You are on page 1of 169

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO SUPERINTENDNCIA DE PLANEJAMENTO E APOIO EDUCAO COORDENADORIA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

S NUCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL CAMPO GRANDE-MS

ESCOLA ESTADUAL ADVENTOR DIVINO DE ALMEIDA

JURIADA-2011
JRI SIMULADO DA ESCOLA ADVENTOR DIVINO DE ALMEIDA

Uma releitura de fatos jurdicos modernos e picos da nossa histria

Campo Grande - MS 2011

SUMRIO
Apresentao...........................................................................................................................03 Justificativa.............................................................................................................................04 Objetivos gerais......................................................................................................................05 Objetivos especficos..............................................................................................................05 Metodologia............................................................................................................................06 Recursos..................................................................................................................................07 Desenvolvimento....................................................................................................................08 Culminncia............................................................................................................................09 Estratgias de Divulgao.......................................................................................................10 Anexos....................................................................................................................................11

APRESENTAO
Este projeto tem como objetivo promover o estudo dos problemas sociais de forma mais dinmica e ldica, integrando vrias disciplinas envolvendo sociologia, artes, histria, lngua portuguesa, geografia e o uso da sala de tecnologia educacional. A seguir descrevemos cada etapa do desenvolvimento deste, seus objetivos, recursos e culminncia. Entendemos quo importante foi o desempenho dos alunos na formao de cada jri apresentado, como a riqueza dos detalhes na montagem do processo e da fala dos componentes na simulao. Portanto, consideramos de suma importncia colocar nos anexos alm de fotos das apresentaes dos alunos, tambm o material usado por eles como: texto da releitura do caso por eles julgados, os depoimentos dos personagens, a documentao criada pelos alunos para cada personagem do caso, os formulrios desenvolvidos para compor o processo e principalmente os da avaliao do desempenho dos alunos.

4 JUSTIFICATIVA

Este projeto permite mostrar a escola como produtora de conhecimento onde ela consegue fazer a transposio didtica de situaes ocorridas no cotidiano para dentro de sua cultura escolar, FILHO (2004)1. Pensando em mostrar uma possibilidade de unir teoria e prtica, o modelo que mais nos atraiu foi a constituio de um jri simulado. Este permitiria numa nica atividade, explorar o potencial criativo dos alunos, leva-los a pesquisar e estudar uma temtica direcionada, demonstrar o poder de raciocnio, argumentao e exercitar a expresso e principalmente desenvolver o senso crtico. Importante tambm foi a forma de auto avaliao utilizada por ns com o objetivo de promover a autonomia e o trabalho em equipe demonstrando o que ocorreu nos bastidores, assim como o empenho dos componentes que representaram cada personagem da dramatizao. Numa parceria com professores que assumiram o projeto dentro de sua disciplina, ficando assim distribudos as tarefas de acordo com o contedo ministrado em sala de aula, dividimos da seguinte forma: No turno matutino Coordenao do projeto (prof Vanja Marina, que tambm ministra as disciplinas de Sociologia e Filosofia em todo o Ensino Mdio), prof de Sala de Tecnologia Educacional (Sandra Cayres), profs colaboradores (Ana Carla Chimenes Lngua Portuguesa, Celso Ricardo Guimares Histria, Janice Viana Coitinho Geografia, Isabela Cayres - Artes). No turno Vespertino Coordenao do projeto (prof Vanja Marina, que tambm ministra aula de Sociologia o 1 ano D e na Sala de Tecnologia Educacional), prof. Caio, responsvel pelo 1 ano C- Sociologia e Histria, prof. Celso Ricardo responsvel pelo 2 e 3 ano B, contedo de Sociologia, Filosofia e Histria, prof Daiane Casagrande, responsvel pelo 1 ano E, contedo de Sociologia e Lngua Portuguesa.

http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/a08v30n1.pdf

OBJETIVOS GERAIS
Que nossos alunos reflitam sobre as questes sociais contemporneas; Pesquisem causas e efeitos; Sejam crticos e reflexivos; Projetem suas reflexes publicamente.

OBJETIVOS ESPECFICOS
Definimos nossos objetivos especficos a partir dos contedos que so trabalhados em sala de aula, seguindo as orientaes dos referenciais. Sociologia: Questes e problemas sociais contemporneos: tipos de violncia,

marginalidade/ excluso social, desigualdade social. Histria: Caracterizar e comparar perodos histricos de maior incidncia de violncia. Geografia: Situar geograficamente cada evento pesquisado. Artes: Utilizar as habilidades cnicas (em toda sua forma de expresso) no desenvolvimento do trabalho que culmina com dramatizao.

METODOLOGIA

Procedimentos Utilizados para Incio da Ao: Pesquisa na internet; Palestras com os acadmicos da UCDB; Leitura de textos de sociologia pertinente aos tpicos: Desigualdades sociais, criminalidade, controle, minorias sociais, tica, cidadania. Planos de ao estabelecidos. 1 semana de agosto: Discusso do tema, pesquisa, designao dos papis de cada personagem e incio das visitas ao frum pelas turmas.

2 semana de agosto: Palestras por profissionais de direito, produo textual (construo da resenha) e ensaios. 25 de agosto: Culminncia dos alunos do vespertino Jri pico (apresentao na quadra de esportes da prpria escola) 29 de agosto: Culminncia dos alunos do matutino Jri moderno - (apresentao dos alunos: Plenria do Tribunal de Justia Frum de Campo Grande-MS). 1 semana de setembro: postagens dos trabalhos nos blogs.

7 RECURSOS Humanos Alunos do 1 ao 3 ano do Ensino Mdio, professores de

Sociologia, Filosofia, Histria, Artes, Geografia, Lngua Portuguesa, da Sala de Tecnologia, Direo e Coordenao Escolar, Acadmicos de Direito, recursos humanos disponibilizados no frum (cerimonial, TI). Tecnolgicos Computador, TV, DVD, Datashow, cmara fotogrfica, Fsicos Sala de aula (estudos/debates), sala de tecnologia (para pesquisa

filmadora.

usando a internet w construo da resenha), sala de multimeios (filmes), quadra de esportes (para ensaios), frum (para assistirem julgamentos de casos reais)

8 DESENVOLVIMENTO

Operacionalizao do projeto.

Os professores participantes do projeto fizeram uma breve avaliao dos resultados da realizao da primeira edio do jri simulado realizado ano de 2010, e das sugestes do que deveria ser melhorada para essa nova edio do jri foi de incorpor-lo aos demais projetos oficiais da Escola Adventor Divino de Almeida, prever em calendrio sua realizao. Outro momento da discusso envolveu transform-lo em dois momentos: a realizao de um jri moderno num turno e a realizao de um jri que chamamos aqui de pico, devido s caractersticas prprias dele. O jri moderno traria situaes cotidianas contemporneas e o jri pico traria situaes histricas mais antigas. O passo seguinte foi combinarmos em quais aulas a temtica combinaria nos contedos distribudos no bimestre em cada turma. Como a realizao do jri estava prevista para acontecer no terceiro bimestre, foram feitos ajustes nos planejamentos para contemplar os contedos por disciplina. Consultamos os referenciais e os temas escolhidos pelos alunos e comeamos a nos mobilizar cada professor com seu contedo. Revezamo-nos na visita, ao frum no caso dos alunos do turno matutino. Aps o agendamento feito pelos alunos no Tribunal de Justia, um professor acompanhava a turma e outro assumia (subia o tempo de aula dos que ficaram na escola). O mesmo ocorreu com as palestras dos acadmicos da UCDB e nos dias de ensaio de cada sala com sua apresentao (eles no queriam que as outras turmas assistissem seus ensaios, afinal, concorriam entre si).

9 CULMINNCIA O jri do turno vespertino ocorreu dia 25 de agosto de 2011 na quadra de esportes da prpria escola, os trabalhos dos dois turnos nas modalidades moderno e pico, contou com a participao da direo e coordenao do NTE2 e acadmicos de direito, professores da escola que no estavam diretamente envolvidos na realizao do projeto, para compor a banca dos avaliadores dos trabalhos. No turno matutino a culminncia ocorreu dia 29 de agosto de 2011 e por ser a realizao de julgamentos modernos, foi realizado na Plenria do Tribunal do Jri no Frum de Campo Grande-MS, e contou a presena do Dr. Aluizio Pereira dos Santos, juiz de direito da 2 Vara da Comarca de CampoGrande-MS.

Ncleo de Tecnologia Educacional

10 ESTRATGIAS DE DIVULGAO Indicadores de avaliao utilizados para definir o sucesso da ao empreendida. Como este projeto fez parte do meu plano de ao desenvolvido enquanto professora da STE (Sala de Tecnologia educacional) e regente, este trabalho ser apresentado nos eventos do NTE. Estamos tambm procedendo divulgao do nosso projeto nos blogs e sites dos alunos e da escola e os vdeos foram postados no Yutube, conforme links abaixo: http://www.vanjamarina.blogspot.com/, http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=brUUec6wGlM, http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=jbSAl8wv1Sg, http://www.youtube.com/watch?v=MNYcuQ4EqKc&feature=player_embedded, http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=O3RdA7YLoeM. Para avaliar a real participao dos alunos no processo de preparao do jri simulado foi desenvolvida uma ficha que ficou encarregada de ser preenchida pelo lder de cada sala, de acordo com a realizao de cada participante. A criao da ficha foi necessria porque da saiu a nota do bimestre de cada aluno. Na coluna como participou?, eles descreveram suas atividades no processo da forma mais variada possvel como, por exemplo: escreveu o caso que foi julgado, escreveu a fala do juiz, emprestou o notebook, pesquisou sobre a doena da vtima, organizou o figurino, foi a defensoria, foi a promotoria, emprestou a casa para ensaios e outras das quais compilamos estes dizeres. No dia da apresentao do jri pelos alunos, organizamos uma banca para avaliar a apresentao deles. Esta banca foi composta por um representante do NTE, professores que no estavam diretamente participando do projeto (para garantir imparcialidade) e acadmicos de direito, ao todo foram cinco avaliadores que por meio de uma ficha com os critrios preestabelecidos pontuavam as apresentaes das turmas. A escola achou justo que cada aluno participante do projeto, independente se sua participao foi de bastidores ou na simulao do jri, que receba um certificado de participao. Fatores positivos: A empolgao deles nos preparos e na apresentao do jri simulado; a participao, comportamento e ateno deles ao assistirem os julgamentos no Tribunal do jri; o desafio de realizarem um julgamento simulado num ambiente real (o Tribunal do Jri) e com a presena de um juiz. No jri pico foi a encenao e preparao dos cenrios de poca, pensar nos detalhes, na criao de num possvel dilogo entre os personagens.

11

ANEXOS

12

FOTOS JRI MODERNO

13

FOTOS JRI PICO

14

Abaixo foros dos professores que desenvolveram o projeto com suas turmas:

Daiane Casagrande Resp: 1 ano E (pico)

Celso Ricardo Resp: 2 e 3 ano B (pico)

Caio Resp: 1 ano C (pico)

Vanja Marina - Coord. do projeto Resp: 1 ano A, B, D, 2 e 3 ano A (moderno e pico)

15

FICHAS DE AVALIAO
Ficha de avaliao da participao da turma na simulao do jri. Jri simulado Matutino - 2011
Critrios
(de 0 a 100 pontos por cada critrio) Professor avaliador:

1 ano
Turma A

1 ano
Turma B

2 ano
Turma A

3 ano
Turma A

Total de pontos por critrio

Desenvolvimento do jri como um todo (mais prximo do real) Promotoria Argumentao Persuaso Oratria Defensoria Argumentao Persuaso Oratria Juiz Oratria Desenvoltura Criatividade Adereos
Total por turma

Ficha de avaliao da participao individual do aluno no processo. Jri simulado 2011 1 ano A( ) B( ) C ( ) D ( ) E ( ) 2 A( ) B( ) - 3 ano A( ) B( ) - Devolver dia 30/08/11
Como participou? Responsvel: Aluno Nota

16

Ficha de avaliao da participao da turma na simulao do jri. Jri simulado Vespertino - 2011
Critrios
(de 0 a 100 pontos por cada critrio) Professor avaliador:

1 ano
Turma C

1 ano
Turma D

1 ano
Turma E

2 ano
Turma B

3 ano
Turma B

Total de pontos por critrio

Desenvolvimento do jri como um todo. Participantes Desenvoltura Representao dos personagens da poca Atuao Cenrio Montagem/desmon tagem Criatividade Representao da poca Resenha Normas de um trabalho acadmico (mais prximo possvel) Apresentar os fatos histricos Apresentar os componentes e funes
Total por turma

17

RESENHAS DOS ALUNOS JRI MODERNO MATUTINO

18

Escola Estadual Adventor Divino de Almeida

JRI SIMULADO
Caso: Renato Oliveira Espndola

1 ano A do Ensino Mdio Campo Grande, MS

19

Escola Estadual Adventor Divino de Almeida

JRI SIMULADO
Caso: Renato Oliveira

Trabalhos apresentado como avaliao parcial as disciplinas de: Sociologia e Filosofia Vanja Marina Prates de Abreu Geografia Janice Viana Coitnho Histria Celso Ricardo Lngua Portuguesa Ana Carla Chimenes

1 ano A do Ensino Mdio Campo Grande, MS

20
Plenrio Escolar Estadual Adventor Divino de Almeida Comisso de sala 1 ano A do Ensino Mdio Campo Grande MS

SUMRIO INTRODUO.............................................................................................................. .........3 PREGO..................................................................................................................................5 SELEO DOS JURADOS...............................................................................................................................6 HISTRIA DO CASO...........................................................................................................7 DEPOIMENTOS................................................................................................... ..................9 DEBATES............................................................................................................ .................13 QUESITOS.............................................................................................................................18 SENTENA...........................................................................................................................19 ANEXOS................................................................................................................................22

21
Plenrio Escolar Estadual Adventor Divino de Almeida Comisso de sala 1 ano A do Ensino Mdio Campo Grande MS

INTRODUO
A sala optou por este caso, porque o preconceito um assunto muito polmico nos dias atuais, nesse caso a homofobia. Abordamos a discriminao e a violncia, fatores comuns hoje em dia, e que atinge toda a sociedade. Homofobia - (homo, pseudo prefixo de homossexual, fobia do grego "medo", "averso irreprimvel") - uma srie de atitudes e sentimentos negativos em relao a lsbicas, gays e bissexuais. As definies referem-se variavelmente a antipatia, desprezo, preconceito, averso e medo irracional. A homofobia observada como um comportamento humano, crtico, hostil e discriminatrio em relao a pessoas que tem opo sexual diferente. Geralmente a homofobia acompanhada de atos violentos, causando constrangimento, transtornos psicolgicos ou fsicos, podendo inclusive, como no caso tratado neste jri, onde a vtima era homossexual, e foi morta com golpes de barra de ferro, por um "suposto amigo". Todas as funes dentro deste caso esto sendo exercidas por alunos do 1ano A: Juza: Renata Vilela Interpretada pela aluna: Renata da Rocha Vilela Advogado de Defesa: Gustavo Bittencourt Interpretado pelo aluno: Mateus Oliveira Santana Assistente do Advogado de Defesa: Manoela Messi Interpretada pela aluna: Rafaela Amadori Estrazulas Promotoria: Natlia Bernardes Interpretada pela aluna: Maria Luza Bezerra Venncio Assistente de Promotoria: Daniela Gutierres Interpretado pelo aluno: Natlia Gutierres Oficial de Justia: Ingrid Anne Interpretada pela aluna: Ingrid Anne Percia: Akemi Okino Interpretado pelo aluno: Fernanda Meleiro Ru: Jorge Almeida Interpretado pelo aluno: Giovanne Coelho Nascimento Vtima: Renato Oliveira Interpretada pelo aluno: Joo Carlos Duarte de Almeida Copeira: Ingrid Aparecida Interpretada pela aluna: Ingrid Aparecida Policial: Sabrina Hanna Lemes Interpretada pela aluna: Sabrina Carla Aguirre da Silva

Jurados:
1. Anny Gabrielly de Macedo 2. Aline de Mello Botelho 3. Dilica Dias Romeiro 4. Micaela da Silva Diarte 5. Andressa Liandra Batista Coxev 6. Victor Willian Campos da Costa

22 7. Cristiano Mazelo de Oliveira 8. Ana Carolina Lacerda 9. Juliane Souza 10. Myrella Lopes Guizardi 11. Ianca Carolina Buchara Coelho 12. Lucas Rodrigues 13. Marco Aurlio Albernaz 14. Diogo Felipe 15. Tain Taunani Todos os alunos que trabalharam neste caso assistiram a um jri popular real, com a permisso Excelentssimo Juiz, Doutor Aloizio Pereira e a uma palestra sobre jri com o advogado Diego Marcelino. Todo o caso foi elaborado pelos alunos incluindo: a histria, provas, depoimentos, prego e sentena, feitos com muita dedicao e estudo da Constituio Brasileira e do Cdigo de Penal.

23
Plenrio Escolar Estadual Adventor Divino de Almeida Comisso de sala 1 ano A do Ensino Mdio Campo Grande MS

PREGO
Audincia do Jri Popular de Jorge Almeida, denunciado por infrao do artigo 121, 2, incisos II, III, IV e artigo 129 3 do Cdigo Penal. Reu: Jorge Almeida. Ministrio Pblico Estadual: Natlia Bernardes Promotor Pblico. Daniela Gutierres Assistente de Promotoria. Testemunhas de acusao: Gabriel Cordeiro. Advogado de defesa - Gustavo Bittencourt. Assistente do Advogado de defesa: Manoela Messi. Testemunha (a) de defesa: Fernanda Melero.

24
Plenrio Escolar Estadual Adventor Divino de Almeida Comisso de sala 1 ano A do Ensino Mdio Campo Grande MS

SELEO DE JURADOS
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Nome Aline de Mello Botelho Ana Carolina Lacerda Andressa Liandra Batista Anny Gabrielly Cristiano Mazelo de Oliveira Dilica Dias Romeiro Diogo Felipe Ianca Carolina Buchara Juliane Souza Lucas Rodriguez Marco Aurlio Albernaz Micaela Diarte Myrella Lopes Guizardi Tain Taunani Victor Willian Campos Status

25
Plenrio Escolar Estadual Adventor Divino de Almeida Comisso de sala 1 ano A do Ensino Mdio Campo Grande MS

HISTRIA DO CASO
Renato Oliveira Espndola, Daniel Almeida, Jorge Almeida e Gabriel Cordeiro moravam em Dourados, no interior de Mato Grosso do Sul. Em busca de uma oportunidade melhor de estudo os quatro rapazes fizeram um acordo: combinaram vir para Campo Grande, capital do estado, para morar em uma repblica e estudar em uma faculdade particular da cidade. Daniel, Renato e Jorge eram amigos h bastante tempo e Gabriel entrou na turma h menos tempo e tambm era o mais tmido, preferia estudar para garantir seu futuro. Quando os quatro passaram a morar juntos, o convvio era normal: saiam cedo para ir faculdade e voltavam somente no final da tarde. Renato era homossexual no assumido publicamente, tanto que seus amigos no tinham conhecimento desta condio, e antes de se mudar para Campo Grande teve um relacionamento com Alex Escobar. Os dois tinham um convvio harmonioso e eram felizes. Logo aps Renato vir para Campo Grande, terminou o relacionamento, pois estava totalmente envolvido com os seus estudos e no tinha tempo para se dedicar a este, por estarem residindo em cidades diversas. Apesar da no aceitao de Alex, ocorreu separao. O grupo de amigos no sabia que Renato era homossexual. O garoto carregou esse segredo por muito tempo e por influencia de sua amiga Fernanda, que tambm namorada de Jorge, resolveu contar a seus amigos, que manteve um relacionamento com Alex e que estava sendo assediado por ele. Todos os garotos prometeram ajud-lo, pois aceitaram o fato de Renato ser homossexual, exceto Jorge que passou a fazer piadinhas e brincadeiras desagradveis a respeito da homossexualidade de Renato. Fernanda e os outros amigos de Jorge percebiam a implicncia do rapaz para com Renato, embora constrangidos, no tomaram a iniciativa para uma conversa aberta a respeito do assunto. Jorge andava irritado, quando interpelado pelos amigos disse que era por problemas de ordem pessoal e por dificuldades encontradas com relao ao estudo na faculdade. Mais tarde, comentou com Gabriel que precisava extravasar sua raiva, e que tambm estava incomodado com a opo sexual de Renato, e que nesta noite iria se aliviar de toda sua raiva. Na noite do dia 19 de outubro de 2010 todos decidiram ir para um festival de msica, que estava acontecendo na cidade. Chegando festa, Gabriel, Daniel, Jorge e Fernanda foram comprar bebidas, e quando voltaram acidentalmente Jorge esbarrou em Renato que estava conversando com Alex. Jorge. Irado, externou sua raiva dizendo um palavro aos dois. Aps este incidente Jorge deixou Fernanda com seus outros colegas, alegando que iria embora. Depois disso, foi de encontro de Renato que j se encontrava sozinho, pois Alex passara apenas para despedir-se, pois viajaria naquela noite. Jorge disse ao Renato que precisava falar com ele. Jorge conduziu Renato de forma a se afastaram da multido, buscando um local mais calmo para conversarem. Como a festa ocorria em um parque e nas proximidades existiam reas desabitadas, Jorge que por certo j tinha premeditado o crime, se encaminhou com Renato, para uma rea coberta por capins, onde poderia cometer o crime. Nesta rea havia uma trilha, os dois adentraram nela, foi quando Jorge encontrou a oportunidade para cometer o crime. Pelas provas periciais, foi constatado que Jorge achou um pedao de ferro e golpeou o Renato. Vrios outros golpes se sucederam, inclusive foram encontrados outros vrios na costa, o que indica que o incio da agresso foi de forma torpe

26 e traioeira, pois ocorreu sem que fosse dada vtima nenhuma oportunidade de defesa. O criminoso jogou a barra de ferro longe do corpo e foi embora deixando o a vtima no local. Algumas pessoas que estavam passando prximo ao local, viram quando Jorge saiu com uma atitude suspeita, apressado, olhando para todo lado, porem ao mesmo tempo procurando esconder o rosto. Como j havia acabado o show, estas mesmas pessoas ouviram alguns gemidos e resolveram verificar o que tinha ocorrido no local. Encontraram Renato gravemente ferido, ento voltaram buscar socorro junto dos policiais que faziam a segurana do show e que ainda se encontravam no local. Quando os policiais chegaram, juntamente com uma ambulncia, os paramdicos informaram que o rapaz j estava morto. Nas investigaes as pessoas que primeiramente encontraram Renato, quando este ainda estava vivo, descreveram os fatos ocorridos: que tinham presenciado quando um rapaz saiu do local, e que este chamou a ateno de todos pelo seu comportamento, disseram que tinham condio de descrev-lo. Com o retrato falado em mos, os policiais foram ao interrogar os amigos de Renato, conseguiram identificar Jorge. Alm do que, na arma do crime, a barra de ferro, foi encontrada impresses digitais do assassino.

27
Plenrio Escolar Estadual Adventor Divino de Almeida Comisso de sala 1 ano A do Ensino Mdio Campo Grande MS

DEPOIMENTO DE GABRIEL CORDEIRO


DELEGADO: Qualificao da parte. GABRIEL: Meu nome Gabriel Cordeiro, solteiro, tenho 19 anos, estudante, (estagirio na rea agronomia), RG n 1.396.491-SP-MS, moro na Rua So Martinho n 668 Campo Grande MS. DELEGADO: Como era o seu relacionamento com seus amigos? GABRIEL: Conheo Jorge, Renato, Daniel e Fernanda desde que ramos pequenos, sempre fomos muito amigos porem nunca imaginei que Renato era Gay. Mudamos para Campo Grande com o intuito de Estudar, e no ficvamos muito em casa por causa do trabalho e da Faculdade, chegvamos apenas para dormir. Nos fins de Semana sempre tnhamos algum lugar para ir. DELEGADO: Como era a relao entre Jorge e Renato? GABRIEL: No inicio era boa, como eu j disse, sempre fomos amigos, mas aps a revelao de que Renato era gay a relao entre os dois mudou muito. Jorge sempre fazia brincadeirinhas de mau gosto com Renato. DELEGADO: Com que freqncia Jorge fazia essas brincadeiras? GABRIEL: Todos os dias. J estava ficando impossvel a convivncia entre os dois. Inclusive no dia do festival Jorge fez vrias brincadeiras. DELEGADO: Qual era a reao de Renato a essas brincadeiras? GABRIEL: Renato ficava incomodado, mas no podia fazer muita coisa, at porque Jorge muito mais forte e alto que Renato. DELEGADO: Como vocs ficaram sabendo do festival, e qual foi a reao de todos? GABRIEL: Ns soubemos pela internet. Ficamos animados para ir, Jorge que estava meio cansado por causa das provas e trabalhos no ficou to animado assim, mas Renato que era o mais animado da casa foi quem nos incentivou a ir. DELEGADO: Chegando ao festival o que aconteceu? GABRIEL: De inicio Jorge no ia, ele ia ficar na casa da Fernanda. amos apenas eu, Daniel e Renato. Mas depois de um tempo Jorge e Fernanda apareceram. Logo depois que eles apareceram, ns (Eu, Daniel, Jorge e Fernanda) fomos comprar bebidas. DELEGADO: Renato no foi com vocs? GABRIEL: No. Na verdade, eu nem sei onde ele estava. Ele simplesmente sumiu. DELEGADO: Voc sabia que Alex estava na cidade? GABRIEL: No. S fiquei sabendo depois. DELEGADO: E como voc ficou sabendo? GABRIEL: A Fernanda tambm estava preocupada com o sumio de Renato, ento ela me perguntou se eu sabia o numero de Alex para ela ligar para ele, pois antes ela tinha os visto conversando. DELEGADO: E ela ligou? GABRIEL: Sim, ela encontrou o numero. E logo depois que ela me ligou disse que o Alex j estava no aeroporto, e a ultima vez que ele e Renato tinham se visto era na festa.

28 DELEGADO: E Jorge? Vocs no se encontraram depois da festa? GABRIEL: Apenas no outro dia, ele estava bem tenso. DELEGADO: Jorge dormiu em casa naquela noite? GABRIEL: No que eu tenha visto. Ns dormimos em quartos separados, ele poderia estar l, mas no tenho certeza.

