You are on page 1of 17

A respirao e o Qigong

A respirao no Qigong por vezes chamada de Tu Gu Na Xin, cuja traduo significa Expelir o velho, inspirar o novo. A respirao no Qigong tem como objectivo aumentar a absoro do Qi Puro, o que aumenta a vitalidade do corpo, harmoniza o Qi e o Sangue de forma a promover a sade e eliminar a doena. A respirao tambm uma ligao entre o corpo e a mente e, ao controlar a qualidade e o movimento da respirao, pode-se modificar certas funes fisiolgicas. Exerccios respiratrios so especialmente eficazes na reduo da ansiedade, depresso, irritabilidade, tenso muscular e fadiga. Tambm so particularmente teis em casos de hipertenso, hiperventilao, frio nos membros e fobias.

O papel dos Pulmes na respirao e no Qi Como se sabe, os Pulmes controlam o Qi do organismo, embora o Qi do Rim tambm seja responsvel na absoro do Qi (na inspirao, o Qi desce atravs do trax e recibido pelo Rim, que ajuda o Pulmo a regular a respirao). O Yuan Qi (Qi original) dever ser sempre nutrido pela energia dos alimentos e do ar. A absoro interna dos alimentos e do ar esto dependentes de uma boa circulao da energia dos Pulmes. Os antigos mestres de Qigong acreditavam que a sade fisica e emocional eram profundamente afectadas pelos padres respiratrios e pela quantidade de oxignio que era absorvidada, em proporo quantidade de dixido de carbono que era expelida. Hoje em dia, comprova-se que uma respirao relaxada e natural causa as clulas a consumir menos energia e, por outro lado, a aumentar a reserva desta mesma. Os antigos mestres recomendavam uma respirao vigorosa no treino do Qigong e uma respirao mais suave depois do treino de Qigong de modo a nutrir e restaurar o Qi. Vrias pesquisas cientficas, conduzidas nos fins do sculo XX, verificaram que a respirao profunda no homem, produz a libertao de uma substncia chamada endorfina, que afecta o cortex cerebral e ajuda o homem a esquecer e eliminar da memria receios e medos, actuando tambm no controle e regulao dos vrios orgos. Verificou-se tambm que a endorfina eficaz na manuteno do conforto mental e fsico. Padres respiratrios e o efeito das emoes Os padres respiratrios esto directamente ligados as emoes e pensamentos da pessoa. Uma mudana de uma destas condies afecta todas as outras. Todas as cinco emoes primrias tm um efeito na circulao do Qi e, consequentemente, no padro respiratrio. 1. A raiva faz o Qi subir. Um paciente com raiva ter a exalao mais forte que a inalao. 2. A tristeza e o pesar dissolvem o Qi. Um paciente triste ter a inalao mais forte que a exalao. (O suspirar uma reaco do corpo de inspirar o Qi directamente para os Pulmes).

3. O medo faz o Qi descer, o choque dispersa o Qi. Um paciente assustado ter uma respirao acelerada, superficial e presa nos Pulmes como consequncia do Rim no reter o Qi. Num paciente que sofreu um choque, a respirao pra e o Qi ataca o Corao. 4. A excitao retarda o Qi. Um paciente excitado ter uma respirao moderada mas irregular, com repentinas exploses. 5. A preocupao prende o Qi. Um paciente preocupado ou muito reflectido ter uma inalao curta e fraca, por vezes contida durante algum perodo de tempo seguida duma rpida inalao e exalao. Pode tambm suspirar durante longos perodos de tempo.

A relao entre a respirao e o sistema nervoso. Os seres humanos respiram continuamente durante todo o seu tempo de vida. Em mdia, 18 vezes por minuto, 1080 vezes por hora e 25920 vezes por dia. A respirao , normalmente, um acto inconsciente, realizado devido apenas necessidade fisiolgica de trocas gasosas. Vrios outros estudos, no entanto, conseguiram ligar as alteraes dos estados emocionais velocidade da respirao. Todos os orgos e tecidos do corpo humano esto sobre o controle do sistema nervoso central, uma srie de plexos e feixes que ligam o crebro ao resto do corpo. As prticas respiratrias aumentam a circulao da energia por todo o organismo, estimulando assim o sistema nervoso central por inteiro, facilitando os reflexos e a troca de informao deste com o crebro. Equilibram igualmente o sistema nervoso simptico e parasimptico, melhorando as funes estimuladoras e inibidores dos hormnos destes.

