escrita valorizada. No entanto, essas so habilidades sumamente importantes em um aprendizado de cincias significativo. Em seu artigo Fsica e Cultura, Joo Zanetic (2005) defende o uso da literatura nas aulas de cincias e diz, textualmente [p. 22]:

Todo professor, independente da disciplina que ensina, professor de leitura e esta pode ser transformada numa atividade interdisciplinar envolvendo os professores de fsica, portugus e histria.

H professores que possuem experincias nessa rea como Andrew FRAKNOI (2003:4), que defende o uso da fico cientfica escrita no ensino de cincias e d algumas idias sobre possveis formas de empreg-la em sala de aula :

1. Quando se estiver abordando um tema particular de cincias, simplesmente descrever uma histria de fico cientfica que lance luz sobre aquele tpico. (...) 2. Atribuir a um aluno ou grupo de alunos mais adiantados a tarefa de ler uma histria particularmente boa e ento relat-la classe (...) logo aps o tpico de cincia que a histria envolve ser coberto. (...) 3. (...) Pegar uma histria de fico cientifica que desatualizada ou que utilize cincia incorreta e ento fazer com que os alunos discutam qual so os problemas. (...) 4. Atribuir a leitura uma histria curta como tarefa para casa, solicitar aos alunos que pensem a respeito dela e ento dividi-los em pequenos grupos para responder questes sobre a histria. (...) 5. (...) Fazer com que os estudantes selecionem uma histria sua escolha e faam uma anlise da cincia nela presente. (...) 6. Aps discutir um certo nmero de histrias de fico cientfica durante o curso de um semestre, pode ser interessante encorajar os estudantes (...) a escrever as suas prprias histrias.
A idia do uso de contos de fico cientfica tambm est no trabalho de MARTIN-DIAZ et. al (1992) que mostram o uso do conto Maelstron II de Arthur CLARKE [197?] para discusses sobre gravitao. Usando dados presentes na histria e algumas suposies, os autores mostram clculos interessantes envolvendo cinemtica e alguns elementos de dinmica associados a clculos gravitacionais que acrescentam histria de Clarke uma visualizao precisa dos eventos ocorridos na histria. Isaac Asimov, um dos maiores escritores de fico cientfica do sculo XX, elaborou uma coletnea de contos de diversos autores com a inteno explcita de fornecer elementos para seu no ensino de cincias, inclusive com sugestes de possveis discusses e encaminhamentos elaboradas por ele ao final de cada histria. Na introduo obra (ASIMOV, 1979:7), diz Asimov:

Em muitas estrias de fico cientfica um princpio cientfico deliberadamente destorcido, com a finalidade de tornar possvel um determinado enredo. uma realizao que pode ser conseguida com percia por um autor versado em cincia ou de modo canhestro por um outro menos versado na matria. Em ambos os casos, mesmo no ltimo, a estria pode ser til. Uma lei da natureza que ignorada ou destorcida, pode suscitar mais interesse, algumas vezes, do que uma lei da natureza que explicada. So possveis os eventos apresentados na estria? Se no o so, porque no? E ao tentar responder a tal pergunta o estudante pode algumas vezes aprender mais a respeito de cincia, do que com uma srie de demonstraes corretas feitas em sala de estudo.
Ao nosso ver, nesse pargrafo Asimov sintetiza muito bem as possibilidades do uso da FC em sala de aula para o ensino de conceitos, leis e fenmenos cientficos, apelando para a imaginao e confrontando o possvel com o hipottico. Outro cone da fico cientfica, Arthur Clarke que elaborou uma excelente coletnea com propsitos semelhantes (CLARKE, 1983) faz uma ressalva fundamental de que a primeira funo de um conto o de entreter no instruir ou

pregar [p.7], um aspecto fundamental que devemos ter em conta ao selecionar uma histria para sala de aula.

CONTOS POR QU?


