You are on page 1of 32

Amrica Latina

E, se a arquitetura deste Memorial imponente, se grandes vos livres a caracterizam, seu objetivo marcar o esprito e a grandeza que ele representa. Um gesto de solidariedade humana que eu deliberadamente afirmei com a grande mo de concreto aqui realizada. Mo espalmada, com os dedos abertos em desespero, com um mapa da Amrica Latina a escorrer sangue pelo punho abaixo. Mo que lembra velhos tempos de luta, pobreza e abandono. Nela, meus amigos, se encontram todos os pases deste continente. Dos mais ricos aos mais pobres. Dos que, como Cuba, se impuseram corajosamente aos mais poderosos, aos que, como a Nicargua, ainda lutam com as foras da sua determinao e patriotismo. Tudo isso faz parte da histria da Amrica Latina, da evoluo social que nela se processa e que em certas reas ainda a agita e tumultua.
Depoimento de Oscar Niemeyer sobre seu projeto para o Memorial da Amrica Latina. In: Revista Mdulo, n. 100, Edio Especial, 1989.

O Memorial da Amrica Latina (foto), localizado na cidade de So Paulo, traduz em seus espaos (galerias, auditrio, biblioteca, etc.) a iniciativa brasileira de promover a integrao sociocultural entre os pases latino-americanos. Esse local rene livros, vdeos, gravaes musicais, obras de arte e outras formas de expresso cultural que revelam boa parte da trajetria social, poltica e econmica dessa regio do continente americano. Agora, responda: quais so os pases que compem a Amrica Latina? O que voc sabe sobre esses pases? Eles tm caractersticas em comum?

81

O continente americano
A Amrica Latina uma regio do continente americano e, portanto, vamos iniciar o seu estudo analisando, primeiramente, algumas caractersticas gerais desse continente. Na Amrica vivem cerca de 860 milhes de pessoas, o que corresponde a pouco mais de 13% da populao total do planeta. Com uma densidade demogrfica mdia de apenas 20,4 hab/km2, a Amrica relativamente pouco povoada, se comparada sia (85,8 hab/km2) e Europa (72 hab/km2). A Amrica o segundo continente mais extenso do planeta: abrange cerca de 28% das terras emersas e o nico que se estende desde a regio polar rtica at prximo do Crculo Polar Antrtico. Com relao posio geogrfica e do ponto de vista fsico-geolgico, o territrio americano pode ser dividido em trs grandes regies: Amrica do Norte, Amrica Central e Amrica do Sul. Amrica do Norte, Central e do Sul
Crc ulo
N

Pola r

rti

co

O S

Alasca
(EUA)

CANAD

Ottawa ESTADOS UNIDOS Washington

Amrica do Norte Amrica Central


Trpico de C ncer
MXICO Cidade do Mxico

Amrica do Sul
Ilhas Cayman (RU) Havana BELIZE CUBA BAHAMAS

Kingston Belmopan
GUATEMALA Guatemala HONDURAS

A
nt
i lh

JAMAICA

San Salvador
EL SALVADOR

Tegucigalpa Mangua
NICARGUA PANAM

OCEANO ATLNTICO

as
Caracas
VENEZUELA

San Jos
COSTA RICA

OCEANO PACFICO
Equador

Cidade do Panam

GUIANA COLMBIA Georgetown SURINAME

Santa F de Bogot EQUADOR Quito

Paramaribo Guiana Francesa (FRA) Caiena

Caracterize a forma e a extenso do continente americano. Voc saberia descrever alguma paisagem natural peculiar de um dos pases da Amrica do Norte, da Amrica Central e da Amrica do Sul? Como as paisagens naturais do continente americano podem variar de acordo com sua posio geogrfica?

PERU Lima BRASIL BOLVIA


N O L S

Antilhas
Ilhas Turks e Caicos (RU) Ilhas Virgens Americanas (EUA) Ilhas Virgens Britnicas (RU)

Braslia

La Paz

Trpico de Capricrnio
PARAGUAI Assuno

Anguilla (RU)

HAITI

REPBLICA DOMINICANA

San Juan

Santo PORTO RICO Saba Porto (EUA) Prncipe Domingo (HOL)


Saint Eustatius (HOL) SO CRISTVO E NVIS Montserrat (RU)

Saint Marteen (HOL) ANTGUA E BARBUDA Guadalupe (FRA) DOMINICA Martinica (FRA) SANTA LCIA BARBADOS GRANADA TRINIDAD E TOBAGO

Santiago

URUGUAI Montevidu Buenos Aires

ARGENTINA CHILE

Aruba (HOL)

330 km

Curaao SO VICENTE (HOL) E GRANADINAS Bonaire Port of Spain (HOL)

1 200 km

Por que Amrica?


Os relatos histricos afirmam que foi dado o nome de Amrica ao nosso continente em homenagem ao navegante e explorador italiano Amrico Vespcio (1454-1512). Mas por que razo essa homenagem no foi prestada a Cristvo Colombo, navegador italiano a servio da Coroa espanhola, reconhecido como o descobridor dessas terras? Quando Colombo chegou a esse continente, mais especificamente Amrica Central, ele pensou ter chegado s ndias designao dada pelos europeus, na poca, ao Extremo Oriente. No entanto, de acordo com vrios historiadores, Amrico Vespcio foi o primeiro explorador a anunciar, em seus relatos de viagem, que as terras descobertas por Colombo faziam parte de um novo continente. As afirmaes de Vespcio logo foram reconhecidas na Europa; porm, ele morreu em 1512, sem saber que seu nome seria imortalizado pelo novo continente: a Amrica.

Gravura do incio do sculo XVI, que mostra Amrico Vespcio e o mapa do novo continente.

82

Relembrar aos alunos o contedo estudado na Unidade I deste volume, que traz as principais caractersticas das formaes vegetais no mundo, inclusive no continente americano. Ver outras sugestes de trabalho em Orientaes e propostas para o trabalho de cada captulo, no caderno Orientaes ao Professor, na pgina 30.

Amrica Latina e Amrica Anglo-saxnica


H pouco mais de 500 anos, os europeus deram incio conquista do continente americano. Portugueses, espanhis, franceses, ingleses e holandeses apossaram-se dessas terras, impondo seus modos de vida e suas culturas aos povos que j habitavam o continente. Dessa forma, um dos aspectos que, mais tarde, diferenciariam os pases americanos diz respeito lngua. por isso que, atualmente, podemos regionalizar o continente americano da seguinte maneira: Amrica Latina: compreende os pases de lngua neolatina, como o portugus, o espanhol e o francs; Amrica Anglo-saxnica: abrange os pases de lngua anglo-saxnica, como o ingls. Essa regionalizao, contudo, no muito rigorosa, pois apresenta algumas excesses. As lnguas saxnicas tambm so faladas em alguns pases da Amrica Latina, como o caso do ingls, na Guiana e em Trinidad e Tobago, e do holands, no Suriname. Alm disso, existem pases latino-americanos que preservaram as lnguas indgenas, como ocorre no Paraguai, onde a populao fala tanto o espanhol como o guarani. Na Amrica Anglo-saxnica podemos citar o caso do Canad, que possui duas lnguas oficiais, o ingls (anglo-saxo), falado na maior parte do pas, e o francs (de origem latina), falado em Quebec, provncia canadense situada no extremo leste do pas.
Compare o mapa ao lado com o da pgina anterior. Quais so os pases que fazem parte da Amrica Latina? E da Amrica Anglo-saxnica? O que voc pode concluir sobre a extenso da Amrica Latina no continente americano?

Amrica Latina e Anglo-saxnica


Crc ulo
N

Pola r

rti

co

O S

CANAD

ESTADOS UNIDOS

Trpico de C

ncer

MXICO

CUBA

TRINIDAD E TOBAGO

Equador

VENEZUELA GUIANA COLMBIA SURINAME

OCEANO ATLNTICO

OCEANO PACFICO

PERU

BRASIL

Trpico de Ca

pricrnio

PARAGUAI

Amrica Anglo-saxnica Amrica Latina

ARGENTINA

1 250

2 500 km

Os dois tipos de colnias na Amrica


Uma importante caracterstica que tambm diferencia os pases da Amrica Latina daqueles da Amrica Anglo-saxnica o tipo de colonizao implantada nesses territrios. Enquanto na Amrica Latina prevaleceram as colnias de explorao, na Amrica Anglo-saxnica grande parte da ocupao se deu por meio de colnias de povoamento. Na Amrica Latina, as colnias de explorao serviam exclusivamente aos interesses das metrpoles, que se apropriaram das riquezas disponveis nas colnias. Assim, a intensa explorao ocorrida por muito tempo nessas reas retardou o seu desenvolvimento socioeconmico. Na Amrica Anglo-saxnica, as colnias de povoamento tinham como objetivo fixar definitivamente a populao em suas terras. Por isso, nessas colnias se desenvolviam atividades destinadas a atender s suas necessidades internas, como a agricultura praticada em pequenas e mdias propriedades e a atividade artesanal. Esse foi um dos fatores que propiciaram o desenvolvimento nessa regio onde hoje se encontram os Estados Unidos e o Canad, pases que esto entre os mais desenvolvidos do mundo. Devemos lembrar, entretanto, que na regio sul dos Estados Unidos o modelo de explorao foi semelhante ao verificado na Amrica Latina.

83

Ocupao e povoamento da Amrica Latina


No dia 12 de outubro de 1492, a esquadra de Cristvo Colombo chegou s terras americanas. A imagem ao lado representa o primeiro contato entre os europeus e os habitantes da Amrica. Quais eram os objetivos dos europeus quando eles chegaram ao continente americano? A cena mostra um contato amistoso entre os europeus e os habitantes da Amrica. Mas, ser que foi essa a relao mantida entre esses povos? Como viviam os povos americanos daquela poca? E hoje, como esses povos vivem?

Ao chegar Amrica, no final do sculo XV, os europeus encontraram um continente j habitado por muitos povos, que viviam dispersos por muitas reas desse territrio. Segundo relatos da poca, a populao americana j era bastante numerosa, porm os nmeros so pouco precisos. As estimativas atuais no chegam a resultados aproximados: alguns especialistas calculam que havia cerca de 15 milhes, enquanto outros afirmam que esse nmero era bem maior, de aproximadamente 100 milhes de habitantes. Ao chegar Amrica, Colombo acreditava ter

alcanado as ndias. Por esse motivo, passou a chamar de ndios os habitantes desse territrio. Todavia, essa denominao bastante genrica, pois os povos que habitavam o continente eram muito diferentes entre si, com uma grande diversidade cultural. Esses povos se diferenciavam pela religio, lngua, hbitos, tradies e tambm pela sua organizao social e econmica. Dessa forma, o termo povos pr-colombianos mais adequado para se referir a essa populao, ou seja, aos povos que viviam na Amrica antes da chegada de Colombo.

Os primeiros povoadores
Pesquisas arqueolgicas atuais mostram que o povoamento da Amrica bem anterior chegada dos conquistadores europeus no sculo XV. Existem, hoje em dia, duas teorias mais bem aceitas pelos estudiosos para explicar como e quando se iniciou o povoamento do continente americano. Observe o mapa abaixo.

A teoria transocenica De acordo com essa teoria, h cerca de 10 mil anos, povos provenientes da Polinsia, na Oceania, comearam a atravessar o oceano Pacfico em pequenas embarcaes. Esses navegadores utilizaram a fora das correntes martimas, que os trouxeram para a costa da Amrica do Sul, iniciando assim o povoamento nessa regio.

sia
OCEANO PACFICO

Amrica do Norte
OCEANO ATLNTICO

Amrica do Sul Oceania Polinsia

A teoria de Bering Para muitos estudiosos, o povoamento da Amrica iniciou-se h 50 mil anos, quando povos nmades da sia conseguiram realizar a travessia do estreito de Bering. Isso foi possvel durante a ltima era glacial, quando o mar na regio congelou, formando uma grande banquisa* que unia o Alasca, na Amrica, Sibria, na sia. Assim, o povoamento teria ocorrido a partir da Amrica do Norte em direo s outras partes do continente.

banquisa: grande extenso congelada de gua do mar

84

Os povos pr-colombianos
Os povos pr-colombianos que habitavam a Amrica na poca da chegada dos colonizadores possuam uma grande diversidade cultural. No territrio que viria a se tornar a colnia portuguesa viviam povos basicamente nmades, que formavam grupos com estruturas sociais simples. Em sua maioria eram caadores e coletores, sendo que alguns deles desenvolviam uma pequena agricultura. Nas regies em que a colnia espanhola viria a se estabelecer, no entanto, havia importantes civilizaes pr-colombianas: a asteca, a inca e a maia. De maneira geral, essas civilizaes apresentavam uma estrutura social e poltica de acentuada hierarquia, caracterizada pela existncia de classes dominantes que comandavam a populao. Esses povos desenvolveram a irrigao e o cultivo em terraos e, tambm, a fundio de metais como o cobre, o ouro e a prata. Alm disso, dedicaram-se matemtica, escrita e astronomia, desenvolvendo calendrios e sistemas de contagem. Construram grandes cidades com templos, pirmides, vias de comunicao e aquedutos, numa organizao espacial que caracterizava o seu modo de vida urbano. Para se ter uma idia da grandiosidade dessas civilizaes, o Imprio Asteca abrigava uma cidade com mais de 300 mil habitantes. Outro exemplo o Imprio Inca, que se estendia do atual territrio do Peru at o norte da Argentina e parte do Chile, e estava integrado por cerca de 20 mil quilmetros de estradas pavimentadas. Observe, no mapa abaixo, a localizao desses e de outros povos na Amrica Latina. Os povos pr-colombianos
N O L S

Trpico de Cncer

Imprio Asteca Imprio Maia Aruaque


Equador

Caraba Tupi Tupi Imprio Inca Guarani J

Trpico de Capricrnio

Tupi

Araucano

rea ocupada por diversos povos pr-colombianos


0 1 200 2 400 km

Adaptado de Enrique Peregalli. A Amrica que os europeus encontraram. So Paulo, Atual, 2003.

