You are on page 1of 21

Exerccios Espirituais: Pierre Hadot, Michel Foucault e a filosofia como modo de vida.

Autora: Bianca Cristina Vieira Pereira Doutoranda em sociologia pelo Instituto Universitrio de Pesquisas do Rio de Janeiro IUPERJ

ndice

Introduo...................................................................................................................................03 I - Pierre Hadot e os exerccios espirituais..................................................................................04 I.I - O platonismo............................................................................................................04 I.II - O estoicismo...........................................................................................................10 II - Michel Foucault e o cuidado de si..........................................................................................14 Concluso...................................................................................................................................20 Referncias bibliogrficas...........................................................................................................21

Introduo
Michel Foucault, renomado filsofo francs, em seus ltimos escritos
_ _

mais

precisamente no Uso dos Prazeres (1984) e no Cuidado de Si (1985) que correspondem, respectivamente, ao segundo e terceiro volumes da Histria da Sexualidade , introduziu a

questo da subjetividade ao propor uma forma do indivduo relacionar-se consigo mesmo. Forma esta que parte principalmente da contribuio filosfica grega antiga, que concebia a filosofia como um estilo de vida. As obras anteriores elaboradas por Foucault tinham como eixo terico a questo do poder, posteriormente o autor passou a tratar a questo do governo e finalmente chegou temtica do "governo de si". O que antes era tido como poder negativo, repressivo, passou a ser no ltimo Foucault, um poder positivo, constituinte.

Pierre Hadot escreveu, em sua obra "Exercices spirituels et philosophie antique" (1987), algo que supostamente teria influenciado Michel Foucault na elaborao dos argumentos que foram publicados no final de sua vida, apesar de s haver uma meno a Pierre Hadot na introduo ao Uso dos Prazeres. Os dois autores no chegaram a estabelecer um dilogo sistemtico que levasse em conta seus respectivos trabalhos, devido, no mnimo, ao falecimento de Michel Foucault em 1984.

O presente trabalho divide-se em duas partes fundamentais que visam uma melhor compreenso do que ambos os autores definiam e propunham quando se referiam a um tipo peculiar de filosofia, a qual era encarada principalmente como um modo de vida. Na primeira parte do trabalho, a proposta de Pierre Hadot esboada, localizando os chamados "exerccios espirituais" nas doutrinas referentes ao platonismo e ao estoicismo respectivamente. A escolha destas duas escolas filosficas so justificadas pelo fato de que tanto Hadot, quanto Foucault adotam no seio de suas propostas, os postulados defendidos e praticados por ambas as escolas. Vale ressaltar que no Banquete (1972) de Plato, cuja figura mtica de Scrates se faz presente, que aparece pela primeira vez na histria da filosofia a noo do filsofo como um praticante da filosofia. E justamente em razo deste fato que o Banquete ganha espao neste captulo. A terceira e ltima parte, por sua vez, visa percorrer os argumentos foucaultianos desenvolvidos nos dois ltimos volumes da Histria da Sexualidade, com nfase ao Cuidado

de Si. Ao longo do captulo, as restries e pontos de contato existentes entre Foucault e Pierre Hadot so desenvolvidos.

I-

Pierre

Hadot

os

exerccios

espirituais

na

Antigidade.
Pierre Hadot, em sua obra "O que a filosofia antiga?" (1999) e tambm em "Exercices spirituels et philosophie antique" (1987), exps uma concepo de filosofia que ope-se a concepo moderna, na medida em que concebemos o saber, nos dia atuais, como algo a ser encontrado nas construes tericas e mais, que a funo do filsofo consiste em debruar-se sobre teorias abstratas, independente do estilo de vida que adote. A filosofia tratada por Hadot tem suas origens na Antigidade, mais precisamente na Grcia, cuja idia fundamental formar as almas dos alunos, de modo que estes exercitem a formao de si mediante o uso do discurso filosfico e tambm mediante um modo de vida que permita ao indivduo estar em harmonia com a razo. Hadot no somente descreve a concepo filosfica presente na Antigidade, como tambm acredita que esta possvel de ser atualizada. Os exerccios espirituais cumpririam papel fundamental nesta empreitada. Vejamos de uma maneira geral como os preceitos desta concepo adotada por Hadot estiveram presentes ao longo de todas as escolas filosficas da Antigidade. Tanto o platonismo, quanto o estoicismo, sero retomados de alguma maneira por Michel Foucault posteriormente.

I.I- O platonismo

Segundo Hadot, quando nos debruamos sobre a filosofia praticada na Antigidade percebemos que todas possuem no s um trao histrico comum, mas tambm um trao espiritual. Posteriormente, estes traos foram transmitidos tempos modernos. Idade Mdia e tambm aos

Pierre Hadot considera primeiramente que as teorias filosficas da Antigidade, mais precisamente as desenvolvidas partir de Scrates, esto intrinsecamente ligadas a uma escolha sobre determinados estilos de vida. Por estilo de vida entende-se uma opo existencial, uma maneira de comportar-se perante si e o grupo circundante. Esta opo existencial segundo ele, inicial e no final, ou seja, o discurso filosfico origina-se destes

respectivos modos de vida e no o contrrio, afinal, sua funo justamente revelar de maneira racional estas vises de mundo.