________________________________ Gabriel Cordeiro

29
Plenrio Escolar Estadual Adventor Divino de Almeida Comisso de sala 1 ano A do Ensino Mdio Campo Grande MS

DEPOIMENTO DE FERNANDA MELERO


DELEGADO: Qualificao da parte. FERNANDA: Meu nome Fernanda Melero, solteira, tenho 19 anos, estudante (estagiria na rea de veterinria), RG n 1.669.458-SP-MS, moro na Rua Anhanguera, 659- Campo Grande- MS. DELEGADO: Como era o seu relacionamento com Jorge? FERNANDA: Namoro Jorge a 1 ano e meio, nosso relacionamento muito saudvel, temos uma relao amigvel, no temos segredos. DELEGADO: Qual foi a reao de Jorge ao saber da Homossexualidade de Renato? FERNANDA: Jorge comentou comigo que no tinha gostado muito e que achava estranho, se sentia incomodado ao ficar perto de Renato. No comeo ele fazia muitas brincadeiras que no agradava o R. Eu percebi que meu amigo estava se sentindo mal e pedi para Jorge parar, e ele parou. DELEGADO: Voc era muito amiga de Renato? FERNANDA: Sim, ns ramos muito prximos, ele me confidenciava todos os seus segredos, inclusive fui a primeira, a saber, sobre sua opo sexual. DELEGADO: Renato chegou a falar com voc sobre o seu ex-namorado Alex Escobar? FERNANDA: Quando estvamos em Dourados ele me contou sobre um relacionamento que ele teve com um homem chamado Alex Escobar, eles ficaram juntos por 7 meses. Alex era um companheiro muito bom porem era muito possessivo e ciumento, mas depois de longas conversas com Renato ele tinha melhorado seu comportamento. DELEGADO: Alex aceitou bem o fim de seu relacionamento com Renato? FERNANDA: Quando decidimos vir para Campo Grande Renato terminou seu namoro com Alex, que ficou muito magoado assim como Renato. DELEGADO: Em algum momento durante esses 2 anos de separao, Alex quis reatar o namoro? FERNANDA: Alguns dias antes da festa, Renato tinha me contado que Alex estaria viajando para o exterior e antes passaria em Campo Grande para reatar o namoro, s que Renato no queria. DELEGADO: Como Jorge se sentia no dia da festa? FERNANDA: No dia da festa Jorge estava muito tenso, ele no me falava o porqu, mas presumi que era por causa das provas e trabalhos da faculdade. DELEGADO: Quais eram os planos seus e do Jorge para o dia da festa? FERNANDA: Na verdade, ns nem amos festa, tnhamos decidido ficar na minha casa, pois estvamos muito afastados pelas obrigaes e pelo trabalho. Ns samos para jantar e depois decidimos ir para o festival. DELEGADO: Quando vocs chegaram ao festival, o que voc aconteceu? FERNANDA: Chegando l ns encontramos os meninos e vi que Renato estava conversando com Alex, mas no comentei nada com ningum, os dois estavam bem calmos. Depois ns (Daniel, Jorge Gabriel) fomos comprar bebidas, e logo aps isso Jorge disse que estava cansado e foi embora. DELEGADO: Jorge disse para onde iria? FERNANDA: Disse que iria para casa. DELEGADO: Neste momento voc sabia onde se encontrava Renato? FERNANDA: Foi neste momento que percebi que Renato no estava mais no local. Eu pensei que ele havia sado com o Alex e no me preocupei.

30 DELEGADO: Quanto tempo Renato ficou desaparecido? FERNANDA: Muito tempo, Renato no fica muito tempo afastado sem dar noticias, foi ento que comecei a me preocupar, liguei para seu celular, mas ele no me atendeu. Depois procurei o numero do Alex e liguei para ele. DELEGADO: E Renato se encontrava com Alex nesse momento? FERNANDA: No, ele (Alex) j havia ido para o aeroporto. E ele me disse que quando saiu tinha deixado Renato na festa. Fui procur-lo e no o achei. DELEGADO: Voc no ficou preocupada ao ver que Renato tinha simplesmente desaparecido? FERNANDA: De inicio fiquei, mas depois achei que ele ficou cansado e foi embora. DELEGADO: Depois disso, o que aconteceu? FERNANDA: Os meninos me deixaram na minha casa, quando cheguei tentei ligar para Renato novamente, mas ele no me atendeu. No outro dia fiquei sabendo de sua morte.

_________________________________ Fernanda Melero

31
Plenrio Escolar Estadual Adventor Divino de Almeida Comisso de sala 1 ano A do Ensino Mdio Campo Grande MS

DEBATES
PROMOTORIA:
Bom dia Meritssima, desde j a cumprimento e parabenizo pelo excelente trabalho que est sendo feito nesse plenrio. Estendo meus cumprimentos ao advogado de defesa, Gustavo Bittencourt, aos senhores jurados e aos demais presentes. Senhores me dirijo a vocs fazendo registro de uma lio que eu aprendi muito cedo com meus pais, que a seguinte: O respeito a me de todas as gentilezas . Voc no precisa gostar, no precisa aceitar. Mas voc tem que respeitar as pessoas acima de tudo. Independentemente de religio, cor, opo sexual e etc. Sem mais delongas, irei iniciar a misso que me foi dada hoje. No dia 20 de outubro de 2010, foi registrado ocorrncia na 3 Delegacia de Polcia da Capital. Um jovem foi encontrado em bito aproximadamente 06h15min da manh, com marcas de violenta agresso. Logo aps foram feitas provas periciais onde foram recolhidas (barra de ferro, pegadas, digitais), e o depoimento das testemunhas. Quando as investigaes se iniciaram surgiram os seguintes suspeitos: Jorge Almeida, Gabriel Cordeiro, Daniel Morroni e Alex Escobar. Mas quando as investigaes se aprofundaram, somente permaneceram de suspeitos: Jorge Almeida e Alex Escobar, pois os outros todos tinham libi. Na delegacia todos relataram seu depoimento. Todos estavam na festa, mais Jorge teria voltado mais cedo. Tambm relataram o convvio, no depoimento de Fernanda e de Gabriel eles disseram que Jorge se incomodava com o fato de Renato ser homossexual. Senhores jurados, a testemunha de defesa na realidade de acusao, pois afirmou que Jorge passou a discriminar satirizar e sentir-se irritado com Renato, aps saber de sua opo sexual. A testemunha, de defesa afirmou que Jorge se incomodava com o fato do Renato ser homossexual, com seus trejeitos ao mexer nos cabelos, seus gestos ligeiramente efeminados. Segundo as testemunhas, o ru se incomodava e irritava-se, sem motivos, com qualquer coisa que Renato fizesse Pergunto: Ser que o acusado se achou no direito de matar Renato meramente pelo fato de no aceita-lo como ele era? Jorge o dono do mundo, que se acha no direito de exterminar um ser humano que no se enquadra no perfil daquilo que ele considera correto? Que pessoa esta senhores, que rejeita, agride e mata simplesmente por razes discriminatrias. Senhores, a vtima era um jovem que sonhava, buscava a realizao dos seus sonhos, era humilde e honesto. Um jovem que queria viver da forma como a natureza o fez, sem perturbar ningum, queria apenas viver e crescer. E foi por estes motivos que este homem, que aqui est, o assassinou, ceifou brutalmente a sua vida. Interrompeu o a sua vida, os seus planos. Porque simplesmente se incomodava, no aceitava o fato da vtima ser homossexual. Matou por motivo ftil , simplesmente no aceitar que o seu colega tivesse uma opo sexual contrria da dele. Isso justifica uma morte senhores jurados? Ele no props nem chance de defesa a vtima, pois o assassino era mais forte que a vtima. O agrediu com uma barra de ferro. Jurados as provas esto aqui (a barra que foi utilizada, as fotos constam nos autos, e as digitais so do acusado).

32
Nobres jurados, eu peo a vocs que no acreditem somente no que eu digo, mas que analisem as provas. Como as digitais de Jorge iriam aparecer no instrumento usado para o assassinato? Como Jorge iria ter sumido, ele disse que foi para sua residncia, mais ningum o viu. No h libi que justifique o sumio de Jorge. bvio, que Jorge assassinou Renato. No podemos compactuar com a homofobia, esta foi a real razo dele ter cometido este crime..

DEFESA:
Meritssima Juza, Renata Vilela, a cumprimento pelo belo trabalho que est fazendo nesse julgamento. Estendo os cumprimentos tambm Promotora Natlia Bernardes que est realizando um belo trabalho na acusao, mas discordo dos argumentos aqui apresentados. Aos demais aqui presentes, bom dia. Senhores jurados, eu estou aqui hoje para mostrar para vocs a verdadeira face desta histria. No vou ser sensacionalista e farei com que vocs julguem meu cliente baseado nos autos, nas provas. Quero que vocs neste momento dem prioridade razo, e no a emoo. Uma das coisas que aprendi na vida que ns no devemos mentir e no caluniar ou acusar pessoas por atos no cometidos sem saber a verdadeira causa, cara promotora. Agora lhe pergunto: quem no satiriza a opo sexual das pessoas? A mdia fala demais sobre isso faz chacotas com os gays. Ento, se esse seu argumento, ns devemos prender toda a mdia brasileira. E como voc sabia se meu cliente se incomodava com os simples gestos da vtima? Como mexer no cabelo? O que Fernanda Melero disse em seu depoimento, que meu cliente teria ficado chateado com a opo sexual do amigo. Pois bem, um dos vrios argumentos que irei apresentar mostrar para vocs que meu cliente no o nico suspeito da morte de Renato Oliveira. Como consta nos autos, nos depoimentos apresentado no mesmo, Renato que residia em Dourados, interior do estado, tinha um namorado, mas com sua vinda para Campo Grande, seu namoro terminou. Pois bem, de acordo com a investigao da polcia, em uma empresa de nibus consta a compra de uma passagem de Alex Escobar, ex-namorado de Renato, um dia antes do festival de msica em que a vtima estava e ltimo local onde foi vista. Isso seria normal. Os amigos de Renato, que j tinham visto fotos de Alex quando a vtima admitiu sua homossexualidade, disseram que viram Alex na mesma festa em que ocorreu o crime. Agora vou ler um trecho do depoimento de Fernanda, a namorada do meu cliente: No dia da festa Jorge estava muito tenso, ele no me falava o porqu, mas presumi que era por causa das provas e trabalhos da faculdade. Na verdade, ns nem amos festa, tnhamos decidido ficar na minha casa, pois estvamos muito afastados pelas obrigaes e pelo trabalho. Ns samos para jantar e decidimos ir para o festival. Chegando l nos encontramos os meninos e vi que Renato estava conversando com Alex, mas no comentei nada com ningum, os dois estavam bem calmos. Depois ns (Daniel, Jorge e Gabriel) fomos comprar bebidas, e logo aps isso Jorge disse que estava cansado e foi embora. E foi ai que percebi que Renato no estava mais no local. Eu pensei que ele havia sado com o Alex e no me preocupei. O tempo foi passando e Renato no fica muito tempo afastado sem dar noticias, foi ento que comecei a me preocupar, liguei para seu celular, mas ele no me atendeu.

33
Depois procurei o nmero de Alex e liguei para ele e fiquei sabendo que ele havia ido para o aeroporto e que Renato ficou na festa. Fui procur-lo, mas no o encontrei. Bom, de acordo com o depoimento dela todos os amigos saram para comprar bebidas e Renato e o Alex ficaram conversando. At a tudo bem, mas quando eles voltaram cad os dois? Sumiram, e a partir da Renato nunca mais apareceu. Agora eu lhes pergunto: como Jorge matou Renato se ele estava junto de todos os amigos? Por telepatia? Acho que isso improvvel meus caros. Sem contar que, depois de Renato sumir e os amigos terem ido atrs, o Alex j tinha ido embora, supostamente indo para o aeroporto na hora do crime, mas onde esto os motivos reais da viajem? E porque Alex no deu satisfaes a ningum no local da festa quando foi embora? Encerro aqui minha tese de defesa e peo a vocs senhores jurados, que prestem ateno nos fatos e nos depoimentos, os autos diro por si s, quem o assassino verdadeiro de Renato Oliveira. Muito Obrigado. RPLICA: Senhores jurados, volto a me dirigir a vocs. Afirmando que a no aceitao da opo sexual da vtima pelo ru no justifica o crime. Tambm gostaria de dizer ao meu colega de trabalho que provocaes no me amedrontam, o que me amedronta ver esse assassino a solta por a. Podendo cometer outro assassinato, pois um homofbico violento. Ora, to desprovida est a defesa de argumentos que ela trs inverdades, tentando nos confundir. Diz que Alex teria vindo de Dourados para assassinar Renato. Senhores preciso ficar atento ao fato temos provas suficiente para saber sem sombra de dvida quem o assassino, o relato das testemunhas, as impresses digitais, isto nada vale, nada comprova? Nenhum de ns estava l pra saber o que realmente aconteceu, nenhum de ns estava l pra saber se ele deu chance de defesa a vitima, nenhum de ns estava l para saber se eles discutiram, mas o que as provas mostram que o ru atraiu Renato at o local do crime depois o bateu, ferindo o rosto e com uma barra de ferro, atingiu-lhe a nunca, no dando a vtima direito algum de defesa. Senhores, a defesa alega que Jorge teria parado de ofender Renato. Mais o depoimento de Gabriel diz o contrario, pois ele alega que Jorge continuava a zombar da sua sexualidade de Renato. Todos os dias. J estava ficando impossvel a convivncia entre os dois. Inclusive no dia do festival Jorge fez vrias brincadeiras. Portanto senhores no se deixam levar pelas palavras da defesa que quer legitimar um ato de tamanha crueldade. preciso estar atento a responsabilidade da deciso que recai sobre os senhores nesse momento. Ora veja a defesa, vm e diz que este jovem, pobre coitado, espera sair hoje e encontrar a sua famlia, pois ele se diz inocente. E a famlia Renato, est feliz? Quando estar novamente com ele? Ento vamos dizer, o assassino pode e deve voltar a sua vida normal no seio de seus familiares. E a famlia do Renato, o que restou para ela? A ausncia do filho que foi barbaramente assassinado por um falso amigo, homem perigoso que mata por motivos fteis e preconceituosos. Uma vez eu li num livro que no h maior dor num mundo do que a de uma me arrumar a cama de um filho que est morto. Voc no acha que a Dona Anancy, me de Renato, iria preferir ver o filho dela na cadeia, mais vivo, poder visit-lo uma vez na semana, abraar, beijar, e dizer que o ama?

34
Mais ela no pode, o filho dela est morto, foi assassinado por aquele homem ali. Que alm de ser assassino homofbico, portanto senhores jurados , eu clamo por justia. A homofobia mata, mais a impunidade remata. Se esse jovem sair hoje daqui livre, na prxima festa que ele ver um casal de gays, ele vai os agredir. Porque ele um assassino. Senhores a defesa quer nos fazer crer que Jorge no estava na festa no momento crime, que estava em sua residncia, e que Alex Escobar teria se deslocado do Dourados somente para assassinar Renato. Mais a investigao que conta nos autos que Alex teria vindo de Dourados para pegar um vo para o exterior, e no intervalo de tempo teria ido ao festival de msica e l encontrou Renato para conversar. No depoimento Fernanda afirmou que viu os dois conversando de longe e que estavam aparentemente calmos. Quebrando todos os argumentos da defesa. A defesa falou em coao, que Jorge foi coagido por Renato. Isso no verdade. Quem estava coagido, era Renato diante do assassino. Renato estava sozinho diante de Jorge enfurecido de raiva. Talvez Renato tenha dito no me mate, tenho famlia. Mais de que adiantaria palavras, talvez ele tenha dito. Mais ouve por parte do assassino alguma comoo, no? Senhores nesse momento eu quero fazer um apelo ao bom senso de vocs jurados. Vocs tm que tomar uma deciso com discernimento. Pois vocs so pessoas capazes de tomar decises sbias e justas. Portanto preciso atentar mais uma vez a conseqncia de absolver esse homem, perceba senhores a defesa usa como argumento que o Alex Escobar estaria revoltado pelo trmino de sua relao com Renato. Isso uma argumentao descabida, por Deus isso absurdo. Senhores as provas comprovam que Alex estaria esperando o vo e no intervalo do tempo ele foi ao festival, l encontrou Renato e conversaram amigavelmente segundo o depoimento de Fernanda. Como ele iria agredir sem ser visto, seria muito frio se tivesse essa atitude. E outra o relacionamento tinha terminado 2 anos, porque justo agora ele iria se deslocar de Dourados somente para assassinar Renato . Portanto fica evidente o desespero da defesa. Para terminar eu fao um apelo aos senhores, para que os percebam a conseqncia de absolver esse homem. Caso o absolvam. Em 1 lugar, lembremos da famlia de Renato que ser punida duplamente. Essa famlia j foi punida uma vez quando teve a noticia da morte do seu querido Renato. E agora a defesa quer punir mais uma vez querendo que Jorge seja absolvido. Isso no causar indignao somente a famlia de Renato, mais tambm toda a sociedade que espera que a ordem seja mantida. Senhores quer dizer que no estamos julgando somente esse caso, mas estaremos julgando tambm a lei do nosso pas. Pois se esse jovem for absolvido estaremos dizendo sociedade que matar a pessoa por que voc no aceita a opo sexual dela legal. Senhores isso no pode acontecer, aquele homem ali um assassino e lugar de assassino e atrs das grades longe da sociedade. E hoje eu clamo por justia. Pela condenao do assassino de Renato Oliveira. Obrigado.

35
TRPLICA: A minha rplica ser breve. Tenho a certeza de que a me de Jorge vai ficar muito triste de ver o filho ser acusado de uma coisa que ele no fez. Senhores jurados vocs acham justo fazer uma me passar por esse sofrimento toa? Minha colega promotora por acaso vidente e tm o direito de falar o que Jorge vai fazer no futuro? Em todos os depoimentos os amigos disseram que viram Alex na festa junto com Renato. Como ele estaria no aeroporto e na festa ao mesmo tempo? Confesso que esse argumento foi hilrio. Sem mais nada para dizer, mais uma vez peo que vocs levem em considerao todos os fatos, e no se deixem levar pela emoo e pelo sensacionalismo da promotora, e sim pela razo. JORGE ALMEIDA NO MATOU RENATO OLIVEIRA! Obrigado.

36
Plenrio Escolar Estadual Adventor Divino de Almeida Comisso de sala 1 ano A do Ensino Mdio Campo Grande MS

QUESITOS PARA AFERIMENTO DA SENTENA


1) O crime aconteceu? 2) Jorge Almeida teve autoria no crime? 3) Jorge Almeida deve ser absolvido? 4) O motivo alegado pela defesa para diminuio da pena deve ser acatado? 5) O motivo alegado pelo ministrio pblico para aumento de pena deve ser acatado?

Renata da Rocha Vilela Juza Presidente do Tribunal do Jri.

37
Plenrio Escolar Estadual Adventor Divino de Almeida Comisso de sala 1 ano A do Ensino Mdio Campo Grande MS

SENTENA
Estado de Mato Grosso do Sul Poder Judicirio Campo Grande 2 Vara do Tribunal do Jri

Vistos, etc. JORGE ALMEIDA foi pronunciado no art. 121, 2 incisos II, III e IV , art. 129 3, do Cdigo Penal porque no dia 20 de outubro de 2010 , por volta das 4 da madrugada, espancou com um pedao de ferro a vtima Renato Oliveira , causando-lhe a morte. Iniciada a sesso plenria de julgamento, no houve inquirio de testemunhas, sem leitura de peas, passando ao interrogatrio relatado os autos e, na seqncia, deu-se incio aos debates orais. A promotora de Justia, Natlia Bernardes, requereu a condenao nos termos da pronncia. A defesa tcnica realizada pelos Advogados, Gustavo Bittencourt e Manoela Messi, sustentou a tese de negativa autoria para ambos os crimes. Reunido na sala secreta, o Conselho de Sentena, por maioria de votos declarados, decidiu condenar o acusado nos termos da pronncia conforme a rol de quesitos anexo. Isto quer dizer que foi afastada a tese da defesa. As circunstncias atenuantes e agravantes so da competncia deste Juzo Singular, logo passo a apreci-las. Verifico que milita contra o acusado a atenuante da negao ao longo de todo o processo. Relatou em juzo, negando a autoria inclusive, neste plenrio, tenho que no deve merecer uma reduo de pena. Noutra senda, incorrem circunstncias agravantes bem com causas especiais de aumento e diminuio de pena a serem ponderadas. Posto isso, condeno JORGE ALMEIDA nos artigos 121, 2 incisos II, III e IV e art. 129 todos do Cdigo Penal.

38

Estado de Mato Grosso do Sul Poder Judicirio Campo Grande 2 Vara do Tribunal do Jri

Isso porque a culpabilidade inquestionvel, eis que se aproximou da referida vtima, pelas costas, agredindo-lhe com uma pancada com pedao de ferro na nuca, provocando sua queda e na seqncia, agrediu novamente na cabea causando o bito da vtima, portando, a ntida vontade de assassinar a vtima, sendo merecedor de elevada censura. No se pode na fixao na pena-base tratar dolo desta natureza com a de outro ru que age com menos intensidade na execuo do crime. No possuidor de antecedentes criminais. A conduta social e personalidade so normais. Os motivos e as circunstancias do crime foram sopesados pelo Conselho de Sentena, razo pela qual deixo de consider-los nesta fase. As conseqncias dos delitos so tpicas da espcie, ou seja, dor sofrimento pela perda de um ente querido tanto dos familiares da vtima (pai, me, irmos, tios, etc.) como tambm dos amigos. Assim, sopesando tais circunstancias judiciais, fixo a pena-base: A) em 19 (dezenove) anos de recluso para o homicdio triplamente qualificado. B) em 8 (oito) anos de recluso por leso corporal seguida de morte. Reduo da pena No merecedor de reduo de pena, pois foi aludida confisso, tendo negado na fase policial e tambm hoje neste Plenrio, razo pela qual exigiu do Estado maior esforo para conseguir a condenao do ru na defesa dos interesses sociais. Assim, continua condenado: A) em 19 (dezenove) anos de recluso para o homicdio triplamente qualificado. B) em 8 (oito) anos de recluso por leso corporal seguida de morte.

39

Estado de Mato Grosso do Sul Poder Judicirio Campo Grande 2 Vara do Tribunal do Jri

Atendo as diretrizes do art. 59, inciso III do CR fixo o regime fechado. Deixo de fixar o valor mnimo para a reparao dos danos, uma vez que tal matria no foi objeto de debate nos presentes autos, ficando para discusso na seata prpria. Encaminhem-se os objetos apreendidos para a destruio. Aps, arquive-se. Sentena publicada em Plenrio, saindo s partes intimadas. Registre-se oportunamente. Sala das sesses da 2 Vara do Tribunal do Jri de Campo Grande-MS, aos 29 de agosto de 2011.

Renata da Rocha Vilela Juza Presidente do Tribunal do Jri.

40

Plenrio Escolar Estadual Adventor Divino de Almeida Comisso de sala 1 ano A do Ensino Mdio Campo Grande MS

ANEXOS

41

42

Escola Estadual Adventor Divino de Almeida Campo Grande, 29 de agosto de 2011 Responsvel: Vanja Marina Prates de Abreu Disciplina: Sociologia

Jri Simulado 1B

43

ndice
Histria................................................................................04 Boletim de ocorrncia........................................................05 Provas Contra o ru DNA......................................................................................09 Laudo de corpo e delito.....................................................10 Exame de sangue...............................................................11 Fotos do crime....................................................................12 Sentena..............................................................................14

44

Histria
Logo pela manha do sai 23 de novembro, Joana de Almeida uma jovem de 17 anos de idade discutiu com seu pai e em seguida foi para escola, chegando l encontrou suas amigas e relatou a uma delas (Camila) a discusso e que aps as aulas iria ir a igreja que frequentava. Assim passou tarde com o pastor Cleber Silva Machado que a levou para casa ao entardecer, no meio de sua trajetria tentou seduzi-la, mas ela resistiu e por isso ele a espancou deixando-a inconsciente. Arrastou a jovem para o matagal, onde abusou sexualmente da mesma, ocasionando uma hemorragia interna, e por pura futilidade cortou os mamilos da garota. Logo aps a asfixiou resultando na morte da garota. Foi feito a pericia no carro do ru, que ate ento o principal suspeito. Assim foram encontradas manchas de sangue no banco do carro, com a ajuda de um produto chamado Luminol. O resultado do exame comprovou a presena do DNA compatvel, com a garota, e hoje o resultado desse ato criminal ser revelado.

45

Dados da Ocorrncia: Endereo do fato: Rua Joo da Mata Nmero: No costa Complemento: Mata fechada

Ponto de referencia: Casa de Olmpia da Silva Bairro: rea Rural Cidade: Campo Grande Estado:MS

Data do Fato: 23/11/2010 Hora aproximada: 21h00min s 21h59min.

Dados do Declarante: Nome: Solange Divina de Almeida RG: 001, 885, 027 Emissor/UF: SSP/MS CPF: 07391307,98

Data de Nascimento: 17/03/1973 Sexo: Feminino Naturalidade (Cidade/UF): Presidente Epitcio SP Profisso: Do Lar Endereo: Av. So Cristvo Bairro rea rural CEP: 79112-230 Nmero: xxx Estado: MS

Cidade: Campo Grande

DDD+Telefone: 067-33665789

Dados da pessoa desaparecida: Nome: Joana de Almeida RG: 001, 945, 458 CPF: 875841981-12 Nome do Pai: Lazaro de Almeida Nome da Me: Solange Divina de Almeida Data de nascimento: 04/08/1994 Apelido: J Emissor/UF: SSP/MS

46

Estado Civil: Solteiro (a) Naturalidade: Campo Grande Idade Aparente: 17 anos

Sexo: Feminino Profisso: Estudante

Orientao Sexual: Heterossexual Informaes Gerais: Cor da Pele: Branca Cor dos olhos: Pretos Cor dos cabelos: Pretos Tipo de Cabelo: Encaracolado Obs.: Nunca Desapareceu antes. No usufru de Bebidas ou Drogas.

Altura (em metros): 1,67m

Vestimenta: Cala azul escuro, uniforme estadual (azul), e chinelos rosas. Convivncia mais prxima: Nome; Camila Oliveira Endereo: Rua tor Bairro: So Jos CEP: 79115-468 n 134 Cidade: Campo Grande Estado: MS

DDD+telefone:067-33876543

Detalhes da Ocorrncia: Objetos que a pessoa desaparecida portava: Mochila com mochila escolar. Conte-nos como aconteceu: Ela saiu para ir para escola, depois que brigou com o pai, da por diante no voltou para casa. Colegas disseram que ela saiu da escola e foi para a igreja, e ningum mais a viu.

47

Provas Contra o Ru

48

IDENTIFICAO DOS PERICIANOS E COLETA DE MATERIAL No dia 31 de maro de 2011, os periciamos compareceram sala do Centro de Gentica So Tom, com a finalidade de realizar um laudo pericial para o caso em que Cleber Silva Machado esta sendo acusado por estuprar, asfixiar, entre outros a vtima Joana de Almeida de 17 anos, onde foram encontrados vestgios de pele, que ser comparado com o do possvel suspeito.