H muitos trabalhos que propem o uso de fico cientfica em sala de aula para o ensino de cincias (SOUTHWORTH, 1987; DUBCEK, 1990, 1993, 1998; NAUMAN, 1994; FREUDENRICH, 2000; SHAW, 2000; BRAKE, 2003; DARK, 2005). Porm, em geral as propostas se baseiam em filmes e no na literatura. Dizer que os filmes cinematogrficos exercem uma atrao especial para os jovens praticamente redundante. Encarados como recursos didticos, filmes possuem como vantagens o apelo audiovisual com seus efeitos especiais, a linguagem simples (comparada ao texto escrito), a ao e o conhecimento comum por parte dos estudantes a respeito de muitas obras. Alm disso, o acesso aos filmes relativamente fcil e o custo de exibio baixo. Tudo isso sem levar em conta o interesse que os filmes despertam. Entretanto, levar um filme para a sala de aula pode ser muito complicado. Um primeiro empecilho a durao, freqentemente de mais de duas horas. preciso que o filme seja muito bem aproveitado para compensar esse investimento de tempo. Mas h outros problemas. A linguagem cinematogrfica , por natureza, mais superficial do que a escrita e, de certa forma, inibe a imaginao e a criatividade ao exibir as cenas prontas, sem dar espao para a elaborao prpria do aluno. Claro que h filmes mais sofisticados, com enredos complexos, muitas vezes estes no so do agrado dos jovens. Alm disso h sempre o risco de confuso entre um momento de lazer e um momento de aula. Por conta disso, a exibio de filmes pode ser mal vista no contexto escolar. Uma alternativa que temos empregado associar as duas possibilidades: o uso de um ou outro filme, de trechos de filmes ou mesmo da lembrana de filmes amplamente assistidos pela maioria dos alunos associado leitura e discusso de contos que abordem temas prximos. O conto de fico cientfica em geral uma narrativa curta com uma idia central forte e bem definida. Normalmente no h grandes digresses e toda a ao caminha para a soluo final que a idia central encerra, muitas vezes com o efeito de surpresa e tambm freqentemente apresentando uma dimenso polmica. Em geral, um conto de at 20 pginas vivel de ser lido em uma aula, podendo sobrar tempo para uma discusso. Claro que h contos maiores, alguns atingindo mais de 50 pginas. Mesmo assim, trata-se ainda de uma narrativa curta, cuja leitura se no pode ser feita no tempo de uma aula torna-se facilmente vivel por outros meios. Mas a grande vantagem do conto no est no fato de ele ser simplesmente mais prtico ou vivel em sala de aula do que o filme, mas nas caractersticas que so prprias dessa forma literria. Ndia GOTLIB (2004), ao fazer um panorama da teoria do conto moderno, sobretudo a partir do trabalho terico de Edgar Allan Poe e de Jlio Cortazar, traa suas principais caractersticas, a unidade de sentido, a brevidade, a economia dos recursos narrativos [p. 35], que mais do que simplesmente produzir uma narrativa curta, visa a maximizao de um efeito literrio. Segundo a autora [p.35]:

Trata-se de conseguir, com o mnimo de meios, o mximo de efeitos. E tudo que no estiver diretamente relacionado com o efeito, para conquistar o interesse do leitor, deve ser suprimido.
Em contraste, se observarmos bem, veremos que os filmes de FC tambm tm uma idia central muito forte, porm, ao contrrio do conto, nos filmes essa idia vem acompanhada de inmeras tramas e idias paralelas que atenuam o efeito central e assim quebram a unidade de sentido e, mesmo possuindo uma longa durao no conseguem explorar as idias com a mesma profundidade que um conto consegue empregar.

Especificamente sobre a fico cientfica Raul FIKER (1985), defende que, por suas caractersticas, esse gnero literrio se expressa de forma particularmente eficiente atravs do conto, porque atravs dele encontra o veculo onde a maximizao do efeito literrio que nos fala Gotilib serve aos propsitos de apresentar as idias, que, para o Fiker, so o ponto forte da FC. Diz o autor [pp. 33-4]:

Mas a forma literria que melhor se adapta ao gnero e tem produzido um nmero muito grande de obras-primas sem dvida alguma, o conto. Isto se deve, principalmente, ao fato de haver um tipo de FC, a chama FC de idias que, representando talvez melhor do que qualquer outro tipo o gnero, s pode ser perfeitamente expressa atravs do conto.
Essas caractersticas do conto, em muitos aspectos opostas dos filmes de longa-metragem, tornam esse gnero um complemento pedaggico ao uso do cinema de FC. O conto mais focado, mais rpido, um gnero escrito (e portanto centrado nas habilidades de escrita e leitura), exige em geral maior esforo de raciocnio, trazendo idias mais complexas e intricadas e muitas vezes estabelece uma polmica ao deixar questes em aberto, coisa que raramente encontrada nos filmes. Quando bem escolhido, em sua qualidade e linguagem, o conto de leitura fcil e agradvel por parte dos alunos.

