You are on page 1of 7

GABARITANDO - LNGUA PORTUGUESA

AULA 2

TEXTO E CONTEXTO

CONCEITO DE TEXTO Texto uma forma de comunicao, constituda de sentido, produzido por algum num dado tempo e num dado espao.

Receita Doce crocante de chocolate Ingredientes 1 xcara de creme de leite 1 xcara de achocolatado Moc 2 xcaras de leite 1 xcara de acar 3 colheres de sopa de maisena 1/2 xcara de mel 1/2 xcara de amendoim torrado e picado

Modo de preparar Junte o leite, o creme de leite, o acar, o achocolatado e a maisena e leve ao fogo, mexendo sem parar, at engrossar e obter-se um creme. Misture o mel e o amendoim e leve ao fogo at obter uma calda em ponto de caramelo. Despeje a calda quente sobre uma superfcie lisa e untada. Deixe esfriar e quebre em pedacinhos e misture ao creme. Ponha o creme em uma vasilha e sirva frio.

Como uma onda

(Fragmento) Nada do que foi ser De novo do jeito que j foi um dia Tudo passa tudo sempre passar A vida vem em ondas como o mar Num indo e vindo infinito (Nelson Motta e Lulu Santos)

TIPOS DE LINGUAGEM:

Linguagem verbal aquela forma de expresso em que se usa apenas a palavra, falada ou escrita. Linguagem no verbal aquela em que no se usa a palavra, seja a falada ou a escrita, para se expressar.

A Linguagem verbal... Os retirantes vm vindo com trouxas e embrulhos Vm das terras secas e escuras; pedregulhos

Doloridos como fagulhas de carvo aceso Corpos disformes, uns panos sujos, Rasgados e sem cor, dependurados Homens de enorme ventre bojudo Mulheres com trouxas cadas para o lado Panudas, carregando ao colo um garoto Choramingando, remelento (Cndido Portinari. Poemas. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1964.)

A MENSAGEM de um texto...

Denotao o emprego da palavra com o sentido dicionarizado, de maneira objetiva e direta. a linguagem precisa e de significao imediata. No literria. Conotao o emprego da palavra com mltiplos significados, que vo alm do sentido comum. a palavra utilizada de maneira artstica, rica em expressividade. a linguagem figurada. Literria

Denotao Eu, mudo, olho os livros naquela estante velha diariamente. Conotao Os livros, mudos, naquela velha estante da sala, espreitam-me diariamente.

COMPREENDER E INTERPRETAR TEXTO...

Compreender conceber, perceber, entender. O autor disse que... (referncia) Interpretar julgar, considerar, avaliar. O autor quis dizer que... (inferncia) Referncia e Inferncia Minha filha que mora em Paris linda. Referncia: Eu tenho uma filha. Ela mora em Paris. Ela linda.

Inferncia: Eu tenho, no mnimo, mais uma filha. Esta outra no mora em Paris. provvel que esta no seja to outra. bonita quanto quela

Compreendendo e Interpretando O Tejo mais belo que o rio que corre pela minha aldeia, Mas o Tejo no mais belo que o rio que corre pela minha aldeia Porque o Tejo no o rio que corre pela minha aldeia. (Alberto Caeiro. O guardador de rebanhos)

A propsito dos versos acima (fragmento do poema O Tejo mais belo da Antologia de O guardador de rebanhos), de autoria de Alberto Caeiro - um dos heternimos do famoso poeta portugus Fernando Pessoa - no se pode inferir que: a) o primeiro verso constitui uma afirmao verdadeira, fruto de uma constatao a partir do que o mundo concreto expe. b) o segundo verso estabelece uma controvrsia em relao ao primeiro, portanto, colabora para compor um paradoxo. c) o terceiro verso representa uma justificativa para a contradio criada pela mensagem dos versos anteriores. d) o segundo verso constitui a expresso de um posicionamento subjetivo do eulrico diante doa realidade imediata. e) com o propsito de persuadir o interlocutor, o eu-lrico, no terceiro verso, passa a ignorar a beleza do rio que no corre por sua aldeia.

CONCEITO DE CONTEXTO... Contexto o conjunto comportamento. de valores que vai determinar um dado tipo de

DIZ-SE DE UM CONTEXTO QUE PODE SER...

Social Poltico Econmico

Cultural

ARTICULAO TEXTO/CONTEXTO Texto e Contexto articulam-se segundo a relao est contido e contm respectivamente. O Texto o elemento determinado. O Contexto o elemento determinante.

Tempo/Espao - determinam intenes autorais...

Romantismo -

Sculo XIX (paixo)

* ideais libertrios e reformistas. * a exaltao dos sentimentos * Castro Alves - Navio Negreiro

O Contexto atuando... Era um sonho dantesco... o tombadilho Que das luzernas avermelha o brilho. Em sangue a se banhar. Tinir de ferros... estalar de aoite... Legies de homens negros como a noite, Horrendos a danar...

(Castro Alves. Poesias. Nossos Clssicos. Livraria Agir Editora, RJ,1963, p 79)

FIM

You might also like