You are on page 1of 15

As Cadas dos Bzios

MTODO PELA NAO DO KETU ODU: ONICANAM Cada de um bzio aberto e 15 fechados. Quem responde EXU. O orix estabelece a magia boa e m, a dubiedade e a certeza. Representa maus pressgios, roubos, ambies desenfreadas, brigas, contestaes, trabalhos espirituais realizados contra o consulente e prejuzos derivados de infortnios do cotidiano. ODU: EDI NEG Cada de dois bzios abertos e 14 fechados. Quem responde OBALUAI. O orix responde como mdico, expondo simultaneamente, a presena de doenas e o fim do sofrimento. Estabelece a vivacidade do raciocnio e da inteligncia, decepes amorosas e fora com discernimento para desarmar os inimigos ocultos. ODU: OGUNDA MASS Cada de trs bzios abertos e 13 fechados. Quem responde OGUM. O orix responde com confirmao, com caminhos abertos e possibilidades de vitrias infinitas, tanto profissionais, quanto sobre adversrios e invejosos. ODU: AG MIRAL AG Cada de quatro bzios abertos e 12 fechados. Quem responde YEMANJ. O orix responde como a dona da cabea que guia os atos do consulente, prevendo mudanas profissionais e pessoais, riscos emocionais e traies. ODU: AXTURA Cada de cinco bzios abertos e 11 fechados. Respondem: OXUM e OXUMAR. Dvida. O orix responde emocionalmente, fertilidade e felicidade para o consulente. Estabelece, ainda, a entrada de dinheiro e triunfo na profisso escolhida. Aviso ou uma notcia inesperada pode acontecer. ODU: OBARA K Cada de seis bzios abertos e 10 fechados. Quem responde ORUNMIL. O orix responde positivamente em questes baseadas na justia, ordem e relacionamento. Estabelece, ainda, a presena de invejosos que podem levantar calnias contra o consulente.

ODU: ONDI CANAN Cada de sete bzios abertos e nove fechados. Respondem: OXALUF ou OXAGUI. O orix responde que, embora, haja esperana, o sofrimento inevitvel em momentos de tristeza e angstia. Contudo, a tranqilidade ir imperar no final. ODU: OGUNIL Cada de oito bzios abertos e oito fechados. Quem responde OXALUF. O orix responde dando proteo espiritual ao consulente, porm, alerta-o contra problemas e doenas que o podero atingir. Traies e pessoas vingativas esto por perto. Sugere a unio do consulente s boas amizades e o controle de seu temperamento forte. Novas paixes e acidentes pequenos esto previstos. ODU: EX OBAR Cada de nove bzios abertos e sete fechados. Quem responde XANG AIR. O orix responde como proteo ao consulente em questes jurdicas, que o favoream. Contudo, a presena de XANG AGANJU, pode denota desgostos, perdas significativas, perseguies por pessoas ciumentas e invejosas, e mudana da situao social em que se encontra. ODU: OBATUR BESA Cada de 10 bzios abertos e seis fechados. Quem responde XANG AGOD. Aqui o orix responde com proteo jurdica, porm, o caso estar muito adiantado, pois a causa ir presena de juizes e superiores para ser resolvida. positivo no lado profissional do consulente, porm, h problemas de dinheiro. Sugere que o mesmo reavalie tudo o que deixou pendente. ODU: OULAAM LAACH Cada de 11 bzios abertos e cinco fechados. Respondem OD OXOSSI E OSSAIM Os orixs respondem alertando o consulente sobre traies de pessoas distantes que se aproximam, batalhas por negociaes de posio profissional e, principalmente, muita desconfiana no ambiente em que vive. Porm, se souber tirar proveitos, poder obter lucros. ODU: ORIX K Cada de 12 bzios abertos e cinco fechados. Quem responde IANS A orix responde no tempo, definido o perodo em que o consulente ir se defrontar com tristezas e vitrias, traies e conquistas, paixes e indecises, podendo ser alvo de intrigas e doenas passageiras.

ODU: ETAL METAL Cada de 13 bzios abertos e trs fechados. Quem responde NAN BURUKU. O orix responde como senhora das almas. Alerta contra a destruio, as doenas, as decepes e os feitios contra o consulente. Alerta, principalmente, sobre a presena iminente da morte . ODU: OUDUM MIREL Cada de 15 bzios abertos e um fechado. Respondem: OS IBEJIS. Os orixs respondem com surpresas, notcias que favoream o consulente, relacionamentos instveis, esperanas concretizadas e amizades novas que colaboraram com o seu sucesso. ODU: OR BAB BAJ Cada de 15 bzios abertos e um fechado. Respondem: OB e ALOI. Os orixs respondem com a presena da justia a ser feita e mudanas repentinas que favoream o consulente. Porm, o fator emocional estar abalado e, consequentemente, problemas surgiro derivados deste fato, chegando a causar intrigas e desonras. ODU: OUTUB KONTAM Cada de 16 bzios abertos. Respondem: TODOS OS ORIXS. O orix responde com a verdade, a luminosidade, dos triunfos, dos lucros, viagens e propostas que o favorecero. As relaes emocionais estaro em estado de positividade e esplendor. Contudo, pode surgir o lado negativo, a partir do momento em que o consulente adquirir novos lucros atravs de herana. AG!
_____________________________________________________________________________

