You are on page 1of 9

A FORMAO DE PROFESSORES E A CAPACITAO DE TRABALHADORES DA EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA

Luiz Augusto Caldas Pereira Diretor de Polticas da SETEC

Introduo: A questo da profissionalizao docente uma polmica nas esferas educacionais no mundo. Seja como expresso de uma aspirao, como caracterstica do ofcio de ensinar ou como discusso sobre as especificidades ou limitaes com que tal condio se d para os docentes, o tema do profissionalismo est presente nas expresses dos prprios professores. O termo profissionalizao que parece estar se referindo a caractersticas ou qualidades da prtica docente sugere imagens que so consideradas positivas e desejveis. O que se percebe que a discusso terica sobre o tema do profissionalismo emerge como uma luta em prol da autonomia profissional e como uma bandeira contrria proletarizao que a carreira sofreu nas ltimas dcadas . No Brasil, a discusso no diferente; ela permeia os fruns de debate com um dado ainda mais grave, ou seja, a realidade histrica de o magistrio admitir em seus quadros um grande contingente de profissionais de reas diversas, sem a qualificao pedaggica. Sem dvida, essa evidncia que se diz necessria ou emergencial contribui para intensificar o debate e concorre para a queda do status que a carreira pretende (cabe considerar que outros fatores contribuem para a desvalorizao docente). Sob este ponto de vista cabe a Educao Profissional e Tecnolgica um lugar distinto. Quando se faz o diagnstico da Educao Profissional e Tecnolgica, em nosso pas, essa situao se superlativiza: em quase cem anos (referncia a 1909 criao das Escolas de Aprendizes Artfices), esta modalidade de educao, muito caracterizada pelo fazer marcada pela forte ao de professores leigos at os dias atuais. As aes na perspectiva de mudana dessa realidade, nas ltimas dcadas muito mais prementes que na primeira metade do sculo passado, vm se constituindo em ritmo crescente sem, contudo, se estabelecer ou mesmo se caracterizar com o rigor, intensidade e a sistematizao necessria. Se uma retrospectiva se faz das iniciativas no sentido de formar o professor para o contedo especfico da educao profissional e tecnolgica ou mesmo para esta modalidade de formao, elas vm assinadas pela alcunha de emergenciais, fragmentrias, pouco intensivas e com um carter bastante conservador, colocando-se distante das necessidades atuais ou at

mesmo apenas em atendimento a exigncias que, muitas vezes, escapam ao domnio dos interesses da sociedade como um todo. Isto significa que, embora nos ltimos anos tenham se ampliado as vozes na defesa da capacitao, no se evidenciaram ainda polticas pblicas incisivas e contnua no sentido de qualificao docente para a Educao Profissional e Tecnolgica. Considerando-se o processo de mudanas por que vem passando o mundo de hoje, sujeito fora das mudanas advindas do avano da cincia e da tecnologia, em que o conhecimento rapidamente se faz obsoleto, imediato o entendimento de que a provisoriedade se transforma em algo que ameaa e instiga uma permanente busca de renovao; isto exige, portanto, que o cidado esteja constantemente revendo e reformulando seus saberes, sua forma de agir no mundo, e nesse sentido, a escola e o professor passam a ter uma exponencial tarefa. Certamente o desafio de ensinar, ato cada vez mais complexo, esbarra nas mos do professor, dando maior visibilidade ao fosso existente na formao o que, certamente, torna mais imperativa a necessidade do aumento de cursos de licenciaturas, da reviso das atuais licenciaturas, de novas licenciaturas e de programas de educao continuada para os que j se colocaram no ofcio de ensinar. Este desafio no pequeno para a dinmica do trabalho docente, se, em especial, considerarmos o processo por que passaram (e ainda passam) os atuais professores da Educao Bsica, em sua maioria oriundos de cursos, organizados de forma, para a qual concorre uma viso fragmentada e muitas vezes inadequada no que se refere aplicao do mtodo cientfico, da cincia e da tecnologia. No h como fugir da seguinte lgica: o trabalho dos professores estar sempre refletindo a formao recebida e hoje, esta formao, de um modo geral conflita com o cenrio atual; uma dificuldade que deve e pode ser vencida com esforo, no sentido de um trabalho mais integrados e participativos, que articule a competncia tcnica, ao saber-fazer pedaggico inerente atividade da docncia. O cenrio atual aponta para uma estruturao curricular da Educao Bsica (profissionalizante ou no) que articule teoria e prtica, o cientfico e o tecnolgico, com conhecimentos que possibilitem ao aluno atuar no mundo em constante mudana, buscando a autonomia e desenvolvendo o esprito crtico e investigativo, ou seja, imprescindvel que o currculo, mesmo diante de aspectos que justifiquem especificidades de qualquer natureza estejam estruturados com base na garantia de contedos que configurem e integrem a dimenso cientfica e tecnolgica, a dimenso cultural e a dimenso do trabalho.

