You are on page 1of 40

Correio

do Minho.pt

Carteiro que fazia giro no concelho de Braga foi detido pela Polcia Judiciria por suspeita de se apropriar de dinheiro que era enviado, via postal, do estrangeiro. CTT suspendeu o funcionrio. >> 05

Publicidade

Sbado 7 de Janeiro 2012


ANO LXXVI SRIE VI N. 8445 DIRIO 0.85 IVAInc. DIRECTOR PAULO MONTEIRO

ESAS PREPARA NOVA VIA DE ENSINO SECUNDRIO


ROSA SANTOS

BRAGA: ESCOLA SECUNDRIA ALBERTO SAMPAIO

A Escola Secundria Alberto Sampaio (ESAS), em Braga, est a preparar uma proposta para uma nova via de ensino no secundrio ao lado dos percursos j existentes, revelou ontem a directora, Manuela Gomes. >> 06 SECO DE BOCCIA DO SP BRAGA .

DOMINGOS VIEIRA PREPARA PARALMPICOS DE LONDRES


RUI SERAPICOS

Depois de uma paragem devido quadra natalcia e uma ida a Lisboa para receber um prmio de mrito desportivo, a seco de boccia do Sporting Clube de Braga est de volta aos treinos. Jogos Paralmpicos de Londres o objectivo. Domingos Vieira, telefonista de profisso nos Bombeiros Voluntrios da Pvoa de Lanhoso, alimenta o sonho de participar na competio mundial. "Sinto-me capaz de atingir esse objectivo", disse. >> 24

Publicidade

Miguel Lopes j assinou e Lus Alberto chega hoje


DR

SPORTING CLUBE DE BRAGA

Miguel Lopes o primeiro reforo de Inverno oficializado pelo Sporting de Braga. Lateral direito foi emprestado pelo FC Porto. Lus Alberto, ex-Nacional, chega hoje para assinar. >> 18

DET. MQ. LIQ. SKIP REGULAR - 35 DOSES .........4,99 DET. MQ. ROUPA SKIP LAVANDA - 75 DOSES....9,99
Salvo erro tipogrfico ou ruptura de stock
Publicidade

2 // Correio do Minho 7 de Janeiro 2012 # PUBLICIDADE

2 // Correio do Minho 15 de Setembro 2010

7 de Janeiro 2012 Correio do Minho // 3

Ca sos do dia
RUA DO CAIRES BRAGA PROTESTO

Populao cortou rua em protesto


Moradores da rua do Caires esto fartos dos atropelamentos na chamada passadeira do Minipreo. Exigem a colocao de lombas e semforos.
> miguel viana

Cerca de 50 moradores da rua do Caires, em Braga, protestaram, ontem ao final da tarde, contra a falta de segurana na chamada passadeira do Mini-preo, situada sensivelmente a meio da rua. A gota que fez transbordar o copo, dizem os moradores, foi o atropelamento de uma senhora, na segunda-feira de manh. A mulher foi projectada contra um poste de iluminao situado no separador central, tendo fica-

do com ferimentos graves nas pernas. Ontem tarde, os moradores acabaram por cortar o trnsito durante cerca de cinco minutos, ao atravessarem ininterruptamente a passadeira. Uma situao que criou enormes filas de trnsito nos dois sentidos. Alguns dos automobilistas simularam arranques para afastar as pessoas da frente, mas foram rapidamente rodeados por manifestantes que os esclareceram sobre os motivos do protesto. Outros condutores tocaram a

MIGUEL VIANA

nimos estiveram exaltados, ontem tarde, na rua do Caires, entre moradores e automobilistas

buzina num enorme buzino. A Polcia de Segurana Pblica acabou por ser chamada ao local e controlou os nimos dos manifestantes. Lombas ou semforos Quantos acidentes mais, feridos ou mortos tm de acontecer

para ser encontrada uma soluo para o trnsito catico da rua do Caires? a pergunta que se pode ler na moo que vai ser entregue na Cmara Municipal de Braga na prxima tera-feira. Antnio Ferreira, promotor da moo e da manifestao, disse ao Correio do Minho que o ob-

jectivo sensibilizar a cmara para a necessidade de resolver o problema. Entre as solues apontadas pelos moradores esto a colocao de lombas, ou de semforos limitadores de velocidade. A proposta vai ser apresentada cmara.

NA RUA DO FUJACAL - BRAGA

Abalroou dois carros e fugiu do local do acidente


> m.v.

Cmara j tem projecto para aumentar segurana na rua do Caires


O presidente da Junta de Freguesia de Maximinos, Seco de Magalhes, revelou ontem ao Correio do Minho que a cmara de Braga elaborou um projecto para resolver o problema da falta de segurana rodoviria na rua do Caires. Ainda hoje (ontem) fui cmara para tratar disso e confrontaram-me com um novo projecto. O novo projecto prev a colocao de uma passadeira inteligente, semelhante que existe no Parque da Ponte, umas lombas empedradas e nova sinalctica, disse o autarca. Joo Seco de Magalhes referiu, ainda, que a junta tem mandado diversos oficios cmara para resolver o problema. O autarca referiu, tambm, que j foi sugerida a colocao de semforos na passadeira.

Um automobilista despistou-se, ontem de manh na Rua do Fujacal e embateu em dois carros estacionados, fugindo de seguida. Tudo comeou por volta das 8.30 horas quando dois condutores se tero desentendido por causa de um lugar de estacionamento. Parece que ele roubou o estacionamento a outro condutor, que lhe apitou. Ele arrancou atrs do que apitou e despistou-se, disse Jos Maria Cardoso, morador do prdio em frente ao local do acidente. Eu ouvi o barulho dos pneus e vim janela e vi-o bater contra os carros estacionados. Era um BMW 320 preto que arrancou com o capot aberto, disse o mesmo morador.

Publicidade

PSICOLOGIA E FORMAO, LDA.


EXAMES PSICOLGICOS PARA CONDUTORES DE VECULOS (BRAGA E GUIMARES)
M.V.

Carros abalroados na Rua do Fujacal

Com o impacto, uma das viaturas foi embater na parede do prdio e quase apanhava uma senhora que seguia no passeio com uma criana, acrescentou Jos Maria Cardoso.

Os carros danicados so um Renault Clio e um Honda, de matrcula sua. Um funcionrio de uma loja em frente conseguiu tirar a matrcula do BMW, e forneceu-a PSP.

Obteno ou Revalidao

Carta de Conduo (Cat. B, C, D, E) Matrias Perigosas (ADR) Transporte Colectivo de Crianas (TCC) Veculos Prioritrios Motorista de Txi

Rua Monsenhor Airosa, n. 24 - 4705-102 BRAGA Central de Camionagem de Guimares, Escritrio n. 12 - 4835-075 GUIMARES T. 253 265 300 - Tlm. 934 915 483 - E-mail: psiminho@sapo.pt

4 2 // Correio do Minho 15 de Setembro 2010 7 de Janeiro 2012 BOMBEIROS DE VALENA RECEBEM PRESENTE DOS REIS GALEGOS A festa era sobretudo galega, com uma Cavalgata de Reis a unir Valena e Tui, mas foram os bombeiros da cidade portuguesa a sorrir de forma especial ao receberem um cheque de 5.000 euros da autarquia da Galiza. " uma ajuda dada habitualmente pela autarquia de Tui, pelo apoio que ns prestamos todo o ano", explicou Lusa o presidente da Associao Humanitria dos Bombeiros de Valena. Isto porque o concelho de Tui no dispe de qualquer corpo de bombeiros, pelo que em caso de emergncia o primeiro socorro prestado pelos voluntrios de Valena. "Obviamente que no chega para as despesas que temos em prestar o servio, mas um apoio importante", acrescentou Lus Alberto Coelho, que recebeu o cheque das mos do alcaide galego. V.N. FAMALICO: UM FERIDO NA COLISO EM DELES Um ferido ligeiro e estragos materiais nas viaturas intervenientes o balano de uma coliso entre veculos ligeiros, s 19 horas de ontem numa via urbana de Deles, em Vila Nova de Famalico. Ao local acorreram os Bombeiros Voluntrios de Viatodos com trs membros, apoiados por uma ambulncia. O ferido foi transporatdo ao hospital da cidade. VIOLNCIA DOMSTICA: CASOS AUMENTARAM 23 POR CENTO Os casos de violncia domstica aumentaram 23 por cento em dois anos, passando de 20.394 em 2008 para os 25.129 casos em 2010 (excluindo a violncia contra menores), foi ontem divulgado num seminrio realizado no Porto, destinado a reflectir sobre os resultados do Programa para Agressores de Violncia Domstica (PAVD).

EM CAUSA TRABALHADORES CONTRATADOS

CASOS DO DIA

SADE
est nestes servios, est no quartel pronto para avanar para as emergncias. Se forem dispensados, est fcil de ver que o socorro vai ficar em causa, sem qualquer dvida, explicou o responsvel. Alm disso, recorda, h servios de apoio, como centrais de emergncias, secretaria e outros que funcionam para toda a corporao, mas que so assegurados por pessoal contratado a contar com a facturao do servio de transporte no urgente.

Alto Minho: emprego em risco nos Bombeiros


A drstica diminuio do transporte de doentes no urgentes pode levar dispensa de uma centena de trabalhadores ao servio dos corpos de bombeiros voluntrios do Alto Minho.
> redaco/lusa

lll Face drstica diminuio na requisio dos servios de transportes em 2011, acredito que corporaes do distrito tero de dispensar mais de metade dos 180 trabalhadores contratados para assegurar estas funes"

As corporaes de bombeiros do distrito de Viana do Castelo podero ter de dispensar cerca de uma centena de trabalhadores tendo em conta a diminuio nas requisies para o transporte de doentes no urgentes. Face drstica diminuio na requisio dos servios de transportes em 2011, acredito que corporaes do distrito tero de dispensar mais de metade dos 180 trabalhadores contratados para assegurar estas funes, explicou Lusa o presidente da federao distrital de bombeiros. Segundo Lus Alberto Coelho, em 2011, face s alteraes e restries introduzidas pelo Ministrio da Sade, o transporte no urgente de doentes sofreu quedas entre 60 a 70 por cento na generalidade das onze corporaes do distrito que asseguram este tipo de servio. Impacto no socorro Acrescenta que os corpos de bombeiros do distrito tm poucos trabalhadores e, por isso, esto bastante dependentes deste tipo de servio, de transporte no urgente ou ambulatrio, para conseguir receitas prprias para garantir meios humanos que depois so colocados tambm ao servio do socorro.
Publicidade

DR

Federao dos Bombeiros do Distrito de Viana do Castelo teme despedimentos nas corporaes

A diminuio explicada pelo responsvel com a restrio imposta ao nmero mximo de requisies para tratamentos de fisioterapia, ou a reduo do universo de doentes em condies de serem apoiados no transporte, em funo dos rendimentos.

O problema que estamos a falar de uma regio que fica afastada de tudo, quase de interior e onde uma reforma de 600 euros j d direito a uma pessoa ir todos os dias para a fisioterapia de txi, a pagar, criticou ainda Lus Alberto Coelho.

O transporte no urgente de doentes representa para estes bombeiros uma facturao anual a rondar um milho de euros, por requisio das unidades pblicas de sade. O que ningum est a contabilizar que o pessoal, quando no

Com a sada destas pessoas, haver uma reduo do nvel de operacionalidade que vai colocar em causa a capacidade de resposta das corporaes, ficando totalmente dependentes dos voluntrios, assumiu o presidente da federao distrital de bombeiros. A soluo, defende, passa por uma compensao de verbas atravs do Ministrio da Administrao Interna, de forma a manter as estruturas funcionais. No somos simples transportadores de clientes, temos um carcter social e isso tem de ser reconhecido. Nesta altura estamos muito apreensivos com a situao das corporaes e dos bombeiros contratados, rematou.

