You are on page 1of 5

Direito penal Infrao penal Conceito: Ocorre quando uma pessoa pratica qualquer conduta descrita da lei e atravs

dessa conduta, ofende um bem jurdico de uma terceira pessoa. Ou seja, as infraes penais constituem determinados comportamentos humanos proibidos por leis, para qual a lei estabelece uma pena seja ela em recluso, deteno, priso simples ou multa. Assim, podemos extrair o princpio da lesividade, que diz que s haver uma infrao quando uma pessoa ofender (lesar) um bem jurdico de outra pessoa. Dessa forma, se uma pessoa d vrios socos em seu prprio rosto (autoleso), no h crime de leso corporal (Art. 129 do CP), pois no foi ofendido o bem jurdico de uma terceira pessoa. Entretanto, a autoleso pode caracterizar o crime de fraude para recebimento de seguro (Art. 171, 2 o , V do CP) ou criao de incapacidade para se furtar ao servio militar (Art. 184 do CPM). Sujeito Passivo: pode ser dois tipos. O sujeito passivo formal sempre o estado, pois tanto ele como a sociedade so prejudicados quando as leis so desobedecidas. O sujeito passivo material o titula do bem jurdico ofendido e pode tanto ser pessoa fsica como jurdica. possvel que o estado seja ao mesmo tempo sujeito passivo formal e passivo material. Como por exemplo, o furto de um computador de uma repartio publica. Princpio da lesividade: uma pessoa no pode ser ao mesmo tempo sujeito passivo e sujeito ativo de uma infrao penal. Espcie da Infrao Penal: A infrao penal o gnero do qual decorre duas espcies. O crime, considerado o mesmo que delito e a contraveno, entretanto apesar de existir duas espcies, os conceitos so bem parecidos, diferenciando-se apenas na gravidade da conduta e no tipo (natureza) de sano ou pena. Vamos dividir esse tpico em crime e contraveno, primeiro vamos analisar o crime em seguida a contraveno. Conceito de crime: O crime pode ser entendido sob trs aspectos: material, legal e analtico. Sob o aspecto material, o crime toda ao humana que lesa e expe a perigo um bem jurdico de terceiro, que, por sua relevncia, merece a proteo penal. Esse aspecto valoriza o crime enquanto contedo, ou seja, busca identificar se a conduta ou no apta a produzir uma leso a um bem jurdico penalmente tutelado. Assim, se uma lei cria um tipo penal dizendo que proibido chorar em publico, essa lei no estar criando uma hiptese de crime em sentido material, pois no produz qualquer leso ou exposio de leso a bem jurdico de quem quer que seja. Assim, ainda que a lei diga que crime materialmente no ser. Sob o aspecto legal, ou formal, crime toda infrao penal a que lei comina pena de recluso ou deteno. Nos termos do art. 1 da lei de Introduo ao CP.

Art. 1 considera-se crime a infrao penal que a lei comina pena de recluso ou deteno, quer isoladamente, quer alternativa ou cumulativamente com pena de multa; contraveno, a infrao penal a que a lei comina isoladamente, penas de priso simples ou de multa, ou ambas. Alternativas ou cumulativamente. Percebam que o conceito meramente legal. Se a lei cominar a uma conduta a pena de deteno ou recluso, cumulada ou alternativamente com pena de multa, estaremos diante de um crime. Por outro lado, se a lei cominar a pena priso simples ou multa, alternativamente ou cumulativamente, estaremos diante de uma contraveno penal. Esse aspecto consagra o sistema dicotmico adotado no Brasil, no qual existe um gnero, que a infrao penal, e duas espcies, que so o crime e a contraveno penal. Assim:

Vejam que quando se diz infrao penal, est se usando um tempo genrico, que pode tanto se referir a um crime ou uma contraveno penal. O termo delito, no Brasil, sinnimo de crime. O crime pode ser conceituado, ainda sob um aspecto analtico, que o divide em partes, de forma a estruturar do seu conceito. Primeiramente surgiu a teoria quadripartida do crime, que entendi que crime era todo fato tpico, ilcito, culpvel e punvel. Hoje, e praticamente inexistente. Depois, surgiram os defensores da teoria tripartida do crime, que entendiam que era o fato tpico, ilcito e culpvel. Essa a teoria que predomina no Brasil, embora haja muitos defensores da terceira teoria. A terceira e ltima teoria acerca do conceito analtico de crime entende que este o fato tpico e ilcito, sendo a culpabilidade mero pressuposto de aplicao da pena. Ou seja, para essa corrente, o conceito de crime bipartido (teoria bipartido), bastando para sua caracterizao que o fato seja tpico e ilcito.

