You are on page 1of 18

Estratgias para a Promoo dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficincia

Regina Cohen*

Introduo
Ao traar Estratgias para a Promoo dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficincia nos deparamos com o fato de que existem inmeros outros segmentos sociais que no tm sido contemplados nos seus mais elementares direitos humanos. A excluso ainda tem permeado o cotidiano de determinados grupos como o dos homossexuais, dos negros, dos idosos e das pessoas portadoras de deficincia. A globalizao tem generalizado as diferenas quando na verdade deveria acolher no processo conjunto de sua evoluo econmica, poltica e social todos os indivduos, grupos, classes, lugares e atividades, naes e nacionalidades, campos e cidades, diferenas e identidades. Se forem fornecidas as condies adequadas, cada ser humano encontrar um ambiente propcio para as suas existncia e realizao e para uma contribuio positiva sociedade. No entanto, segundo Milton Santos, a globalizao, tal como vem sendo apresentada, s pode ser entendida como uma fbula perversa, pois onde ela se instala cria todo tipo de desordem. (Santos, 1993). O novo sculo que se aproxima passa ento a representar inmeros desafios, que incluem, a integrao dos considerados diferentes na sociedade globalizada. Segundo a Organizao Mundial de Sade, as pessoas portadoras de deficincia correspondem a 10% de toda a populao do mundo. Estas pessoas possuem necessidades especiais devido s suas dificuldades e limitaes, mas necessitam tambm de ter sua identidade reconhecida e romper com a tradio de uma globalizao que as segrega, uma sociedade que as marginaliza e exclui. Ser feita uma reflexo sobre quem so as pessoas portadoras de deficincia, a legislao brasileira existente para proteger seus direitos e sua garantia em termos concretos no Brasil. Em nosso pas, a realidade tem mostrado um cenrio de todos os paradoxos em que os excludos persistem cada vez mais discriminados. Nesse contexto, o reconhecimento das diferenas e das pessoas portadoras de deficincia representa hoje o grande desafio de todos no sentido de propiciar uma equiparao de oportunidades para as pessoas, sem privilgios apenas para uma pequena minoria. A luta para garantirmos estes espaos de igualdade para os cidados significa uma luta poltica, porque estar em sociedade representa ter deveres e direitos que devem ser obedecidos e respeitados no planejamento dos projetos pblicos. O que proponho nas consideraes que se seguem uma reavaliao da questo da cidadania das pessoas portadoras de deficincia associada ao seu lugar dentro da sociedade. Este trabalho diz respeito incorporao de novos atores neste processo, no no sentido de uma novidade histrica, mas sim na renovao de antigos paradigmas, em que as diferentes necessidades sociais das pessoas assumem patamares fundamentais a serem considerados nestas estratgias.

As Pessoas Portadoras de Deficincia e os conceitos de normalidade e diferena


Existe nas sociedades uma diviso entre o que normal e anormal, entre comum e incomum, entre iguais e diferentes. Esta diviso acaba por colocar coisas e pessoas normais de

um lado e de outro tudo que diverge das expectativas da sociedade ou foge a esta regra: o anormal, o patolgico e o que diferente. Pode-se questionar as regras existentes para definir o que a norma, ou se estas evoluem em um determinado contexto. Contudo, no existem critrios absolutos para definir como as pessoas deveriam ser, cada um aquilo que sua realidade permite. A noo de norma muito relativa. Uma pessoa que no responda ao que a sociedade exige dela no plano das atitudes e condutas e tambm no plano de critrios fsicos, sensoriais, mentais ou estticos poder no possuir as mesmas idias ou regras impostas por esta mesma sociedade. Ela pode possuir o sentimento de que ela a pessoa completa e normal, e que os outros so os desviantes. Os termos deficiente, desviante, diferente e anormal traduzem muitas coisas alm dos gestos ou comportamentos impostos para a manuteno da vida de qualquer ser humano que por possuir caractersticas cognitivas, afetivas ou motoras diferentes pode ver-se impedido de viver plenamente. Traduzem, portanto, preconceitos que geram estigmas2; traduzem valores morais, culturais e ticos de uma sociedade e que se consubstanciam na relao entre as pessoas normais ou anormais, iguais ou diferentes, pessoas portadoras de deficincia ou no; e traduzem, acima de tudo, desconhecimento de quem so estas pessoas. Quem seriam ento as Pessoas Portadoras de Deficincia? A crena de que no existir destas pessoas que as idias de deficincia, diferena e normalidade fazem sentido, torna necessrio que se fale primeiramente sobre elas, para que se possa traar as estratgias para a promoo de seus direitos. Este esclarecimento busca evitar a rotulao ou a estigmatizao gerada por todos os preconceitos ou desconhecimentos existentes ou por valores que afetam o bom relacionamento humano. A compreenso de quem so as pessoas portadoras de deficincia e da legislao existente para proteger seus direitos visa to somente abrir caminho s novas perspectivas para o prximo milnio e que esto justamente na relao direta destas pessoas com a sociedade brasileira em geral.

Quem so as Pessoas Portadoras de Deficincia?


So diversos os termos usados nacionalmente para se referir a um grupo composto de pessoas portadoras de deficincia: excepcional, cego, paraltico, aleijado, mutilado, invlido, surdo, louco, retardado, debilide, dbil mental, mongolide, anormal, indivduo de capacidade reduzida, indivduo de capacidade limitada, etc., alm de deficiente. As palavras e suas correlaes so os reflexos das imagens que fazemos destas pessoas, tornando-se sua maneira coisas concretas de nossa realidade. A diversidade de termos adotados pelas diferentes culturas pode ser reforada pela pesquisadora Lucille Mettetal-Dulard:
- Os franceses utilizam uma definio por oposio: os vlidos em relao aos invlidos, os ingleses adotam: disabled, os espanhis: minusvlidos (Mettetal-Dulard, 1994: p.8). Os gregos criaram o termo estigma para se referirem a sinais corporais com os quais se procurava evidenciar alguma coisa de extraordinrio ou mau sobre o status moral de quem os apresentava (Goffman, 1988: p. 11).

Um estudo semntico mais aprofundado permitiria encontrar inmeros outros termos pelos diferentes pases. O importante a relao destes termos e as imagens que eles projetam e qual o significado que eles tem para ns, que sempre formamos idias sobre pessoas e situaes.

