You are on page 1of 4

20/01/12

Department of Business Administr

Department of Business Administration

Topics in Corporate Finance (Finanas Empresariais - Mestrado em Gesto - Coimbra, 2010-2011)


MM Homepage
Course Outline Topic Summaries Quiz Page

Alumni Blog

Resources Page

Other courses Shared File Space

QUI PAGE (Plea e click on he n mbe

o ee mo e info ma ion)

1. PR S E CO NTRAS DA ADMISSO DAS EMPRESAS NAS BO LSAS DE VALO RES 1. Que tipo de aces conhece? 2. Como diferencia/caracteriza cada um deles? 3. Como diferencia/caracteriza em termos de direitos e responsabilidades cada tipo de aco? 4. Como escolher entre os seguintes tipos de capital (prs e contras): 1) - Aces ordinrias 2) - Preferenciais simples ou cumulativas 3) - Convertveis 4) - Direitos de subscrio 5. O que motiva os accionistas de uma empresa a coloc-la em bolsa? 6. Quais os prs e contras de vender em bolsa? 7. Quais os principais requisitos para admisso em bolsa? 8. Quais as tcnicas mais utilizadas para colocar aces em bolsa? 9. Porqu regulamentar o rateio de aces numa primeira oferta p blica venda? 10. Explique o conceito de "Float" e apresente as suas diferentesformas de clculo. 11. Em que medida o "float" pode influenciar a valorizao das empresas em bolsa. 12. Comente a relevncia do risco de sada do mercado.

2. O papel dos Gestores Financeiros e do CFO


1. Defina a funo do Gestor Financeiro 2. Enumere os principais fluxos financeiros numa empresa. 3. Qual deve ser o posicionamento do gestor financeiro no relacionamento entre a Administrao e os Accionistas? 4. Quais so as responsabilidades essenciais da funo financeira numa empresa? 5. Das funes atrs enumeradas quais so delegveis? 6. Qual a funo do CFO? Justifique. 7. Comente as tendncias recentes no recrutamento de CFOs pelas empresas cotadas em bolsa. 8. Como distingue entre as competncias e responsabilidades do CFO e as do CEO? 9. Comente as principais concluses do Relatrio da Mercer sobre a forma como os CFOs gerem as alteraes nas suas funes e expectativas. 10. Comente a importncia relativa das responsabilidades ilustradas no Exhibit 8 (p.19) do relatrio Mercer sobre o papel dos CFOs. 11. Descreva os modelos de organizao financeira que considera mais apropriados tendo em conta a dimenso das empresas. 12. Comente as formas de organizao baseadas nos modelos de carteiras de activos vs. reas de negcios vs. unidades de produo (e.g. fbricas).
marques-mendes.com/feuc/tcf/Students/qui page2010.htm 1/4

20/01/12

produo (e.g. fbricas). 13. Em que circunstncias as remuneraes variveis dos gestores tm o efeito perverso de desalinhar os seus interesses com o dos accionistas.

Department of Business Administr

3. A contabilidade criativa e a manipulao dos resultados financeiros


1. Explique os diferentes mtodos utilizados para calcular os resultados por aco. 2. Porque importante estar atento ao calendrio da publicao dos resultados trimestrais das empresas cotadas em bolsa? 3. Em que que consiste a chamada contabilidade criativa? 4. At que ponto as prticas de gesto dos resultados podem ser consideradas ilegais? 5. Descreva os principais mtodos de manipulao dos resultados por aco. 6. Quais as circunstncias e as caracteristicas mais propiciadoras do recurso a prticas de contabiliade criativa? 7. Enumere as principais limitaes dos indicadores contabilisticos usados para medir a rendibilidade dos accionistas. 8. Enumere as principais tcnicas de contabilidade criativa 9. Descreva os items relativos a proveitos e custos extraordinrios que so mais frequentemente utilizados para manipulao dos resultados apresentados nas demonstraes financeiras. 10. D exemplos de filtros (screeners) que poder utilizar para detectar indcios de contabilidade criativa.

