You are on page 1of 11

PROJETO DE CONTROLE DE POLUENTES ATMOSFRICOS

CASCAVEL, DEZEMBRO DE 2011.

NDICE

1 - POLUIO DO AR DEFINIO 2 - PRINCIPAIS POLUENTES ATMOSFRICOS 2.1 - Material Particulado 3 - FONTES DE POLUIO DO AR 4 - EMISSO DE POLUENTES NA ATMOSFERA 5 - EFEITOS DA POLUIO DO AR 6 - CONTROLE DA POLUIO DO AR 7 - SELEO DE EQUIPAMENTOS DE CONTROLE DA POLUIO DO AR

1 - POLUIO DO AR DEFINIO A poluio do ar pode ser definida como o resultado da alterao das caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas normais da atmosfera, de forma a causar danos ao ser humano, fauna, flora, aos materiais, ou restringir o pleno uso e gozo da propriedade, ou afetar negativamente o bem-estar da populao. Portanto, a poluio ocorre quando a alterao resulta em danos reais ou potenciais. Dentro desse conceito, pressupes-se a existncia de nveis de referncia para diferenciar a atmosfera poluda da atmosfera no poluda. O nvel de referncia sob o aspecto legal denominado Padro de Qualidade do Ar. 2 - PRINCIPAIS POLUENTES ATMOSFRICOS Poluente atmosfrico qualquer forma de matria slida, lquida ou gasosa e de energia que, presente na atmosfera, pode torn-la poluda. Os poluentes atmosfricos podem ser classificados de acordo com:

Estado Fsico: Material Particulado; Gases e Vapores Origem: Poluentes Primrios (emitidos j na forma de poluentes); Poluentes Secundrios (formados na atmosfera por reaes qumicas ou fotoqumicas) Classe Qumica: Poluentes Orgnicos e Poluentes Inorgnicos

2.1 - Material Particulado: As partculas slidas ou lquidas emitidas por fontes de poluio do ar ou mesmo aquelas formadas na atmosfera, como as partculas de sulfato, so denominadas de material particulado, e quando dispersas no ar formam os chamados aerossis. O tamanho das partculas de interesse da poluio do ar est na faixa de 0,01 a 100 micrmetros. O material particulado pode ser classificado de acordo com o mtodo de formao:

Poeiras: Partculas slidas, geralmente formadas por processos de desintegrao mecnica (moagem, britagem, etc). As partculas formadas so geralmente no esfricas. Fumos: Partculas slidas formadas por condensao ou sublimao de substncias gasosas originadas da vaporizao/sublimao de slidos. A formao dos fumos usualmente acompanhada de reaes qumicas (oxidao no caso de fumos metlicos). Fumaa: Partculas principalmente slidas, usualmente vindas da combusto de combustveis fsseis, materiais asflticos ou madeiras.

Contm fuligem, partculas lquidas e, no caso da madeira e carvo, uma frao mineral (cinzas). Nvoas: Partculas lquidas produzidas por condensao ou por dispero de um lquido.

3 - FONTES DE POLUIO DO AR As fontes de poluio so entendidas como qualquer processo natural ou artificial que possa liberar ou emitir substncias para a atmosfera de forma a torna-la poluda. Entre as fontes antropognicas de poluio do ar podemos destacar:

Processos e operaes industriais; Queima de combustveis; Queimadas; Incinerao de lixo; Entre outros.

Alguns tipos de indstrias se caracterizam pela emisso principalmente de material particulado (como a minerao). Outras, pela emisso de gases e vapores (indstrias qumicas e petroqumicas). 4 - EMISSO DE POLUENTES NA ATMOSFERA Os poluentes lanados na atmosfera sofrem o efeito de processos complexos, que determinam a concentrao do poluente no tempo e no espao. Assim, a mesma emisso, sob as mesmas condies de lanamento no ar, pode produzir concentraes diferentes no mesmo lugar, dependendo das condies meteorolgicas presentes (velocidade e direo dos ventos, umidade do ar, regime de chuvas, etc). A topografia da regio tambm exerce papel importante no comportamento dos poluentes. Fundos de vale so locais propcios para o aprisionamento dos poluentes, principalmente quando da ocorrncia de inverses trmicas. As chuvas influenciam a qualidade do ar de maneira acentuada sendo um importante agente de auto-depurao.