A importncia da discusso travada pelos inmeros profissionais sobre a significao dos conceitos pode servir para a orientao de estratgias a serem tomadas nos diversos campos relacionados deficincia, porm, muito alm dos problemas de vocabulrio esto os conceitos de base que devem ser definidos com preciso. O conceito usual, encontrado nos dicionrios de lngua portuguesa revela que as idias mais adotadas so as de falta, de carncia e de falha e que as pessoas que tm uma falha sensorial, motora ou mental, seriam pessoas deficientes. No entanto, o que caracteriza uma pessoa deficiente no apenas a falta de viso, audio, de um brao ou de uma perna ou um padro intelectual reduzido, nem somente falhas no andar ou no ficar em p que se traduzem em dificuldades, a pessoa deficiente tambm e, principalmente, aquela que se encontra desarmada diante das situaes da vida cotidiana. Desta forma, segundo Weber, nenhuma pessoa deficiente em termos absolutos mas em certas situaes particulares, face a tarefas dadas. A vida uma sucesso de grandes situaes (a escola, o trabalho, o nibus...) que podem se decompor em situaes menores (subir um degrau, apertar uma campainha, abrir uma porta...). Para abordar estas situaes, cada um se encontra mais ou menos bem armado ou deficiente. (Weber, apud Mettetal-Dulard, op. cit, p. 11). Qualquer significado associado palavra deficincia e ser produto da interao entre inmeras variveis sociais e espaciais. Contudo, o termo pessoas deficientes segue a definio adotada mundialmente pela Organizao das Naes Unidas (ONU) em sua Declarao dos Direitos das Pessoas Deficientes de 9 de dezembro de 1975, aprovada em Assemblia Geral:
- O termo pessoas deficientes refere-se a qualquer pessoa incapaz de assegurar por si mesma, total ou parcialmente, as necessidades de uma vida individual ou social normal, em decorrncia de uma deficincia congnita ou no, em suas capacidades fsicas, sensoriais ou mentais (ONU, apud Ribas, 1985: p. 10).

Assim, deficincia, disability (em ingls), discapacidad (em espanhol) e handicap (em francs) so os termos utilizados pelos pases que formam as Naes Unidas. No Brasil, utilizou-se por muito tempo a palavra excepcional e posteriormente o termo deficiente para designar estas pessoas. Hoje utiliza-se a nomenclatura pessoa portadora de deficincia que caracteriza que a deficincia est na pessoa, mas no a pessoa. Por se tratar de uma expresso ressaltando o conceito de pessoa (Arajo, 1994, p. 21) diminui a desvantagem e o preconceito gerados por uma abordagem que at bem pouco tempo reduzia a pessoa sua deficincia e caracterizava este grupo de indivduos. A Constituio Brasileira de 1988 j reflete essa mudana adotando este termo. O mais importante nesta nova terminologia adotada que o deficiente no mais um nome e sim um complemento que vem depois de outra coisa. A evoluo do conceito e a nova postura pode ter contribudo para evitar-se a fragmentao de uma definio que considerava o deficiente unicamente por partes. Introduziram imagem que se faz do deficiente, a imagem de si, do grupo, de seu grupo, do indivduo global e inteiro. Pessoas Portadoras de Deficincia, Portadores de Deficincia ou Pessoas com Deficincia, People with Disability (em ingls), Personas con Discapacidad (em espanhol). A terminologia Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais aceita pela rea tcnica e se constitui em mais uma nomenclatura adotada por algumas entidades. comum ouvirmos falar das pessoas portadoras de deficincia em geral como deficientes fsicos que se locomovem em cadeira de rodas. No entanto, existem diferentes tipos e nveis de deficincia:

a deficincia sensorial - divide-se em deficincia visual e auditiva; a deficincia da fala - se refere a um padro de fala limitada ou dificultada; a deficincia mental - se refere a um padro intelectual reduzido, consideravelmente abaixo da mdia normal e a deficincia fsica - se refere perda ou reduo da capacidade motora e engloba vrios tipos de limitao sendo os principais: paraplegia, tetraplegia, hemiplegia, amputao e paralisia cerebral. (National Easter Seal Society, EUA, apud BRASIL, CORDE, 1992: p. 21)

O ndice estimado pela Organizao Mundial de Sade (OMS) de 10% da populao do mundo portando algum tipo de deficincia e esta a estimativa que tem sido adotada no Brasil para o nmero de pessoas portadoras de deficincia. Este percentual est dividido da seguinte maneira, de acordo com as reas de deficincia: Tabela - Nmero de pessoas portadoras de deficincia existentes no Brasil Populao rea de Deficincia Deficincia Mental (D.M.) 8.000.000 Deficincia Fsica (D. F.) 3.200.000 Deficincia Auditiva 2.400.000 (D.A.) Deficincia Mltipla 1.600.000 Deficincia Visual (D.V.) 800.000 Total 16.000.000 Porcentagem 5% 2% 1.5% 1% 0.5% 10%

Fonte: CORDE, 1992 (considerando-se a populao brasileira com aproximadamente 160 milhes de habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia Estatstica - IBGE)

Poderamos ainda inserir um grande nmero de pessoas portadoras de caractersticas especiais. Por tambm possurem suas dificuldades, as crianas, as pessoas idosas e as mulheres grvidas tambm se encontrariam em situao de desvantagem. Segundo uma pesquisa realizada em 1979 na Frana, existem 6.5% de pessoas portadoras de deficincia na Frana, 6% na Alemanha e 5% na Inglaterra (Begu-Simon, 1986). Para Joo Batista Cintra Ribas, a porcentagem no Brasil maior do que os 10% estimados porque a questo da deficincia est intimamente relacionada com a questo social:
- Ns somos considerados um pas em desenvolvimento (Terceiro Mundo). (...) E, como afirma a Rehabilitation International (RI)3, os deficientes do Terceiro Mundo so gente para quem as nicas condies de vida so a pobreza, a fome, a ignorncia, a misria e a falta de perspectiva. (Ribas, op. cit., p. 40).

Reconhecendo, tanto a inexistncia de uma estimativa real do nmero de pessoas portadoras de deficincia no Brasil, quanto considerando as dificuldades enfrentadas pela OMS para estabelecer o nvel de prevalncia de deficincias nos pases da Amrica Latina, e mais especificamente no Brasil, a Organizao Pan-americana de Sade (OPAS) elaborou, em 1990, orientaes para a realizao de estudos de determinao de prevalncia de incapacidades e estas serviram de base para alguns municpios brasileiros. Para o Dr. John Henderson o uso de estatsticas reconhecido e bem-vindo para propostas de preveno, promoo, para fomentar a educao da sociedade, para combater prejuzo e discriminao e para adicionar a participao social no processo de planejamento. Contudo, essencial que uma maior ateno seja dada para os fatores que levam deficincia influenciando e afetando pessoas com impedimentos. (Henderson, apud Helios Flash 16, 1996, p. 4).

Tentando aclarar os conceitos e imagens relacionados s pessoas portadoras de deficincia, a OMS editou em 1980 a Classificao Internacional das Deficincias, Incapacidades e Desvantagens CIDID. Deficincia toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou funo psicolgica, fisiolgica ou anatmica. (BRASIL, CORDE, 1997). A deficincia est ligada a possveis seqelas que restringiriam a execuo de uma atividade: deficincia mental, deficincia visual, deficincia auditiva, deficincia fsica (paraplegia, tetraplegia, hemiplegia, paralisia etc.), deficincia psicolgica, deficincia de linguagem etc. Incapacidade toda restrio ou falta (devido a uma deficincia) da capacidade de realizar uma atividade na forma ou na medida que se considera normal a um ser humano. (BRASIL, CORDE, 1997). A incapacidade diz respeito a uma alterao em um rgo ou estrutura do corpo humano. Dentre os exemplos, podemos citar: a falta de um brao ou de uma perna, um padro intelectual reduzido, uma perda de audio ou de viso, uma perda da capacidade motora etc.
Desvantagem se constitui em uma situao desvantajosa para um determinado indivduo, em conseqncia de uma deficincia ou de uma incapacidade, que limita ou impede o desempenho de um papel que normal em seu caso (em funo de idade, sexo e fatores sociais e culturais). (BRASIL, CORDE, 1997)