A palavra filosofia designa inicialmente "amor pela sabedoria", e esta no restringe-se, na filosofia antiga, a meros preceitos tericos e abstratos como encontramos atualmente. O filsofo antigo caracteriza-se tanto pelo discurso que aplica, quanto pelo modo de vida que pratica. A sabedoria para este, um objetivo inalcanvel (estado ontolgico transcendente). Contudo, a busca incessante pela sabedoria o melhor presente que a vida pode oferecer ao homem.

Este modelo de filsofo encontrado no encantador dilogo de Plato denominado " O Banquete" (1972). A figura mtica de Scrates se apresenta como o eixo central da definio do filsofo como um "vivenciador" da filosofia. Scrates marcou profundamente a histria da filosofia, apesar de no ter escrito nada durante sua vida. Alguns de seus discpulos difundiram sua mensagem mediante a fundao de escolas socrticas. Estas escolas possuam contedos bastante diferentes, mas todas concebiam a filosofia como um modo de vida.

Scrates um homem consciente de que nada sabe. este filsofo que est constantemente lembrando aos outros que o saber no uma "receita de bolo" cujas proposies ou ingredientes podem ser fabricados e transmitidos. Nesta passagem do Banquete percebemos isso claramente quando Agato diz: "_ Aqui, Scrates! Reclina-te ao meu lado, a fim de que ao teu contato desfrute eu da sbia idia que te ocorreu em frente de casa. (...) Scrates ento senta-se e diz: 16).
_

Seria bom Agato, se de tal natureza fosse a

sabedoria que do mais cheio escorresse ao mais vazio..." (PLATO: 1972, p.

Scrates age interrogando os que julgam saber efetivamente alguma coisa, demonstrando inteno de aprender com eles. Quando o interlocutor est vontade no dilogo, Scrates o eva a descobrir que nada sabe. Este mtodo conhecido como "ironia l socrtica":

"...no se trata de uma atitude artificial, de um parti pris de simulao, mas de uma espcie de humor que recusa levar totalmente a srio tanto os outros como a si mesmo, porque, precisamente, tudo o que humano, e mesmo tudo o que filosfico, coisa bem pouco assegurada, de que no se pode ter muito orgulho. A misso de Scrates fazer com que os homens tomem conscincia de seu no-saber" (HADOT: 1999, p. 52).

Scrates adota, diferentemente da idia professoral de filsofo que encontramos nos sofistas, um mtodo filosfico que no se caracteriza pela transmisso do saber, e sim por levar o indivduo aporia, ou seja, impossibilidade de conjeturar um saber. Desta maneira, o contedo do tema discutido entre Scrates e o interlocutor recebe importncia secundria, pois o que est em jogo o dilogo em si, que leva o indivduo a um permanente estado de alerta acerca de suas proposies.

Trata-se to somente de um cuidado permanente de si. Tanto a maneira de Scrates levar a vida (esquisito, criador de aporia), quanto o mtodo que utiliza para interrogar os outros, proporcionam uma verdadeira revoluo interior em quem se permite dialogar com ele. Segundo Hadot, o indivduo experimenta o sentimento de no mais ser o que supunha ser. Neste momento, a individualidade d lugar universalidade, pois ambos, o filsofo e o interlocutor, atingem um lgos que comum a ambos. "No fim das contas, aps ter dialogado com Scrates, seu interlocutor... toma distncia em relao a si mesmo, desdobra-se, uma parte de si mesmo identificando-se, de agora em diante, com Scrates no acordo mtuo que este exige de seu interlocutor em cada etapa da discusso. Opera-se nele uma tomada de conscincia de si; ele se pe a si mesmo em questo" (HADOT: 1999, p. 55-56).

Pierre Hadot enfatiza que a importncia de Scrates para a filosofia antiga e tambm para as posteriores, localiza-se na idia de que o saber antes de tudo, uma descoberta pessoal. O filsofo apenas um instrumento que auxilia o outro a operar esta descoberta interior, no a partir de conceitos, mas sim de valores. Vale ressaltar que para Scrates, o homem possui o desejo inato de realizar o bem, e se este erra (comete o mal moral) porque o

faz acreditando que encontrou o bem. Assim, o filsofo orienta o outro a atingir a pureza da inteno moral, e para que isto acontea faz-se necessrio o contnuo exame de si.

Pierre Hadot enfatiza a idia de que Scrates, apesar de disseminar aporia por todos os lados, um homem constantemente inserido na vida social. O que ele quer dizer que o indivduo no precisa estar fora-do-mundo para transformar-se interiormente, muito pelo contrrio, o cuidado de si perde a sua eficcia social quando se d em casos isolados. No adianta apenas um indivduo tornar-se melhor, pois participar da vida social uma aspirao para que as coisas mudem, e a melhor maneira de resistir ao que est errado estando prximo do erro.