As duas ltimas correntes possuem defensores e argumentos de peso. Entretanto, a que predomina ainda a corrente tripartida. Todos os trs aspectos (material, legal e analtico) esto presentes no nosso sistema jurdico- penal. De fato, uma conduta pode ser materialmente crime (furtar, por exemplo), mas no ser se houver previso legal (no ser legalmente crime). Poder, ainda, ser formalmente crime (no caso da lei que citei, que criminalizava a conduta de chorar em publico), mas no o ser materialmente se no trouxer leso ou ameaa a leso de alguma bem jurdico de terceiro. Desta forma:

Contraveno Penal: As contravenes penais so infraes penais que tutelam bens jurdicos menos relevantes para sociedades e por isso, as penas previstas para contravenes so bem mais brandas. Nos termos do art. 1 do da lei ao cp. Art. 1 considera-se crime a infrao penal que a lei comina pena de recluso ou deteno, quer isoladamente, quer alternativa ou cumulativamente com pena de multa; contraveno, a infrao penal a que a lei comina isoladamente, penas de priso simples ou de multa, ou ambas. Alternativas ou cumulativamente. Percebam, que a lei estabelece que se considera contraveno a infrao pena para qual a lei estabelea pena de priso simples ou multa. Percebam que a lei estabelece um ntido patamar diferenciado para ambos os tipos de infrao penal. Trata-se de uma escolha poltica, ou seja, o legislador estabelece qual conduta ser considerado crime e qual conduta ser considerada contraveno, de acordo com sua noo de lesividade para a sociedade. Qual a diferena prtica em saber se a conduta crime ou contraveno?

Crime
Admite tentativa (art. 14, II).

Contraveno
No se admite prtica de contraveno na modalidade tentada. Ou se pratica a contraveno consumada ou se trata de um indiferente penal

Se cometido crime, tanto no Brasil quanto A prtica de contraveno no exterior no no estrangeiro, e vier o agente a cometer gera reincidncia caso o agente tenha sido contraveno, haver reincidncia. condenado anteriormente por contraveno no exterior, s se for ao Brasil! Tempo mximo de cumprimento de pena: Tempo mximo de cumprimento de pena: 30 anos. 05 anos. Aplicam-se as hipteses de No se aplicam as hipteses de extraterritorialidade (alguns crimes extraterritorialidade do art. 7 do Cdigo cometidos no estrangeiro, em determinadas Penal. circunstncias, podem ser julgados no Brasil)

Com relao a gravidade da conduta, os crimes distinguem por serem infraes mais graves, enquanto que a contraveno refere-se s infraes menos graves, sendo, inclusive, chamadas pelo italiano de deito ano. A escolha se determinada infrao penal ser crime/delito ou contraveno puramente poltica, da mesma forma que o critrio de escolha dos bens que devem ser protegidos pelo Direito Penal. Alm disso, o que hoje considerado crime pode vir, no futuro, a ser considerada infrao e vice-versa. O exemplo disso aconteceu com a conduta de portar uma arma ilegalmente. At 1997, tal conduta caracterizava uma mera contraveno, porm, com o advento da Lei 9.437/97, esta infrao passou a ser considerada crime/delito.
Sujeitos da Infrao Penal Os sujeitos do crime so aqueles que, de alguma forma, se relacionam com a conduta criminosa. So basicamente de duas ordens: Sujeito ativo e passivo. Sujeito ativo

Sujeito Ativo ou Agente: aquele que ofende um bem protegido por lei. Em regra s um ser humano maior de 18 anos pode ser sujeito ativo de uma infrao penal. Sujeito ativo a pessoa que pratica a conduta descrita no tipo penal. Entretanto, atravs do concurso de pessoas, ou concurso de agentes, possvel que algum seja sujeito ativo de uma infrao penal sem que realize a conduta descrita no tipo penal. Por exemplo: Pedro atira contra Paulo, vindo a causar-lhe a morte. Pedro sujeito ativo do crime de homicdio, previsto no art. 121 do Cdigo Penal, isso no se discute. Mas tambm ser sujeito ativo do crime de homicdio, Joo, que lhe emprestou a arma e lhe encorajou a atirar. Embora Joo no tenha realizado a conduta prevista no tipo penal, pois no praticou a conduta de matar algum, auxiliou material e moralmente Pedro a faz-lo. Modernamente, tem se admitido a responsabilidade penal da pessoa jurdica, ou seja, tem se admitido que a pessoa jurdica seja considerada sujeito ativo de infraes penais. A Constituio de 1988 trouxe, em seu art. 225, 3, estabelece que: 3 - As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados. Esse dispositivo considerado o marco mais significativo para a responsabilizao penal da pessoa jurdica, para os que defendem essa tese.

You might also like