You are on page 1of 22

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE Faculdade de Formao de Professores de Petrolina FFPP

PROJETO DE PESQUISA A Importncia da afetividade na relao professor-aluno

BENEDITA MARIA NUNES SANTANA MACEDO

Petrolina PE, 2011

INTRODUO O presente trabalho descreve a importncia da afetividade na relao professor-aluno na Educao Infantil, com a proposta de trazer para o pblico em geral informaes sobre relevncia da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, ressaltando ser imprescindvel na aquisio do conhecimento e que contribui consideravelmente para a formao integral do aluno. O tema foi escolhido devido a necessidade de enfatiz-lo na engrenagem que forma o processo de ensino-aprendizagem do contexto histrico atual em que claramente observamos a necessidade de aprofundar e repensar as discusses que enfoca essas relaes e suas dificuldades. Os valores como: auto-estima, autoconhecimento, sociabilidade, respeito, entre outros, devem ser inseridos no desenvolvimento da criana desde o seu nascimento at os seis anos, pois neste perodo que a personalidade da criana est se formando. Sendo assim, as atividades propostas em sala de aula devem visar alm do desenvolvimento, aprendizagem, e socializao. Rossini (2001) esclarece em seus estudos que at 7 anos so firmadas as bases para a educao e desenvolvimento do ser humano. a fase em que ele mais se desenvolve. Descobre a si e ao mundo e a relao que tem com esse mundo. (ROSSINI, 2001, p. 72). O interesse em estudar a importncia da relao professor-aluno no processo de formao e aprendizagem de crianas de at 7 anos surgiu com a preocupao de como as aes pedaggicas esto sendo realizadas em sala de aula e qual a postura e atitude do professor diante das dificuldades durante a aprendizagem e como o relacionamento da criana e professor, influencia na formao e desenvolvimento deste aluno, diante de possveis problemas. Discutir sobre afeto na Educao Infantil falar da importncia de se atentar para a qualidade de relaes que se estabelecem entre alunos e sociedade, apesar de limitaes. Pelo menos entendemos que este seria um grande ideal educacional. Partindo do principio que as escolas privilegiam o aspecto cognitivo em detrimento do aspecto afetivo bem como de que muitos professores desconhecem a importncia de se trabalhar a afetividade como elo de desenvolvimento e construo do processo de ensino.

2 - PROBLEMA E JUSTIFICATIVA 2.1 - PROBLEMA


No desenvolvimento de uma criana a escola e o professor tem uma funo primordial, contribuindo com a formao dos alunos, isso se d devido o contato direto com eles. Por assumir um papel que tambm desempenhado pela famlia, o professor acaba exercendo este papel com uma responsabilidade maior. Desta forma, alm de ensinar, cuidar, soma-se a necessidade de modificar e resgatar valores como auto-estima, respeito e convivncia. Rossini (2001) enfatiza a importncia do professor:
A complexidade da vida moderna acaba delegando aos professores papis antes s de responsabilidade dos pais. [...] A famlia de hoje conta muito com a escola, ou seja, com seus professores na formao das crianas e dos jovens. [...] Na sala de aula, ele representa a direo, a prpria famlia. Ali ele o dono da lei. (ROSSINI, 2001, p. 44)

Com base nesse pressuposto a pesquisa ir investigar o seguinte questionamento: Qual a importncia da relao afetiva professor-aluno no processo de formao e aprendizagem de crianas de at sete anos de idade? Com base neste questionamento, levantamos as seguintes indagaes: as crianas que apresentam deficincia afetiva em casa tm maiores dificuldades na aprendizagem? As emoes que cercam a criana impactam em seu processo de aprendizagem? Como deve ser a postura e o papel do professor mediante essas situaes?

2.2 - JUSTIFICATIVA
A elaborao desta pesquisa originou com o intuito de conhecer e entender as influncias da afetividade docente, como instrumento facilitador do desenvolvimento cognitivo de crianas da educao infantil. Atualmente, problemas como indisciplina, agresso fsica e verbal dentro das salas de aula, so comuns as escolas e alguns estudiosos alegam que essas atitudes negativas esto relacionadas falta de afetividade docente. Na escola diversos conceitos podem ser desenvolvidos e proporcionar um espao de reflexo sobre a vida do aluno como um todo, contribuindo para o crescimento de uma conscincia crtica e transformadora. Esse processo retratado pelos Parmetros

Curriculares Nacionais (1997, p. 22-23) defendem alguns princpios que deveriam orientar a educao escolar, como a dignidade da pessoa humana, o que implica respeito aos direitos humanos, a igualdade de direitos, a participao como principio democrtico e a com responsabilidade pela vida social. Desse modo:
Eleger a cidadania como eixo vertebrador da educao escolar implica colocar-se explicitamente contra valores e prticas sociais que desrespeitem aqueles princpios, comprometendo-se com as perspectivas e decises que as favoream. Isso se refere a valores, mas tambm a conhecimentos que permitem desenvolver as capacidades necessrias para a participao social efetiva. (1997, p.25)

passvel de observao acontecimentos presentes na escola particular, com observaes informais, encontram-se algumas crianas com presena da baixa autoestima, dificuldade na aprendizagem, enfim, da necessidade de se trabalhar valores e a socializao nessas crianas que aparentemente tem uma estrutura socioeconmica e familiar estvel. A proposta desta pesquisa, portanto, analisar a importncia da relao entre professor e aluno no processo de formao e aprendizagem dessas crianas e a postura do professor, partindo do pressuposto que a escola influencia diretamente na sua formao pessoal e social. Entendemos ento, a importncia da relao afetiva, onde a criana aprende de uma forma prazerosa e consegue se socializar, se sentindo bem no meio em que se encontra facilitando a relao entre os colegas e com a famlia, formando uma pessoa com novos valores, contribuindo na sociedade com a cidadania e tica social.