O JOGO DE ODU Este mtodo mais abrangente e leva no jogo os dezesseis (16) bzios. RESULTADOS: ODU: OKARAN Cada de um bzio aberto e 15 fechados Responde: EXU Responde: NO e SIM! Aqui, EXU est dificultando a realizao dos negcios, propiciando discusses, inimizades, provocando inveja e perturbaes pessoais e emocionais de toda ordem, que, no momento, confundem o consulente, fazendo o abalar o meio em que vive.

Problemas espirituais acentuados, sustos, perdas, trabalhos feitos contra o consulente, aprisionamento, perigos. Porm, EXU pode responder positivamente em questes com perguntas mais precisas, pois simboliza que o orix est presente e de p (OTUBI). ODU: EGI OK Cadas de dois bzios abertos e 14 fechados. Responde: OGUM Responde: SIM! OGUM sempre favorece as situaes do cotidiano, contudo, com problemas iniciais. OGUM estabelece demandas, guerras, triunfos, porm, com inimigos ocultos. Este resultado indica tambm a necessidade de perseverana, para que o consulente sobreponha se s provas, aos empecilhos iminentes para s depois obter os resultados concretos e esperados. Odu da cautela. ODU: ETA OGUND Cada de trs bzios abertos 13 fechados. Responde: OBALUAI. Responde: NO! OBALUAI forte e sempre responde com fora e deciso para suplantar os empecilhos do dia a dia. Est cada denota doenas, golpes, paixes impossveis, dinheiro ganho atravs de herana, possibilidades de suicdio de algum prximo ao consulente, tendncias para obstculos e inimigos contnuos, sugerindo, ento, mais cautela neste momento e uma ateno rigorosa sade. Odu da sade. ODU: YOROSUN Cada de quatro bzios abertos e 14 fechados. Responde: YEMANJ. Responde: TALVEZ! YEMANJ, aqui, denota calnia, falsidade e indeciso. Um indivduo desconfiado e falso prximo ao consulente, provoca surpresas desfavorveis. Indeciso e intrigas esto rodando o, fazendo com perca oportunidades pessoais quase concretizadas. Contudo, a fora positiva de YEMANJ equilibra o lado profissional. Odu da indeciso, da famlia. ODU: OX Cada de cinco bzios abertos e 11 fechados. Responde: OXUM. Responde: SIM! OXUM sempre favorece as relaes, mas somente depois de algum sofrimento, lgrimas e angstia. A abundncia estar em tudo o que o consulente procurar realizar, propiciando momentos bons para novos negcios, desde que corretos e justos. As iluses podem ser constantes. Sade instvel e notcias inesperadas. Odu da felicidade, da bno e da fama.

ODU: OBAR Cada de seis bzios abertos e 10 fechados. Respondem: OXOSSI e LOGUM NED Responde: SIM! OXOSSI e LOGUM NED unidos, sempre indicam o caminho mais exato, o mais direto, sem indecises, indo busca daquilo que deseja. Expressa o apoio de sua fora, colocando ao lado do consulente, amigos ou parentes que possam auxili-lo neste momento. Odu da sorte e da riqueza. ODU: ODI Cada de sete bzios abertos e nove fechados. Responde: OMULU ou OXAL. Responde: NO! Representa os prazeres, as possibilidades de viagens, a ambio que desenvolve a vida profissional, levando a desfechos que elevaro a situao atual do consulente. Deve controlar a ansiedade e ater se a problemas de sade que, aparentemente, paream banais. Odu de maior fora negativa acarreta misrias e infortnios graves. ODU: EGI ONIL Cada de oito bzios abertos e oito fechados. Responde: OXAGUI. Responde: NO e SIM! Proteo espiritual, fora e honestidade so aspectos positivos desta cada, que promove a construo e a elevao pessoal e profissional, harmonizando e tranqilizando. No sentido negativo, sugere ao consulente que refreie as suas paixes, a voluptuosidade, os cimes e o desejo de vingana. Odu do engano, da traio e da mentira. ODU; OSS Cada de nove bzios abertos e sete fechados. Responde: YEMANJ. Responde: TALVEZ! Est cada denota fora de vontade para o consulente conseguir o que procura, pois, tem poder de ao pouco desenvolvido para continuar na estrada. preciso controlar o autoritarismo para no sofrer privaes e desgostos por conseqncias de seus atos. Relacionamentos frgeis, baseados na profisso em breve. Odu do incio e das viagens que propiciam as mudanas. ODU: OFUN Cada de 10 bzios abertos e seis fechados. Responde: OXALUF. Responde: SIM! OXALUF sempre permite a entrada da luz, da resoluo dos problemas, da bondade e