Plato, que fora influenciado pela personalidade de Scrates, concebeu em sua obra O Banquete, um novo sentido palavra "filosofia", a qual at ento designava o conhecimento que os sofistas podiam conceder aos seus alunos. A histria do Banquete mais ou menos a seguinte: Agato, que j fora mencionado anteriormente, era um famoso poeta que acabara de vencer um concurso de tragdias e por isso ofereceu um banquete. Neste banquete, discursos foram proferidos em honra a Eros, deus do amor. Scrates, que fora convidado para o banquete, foi o nico que ao falar do amor, manifestou nada saber. No final, Alcibades faz um longo elogio a Scrates, que , por sua vez, o nico lcido no final da histria. Mais adiante, veremos o porqu desta lucidez.

O Banquete aparentemente muito simples, contudo, h neste um sentido profundo e sutil que justamente o de traar a nova concepo da figura do filsofo. Segundo Hadot, durante os discursos percebe-se que os traos de Eros e Scrates se confundem. Eros por ser filho de Penia (deusa da p obreza) e de Poros (deus da riqueza), e por ter nascido no dia de Afrodite (deusa da beleza), portador de trs respectivas caractersticas: amoroso, miservel e caador. Scrates tambm portador de um desejo impetuoso, e enfeitia as almas pelas palavras. Sendo assim, o retrato de Eros-Scrates concebido no Banquete estabelece de forma brilhante o novo conceito de filsofo a ser conhecido da em diante.

A partir de ento, a filosofia comeou a propagar a idia de nada saber, e tambm a caracterizar-se pelo exerccio da busca pela sabedoria. No Banquete, o amor aparece no apenas como o desejo pelo que sbio e belo, mas tambm como ambio de imortalizao, que se d pelo intermdio da fecundao da alma.

"A alma fecunda s pode fecundar e frutificar por seu comrcio com outra alma, na qual sero reconhecidas as qualidades necessrias; e esse comrcio pode instituir-se pela palavra viva, pela conversa diria que supe uma vida comum, organizada em vista de fins espirituais, e por um futuro indefinido e rapidamente uma escola filosfica, tal como Plato concebera a sua, em sua poca presente e como continuidade da tradio" (HADOT: 1999, p. 91).

Uma outra caracterstica crucial da nova filosofia proposta por Plato, o estabelecimento de uma comunidade de vida e do dilogo entre mestres e discpulos no seio das escolas. Escolas fundadas no intuito de valorizar, tanto a vida em comum quanto o uso que se pode fazer da palavra viva como instrumento do cuidado de si. De certa forma, estas escolas so a institucionalizao da concepo socrtica de pedagogia. Plato reconhece que observar os costumes de Scrates foi mais produtivo do que seus ensinamentos propriamente ditos. Sendo assim, conclui que os ensinamentos s possuem valor quando diretamente vinculados a um modo de vida.

As escolas tambm possuam inteno poltica. Contudo, Plato almejava dar um passo frente dos sofistas, na medida em que propunha um saber fundado sobre um mtodo racional rigoroso atrelado concepo socrtica pedaggica baseada no dilogo, no modo de vida e no cuidado permanente de si. Segundo ele, mesmo que os alunos no governem diretamente a cidade em que vivem, estes podem governar a si mesmos segundo um modelo ideal de cidade. Esta caracterstica estar presente na maior parte das escolas filosficas posteriores.

A dialtica, entendida como o exerccio de discusso de uma determinada tese, era ensinada na Academia de Plato visando, antes de tudo, que os alunos escapassem das armadilhas do interrogador. O objetivo no apenas que vena o mais hbil e sim, que cada um funde seus argumentos em torno do que o outro reconhece saber. Ambos devem atingir um acordo baseado num saber compartilhado ( lgos), superando pontos de vista particulares. Sai-se do particular e atinge-se o universal. Trata-se de um exerccio espiritual mtuo, de uma ascese, ou seja, de uma transformao deles mesmos.

10

"Um verdadeiro dilogo no possvel se no se quer realmente dialogar. Graas a esse acordo entre interlocutores, renovado a cada etapa da discusso, j no um dos interlocutores que impe sua verdade ao outro; bem ao contrrio, o dilogo ensina-lhes a pr-se no lugar do outro... Graas a seu esforo sincero, os interlocutores descobrem por eles mesmos, e neles mesmos, uma verdade independente deles, na medida em que se submetem a uma autoridade superior, o lgos" (HADOT: 1999, p.100).

O legado que Plato deixou para a histria da filosofia resume-se ao fato de que viver filosoficamente implica dedicar-se no somente vida intelectual e sim, debruar-se sobre a vida espiritual. A tica do dilogo conduz a infinitas transformaes na alma dos indivduos, colocando em jogo toda a vida moral.

A tica do dilogo o exerccio espiritual por excelncia. Porm, vrios outros exerccios espirituais eram praticados no interior da Academia visando a manuteno do modo de vida transmitido por Scrates. Segundo Hadot, exerccios espirituais so "praticas que podem ser de ordem fsica, como regime alimentar; discursiva, como o dilogo e a meditao; ou intuitiva, como a contemplao, mas que so todas destinadas a operar modificao e transformao no sujeito que as pratica" (HADOT: 1999, p. 21).