A imagem acima uma pintura de Diego Rivera (1886-1957), representando a cidade asteca de Tenochtitln, na rea onde hoje se localiza a Cidade do Mxico. Nela possvel perceber a organizao e a extenso desse espao urbano. Alm disso, pode-se observar o intenso comrcio realizado pelos astecas. Estima-se que nessa cidade viviam cerca de 300 mil pessoas, o que a tornava maior que Londres, na Inglaterra, que no final do sculo XVI contava com 250 mil habitantes.

85

A apropriao do espao dos povos pr-colombianos


Tratado de Tordesilhas 1494
N O L S

Trpico de Cncer

Equador

OCEANO PACFICO

Trpico de Capricrnio

OCEANO ATLNTICO

Terras pertencentes Espanha Terras pertencentes a Portugal Limite do Tratado de Tordesilhas


0 1 200 2 400 km

Atlas Histrico e Geogrfico Brasileiro. Rio de Janeiro, FENAME-MEC, 1967.

O mapa acima mostra como a Amrica Latina foi dividida entre espanhis e portugueses, de acordo com o Tratado de Tordesilhas. No entanto, esse espao j era habitado pelos povos pr-colombianos, como estudamos anteriormente. Ser que essa diviso levou em considerao a existncia desses povos? Observando o mapa da pgina anterior, responda: como os territrios desses povos ficaram divididos entre as naes europias?

A viagem de Colombo Amrica foi financiada pela Espanha, pas que, juntamente com Portugal, assumia grande destaque no ramo das navegaes. A Coroa espanhola e a portuguesa eram as potncias que lideravam a expanso ultramarina entre os sculos XV e XVI. Com o objetivo de assegurar o domnio sobre as terras americanas e explorar as riquezas nelas existentes, Espanha e Portugal assinaram o Tratado de Tordesilhas (1494), dividindo entre si as reas j conhecidas e aquelas que viriam a ser descobertas na Amrica. Desse modo, os colonizadores europeus passaram a ocupar e transformar o espao latino-americano, apropriando-se de suas riquezas. Vastas reas de florestas praticamente intocadas foram desmatadas devido intensa procura por minerais e por madeiras nobres e, tambm, para dar lugar a extensas lavouras de cana-de-acar, fumo e cacau. Para isso, os colonizadores tomaram os povos pr-colombianos como mo-de-obra escrava, obrigando-os por meio de extrema violncia a trabalhar na produo e na extrao dessas riquezas. Esses produtos, muito valiosos na poca, eram levados para as metrpoles e, alm de serem l utilizados, tambm eram comercializados com outros povos. O confronto com os europeus levou milhes de nativos morte, vtimas da escravido, dos conflitos com os conquistadores e tambm das doenas trazidas por esses exploradores, como gripe, varola, febre amarela, sarampo e lepra. Alm disso, esses povos tiveram sua cultura e organizao social totalmente desestruturadas, devido principalmente imposio da religio e da lngua dos colonizadores europeus.

Muitas paisagens latino-americanas da atualidade mostram a influncia da colonizao europia, com a presena de lavouras monocultoras e engenhos de cana-deacar. Vrias cidades, templos e aldeias dos povos pr-colombianos foram descaracterizados ou destrudos, dando lugar a cidades de estilo europeu. Muitas delas foram construdas com igrejas ou praas ao centro, caracterizando, respectivamente, a organizao urbana portuguesa ou espanhola. A imagem ao lado mostra a praa central da Cidade do Mxico com sua imponente catedral, por volta do incio do sculo XIX. Essa cidade foi construda sobre as runas da cidade asteca de Tenochtitln.

86

A explorao colonial e o entrave ao desenvolvimento


Em meados do sculo XVI foram descobertas as minas de prata de Potosi, na atual Bolvia, e, no sculo XVII, esse metal passou a compor 99% das exportaes da colnia espanhola. H registros de que, nesse perodo, cerca de 185 mil quilos de ouro e 16 milhes de quilos de prata foram levados da Amrica espanhola para a Europa. Naquela poca, a riqueza de uma nao dependia da quantidade de ouro e prata de que ela dispunha. Dessa forma, a riqueza obtida nas colnias favoreceu o desenvolvimento de muitos pases europeus. A gravura ao lado, do sculo XVII, mostra indgenas extraindo prata no interior de uma mina, em Potosi.

O texto acima nos informa sobre a explorao que os europeus promoveram em suas colnias, fato que pode explicar alguns aspectos do subdesenvolvimento atual de muitos pases latinoamericanos. Ao serem inseridas na diviso internacional do trabalho, essas colnias tornaram-se reas fornecedoras de matrias-primas, principalmente de recursos minerais e de gneros agrcolas. Desse modo, as metrpoles portuguesa e espanhola exerceram um controle excessivo sobre suas colnias, restringindo a liberdade da populao local e centralizando o poder. A subordinao colonial aos interesses metropolitanos impediu a expanso do mercado interno, bloqueando o desenvolvimento das colnias. Assim, esse tipo de colonizao tanto impedia o desenvolvimento das reas coloniais como favorecia o enriquecimento das metrpoles. A transferncia de ouro e prata das colnias Participao dos produtos minerais no total das exportaes de alguns pases da Amrica Latina
Chile 39,9% Peru 52%

para a metrpole espanhola foi gigantesca, como mostrou o texto inicial. Isso tambm ocorreu na colnia portuguesa, sobretudo com o ouro descoberto no sculo XVIII na regio de Minas Gerais. A atividade mineradora, entretanto, no se limitou apenas ao perodo colonial, pois, mesmo aps a independncia, muitos pases latino-americanos continuaram dependentes das exportaes minerais. Ainda hoje, a minerao possui grande peso na economia de vrios pases da Amrica Latina, como Venezuela, Equador, Peru, Bolvia e Chile. Os recursos minerais desses pases so utilizados para abastecer o grande parque industrial dos pases desenvolvidos e isso significa a manuteno da diviso internacional do trabalho existente desde a colonizao, que caracteriza os pases latino-americanos como fornecedores de matrias-primas.

Bolvia 46,8%

Venezuela 80,9%
(inclusive petrleo)

Equador 39,3%

Minerais Outros produtos

Divisin de Comercio Internacional e Integracin. Bases de dados. Cepal, 2003/2004.

Na foto, a mina de Chuquicamata, no Chile, que atualmente responde por 50% da produo de cobre desse pas.

Observe e compare os dados das exportaes dos pases latino-americanos. O que mais lhe chama a ateno? Por que, mesmo explorando um gigantesco volume de recursos minerais, esses pases continuam sendo pouco desenvolvidos economicamente? Relacione esse fato atual diviso internacional do trabalho.

87

Monoculturas de exportao e a explorao da terra


A agricultura foi uma das primeiras atividades introduzidas nas colnias latino-americanas. Na Amrica Portuguesa, a atividade agrcola ocorreu desde o incio da colonizao, enquanto nas colnias espanholas a agricultura teve maior destaque aps a queda da produo mineral. Agora, pense: que transformaes a atividade agrcola provocou no espao geogrfico colonial? Ser que essa atividade foi responsvel por alguns dos aspectos que caracterizam o espao rural latino-americano na atualidade? Quais?

O povoamento promovido por portugueses e espanhis em suas colnias na Amrica tambm se deu atravs da atividade agrcola, sobretudo naquelas regies onde os colonizadores no encontraram as to cobiadas riquezas minerais, como o ouro e a prata. Dessa forma, vastas reas foram transformadas em grandes regies agrcolas monocultoras, com sua produo voltada para exportao, ou seja, os produtos eram levados para a metrpole, onde eram consumidos ou comercializados com outros pases da Europa. Essa produo, baseada em monoculturas de exportao mediante a utilizao de mo-de-obra escrava, foi denominada plantation. Desde o sculo XVI os portugueses, por exemplo, desenvolveram a produo aucareira ao longo da faixa litornea do nordeste brasileiro, aproveitando os solos frteis de massap* e as condies climticas favorveis ao cultivo de cana-deacar. J na Amrica Espanhola, a agricultura

ganhou impulso somente entre os sculos XVII e XVIII, com a queda da produo mineral. Esse modelo agrrio-exportador deixou profundas marcas na organizao do espao rural latinoamericano. Nas regies monocultoras, a vegetao natural foi substituda por imensos latifndios com lavouras para exportao que, ainda hoje, caracterizam as paisagens de vrios pases. Alm disso, a distribuio desigual das terras e a concentrao fundiria problemas que atingem a maioria dos pases latino-americanos na atualidade so, em grande parte, herana do passado colonial. Naquela poca, enormes extenses de terras foram doadas a pessoas ricas e influentes das metrpoles. Hoje em dia, as terras continuam em poder de uma pequena parcela de latifundirios, enquanto a maior parte dos camponeses tem apenas alguns hectares para o cultivo de alimentos para consumo prprio. A questo da terra na Amrica Latina ser estudada com mais profundidade no captulo seguinte.

Muitos pases latino-americanos ainda se apiam no sistema agrrio-exportador, pois tm suas economias dependentes basicamente da exportao de gneros agrcolas, como o Paraguai, a Colmbia e o Uruguai, alm dos pases da Amrica Central. Verifique nos grficos abaixo a participao dos produtos agrcolas nas exportaes de alguns pases da Amrica Latina.

Participao da agropecuria no total das exportaes de alguns pases da Amrica Latina Nicargua 49% Paraguai 54% Equador 30%

Honduras 39%

Guatemala 38%

Brasil 10%

Produtos agropecurios

Outros produtos

Divisin de Comercio Internacional e Integracin. Bases de dados. Cepal, 2003/2004.

88

massap: solo de colorao escura e de composio argilosa, proveniente da decomposio de rochas metamrficas, que possui elevada fertilidade

A formao tnico-cultural na Amrica Latina


O desenvolvimento da atividade mineradora e da agricultura monocultora nas reas coloniais exigiram o emprego de uma mo-de-obra bastante numerosa. Para tanto, os colonizadores exploraram, em regime de escravido, o trabalho dos indgenas e tambm dos negros trazidos de vrias partes da frica. A partir de ento, iniciou-se um novo processo de formao tnico-cultural na Amrica Latina, que contou com a participao de trs grupos principais: indgenas, europeus e africanos. A miscigenao entre esses povos resultou em uma grande diversidade cultural no espao latinoamericano, porm, esse processo no ocorreu da mesma maneira em todo o territrio. Assim, atualmente, a cultura de alguns pases resulta do contato entre os trs grupos mencionados, como ocorreu no Brasil. J em pases como Bolvia, Guatemala e Peru, verificou-se o predomnio cultural de um determinado grupo sobre os demais, visto que a populao descendente dos indgenas predominante. A populao negra mais marcante no Haiti e na Jamaica, enquanto a populao de origem europia predomina na Argentina e no Uruguai. Embora existam essas diferenas, a influncia do colonizador europeu foi, sem dvida, muito marcante na formao cultural dos pases latinoamericanos, sobretudo devido imposio de suas religies e de suas lnguas. Alm disso, em virtude desse passado histrico de colonizao europia, grande parte das pessoas de origem negra e indgena sofrem, at hoje, diferentes formas de preconceito, mesmo em pases em que constituem a maioria da populao.