4. Abordagens ao Planeamento Financeiro


1. Que modalidades de planeamento financeiro existem? 2. Quais as principais razes para elaborar um plano financeiro? 3. Quais as componentes de um plano financeiro? 4. De que forma interagem as decises de investimento e o financiamento? 5. Como relacionar o Plano de Negcios com o Plano de Financiamento? 6. Haver alguma diferena entre um Plano e um Modelo Financeiro? 7. Porqu construir cenrios alternativos? 8. Quais os principais requisitos para um planeamento efectivo? 9. Quais as 5 fases de criao de um Modelo Financeiro? 10. Comente a importncia de distinguir entre equaes e identidades. 11. Porque que alguns autores dizem que as finanas esto ausentes dos Modelos Financeiros? 12. Qual a condio de equilbrio base de um Modelo Financeiro? 13. Como utilizar um Modelo Financeiro como base da anlise financeira? 14. Em que medida um Modelo Financeiro nos permite escolher entre diferentes graus de alavancagem, crescimento, rendibilidade e risco. 15. Comente o conceito de crescimento sustentvel em matria financeira. 16. Enumere as principais limitaes do modelo de Brealey usado nas aulas. 17. Descreva os parmetros mais criticos no modelo financeiro que elaborou para a empresa que acompanhou durante as aulas.

5. As reestrutura es financeiras e o papel das aquisi es e cis es


1. Descreva as vrias modalidades de aquisio e ciso de activos 2. De que forma os ciclos de mercado influenciam a relao entre o n mero de aquisies e o n mero de cises? 3. Porque razo a actividade de aquisies e cises est mais concentrada num n mero reduzido de industrias, no qual se incluiuem a industria financeira e as chamadas "utilities". 4. Tendo em considerao as operaes recentes realizadas pelos grupos EDP e SONAE, comente as vantagens e desvantagens dos "spin-offs" relativamente aos "carve-outs". 5. Dever a remunerao dos administradores de uma empresa depender das operaes de aquisio e ciso? 6. Porque que na carteira de investimentos dos fundos de private equit encontramos um grande n mero de operaes de leveraged bu out? 7. Como poder ajuizar correctamente se o preo pago (recebido) na compra (venda) de activos favoreceu uma das partes envolvidas na transao? 8. Distinga management buyouts e leveraged buyouts.

6. Os processos de recuperao econmica e reestruturao financeira


1. Descreva os principais elementos das reestruturaes operacionais e financeiras. 2. Em que circunstanciais as empresas podero efectuar uma reestruturao financeira sem que a mesma seja acompanhada de uma reestruturao operacional. marques-mendes.com/feuc/tcf/Students/qui page2010.htm

2/4

20/01/12

Department of Business Administr

de uma reestruturao operacional. 3. Enumere os principais indicadores econmico-financeiros que dever utilizar para propor um modelo de reestruturao para empresas em dificuldades. 4. Descreva em linhas gerais o regime de insolvncia e recuperao de empresas utilizando em Portugal. 5. Descreva a metodologia de reestruturao preconizada pela consultora Roland Berger. 6. Comente o programa de reestruturao da Wind AG identificando as condies que contriburam para o seu sucesso. 7. Com base nas contas em Anexo da Empresa Nordex AG calcule a evoluo dos rcios utilizados para medir o sucesso do seu programa de recapitalizao no perodo entre 2001 e 2005. 8. Explique porque que em Portugal os sindicatos e a comunicao social classificam muitos processos de insolvncia como fraudulentos. 9. O que que distingue os processos de liquidao das empresas filiais de multinacionais das empresas nacionais. 10. Em que medida a poltica de subsdios s empresas em Portugal contribui para os custos de insolvncia em Portugal? Justifique.

7. Os problemas de agncia e boa governao nas sociedades cotadas


1. Descreva as principais razes utilizadas pelas empresas para justificar a compra de aces prprias. 2. Enumere as regras e limites a que normalmente esto sujeitas as aquisies de aces prprias em Portugal e nos USA. 3. Ser razovel que as empresas distribuam aos seus gestores as aces prprias adquiridas? Justifique. 4. Poder o uso de produtos derivados (e.g equity swaps) associados a programas de recompra aces prprias levar a situaes de divergncia entre os interesses dos gestores e dos accionistas? 5. Far sentido os analistas financeiros usarem os resultados lquidos depois da aquisio de aces prprias e interesses minoritrios como a verdadeira medida de rendibilidade de uma empresa? 6. Em que circunstncias o famoso investidor Warren Buffett considera que uma empresa poder justificadamente proceder recompra das aces prprias? 7. Na sua opinio, alguma das empresas do PSI20 com programas de aquisio de aces prprias preenche os requisitos preconizados por Warren Buffett? Justifique. 8. Descreva as razes pelas quais Warren Buffett tambm considera que certos programas de atribuio de stock options premeiam gestores medocres e prejudica os accionistas. Exemplifique com um exemplo numrico. 9. Poder o sistema remuneratrio utilizado pelo BCP durante vrios anos estar na origem da crise actual neste banco? 10. Com base nos seguintes elementos [....], calcule quais as empresas que satisfazem a condio requerida por Warren Buffett para considerar como adequada a recompra de aces prprias. 11. Com base nos seguintes elementos [....], calcule qual a participao que optimiza o retorno do novo "trade investor". 12. Analise os argumentos a favor duma maior regulamentao das participaes qualficadas detidas por investidores com interesse comercial numa empresa cotada.