de toda a realizao que esteja em comum acordo com estes propsitos. No adianta querer enganar ou montar um outro caminho. Sugere ao consulente permanecer onde est. Sensibilidade na regio do rosto, garganta, nariz e olhos. Relacionamentos pessoais e profissionais tranqilos e sem interferncias. Odu da teimosia, porm, munida de sorte. ODU: OWARIN Cada de 11 bzios abertos e cinco fechados. Responde: IANS. Responde: TALVEZ! YANS sempre responde positivamente, dando, neste caso, dubiedade s questes. Para confundir o consulente, insinua desunies, conflitos e inimigos gerados, muitas vezes, por foras ocultas. Sensibilidade na sade. A fora de YANS interfere espiritualmente, protegendo o dia a dia do consulente e sugerindo perspectivas de resultados favorveis. Odu do progresso, porm, com grandes problemas iniciais. ODU: EGI LAXEBOR Cada de 12 bzios abertos e quatro fechados. Responde: XANG. Responde: SIM! A fora da justia de XANG favorece o consulente dando lhe esclarecimentos sobre negcios pendentes, facilitando os negcios ou as transaes, desde que estejam de acordo com a verdade e todos tirem proveito dos resultados. Emocionalmente, no admite e nem favorece nenhum tipo de traio. Odu dos problemas e discrdias que geram os atrasos pessoais e profissionais. ODU: EGI OLOGBON Cada de 13 bzios abertos e trs fechados. Responde: NAN e OBALUAI. Responde: SIM e NO! Superao de todas as dificuldades apresentadas. Sorte nas relaes emocionais e profissionais. Porm, est cada significa transformao com o poder de renovao, com mudanas radicais na vida do consulente. A sade precisa ser melhor administrada , principalmente os cuidados dirios que parecem insignificantes , dando ateno especial ao desgaste desnecessrio de energias vitais Odu das dificuldades,da presena da morte e das paixes obsessivas . ODU: IK ORI Cada de 14 bzios abertos e dois fechados. Responde: OXUMAR e OSSAIM. Responde: TALVEZ! OXUMAR sempre responde com fertilidade e dubiamente: em negcios estar favorecendo o consulente com a riqueza e a sorte; emocionalmente, representa uma forte instabilidade nas relaes, no conseguindo unificar a sua predisposio para dois amores e duas situaes simultneas. Indica tambm traio emocional, devendo evitar, neste momento, qualquer tipo de unio ou

sociedade. Odu das vitrias sobre as demandas alheias. ODU: OBE OGUND. Cada de15 bzios abertos e um fechado. Responde: OB e EW. Responde: TALVEZ! Existe uma grande probabilidade de conseguir o empreendido, pois EW representa a fora, a determinao, a iniciativa e a coragem real, que detm todo o poder para alcanar os objetivos. Tudo o que estiver no incio ter perspectivas grandes sucesso. Contudo, a presena de OB pode propiciar disputas e imprevistos com poucas chances de xito, caso o negcio em questo j esteja em andamento. Aqui, simbolicamente, o orix EXU aparece solicitando oferendas (OBUK). Odu dos empecilhos confusos e das dificuldades de concluso. ODU: ALAFIA Cadas de 16 bzios abertos Responde: ORUNMIL. Responde: SIM, COM CERTEZA! Significa a luz, a fora e a verdade ao lado do consulente para todo e qualquer tipo de resoluo e deciso que precisa tomar. O cuidado, aqui, est apenas na orientao e apoio daqueles que esto ao seu redor saiba avaliar bem as intenes. Odu da felicidade e da sorte pura, que gera somente triunfos. CADA DE 16 BZIOS FECHADOS. Solicita-se a If uma nova jogada a fim de que se comprove o intento. Sem respostas.
_____________________________________________________________________________

As Cadas no Jogo de Bzios


J aqui falmos do raculo dos Orixs, o jogo de bzios. Hoje vamos comear a perceber um pouco como nos chegam as mensagens dos Orixs atravs do jogo, e como basicamente interpretada cada cada. O mtodo mais simples o jogo com quatro (4) bzios, vamos ento comear com esse. ALAFIA: Cada de quatro bzios abertos: Significa SIM, positivo, confirmao, tudo bem. No h nenhuma margem de erro ou contrariedade para a pergunta em questo. ETAWA ou ORUSUN: Cada de trs bzios abertos e um fechados Significa TALVEZ, dvidas, dificuldades para a realizao e concretizao, momento de cautela, de conselhos e prudncia.