Observaes: Excluses: 100%

Concluso: De acordo com a anlise dos gentipos presentes nos integrantes do estudo declaramos que o nmero de excluses detectadas indica que evidentemente que o DNA encontrado nas unhas da vitima Joana de Almeida respectivamente o DNA de Clber Silva Machado o suspeito de autoria do crime. Resultado: POSITIVO Mato Grosso do Sul-23 de abril de 2011

49

Secretaria de Segurana Pblica Campo Grande-MS-2011 Consultrio So Leopoldo

LAUDO DE EXAME CORPO E DELITO n2474/2011 EPMLCENTRO I. EXAME NECROSCPICO

O rgo interno resultou em HEMORRAGIA INTERNA AGUDA FATAL + PNEUMOPERITONEO AGUDO FATAL, sendo que ambos os eventos so graves.

II.

Houve violncia SEXUAL na regio ANAL, com grave Traumatismo na poro terminal do intestino (Reto).

III.

Respondemos sim a quarto quesito quanto a CRUELDADE, devido a condio da vtima (uma jovem idade de 17 anos), violncia sexual, e a multiplicidade de leses fatais.

RESULTADO: Concedeu-se a violncia sexual, ocasionando grave traumatismo na poro terminal do intestino (Reto) e a penetrao Violenta na Vagina. (POSITIVO)

50

O sangue que foi encontrado pela pericia no carro de Clber Silva Machado, foi contatado 97% compatvel com ode Joana de Almeida, alm de ser declarado que o sangue encontrado, no seria sangue vaginal.

Resultado: POSITIVO,

51

Fotos do Crime

OBS: A vtima Joana de Almeida foi encontrada com marcas de asfixia, agresso fsica pelo corpo, sinais de estupro e sem os MAMILOS.

52

Mancha de sangue no carro

53

Sentena

54

Ao Penal: Parte Autora: Acusado (a): Vtima(s):

0379051-96.2010.23.11.0004 Justia Pblica. Cleber Silva Machado. Joana de Almeida

Vistos, etc. CLEBER SILVA MACHADO foi pronunciado no art. 121 2, incisos III e IV e art. 215 do Cdigo Penal porque no dia 23 de novembro de 2010 por volta das 21 horas, na rua Joo da Mata ,bairro rea rural , nesta capital, estuprou,espancou e enforcou a vitima, Joana de Almeida, causando-lhe a morte. Iniciada a sesso plenria de julgamento, no houve inqurio de testemunhas, com leitura de peas, deu-se inicio aos debates orais. A Promotora de justia, Luana Delmont, requereu a condenao nos termos da pronncia. A defesa tcnica realizada pelas advogadas, Alyne Louise Borsato Pereira e Ana Paula Garcia Vieira, sustentou a tese de negativa autoria para ambos os crimes. Reunido em sala secreta, o Conselho de sentena, por maioria de votos declarados decidiu o acusado nos termos da pronncia, conforme quesitao anexa. Isto quer dizer que foi afastada a tese de defesa. As circunstncias atenuantes agravantes so da competncia deste Juzo Singular, logo passo a apreci-las. Verifico que milita em favor do acusado a atenuante da confisso ainda que apenas na fase policial. Embora se retratasse em juzo, passando a negar a autoria, inclusive, neste plenrio, tenho que deve merecer uma reduo de pena porquanto foi com base nela e outras provas que melhor se desvendou o crime, foi denunciado, pronunciado e condenado. Evidente que, neste caso, o quantum da reduo no pode ser igual a dada a outro acusado que confessa o crime em todas as etapas do processo, questo a ser abaixo fixada. Noutra senda, inocorrem circunstncias agravantes bem como causas especiais de aumento e diminuio de pena a serem ponderadas. Posto isso, condeno Cleber da Silva Machado nos artigos 121, 2, incisos III e IV e art. 215 e art.61, inciso II, alnea c,d todos do Cdigo Penal. Desta feita, passo a fixar pena, sistema trifsico (art.68 do CP). As circunstncias judiciais do art. 59 do CP no lhe so amplamente favorveis. Isso porque a culpabilidade reprovvel, eis que estava na igreja aconselhando a jovem, onde convidou a mesma para um passeio no qual dentro do veculo querendo ter relao com a jovem que no aceitou, ficou nervoso estrupando-a e logo a ps enforcando a vitima e deixando em um terreno morta,conduta esta que demonstra seu dolo intenso, representando, portanto, a ntida vontade de assassinar a vtima, sendo merecedor de elevada censura. No se pode, na fixao da pena-base tratar dolo desta natureza com a de outro ru age com menor intensidade na execuo do crime. No possuidor de antecedentes. A conduta e personalidade so normais. Os motivos e as circunstncias do crime foram sopesados pelo Conselho de Sentena, razo pela qual deixo de consider-los nesta fase.

55 As conseqncias do delito so tpicas da espcie, ou seja, dor, sofrimento pela perda de um ente querido tanto dos familiares da vitima (pai, me, irmos, tios, etc.) como tambm de seus amigos. Assim, sopesando tais circunstncias judiciais, fixo a pena-base: A)Em 20 (vinte) anos de recluso para o homicdio qualificado. B)Em 3 (trs) anos de deteno para o crime de perigo comum. Salientado que no merecedor de reduo pois no confessou o crime razo pela qual exigiu do Estado maior esforo para conseguir a condenao do ru na defesa dos interesses sociais. Assim, fica condenado em definitivo: A)Em 20 (vinte) anos de recluso para o homicdio qualificado. B)Em 3 (trs) anos de deteno para o crime de perigo comum. Embora se trate de concurso formal, impossvel aplicar as regras do art. 70 do CP, inclusive o seu pargrafo nico, porquanto as penas so de naturezas diferentes, ou seja, recluso e deteno. Atento s diretrizes do art. 33 e 59, inciso III do CP fixo o regime fechado. Deixo de fixar o valor mnimo para reparao dos danos, uma vez que tal matria no foi objeto de debate nos presentes autos, ficando para a discusso na seara prpria. Tendo em vista que o acusado se encontra beneficiado com liberdade provisria decorrente de Habeas Corpus concedido pelos Desembargadores do TJ/MS, continuar em liberdade da mesma forma, eis que esta sentena condenatria no considerada fato pelos tribunais superiores. Aps o trnsito em julgado da sentena, faam-se as comunicaes necessrias, inclusive nome no rol dos culpados, providencie-se a G.R, Definitiva, expedindo-se o respectivo mandado de priso. Encaminhem os objetos apreendidos para destruio. Aps, arquive-se. Sentena publicada em Plenrio, saindo s partes intimadas. Registre-se oportunamente. Sala das sesses da 2 Vara do Tribunal do Jri de Campo Grande-MS, aos 29 de agosto de 2011.

Gabriel Teixeira Juiz Presidente do Tribunal do Jri ________________________________________

56

E. E. Adventor Divino de Almeida

JRI SIMULADO

Campo Grande MS 29 de Agosto de 2011

57

E. E. Adventor Divino de Almeida

JRI SIMULADO

Trabalho apresentado como avaliao parcial das disciplinas de Sociologia, Filosofia (Prof. Vanja Marina Prates de Abreu), Histria (Prof. Celso Ricardo), Geografia (Prof. Janice Viana) e Portugus (Prof. Ana Carla Chimenes).

Caso: Jos Modesto da Silva Ano: 3 Turma: A Turno: Matutino Campo Grande MS

58

29 de Agosto de 2011

SUMRIO

Introduo..................................................................................................... 4 Resumo do Caso............................................................................................5 Lista de Jurados.............................................................................................6 Prego........................................................................................................... 7 Juiz...............................................................................................................8 Interrogatrio das testemunhas .................................................................10 Debates........................................................................................................14 Promotoria Acusao..............................................................................14 Advogados Defesa..................................................................................16 Sentena.......................................................................................................18 Bibliografia..................................................................................................19 Anexos.........................................................................................................20

59

Introduo
O caso escolhido pelo 3 A fora primeiramente um conjunto de ideias. Por se tratar de um caso comum, envolvendo desavenas familiares e traio, a interpretao proposta pelos membros do 3 visa demonstrar como so as reaes do advogado de defesa e por quais dificuldades este passa ao longo do juramento. Tambm mostra a deciso do Juiz ao dar seu veredito final, no s considerando o ru culpado como tambm explicando sua penalizao, sendo esse exemplo que nos faa pensar que at mesmo um desentendimento entre parentes e amigos, passa resultar em tragdia.

60

Resumo do Caso
O Sr. Jos Modesto da Silva, no dia 10 de outubro de 2008 s 19 horas da noite, mata a facadas o seu primo-irmo Antnio Modesto da Silva, a sangue frio e sem pudor. Logo aps o crime, o ru se entrega a policia e confessa seus feitos. A razo pelo qual o mesmo cometer este homicdio fora que Marcio da Silva (A vitima) devia dinheiro ao Sr. Jos e ao mesmo tempo era tambm o amante de sua esposa. Ao descobrir que este estava tendo relaes amorosas com sua mulher, confirmando a suspeita ao segui-lo e encontr-los juntos em uma mercearia as 17 horas do dia 09 de outubro de 2008 [Dados adquiridos atravs da investigao policial]. Logo aps a descoberta desta imperdovel traio, saiu o Sr Jos a proferir pelos "ventos" de que arrancaria a vida de seu primo, por questo de honra ao seu orgulho ferido e a tristeza de seus filhos. Diz o mesmo que sua mulher fora seduzida pela vitima. Ento, ao dia 10, encaminhou-se ao estabelecimento onde fora encontrado o corpo de seu primo com vrias perfuraes encontradas em seu corpo. No houvera tempo para que o ferido recebesse ajuda mdica, o que muitos acreditam ter falecido no local.

61 Lista de Jurados Hellen Carolina Fernanda Ortiz Gabriela Ferruzzi Amanda Beatriz Bruna Fagundes Giovanni Maurutto Juliane Avalos Rosane Gabriela Soraya Barbosa Raphael Lucas Mychelle Moreira Anamayra Ribeiro Camila Pereira Anelise Wolke Karine Chimenes Matheus Ribeiro Cleiton Ferreira Beatriz Ribeiro

62 Prego So ___ e ___ do dia 29 de Agosto de 2011. Declaro aberta a sesso! Art. 473 - Prestado o compromisso pelos jurados, ser iniciada a instruo plenria quando o juiz presidente, o Ministrio Pblico, o assistente, o querelante e o defensor do acusado tomaro, sucessiva e diretamente, as declaraes do ofendido, se possvel, e inquiriro as testemunhas arroladas pela acusao. Para a inquirio das testemunhas arroladas pela defesa, o defensor do acusado formular as perguntas antes do Ministrio Pblico e do assistente, mantidos no mais a ordem e os critrios estabelecidos neste artigo, os jurados podero formular perguntas ao ofendido e s testemunhas, por intermdio do juiz presidente. No se permitir o uso de algemas no acusado durante o perodo em que permanecer no plenrio do jri, salvo se absolutamente necessrio ordem dos trabalhos, segurana das testemunhas ou garantia da integridade fsica dos presentes. (NR) Art. 475 O registro dos depoimentos e do interrogatrio ser feito pelos meios ou recursos de gravao magntica, eletrnica, estenotipia ou tcnica similar, destinada a obter maior fidelidade e celeridade na colheita da prova. A transcrio do registro, depois de feita a gravao, constar dos autos. (NR)

63 Juiz Fala do juiz presidente: O acusado Jos Modesto da Silva comparece Sesso de Juzo Colegiado, para que, possa submeter-se ao julgamento temporal, pelo crime de morte de Jos Teixeira da Silva do qual acusado. A partir deste momento esto instalados os trabalhos do jri onde ser submetido a julgamento o processo de nmero 1.023 que trata de crime homicdio. Juiz: Comunico aos senhores jurados de que aps o sorteio no podero comunicar-se entre si ou com outrem, nem manifestar suas opinies sobre o processo, sob pena de excluso do Conselho e multa no valor de 1 (um) a 10 (dez) salrios mnimos, de acordo com a condio econmica de cada um dos senhores, a incomunicabilidade ser certificada nos autos pelo oficial de justia. (NR)

Juiz: Ao decorrer do sorteio o juiz estar perguntando a promotoria e a defensoria se aceita ou recusa os jurados.

Fala do juiz aps o sorteio dos jurados: Em nome da lei, concito-vos a examinar esta causa com imparcialidade e a proferir a vossa deciso de acordo com a vossa conscincia e os ditames da justia. Os jurados, nominalmente chamados pelo presidente, respondero: Assim o prometo.

Juiz: O ru dera seu depoimento ao jri? Como o depoimento foi negado irei ler um pequeno trecho do processo do Sr . Jos Modesto da Silva O Sr. Jos Modesto da Silva, no dia 10 de outubro de 2008, o senhor mata a facadas e feri at a morte o seu primo-irmo Antnio Modesto da Silva.O ru confessa o crime

entregando se a policia,logo depois do crime.O motivo do crime foi que o senhor Marcio da Silva(a vitima) devia dinheiro ao Sr. Jos, e era amante de sua esposa. Ele descobriu que a vitima estava tendo relaes com sua esposa,e para confirmar seguiu Sr. Marcio at um estabelecimento e achou os dois. Logo depois o ru saiu falando pelos ventos que iria matar seu primo,por questo de honra a seus filhos e a sua esposa.Diz que sua esposa foi seduzida por seu primo-irmo. Ento no dia 10 de outubro de 2008,o Sr. Jos Modesto da Silva vai at a casa de seu primo e o mata com facadas,o ferindo at a morte.

64

Juiz: Com a palavra a promotoria para as suas consideraes sobre o caso. ART. 476 3o Finda a acusao, ter a palavra a defesa. Juiz:Com a palavra a defesa para suas consideraes sobre o caso

Juiz (aps o primeiro debate) ART. 476 4o a acusao poder replicar e a defesa poder treplicar, sendo admitida a reinquirio de testemunha j ouvida em plenrio. (NR) Sentena para ser lida no caso de condenao

Juiz: Pela contagem dos votos proferidos pelo Conselho de Sentena, declaro o ru Culpado! Cumprir 20 anos de recluso em regime fechado. Reconheo o ru como levado por sua fraqueza como bem mostrou a promotoria, no entanto, h atenuantes muito bem colocados pela defesa quando mostra o sofrimento psicolgico que o ru sofreu pela vida afora. Apenas por isso no lhe aplico a pena mxima. O ACUSADO DEVER recolher-se priso em que se encontra de acordo com os presentes requisitos da priso preventiva.

65

Interrogatrio de testemunhas
Primeira testemunha Juiz (Leonardo Barbosa): que se apresente a primeira testemunha.

Senhora Maria Mrcia, a senhora jura dizer a verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade?

Testemunha: juro. Juiz (Leonardo Barbosa): A senhora tem cincia de que se tal no ocorrer ser incriminada por perjuro, podendo sofrer punies na forma da lei?

Testemunha:

Estou

ciente

O advogado de defesa pergunta testemunha: D. Maria Mrcia, a senhora conhece o acusado h quanto tempo?

Testemunha: Faz mais de onze anos. Meu marido trabalha com o Sr. Jos desde que viemos da Paraba, quando ns nos mudamos para Minas Gerais.

Advogado: O seu marido fala bem ou mal sobre o patro? Ou melhor, dizendo, o seu marido, o casal em si, tem boas relaes com o acusado?

Testemunha: Muito. Meu marido, todos ns l de casa, s temos elogio para o nosso patro. Ns nunca encontramos desde que a gente trabalha. Pessoa boa igual ao Seu Jos. Ele calmo, no briguento. Procura ser justo com tudo. admirvel o seu modo de tratar a todos, pobres e ricos. Tudo igual. Ns nunca vimos fazer diferena de pessoa pela cor ou pelo que a pessoa possui. bom com os animais, incapaz de chutar um cachorro vadio.

A defesa: Senhor presidente, me dou por satisfeito, est dispensada, por ora, a testemunha. Segunda testemunha Juiz (Leonardo Barbosa): que se apresente a segunda testemunha:

Senhora Valria, a senhora jura dizer a verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade?

66 Testemunha: Juro. Juiz (Leonardo Barbosa): A senhora tem cincia de que se tal no ocorrer ser incriminada por perjuro, podendo sofrer punies na forma da lei?

Testemunha: Peo segunda

Estou testemunha que se

ciente apresente:

Meu nome Valria Maria Santiago, nasci e cresci em Lavras. Resido na Rua da Pororoca, nmero 13, no Bairro Jaragu. Sou casada e trabalhei por muitos anos em casa de famlia. Atualmente O juiz chama a sou Promotoria a se do manifestar, fazendo lar. perguntas.

Juiz (Leonardo Barbosa): Com a palavra da promotoria, que faa as perguntas segunda testemunha de defesa. Promotor: senhora conhecia a vtima?

Testemunha: Sim. Era um homem franco e carrancudo. No parava para conversar com ningum, mesmo que perguntado sobre alguma coisa, respondia andando ou nada respondia. Promotor: D. Valria a senhora conhece a esposa do acusado?

Testemunha: D. Adelaide? Sou de dentro da cozinha dela. Trabalhei muito tempo em sua casa.

Promotor: A senhora D. Valria considera D. Adelaide uma boa pessoa, ou melhor, uma pessoa sria uma mulher honesta?

Testemunha: Doutor, eu nunca vi e nem ouvi nada de mal sobre a D. Adelaide. Sempre nos tratou com muito respeito e muito respeitada.

Promotor: Nosso acusado ru confesso. E como eu disse no parece e at mesmo se diz vingado. O senhor poderia supor que essa pessoa se revelaria uma vbora traidora, tirando a vida de seu primo-irmo?

A testemunha responde: No senhor, eu jamais pensei isso do acusado. Sempre uma pessoa muito boa nunca o viu brigar, ainda que fosse ofendido.

67

Promotor: Meritssimo, eu me dou por satisfeito. A defesa se quiser pode interrogar a testemunha.

Juiz (Leonardo Barbosa): Com a palavra a defesa

Advogado de defesa: D. Valria no estando em casa o Sr. Jos, a vtima costumava ir a Fazenda Brejeira, de propriedade do acusado?

A testemunha: Muitas vezes. A minha antiga patroa ficava no escritrio com o finado Sr. Antnio fazendo um acerto. No sei bem como era. Os dois primos antes eram scios. Depois, no sei o porqu j no eram scios. D. Adelaide passou a ser scia do marido num dos aougues do povoado. O Seu Jos confiava muito nos dois. Os acertos eram feitos no escritrio com a presena ou no do nosso patro.

A defesa continua: Alguma vez a senhora interrompeu alguma dessas reunies, a chamado da patroa, ou algo parecido?

Testemunha: No senhor. No que chegava 3 horas da tarde, ns, todos os empregados, j estvamos em nossas casas. E, sempre, l pelas duas comeava a reunio.

A defesa: Senhora D. Valria, h quanto tempo a senhora conhece ao acusado Sr. Jos Modesto da Silva?

testemunha:

Desde

que

passei

trabalhar

com

eles

em

sua

fazenda.

Defesa:

senhora

conheceu

vtima?

Responde a testemunha: Sim senhor. No o tanto que eu conhecia o acusado, como o senhor fala. Ele no era muito simptico. Era mais briguento e se achava o tal. Devia ter l suas qualidades, mas eu no o conhecia muito bem.

A defesa: Meritssimo, por enquanto, a testemunha, de minha parte, est liberada.

68

Os debates:
Promotoria

Senhor Presidente que preside a essa instruo de julgamento e jri, senhoras e senhores jurados, meus pares. Um homem trabalhador, um pai de famlia, um filho amoroso deixou de existir porque algum que est aqui como acusado, bem nossa frente, decidiu que nunca mais seria humilhado. E por isso matou... Foram trs facadas, certeiras e terrveis no seu quase-irmo. E esse homem tombou assustado com a tamanha violncia inesperada partida de seu quase irmo e nem mais um passo, pois acabara ali a sua vida... Senhores esto diante de um crime passional, diante de um ru confesso. Um homem que no se declara arrependido. Um vingador. Um daqueles que fazem aquilo que chamamos de justia com as prprias mos, defensor da Lei de Talio olho por olho e dente por dente pra quem no o conhece. O mundo est se tornando mais e mais violento. As pessoas esto banalizando a violncia. De tanto verem acontecendo desgraa e mais desgraa, nada mais surpreende. Senhores no podem deixar que as coisas caminhem por essa direo por que quando menos esperarmos essa lei da justia com as prprias mos acabar fazendo justia de ns, seres do bem. Temos, quando est em nossas mos condenar a violncia, sugiro que neste caso condenem. Condenem usando a caneta, o corao e a conscincia. No somos deuses e no estamos acima do bem e do mal. O erro humano. Mas, errar e julgar-se correto?... Errar e no reconhecer que errou?... Penso, no mnimo, tratar-se de uma aberrao extra-humana. Podemos at, levados pela emoo, pelo desvario insano, cometer alguma loucura, mas ns temos o momento em que a razo vem visita e nos pe em alerta. Epa! Por que eu no agi de um modo diferente? Por que no me controlei? Por que no fugi para bem longe? Mas matar, tirar a vida, isso no remedivel meus senhores. o fim do caminho. Fim dos sonhos, e fim de tudo. E qual o direito tem um homem igual ao seu semelhante, cada um de ns carrega os seus problemas e os seus traumas, como eu sei que cada um de vocs jurados, tem o seu e nem por isso, samos atentando contra a vida alheia... Por isso eu, desde j peo a pena mxima para o ru. Que ele amargue ou desfrute de sua vingana bem longe das pessoas de bem. At que lhe volte razo, ele tem que pagar atrs das grades por que uma pessoa sem controle emocional desse porte no d para prever seus

69 mal-feitos e antes que ele haja, temos de agir a favor da sociedade l fora clamando por justia. Vamos fazer com que ele pague caro pelo seu erro ao ver por muitos anos o sol nascer quadrado at que a razo venha visit-lo.

Promotoria(replica) SENHORES... Nada justifica a violncia de um assassinato. O homem agride e deseja exterminar de perto de si, aquele que o incomoda. O mundo se torna pequeno demais, pelo menos naquele momento, em que o ser humano injuriado pensa que no d para viver no mesmo planeta em que viva o seu opressor. Porm ns, seres humanos e humanizados no devemos dar valor barbrie, no devemos nos deixar levar pelo ressentimento afinal, somos civilizados e aprendemos a nos controlar caso contrrio que a justia seja feita e volto a repetir: nada justifica um assassinato. Devemos punir quele que tira a vida de outra pessoa. No sejamos condescendentes com os criminosos, ou estaremos aumentando em muito a criminalidade entre ns apenas pelo fato de darmos a possibilidade de outros futuros assassinos usarem uma justia no feita como exemplo para entrar no mundo da criminalidade. Sabe se que h atenuantes, a prpria lei maior os prev. No entanto, onde est previsto aquilo que atenua a perda? Onde est previsto que o mau exemplo no seja imitado? A dor que ficou doda, a falta que faz um pai de famlia, ou a falta de um filho para sua me j idosa e doente. Alm do que no existem atenuantes para algum que premedita um crime, espera que a vtima sofra com antecedncia a dor e o ardor do ao frio de um punhal a rasgar-lhe o peito. Desde j, peo a pena mxima para o Jos. Para aquele que pensou em se livrar de algum que o maltratou, fazendo justia com as prprias mos. Meritssimo, deixo as minhas consideraes para que os jurados reflitam sobre elas. Que ningum compactue com a violncia que tanto desumaniza o homem.

70 Advogados

Extremo Senhor Juiz que preside essa seo de instruo e jri, caro colega da promotoria, Dra Karoline Curtolo, caros jurados, SENHORES, aqui reunidos, cumprimos, mais uma vez, a uma difcil misso. O que ser que aconteceu para essa completa perda de razo? O que levaria um homem considerado honesto e pacato a assassinar a um seu quase-irmo? Por que a desgraa se abateu sobre um lar, antes feliz? Anteriormente, ns seres humanos no somos bons nem maus. Somos movidos por circunstncias. At a sade e disposio do nosso corpo interfere em nossas aes. Julgar muito fcil para ns que somos humanos. Mais fcil ainda se torna condenar algum por algo que a outra pessoa faa ou deixa de fazer. Se fssemos ao Juzo Final julgados por nossos semelhantes, todos ns, sem exceo, iramos para o inferno. Ainda bem que o ltimo julgamento cabe a Deus e ele justo. Ns o sabemos misericordioso. S Deus

conhece particularmente a cada um dos seus filhos. De manh noite, todos os dias, impreterivelmente, estamos a julgar os outros. Conscientes ou inconscientes, brigando, ponderando, comentando sempre o outro faz parte de nossas palavras e de nossas mentes. At ao dormir, sonhamos que os outros esto sempre nos fazendo algo, na maioria das vezes sendo cruis conosco. Eu atribuo esse procedimento humano a uma absoluta falta de cultura. Ao invs de estarmos a falar ou a pensar sobre os outros, porque no nos dedicamos a melhorar a nossa vida e vida dos outros. Devamos, ao nos tornamos cultos, repassamos a nossa cultura como se repassa uma receita de bolo.

Sempre o outro tem mais defeitos do que ns mais feio do que ns, mais errado e tudo de mais negativo o outro que tem sempre mais defeitos do que ns julgamos ter. O fato que ns seres humanos sempre pensamos em um amontoado de razes para justificar os nossos atos e nos sentimos mais confortveis e melhor com as nossas conscincias. Mas, o fato que o Sr. Jos errou... Errou feio... Tirou a vida de seu primo-irmo. Mas vamos e venhamos... O meu cliente, pela vida afora, foi sendo morto aos poucos, em seu amor-prprio, com a sua auto-estima pisoteada pelo seu meio irmo. O falecido, que Deus o tenha em sua glria, foi matando aos poucos os sonhos e a dignidade de seu primo-irmo Jos.

71 Desde criana, meu cliente confessou que no sabia odiar, mas sabia chorar pelos cantos e sofrer como um co sem dono. Adolescente sentia-se preterido. Quando moo, ansiava ser amigo do primo, at o admirava. No entanto, era olhado de cima para baixo, com desprezo. Ao se casar, o Jos, deu o seu sobrenome a uma mulher que seu primo havia rejeitado, assumiu compromisso com a mulher e o filho dela, fazendo a vez do primo folgado e irresponsvel. Criou o filho deste e ainda teve que lutar contra os maus-conselhos que o primo, de graa, dava ao filho que um dia renegara e continuou a renegar at o dia da sua morte. O calhorda ainda prejudicou ao Jos financeiramente e por fim lhe coloca um par de chifres. muito senhores... Sei que o meu cliente errou. No podemos matar a todos que se julgam melhores do que ns... Mas pensem... Pensem que h atenuantes para o seu ato de desespero. Julguem por favor, com misericrdia a um algum to sofrido...