8. As rela es bancrias, o papel dos Bancos de Investimento e o financiamento em situa es de crise


1. At que ponto o crescente recurso ao mercado e a crecente titularizao dos emprstimos transformou as estratgias de relacionamento bancrio? 2. Compare os modelos de house banking e transaction banking , descrevendo os respectivos prs e contras. 3. Qual a importncia relativa dos financiamentos bancrios e alternati os em situaes de crise financeira nas empresas. 4. Explique porque razo as relaes entre as empresas e os seus bancos de investimento so por vezes descritas como relaes de amor e dio . 5. Poder tal cooperao entre Bancos de Investimento originar conflitos de interesse (entre si e com os clientes)? 6. Descreva a hierarquia habitualmente publicada nos Tombstones (anncios sobre operaes concludas). 7. Qual a relao entre os Bancos de Investimento e os Bancos Comerciais encarregues de distribuir (vender) uma emisso de ttulos? 8. Qual dever ser o posicionamento dos Bancos de Investimento nas ofertas de aquisio hostis? 9. Comente as vantagens e inconvenientes de lidar com Bancos de Investimento especializados em nichos de mercado em vez dos Bancos de Investimento que se posicionam como universais ( one-stop-shop ). 10. Mencione a importncia de um Banco de Investimento ter ou no uma grande rede de distribuio no retalho. 11. Qual a importncia de um Banco de Investimento dispor de capitais elevados nas operaes de MBO e MBI? 12. Qual a importncia de ter um staff de Corporate Finance numeroso vs. conflitos de interesse com actividades de M&A? 13. Comente o sistema de remuneraes tpicas dos empregados dos Bancos de Investimento. 14. Em que circunstncias os CEOs preferem recorrer s boutiques de investimento? 15. Quais so as perspectivas para a banca de investimento aps a crise financeira actual?

marques-mendes.com/feuc/tcf/Students/qui page2010.htm

3/4

20/01/12

15. Quais so as perspectivas para a banca de investimento aps a crise financeira actual? 16. Descreva as principais reas de negcio explorados pelos Bancos de Investimento.

Department of Business Administr

9. Sistemas de Notao e a Gesto do Risco


1. Distinga as nota es de crdito e de investimento e comente a sua eventual complementariedade 2. At que ponto as nota es sobre governao so compativeis com as nota es de crdito e de investimento 3. Descreva os principais tipos de nota es de investimento 4. Explique a tendncia para a concentrao na industria de rating e compare com a industria de auditoria 5. Porque que na industria do rating a trilogia: utilizador, comprador e pagador - gera muitos conflictos de interesse? 6. Porque que os sistemas de notao so to controversos? 7. Comente a importncia dos sistemas de classificao nas metodologias de notao. 8. Porqu distinguir entre nota es de curto e longo prazo? 9. Qual o uso que poder dar aos diferentes sistemas de notao? 10. Em que medida os ratings de crdito podero influenciar a capacidade de endividamento das empresas? 11. Em que circunstncias devemos distinguir o rating do emitente do rating da emisso?

10. A Seleco de Solu es de Financiamento e de Gesto do Risco


1. Quais os principais riscos que no podem ser cobertos por instrumentos financeiros na gesto do risco? 2. Descreva o papel dos seguros na gesto do risco nas empresas. 3. Quais os principais aspectos a ponderar na anlise das propostas das seguradoras? 4. Porque que em geral as empresas tm dificuldades em definir um nvel ptimo de cobertura do risco atravs de seguros? Justifique. 5. Enumere os principais seguros que uma PME deve fazer independentemente de serem obrigatrios ou no. 6. Quais os seguros adicionais que uma empresa que opere internacionalmente deve obter. Explique as circunstncias e as raz es. 7. Qual o critrio fundamental para compararmos duas propostas financeiras alternativas. 8. Para alm do custo que outros aspectos so relevantes na comparao de solu es financeiras? 9. Descreva alguns dos produtos financeiros que na sua opinio podem ser tratados como "commodities".

Prof. Ant nio Marques-Mendes Office nr.: 417. Tel +351-239-790-548; Fax +351-239-790-413 Web site http://www.marques-mendes.com E-mail feuc.students@marques-mendes.com Details on Marques Mendes' current research interests and availability to supervise MBA and PhD thesis can be found in his personal web page.

marques-mendes.com/feuc/tcf/Students/qui page2010.htm

4/4

You might also like