EJI ALAKETO ou MEGE: Cada de dois bzios abertos e dois bzios fechados: Significa SIM, tudo favorvel, caminhos desobstrudos, tendncias fortes ao sucesso e progresso espiritual. Geralmente, confirma a pergunta anterior. OKARAN ou TAUAR: Cada de um bzio aberto e trs fechados: Significa TALVEZ, negativo, tendncias fortes a inimizades, problemas pessoais que interferem atrapalhando a vida material, retrocesso espiritual. No lado positivo, recebimento de notcia. OYAKU ou AKU: Cada de quatro bzios fechados: Significa NO, com fora de catstrofe, runas, separao, desastres, perdas em todos os sentidos. Geralmente, denota a presena de transformaes radicais, como a morte.
_____________________________________________________________________________

O If Jogo de Bzios
A estrutura litrgica do culto aos orixs no Candombl pode ser resumida como o processo de, ritualisticamente, acumular, e em seguida transmitir, Ax para os filhos-de-santo nestes trs nveis: o ciclo anual de firmeza da casa, o ciclo mensal de realimentao energtica dos fetiches e dos abs, e o ciclo dirio das obrigaes individuais decorrentes da iniciao. No centro de todas essas relaes que compem a economia energtica do candombl est If, o Orix da adivinhao. O jogo oracular mais comum constitudo por l6 bzios (pequenas conchas). O Pai ou Me-de-santo agita os bzios nas mos e lana-os dentro de um crculo, formado por colares de diversos Orixs. O bzio pode cair aberto ou fechado, ou seja, com a sua face onde h uma fenda ou com o lado liso. Cada uma dessas cadas uma manifestao de um orix e tem um significado prprio, j que, conforme a ordenao resultante, se pode determinar qual dos Orixs est a responder. Todos os aspectos da vida so susceptveis de codificao por cada um dos orixs que se manifestam no jogo. Os deuses tornam-se assim o princpio de classificao dos acontecimentos: cada um governa um acontecimento-tipo. Alm da ordenao dos bzios (abertos e fechados), que determina a entidade que preside a cada resposta, a configurao ou o modo particular como os bzios se distriburam geometricamente no espao tambm fundamental para a leitura, pois corresponde organizao energtica do inconsciente do indivduo frente a uma fora matriz. Ao conjunto dos dois factores, ordenao e configurao, chama-se Od ou sina. O Sistema de If, embora bastante contestado por pesquisadores posteriores, configura-se na relao recolhida e apresentada por Roger Bastide e Pierre Verger, que hoje utilizada e at citada por vrios adivinhos.

ENTIDADE
Ex Ibeji Ogum Xang Iemanj

BZIOS
01 abertos e 15 fechados 02 abertos e 14 fechados 03 abertos e 13 fechados 04 abertos e 12 fechados 05 abertos e 11 fechados

Ians Oxssi Oxal Ob Oxumar Omul Ossaim Logun Ed Oxum Nan Lance nulo

06 abertos e 10 fechados 07 abertos e 09 fechados 08 abertos e 08 fechados 15 abertos e 01 fechados 14 abertos e 02 fechados 13 abertos e 03 fechados 12 abertos e 04 fechados 11 abertos e 05 fechados 10 abertos e 06 fechados 09 abertos e 07 fechados 16 abertos ou fechados

Assim, a ordenao aberto-fechado determina qual o Orix est a falar, e a configurao espacial dos bzios indica o que ele est a dizer. Atravs de sucessivas jogadas, chega-se ento a uma espcie de inventrio do que est a acontecer pessoa, no apenas em relao aos seus Orixs tutelares, os donos da sua cabea, mas tambm como outras entidades esto a influir positiva ou negativamente na sua vida, quais so as suas tendncias recorrentes e as possibilidades diante do destino. Geralmente so propostos trabalhos e obrigaes para o reequilbrio energtico. As respostas so decifradas atravs de lendas e das histrias dos deuses que so transmitidas de gerao em gerao atravs da tradio oral. Por isso, jogar bzios requer no s bastante intuio para interpretar as diferentes configuraes formadas pelas foras-matrizes, mas tambm um conhecimento oral do conjunto da tradio mtica dos Orixs e do seu universo simblico. Os sacerdotes de If so, originariamente, chamados Babalaws. Eles eram os historiadores orais da cultura Africana. A sua iniciao era muito mais complexa que as outras, pois no envolvia a identificao com um nico arqutipo, e o desenvolvimento das suas caractersticas na personalidade do iniciando, mas sim o aprendizado de sculos de conhecimento armazenado pelo culto. Hoje, os zeladores de santo em geral manejam o orculo.