ALGUMAS ATIVIDADES
Embora a idia mais comum seja o desenvolvimento de conceitos ou leis cientficas a partir das obras de FC, acreditamos que h muito mais a ser explorado atravs desse recurso. Em nosso ltimo trabalho (PIASSI e PIETROCOLA, 2006), discutimos que o uso da FC particularmente interessante na introduo em sala de aula de temas atualmente pouco desenvolvidos como as questes do fazer cientfico, do processo de produo do conhecimento e das discusses sciopolticas conexas com a cincia. Baseando-se nos trabalhos de LIBNEO (1990) e de ZANETIC (1989), definimos o que denominamos as trs esferas do conhecimento sistematizado, que pode ser abordadas em um trabalho desse tipo: Esfera conceitual-fenomenolgica: os conceitos, leis e fenmenos de estudo da cincia. Podemos definir como o arcabouo de produtos consensuais da cincia. Esfera histrico-metodolgica: elementos ligados aos processos pelo qual a cincia produz conhecimento, a epistemologia, as questes histricas, a evoluo dos conceitos e as perspectivas futuras do conhecimento cientfico. Esfera scio-poltica: a interao da cincia com o todo social, em suas mltiplas determinaes, as influncias culturais da cincia, a poltica cientfica, o conhecimento cientfico na economia, a relao cincia-religio, os debates ticos e assim por diante. Claro que essas trs esferas do conhecimento no so estanques e, sobretudo as duas ltimas, s fazem sentido se situadas em relao s demais. A seguir apresentaremos trs propostas de atividades, cada uma delas centrada em uma dessas esferas, mas que - como veremos acabam por remeter a possveis discusses nos outros mbitos. Atividade 1: Foras fictcias em um conto de fico Obra utilizada: Para os Pssaros de Isaac ASIMOV [198?] Objetivo: Discutir fenmenos observados em referenciais girantes.

Procedimento: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Os alunos lem o texto. O professor promove a recontagem coletiva da histria. Os alunos fazem, em grupo, esquemas de situaes apresentadas na histria. Os esquemas so discutidos pela classe Os alunos respondem questes conceituais a respeito da histria. O professor discute as questes

Neste conto, uma estao espacial denominada Cinco est colocada em rbita da Lua e possui uma considervel tripulao. Para produzir um efeito de simulao de gravidade similar da superfcie terrestre necessrio manter-se a estao espacial girando a uma velocidade considervel, o que causa diversos transtornos, sobretudo na hora de acoplar uma nave vinda de fora. Dessa forma, os tcnicos imaginam que seria possvel reduzir a rotao da estao, mas isso causaria problemas fisiolgicos na tripulao pela falta de exerccio. A administrao da estao imagina que uma soluo seria que as pessoas pudessem ter alguma diverso que exigisse esforo fsico e imagina que nas regies polares e nas proximidades do eixo de rotao da estao, onde o efeito centrfugo reduzido, o esporte do vo poderia ser praticado, desde que se dispusesse de um traje adequado. De fato, esse esporte praticado por algumas pessoas, mas requer muita habilidade. Dada essa idia, contrata-se um famoso estilista chamado Modine para projetar um traje que facilite o vo e seja agradvel ao uso. Esse o problema central do conto. Uma caracterstica importante deste conto o grau de detalhamento e descrio dos fenmenos que se observam na estao espacial, relacionados aos efeitos dos referenciais girantes. Aliado a isso, temos um encadeamento longo e interessante de idias, de forma que o problema e sua soluo so fundamentados de forma bastante slida em argumentos lgico-conceituais. A explorao dessa obra em sala de aula visa discutir principalmente os efeitos observados no referencial girante, como a fora centrfuga e a fora de Coriolis, mas tambm trabalhar com conceitos vizinhos e outros aspectos que ajudem a contextualizar esse conceito central. Aps a leitura do texto pelos alunos e uma recontagem coletiva da histria, com abertura para perguntas o professor pode em primeiro lugar fazer os alunos tentar traduzir em termos mais concretos a situao apresentada no conto. Uma estratgia pedir para que grupos de alunos desenhem esquemas mostrando as diversas situaes levantadas. Por exemplo: 1. 2. 3. 4. Fazer um esquema representando a estao e as pessoas em seu interior. Mostrar em um diagrama a rbita de Cinco. Fazer um esquema mostrando a acoplagem de uma nave vinda de fora Mostrar em um diagrama porque ocorre o fenmeno discutido no texto: quando lanamos um objeto verticalmente para cima ele no cai de novo em nossas mos.