3 - OBJETIVOS 3.1 - GERAL


O objetivo da pesquisa consistir em compreender a relao afetiva entre professor e aluno no processo de aprendizagem de crianas at os sete anos de idade, ou a ausncia desta (relao professos e aluno) na sala de aula.

3.2 - ESPECFICOS

- Observar se h interao afetiva/emocional na sala de aula entre o professor e os alunos, e se o mesmo ocorre na relao entre os mesmos (alunos); - Analisar e discutir, a partir de uma pesquisa de campo e de dados empricos, os benefcios dessa relao no processo de aprendizagem de crianas at sete anos de idade. - Identificar quais as aes pedaggicas que favorecem a afetividade na relao professor-aluno; - Observar a postura do professor diante de dificuldades de aprendizagem no desenvolvimento de seus alunos, especialmente no que concernem as questes afetivoemocionais. - Descrever quais so os recursos pedaggicos utilizados pelo professor. - Analisar a postura do professor e sua contribuio no processo de formao e aprendizagem de crianas com at sete anos de idade.

4 - REFERENCIAL TERICO
4.1 A AFETIVIDADE Para compreender o papel da afetividade na constituio do ser humano importante mencionar as idias Wallonianas que so fontes de grandes contribuies. A autora Almeida (2004), baseada nas concepes de Wallon destaca que:
A afetividade tem um papel imprescindvel no processo de desenvolvimento da personalidade [...] o movimento que traduz a vida psquica, garantindo a relao da criana com o meio. [...] A afetividade manifesta-se primitivamente no comportamento, nos gestos expressivos da criana.. (ALMEIDA, 2004, p. 42)

Percebe-se neste trecho que a criana desde seu nascimento est envolvida pela afetividade tanto na forma em que se expressa ou se comporta. Uma questo importante que deve ser esclarecida a diferena entre a afetividade, emoo, sentimentos e paixo, pois s vezes so confundidas. Citando Wallon, Almeida (2004), nos traz a seguinte explicao:
[...] Ela [ a afetividade ] no sentimento, nem paixo, muito menos emoo. um termo mais amplo que inclui estes trs ltimos [...]. O sentimento, a emoo a paixo surgem em seu tempo, conforme as condies maturacionais de atividades,as reaes posturais, o raciocnio. Com formas de expresso diferentes, mas muito relacionadas,

podem ser confundidos: entretanto, enquanto o sentimento se caracteriza por reaes mais pensadas, logo, menos instintivas, as reaes emocionais so de tipo ocasionadas, instantneas e diretas. J as paixes contam com o raciocnio; portanto, existe noo de realidade externa. O apaixonado busca transformar em realidade seus desejos. (ALMEIDA, 2004, p. 52).

A afetividade, portanto, refere-se capacidade, a disposio do ser humano de ser afetado pelo mundo externo/interno por sensaes ligadas a tonalidades agradveis ou desagradveis. A teoria aponta trs momentos marcantes, sucessivos na evoluo da afetividade: emoo, sentimento e paixo. Os trs resultam de fatores orgnicos e sociais, e correspondem a configuraes diferentes. Na emoo, h o predomnio da ativao fisiolgica, no sentimento, da ativao representacional, na paixo, da ativao do autocontrole. Almeida (2004, p. 53) relata que a emoo a manifestao de um estado subjetivo com componentes fortemente orgnicos, [...] a expresso prpria da afetividade. O sentimento psicolgico, [...] a paixo s comea a aparecer quando a criana tem a capacidade de autocontrolar-se. Portanto, sendo as emoes manifestaes da afetividade e a expresso dos sentimentos, entende-se que por meio delas os educadores podem conseguir entender o que est acontecendo com seus alunos: expresses faciais, respirao, agitao, olhares, entre outros, sua funo mobilizar o outro e garantir ateno e cuidados. E para isso o professor necessita saber essas diferenas, pois, aps o entendimento, ele consegue lidar melhor com algumas situaes que ocorrem com seus alunos. Assim como afirma Almeida (2004):
[...] A escola e, principalmente, o adulto precisam conhecer o modo de funcionamento da emoo para aprender a lidar adequadamente com suas expresses. O professor deve permitir que a emoo se exprima, para o que essencial entender como ela funciona para no entrar no circuito perverso, e, assim, dificultar o desenvolvimento emocional da criana. (ALMEIDA, 2004, p. 102)

A afetividade tambm entendida como o conhecimento construdo a partir da vivncia, no se restringindo ao contato fsico, mas a interao que se estabelece entre as partes envolvidas, na qual todos os atos comunicativos, por demonstrarem comportamentos, intenes, crenas, valores, sentimentos e desejos, afetam as relaes e, conseqentemente, o processo de aprendizagem.
A afetividade, assim como a inteligncia, no aparece pronta nem permanece imutvel. Ambas evoluem ao longo do desenvolvimento: so construdas e se modificam de um perodo a outro, pois, medida que o individuo se desenvolvem, as necessidades afetivas se tornam cognitivas. mais salutar

para uma criana de quatro anos ser ouvida e respeitada do que ser simplesmente acariciada e beijada. (ALMEIDA, 2004, p. 50).