A LDB n. 9394, de 20 de dezembro de 1996, dedica o Ttulo VI, art. 61 a 67 para traar as diretrizes para a formao dos profissionais da educao, pouco acrescentando ao que j se apontara anteriormente. Com as Diretrizes Curriculares para Formao de Professores da Educao Bsica em Cursos de Nvel Superior, que defende a reverso do quadro da educao brasileira, com a ruptura do crculo vicioso "inadequao da formao do professorinadequao da formao do aluno...", refora-se a exigncia para cursos de formao que supram no s as deficincias resultantes do distanciamento entre o processo de formao docente e sua atuao profissional, mas tambm a necessidade de preparar um professor afinado com prticas pedaggicas voltadas para a construo do conhecimento de acordo com as exigncias que se colocam no atual estgio do desenvolvimento da humanidade. Registra-se tambm um forte apelo para se que trabalhe de forma integrada e articulada sem, contudo, banalizar a importncia do domnio adequado dos contedos que devero ser trabalhados para efetuar uma transposio didtica contextualizada e integrada s atividades prticas e de pesquisa. Este um dos aspectos do qual as Instituies de Educao Profissional e Tecnolgica sempre careceram ou, pelo menos, evidenciavam com maior fora, por trazerem em seu currculo disciplinas tcnicas que obrigatoriamente exigiam a relao entre teoria-prtica, entre o saber/fazer, ou seja, uma integrao entre saberes da mesma disciplina e interdisciplinar. Dado o mosaico da formao dos profissionais que atuam nas escolas de formao profissional, que vai alm dos professores formados nas escolas de educao a tcnicos recm sados dos cursos tcnicos, tecnlogos e engenheiros de diferentes reas, a mestres e doutores especializados em diversos campos do conhecimento, atingir esta aglutinao de saberes certamente mais complexa. A dificuldade tambm reside no fato de que "ningum promove o desenvolvimento daquilo que no teve oportunidade de construir em si mesmo. Ningum promove a aprendizagem de contedos que no domina, nem a construo de significados que no possui, ou a autonomia que no teve a oportunidade de construir". As Diretrizes atuais colocam como questo-chave o redirecionamento do enfoque disciplinar dos cursos de formao, de modo a prover o cursista de recursos que lhe possibilitem trabalhar inter e transdisciplinarmente, situando os saberes disciplinares no conjunto do conhecimento escolar.