O quadro abaixo mostra os aspectos culturais mais marcantes de alguns pases latino-americanos, pois, como sabemos, cada pas possui uma grande diversidade cultural interna.

Composio tnico-cultural na Amrica Latina


Composio da populao
outros 15% europeus 15% mestios 15% chineses 3% quchuas 30%

Religio
protestantes 6,4% outras 5,3% catlicos 88,3%

Idioma
espanhol, quchua e aimara

Bolvia

aimaras 25% protestantes 12,7% mestios 56% outras 3%

Guatemala

maias 41%

catlicos 84,3% outras 4,3%

espanhol e lnguas regionais

europeus 15%

outros 3% indgenas 45%

Peru
mestios 37% europeus 3% outros 1%

catlicos 95,7% outras 3,2% protestantes 17,5% catlicos 79,3%

espanhol, quchua e aimara

Haiti

afro-americanos e eurafricanos 96%

francs e crioulo

mestios 7%

outros 8%

outras 8,8% catlicos 91,2% outras 24,4% espritas 10,1% protestantes 24,9%
Almanaque Abril - Mundo. So Paulo, Abril, 2004.

Argentina
europeus 85% outros 12%

espanhol

catlicos 40,6%

Jamaica

eurafricanos 13%

afro-americanos 75%

ingls

89

A formao dos estados latino-americanos


Entre o final do sculo XVIII e incio do sculo XIX, a dominao colonial comeou a ser mais vigorosamente contestada pela populao da Amrica, dando incio ao processo de emancipao, que se concretizou, na maioria dos casos, nas primeiras dcadas do sculo XIX. Devido s restries comerciais que suas metrpoles impunham e impulsionadas pelo crescente desejo da populao por autonomia poltica, as colnias pleiteavam a independncia. A elite colonial queria maior liberdade para vender seus produtos que s podiam ser comercializados com a metrpole a outros pases, por um preo melhor. Essa elite pretendia tambm assumir o comando poltico das colnias. Nas diferentes regies, a luta pela independncia apresentou caractersticas particulares, que se refletiram na formao territorial dos pases da Amrica Latina. Vejamos como isso ocorreu na Amrica Portuguesa e na Espanhola.

A fragmentao territorial da Amrica Espanhola


A fragmentao poltico-territorial da Amrica Espanhola deve-se ao tipo de organizao administrativa que a Espanha implantou em sua colnia. O espao colonial espanhol foi organizado em vrias unidades: os vice-reinos e as capitanias-gerais, como podemos observar no mapa abaixo. Capitanias gerais e vice-reinos na Amrica Latina sculo XIX
N O L S

Trpico de Cncer

Vice-Reino da Nova Espanha Capitania Geral da Guatemala

Capitania Geral de Cuba Capitania Geral da Venezuela

Tanto nas capitanias-gerais como nos vice-reinos formou-se uma importante elite, que foi decisiva no processo de independncia. Essa elite era composta pelos criollos, descendentes de espanhis nascidos na colnia. A insatisfao dos criollos diante do fato de no poderem ocupar cargos pblicos e polticos elevados, destinados exclusivamente aos nascidos na metrpole, desencadeou os movimentos de independncia em toda a colnia espanhola. Mas, como as elites criollas desejavam permanecer no poder e assumir o controle poltico sobre as reas em que tinham influncia, tornou-se inevitvel a fragmentao territorial da colnia e a formao de vrios pases.

Equador

Vice-Reino de Nova Granada

Simn Bolvar: El libertador


OCEANO PACFICO

Vice-Reino do Peru

Vice-Reino do Brasil

Trpico de Capricrnio

Capitania Geral do Chile

Vice-Reino do Rio da Prata


OCEANO ATLNTICO

Amrica Portuguesa Amrica Espanhola Diviso poltica


0 1 300 2 600 km

Atlas Histrico. Isto Brasil. So Paulo, Trs, 2003.

Os vice-reinos possuam maior autonomia, e neles eram tratados todos os assuntos da colnia, desde os administrativos at os religiosos. As capitanias-gerais abrangiam as reas que no estavam completamente incorporadas aos domnios espanhis, mas possuam importante posio estratgica. Elas serviam tanto como entrepostos comerciais quanto para a defesa do territrio.

Descendente de famlia rica e tradicional de criollos, Simn Bolvar nasceu na Venezuela, em 1783. Partiu para estudos na Espanha e, ao retornar, nas primeiras dcadas do sculo XIX, passou a participar de reunies de grupos que aspiravam independncia. Anos mais tarde, Bolvar comandava as principais batalhas que levaram independncia da Venezuela, Colmbia, Equador, Peru e Bolvia, ficando conhecido como El libertador. Um dos principais objetivos de Simn Bolvar era o de tornar as colnias hispnicas uma nica nao, a Ptria Grande. No entanto, mesmo lutando contra os interesses de separatistas, no alcanou suas metas. Bolvar morreu aos 47 anos, vtima de tuberculose. reconhecido internacionalmente como um dos maiores polticos e estadistas da Amrica Latina.

90

A unidade territorial da Amrica Portuguesa


Diferentemente da Amrica Espanhola, o territrio colonial portugus no se desmembrou aps a independncia. O poder poltico continuou extremamente centralizado, o que permitiu o controle de movimentos separatistas internos. Isso foi de fundamental importncia para manter a unidade territorial do Brasil. O processo de independncia da Amrica Portuguesa baseou-se, principalmente, no descontentamento das elites brasileiras com o governo do rei de Portugal, D. Joo VI, que adotava medidas cada vez mais restritivas colnia, ampliando a sua subordinao em relao metrpole. A independncia do Brasil ocorreu no ano de 1822, porm o governo estabelecido por D. Pedro I, prncipe de Portugal, no permitiu que houvessem grandes rupturas com as estruturas poltica, social e econmica j existentes. De modo geral, as mudanas econmicas e sociais ocorridas na Amrica Espanhola e na Portuguesa, aps a independncia, foram muito pequenas, restringindo-se mais s questes polticas: os principais cargos administrativos deixaram de ser ocupados pela elite metropolitana para serem preenchidos pela elite local.

Formao do territrio brasileiro


N O S L

Equador

OCEANO ATLNTICO

Aps a independncia das colnias latinoamericanas, as fronteiras dos novos pases foram sendo estabelecidas por meio de acordos e tratados e, em alguns casos, por meio de guerras e conflitos armados. O Brasil, por exemplo, somente atingiu a sua atual configurao territorial em 1903, quando garantiu a posse da rea que hoje corresponde ao estado do Acre. Antes desse acordo, porm, vrios outros foram estabelecidos para definir os limites territoriais do nosso pas. Veja no mapa ao lado.
Compare o mapa histrico da configurao territorial do Brasil, ao lado, com o mapa dos vice-reinos e capitanias gerais da Amrica Latina, na pgina anterior. Agora, compare-os com o mapa da pgina 82, que possui a atual diviso poltica dos pases da Amrica Latina. Identifique semelhanas e diferenas entre eles. Verifique tambm, no mapa da pgina 82, os atuais territrios coloniais nas Antilhas.

OCEANO PACFICO
io Capricrn Trpico de

Territrio brasileiro at meados do sculo XVIII Territrio brasileiro at o final do sculo XIX reas incorporadas ao territrio brasileiro no incio do sculo XX

600 km

Adaptado de Histria do Brasil. So Paulo, Publifolha, 1999.

Rio Branco, o baro das fronteiras


Quem hoje observa o mapa do territrio brasileiro, talvez no saiba que muitas de suas fronteiras foram estabelecidas pelo estadista e diplomata Jos Maria da Silva Paranhos Jnior, o baro do Rio Branco. Nascido em 20 de abril de 1845, no Rio de Janeiro, esse ilustre personagem da histria brasileira formouse em Direito, sendo eleito deputado e senador no Imprio, recebendo o ttulo de baro do Rio Branco em 1888. Por mais de duas dcadas, Rio Branco defendeu a legitimao das fronteiras nacionais, assegurando a posse sobre mais de 500 mil km2 de terras ao pas. Entre as principais questes fronteirias resolvidas por ele esto a posse do sudoeste paranaense, do Amap e do Acre, alm da fixao dos limites com a Bolvia, Colmbia, Peru e Suriname. Rio Branco morreu aos 67 anos, vtima de problemas renais.
O baro do Rio Branco conquistou 500 mil km2 para o Brasil sem disparar um nico tiro. Ele foi o mais admirado e respeitado homem pblico de sua poca.

91

Questes de compreenso
1. Neste captulo voc estudou dois critrios de regionalizao do continente americano. Descreva-os sinteticamente. Com relao s formas de se regionalizar o mundo, apresentadas na Unidade III, como os pases da Amrica Latina so classificados? 2. Quem me dera ao menos uma vez / Ter de volta todo ouro que entreguei / A quem conseguiu me convencer / Que era prova de amizade / Se algum levasse embora at o que eu no tinha. A msica ndios, de Renato Russo, cita a questo da explorao dos povos indgenas pelos conquistadores europeus. Como isso est relatado no trecho acima? De que outras formas os povos indgenas foram explorados? 3. Qual a diferena entre a participao dos pases latino-americanos na diviso internacional do trabalho no perodo colonial e nos dias atuais? Baseado no estudo deste captulo, justifique sua resposta. 4. A organizao do espao latino-americano, principalmente o brasileiro, foi fortemente influenciada pelo sistema de explorao colonial. D exemplos dessa influncia que podem ser observados na atualidade. 5. Em vrios pases da Amrica Latina h o predomnio de uma ou outra etnia. Por outro lado, em alguns pases latino-americanos a populao composta da miscigenao das etnias indgena, negra e europia. Ainda assim, existem vrias formas de preconceito, principalmente em relao aos indgenas, negros e seus descendentes na Amrica Latina. Voc tem conhecimento de algumas dessas formas de preconceito? Qual a sua opinio sobre isso? 6. Explique, com suas palavras, por que se formaram vrios pases a partir da Amrica Espanhola e somente o Brasil a partir da Amrica Portuguesa.

Anlise de texto
Leia com ateno o texto abaixo:

A identidade da Amrica Latina


Na Amrica Latina existe uma unidade lingstica e a ela corresponde uma unidade cultural. Mesmo frente ao argumento de que falamos espanhol e portugus, conveniente recordar que se trata de duas lnguas irms, capazes de serem mutuamente inteligveis. Acho at possvel que, dentro de cem anos, falemos na Amrica Latina um s idioma, hbrido, uma espcie de portunhol ou de espanhogus. Na realidade, essas duas variantes de uma mesma lngua oriunda da Pennsula Ibrica se difundiram aqui com uma profundidade e uma extenso que no existem em seus pases de origem. Aqui sobrevivem culturas e idiomas prprios, onde havia altas civilizaes e onde existem grupos que guardaram memria do passado Mxico, Guatemala, Planalto Andino, os Guaranis. Mas a quase totalidade da populao fala espanhol ou portugus. Fruto da brutalidade com que foi feita a conquista, verdade. Mas tambm gerador de um verdadeiro fenmeno de unidade de lnguas.
Darcy Ribeiro. Amrica Latina: chegou a hora da nossa identidade. In: Maureen Bisilliat (coord.). Memorial da Amrica Latina. So Paulo, Empresa das Artes, 1999.

De acordo com o texto e com o contedo que estudamos neste captulo, responda: 1. Por que na Amrica Latina se falam principalmente o espanhol e o portugus? Qual a explicao do texto para o predomnio dessas lnguas? 2. O texto est correto ao afirmar que o espanhol e o portugus so lnguas irms? Justifique sua resposta. 3. D exemplos de algumas lnguas pr-colombianas que sobreviveram colonizao europia na Amrica Latina. 4. O espanhol e o portugus falados na Amrica Latina com certeza so diferentes daqueles falados, respectivamente, na Espanha e em Portugal. Quais as influncias recebidas por essas lnguas na Amrica? D exemplos de palavras da lngua portuguesa, utilizadas atualmente no Brasil, que pertenam ao vocabulrio dos povos pr-colombianos (se tiver dificuldades, consulte o professor de lngua portuguesa).

Pesquisa
A independncia do Haiti, pas localizado na Amrica Central, foi diferente da ocorrida nos demais pases latino-americanos. Procure em enciclopdias ou livros de Histria e traga para a sala um pequeno relato sobre esse acontecimento. Em seguida, converse com seus colegas sobre a diferena entre a independncia do Haiti e a dos demais pases da Amrica Latina.

