You are on page 1of 16

Sismologia

Biologia e Geologia 10 ano Natrcia Charruadas


1

Actualidade
Haiti

Sismo
Morte Destruio Pnico Intensidade

Magnitude Epicentro Rplicas Alerta de tsunami Ajuda humanitria

Com base nos conceitos que os alunos recordam, elaborar um mapa sobre sismologia. Leitura dos textos elaborados pelos alunos como T.P.C.
3

Sismicidade
Portugal

Sismos em Portugal
O Terramoto de 1755 "Eles sentiram a terra tremer sob os seus ps; o mar eleva-se fervendo no porto de mar e destri as embarcaes que esto ancoradas. Redemoinhos de chamas e cinza cobrem as ruas e praas; as casas e os telhados desabam sobre as suas fundaes, e as fundaes desintegram-se; trinta mil habitantes de todos os sexos e idades so esmagados debaixo das runas. Depois do terramoto, que destruiu trs quartos de Lisboa, os eruditos da cidade... decidiram que o espectculo de algumas pessoas queimadas por um fogo lento numa grande cerimnia um segredo infalvel para prevenir a terra de tremer." Voltaire, Candide
! !

Explorar as pginas 142 e 143 do manual.

Sismos em Portugal
Devido ao seu contexto tectnico, o territrio portugus constitui uma zona de sismicidade importante.

Os dados disponibilizados pelo Instituto de Meteorologia demonstram que a actividade ssmica do territrio portugus resulta de fenmenos localizados na fronteira entre as placas euro-asitica e africana (sismicidade interplaca) e de fenmenos localizados no interior da placa euro-asitica (sismicidade intraplaca).
6

Sismicidade em Portugal
Portugal, no contexto da tectnica de placas, situa-se na placa euro-asitica, limitada a sul pela falha Aores-Gibraltar, a qual corresponde fronteira entre as placas euro-asitica e africana e, a oeste pela falha dorsal do oceano Atlntico. O movimento das placas caracteriza-se pelo deslocamento para norte da placa africana e pelo movimento divergente de direco este-oeste na dorsal atlntica. Em funo do enquadramento geodinmico regional do territrio continental portugus verifica-se que a sismicidade, associada a falhas activas, apresenta dois casos distintos: - para sismos gerados no oceano (sismos interplacas) a sua sismicidade pode considerar-se elevada. Os sismos apresentam magnitudes elevadas (M>6) e perodos de retorno de algumas centenas de anos; - para sismos intraplaca a sismicidade moderada passando a baixa nas zonas situadas no norte de Portugal. Este facto no significa que nestas zonas no possam ocorrer sismos de magnitudes significativas mas que os seus perodos de retorno so da ordem dos milhares a dezenas de milhares de ano.

Sismicidade em Portugal
Os grandes sismos histricos tiveram os seus epicentros localizados no acidente Aores-Gibraltar (sismos interplacas), dos quais se destaca o de 1 de Novembro de 1755, com uma magnitude aproximada de 8,75.
Lisboa aps o sismo de 1 de Novembro de 1755

Este sismo originou um tsunami com cerca de 15 metros de altura, fenmenos de liquefaco e deslizamentos, tendo provocado na cidade de Lisboa grande nmero de mortos e destruio de edifcios. A sismicidade intraplaca mais difusa, destacando-se, como exemplo, o sismo de 23 Abril de 1909 com epicentro em Benavente, Vale Inferior do Tejo, e com uma magnitude de 6,7.
Benavente, sismo de 23 de Abril de 1909

Sismicidade em Portugal
Para alm da regio do Vale Inferior do Tejo, existem outras zonas de sismicidade histrica importante: Loul, Setbal, Batalha Alcobaa e Moncorvo. A carta das mximas intensidades observadas at actualidade, permite-nos concluir que o risco ssmico no Continente significativo: as maiores concentraes demogrficas situam-se no seu litoral, precisamente nas reas de maiores intensidades ssmicas observadas. A entidade responsvel pela vigilncia ssmica em Portugal o Instituto de Meteorologia, que apresenta semanalmente um resumo da sismicidade ocorrida no Continente.

Efeitos
Tsunamis Ondas ssmicas

10

Efeitos dos sismos - Ondas ssmicas

Apresentao em powerpoint

Doc. 10 - Quais os diferentes tipos de ondas ssmicas? - pg. 148 do manual.


11

Causas
Sismos tectnicos Sismos vulcnicos Sismos de colapso

12

Causas dos sismos


! Sismos Tectnicos
!

A maioria dos sismos de origem tectnica, uma vez que resultam do deslizamento de um bloco rochoso em relao a outro, segundo um plano de falha. A energia liberta-se ao mesmo tempo que os blocos se movimentam.
13

Causas dos sismos


!
! Movimentao do Magma
Os sismos vulcnicos so produzidos durante os movimentos bruscos do magma ou durante o seu movimento para ascender superfcie.

!
Os sismos de colapso originam-se pelo colapso de certas estruturas geolgicas, como grutas e cavernas, devido a movimentos em massa.

! Abatimento de Grutas

14

Teoria do ressalto elstico


!

As foras acumuladas em profundidade originam um deslocamento das camadas rochosas. medida em que aumenta a deformao acumula-se energia potencial. Quando ultrapassado o limite de resistncia dos materiais verica-se o ressalto dos blocos rochosos de ambos os lados da falha. A energia libertada, ao propagar-se no interior da Terra, gera um sismo.

Doc. 9 - Qual o mecanismo que est na origem dos sismos tectnicos? - pg. 144 do manual.

15

Apresentao em powerpoint
Sismos e tectnica de placas Sismicidade em Portugal

16

You might also like