Os desenhos e esquemas dos diversos grupos devem ento ser apresentados e discutidos pela classe. A partir disso, pode-se elaborar um questionrio que permita extrair discusses conceituais a partir do texto. Aqui temos alguns exemplos de questes (que possivelmente no seriam usadas simultaneamente em uma mesma atividade). 1. Porque o conto fala que a alta acelerao e no a alta velocidade das naves causa incmodo nos passageiros? 2. Qual o perodo de rotao de Cinco? 3. Qual a funo dessa rotao? 4. Qual a relao entre a velocidade de rotao da estao e o valor da gravidade artificial? 5. Por que eu usei aspas na questo anterior?

6. 7. 8. 9.

Cinco est em rbita da Terra? Explique. Desenhe a trajetria de Cinco em relao Terra. Quando Modine lana a bola para cima o que acontece de estranho? Imagine uma pessoa na estao em rotao, tal como seria vista de fora. Seus ps e sua cabea possuem a mesma velocidade angular? Por qu? E as velocidades lineares, so iguais? Por qu? 10. Tente explicar a trajetria estranha da bola que Modine lanou para cima. 11. Que efeitos estranhos so atribudos no texto fora de Coriolis? 12. Todas as regies de Cinco possuem a mesma velocidade linear? E angular? 13. Por que a gravidade nos plos de Cinco muito pequena? 14. Se a fora de Coriolis era to incmoda, por que no se reduzia a rotao de Cinco? 15. Porque o trabalho de Modine permitiria diminuir a rotao da colnia? A discusso que esse conto traz permite tambm questes na esfera histrico-metodolgica e abre possibilidades interessantes. Um caminho que procuramos explorar o da caracterizao do que uma estao espacial e qual pode ser sua funo, seu interesse cientfico e suas outras possveis aplicaes prticas, entrando a na esfera scio-poltica. Um caminho propor um trabalho de pesquisa, que poderia ser guiado por questes como as apresentadas a seguir. 1. Explique em termos simples o que uma estao espacial. 2. Como se distingue uma estao espacial de um satlite ou de um nibus espacial? 3. Em princpio, voc imagina que em uma estao espacial em rbita da Terra existe gravidade e sensao de peso? Por qu? 4. Pesquise na internet o sobre a ISS (International Space Station) e faa uma breve comparao com a Colnia Espacial Cinco. 5. Alm da ISS, houve outras estaes espaciais? Quais? D detalhes. 6. Qual a importncia cientfica das estaes espaciais? 7. Que tipo de aplicaes prticas pode-se imaginar para as estaes espaciais? Atividade 2: O segredo 1. 2. 3. 4. 5. Obra utilizada: O segredo de Arthur CLARKE [197?] Objetivo: Discutir a formulao e a verificao de hipteses cientficas. Procedimento: Os alunos lem o texto. O professor promove a recontagem coletiva da histria. Os alunos debatem, em grupos, questes sobre a idia central da histria. As concluses e as divergncias dos grupos so relatadas toda classe. So propostas pesquisas complementares.