92

Machu Picchu: uma cidade no cu


A Arqueologia tem nos ajudado a compreender a histria dos povos antigos, sua cultura, seus sistemas polticos e seus monumentos, como as pirmides do Egito, a Grande Muralha da China e o Coliseu de Roma. Machu Picchu, uma cidade inca incrustada na Cordilheira dos Andes, cercada por montanhas de 5 a 6 mil metros de altitude, como que protegida por muralhas naturais, um desses monumentos e contm diversos elementos que continuam inexplicados. Segundo alguns estudos, essa cidade foi construda provavelmente por volta do ano de 1400. Esteve oculta por centenas de anos e foi descoberta pelo arquelogo norte-americano Hiram Bingham, em 1911. Talvez devido sua localizao, a 2 360 metros de altitude, e ao seu difcil acesso, tenha se preservado da destruio promovida pelos colonizadores espanhis s construes pr-colombianas. Em Machu Picchu encontram-se enormes escadarias, vrios templos, observatrio astronmico, salas de banho, casas e terraos agricultveis. Tudo isso construdo com blocos de granito perfeitamente talhados, que se encaixam sem o uso de qualquer argamassa, o que prova a grande habilidade arquitetnica do povo inca. Essas construes, alm de instrumentos de medio do tempo, como o relgio e o calendrio solar, fazem parte do pouco que se conseguiu interpretar desse misterioso lugar. Vrios estudiosos teorizam sobre o que seria Machu Picchu. Alguns acreditam que a cidade tenha sido um antigo mosteiro para sacerdotes ou mesmo um retiro espiritual. Outros afirmam tratar-se de uma propriedade particular do imperador inca. J o escritor cusquenho Alfredo Yepez de Miranda tem uma definio mais potica para Machu Picchu: Machu Picchu obra de arquitetos convertidos em poetas ou de filsofos que dominaram a pedra, triunfo do homem andino. Aqui o granito foi amolecido pelas mos bronzeadas dos artistas quchuas, copiando o infinito que comove aos Cus, a Natureza e o Homem rivalizando-se para dar sua mensagem de beleza e Divindade.

As runas de Machu Picchu localizam-se a cerca de 100 quilmetros de Cuzco, no Peru, que era considerado o centro do Imprio Inca.

Machu Picchu faz parte do Patrimnio Histrico e Cultural da Humanidade e recebe turistas vindos de todas as partes do mundo.

93

O subdesenvolvimento no espao geogrfico da Amrica Latina


Com o estudo do captulo anterior, percebemos que o processo de ocupao e povoamento ocorrido na Amrica Latina refletiu-se nas caractersticas econmicas, sociais e polticas do espao geogrfico dessa regio. Esse passado histrico est na origem do subdesenvolvimento que ainda hoje constitui um trao marcante dos pases latinoamericanos. Neste captulo conheceremos as principais caractersticas do subdesenvolvimento na Amrica Latina, assim como suas influncias nos espaos rural e urbano latino-americanos. Analisaremos as questes mais amplas desse subdesenvolvimento, como o atraso tecnolgico, a dependncia financeira e a fragilidade econmica, o endividamento externo e as condies de vida da populao.

Os contrastes do espao agrrio latino-americano


O espao agrrio da Amrica Latina apresenta grandes contrastes, como a disparidade do nvel tecnolgico empregado nas propriedades rurais e a desigual assistncia oferecida pelo governo aos produtores. Outro fator que revela os contrastes do espao agrrio latino-americano a intensa concentrao fundiria: muitas pequenas propriedades, que apresentam reduzidos nveis tecnolgicos e empregam tcnicas tradicionais de cultivo e criao, convivem com grandes latifndios monocultores, os quais, mesmo estando em menor nmero, ocupam enormes reas. Esses latifndios monocultores investem cada vez mais em implementos agrcolas e assistncia tcnica, pois recebem maior apoio dos governos, como subsdios, financiamentos e linhas de crdito, ao passo que, nas pequenas propriedades, o auxlio por parte do governo quase inexistente. Dessa forma, paisagens como a mostrada na imagem abaixo ainda hoje podem ser observadas no espao agrrio da Amrica Latina.

Em inmeras pequenas propriedades da Amrica Latina so utilizadas tcnicas de cultivo tradicionais, muitas das quais vm sendo praticadas h milhares de anos, herana dos antepassados indgenas. A falta de apoio do governo, somada tendncia dos pequenos proprietrios em conservar antigas tradies, deixa esses agricultores margem do processo de modernizao. Na foto acima, um campons mexicano prepara a terra para o cultivo utilizando um oxteam, arado bastante rudimentar, na regio de Taxco, prximo cidade do Mxico, na dcada de 1990. Ao fundo, observa-se a capela abandonada de uma antiga fazenda dos tempos coloniais, como comprovam os detalhes da construo em estilo barroco.

94

A produo agrcola da Amrica Latina


Os contrastes existentes no espao agrrio da Amrica Latina refletem-se em sua produo agropecuria. Essa situao constitui um dos principais entraves ao desenvolvimento do setor agrcola latino-americano. As pequenas e mdias propriedades respondem por uma parcela significativa dos produtos destinados alimentao bsica da populao, como milho, feijo, batata, inhame e mandioca, e tambm por uma pequena parcela da produo pecuria. Porm, a produtividade baixa nessas propriedades, pois elas no conseguem se modernizar em razo da falta de apoio financeiro e assistncia tcnica. J nos latifndios monocultores alta a produtividade de gneros como cana-de-acar, caf, soja, trigo, cacau e frutas tropicais, que so destinados ao mercado externo. Em alguns pases da Amrica Latina, as criaes de gado de corte, principalmente bovino, tambm so destinadas exportao. O incentivo que essas grandes propriedades recebem dos governos deve-se, muitas vezes, presso de grupos internacionais originrios de pases desenvolvidos, pois h um grande interesse destes pases em suprir seus mercados consumidores com produtos cultivados nessas propriedades. Observe no mapa abaixo como est organizado o espao agrrio latino-americano, de acordo com suas principais reas de cultivo e criao.

O espao agrrio da Amrica Latina

380 km

700

1 400 km

Adaptado de World Atlas. Londres, Dorling Kindersley, 2003. Relembrar aos alunos o que produtividade.

95

A concentrao fundiria
Estrutura fundiria na Colmbia e no Brasil
%

Colmbia
78%

%
80 60 48% 50% 40 20

Brasil
80%

Os grficos ao lado revelam uma realidade caracterstica de todos os pases da Amrica Latina: a concentrao fundiria. Como isso est sendo representado nos grficos? Existem diferenas entre a estrutura fundiria colombiana e a brasileira? Como isso se concretiza no campo? Discuta com seus colegas.

80 60 40 20

8% 0 1,3% estabelecimentos estabelecimentos com at 10 ha com 200 ha ou mais 0

10% 2% estabelecimentos estabelecimentos com at 10 ha com 200 ha ou mais

% do nmero total de estabelecimentos % da rea ocupada pelo total de estabelecimentos


Revista de la Cepal, n. 58. Santiago do Chile, Cepal, abril/1996.

A exemplo dos pases representados nos grficos acima, a distribuio desigual das terras uma caracterstica marcante em todo o espao agrrio latino-americano. Na maioria desses pases, inclusive no Brasil, um pequeno nmero de proprietrios rurais concentra a maior parte das terras cultivveis, constituindo os chamados latifndios. Por outro lado, a imensa maioria de camponeses dividem entre si o restante das terras, constituindo as pequenas propriedades. No perodo colonial, a ocupao do territrio latino-americano ocorreu, basicamente, mediante a formao de imensas propriedades rurais, tanto para a criao de gado como para o cultivo de lavouras monocultoras de exportao. Portanto, a atual concentrao fundiria na Amrica Latina teve origem, basicamente, no sistema de produo colonial. Todavia, alm das caractersticas histricas, a

concentrao fundiria deve ser analisada tambm sob outros aspectos. Atualmente, a poltica agrcola que beneficia os latifundirios vem aumentando ainda mais a concentrao de terras, pois os pequenos proprietrios acabam vendendo suas propriedades por causa das dificuldades financeiras que encontram para produzir e sobreviver. Uma provvel soluo para esses problemas est na realizao de uma reforma agrria, isto , uma reorganizao do espao rural que tenha como objetivo a distribuio mais igualitria das terras e que, ao mesmo tempo, promova a tecnificao das pequenas e mdias propriedades, tornando-as mais lucrativas e competitivas. Alm disso, necessria uma poltica agrcola que d prioridade aos interesses internos de cada pas, ao contrrio da poltica atual, que privilegia as classes latifundirias internas e prioriza os interesses do mercado externo.

Na maioria das paisagens rurais latinoamericanas predominam as grandes lavouras monocultoras, como a da foto ao lado, que mostra o cultivo de arroz em terras uruguaias. Os latifndios monocultores so a melhor expresso da concentrao fundiria na Amrica Latina.

96

Questo da terra e reforma agrria na Amrica Latina


A diminuio da concentrao fundiria constitui um grande desafio para os pases latino-americanos, que pode ser vencido atravs da realizao da reforma agrria. Entretanto, a simples redistribuio das terras a partir da desapropriao dos grandes latifndios no garante o sucesso de uma reforma agrria. necessrio que se criem condies tcnicas e financeiras para que os produtores rurais possam assegurar o desenvolvimento de suas atividades e, conseqentemente, a posse de suas terras. Segundo muitos estudiosos, a realizao de uma reforma agrria nesses moldes pode ser bemsucedida, pois aumenta a produo agropecuria, promove uma melhor utilizao das terras agricultveis, gera empregos e fixa um grande nmero de pessoas no campo. Alm disso, a reforma agrria pode contribuir para a estabilidade social e poltica de um pas, na medida em que possibilita uma melhoria nas condies de vida, sobretudo dos camponeses e trabalhadores rurais sem-terra, diminuindo a pobreza, a marginalidade e a excluso social. Da mesma forma, ela tambm reduz as tenses sociais no campo ao eliminar a violncia gerada na disputa pela terra. Entretanto, se a reforma agrria pode trazer todos esses resultados positivos, por que ela ainda no foi efetivamente realizada na grande maioria dos pases latino-americanos? A dificuldade em promover uma reforma agrria reside no fato de que os latifundirios exercem uma forte influncia no cenrio poltico da maioria dos pases da Amrica Latina. Alm disso, uma grande parte da classe poltica que governa esses pases composta pelos prprios latifundirios que, em defesa de seus interesses pessoais, impedem que o Estado realize os projetos de reforma agrria. Desse modo, em muitos pases latino-americanos, surgem grupos e movimentos populares que reivindicam uma distribuio mais igualitria das terras, entre outras medidas de interesse social. Em alguns casos, a luta desses grupos feita por meio de milcias* armadas que promovem ataques contra as foras do governo de seus pases. Como exemplo, temos os grupos Tupac Amaru, no Peru, o EZLN (Exrcito Zapatista de Libertao Nacional), no Mxico, e a Frente Farabundo Mart de Libertao Nacional, em El Salvador. J em outros casos, a luta realiza-se sem grupos armados, de maneira mais pacfica e por meio de aes de protesto que pressionem o governo a promover a reforma agrria. o que ocorre com o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), no Brasil, que promove a ocupao de terras improdutivas como forma de presso.

O EZLN um grupo armado constitudo, em sua maioria, por camponeses indgenas que reivindicam a reforma agrria por parte do governo em reas do sul do Mxico, alm de uma maior autonomia poltica para as comunidades indgenas dessa parte do pas. Nos ltimos anos, os conflitos entre esse grupo e as foras do exrcito mexicano j deixaram centenas de mortos. O nome do grupo homenageia Emiliano Zapata que, juntamente com Pancho Villa e Pascoal Orozco, liderou milcias de camponeses, as quais desencadearam a chamada Revoluo Mexicana, em 1910. Uma das principais reivindicaes desses revolucionrios, j naquela poca, era a realizao de uma ampla reforma Comandantes do Exrcito Zapatista de Libertao Nacional. agrria no territrio mexicano.

milcia: agrupamento de pessoas que se organizam de acordo com uma disciplina militar

97

Do campo s cidades: a urbanizao na Amrica Latina


O aumento da concentrao fundiria no espao agrrio latino-americano, associado s difceis condies de vida no campo, levou uma imensa parcela de camponeses a abandonar suas terras e migrar para as cidades, principalmente a partir de meados do sculo XX. Esse movimento migratrio, que intensificou o processo de urbanizao em vrios pases da Amrica Latina, deveu-se ainda a outros fatores, como: o desenvolvimento da atividade industrial, a exemplo do ocorrido em pases como Brasil, Mxico e Argentina, que gerou muitos postos de trabalho nas fbricas, no comrcio e no setor de servios, atraindo uma numerosa mo-de-obra para as cidades; a modernizao do campo, que eliminou milhares de postos de trabalho na zona rural. Alm disso, a urbanizao dos pases latino-americanos deve-se, tambm, ao prprio crescimento natural da populao urbana. ndice de urbanizao na Amrica Latina
N O
BAHAMAS

Segundo as informaes do FNUAP (Fundo das Naes Unidas para a Populao), a Amrica Latina a mais urbanizada das regies subdesenvolvidas, pois sua taxa mdia de urbanizao encontra-se em torno de 76%, bem maior que a da sia e a da frica, de 38%. Um aspecto importante da urbanizao nos pases latino-americanos diz respeito ao processo de metropolizao*. Isso ocorre porque as correntes migratrias deslocam-se principalmente em direo aos maiores centros urbanos, onde existe uma oferta relativamente maior de postos de trabalho. Algumas das maiores cidades do mundo esto na Amrica Latina, como a Cidade do Mxico (a maior aglomerao urbana do globo), as cidades de So Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires. Observe, no mapa abaixo, a localizao dessas cidades e de outros grandes centros urbanos da Amrica Latina, e tambm a taxa de urbanizao dos pases latino-americanos.