_____________________________________________________________________________

Ods Mensagens dos Orixs


Depois de nos Posts anteriores ter falado sobre o que so os Ods de uma forma simplificada estabelecendo um paralelo com os signos, e de ter explicado a forma simples de os calcular, hoje coloco aqui as caractersticas principais que encerra cada Od para o indivduo. Relembro que esta uma forma simplificada de conhecer os Ods que o regem, e que embora correcta, carecer sempre de confirmao de forma definitiva, e essa ser sempre aquela que dada em resposta pelos Orixs, numa consulta de Bzios. Isto porque, a complexidade que envolve cada indivduo pode de facto originar que um determinado Od se sobreponha, no necessariamente na ordem em que os clculos o indicam. As caractersticas dos Orixs que o regem so tambm determinantes no acentuar ou no esbater de determinadas caractersticas presentes nos seus Ods. Portanto, leve tudo isso em considerao ao ler as mensagens dos Orixs em cada um dos Ods. 1. OKANRAN MEJI Regente: Ex Elemento: Fogo

As pessoas com este Od so inteligentes, versteis e passionais, com enorme potencial para a magia. O seu temperamento explosivo faz com que raras vezes actuem com a razo. Tm sorte nos negcios. No amor, extremamente sedutoras, so muito inconstantes e mentem com facilidade. As mulheres tm como ponto vulnervel o tero.

2. EJIOKO MEJI Regente: Ogum com influncias de Ibeji e de Obatal Elemento: Ar As pessoas com esse Od so intuitivas, joviais, sinceras e honestas. Revelam grande combatividade, mas no sabem conviver com derrota. Apesar de volveis no amor, so muito ciumentas. Devem controlar a obstinao e ter cuidado com a vescula e com o fgado, que so os seus pontos vulnerveis.

3. ETAOGUND MEJI Regente: Obaluaiy com influncia de Ogum Elemento: Terra As pessoas com este Od, em geral, vem seus esforos recompensados. Costumam vencer na poltica e conseguem obter grandes lucros nos negcios, particularmente nas actividades agrcolas, mas podem sofrer desiluses no amor e traies dos amigos. Emocionalmente inconstantes, so propensas a ter problemas espirituais e fsicos, embora na maioria dos casos consigam recuperar-se com facilidade de qualquer doena. Os seus pontos vulnerveis so os rins, as pernas e os braos.

4. IROSSUN MEJI Regente: Oxssi com influncia de Xang, Iemanj, Ians e Egun Elemento: Terra As pessoas com este Od so generosas, sinceras, sensveis, intuitivas e msticas. Tm grande habilidade manual e podem alcanar sucesso na rea de vendas. Entre os aspectos negativos esto a tendncia a sofrer traies amorosas e a propenso a acidentes. Muitas vezes so vtimas de calnias e da perseguio dos seus inimigos. Tambm precisam cuidar da alimentao, pois o seu ponto vulnervel o estmago.

5. OX MEJI Regente: Oxum com influncias de Iemanj e Omul Elemento: gua

As pessoas com este Od tm mo de magia, fora e proteco espirituais, religiosidade e uma inclinao especial para o misticismo e as cincias ocultas. So ptimos professores e destacam-se em qualquer actividade que exija liderana, mas precisam aprender a controlar a sua vaidade e seu egocentrismo. Outro aspecto negativo a tendncia de se vingarem quando esto com raiva. Seus pontos vulnerveis so o aparelho digestivo e o sistema hormonal.

6. OBAR MEJI Regente: Xang com influncias de Ex, Ians, Oxssi, Ossaim e Logun Ed Elemento: Fogo

As pessoas com este Od tm grande proteco espiritual e costumam vencer pela fora de vontade, especialmente em profisses relacionadas com a Justia. Mas so com frequncia vtimas de calnias e no tm sorte no amor. Devem aprender a silenciar-se sobre os seus projectos e a determinar por onde come-los. O seu ponto vulnervel o sistema linftico.

7. ODI MEJI Regente: Obaluaiy com influncias de Ex, Oxaluf e Oxumar Elemento: Terra

As pessoas com este Od so ambiciosas e costumam ser bem sucedidas na sua profisso, mas a indeciso leva-as a no concluir muitos dos seus projectos. Quando a f as impulsiona, porm, ultrapassam todas as barreiras. Sonham com o poder e adoram divertir-se, s vezes, provocam enormes confuses. No tm sorte no amor. Os seus pontos vulnerveis so os rins, a coluna e as pernas.

8. EJONIL MEJI Regente: Oxagui com influncias de Xang, Oxum e Oxssi Elemento: Ar As pessoas com este Od so dedicadas e honestas e levam uma vida quase sem sofrimentos. Mas esto sujeitas a acidentes graves. Amam com intensidade e tm amizades sinceras. Quando so repudiadas ou sofrem uma traio, podem-se tornar vingativas. Devem evitar o consumo de lcool e de carne vermelha e vestir-se de branco nas sextas-feiras. O seu ponto vulnervel o sistema nervoso central.

9. OSS MEJI Regente: Iemanj com influncias de Xang, Ossaim, Oxssi e Ians Elemento: gua

As pessoas com este Od so lderes natos, mas o seu autoritarismo cria-lhes srios problemas, inclusive conjugais. O instinto protector e a religiosidade tambm as caracterizam. Os seus pontos vulnerveis so os conflitos psicolgicos e, no caso das mulheres, os problemas ginecolgicos.