Respirao e os orgos digestivos Os orgos digestivos, como o a cavidade bucal, o esfago, o estmago, o duodeno, os intestinos grosso e delgado, etc desempenham um enorme nmero de funes fisiolgicas essenciais nomeadamente a digesto e absoro de substncias nutritivas no organismo. Se houver um desiqulibrio nessas funes podero surgir dificuldades digestivas como dores abdominais, gastrites, lceras, ptoses, alteraes do trnsito intestinal, etc. Uma respirao abdominal profunda promove uma massagem contnua dos orgos internos e digestivos. Entre todos os vrios orgos internos do corpo humano, o diafragma, que separa o trax da cavidade abdominal, e os msculos abdominais esto sobre o controle da vontade humana, visto serem msculos voluntrios. Entre as vrias funes aqui se apresentam algumas que so melhoradas com a respirao abdominal: Estimulando, directa e indirectamente, o estmago, fgado, rins, intestinos favorecendo a secreo de enzimas digestivas e ajudando-as na absoro das substncias nutritivas. Imprimindo um movimento rtmico ao intestino grosso e delgado, melhorando os movimentos intestinais.

Eliminando a gordura excedente dos intestinos e da parede abdominal e melhorando a excreo de matrias residuais. Incentivando a absoro de lquidos e facilitando o funcionamento dos rins.

A prtica destes exerccios respiratrios pode ser acompanhada por borburismos, arrotos ou libertao de gases, o que indica uma boa realizao do movimento abdominal. Respirao e sistema circulatrio O sangue e os vasos sanguneos do sistema circulatrio funcionam como o meio de transporte vital do organismo. Ente os orgos deste sistema, a aorta e a veia cava desempenham um papel decisivo, pois so responsveis pelo transporte de substncias nutritivas e oxignio por todo o corpo e pela funo de drenagem de produtos residuais. Quando o sangue no circula adequandamente, os msculos, ossos e as vrias clulas do corpo deixam de receber o suprimento de oxignio e recursos de energias necessrios ao seu funcionamento. Da mesma forma, esses orgos e clulas no eliminam o dixido de carbono e outros resduos que se acumularam no seu interior. Devemos tambm que uma circulao sangunea inadequada pode privar o crebro e suas clulas destes processos de trocas nutritivas. Isso pode provocar uma acidose e, em casos mais graves, a destruio irreversvel das estruturas celulares. Os exerccios respiratrios aumentam a circulao do sangue pelo corpo, evitam o acmulo do colestrol no sangue e retardam o estabelicimento de doenas como a arterioesclerose e a trombose. Aumenta tambm a circulao dos glbulos vermelhos e brancos. Respirao e o sistema capilar Os capilares se expandem e contraem sobre o controle do sistema nervoso central. Um homem em repouso impulsiona cerca de 50 a 60 cm3 de sangue no sistema arterial a cada contrao do corao. Em actividade, este volume de sangue aumenta para os 80 a 100cm3. essencial que esta circulao seja uniforme de modo a reduzir o esforo do corao. Se os capilares se ampliam, um maior volume de sangue fresco levado a todas as partes do corpo. Uma respirao plena e profunda permite que estes vasos se ampliem e refora a expanso dos capilares sanguneos. H normalmente 2000 capilares por mm2 de tecido subcutneo. Em repouso, apenas 5 destes 2000 capilares esto activos, em exerccio respiratrio ou actividades esportivas, todos estes 2000 capilares funcionam activamente na circulao do sangue. Eles pulsam com regularidade e actuam como pequenos coraes na circulao do sangue. Os mtodos de inalao e exalao profunda Nos exerccios respiratrios, a inalao usada de forma a absorver o Qi universal e do ambiente de forma a tonificar. A exalao usada de forma a eliminar o Qi txico (ou impuro) do corpo. Isto pode ser conseguido, por exemplo, atravs de visualizao. O mtodo de inalao profunda pode ter os seguintes efeitos no corpo: Estimular o sistema nervoso simptico Contraco dos vasos sanguneos

Aumento da presso arterial Aumento do ritmo cardaco.