L S

Trpico de Cncer
MXICO

Nassau Havana
CUBA

REPBLICA

Equador

DOMINICANA Porto BELIZE JAMAICA Prncipe Porto Rico (EUA) Cidade do Mxico Belmopan KingstonHAITI Santo Domingo Guatemala HONDURAS Tegucigalpa GUATEMALA NICARGUA San Salvador Mangua EL SALVADOR San Jos Cidade do Caracas Panam SURINAME VENEZUELA COSTA RICA GUIANA PANAM Georgetown Paramaribo COLMBIA Caiena Guiana Francesa (FRA) Santa F de Bogot EQUADOR

Quito

PERU

BRASIL

OCEANO PACFICO

Lima BOLVIA La Paz Braslia

Trpico de Capricrnio

PARAGUAI

Rio de Janeiro So Paulo Assuno

Percentual da populao urbana


CHILE

0%

50%

60%

80% 100%
Santiago

ARGENTINA URUGUAI Montevidu Buenos Aires

Capital Aglomerao com mais de 5 milhes de habitantes

OCEANO ATLNTICO

A Cidade do Mxico um exemplo de metropolizao. Cerca de 17% da populao mexicana, ou seja, aproximadamente 18 milhes de pessoas, reside em sua regio metropolitana e acaba vivenciando vrios problemas como a intensa poluio do ar, a criminalidade e o desemprego.

900

1 800 km

Anuario Estadstico de Amrica Latina y el Caribe 2003. Cepal, 2004. metropolizao: processo no qual uma aglomerao urbana, em razo do seu crescimento populacional e de sua importncia econmica ou poltica, passa a adquirir maior relevncia em relao s outras cidades

98

A urbanizao excludente
Barracos em favela, no Haiti.

Camels vendendo objetos usados, em Santiago, no Chile.

As imagens acima mostram aspectos da realidade vivenciada pela maioria da populao urbana latino-americana. Que aspectos so esses? Relacione-os com a situao das cidades brasileiras. O que essas imagens revelam sobre o processo de urbanizao na Amrica Latina?

Alm da tendncia em formar grandes metrpoles, a urbanizao no espao latino-americano ocorreu, na maioria das vezes, de forma desordenada, o que propiciou o surgimento de reas urbanas extremamente deterioradas. Portanto, podemos afirmar que a urbanizao na Amrica Latina foi excludente, ou seja, na medida em que uma grande parcela da populao no teve acesso a moradias adequadas e nem mesmo aos servios urbanos mais essenciais, como saneamento bsico, segurana e coleta de lixo, formouse uma ntida segregao socioespacial no meio urbano. Desse modo, apresentam-se, de um lado, as reas dotadas de ampla infra-estrutura e melhores servios e, de outro lado, os bairros mais carentes. A explicao para esse fenmeno reside nas prprias caractersticas que a urbanizao assumiu em praticamente toda a Amrica Latina. O crescimento das atividades urbanas nos pases latinoamericanos, sobretudo da indstria, no foi capaz de gerar novos postos de trabalho na mesma proporo em que aumentava a populao nas cidades.

Como conseqncia, um imenso contingente de trabalhadores passou a engrossar o chamado setor informal da economia, exercendo atividades que no possuem vnculo empregatcio e ainda oferecem baixa remunerao, como o caso dos guardadores de veculos, catadores de sucata e vendedores ambulantes, entre outros. Essa situao provocou o empobrecimento de uma grande parcela da populao, que acabou no tendo condies econmicas de ocupar as reas mais bem equipadas da cidade, onde os preos dos imveis e aluguis so muito elevados. Outro fator que muito contribuiu para essa realidade foi a omisso do Estado, que no realizou os investimentos necessrios para dotar as cidades de infra-estrutura, equipamentos e servios suficientes para garantir uma ocupao mais ordenada desses espaos urbanos. Todas essas condies contriburam para o agravamento dos problemas urbanos que atualmente atingem a grande maioria das cidades latino-americanas, como demonstram as imagens acima.
99

A economia latino-americana
Atividades econmicas na Amrica Latina
N O L S

Trpico de Cncer
MXICO
BELIZE JAMAICA HONDURAS

BAHAMAS CUBA REP. DOMINICANA Porto Rico (EUA) HAITI PEQUENAS ANTILHAS

GUATEMALA EL SALVADOR

NICARGUA

COSTA RICA PANAM

VENEZUELA GUIANA SURINAME COLMBIA Guiana Francesa (FRA)

Equador
EQUADOR

OCEANO PACFICO
PERU BOLVIA BRASIL

Trpico de Capricrnio

PARAGUAI

CHILE URUGUAI ARGENTINA

OCEANO ATLNTICO

Pases com industrializao expressiva Pases relativamente industrializados Pases com predomnio da atividade primria

1 120 km

Identifique no mapa acima como os pases da Amrica Latina esto caracterizados, de acordo com suas atividades econmicas predominantes. Podemos considerar a Amrica Latina uma regio industrializada? Por qu? Como podemos definir essa regio, de acordo com as atividades econmicas de seus pases?

Como vimos, o processo de urbanizao ocorrido na Amrica Latina est relacionado basicamente aos problemas fundirios e industrializao. Porm, essa industrializao ocorreu de maneira muito desigual, adquirindo maior importncia somente em alguns pases latino-americanos. De acordo com o mapa acima, podemos perceber que a Amrica Latina apresenta uma economia basicamente voltada para atividades do

setor primrio. Essa regio apresenta um nvel de industrializao bastante reduzido, exceo do Brasil, Mxico e Argentina, pases onde a atividade industrial possui maior peso que a agrcola. De maneira geral, o processo de industrializao ocorrido nesses trs pases guarda caractersticas muito semelhantes entre si. O desenvolvimento da atividade industrial no Brasil, Mxico e Argentina foi motivado por acontecimentos externos, principalmente pelas duas grandes guerras mundiais. Durante esses conflitos, os pases que tradicionalmente forneciam produtos industrializados Amrica Latina diminuram drasticamente as suas exportaes, devido s necessidades impostas pelas guerras. Para manter o abastecimento de seus mercados, vrios pases latino-americanos foram obrigados a produzir os gneros que, at ento, eram importados. Dessa forma, tanto o Brasil como o Mxico e a Argentina passaram a investir no desenvolvimento da atividade industrial, sobretudo no setor de bens de consumo, como vesturio, artigos txteis, calados, gneros alimentcios e utenslios em geral. Esse desenvolvimento industrial ficou conhecido como industrializao por substituio de importaes. Ao contrrio dos pases mais desenvolvidos, que se industrializaram ainda nos sculos XVIII e XIX, Brasil, Mxico e Argentina passaram por uma industrializao tardia, ocorrida somente no sculo XX. Essa industrializao se caracteriza pela transferncia de capitais e de tecnologias dos pases mais industrializados para aqueles que apresentam uma tecnologia deficiente. Isso gerou uma relao de dependncia entre esses pases at os dias de hoje, pois a maioria dos bens de produo e dos gneros mais avanados tecnologicamente continuam sendo importados dos pases mais desenvolvidos industrialmente.

Estado e industrializao
Outro aspecto marcante da industrializao brasileira, mexicana e argentina foi a participao intensa do Estado no desenvolvimento industrial. Por meio de financiamentos externos, ele investiu maciamente na implantao das indstrias de base: grandes metalrgicas, siderrgicas e petroqumicas, essenciais ao desenvolvimento dos outros segmentos industriais. Alm desses investimentos, o Estado implantou a infra-estrutura necessria ao desenvolvimento da indstria, com a construo de usinas eltricas, por exemplo, para suprir o consumo energtico das fbricas, e tambm ampliou os sistemas de transporte, para facilitar a circulao de matrias-primas e de produtos industrializados. Isso acabou gerando grandes transformaes no espao geogrfico do Brasil, do Mxico e da Argentina, no s pela realizao de grandes obras de engenharia, como tambm pelo aumento do fluxo de pessoas, mercadorias e informaes sobre o territrio desses pases. Esse aumento dos fluxos, proporcionado pela construo de uma grande malha ferroviria e rodoviria, e tambm pela ampliao do sistema de telecomunicaes, promoveu a integrao cada vez maior entre as regies de seus respectivos territrios.

100

Relembrar com os alunos o contedo sobre a diviso internacional do trabalho, estudado na pgina 59.

As multinacionais na economia latino-americana


A economia latino-americana tambm influenciada pela presena de empresas multinacionais, assim como ocorre em muitos outros pases subdesenvolvidos. Essas empresas, oriundas principalmente dos Estados Unidos, Japo e Europa, instalaram-se na regio sobretudo a partir da segunda metade do sculo XX, aproveitando-se das condies favorveis oferecidas pelos pases latino-americanos, como: o custo reduzido da mo-de-obra, se comparado aos salrios pagos por essas empresas nos pases de origem; a abundncia de matrias-primas em muitos desses pases; a existncia de um mercado consumidor, grande e em expanso, suficiente para absorver a produo dessas multinacionais; as vantagens que muitos pases ofereciam, tanto pela infra-estrutura implantada pelo Estado, como pela concesso de incentivos fiscais (iseno de impostos, financiamentos e subsdios generosos), alm da liberdade para remeter os lucros s empresas matrizes. Todos esses fatores favoreceram a expanso das multinacionais que, atualmente, esto instaladas em praticamente todos os pases da Amrica Latina, sobretudo nos mais industrializados. Essas multinacionais dominam os mais diversos ramos da indstria, como o automobilstico, alimentcio, siderrgico, metalrgico, eletroeletrnico, farmacutico, qumico e agroindustrial, entre muitos outros setores da economia. Entretanto, esse fato acabou inibindo o desenvolvimento de uma indstria genuinamente nacional em muitos desses pases, onde, at hoje, as multinacionais controlam grande parte da produo.
Os lucros exorbitantes obtidos por multinacionais em pases subdesenvolvidos so alcanados, em grande parte, devido aos baixos salrios pagos aos funcionrios de suas filiais. Os dados do grfico abaixo comparam o salrio mdio pago por uma mesma multinacional aos seus funcionrios no Brasil e em sua matriz, na Holanda.

Salrio mdio mensal em multinacional


Salrio (em US$)
4 000

US$ 4 000,00

3 000

2 000

1 000

US$ 737,00

Brasil

Holanda

Regina Queiroz (coord.). Coisas da globalizao. So Paulo, TIE, agosto/1996.

Aps ter observado o grfico acima, responda: qual a diferena entre os salrios mostrados? O que essa diferena significa para o funcionrio brasileiro? E para o Brasil? Converse com seus colegas sobre isso.

Muitos pases latino-americanos tm suas economias totalmente controladas por empresas multinacionais, que dominam inclusive setores estratgicos, como o petroqumico e o de minerao. Veja alguns exemplos: a Shell (inglesa) e a Texaco (norte-americana) controlam a explorao de petrleo e gs natural em Trinidad e Tobago; a Alcan (canadense), a Alcoa e a Reynolds (norteamericanas) mantm o monoplio da bauxita e da alumina na Jamaica e no Suriname. As multinacionais tambm controlam a produo agrcola em vrios pases latino-americanos, sobretudo na Amrica Central e no Caribe.

A foto ao lado mostra a construo de uma refinaria de gs em 1999, pertencente Atlantic LNG, uma grande multinacional norte-americana, no territrio de Trinidad e Tobago.