10. OFUN MEJI Regente: Oxaluf com influncias de Xang e Oxum Elemento: Ar As pessoas com este Od so inteligentes, fiis e honestas, capazes de dedicar ateno total ao seu amor. Tm amigos sinceros e elevada espiritualidade. Em contrapartida, mostram-se muito teimosas e tendem a sofrer perseguies e desiluses amorosas. Os seus pontos vulnerveis so o estmago e a presso arterial.

11. OWRYN MEJI Regente: Ians com influncias de Ex, Ossaim e Egun Elemento: Fogo

As pessoas com este Od tm imaginao frtil, boa sade e vida longa, mas as ms influncias e a falta de f levam-nas a enfrentar dificuldades materiais e a s alcanar o sucesso depois de grandes sacrifcios. So muito volveis no amor. As mulheres geralmente fracassam no primeiro casamento, mas acabam por encontrar a felicidade. Devem evitar a bebida e outros vcios. Os seus pontos vulnerveis so a garganta, o sistema reprodutor e o aparelho digestivo.

12. EJI-LAXEBAR Regente: Xang com influncias de Logun Ed e Iemanj Elemento: Fogo

As pessoas com este Od tm o dom de convencer os outros. Dotadas de grandes qualidades espirituais, so bondosas, justas e prestveis, embora s vezes se mostrem arrogantes. Apaixonam-se com facilidade e so muito ciumentas. Devem evitar bebida e podem ter problemas judiciais ou relacionados perda de bens. O seu ponto vulnervel a circulao sangunea.

13. EJIOLIGIBAN MEJI Regente: Nan com influncia de Obaluaiy Elemento: Terra As pessoas com este Od aceitam com resignao os sofrimentos fsicos, emocionais e espirituais, conscientes de que todas as situaes da vida so transitrias. Alm disso, a sua profunda f acaba por lhes assegurar vitria. No tm muita sorte no amor. Dotadas de mo de cura, destacam-se nos servios mdicos e de assistncia psicolgica e nas terapias alternativas. Os seus pontos vulnerveis so o bao e o pncreas.

14. IK MEJI Regente: Oxumar com influncias de Ossaim e Nan Elemento: gua

Belas e sensuais, as pessoas com este Od tm aparncia juvenil e forte poder de seduo. Vivem paixes arrebatadoras mas passageiras e esto sempre em busca de novos amores. Possuem talento para a magia e enorme fora espiritual, que se manifesta atravs do olhar. Enriquecem com facilidade e destacam-se na vida profissional e social, mas so desconfiadas e propensas a ter conflitos psquicos. Os seus pontos vulnerveis so as articulaes que lhes podem causar problemas de locomoo.

15. OGBEOGUND MEJI Regente: Ob com influncias de Ew Elemento: gua

As pessoas com este Od so valorosas, combativas e imparciais, mas costumam sofrer desiluses amorosas, o que acentua a sua a agressividade e o seu sentimento de rejeio. Tm sade frgil: esto sujeitas a problemas nos olhos, ouvidos e pernas e a distrbios do sistema neurovegetativo.

16. ALFIA ONAN Regente: If Elemento: Ar Calmas, racionais e espirituais, as pessoas com este Od tm domnio sobre as suas paixes. So excelentes nas reas de vendas e de artesanato, mas desistem facilmente dos seus projectos e perdem o interesse por aquilo que j conquistaram. Esto sujeitas a problemas cardiovasculares, psquicos e de viso.

_____________________________________________________________________________

Candombl Jje
Dahom, o bero da nao Ewe e fon, denominados Jjes, no Brasil, enumeram-se em diversas tribos como os Agonis, Axantis, Gans, Pops, Crus etc. Os primeiros povos jjes tiveram como destino So Luis do Maranho, onde ainda se mantm vivas as tradies religiosas trazidas da terra me, frica. Tambm se encontra o ritual jje em Salvador, Cachoeira de So Flix, Pernambuco entre outros estados do Brasil como Rio Grande do Sul e So Paulo, que tambm importou os rituais desta nao.