POR DESOBEDINCIA
ENERGIAS RENOVVEIS AR CONDICIONADO PICHELARIA VENTILAO
Os clientes exigentes escolhem-nos...

Expulsa uma cidad estrangeira


> l.m.f.

PISCINA

SOLUES DE GUA QUENTE


Rua Jos Coimbra, n. 23 - 4730-095 Cabanelas - Vila Verde Tel. 253 925 150 Fax 253 925 152 Telem. 934 915 748 geral@ecominho.pt www.ecominho.pt

Uma cidad brasileira que em Dezembro ltimo foi julgada no Tribunal Judicial de Braga por ter desobedecido ordem de interdio de voltar a entrar em Portugal, foi agora condenada em pena de multa e ordenada a sua expulso do pas. A. Pereira, de 24 anos, tinha sido detida a 18 de Maro de 2010 por estar ilegalmente em Portugal. Advertida pelo SEF (Servio de Estrangeiros e Fronteiras) de que, durante trs anos, lhe estava vedada a entrada no nosso pas, ela desobedeceu. De facto, em data anterior a 23 de Julho ela en-

contrava-se em Braga quando a PSP a deteve no mbito de uma operao de scalizao em Maximinos. Meses depois, a 27 de Outubro, foi novamente interceptada, desta vez pela GNR, na EN 103, em Feitos, Barcelos, numa operao de trnsito. O juiz condenou-a agora na pena de 80 dias de multa, a 5 euros por dia, comprovada a prtica do crime de que vinha acusada. A jovem brasileira foi tambm condenada na pena acessria de expulso, estando proibida de regressar a Portugal durante cinco anos. Tem de pagar as custas do processo.

16 // Correio do Minho 14 de Agosto 2009 MULHERES DETIDAS COM EXCESSO DE LCOOL E SEM CARTA Duas mulheres foram detidas, anteontem, pela GNR, na rea do Destacamento Territorial de Barcelos. Uma mulher foi detida, em Rio Cvo St Eugnia, Barcelos, por conduo sob efeito de lcool, tendo acusado uma taxa de lcool no sangue de 1,24 g/l. A outra deteno ocorreu em Bente, Vila Nova de Famalico, por falta de carta. DETIDO A CONDUZIR COM TAXA DE LCOOL DE 3,93 Um condutor foi detido pela GNR, em Gondies, concelho de Cabeceiras de Basto, por conduo sob efeito de lcool, depois de ter acusado uma taxa de lcool no sangue de 3,93 g/l. Em Lij, Barcelos, foi detido outro condutor com uma TAS de 1,74 g/l. Em Celorico de Basto, a GNR deteve um homem por conduo sem habilitao.

7 de Janeiro 2012 Correio do Minho // 5 BRAGA: CARRO INCENDEIA-SE NA FRONTEIRA DE PEDRALVA Um veculo ligeiro de matrcula sua incendiou-se ao fim da tarde de ontem, na zona de estrada que faz fronteira entre a freguesia bracarense de Pedralva e o incio do concelho da Pvoa de Lanhoso. Ardeu apenas o espao interior do Citroen C4. O alerta chegou aos Sapadores Bombeiros s 17,44 horas, tendo a corporao deslocado para o local seis dos seus profissionais, apoiados por uma viatura de combate a incndios urbanos. Segundo a explicao dada pelo dono da viatura, o incndio iniciou-se momentos depois de luzes dos traves da viatura terem acendido, no encontrando explicaes para o sucedido. A operao dos Sapadores Bombeiros concluiu-se s 19 horas, hora do regresso ao quartel.

BRAGA

CASOS DO DIA

BREVES

Carteiro detido pela PJ por se apropriar de dinheiro


Um carteiro de giro do concelho de Braga foi detido pela Polcia Judiciria por suspeita de se apropriar de dinheiro que era enviado, via postal, do estrangeiro. Fica suspenso.
> teresa marques costa

Assaltada loja de ouro na vila das Taipas


Um homem assaltou anteontem uma loja de compra e venda de ouro na vila das Taipas, concelho de Guimares, tendo roubado ouro e dinheiro. O assaltante, descrito como tendo aspecto jovem, consumou o roubo com recurso a uma arma branca, ao final da tarde de anteontem, tendo-se apoderado de 8 gramas de ouro e cerca de 500 euros em dinheiro. O alvo foi um estabelecimento localizado na Rua Quinta do Monte. Consumado o roubo, o assaltante fugiu a p. A GNR foi chamada ao local e investiga o roubo.

Um carteiro de Braga foi detido pela Polcia Judiciria por suspeita de se apropriar de dinheiro que era enviado do estrangeiro via postal. Nos ltimos seis meses, o carteiro, um homem de 35 anos, terse- apropriado de dinheiro que, normalmente proveniente do estrangeiro, era enviado por vrios cidados para familiares residentes no concelho de Braga. Foram o avolumar de reclamaes dos destinatrios que no receberam o dinheiro junto dos CTT que desencadeou a investigao da PJ. De acordo com informao policial, o funcionrio em causa seleccionava, nas instalaes dos CTT de Braga, os sobrescritos que eventualmente pudessem conter dinheiro, abria os envelopes, retirava o dinheiro ali existente e destrua a correspondncia. A PJ, atravs do Departamento de Investigao Criminal de Braga, anunciou ontem a deten-

Detidos pela GNR a furtar em estaleiro


Dois homens foram detidos anteontem pela GNR em S. Paio de Pousada, concelho de Braga, por furto num estaleiro de obra. Os detidos, de 25 e 33 anos, foram detidos em flagrante delito, por volta das 15 horas, mas foram restitudos liberdade e notificados para comparecer ontem no Tribunal Judicial de Braga.

DR

Carteiro abria as cartas, retirava o dinheiro e destrua a correspondncia, apurou a PJ

o do carteiro. Na sequncia das diligncias da PJ foram-lhe apreendidos 1.350 euros, 520 dlares americanos, 20 libras e

300 coroas suecas. Funcionrio dos CTT h 13 anos, o detido, que no tem antecedentes criminais, foi ontem

suspenso de funes, como medida de coaco decidida pelo Tribunal, e dever ser alvo de procedimento disciplinar.

Publicidade

EM MONO

Helicptero evacuou vtima de despiste


> redaco/lusa

Um homem de 82 anos foi transportado, ontem tarde, pelo helicptero do INEM para o Hospital de Viana do Castelo, com vrios ferimentos, depois de a viatura que conduzia ter entrado em despiste numa estrada municipal de Mono. Segundo fonte do INEM, o alerta para o acidente foi dado pelas 12:22 e o idoso chegou a estar alguns minutos inconsciente e encarcerado na viatura que conduzia que, por motivos,

desconhecidos embateu de forma violenta contra um muro. Foi transportado de helicptero para o Hospital de Viana do Castelo mas j consciente, com vrias escoriaes. Durante algum tempo apresentou-se ainda desorientado, explicou a fonte. O despiste envolveu apenas a viatura do idoso e aconteceu em Riba de Mouro, lugar de Gateira. Para o local, alm do meio areo e dos bombeiros de Mono, para operaes de desencarceramento da vtima, foi mobilizada a SIV de Valena.

FORMAO PEDAGGICA INICIAL DE FORMADORES


Incio: 16 de Janeiro de 2012
Horrio das 20h00 s 23h00

Preo: 300 Euros


Inscries e Informao na Nexus Av. 31 de Janeiro, n. 417 4710-252 Braga - Telef. 253 261 222 nexus@nexus.pt - www.nexus.pt

6 // Correio do Minho 7 de Janeiro 2012 EQUIPA ESPIRAL CANTA REIS COM ESPRITO SOLIDRIO A Equipa Espiral, atravs do seu Sector Humanitrio, est a percorrer ruas e casas dos habitantes da freguesia da S. O objectivo angariar gneros alimentares ou dinheiro que ser transformado nestes mesmos gneros, para posterior distribuio de cabazes junto da populao mais carenciada da Freguesia da S.

22 de Novembro 2009 Correio do Minho // 23 CONCERTO DE REIS NA IGREJA DE SANTA CRUZ A Igreja de Santa Cruz palco, esta tarde, s 15,30 horas, de um Concerto de Reis pelo grupo Alma de Coimbra. O coro Alma de Coimbra acompanhado por Ins Mesquita, ao piano; Lus Mesquita, no contrabaixo; Avelino Correia, no violino; e Daniel Tapadinhas, no trompete e percusses. O maestro Augusto Mesquita.

Br

ESCOLA INICIA COMEMORAES DOS 40 ANOS

BRAGA
> marlene cerqueira

ENSINO
marcante ao longo de um ano que se prev recheado de iniciativas na ESAS. Ontem arrancaram as comemoraes do 40. aniversrio da escola. Esta cerimnia de abertura o trio da efemride, referiu Miguel do Carmo Soares, o presidente das comemoraes e a primeira personalidade a discursar. No auditrio Sebastio Alba, Miguel Carmo Soares brindou os convidados com uma sntese do riqussimo percurso deste estabelecimento de ensino, recordando todos aqueles que desempenharam algum papel ao longo da sua existncia. A cerimnia integrou ainda um Concerto de Reis, por Miguel Simes (violino) e Aida Sigharian (piano) a interpretarem obras de Fritz Kreisler. Alm de um almoo de Reis, o dia de ontem ficou ainda marcado por diversas actuaes da prata da casa: Oficina de Teatro dos Professores; Grupo Coral da ESAS; alunos do Curso Profissional da Teatro; e Grupo de Ginstica Acrobtica. A inaugurao do Clube Fernando Pessoa e a entrega de diplomas aos alunos do ensino diurno e do nocturno foram outros acontecimentos que marcaram o arranque das comemoraes. Alm da vereadora da Educao, Palmira Maciel, destaque para a presena do director regional de Educao.

ESAS cria proposta para nova via de ensino secundrio


A Escola Alberto Sampaio est a preparar proposta para uma nova via de ensino no secundrio, anunciou ontem a directora.

ROSA SANTOS

Realizou-se, ontem, a cerimnia de abertura da comemorao dos 40 anos da ESAS

A Escola Secundria Alberto Sampaio (ESAS) est a preparar uma proposta para uma nova via de ensino no secundrio ao lado dos percursos j existentes, revelou ontem a directora, Manuela Gomes. Antes de divulgarmos publicamente a iniciativa, cujos pormenores de definio esto em fase de concluso, encetaremos obviamente diligncias para a apresentar ao director regional de Educao e ao ministro da Educao e Cincia, revelou Manuela Gomes, que falava ontem de manh, no decorrer da cerimnia de abertura das comemoraes dos 40 anos da ESAS. Sem adiantar muito sobre o assunto, Manuela Gomes revelou apenas que o ponto de partida desta proposta se fundamenta na tradio humanista secular, uma tradio de desafio que levou Democracia, aos Direitos Humanos e luta pela liberdade. Uma tradio que no dissocia a cincia do conhecimento, da arte e da cultura. O projecto da ESAS pretende tambm responder aos problemas que o actual sistema de ensino integra e tambm um dispositivo de resposta escolaridade obrigatria de 12 anos, rematou Manuela Gomes. A apresentao desta proposta ser certamente um momento

JOO GRANCHO FALOU NA ESAS

Direco Regional de Educao no vai desaparecer


> m.c.