Por outro lado, a exalao profunda pode ter o efeito oposto: Estimular o sistema nervoso parasimptico Dilatar os vasos sanguneos Baixar a presso arterial Diminuir o ritmo cardaco. A exalao profunda ajuda a energia Yin a descer, portanto actua em desquilibrios que se manifestam por uma predominncia do Yang Qi. A inalao profunda ajuda a energia Yang a subir, e tem um efeito de manter o Yang e acalmar a mente. Portanto, no nicio deve-se focar a mente no mtodo de exalao, de forma a estimular o sistema parasimptico e relaxar. Aps essa fase, pode-se focar na inalao e exalao profunda.

Bases da Tcnica Respiratria


As tcnicas respiratrias de Qigong consistem em exerccios de regulao, tonificao ou purgao de acordo com o fim pretendido. H quatro bases que se devem seguir para atingir os resultados ideais: 1. Uma postura correcta antes do exerccio. necessrio comear com uma fundao slida e uma estrutura correcta. Os exerccios respiratrios s devem ser executados quando o praticante dominar a postura. De outro modo podem surgir efeitos adversos nesta prtica (dores de cabea, problemas emocionais, acmulos de energia no peito ou dificuldades respiratrias). 2. Purificar e limpar o Qi do corpo. Aps o alcance de uma postura correcta, o praticante foca a mente na exalao atravs da boca. Visualiza todos os canais obstrudos do corpo a serem purgados do Qi Impuro. A cada exalao deve-se relaxar cada vez mais o corpo. De seguida, devem inalar o Qi puro atravs do nariz. Aqui usa-se a tcnica da Respirao Abdominal Natural que iremos focar adiante. O corpo continua a relaxar a cada respirao. 3. Tonificar e purgar o Qi. Depois do Qi do corpo ser purificado, o praticante foca a sua inteno em todos ou alguns orgos especficos que precisem de ser purgados. Estes exerccios incluem a focalizao na exalao e/ou a exalao de sons especficos dos orgos a serem purificados. Depois desta etapa, o praticante pode ento dar incio a tonificao do Qi. Isso inclui a focalizao da ateno na inspirao bem como a visualizao de cores especficas dos orgos a ser tratados. 4. Regular o Qi. Depois da prtica respiratria, a etapa final consistir em atingir uma respirao natural, longa e profunda. Uma respirao acelerada causa o Fogo interno do corpo a escapar para os poros, resultando numa acelerao do Corao, excesso de calor e irritabilidade. Uma respirao normal consiste num padro regular de exalao e inalao. O praticante deve evitar acelerar este padro, caso contrrio, o ritmo da respirao interrompido e leva a um desvio na circulao do Qi.

As Sete Tcnicas de Respirao

As Sete Tcnicas ajudam a regular os sintomas causadas pelo Excesso do Yang e Deficincia do Yin, que so manifestadas por demasiada energia na parte superior do corpo e por uma fraqueza da energia na parte inferior do corpo. Normalmente,toda a inalao feita pelonariz e a expirao feita pela boca. A inalao e a exalao pelo nariz tb soimportantes, mas devem apenas ser utilizadas quando o paciente estiver desenvolvido uma condio de maior quietude. Toma-se esta medida para prevenir que o paciente volte ao seu padro de respirao superficial inicial, at que o mtodo de Respirao Abdominal Profunda seja aperfeioado. . 1. Respirao Abdominal Natural A Respirao Abdominal Natural tambm chamada de Respirao Natural e usada em conjunto com uma concentrao mental. Neste mtodo o abdmen expande-se na inalao e contrai-se na exalao. Este mtodo aumenta, naturalmente, os movimentos peristlticos do corpo, massaja os orgos internos, aumenta o movimento do Qi dos Rins at ao Dantian Inferior. Devido as diferenas na fisiologia entre homem e mulher, o Mtodo de Respirao Abdominal Natural dividido em Respirao Natural Traxica, Respirao Natural Abominal e uma combinao das duas.