O negro descendente do Dahom, hoje Benin, trouxe consigo o culto suas divindades chamadas Voduns, cujo Deus Supremo Mawu , a quem so subordinados, assim como Olodumar o Deus Supremo dos Orixs Yorubs. Diz a Mitologia Fon que Mawu tinha um companheiro chamado Lisa, e so filhos de Nana Buruku (ou Nana Buluku), a grande me criadora do mundo. Mawu era a Lua, que teve fora ao longo da noite e viveu no oeste. Lisa era o Sol, que fez sua morada no Leste. Quando existia um eclipse dizia-se que Mawu e Lisa estavam fazendo amor. Eles eram pais de todos os outros Deuses. E existem catorze destes deuses, que eram sete pares de gmeos. Este relato um mito do primeiro povo do Dahom, os Fons. O culto aos Voduns teve nfase na Bahia, conhecido como Candombl Jje, e no Maranho Tambor de Mina. Nos terreiros mais influenciados pela mina jje, o predomnio, em certos grupos, de mulheres como filhas de santo. Os devotos tm que se submeter a longo processo de iniciao. Os detalhes dos rituais so pouco comentados, no h rituais pblicos de iniciao; a cada comunidade, apenas duas ou trs pessoas se dedicam ao ritual completo de iniciao. Em geral as Vodunsis do poucas informaes sobre os rituais relacionados com o culto, os segredos so mantidos a sete chaves. Assim como os Orixs do Batuque, os Voduns incorporados, conversam com a assistncia, dando bnos, conselhos, deixam recados e mantm os olhos abertos. comum no culto jje fazer provas com os iniciados incorporados com os Voduns, como, por exemplo, mergulhar a mo no azeite de dend fervendo. Algumas casas de jje tiveram influencias dos yorubs e vice-versa, formando o que se chama de cultura Jje-Nag. A exemplo do candombl, as instalaes dos terreiros contam com um barraco central para as danas, pequenas casas reservadas para as diferentes famlias de divindades, onde so mantidos os assentamentos. O forte sincretismo prev, tambm a instalao de uma pequena capela com altar catlico, h uma cozinha, quartos para dormir e se vestir e quarto onde os iniciados ficam recolhidos durante as obrigaes. h tambm a casa de Legba, onde so feitas grandes obrigaes. A iniciao jje requer um longo perodo de confinamento, que pode durar de seis meses a um ano de recluso, onde um Vodunsi aprende as tradies religiosas jje como: danas, cantigas, preparo das comidas sagradas, cuidar de rvores e espaos sagrados, votos de segredo e obedincia. As entidades so assentadas, recebem sacrifcios de animais, comidas, bebidas e outros presentes. Os assentamentos so preparados em pedras, que representam um im que tem a fora do Vodun, e ficam guardadas no quarto de segredo recobertos com jarras, louas e ferramentas. Existem, tambm, assentamentos em outras partes da casa e do quintal marcados por rvores como a cajazeira, ginja e pinho branco. comum ter assentamentos no centro do barraco de danas; assim como em outras naes, no culto jje tambm so feitos rituais de limpezas, banhos com ervas e muitas preces. Nos rituais antigos o contacto com os voduns dependia muito da vidncia das Vodunsis, e a adivinhao era feita atravs da interpretao dos sonhos, consulta com os Voduns e exame da luz de velas, actualmente comum o uso dos Bzios para consultar as divindades. As casas de jje, alm do culto aos Voduns, tambm incorporam em seus rituais alguns orixs nags. O panteo jje numeroso, sendo os Voduns agrupados em famlias como: Dambir, Davice, Savaluno e Quevioss. As actividades religiosas requerem um extenso calendrio com rituais reservados aos iniciados, e em festas pblicas que duram um, trs ou sete dias; no final das obrigaes todos comem as comidas preparadas com a carne dos animais oferecidos em sacrifcio s divindades. Mawu o ser supremo dos povos Ewe e Fon, criador do mundo, dos seres vivos e das divindades. Mawu (feminino) e Liss (masculino) forman a divindade dupla Mawu-Liss cujos Voduns so filhos e descendentes de ambos. Os principais Voduns so: Loko; Gu; Hevioss; Sakpat; Dan; Agb; gu; Ayizan; Agassu; Legba e Fa.

A casa de jje chama-se Kwe, e o local destinado ao culto dos Voduns chamado Hunkpame, que o templo onde est dentro a divindade; chefiado por um sacerdote ou sacerdotisa, que so responsveis pelos ensinamentos aos futuros Vodunsis. No Rio Grande do Sul, os terreiros que ainda mantm firme a cultura Jje, nota-se a conservao de certas obrigaes, exemplo, nos assentamentos de Ogum Avag cujas ferramentas usadas so as mesmas para o assentamento de Gu no Dahom, e algumas no tem o uso do okut; e tambm h nomes de Orixs que usam o mesmo dos Voduns, como por exemplo D, cujo Orix de uma famosa Yalorix da nao Jje chamava-se D e um outro antigo Babalorix de Porto Alegre pertencente a esta mesma nao, tinha o assentamento de Sob; (Sob nome de um Vodun do Dahom). Dos pais e mes de santos actuais, da nao Jje do Rio Grande do Sul, muitos desconhecem a palavra Vodun; deve-se este fato ao predomnio da nao Ijex, de origem Yorub que acabou absorvendo as demais, e o termo Vodun com o tempo deixou de existir; mas certo que a linguagem usada nos cantos rituais e o uso dos aquidavs para percusso dos tambores, o uso do G (instrumento de percusso), entre outros fatos reflectem muito os fundamentos do antigo Dahom. H casos em que as tradies culturais africanas resistem, mais que em outros, mudana, mas em nenhuma instncia, nem mesmo nos terreiros mais antigos e ostensivamente zelosos suas origens, deixou de existir, contudo, se tivesse, no sul um maior interesse em pesquisar a origem dos fundamentos de cada nao certo que achariam a ligao directa do jje praticado aqui, com os povos do antigo Dahom, e assim por diante. O que sobrevive da vertente jje como legado cultural acha-se incorporado ou associado ao acervo Yorub, embora no se fale em Vodu no Rio Grande do Sul, certas prticas da religio do antigo Dahom, hoje Benin, podem ser detectadas no Batuque do Rio Grande do Sul, principalmente nos terreiros que fazem parte da raiz do falecido Joozinho de Bar (Es Biy).