O desenvolvimento do ser humano tanto mental quanto orgnico, est em constante construo, em processo contnuo, da a importncia do professor conhecer as caractersticas comuns de uma faixa etria, reconhecendo as individualidades de cada aluno. Segundo Almeida (1999, p. 44), com a influncia do meio, essa afetividade que se manifestava em simples gestos lanados no espao, transforma-se em meios de expresso cada vez mais diferenciados, inaugurando o perodo emocional. Isso demonstra que o professor deve participar e interagir com seus alunos: brincar junto; rolar no tapete; contar histrias. Enfim, participar do seu cotidiano, essa afetividade pode proporcionar grandes benefcios para a aprendizagem da criana. 4.1 - AFETIVIDADE NA ESCOLA Assim como a famlia, a escola, uma instituio fundamental na formao dos indivduos de uma sociedade. Essa instituio exerce o papel de contribuir no s na aquisio de conhecimentos no campo da educao, mas tambm na construo da personalidade e dos valores desse individuo. primordial que a escola, espao que mantm profunda relao com os discentes, esteja apta a desenvolver uma educao que leve a reflexo e ao surgimento do pensamento crtico e consciente. Compete escola alm de auxiliar no processo de absoro de conhecimentos intelectuais, proporcionar o desenvolvimento afetivo entre os indivduos, visto que uma civilizao composta por pessoas frigidas um campo minado, propcio a autodestruio. Neste contexto cabe citar o trabalho de Saltini (1997:15) que enfatiza que,
As escolas deveriam entender mais de seres humanos e de amor do que de contedos e tcnicas educativas . Elas tm contribudo em demasia para a construo de neurticos por no entenderem de amor, de sonhos, de fantasias, de smbolos e de dores.

O pensamento uma caracterstica atribuda exclusivamente aos seres dotados de crebro, todavia, entre os seres humanos, ele pode ser utilizado como instrumento de construo do futuro. A formao do pensamento est vinculada s bases afetivas. uma prtica que se encontra atrelada educao e cabe aos educadores favorecer ao aparecimento do mesmo. Sendo assim indispensvel que o ato de pensar seja algo que

nos conduza por caminhos que permitem a evoluo e liberdade de sonhar. por meio do pensar que temos a oportunidade de conhecer, entender e melhorar a nossa realidade. O pensamento quando construdo sobre bases afetivas, apresenta maiores chances de produzir reaes favorveis entre os grupos sociais. Nesse sentido vale destacar as contribuies de Saltini (Idem 1997:15) que afirma que, o nascimento do pensamento igual ao nascimento de uma criana: tudo comea com um ato de amor. Uma semente h de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento o sonho. Normalmente, passa-se um tempo considervel na escola e l que fazemos inmeras descobertas ainda quando criana. A educao escolar deve transcender a transmisso de contedos, assim como deve exercer e insistir em oferecer mais de mil maneiras para que seu corpo discente faa parte de um processo de aprendizagem que envolve todas as funes humanas, tais como, fsica, intelectual e sentimental. Este aspecto tambm comentado por Saltini (Ibidem 1997:31) que aponta que, em primeiro lugar a educao no uma transmisso do conhecimento, de um saber ou at mesmo de uma conduta, mas, sobretudo uma iniciao vida. O ato de educar deve existir com princpios que regem a formao integral dos educandos. Deve possibilitar a eles alcanar o total conhecimento de si em relao ao mundo, ciente do seu poder de ser e fazer. A propsito Saltini (Ibidem 1997:33) assinala que educar um meio pelo qual o homem possa construir-se como pessoa em termos de ser e no de ter, ocupando o seu potencial do sentir e do pensar. Durante o processo de aprendizagem preciso enfatizar a importncia de aprender e ensinar a lutar. indispensvel que exista uma reflexo e questionamento constante quanto existncia humana, a fim de identificar e alcanar os objetivos mais serenos e preciosos do ato de educar. Ao referir-se a tal assunto Saltini (Ibidem 1997:48) considera que, educar significa tambm, aprender e ensinar a lutar, aprender e ensinar a intensificar a existncia e a cumpri-la com deciso e conscincia. Inquestionavelmente a escola deve organizar-se com um grupo docente especializado, sabendo que as crianas para alcanarem o desenvolvimento pleno de suas potencialidades necessitam estabelecer relaes com pessoas capazes de conhecer e compreender sua subjetividade e caractersticas prprias de cada faixa etria. Saltini (Ibidem 1997:73) afirma que,
O professor (educador) obviamente precisa conhecer a criana. Mas deve conhec-la no apenas na sua estrutura biofisiologica e psicossocial, mas tambm na sua interioridade afetiva, na sua necessidade de criatura que

chora, ri, dorme, sofre e busca constantemente compreender o mundo que a cerca, bem como o que ela faz ali na escola.

Partindo desse pressuposto faz-se indispensvel salientar que as crianas no ambiente escolar encontram-se abertas a receber e estabelecer relao intma e afetiva com o professor. Saltini (Ibidem1997:89) entende que, a criana deseja e necessita ser amada, aceita, acolhida e ouvida para que possa despertar para a vida da curiosidade e do aprendizado. As emoes e os sentimentos das crianas certamente marcaro os nveis de desempenho escolar da mesma. A relao articulada com o meio, desempenha papel indispensvel na aprendizagem. Em uma criana com problemas emocionais possvel constatar na maioria dos casos, que elas apresentam dificuldades em alguma rea do desenvolvimento infantil, quando comparada outra sem os mesmos distrbios emocionais. Tambm Monteiro (2003:11) ao analisar a avaliao do desempenho, alude que,
Uma criana, com problemas emocionais, enfrentando dificuldades em suas interaes com o meio fsico e social, no devero apresentar o mesmo nvel operatrio de outra, de mesma idade cronolgica e sob condies de existncia mais favorveis, pois a afetividade regula os processos e equilibrao que se desenvolvem entre a assimilao e a acomodao.