A defesa chama suas testemunhas

72

Sentena
Pela contagem dos votos proferidos pelo Conselho de Sentena, declaro o ru Culpado! Cumprir 20 anos de recluso em regime fechado. Reconheo o ru como levado por sua fraqueza como bem mostrou a promotoria, no entanto, h atenuantes muito bem colocados pela defesa quando mostra o sofrimento psicolgico que o ru sofreu pela vida afora. Apenas por isso no lhe aplico a pena mxima. O ACUSADO DEVER recolher-se priso em que se encontra de acordo com os presentes requisitos da priso preventiva.

Bibliografia
www.textojuridicos.com.br

73

Anexos
Processo entregue para os jurados Caso Jos Modesto da Silva O Sr. Jos Modesto da Silva, no dia 10 de outubro de 2008, o senhor mata a facadas e feri at a morte o seu primoirmo Antnio Modesto da Silva. O ru confessa o crime entregando se a Processo policia, logo depois do crime. O motivo do crime foi que o senhor Marcio da Silva (a vitima) devia dinheiro ao Sr. Jos, e era amante de sua esposa. Ele descobriu que a vitima estava tendo relaes com sua esposa, e para confirmar seguiu Sr. Marcio at um estabelecimento e achou os dois. Logo depois o ru saiu falando pelos ventos que iria matar seu primo, por questo de honra a seus filhos e a sua esposa. Diz que sua esposa foi seduzida por seu primo-irmo. Ento no dia 10 de outubro de 2008, o Sr. Jos Modesto da Silva vai at a casa de seu primo e o mata com facadas, o ferindo at a morte.

74

75

Escola Estadual Adventor Divino de Almeida

Campo Grande, MS

76

Trabalho apresentado com avaliao parcial nas disciplinas de:

Filosofia Sociologia Geografia Literatura Portugus Histria

77 SUMRIO Introduo ........................................................................................................................... 2 Enredo ................................................................................................................................. 3 Personagens ........................................................................................................................ 4 Texto de abertura da turma ................................................................................................. 5 Cronograma de apresentao do Jri .................................................................................6 Apresentao dos jurados ......................................................................................6 Termo de advertncia aos jurados ....................................................................... 6 Juramento da verdade ................................... ....................................................... 7 Pronunciamento do Juiz ....................................................................................... 8 Depoimento das testemunhas ............................................................................... 8 Depoimento da R .............................................................................................. 14 Debates Orais ..................................................................................................... 18 Argumentaes da Promotoria ................................................... 18 Argumentaes da Defensoria ................................................... 19 Rplica ............................................................................................................... 20 Trplica .............................................................................................................. 20 Votao secreta dos Jurados (em vdeo) ............................................................ 21 Pronunciamento de sentena .............................................................................. 21 Agradecimentos ............................................................................................................. 22 Bibliografia .................................................................................................................... 23

78

Introduo
Com base nos estudos aplicados na disciplina de sociologia e na leitura do livro Depois da Escurido do autor Sidney Sheldon, os alunos do segundo ano A, apresentam uma encenao com a simulao de um julgamento, onde sero aplicadas algumas leis e regras do poder judicirio brasileiro.

79

Enredo
A r Jlia Casagrande foi pronunciada pela prtica de homicdio simples, artigo 121 como consta no dia 20 de agosto de 2010. Ela foi retirada pela Fora Nacional de sua empresa, o banco Nacional Norte Sul, com o mandato de priso por estelionato e suspeita de ter assassinado o prprio marido, o senhor Olavo Casagrande. Segundo investigaes, uma quantia em torno de 75 milhes de dlares foi desviada da empresa, da qual ela e seu marido eram proprietrios, e desapareceu sem deixar vestgios.

80

PERSONAGENS

Juiz: Caio Batista Assessores: Amanda Dittmar, Jubmar, Estevan, Jalysson Promotor (a): Bianca Gleizer Defensoria: Isabela Quartieri Escriv: Renata Souza Policiais: Hebert e Renato Oficial de Justia: Hedryelly Mouro R (Jlia Casagrande): Mayt Testemunha (taxista): Matheus Testemunha (FBI): Lucas Muniz Testemunha (empregada): Stephany Mayari Jurados selecionados: Suzane, Tatiana, Wesley, Gabriel, Rafael, Vinicius, Ilza. Porta voz da turma (Texto de abertura): Lucas Tavares Reprteres: Gleiciane, Ktura, Leonardo, Ellen. Bastidores Kleycimara, Thaynara, Amanda Rezende, Srgio, Hemylly, Nicole, Eric, Danilo Monitoramento gravao de som e vdeo: Thiago Benites Roteiristas Isabela Quartieri e Bianca Gleizer Impresso e Encadernao de resenhas Thiarlene e Matheus. Organizao Isabela Quartieri, Bianca Gleizer, Caio Batista e Ktura de Souza

81

TEXTO DE ABERTURA DA TURMA

Senhores jurados, com grande satisfao que ns, antigos alunos da turma vencedora da 1 edio JuriADA, estamos aqui para mostrar que o projeto muito importante para a formao de cidadania dos alunos. Aps a vitria em 2010, ns agora alunos do 2 ano A, queremos mostrar mais uma vez, que a justia no v cor, classe social, sexualidade ou poder financeiro. Assim como a Deusa Tmis, a justia venda os olhos para com as diversidades, pois o dever do conselho de sentena fazer jus a voz do povo. E vocs jurados que so hoje uma espcie de conselho tm como dever serem justos e imparciais. Aps muitos dias de estudo para a criao do roteiro, vimos que a Escola Adventor merecia mais e graas aos diretores Inivaldo Gisoato e Jorge Roberto Loiola, os alunos do 2 ano A, com o apoio das professoras Ana Carla e Vanja Maria, do Diretor do Frum Luiz Antonio Cavassa de Almeida e do excelentssimo senhor Juiz Alizio Pereira dos Santos que foi extremamente prestativo para com o projeto, conseguimos a autorizao para realizar aqui no Plenrio do Tribunal do Jri as apresentaes do Jri Simulado e isso foi como uma alavanca para os alunos se dedicarem ainda mais a esse projeto que s engrandece o estudo da disciplina de sociologia. Estamos aqui para dar o nosso melhor novamente e mostrar que a justia olha pelos Justus sem distino.

82

CRONOGRAMA DE APRESENTAO DO JRI


APRESENTAO DOS JURADOS

Para que possa ser iniciado este jri, preciso que tenha no mnimo 15 jurados presentes, por isso a escriv ir sortear nomes e se a pessoa estiver presente, se levante. Em seguida, dentre esses 15 nomes, sero escolhidos 7 que formaro o Conselho de Sentena, lembrando que a promotora e a defensora tem o direito de negar at 3 jurados cada parte sem justificativa. Tatiana Costa, Ktura, Ilza Ferreira, Thiago Benites, Rafael Cceres, Erick Matheus, Vinicius de Oliveira, Lucas Tavares, Kyara Stefany, Gabriel Alves, Thaynara, Wesley Caio, Kleycimara, Suzane Rodrigues, Matheus Oliveira. Vamos fazer a seleo dos jurados. Tatiana Costa. (promotora e defensora aceita ou nega e assim por diante). Peo que todos se levantem de modo que a escriv ir ler o termo de advertncia para que os senhores jurados fiquem cientes das regras do jri. Se acaso algum jurado quiser desistir, no quiser perder o seu tempo, que seja... Por favor, no se acanhem. TERMO DE ADVERTNCIA AOS JURADOS
A) Os senhores Jurados, uma vez sorteados, no podero comunicar-se com outras pessoas nem manifestar sua opinio sobre o processo, sob pena de excluso do conselho; B) A funo da acusao e defesa fornecer esclarecimentos aos jurados, at porque cada parte possui 1h 30min; acrescida de mais 1h em razo da rplica, podendo ao final dos debates, chegar soma de 5h de explicao dos fatos constantes do processo; C) O jurado que tiver alguma dvida dever avisar, levantando a mo, sinalizando que pretende fazer pergunta(s). Neste caso, o serventurio entregar-lhe- uma prancheta, com caneta e papel sulfite para escrever a pergunta para evitar que venha a influenciar os demais jurados ou transparecer predisposio para condenar ou absolver; D) Tero nova oportunidade de perguntar ou tirar dvida ao final dos debates; E) No podero fazer ligao em celular, devendo deslig-lo. Em casa de necessidade, deve consultar o juiz; F) Durante os debates, o jurado no poder interagir com as partes, por exemplo, sorrir, acenar, positivamente ou negativamente com gestos; G) Aps o trmino do julgamento no fazer comentrios com as partes, Promotor e Defesa, sobre o resultado, seja ele absolvio ou condenao, nem fazer comentrios de outros processos que julgou; H) Caso o jurado tenha envolvimento em processo-crime de homicdio (ou tentativa), ou conhecimento de familiar envolvido em processo desta natureza como acusado ou vtima, dever comunicar ao Juiz de Direito antes do sorteio do conselho de sentena, com o fim avaliar a sua iseno para participar do jri; I) O tribunal de justia ou qualquer superior poder anular a deciso dos jurados manifestamente contrario prova dos autos, sujeitando o ru a novo julgamento. Se anulada outros jurados devero ser convocados; OBS: No poder compor o corpo de sentena o jurado que for impedido ou suspeito de imparcialidade, conforme artigo 448 e 449 do CPP, consoante situaes a seguir: I marido e mulher

83
II ascendentes (pai, av, neto, bisneto, etc.). III descendentes (filho, neto, bisneto, etc.). IV sogro e sogra com genro ou nora. V irmos VI cunhados, durante o cunhadio. VII Tio e sobrinho. VIII padrasto ou madrinha com enteado. IX o mesmo impedimento em relao s pessoas que mantenham unio estvel reconhecida como entidade familiar X o ascendente, descendente, o sogro, o genro, o irmo, o cunhado, durante o cunhadio, o sobrinho, o primo-irmo do juiz, do promotor, do advogado de defesa, do assistente de acusao, do ru ou da vtima. XI tiver funcionado em julgamento anterior do mesmo processo, independentemente da causa determinante do julgamento posterior. XII no caso de concurso de pessoas, houver integrado o conselho de sentena que julgou o outro acusado. XIII tiver manifestado prvia disposio para condenar ou absolver o acusado.

JURAMENTO DA VERDADE Bom, creio que est tudo certo, prosseguindo. Peo que todos os participantes do jri se levantem para que eu possa ler o juramento. Em nome da lei, concito-vos a examinar esta causa com imparcialidade e a proferir a vossa deciso de acordo com a vossa conscincia e aos ditames da justia. Todos sentam novamente. Ilza. Diz o juiz. Assim o prometo! O jurado levanta e responde; e assim por diante. Declaro aberto esse jri tributrio. o juiz levanta diz isso arruma os documentos presentes em sua mesa e inicia o julgamento

PRONUNCIAMENTO DO JUIZ Bom, ns temos o nmero suficiente de jurados para dar incio sesso de julgamento. uma pausa Vejamos, foi anunciado o nome da acusada Senhora Julia Casagrande. Os senhores jurados recebero agora o termo de advertncia (oficial de justia entrega aos jurados o termo) onde todos os deveres dos jurados deixam desde o sorteio at o julgamento final. No ser necessrio repetir, como j foi dito no julgamento anterior. Vamos dar incio s testemunhas do caso, comeando com a promotora. DEPOIMENTO DAS TESTEMUNHAS Promotora, gostaria de chamar qual testemunha? Meritssimo, se me permitir, gostaria de chamar a Senhora Carla Reis como primeira testemunha de acusao.
Bom dia, a senhorita foi chamada como testemunha do processo que tem como acusada a Sra. Casagrande. Irei fazer um breve resumo e ento formularemos as perguntas. A r Jlia Casagrande foi pronunciada pela prtica de homicdio simples, artigo 121 como consta no dia 20 de agosto de 2010. Ela foi retirada pela Fora Nacional de sua empresa, o banco Nacional Norte Sul, com o mandato de priso por estelionato e suspeita de ter assassinado o prprio marido, o senhor Olavo

84
Casagrande. Segundo investigaes, uma quantia em torno de 75 milhes de dlares foi desviada da empresa, da qual ela e seu marido eram proprietrios, e desapareceu sem deixar vestgios. Eu como juiz, fao este breve resumo para que a senhora e os jurados tenham entendimento do que ir ser tratado neste jri. A senhora tem algum tipo de parentesco com a r?

No senhor. Alguma restrio, magoa ou revolta de algum? No senhor. Ento a senhora est compromissada a falar a verdade? Sim senhor. Eu j fiz um resumo com o contedo da acusao e a senhora, como dito anteriormente, assumiu o compromisso com a verdade e nada alm da verdade. Eu, juiz, no tenho nenhuma pergunta a formular. Dada a palavra a promotora, Bianca Gleizer. Promotora comea: Obrigado meritssimo. Bom dia Senhora Carla Reis. Bom dia. Poderia me dizer qual sua profisso? Bom, eu ERA governanta da casa de praia dos Casagrande. E eles iam para l todo o vero? Sim. Durante o resto do ano no faziam sequer uma visita? Ah... s vezes, mas sempre programado em ltima hora. E voc permanecia na casa com eles? Na verdade, no. Sempre que eles iam fazer essas visitas inesperadas, pediam-me que esvaziasse a casa. E lhe davam algum motivo? Bom, eu nunca perguntei, sempre previ que eles quisessem apenas privacidade. Parece que a senhora se enganou. Obrigada Sra. Reis. Por nada. Um esclarecimento parte aos senhores jurados, temos algumas fotos impressas, que o oficial de justia lhes entrega agora, do qual pode se provar que foi encontrado pela Fora Nacional um cofre que escondia, alm de 20 milhes de dlares em jias FEMININAS, vrios extratos bancrios de transferncia de dinheiro. Muito dinheiro. Obrigada. Dada a palavra a defensora. Bom dia Sra. Reis. Bom dia. Por gentileza, nos diga quem lhe pedia que esvaziasse a casa? Como assim? Quem lhe telefonava e avisava que iria para a casa de praia? - Ora, os Casagrande. Com quem a senhora falava? Bom, com Olavo Casagrande. Alguma vez a senhora falou com a Sra. Julia? Hum, no que eu me lembre. Alguma vez o Sr. Casagrande citou que iria para a casa de praia com a esposa? . Bom... No. Obrigado Sra. Reis. No tenho mais perguntas a formular. Por nada.

85 Lembrando aos senhores jurados... H provas de que existia um cofre na casa de praia dos Casagrande. S queria que a promotoria nos provasse que minha cliente sabia de sua existncia. Obrigado. Dada a palavra a promotora. Meritssimo, se me permitir gostaria de chamar o Senhor Ricardo Magalhes, como segunda testemunha de acusao. Bom dia.
Bom dia, o senhor foi chamado como testemunha do processo que tem como acusada a Sra. Casagrande. Irei fazer um breve resumo e ento formularemos as perguntas. A r Jlia Casagrande foi pronunciada pela prtica de homicdio simples, artigo 121 como consta no dia 20 de agosto de 2010. Ela foi retirada pela Fora Nacional de sua empresa, o banco Nacional Norte Sul, com o mandato de priso por estelionato e suspeita de ter assassinado o prprio marido, o senhor Olavo Casagrande. Segundo investigaes, uma quantia em torno de 75 milhes de dlares foi desviada da empresa, da qual ela e seu marido eram proprietrios, e desapareceu sem deixar vestgios. Eu como juiz, fao este breve resumo para que o senhor e os jurados tenham entendimento do que ir ser tratado neste jri. O senhor tem algum tipo de parentesco com a r?

No senhor. Alguma restrio, magoa ou revolta de algum? No senhor. Ento o senhor est compromissado a falar a verdade? Sim senhor. Eu j fiz um resumo com o contedo da acusao e o senhor, como dito anteriormente, assumiu o compromisso com a verdade e nada alm da verdade. Eu, juiz, no tenho nenhuma pergunta a formular. Dada a palavra a promotora. Obrigada meritssimo. Bom dia Sr. Magalhes. Bom dia. Poderia nos dizer qual sua profisso? Sou agente da Fora Nacional h dez anos. Nossa, faz muito tempo. Isso, por consequncia, nos informa o grau de sua competncia. Creio que sim. Ento, nos diga Sr. Magalhes, voc participou das buscas pelo Sr. Olavo Casagrande? Sim. E o que encontrou alm das joias e extratos bancrios na casa de praia? Fizemos uma vistoria na casa inteira, e no cofre encontrado, havia fios de cabelo da senhorita Julia e tambm digitais. Assim como havia marcas de batom em uma taa com vestgios de champanhe e um anel de diamante, que ns previmos que seria da Sra. Julia. Obrigado Sr. Magalhes. (risos) Desculpem-me membros do jri, pois no consegui conter o riso. A verdade que se no rirmos, restar apenas o choro de indignao com tamanha barbaridade. Queridos jurados, ai esto s provas que a senhorita Julia Casagrande sabia da existncia do cofre e dos seus pertences. E mais uma vez, a verdade vem tona. Enquanto vrias crianas esto passando fome por causa da falta de carter dessa senhora aqui presente, ela estava aproveitando com o seu marido, ganhando joias novas, tomando de champanhes caros, a custa do nosso dinheiro. Do dinheiro do povo. Obrigado. Dada a palavra a defensora. Bom dia Sr. Magalhes. Bom dia. Em sua declarao para minha companheira de jri, no pude deixar de notar o momento em que o senhor mencionou que vocs previram que o batom e a joia fossem de minha cliente. O senhor tem alguma prova concreta dessa sua... Hum, declarao?

86 Claro, pois no anel havia as siglas O e J e logo em seguida, a data do dia 11/09/2002, que segundo as minhas investigaes seria a data de casamento dos dois, e as inicias de seu nome. E o senhor tem alguma prova de que o batom dela? Concreta eu no posso lhe dar agora, teria que tirar uma amostra da saliva dela e comparar com a que estava presente na taa, mas poo mostrar a marca de batom na taa, assim como o batom que foi encontrado em sua casa aqui em campo grande e uma foto em que ela est com este batom. Cores idnticas. Obrigada. Meritssimo, no tenho mais perguntas a formular. Defensora, gostaria de chamar qual testemunha? Meritssimo, se me permitir, gostaria de chamar o Senhor Ricardo Souza como testemunha de defesa. aps o juramento da testemunha, o juiz resume o caso:
Bom dia, o senhor foi chamado como testemunha do processo que tem como acusada a Sra. Casagrande. Irei fazer um breve resumo e ento formularemos as perguntas. A r Jlia Casagrande foi pronunciada pela prtica de homicdio simples, artigo 121 como consta no dia 20 de agosto de 2010. Ela foi retirada pela Fora Nacional de sua empresa, o banco Nacional Norte Sul, com o mandato de priso por estelionato e suspeita de ter assassinado o prprio marido, o senhor Olavo Casagrande. Segundo investigaes, uma quantia em torno de 75 milhes de dlares foi desviada da empresa, da qual ela e seu marido eram proprietrios, e desapareceu sem deixar vestgios. Eu como juiz, fao este breve resumo para que o senhor e os jurados tenham entendimento do que ir ser tratado neste jri. O senhor tem algum tipo de parentesco com a r?

No senhor. Alguma restrio, magoa ou revolta de algum? No senhor. Ento o senhor est compromissado a falar a verdade? Sim senhor. Eu j fiz um resumo com o contedo da acusao e o senhor, como dito anteriormente, assumiu o compromisso com a verdade e nada alm da verdade. Eu, juiz, no tenho nenhuma pergunta a formular. Dada a palavra a defensora, Isabela Quartieri. Defensora comea: Bom dia Sr. Souza. Bom dia. Por gentileza, pode me dizer qual sua profisso? Sou motorista de txi. E o senhor por um acaso conheceu os Casagrande? Na verdade, s tive a oportunidade de conhecer o Sr. Olavo Casagrande. E voc tem o que para nos falar? Bom, eu tenho mais pra mostrar do que pra falar. Uma gravao feita em meu celular. E em qual situao foi feita esta gravao? O Sr. Casagrande me pediu que o levasse em uma cidadezinha no interior de So Paulo. E o senhor no achou estranho o fato dele no ir de avio? Com certeza! Mas no fiz perguntas, afinal, eu estava ganhando uma bela grana. Porm, quando ele comeou a falar no celular, seu tom de voz era muito estranho. Meio sombrio. E eu comecei a gravar. Vejamos a gravao ento. Al Sim, sim. J estou no txi. Tudo certo, como programado.

87 Ele no est escutando, est com fone de ouvido Certeza. Ok. O dinheiro j foi enviado. Claro que ela no sabe. Eu disse que era uma viagem a negcios. Ora Michelle, desde quando Julia desconfia de mim? Est tudo certo, relaxa. ok, at breve.

Acho que tudo est mais claro. No tenho mais perguntas a formular. Obrigado Por nada. Dada a palavra a promotora. Bom dia Sr. Souza. Bom dia O senhor testemunha de defesa, como dito antes, no consigo apenas visar em qual momento voc est defendendo. Afinal, a gravao mais uma vez prova que houve o desvio de verba. O senhor no concorda? Sim. E quem est defendendo? No estou defendendo ningum promotora, apenas estou declarando a verdade. No sei realmente se a moa ai est envolvida em algo, o que eu sei, que eu gravei o Sr. Casagrande falando que ela no sabia de nada. E o senhor pode me dar certeza absoluta que isso no era uma trama deles? Uma farsa? No. Ento a sua prova no final no to concreta assim? Sim. E por que seria? Porque ele admitiu o que fez e no ela. Obrigado Sr. Souza. Meritssimo, no tenho mais perguntas a formular. Muito bem Sr. Souza, agradecemos a sua cooperao e participao neste jri tributrio. Dando continuao as interrogaes. Promotora, gostaria de chamar outra testemunha? No, obrigado meritssimo. Defensora? No, obrigado meritssimo. DEPOIMENTO DA R Ento gostaria de chamar, por gentileza, a r, Sra. Julia Casagrande. Pode sentar aqui no banco das testemunhas. Lembrando-lhe que voc tem o direito de no responder a qualquer pergunta feita e que no tem o compromisso com a verdade. Tudo bem. Sra. Casagrande, quero lhe deixar informada que, em um jri tribunal, o juiz deve sempre se manter imparcial. Ento, vou pedir que a escriv leia um trecho de uma pergunta feita pela promotora e a senhora me d uma justificativa. E depois uma pergunta feita pela defensora. Ambas feitas s testemunhas h instantes atrs. Tudo bem? Claro. (Escriv e assessora se dirigem ao microfone) Palavra do promotor: Ento, nos diga Sr. Magalhes, voc participou das buscas pelo Sr. Olavo Casagrande? (escriv)

88 Palavra da testemunha: Sim. (assessora). Palavra do promotor: E o que encontrou alm das jias e extratos bancrios na casa de praia? (escriv) Palavra da testemunha: Fizemos uma vistoria na casa inteira, e no cofre encontrado, havia fios de cabelo da senhorita Julia e tambm digitais. Assim como havia marcas de batom em uma taa com vestgios de champanhe e um anel de diamante, que ns previmos que seria da Sra. Julia. (assessora). (escriv e assessora voltam para os seus lugares) E ento senhorita Julia, qual seria os seus argumentos para a seguinte acusao? Meu argumento que eu tambm convivia naquela casa de praia. No tenho compromisso com a verdade para com este jri, mas tenho compromisso com a verdade comigo mesma. O batom realmente meu, mas no tomei taa de champanhe nenhum. O cofre era de meu conhecimento, afinal, todas as jias l presentes, eram minhas. Mas eu nunca vi nenhum extrato bancrio l, e se visse, provavelmente no iria entender nada. Como o promotor disse, eu sempre fui a dondoca da histria, e o meu marido o negociante. E o anel. Garanto-lhe que no fazia noo de sua existncia, minha aliana no um anel de diamantes, de ouro. Obrigado senhorita Julia, agora o trecho de defesa. Palavra da testemunha: O Sr. Casagrande me pediu que o levasse em uma cidadezinha no interior de So Paulo. Palavra do promotor: E o senhor no achou estranho o fato dele no ir de avio? Palavra da testemunha: Com certeza! Mas no fiz perguntas, afinal, eu estava ganhando uma bela grana. Porm, quando ele comeou a falar no celular, seu tom de voz era muito estranho. Meio sombrio. E eu comecei a gravar. Vejamos a gravao ento. (repetir a gravao no jri) Al Sim, sim. J estou no txi. Tudo certo, como programado. Ele no est escutando, est com fone de ouvido Certeza. Ok. O dinheiro j foi enviado. Claro que ela no sabe. Eu disse que era uma viagem a negcios. Ora Michelle, desde quando Julia desconfia de mim? Est tudo certo, relaxa. ok, at breve. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Voc concorda que est voz seja a do seu marido? Sim. E voc sabia que ele estava viajando para So Paulo? Olavo viajava muito a negcios, eu j havia a muito perdido o costume de lhe perguntar aonde iria. O que me deixa curiosa nesta gravao o fato de ele ir de txi e estar falando com a Michelle. A senhora conhece essa Michelle? Bom, se for mesma Michelle, a minha irm. Hum, obrigada Senhorita Casagrande. Dada a palavra a promotora. Obrigado Meritssimo. Senhorita Casagrande, a pouco voc admitiu que as joias encontradas no cofre fossem suas?

89 Sim Todos os 20 milhes de dlares? No tenho certeza do valor delas. E como no? Afinal, so suas joias. Porque Olavo que sempre me dava s joias, no era eu que as compravas. Eu sempre fui mais ligada em roupas. Em mdia, quanto senhora gastava em roupas por ms? Sinceramente, no sei lhe dizer, mas como disse antes, no escondo que sempre fui criada como dondoca. E o que eu gastava, no era pouco. A senhora admite isso? Sim. No tenho mais perguntas a formular. Obrigada. Dada a palavra a defensora. Julia, me diga, voc comprava essas roupas no dinheiro vivo? No. Carto de crdito. Ento existem provas concretas no banco de dados do seu banco que voc no desviava esse dinheiro da empresa? Creio que sim, pois eu tinha uma conta conjunta com Olavo, e outra separada, na qual ele avaliava o quanto eu gastava com compras. Como assim avaliava? Na verdade ele me impedia de gastar muito, sempre fui muito impulsiva. Ento, segundo a cpia deste extrato bancrio que o oficial de justia lhes entrega agora queridos jurados. As compras de Julia nada tm a ver com o desvio de verbas. Sim. Julia, poderia me dizer qual era o nvel de relacionamento entre sua irm Michelle e seu marido? Ora, normal. Creio que um relacionamento de cunhados. O quanto eles eram amigos? De todas as minhas irms, ela era a que ele mais conversava e gostava. Gostava o bastante para fugir com todo o dinheiro e lhe deixar para trs? Isso no de meu conhecimento, sinto muito. Tudo bem, no tenho mais perguntas a formular. Obrigada.