O director regional de Educao do Norte, Joo Grancho, armou ontem, na Escola Alberto Sampaio, que a Direco Regional de Educao no desaparecer. Joo Grancho avanou que a Direco Regional passar a
Publicidade

ser uma organizao integrada numa estrutura mais centralizada, mas no deixar de realizar a sua misso de regulao A Direco Regional a provedoria de todos os que integram a escola, vincou, anunciando que em breve o ministro da Educao vai iniciar reunies com os directores das escolas.

Grancho elogiou ainda o trabalho de qualidade que os directores e as suas equipas tm vindo a realizar nos estabelecimentos de ensino. O director regional armou ainda que seu objectivo, at ao nal de 2012, construir condies para que as escolas possam agarrar a sua autonomia.

ROSA SANTOS

Joo Grancho esteve ontem na ESAS

USADOS
MVEIS ELECTRODOMSTICOS VELHARIAS

COMPRA e

VENDA

LAVANDARIA - SELF-SERVICE
BROC & LAVA
253 284 731

ECONMICO e RPIDO LAVAGEM-SECAGEM

BIJUTARIA DECORAO E OUTROS

Rua Nova S.ta Cruz N. 74

4710-409 BRAGA (a 300m da U.M.)

MQUINAS ESPECIAIS PARA PEAS GRANDES HORRIO: SEGUNDA A SBADO 9h00 20h00

8 // Correio do Minho 4 de Junho 2010

7 de Janeiro 2012 Correio do Minho // 7

> Alargamento do horrio est em discusso pblica at ao prximo dia 18.


UNIO DE SINDICATOS BRAGA

Trabalhadores contra aumento do horrio


Unio de Sindicatos de Braga diz que h empresas do distrito que no tm condies para alargarem o horrio de trabalho em mais meia hora por dia. Sindicatos j entregaram pr-aviso de greve ao trabalho alm das oito horas dirias.
> miguel viana

Concerto de Reis
Realiza-se hoje um Concerto de Reis, s 18 horas, no auditrio Toms de Aquino, na Faculdade de Teologia de Braga. Trata-se de uma parceria entre a Universidade Catlica Braga e o Conservatrio Gulbenkian para celebrar esta poca tradicional. O programa conta com Sinfonia n. 88 em sol M (J. Haydn: 1732-1809), Circus Polka (Igor Srawinsky: 18821971), Titanic (James Horner: 1953), Schindlers List (John Williams: 1932), entre outros.

Publicidade

A maior parte das empresas do distrito no tem condies para aplicar o aumento de trabalho em mais meia hora por dia. Quem o diz a Unio de Sindicatos de Braga (USB), que ontem realizou uma aco de rua, na Arcada, em Braga, contra o aumento dos preos dos transportes pblicos. Segundo Ado Mendes, coordenador da USB, os trabalhadores vo se opor, vo recusar a trabalhar acima das oito horas por dia. Alm disso, os sindicatos entregaram pr-avisos de greve em todas as empresas em relao ao trabalho que ultrapasse as oito horas por dia. A juntar a isto h, ainda, o facto de muitas empresas estarem com os sectores produtivos praticamente parados. H trabalhadores que esto em casa devido a um banco de horas, e porque as empresas no conseguem escoar a produo, acrescentou Ado Mendes. O assunto, diz a USB, est em discusso pblica at ao prximo dia 18. Sobre a questo do aumento dos bilhetes e passes dos transportes pblicos, e que levou a USB a realizar uma aco pblica de informao e denncia, o coordenador da USB referiu que est a prejudicar muita gente. H, por exemplo, muitos estudantes universitrios que esto a

MIGUEL VIANA

Aco de rua contra o aumento dos preos dos transportes pblicos

deixar de ir s aulas porque no conseguem pagar os transportes. Aumentos chegam aos seis por cento J Filipe Azevedo, do Sindicato dos Transportes, referiu que o distrito de Braga foi a zona do pas onde se registou um aumento mais significativo dos preos dos bilhetes e passes sociais. Notou-se aqui no distrito um aumento, em mdia, de 2,7 por

cento, mas encontram-se tarifas com mais de seis por cento de aumento. Foi um aumento muito superior inflaco. No documento entregue pelos sindicalistas populao bracarense l-se que os transportes aumentaram, em mdia o triplo da taxa de inflaco. Alm do horrio de trabalho e do aumento dos transportes, os sindicalistas chamaram, ainda, a ateno dos bracarenses para a

eventual reduo dos salrios e as portagens nas antigas SCUTS (vias sem custos para os utentes). Uma situao que, diz a USB afecta pequenas e grandes empresas. H fbricas que esto a deslocar a produo por causa das portagens nas SCUT. Uma situao que afecta cerca de 220 empresas e cerca de 70 a 80 mil trabalhadores do distrito, disse Ado Mendes.

FAP elege hoje novos rgos sociais


A Federao Concelhia de Associaes de Pais de Braga (FAP - Braga) convocou para esta tarde, s 14,30 horas, uma assembleia geral no auditrio da Escola Secundria Carlos Amarante. Da ordem de trabalhos, destaque para a eleio dos rgos sociais para 2012/2014 e a tomada de posse dos rgos eleitos.

Astronauta da NASA visita Universidade do Minho


Richard Linnehan, um dos mais experientes astronautas da NASA, com quatro misses realizadas e mais de 58 dias no espao, incluindo 6 AEV (actividades extraveiculares), totalizando 42 horas e 11 minutos de spacewalks, visita a Escola de Cincias da Universidade do Minho no prximo dia 11 de Janeiro para uma palestra sobre Space Odisseys, com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos da Amrica em Portugal. A palestra, marcada para as 16,15 horas, insere-se no programa de visita de uma delegao da Embaixada dos Estados Unidos da Amrica Universidade do Minho. A entrada na palestra livre, mas requer inscrio at dia 10 de Janeiro atravs do e-mail: sec@ecum.uminho.pt.

Actividades na Livraria 100. Pgina


A Livraria 100 Pgina acolhe hoje diferentes iniciativas ao longo do dia. Pelas 15,30 horas realiza-se um workshop de banda desenhada, organizado por Hugo Teixeira e membros do Colectivo RLyeh Dreams. Pelas 17 horas abre uma mostra dos desenhos do livro, Voyager, edio de autor, presente no festival deste ano na Amadora. s 18 horas apresentado o livro de banda desenhada Mahou-Na Origem da Magia com argumento de Ana Vidazinha, e desenho de Hugo Teixeira.

Praa Conde de Agrolongo 4700-312 | Braga Tel. 253 272 625 913 188 076 |934 076 285 Email populo.winebar@gmail.com www.populo.com.pt

8 // Correio do Minho 7 de Janeiro 2012 CAPELLA BRACARENSIS ESTA NOITE NA IGREJA DE SO VICTOR Realiza-se esta noite, a partir das 21,30 horas, na Igreja Paroquial de So Victor, um concerto executado pela Capella Bracarensis, intitulado Os primeiros Sons de Janeiro. Organizado pela junta de freguesia local, este concerto tem a direco artstica da professora Graa Miranda e regista a participao especial de um Ensemble de guitarras do Curso de Viola da junta de S. Victor, orientado por Srgio Gomes. A parquia de So Victor apoia a iniciativa. O reportrio que vai apresentando revela especial incidncia na msica portuguesa, com preferncia por msica indita de compositores do distrito de Braga, em que sobressaem Manuel Faria e Joaquim dos Santos.

22 de Novembro 2009 Correio do Minho // 23 ALMOO DE REIS RENE HOJE IDOSOS DE PALMEIRA A Associao de Idosos de Santa Maria de Palmeira realiza hoje o seu tradicional Almoo de Reis, numa iniciativa que regista a parceria da junta de freguesia local. Como de costume, este almoo decorrer a partir da uma da tarde no salo polivalente da antiga sede da junta, sendo antecedido pela celebrao de uma eucaristia.

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

BRAGA
zonas de lazer merecero tambm especial ateno, nomeadamente (e alm dos caminhos j referidos) a finalizao dos trabalhos do arranjo do Largo das Traseiras da junta e a requalificao do piso da Rua Antnio Alves Rei (que fica ainda dependente do final da obra do Dolce Vita). Registe-se ainda a manuteno dos parques infantis e de geriatria da freguesia e dos espaos verdes e a limpeza de ruas e caminhos. Uma referncia ainda para a criao do Dia Cultural da Freguesia e o apetrechamento de equipamentos necessrios prtica de vrias modalidades des-

Unanimidade no plano e oramento de Dume


A Assembleia de Freguesia de Dume aprovou por unanimidade o plano de actividades e o oramento de 176 mil euros da junta para o ano de 2012.
> redaco

O Plano de Actividades e Oramento para 2012 da Junta de Dume foi aprovado por unanimidade em recente sesso da Assembleia de Freguesia. Trata-se de um oramento na ordem dos 176 mil euros, para fazer face a despesas com a actividade corrente, ou seja, um oramento equilibrado em termos de receitas e despesas, pois como se sabe o novo Oramento de Estado, j aprovado, obrigou a um corte de transferncia de verbas para as cmaras e juntas de freguesia, disse a propsito o presidente, Romeu Gomes, que se congratulou com o voto unnime da assembleia. A rea social uma das vertentes que o autarca destaca, entre outros aspectos. Assim, este ano vai ser criada uma Comisso de Acompanhamento Social, com a finalidade de fazer pequenas reparaes, frequentemente necessrias numa habitao, com a ajuda de voluntrios, numa iniciativa direccionada para famlias ou pessoas devidamente assinaladas como de risco de pobreza ou pobreza extrema. Romeu Gomes indicou ainda que ser continuada a sinalizao de famlias nestas situaes, com acompanhamento e encaPublicidade

lll A nvel social, este ano vai ser criada uma Comisso de Acompanhamento Social, revela o presidente da Junta de Dume, Romeu Gomes.

DR

Junta de Freguesia de Dume revela principais apostas para o ano de 2012

minhamento para o Gabinete de Acompanhamento da Segurana Social no Centro Comunitrio de Dume. Ser mantido activo o protocolo de colaborao com esta ltima instituio, nomeadamente no fornecimento de refeies ao Jardim-de-Infncia e EB1 de Carcavelos, bem como a cedn-

cia de espao criado para Sala de Triagem na sede da junta. Biblioteca e Museu Arqueolgico Ao nvel do investimento, Romeu Gomes reala o acabamento do restauro da Casa do Assento onde ser criada uma Biblioteca e um Museu Arqueolgico, alm da sede da Associa-

o Cultural e Recreativa e o arranjo exterior, a requalificao do caminho de Cimo de Vila e a requalificao do caminho de Pinhel, alm de que ser terminado o Ncleo Museolgico, estando para isso j concluda uma candidatura aos fundos comunitrios. A viao rural, o trnsito e as

portivas. Sero tambm estabelecidos protocolos com diversas instituies de modo a incentivar a prtica de outras modalidades, como o basquetebol, o andebol ou o voleibol. E adianta-se ainda a implementao de condies para aulas de ginstica/manuteno para os escales etrios mais elevados. Estas e outras iniciativas muitas delas j com tradies arreigadas junto da populao, nas vrias faixas etrias continuaro a fazer com que o executivo de Dume se mantenha firme na certeza de trabalhar em favor de todos os dumienses em geral, prosseguindo desta forma um rumo que tramos desde o incio do nosso mandato, concluiu Romeu Gomes

INSCRIES ABERTAS PARA OS CURSOS:

ADR Txi Tipo II e Renovao Formao de Pesados (CAM)


- Formao Inicial e Contnua

Junta de Freguesia de Nogueira promove Encontro de Reis e Cnticos Natalcios


A Junta de Freguesia de Nogueira, com a colaborao de diversas associaes, promove no prximo dia 15 de Janeiro o 1. Encontro de Reis e Cnticos Natalcios, a realizar pelas 15 horas, na sua sede. Este encontro tem a particularidade de ter uma vertente social, uma vez que a entrada livre, mas o

pblico est convidado a entregar bens alimentares (arroz, massas, leite, enlatados, bolachas, entre outros). Com esta recolha pretende-se dar incio criao de um banco de apoio alimentar a famlias mais carenciadas. Neste Encontro de Reis colaboram as seguintes associaes/grupos: Coro do Jardim de Infncia do Agrelo; Coro do Jardim de Infncia do Monte; Grupo Folclrico S. Joo Baptista de Nogueira; Grupo Coral de Nogueira; Associao de Guias de Nogueira; Grupo Coral do Esprito Santo; Agrupamento de Escuteiros de Nogueira e Grupo Folclrico Semear Alegria, de Celeirs.