101

O endividamento externo da Amrica Latina


Dvida externa dos pases da Amrica Latina
Valor da dvida externa
232 160 144 36 32 6 5 250 200 150 100 50 0

Pas
Brasil Mxico Argentina Chile Peru Bolvia Honduras 0

% que a dvida externa representa do PIB


46 26 53 54 59 75 83 20 40 60 80 100

Bilhes de dlares

Enciclopdia do Mundo Contemporneo. So Paulo/Rio de Janeiro, Publifolha/Terceiro Milnio, 2002. Almanaque Abril Mundo. So Paulo, Abril, 2004.

Compare no grfico acima o valor da dvida externa de alguns pases latino-americanos e a porcentagem que esse valor representa sobre o seu respectivo PIB. Os pases mais endividados tambm so os que possuem maior PIB? Quais desses pases esto mais comprometidos com a dvida externa? Justifique as respostas dadas.

A economia dos pases latino-americanos caracteriza-se, de modo geral, pelo grande endividamento externo, ou seja, pelas dvidas que esses pases possuem com instituies internacionais ou mesmo com outros pases, como mostra o grfico acima. Os pases da Amrica Latina possuem dvidas internacionais desde quando se tornaram independentes, devido aos onerosos gastos que tiveram durante o processo de descolonizao ou at mesmo para custear suas despesas aps desligarem-se das metrpoles. O pagamento das dvidas externas tornou-se um grande problema, pois os gneros agrcolas e minerais que esses pases exportavam eram bem menos valorizados do que as mercadorias industrializadas que importavam, sobretudo da Europa. Essa diviso internacional do trabalho comprometeu a acumulao de riquezas nos pases latino-americanos, tornando muito difcil o pagamento dos emprstimos por eles realizados. Alm disso, muitos desses pases, principalmente aqueles que se voltaram industrializao, realizaram ainda mais emprstimos no exterior para promover o desenvolvimento interno, investindo em grandes obras de infra-estrutura (usinas eltricas, portos, rodovias, ferrovias, etc.) e tambm nas indstrias de base (grandes metalrgicas, siderrgicas, petroqumicas e mineradoras). Isso explica por que pases como Brasil, Mxico e Argentina apresentam as maiores dvidas externas da Amrica Latina, embora sejam os mais industrializados da regio.
102

O endividamento externo tornou-se um grande entrave ao desenvolvimento econmico dos pases latino-americanos, sobretudo a partir da dcada de 1970, quando ocorreu um sensvel acrscimo dos juros no mercado internacional. Desde ento, os governos desses pases tm aumentado o apoio produo de gneros para exportao, obtendo cada vez mais recursos para serem destinados ao pagamento dos juros da dvida.

FMI: ajuda ou interesse?


O FMI (Fundo Monetrio Internacional) foi estabelecido em 1946, aps a conferncia de Bretton Woods realizada nos Estados Unidos. Numa poca em que a economia mundial estava seriamente abalada, em conseqncia da Segunda Guerra Mundial, o FMI tinha como objetivo principal manter a estabilidade econmica internacional. Para isso, esse organismo passou a monitorar o comportamento das economias nacionais dos seus 181 pases membros, e a fornecer ajuda financeira para aqueles que precisassem de dinheiro. Como pas membro, o Brasil j recebeu assistncia financeira e adotou vrios programas econmicos estabelecidos pelo FMI. No entanto, essa instituio tem funcionado como instrumento que serve aos interesses dos pases ricos e industrializados. Em troca dos emprstimos, os pases subdesenvolvidos so obrigados a tomar medidas que acabam favorecendo a economia de seus prprios credores.

A crise econmica e o modelo neoliberal


O grande aumento da dvida externa, alm de comprometer o desenvolvimento dos pases latino-americanos, contribuiu para o desencadeamento de vrios problemas econmicos, como os altos ndices de inflao* e a queda no crescimento da economia. Esses problemas se agravaram no decorrer da dcada de 1980, que se caracterizou como um perodo de recesso, ou seja, de queda da produo, aumento do desemprego e diminuio dos lucros, levando muitas empresas falncia. Diante desse panorama, os credores internacionais suspenderam muitos emprstimos Amrica Latina, devido ao aumento dos riscos de falta de pagamento. A partir de ento, o FMI (Fundo Monetrio Internacional) passou a pressionar os pases endividados, exigindo mudanas em suas polticas econmicas. A presso exercida pelo FMI levou muitos pases, a exemplo do Brasil, a promoverem reformas em suas economias, adotando o modelo chamado neoliberal. Nesse novo modelo econmico, procurou-se conter os gastos pblicos, privatizar empresas pblicas inclusive aquelas de setores estratgicos, como o petroqumico e o de telecomunicaes e ampliar o comrcio externo, sobretudo por meio de acordos comerciais e da reduo de tarifas alfandegrias. Alm disso, as importaes foram facilitadas, a fim de incentivar a modernizao do setor privado por meio da concorrncia de produtos importados. De maneira geral, essas medidas levaram queda da inflao e retomada parcial do crescimento da economia. Por outro lado, essa poltica econmica beneficiou somente as grandes empresas e prejudicou as pequenas e mdias, alm de ter conseqncias muito negativas na rea social, como a diminuio do emprego, a elevao do custo de vida e o crescimento da pobreza. Com base nas informaes apresentadas nos grficos abaixo, possvel analisar, como exemplo, os resultados dessa poltica econmica em nosso pas. Observe.

Indicadores da economia brasileira


Dvida externa (1980-2002)
US$(bilhes)
250 200 150 100 50 0 1980 1990 1998 2002 Ano
Estatsticas Histricas do Brasil. Rio de Janeiro, IBGE, 1990. Banco Mundial. World Development Indicators, 2004.

Produto Interno Bruto (1980-2004)


US$(bilhes)
800 700 600 500 400 300 200 100 0 1980 1990 1998 2004 Ano
Almanaque Abril - Mundo. So Paulo, Abril, 2004.

Taxa de desemprego (1985-2004)


%
14 12 10 8 6 4 2 0 1985 1990 1995 2000 2004 Ano

Salrio mnimo (1980-2004)


R$
350 300 250 200 150 100 50 0 1980 1990 1999 2004 Ano
Boletim Dieese, n. 179, janeiro, fevereiro/1996 e n. 216, novembro, dezembro/1999. Lei n. 10.888, de 24/6/2004.

ndice de Inflao (1981-2004)


%
1800 1600 1400 1200 1000 800 600 400 200 0 1981 1990 1999 2004 Ano

Pesquisa mensal de emprego. IBGE, 2004.

Estatsticas Histricas do Brasil. Rio de Janeiro, IBGE, 1990. Boletim do Banco Central do Brasil, 1996/2000. Banco Central do Brasil. Relatrio de inflao. Maro/2004.

Compare os grficos acima, que mostram alguns indicadores econmicos no Brasil. Como vem se comportando a economia brasileira aps o governo ter adotado o modelo neoliberal? O que voc diria da situao socioeconmica da populao nesse mesmo perodo? Converse com seus colegas a respeito dessas questes.
inflao: aumento constante dos preos em geral, tanto dos bens quanto dos servios, o que ocasiona uma queda do poder de compra da moeda

103

Questes de compreenso
1. Na sua opinio, o que melhor caracteriza os contrastes do espao agrrio na Amrica Latina? Explique por qu. 2. A questo fundiria tem gerado violentos conflitos em vrios pases da Amrica Latina. No Brasil, somente em 2003, 87 trabalhadores rurais foram mortos em conflitos pela posse da terra. Que medidas poderiam ser tomadas para mudar essa situao? D a sua opinio sobre esse assunto. 3. Os camponeses aimaras abandonaram suas comunidades de terras pobres [] com a esperana de conseguir um trabalho mais bem remunerado e socialmente mais prestigiado nos subrbios das colinas que rodeiam La Paz. [...]
Luz Pacheco. As duas faces de La Paz. In: O Correio da Unesco, ano 25, n. 5. Rio de Janeiro, Fundao Getlio Vargas, maio/1997.

do campo para La Paz, capital da Bolvia. Por que ocorre esse movimento migratrio na Amrica Latina? Quais as suas conseqncias para o espao urbano? 4. Embora alguns pases da Amrica Latina tenham alcanado um razovel nvel de industrializao, continuam dependentes dos pases mais desenvolvidos industrialmente. Por que isso ocorre? 5. O valor do capital estrangeiro investido no Brasil est em torno de 20% do PIB nacional. No Chile, esse nmero chega a 39%; na Venezuela, 17%; e na Argentina, 13%. O que explica a presena das multinacionais nos pases da Amrica Latina? 6. Qual a relao entre a produo de gneros para exportao e o endividamento externo na Amrica Latina?

O texto citado trata de um movimento migratrio

Anlise de imagem
Observe com ateno a imagem abaixo.

Favela Vila 31, em Buenos Aires, Argentina.

Agora, interprete-a de acordo com as seguintes questes: 1. A imagem acima retrata uma paisagem urbana. Descreva os principais elementos dessa paisagem. 2. Como possvel identificar, na paisagem mostrada, as caractersticas de uma urbanizao excludente? 104 3. Por que a maioria das grandes cidades da Amrica Latina apresentam essas caractersticas? 4. Por meio de um relato ou de um desenho, mostre como seria uma urbanizao no excludente, ou igualitria, na Amrica Latina.

Amrica Latina: influncias externas e problemas de integrao


Desde o processo de independncia das colnias europias na Amrica Latina, no sculo XIX, houve vrios projetos e tentativas de integrao entre as naes latino-americanas, sobretudo no que se refere aos aspectos culturais e econmicos. Esses projetos, em sua maioria, acabaram no sendo levados adiante, o que causou um certo isolamento, principalmente do Brasil em relao aos pases de colonizao hispnica*. Quais seriam os entraves a esse processo de integrao e de intercmbio entre os pases latino-americanos? Embora existam dificuldades, o que tem sido feito para a consolidao desses ideais de integrao? Converse com seus colegas a respeito.

Como vimos no captulo 8, um dos personagens mais ativos na luta pela unio entre os pases da Amrica Latina foi o lder revolucionrio Simn Bolvar. Contudo, mesmo tendo participado do processo de independncia de vrios pases e promovido a implantao de uma confederao de Estados hispano-americanos, no incio do sculo XIX, Bolvar no conseguiu realizar seus ideais, pois os interesses das elites locais estavam mais associados aos mercados europeu ou norte-americano, de modo que elas pouco se empenharam no estabelecimento de parcerias econmicas ou polticas com os pases fronteirios. Outras tentativas de aproximao e integrao entre os pases latino-americanos tambm foram realizadas no decorrer do sculo XX, sobre-

tudo no mbito econmico, por meio de acordos comerciais. Firmados ainda na dcada de 1960, esses acordos tiveram resultados muito limitados, o que manteve bastante tmidas as relaes entre aqueles pases. Na verdade, ainda hoje, a maioria das naes latino-americanas mantm relaes comerciais e econmicas mais estreitas com os pases da Europa e com os Estados Unidos do que com seus prprios vizinhos. Mais recentemente, contudo, as perspectivas para uma integrao regional mais efetiva ganharam impulso com a criao do Mercosul, bloco econmico que ampliou as relaes polticas e comerciais entre alguns pases sul-americanos, como veremos nas pginas a seguir.

Amrica Latina: dependncia e subordinao


A dependncia econmica e a subordinao poltica em que os pases latino-americanos se encontram em relao s potncias hegemnicas mundiais, sobretudo aos Estados Unidos, tm dificultado uma integrao mais efetiva no continente. Durante o perodo da Guerra Fria, por exemplo, quando o socialismo sovitico pretendia penetrar no continente americano, os Estados Unidos adotaram vrias estratgias a fim de manter a sua influncia sobre os pases latino-americanos. Para tanto, o governo norte-americano passou a incentivar a realizao de golpes militares em vrios
hispnico: relativo Espanha, espanhol

desses pases, como Brasil, Argentina e Chile. Durante os governos militares, os Estados Unidos ampliaram sua influncia na Amrica Latina. Mesmo aps a queda das ditaduras, na dcada de 1980, os pases latino-americanos continuaram sob a tutela dos norte-americanos, que impuseram uma poltica de abertura econmica e comercial. Essa poltica obrigou esses pases a abrirem suas economias ao capital externo, aumentando ainda mais sua dependncia econmica em relao s grandes potncias mundiais. No podemos nos esquecer de que essa situao tem ocorrido com a conivncia dos governos e das elites que esto no poder dos prprios pases latino-americanos. Em vez de atuar na defesa dos interesses nacionais, essa classe dominante est mais empenhada em obter benefcios pessoais, mantendo-se atrelada aos grandes grupos econmicos internacionais.