Plato, ao longo de seus dilogos, cita alguns tipos de exerccios espirituais que levam transformao de si. Um deles a preparao para o sono. Trata-se de tentar afastar da alma os sonhos que revelam o lado "temvel" e "selvagem" que existe em ns, ou seja, as nossas paixes. Para tal tarefa, faz-se necessrio que, durante o dia, a parte racional da alma seja estimulada mediante discursos interiores e meditao.

O mais importante exerccio o chamado "exerccio para a morte". Plato afirma que a filosofia em si um exerccio para a morte, na medida em que esta cumpre a funo de desligar o corpo da alma, afinal, o corpo engedra paixes que devem ser dispersadas mediante a purificao do pensamento. O "eu" quando liberto do corpo e identificado ao lgos, elimina o medo da morte e faz com que a alma passe a olhar a realidade com mais universalidade. " A individualidade corporal cessa de existir no momento em que se exterioriza no lgos" (HADOT: 1999, p. 106). A filosofia como modo de vida, como exerccio, retratada no

Banquete logo no incio, quando Aristodemo e Scrates caminham em direo a casa de

11

Agato, e este ltimo fica para trs: "Scrates ento, como que ocupando o seu esprito consigo mesmo, caminhava atrasado" .Aristodemo, por sua vez, chega ao local do banquete, onde todos sentem falta de Scrates. Ento Agato diz a um servo: "No vais procurar Scrates e traz-lo aqui, menino?" e um outro servo diz: "Esse Scrates retirou-se em frente aos vizinhos e parou; por mais que eu o chame no quer entrar" Ento Aristodemo constata: "Deixai-o! um hbito seu esse. s vezes retira-se onde quer que se encontre, e fica parado" (PLATO: 1972, p. 15-16). Percebe-se neste momento que Scrates tinha o hbito de voltarse para si, para sua interioridade onde quer que estivesse. O fato de ter permanecido lcido at o final do banquete, diferentemente de todos que se encontravam ali, sugere que ele, como praticante dos exerccios espirituais, possua certa resistncia s fraquezas da carne.

Como podemos observar, Plato fornece ao mundo um saber supradiscursivo, baseado, assim como Scrates, em valores e, secundariamente, em contedos. Estes ltimos so utilizados visando o triunfo dos primeiros. As cincias matemticas, por exemplo, empenhavam-se em purificar o esprito das representaes sensveis.

A filosofia praticada no perodo helenstico (IV a.C. - I a.C.) foi profundamente marcada pelo esprito socrtico. Havia praticamente quatro escolas em Atenas: a Academia de Plato, o Liceu de Aristteles, O Jardim de Epicuro e a Stoa de Zeno. No momento, nos debruaremos somente sobre esta ltima, pois uma parte do argumento de Michel Foucault, o qual veremos adiante, funda-se sobre os preceitos do estoicismo.

I.II- O estoicismo

Zeno de Citium (334 - 262 a.C. aproximadamente) foi o fundador da antiga escola estica. Tudo comeou quando seu pai lhe deu uns tratados socrticos, os quais lhe despertaram o entusiasmo para com os estudos filosficos. Por volta do ano 300, Zeno funda a sua escola. Por ser localizada no prtico, cuja correspondncia em grego stoa, passou a ser denominada "estica". Assim como Plato, Zeno conferia primazia tica e unio de filosofia e modo de vida. A escola ganha impulso por volta do sculo III a. C. sob a direo de Crisipo.

12

Segundo o estoicismo, existem coisas que esto fora do nosso alcance, tais como: ser belo, ser rico ou pobre, ter sade ou no etc. Estamos constantemente sob influncia do destino, e nossa infelicidade encontra-se no fato de estarmos buscando a todo o instante, adquirir bens que no temos como conseguir e fugir de males que esto fora de nosso controle. Contudo, existe apenas uma coisa que podemos controlar: a vontade de fazer o bem e de agir de acordo com a razo. Para tal, faz-se necessrio termos coerncia para com os nossos prprios atos. Quando os esticos falam da vontade de fazer o bem, eles esto incorporando a escolha socrtica que, como j fora dito, afirma que o bem ou a virtude so os valores supremos e a felicidade consiste na exigncia deste bem moral, que ditado pela razo e transcende o indivduo. A virtude no apenas concebe a felicidade; ela em si mesma um bem imediato. A felicidade do homem virtuoso a libertao de toda perturbao, que gera a tranqilidade da alma, a independncia interior, a autarquia. A paixo, na filosofia estica, algo a ser repudiado, pois trata-se de um movimento irracional. A virtude estica a indiferena e a renncia a tudo o que escapa ao controle do homem. Devemos nos voltar somente para a sabedoria, o pensamento e a virtude.

O discurso filosfico estico composto por trs partes: a fsica, a lgica e a tica. A fsica ajuda o homem a compreender que a racionalidade da ao humana est diretamente ligada razo da natureza. As causas exteriores esto encadeadas de maneira racional, de acordo com a Lei universal que rege a natureza. Para os esticos, o mundo um todo orgnico e a escolha existencial encontra-se na prpria natureza. A felicidade acessvel a todos e est presente neste prprio mundo e no em um superior, como afirmava o platonismo.