A importncia de uma poltica para a formao de professores e os Institutos Federais de Educao Cincia e Tecnologia: Educao um processo dinmico e interminvel que exige atualizao permanente. A criao dos Institutos Federais de Educao Cincia e Tecnologia confere a Rede Federal de Educao Tecnolgica uma posio estratgica na oferta de cursos de formao de professores para a educao bsica (especialmente nas reas de cincias e matemtica), para a educao profissional e tecnolgica, bem como programas especiais de formao pedaggica. A formao de professores, enquanto atribuio regimental dos Institutos Federais amplia o papel da Rede Federal de Educao Profissional e Tecnolgica e consolida uma experincia, ainda que recente bem sucedida dos Centros Federias de Educao Profissional e Tecnolgica CEFET na oferta de cursos de licenciaturas para as disciplinas da rea cientfica da Educao Bsica, para o que contribuiu o trabalho dessas instituies com os cursos de formao especial, esquemas I e II (atribuio que est inscrita na lei de criao dos CEFET em 1978). O compromisso dos Institutos Federais com os cursos de formao de professores traz em sua construo a importncia da soma de esforos no sentido da diminuio de enorme lacuna hoje existente quando ao lado da demanda se coloca a oferta de licenciaturas em nosso pas. Assim a Rede Federal de Educao Profissional e Tecnolgica se coloca ao lado de outras instituies que historicamente vm trabalhando nesse campo como o caso das universidades e faculdades isoladas e, embora o faa sem deixar de lado outras atribuies, peculiaridades e potencialidades prprias das Instituies de Educao Profissional e Tecnolgica, compreende que pode mais substantiva a sua contribuio para superar as dificuldades hoje colocadas em relao a oferta de cursos de licenciaturas no Brasil. Ao dar destaque a soma de esforos importante no deixar de mencionar outras importantes iniciativas do Governo Lula, nesse campo como o Programa Universidade Aberta do Brasil, o REUNI e extenso das polticas da CAPES a formao de professores.

A Expanso da Oferta da Educao Profissional e Formao de Professores: A retomada do crescimento econmico do pas, o surgimento de um modelo de produo vinculado a intensa aplicao de cincia e tecnologia e a exigncia de trabalho qualificado elevam a importncia da formao escolar e profissional em todos os nveis, espao em cabe destaque a Educao Profissional e Tecnolgica e torna imperativa a expanso de sua oferta.

No Plano de Desenvolvimento a Educao (PDE), dentre os destaques Educao Profissional e Tecnolgica, trs aes, de forma direta, objetivam o aumento da oferta gratuita de cursos no mbito dessa modalidade, para a qual se projeta o incremento de aproximadamente 1.500.000 (um milho e quinhentas) novas vagas. Neste sentido, se inscrevem: a Expanso da Rede Federal de Educao Profissional e Tecnolgica, o Programa Brasil Profissionalizado e o Sistema Escola Tcnica Aberta do Brasil (E-Tec Brasil). a) Expanso da Rede Federal Dentre as estruturas voltadas para a qualificao profissional mais reconhecida em funo da contribuio ao desenvolvimento scio-econmico do Pas encontra-se a Rede Federal de Educao Profissional e Tecnolgica, que at o ano de 2002, contava com 140 unidades. A partir do final do ano de 2005, entra em curso o Plano de Expanso da Rede Federal de Educao Profissional e Tecnolgica com a meta de instalar 214 novas unidades at o ano de 2010. Concluda a expanso, a rede federal estar presente em todas as cinco grandes regies e nos vinte e sete estados da federao brasileira (includo o Distrito Federal) e na plenitude do funcionamento ter, pelos menos, 500.000 estudantes matriculados. b) Brasil Profissionalizado: O Programa Brasil Profissionalizado, a partir da assistncia financeira e tcnico-pedaggica do Governo Federal aos Estados e Municpios (sob a Gesto desses ltimos), tem por objetivo elevar a oferta da Educao profissional e Tecnolgica pelos estados em 800.000 (oitocentas mil) matrculas at o ano de 2014 em Cursos Tcnicos de Nvel Mdio (inclusive em PROEJA). c) Sistema Escola Tcnica Aberta do Brasil - (E-Tec Brasil): Em 12 de dezembro de 2007, o Presidente do Brasil Luiz Incio Lula da Silva e o Ministro da Educao Fernando Haddad instituram o Sistema Escola Tcnica Aberta do Brasil (E-Tec Brasil). O sistema prev a oferta de cursos a distncia na educao tcnica de nvel mdio, seguindo o bem sucedido modelo da Universidade aberta do Brasil (UAB que oferece cursos de graduao a distncia a professores da educao bsica). A adoo da educao a distncia como instrumento pauta-se no compromisso de expandir a oferta, interiorizar e democratizar o acesso a cursos tcnicos de nvel mdio pblicos e gratuitos. Prev-se que o ETec funcione em regime de colaborao entre Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios,