A desvantagem diz respeito aos obstculos encontrados pelas pessoas portadoras de deficincia em sua integrao com a sociedade: pessoas que portam alguma deficincia no conseguem arrumar emprego, crianas com alguma deficincia no conseguem freqentar uma escola por no terem acesso educao, portadores de deficincia no podem freqentar determinados locais por no serem aceitos pela sociedade, pessoas que se locomovem em cadeira de rodas no conseguem usufruir das ruas de uma cidade por causa de obstculos fsicos encontrados para a sua livre circulao etc. Com os conceitos propostos pela OMS, a desvantagem pode, sob este prisma, ser a resultante de fatores fsicos, culturais e sociais que se transformam em obstculos ou dificuldades para a integrao das pessoas portadoras de deficincia na sociedade em igualdade de condies com os outros. Poder esta nomenclatura, atualmente, trazer melhorias na prtica e nos conceitos e imagens que temos destas pessoas? Para Joo Batista de Cintra Ribas, estas entidades internacionais ao centrar o foco nas pessoas e nas deficincias deixam de apont-lo para a razo da obscuridade, qual seja, a prpria imagem que todos ns temos das pessoas deficientes. (Ribas, op. cit., p. 11). Como decorrncia da controvrsia quanto a esta categorizao, no final de maro de 1996, entidades intergovernamentais e especialistas em questes de deficincias se encontraram em um Frum, em Strasbourg, para discutir a CIDID e sua reviso. O que se tm buscado uma classificao que especifique os efeitos sociais e espaciais sobre as diferenas existentes entre indivduos, bem como uma terminologia que d conta do conhecimento global da realidade destas pessoas e que consiga mudar substancialmente a imagem que fazemos das pessoas portadoras de deficincia.

A legislao e os direitos das Pessoas Portadoras de Deficincia no Brasil - O discurso


A partir de 1948 quando a Organizao das Naes Unidas decretou a Declarao Universal dos Direitos Humanos, todos os homens passaram a ser considerados iguais. Estes direitos dizem respeito ao igual atendimento das necessidades fundamentais de uma pessoa e surgem como regra do equilbrio dos direitos das pessoas portadoras de deficincia.

Existe um conjunto de leis que fruto das reivindicaes destas pessoas e que partiu da clara organizao de um grupo, dentro de um processo histrico de conquista de um espao de igualdade, desta igualdade tambm preconizada na Carta Magna do pas:
Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas, a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, (...) (Constituio da Repblica Federativa do Brasil - Artigo 5).

A Constituio Brasileira promulgada em 1988 representa um avano na proteo dos direitos dos cidados e das pessoas portadoras de deficincia e, conforme Ana Clara Torres Ribeiro, recebeu a significativa denominao de Constituio-cidad por expressar um marco, altamente relevante, do processo de redemocratizao e por conter conquistas decorrentes da luta social desenvolvida durante e aps o auge do perodo autoritrio (Ribeiro, 1996, p. 22). Consta da Constituio Federal que os fundamentos da nao so promover a dignidade da pessoa humana e garantir o exerccio da cidadania para que no haja desigualdades sociais e sejam eliminados quaisquer preconceitos ou discriminaes (Art. 1 e Art. 3). Isto significa conceder a todos, inclusive s pessoas portadoras de deficincia, direitos sociais educao, sade, ao trabalho, ao lazer, segurana e previdncia social (Art. 6). Em seu Captulo VII, ela prev a integrao social do adolescente portador de deficincia, mediante, entre outras coisas, a facilitao do acesso aos bens e servios coletivos, com a eliminao de preconceitos e obstculos arquitetnicos (Fussesp, 1992, p.15). Neste mesmo artigo da lei, sob o ttulo de ordem social, est disposto sobre a adaptao dos logradouros, dos edifcios de uso pblico e dos veculos de transporte coletivo atualmente existentes a fim de garantir acesso adequado s pessoas portadoras de deficincia (Ibid.). A eliminao de barreiras de acesso nas ruas, edificaes e transportes mereceu a ateno daqueles que pensaram e elaboraram a nossa carta constitucional e a igualdade das pessoas portadoras de deficincia, pelo menos perante a lei, ficava garantida como possibilidade de integrao destas pessoas na cidade permitindo sua circulao e o atendimento de suas necessidades espaciais. Foram assim delineados os princpios gerais para a elaborao de um modelo mais igualitrio e isonmico de vida, calcado na compreenso da sociedade como um produto histrico que pertence todos. Um ano depois, em 24 de outubro de 1989, estes direitos so ratificados pela Lei N 7853 transferindo para Estados e Municpios a responsabilidade pela adoo e efetiva execuo de normas referentes ao assunto. E aps a promulgao da nova Carta Magna do pas, iniciou-se um processo semelhante nos estados e em seguida nos municpios. A nova postura em relao deficincia est refletida em todas estas etapas nos 27 estados da Nao. (Bieler, 1990, p. 24). Outros direitos, como o acesso ao lazer (cinemas, teatros e casas de espetculo), recebem tratamento semelhante e so direitos humanos interdependentes. Como aponta Arajo:
- No se pode imaginar o direito integrao das pessoas portadoras de deficincia sem qualquer desses direitos instrumentais. (...). Sem transporte adaptado, no poder comparecer ao local de trabalho, escola e ao seu local de lazer. (...) (Arajo, 1994, p. 61).

A questo dos direitos humanos das pessoas portadoras de deficincia um assunto de interesse mundial. Organismos internacionais se preocuparam em estabelecer orientaes para a garantia destes direitos.

Com este objetivo, a Organizao das Naes Unidas (ONU) cria em 3 de dezembro de 1982 um Programa de Ao Mundial para as Pessoas com Deficincia (PAMPD) para alcanar o tema do Ano Internacional dedicado s Pessoas com Deficincia (1981 - AIPD): Igualdade e Plena Participao. O programa visa orientar os pases membros sobre a poltica a ser adotada em relao equiparao de oportunidades das pessoas portadoras de deficincia. Segundo o PAMPD equiparao de oportunidades o processo mediante o qual o sistema geral da sociedade - tal como o meio fsico e cultural, moradia e transporte, servios sociais e de sade, oportunidades de educao e de trabalho, vida cultural e social, inclusive instalaes desportivas e de lazer - se fazem acessveis a todos (BRASIL, CORDE, 1997). Existem estudos sobre algumas importantes legislaes e normas de outros pases. No Brasil, a acessibilidade ao meio fsico das cidades contou com a iniciativa da Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT, em conjunto com profissionais de diferentes reas e com portadores de deficincia, de elaborar a norma brasileira NBR 9050: Acessibilidade de Pessoas Portadoras de Deficincias a Edificaes, Espao, Mobilirio e Equipamento Urbanos que vem suprir uma carncia de referenciais tcnicos a respeito da questo da acessibilidade. Em 1996 o Governo brasileiro elabora o Programa Nacional de Direitos Humanos buscando reforar a Declarao Universal da ONU e garantir os direitos at ento conquistados.
O objetivo do Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH, elaborado pelo Ministrio da Justia em conjunto com diversas organizaes da sociedade civil apresentar propostas concretas de carter administrativo, legislativo e poltico-cultural que promovam e protejam a plena realizao dos direitos humanos no Brasil (BRASIL, 1996).