5 - EFEITOS DA POLUIO DO AR Os efeitos da poluio do ar se caracterizam tanto pela alterao de condies consideradas normais como pelo aumento de problemas j existentes. Os efeitos podem ocorrer a nvel local, regional e global. Estes efeitos podem se manifestar na sade, no bem estar da populao, na fauna e flora, sobre os materiais, sobre as propriedades da atmosfera (Efeito Estufa, Chuva cida), etc. A MONXIDO DE CARBONO (CO) Gs incolor, inodoro e inspido e o poluente caracterstico dos grandes centros urbanos. Sua fonte principal so os veculos automotores, mas esto presentes em qualquer combusto (em maior ou menor quantidade), dependendo de sua qualidade. A presena de CO indica uma combusto incompleta. Seu principal efeito a reduo da habilidade do sistema circulatrio de transportes oxignio, devido a sua maior afinidade pela hemoglobina do que o oxignio, formando a carboxihemoglobina, ao invs da oxihemoglobina que leva oxignio para os tecidos. B DIXIDO DE ENXOFRE (SO2 ) Gs incolor, que provm, principalmente da queima de combustveis fsseis, que contm enxofre, que na combusto se transforma em xido de enxofre, sendo estes, constitudos principalmente por SO2 . um gs irritante das vias respiratrias, e capaz de produzir broncoconstrio. C DIXIDO DE NITROGNIO (NO2 ) Gs, cuja fonte principal de emisso a combusto, onde o nitrognio do combustvel se associa ao oxig6enio do ar, nas altas temperaturas da cmara de combusto. Os efeitos dizem respeito ao aumento da resistncia passagem de ar nas vias respiratrias, danos ao transporte normal de gases entre o sangue e os pulmes, etc.

D HIDROCARBONETOS VOLTEIS

OUTROS

COMPOSTOS

ORGNICOS

Os hidrocarbonetos gasosos como um todo no causam preocupao com relao a efeitos diretos sade. Mas so importantes, de uma forma indireta, pois participam da reao fotoqumica, produzindo outros compostos agressivos como os aldedos (aldedo frmico e a acrolena). Esses compostos causam desde irritao dos olhos e vias respiratrias, at pneumonia e em altas concentraes, so compostos letais. Alguns hidrocarbonetos e outros compostos orgnicos tambm causam impacto direto sade, como o benzeno, por exemplo. Esse composto provm principalmente da emisso de carros a gasolina, do armazenamento de gasolina, de refinarias de petrleo, do processo de produo e coque e de algumas indstrias qumicas. Seus efeitos a sade esto relacionados com o processo de formao do sangue. Exposio prolongada pode resultar em reduo substancial do nmero de clulas vermelhas.

E OZNIO (O3) E OUTROS OXIDANTES FOTOQUMICOS Os oxidantes fotoqumicos resultam de uma sria de reaes qumicas complexas que ocorrem na atmosfera, envolvendo principalmente hidrocarbonetos e xidos de nitrognio, sob a ao de luz solar e em condies meteorolgicas propcias (calmaria e inverso trmica). So constitudos principalmente de oznio (maior quantidade) e aldedos. F MATERIAL PARTICULADO (MP) O material particulado presente na atmosfera de origem diversificada e sua composio e concentrao, dependem do perodo, local e hora considerados. E os efeitos sade dependem dessa composio e concentrao. As partculas de dimetro menor que 10 micrmetros so as de maior interesse para sade, pois podem atingir os alvolos pulmonares. O material particulado, em presena de outros gases, exerce efeito sinrgico para alguns gases, como o caso do dixido de enxofre.

G CHUMBO Material particulado que ocorre com bastante freqncia nos centros urbanos. O chumbo utilizado na produo de baterias eletroqumicas, como aditivo de gasolina, em pigmentos, etc. A concentrao de chumbo nos centros urbanos est associada, principalmente, emisso de veculos gasolina, que usam chumbo como aditivo. Felizmente no Brasil esse aditivo tem sido substitudo pelo lcool etlico. O chumbo se acumula nos ossos e tecidos moles, podendo causar anemia, danos ao sistema nervoso central, fadiga, convulso, etc.

6 - CONTROLE DA POLUIO DO AR O controle da poluio do ar envolve desde o planejamento do assentamento de ncleos urbanos e industriais e do sistema virio, at a ao direta sobre a fonte de emisso. As medidas mais utilizadas para controlar esse tipo de poluio so: Medidas Indiretas: aes que visam a eliminao, reduo ou afastamento dos poluentes.