105

Mercosul, o Mercado Comum do Sul


Em vigor desde 1991, o Mercosul um bloco econmico constitudo pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. O Chile e a Bolvia tambm passaram a fazer parte do Mercosul a partir de 1996 e 1997, respectivamente, na condio de membros associados. No entanto, no pertencem ao bloco. A constituio do Mercosul insere-se em um amplo processo de formao e consolidao de espaos econmicos, por meio dos quais os pases buscam ampliar as suas relaes comerciais e, assim, acelerar o crescimento econmico. uma tendncia mundial, a exemplo da Unio Europia, do Nafta e da Apec, entre outros blocos econmicos que estudamos no captulo 5. Na prtica, o Mercosul ainda constitui somente uma unio aduaneira, ou seja, esses pases formam uma rea de livre comrcio entre si, onde so eliminadas as tarifas alfandegrias, exceo de alguns setores estratgicos, como os de informtica e telecomunicaes. Alm disso, os pases membros
Pas Argentina Brasil Paraguai Uruguai Populaoa (em milhares de habitantes) 38 000 173 966 5 700 3 400 reab (km2) 2 766 889 8 514 876 406 752 177 414 PIBc (milhes de US$) 268 638 502 509 7 206 18 666

praticam uma tarifa externa comum (TEC) sobre os produtos de todas as demais naes do mundo. A integrao econmica completa e a formao efetiva de um mercado comum entre esses pases ainda no esto definidas. Nessa etapa, os pases membros devero liberar totalmente as suas trocas comerciais, estimulando inclusive a livre circulao de bens, capitais e pessoas. Essa demora para a formao completa do Mercosul deve-se, principalmente, s grandes diferenas socioeconmicas que existem entre os pases que compem o bloco. Para resolver essas questes, os pases precisam definir polticas que os levem ao controle inflacionrio, adequao de suas legislaes trabalhistas, definio de uma poltica salarial comum, entre outras medidas que levam um certo tempo para serem efetivadas. Compare, na tabela abaixo, como os pases do Mercosul apresentam grandes contrastes socioeconmicos.
Renda per capitac (em US$) 6 940 3 070 1 350 5 710 Taxa de Dvida Inflaoe bef desempregod externa (milhes (em % ao ano) (em %) de US$) 3,66 9,31 9,32 10,15 15,6 12,8 8,1 16,9 160 000 232 000 2 352 10 837

a) PNUD Relatrio do Desenvolvimento Humano, 2004. b) Enciclopdia do Mundo Contemporneo. So Paulo/Rio de Janeiro, Publifolha/ Terceiro Milnio, 2002. Anurio Estatstico do Brasil. Rio de Janeiro, IBGE, 2002. c) Almanaque Abril Mundo. So Paulo, Abril, 2004. d) Pesquisa Mensal de Emprego. IBGE, 2004./Organizao Internacional do Trabalho, 2003. e) Banco Central do Brasil. Boletim Mercosul, 2005. f) Aladi Associao Latino-Americana de Integrao. Estatsticas de Comrcio Exterior. 1990-2004.

As perspectivas do Mercosul so muito amplas, pois envolvem um mercado consumidor com aproximadamente 200 milhes de habitantes e um PIB total de mais de 1 trilho de dlares. Prova disso so os resultados j obtidos desde o incio dos acordos comerciais. Atualmente, o volume de exportaes entre os pases do Mercosul cerca de cinco vezes maior do que aquele verificado antes do acordo. Outro aspecto positivo que o Mercosul ampliou as relaes diplomticas entre os pases membros, o que vem favorecendo o fortalecimento da democracia na regio. H, inclusive, uma clusula nesse tratado que exclui qualquer pas do acordo, caso este no eleja os seus representantes por meio do voto popular. Alm da integrao econmica, o Mercosul tem promovido uma aproximao cultural entre os povos dos pases membros.

Relembrar com os alunos o contedo estudado na pgina 61, observando o mapa que mostra os blocos econmicos e sua localizao.

106

Impasses e desafios na construo do Mercosul

Incentivos dividem Argentina e Brasil desde o incio do Mercosul


A poltica de incentivos separa a Argentina e o Brasil desde a criao do Mercosul.
0. O Estado de S. Paulo, 22/5/200

Brasil negocia salvaguardas com o vizinho


Depois de ter duas de suas propostas recusadas, o Brasil tenta hoje mais uma vez convencer a Argentina [...] a desistir da proposta [...] de adotar salvaguardas (barreiras) automticas no comrcio entre os dois pases.
Folha de S. Paulo, 25/1/2005.

Argentina quer limitar sapato do Brasil

O setor caladista argentino [...] est em campanha para fixar limite s importaes do produto brasileiro [...]
/2005. Folha de S. Paulo, 9/2

Notcias como as que observamos acima esto se tornando cada vez mais freqentes, o que mostra a grande dificuldade que os pases do Mercosul enfrentam na construo desse bloco econmico. Isso vem ocorrendo porque a integrao comercial acabou gerando prejuzos em determinados setores da economia desses parceiros. Para defender os seus interesses econmicos, os pases adotam medidas protecionistas, como a cobrana de impostos sobre alguns produtos importados dos demais pases do prprio bloco econmico. Essas medidas caminham em direo oposta integrao econmica, situao que pode comprometer a consolidao do Mercosul. A superao desses problemas depende, sobre-

tudo, da ampliao das relaes diplomticas entre os pases membros, por meio das quais possvel encontrar solues que satisfaam os interesses econmicos de cada uma das partes. A integrao desejada, mas nenhum dos pases integrantes do bloco quer correr os riscos de sofrer uma crise econmica interna. Entretanto, o que est em jogo nessas disputas comerciais a liderana poltico-econmica da regio e, nesse jogo, o Brasil vem se firmando como a principal potncia sul-americana, estreitando suas relaes comerciais e diplomticas, no s com os pases do Mercosul, mas tambm com os demais pases americanos. Sobre essa questo, leia o texto a seguir.

Brasil amplia sua influncia na Amrica Latina


O Brasil vem se destacando como liderana regional desde a dcada de 1980, fato que se evidencia em sua influncia cada vez maior sobre os outros pases da Amrica Latina, tanto nas relaes comerciais como nas diplomticas. As relaes comerciais entre o Brasil e os demais pases latino-americanos crescem rapidamente. O pas vem aumentando a importao de matrias-primas e a exportao de produtos industrializados. A Argentina e a Venezuela, por exemplo, esto entre os maiores vendedores de petrleo para o Brasil; o Uruguai fornece, sobretudo, arroz e cevada; e o Paraguai vende quase toda sua safra de soja ao Brasil. As exportaes brasileiras aos pases latino-americanos, por sua vez, chegam a cerca de 20% do total exportado pelo Brasil, de modo que o principal mercado consumidor dos produtos industrializados brasileiros, hoje, a Amrica Latina. A fim de facilitar esse comrcio e ao mesmo tempo estimul-lo, o pas est desenvolvendo uma srie de projetos e tem investido na construo de vias de transporte, promovendo a integrao territorial. Entre essas obras esto a rodovia que ligar Corumb, no Brasil, a Santa Cruz, na Bolvia; a hidrovia TietParaA hidrovia TietParan tem sido utilizada para o transporte de cargas. Na foto, embarcao deixa a eclusa da represa de Nova Avanhandava, localizada no baixo curso do rio Tiet, na dcada de 1990.

n, que j est em funcionamento e permite a circulao de mercadorias entre Brasil, Paraguai e Uruguai e, ainda, a construo de ferrovias e gasodutos. Alm de crescentes relaes comerciais, o pas tambm vem firmando liderana na rea das relaes diplomticas, atuando positivamente em negociaes e acordos entre pases, como ocorreu na disputa de fronteiras entre Equador e Peru, em 1996, em que o Brasil foi um dos mediadores. Essa atuao poltica e econmica coloca o pas em uma posio de liderana que exigir, posteriormente, o desenvolvimento de novas formas de organizao poltica externa, devido s responsabilidades assumidas com os pases aliados.

107

Alca: uma nova face do imperialismo norte-americano


Ainda que existam alguns problemas a serem superados, as perspectivas do Mercosul so muito promissoras, fato que se confirma pela intensificao das relaes comerciais nessa regio, onde o valor comercializado j cresceu cerca de 300% desde 1991. As expectativas so ainda maiores, j que o Mercosul caminha para uma integrao mais efetiva com a Unio Europia, o maior mercado comum do planeta em movimentao comercial. No entanto, o avano nos acordos comerciais entre os pases latino-americanos e destes com outros blocos econmicos tem sido dificultado pelos Estados Unidos. Empregando toda a influncia que exercem sobre os pases latino-americanos, onde esto instaladas muitas de suas multinacionais, esse pas tem incentivado a formao da Alca (rea de Livre Comrcio das Amricas), a fim de assegurar seus interesses comerciais e ampliar sua influncia na Amrica Latina. A criao da Alca, segundo afirmam muitos especialistas (e ao contrrio do que o governo norteamericano assegura), serviria apenas aos interesses comerciais dos Estados Unidos, pois, com a formao desse bloco, o pas ter um grandioso mercado consumidor para absorver os produtos fabricados em seu parque industrial, o maior e mais competitivo do mundo. Prova disso que os Estados Unidos no aceitam uma integrao completa, que permita, por exemplo, a livre circulao de pessoas e trabalhadores em seu territrio, como ocorrer no Mercosul. Assim, ao mesmo tempo em que defendem a integrao comercial, os Estados Unidos no querem permitir a migrao de trabalhadores para o seu pas. Alm disso, os Estados Unidos esto entre os pases mais protecionistas do mundo, impondo restries importao de produtos de vrias naes, como aos calados e aos produtos txteis e agropecurios de alguns pases da Amrica Latina, por exemplo. Vrias dessas restries atingem diretamente as exportaes brasileiras, como nos casos do suco concentrado de laranja e do tabaco, que possuem altas tarifas de importao nos Estados Unidos. O Brasil tambm tem cotas definidas de exportaes para o mercado norte-americano, como ocorre na exportao do acar. J as carnes bovina, suna e de aves tm sua entrada proibida naquele pas, que alega problemas sanitrios e falta de higiene no processamento desses produtos brasileiros.

A Alca e os interesses do Brasil


Os Estados Unidos so os maiores interessados na formao da Alca. Os norte-americanos querem promover, o mais rpido possvel, a abertura do mercado latino-americano, tendo em vista a ampliao de sua participao comercial nessa regio. Segundo alguns analistas econmicos, o livre comrcio nas Amricas favorecer apenas aos Estados Unidos, que tm possibilidades de obter mais vantagens devido sua condio de grande potncia econmica. Para as frgeis economias dos pases subdesenvolvidos, uma maior abertura comercial pode favorecer o aumento da concentrao de renda e do desemprego e a piora nas condies de trabalho. O Brasil j conheceu uma experincia semelhante ao promover, no incio da dcada de 1990, uma maior abertura de sua economia. A conseqncia direta foi a demisso em massa e a falncia quase total de alguns setores industriais. Alm disso, a formao da Alca acarretaria uma outra conseqncia desfavorvel para o Brasil: o livre comrcio nas Amricas foraria o nosso pas a priorizar suas relaes comerciais com os Estados Unidos, e isso poderia gerar uma grande insatisfao dos demais pases que mantm negcios com o Brasil. De fato, o Brasil conquistou uma importante posio no comrcio mundial, mantendo negcios com as mais diversas naes, desde a Europa, at a frica e a sia. A formao da Alca, portanto, poderia ameaar a posio de destaque que o Brasil alcanou no comrcio global.