Em visita Lua, onde h uma estao de pesquisa cientfica, um jornalista desconfia que alguma informao importante est sendo sonegada ao pblico. No final, descobre-se que os cientistas verificaram que na Lua os hamsters usados como cobaia no laboratrio tm sua vida grandemente prolongada, concluindo a partir da que todos os seres humanos podem tambm sofrer o mesmo efeito. Isso traz um grande receio a respeito da reao que essa informao pode provocar com sua divulgao para o pblico, em uma poca onde a Terra sofre com a superpopulao. Esse conto foi publicado em 1963, poca em que a explorao lunar era um dos assuntos do momento. Um dos pontos altos da histria a explicao do fenmeno dada pelo cientista-chefe Dr. Hastings ao jornalista Cooper, que sintetiza bem a questo toda no mbito conceitual. Diz o Dr. Hastings: [p.84]

Na Terra disse ele passamos a vida inteira lutando contra a gravidade. Ela desgasta os nossos msculos, estira e deforma os nossos estmagos. Em setenta anos, quantas toneladas de sangue o corao bombeia a uma distncia de quantas milhas? E todo esse trabalho, todo esse esforo reduzido a um sexto aqui na Lua, onde um ser humano de 80 quilos pesa apenas catorze.
Aqui imediatamente nos deparamos com duas esferas de discusso. A primeira delas a conceitual, dada pelo conceito de campo gravitacional, massa e peso que aparecem mesclados na explicao do Dr. Hastings. A segunda, que especialmente interessante, a discusso da formulao de uma hiptese, sua sustentao terica e sua verificao emprica, implcita nessa justificativa do prolongamento da vida. Tendo usado esse conto algumas vezes em sala de aula, pudemos verificar que uma das primeiras perguntas que os alunos fazem ao final da leitura se isso possvel mesmo, ou seja, se na Lua a vida das pessoas seria prolongada. Essa a questo central do conto e em torno dela que iremos trabalhar. O ponto de tenso mxima, onde surge a possibilidade polmica, no final, quando o cientista pergunta ao jornalista se ele divulgaria essa informao, mesmo sabendo que seria impossvel dar acesso vida prolongada toda populao espremida na Terra. Temos a uma discusso no plano tico, da difuso ou no de uma informao cientfica, uma questo da esfera scio-poltica. O que observamos, porm, que essa polmica final no gera em sala de aula tanto debate e tanto interesse quanto o fenmeno em si, de ser possvel ou no o prolongamento da vida Assim sendo, aps a recontagem coletiva da histria pela classe, onde naturalmente surgem tais questes e dvidas, passamos um questionrio para ser discutido em grupo que aborda discusses nas trs esferas, mas que gira sempre em torno e culmina na questo central e na discusso que ela envolve. 1. Explique os conceitos de massa e peso a partir dos exemplos dados na histria. 2. De acordo com a histria, h diferenas entre o campo gravitacional da Terra e da Lua. Que diferenas so essas? 3. De acordo com a histria, que efeitos essas diferenas provocam no corpo humano? Como esses efeitos so explicados? 4. Como os cientistas da histria chegaram concluso de a vida humana prolongada na Lua? 5. Voc acha que o raciocnio usado pelos cientistas da histria realmente prova a sua concluso? Por qu? 6. Se esse fato fosse realmente verdadeiro, voc acha que os cientistas deveriam divulg-lo? Por qu? A ps essa etapa grupos, cada grupo deve relatar aos demais algumas das suas discusses e, principalmente, se houve divergncias no grupo em relao a alguma delas e que divergncias foram essas. O professor deve mediar o debate, esclarecendo os conceitos, discutindo a questo do procedimento dos cientistas e, principalmente, deixando claro que a histria trabalha em torno de uma hiptese para a qual no h indcios. Em relao a questes relacionadas ao impacto social de descobertas cientficas (como induzido na questo 6), sempre importante que o professor adote uma posio equilibrada e no taxativa, pois, em contraste com questes conceituais em tornos das quais h um consenso cientfico formado, no possvel fazer previses seguras, sendo mais

