You are on page 1of 1

Sndrome de Imunode cincia Adquirida / AIDS

Catarina Oliveira, Joo Maia, Joaquim Dias e Pedro Ferro, 12B

SIDA

A SIDA, uma das principais causas de morte por doenas infecciosas, foi, durante muitos anos, relacionada com a homossexualidade, tendo sido apelidada de peste gay. Actualmente, e apesar de afectar milhes de indivduos em todo o mundo, o preconceito em torno deste tema permanece, agravando a culpa e o medo nos seropositivos. Neste trabalho, pretendemos caracterizar, classi car e expor o ciclo de vida do VIH, vrus responsvel pelo desenvolvimento da SIDA, apresentar os modos de transmisso, de forma a determinar se a homossexualidade ter alguma relao com a doena, apresentar mtodos de diagnstico deste agente, analisar a sua distribuio mundial e evoluo ao longo do tempo e, ainda, abordar medidas de tratamento e de controlo da infeco.

LIGAO E ENTRADA Quando o VIH entra na corrente sangunea, ocorre a fuso das membranas celular e vrica atravs da ligao a dois receptores espec cos CD4 e um co-receptor colocado prximo. De seguida, o vrus lana enzimas vricas transcriptase reversa, integrase e proteases - e o seu RNA para o citoplasma da clula hospedeira. TRANSCRIO REVERSA A trancriptase inversa, a partir do RNA do vrus, origina uma dupla cadeia de DNA. INTEGRAO DO DNA O DNA vrico integra-se no DNA humano, atravs da integrase. Este, ao ser transcrito, leva formao de protenas vricas. MATURAO VRICA As protenas e o RNA vrico juntam-se na membrana da clula, formando um vrus imaturo, libertando-se para a corrente sangunea. Os linfcitos T, fundamentais para o sistema imunolgico reconhecendo e destruindo microrganismos estranhos , no sobrevivem, habitualmente, desintegrando-se devido ao elevado nmero de vrus germinado ou porque o sistema imunolgico, ao reconhecer as protenas vricas, destri as clulas dani cadas. Dentro do vrus, a protease estrutura as protenas vricas, tornando-o maduro.

MODO DE TRANSMISSO
O VIH pode transmitir-se atravs de smen, uidos vaginais, sangue e leite materno. Assim, a infeco pode ocorrer, por exemplo, aps relaes sexuais, sem preservativo, com uma pessoa contaminada, pela partilha de seringas com um infectado ou durante a amamentao, se a me for seropositiva. O teste diagnstico mais comum, denominado ELISA com uma taxa de sucesso superior a 99%-, baseia-se na deteco de anticorpos em circulao, produzidos contra o VIH. Para a realizao deste teste, h que ter ateno ao perodo de Janela Imunolgica - tempo compreendido entre a aquisio da infeco e o momento em que o organismo comea a produzir anticorpos para o VIH-, que varia de seis a doze semanas aps a aquisio do vrus. Existe, ainda, uma metodologia diferente Western blot onde se detectam protenas do VIH como p24, gp120, entre outras.

CARACTERSTICAS EPIDEMIOLGICAS

DIAGNSTICO

+ 1 000 000 500 000 - 1 000 000 100 000 - 500 000 50 000 - 100 000 10 000 - 50 000 - 10 000

BIOLOGIA DO AGENTE ETIOLGICO/ CICLO DE VIDA


Famlia: Retroviridae Subfamlia: Orthoretrovirinae Gnero: Lentivirus Espcie: HIV

Estimativa
1 000 900 800 700 600 500 400 300 30 200 100 0

de

pessoas

com VIH,

actualmente.

SINTOMATOLOGIA
Uma a quatro semanas aps o contgio, ocorre a fase aguda da infeco, com sintomas semelhantes aos de uma gripe. Face resposta do sistema imunitrio, os sintomas desaparecem, mantendo-se o risco de transmisso - o que pode prolongar-se por vrios anos. Na fase sintomtica da infeco, ainda sem critrios de SIDA, o doente revela uma depresso do sistema imunolgico cansao, perda de peso e falta de apetite. Na fase seguinte da doena, designada por SIDA, ocorre uma grave imunode cincia, aparecendo tumores e infeces em vrios rgos.

homens

mulheres

O VIH constitudo por molculas de RNA com uma nica cadeia. O seu ncleo revestido por protenas, designadas por envelope, e por enzimas com funes na replicao vrica. Existem dois tipos de vrus da imunode cincia humana: VIH-1 e VIH-2: - O VIH-1 mais agressivo com o sistema imunitrio; - O contgio mais frequente atravs do VIH-1; - Os medicamentos existentes so mais e cazes para o VIH-1. - O perodo assintomtico da infeco , em mdia, de dez anos para o VIH-1 e de trinta anos para o VIH-2. No exterior do organismo humano, o VIH tem a capacidade de sobreviver cerca de uma hora temperatura ambiente, dado que, para se multiplicar necessria a sua entrada no sistema sanguneo:
Receptor CD4 Membrana Celular

1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005

bitos por SIDA, em Portugal.

TRATAMENTO E CONTROLO
No foi, ainda, encontrada cura para a SIDA. Os tratamentos existentes, compostos, normalmente, por mais do que um medicamento, reduzem a carga vrica e atrasam os danos no sistema imunolgico, embora se mantenha o risco de transmisso. A preveno baseia-se no uso de preservativos, na certi cao que qualquer injeco usada com material descartvel e estril e que as regras de segurana no rastreio de sangue so cumpridas. A SIDA uma doena infecciosa que compromete o sistema imunolgico, devido aco do VIH nos linfcitos T. Este vrus transmitido atravs das mucosas sexuais, pelo sangue e durante a amamentao, o que nos leva a concluir que possvel o convvio com um seropositivo, sem risco de infeco, e que qualquer indivduo pode ser vtima de SIDA, independentemente da sua orientao sexual. O VIH pode permanecer num organismo por muitos anos, sem apresentar sintomas evidentes. As realizaes dos testes de diagnstico, nomeadamente a ELISA, so essenciais para o conhecimento da doena. Apesar do maior acesso informao e da conscincia de que a SIDA, actualmente, no tem cura, o nmero de indivduos afectados continua alto, o que mostra que o uso de preservativos e de seringas descartveis continuam a ser mtodos de preveno alheios a grande parte da populao mundial.
Bibliogra a:
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/doencas/doencas+infecciosas/sida.html; http://www.who.int/hiv/en/; http://liberdadedeexpressao.multiply.com/journal/item/133 http://www.girafamania.com.br/montagem/aids-explica.html http://www.roche.pt/sida/ http://www.sida.pt http://en.wikipedia.org/wiki/AIDS

Transcriptase reversa

VIH
RNA viral DNA viral
Bicamada lpidica gp 120 p24 RNA gp 41 p17

Integrase
Integrao

Ncleo celular

Transcrio
RNA viral abandona o ncleo

Citoplasma

Integrase Transcriptase reversa

Traduo
Protease

Protena viral
Reconstruo

RNA viral

Protease NOVO VRUS

You might also like