A escola deve estar apta a receber, conviver e saber lhe dar com os variados tipos de alunos existentes. O papel do professor em sala de aula primordial para entender e resolver alguns contratempos, todavia a escola tambm deve oferecer o suporte ao educador para que este possa atuar de forma decisiva. O professor ao exercer sua prtica, necessita realiz-la com amor e paixo ou ao contrrio ir confirmar o que muitos atribuem ao ato educativo, a viso reduzida de mera transmisso de contedos. A respeito disso vale citar Cury (2003:109) que considera que, os professores e os pais que no provocam a emoo dos jovens no educam, apenas informam. 4.2 - AFETIVIDADE DOCENTE De inicio interessante destacar que as pessoas constroem interaes e criam laos de afetividade por intermdio de estmulos que recebem do ambiente a que esto inseridas.

importante ressaltar que a afetividade um construto essencial para a aprendizagem infantil. Isso posto, cabe citar o trabalho de Luck (1983: 25), que afirma que, as relaes afetivas assumem um papel especial e singular no quadro educativo. Sendo assim, no seria diferente na escola, instituio criada desde o princpio, com a finalidade de proporcionar aprendizado. Dessa forma, importante compreender que a afetividade deve ser cultivada em todas as relaes, no excluindo nesse caso, a afetividade docente. Nesse contexto, cabe citar ainda o trabalho de Marchand (1985: 37), que aponta que, os educadores tm necessidade de cuidar de sua vida mental, j que sua afetividade se acha mais ou menos alterada pelo seu ofcio. Fica ento evidente que o trabalho docente no ambiente escolar, desempenha papel vital na construo do aprendizado, pois o professor que estabelecer os vnculos e as relaes diante de seus educandos, podendo contribuir de forma positiva ou negativa no decorrer desse processo. indispensvel apontar as funes do professor em sala de aula. Ressaltando que alm de um mero transmissor de contedo, dotado de uma das mais belas profisses da humanidade, pois cabe a ele, ser o mediador no desenvolvimento de indivduos que esto espera de oportunidades, para crescer e desenvolver-se de acordo com suas limitaes e peculiaridades. Durante o processo de aprendizagem as crianas esto sujeitas aos seus educadores, que se conscientes do papel primordial que exercem, podero conduzi-las ao desenvolvimento pleno de habilidades fsicas, motoras, cognitivas e sentimentais. Este aspecto tambm comentado por Tiba (1998:65) que afirma que, Um mestre ao ultrapassar a funo de transmitir um contedo programtico, ensina ao aluno um estilo de vida que enobrece sua alma. A simples figura do educador j desperta inmeros e diversos sentimentos em crianas que na maioria das vezes o tem como um heri, um exemplo, um indivduo que assume um lugar especial e nico, aos olhos inocentes de quem espera por um afago. Partindo desse ponto, fica explicito que a mera presena do educador em sala de aula j motivo de aprendizagem, pois emoes e sentimentos fazem parte do desenvolvimento humano tanto quanto habilidades cognitivas e motoras. Vale notar a contribuio de Luck (Idem 1983: 20) que concluiu que:

preciso ter-se sempre em mente o entendimento de que o homem um ser uno indiviso e que seus comportamentos conscientes traduzem, ao mesmo tempo, os trs aspectos: cognio, afetividade e psicomotricidade.

Um aspecto que deve ser considerado sobre a afetividade docente refere-se a uma variao seguida de uma aceitao. Ou seja, em alguns casos, o professor apresenta maior ou menor afetividade por alunos que de alguma forma marcam essa relao. Marchand (Idem 1985: 75) salienta que: As relaes sentimentais do professor variaro em funo de cada aluno, segundo seus xitos escolares, seu comportamento, seu carter. Atualmente diante de uma sociedade que valoriza apenas o desempenho cognitivo e se nega a evoluir e aceitar as inovaes e descobertas dos processos psquicos dos seres humanos. Compete ao educador assumir uma postura de comprometimento com mudanas em seus ideais, a fim de incentivar a prtica da afetividade, reconhecendo seu valor inquestionvel no ato de educar. Isto vem ao encontro de Luck (Ibidem 1983: 40) que enfatiza que, o professor ensina muito menos pelo que diz, do que pelo que faz, e, essencialmente, pelo que mais do que pelo que diz. O prprio educador ao atuar em sala de aula, o faz sem abandonar caractersticas intrnsecas. Certamente as orientaes que apresenta aos seus alunos, sero alvo de divergentes pontos de vista, partindo da interpretao de cada um. Este aspecto tambm comentado por Marchand (Ibidem 1985: 19) que enfatiza que, a instruo dada por um mestre apresenta aspectos emotivos e afetivos que lhe conferem um feitio original e pessoal, variando por outro lado com cada um das crianas que a recebe. primordial que exista por parte do docente a iniciativa de estimular seus educandos com atitudes de afetividade, visto que uma turma nunca homognea que as historias de vida dos alunos diferem-se em inmeros aspectos. Sendo assim no possvel presumir que estas crianas apresentem atitudes exatas de como se comportar em determinados ambientes, de modo que alcancem os objetivos propostos pelo local. Luck (Ibidem 1983:37) relata que, no se pode esperar, na escola que os alunos j tragam invariavelmente de casa as atitudes adequadas a um bom convvio, ao melhor aproveitamento da aprendizagem e ao melhor desempenho de seus papeis. Partindo desse pressuposto e a fim de ultrapassar esses empecilhos, diariamente o professor ao executar uma tarefa rotineira de trabalho, tem a oportunidade de instigar o inconsciente comportamento da afetividade, que desencadeia uma ligao direta com as