2. Mtodo Longo e Profundo de Respirao Abdominal (Wen Huo) uma respirao suave que consiste numa respirao natural, lenta e profunda. a) No prncipio da respirao, inalar at ao perneo, sentindo o abdmen inferior a expandir em todas as seis direces: Do fundo: base do perneo. Da frente: at ao osso pbico e umbigo. De trs: at ao cccix e Mingmen. Da direita: at anca e costelas. Da esquerda: anca e costelas. De cima: base do diafragma

b) Enquanto inalamos, sentir o ar a expandir e a encher a cavidade torxica superior. O torso expandido em todas as direces: Do fundo: topo do diafragma. Da frente: plexo solar, Corao. De trs: base das costelas, espinha e ombros. Da direita: costelas. Da esquerda: costelas. Do topo: garganta e pescoo. c) Aps toda esta expanso, contrair a plvis de forma a aumentar a capacidade de armazenar a energia. Exalar o ar desde o trax at ao adbmen inferior.

3. Mtodo Reverso de Respirao Abdominal Este mtodo consiste na contrao do abdmen (e nus) aquando da inspirao e expanso deste na expirao. a principal respirao na terapia de emisso de Qigong, devido ao aumento da presso do ar e da energia. Aumenta o fluxo de energia para as extremidades e tem um maior efeito em ascender o Qi das pernas at ao crebro. Este mtodo no aconselhvel para relaxamento nem na prescrio a pacientes com hipertenso ou excesso de Yang na parte superior do corpo, visto que este tipo de pacientes j fazem este tipo de respirao naturalmente Este tipo de respirao causa uma constrico dos vasos sanguneos e pode aumentar problemas cardacos e causar dores de cabea.

4. Mtodo de Exalao Profunda (Wu Huo) Wu Huo traduz-se em respirao vigorosa. executada com uma forte inteno consciente. Pode aumentar a reaco do sistema nervoso parasimptico, dilatar os vasos e diminuir a presso arterial. Expele-se o Qi pela boca e segue-se com uma inalao curta. 5. Mtodo de Manter a Respirao Abdominal Este mtodo aumenta a circulao de Sangue e reduz o edema nos tecidos, aumentando a microcirculao. usado tambm para tornar a respirao mais profunda ao conter a respirao durante um breve perodo de tempo. Um mtodo de Manter a Respirao Abdominal, conhecido como Duas Respiraes consiste em apenas uma inalao pelo nariz at ao Dantian Inferior, manter a respirao o maior tempo possvel sem sentir tenso (embora uma certa presso seja normal) e exalar pela boca. 6. Mtodo da Respirao do Vento Consiste na inalao e exalao pelo nariz. chamado de Mtodo de Respirao do Vento porque envolve uma respirao mais superficial que ressoa pela cavidade nasal. Este tipo de respirao purifica e aquece o ar medida que passa pelo nariz, resultando na oscilao do ar que estimula a glndula pituitria, fortalecendo assim o sistema endcrino. especialmente til nas pessoas com problemas de Pulmes. 7. Mtodo de Sopro (Ou vibrao) um mtodo popular de uso de sons teraputicos (ou tons) de modo a purgar os factores patognicos ou para regular os orgos internos. A pronunciao baseada na ressonncia de sons de forma a estimular orgos especficos. H 2 sistemas principais: Os Seis Sons Curativos e Ressonncia de Sons para o Tratamento de Tumores e Cancro. O primeiro usado para regular, fortalecer ou desintoxicar os orgos. usado normalmente em patologias agudas ou menos srias. A segunda usada de forma a vibrar e destruir tecidos malignos e a conter o crescimento das clulas nos pacientes com doenas graves. prescrito em pacientes com quistos, tumores e cancros.

A escolha dos orgos e o nmero de vezes para pronunciar cada som determinado pela constituio fsica e energtica de cada pessoa. Cada som vibra num orgo ou sistema particular e msculos adjacentes. medida que se vai praticando este mtodo, os orgos e msculos adquirem uma memria da vibrao especfica, que pode ser reproduzida atravs de concentrao mental. No s os canais e orgos so harmonizados, mas tambm as cavidades que circundam estes orgos.