importante o processo de levantar as possibilidades do que a concluso correta em si, que no existe. Em relao ao mbito do processo de produo do conhecimento, ou seja, do mtodo cientfico, interessante ver nesse caso que os cientistas trabalham criativamente com as informaes disponveis e que o conceito de prova relativo, no existindo prova absoluta. Mostrar como no texto, a concluso dos cientistas est calcada em consideraes tericas e empricas, mas que cada uma delas, isoladamente no sustentam as concluses, tanto que no h qualquer evidncia do prolongamento da vida na Lua. Para finalizar essa atividade, a sugesto que os alunos faam uma pesquisa a respeito dos efeitos j conhecidos e comprovados da permanncia do ser humano no espao (perda de massa muscular, descalcificao, etc), tomando o cuidado de pesquisar tanto as evidncias empricas quanto as explicaes tericas. Atividade 3: Impactos sociais da tecnologia em contos de FC Obras utilizadas: Livros de contos: Sonhos de rob de Isaac ASIMOV (1991), Os frutos dourados do sol de Ray BRADBURY (1979) e O vento solar de Arthur C. CLARKE [197?]. Objetivo: Discutir os impactos da tecnologia (sobretudo eletro-eletrnica) na sociedade Procedimento: 1. O professor explica o contexto de produo das obras. 2. A cada aula o professor l um conto para a classe. 3. O contedo do conto debatido pela classe. 4. Ao final de algumas aulas, cada aluno deve ler dois dos contos e produzir uma redao relacionando-os entre si e com os contedos das discusses.

Esta atividade foi desenvolvida em um curso de ensino mdio onde a temtica central era a eletricidade. Selecionamos contos bem curtos (em geral menos de 10 pginas) que lamos em voz alta para a classe (poderia ser uma leitura feita pelos alunos, mas isso requereria um grande nmero de cpias). Aps a leitura do conto promovamos um debate em torno da questo apresentada pelo conto. A lista dos contos a seguinte: Obra Sonhos de Rob CONTO Sonhos de rob A mulher da minha vida A sensao de poder TEMA Um rob comea a sonhar e acaba sendo eliminado por suas criadoras Um programador usa o computador para encontrar a mulher ideal. Tcnico do futuro reinventa a aritmtica e suicida-se ao v-la usada na guerra.

Os frutos dourados do Sol

Mquina de voar O pedestre O assassino

Imperador chins da antiguidade manda executar o inventor da mquina voadora Rapaz do futuro detido por caminhar noite pelas ruas, ao invs de ver televiso Cidado preso por destruir os onipresentes aparelhos sonoros.

O alimento dos deuses O vento solar Frankenstein ao telefone Cruzada

Alimentos 100% sintticos causam polmica sobre antropofagia Rede mundial de comunicaes por satlite resolve assumir o comando do planeta Seres de hlio lquido se questionam sobre inteligncia em outros planetas.

Em quase todos os contos, uma questo polmica bastante enfatizada. Por exemplo, no primeiro conto, Sonhos de Rob, um rob que comea a sonhar com liberdade morto no final da histria com uma pistola laser. O que ocorre no final de uma histria dessas que alguns alunos acham que a destruio de uma mquina consciente uma atitude eticamente deplorvel, enquanto outros tendem a considerar o rob como uma mera mquina. Em todos os contos existe algum tipo de questo tica envolvida. Essas sesses de debates aconteciam em algumas das aulas durante um semestre e, em geral, ocupavam uma aula inteira. O ponto central nessas aulas era a promoo do debate, e que esse debate ocorresse com a participao efetiva da classe, com um interesse pela questo apresentada. Ao final das nove sesses foi pedido a cada aluno que elaborasse uma redao relacionando duas das histrias a partir de uma temtica comum. Essa redao, alm de exigir um passo alm na capacidade analtica dos estudantes, constitua-se em um significativo instrumento de avaliao.

CONSIDERAES FINAIS
O que pudemos verificar em atividade que utilizam contos de fico cientfica a disposio pelo debate de idias e o interesse em aprofundar conceitos e idias cientficas. As reflexes de natureza tica parecem ser de especial interesse por parte dos alunos, que a partir do debate se engajam espontaneamente na busca pelo confronto de opinies a respeito das conseqncias do conhecimento cientfico. No entanto, a escolha dos contos deve ser realizada com muito cuidado. Muitas vezes a linguagem excessivamente complexa, a idia central nebulosa ou o texto muito longo. Em outras palavras, o conto a ser escolhido deve ser, acima de tudo, um conto muito bom, do ponto de vista literrio, de prender a ateno do leitor e de faz-lo pensar depois. Aqui interessante colocar a opinio de Arthur CLARKE (1983:11) sobre o tema:

O teste definitivo de qualquer histria se faz quando relida, de preferncia aps o lapso de alguns anos. Se for boa, a segunda leitura dar tanto prazer quanto a primeira. Se for excelente, a segunda leitura ser mais saborosa. Se for uma obraprima, melhorar a cada leitura. (...) A prova de que uma histria realmente medocre que a pessoa no poder lembrar-se de que j a leu alguma vez.