_____________________________________________________________________________ Bori

Da fuso da palavra B, que em Ioruba significa oferenda, com Ori, que quer dizer cabea, surge o termo Bori, que literalmente traduzido significa Oferenda Cabea. Do ponto de vista da interpretao do ritual, pode-se afirmar que o Bori uma iniciao religio, na realidade, a grande iniciao, sem a qual nenhum novio pode passar pelos rituais de raspagem, ou seja, pela iniciao ao sacerdcio. Sendo assim, quem deu Bori (Is rs). Cada pessoa, antes de nascer escolhe o seu Ori, o seu princpio individual, a sua cabea. Ele revela que cada ser humano nico, tendo escolhido as suas prprias potencialidades. Od o caminho pelo qual se chega plena realizao de Or, portanto no se pode cobiar as conquistas dos outros. Cada um, como ensina Orunmil If, deve ser grande no seu prprio caminho, pois, embora se escolha o Or antes de nascer na Terra, os caminhos vo sendo traados ao longo da vida. Ex, por exemplo, mostra-nos a encruzilhada, ou seja, revela que temos vrios caminhos a escolher. Ponderar e escolher a trajectria mais adequada a tarefa que cabe a cada Or, por isso, o equilbrio e a clareza so fundamentais na hora da deciso e por intermdio do Bori que tudo adquirido. Os mais antigos souberam que Ajal o Orix funfun responsvel pela criao de Or. Desta forma, ensinaram-nos que Oxal deve ser sempre evocado na cerimnia de Bori. Iemanj a me da individualidade, e por essa razo est directamente relacionada com Or, sendo imprescindvel a sua participao no ritual.

A prpria cabea a sntese dos caminhos entrecruzados. A individualidade e a iniciao (que so nicas e acabam, muitas vezes, configurando-se como sinnimos) comeam no Or, que ao mesmo tempo aponta para as quatro direces.
OJUORI A TESTA ICOCO ORI A NUCA OPA OTUM O LADO DIREITO OPA OSSI O LADO ESQUERDO

Desta mesma forma, a Terra tambm dividida em quatro pontos: norte, sul, este e oeste; o centro a referencia, logo, todas as pessoas se devem colocar como o centro do mundo, tendo sua volta os quatro pontos cardeais: os caminhos a escolher e a seguir. A cabea uma sntese do mundo, com todas as possibilidades e contradies. Em frica, Or considerado um Deus, alis, o primeiro que deve ser cultuado, mas tambm, juntamente com o sopro da vida (emi) e o organismo (ese), um conceito fundamental para compreender os rituais relacionados com a vida, como o Axex (ases). Nota-se a importncia destes elementos, sobretudo o Or, pelos Orikis com que so invocados. O Bori prepara a cabea para que o Orix se possa manifestar plenamente. Entre as oferendas que so feitas ao Or algumas merecem meno especial. o caso da galinha de Angola, chamada Etun ou Konkm no Candombl; ela o maior smbolo de individualizao e representa a prpria iniciao. A Etun adoxu (ados), ou seja, feita nos mistrios do Orix. Ela j nasce com Ex, por isso se relaciona com o comeo e com o fim, com a vida e a morte, por isso est no Bori e no Axex. O peixe representa as potencialidades, pois a imensido do oceano a sua casa e a liberdade o seu prprio caminho. As comidas brancas, principalmente os gros, evocam fertilidade e fartura. Flores, que aguardam a germinao, e frutas, os produtos da flor germinada, simbolizam a fartura e a riqueza. O pombo branco o maior smbolo do poder criador, portanto no pode faltar. A noz cola, isto , o obi sempre o primeiro alimento oferecido a Ori; a boa semente que se planta e se espera que d bons frutos. Todos os elementos que constituem a oferenda cabea exprimem desejos comuns a todas as pessoas: paz, tranquilidade, sade, prosperidade, riqueza, boa sorte, amor, longevidade, mas cabe ao Or de cada um eleger as prioridades e, uma vez cultuado como deve ser, proporciona-as aos seus filhos. Nunca se esquea: Orix comea com Or.
_____________________________________________________________________________

You might also like