Tonificao e Disperso na Respirao

O primeiro passo consiste sempre em estar atento respirao. Atravs da respirao, os sndromes de Excesso e Deficincia podem ser harmonizados. 1. A inalao usada para tonificar o Qi. A durao da inalao deve ser maior do que a exalao. Os seguintes mtodos deve ser usados: Mais inalao, menos exalao. Inalao mais profunda, exalao mais rpida. Concentrao na inalao. 2. A exalao usada para purgar e reduzir o Qi nos casos de Excesso. A durao da exalao deve ser maior do que a inalao. Os seguintes mtodos devem ser usados: Mais exalao e menos inalao. Inalao mais curta, exalao mais profunda. Concentrao na exalao.

Exemplo de Exerccios Respiratrios


1. Exerccio para Digesto (3-5 minutos) Este exerccio tem como objectivo activar o sistema digestivo e eliminador e melhorar a funo metablica do processo digestivo, assimilao e absoro.

1.1 Inspire lentamente durante dois segundos, fazendo um esforo para expandir o abdmen. Expire durante um segundo soltando todo o ar, deixando o abdmen retornar sua posio normal sem o contrair. Execute cinco vezes este exerccio e descanse. Volte a repetir mais cinco vezes.

1.2 Inspire durante um segundo, expandindo o abdmen rapidamente. Em seguida, expire lentamente durante dois segundos, contraindo gradualmente o abdmen faa fora nos msculos abdominais. Repita cinco vezes sem parar e descanse. Repita mais cinco vezes.

1.3 Inspire durante dois segundos, expandindo o abdmen. Expire durante dois segundos, contraindo o abdmen. Repita cinco vezes seguidas e descanse. Repita mais cinco vezes.

Para aqueles que tem um sistema digestivo fraco, estes exercfcios podem ser praticados meia hora antes das duas refeies principais como complemento dos exerccios matinais.

2. Exerccio Corao e Pulmes (5-7 minutos) O sistema nervoso autnomo regula as funes do corpo, tais como as secrees digestivas, batimentos cardacos, movimentos pulmonares, etc. Atravs de uma combinao de respirao controlada com a regulao do movimento dos pulmes, o sistema nervoso autnomo pode ficar sob o nosso controlo consciente. Esta tcnica de respirao afecta o funcionamente do corao e pulmes.

2.1 Inspire lentamente durante dois segundos, expandindo o abdmen. Expire durante um segundo soltando todo o ar, deixando o abdmen retornar sua posio normal. Repita cinco vezes seguidas e descanse durante alguns segundos. Em seguida, inspire durante trs segundos, expandindo o abdmen o mximo que puder. Expire durante um segundo soltando o ar rapidamente, deixando o abdmen retornar sua posio normal. Repita cinco vezes e descanse alguns segundos.

2.2 Inspire durante um segudo, expandindo o abdmen rapidamente. Expire lentamente durante dois segundos, contraindo o abdmen. Repita cinco vezes continuamente e descanse durante alguns segundos. Inspire durante um segundo, expandindo a abdmen rapidamente. Expire devagar durante trs segundos, contraindo o abdmen e fazendo fora. Repita cinco vezes e descanse.

2.3 Inspire durante dois segundos, expandindo o abdmen. Expire durante dois segundos, contraindo o abdmen. Repita cinco vezes seguidas e descanse durante alguns segundos. Inspire durante trs segundos expandindo o abdmen. Expire durante trs segundos contraindo o abdmen, sem exagerar. Repita cinco vezes e descanse.

2.4 Inspire durante dois segundos expandindo o abdmen mantendo o abdmen nesta posio,continue a inspirar durante mais dois segundos, dilatando o trax o mximo possvel, mas sem forar. Agora expire devagar durante quatro segundos, permitindo ao peito e ao abdmen contrarem-se naturalmente. Respire normalmente algumas vezes e repita mais uma vez o exercfcio acima descrito. Total de inspirao: 2 +2 = 4 segundos Expiraao: 4 segundos Repita cinco vezes e descanse entre cada vez.

Este ltimo exerccio ajuda a controlar a circula~ao cardiovascular, a melhorar a capacidade pulmonar e a activar o processo de oxigenao de todo o corpo. A prtica regular deste exerccio meia hora antes das refeies melhora a transformao dos nutrientes em energia para uma melhor utilizao celular.

Outros Exerccios em Qigong

You might also like