suas funes mentais e conseqentemente com melhores resultados cognitivos dos alunos. Tambm Luck (Ibidem 1983: 23) ao analisar o desempenho cognitivo discente, alude que, aumentando-se a intensidade de comportamentos do domnio afetivo, obtm-se diretamente maior intensidade de comportamento do domnio cognitivo. Esta prtica encontra infalvel suporte, j que o professor detm autonomia para direcionar o rumo das suas prprias aes diante dos seus alunos. Isto vem ao encontro de Marchand (Ibidem 1985: 41) que concluiu que, um mestre aparece sempre livre para escolher uma atitude e um comportamento particular diante de suas crianas. por meio da integrao professor-aluno que nascem os primeiros laos de afetividade. O educador deve proporcionar ao seu aluno um ambiente propcio ao desenvolvimento dos sentimentos e emoes. Cabe a ele fazer com que os educandos estabeleam uma relao integral consigo mesmo e com os indivduos a sua volta. Marchand (Ibidem 1985: 37) aponta que, todo exame das interaes efetivas do mestre e do aluno nos revela que a vida do par educativo est submetida iniciativa preponderante do professor. Essa relao concebida desde os primeiros contatos em sala de aula, reforando as influncias que a primeira impresso pode causar e as conseqncias positivas ou negativas que podem surgir posteriormente. Cabe citar o trabalho de Marchand (Ibidem 1985:19) que considera que, desde o primeiro contato professor- aluno, surgi o aparecimento do par afetivo, cuja harmonia ou desacordo leva todo o ensino para numerosos caminhos possveis. Para que o trabalho docente acontea de forma eficaz e significativa imprescindvel que o mesmo encontre-se em estado total da sua vitalidade e atualizado diante das evolues do cotidiano. Alm de dominar contedos especficos deve estar apto a compreender os indivduos e o ambiente que o cerca. Vale notar a contribuio de Tiba (Idem 1998:64) que assin-la que, para ser um mestre, no basta conhecer bem a matria. preciso: estar integrado em relao a si mesmo. Entender o aluno e conhecer o ecossistema vigente. 4.3 - AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL Partindo da viso dos seres humanos como criaturas que tm seu comportamento afetado por fatores fsicos, intelectuais e sentimentais, indispensvel analisar o item

afetividade, como sendo o que exerce maior influncia no desenvolvimento cognitivo dos indivduos em processo de formao. importante relatar que ao longo do desenvolvimento da humanidade, os seres vivos j foram classificados e valorizados segundo diferentes e isolados aspectos, tal como, o fsico, o intelecto e o espiritual. Atualmente surge em constante ascenso a viso global do homem que fruto de uma complexa cadeia que envolve as emoes, as funes mentais e as aes fsicas. A propsito Luck (Ibidem 1983: 19) assinala que, o comportamento humano classificado, desde as definies atribudas aos filsofos gregos, em trs aspectos: pensamento, sentimento e ao, denominados modernamente como domnio: cognitivo, afetivo e psicomotor. O tema afetividade aponta no sculo XXI, como um aspecto interdisciplinar capaz de alterar at mesmo processos biolgicos e acentuar-se em qualquer situao em que haja a presena de um ser humano. Isso refora que a afetividade exerce influncia direta nos mecanismos do corpo. Nesse contexto cabe citar o trabalho de Luck (Ibidem 1983:20) que afirma que,
Mesmo tratando-se de comportamento predominantemente psicomotor, como o caso dos exerccios fsicos e da realizao de trabalhos manuais, nem por isso deixam de estar menos presentes os componentes afetivo e cognitivo. As emoes fazem com que as glndulas supra-renais sejam estimuladas e lacem na corrente sangunea maior quantidade de adrenalina, o que estimula o ritmo da respirao e das batidas do corao que, por sua vez, levam o fgado a liberar maior quantidade de glicose para o sangue de maneira a alterar o metabolismo e a possibilitar ao homem maior dispndio de energia.

impossvel dissociar as emoes e os sentimentos dos comportamentos, pois em qualquer que seja a situao notvel e inquestionvel a presena de emoes e sentimentos conduzindo a ao. Visto a relevncia da afetividade para o desempenho integral do individuo preciso direcionar e investir nessa prtica, que atua de maneira concomitante e decisiva no processo de ensino aprendizagem. Cabe citar o trabalho de Luck (Ibidem 1983: 11) que enfatiza que, deve-se dar especial ateno ao desenvolvimento afetivo dos educandos, visto que o funcionamento total do organismo, em qualquer momento e circunstancia, envolve uma significativa e indissocivel parcela de sentimentos e emoes. O processo educativo deve ser amplo e promover a atuao conjunta das funes comportamentais (cognitivo, afetivo e psicomotor), pois inevitvel salientar que

quando o mesmo favorece apenas um dos aspectos, certamente ter resultados que desfavorecem o desenvolvimento total dos indivduos. Destacando os laos de afetividade como fator determinante do desempenho da cognio infantil, essencial que alm de promover apenas conhecimentos momentneos, a educao escolar permita aos educandos assimilar e absorver conhecimentos que perdurem. Este aspecto tambm comentado por Luck (Ibidem 1983: 21) que aponta que, o processo educativo deve buscar harmonizar aspectos cognitivos, afetivos e psicomotor, tendo em vista a promoo do desenvolvimento em longo prazo, como com vistas aprendizagem de efeito imediato. O ambiente escolar uma instituio que tem por objetivo, atender e proporcionar aos alunos, liberdade de expresso e oportunidade de interagir com normas e direitos da sociedade, mas, deve essencialmente contribuir no processo de descobertas e reflexes internas, que os qualificaro para interaes externas com a sociedade. Partindo desse pressuposto vital considerar que as escolas devem estabelecer estratgias educacionais que permitam mais que o desempenho cognitivo. Dando nfase ao desenvolvimento das emoes e sentimentos, que so capazes de tornar as aprendizagens mais prazerosas, significativas e unificadas. Isto vem ao encontro de Luck (Ibidem 1983:12) que concluiu que,
A escola deve promover o desenvolvimento integral do educando. Deve ajud-lo a aprender em todos os sentidos, isto , no somente quanto a conhecimentos e habilidades intelectuais e ao mundo exterior, mas tambm quanto a habilidades sociais, pessoais, atitudes, valores, ideais e seu mundo interno.

