You are on page 1of 7

Universidade Federal de Uberlndia

Faculdade de Engenharia Eltrica

Laboratrio de Fsica Experimental II Laboratrio de Eletrosttica e Eletrodinmica

AULA PRTICA 8: CAMPO MAGNTICO DA TERRA

Alunos:

Introduo Histrica e Conceitual:


A existncia do campo magntico da Terra conhecida desde Gilbert, que em 1600 props em seu livro "De Magnete" que a terra fosse considerada equivalente a um m permanente. Contudo, o Campo Magntico da Terra foi utilizado para orientao desde muito cedo pelos chineses e foi utilizado tambm na poca dos descobrimentos. Porm, a teoria fsica e matemtica capaz de descrev-lo e justificar, s foi alcanada com Maxwell, no fim do sculo XIX, e os primeiros modelos "realistas" do mecanismo gerador do campo s comearam a ser construdos atualmente. A prova matemtica de que o campo magntico observado superfcie tem como origem fundamental a Terra, e no fenmenos externos a ela foi obtida por Gauss, em 1838. J nessa altura se tinha concludo que o campo magntico terrestre manifestava certa variao secular, e de que as variaes rpidas deste tinham correlao com fenmenos atmosfricos como as Auroras Boreais. A utilizao da bssola como instrumento de localizao sobre a terra partiu do princpio que o campo magntico da terra se aproxima do campo magntico gerado por um m permanente alinhado com o eixo de rotao, onde possvel distinguir o polo magntico do norte com o polo magntico do sul, alm de um equador magntico, semelhana do que ocorre com as referncias geogrficas. Neste sentido podemos falar de meridiano magntico como a projeo, na superfcie da terra, das linhas de fora do campo magntico. A declinao pode ser definida como o ngulo que em cada ponto o meridiano geogrfico faz e o meridiano magntico. A inclinao ser o ngulo dessas linhas de fora com o plano que tangente a Terra no ponto de observao. Uma inclinao de 90 corresponde ao polo magntico do norte, da mesma maneira que uma inclinao de -90 corresponde ao polo magntico sul. O Equador Magntico constitudo pelo conjunto de pontos de inclinao nula. Nota-se que se o campo magntico terrestre pode ser considerado como aproximadamente dipolar, e o eixo magntico no coincide em regra com o eixo geogrfico, assim, os polos magnticos afastam-se sensivelmente dos polos geogrficos, e isso o que ocorre na prtica.

Teoria:
Neste experimento, a forma utilizada para se obter o valor do Campo Magntico da Terra ser simples e razoavelmente precisa, utilizando uma bssola e um campo magntico conhecido, neste caso, o campo conhecido ser o produzido no centro de uma bobina de Helmholtz, percorrido por uma corrente . No experimento, a corrente passar pelas bobinas e criar um campo magntico no meio deste campo, onde est localizada a bssola, paralelo ao eixo das bobinas para a direta com intensidade dada por:  

Sendo = . Tm/A a permeabilidade magntico no ar. Assim, como estamos na superfcie terrestre, o campo magntico total no local onde a bssola est, ser a soma vetorial do campo da bobina com o campo da terra existente no local. Se o eixo da bobina com o campo da terra for orientado na direo Leste-Oeste, seu campo far um ngulo de 90 com o campo da Terra (direo norte-sul), sendo a tangente do ngulo formado entre o grfico resultante do campo da terra com o da bobina a razo do campo da bobina com o campo da terra.  A expresso que permite calcular o campo magntico na bobina Assim:  E como o grfico a ser feito o da corrente em funo da tangente do ngulo variado na bssola, temos que:    ,

Mtodo Experimental:

Material utilizado: -Bssola; -Multmetro digital na funo Ampermetro na escala de 200 mA; -Resistor de 47 para proteo (10 w);

-2 bobinas (Helmholtz) com N=154; -Fonte de tenso.

