You are on page 1of 4

TIPOS DE TESTES TOXICOLGICOS So conjuntos definidos de teste realizados para conhecer a toxicidade de uma substncia.

Com relao a frmacos os testes de toxicidade sucedem as triagens farmacolgicas gerais e so feitos somente com frmacos que mostram efeitos farmacolgicos teis. Estes testes devem ser realizados para cada nova substncia a ser utilizada ou produzida em larga escala. Porm dependendo da substncia pode-se definir os testes que devem ser realizados em situaes especficas. Os principais ensaios de toxicidade so: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Toxicidade aguda Toxicidade sub-crnica (curta durao) Toxicidade crnica (longo prazo) Mutagnese e carcinognese Reproduo e teratognese Efeitos locais sobre a pele e olhos Sensibilidade cutnea

Dois princpios devem ser seguidos na realizao dos testes toxicolgicos em animais: Os efeitos produzidos pelo composto no animal de laboratrio devem ocorrer tambm no homem. A exposio de animais de experimentao a altas doses um mtodo vlido e necessrio para a descoberta dos efeitos danosos ao homem. Os testes toxicolgicos no so planejados para demonstrar que um agente qumico seguro mas sim para caracterizar que tipo de efeito txico uma substncia qumica produz.

ESTUDOS DE TOXICIDADE AGUDA Toxicidade aguda definida como os efeitos adversos que ocorrem dentro de um perodo curto aps a administrao de uma dose nica ou doses mltiplas administradas dentro de um perodo de 24 horas. A dose nica utilizada para determinar-se a potncia da droga em casos de ingesto ou envenenamento acidental e as doses mltiplas so usadas para avaliarem-se os efeitos cumulativos Os estudos de toxicidade aguda tm por objetivo caracterizar a relao dose resposta que conduz ao clculo de DL50 Estes estudos devem incluir alm das observaes clnicas exames antomo - patolgicos que auxiliam na caracterizao de tecidos e rgos alvo. As substncias devem ser testadas em diferentes espcies e em ambos os sexos. A partir dos resultados de teste de toxicidade aguda possvel delinear os estudos de toxicidade subcrnica particularmente na escolha de doses. TOXICIDADE SUBCRNICA Testes de toxicidade subcrnica so realizados para se obterem informaes das substncias qumicas aps exposies repetidas. importante porque, s vezes, o primeiro e nico teste com doses repetidas a ser realizado. Estes estudos podem durar at 90 dias Escolhe-se 2 espcies de animais sendo uma no roedora e doses abaixo da DL50. A via de administrao geralmente a oral. Deve-se examinar os animais pelo menos uma vez por dia com relao a manifestao de sinais de toxicidade. Os parmetros mais comuns so: Modificaes de peso e consumo de rao, na cor e textura dos pelos, comportamento etc. Sempre lembrar de Ter um grupo negativo. Ao trmino do experimento os animais sobreviventes sero sacrificados e os rgos retirados para avaliao antomopatolgicas. Avaliaes hematolgicas e bioqumicas no sangue (balano, eletroltico, protena, uria, creatinina) so realizados no final mas, podem ser realizados antes e no meio do teste. TOXICIDADE CRNICA

Embora os testes subcrnicas sejam importantes eles no so testes seguros para prever efeitos mutagnicos ou carcinognicos e no tm por objetivo investigar a teratognese. Seguem o protocolo dos testes subcrnicos mas o tempo de durao deve ser superior a 3 meses. Em roedores varia de 6 meses a 2 anos e em no roedores o tempo de tratamento em geral de 1 ano. ESTUDOS DE MUTAGNESE E CARCINOGNESE Mutagnese refere-se propriedade que as substncias qumicas apresentam de provocar modificaes no material gentico das clulas, de modo que estas sejam transmitidas s novas clulas durante a diviso. So empregados testes in vitro e in vivo. In vitro so utilizadas cepas de Salmonela Typhimurium. Como algumas substncias so mutagnicas aps biotransformao foram introduzidas no meio da reao uma suspenso de enzimas microssomais. So analisadas mutaes puntuais Os testes in vivo incluem a observao de danos a cromossoma de clula de medula ssea em metfase, o aparecimento de microncleos em linfcitos de sangue perifrico. Testes em Drosophila melanogaster , teste de cometa. Os resultados obtidos nestes testes so de difcil extrapolao ao homem. Os testes de mutagenecidade so na maioria das vezes empregados para prever o desenvolvimento de cncer. Alguns mecanismos de carcinognese podem no estar ligados a mutaes mas podem incluir citotoxicidade com regenerao, desbalanos hormonais, imunossupressores e promotores de expresso de oncogenes. Deste modo, os testes de mutagnese no so suficientes para indicar o potencial carcinognico de uma substncia. Para os testes de carcinognese a dose empregada crucial sendo indicado o uso da maior dose tolerada, isto a dose que administrada aos animais durante o seu perodo mdio de vida, no provoca morte dos mesmos e no produz uma diminuio de peso maior que 10% quando comparado com animais controle. ESTUDOS DE DESENVOLVIMENTO, REPRODUO E TERATOGNESE A toxicologia do desenvolvimento estuda os efeitos adversos que ocorrem nos organismos em desenvolvimento decorrentes da exposio a substncias qumicas dos pais antes da concepo. A toxicologia do desenvolvimento inclui a teratologia e a toxicologia da reproduo.

Teratologia estuda as alteraes induzidas durante o desenvolvimento entre a concepo e desenvolvimento Toxicologia de reproduo estuda alteraes nos sistemas reprodutores masculinos e femininos. ESTUDOS DE EFEITOS LOCAIS SOBRE A PELE E OS OLHOS Teste para cosmticos ou de exposies acidentais a estas substncias . Para pele e olhos o testes feito em coelho e ocasionalmente em cobaia. Estas espcies so mais sensveis assim exagerando os riscos pode-se Ter uma maior margem de segurana. O teste chamado de Draize (proposto em 1944). Para a pele os parmetros avaliados so eritema, escara, edema e corroso. Para os olhos: alteraes da conjutiva, crnea, iris e cristalino. Existem 3 tipos de testes de irritao: Irritao local ou aguda aplicao nica Irritao cumulativa com ou sem adjuvante(ESTUDO DE SENSIBILIZAO CUTNEA) Irritao induzida fotoquimicamente Irritao no reversvel a que persiste por mais de 14 dias aps a exposio. Concluso A extrapolao dos dados animais para o homem e o estabelecimento de fatores de segurana para assegurar o mnimo de risco so de grande importncia. O fator de segurana varia de substncia para substncia dependendo da natureza do efeito txico do tipo e tamanho da populao exposta. Fatores de 1 a 5000 podem ser empregados quanto maior o nmero mais txica a substncia. O limite de segurana :dose sem efeito txico /fator de segurana.

You might also like