Para que as crianas alcancem o rendimento cognitivo estimado existe uma concepo que dever ser concebida. A formao da auto estima que uma construo de suma importncia no relacionamento da afetividade, pois preciso que a criana encontre-se em pleno estado emocional para assim est aberta s relaes externas. O processo de desenvolvimento da auto-estima mantm relao estreita com a motivao ou interesse da criana em aprender. As crianas tm estrema necessidade de comunicar-se. Elas precisam ser ouvidas, acolhidas e valorizadas. O princpio norteador da auto-estima o afeto. Pois quando desenvolvido o vnculo afetivo, a aprendizagem, e a motivao tornam-se conquistas significativas para o autocontrole do aluno e seu bem estar escolar. Isto vem ao encontro de Bean (1995:32) que entende que,

A elevada auto-estima estimula a aprendizagem. O aluno que goza de elevada auto estima aprende com mais alegria e facilidade. Enfrenta as novas tarefas de aprendizagem com confiana e entusiasmo. Seu desempenho tende a ser um sucesso, pois a reflexo e o sentimento precedem ao, demonstrando firmeza e expectativas positivas, diferente de um que se sente incompetente, fracassado.

O desempenho cognitivo est intimamente ligado com as relaes afetivas. Isso posto, imprescindvel que o discente esteja rodeado de atitudes de afeto no mbito escolar, a fim de chegar ao pice de uma aprendizagem significativa. No entanto no se pode confundir afeto com ateno, pois o aluno precisa mais que alguns momentos de entretenimento. necessrio que ele sinta-se acolhido e parte do processo a que est inserido. Diante das colocaes interessante ressaltar o trabalho de Tiba (1999: 45) que considera que,
Cuidar mais que um ato, uma atitude, portanto abrange mais que um momento de ateno, de zelo e desvelo. Representa uma atitude de ocupao, preocupao, responsabilizao e envolvimento afetivo. Por isto, preciso cuidar da terra antes e depois da semente ser lanada, para que a planta possa crescer, florescer e dar bons frutos.

4.4 - AFETIVIDADE DOCENTE X AFETIVIDADE INFANTIL O processo de aprendizagem est condicionado ao relacionamento estabelecido entre professor-aluno, que desencadeia um leque de possibilidades, que por sua vez difere-se entre as favorveis ao processo de ensino e aquelas que geram danos irreversveis. Existe uma concordncia entre diversos autores como Tiba, Kullok, Saltini e outros, que assinalam, que para existir uma aprendizagem em nveis satisfatrios necessrio que haja boa interao entre todos os integrantes do processo. Isto vem ao encontro de Kullok (2002: 11) que relata que toda aprendizagem precisa ser embasada em um bom relacionamento entre os elementos que participam do processo, ou seja, aluno e professor. Torna-se indispensvel ressaltar que ao falarmos de aprendizagem, a palavra incorpora noes bem maiores que a simples absoro de novos contedos, pois a aprendizagem deve ser concebida como um fator de formao integral dos educandos, tendo o objetivo de gerar mudanas. Sendo assim certo afirmar que; s atravs de relaes saudveis e amigveis, em meio a alunos e professores que certamente teremos uma aprendizagem

capaz de ultrapassar as barreiras de contedos programticos, que em grande parte encontram-se fora da realidade dos discentes e alcanar o apogeu de conhecimentos com valores inestimveis. Ainda nesta mesma linha de consideraes podemos citar o trabalho de Kullok (Idem 2002:11) que aponta que a relao entre sujeitos tem como razo maior busca do conhecimento e isto s ser alcanado se houver um processo de interao entre professor (ensino) e aluno (aprendizagem) com o objetivo de produzir mudanas. necessrio destacar que, ainda diante de um ambiente limitado por horrios e contedos inquestionvel que existe uma relao estabelecida pelos sujeitos, professor e aluno com a potencia de ampliar ou devastar futuros conhecimentos. As variveis e as caractersticas destas relaes so regidas pelo mestre, pois cabe a ele propor iniciativas e assegurar o respeito mutuo. Diante destas colocaes faz-se notvel mencionar os estudos de Aquino (1996:22) que sustente que, mesmo estando limitadas por um programa, um contedo, um tempo predeterminadas, normas diversas da instituio de ensino etc.., o professor e o aluno, interagindo, formam o cerne do processo educativo. Em geral os professores so vistos como aqueles que detm a funo de ensinar, e com base na ignorncia e no senso comum so encarados muitas vezes como senhores do saber. Nos dias de hoje, faz-se imprescindvel que o prprio educador reconhea seu papel mediador. Que sua prtica est estreitamente relacionada ao modo como os alunos se envolvem com o mesmo e do ponto de vista do educador diante de seus discentes, ao reconhec-los e atribuir o cada um o valor devido. Ao referir-se a tal assunto, vale notar a contribuio de Kullok (Ibidem 2002:16) que considera que, o professor precisa ter o conhecimento do valor da interao professor-aluno para no se posicionar como dono do saber, mas ser capaz de compreender a sala de aula como o espao de relaes sociais e afetivas, humanizando o ato de aprender. Valorizar a relao professor-aluno uma condio permanente para criar-se uma base educacional slida e eficiente, que fatalmente ter graves conseqncias quando interceptada. Nesse contexto vale citar o trabalho de Kullok (Ibidem 2002:17) que afirma que, necessrio valorizar o desenvolvimento das relaes sociais entendendo que fundamental criar uma interao entre aquele que ensina e aquele que aprende sob pena de aprendizagem no acorrer.