O PNDH visa exatamente garantir um espao de igualdade atravs de um conjunto de recomendaes para o atendimento de legtimas reivindicaes de inmeros grupos sociais, includo o das pessoas portadoras de deficincia.

Os direitos das pessoas portadoras de deficincia - A realidade brasileira


O discurso da liberdade e dos direitos humanos tem sido muito proclamado mas tambm muito menosprezado. Existe uma imensa distncia entre a retrica e o fato. A cidadania garantida da pessoa portadora de deficincia pode comear por definies abstratas, mas, como salienta Milton Santos, para que haja a metamorfose dessa liberdade terica em direito positivo preciso que hajam condies concretas. Em pases como o Brasil, so vrios os fatores que tm contribudo para o aumento do nmero de pessoas portadoras de deficincia e sua marginalizao: a fome; a pobreza; programas inadequados de assistncia social, sade, educao, formao profissional e emprego; acidentes na indstria, na agricultura ou nos transportes; a contaminao do meio ambiente; o uso imprudente de medicamentos; a baixa prioridade concedida, no contexto do desenvolvimento social e econmico, s atividades relativas equiparao de oportunidades; o crescimento demogrfico; a violncia urbana e outros fatores indiretos. O efeito combinado destes fatores faz com que a proporo destas pessoas seja mais alta nos estratos mais pobres da sociedade brasileira. Esta tendncia obstaculiza seriamente o processo de desenvolvimento e pode gerar distores na vida econmica e social e a supresso do debate sobre os direitos dos cidados e das pessoas portadoras de deficincia. A realidade brasileira tm mostrado que os direitos das pessoas portadoras de deficincia esto muito alm de sua concretizao. O lado mais factvel e real da vida destas pessoas ainda possui muitos limites sua realizao plena e os sonhos de poderem estar integradas na sociedade pertencem

simplesmente ao mundo de seus sonhos. Suas fantasias s sero tolerveis em toda a sua plenitude quando esta realidade objetiva for bem apreciada e bem efetivada sem meios termos. Ainda existem inmeras barreiras fsicas, como caladas estreitas, com pavimento deteriorado e com obstculos difceis de serem detectados por pessoas portadoras de deficincia visual; portas demasiado estreitas para que se passe uma cadeira de rodas; escadas inacessveis em edifcios; elevadores pequenos e sem sinalizao em braille; nibus, trens e avies inacessveis; telefones e interruptores de luz colocados fora da rea de alcance ou inexistncia de banheiros adaptados. Estas barreiras so o resultado da despreocupao e do despreparo dos tcnicos das diversas reas. Com freqncia, preconceitos, estigmas e discriminaes, por parte da sociedade brasileira, tambm levam a um alto grau de excluso das pessoas portadoras de deficincia da vida social e cultural. Muitas leis surgiram nas trs esferas da administrao pblica brasileira: a federal, a estadual e a municipal para garantir os direitos das pessoas portadoras de deficincia educao, ao trabalho, habitao e ao acesso aos servios e instalaes de sade e lazer, a eliminar barreiras fsicas e naturais e a acabar com a discriminao contra estas pessoas. As leis certamente representaram uma conquista das pessoas portadoras de deficincia pelo fundamental direito humano de serem reconhecidas como diferentes mas nem por isso desiguais. No podemos crer que as medidas efetuadas se limitem s leis, embora elas sejam fundamentais. O no respeito e o no reconhecimento da cidadania destas pessoas ainda faz parte do seu cotidiano apesar de seus direitos serem plenamente assegurados. Leis e normas anunciam um direito conquistado pela pessoa portadora de deficincia mas, apesar disto, existe uma distncia entre a conquista e a realidade existente. De qualquer maneira, estas leis simbolizaram o comeo de um momento em que se tomou conscincia que era tempo de partir das idias, das leis e das normas aos atos. Certas cidades brasileiras j oferecem alguns transportes adaptados s pessoas que se locomovem em cadeira de rodas. O Estado do Paran, no sul do pas desde 1986 um exemplo desta tendncia. Sua capital, Curitiba, apresenta verdadeiras inovaes no setor de transporte coletivo. No Estado do Rio de Janeiro, a experincia que teve incio em 1987 no progrediu muito. Os proprietrios das empresas de transporte coletivo entraram na justia contra a obrigao de adaptar os veculos s pessoas portadoras de deficincia. No municpio de Niteri nibus no foram adaptados porque o prprio poder municipal foi contra as reformas. Apesar disto, Niteri um municpio onde se pode encontrar bons exemplos de atendimento s necessidades das pessoas portadoras de deficincia (Cohen, 1995). Com relao ao Metr brasileiro, pode-se dizer que ele est entre os que no garantem a sua acessibilidade. O Metr de So Paulo s passou pelo processo de adaptar suas estaes depois de ter sido acionado (Cohen, 1998). Alm do exemplo de Curitiba e das adaptaes que vem sendo realizadas no Metr de So Paulo, so tomadas outras medidas no nvel federal. Atravs da Coordenadoria Nacional para a Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia (CORDE), rgo vinculado ao Ministrio da Justia, criado em 1994 um Programa de Eliminao de Barreiras Arquitetnicas e Ambientais - Projeto Cidade Para Todos. O Projeto Cidade para Todos garante recursos oramentrios para projetos e envolve a parceria com Governos Estaduais e Municipais, Distrito Federal, Universidades, Associaes de e para pessoas portadoras de deficincia.

Algumas outras pequenas iniciativas so tomadas isoladamente em alguns pontos do Brasil, novas leis so criadas e comea a surgir uma nova realidade. Surgem direitos; estes entram para os costumes ou em prescries mais ou menos seguidas por atos, e sabe-se bem como esses direitos concretos vm completar os direitos abstratos do homem e do cidado inscritos no fronto dos edifcios pela democracia quando de seus primrdios revolucionrios (Lefebvre, 1991, p. 115). Surgem leis e normas de uma sociedade para todos ou universal e surgem alguns atos e realizaes. Os direitos das pessoas portadoras de deficincia, uma vez garantidos, vm completar seus anseios de integrao social. Esta ideologia da integrao, que consiste em dizer que todos os cidados so iguais perante a lei como prescrito na Constituio da Repblica Federativa do Brasil passa do virtual para a realidade. Direitos humanos quando mal reconhecidos por polticos, por administradores, por arquitetos, por planejadores urbanos e pela sociedade podem tornar o discurso vazio. Entretanto, poderiam mudar a realidade se todos tiverem compreendido seu significado.