12 // Correio do Minho 19 de Julho 2009

7 de Janeiro 2012 Correio do Minho // 9

> O Pingo Doce Braga Parque ofereceu o lanche a cada uma das crianas que cantaram as Janeiras.
PINGO DOCE BRAGA PARQUE BRAGA TRADIO

A Bogalha cantou as Janeiras


Cerca de uma centena de crianas do jardim-de-infncia e do ATL da associao A Bogalha foram ontem tarde cantar os Reis e as Janeiras ao Pingo Doce Braga Parque.
> redaco

Para comemorar ontem o dia de Reis, cerca de uma centena de crianas do jardim-de-infncia e do ATL da associao A Bogalha visitaram o Pingo Doce Braga Parque, onde cantaram as Janeiras. Acompanhadas pelas educadoras, auxiliares e directora tcnica, as crianas foram recebidas pelo director da loja, Rui Apar-

cio, e por um vasto grupo de funcionrios do Pingo Doce Braga Parque que assistiram interpretao de alguns temas populares. No final das cantigas, foram trocados votos de bom ano e o Pingo Doce Braga Parque ofereceu a cada uma das crianas um lanche. Foi um miminho para agradecer o gesto delas, explicou o director ao Correio do Minho.

ROSA SANTOS

Crianas cantaram os reis entrada da loja Pingo Doce Braga Parque

Rui Aparcio referiu ainda que foi com todo o gosto que o Pingo Doce acedeu receber as crianas da Bogalha, at porque esta j uma tradio. Pelo que sei, h muitos anos que esta instituio nos visita para cantar as Janeiras, um gesto que apreciamos bastante, acrescentou.

Elisabete Dinis, directora tcnica da A Bogalha, realou que este tipo de iniciativa pretende incutir nas crianas o gosto pelo nosso patrimnio e tradies. Alm do Pingo Doce, as crianas vo tambm cantar os Reis Segurana Social, no prximo dia 10, e cmara municipal, no

dia 12. Os festejos terminam no dia 13 com as Janeiras dedicadas aos familiares das crianas. Entretanto, no Pingo Doce Braga Parque os clientes podem usufruir de alguns cabazes de produtos e preos muito convidativos, o j famoso Cabaz Famlia.
Publicidade

Marcelo Gonalves Marques venceu Concurso Municipal de Fotografia


Marcelo Gonalves Marques o vencedor da presente edio do Concurso de Fotografia com Mquinas Descartveis promovido pelo Municpio de Braga. O jri deste concurso cuja sesso pblica de entrega de prmios acontece no dia 12, s 17,30 horas, na Casa dos Crivos deliberou ainda a atribuio de menes honrosas aos trabalhos de Patrcia Carvalho Cardoso e Antnio Manuel Moreira de Macedo. As cores do centro histrico de Braga era o tema para esta oitava edio, uma iniciativa das divises municipais de Renovao Urbana e de Cultura. O concurso distingue-se pela utilizao exclusiva de mquinas descartveis e pela captao das imagens num perodo de tempo previamente definido e igual para a cerca de meia centena de participantes. O certame pretende despertar o interesse e a sensibilidade dos MARCELO GONALVES MARQUES muncipes e dos participantes para a importncia sociocultural do casco Uma das imagens vencedoras deste concurso histrico e patrimonial da cidade de Braga, com particular enfoque nesta edio para as cores do centro histrico. Com inscrio gratuita, aos concorrentes fornecida pela organizao a respectiva mquina descartvel. Ao primeiro prmio corresponde uma distino no valor de 500 euros, a atribuir em material fotogrfico. A cada meno honrosa corresponde uma distino no valor de 250 euros, a atribuir igualmente em espcie. Na sua reunio deliberativa, o jri acordou ainda sobre os trabalhos a concurso que vo dar corpo a uma exposio pblica na Casa dos Crivos.

10 // Correio do Minho 7 de Janeiro 2012

8 de Agosto 2010 Correio do Minho // 21

> Grupo, com quase 90 anos, participa, amanh, no 25. Encontro de Grupos de Reis no PEB.
NA ANTIGA ESTAO DA CP BRAGA CANTAR OS REIS
estao da CP, mas preciso fazer obras. Os trabalhos j comearam, por isso, acreditamos que ainda este ano possamos mudar para as novas instalaes, salientou aquela responsvel, no final do grupo cantar os Reis na redaco do jornal Correio do Minho.

Orfeo de Braga espera da nova sede


Orfeo de Braga, instituio com quase 90 anos, aguarda com esperana e optimismo pela nova sede. Grupo, que tem j agendadas diversas iniciativas, comeou a cantar os Reis na redaco do jornal Correio do Minho.
> redaco

O Orfeo de Braga, que comeou a cantar os Reis na redaco do jornal Correio do Minho, espera que a nova sede seja uma realidade ainda este ano. Seria uma boa prenda para a instituio, que est quase a completar 90 anos. Com actuaes at ao final do ms, o Orfeo de Braga tem j agendados vrios espectculos para cantar os Reis em lares, juntas de freguesia e outras instituies da cidade, marcando tambm presena no Encontro de Grupos de Reis, que a Cmara Municipal de Braga realiza, amanh, no Parque de Exposies de Braga. Entretanto, o grupo tem previstos outros concertos, nomeadamente, os que resultam do protocolo com a Cmara Municipal de Braga. Temos tido outros convites, mas no se pode ir a todos, porque tambm no h dinheiro, justificou a presidente da direco do grupo, Margarida Oliveira. O Orfeo de Braga usa, h

A 16 de Maro de 1999, o executivo municipal bracarense distinguiu o Orfeo de Braga como Instituio de Utilidade Pblica.
Nascido a 12 de Maio de 1923, o Orfeo de Braga foi aclamado Benemrito da Cidade, na reunio de 23 de Maio de 1927 da Assembleia Geral da Cmara Municipal de Braga. Composto, inicialmente, por vozes exclusivamente masculinas, o Orfeo de Braga tornou-se num coro misto em 1980. Contava, ento, com cerca de 120 participantes. Hoje, o grupo conta com cerca de 45 elementos, tendo um novo director artstico, Arlindo Ferreira, licenciado em Msica e Direco Coral pela Universidade do Minho. A 16 de Maro de 1999, o executivo municipal bracarense distinguiu o Orfeo como Instituio de Utilidade Pblica. Cerca de um ano e meio depois, a 5 de Dezembro de 2000 (dia do padroeiro da cidade) foi agraciado com a Medalha de Prata e Mrito da Cmara Municipal de Braga.

FLVIO FREITAS

Orfeo de Braga comeou a cantar os Reis na redaco do jornal Correio do Minho

mais de 10 anos, as instalaes da Casa dos Crivos, que so muito pequenas. No podemos usufruir, sequer, das nossas ban-

cadas e do nosso piano de cauda, lamentou a presidente da direco, mostrando-se com esperana e optimismo em rela-

o nova sede. O presidente da cmara municipal prometeu que a nossa sede seria no antigo edifcio da

Victor Sousa apresenta candidatura


Victor Sousa apresenta hoje, s 15,30 horas, a candidatura liderana da Comisso Poltica de Braga do Partido Socialista. Numa carta enviada aos militantes do PS/Braga, o actual vice-presidente da Cmara de Braga manifesta a disponibilidade para entrar na corrida liderana da Concelhia e no caso de ganhar ser o candidato do partido s autrquicas de 2013 em Braga.

OS VERDES

Campanha do PEV chega hoje ao distrito


> redaco

Rastreio viso para scios de Os Bravos da Boa Luz


A Associao Os Bravos da Boa Luz estabeleceu um protocolo de cooperao com a firma pticas Minho, no mbito do qual se realiza hoje um rastreio viso aos scios e seus familiares que sintam essa necessidade. Esta aco, que decorre nas instalaes da firma, na Rua do Caires, completamente grtis. Para alm de rastreios, o protocolo prev ainda outras vantagens para os associados de Os Bravos da Boa Luz.

Deputados do PSD querem explicaes


Os deputados do PSD eleitos por Braga querem esclarecimentos sobre a Fundao Bracara Augusta, entidade que gere o evento da Braga 2012: Capital Europeia da Juventude. No princpio de Dezembro, os parlamentares social-democratas apresentaram um requerimento que tem como primeiro subscritor Hugo Soares com algumas questes que se tornam agora as respostas mais urgentes depois da demisso do director geral de Braga 2012, l-se numa nota enviada imprensa. No requerimento, entre outras questes, os deputados laranja questionam quais so as fontes de receita da Fundao Bracara Augusta, quanto ganham os elementos da administrao, incluindo ajudas de custo e outros abonos, e querem ainda saber quanto auferia o ex-director geral, Cludio Lima. Outras das questes que os parlamentares querem ver respondidas tem a ver com a relao entre a fundao cultural Bracara Augusta e empresas privadas e quais os critrios de adjudicao de publicidade.

A campanha nacional do Partido Ecologista Os Verdes (PEV), intitulada mesa com a produo portuguesa, arranca hoje, no distrito de Braga, com iniciativas programadas nos concelhos de Braga, Vieira do Minho, Vila Verde, Famalico, Barcelos e Guimares. Com esta campanha, o PEV pretende debater os problemas da produo alimentar nacional e sensibilizar para a necessidade de se assumir esta questo como uma prioridade para o pas, neste momento de crise. Dirigentes e activistas do partido tm vindo a percorrer o pas desde Outubro.

DR

Momento da assinatura do protocolo

6 // Correio do Minho 6 de Julho 2009

7 de Janeiro 2012 Correio do Minho // 11


Publicidade

OBRAS

BRAGA

Municpio retoma arranjo da rua de Santo Antnio

So retomados segunda-feira os trabalhos referentes ao arranjo urbanstico da Rua de Santo Antnio da Praa e do topo nascente da Praa Municipal, no centro histrico da cidade. uma obra de 114 mil euros.