O cosmos est todo encadeado pelo princpio da causalidade, contudo, a razo discursiva presente no homem faz com que, tanto os acontecimentos oriundos do destino, quanto as aes da razo humana passem a ter determinado sentido. O juzo que fazemos das coisas e no a substncia destas justamente o que pode causar perturbao. Os males que nos perturbam, como o medo da morte por exemplo, so males morais. Devemos assim, sair de uma viso humana composta por juzos e paixes e passarmos a adotar uma viso fsica das coisas, ou seja, acreditarmos que estas pertencem a uma Razo universal. Sendo assim, a inteno moral , para os esticos, o que permite ao homem modificar-se a si mesmo e com isso, modificar sua atitude em relao ao mundo.

13

O destino cumpre um papel fundamental no e stoicismo, porm, as aes humanas no so determinadas totalmente por este. Estas dependem tambm de nossa inteno moral e das aes dos outros homens. O resultado destas aes sempre incerto. Assim, o que passa a ter valor para os homens justamente a inteno de fazer o bem. No devemos nos revoltar com o acaso e sim, caso no obtenhamos xito por algum motivo, devemos busc-lo de outras maneiras e em outras ocasies. O cuidado que os esticos tm no somente o cuidado de si, mas tambm o cuidado dos outros; da comunidade dos homens, afinal, estes no agem movidos por interesses individuais.

Os exerccios espirituais tambm fazem parte da doutrina estica que visa o cuidado de si. A fsica um tipo de exerccio espiritual, pois, segundo eles, devemos definir fisicamente os acontecimentos a fim de v-los em sua essncia, ou seja, sem juzos de valor oriundos principalmente das paixes humanas. Para colocarmos a fsica estica em prtica devemos primeiramente, reconhecermos que fazemos parte de um Todo e que devemos procurar ver todos os acontecimentos segundo a lgica da Razo universal.

Assim como o platonismo, o estoicismo tambm adota exerccios espirituais. Existem dois destes exerccios que so considerados fundamentais: o exerccio da imaginao, o prexerccio. O primeiro deles consiste em observar de um modo geral a transformao das coisas humanas e do mundo a sua volta para que esta viso de longo alcance eleve os sentimentos. Trata-se de um exerccio lgico e fsico. Em ltima instncia este conduzir aceitao da morte como algo natural inerente ordem universal. O segundo deles consiste em uma das prticas mais famosas dos esticos: o "pr-exerccio" Este estabelece que

devemos estar preparados para os acontecimentos, e a melhor forma para que isso se d debruarmos sobre as inmeras possibilidades de acontecimento, de modo que se estas ocorrerem efetivamente, o fator surpresa estar praticamente eliminado. Com esta prtica no almeja-se apenas tornar o choque menos intenso e sim, restaurar em si mesmo a paz interior. Afinal, os infortnios so males que no dependem de ns. Trata-se de um exerccio fsico e tico. "Quando age, ele (o homem) prev os obstculos e nada acontece contra sua expectativa. Sua inteno moral permanece intacta, mesmo que surjam obstculos" (HADOT: 1999, p. 202).

A filosofia para os esticos resumia-se a uma viglia permanente de si e do momento presente. Era nada mais do que a lgica (conscincia do que se faz e se pensa) e a fsica

14

(conscincia do seu lugar no cosmos) vividas juntamente. Sendo assim, para que se viva a filosoficamente, exercendo a sabedoria, faz-se necessrio entrelaar os ensinamentos da fsica, da lgica e da tica. Vejamos como Pierre Hadot resume o que constitui a ascese para os esticos: "H a (ascese) dos esticos, retificando seus juzos sobre os objetos e reconhecendo que no se deve prender-se s coisas indiferentes. Todas elas supem um desdobramento, pelo qual o eu recusa confundir-se com seus desejos e apetites, distancia-se dos objetos de sua cobia e toma conscincia de seu poder de desligar-se deles. Ele se eleva, com isso, de um ponto de vista injusto e parcial a uma perspectiva universal, seja ela da natureza ou do esprito" (HADOT: 1999, p. 273-274).

15

II - Michel Foucault e o cuidado de si.


Michel Foucault, em sua ltimas obras
_

as quais correspondem aos dois ltimos

volumes da Histria da Sexualidade: "O Uso dos Prazeres" (1984) e "O Cuidado de Si" (1985) _ , apresenta uma concepo de filosofia que em muito se aproxima da apresentada por Pierre Hadot, apesar de no faz-lo explicitamente. Foucault menciona Pierre Hadot apenas na introduo ao Uso dos Prazeres sem especificar sua influncia.

O objetivo de Foucault era saber por que o comportamento sexual constitui objeto de preocupao moral. No intuito de responder a esta questo, o autor remontou da poca moderna, passando pelo cristianismo e chegando at a Antigidade. Sendo assim, no Uso dos Prazeres, o autor estuda como o comportamento sexual, que implica escolhas morais, fora influenciado pelo pensamento grego clssico. J no Cuidado de Si, a problemtica est voltada para a anlise, partir dos textos gregos e latinos, dos preceitos acerca do modo de vida, que baseava-se na preocupao de si.