Estratgias para a promoo dos direitos das Pessoas Portadoras de Deficincia


No Brasil, o processo de globalizao e modernizao tem feito surgir os fenmenos de excluso e marginalizao de inmeros segmentos sociais da sua populao. Diante desta realidade brasileira existente, so inmeros os desafios para traar estratgias para a promoo dos direitos das pessoas portadoras de deficincia. Pode-se adiantar que a principal estratgia para a construo de uma sociedade mais igualitria e melhor seria promover a prtica da cidadania. Esta, segundo Maria de Lourdes Covre, no s diz respeito ao atendimento das necessidades bsicas, mas tambm ao acesso a todos os nveis de existncia, incluindo o mais abrangente, o papel dos homens no Universo. (Covre, 1993, p. 11). Assim, o reconhecimento das pessoas portadoras de deficincia coloca o seu direito diferena como parte integrante do seu direito cidadania. necessrio respeitar os territrios de cidadania construdos pelas prticas concretas dos cidados. (II Frum Nacional sobre Reforma Urbana, apud Bahia, Cohen, Veras, 1998, p. 37) Este tema tem sido muito debatido hoje em dia em nosso pas. A cidadania, segundo Santos, se concretiza de diferentes formas, mas no podemos partir do princpio de que homens iguais possam ter respostas diferentes aos seus direitos essenciais apenas por possurem um estilo diverso de existncia, de apropriao da cidade ou por viverem em locais diferentes. Como resposta na busca dos direitos perdidos, a procura do novo cidado deve se dar em toda parte (...) (Santos, 1993, p. 30). Promover os direitos das pessoas portadoras de deficincia requer um processo global em que todas as naes estejam envolvidas. A globalizao que toma conta da economia mundial no pode se dar em termos tecnolgicos apenas para alguns. O avano da tecnologia poder impedir ou superar de alguma forma a maioria das deficincias. O que se requer que a sociedade se proponha a resolver os seus problemas. Se o processo desta modernizao apresenta suas contradies e anula todas as diferenas, precisamos pensar em outros paradigmas de desenvolvimento, com a valorizao de especificidades existenciais e dos diferentes estilos de vida. A igualdade da pessoa portadora de deficincia situa-se no auge de toda esta cadeia terica aqui construda e deve extrapolar o nvel dos conceitos. Nossa igualdade depende de nossa experincia com os outros e com o meio que nos cerca. Este o lugar da verdadeira democracia onde a experincia se constri sobre a prpria experincia e onde o mundo continuamente permeado por diferentes percepes e estilos de vida, fazendo com que o portador de deficincia sinta-se capaz de ser verdadeiramente livre, igual e respeitado.

Estas igualdade e liberdade podem evoluir e crescer por meio das reivindicaes que esto sendo travadas pelas entidades representativas. Os resultados positivos destes movimentos influenciaro a maneira pela qual a pessoa portadora de deficincia usa sua experincia com o mundo para que os outros possam com ela conviver e para que possam ser criadas as condies da sua vivncia em sociedade, de uma verdadeira democracia e de um Brasil real habitado por cidados de verdade. verdade que, como tem exibido o processo de construo da democracia brasileira, algumas pessoas portadoras de deficincia tiveram xito em suas conquistas e reivindicaes. Mas uma democracia s pode ser alcanada e mantida quando a grande maioria dos indivduos na sociedade estiver preparada para participar de sua evoluo pelos meios constitucionais e legais. Embora a anlise da situao das pessoas com deficincia deva ocorrer dentro de um determinado contexto para que se possam tomar as medidas adequadas a cada pas ou lugar, estes princpios bsicos e intenes de democracia so exemplos a serem fornecidos pelas instncias mximas de governo. O Poder Pblico no pode ser discriminatrio na oferta de servios, seja ele segurana, educao, sade, transporte e assim por diante na medida que um grande segmento da populao, ficasse impossibilitado pela falta de oportunidades e pelas barreiras fsicas e sociais. O Poder Pblico estaria sendo discriminatrio quanto aos princpios maiores do estado de direito inscritos na Constituio. essencial que o pas adote em seus planos de desenvolvimento geral solues imediatas para a equiparao de oportunidades dos portadores de deficincia. Pode-se dizer que a situao destas pessoas est estreitamente relacionada com o desenvolvimento geral a nvel nacional e que a soluo de seus problemas e a garantia de seus direitos em nosso pas depende em grande medida de uma nova ordem que tambm assuma a responsabilidade direta pelas questes sociais. Parece-nos que o pas, na gesto do presidente Fernando Henrique Cardoso, tem se sado bem no controle da inflao e nas privatizaes de empresas, segundo consta da ampla divulgao da mdia. Para Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, a privatizao de certos servios urbanos pode ser uma boa estratgia para uma poltica urbana essencialmente focalizada nos segmentos sociais em situao de excluso. (Ribeiro, 1994, p. 286). Alm das privatizaes e das medidas na rea econmica, tentativas como o Programa Nacional dos Direitos Humanos, tambm tm sido tomadas pelo atual governo para proteger dentre outros grupos sociais o das pessoas idosas, dos negros e dos portadores de deficincia. Porm, muito alm destas conquistas e de programas, devem estar as solues eficazes que promovam a real integrao das pessoas portadoras de deficincia. Isto significa planejar, organizar e financiar atividades em todos os nveis. As polticas pblicas precisam apresentar o carter da interdisciplinaridade. Este novo contexto poltico-ideolgico pressupe a formulao de uma agenda de estratgias especficas para a promoo dos direitos das pessoas portadoras de deficincia. Pode-se identificar caminhos a serem seguidos para elevar o ndice de desenvolvimento humano destas pessoas na era da globalizao e em um futuro que para elas depende da real conquista de sua cidadania. Isto pressupe a capacidade do governo de reconhecer suas necessidades para elaborar polticas adequadas a elas e que so apontadas a seguir: So necessrias medidas para a preveno da deficincia, para a reabilitao e solues para os problemas de sade destas pessoas. Os programas em sade para atingir tal fim devem respeitar as to marcantes diferenas de caractersticas regionais do pas bem como as especficas necessidades de cada tipo de deficincia. Conforme a Portaria 1884/94 do Ministrio da Sade, o acesso das pessoas portadoras de deficincia s suas unidades e a qualidade de assistncia prestada so princpios a serem seguidos.