DR

Praa Municipal tambm vai ser alvo de uma interveno no mbito desta empreitada > redaco

A Cmara Municipal de Braga retoma esta segunda-feira a empreitada referente ao arranjo urbanstico da Rua de Santo Antnio da Praa e do topo nascente da Praa Municipal, no centro histrico da cidade. Trata-se de uma empreitada adjudicada por 114 mil euros, cuja execuo se iniciou antes em Dezembro, mas que foi interrompida durante a quadra natalcia para evitar incmodos acrescidos aos comerciantes das imediaes. Os trabalhos, previstos para durar 120 dias, obriga contnua interrupo da circulao automvel na Rua de Santo Antnio da Praa, pelo menos nos prximos dois meses. A Rua de Santo Antnio da Praa constitui uma das entradas da cidade medieval e faz a ligao entre dois espaos urbanos, ambos importantes na histria da cidade: a Praa Conde de Agrolongo, popularmente designada Campo da Vinha, espao vocacionado para grandes eventos e antigo local da feira; e a Praa Municipal, centro cvico onde esteve implantado o edifcio do Mercado e onde se situa o edifcio principal da Cmara Municipal, Imvel de Interesse Pblico. De acordo com Pedro Nogueira, autor do projecto de arquitectura, nos dias de hoje a importncia da interligao destes dois espaos mantm-se: na Praa Conde de Agrolongo est construdo o maior parque de estacionamento da cidade, importante infra-estrutura de suporte ao cen-

tro histrico; noutra vertente, a Praa Municipal constitui o espao protocolar por excelncia, inerncia que lhe conferida pelos edifcios da cmara municipal e da Biblioteca Pblica nele implantados. A associao destes dois espaos Rua da Misericrdia, j reabilitada, confere acrescenta o arquitecto outra relevncia ao conjunto da interveno, constituindo um corredor que permite uma melhoria substancial na acessibilidade pedonal zona monumental da S de Braga. Genericamente, a obra consiste na reformulao do passeio nascente da Rua de Santo Antnio da Praa, fazendo-o prolongar at Rua da Misericrdia, percorrendo o topo nascente da Praa Municipal. Ainda na Praa Municipal, o projecto compreende a criao de uma nova passadeira de pees, fazendo a unio da plataforma central da praa com o passeio fronteiro ao edifcio da cmara municipal, de forma a melhorar-lhe as acessibilidades. O tratamento proposto para estes espaos segue a mesma atitude de interveno urbanstica que a Cmara Municipal de Braga tem vindo a implementar noutras obras realizadas na rea envolvente, refere Pedro Nogueira. A empreitada consubstancia-se, assim, para alm da renovao de vrias infra-estruturas subterrneas, na substituio dos actuais passeios por lajeado de granito cinzento com acabamento a pico mdio e na reposio da calada em cubo fiada, recuperado da obra.

12 // Correio do Minho 7 de Janeiro 2012 EM DILOGO REALIZA WORKSHOP SOBRE ENCADERNAO MANUAL Foi com muito profissionalismo e criatividade que a jovem designer povoense Ana Baptista dinamizou um workshop de Linogravura, nas instalaes do Centro Comunitrio do Vale do Cvado da Associao Em Dilogo. Uma dezena de pessoas participou nesta iniciativa com muito entusiasmo, no s pelo interesse desta tcnica para as suas actividades profissionais, mas sobretudo pela forma como foi conduzido todo o processo de aprendizagem. O prximo workshop est agendado para o prximo dia dia 28, entre as 14.30 e as 18.30 horas, sendo destinando encadernao manual em tecido, nomeadamente elaborao de uma agenda para 2012, um livro de receitas ou um caderno.

Mi
VILA VERDE

MINHO

TOMADA DE POSSE
dos - que dever estar pronta para entrar en funcionamento j no final deste ms. O provedor da Misericrdia de Vila Verde, falou na cerimnia, emocionado sobre os seus colaboradores, garantindo que a instituio s aquilo que hoje, graas a eles. No incio ramos apenas cinco dezenas e, hoje, j somos cinco centenas nesta casa, apontou. S no ltimo ano, foram admitidos 127 novos trabalhadores. O responsvel considera, todavia, que a Santa Casa vilaverdense tem sido muito penalizada nos ltimos tempos por falta de cumprimento das obrigaes do

Bento Morais lidera o sexto mandato


Bento Morais foi, ontem, empossado provedor da Santa Casa de Vila Verde, pela sexta vez consecutiva. Promete dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos ltimos 12 anos.
> marta caldeira

Bento Morais tomou, ontem, posse do cargo de provedor da Santa Casa da Misericrdia de Vila Verde pela sexta vez consecutiva. Promete dar continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo dos ltimos 12 anos, com vrias apostas novas para o prximo trinio, a mais emblemtica das quais assenta na remodelao e ampliao do hospital - onde sero investidos, j este ano, cinco milhes de euros. O auditrio da instituio encheu-se, ontem, ao final da tarde, de funcionrios e de muitas individualidades e instituies vilaverdenses e da regio, entre as quais o eurodeputado Jos Manuel Fernandes, o presidente da Unio das Misericrdias, Manuel Lemos, e o novo director da Segurana Social de Braga, Rui Barreira, GNR, Cruz Vermelha, entre outros, para assistir cerimnia de tomada de posse dos novos corpos gerentes da MisePublicidade

lll Vamos continuar envolvidos com paixo e amor neste mandato, referiu o provedor Bento Morais, indicando que a remodelao e ampliao do hospital vai melhorar a sade em V. Verde e regio.
Estado no mbito dos acordos de cooperao assinados. Vamos continuar envolvidos com paixo e amor neste mandato, referiu o provedor Bento Morais, indicando que a remodelao e ampliao do hospital uma obra que vai melhorar a sade, quer em Vila Verde, quer na regio, aumentando, sobretudo, a capacidade de realizar operaes e internamentos.

ROSA SANTOS

Momento da tomada de posse de Bento Morais no cargo de provedor da Santa Casa da Misericrdia de Vila Verde

ricrdia de Vila Verde. A lista integra um total de 12 mesrios que auxiliaro o prove-

dor nos vrios projectos que tem j delineados, para alm dos ltimos que j foram lanados re-

centemente como o novo equipamento social em Prado e a Unidade de Cuidados Continua-

Amares: obra de Mi Capela lanada esta tarde e apresentada pela vereadora Sara Leite

Fr mula 100% NATURAL


SEM EFEITOS SECUNDRIOS PROLONGA A PERFORMANCE AUMENTA O DESEJO LONGAS E MAIS RIJAS ERECES

Desabafos da f e no s!, da autoria de Mi Capela, a obra que vai ser hoje lanada, s 16.00 horas, no salo nobre da Cmara Municipal de Amares. A edio do livro da responsabilidade da Fbrica da Igreja Paroquial de Sta. Maria de Ferreiros e as receitas provenientes da sua venda revertem totalmente a favor da referida parquia. A apresentao contar com a presena da vereadora da Cultura, Sara Leite.

Pvoa de Lanhoso: Domingos Silva inaugura esposio de pintura hoje


A Aura das Coisas intitula a exposio de pintura de Domingos Silva que hoje inaugurada na Galeria do Theatro Club da Pvoa de Lanhoso, s 21.30 horas. Segue-se a apresentao de livro biogrfico/artstico do autor. A mostra vai estar patente naquele espao cultural at dia 29.

H 7 A N O S N O M E RC A D O = 7 A N O S A DA R P R A Z E R .

100% DE SATISFAO GARANTIDA!!!


Enviamos para todo o Pas.
ERVANRIA DIELFLORA
Centro Comecial, Avenida, n. 43, 1. - BRAGA - tlf. 253 274 547 Filial: Rua de S. Marcos, n. 29

Barcelos: Parlamento dos Jovens debate na segunda-feira as redes sociais


O Parlamento dos Jovens de Barcelos debate as redes sociais no prximo dia 9, a partir das 10.30 horas, no auditrio da sede da Empresa Municipal de Educao e Cultura de Barcelos. A iniciativa integrada no plano de actividades curriculares da Escola de Tecnologia e Gesto e o autarca Miguel Costa Gomes deve participar.

4 // Correio do Minho 6 de Julho 2009

7 de Janeiro 2012 Correio do Minho // 13

> Aos 40 anos, Narciso Ferreira era considerado o maior industrial do Norte, referia um jornal da poca.
VILA NOVA DE FAMALICO MINHO BREVES

Famalicenses homenageiam industrial Narciso Ferreira


em 2012 que Famalico presta, de novo, homenagem ao industrial Narciso Ferreira, celebrando os 150 anos do seu nascimento. O programa comemorativo apresentado segunda.
> redaco

Sindicatos protestam dia 21 em Guimares


A Federao dos Sindicatos dos Trabalhadores Txteis, Lanifcios, Vesturio, Calado e Peles promove no dia 21, data da abertura da Capital Europeia da Cultura Guimares 2012, uma marcha de protesto na cidade contra o roubo nos direitos dos trabalhadores, nomeadamente contra as medidas anunciadas pelo governo de alterar os dias de frias, aumentar o horrio laboral e reclamam o respeito dos acordos assumidos.

Vila Nova de Famalico celebra os 150 anos do nascimento de Narciso Ferreira - um famalicense que foi dos maiores industriais do pas e pioneiro na criao de fbricas txteis no Vale do Ave. Ao longo de todo o ano, vo ser inmeras as iniciativas culturais a promover em sua homenagem. Foi precisamente na margem esquerda do rio Ave, na vila de Riba de Ave, que Narciso Ferreira formou um verdadeiro emprio industrial, primeiro, com a Fbrica Sampaio, Ferreira e Ca. Lda (1896) e depois, nos incios do sc. XX, com a Oliveira, Ferreira e Ca. Lda, seguindo-se ainda a Empresa Txtil Elctrica, Lda, na freguesia de Bairro. O industrial fez ainda parte de vrias empresas do mesmo ramo, para alm do contributo decisivo na rea da energia hidro-elctrica, que resultou na fundao da Companhia Hidro-Elctrica do Norte de Portugal

ANTNIO FREITAS/CMF

Teatro Narciso Ferreira - uma das obras mais emblematicas do industrial

reconvertida, aps o 25 de Abril de 1974, na EDP. O industrial famalicense gravou o seu nome na histria da indstria txtil do Vale do Ave, e do pas, tendo dotado as suas fbricas de mecanismos avanados para a poca. A Fbrica Sampaio, Ferreira e Ca. Lda foi disso exemplo, sendo considerada a primeira fbrica moderna a surgir no concelho de Famalico. O empresrio foi tambm um grande benemrito. Ainda hoje vasta e rica a obra social orientada por Narciso Ferreira, que nunca esqueceu a importncia da educao (escolas), da cultura e do apoio aos mais carenciados - atravs de aces de solidariedade social e de intervenes no campo habitacional. A fundao do Hospital Narciso Ferreira foi, sem dvida, a mais relevante. Na prxima segunda-feira, s 17.30 horas, apresentado o programa comemorativo, no Hospital Narciso Ferreira, em Riba de Ave.

Vizela prope a crianas que desenhem bombeiros


A Real Associao Humanitria dos Bombeiros Voluntrios de Vizela, no mbito do seu 135 aniversrio promove o Concurso de Desenho Desenha os Bombeiros. O concurso dirigido a todas as crianas entre os 6 e 12 anos, e os seus trabalhos devero subordinar-se ao tema: Os bombeiros. Os trabalhos devero ser elaborados em papel de dimenso A3 (crianas dos 10 aos 12 anos) ou papel A4 (crianas 6 aos 9 anos), orientao vertical. A entrega de trabalhos deve ser efectuada at ao prximo dia 31 de Maro.
Publicidade

GUIMARES

PCP contra encerramento dos centros de sade


> redaco

BOTAS e SAPATILHAS - Coleco 2011

DIESEL

A Comisso Concelhia de Guimares do Partido Comunista Portugus (PCP) vem a pblico manifestar repdio e protesto contra o j anunciado encerramento ao fim-de-semana e feriados dos Centros de Sade em Guimares, considerando a medida como mais um ataque s populaes. No comunicado enviado imprensa, os comunistas apontam que o encerramento dos Centros de Sade levar a que piore drasticamente e se torne ainda mais lento o acesso s Urgncias do Hospital do Alto Ave e levar a que grande parte da populao trabalhadora deixe de ter acesso ao Servio Nacional de Sade na sua rea de residncia. um direito do povo ter acesso a um Servio Pblico de Sa-

CHEYENNE

Toda a Roupa a SUPER PREOS


DR

PCP prev acesso s Urgncias do Hospital do Alto Ave mais lento

LIMITADO AO LOTE EXISTENTE


CONTACTOS: OBJECTINVEST RUA DA LEIRA, PQ. IND. POENTE SEQUEIRA PERTO DA MOVIFLOR

de moderno, eficaz e eficiente, que aumente a esperana de vida e promova o bem-estar e a qualidade de vida, avana o PCP, no mesmo comunicado, onde garante ainda que o deputado Agostinho Lopes ir intervir

junto da Assembleia da Repblica sobre este assunto, levando-o a debate pblico. Os comunistas apelam, ainda, a todos os vimaranenses para que no se resignem e lutem pela defesa do SNS.