Planejamento Urbano e Medidas Correlatas (Melhor distribuio espacial das fontes de poluio, melhoria do sistema virio, etc); Diluio Atravs de Chamins Altas (Visando reduzir a concentrao dos poluentes ao nvel do solo); Medidas para Impedir a Gerao dos Poluentes (Adotando medidas como substituio de combustveis, matrias primas, e reagentes dos processos); Medidas para Reduzir a Gerao dos Poluentes (Operar os equipamentos dentro de sua capacidade nominal, operar e manter adequadamente os equipamentos produtivos, etc).

Medidas Diretas: aes que visam reduzir a quantidade de poluentes lanados, atravs da instalao de equipamentos de controle.

Classificao dos Equipamentos de Controle de Poluio do Ar (Na escolha os poluentes devem ser classificados em funo do estado fsico, e em seguida a classificao envolve diversos parmetros como mecanismo de controle, uso ou no de gua ou outro lquido, etc); Seleo de Equipamentos de Controle de Poluio do Ar (A seleo do equipamento de controle a ser utilizado deve ser precedida de anlise de viabilidade tcnica, econmica e de outros fatores especficos para a fonte em questo).

7 - SELEO DE EQUIPAMENTOS DE CONTROLE DA POLUIO DO AR A caracterstica bsica que influencia, em primeira instncia, a eficincia de coleta necessria para enquadrar a emisso da fonte nos padres exigidos. A eficincia da coleta, para todos os tipos de coletores de material particulado, dependente da distribuio do tamanho das partculas presentes no gs a ser tratado. H muitos fatores envolvidos na escolhe de um sistema de controle de poluio do ar, aqui, podemos uma seqncia para ser feita para essa escolha:

1. A empresa deve descrever a fonte a ser controlada, conhecer as exigncias legais e se posicionar firmemente quanto as decises que sero tomadas; 2. H que caracterizar a emisso (tipo de poluentes emitidos, estimativa de emisso, caractersticas fsicas e qumicas, etc); 3. Avaliar as possveis alternativas de reduo de emisso; 4. Listar os mtodos de controle possveis e suas respectivas redues, verificar se h restries para aplicar algum destes mtodos, consultar literatura de apoio; 5. Fazer uma seleo preliminar com as alternativas mais convenientes; 6. Realizar uma anlise econmica, estimando s custos envolvidos para cada alternativa; 7. Para a seleo final necessria a comparao entre as alternativas selecionadas previamente do ponto de vista tcnico e econmico, para decidir qual ser a mais conveniente para a fonte de emisso e empresa.

A rea de emisso de poluentes atmosfricos da INDSTRIA E COMRCIO DE DOBRADEIRAS CORSO LTDA EPP, restringi-se apenas a rea da cabine de pintura, na qual j encontra-se instalado um exaustor e uma tubulao que leva os poluentes para fora da cabine. Na sada deste exaustor ser instalado um equipamento para a filtragem do ar expelido para que seja emitido atmosfera um ar limpo de poluentes. Informaes sobre o Filtro que ser instalado: No processo de pintura muitas partculas de tinta restante do processo so jogadas diretamente a atmosfera, causando poluio ao ambiente e algum tipo de intoxicao quando inalado por pessoas alrgicas. Os filtros de Despoeiramento so utilizados para reter essas partculas. Os filtros tipo Cartucho com elevado ndice de recuperaro de p, capturam partculas com eficincia de at 99,995% a 1 m, com baixa perda de carga. Construdos com meio filtrante de alta resistncia, dispensando o uso de tela de proteo externa, anti-esttico e repelente gua e so facilmente adaptveis nos diversos tipos de coletores de p e cabines de pintura a p. Aplicaes Cabines de pintura a p; Cabines de jateamento; Sistemas de despoeiramento; Ventilao ambiental; Tipos de Meio Filtrante: Polister Aluminizado: Permite descarregar cargas eletrostticas, que se acumulam pela passagem do ar atravs do elemento. Com este descarregamento, o contaminante no adere eletricamente ao meio filtrante, facilitando a limpeza. Adequado para particulado seco. Polister Teflonado (branco): Evita a aderncia de contaminantes, facilitando a limpeza. Adequado para particulado mido. Mangas Plissadas em Polister O meio filtrante em polister, pode fornecer resultados excepcionais no sistema de coleta de p. Este material diferente do feltro tradicional e tecidos tranados e ajuda a resolver alguns dos problemas de filtrao mais difceis. O polister tambm resiste penetrao de partculas na superfcie, aumentando a eficincia, operando em presses diferenciais baixas e maiores vazes.

Possui uma estrutura porosa bem rgida e propriedades fsicas estveis, que garante que as plissas mantenham o seu formato sem a necessidade de qualquer suporte.

You might also like