Na construo e aquisio do conhecimento, a criana com toda sua criatividade e originalidade necessita estar inserida em um ambiente que favorea a aprendizagem. O mediador com quem mantm relao, tem a funo de promover um relacionamento em que o aluno sinta-se seguro e motivado a conhecer sua prpria essncia. Cabe ao educador demonstrar interesse e respeito para com as crianas, pois s assim elas tero a oportunidade de edificar seu autoconhecimento. Nesse sentido pertinente comentar o trabalho de Mielnik (pg.172) que sustenta que,
As relaes interpessoais do professor e alunos devem ser de tal tipo que a criana possa com absoluta liberdade tomar conhecimento, atualizar e experimentar sua prpria personalidade. Os professores podem colaborar nesse sentido quando demonstram um interesse verdadeiro pela criana, respeitam sua individualidade e aceitam-na sem discriminao. Agindo dessa forma, no estaremos incrementando o egosmo infantil e sim favorecendo a criana o conhecimento de si mesma, de suas qualidades e das tendncias de sua personalidade.

Enfatizando a relao professor-aluno como foco principal do desempenho da aprendizagem, de suma importncia reforar que, o professor atua como protagonista da cena, tendo em vista, que ele o super heri, capaz de despertar em seus alunos o interesse mais puro e belo em aprender simplesmente pelo prazer. Desde o surgimento da pedagogia, ainda na Grcia, existe uma busca incessante por parte de profissionais da educao em encontrar uma estratgia educacional infalvel. Atualmente depois de inmeras pesquisas, sabemos que a nica fonte inesgotvel de possibilidades satisfatrias encontra-se centrado na relao professor-aluno. Em ambiente harmnico, alegre e cativante a criana depara-se com uma infinidade de fatores capazes de despertar seus desejos e faz-la sentir-se amada e protegida como se estivesse em seu prprio lar. E justamente esse aspecto que a escola deve favorecer. O ambiente escolar deve ter carter familiar e proporcionar alternativas para que o educando descubra-se diante do mundo. Saltini (Ibidem 1997:20) aponta que,
A relao que o aluno estabelece com o professor fundamental enquanto elemento energizante do conhecimento. As famosas estratgias educacionais nada mais so do que a criao de relaes adequadas, afetiva, carinhos, aptas a fazer com que a criana trabalhe seu narcisismo secundrio, restabelecendo sua beleza, diante de si e do mundo, na medida em que aprende.

A escola como extenso da casa, deve posicionar-se contra o ensino de cabresto e reconhecer-se como espao de interesse que reflete ao longo da vida humana.

No ambiente escolar espera-se que os indivduos tenham a oportunidade de interagir com uma educao que visa o bem-estar do homem, tendo em vista que a integrao e socializao com o meio, exercem grandes influncias sobre o processo de desenvolvimento humano. Cabe citar o trabalho de Saltini (Ibidem 1997:29) que considera que, o ato educativo deveria estar a servio do desenvolvimento e do bemestar do homem e, em profunda harmonia com ele mesmo e com o meio em que vive. A criana como ser dotado de emoes, necessita manter vnculos de amor e carinho onde quer que v. No mbito escolar as articulaes entre professor-aluno so capazes de fortalecer o processo de aprendizagem tornando-o significativo e prazeroso. Este aspecto tambm comentado por Saltini (Ibidem 1997:83) que sustenta que, o afeto buscando o prazer se transforma em interesse e este por sua vez provoca a interao com o meio. 5 - REFERENCIAL METODOLGICO 5.1 METODOLOGIA DA PESQUISA Antecede-se definio da metodologia a relevncia do conceito de pesquisa: constituise em um conjunto de procedimentos que visam produzir um novo conhecimento e no reproduzir, simplesmente, o que j se sabe sobre um dado objeto em um determinado campo cientfico. Sob esta viso pode-se definir a partir das idias de Chizzotti (2003) que:
A pesquisa investiga o mundo em que o homem vive e o prprio homem. Para esta atividade, o investigador recorre observao e reflexo que faz sobre os problemas que enfrenta, e experincia passada e atual dos homens na soluo destes problemas, a fim de munir-se dos instrumentos mais adequados sua ao e intervir no seu mundo para constru-lo adequado vida. (CHIZZOTTI, 2003, p. 11).

Entende-se, portanto que a pesquisa a investigao de um problema que se realiza a partir de uma metodologia (que envolve tanto formas de abordagem do problema quanto os procedimentos de coleta de dados). A metodologia a ser utilizada no decorrer da pesquisa ser de carter qualitativo. A pesquisa qualitativa basicamente aquela que busca entender um fenmeno especfico em profundidade. Ao invs de estatsticas, regras e outras generalizaes, a qualitativa trabalha com descries, comparaes e interpretaes. Essa pesquisa mais participativa e, portanto, menos controlvel. Os

participantes da pesquisa podem direcionar o rumo da pesquisa em suas interaes com o pesquisador. Para Chizzotti (2003, p. 79)
Abordagem qualitativa parte do fundamento de que h relao dinmica entre o mundo real e o sujeito, uma interdependncia viva entre o sujeito e o objeto, um vnculo indissocivel entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito. O objeto no um dado inerte e neutro; est possudo de significados e relaes que sujeitos concretos criam em suas aes.