90

DEBATES ORAIS Bom, que se iniciem os debates orais. Por gentileza promotora.
Argumentaes da Promotoria

Antes de tudo, quero agradecer ao juiz, por sua competncia para com este jri tribunal. O senhor que um homem de carter e imparcialidade, que est sempre de acordo com os ditames da lei. Sei que mais uma vez est comprometido com a verdade e que avaliar este jri da maneira correta. Senhoras e Senhores, membros do jri. No ltimo ano, exatos 12 meses, vocs escutaram muitos argumentos legais e complexos, alguns deles de mim, outros da Sr. Quartieri. Infelizmente, tinha de ser assim. O tamanho da fraude do BNNS: 75 milhes de dlares a promotora suspirar, olha para a r com nojo e ento para os jurados com indignao Isso mostra que, pela sua prpria natureza, este caso complicado. E o fato de grande parte desse dinheiro ainda estar desaparecido o torna ainda mais complicado. Olavo Casagrande era um homem perverso. Mas no era burro. Nem sua esposa, essa moa sentada naquela cadeira, burra. O rastro que deixaram em relao ao dinheiro, ou a falta dele, to complexo, to impenetrvel, que a verdade que talvez ns nunca recuperemos esse dinheiro. Ou o que sobrou dele. Mas deixem-me dizer o que no complicado neste jri. Cobia. Arrogncia. Essa senhorita e seu marido acreditavam que estavam acima da lei. Como muitos outros da classe deles, os banqueiros do Ita que saquearam nosso pas, tendo uma vantagem de aproximadamente 2,389 BILHES de dlares, que pegaram o dinheiro dos contribuintes, o dinheiro de vocs, e o desperdiaram sem a menor vergonha, os Casagrande acreditavam que as regras do reles povo no se aplicavam a eles. Olhem para a Sra. Julia, senhoras e senhores. Vocs veem uma mulher que compreende por que as pessoas simples deste pas esto sofrendo? Veem uma mulher que se importa? Porque eu no vejo. Eu vejo uma mulher que nasceu na riqueza, se casou com a riqueza, uma mulher que considera riqueza, riqueza obscena, um direito divino seu. Julia Casagrande era scia de Olavo Casagrande, dono do Banco Nacional Norte Sul, o maior e mais lucrativo fundo de hedge de todos os tempos. Um entre seis brasileiros trabalham em uma empresa cujo balano dependia do desempenho do Banco. E o desempenho do BNNS ERA seguro. Julia Casagrande era scia de seu marido. Eles mantinham partes iguais da empresa, cada um com a metade. Ela no era apenas responsvel pelas aes do fundo. Ela era moralmente responsvel por elas. No se deixem enganar. Essa senhora sabia o que seu marido estava fazendo. E ela o apoiou e encorajou durante todo o processo. Encorajou-o apenas para que

91 no final, mais uma vez sua cobia prevalecesse, matando ou ao menos desaparecendo com o PRPRIO marido para que a fortuna roubada do POVO fosse exclusivamente dela. No deixem que a complexidade deste caso os engane senhoras e senhores. Por trs dos jarges e papeladas, de todas as contas em outros pases e transaes de derivativos, o que aconteceu aqui foi muito simples. Julia Casagrande roubou e matou. Ela matou porque foi gananciosa. Roubou porque achou que fosse se livrar. Ela ainda acha que pode se livrar. Cabe a vocs mostrar que ela est errada. Obrigada. Dada a palavra a defensora.
Argumentaes da Defensoria

Obrigado Meritssimo, eu assim como a minha companheira, a promotora Bianca Gleizer, queria agradecer por sua presena neste jri tribunal, visto que todos aqui conhecem o seu trabalho, o seu carter e sabem que o senhor age com competncia, imparcialidade e dignidade. Quero agradecer os jurados por estarem aqui presentes, num caso difcil, mas que vem prosseguindo conforme os ditames da justia. Senhoras e senhores, j ouvimos muitos testemunhos e acusaes acerca do carter de minha cliente, Senhorita Julia Casagrande. Acusaes, acusaes, na verdade me passa pela cabea neste momento de algo que minha companheira acabou de citar. Cobia. O que a cobia? A cobia, por falta de palavra melhor, boa. Ter cobia certo. A cobia funciona. A cobia esclarece, penetra e captura a essncia do esprito evolutivo. A cobia em todas as suas formas cobia de vida, de dinheiro, de amor, de conhecimento marcou o surgimento da humanidade. E ento, aps todas as palavras e os ditames sobre o certo e o errado, vocs jurados, esto aqui julgando esta mulher pela cobia dela? Pois me atrevo a dizer que vocs no so ningum para fazer isto. E no fundo de sua mente, neste exato momento, eu sei que vocs esto concordando comigo. Qual o mau da cobia? Eu lhes digo qual o lado ruim da cobia. Quando algum por seus desejos passa por cima de outras pessoas. So 75 milhes de dlares afinal, mas me digam vocs, que prova h de que ela roubou? Ou melhor, qual prova h que ela MATOU? Vou tentar ser mais especfico com os senhores. Estamos tratando este jri de maneira impensada. Nossas cabeas esto ocupadas demais acusando e julgando esta mulher, e ningum consegue enxergar o que na verdade est bem em baixo do nosso nariz. Mas o meu papel defend-la e por isso eu digo pra vocs. Julia Casagrande no a vil da estria, na verdade ela a vtima. Sujaram a memria de seu marido, sujaram o SEU nome, sem que

92 ela tenha feito nada. Minha cliente foi vtima de um golpe. Roubaram-na, sem a menor vergonha. Tiraram seu alimento, sua dignidade, sua liberdade. Pegaram a cobia dela, a cobia pelo amor que tinha do marido, a cobia pelo conhecimento, a cobia por seus esportes, a cobia pela evoluo, e jogaram numa cela de cadeia junto com ela. Abenoada com rosto angelical e a inocncia de uma criana, subitamente, a socialite que um dia foi a queridinha do Brasil se transforma em uma odiada Maria Antonieta contempornea, sozinha e indefesa diante de sua iminente queda. Mas claro, senhoras e senhores, que eu estou errada. Afinal, a cobia no ir atrs de seus sonhos, e sim atrs de sua queda. ? Vocs trabalham e batalham todos os dias de sua vida por nada alm de agonia, dor, mortes e, principalmente, decadncia? Creio que no. Vocs se sentem como se fossem bobos por terem acreditado na empresa do BNNS, certo? No pensem que so muito diferentes de minha cliente. Ela no nada alm de um bode expiatrio. Obrigada. Gostaria de ter uma rplica promotora? Sim Meritssimo. Dada a palavra a promotora.

RPLICA Dor, mortes, agonia... Decadncia? Pergunto-me neste momento o que a r entende deste assunto. Nascida em bero de ouro, crescida em um ambiente em que poucos conhecem. Eu por um acaso, no conheo o que est mulher ganhava, ganha e ainda estar ganhando se for absolvida, custa do povo. A vida de muitas pessoas mudou graas a essa senhora e seu marido. Eles sempre viveram MAIS do que bem, sempre mostrando aquela confiana a todos, as pessoas, ao povo que depositou sua confiana neste casal, o povo que investiu suas economias, esperando crescimento, esperando evoluo, esperando TUDO, menos a decadncia. E a defesa vem querer nos falar de situaes degradantes? H mais de dez anos a minha funo para com este jri tribunal no acusar como muitos aqui devem pensar, e sim defender. Defender o povo, defender a verdade, a MINHA verdade, a SUA verdade. E isto que fao e continuarei fazendo. Nunca vi um caso to deliberado de assassinato. Sim queridos jurados, assassinato, afinal por causa desse desvio de verbas, tem criana morando na rua, tem pai desempregado, tem me limpando casa a troco de comida, tem gente pedindo esmola. Sem mencionar o marido desaparecido, porm, por no haver provas concretas que ele est morto, vamos supor que ele est de frias. O que importa que o povo neste momento que realmente compreende o que decadncia, pois tudo o que tinha, confiou a uma mulher, a esta mulher, que no se preocupou com a dor, com a dignidade do povo.

93 Preocupou-se com ningum alm de si. A vida s tem um sentido, e o nico sentido que tem quando investimos a nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a vida dos outros como se ela fosse a nossa. Estou aqui para lutar pela construo continua da cidadania e da justia social. Nunca precisei aparecer, nem quero promoes. Trocaria tudo isto pelo anonimato, se em troca, fosse revelada a verdade. Obrigada. Dada a palavra a defensora.

94

TRPLICA Minha cliente nunca negou o fato de ter nascido rica. E esse o termo certo... Nascido. No questo de se aproveitar dos direitos do povo e ficar rica a custa de seu dinheiro. A riqueza, a luxria, algo com o que minha cliente lida desde sempre. O que est acontecendo que o povo, o povo que confiou naquele homem, o senhor Olavo Casagrande, est em situao de decadncia e a nica culpada a vista minha cliente. Eu no fao uma defesa leviana, defendo de acordo com a minha convico. E ela me diz neste momento que a realidade est sendo distorcida. Defendo a verdade. Defendo o que acredito. E vou lhes dizer o que fato em meio a todos os testemunhos e declaraes. Tenho em mos uma declarao em escrito da senhorita Michelle Borges, irm de minha cliente, senhorita Julia Borges Casagrande. (OFICIAL DE JUSTIA SE LEVANTA E ENTREGA UMA FOLHA A CADA JURADO) O oficial passar entregando para cada um dos jurados uma cpia e eu lerei para todos os membros do jri de modo que todos entendero: No dia 15 de agosto de 2010, eu Michelle Borges Guimares, junto com meu cunhado e amante, Olavo Casagrande, planejvamos fugir do pas em busca da riqueza e de paz interior. Porm conquistei apenas o contrrio. Fui trada pelo meu amante, que planejava fugir com outra. Fui atacada pela conscincia por fazer tanto mal a minha querida irm mais nova, da qual eu sempre tive inveja. Fui esmagada por uma dor devastadora, chamada culpa. Hoje muito tarde e eu duvido muito, que mesmo nesse corao puro e inocente de Julia, reste algum perdo para mim. De modo que farei minhas contas com Deus, e a justia vai ser feita. Julia Borges Casagrande foi nada mais e nada menos que um fantoche na mo de seu marido, infelizmente com a minha ajuda. Ao menos metade das joias avaliadas em 20 milhes de reais, so presentes que Olavo me dava e por segurana me deixou usar o cobre da casa de praia. Uns dias antes de Olavo sumir ele me ligou dizendo para nos encontrarmos numa cidadezinha do interior de So Paulo, quando cheguei l eu o senti muito estranho, me senti ameaada. E ento, quando seu telefone tocou e ele foi at o banheiro atender, eu o ouvi conversando com outra mulher e planejando me abandonar, a loucura tomou conta de meus atos, uma semana depois fomos a sua casa de praia, peguei o batom de Julia e passei antes de tomarmos champanhe, para incrimin-la, pois sabia que existia apenas um batom como aquele, um dia antes gravei as iniciais deles em um lindo anel de diamantes e deixei ao lado das taas dando a entender que Julia havia passado por ali, aps o nosso brinde, insisti para irmos dar uma volta de iate e l foi onde tudo aconteceu, ns estvamos nos beijando e discretamente derramei um veneno que minutos depois fez

95 Olavo ter um ataque cardaco e ento joguei seu corpo ao mar, voltei para a praia e fugi do pas e hoje estou aqui para declarar que minha irm Julia nada fez, alm de ser uma tima esposa, irm e mulher.. Est declarao foi dada de ltima hora, pouco antes ao julgamento. Como vocs jurados podem ver, est assinada por mim e pela senhorita Michelle Borges, de modo que est comprovado que houve uma conversa. Fico grato pela ateno de todos, e no tenho nada mais a declarar neste jri tributrio. Obrigado. VOTAO SECRETA DOS JURADOS (EM VDEO) Senhores jurados, iremos a sala secreta a fim de comear a votao que decidira o destino da r. Ser passado um vdeo com a votao dos jurados. PRONUNCIAMENTO DE SENTENA Peo que todos se levantem para que assim ouam o resultado. Senhoras e senhores membros do jri, fico grato pelo vosso tempo e pacincias. Obrigado Promotora Bianca Gleizer por sua competncia para com este jri, de modo que do inicio ao fim, defendeu seus ideais e a sua definio da verdade. Agradeo tambm ao defensor Danilo Soares por seus esforos em provar para nossos jurados que sua cliente inocente. Mais uma vez este jri est de parabns. E de acordo com vrios meses de investigaes e com o decorrer deste jri tribunal, os jurados decidiram que a r indiciada pelo artigo 151, por estelionato, fraude e roubo, e tambm pelo artigo 121, que o homicdio qualificado ou suspeita de homicdio, inocente de todas as acusaes. Um novo inqurito ser aberto contra a senhora Michelle Borges por conta de sua confisso em juzo. Declaro encerrado este caso.

96

AGRADECIMENTOS
Gostaramos de agradecer a escola Adventor Divino de Almeida por nos proporcionar essa oportunidade de interpretar a vida de pessoas que lutam para um pas mais digno de se viver. Agradecemos aos professores e diretores pela colaborao para com ns alunos e ao Juiz Aluizio Pereira dos Santos por ter nos orientado sabiamente sobre os tramites da justia.

Onde no h lei, no h liberdade John Locke

97

Bibliografia
Estrutura textual jri simulado 2010 - 1 ano A Depois da Escurido Sidney Sheldon Apostila da disciplina de sociologia Autos processuais com autorizao do excelentssimo juiz Aluizio Pereira dos Santos

98

RESENHAS JRI PICO VESPERTINO

99

Escola Estadual Adventor Divino de Almeida 1 ano C - Vespertino

Jri simulado Revoluo francesa

Campo Grande - MS. 2011

100

Escola Estadual Adventor Divino de Almeida 1 ano C - Vespertino

Jri simulado Revoluo francesa

Trabalho apresentado como Avaliao parcial das Disciplinas de Histria, Geografia, Lngua Portuguesa, Biologia, Sociologia, Filosofia e Matemtica Professores: Caio, Janice, Marly, Carol, Celso e Alberto.

Campo Grande - MS. 2011

101

Sumrio
1. Introduo Organizao do trabalho Contribuio de Estudo ________ 4 2. Contexto Histrico: A Frana no sculo XVIII _______________________ 5 3. Revoluo Francesa (14/07/1789) _________________________________ 6 4. Girondinos e Jacobinos _________________________________________ 7 5. A Fase do Terror ______________________________________________ 8 6. A burguesia no poder ___________________________________________ 9 7. As causas ____________________________________________________ 10 8. Concluso ____________________________________________________ 11 9. Participantes e suas funes ______________________________________ 12 10. Referencias Bibliogrfica ________________________________________ 13 11. Anexos (Documentos oficiais da monarquia francesa) __________________ 14

102

Introduo
Os ideais e princpios da Revoluo Francesa eram nobres, mas na prtica o poder absolutista s foi trocado pelo o poder da burguesia que de uma forma peculiar, movia e manipulava a grande camada popular em busca de sua ascenso. A to esperada igualdade, nunca apareceu; os pobres continuaram pobres e ainda continuam; a fraternidade ficou no papel e a liberdade continua sendo um sonho para muitos. Organizao do Trabalho

O trabalho foi elaborado de acordo com as normas da ABNT e contm capa, contra capa, sumrio, introduo, desenvolvimento, concluso, bibliografia e anexos. Inicialmente aprofundamos o tema Revoluo Francesa , por meio de pesquisas, estudos, e discusses. Em seguida, a turma foi dividida em dois grupos: o corpo de atores responsveis pela encenao do trabalho e o grupo da Resenha historiografia geral. Durante o procedimento do trabalho, houve a colaborao de todos. Desde o corpo de atores que tiveram que buscar informaes para elaborar uma boa encenao, ao grupo responsvel pela resenha, que aprofundaram detalhadamente a historiografia da Revoluo Francesa. A concluso do trabalho ser feita com o Jri Simulado e a entrega da resenha. Contribuio de Estudo Pelo que foi estudado, adquirimos mais conhecimento e vimos que Revoluo Francesa representou uma mudana profunda na concepo de sociedade, ao defender valores como Igualdade, Fraternidade e Liberdade. A partir dela, o homem passou a ser mais valorizado, no pela posio que tinha, ou pela sua riqueza. Com a elaborao desse tema, aprendemos que devemos valorizar as pessoas no pela classe social que elas possuem, e sim por valores mais importantes que esse tal como, o carter.

Contexto Histrico: A Frana no sculo XVIII


A situao da Frana no sculo XVIII era de extrema injustia social durante o Antigo Regime. O Terceiro Estado formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial, era responsvel pelo pagamento de altssimos impostos com o um nico objetivo, manter os luxos da nobreza e do clero. A Frana era um pas absolutista durante este perodo. O rei governava com poderes absolutos, controlando a economia, a justia, a poltica e at mesmo a religio dos sditos. No havia democracia, pois os

103 trabalhadores no podiam votar, nem mesmo dar opinies na forma de governo. Para aqueles que faziam oposio a monarquia, eram perseguidos e quase sempre penalizados a morte, para servir de exemplo aos que resolverem trair o governo do rei. A sociedade francesa do sculo XVIII era estratificada e hierarquizada. No topo da pirmide social, estava o clero que tambm tinha o privilgio de no pagar impostos. Abaixo do clero, estavam nobreza formada pela monarquia (rei, sua famlia e simpatizantes polticos), condes, duques, marqueses, latifundirios, alta burguesia comercial e outros nobres que viviam de banquetes e muito luxo na corte. A base da sociedade era formada pelo terceiro estado (trabalhadores, camponeses e pequena burguesia comercial) que, como j dissemos, sustentava toda a sociedade com seu trabalho e com o pagamento de altos impostos. Pior era a condio de vida dos desempregados que aumentavam em larga escala nas cidades francesas. A vida dos trabalhadores e camponeses era de extrema misria, portanto, desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho. A burguesia, mesmo tendo uma condio social melhor, desejava uma participao poltica maior e mais liberdade econmica em seu trabalho.

A Revoluo Francesa (14/07/1789)


A situao social e o nvel de insatisfao popular to grande que o povo foi s ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo dos revolucionrios foi a Bastilha, uma espcie de priso e arsenal real. A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marcou o incio do processo revolucionrio, pois a priso poltica era o smbolo do absolutismo Frances. O lema dos revolucionrios era "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", pois ele resumia muito bem os desejos do terceiro estado francs. No ms de agosto de 1789, a Assembleia Constituinte cancelou todos os direitos feudais que existiam e promulgou a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado. Este importante documento trazia significativos avanos sociais, garantindo direitos iguais aos cidados, alm de maior participao poltica para o povo. Porm, este documento no foi levado a srio pela monarquia e a situao no favoreceu em momento algum o extinto terceiro estado, a crise alimentcia aumentava, assim como a insatisfao popular.

104 Durante o processo revolucionrio, grande parte da nobreza deixou a Frana, no sendo diferente com a monarquia, porm a famlia real foi surpreendida e capturada enquanto tentava fugir do pas. Com a tentativa frustrada de fuga, alm de perder importantes aliados polticos e aumentar ainda mais insatisfao popular, os poderes do monarca foram reduzidos, dando espao a uma nova liderana no diretrio, a agremiao poltica dos Jacobinos. Este perodo ficou marcado como a era do terror pelas violentas perseguies polticas aos oposicionistas a liderana do novo diretrio. Durante o governo liderado pelos Jacobinos, integrantes da monarquia, entre eles o rei Luis XVI e sua esposa Maria Antonieta foram guilhotinados em 1793. O clero tambm no saiu impune, pois os bens da Igreja foram confiscados durante a revoluo.

Girondinos e Jacobinos
Aps a queda da Bastilha, o terceiro estado comea a se transformar e partidos comeam a surgir com opinies diversificadas. Os Girondinos, por exemplo, representavam a alta burguesia e queriam evitar uma participao maior dos trabalhadores urbanos e rurais na poltica. Por outro lado, os Jacobinos representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior participao popular no governo. Liderados por Robespierre e Danton (os protagonistas da pea teatral), os Jacobinos eram radicais e defendiam tambm profundas mudanas na sociedade que beneficiassem as camadas populares.

105

A Fase do Terror
Em 1792, os radicais liderados por Robespierre, Danton e Marat assumem o poder e organizao as guardas nacionais. Estas recebem ordens dos lderes para matar guilhotinado qualquer oposicionista do novo governo. Muitos integrantes da nobreza e do antigo regime foram condenados a morte durante este perodo. A violncia e a radicalizao poltica so as marcas desta poca.

106

A burguesia no poder
Em 1795, os Girondinos, aliados com pases absolutistas como a ustria e a Prssia, que temiam que os focos revolucionrios chegassem a seus pases, por meio de um golpe, os Girondinos assumem o poder e expulsa os Jacobinos do Diretrio, sendo que os principais lideres do movimento mais radical da revoluo foram presos e condenados a morte na guilhotina. Com a nova liderana do diretrio, os Girondinos comeam a instalar um governo burgus na Frana. Uma nova Constituio aprovada, garantindo o poder da burguesia e ampliando seus direitos polticos e econmicos. Mesmo com as novas supostas reformas, as camadas populares ainda continuavam esquecidas e a crise que parecia ter fim ainda se agravaria at o final do sculo XVIII, quando o general Napoleo Bonaparte organiza um golpe de Estado conhecido como 18 Brumrio e assume o poder e a liderana da Frana ainda no final do sculo XVIII, tornado o pas em um grande imprio dominando por momentos grande parte do continente europeu.

107

As causas
a) Fatores econmicos e sociais - A Frana, em fins do sculo XVIII, era ainda uma nao essencialmente agrria, com uma produo agrcola estruturada no modelo feudal, enquanto a Inglaterra, sua grande rival, desenvolvia o processo de Revoluo Industrial e transformava-se na maior nao capitalista. A populao francesa compunha-se de aproximadamente 25 milhes de pessoas, das quais 20 milhes viviam no meio rural. Isso significa que a grande maioria da populao francesa era constituda de camponeses. E uma parte desses camponeses ainda estava submetida a obrigaes feudais. A sociedade francesa estava dividida em trs estados: - O Primeiro Estado - Formado pelo alto e baixo clero. Os membros do alto clero, bispos e abades, pertenciam nobreza; os do baixo clero, padres e monges, tinham origem no terceiro estado. - O Segundo Estado - Constitua a nobreza, que detinha, juntamente com o rei, o poder poltico do pas. Estava dividida em alta e baixa nobreza. Parte dela vivia na corte (nobreza cortes), gozando dos privilgios concedidos pelo rei e aproveitando-se do dinheiro pblico; outra parte vivia explorando os camponeses no campo. b) Fatores polticos - A Revoluo Francesa foi consequncia imediata do absolutismo de Lus XVI.

108

Concluso
A Revoluo Francesa foi um importante marco na Histria Moderna da nossa civilizao. Embora tivesse tido a participao de outras camadas socais, como os camponeses e as massa urbanas miserveis, ela foi essencialmente conduzida pela burguesia para realizar suas aspiraes. Com ideias influenciadas do perodo Iluminista, os revolucionrios franceses expressavam com lema de seu movimento de as palavras de ordem: "liberdade, igualdade e fraternidade", que se alastraram e influenciaram profundamente outras revolues europias e os movimentos de libertao da Amrica Latina. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilgios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser mais respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou gradativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo revolucionrio, induzindo a grande massa populacional com importante apoio dos Sans-culottes (trabalhadores urbanos formados da alta esquerda radical da revoluo) para garantir seu domnio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revoluo. A Revoluo Francesa tambm influenciou, com seus ideais iluministas, a independncia de alguns pases da Amrica Espanhola e o movimento de Inconfidncia Mineira no Brasil.

109

Participantes e suas funes Alunos: Funo:


Julia Lopes __________________________________ Historiografia Evelyn _____________________________________ Teatro (atriz) Icaro _______________________________________ Pesquisa Documental Aline ______________________________________ Teatro (atriz) Daniele ____________________________________ Teatro (atriz) Julcila ____________________________________ Teatro (atriz) Thalissa ____________________________________ Teatro (atriz) Bruno _____________________________________ Sonoplastia Gabriela ___________________________________ Figurante Jenifer _____________________________________ Teatro (atriz) Melquezedeque ______________________________ Teatro (ator) Bruna _____________________________________ Teatro (atriz) Leticia _____________________________________ Figurante Bianka _____________________________________ Teatro (atriz) Karla ______________________________________ Teatro (atriz) Amanda ____________________________________ Teatro (atriz) Karoline ___________________________________ Cenografia Beatriz _____________________________________ Teatro (atriz) Elisa ______________________________________ Figurante Lucas ______________________________________ Figurante Pedro ______________________________________ Teatro (ator) Ina _______________________________________ Teatro (atriz) Julia N. ____________________________________ Teatro (atriz) Renata _____________________________________ Figurante Julio ______________________________________ Figurante

110

Referencias Bibliogrfica
Wikpdia.com.br. Projeto Arib: histria obra coletiva. Moderna; editora responsvel Maria Raquel. 1. ed. So Paulo: Moderna, 2006. TULARD, Jean. Histria da Revoluo Francesa: 1789 1799. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. SEVERINO, Antnio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 22. Ed. So Paulo: Cortez, 2002. ARRUDA, Jos Jobson. PILETTI, Nelson.

111

Inconfidncia Mineira

Joaquim Jos da Silva Xavier.

