You are on page 1of 3

A Espiritualidade na Famlia Rubem Vieira dos Santos Ningum pode ignorar que a esteira rolante da vida tem sido

desfavorvel para a famlia! Quantas pragas investem contra o lar e sua estrutura! E as razes no tm sido poupadas pelo veneno txico de uma cultura sem Deus e, portanto, destituda dos reais valores que devem nutrir e motivar o perfeito funcionamento da complexa e sofisticada mecnica da vida em famlia. A famlia uma instituio divina. A apesar deste contexto, a famlia jamais acabar. A famlia o osis do mundo desajustado. O relacionamento saudvel no ambiente familiar reabastece as nossas baterias desgastadas no dia-a-dia, na luta pela sobrevivncia. Parafraseando Martin Buber, reafirmo que, O homem completo s existe no contexto familiar. Salta aos olhos, a importncia da famlia. Sabemos que h, infelizmente, muitos homens e mulheres que no esto dando famlia a devida importncia. A famlia deve ter prioridade: observamos como as pessoas cuidam mais da Casa, do carro, da loja, do seu prprio lazer, do que da famlia. Quantas famlias cujos negcios vo bem, e elas mesmas vo mal. Quantas casas muito bem arrumadas, onde moram famlias que esto se desintegrando. Quantos executivos que dirigem bem suas empresas, mas que no conseguem, ou no acertam dirigir bem o seu lar. A famlia desempenha um papel muito importante na vida de todos ns. Muito Grande a influncia da famlia na nossa formao. Em Grande parte ns somos aquilo que nossa famlia. A famlia somente atingir os seus propsitos na medida em que mantiver um relacionamento com o seu Criador. preciso conhecimento para se estabelecer essa relao. Uma relao de amor e entrega que envolve basicamente o corao. A reconquista deste primeiro amor o objeto da espiritualidade na famlia. Deus se revela na famlia de forma pessoal e nos convida a ter um relacionamento com Ele da mesma forma como se relaciona conosco: amando. A famlia, para ser feliz e cumprir a sua misso aqui no mundo precisa estar firmada no Senhor (Sl 127.1). Muito mais do que de bens materiais ou conforto material a famlia necessita de um relacionamento real com Deus. No Salmo 11.3, a Bblia diz claramente: Ora, destrudos os fundamentos que poder fazer o justo?. Sem cultivarmos os valores espirituais, FICA difcil enfrentarmos os vrios problemas que atingem a famlia.

CULTIVANDO A ESPIRITUALIDADE NA FAMLIA


preciso resgatar aquele tempo quando os pais, principalmente a me, reservava tempo para ensinar a Palavra de Deus aos filhos. Hoje, com o corre-corre da vida, essa prtica vai se tornando cada vez mais difcil. Entretanto, cremos que com um pouco de boa vontade e dedicao, podemos paulatinamente resgatar essa dinmica to saudvel para a famlia. O importante que os pais procurem descobrir a maneira e o momento mais adequados para os filhos aprenderem a ter um relacionamento ntimo com Deus. Assim, como os filhos tm horrio para natao, futebol, ginstica e outras atividades fsico-esportivas, devem t-lo para desenvolver um verdadeiro encontro com Deus. Ter um relacionamento pessoal com Deus se relacionar com algum que sabe tudo a nosso respeito. Esse relacionamento comea quando colocamos em prtica o maior mandamento amar a Deus. Devemos, portanto, acima de tudo, amar a Deus (Dt. 6.5 e Mt. 22.37). Quando amamos a Deus, temos: Alegria com Ele, as coisas que interessam a Deus nos alegram. (Sl 5.11). Temos verdadeiramente amor uns pelos outros (I Jo. 2.9-10 e 4.20). O Pr. Ricardo Barbosa de Souza, em seu livro O Caminho do Corao, diz que o pior marido no o infiel, mas aquele que extremamente file, zeloso, cuidadoso, provedor, mas incapaz de amar. E diz mais: Muitas vezes a nossa espiritualidade assim, temos o conhecimento, experincia, mas perdemos o amor. S o amor de Deus pode produzir em ns amor pelos outros.Quando amamos a Deus, Ele tem interesse especial em ns. (I Cor. 8.3). As virtudes na famlia desenvolvem-se como resultado da comunho com Deus. Onde se depende dEle. Ele indispensvel. A orao e o estudo da Palavra o caminho para a busca de intimidade com Deus. A compreenso do papel de cada membro da famlia, como esposo, pai, esposa, me e filhos, reconhecendo que esses encargos foram delegados por Deus, criar ambiente saudvel para amar a Deus e obedec-Lo. Numa famlia onde se cultiva um relacionamento com Deus, todos esto sujeitos ao Seu comando. Os pais necessitam obter uma compreenso muito Clara dos seus privilgios e dos seus deveres. A Bblia ensina que os filhos so herana do Senhor. Salmo 127.3. Todos os pais esto vendo assim os seus filhos? Esto agradecendo a Deus por else? Promover a espiritualidade na famlia envolve alguns princpios para pais e filhos. Pais: 1. Orar pelos filhos, mesmo antes de terem nascido. I Sm. 1.27. Consideremos tambm o cuidado de J com seus filhos. J 1.5.

2. Ensinar os filhos. Gen. 18.19 e Pv. 22.6. Ensinar principalmente a Palavra de Deus. 3. Disciplinar os filhos. Pv. 23.13. bom lembrar que a disciplina deve ser aplicada sem dio. Deve visar o bem do filho. Ef. 6.4. 4. Os pais devem amar os filhos e cuidar bem deles. A Palavra de Deus muito clara. I Tm. 5.8. Filhos: 1. Obedecer aos pais. Ef. 6.1. Vivemos dias em que o esprito de rebeldia impera. E essa rebeldia comea no lar. 2. Honrar pai e me. Ef. 6.2-3. O filho deve alegrar seus pais. Em Pv. 10.1 encontramos uma referncia ao filho que honra e ao que desonra seus pais. Precisamos firmar o compromisso de ajudar nossa famlia, a ser uma famlia feliz. Uma famlia que cumpra a sua misso, ajudando todos os seus membros a serem pessoas ajustadas, onde se cultiva a verdadeira espiritualidade, enfim, cultivar a espiritualidade em famlia significa: Ter compromisso, fidelidade, amor. Ser do Senhor, pertencer famlia de Deus. Prontido para servir. disposio para perdoar, coragem para renunciar, empolgarse com as lides do reino; Se cultivarmos a verdadeira espiritualidade, o mundo haver de ver as marcas da ao de Deus em nossas famlias.

You might also like