253 616 411 / 912 177 174


Aberto tambm ao fim-de-semana e Feriados, todo o dia.

14 // Correio do Minho 7 de Janeiro 2012 VILA VERDE: LOUREIRA EM FESTA HOJE COM ALMOO DE REIS A populao da Loureira, Vila Verde, e a junta de freguesia vo organizar um Almoo de Reis, a realizar amanh, a partir das 12.00 horas, na Quinta do Vau. O almoo ter como objectivo, entre outros, angariao de fundos para a a concluso da capela morturia. Durante a tarde haver animao com msica popular e karaoke. De salientar ainda que tambm amanh, s 10.00 horas, a populao poder visitar a obra da capela morturia e ver trabalhos realizados at data. os De referir que neste momento se encontra concluda a 1 fase da construo da capela morturia num edifcio que ter uma capela morturia, casas de banho, uma copa, um salo polivalente e uma sala de arrumos para dar apoio ao cemitrio.

22 de Novembro 2009 Correio do Minho // 23 CORAL DA MISERICRDIA CANTOU OS REIS A MANUEL LEMOS O Grupo Coral da Misericrdia de Vila Verde cantou os Reis ao presidente da Unio das Misericrdias Portuguesas, Dr. Manuel Lemos, na sua residncia em S. Vicente do Bico, Amares. O presidente da UMP fez questo de respeitar a tradio e de colocar em cima da mesa, e ao dispor dos presentes vinho verde, acompanhado dos doces tpicos da poca e os tradicionais petiscos desta quadra comemorativa dos reis. Com esta iniciativa, o Grupo Coral da Misericrdia de Vila Verde pretendeu evidenciar, mais uma vez, a sua forte dinmica e elevada qualidade artstica na interpretao do seu vasto e variado repertrio, segundo refere em nota comunicao social.

PONTE DE LIMA

MINHO
PONTE DA BARCA

Teatro invadido por grupos de reis


So vrias as colectividades de todo o concelho que do continuidade tradio de cantar os reis. Dia 14 h espectculo marcado.

Crianas do infantrio Carneiro Bouas cantaram os reis a Vassalo Abreu

A tradio de cantar os reis cumpriu-se tambm em Ponte da Barca, onde as crianas se juntaram para entoar os tradicionais cnticos ao presidente da cmara, Vassalo Abreu. O autarca recebeu os pequenos cantores do Jardim-de-Infncia Jos Carneiro Bouas. Cumprindo a tradio, as crianas, trajadas a rigor, afinaram as gargantas e auxiliadas pelas educadoras a nvel vocal e instrumental, cantaram e encantaram todos os presentes.

Viana do Castelo canta os reis esta noite no Centro de Interpretao Ambiental


DR

Grupos de reis limianos encantam no Teatro Diogo Bernardes, Ponte de Lima > redaco

O Municpio de Ponte de Lima, em parceria com a Associao de Folclore de Ponte de Lima e no sentido de manter uma tradio fortemente enraizada na nossa regio, promove a 14 de Janeiro o tradicional Cantar dos Reis. O espectculo sobe ao palco do Teatro Diogo Bernardes, a partir das 21.30 horas. A iniciativa pretende, segundo fonte da Cmara de Ponte de Lima, mostrar como outrora o povo vivia as Janeiras, atravs da msica, das letras e dos prprios
Publicidade

trajes que envergavam. O tradicional encontro de reis conta com a participao de um total de 18 grupos do concelho, que prometem animar com canes alegres e de jbilo. Entretanto continua patente ao pblico at ao prximo dia 31, no Museu dos Terceiros e na Torre da Cadeia Velha, a mostra intitulada O Natal e as Escolas. Face ao aumento de trabalhos, a mostra est dividida por aqueles dois espaos, reflectindo o empenho e a adeso a esta iniciativa, promovida pelo municpio de Ponte de Lima e levada a

cabo em estreita colaborao com as escolas e os jardins-de-infncia e respectivos agrupamentos. Mostra de prespios at dia 31 Os trabalhos expostos mostram prespios, telas pintadas e colagens, com recurso a variados materiais e tcnicas, onde os alunos procuraram criar as suas memrias associadas ao Natal. No total so 51 trabalhos, representativos do esforo e dedicao de vrias instituies de ensino, turmas e grupos docentes.

A tradio desta quadra festiva mantm-se, tambm, em terras de Viana do Castelo, onde o costume de cantar os reis vai perpetuando nos tempos. O Concerto de Msica Vocal pelos Reis realiza-se esta noite, a partir das 21.30 horas, no Centro de Monitorizao e Interpretao Ambiental de Viana do Castelo.

VALENA

Loja social j ajuda famlias


> redaco

CIPERDENT
Clnica de Reabilitao, Implantes e Preveno Dentria, Lda.
PLANO DE TRATAMENTO IMPLANTOLOGIA PRTESE FIXA E REMOVVEL CIRURGIA ORTODONTIA (Aparelhos Fixos) ESTTICA DENTRIA

Dr. Ari Ramos


Mdico Dentista N. 2692 O.M.D.
R. Monsenhor Airosa, 53 R/C 4705-102 Braga Telef. 253 615 604 - Tlm. 91 754 7177

Criar plataformas de apoio social, potenciar o voluntariado e transformar Valena numa cidade mais solidria onde todos possam viver com dignidade dever de todos e uma prioridade para a cmara municipal. A Loja Social de Valena atribuiu cabazes de Natal, com bens alimentares de primeira necessidade, s famlias mais carenciadas do concelho, abrangendo mais de meia centena de valencianos. Os cabazes foram preparados com os 423 Kg de gneros alimentares recolhidos pela Praxe Solidria, que decorreu em Ou-

tubro, uma iniciativa que contou com a colaborao da Escola Superior de Cincias Empresariais. A solidariedade desta iniciativa j fez a diferena para meia centena de valencianos este Natal. Os beneficirios abrangidos foram seleccionadas entre as famlias sinalizadas pela Comisso de Proteco de Crianas e Jovens e aquelas que recorreram ao Servio de Aco Social durante o ltimo ano de 2011. A loja est aberta para a recolha de bens s segundas-feiras entre as 09.00 e as 12.30 horas e para a distribuio de bens s quartas, das 09.00 s 12.30 e das 13.30 s 16.30 horas.

7 de Janeiro 2012 Correio do Minho // 15

> O Banco Local de Voluntariado de Cerveira conta com 75 voluntrios, mas s uma minoria so jovens.
VILA NOVA DE CERVEIRA MINHO VIANA DO CASTELO

Voluntariado: banco desafia jovens a agir


A sensibilizao da populao das escolar a prioridade no incio deste ano e as escolas so o espao escolhido pelo Banco Local de Voluntariado de Vila Nova de Cerveira para reforar a sua capacidade de interveno social.
> redaco

Estaleiros Navais recorrem a PR


Os rgos representativos dos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo decidiram ontem, em plenrio, pedir a interveno do Presidente da Repblica, admitindo o "dramtico cenrio" que a empresa pode enfrentar. Na comunicao feita no final da reunio desta sextafeira tarde, o porta-voz da comisso de trabalhadores anunciou a aprovao de uma moo que, entre outras medidas, solicita a "interveno urgente" de Cavaco Silva. "Na ajuda soluo deste grave problema nacional, solicitandolhe de imediato audincia com carcter de muito urgente", explicou ainda Antnio Barbosa. Neste plenrio participou grande parte dos 650 trabalhadores, que foram informados das concluses do encontro com o ministro da Defesa, na quarta-feira, em Lisboa. "Ficou a garantia do empenho pessoal do senhor ministro para encontrar no nico parceiro, formalmente interessado em participar nos estaleiros, a soluo do futuro da nossa empresa. Assim, acrescentou, "face a to dramtico cenrio", os trabalhadores "reafirmam a sua firme determinao em defender com todas as suas energias e argumentaes os estaleiros, como nico polo da construo naval, como empresa estratgica da nossa indstria e uma referncia insubstituvel da regio Norte de Portugal". A moo aprovada pelos trabalhadores tambm solicita ao governo que, "caso no se concretize a parceria empresarial prevista", assuma "as suas responsabilidades.

Criado em 2008, o Banco Local de Voluntariado de Vila Nova de Cerveira quer ampliar a sua interveno e, por isso, precisa de mais voluntrios, essencialmente jovens. O Banco Local de Voluntariado programou deslocaes a instituies de ensino do conce-lho, aproveitando as aulas de formao cvica para fazer a apresentao do projecto, mostrar as actividades que tm sido desenvolvidas e sobretudo mostrar aos mais novos as vantagens de ser voluntrio. O voluntariado pode ser uma actividade aliciante e est assim descrito na Lei n. 71/98, como o conjunto de aces de interesse social e comunitrio, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no mbito de projectos, programas e outras formas de interveno ao servio dos indivduos, das famlias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades pblicas ou privadas. O Banco Local de Voluntariado de Cerveira conta com cerca de 75 voluntrios, mas s uma minoria so jovens. As aces que tm sido desenvolvidas

DR

Exemplo de aces de sensibilizao para o voluntariado em Cerveira

prendem-se essencialmente com a colaborao em campanhas de angariao de alimentos, por exemplo do Banco Alimentar Contra a Fome, e com o apoio a idosos. Outros voluntrios abriro outros caminhos, mas as aces de sensibilizao que esto a ser preparadas dizem respeito tambm a instituies e ao

incremento da cultura organizacional, no sentido de acolher e integrar o trabalho voluntrio. Este trabalho de sensibilizao mais profunda comeou a ser desenvolvido em finais de 2011, em colaborao com a Escola Superior Gallaecia, que promoveu uma aco de formao sobre voluntariado, com o ttulo

Voluntariado: afirmao de uma cidadania plena e que teve como objectivo promover uma reflexo sobre possveis reas de interveno neste domnio, reconhecer e valorizar o papel dos voluntrios e das diversas organizaes de voluntariado, que contribuem activamente neste mbito.

Publicidade

MONO

Desdobrvel no site aponta dicas e sugestes para poupana familiar


Dicas na alimentao, electricidade, telecomunicaes, gua, gs e vesturio tm como objectivo levar os muncipes a desenvolverem uma planificao mensal consciente e responsvel. A cmara de Mono tem disponvel no portal municipal www.cm-moncao.pt um desdobrvel da Comisso para a Promoo de Polticas de Famlia com algumas sugestes de poupana bastante teis para os muncipes. As dicas de poupana, que podem ser visualizadas ou descarregadas daquela plataforma digital, tm como objectivo sensibilizar e auxiliar os muncipes no desenvolvimento de uma planificao mensal responsvel de acordo com a respectiva remunerao. No desdobrvel esto explanadas indicaes bastante teis de como poupar na alimentao, na gua, no gs, na electricidade, nos transportes e combustveis, na educao, em reparaes/obras na casa, nas telecomunicaes e vesturio ou calado.