O mesmo autor refere-se ainda sobre a pesquisa-ao. Para ele o referido mtodo prope uma ao deliberada visando uma mudana no mundo real, comprometida com um campo restrito, englobado em um projeto mais geral e submetendo-se a uma disciplina para alcanar os efeitos do conhecimento. (Idem Chizzotti 2001:100). 5.2 - OS SUJEITOS PARTICIPANTES DA PESQUISA Para realizao do referido escopo pretende-se analisar uma amostra composta de 15 crianas de ambos os sexos com idades variando entre 6 a 7 anos de idade. A pesquisa ter ainda com a participao da professora, que no caso sendo no caso a pesquisadora, com idade superior a 30 anos, com experincia na docncia infantil. A composio dos sujeitos a participar da pesquisa contar com o profissional da coordenao pedaggica da instituio de ensino em questo. O pesquisador necessita descrever, com detalhes o que observa, e ter uma conduta participativa, mesmo tendo ele j um conhecimento prtico do assunto para que os resultados obtidos sejam frutos de um trabalho coletivo. A importncia de estudar todos os indivduos que participam da pesquisa reforada por Chizzotti (Ibidem 2001:83) que afirma que,
Todas as pessoas que participam da pesquisa so reconhecidas como sujeitos que elaboram conhecimentos e produzem prticas adequadas para intervir nos problemas que identificam. Pressupem-se, pois, que elas tenham um conhecimento prtico, de senso comum e representaes relativamente elaboradas que formam uma concepo de vida e orientam as suas aes individuais.

5.3 - O LOCAL A SER PESQUISADO

O local no qual ser realizado a pesquisa, trata-se de uma creche da rede pblica de ensino, localizada no distrito de Nova Descoberta, zona rural da cidade de Petrolina-PE. A instituio referida oferece atendimento nas modalidades de E.I(Educao Infantil) e E.F(I) (Ensino Fundamental I). Realiza suas atividades nos dois turnos, atendendo aproximadamente 400 crianas. Por ser uma escola pertencente rede pblica de ensino, atende a um pblico de certa forma sem muitos privilegios, que sofrem com uma estrutura simples e recursos limitados para o ensino das crianas. 5.4 - OS INSTRUMENTOS DA PESQUISA O estudo desejado far uso da entrevista semi-estruturada, observaes participantes, alm do preenchimento de relatrios de observao. Conforme Chizootti (Ibidem 2001:90) as observaes participantes ocorrem da seguinte forma a observao participante obtida por meio do contato do pesquisador com o fenmeno observado, para recolher as aes dos atores em seu contexto natural, a partir de sua perspectiva e seus pontos de vista. O estudo contar ainda com a caderneta de campo, o gravador e mquina fotogrfica digital. A fase de coleta e anlise dos dados de grande importncia na elaborao da pesquisa cientfica, portanto, necessrio manter alguns cuidados para que se possa garantir a fidedignidade dos resultados. O primeiro cuidado que se deve tomar ao se iniciar a fase de coleta de dados quanto preparao das pessoas responsveis por ela. importante a superviso para que no se coletem dados errados, ou desnecessrios para a pesquisa realizada. Do mesmo modo, todos os dados coletados devem estar sendo observados, pois, se necessrio, deve-se fazer a reaplicao do instrumento. Reforando esta idia, recorremos a afirmao de Chizzotti (2003):
No desenvolvimento da pesquisa, os dados colhidos em diversas etapas so constantemente analisados e avaliados. Os aspectos particulares novos descobertos no processo de analise so investigados para orientar uma ao que modifique as condies e as circunstncias indesejadas. (CHIZZOTTI, 2003, p. 89).

A coleta de dados ser feita por meio de: observaes, entrevistas e/ou questionrios (alunos, professores e coordenao), alm da observao em sala de aula, e a estrutura fsica da escola. Chizzotti (2003, p. 92) especfica que a entrevista no-diretiva, ou abordagem clinica, uma forma de colher informaes baseadas no discurso livre do

entrevistado. Outra tcnica a ser utilizada ser a analise de contedos observando informaes que sero exploradas por textos escritos e documentos fornecidos pela escola. 5.5 ANLISE DOS DADOS Para anlise e discusso dos dados pretende-se fazer uso de tabelas e grficos que trataro das informaes coletadas no local. Por se tratar de uma pesquisa-ao, onde os dados sero analisados mediante as aes praticadas cotidianamente deseja-se ainda utilizar quadro de referncia para a concretizao da anlise posterior do resultado das informaes colhidas. Chizzotti (Ibidem 2001:84) enfatiza que,
Na pesquisa qualitativa todos os fenmenos so igualmente importantes e preciosos: a constncia das manifestaes e sua ocasionalidade, a freqncia e a interrupo, a fala e o silncio. necessrio encontrar o significado manifesto e o que permaneceu oculto. Todos os sujeitos so igualmente dignos de estudo, todos so iguais, mas permanecem nicos, e todos os seus pontos de vista so relevantes.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AQUINO, Jlio Groppa. Confrontos na sala de aula: uma leitura institucional da relao professor-aluno. So Paulo: Summus Editorial, 1996. BEAN, Reynold. Crianas seguras: como aumentar a auto-estima das crianas. So Paulo: Gente, 1995. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em cincias humanas e sociais. 5 edio. So Paulo: Cortez 2001. CURY, Augusto Jorge. Pais brilhantes professores fascinantes. 4 edio. Rio de Janeiro: Sextante, 2003. KULLOK, Maisa Gomes Brando. Relao professor-aluno: contribuies prtica pedaggica. Macei: Edufal, 2002. LUCK, Helosa CARNEIRO, Dorothy Gomes. Desenvolvimento afetivo na escola: Promoo, medida e avaliao. Rio de Janeiro. Vozes Ltda, 1983. MARCHAND, Max. A afetividade do educador. 2 edio. So Paulo: Summus editorial 1985. MIELNIK, Isaac. A criana na escola. 3 edio. So Paulo: Edart. MONTEIRO, Maria Therezinha de Lima. Serie Texto Didtico: Cognio e afetividade. Piaget e Freud. Braslia: Universal, 2003. SALTINI, Cludio J.P. Afetividade e inteligncia. Rio de Janeiro: DPA, 1997. TIBA, Iami. Ensinar aprendendo: como superar os desafios do relacionamento professor-aluno em tempos de globalizao. 10 edio. So Paulo: Gente, 1998.

You might also like