mediante a oferta de Cursos Tcnicos de Nvel Mdio e de Formao Continuada para Professores da Educao Profissional, na Forma de Educao a Distncia. Os cursos sero ministrados por instituies pblicas de ensino tcnico de nvel mdio. De acordo com o decreto que instituiu o E-Tec Brasil, o Ministrio da Educao prestar assistncia financeira na elaborao dos cursos, enquanto os Estados, Distrito Federal e Municpios sero responsveis pelas despesas de infra-estrutura, equipamentos, recursos humanos, manuteno das atividades e demais recursos necessrios pra a implantao dos cursos. A oferta da Educao Profissional e Tecnolgica, para alm das iniciativas diretas do Governo Federal, passa por um momento de elevao da sua oferta tambm se consideramos outras iniciativas no mbito pblico estadual e municipal e no mbito privado e comunitrio. Assim a ampliao da oferta, somada exigncia de licenciatura para os professores da Educao Bsica (conforme a legislao educacional brasileira estabelece) e o desafio da qualidade inerente a todo processo de crescimento intenso e rpido - que tambm deve se assumido como permanente, visto ser inerente a qualquer processo de formao humana tornam incisivos o estabelecimento de uma poltica de formao de professores para a Educao Profissional e Tecnolgica. Assim dentre as aes que compem as polticas direcionadas a Educao Profissional e Tecnolgica no Governo LULA encontra-se a de construo de uma proposta para a formao de formao para os professores para o contedo especfico da EPT (Licenciatura em EPT).

Formao Inicial e Continuada de Professores Para o Contedo Especfico da Educao Profissional e Tecnolgica. a) Instituio Formadora. A formao pedaggica para os profissionais que atuam ou atuaro como professores do contedo especfico da EPT, exige em primeiro lugar, das instituies que se dispuserem a esta atribuio, o comprometimento com o fortalecimento de uma cultura do valor do trabalho educativo enquanto aspecto que deve perpassar os diferentes fazeres da escola e que se paute pela permanente reflexo sobre o sentido do porqu fazemos educao neste pas, algo que certamente contribuir para modificar o perfil do profissional no s docente, mas tambm os tcnicos administrativos que atuam na EPT. Ainda que a atribuio para a formao de professores para a EPT no se coloque como da exclusiva responsabilidade das instituies de Educao Profissional e Tecnolgica, alis, 6

extremamente importante que universidades, faculdades de educao some esforos neste sentido, inegvel que para aquelas esta passa a ser tambm uma funo precpua Assim para a concretizao de aes nessa esfera e como forma de fortalecer e consolidar as iniciativas especficas na rea de formao docente, as instituies devem implantar ou ampliar seus ncleos de Ps-Graduao em Educao e que uma das nfases seja a educao profissional, bem como cursos de extenso e de outras naturezas voltados para a Educao. b) Bases de uma proposta de Licenciatura em EPT. A concepo que orienta a proposta de Cursos de Licenciatura em Educao Profissional e Tecnolgica se d a partir do estabelecimento e inter-relao de trs aspectos ou dimenses do saber: a ) a dimenso tcnico-cientfica b) a dimenso scio-poltico-cultural c) a dimenso especfica da Formao do Professor Assim para a formao do professor em EPT deve ser estabelecido o entrecruzamento do contedo especfico de uma determinada rea da formao profissional (eltrica, mecnica, qumica, etc.) com aqueles destinados ao domnio do que especfico a produo do conhecimento. Ao que se incorporam uma dimenso formativa scio-poltico-cultural (imprescindvel formao de todo cidado) e a dimenso pedaggica. Desse modo a formao do professor para a EPT se d a partir de um modelo que se distancia do aligeiramento e simplificao prprio do atual. Cumpre destacar que essa formao deve tomar como referencial: As exigncias do mundo atual; Os aspectos legais; O entendimento de que o estudo dos contedos cientfico e tecnolgico deve refletir sua natureza dinmica, articulada, histrica e acima de tudo no neutra; Os referenciais curriculares para a Educao Profissional e Tecnolgica a partir de uma base nacional comum sem, contudo, deixar de reconhecer a necessidade de se respeitarem as diversidades regionais, polticas e culturais existentes; A formao do professor em EPT deve se pautar nos seguintes objetivos:

a) A dinamizao da relao ensino-aprendizagem, promovendo a autonomia e a contextualizao dos diversos saberes disciplinares ao integrar os conhecimentos cientficos aos pedaggicos,

b) A compreenso de que os modelos da Cincia so construes da mente humana que procuram "manter a realidade observada como critrio de legitimao" e que a produo cientfico-tecnolgica est a servio da estrutura social que lhe d suporte, estrutura essa que necessita revisitar suas concepes analticas, considerar o importante papel das interaes existentes em sistemas complexos e propor modelos que melhor representem o todo, c) Comprometimento uma educao inclusiva; d) O reconhecimento de que a realidade social deve ser tomada como ponto de partida e o fator de cidadania como pano de fundo das aes educativas; e) A Compreenso de que a figura central de todo e qualquer processo educativo o ser humano com suas coerncias e incoerncias; f) O desenvolvimento do trabalho educativo atravs de saberes no-fragmentados a partir da compreenso de que os saberes disciplinares sendo recortes de uma mesma rea guardam correlaes entre si, assim como as reas devem articular-se umas s outras; g) O entendimento de que o magistrio, considerado como base imprescindvel formao docente, deve incluir a necessidade de o professor vir a ser pesquisador de sua prpria prtica pedaggica; h) A compreenso do processo de produo de conhecimento e da provisoriedade das verdades cientficas; i) A superao entre o saber e o fazer pedaggico, da o processo pedaggico ser encarado como uma totalidade na qual ocorre a articulao de diferentes reas do saber, exigindo na formao docente uma slida base humanstica, cientfica e tecnolgica articulada com a prtica pedaggica atravs de um processo dinmico de apropriao e produo do conhecimento; j) A reflexo sempre presente acerca dos riscos e benefcios das prticas cientficotecnolgicas;

k) O desenvolvimento de metodologias adequadas utilizao das novas tecnologias digitais aplicadas ao processo de construo do conhecimento; l) A capacidade na busca autnoma, na produo e na divulgao do conhecimento e desenvolvimento de um processo de atualizao constante do conhecimento, acompanhando os avanos cientficos e tecnolgicos, buscando formao permanente e continuada; m) O comprometimento com a tica profissional voltada organizao democrtica da vida em sociedade; n) O compromisso enquanto profissional da educao consciente de seu papel na formao do cidado e da necessidade de se tornar agente interventor na realidade em que atua; o) A valorizao do trabalho coletivo atravs de ao crtica e cooperativa na construo do conhecimento; p) O dilogo com a comunidade visando insero de sua prtica educativa desenvolvida no contexto social regional, em aes voltadas promoo do desenvolvimento sustentvel.

Concluso: Este texto representa a sntese das reflexes que deram origem a uma proposta de licenciatura para o contedo especfico da Educao Profissional e Tecnolgica, no momento submetida Consulta Pblica, para que, em seguida vencida uma penltima etapa, com uma Audincia Pblica Nacional, possa ser enviada ao Conselho Nacional de Educao com a solicitao por parte do Ministrio da Educao, a este egrgio colegiado, de formulao de diretrizes para Cursos de Licenciatura em EPT. Assim as questes aqui colocadas no tm a pretenso do que definitivo, ao contrrio, se h o que assumir como tal a convico de que a formao de profissionais para a educao profissional e tecnolgica deve se traduzir em polticas perenes, e como ao imediata diante do compromisso com a expanso dessa modalidade de ensino. Neste sentido, assume-se que possvel, apesar da intensidade das Polticas para a EPT no Governo Lula, implement-las de forma qualificada, democrtica e sintonizada com os ideais de construo de uma nao soberana do ponto de vista social, econmico, cultural e cientfico.

You might also like