O adolescente ou a criana portadora de deficincia precisam tambm estar includos na rede regular de ensino. Promover tal direito contribuir para a integrao e a convivncia harmnica nas escolas e instituies, evitando a discriminao e o preconceito aos alunos portadores de deficincia. Existem graus variados de dificuldades de acordo com cada deficincia e que dependem tambm do nvel de comprometimento gerado. Caso no seja possvel a insero regular, devem ser criadas turmas especiais e formados profissionais especializados para o atendimento e a educao adequada. Mas, acima de tudo, necessrio estar atento a uma concepo atual de educao e sociedade inclusivas e buscar todos os meios para alcanar tal propsito. Segundo Sassaki, a incluso de pessoas com deficincia na educao geral vem sendo implementada no Brasil h pouco tempo mas j foram realizadas vrias discusses sobre o tema. (Sassaki, 1997, p. 24). Com certeza, j vivemos o momento de passar destas discusses para a realidade objetiva. Adaptaes nas instalaes de ensino, por meio de rampas, elevadores ou outras solues tambm precisam ser feitas para permitir o acesso de uma pessoa com dificuldade de locomoo. Materiais didticos, livros e outros subsdios devem ser reproduzidos em braille para facilitar a leitura das pessoas portadoras de deficincia visual que tambm precisam contar com recursos sonoros. Para os deficientes auditivos, necessrio difundir a linguagem dos sinais e que existam na instituio pessoas que a dominem. O oferecimento de unidades habitacionais adequadas s necessidades espaciais das pessoas portadoras de deficincia tambm se constitui em uma importante estratgia a ser tomada. A habitao destinada s classes mais pobres da populao brasileira tem sido uma lacuna nesta rea de planejamento em nosso pas. O fornecimento de moradias que atendam s diferentes exigncias que so apresentadas devem levar em considerao as condicionantes fsicas, econmicas e sociais. Uma poltica habitacional que garanta espaos acessveis a todos os segmentos da populao deve envolver aspectos relativos aos instrumentos legais e normativos e estreita relao existente do tema com o mercado imobilirio. Conjuntos horizontais so, em geral, mais indicados que os verticais por no exigirem a previso e manuteno de elevadores e facilitarem a acessibilidade de uma pessoa com dificuldade de locomoo. Alm disto, conforme consta do manual Municpio e Acessibilidade4, deve haver integrao dos espaos de moradia com os servios urbanos prximos e as facilidades fornecidas vida cotidiana no local. preciso pensar no atendimento das questes de moradia das pessoas portadoras de deficincia, integrado ao comrcio existente, s escolas, unidades hospitalares ou servios de lazer. Com relao questo da garantia de um direito fundamental da pessoa portadora de deficincia como o emprego, a nossa Constituio j dispe sobre a obrigatoriedade de vagas no mercado de trabalho, no servio pblico e nas instituies privadas. Expandem-se assim as responsabilidades para os donos de empresas que devem tornar seu meio fsico adaptado, alm de oferecer benefcios iguais aos cidados com deficincia atravs, por exemplo, da oferta de trabalho. Isto tambm se refere a entidades de diversos nveis, a organizaes no governamentais e a sociedade. Para os portadores de deficincia, o esforo de superao de limitaes para se revelar como ser produtivo maior e os maiores obstculos nesse sentido, no residem neles prprios, mas na sociedade que os cerca. (Lemos, 1997, p. 70). Esta deve reconhecer que, apesar dos esforos que se faam no nvel governamental, deve estar o reconhecimento de pessoas que mesmo apresentando algumas dificuldades precisam contar com sua plena participao na vida econmica, poltica, social e cultural do pas.

Quando se fala de integrar polticas, deve-se tambm ter em mente uma atuao integrada entre os diversos rgos do governo para a promoo do acesso cultura, ao desporto e ao lazer. Este acesso pode se dar atravs do estmulo participao das pessoas portadoras de deficincia nas atividades culturais desenvolvidas no seu bairro ou mediante a adequao fsica de casas de espetculos, cinemas, teatros, museus, bibliotecas, estdios, clubes e outras reas de recreao. Uma viso holstica da igualdade aparece na forma de lei que deve garanti-la a todos os nveis, porque se a pessoa portadora de deficincia puder ir a um cinema desde que sejam eliminadas as barreiras fsicas da edificao, ela primeiramente precisar conseguir chegar l atravs de um transporte tambm acessvel. Isto significa tambm que ela deve conseguir trabalho para ganhar dinheiro e poder consumir. Se a prpria pessoa que dirige seu veculo adaptado ser bom que ela possa par-lo prximo ao seu local de destino, em vagas especiais de estacionamento (Cohen, 1998). Por essas razes, o entorno desempenha papel igualmente fundamental para que o portador de deficincia possa sair de sua residncia e chegar ao estabelecimento de sade, escola ou faculdade, ao seu trabalho e s outras atividades culturais ou de lazer. O acesso estas edificaes deve ser complementado pela acessibilidade nas ruas e nos espaos da cidade, bem como nos meios de transporte. Prever acessibilidade constitui-se em mais uma estratgia para a promoo dos direitos de pessoas com deficincia, no sentido de propiciar o estabelecimento dos direitos cidadania destas pessoas no territrio brasileiro. Barreiras ou obstculos ao meio fsico poderiam ser evitadas sem muito custo mediante uma planificao cuidadosa e um desenho adequado. As barreiras sociais podem ser eliminadas atravs de campanhas de sensibilizao e educao do pblico, para alcanar uma modificao de atitudes e o comportamento com relao s pessoas com deficincia. Como diz Jos Antonio Junca Ubierna, no se muda uma sociedade por decreto, mas, sem dvida nenhuma, o alcance da integrao das pessoas portadoras de deficincia passa por superar importantes barreiras culturais e sociais. Estes obstculos demandam tempo e estratgias distintas para a sua soluo.
Campanhas de sensibilizao tm efeito educativo e devem, por isso, fazer parte do processo de planejamento, aliadas s intervenes que eliminem barreiras fsicas (Bahia, Cohen, Veras, 1998, p. 27).

Esta conscientizao tem avanado, mas, apesar de alguns esforos e de todos os avanos cientficos e tecnolgicos da era da globalizao, as pessoas portadoras de deficincia ainda esto longe de haver conquistado a equiparao de oportunidades e seu grau de integrao na sociedade brasileira dista muito de ser satisfatrio em nosso pas fazendo com que o problema continue sendo crucial. Em linhas gerais, a promoo dos direitos das pessoas portadoras de deficincia pode se resumir nas seguintes estratgias que foram elaboradas para o manual Municpio e Acessibilidade5: a adaptao do meio urbano s necessidades espaciais das pessoas portadoras de deficincia constitui-se em demandas por servios que, em parte, atendem a todos os segmentos da populao; a integrao entre as polticas pblicas condiciona a implementao de programas em acessibilidade que se fundem com os princpios que regem a poltica urbana local; as intervenes em acessibilidade devero atender s carncias regionais dos servios de sade, educao, transporte, habitao, levando em considerao que a dificuldade de acesso a esses direitos

no Brasil concentra-se nas classes de menor poder aquisitivo. A conseqente existncia de pessoas portadoras de deficincia pertencentes a este segmento da populao leva a uma maior responsabilidade das polticas sociais no tocante acessibilidade; a consolidao de uma rede de servios em acessibilidade fruto de uma atuao interdisciplinar dos vrios setores das polticas pblicas; o fomento participao de todas as entidades representativas da comunidade - inclusive de pessoas portadoras de deficincia - no planejamento, garantir a instaurao de programas em acessibilidade mais condizentes na eliminao das barreiras arquitetnicas, urbansticas e sociais. Mais do que nunca, ser preciso pensar nas mudanas que estamos pretendendo para o prximo sculo. No basta traarmos estratgias se no houver a vontade de muitos e poder de deciso para, como aponta Milton Santos, dar a resposta imediata cabvel a tudo o que for considerado direito inadivel de todos os habitantes (Santos, 1993, p. 121). Alcanar este futuro depende da nossa capacidade de construir e garantir a cidadania de todos e das pessoas portadoras de deficincia. A sociedade brasileira depende destes cidados que apontaro as propostas e estratgias para a construo de uma nao baseada nos princpios da igualdade com diversidade, da liberdade com solidariedade, verdadeiros indcios de modernidade (Monerat, 1993).