112

Sumrio
Introduo................................................................................................................ 03 Atores, participantes, roteiro e narrao................................................................. 04 Quem foi Tiradentes............................................................................................... 06 A Inconfidncia Mineira.......................................................................................... 07 Enforcamento......................................................................................................... 08

Estado de Minas Gerais.................................................................... 09


Mapa da cidade..................................................................................................... 10 Clima e vegetao................................................................................................. 10 Vestis..................................................................................................................... 12 Poder Econmico da sociedade............................................................................ 13 Diviso das classes sociais......................,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,..........................16

Parte Documental, documentos histricos da poca.....................17

113

Introduo
Neste trabalho iremos representar de uma forma ldica o julgamento de Joaquim Jos da Silva Xavier, conhecido popularmente como Tiradentes. Aqui apresentaremos contedo sobre a Inconfidncia Mineira que foi um marco na histria do Brasil. A Inconfidncia Mineira foi um movimento que defendia o termino do pagamento de impostos autos exigidos pela Coroa Portuguesa, a derrama e o quinto. Neste movimento estiveram envolvidos, militares, juizes, poetas, fazendeiros e at mesmo padres, resumindo toda a burguesia de Minas Gerais. Os mineradores tinham que pagar os impostos do ouro que eles retiravam, mas esse ouro foi ficando escasso, e eles no tinham mais condies de pagar os impostos, pois eles deviam algo que no tinham mais. De todos os inconfidentes o nico condenado a morte foi Joaquim Jos da Silva Xavier o Tiradentes, pelo crime de lesa-majestade, ele foi o nico a ser condenado por ser o de mais baixa renda, pois na poca a Coroa Portuguesa acreditava que assim o impacto seria maior para que no ocorresse novamente essas revoltas. Os pontos positivos e negativos da Inconfidncia Mineira, foram: - Desencadearam outras revolues, at que o pas conseguiu a to esperada independncia. - Nesse movimento ocorreu a condenao de vrios revolucionrios e a morte do mais importante deles. Ns escolhemos o julgamento de Tiradentes, pois uma Histria que atrai a ateno de todos os brasileiros, pois envolve a Histria da independncia do Brasil.

114

Atores do teatro:
Tiradentes: Lcio dos Santos Neto Rainha de Portugal: Danielly Moreira Jacinto Rus: Padre: Elyton Felipe da Conceio General: Ananda Izabely Santos do Nascimento Poeta Cludio Manoel da Costa: Mariana Elezeche Ulbricht Poeta Toms Antnio Gonzaga: Laura Karoline Paes Gonalves Poeta Alvarenga Peixoto: Eliana Seren de Campos Soldados: Luis Felipe Risalde Vieira e Johnathan Lowrran Ferreira Primo. Padre da condenao: Joo Igor de Almeida Bernardes

Produo do Roteiro:
Michele Magalhes da Silvia Danielly Moreira Jacinto Lucas Gabriel Ribeiro Martins Ana Karolina Amorim Viegas Ananda Izabely Santos do Nascimento

Narrao
Michele Magalhes da Silva. A narrao contar parte da histria da inconfidncia mineira, como comeou, quem comeou e porque comeou. E por fim relatar a condenao de Tiradentes.

Roteiro
Rainha: Condeno o ru Joaquim Jos da Silva Xavier, por opunha o Tiradentes. Rainha: A que seja conduzido pelas ruas ao lugar da forca, e que nela morra a morte natural para sempre, e que depois de morto lhe seja cortado cabea e levado ao lugar mais publico para ser pregado ao poste mais alto, e seu corpo ser dividido em quartos. Que ficaram expostos pelo caminho das minas, at que o tempo os consuma. Declaro o ru indigno, indignos os seus filhos e netos, sua casa ser arrasada e o terreno salgado para que nesse cho nada mais cresa nem se edifique por ele se fez indigno de minha real pessoa. Rainha: Quanto os demais rus... Rainha: A quem deve agradecer a minha real clemncia o muito a pena de morte indeferida perptua. Todos os rus comeam a saudar a rainha. Momento do Enforcamento. Padre: No trais o teu rei nem por pensamento, que as aves do cu levaro a ele a sua voz, s como se manifestam a lei e o maternal cuidado de nossa Augusta soberana.

115

Quem foi Tiradentes Joaquim Jos da Silva Xavier, foi um dentista, da seu nome mais conhecido O Tiradentes, alm disso, foi tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista poltico que atuou no Brasil colonial, nas capitanias de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Nascido em uma fazenda no distrito de Pombal, prximo ao arraial de santa Rita do rio abaixo, poca territrio disputado entre as vilas de so Joo Del-Rei e so Jos do rio das mortes, na Minas Gerais. O nome da fazenda pombal uma ironia da histria: o Marqus de Pombal foi arqui-inimigo de dona Maria primeira contra a qual Tiradentes conspirou, e que comutou as penas dos inconfidentes.

Tiradentes

A Inconfidncia Mineira
Esse foi um movimento que queria a independncia das minas gerais, nesse movimento estiveram presentes juzes, militares, poetas, fazendeiros, comerciantes e clrigos. Eles lutavam para que a coroa portuguesa parasse de cobrar impostos to altos aos mineradores, as minas de ouro j estavam ficando escassas, e por isso os mineradores no conseguiam alcanar a taxa de tributos que a coroa exigia, sendo assim suas dividas com a coroa s aumentavam. Com a ajuda de pessoas da alta sociedade, que eram os mais interessados em parar de pagar tantos impostos, Tiradentes comeou uma revoluo que ficou conhecida como a inconfidncia mineira, eles se encontravam as escondidas, faziam suas reunies e faziam planos para conquistar a independncia. Pena que entre eles havia um traidor, que os delatou para o governador de Minas Gerais, o Visconde de Barbacena, o nome do trados era Joaquim Silvrio dos Reis. O movimento foi descoberto no inicio de 1789, os envolvidos foram presos, e interrogados.

116 Todos os participantes negaram as acusaes, somente um assumiu todas as acusaes, que foi Tiradentes.

O Enforcamento de Tiradentes
Tiradentes foi enforcado no dia 21 de abril de 1792 no Rio de Janeiro, numa praa onde hoje leva seu nome, depois de enforcado foi esquartejado, e seus restos mortais foram colocados em postes nos lugares mais altos e mais pblicos possveis, a coroa queria mostrar com a crueldade do ato, que fim levariam movimentos similares, e seus restos podiam ser vistos em todo o caminho das minas at o rio de janeiro.

117

Estado de Minas Gerais


O estado de Minas Gerais comeou a ser explorado pela primeira vez no sculo XVI, quando os bandeirantes entraram na regio procura de ouro e pedras preciosas. Quando soube que a regio era rica em minrios e recursos naturais, a Coroa Portuguesa fundou a primeira vila de Minas Gerais em 1711, na cidade de Mariana. Com o atrativo, a regio teve um rpido crescimento populacional e logo se tornou um importante centro econmico do pas. Mesmo com a extrao, Portugal criou formas rgidas de cobrar mais impostos dos minrios, alm de dificultar o desenvolvimento de outras atividades que pudessem garantir mais renda provncia, como a exportao de alimentos, fumo, algodo e acar. O descaso dos portugueses acabou suscitando em um dos principais movimentos anticoloniais do sculo XVIII: a Inconfidncia Mineira. Inspirados pela Revoluo Francesa de 1789, diversos intelectuais, religiosos e proprietrios rurais se reuniram com a inteno de livrar o estado do domnio portugus. O alastramento dos ideais republicanos deixou a monarquia lusitana em alerta, principalmente com a suspeita de conspiraes que ameaassem a estabilidade do governo. Neste movimento de insurreio, Joaquim Jos da Silva Xavier, o Tiradentes, foi trado e assassinado em frente multido por enforcamento no dia 21 de abril de 1792. Com os embargos em torno do minrio, o estado de Minas Gerais s conseguiu estabilizar sua economia com a comercializao do caf, que deu gs para o investimento macio em transportes e a exportao do produto em outras regies. O caf foi o primeiro passo para a industrializao do estado. Desta forma, as empresas que injetavam capital privado na regio deram impulso para a criao de pequenas e microempresas nos setores alimentcios, txteis e siderrgicos. No incio do sculo XX, o caf era o principal produto do pas, fazendo com que o estado se tornasse uma das maiores potncias (alm de So Paulo). Entretanto, na dcada de 1970, com o Regime Militar, capitais industrializadas como So Paulo, Rio de Janeiro e at mesmo Belo Horizonte ganharam um grande volume de investimento, o que acabou desestruturando as cidades interioranas, que se tornaram dependentes de polos industriais. Ainda hoje, Minas Gerais um dos estados mais ricos do Brasil. Sua extenso territorial comporta as naes da Frana e Blgica e sua populao estimada em 20,1 milhes de habitantes.

118

O mapa acima um mapa de Minas Gerais na poca da conjurao mineira.

Clima
CLIMA: tropical Brasil Central (tropical de altitude com temperaturas mdias anuais inferiores a 20C na maior parte do estado)

Vegetao
VEGETAO: floresta tropical a maior parte com faixa de cerrado a NE

Esse um mapa de Minas Gerais nos dias de hoje, ai esto as localizaes de cada uma das cidades que hoje formam o estado de Minas Gerais, cidades que antigamente eram vilarejos da coroa portuguesa.

119 O movimento lutava tambm de certa forma pela independncia de Minas Gerais.

Vestimenta
As mulheres e homens da poca se vestiam com roupas muito pesadas, mulheres de vestidos muito compridos e muito coloridos e os homens com casacos, ternos ou palets de cores sbrias, somente militares usavam um uniforme diferenciado.

Militares

Homens Comuns

Mulheres da poca

Poder econmico da poca


A capitania de Minas Gerais do sculo XVIII e incio do sculo XIX era dividida em quatro comarcas que definiam o atual territrio do Estado. Eram elas: Comarca do Rio das

120 Mortes com sede em So Joo Del Rei, Comarca do Rio das Velhas com sede em Sabar, Comarca de Vila Rica com sede em Ouro Preto, Comarca de Paracatu com sede em Vila do Prncipe e finalmente Comarca do Serro Frio com sede no Serro. O vale do Jequitinhonha e o Mucuri constituem o Nordeste dessa comarca no territrio do municpio de Minas Novas. At 1719 o Governo portugus ainda decidia que o termo de Minas Novas e as variantes do Jequitinhonha pertencessem Bahia. Em 1730, com a descoberta dos Diamantes no Arraial do Tijuco, o termo de Minas Novas ficou sujeito Comarca do Serro, removida de Jacobina na Bahia. Conforme resoluo do Conselho Ultramarino de 13 de maio de 1757 o territrio de Minas Novas fica definitivamente incorporado ao Distrito Diamantino na Comarca do Serro Frio. (VASCONCELOS, 1974; 54) To logo a notcia chegou ao Tijuco, o Intendente dos diamantes, Toms Rubi de Barros Barreto, emitiu ordem de afastamento dos baianos da administrao do municpio; expulso dos mineradores clandestinos da regio; proibia a minerao de ouro e obrigava os moradores a se dedicarem lavoura pecuria. (BARBOSA, 1981). Nas matas do enorme territrio do municpio de Minas Novas, no incio do sculo XIX foram instalados quatro quartis militares sob o comando do alferes Julio Fernandes Leo, com a finalidade de impedir do contrabando de metais e pedras preciosas e combater os indgenas, nas seguintes localidades: em So Miguel do Jequitinhonha, Joaima, Almenara e Salto da Divisa. (MORENO, 2001; 54) At 1871 Minas Novas contava com 9 distritos: Rio Pardo de Minas, Araua, Itamarandiba, Tefilo Otoni, Capelinha, Turmalina, Berilo, Chapada do Norte e Francisco Badar. Rio Pardo de Minas se emancipou em 1872 e se desdobrou em Monte Azul, Salina e So Joo do Paraso. Em 1871 Arauai que se emancipa e se desdobra em Jequitinhonha, Joaima, Itinga, Novo Cruzeiro. No mesmo ano foi criado o municpio de Itamarandiba, desdobrado com a emancipao de Carbonita. Em 1878 perde o distrito de Tefilo Otoni que por sua vez se desdobra em Itambacuri, Malacacheta, guas Formosas, Carlos Chagas e Pot . Em 1926 emancipa-se Capelinha que se desdobra em gua Boa. J na segunda metade do sculo XX perde por emancipao os distritos de Turmalina, Berilo, Chapada do Norte e Francisco Badar. Foi a constatao da presena de metais e pedras preciosas que determinou a transferncia do municpio baiano que deu configurao regio para Minas Gerais. As riquezas que jorravam, iam para a Europa no s por vias legais mas atravs de contrabando, apesar do centralismo do poder e da severidade da legislao. Com a explorao desordenada muito cedo as jazidas aluviais se esgotaram. A partir da segunda metade do sculo X VIII as idias iluministas e as transformaes na vida institucional da Europa fizeram aflorar as contradies latentes no mbito da sociedade mineradora espoliada, que resolveu se rebelar. (1789). Os colonizadores perceberam que no podiam ou no conseguiam mais manter a minerao aurfera. A punio aos inconfidentes com degredos, confinamentos e pena de morte foi aterrorizante, como revela o esquartejamento de Tiradentes. Igualmente rigorosas foram as perseguies sobre os habitantes das cidades aurferas, com prises, confiscos de bens e humilhaes pblicas. A partir da Inconfidncia Mineira as cidades do ciclo do ouro passaram por um melanclico esvaziamento. Os mineradores, os clrigos e escravos se distanciam das cidades buscando longnquas terras. Por onde chegam os ex-mineradores j transformados em agropecuaristas, vo empurrando as linhas divisrias da Provncia de Minas. No dizer de Carrato, uma verdadeira dispora. Os migrantes partiram em massa na busca de novas aventuras, encontrando imensas florestas e terras desabitadas. s vezes ainda tentavam a minerao de ouro ou de gemas, mas acabavam abrindo currais, fazendas e pequenos negcios; comeam a ereo de capelas, criao de freguesias ou vilas. (CARRATO, 1968) No momento da Inconfidncia e logo depois do dia 21 de abril de 1792, os espaos

121 inexplorados nas imediaes dos centros aurferos comearam a ser ocupados, atestando isso a criao de novos municpios, como em 1789, Itapecerica; em 1790 Conselheiro Lafaiete; 1791, Barbacena; 1798, Campanha e Paracatu; em 1831, Formiga e Itabirito, 1831; Bonfim e Santa Brbara, 1839; Conceio do Mato Dentro, 1840; Piranga, e Pium-i, 1841 e Par de Minas, 1848. J no sculo XIX a expanso mais para os limites extremos da provncia e para alm de suas fronteiras, como o Jequitinhonha que pertencia Bahia at o final do sculo XVIII. Dois fatores motivaram as migraes do Losango Aurfero para aquela regio: a criao extensiva e explorao das pedras preciosas. Em 1831 foram criados os municpios de Diamantina e de Rio Pardo; em 1840, Gro Mogol; em 1857, Arauai. As trs primeiras dcadas do sculo XIX foram de transformaes radicais para Minas. Passou da condio de centros urbanos para pequenas vilas, isto , a ruralizao da sociedade com reflexos imediatos na cultura e na poltica. Basta dizer que de 1801 a 1830 foram criados apenas dois municpios em Minas (Baependi e Jacui). Nesse perodo os viajantes estrangeiros observam o melanclico esvaziamento das cidades do ouro. Saint Hilaire diz que era fcil encontrar pessoas maltrapilhas e esfarrapadas em tais cidades. Spix e Martius passando pela Comarca do Rio das Mortes, observavam que por l reinavam a runa e a selvageria e que at as estradas morriam abandonadas. O comerciante ingls John Mawe descreve um quadro sombrio sobre Serro, Conceio do Mato Dentro e Itamb. Por muito tempo Minas continua sendo a provncia mais populosa do Pas, mas o eixo histrico se desloca para o Rio de Janeiro. A Inconfidncia que havia virado Minas de ponta-cabea permaneceu oculta para os polticos e historiadores at a deflagrao do Movimento Republicano, no final do sculo XIX.

122

Diviso das classes sociais


No Brasil, especialmente na poca da conjurao mineira, ainda havia a escravatura. Bom, sendo assim as classes sociais eram divididas da seguinte maneira.

123

ESCOLA ESTADUAL ADVENTOR DIVINO DE ALMEIDA

Sociologia Jri Simulado -2011 Tema: Caso Klingenberg


Trabalho apresentado como avaliao parcial nas disciplinas de Sociologia, Filosofia, Lngua Portuguesa e Histria.

Alunos: Luis Gabriel Palma Vieira N25 Lucas Ricardo Panizzi N24 Lucas Lemos Deyse Geovany Rhauan

Neste Documento Contem Informaes Referentes A uma reproduo de um tribunal de jri que ser Sobre o caso Klingenberg que aconteceu na Europa em 1975.

Campo Grande - MS 2011

124

Sumrio:
Sumrio: ........................................................................................................................ 124 Apresentao: ................................................................................................................ 125 Justificativa: .................................................................................................................. 126 Alunos Participantes:.................................................................................................. 127 Histria do Jri simulado: ......................................................................................... 12830 Infncia...........................................................................................................................130 Tratamento psiquitrico................................................................................................. 128 O exorcismo ............................................................................................................... 129 A Virgem Maria e Anneliese.......................................................................................132 Falecimento..................................................................................................................133 Julgamento ................................................................................................................. 131 Exumao.....................................................................................................................134 Cticas..........................................................................................................................134 Critica Espirita ..............................................................................................................135 O Legado de Anneliese Michel ....................................................................................135 Declarao I Dr. Thomas ........................................................................................... 134 Declarao II Dra. Brunner........................................................................................ 135 Declarao III Dr. Thomas ........................................................................................ 136 Provas da Reproduo: .................................................................................................. 160 - Gravador utilizado pelo padre para gravar o exorcismo. .............................................. 160 - Carta escrita por Anneliese antes da sua morte. ............................................................ 160 - Evidncias que mostram Anneliese como era antes do exorcismo. .............................. 161 - Foto Concedida pela Autpsia......................................................................................164 Orador I ......................................................................................................................... 162 Orador II ........................................................................................................................ 163 Concluso: ..................................................................................................................... 164 Bibliografia: .................................................................................................................. 165 Integrantes do Juri Simulado ........................................................................................169 Relatrio de Participao.............................................................................................170 Tabela de Presena do dia da Apresentao.................................................................171 Distribuio das Posies..............................................................................................172

125

Apresentao:
Este projeto foi elaborado pela professora orientadora Vanja marina Prates Abreu e conta com o apoio dos professores: Daiane Casagrande, Celso e Caio que lecionam sociologia no turno vespertino na escola Adventor Divino de Almeida. Ns alunos do 2 ano B, iremos reproduzir o caso Klingenberg que aconteceu na Europa e chocou a todos.

126

Justificativa:
Este tema foi escolhido por ter sido um caso de grande veiculao e por durante o seu decorrer ter ocorrido um conflito entre religio e medicina onde ambos disputavam para um desfecho do caso.

Obs. Devido a Falta de alunos para atuar na pea foram feitas algumas modificaes nos nomes de alguns personagens, e de algumas provas. Mas o Contexto real e o esclarecimento do Caso Klingenberg No Foi Alterado Para melhor entendimento dos espectadores no dia da apresentao.

127 Alunos

Participantes:

N Nome do Aluno: 25 24 02 03 06 07 08 09 10 12 13 14 16 19 20 21 23 27 28 29 32 34 35 36 37 38 40 42 43 44 46 47 49 50 51 52 53 54 04 Luis Gabriel Palma Vieira Lucas Ricardo Panizzi Ana Paula Borges Camila de Araujo Vaez Danyele dos Santos da Cunha Deyse Betania Dure Bogarim Edson Ernesto dos Santos Campozano Elizandra Alegre Torres Elton Santos da Silva Pedroso Geise Araujo de Souza Geovany Kulinski Alves Hector Fernando Ortiz dos Santos Iana Darete Csperes Pureza Jos Guilherme de Souza Tavares Jlia Benteo Maia Kesley Nat Gonalves Chamorro Lucas Lemos da Cruz Maryanne Assuno Cavalcante Nanthyelle de Moraes Torres Natalia Paniago Leiria Rhauan da Silva Cardoso Rbia da Silva do Vale Albuquerque Sawara Alvim Pereira Rosa Pires Sthepany Sunamita da Silva Macedo Thaylise Giordano Salomo Valdenice da Conceio da Silva Vincius de Arruda Carreiro Wisley Pierre de Oliveira Farias Castilho Yasmim Oliveira Gonsales Mary Hellen L. de Pinho Danielly Christy Moreira dos Santos Carolina Lopes da Silva Cordeiro Daieni Gonalves de Souza Jairo Ferreira Primo Lucas Miguel Lopes de Almeida Leticia Auxiliadora Domingos dos Santos Nairiely Aparecida Ribeiro Perez de Souza Rodrigo de Oliveira Correa Crislaine da Silva Oliveira

Lder de Classe: Luis Gabriel Palma Vieira N25 - ( Responsvel Pela Pea da Classe) Obs. Neste Documento h o nome de todos os alunos da Classe, mas; Gostaramos que o Avaliador Verificasse a Pag. 46 para visualizar os alunos que participaram de alguma forma no Trabalho.

128

Histria do Jri simulado:

Anneliese Michel (Leiblfing, Alemanha, 21 de setembro de 1952 Klingenberg am Main, 1 de julho de 1976) foi uma jovem alem de famlia catlica que acreditava ter sido possuda por uma legio de demnios, tendo sido submetida a uma intensa srie de sesses de exorcismo pelos padres Ernest Alt e Arnold Renz em 1975 e 1976. Sua Histria Abalou Toda a Europa na dcada de 70, e teve uma grande veiculao na mdia da poca. O caso Klingenberg, como passou a ser conhecido pelo grande pblico, deu origem a vrios estudos e pesquisas, tanto de natureza teolgica quanto cientfica, e serviu como inspirao para os filmes O Exorcismo de Emily Rose, dirigido pelo cineasta estadunidense/norte-americano Scott Derrickson, e Requiem, dirigido pelo polmico cineasta alemo Hans-Christian Schmid.

Infncia
Anneliese Michel nasceu em Leiblfing, no estado federal alemo da Baviera, mas foi criada com as suas trs irms no pequeno municpio de Klingenberg . Seus pais, Anna e Josef Michel, muito religiosos, lhe deram uma educao profundamente catlica. O pai de Anneliese mantinha a famlia trabalhando em uma serraria. Anneliese teve seu primeiro ataque epilptico em 1969.

Tratamento psiquitrico
Anneliese comeou a ter alucinaes enquanto rezava. Ela tambm comeou a ouvir vozes, que lhe diziam que ela era amaldioada. Em 1973, Anneliese estava sofrendo de depresso e considerando o suicdio. O seu comportamento tornou-se cada vez mais bizarro. Ela andava nua pela casa, fazia suas necessidades em qualquer lugar, rasgava suas roupas, comia insetos como moscas e aranhas, carvo e chegou a lamber sua prpria urina. Depois de ser admitida em um hospital psiquitrico a sade de Anneliese no melhorou. Alm disso, sua depresso comeou a se aprofundar. Ela comeou a ficar cada vez mais frustrada com a interveno mdica, que no melhorava a sua condio. Em longo termo, o

129 tratamento mdico no foi bem sucedido, seu estado, incluindo a sua depresso, agravou-se com o tempo. Tendo centrado toda a sua vida em torno da f catlica, Anneliese comeou a atribuir sua condio psiquitrica possesso demonaca. Anneliese tornou-se intolerante a lugares e objetos sagrados, como crucifixos, o que contribuiu a idia de o que ela tinha ser possesso demonaca. Ao longo do curso dos ritos religiosos Anneliese sofreu muito. Foram prescritos a ela medicamentos anti-psicticos, que ela pode ou no ter parado de tomar. Em junho de 1970, Michel sofreu uma terceira convulso no hospital psiquitrico, neste momento foi prescrito pela primeira vez anticonvulsivante. O nome desta droga no conhecido e no trouxe alvio imediato aos sintomas de Michel. Ela continuou falando sobre o que ela chamou de "faces do diabo", visto por ela durante vrios momentos do dia. Michel ficou convencida de que a medicina convencional era de nenhuma ajuda. Acreditando cada vez mais que sua doena era de um tipo distrbio espiritual, ela recorreu Igreja para executar um exorcismo nela. Naquele mesmo ms, lhe foi prescrita outra droga, Aolept (pericyazine), que uma fenotiazina com propriedades gerais semelhantes s da clorpromazina: pericyazine usado no tratamento de psicoses diversas, incluindo esquizofrenia e distrbios de comportamento. Em novembro de 1973, Michel iniciou o tratamento com Tegretol (carbamazepina), que uma droga antiepilptica. Michel tomou o medicamento com frequncia, at pouco antes de sua morte.

O exorcismo
No vero de 1973, os pais de Anneliese foram at a parquia local solicitando aos religiosos que submetessem a sua filha ao ritual de exorcismo. A princpio, o pedido foi negado, uma vez que a doutrina da Igreja Catlica com respeito a essas prticas muito restrita. Segundo a Igreja, dentre outras coisas, os possudos devem ser capazes de falar lnguas que nunca tenham estudado manifestar poderes sobrenaturais e mostrar grande averso aos smbolos religiosos cristos. Algum tempo depois, o padre Ernst Alt, considerado um perito no assunto, conclui que Anneliese j reunia as condies suficientes para a realizao do exorcismo, de acordo com os procedimentos prescritos no Rituale Romanum. Por essa poca, Anneliese j tinha assumido um comportamento cada vez mais irascvel. Ela insultava, espancava e mordia os outros membros da famlia, alm de dormir sempre no cho e se alimentar com moscas e aranhas, chegando a beber da prpria urina. Anneliese podia ser ouvida gritando por horas em sua casa, enquanto quebrava crucifixos, destrua imagens de Jesus Cristo e lanava rosrios para longe de si. Ela tambm cometia atos de automutilao, tirava suas roupas e urinava pela casa com freqncia. Em 1974, aps acompanhar de perto o comportamento de Anneliese, o padre Ernest Alt finalmente decidiu solicitar permisso ao Bispo de Wrzburg para realizar o exorcismo e a permisso foi concedida. Aps efetuar uma exata verificao da possesso (Infestatio) em setembro de 1975, o Bispo de Wrzburg, Josef Stangl, autorizou os padres Ernest Alt e Arnold Renz a realizarem os rituais do Grande Exorcismo, cuja base o Rituale Romanum, que ainda era, poca, uma lei cannica vlida desde o sculo XVII.No rito do exorcismo o padre deve portar um crucifixo e uma Bblia, para poder utilizar as palavras ditas por Jesus Cristo com preciso. Deve fazer o sinal da cruz, abenoar a pessoa possuda e aspergir sobre ela gua benta. O padre ento ordena com f e firmeza que o demnio deixe o corpo do possesso e ora pedindo pela salvao da vtima em nome de Jesus Cristo.

130

As oraes denunciam a ao malfica de Satans e rogam pela misericrdia de Deus. Normalmente, os padres levam o possesso para uma igreja ou capela, onde podem realizar o rito reservadamente, apenas com a presena dos familiares. As sesses de exorcismo no tm um prazo de durao especfico, podendo se estender durante horas, dias ou meses. No caso de Anneliese, as 67 sesses de exorcismo que se seguiram, numa freqncia de uma ou duas por semana, se prolongaram inicialmente por cerca de nove meses, durante os quais ela muitas vezes tinha que ser segurada por at trs homens ou, em algumas ocasies, acorrentada. Ela tambm lesionou seriamente os joelhos em virtude das genuflexes compulsivas que realizava durante o exorcismo, aproximadamente quatrocentas em cada sesso. Nas sesses, que foram documentadas em quarenta fitas de udio para preservar os detalhes, Anneliese manifestou estar possuda por, pelo menos, seis demnios diferentes, que se autodenominavam Lcifer, Caim, Judas, Nero, Hitler e Fleischmann, um padre cado em desgraa no sculo XVI.Todavia, o Rituale Romanum, assim como o tratamento com psicotrpicos, tambm no surtiu o efeito desejado.