O objetivo desta aula prtica era determinar experimentalmente o campo magntico da terra que atuava no laboratrio. Para isso foi utilizada a fonte de tenso, ligada por cabos de conexo a um resistor para proteo do equipamento de 47 e ao Ampermetro, e logo em srie, ao Helmholtz. Assim, foram feitas as medidas do dimetro das bobinas e a distncia total entre elas para o clculo da constante , e os valores foram de 38 e 8 cm, respectivamente. Desta maneira, a bssola foi colocada em um suporte bem ao meio das duas bobinas, fazendo com que a distncia dela fosse de 4 cm para cada bobina, e este sistema todo foi montado com a direo normal de seu plano apontando na direo Leste-Oeste. Logo aps, foi ajustada a tenso da fonte para o mnimo possvel e a tenso foi variada para obtermos diferentes valores da corrente e sua respectiva variao de ngulo . Assim, foi feito o grfico   utilizando o programa Origin Pro 8.0 e feitos os clculos para obter-se o valor do campo magntico no local.

Descrio e Anlise dos Resultados:


Inicialmente, foram feitas as medidas do dimetro das bobinas e da distncia entre elas, e os valores obtidos para ambos, foram respectivamente de 38 cm e 8 cm. Assim, foi possvel calcular o valor que seria criado pelas bobinas nesta bssola, assim que ela estivesse exatamente no meio destas. Como o valor de a metade do dimetro, tivemos que  , e o valor de seria a tambm a metade da distncia entre as bobinas, pois seria a posio do ponto P onde a bssola estaria localizada, assim  . Como foram dados os valores de e  , o valor obtido para , utilizando a frmula descrita na teoria, foi de:
       

Aps isso, foram tomados 10 valores da corrente e da variao do ngulo de acordo com a variao da tenso da fonte e montada a tabela:
I (mA) 6.2 7.2 12.2 13.1 16.4 20.0 25.8 27.9 48.0 59.7 () 5 10 15 20 25 30 45 50 60 65

Assim foi feita uma nova tabela, para montar o grfico   , onde foram colocados os valores das tangentes dos ngulos obtidos:
I (mA) 6.2 7.2 12.2 13.1 16.4 20.0 25.8 27.9 48.0 59.7 tg -3,38052 0,64836 -0,85599 2,23716 -0,13353 -6,40533 1,61978 -0,2719 0,32004 -1,47004

Finalmente obtivemos o grfico  

E ao linearizamos o grfico obtivemos o valor do coeficiente angular deste grfico e o respectivo erro, mostrados na tabela do grfico:

O coeficiente angular da reta dada pela linearizao do grfico foi de 5,71575 com possvel erro de aproximadamente 0,005. Com este coeficiente e o valor de possvel calcular o valor do campo magntico terrestre, pois de acordo com a frmula   , sabemos que este valor igual razo do campo magntico da terra sobre o campo proporcionado bssola pelas bobinas, assim:    

Concluso:
Podemos concluir pela realizao deste experimento que o campo magntico da terra afeta a bssola at mesmo na presena de outro campo magntico, no caso o das bobinas, e como os dois campos exercem efeito sobre a bssola, com a variao do ngulo causada pelo aumento da tenso da fonte, consequentemente aumento do valor do campo magntico provocado pelo Helmholtz devido o aumento da corrente no circuito, podemos calcular o campo magntico terrestre no local onde est presente este arranjo pela anlise do grfico   . E por meio desta anlise, chegamos ao valor do campo magntico terrestre no laboratrio de aproximadamente  , o que est dentro do esperado, pois este campo varia de acordo com as condies geolgicas de determinadas regies de , um valor consideravelmente pequeno, j que a letra grega representa o valor de .

Bibliografia:
1- http://62.48.187.114/snigeduc/ficheiros/Diversos/Cap3_Campo_Magnetico[1].pdf 2- HALLIDAY, David e RESNICK, Robert / Fsica, vol. 3 Eletricidade e Eletromagnetismo, 3a ed.

You might also like