Concluses para um debate em prol de uma sociedade inclusiva no sculo XXI: A sociedade para todos possvel?
Se o fim do milnio j se aproxima e alguns dirigentes, presidentes, intelectuais, profissionais das mais diversas reas, bem como pessoas da sociedade proclamam estes espaos de igualdade, liberdade, diversidade e solidariedade como a sada de algumas das crises que vivemos, preciso, talvez, encontrar os caminhos para a construo destes espaos (Cohen, 1998). Em seu manifesto para esta busca, Herbert de Souza nos deu o seguinte recado:
- Uma onda de solidariedade se espalha pela sociedade. A cidadania desperta, se manifesta, atua, cria, muda realidades, sacode velhas poeiras da indiferena, da injustia, da excluso. H muito ainda que mudar, mas a mudana comeou e agora de forma nova, do cidado para o Estado. H um lado extremamente positivo que nos enche de alegria nesse fim de sculo, apontando o rumo da mudana. Afinal, queremos um outro pas, uma outra sociedade, uma outra humanidade manifestando-se em todos os nossos atos. Queremos acreditar em nossa capacidade de sermos ticos, justos, solidrios, cidados. Mas h um outro lado que persiste em ignorar solenemente quem vive na excluso. Quando vamos colocar a economia nos trilhos da produo, do emprego, do que realmente importa a todas as pessoas e no somente aos poucos (...)? Enquanto houver essa concentrao, o nosso rumo a excluso e o desastre. (...). (Souza, 1996)

Como salienta Souza, existe muito para ser mudado a partir de uma grande novidade deste final de sculo que o alcance da cidadania. Este seu manifesto e seu caminho e com certeza de todos ns. Chegamos a um momento importante deste processo em que os direitos no podem mais ser negados. Mudana de mentalidades leva tempo, mas a incluso de pessoas portadoras de deficincia e a sua conseqente equiparao de oportunidades aponta na direo deste caminho e deste futuro a serem construdos.

Foram traadas algumas estratgias para a promoo dos direitos das pessoas portadoras de deficincia. Estas devem seguir a premissa de que o enfrentamento da questo da excluso destas pessoas depende de solues para a atual situao econmica pela qual passa o pas, de projetos na rea social e de uma interveno do Poder Pblico para resolver os problemas que forem surgindo ao longo do processo. Para alcanar uma sociedade para todos na qual pessoas com deficincias tambm estejam includas ser necessrio que estas propostas sejam capazes de se tornarem efetivas. H, de fato, necessidade de que sejam realizadas intervenes culturais que dem positividade participao coletiva no enfrentamento da questo social, permitindo a superao (...), de descrena no alcance de direitos sociais bsicos. (Ribeiro, 1996, p. 63). Os recursos para tal propsito esto em nossas mos para tentar mudar um longo perodo que foi pautado pela marginalizao, discriminao e segregao de pessoas que possuem diferenas mas tm os mesmos sonhos de estarem integrados como todos os demais cidados. Podemos concluir que deveremos distinguir, o mximo que pudermos, os diferentes nveis de experincias ou de sonhos e nos ser freqentemente preciso perguntar: Quem sonha? Quem manipula esse passado e essa tradio de excluso? Conforme Milton Santos:
- Ficar prisioneiro do presente ou do passado a melhor maneira de no fazer aquele passo adiante, sem o qual nenhum povo se encontra com o futuro (Santos, 1993, p. 133).

Estamos s portas do sculo XXI e se me perguntarem qual futuro ns, as pessoas portadoras de deficincia, esperamos para o prximo milnio, eu gostaria de parafrasear talo Calvino e dizer que para mim estas estratgias que foram traadas tratam-se de um possvel despertar - como um violento abrir de janelas - de um amor latente pela justia, ainda no submetido s regras impostas pela sociedade. De um amor e de um sonho capazes de compor uma sociedade ainda mais justa. Custo a crer que se trata apenas de um sonho. Apesar de todas as barreiras fsicas, sociais, econmicas, polticas e culturais para alcanar a nossa muito futura e to desejada integrao, me pergunto se ainda continuaro existindo normas ou regras para excluir nossa diferena. Me pergunto tambm se uma sociedade universal ou inclusiva possvel. Abandono o terreno da poesia e dos sonhos porque sei que o futuro exige passos firmes adiante nesta construo. Por isso coloco em aberto o debate sobre a possibilidade de construo de uma sociedade para todos e sobre as estratgias que tracei para o prximo milnio para a promoo dos direitos das pessoas portadoras de deficincia.

Bibliografia
AMARAL, Lgia A.; Pensar a Diferena/Deficincia, Braslia: CORDE, 1994. ARAUJO, Luiz Alberto David; A Proteo Constitucional das Pessoas Portadoras de Deficincia, Braslia: CORDE, 1994. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS; NBR 9050: Acessibilidade de Pessoas Portadoras de Deficincias a Edificaes, Espao, Mobilirio e Equipamento Urbano, Rio de Janeiro: ABNT, 1994.

ASSOCIAO FLUMINENSE DE REABILITAO; Estudo Multicntrico de Prevalncia de Incapacidades, Acordo de Cooperao Tcnica Brasil - PNUD - Projeto BRA/90-032, 1994. BAHIA, Sergio Rodrigues (Coord.); COHEN, Regina; VERAS, Valria; Municpio e Acessibilidade, Rio de Janeiro: IBAM/DUMA, 1998. BEGUE-SIMON, A.M.; De lvaluation du prjudice lvaluation du handicap, Paris: Masson, 1986. BIELER, Rosngela Berman (Org.); tica e Legislao: Os Direitos das Pessoas Portadoras de Deficincia no Brasil, Rio de Janeiro: Rotary Club do Rio de Janeiro, Comisso de Assistncia ao Excepcional, 1990. BRASIL. Coordenadoria Nacional para a Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia. Anais do VI Seminrio sobre Acessibilidade ao Meio Fsico (VI SIAMF), Braslia, 1994. ______ ; Projeto: Cidade para Todos - Programa de Remoo de Barreiras ao Portador de Deficincia. Braslia, CORDE, 1994. ______ ; Mdia e Deficincia: Manual de Estilo. Braslia, CORDE, 1992. ______ ; Os Direitos das Pessoas Portadoras de Deficincia. Braslia, CORDE, 1994. ______ ; Programa de Ao Mundial para as Pessoas com Deficincia, CUNHA, Edilson Alkmin da (Trad.). Braslia: CORDE, 1996. ______ ; Presidente (1995 -: F.H. Cardoso). Programa Nacional de Direitos Humanos. Braslia: Presidncia da Repblica, Secretaria de Comunicao Social, Ministrio da Justia, 1996 (Coleo Documentos da Presidncia da Repblica, 17). ______ ; Direitos Humanos: um nome da liberdade e da democracia. Braslia: Presidncia da Repblica, 1995. ______ ; Declarao Universal dos Direitos Humanos. Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Ministrio da Justia, Braslia, 1998. ______ ; Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988... Organizao dos textos por Juarez de Oliveira. 8. Ed. So Paulo: Saraiva, 1993 (Coleo Saraiva de Legislao). ______ ; Lei N 7853, de 24 de outubro de 1989. Dispe sobre o apoio s pessoas portadoras de deficincia, sua integrao social, sobre a Coordenadoria Nacional para a Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia, CORDE, 1989. ______ ; Portaria n. 1884, de 1 de novembro de 1994. Aprova as normas destinadas ao exame de aprovao dos projetos fsicos de estabelecimentos assistenciais de sade... Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, v. 132, n. 237, p. 19, 15 de dez. 1994. Seo 1. BUOGO, Silvana; Ao para o cumprimento das Normas, In Anais do VI Seminrio sobre Acessibilidade ao Meio Fsico (VI SIAMF), Braslia: Coordenadoria Nacional para Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia (CORDE), 1994.