16 // Correio do Minho 7 de Janeiro 2012

19 de Maro 2011 Correio do Minho // 27

Id

Nada de graa neste mundo. E se de graa, no o por muito tempo. No nosso burgo, exemplos h-os para todos os gostos: as (ex)scut, o acesso tendencialmente gratuito aos cuidados de sade e educao, as frias e os carros a preos de saldo, etc, etc, etc. Tudo parecia poder eternizar-se borla. Era mentira. Milton estava carregado de razo.
Paulo Ferreira Jornal de Notcias, 06/01/2012

INQURITO

Acha que o Governo deveria fechar todos os Centros Novas Oportunidades em Setembro de 2012?

Sim: 45%; No: 41%; 50%: 11%; 20%: 3%


Prximo inqurito at 13 de Janeiro: Concorda com a mudana obrigatria
para a TDT Televiso Digital Terrestre que tem incio a 12 de Janeiro?

IMPRESSES COSTA GUIMARES

IDEIAS

ESCREVE QUEM SABE

Verdade inconveniente demitiu um presidente


Repesco um acto de meados de 2010 para demonstrar que a diferena entre pases evoludos e com estadistas de letra maiscula e pases condenados mediocridade e com estadistas sem estatura para o cargo porque negam valores que aliceraram a sua eleio bem visvel. Em Junho de 2010, o Presidente da Repblica da Alemanha demitiu-se. No fez nada, nem promulgou nem vetou nenhuma lei. Que disse o presidente Horst Khler que no devesse para anunciar a sua demisso? Disse a verdade, mas a verdade que reafirmou politicamente incorrecta para os polticos alemes comandados pelos banqueiros e sequazes. Na visita s tropas alems no Afeganisto, Hosrt Khler disse apenas isto: "um pas como a Alemanha, com grandes interesses no comrcio externo, deve saber que as intervenes militares so necessrias para manter os seus interesses comerciais". Estas palavras to realistas e verdadeiras deram a entender a verdade que os alemes no querem que o mundo saiba: a guerra no Afeganisto motivada por interesses comerciais e no pela segurana nacional. A polmica fez com que o presidente alemo interrompesse um mandato de cinco anos para o qual foi eleito, um ano aps a escolha popular, causando uma pequena crise poltica. Ele disse apenas o que toda a gente sabe e que todos os governos fazem nas foras de paz, sob a capa das Naes Unidas ou da NATO. Atrs dos militares de cada pas, vo as empresas desses pases vender os seus produtos e servios. No Kosovo, os alemes tinham o Marco como moeda, os italianos vendiam dezenas de milhares de contentores "vespa" para albergar os soldados de todas as naes, alm dos queijos, das massas e dos vinhos, os espanhis levam empresas e mquinas para abrir estradas, enquanto os gregos forneciam gua mineral a todos as foras presentes. No falamos dos americanos e ingleses... O presidente alemo teve um gesto de sinceridade, mas os alemes (na defesa dos seus interesses econmicos) ficaram muito magoados com a verdade do seu representante mximo. Sentindo-se injustiado pelos comentrios e polmica, volta da verdade nua e crua, o presidente da Alemanha demitiu-se. A Alemanha vai continuar a participar nas foras de paz ou de ajuda humanitria com a mesma hipocrisia dos outros pases que tm nos palcos de crise um segmento de mercado inexplorado para os seus produtos. caso para dizer nestes tempos to difceis que somos pequeninos mas nobres e honrados e sabemos o lugar que devemos ocupar no concerto das naes.

FERNANDO VIANA*

Poupe energia (a mquina de lavar loia)


aqui referimos que nos prximos tempos, perante o aumento dos impostos e reflexamente, do preo dos bens e servios, os consumidores vo defrontar-se com uma diminuio do seu rendimento disponvel. Uma das formas relativamente simples e ao alcance de todos, pode decorrer por via da poupana energtica. evidente que esta via pressupe uma atitude proactiva, consciente e constante, de mudana de comportamentos no dia-a-dia, com pequenos gestos que vo desde apagar o interruptor de uma lmpada, escolha de electrodomsticos mais eficientes energeticamente. J aqui falmos dos frigorficos. Ocupemo-nos hoje das mquinas de lavar loia. Segundo o Guia da Eficincia Energtica publicado pela ADENE (Agncia para a Energia), as mquinas de lavar loia so os electrodomsticos que mais energia consomem, embora 90% do consumo se prenda com o aquecimento da gua. Convm assim, na sua aquisio, privilegiar aqueles que possuem uma etiqueta energtica mais eficiente (a qual varia da classe A para os mais eficientes at classe G para as mais gulosas em termos de consumo de gua e energia). Considerando um consumo mdio a 10 anos, a poupana apenas em termos de consumo de energia de uma mquina de lavar loia da classe A pode atingir os 261 em relao ao mesmo equipamento da

http://www.correiodominho.pt/ cronicas

classe G. Mas as possibilidades de poupana no se ficam por aqui: Escolha a capacidade da sua mquina de acordo com as suas necessidades; Procure utilizar a mquina quando est completamente cheia; Com meia carga, use programas curtos ou econmicos; Se necessita de passar a loia por gua antes de a meter na mquina, utilize gua fria; Uma boa manuteno melhora o comportamento energtico: limpe frequentemente o filtro; Mantenha sempre cheios os depsitos de abrilhantador e sal, pois reduzem o consumo de energia na lavagem e secagem, respectivamente. Para mais informaes, con-

tacte o CIAB: Em Braga: R. D. Afonso Henriques, n. 1 (Edifcio da Junta de Freguesia da S) telef: 253 617 604); Em Viana do Castelo: Av Rocha Pris, n. 103 (Edifcio Villa Rosa) telef: 258 806 269; Servio disponvel tambm nas Cmaras de Amares, Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Melgao, Mono, Montalegre, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Pvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Valena, Vieira do Minho e Vila Verde).
* Jurista e Director Executivo do Tribunal Arbitral de Consumo

http://www.correiodominho.pt/ cronicas

Arcada Nova Comunicao, Marketing e Publicidade, SA. Pessoa colectiva n. 504 265 342. Capital social: 150 mil uros. N. matrcula 6096 Conservatria do Registo Comercial de Braga. SEDE Praceta do Magistrio, 34, Maximinos, 4700 - 236 BRAGA, Apartado 2290. Telefone: 253 309 500 (Geral) e 253 309 507 (Publicidade). Fax: 253 309 525 (Redaco) e 253 309 526 (Publicidade). CONSELHO DE ADMINISTRAO Manuel F. Costa (Presidente); Armindo A. Arajo Veloso, Daniel Pedro Gonalves, Jorge Miguel B. Faria e Paulo Nuno M. Monteiro. administracao@correiodominho.pt

EDITOR Arcada Nova Comunicao, Marketing e Publicidade, SA DIRECTOR COMERCIAL Antnio Jos Moreira comercial@correiodominho.pt DIRECTOR DO JORNAL Paulo Monteiro (CP 1838). director@correiodominho.pt CORPO REDACTORIAL redaccao@correiodominho.pt Chefe de Redaco: Ricardo Vasconcelos (CP 8961). Redaco: Antnio da Costa Guimares (CP 854), Carlos Costinha Sousa (CP 8872), Joana Russo Belo (CP 6406 ), Jos Paulo Silva (CP 1210), Marlene Cerqueira (CP 5505), Marta Caldeira (CP 7761), Miguel Machado (CP 7631), Patrcia Sousa (CP 5948), Paula Maia (CP 6438), Paulo Machado (CP 5257), Rui Miguel Graa (CP 7506), Rui Serapicos (CP 2638), Teresa Marques da Costa (CP 5501). Fotografia: Rosa Santos (CP 6695). Reviso: Carlos Murta.

Grafismo: Rui Palmeira (Coordenador), Francisco Vieira, Filipe Leite, Filipe Ferreira e Irene Gonalves. Nota: Os textos assinados so da exclusiva responsabilidade dos seus autores. ASSINATURAS assinaturas@correiodominho.pt ISSN 9890; Depsito legal n. 18079/87; Registo na ERC n. 100043; Distribuio VASP; Noticirio: Lusa. IMPRIME: Naveprinter, Indstria Grfica do Norte, SA. Lugar da Pinta, km7,5. EN14 - Maia. Telef: 229 411 085. Fax: 229 411 084. TIRAGEM 8 000 exemplares

16 // Correio do Minho 11 de Setembro 2009

7 de Janeiro 2012 Correio do Minho // 17


EUARDO DANTAS Tcnico de comunicaes ANTNIO AFONSO Alfaiate GRACINDA GOMES Empregada de Balco

Concorda com a reduo do Subsdio de Desemprego para dois anos?


OPINIO

ANTNIO BRAGA Professor de Educao Especial

No concordo. Acho que quem chega a desempregado precisa de dinheiro. O apoio do Estado devia ser por mais tempo.

Acho que o Estado devia preocupar-se mais em arranjar emprego s pessoas. Nesta altura de crise o apoio muito insuficiente.

Se for para tirarem a quem no quer trabalhar, concordo. Dois anos acho que tempo suficiente para arranjar emprego. Isto para quem novo e quer trabalhar.

Concordo no caso dos jovens at aos 35 anos. Quem tem mais idade j descontou mais tempo e merece ser apoiado durante mais tempo.

IDEIAS

BOM DIA

EUSBIO FERTUSINHOS*

Ricardo Miguel Vasconcelos

proximava-se o final de 2011 e a minha famlia aguardava com ansiedade e alegria as ltimas badaladas da meia-noite e do fim de ano, com o espumante e as uvas passas nas mos, ansiosos por pedir aos deuses os desejos que gostaramos que se realizassem no ano novo. Acho que so doze os pedidos efectuados, um por cada uva passa que comemos. E nesta quadra, um dos meus desejos foi de que possamos continuar a desenvolver, em Portugal, projectos educativos e formativos nos adultos que o pretenderem. Nos momentos difceis que vivemos na Europa e particularmente em Portugal, torna-se fundamental construir os pilares para vencermos no futuro. Esses pilares devero basear-se na qualificao dos recursos humanos, de modo a atingirmos as metas e objectivos educativos previstos na construo da economia da sociedade do conhecimento. Estudos acadmicos revelam a correlao entre o baixo nvel do sucesso educativo das crianas com o baixo nvel de qualificao e certificao dos pais e famlias. Todos aceitamos que a falta de conhecimentos potencia a desigualdade social e que necessrio aproximar o conhecimento s pessoas. Este desgnio estava a ser concretizado com a itinerncia e a rede territorial, com cobertura assinalvel, dos Centros de Novas Oportunidades. O grande investimento na Educao e Formao de Adultos (EFA) pode e deve continuar a ser um mecanismo promotor da equidade social e da cidadania. Deve e pode funcionar como elevador social, promovendo a melhoria das condies de vida dos portugueses mais desfavorecidos. Na esfera poltica, as decises que se adivinham para a Educao e Formao de Adultos em Portugal no criam grandes expectativas. Apesar da abertura para discutir o futuro, manifestada pela maior parte dos actores no terreno e pelas redes educativas e de qualificao dispersas no territrio, parece que o man-dato poltico traduz-se por

UM DESEJO PARA 2012...