Para usar contos em sala de aula, portanto, o professor deve ser acima de tudo, um leitor, e levar em conta que sua experincia e conhecimento esto em um patamar diferente da dos alunos, e assim devemos procurar comear com histrias simples e bem diretas e s depois introduzir textos mais complexos. Alm das coletneas j citadas ao longo do trabalho, vale acrescentamos nas referncias bibliogrficas mais algumas coletneas de contos organizadas ou escritas por Isaac Asimov e Arthur Clarke que incluem textos ser de grande interesse para o trabalho de sala de aula.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ASIMOV, Isaac. Para onde vamos? So Paulo: Hemus, 1979. __________. Os Ventos da Mudana. So Paulo, Hemus, [198?] __________. O Cair da Noite. So Paulo, Hemus, 1981. __________. Sonhos de rob. Rio de Janeiro, Record, 1991. ASIMOV, Isaac et al. Coma e emagrea com fico cientfica. Rio Comprido: Marco Zero, 1984. BRADBURY, Ray. Os frutos dourados do Sol. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1979 BRAKE, Mark et al. Science fiction in the Classroom. Physics Education 38(1) Jan. 2003. 31-34. CLARKE, Arthur. O vento solar. So Paulo, Crculo do Livro, [197?]. __________. Contos da taberna. Coleo Mundo Fantstico. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1976. __________. O Terceiro Planeta. So Paulo: Hemus, 1979. __________. A sonda do tempo. 2 edio. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1983. DARK, Marta. Using Science Fiction Movies in Introductory Physics. Phys. Teach. 43. Oct (2005). 463-465. DUBCEK, Leroy W. et.al. Science Fiction Aids Science Teaching. Phys. Teach. May 1990. 316319. ___________. Finding Facts in Science Fiction Films. Sci. Teach., Apr. 1993 48-48. ___________ .Sci-Fi in the Classroom: Making a Deep Impact on Young Peoples Interest in Science. Mercury, Nov/Dec. 1998, 24-28. FIKER, Raul. Fico cientfica: fico, cincia ou uma pica da poca? Porto Alegre, L&PM, 1985. FRAKNOI, Andrew. Teaching Astronomy with Science Fiction: A Resource Guide. Astronomy Education Review. Jul 2002 / Jan 2003. FREUDENRICH, Craig. C. Sci-Fi Science: Using Science Fiction to set Context for Learning Science. The Science Teacher v. 67 no. 8, Nov. 2000. 42-45 GOTLIB, Ndia Battella. Teoria do conto. 10 edio. Srie Princpios. So Paulo, tica, 2004. LIBNEO, Jos C. Fundamentos tericos e prticos do trabalho docente: estudo introdutrio sobre pedagogia e didtica. Tese de doutoramento. So Paulo: Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, 1990. MARTIN-DIAZ, M .J. et al. Science Fiction comes into the Clasroom: Maelstrom II. Phys. Educ. 27, 1992. 18-23. NAUMAN, Ann K. et al. Sparking Science Interest through Literature: Sci-Fi Science. Science Activities. Vol 31, No. 3. Fall, 1994. 18-20. PIASSI, Lus P. e PIETROCOLA, Maurcio. Possibilidades dos filmes de fico cientfica como recurso didtico em aulas de fsica: a construo de um instrumento de anlise. X Encontro

de Pesquisa em Ensino de Fsica. Londrina, 2006. Disponvel em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/x/sys/resumos/T0047-1.pdf. SHAW, Donna et al. Science and the Popular Media. Science Activities. Vol 37. No. 2. Summer 2000. 22-31. SOUTHWORTH, Tom. Modern Physics and Science Fiction: a Mini-Unit for High School Physics. The Physics Teacher, Feb. 1987. 90-91. ZANETIC, Joo. Fsica tambm cultura. Tese de doutorado. So Paulo: Faculdade de Educao da USP, 1989. __________. Fsica e cultura. Cienc. Cult., July/Sept. 2005, vol.57, no.3, p.21-24.

You might also like