108

O narcotrfico na Amrica Latina


O comrcio ilegal de drogas, o narcotrfico, ocupa atualmente a posio de segundo maior ramo comercial do mundo, atrs apenas do comrcio de armas, e movimenta cerca de 500 bilhes de dlares ao ano. O narcotrfico constitui uma atividade criminosa de distribuio de substncias txicas (drogas) que provocam alteraes comportamentais e podem causar dependncia fsica e mental. Entre as diferentes drogas que existem, a cocana a mais produzida e exportada pela Amrica Latina, principalmente pela Colmbia, Peru e Bolvia. O trfico de cocana envolve diferentes fases, que se iniciam com o plantio do arbusto da coca, matria-prima para a obteno dessa droga. Da folha , ento, produzida uma pasta-base que, ao passar por um processo qumico (o refino), transforma-se em p, a cocana. O transporte da droga, outra fase do processo, realizado por diferentes rotas, sendo que as principais delas passam pelo territrio brasileiro. A cocana entra no pas principalmente pela regio amaznica, sendo ento levada at os portos e aeroportos, onde embarcada para os demais continentes. Ao chegar ao seu destino, a droga entregue a traficantes atacadistas, que a repassam aos varejistas que vo vend-la aos consumidores. A etapa final da atividade a lavagem do dinheiro* do crime, realizada por meio de investimentos em bolsas de valores, comrcio de objetos de arte, jogos, etc. Parte do dinheiro do trfico destinada a atividades ilcitas, como a manuteno de redes de prostituio, corrupo e contrabando. O narcotrfico tambm contribui para a manuteno de guerrilhas antigovernistas, como as FARC (Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia). Diversas organizaes criminosas realizam o narcotrfico, como os grupos mafiosos* de origem japonesa, chinesa, norte-americana, italiana e russa, alm de outras organizaes menores, obtendo lucros fenomenais com o trfico de drogas. O narcotrfico e o imperialismo norte-americano
Atualmente, os Estados Unidos tm utilizado o pretexto do combate ao narcotrfico para interferir na poltica interna de vrios pases da Amrica Latina. O caso mais grave ocorre na Colmbia, cujo governo recebe ajuda militar e financeira dos norte-americanos a fim de erradicar as plantaes de coca e combater os narcotraficantes e os grupos guerrilheiros. Com essa estratgia, os Estados Unidos visam diminuir a oferta da cocana em seu pas (maior mercado consumidor da droga). Alm disso, obtm vantagens com a venda de armas e aeronaves norteamericanas aos colombianos, obtendo, assim, retorno de parte de seus investimentos.

Os camponeses e a produo de coca


Mascar folhas de coca um hbito cultural muito antigo entre os ndios habitantes de algumas regies dos Andes e, por isso, seu consumo ali comum. A planta, considerada sagrada por esses povos, possui propriedades nutritivas e analgsicas. No entanto, aps a descoberta do processo que transforma a folha em droga, seu cultivo aumentou e passou a ser muito rentvel (95% das plantaes so destinadas produo de cocana). Estima-se que existam cerca de 1,3 milho de pessoas que cultivam a coca, os chamados cocaleros, encontrados no Peru, Bolvia e Colmbia. Esse nmero explicado pelo empobrecimento da populao camponesa, causado principalmente pela queda do lucro com culturas tradicionais como o feijo e a laranja. Por meio do cultivo de coca, os cocaleros garantem uma renda at sete vezes superior que obteriam se cultivassem outros produtos. Alm disso, muitos camponeses so pressionados por narcotraficantes e grupos guerrilheiros a continuarem o cultivo da coca, garantindo a produo da droga e o conseqente lucro dessas organizaes.
A utilizao das folhas de coca muito comum entre os povos dos pases andinos, como o Peru (ao lado), onde so comercializadas legalmente.
lavagem de dinheiro: prtica em que o dinheiro obtido de forma ilcita transforma-se em dinheiro legal ao ser aplicado em bancos, empresas, turismo, etc mafioso: pertencente mfia, organizao criminosa constituda por grupos que atuam no controle de determinados territrios, sobretudo nos negcios ilcitos, como contrabando, trfico de drogas e de armas

109

Cuba, um pas que rompeu com o imperialismo


Analfabetismo* Analfabetismo
%
20 15 10 5 0 40 35 30 25 20 15 10 5 0

Mortalidade infantil

30
80 70 60 50 40 30 20 10 0

Expectativa de vida
Anos
76,7 68 78,9

13,6

Cuba Brasil Frana

3,1

*Na Frana o analfabetismo menor que 1% e por isso no aparece no grfico.


PNUD - Relatrio do Desenvolvimento Humano, 2004.

Os grficos acima mostram alguns indicadores sociais em Cuba, no Brasil e na Frana. Observando-os, caracterize alguns aspectos referentes vida da populao de cada pas. Mas, se Cuba tambm tem um passado histrico colonial de explorao, como o Brasil, por que os seus indicadores sociais se aproximam daqueles apresentados por pases mais desenvolvidos, como a Frana?

Cuba, um pas localizado nas Antilhas, ocupa um territrio de 110 922 km2, rea um pouco maior que a do estado de Pernambuco, e possui uma populao de 11,3 milhes de habitantes. De maneira geral, a histria de Cuba assemelha-se dos demais pases latino-americanos: dizimao da populao indgena nativa, formao de grandes plantations e insero de trabalho escravo de negros africanos. No entanto, para compreendermos melhor a realidade cubana, precisamos conhecer um pouco mais de seu passado histrico. At o incio da segunda metade do sculo XX, Cuba era um pas bastante dependente do capital estrangeiro, sobretudo dos Estados Unidos e da Inglaterra, que exerciam uma forte influncia sobre sua economia, controlando grande parte dos recursos minerais, da produo agrcola e de suas empresas. Essa situao comeou a mudar a partir de 1959, quando um grupo de guerrilheiros liderados por Fidel Castro deps o governo do general Fulgncio Batista, o qual julgavam conivente com os interesses externos. A revoluo levou ao poder Fidel Castro, que, a partir de ento, promoveu uma poltica antiimperialista em defesa dos interesses internos do pas. Esse governo, apesar de ditatorial, introduziu uma ampla reforma agrria, eliminando os latifndios, e passou ao controle do Estado os meios de produo, nacionalizando as empresas estrangeiras. Alm disso, priorizou de maneira absoluta os setores de sade e educao, fato que proporcioA foto ao lado mostra uma sala de aula com estudantes secundaristas em Cuba. A prioridade dada pelo Estado educao faz com que a maior parte dos jovens cubanos cheguem a concluir um curso universitrio.

nou uma expressiva melhora nas condies de vida da populao. Entretanto, como o governo de Fidel contrariava os interesses do governo norte-americano, os Estados Unidos promoveram um embargo econmico* a Cuba, por meio de um bloqueio comercial. Alm disso, os Estados Unidos ainda foraram outros pases, sob a sua influncia, a tambm romperem relaes comerciais com Cuba. Essa situao acabou levando o governo cubano, que j se caracterizava por uma orientao socialista, a estreitar suas relaes com a Unio Sovitica. Assim, Cuba passou definitivamente a fazer parte do bloco socialista, o que representou uma grave ameaa aos Estados Unidos. O territrio cubano, localizado a cerca de 170 quilmetros do territrio norte-americano, chegou a ser utilizado at mesmo como base de msseis nucleares soviticos, no auge da Guerra Fria.

110

embargo econmico: forma de presso poltica e econmica de um pas sobre o outro mediante a suspenso do comrcio e do crdito

Cuba na atualidade
Mesmo sofrendo o embargo econmico promovido pelos Estados Unidos, Cuba conseguiu colocar em andamento as reformas econmicas planejadas pelo regime socialista. Isso foi possvel devido ao apoio que o pas recebeu da Unio Sovitica, seu principal parceiro comercial, que adquiria grande parte do acar cubano, principal produto do pas. Todavia, essa situao mudou radicalmente a partir de 1991, pois, com o desmoronamento da Unio Sovitica, Cuba perdeu sua principal fonte de ajuda financeira, o que mergulhou o pas numa grave crise econmica. O PIB cubano sofreu uma grande queda, repercutindo diretamente nas condies de vida da populao. Na tentativa de resolver esses problemas, o governo cubano, mesmo sem abandonar as principais linhas do regime socialista, vem promovendo uma maior abertura da economia, com o objetivo de atrair capital externo. Os investimentos esto sendo realizados principalmente no setor de turismo, como na construo de hotis luxuosos e na ampliao dos servios de lazer, atraindo turistas e gerando divisas para o pas. Cuba tambm vem conseguindo estabelecer parcerias comerciais no campo da produo de remdios e vacinas, j que o pas abriga centros de excelncia em pesquisa mdica. Apesar de essa atividade ter crescido no pas, os seus resultados ainda so pouco significativos para a retomada do crescimento econmico. De maneira geral, o pas continua dependendo basicamente das atividades agrrias, destacando-se na produo de cana-de-acar, tabaco, frutas e na explorao de nquel. Esses gneros so destinados exportao, de onde provm a maior parte das divisas do pas. O mapa abaixo, juntamente com os grficos, demonstra os principais aspectos que caracterizam a atual organizao do espao cubano. Observe.

Organizao do espao cubano


N O S L

Havana

Matanzas

OCEANO ATLNTICO
Pinar del Ro Cienfuegos Santa Clara

C U BA
MAR DO CARIBE
Uso da terra Pastagem Lavoura Floresta Principais atividades Caf Cana-de-acar Tabaco Pecuria Pesca Minerao Indstria alimentcia Cidade com mais de 100 mil habitantes Capital Rodovia principal Ferrovia principal Aeroporto principal Principal rea industrial quadro 1 Camagey Holgun

Bayamo

Guantnamo 0 65 km

Santiago de Cuba

Adaptado de World Atlas. Londres, Dorling Kindersley, 2003. quadro 2

Populao
rural

PIB (por setor de atividades)


primrio

18,1%

7%
tercirio

Observe a localizao das principais cidades cubanas, inclusive de Havana, a capital do pas. Verifique no quadro 1 como a populao est distribuda entre o campo e as cidades. Quais so e onde se localizam as principais culturas que ocupam o espao agrrio cubano? Relacione a produo agrcola e a industrial com o quadro 2, que mostra a participao de cada setor no PIB total do pas. De acordo com o quadro 3 e as informaes do mapa, como se distribui a rede rodoferroviria em Cuba?

urbana

81,9%

47%

secundrio

46%

quadro 3

Rede de transportes
ferrovias 4 382 km rodovias

29 820 km

Anuario Estadstico de Amrica Latina y el Caribe 2003. Cepal, 2004. Almanaque Abril Mundo. So Paulo, Abril, 2004.

111

Questes de compreenso
1. Simn Bolvar desejava a unio territorial dos pases latino-americanos. Atualmente, de que maneira so realizadas as aproximaes entre esses pases? 2. Com relao ao mercado mundial, qual a importncia da formao do Mercosul para seus pases membros? 3. Em que fase se encontra a constituio do Mercosul? Explique as principais caractersticas dessa fase. 4. De que maneira o Brasil vem assumindo o papel de lder poltico-econmico do Mercosul? 5. Quais so os principais impasses existentes para a consolidao do Mercosul? 6. Destaque o principal objetivo dos Estados Unidos com a formao da Alca e por que h desvantagens na formao desse bloco para os pases latino-americanos. 7. De que forma o imperialismo dos Estados Unidos se concretiza nos pases americanos? Como isso se verifica no combate ao narcotrfico? 8. Os baixos ndices de analfabetismo e mortalidade infantil verificados em Cuba levam o pas a apresentar um IDH de 0,809 (em 2002), relativamente elevado quando comparado ao ndice dos pases subdesenvolvidos. De que maneira a vida da populao do pas pde atingir condies semelhantes s dos pases desenvolvidos? 9. Com o incentivo do governo cubano atividade turstica em seu territrio, qual setor de atividades deve se desenvolver? Isso bom para o pas? Explique.

Pesquisa e concurso
Atualmente, a Unio Europia o exemplo mais avanado de integrao poltica e econmica existente entre pases. Para que essa unio ocorresse de forma plena, foi necessria a chamada unificao monetria, ou seja, a criao de uma moeda nica, que passou a circular em 2002 entre os pases membros, com exceo da Dinamarca e do Reino Unido. Entre as etapas propostas para a integrao dos pases do Mercosul, est tambm a da unificao monetria. Assim teramos uma moeda nica que substituiria o real, no Brasil, o peso, na Argentina e no Uruguai, e o guarani, no Paraguai. Como deveria ser essa moeda? Com seus colegas, organize um concurso para eleger a melhor proposta para a confeco da futura moeda. Para tanto, sigam as etapas abaixo: 1. Dividam-se em grupos de no mximo trs integrantes, depois criem o nome e os modelos da nova moeda, com cdulas de 1, 5, 10, 20, 50 e 100 unidades monetrias. 2. Pesquisem elementos naturais ou culturais (fauna, flora, acidentes geogrficos, monumentos, etc.) comuns s paisagens dos pases membros, ou mesmo personagens histricos, que possam ser utilizados como smbolos nas estampas das cdulas de cada valor, servindo tambm de inspirao para a criao do nome da moeda nica. Lembrem-se de que uma das faces da moeda sempre dever ter a mesma estampa, seja qual for o valor da cdula. 3. Confeccionem as cdulas em papel cartolina, colorindo as estampas das cdulas de cada valor de forma diferenciada. 4. Criem um texto justificando a escolha do nome para a moeda nica e a escolha dos elementos que foram estampados nas cdulas. 5. Exponham os trabalhos de cada grupo no mural da escola.

Ao final dos trabalhos de pesquisa e elaborao, promovam uma votao para escolher a melhor proposta para a moeda nica do Mercosul. Convidem todos os alunos da escola para participar.

112

You might also like