You are on page 1of 7

Mtodos e Tcnicas de Estudo

COMO APRESENTAR A BIBLIOGRAFIA DE UM TRABALHO?

BE ESML 2010/2011

ndice
1 - Indicao bibliogrfica de um livro: ........................................................... 3 2 Indicao bibliogrfica de um artigo de revista ou jornal:.................... 5 3 Indicao bibliogrfica de uma enciclopdia:....................................... 5 4 Sitografia Indicao bibliogrfica de um texto retirado da Internet:6 5 Indicao bibliogrfica de um Cd-rom: ................................................... 6 6 Indicao bibliogrfica de um filme: ......................................................... 7

Mtodos e Tcnicas de Estudo

COMO APRESENTAR A BIBLIOGRAFIA DE UM TRABALHO?

BE ESML 2010/2011

A bibliografia , formalmente, uma parte fundamental em qualquer trabalho de investigao. Uma lista de referncias bibliogrficas ou bibliografia ordena-se por ordem alfabtica dos apelidos dos autores. A indicao de bibliografia deve obedecer s seguintes regras, de acordo com o tipo de documento:

1 - Indicao bibliogrfica de um livro:


Como podes ver, pelo exemplo que a seguir te apresentamos, a ordem a seguinte: APELIDO (em maisculas), Nome do autor, Ttulo da obra (em itlico ou sublinhado), editora, local de edio, data da edio. Exemplo: ECO, Umberto, Como se faz uma tese, Editorial Presena, Lisboa, 1988. 1.1. - No caso do livro ser obra de vrios autores deves respeitar as seguintes regras: 1.1.1. Quando se trata de dois ou trs autores, deves indic-los todos. Exemplo: LEO, Delfim Ferreira; FERREIRA, Jos Ribeiro; FIALHO, Maria do Cu, Paideia e Cidadania na Grcia Antiga, Ariadne Editora, Coimbra, Setembro de 2006.

Mtodos e Tcnicas de Estudo

COMO APRESENTAR A BIBLIOGRAFIA DE UM TRABALHO?

BE ESML 2010/2011

1.1.2. Quando a obra tem mais de trs autores, deves indicar apenas o primeiro, seguido da expresso et alii (que significa: e outros), como no exemplo: Exemplo: GONALVES, Ana Maria et alii, Temas do Mundo Vivo, Didctica Editora, Lisboa, 1980. Ou, se os autores forem muitos, como por exemplo em colectneas, deves indicar: AA.VV. (que significa: Autores Vrios), tal como no exemplo: Exemplo: AAVV, Livro de Cabeceira da Poesia Portuguesa I, Alma Azul Editora, Coimbra Castelo Branco, Novembro de 2001. Ou, ainda nas obras com muitos autores, mas em que h organizadores ou directores, deves escrever o nome destes e acrescentar entre parnteses (org.) ou (dir.), conforme o caso, tal como no exemplo: Exemplo: CASTRO, Ivo (org.), Duarte, Ins (org.), Razes e Emoo Miscelnea de Estudos em Homenagem a Maria Helena Mira Mateus, Vol. I, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Lisboa, Setembro de 2003. 1.1.3. - No caso do livro no indicar o local e/ou data de edio, deves escrever: s/l (sem local) e s/d (sem data), respectivamente.

Mtodos e Tcnicas de Estudo

COMO APRESENTAR A BIBLIOGRAFIA DE UM TRABALHO?

BE ESML 2010/2011

2 Indicao bibliogrfica de um artigo de revista ou jornal:


Quando se trata de um artigo inserido numa obra, jornal ou revista, deves indicar, por esta ordem, e de acordo com os exemplos que te apresentamos: APELIDO (em maisculas), Nome do autor, Ttulo do artigo (entre aspas), Ttulo da publicao (em itlico ou sublinhado), N de publicao, Data, Seco e pginas (primeira e ltima). Exemplos: MENDES, Jos M. Amado, A Arqueologia industrial: problemtica e potencialidades, Vrtice, II Srie, Maio Junho de 1993, pp. 9-13. RIBEIRO, Lus; MONTEZ, Rita; RUELA, Rosa, Quando a Terra Solua, Viso, n 894, 22 a 28 de Abril de 2010, pp. 82-94. FERREIRA, Nicolau, Quatro tanques separam o ruivaco-dooeste da extino, Pblico, Ano XXI, n 7329, 5 feira, 29 de Abril de 2010, P2, pp. 4-6.

3 Indicao bibliogrfica de uma enciclopdia:


Quando se trata de uma enciclopdia, deves indicar, por esta ordem, tal como no exemplo apresentado: Ttulo da enciclopdia, Editor, Local da edio, Data da edio, N do volume, Ttulo do artigo (entre aspas), N(s) da(s) pgina(s). Enciclopdia Larrousse, Temas e Debates, s/l, 2007, volume 16, A Arte Romnica, pp. 6098-6100.
5

Mtodos e Tcnicas de Estudo

COMO APRESENTAR A BIBLIOGRAFIA DE UM TRABALHO?

BE ESML 2010/2011

4 Sitografia Indicao bibliogrfica de um texto retirado da Internet:


No caso de se referirem locais na Internet, deves utilizar o seguinte formato: APELIDO (maisculas), Nome do autor, Ttulo do artigo ou texto (entre aspas), Ttulo da pgina (em itlico), data do texto, data de consulta. Exemplo: CERDEIRA, Pablo de Camargo, Como se faz uma Tese, http://academico.direitorio.fgv.br/ccmw/Como_se_faz_uma_t ese, Agosto de 2006, Maro 2010.

NOTA: A seguir bibliografia, deves deixar espao e colocar, por ordem alfabtica, os endereos completos dos sites consultados, bem como todas as indicaes relativas aos CD Rom.

5 Indicao bibliogrfica de um Cd-rom:


Quando se trata de um Cd-rom, deves indicar: Ttulo, Verso, Data, Ttulo do artigo (entre aspas), Tipo de documento (entre parnteses recto), Editor. Exemplo: Diciopdia, Win, 2003, Himalaias, [CD-ROM], Porto Editora.

Mtodos e Tcnicas de Estudo

COMO APRESENTAR A BIBLIOGRAFIA DE UM TRABALHO?

BE ESML 2010/2011

6 Indicao bibliogrfica de um filme:


Quando pretendes indicar a consulta de um filme na bibliografia, deves respeitar a seguinte ordem: Ttulo (em itlico), Nome do realizador, Distribuidora, Data. Exemplo: 1492: Cristovo Colombo, Ridley Scott, Lusomundo, 1992.

You might also like