A Virgem Maria e Anneliese


Durante o perodo em que esteve submetida ao exorcismo, onde continuava tomando os medicamentos, Anneliese relatou um sonho, onde teria se encontrado com a Virgem Maria, e que ela lhe teria proposto duas escolhas para a sua condio: ou ser liberada logo do jugo dos demnios ou continuar o seu martrio para que todos soubessem que o mundo espiritual e ao dos demnios no mundo existem de fato. Anneliese teria escolhido a segunda opo. Segundo entendimento do ensasta Elbson do Carmo, em seu artigo, no Universo Catlico: Anneliese optou pelo martrio voluntrio, alegando que seu exemplo enquanto possessa serviria de aviso a toda a humanidade de que o demnio existe e que nos ronda a todos, e que trabalhar pela prpria salvao deve ser uma meta sempre presente. Ela afirmava que muitas pessoas diziam que Deus est morto, que haviam perdido a f, ento ela, com seu exemplo, lhes mostraria que o demnio age, e independe da f das pessoas para isso.

Universo Catlico

131

Falecimento
Em 1 de julho de 1976, no dia em que Anneliese teria predito sua liberao, morreu enquanto dormia. meia-noite, segundo o que afirmou os demnios finalmente a deixaram e ela parou de ter convulses. Anneliese foi dormir exausta, mas em paz, e nunca mais acordou, falecendo aos 23 anos de idade. A autpsia considerou o seu estado avanado de desnutrio e desidratao como a causa de sua morte por falncia mltipla dos rgos. Nesse dia, o seu corpo pesava pouco mais de trinta quilos.

Julgamento
Logo aps o falecimento de Anneliese, os padres Ernest Alt e Arnold Renz fizeram o comunicado do bito s autoridades locais que, imediatamente, abriram inqurito e procederam s investigaes preliminares. Os promotores pblicos responsabilizaram os dois padres e os pais de Anneliese de homicdio causado por negligncia mdica. O bispo Josef Stangl, embora tivesse dado a autorizao para o exorcismo, no foi indiciado pela promotoria em virtude de sua idade avanada e seu estado de sade debilitado, vindo a falecer em 1979. Josef Stangl foi quem consagrou bispo o padre Joseph Ratzinger, que no futuro se tornaria o Papa Bento XVI. O julgamento do processo, que passou a ser denominado como o Caso Klingenberg (em alemo: Fall Klingenberg), iniciou-se em 30 de maro de 1978 e despertou grande interesse da opinio pblica alem. Perante o tribunal, os mdicos afirmaram que a jovem no estava possuda, muito embora o Dr. Richard Roth, ao qual foi solicitado auxlio mdico pelo padre Ernest Alt, teria feito a afirmao poca que no havia medicao eficaz contra a ao de foras demonacas (cfe. fonte original: "there is no injection against the devil").

132 Os mdicos psiquiatras, que prestaram depoimento, afirmaram que os padres tinham incorrido inadvertidamente em "induo doutrinria" em razo dos ritos, o que havia reforado o estado psictico da jovem, e que, se ela tivesse sido encaminhada ao hospital e forada a se alimentar, o seu falecimento no teria ocorrido. A defesa judicial dos padres foi feita por advogados contratados pela Igreja. A defesa dos pais de Anneliese argumentou que o exorcismo tinha sido ato lcito e que a Constituio Alem protege os seus cidados no exerccio irrestrito de suas crenas religiosas. A defesa tambm recorreu ao contedo das fitas gravadas durante as sesses de exorcismo, que foram apresentadas ao tribunal de justia, onde, por diversas vezes, as vozes e os dilogos muitas vezes perturbadores dos supostos demnios eram perfeitamente audveis. Em uma das fitas possvel discernir vozes masculinas de dois supostos demnios discutindo entre si qual deles teria de deixar primeiro o corpo de Anneliese. Ambos os padres demonstraram profunda convico de que ela estava verdadeiramente possessa e que teria sido finalmente libertada pelo exorcismo, um pouco antes da sua morte. Ao fim do processo, os pais de Anneliese e os dois padres foram considerados culpados de negligncia mdica e foi determinada uma sentena de seis meses com liberdade condicional sob fiana.

Exumao
Antes do incio do processo, os pais de Anneliese solicitaram s autoridades locais uma permisso para exumar os restos mortais de sua filha. Eles fizeram esta solicitao em virtude de terem recebido uma mensagem de uma freira carmelita do distrito de Allgaeu, no sudoeste da Baviera. A freira relatou aos pais da jovem que teria tido uma viso na qual o corpo de Anneliese ainda estaria intacto ou incorrupto e que esta seria a prova definitiva do carter sobrenatural dos fatos ocorridos. O motivo oficial que foi dado s autoridades foi o de que Annieliese tinha sido sepultada s pressas em um sarcfago precrio. Os relatrios oficiais, entretanto, divulgaram a informao que o corpo j estava em avanado estado de decomposio. As fotos que foram tiradas durante a exumao jamais foram divulgadas. Vrias pessoas chegaram a especular que os exumadores moveram o corpo de Anneliese do antigo sarcfago para o novo, feito de carvalho, segurando-o pelas mos e pernas, o que seria um indcio de que o corpo no estaria na realidade muito decomposto. Os pais e os padres exorcistas foram desencorajados a ver os restos mortais de Anneliese. O padre Arnold Renz mais tarde afirmou que teria sido inclusive advertido a no entrar no morturio.

Cticas
Na atualidade, o uso das tcnicas de exorcismo divide a opinio pblica mundial entre religiosos e cticos, como podemos constatar no artigo de Palmira Silva,colaboradora lusa no Dirio Atesta, no qual critica a interpretao adotada pelo filme norte-americano O Exorcismo de Emily Rose: Por todo o mundo, mesmo o primeiro mundo, assistimos a uma regresso

133

medieval preocupante a crendices inesperadas numa altura em que os avanos cientficos desmistificaram e esclareceram as razes biolgicas e psquicas dos comportamentos identificados como possesses demonacas na poca em que a Inquisio mandava para a fogueira bruxas e hereges.

Dirio Atesta

Posteriormente uma comisso da Conferncia dos Bispos Alemes declarou que Anneliese Michel no tinha estado possessa, o que foi considerado por muitos como um ato de autopreservao da Igreja Catlica.

Crtica Esprita
Segundo a concepo existente na Doutrina Esprita, o que ocorreu com Anneliese Michel teria sido muito provavelmente uma subjugao espiritual realizada por entidades extra-fsicas devotadas prtica do mal. Para melhor compreenso de como o Espiritismo entende o caso de Anneliese e para se ter acesso a um exame crtico dos acontecimentos em concordncia com este conceito, que possui diferenas considerveis em relao ao de possesso demonaca no que concerne aos aspectos causais do fenmeno, vide o artigo Obsesso.

O Legado de Anneliese Michel

Em 1999, na cidade do Vaticano, o Cardeal Jorge Medina Estevez apresentou aos jornalistas a nova verso do Ritual Romano, que vinha sendo usado pela Igreja Catlica desde 1614. A nova verso, escrita em latim em 84 pginas com encadernao de couro carmim, veio depois de mais de dez anos de estudos e denominada De exorcismes et supplicationibus quibusdam (em portugus: "De todos os gneros de exorcismos e splicas"). O Cardeal Estevez afirmou, durante a divulgao do rito reformado, que "a existncia do demnio no um ponto de vista, algo no qual se possa decidir acreditar ou no". O Papa Joo Paulo II aprovou o novo rito de exorcismo que agora adotado em todo o mundo catlico.

134 Segundo o Cardeal Jacques Martin, ex-administrador da Casa Pontifcia, em seu livro My Six Popes, o prprio Papa Joo Paulo II teria realizado um exorcismo em 1982, expulsando um demnio de uma mulher italiana que lhe fora trazida contorcendo-se, gritando e lanando-se ao cho. O Papa Joo Paulo II teria ministrado ainda dois outros exorcismos durante o seu pontificado. Nos dias atuais, o tmulo de Anneliese Michel em Klingenberg tornou-se um local de peregrinao para os cristos que a consideram uma devota que experimentou extremos sacrifcios em um martrio voluntrio para possibilitar a salvao espiritual de muitos.

Declarao I Dr. Thomas


Bom dia senhoras e senhores, o meu nome Ethan Thomas, eu sou o promotor publico, eu defendo o povo. Neste caso provaremos que a vtima estava muito doente fsica e psicologicamente, portanto no poderia cuidar de si mesma. Seus pais confiaram-na ao ru, o Padre Richard Moore sugeriu que Anneliese largasse seu tratamento mdico, para usufruir de um religioso, o exorcismo. E esta prtica resultou diretamente na morte da vtima. Como eu disse, eu represento o povo, mas estou aqui para representar uma pessoa que no pode estar aqui conosco, no pode nos conquistar com a sua simpatia. Ela poderia ser minha filha, ou a de qualquer um de vocs.Esta uma foto dela antes do ru ceifar a sua vida.....(Pega foto) essa outra tirada no dia que ela morreu. Estou aqui para representar a jovem Anneliese Michel que morreu aos seus 24 anos. Espero que se lembrem de como ela era viva cheia de sonhos, e como ficou depois do tratamento do Padre Richard Moore.

135

Declarao II Dra. Brunner


Senhoras e senhores do jri, como sabem meu nome Erin Brunner, e eu represento o ru Richard Moore, o Sr. Thomas afirmou que Anneliese Michel sofria de uma sria condio medica e que exigia de tratamento. Ele garantiu que qualquer tentativa do meu cliente, de ajudar Anneliese por outros meios que no fossem mdicos, no eram apenas inapropriadas, mas criminalmente negligentes. Vou pedir agora para que mantenham a mente aberta para o que nossas evidencias e testemunhos vo mostrar, o tratamento medico, no era a resposta para Anneliese, por que simplesmente ela no sofria de um problema medico, ela no era epiltica e nem psictica. A condio de Anneliese Michel de fato era de possesso demonaca, um exorcismo era a sua nica esperana de cura, alguns de vocs podem achar que so incapazes de reconciliar as crenas de Anneliese ou as do ru com as suas prprias, vocs podem acreditar que demnios no existem, no precisam acreditar, por que vero que depois do fracasso total dos mdicos em ajudar Anneliese, o padre Moore simplesmente tentou ajudar a Anneliese de uma forma diferente, usando um mtodo, no qual ele, Anneliese , e sua famlia acreditavam piamente que era sua nica forma de ajuda, e vamos mostrar que apesar dos seus maiores esforos e do seu sincero amor por Anneliese no havia absolutamente nada que o padre Richard Moore pudesse ter feito, para prevenir a morte de Anneliese Michel.

136

Declarao III Dr. Thomas


O padre Moore atribuiu o significado divino aos ferimentos nas mos e nos ps de Anneliese por qu? Porque os v como uma confirmao do que quer acreditar que anneliese era uma santa, tocada pela Mao de deus, receio que a verdade seja bem menos inspiradora, mas a verdade que at esses milagrosos ferimentos surgirem, Annelise j tinha mostrado tendncia a se ferir e simplesmente ela fez de novo na cerca de arame farpado que fecha a fazenda da famlia , a crena do padre Moore se baseia em uma arcaica e irracional superstio anneliese Michel sofreu por estar doente no por ser santa eu sou um homem de f mas tambm sou um homem de fatos e aqui os fatos so os que mais importam estes so os fatos deste caso anneliese Michel tinha epilepsia que causou psicose e com o tempo a medicina teria curado mas no curou e por que ? Por que o padre Richard Moore convenceu anneliese que ela no estava doente de que no precisava de medicao e nas semanas que a conduziram a morte quando ela claramente ela precisava de tratamento medico ele no a levou a um hospital (mostra a foto) ento a defesa nos deu uma extraordinria e criativa explicao sobre os eventos que conduziram a isto, senhoras e senhores vocs no podem acreditar pois o fato que no foi o diabo que fez isto com anneliese Michel , e sim o ru aqui presente.

137

Declarao IV Dra. Brunner

Ethan Thomas: Se intitula um homem de f eu por outro lado sou uma mulher de duvidas ,........anjos e demnios....deus e o diabo ou essas coisas existem ou no existem estamos todos sozinhos nesta vida ou no estamos sozinhos s de pensar estremecemos , se creio realmente que essa obra do diabo para ser franca eu no sei mas eu no posso negar que seja possvel a acusao quer que acreditem que a doena epiltica psictica era fato por que fatos no deixam espao para qualquer duvida , mas este julgamento no abrange fatos, este julgamento abrange possibilidades fato que anneliese era hiper sensitiva como a doutora adani sugere uma pessoa que mais suscetvel a prpria natureza a ser possuda eu no posso dizer mais a questo ..... possvel? fato que o Gambutrol anestesiou o crebro de Annelise, o ritual de exorcismo acabou sendo ineficaz eu no posso ter certeza.... Mas ser possvel? fato que anneliese era amada por deus? E que aps o exorcismo escolheu sofrer ate o fim para que pudssemos crer num mundo mais mgico, um reino que o mundo espiritual realmente existe eu no posso dizer que fato, mas perguntem se. Ser possvel pelo que anneliese acreditava pelo que o padre Moore acreditava e essa crena pura e sincera foi o que decidiu as escolhas dela e dele agora a pergunta mais importante o padre Richard Moore culpado sem sombra de duvida de homicdio culposo? Esse homem de fato negligenciou as necessidades de anneliese de tal maneira que sua morte que hoje responsabilidade de No, isto NO FATO. Como no fato que anneliese era epiltica e tambm no fato que era psictica, fatos no deixam espao para possibilidades o nico fato a nica coisa que eu posso dizer que sei e no duvido neste caso que o padre Moore amava anneliese de todo o corao fez de tudo ao seu alcance para poder ajuda-l arriscou ate a sua liberdade para que ouvisse-mos a sua historia, senhoras e senhores do jri s vezes em minha funo eu devo defender homens maus, o padre Richard Moore no um deles...no mandem um homem bom pra cadeia eu no peo que acreditem em tudo que o padre acredita peo apenas que acreditem no padre Moore .

138 Jri

simulado - falas

Caso Klingenberg (Anneliese Michel) Acusao contra o padre Moore: Homicdio Negligente. Juza: - Que fique registrado que o acusado e seu advogado esto presentes, e que o jri esta estabelecido. Sr. Thomas pode comear. Thomas: - Obrigado, vossa excelncia. (declarao I) Juza: - A defesa est pronta para fazer sua declarao inicial? Brunner: - Vossa excelncia gostaria de poupar minha declarao inicial at a apresentao do caso da acusao. Juza: - um privilgio seu, a acusao pode comear. Thomas: - Chamo o Doutor Muller para testemunha, vossa excelncia. Qual o seu cargo no Hospital da Universidade? Dr. Muller: - Sou chefe do departamento de Neurologia. Thomas: - E depois que voc soube do incidente no dormitrio quais foram suas primeiras suposies? Dr. Muller: - Primeiro pensei que talvez Anneliese tivesse tomado drogas ilegais. Algum tipo de Alucingeno, mas fizemos testes, e no encontramos traos de drogas em seu organismo, e quanto mais ela explicava o incidente, mais eu comeava a suspeitar de outra coisa, Epilepsia causada por atividades eltricas descontroladas no crebro, e em um grave ataque epiltico a pessoa pode perder a conscincia por vrios minutos e sofrer contraes involuntrias de todos os msculos do corpo. Thomas: - possvel que uma pessoa que sofre estes ataques tenha alucinaes ou sentidos como Anneliese Descreveu?

Dr. Muller:

139 - As contraes podem parecer uma grande presso sobre o corpo, e possvel que com todas essas atividades cerebrais que uma pessoa sinta todo tipo de coisas estranhas ou violentas. Thomas: - Ento suspeitando de que a Anneliese era epiltica, como voc Procedeu? Dr. Muller: - Pedi um eletro encefalograma. Thomas: - E o que ele revelou? Dr. Muller: - Mostrou um possvel foco epiltico no lbulo temporal esquerdo do paciente. Thomas: - Isso requer um tratamento especifico? Dr. Muller: - Sim prescrevi um tratamento com a droga, Gambutrol, tambm aconselhei o acompanhamento com exames regulares, e outros testes, mas Anneliese no veio as consultas marcadas. Thomas: - Ela deu alguma razo por no comparecer as consultas?

Dr. Muller: - Sim ela me disse de que estava convencida de que sua doena era espiritual, era a convico de seu padre, e ela tinha a mesma opinio. Thomas: - Doutor voc teve a impresso de que a Anneliese colocava seus cuidados inteiramente nas mos... Brunner: - Objeo! Induzindo a testemunha. Juza: - Mantida. Thomas: Depois do final de outubro voc perguntou a Anneliese por que ela parou de pegar receitas para o remdio? Dr. Muller: - Sim, ela disse que o padre Moore havia sugerido que ela parasse de tomar a droga. Thomas: - E em sua opinio mdica qual foi o resultado da sugesto do padre?

140 Dr. Muller: - Acredito que a sugesto do Padre Moore a matou. Brunner: - Objeo vossa excelncia! A testemunha esta tirando concluses infundadas baseadas em suposies. Juza: - Tecnicamente esta certa, mas permitirei como parte do seu depoimento como especialista. Thomas: - Obrigado Dr. Muller, a testemunha sua. Brunner: - Doutor, voc disse que observou um possvel foco epiltico no lbulo temporal, isso no implica que o que voc viu pode no ter sido um foco epiltico? Dr. Muller: - Sim, tambm possvel. Brunner: - E o conselho do padre Moore, de deixar de tomar Gambutrol seria bom se a Anneliese no fosse de fato epiltica. Dr. Muller: - Claro, mas esse no o caso, ela era epiltica. Advogada: - Voc tem certeza? Quando Anneliese viu objetos se mexerem sozinhos e sentiu uma presena invisvel sobre ela, ela estava vivenciando sintomas tpicos de epilepsia? Dr. Muller: - No eram tpicos. Brunner: - So indicaes tpicas de alguma outra doena? Digamos por exemplo psicose? Dr. Muller: - Sim, eu diria que isso correto. Brunner: - Mas a psicose no uma doena totalmente diferente da epilepsia? Dr. Muller: - Sim, mas com minha experincia... Brunner: - Ento doutor como voc selecionou as partes da experincia de Anneliese que se encaixavam no seu diagnostico de epilepsia? Simplesmente ignorou as que indicavam outra coisa?

141

Thomas: - Objeo argumentativa. Brunner: -Retiro, no tenho mais perguntas. Juza: Sr. Thomas. Thomas: - Dr Briggs, por favor, declare suas qualificaes para a corte. Dr Briggs: - Eu tenho ttulos avanados em medicina Psiquiatria em John Hopkins, e tive 3 livros e vrios artigos publicados no ramo da Neurologia e Neuropsiquiatria. Thomas: - Qual foi causa da morte, segundo a autpsia? Dr Briggs: - A vitima faleceu devido interrupo gradual das funes do corpo. Thomas: - Por que as funes do corpo foram interrompidas? Dr Briggs: - A autopsia descobriu que era o efeito acumulado, de inmeros traumas fsicos, intensificados pela desnutrio, que inibiu severamente sua capacidade de se recuperar dos traumas, em outras palavras, seu corpo faminto no tinha meios para se recuperar dos danos que estava sofrendo, e ento ele desistiu. Thomas: - Como Anneliese sofreu esses danos? Dr Briggs: - Algumas como resultado de ataques epilticos violentos e outras auto-inflingidas.

Thomas: - E por que, em sua opinio, Anneliese feriu a si mesma? E por que parou de comer? Dr Briggs: - Analisando seu registro medico completo conclui que a epilepsia de Anneliese evoluiu para uma condio conhecida como, desordem de epilepsia psictica, uma doena rara que eu j testemunhei algumas vezes. Thomas: - Voc quer dizer que Anneliese era tanto Epiltica quanto psictica?

142 Dr Briggs: - Sim. Thomas: - Por favor, explique como essa desordem, de epilepsia psictica se manifesta. Dr Briggs: - Os ataques produzem sintomas caractersticos da esquizofrenia, como alucinaes visuais e auditivas, e em alguns momentos uma parania extrema, os ataques podem travar as articulaes e contorcer o corpo levemente as pupilas se dilatam fazendo com que os olhos se paream negros. Thomas: - Ento voc acredita que Anneliese tinha epilepsia que se transformou em uma forma de psicose violenta? Essa condio pode ser controlada com a droga gambutrol? Dr Briggs: - Sim, e teria sido se ela continuasse o tratamento. Thomas: - Dr Briggs em sua opinio, se a Anneliese tivesse continuado o tratamento, estaria viva hoje? Dr Briggs: - Absolutamente, com tratamento, a desordem da epilepsia psictica raramente fatal, quer dizer ela era uma garota muito doente, o ru deveria ter percebido que Anneliese precisava de tratamento medico continuo. Thomas: - Obrigado doutor, a testemunha sua. Brunner: - Doutor, voc declarou que o Gambutrol poderia ter controlado a doena de Anneliese. Como sabe disso? Dr Briggs: - o resultado inevitvel de se tomar essa droga, o gambutrol teria controlado os ataques epilticos que eram de origem de sua psicose. Brunner: - Mas Anneliese no continuou sofrendo sintomas psicticos, mesmo depois de ter comeado a tomar a medicao? Dr Briggs: - Sim, por que o gambutrol tem efeitos acumulativos, ele leva tempo para se fortalecer no sistema do paciente. Brunner: - Ento voc supe que o gambutrol a teria ajudado, mas no sabe.

143 Dr Briggs: - uma hiptese lgica, mas no, claro que no posso ter certeza. Brunner: - Doutor, desordem da epilepsia psictica um termo medico comum, ou voc apenas inventou? Dr Briggs: - Eu descobri e ento dei esse nome. Brunner: - Ento desordem da epilepsia psictica a sua prpria teoria caseira? Thomas: - Objeo argumentativa. Juza: - Mantida. Brunner: -Quando Anneliese decidiu deixar o tratamento mdico, o que voc acha que deveria ter sido feito? Dr Briggs: - Depois de identificada, eu a teria sedado e alimentado a fora. E depois se preciso eu a teria tratado com terapia eletro convulsiva.

Brunner: -Tratamento de choque? Teria feito isso contra a vontade dela? Dr Briggs: - Para salvar a vida dela? Certamente.

(Silencio por um instante) Brunner: - Nada mais. Juza: - A testemunha pode se retirar. Thomas: - Vossa excelncia, apresento como evidencia essa fotografia como documento da promotoria 3, e com isso termino meu caso. Juza: - A fotografia entra como evidencia. Que fique registrado que a defesa esta presente, senhores do jri senhorita Brunner.

144 Brunner: - (declarao II) Brunner: - Chamo o pai de Anneliese para dar seu testemunho. Mr Michel: - Jason e eu a colocamos na cama, torcendo para que conseguisse dormir. Brunner: - E quando Padre Moore se envolveu? Sr. Rose: - Anneliese ficou em casa depois disso, no voltou para escola, e ficou cada vez pior, com o tempo como ela no melhorava chamamos o nosso padre Moore. Pedi para Alice minha filha mais nova para ver se Anneliese estava acordada, e foi quando ouvimos gritos, quando chegamos ao quarto Anneliese estava comendo insetos, e depois comeou a falar uma lngua estranha que nunca a ouvi praticar antes. Brunner: - Sem mais perguntas, ele seu. Thomas: - Voc sofreu uma perda terrvel Sr. Michel. Sei que isso difcil, ento obrigado por estar aqui hoje, senhor voc Le a bblia com frequncia? Sr. Michel: - Sim leio. Thomas: - Eu tambm. E o MDE? O manual de diagnsticos e estatsticos de desordens mentais, geralmente citados como, a bblia da psiquiatria anormal, voc l? Sr. Michel: - No. Thomas: - Ento voc no esta ciente que, de acordo com o MDE a rejeio de uma pessoa a comida, uma indicao comum de uma doena psiquitrica chamada anorexia? Brunner: - Objeo! A testemunha acabou de dizer que no leu o MDE, vossa excelncia. Juza: - Mantida. Thomas: - Mr Michel, esta ciente de que a rigidez catatnica, especificamente o travamento das articulaes do corpo, um sistema conhecido como psicose?

145 Sr. Michel: - No eu no estudei essas coisas. Thomas: - J visitou algum hospcio? Ou um hospital de tratamento de doenas mentais? Sr. Michel: - Uma vez, uma tia minha ficou em um antes de morrer. Thomas: - mesmo? Ento h um histrico de doenas mentais na sua famlia? Sr. Michel: - Acho que sim. Thomas: - Senhor se voc visse algum comendo insetos, em uma esquina da rua, voc diria que essa pessoa doente mental? Sr. Michel: - Provavelmente sim. Thomas: - Ento pode dizer com segurana que o comportamento que viu no quarto de sua filha naquela noite no poderia ser o comportamento de algum sofrendo psicose? Sr. Michel: - Eu no sei, ela nunca teve nem um problema assim antes, e no parecia dessa maneira para mim, ou ao padre Moore. Thomas: - E voc confiou nele certo? Sr. Michel: - Sim, ele o padre de nossa parquia. Thomas: - Entendo, e depois dessa noite voc diria que deixou sua filha completamente aos cuidados do Padre Moore? Sr. Michel: - Sim tnhamos feito tudo o que podamos. Dissemos que ela estava nas mos dele, de corpo e alma. Thomas: - Obrigado, sem mais perguntas vossa excelncia. Juza: - Obrigada Sr. Michel, voc pode se retirar.