CALVINO, Italo; As Cidades Invisveis, So Paulo: Companhia das Letras, 1993. CARMO, Apolnio Abadio do; Deficincia Fsica: a sociedade brasileira cria, recupera e discrimina, Braslia: MEC, Secretaria de Desportos, 2 Ed., republicado atravs do convnio SEDES/ABDA, 1994. CLASSIFICAO Internacional de Impairments, disabilities anda handicaps. Helios Flash, Jornal do programa comunitrio para assistir pessoas deficientes. Comisso Europia, Diretoria Geral de Emprego, Relaes Industriais e Assuntos Sociais, n. 16, maio/jun. 1996. COHEN, Regina; Urbanismo e Acessibilidade, Crnica In Jornal Superao, Ano VII, N. 6, Rio de Janeiro, Out/Nov/Dez, 1993. _____________ ; Pessoas Portadoras de Deficincia Fsica - O Direito Locomoo: Declarao, In Manual de Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Universidade de So Paulo, UNESCO, maio 1998. ____________ ; Dissertao de Mestrado em fase de elaborao, PROURB, FAU-UFRJ, 1998. ____________ ; DUARTE, Christiane; Ideas into Action for the accessibility rights in a developing country, In Anais da 7 th International Conference on Mobility and Transport for Elderly anda Disabled People, Reading, Berkshire, United Kingdom, Julho 1995. ____________ ; DUARTE, Christiane Rose; Segregao e Excluso Scio-Espacial: A Questo dos Portadores de Deficincia Fsica, In Anais do VI Encontro Nacional da ANPUR: Modernidade, Excluso e Espacialidade do Futuro, Braslia, 1995. COVRE, Maria de Lourdes Manzini; O que Cidadania, So Paulo: Brasiliense, 1993. CRESPO, Ana Maria Morales; O que certos conceitos significam, In Revista Integrao, So Paulo, ano 5, N. 20, maro/93, p. 18. FUNDO DE SOLIDARIEDADE DO ESTADO DE SO PAULO (FUSSESP). Setor de Documentao Tcnica; Direitos das Pessoas Portadoras de Deficincia. So Paulo, 1992. GOFFMAN, Erving; Estigma: notas sobre a manipulao da identidade deteriorada, Rio de Janeiro: Zahar, 1982. GUIMARES, Marcelo Pinto; Behavioral Factors in Barrier-Free Design, Tese de mestrado em arquitetura, State University of New York at Buffalo, 1990. LANCHOTI, Jos Antonio; Deficincia Fsica: Eu No Tenho Este Problema!, Proposta para um Plano Municipal de Eliminao de Barreiras Arquitetnicas e Urbansticas, VI Conferncia do Distrito 45-40, Universidade de Franca, maio/1995. LEFEBVRE, Henry; O Direito Cidade, Trad. FRIAS, Rubens Eduardo, So Paulo: Ed. Moraes, 1991. LEMOS, Bernardo; A integrao da pessoa portadora de deficincia no mercado de trabalho: A experincia do SERPRO/RJ. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA, 2., Uberlndia. Anais..., 1997.

LYNCH, Kevin; Good City Form, Massachusetts Institute of Technology, London: The MIT Press, 1994. MAIOR, Izabel M. M. de Loureiro; Polticas pblicas sociais para as pessoas portadoras de deficincia no Brasil, In: POLTICAS pblicas e incluso social: a viso das organizaes no governamentais. So Paulo: CEBRAP, 1997 (Cadernos de Pesquisa, 7). METTETAL-DULARD, Lucile; Les personnes handicapes physiques et la ville des autres, Tese (Mestrado em Urbanismo), Institute dUrbanisme de Paris, Universit Paris XII, 1994. Metr cria Comisso de Acessibilidade, In Jornal Superao, Rio de Janeiro, p. 9, out./94 mar./95. MONERAT, Julio Cesar Pereira; Educar para a Cidadania, In: Lderes do Amanh, Jornal do Brasil, 1993. ORGANIZAO MUNDIAL DE SADE (OMS); Classificao Internacional das Deficincias, Incapacidades e Desvantagens (1980), In Um Manual de Classificao das Conseqncias das Doenas, Lisboa: Secretariado Nacional de Reabilitao, 1995. ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS (ONU); Declarao dos Direitos das Pessoas Deficientes, 1975. PEDROSA, Luis; Pesquisa sobre deficincia resolve falta de censo, In Jornal Superao, Rio de Janeiro: Centro de Vida Independente, maro a maio de 1995. PINHEIRO, Humberto Lippo; Reflexes sobre a Dimenso Poltica das Barreiras Arquitetnicas, In Jornal Superao, Rio de Janeiro: CVIRJ, Ano III, n.8, Especial, abril a setembro de 1994. PINHO, Jos Luiz de; Deficientes fazem protesto no Metr por maior facilidade de locomoo: trs atletas paraolmpicos participaram do ato, chamado de Dia do Cumpra-se, In Jornal O Globo, Rio de Janeiro: 27\9\96, p. 16. REAL PATRONATO DE PREVENCIN Y DE ATENCIN A PERSONAS COM MINUSVALIA de Espaa, Programa de Accin Mundial para las Personas com discapacidad, La Voz de las personas com discapacidad de America Latina - separata. out.1991. RIBAS, Joo B. Cintra; O que so pessoas deficientes, Coleo Primeiros Passos, So Paulo: Nova Cultural/Brasiliense, 1985. RIBEIRO, Ana Clara Torres; Urbanidade e Vida Metropolitana. Rio de Janeiro: Jobran Livraria e Editora, 1996. RIBEIRO, Luis Cesar de Queiroz e SANTOS JNIOR, Orlando Alves dos (Org.); Globalizao, Fragmentao e Reforma Urbana: o futuro das cidades brasileiras na crise, Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1994. SANTOS, Milton; O Espao do Cidado. So Paulo: Nobel, 1993 (Coleo Espaos). SASSAKI, Romeu Kazumi; Incluso: construindo uma sociedade para todos, Rio de Janeiro: WVA, 1997.

_____________________ ; Preconceito, Discriminao, Estigma e Esteretipo em relao s Pessoas Portadoras de Deficincia, mimeo a, 1993. _____________________ ; Por que a sociedade deve interessar-se pela incluso de pessoas com deficincia nos sistemas sociais gerais?, mimeo c, 1993. SATOW, Suely H.; O Projeto de Ser Gente: construo da identidade na excluso, Tese de doutorado, PUC-SP, 1994. SAVATER, Fernando; Las Ciudades Inaccessibles, In Accessibilidad y Barreras Arquitectnicas, Revista de Serveis Socials do Generalitat Valenciana, N. 20/21, 1992. SOUZA, Herbert de; O Caminho da Cidadania, mimeo sem data. STEINFELD, Edward; Arquitetura atravs do Desenho Universal, In Anais do VI Seminrio sobre Acessibilidade ao Meio Fsico (VI SIAMF), Braslia: Coordenadoria Nacional para Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia (CORDE), 1994. UBIERNA, Jos Antonio; Hacia un Entorno Fsico Acessible a Todos: Possible o utpico, mimeo sem data. ___________________ ; Entorno Urbano Acessible: Barreras y Soluciones, mimeo sem data. WERNECK, Claudia; Ningum mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva, Rio de Janeiro: WVA, 1997

You might also like