Michel Foucault publicou estas duas obras pouco antes de morrer. O seu estado de sade era degradante. Homossexual, falecera devido as complicaes da Aids apesar de, segundo os amigo ntimos, no ter certezas sobre o mal que o acometera. O tema da "estilizao da existncia" era tratado tanto em sua obra como em sua vida pessoal. "Problema histrico, naturalmente, e que ele formula, como sempre, muito intimamente ligado ao que ele vive. Gilles Deleuze o destaca com razo: o que interessa a Foucault nesse momento no o retorno Antigidade, mas 'ns hoje'. Ele havia declarado a Dreyfus e Rabinow: "o que me surpreende que em nossa sociedade a arte s tenha relao com os objetos e no com os indivduos ou com a vida. A vida de todo indivduo no poderia ser uma obra de arte?" (ERIBON: 1990, p. 310).

Michel Foucault afirma que quando comeou a estudar os deveres e as proibies referentes a sexualidade, interessou-se no somente pelos atos proibitivos, mas tambm pelos sentimentos que estavam representados nestes e e scondidos no si de cada um. Ele perguntavase por qual processo de si mesmo o sujeito constrangeu-se no que se refere ao proibido. Para responder tal pergunta, o autor recorreu hermenutica do cuidado de si na Antigidade e
16

posteriormente nos primeiros t mpos da era crist. No Cuidado de Si, Foucault afirma que no e mundo helenstico os indivduos eram mais isolados uns dos outros e buscavam fundamentar o individualismo segundo as regras de conduta oferecidas pela filosofia, que era, como j vimos, um modo de vida. O individualismo compreende fenmenos bastante diversos conforme a poca em que se apresentam. Trs aspectos variam amplamente conforme determinada poca: a atitude individualista, a valorizao da vida privada e a intensidade das relaes consigo.

Segundo Foucault, a filosofia praticada nos primeiros sculos do Imprio Romano, retomou o cuidado de si difundido por Scrates. Porm, este cuidado adquiriu novas dimenses ao circular em vrias doutrinas diferentes como se fosse uma "receita de bolo", tomando ares de uma "prtica social". A filosofia antiga e o ascetismo cristo se colocam sob o signo do cuidado de si, contudo, o sentido inteiramente diferente. Antes, o ocupar-se de si era anterior ao conhecer a si mesmo, j na era crist, o inverso se revela e mais, o cuidado de si passou a ser tido como algo imoral, como transgressor da regras, na medida em que a renncia de si fora adotada como condio de salvao.

Foucault chama a ateno para o fato de que na filosofia platnica, o cuidado de si era realizado atravs de um movimento dialtico que inerente alma. Trata-se de uma atividade, onde deve-se ler, estudar e meditar. Contudo, Foucault chama a ateno para o fato de que apesar do corpo no ser tido como importante para os esticos, Marco Aurlio, em seus escritos, fala de sua sade corporal e do amor homossexual, que j era algo importante. Sendo assim, Foucault considera que reside neste ponto uma ambigidade, pois ao mesmo tempo que o cuidado de si referido alma, os assuntos lgados ao corpo tambm possuem i importncia.

Foucault identifica trs exerccios para o cuidado de si na era imperial romana. O primeiro corresponde aos "procedimentos de provao", onde o indivduo busca abster-se do suprfluo, no intuito de reconhecer-se como independente do no-essencial. Estes exerccios eram diferenciados segundo a tradio epicurista e segundo a tradio estica. Para estes ltimos: "No se passa por privao num dado momento para melhor provar os refinamentos futuros, mas sim para convencer-se que o pior dos infortnios no privar do indispensvel, e que sempre se pode suportar aquilo que se foi capaz de tolerar algumas vezes. Familiarizarse com o mnimo" (FOUCAULT: 1985, p.65).

17

O segundo exerccio o "exame de conscincia", o qual dever ser realizado pela manh e pela noite, considerando respectivamente as tarefas e serem realizadas durante o dia e a memorizao do dia transcorrido, que servia para interrogar a alma. Segundo Foucault, com este exerccio, Sneca evoca um juiz, o qual no lhe fornecer nenhuma autopunio e sim apenas uma sbia reflexo que lhe servir futuramente. "O que h de mais belo do que esse hbito de inquirir sobre todo o seu dia? Que sono, este que sucede a essa revista dos prprios atos? O quanto calmo (tranquillus), profundo (altus) e livre (liber) quando a alma recebeu sua poro de elogio e de reprovao" (FOUCAULT: 1985, p. 66).

O terceiro exerccio denominado "trabalho do pensamento sobre si mesmo". Trata-se de um trabalho constante de filtragem das representaes. Assim, quando surge uma representao em nossa mente, devemos aplicar o cnon estico, que separa o que depende e o que no depende de ns. Devemos ter um cuidado especial com a nossa alma a fim de no aceitarmos o que nos dado primeiramente e superficialmente. Segundo Foucault, a espiritualidade crist busca a origem profunda das idias, e o estoicismo, por sua vez, busca a relao entre o si e o que representado pelo si, concedendo importncia somente ao que depende da escolha do sujeito.

