You are on page 1of 1

Plano Operacional

a) Layout
Por meio do layout ou arranjo fsico, voc ir definir como ser a distribuio dos diversos setores da empresa, de alguns recursos (mercadorias, matrias-primas, produtos acabados, estantes, gndolas, vitrines, prateleiras, equipamentos, mveis, matria-prima etc.) e das pessoas no espao disponvel. Um bom arranjo fsico traz uma srie de benefcios, como: aumento da produtividade; diminuio do desperdcio e do retrabalho; maior facilidade na localizao dos produtos pelos clientes na rea de vendas; melhoria na comunicao entre os setores e as pessoas. Faa voc mesmo um esquema, distribuindo as reas da empresa, os equipamentos, mveis e as pessoas de forma racional e sensata. Veja abaixo um exemplo de layout.

c) Processos operacionais
o momento de registrar como a empresa ir funcionar. Voc deve pensar em como sero feitas as vrias atividades, descrevendo, etapa por etapa, como ser a fabricao dos produtos, a venda de mercadorias, a prestao dos servios e, at mesmo, as rotinas administrativas. Identifique que trabalhos sero realizados, quem sero os responsveis, assim como os materiais e equipamentos necessrios. Para isso, voc mesmo poder elaborar um roteiro com essas informaes. Veja, a seguir, o exemplo de um dos processos de uma indstria de artigos do vesturio. Em seguida, faa o mesmo para as diversas atividades de seu negcio.

d) Necessidade de pessoal
Faa a projeo do pessoal necessrio para o funcionamento do negcio. Esse item inclui o(s) scio(s), os familiares (se for o caso) e as pessoas a serem contratadas. Recomendaes importantes Verifique se h exigncias especficas quanto ao layout, conforme a legislao vigente para este tipo de negcio; Certifique se possvel adequar o layout da empresa para pessoas portadoras de necessidades especiais. Verifique a disponibilidade de mo-de-obra qualificada na regio. Se no for essa a situao, e tambm procure investir no treinamento de sua equipe; Talvez seja necessrio consultar os sindicatos de classe a fim de obter informaes sobre a legislao especfica, acordos coletivos, piso salarial, quadro de horrios, etc. Utilize o formato abaixo para descrever esta etapa: CARGO/DESCRIO QUALIFICAES NECESSRIAS

b) Capacidade produtiva/comercial/servios
importante estimar a capacidade instalada da empresa, isto , o quanto pode ser produzido ou quantos clientes podem ser atendidos com a estrutura existente. Com isso, possvel diminuir a ociosidade e o desperdcio. Ateno! Seja realista e considere na projeo do volume de produo, de vendas ou de servios: o tipo de produto ou servio, as suas instalaes e maquinrio, sua disponibilidade financeira, o fornecimento de matriasprimas e ou mercadorias e o tamanho do mercado. Leve em conta, tambm, a sazonalidade (as oscilaes do mercado), em funo daquilo que ir produzir ou revender.

Disciplina: Criao e Desenvolvimento de Negcios Prof. Cristiano D. Gomes Subs_DECAC

You might also like