146 Brunner: - A defesa chama a Dra Sadira Adani. (espera ela entrar e sente-se) Dra Sadira, por favor, declare suas qualificaes para a corte. Dra Sadira: - No momento sou professora de antropologia e psiquiatria da universidade, Northwestern. Brunner: - E qual sua especialidade? Dra Sadira: - Eu estudo as experincias espirituais, das pessoas com varias culturas, e as mudanas fisiolgicas e psiclogas, que elas so submetidas durante essas experincias. Brunner: - Seria correto dizer que voc se especializou no estudo cientifico da possesso? Dra Sadira: - Sim, possesso um termo para uma experincia humana bsica, relatada por um grande numero de pessoas por todo o mundo, no meu campo de trabalho eu vi muitas pessoas que experimentaram a sensao de serem invadidas por uma entidade do reino espiritual. Brunner: - Por que voc acha que Anneliese foi invadida? Por que esta possesso aconteceu com ela? Sra Sadira: - Acredito que Anneliese Michel era hipersensvel, uma pessoa com uma rara ligao com o que Carlos Castaneda chamava de a outra realidade, os hipersensveis nascem diferentes de todos os outros, eles podem ter vises do futuro ou ver os mortos, e s vezes ser exclusivamente suscetveis invaso por uma entidade estranha. Thomas: - Objeo! Juza: - Baseado em que? Thomas: - Que tal na bobagem, vossa excelncia? Uma jovem sofreu terrivelmente e morreu, temos que sujeitar sua doena a essa analise pseudo cientifica? Juza: - Pare! J ouvimos muitos depoimentos que apiam a explicao medica para a condio de Anneliese, agora nos temos uma testemunha que dedicou a sua carreira estudando a explicao alternativa da defesa, uma especialista em exorcismo posso assim dizer, acho que devemos ouvir o que ela tem a dizer. Brunner: - Obrigada vossa excelncia. Dra Sadira por que acha que o exorcismo de Anneliese falhou?

147 Dra Sadira: - Pelo tratamento mdico especificamente pela droga Gambutrol. Brunner: - Por favor, explique. Dra Sadira: - O ritual do exorcismo resulta em uma atividade cerebral especifica que tira a pessoa da experincia da possesso, mas o exorcismo de Anneliese no conseguiu alcanar isso, por que o medico receitou o Gambutrol, que tem um efeito intoxicante sobre o crebro, o remdio a deixou imune ao choque psico-espiritual, que o exorcismo designado a oferecer. Brunner: - O que voc acha que resultou o tratamento com essa droga intoxicante?

Dra Sadira: - O Gambutrol prendeu Anneliese no estado de possesso, isso a deixou incapaz de responder ao exorcismo, e por isso contribuiu diretamente para sua morte. Brunner: - Obrigada Doutora, sem mais perguntas. Thomas: - Voc conclui que a possesso uma tpica experincia humana? Dra Sadira: -No, eu no acho que possesso uma experincia tpica, mas estou convencida de que ela confirmada cientificamente e culturalmente universal. Thomas: - Voc j usou Gambutrol em suas pesquisas, para testar sua teoria sobre seus efeitos nas experincias de possesso? DraSadira: - Absolutamente no, seria muito perigoso para os pacientes. Thomas: - Ento essa idia do Gambutrol prender no estado de possesso, a chave para a sua afirmao de que alguma maneira o tratamento medico prejudicou a Anneliese, essa seria a sua prpria teoria caseira, correto? Voc esta apenas inventando? Brunner: - Objeo! Vossa excelncia. Juza: - Argumentativa mantida. Apesar de achar que ele esta usando uma pagina do seu livro, advogada.

148 Thomas: - Sem mais perguntas. Juza: - Obrigada Doutora Sadira, voc pode se retirar. Pronunciante: - Jura dizer a verdade, somente a verdade, e nada mais que a verdade? Padre Moore: - Juro.

Brunner: - Padre Moore, antes de voc realmente executar o exorcismo, voc precisou da aprovao da igreja, correto? Padre Moore: - Sim, no dia 27 de outubro do ano passado apresentei a minha avaliao e as recomendaes ao arcebispo, e ele autorizou o exorcismo naquele dia, antes que eu sasse do escritrio. Brunner: - Diga-nos o que aconteceu naquela noite. Padre Moore: - Eu fui para casa, e fiquei ate meia noite estudando o ritual romano, pensando no que viria pela frente. Brunner: - Voc se refere ao exorcismo, um texto usado pelos padres catlicos, como um guia para executar o ritual de exorcismo certo? Padre Moore: - Sim, e acho que adormeci com o livro na mo. Brunner: - E o que aconteceu depois? Padre Moore: - Eu acordei com muito frio, exatamente as 3:00 da manha, 3:00 da manha a hora das bruxas e dos demnios , a forma dos demnios zombarem da sagrada trindade, a inverso das 3:00 da tarde, a hora do milagre que tradicionalmente aceita, como a hora da morte de cristo, achei que estava com cheiro de queimado, s depois associei, e eu me lembrei que o mesmo cheiro de queimado foi percebido por Anneliese, sai de meu quarto e ainda sentia o cheiro de queimado, olhei o detector de fumaa mas estava normal, foi quando minha mente ficou distorcida, e quando olhei para as janelas, delas estava escorrendo sangue, e ento comecei a rezar, e tudo apenas piorava, havia alguma coisa em um quadro que aumentava seu tamanho e distorcia todo os resto da pintura, e quando dei por

149 mim estava descendo as escadas correndo, sai de casa e vi em um beco uma figura negra, disforme, no consegui a distinguir estava muito escuro. Brunner: - Sem mais perguntas. Thomas: - Padre Moore, o que voc acha desse gesto? Desse sinal em sua direo?

Padre Moore: - Eu no sei algum tipo de aviso, eu acho, de que o jogo havia comeado. Thomas: - Voc realmente o guarda-costas de Deus, no , padre? Orgulhoso e enfrentando, o diabo com seu livro de rezas? Brunner: - Objeo vossa excelncia, o advogado esta molestando a minha testemunha. Juza: - Mantida, senhor Thomas, voc sabe que no vou permitir isso em meu tribunal. Thomas: - Perdoe-me vossa excelncia, padre voc deduziu que essa figura com capa negra era o Diabo? Padre Moore: - Acredito que era uma manifestao demonaca. Thomas: - Como a fora demonaca que voc acredita que possuiu Anneliese? Padre Moore: - Sim. Thomas: - Por que voc acha que apareceu para voc? Padre Moore: - Acredito que os demnios podem se manifestar como uma apario, como um fantasma, para tentar despertar nossos medos. Thomas: - Ele despertou o seu medo Padre? Padre Moore: - Ele me deixou apavorado. Thomas:

150 - Nessa noite quando comeou a preparar o exorcismo de Anneliese, foi seu primeiro encontro com esse demnio fantasma? Padre Moore: -Sim. Thomas: - Voc o viu de novo? Padre Moore: - (Pausa) Sim, eu o vejo desde ento. Thomas: - Sem mais perguntas vossa excelncia.

Brunner: - Retomando vossa excelncia, padre Moore, depois de receber a permisso do bispo, quando voc iniciou o exorcismo? Padre Moore: - No dia 31 de outubro. Brunner: - Dia das bruxas? Isso no um pouco dramtico? Padre Moore: - A tradio do dia das bruxas baseada nas lendas da historias que indicam um aumento de atividade espiritual nessa noite, pensei que poderamos utilizar a ocasio para atra-los para fora. Brunner: - Os demnios voc quer dizer. Padre Moore: - Sim. Brunner: - Padre Moore, pode identificar isso? Padre Moore: - o meu gravador, eu o utilizei para gravar o exorcismo, dentro dele esta a fita que utilizei naquela noite. Brunner: - Por que voc faria uma gravao dessas? Padre Moore:

151 - Desde que a tecnologia esta disponvel, os exorcistas usam gravadores para autentificar o ritual, e fornecer um registro para analises futuras. Brunner: - Apresento como evidencia esse gravador e essa fita de udio. Thomas: - Objeo. A acusao no sabia da existncia dessa fita at ontem noite. Brunner: - Nos tambm no vossa excelncia, uma nova evidencia que veio a passar por nossas mos durante o recesso, entregamos a acusao uma transcrio do seu contedo. Juza: - Quer dizer que esta fita no foi entregue pelo seu cliente? Brunner: - No vossa excelncia recebemos de uma testemunha relutante Dr. Graham Cartwright, que tambm ser chamado para testemunhar sua autenticidade. Thomas: - Vossa excelncia. Brunner: - A acusao encontrara o nome dele, na lista atualizada de testemunhas que entregamos logo aps o recesso. Juza: - Muito bem, vou permitir como evidencia, mas ser necessria a realizao de um breve recesso para a analise da mesma.... O tribunal entra em Recesso at.... (olhar hora e somar 2 min.). # Aps o Recesso. Juiza: - Depois de analisarmos a fita, podemos continuar padre? Padre Moore: - Sim, Depois de alguns instantes o Sr. Michel recobrou os seus sentidos, o exorcismo teve que ser abandonado, Anneliese foi levada ao seu quarto e caiu em sono profundo, coisa toda foi um fracasso total. Brunner: - Descreva o comportamento dela, na noite do fracasso do exorcismo, ate o momento de sua morte. Padre Moore: - Violncia com os outros e consigo mesma, s vezes ela gritava por horas sem parar, quebrava as janelas com a cabea, tentava morder as paredes, quebrando muito dos dentes, como viram na fotografia da autopsia.

152

Brunner: - Voc testemunhou isso? Padre Moore: - Uma parte, sim, eu tentava visitar todos os dias, a famlia me pediu para descansar. Brunner: - Voc tentou outro exorcismo? Padre Moore: - Eu queria, mas Anneliese se recusou, e sem o consentimento do possesso, o ritual no pode ser realizado. Brunner: - Voc a encorajou a comer? Padre Moore: - Sim todas as vezes que eu a via, mas as poucas vezes que ela tentou comer era como se no conseguisse mastigar ou engolir. Brunner: - E os cuidados mdicos? Padre Moore: - Eu queria que ela continuasse, eu nunca disse para ela deixar de ver os mdicos, teria sido um erro, cuidados mdicos no so a minha rea. Brunner: - Mas voc sugeriu que ela deixasse de tomar a droga Gambutrol? Padre Moore: - Sim, depois do exorcismo ela pediu o meu conselho, ela disse que a droga nunca a ajudou, afinal ela estava tomando o Gambutrol durante o exorcismo, quando os supostos sintomas estavam no auge, finalmente ambos pensamos que ela estava alem da ajuda medica, e que ela teria de enfrentar isso ate o fim, apenas com a f. Brunner: - As vozes duplas que ouvimos na fita, voc esta certo de que ambas saiam de Anneliese ao mesmo tempo? Padre Moore: - Sim, sim eu as ouvi. Brunner: - Voc manipulou essa fita de alguma forma?

Padre Moore:

153 - No, no fiz isso. Brunner: - Sem mais perguntas no momento. Juza: - Sr. Thomas. Thomas: - Padre Moore, voc considera a fita como prova do sobrenatural? Padre Moore: - Acho que um registro de algumas indicaes de que Anneliese estava possuda, so os chamados sinais de possesso. Thomas: - Com sinais de possesso voc se refere a ela falando lnguas que ela no poderia saber? E a vocalizao das duas vozes distintas simultaneamente? Padre Moore: - Sim, alem dos outros sinais que observei e descrevi para o tribunal enquanto ouvamos a fita, coisas que vi e no podem ser ouvidas na fita. Thomas: - Vamos ter que ficar com a sua palavra, no ? Brunner: - Vossa excelncia. Juza: - Senhor Thomas. Thomas: - Peo desculpas padre, como proco de Anneliese, esta ciente de que ela recebeu catequismo avanado? Padre Moore: - Sim a famlia dela muito devota. Thomas: - E nesse treinamento ela estudou grego antigo, hebreu e latim? Padre Moore: - Sim, acho que sim.

Thomas: - Ela pode ter passado algum tempo estudando aramaicos, a lngua de cristo e seus discpulos, que segundo a transcrio tambm ouvimos na fita certo?

154 Padre Moore: - ela falou aramaico na fita, mas no acho que tenha sido parte de seu treinamento. Thomas: - Mas era uma matria opcional oferecida na escola de catequismo, tenho o programa da escola em meus arquivos se quiser verificar. Padre Moore: - No aceito que ela possa ter sido exposta a essa linguagem. Thomas: - De acordo com os registros cientficos alemo foi lngua estrangeira que ela estudou, no ? Padre Moore: - Eu no sei, se voc esta dizendo. Thomas: - Ento isso cobre todos os idiomas estranhos que analisamos na fita, certo? Eu me esqueci de alguma coisa? Padre Moore: - No. Thomas: - timo, padre j esclarecemos que voc no um especialista medico, voc disse que no era o seu campo, mas esta ciente de que dois pares de cordas vocais que todos os seres humanos possuem? Padre Moore: - No. Thomas: - J ouviu falar das cordas vocais superiores que so mais altas do que as primeiras que utilizamos para falar? Ento no sabe que os monges tibetanos, por exemplo, como parte do seu treinamento religioso ensinam a si mesmos a ativar ambos os pares vocais de uma s vez? Padre Moore: - No eu no sabia disso.

Thomas: - Bem agora que sabe, acha que possvel que Anneliese em seu estado psictico possa ter ativado seus dois pares de cordas vocais, para conseguir o incrvel efeito que analisamos na fita? Padre Moore: - Seu Estado no era psictico.

155

Thomas: (Volta para seu lugar) Sem Mais Perguntas. Juza: - A defesa deseja prosseguir? Brunner: -Sim excelncia (levante). A defesa chama o padre Richard Moore. (Brunner entrega a carta de Anneliese ao Padre). Juza: Lembre-se que continua sobre juramento. Brunner: (Encosta-se junto mesa dos jurados). -Quando viu Annelise viva pela ultima vez? Padre Moore: -No dia anterior a morte, sua me Maria me ligou e disse que Anneliese me chamava. Brunner: - Porque pediu pra v-la? Padre Moore: - Pra me dar isso (mostra a carta). Brunner: Anneliese explicou o significado da carta? Padre Moore: -Sim! Disse que tinha escrito na manha aps o exorcismo falho e que era muito importante que eu a divulgasse. Brunner: (cruza os braos e anda). -Padre Moore... Anneliese era uma boa pessoa? Padre Moore: - Eu creio que um dia Anneliese ser reconhecida como santa. Brunner: -ento ela amava deus? Padre Moore: -Sim era uma moa muito devota. Brunner: - Se Anneliese amava deus... , se era to boa..., e.. To devota por que acha que deus permitiu que isso ocorresse?

156

Thomas: -Protesto! Relevncia. Brunner: -Excelncia a crena do padre Moore neste ponto crucial para estabelecer o entendimento dele e da vitima sobre a doena. E esse entendimento mtuo vital para determinar se o padre foi de fato negligente. Juza: Eu vou permitir. Thomas: -Excelncia, voc no me diga que deixara algum discutir no seu tribunal sobre porque Deus deixou uma jovem morrer? Juza: -Seu estado mental critico o protesto foi negado. Brunner: -Ento padre Moore, porque Deus permitiu que Anneliese fosse possuda por demnios e depois morre-se. Padre Moore: -Posso deixar Anneliese responder a isso. (colocar culos). Lendo a Carta: -Ontem a noite na noite das bruxas o padre Moore tentou expulsar 6 demnios do meu corpo recusaram-se a sair, aps a tentativa de exorcismo fui levada pro meu quarto e cai no sono profundo acordei poucas horas depois ouvindo uma voz chamar meu nome.mais umas vez ouvi uma voz chamar meu nome era a santssima me de deus e quando olhei pra ela e ela sorriu pra mim e disse: -o cu no cego para sua dor Brunner: - Disse que a virgem Maria falou com ela em pleno campo?

Padre Moore: - Sim Brunner: - Acreditou Nela? Padre Moore: - Acredito que Anneliese disse a verdade. Brunner: - Pode Continuar. Padre Moore:

157 - Perguntei a me abenoada por que sofro assim? Por que os demnios no me deixaram essa noite? Ela disse: - lamento Anneliese os demnios ficaram onde esto ento ela disse Pode vir comigo em paz liberte-se de sua forma corprea ou pode escolher como continuar... Vai sofrer muito, mas por meio de voc muitos veram que o reino do esprito real a escolha sua... Eu decidi ficar. No final o bem triunfara sobre o mal pela minha experincia as pessoas sabero que os demnios so reais o povo diz... Que Deus esta morto, mas como podem pensar assim se mostrei a eles o diabo? Brunner: - O senhor viu os ferimentos nas duas mos e nos ps dela? Padre Moore: - Sim, sim os ferimentos duraram algum tempo. Brunner: - E atribuiu algum significado sobrenatural aos ferimentos. Padre Moore: -Eu acredito que eram estigmas. Brunner: -O que quer dizer com isso... Ferimentos sobrenaturais correspondentes a da crucificao de Jesus cristo? Padre Moore: -Sim.... E os estigmas so um sinal... Uma marca indicando que a pessoa foi tocada por Deus. Brunner: -Aps aquela noite por que acha que Anneliese recusou novo exorcismo? Padre Moore: - eu acredito que ela aceitou seu destino. Brunner: (Aproxima-se ate o padre) - H algo mais que queira falar sobre Anneliese? Padre Moore: - No Brunner: - Defesa satisfeita. Thomas: (Perguntando aos jurados) -(Declarao III) Juza: -Doutora.

158 Brunner: - (Declarao IV) Juza: -Representantes do jri chegaram ao veredito? Representante: - Sim, excelncia. Juza: - por favor, leia o veredito em voz alta. Pronunciante: - No caso contra o padre Richard Moore nos do jri declaramos o ru.... Culpado por homicdio culposo. Juza: - O tribunal agradece ao jri pelo seu servio, a sentena para este caso ser dada em trs de setembro. Brunner: -Excelncia se o tribunal permitir, padre Moore pediu no inicio do julgamento que se declarado culpado a sentena sasse imediatamente Juza: -Sim eu me recordo acusao tem alguma objeo ao pronunciamento? Thomas: - No

Juza: -Muito bem, padre Richard Moore entende que este tribunal o julgou culpado? Padre Moore: -Sim, excelncia. Juza: - E entende a gravidade do crime que cometeu? Que pode sob a lei ser condenado a uma pena de at 10 anos? Padre Moore: -Sim, entendo. Juza: - H alguma declarao antes que eu imponha a sentena? Padre Moore: - No, excelncia.

159 Juza: - Muito bem. Representante do Jri: -Perdo excelncia o jri gostaria de fazer uma recomendao em relao sentena. Thomas: -Protesto Juza: -Sente-se Doutor s uma recomendao e eu gostaria de ouvi-la. Representante do Jri: -Consideramos que ele j pagou pelo dano. Juza: -Eu Aceito, culpado padre Moore, esta livre para ir... JULGAMENTO ENCERRADO. (bater martelo) - Pronunciante: -Todos de p.

Obs.: Devido ao tempo escasso para a apresentao da pea ns tivemos que cortar a parte da execuo da fita que a defesa do padre Richard Moore apresentou como evidencia. Mas isto no ir afetar o contexto da historia.

160

Provas da Reproduo:

- Gravador utilizado pelo padre para gravar o exorcismo.

- Carta escrita por Anneliese antes da sua morte.

161

- Evidncias que mostram Anneliese como era antes do exorcismo.

- Foto concedida pela Autpsia.

162

Orador I
Ns do 2 Ano B Iremos Retratar o Caso Klingenberg que revela a histria de uma jovem alem Chamada Anneliese Michel de famlia catlica ela que acreditava ter sido possuda por uma legio de demnios, tendo sido submetida a uma intensa srie de sesses de exorcismo pelos padres Ernest Alt e Arnold Renz em 1975 e 1976.

As graves consequncias atribudas ao rito de exorcismo sobre a jovem motivaram a abertura de um processo criminal pelos promotores de justia locais contra os pais de Anneliese e os padres exorcistas, causando uma grande polmica em toda a Europa e dividindo a opinio pblica mundial. O Caso Klingenberg, como passou a ser conhecido pelo grande pblico, deu origem a vrios estudos e pesquisas, tanto de natureza teolgica quanto cientfica, e serviu como inspirao para os filmes O Exorcismo de Emily Rose e Requiem.

163

Orador II
Anneliese faleceu em 01/07/1976, aos 23 anos, Esse fato chocou a opinio pblica alem, gerando uma enorme polmica em toda a Europa, que incluiu a Igreja, os meios acadmicos e a justia em torno da mesma discusso. Visitado por milhares de pessoas de todo o mundo; O tmulo de Anneliese Michel se tornou um local Sagrado de peregrinao, e assim o at hoje. Obrigado Pela Ateno de todos, a nossa Apresentao est encerrada.

164

Concluso:
Ao decorrer do trabalho foi possvel aprender sobre como funcionam os tribunais e como so os projetos de faculdade. O grupo como um todo aprendeu a trabalhar em equipe e a desenvolver seus conhecimentos, com o caso Klingenberg foi possvel aprender que a cincia e a religio entram em constantes desacordos e que alguns dos mesmos levam a bito de pessoas, o que no deveria acontecer, pois a prioridade de ambos deveria ser o zelo pela vida. Esperamos ter passado o que de melhor aprendemos com o projeto. Agradecemos sua ateno.

165

Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org http://fantastico.globo.com/ http://www.sobrenatural.org http://br.answers.yahoo.com http://issoebizarro.com http://www.chasingthefrog.com http://www.fimdostempos.net http://www.fotofetch.com/ http://www.issodamedo.net http://verdadeoucoisadodemonio.blogspot.com

166

Integrantes do Jri Simulado.


Elenco Principal: Anneliese: Natalia Paniago Leiria N29 Padre Moore: Luis Gabriel Palma Vieira N25 Thomas: Lucas Ricardo Cabrera Panizzi N24 Brunner: Leticia Auxiliadora Domingos dos Santos N52 Juiza: Carolina Lopes da Silva Cordeiro N47 Sr Edith Vogel: Camila de Araujo Vaez N03 DrMuller: Geovany Kulinski Alves N13 Dr Sadira: Nanthyelle de Moraes Torres N28 Dr Briggs: Daieni Gonalves de Souza N49 Jason: Lucas Lemos da Cruz N23 Sr. Michel: Rhauan da Silva Cardoso N32 Sr Michel: Ana Paula Borges N02 Pronunciante: Vinicius de Arruda Carreiro N40 Representante do Jri: Edson Ernesto dos Santos Campozano N08 Jurados: 01- Elton Santos da Silva Pedroso N10 02- Kesley Nat Gonalves Chamorro N21 03- Lucas Miguel Lopes de Almeida N51 04- Hector Fernando Ortiz dos Santos N14 05- Iana Darete Csperes Pureza N16 06- Crislaine da Silva Oliveira N04 07- Geise Araujo de Souza N12 08- Valdenice da Conceio da Silva N38 09- Sawara Alvim Pereira Rosa Pires N35 10- Mary Hellen L. de Pinho N44 11- Sthepany Sunamita da Silva Macedo N36 12- Thaylise Giordano Salomo N37 13- Elizandra Alegre Torres N09 Seguranas: 01- Rodrigo de Oliveira Correa N54 02- Jairo Ferreira Primo N50 Escrivo: 01- Jos Guilherme de Souza Tavares N19 Auxiliares: 01- Rbia da Silva do Vale Albuquerque N34 02- Yasmim Oliveira Gonsales N43 03- Jlia Benteo Maia N20 Oradores: 01- Nanthyelle de Moraes Torres N28 02- Maryanne Assumpo Cavalcante N27

Obs: Os nomes no citados acima iro fazer parte da Plateia e integrar tambm a equipe de montagem do cenrio.

167

Relatrio de Participao:
N 25 24 02 03 06 07 08 09 10 12 13 14 16 19 20 21 23 27 28 29 32 34 35 36 37 38 40 42 43 44 46 47 49 50 51 52 53 54 04 Nome do Aluno: Cooperao Luis Gabriel Palma Vieira Lucas Ricardo Panizzi Ana Paula Borges Camila de Araujo Vaez Danyele dos Santos da Cunha Deyse Betania Bure Bogarim Edson Ernesto dos Santos Campozano Elizandra Alegre Torres Elton Santos da Silva Pedroso Geise Araujo de Souza Geovany Kulinski Alves Hector Fernando Ortiz dos Santos Iana Darete Csperes Pureza Jos Guilherme de Souza Tavares Jlia Benteo Maia Kesley Nat Gonalves Chamorro Lucas Lemos da Cruz Maryanne Assuno Cavalcante Nanthyelle de Moraes Torres Natalia Paniago Leiria Rhauan da Silva Cardoso Rbia da Silva do Vale Albuquerque Sawara Alvim Pereira Rosa Pires Sthepany Sunamita da Silva Macedo Thaylise Giordano Salomo Valdenice da Conceio da Silva Vincius de Arruda Carreiro Wisley Pierre de Oliveira Farias Castilho Yasmim Oliveira Gonsales Mary Hellen L. de Pinho Danielly Christy Moreira dos Santos Carolina Lopes da Silva Cordeiro Daieni Gonalves de Souza Jairo Ferreira Primo Lucas Miguel Lopes de Almeida Leticia Auxiliadora Domingos dos Santos Nairiely Aparecida Ribeiro Perez de Souza Rodrigo de Oliveira Correa Crislaine da Silva Oliveira

Participao

Nota

168

Tabela de Presena do dia da Apresentao:


N Nome do Aluno: 25 24 02 03 06 07 08 09 10 12 13 14 16 19 20 21 23 27 28 29 32 34 35 36 37 38 40 42 43 44 46 47 49 50 51 52 53 54 04 Luis Gabriel Palma Vieira: Lucas Ricardo Cabrera Panizzi: Ana Paula Borges: Camila de Araujo Vaez: Danyele dos Santos da Cunha: Deyse Betania Bure Bogarim: Edson Ernesto dos Santos Campozano: Elizandra Alegre Torres: Elton Santos da Silva Pedroso: Geise Araujo de Souza: Geovany Kulinski Alves: Hector Fernando Ortiz dos Santos: Iana Darete Csperes Pureza: Jos Guilherme de Souza Tavares: Jlia Benteo Maia: Kesley Nat Gonalves Chamorro: Lucas Lemos da Cruz: Maryanne Assumpo Cavalcante: Nanthyelle de Moraes Torres: Natalia Paniago Leiria: Rhauan da Silva Cardoso: Rbia da Silva do Vale Albuquerque: Sawara Alvim Pereira Rosa Pires: Sthepany Sunamita da Silva Macedo: Thaylise Giordano Salomo: Valdenice da Conceio da Silva: Vincius de Arruda Carreiro: Wisley Pierre de Oliveira Farias Castilho: Yasmim Oliveira Gonsales: Mary Hellen L. de Pinho: Danielly Christy Moreira dos Santos: Carolina Lopes da Silva Cordeiro: Daieni Gonalves de Souza: Jairo Ferreira Primo: Lucas Miguel Lopes de Almeida: Leticia Auxiliadora Domingos dos Santos: Nairiely Aparecida Ribeiro Perez de Souza: Rodrigo de Oliveira Correa: Crislaine da Silva Oliveira:

169

Distribuio das Posies:

Desenho: Representativo.

Este documento foi feito com a participao dos alunos: 0102030405Luis Gabriel Palma Vieira N25 Nanthyelle de Moraes Torres N28 Jlia Benteo Maia N20 Lucas Ricardo Cabrera Panizzi N24 Valdenice da Conceio da Silva N38

You might also like