Percebemos assim que as prticas de si na era imperial romana possuam significaes sensivelmente diferentes das propostas por Scrates. Trata-se de uma trajetria que deve ser observada a fim de entendermos at que ponto tudo isto influenciou na formao da moral crist. " no quadro dessa cultura de si, de seus temas e de suas prticas que foram desenvolvidas no primeiro sculo de nossa era, as reflexes sobre a moral dos prazeres; preciso olhar para esse lado a fim de compreender as transformaes que puderam afetar essa moral. (...) o campo daquilo que podia ser proibido em nada se ampliou e no se procurou organizar sistemas de proibies mais autoritrias e mais eficazes. A mudana concerne muito mais maneira pela qual o indivduo deve se constituir como sujeito moral" (FOUCAULT: 1985, p. 72).

18

Para Foucault, o desaparecimento da estrutura dialtica uma das grandes diferenas entre a poca de Plato e a era imperial romana. Nesta ltima, o indivduo passa a ter a obrigao de ouvir o seu mestre e de ficar em silncio, e por outro lado, praticar a escuta de si prprio como instrumento para o descobrimento da verdade. Para Plato, a verdade est escondida no prprio indivduo. J para os esticos, a verdade passa a ser descoberta no preceito dos mestres. Segundo Foucault, a memria tem valor crucial no estoicismo, na medida em que possibilita a converso do que o mestre disse, em regra de conduta. Sendo assim, conclui-se que o ascetismo platnico consiste na revelao do si que secreto. O ascetismo estico, por sua vez, consiste num ato de rememorao. J no ascetismo cristo, o que conta a renncia ao si para que uma outra realidade seja alcanada.

O cristianismo caracteriza-se pela imposio de um conjunto de regras de conduta que tm por objetivo a salvao, e esta s pode ser alcanada atravs de um certo tipo de transformao de si. Trata-se de uma religio confessional, onde cada um deve reconhecer suas fraquezas e admitir seus desejos e tentaes. Tudo isso impossvel se o indivduo no obtiver o conhecimento de si. Os cristos precisavam reconhecer publicamente a sua f. O que era privado para os esticos passa a ser pblico para os cristos. Depois de reconhecida as fraquezas, o pecador recorre confisso para receber uma punio, que o levar revelao de si. A penitncia um ritual simblico, teatral, que o indivduo realiza publicamente no intuito de expressar uma ruptura consigo mesmo.

Segundo Foucault, sobre o terceiro exerccio estico, denominado "trabalho do pensamento sobre si mesmo", que iniciada a hermenutica de si crist. Trata-se de uma nova tcnica de si, onde o mestre controla integralmente a conduta do discpulo, o qual confessa a este no s os seus pensamentos, como tambm os movimentos mais nfimos de sua conscincia, reforando o ideal cristo que considera que a revelao s pode ser concedida mediante a renncia de si.

Pierre Hadot, ao comentar a perspectiva foucaultiana em "Reflxions sur la notion de 'culture de soi'" (1988), afirma que Foucault errou ao no ressaltar a importncia crucial do tempo presente para os filsofos da Antigidade, valorizando o papel da escrita como possibilidade de rememorao do passado. Segundo Hadot, a escrita s tem valor quando existe um aspecto importante para o presente destes filsofos.

19

"...stociens et picuriens s'accordent dans une attitude qui consiste se librer aussi bien du souci de l'avenir que du poids du pass pour se concentrer sur le moment prsent, soit pour en jouir, soit pour y agir. Et, de ce point de vue, ni les stociens ni mme les picuriens n'ont attribu une valeur positive au pass: l'attitude philosophique fondamentale consiste vivre au prsent, possder le prsent et non le pass" (HADOT: 1998).

A proposta foucaultiana a de que os exerccios espirituais praticados pelos gregos constituem um instrumento positivo na constituio de um novo indivduo, agora mais cultivador de si, no mais renunciante. Sendo assim, nem Hadot e nem tampouco Foucault desejam apenas uma imitao estereotipada das prticas gregas. O primeiro prope que a noo de filosofia antiga como ascese seja disponibilizada nas universidades modernas como uma alternativa ao discurso filosfico moderno. Diferentemente da proposta de redeno Habermasiana, Foucault fornece uma possibilidade de cunho ntimo e no coletivo. Na introduo ao Uso dos Prazeres (1984), Foucault equilibra visivelmente anlise histrica e transformao filosfica. Por mais que o cuidado de si seja tambm um cuidado dos outros, Foucault prope que nos comportemos como um grego, independente do contexto histrico e cultural que estejamos imersos. Francisco Ortega resume muito bem esta questo: "A respeito de Foucault, Hadot observa que para ambos (Foucault e ele) a discusso com a filosofia antiga no possua um mero interesse histrico. Isto constitui um fato importante, caracterstico do trabalho histrico de ambos os autores: trata-se de estudos pertencentes ao campo histrico, mas que, porm, no so realizados com os olhos de um historiador. A partir do estudo da filosofia antiga, da ascese da Antigidade, realiza-se "o protocolo de um exerccio", um exerccio de autotransformao, pois Hadot e Foucault tratam os textos da Antigidade como 'textos prticos'" (ORTEGA:1999, p. 56)

No Cuidado de Si, estabelece-se uma noo de que o indivduo arma sua vida (estilizao). Cada gesto envolve reflexo diria. A vida passa a ser definida como uma obra de arte, onde a comunidade gay conta com a possibilidade de dispor de uma tica que organiza e altera a conduta, estabelecendo que mesmo o mundo sendo este, o indivduo no deve se dobrar a ele. Foucault sugere que o sexo deve ser tratado como um conjunto de

20

prticas a serem aplicadas sobre si mesmo, uma ginstica espiritual. O propsito conviver neste mundo impedindo que as experincias provenientes deste ltimo corrompa o indivduo. Trata-se de um contragoverno individual. A possibilidade lanada por Foucault, apesar de ser universal, no tem o propsito de que todos a adotem. Ele prope uma alternativa, onde partir da conscincia atinge-se uma libertao genrica. Paul Veyne diz que estas ltimas obras de Foucault constituram uma ascese pessoal para este: "A idia de um estilo de vida desempenhou um papel muito importante nas conversa e na vida interior de Foucault nos ltimos meses de sua vida, que ele via ameaada" (ORTEGA: 1999, p. 59).

Apesar de Foucault tomar como base o estoicismo, ele cria uma categoria atemporal, ou seja, com uma razo muito mais mvel e que pode se aplicar a vrios contextos. Trata-se agora de uma esttica da existncia e no mais de uma tica propriamente dita. So prticas que podem conduzir o indivduo a estabelecer uma relao consigo prprio, permitindo escapar normatividade, constituindo assim, uma resistncia contra um poder subjetivante.

21

Concluso

Michel Foucault e Pierre Hadot propuseram, em diferentes momentos, que se fizesse uma atualizao, nos dias de hoje, da concepo filosfica presente na Antigidade. Tanto no Cuidado de Si (1985) quanto nos Exercices espirituels et philosophie antique (1987), faz-se presente uma noo de filosofia que exercita a formao de si. Trata-se de uma opo existencial, onde o indivduo, mediante a prtica de exerccios espirituais, obtm a transformao de si prprio.

Especula-se que Michel Foucault tenha sido influenciado pelos argumentos de Pierre Hadot. Contudo, Pierre Hadot aparece explicitamente na Histria da Sexualidade em um nico momento: numa uma citao na introduo ao Uso dos Prazeres. Hadot, por sua vez, escreveu posteriormente um artigo em que comentava as proposies esboadas por Foucault. Trata-se do Reflxions sur la notion de culture de soi (1988). Um debate mais sistemtico entre ambos no se realizou devido prematuridade da morte de Foucault, acontecida em 1984.

Pierre Hadot analisa as concepes filosficas originadas na Antigidade, as quais, devido principalmente a influncia da figura de Scrates, conceberam uma nova noo de filosofia, que se difere em muito da noo adotada pelos sofistas. Scrates acreditava que o saber no localizava-se nas construes tericas abstratas e mais, acreditava que este era impossvel de ser alcanado. Porm, a busca pelo saber j era suficientemente capaz de fornecer ao indivduo a tranqilidade da alma. Atravs do dilogo socrtico e dos exerccios espirituais, todos poderiam cuidar da transformao de si. Hadot sugere que a noo de filosofia antiga como ascese seja disponibilizada nas universidades modernas como uma alternativa ao discurso filosfico moderno.

Michel Foucault, oferece, por sua vez, uma alternativa de cunho ntimo, onde a vida individual passa a ser definida como uma obra de arte, ou seja, com um cuidado permanente de si. A comunidade gay passaria a contar com a possibilidade de viver neste mundo e de no curvar-se a ele. Trata-se de um contragoverno individual, cujo propsito conviver neste mundo impedindo que as experincias oferecidas por este acabe por corromper o indivduo.

22

Referncias bibliogrficas:
ERIBON, Didier. (1990), Michel Foucault. So Paulo, Companhia das Letras. FOUCAULT, Michel. (1984), Histria da Sexualidade 2: O Uso dos Prazeres. Rio de Janeiro, Graal. _________________. (1985), Histria da Sexualidade 3: O Cuidado de Si. Rio de Janeiro, Graal. _________________. (1994), Dits et crits. Paris, Gallimard (pp.783-813).

HADOT, Pierre. (1987), Exercices spirituels et philosophie antique. Paris, tudes Augustiniennes. _____________. (1988), "Reflxions sur la notion de culture de soi", in Michel Foucault philosophe. Rencontre Internationale, Paris. _____________. (1999), O que a filosofia antiga?. So Paulo, Edies Loyola.

ORTEGA, Francisco. (1999), Amizade e Esttica da Existncia em Foucault. Rio de Janeiro, Graal. PLATO. (1972), O Banquete. So Paulo, Abril (Coleo Os Pensadores)

23

You might also like