Deixem os adultos continuar a sonhar e a construir o futuro

Opes provincianas na CEC 2012


O novo vdeo promocional da Guimares 2012 - Capital Europeia da Cultura (CEC) comeou a circular no site YouTube no final de 2011, estando nesta altura em destaque em vrios canais de televiso. Sob o lema Tu fazes parte, ao longo de 90 segundos mostra as gentes de Guimares tendo como cenrio alguns dos lugares mais emblemticos da cidade-bero. J na parte final da produo, mais precisamente no minuto 1:18, surge um jovem vestido com um traje estudantil. primeira vista, pareceu-me caracterstico da maioria das universidades portuguesas, isto , totalmente diferente do da Universidade do Minho e igual ao de Coimbra. Depois de pesquisar mais um pouco sobre este assunto, percebi que aquele era o Traje Acadmico Portugus usado, em tempos, pelos alunos do ensino secundrio de Guimares. Hoje, apenas a Comisso de Festas Nicolinas costuma trajar durante esse perodo escolar. No querendo colocar em causa as opes dos criadores deste vdeo, parece-me evidente que a escolha de um estudante do ensino superior da Universidade do Minho seria mais acertada. Ou melhor, poderiam surgir dois estudantes, lado a lado, um do secundrio e outro da UMinho. Desta forma, a representatividade desta criao seria bem mais abrangente, muito menos sectria e, acima de tudo, bem menos provinciana.

uma simples comisso liquidatria de todo o trabalho que foi desenvolvido. Certamente cometeram-se erros, a aposta exagerada na certificao foi um deles, no entanto inegvel o trabalho e os bons exemplos que se multiplicaram de norte a sul. Ser possvel passar uma esponja por cima deste esforo financeiro e de recursos envolvidos na qualificao dos portugueses? Ser possvel que este exemplo que est a despertar curiosidade em muitos pases, alguns com ndices de desenvolvimento superiores aos nossos, no tenha qualquer valor? No tenha trazido qualquer mais-valia, para ser pura e simplesmente apagado? Certamente que no. Basta conhecer a realidade e ver e ouvir, com esprito aberto e crtico, os milhares de testemunhos dos adultos que aderiram a este pro-

jecto educativo, Iniciativa Novas Oportunidades. Acrescente-se a importncia que alguns grupos econmicos de relevo do qualificao dos seus recursos humanos, onde tal fato considerado um investimento estratgico. Segundo os ltimos dados do Censos 2011 do Instituto Nacional de Estatstica, apesar do grande salto qualitativo quanto s qualificaes dos portugueses, apenas da populao possui o nvel secundrio ou superior de certificao e cerca de 44% da populao no tem qualquer certificao ou apenas possui o 1 ciclo do ensino bsico. Como se v, ainda h muito trabalho a fazer nesta rea. Assim, tenho esperana que as palavras do atual Presidente da Agncia Nacional para a Qualificao e o Ensino Profissional, I. P. se concretizem, quando fa-

lava numa entrega de diplomas: Um pas, por muitas dificuldades que tenha, s comea a sair delas se apostar no seu bem mais precioso, que so as pessoas, apesar de reconhecer que era necessrio redirecionar os Centros Novas Oportunidades para verdadeiros centros de aprendizagem ao longo da vida. Termino esperando que o meu desejo se concretize em 2012 e as fortes crticas que surgiram Iniciativa Novas Oportunidades, na ltima campanha eleitoral das legislativas, se desvaneam como resultado de uma avaliao isenta e criteriosa, nomeadamente do que foi construdo no terreno. * Professor
(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortogrfico)

http://www.correiodominho.pt/ Crnicas

http://www.correiodominho.pt/ Crnicas

18 // Correio do Minho 7 de Janeiro 2012

5 de Janeiro 2012 Correio do Minho // 19

GIL VICENTE>>19

De sporto
OFICIALIZADO EMPRSTIMO DE MIGUEL LOPES

TAA A. F. BRAGA>>23

Paulo Alves apela a concentrao mxima


VITRIA DE GUIMARES>>21

Martim-Prado um dos pratos fortes da 3. ronda


HQUEI EM PATINS>>25

Scio apresenta queixa-crime HC Braga recebe Espinho contra presidente da AG com ambio na vitria

> Plantel do Sp. Braga volta aos relvados esta manh, s 10.30 horas, em mais um treino porta fechada.
SP. BRAGA REFOROS

um clube fantstico
Miguel Lopes o primeiro reforo de Inverno oficializado pelo Sp. Braga. Lateral direito acertou o emprstimo, ontem, at ao final da poca. Chega do FC Porto a custo zero disposto a relanar a carreira num grande clube.
> joana russo belo

Est oficializado o primeiro reforo de Inverno do Sp. Braga. Miguel Lopes acertou, ontem, com o clube arsenalista o emprstimo at ao final da temporada, numa cedncia do FC Porto, emblema ao qual o jogador est ligado at 2013. O lateral direito, de 25 anos, chega a Braga depois de ter visto falhada a transferncia para o Saragoa, no arranque da poca, por ter sido efectuada fora de prazo, esperando agora recuperar os seis meses perdidos. Sem jogar desde o incio da temporada, o lateral espera em Braga dar um novo rumo carreira, num clube ao qual traa rasgados elogios. um clube fantstico. Para mim, um enorme prazer representar um clube como o Sp. Braga que, neste momento, est nas competies europeias. Vai dar-me a possibilidade de jogar e de evoluir como jogador, o que para mim ptimo, revelou ao site oficial do clube, j com a camisola do Sp. Braga e depois

Meyong j rescindiu
Meyong j rescindiu contrato com o Sp. Braga. O avanado camarons, que integrava a lista de quatro dispensados - a par de Mrida, Marcos e Galo acertou, ontem, a desvinculao ao clube bracarenses, com quem tinha ligao at ao final da presente temporada. Sem espao no plantel, depois de Carlo se assumir como terceira escolha de Jardim, o ponta-de-lana cumpria a quarta poca com a camisola arsenalista. Avanado alvo de interesse de clubes como Feirense, Gil Vicente e Rio Ave.

DR

Miguel Lopes vai vestir a camisola do Sp. Braga at ao final da temporada, por emprstimo do FC Porto

de ter realizado os habituais exames mdicos. Est assim encontrado o sucessor de Baiano, lateral titular que se lesionou gravemente e que no jogar mais at ao nal da

poca. Com Rodrigo Galo j emprestado ao Gil Vicente e apenas com Salino adaptado posio, o internacional portugus sub-23 - lateral de raiz ter a oportunidade para se ar-

mar na equipa bracarense e mostrar os crditos que deu a conhecer na temporada passada recheada de sucesso ao servio do Btis, onde se sagrou campeo.

SAMUEL REALIZA HOJE EXAMES MDICOS

PLANTEL

Venho procura de sucesso e ttulos


> j. r. b.

Samuel j est em Braga e, se tudo correr dentro do previsto, assina hoje contrato com o clube arsenalista. O defesa central que chegou ontem ao nal do dia a Portugal proveniente de Bruxelas - o prximo reforo do Sp. Braga, depois de ter acertado a resciso com o Anderlecht, de onde saiu em rota de coliso com o treinador. O brasileiro, de 25 anos, chega a custo zero, vai realizar esta manh os habituais exames mdicos e at j fala Braga. Venho procura de sucesso e ttulos, pois em todos os clubes

DR

Samuel realiza hoje habituais exames mdicos antes de assinar contrato

por onde passei os objectivos eram elevados e estou preparado para o desao. O Sp. Braga j venceu grandes clubes e, enquanto tiver hipteses, vamos lutar para ser campeo, revelou chegada ao aeroporto. Prometendo dar o mximo, Samuel deixa claro que jogar em Portugal um desao que encara com ambio: no acredito que a minha vinda para o Sp. Braga seja uma aventura. H muito tempo que alimentava o sonho de jogar em Portugal e, nalmente, a oportunidade chegou. Venho para ajudar a equipa. Est tudo bem encaminhado, revelou.

Lus Alberto o senhor que se segue


Tm sido dias agitados no mercado de transferncias em Braga. Depois de oficializado o lateral Miguel Lopes, e com Samuel a ultimar arestas do acordo com o Sp. Braga, Lus Alberto ser o terceiro reforo arsenalista de Inverno. O mdio esperado em Braga nas prximas horas, depois de o emblema bracarense ter chegado a acordo com o Nacional para a transferncia do brasileiro. O mdio defensivo poder mesmo ser oficializado ainda hoje, faltando apenas revelar pormenores da cedncia.

4 // Correio do Minho 6 de Julho 2009 MOREIRENSE: CCERO EMPRESTADO PELO P FERREIRA . O avanado Ccero o mais recente reforo do Moreirense. O atleta vai jogar em Moreira de Cnegos at final da poca, por emprstimo do Paos de Ferreira. O guineense, de 25 anos, que j representou o Vitria de Guimares e o Dnamo de Moscovo, esteve parado na primeira parte da temporada, a recuperar de interveno cirrgica tbia esquerda, e no chegou a estrear-se na formao pacense, no tendo sido sequer inscrito na Liga. espera de voltar a jogar com regularidade, Ccero ter oportunidade no Moreirense de mostrar qualidades. Entretanto, Jorge Chula apontado ao Moreirense. O extremo direiro poder ser o prximo reforo, por emprstimo da Unio de Leiria. Chula, de 21 anos, fez a formao no FC Porto, passando pelo Tourizense e Venlo, da Holanda.

7 de Janeiro 2012 Correio do Minho // 19 SUB-19: TRS VIMARANENSES CHAMADOS SELECO NACIONAL Edgar Borges, seleccionador nacional dos sub-19, chamou 25 jogadores para o estgio de preparao para o Torneio de La Manga, a decorrer entre 9 e 13 de Fevereiro, em Espanha, entre eles trs vimaranenses. O torneio tem como objectivo preparar a equipa das quinas para a decisiva etapa de qualificao para a fase final do campeonato da Europa. Os convocados so: Benfica: Andr Gomes, Caf, Daniel Martins, Ivan Cavaleiro e Joo Cancelo; FC Porto: Alves, Andr Teixeira, Fbio Martins, Hugo Basto e T-Z; Leixes: ngelo Meneses; Martimo: Jos S; Sporting: Agostinho C, Betinho, Bruma, Joo Carlos, Joo Mrio, Michael, Rafael Veloso, Ricardo Esgaio e Ilori; Leiria: Pedro Almeida; V. Guimares: Andr Pereira, Ricardo Pereira e Rui Areias.

PAULO ALVES FAZ ANTEVISO DO JOGO COM O NACIONAL

GIL VICENTE lll

LIGA

Vamos ter que apresentar atitude mental muito forte


O Gil Vicente recebe, amanh, o Nacional da Madeira, num jogo que Paulo Alves considera difcil. Tcnico gilista apela concentrao mxima da equipa e atitude sria.
> joana russo belo

Roberto e Yero so as baixas de peso no ataque gilista para a recepo ao Nacional da Madeira, em jogo a contar para a 14. jornada da Liga. Encontro est agendado para as 16 horas, no Estdio Cidade de Barcelos.

CAMPANHA

O Gil Vicente ter de estar ao melhor nvel para vencer o Nacional. Paulo Alves aponta mesmo concentrao mxima para que a equipa consiga, amanh, cumprir os objectivos diante da equipa madeirense, adversrio que o tcnico considera difcil. Vamos ter que ser humildes, apresentar uma atitude mental muito forte e sermos solidrios. Temos de manter uma atitude sria, de trabalho, para atingir rapidamente os objectivos da permanncia. Ser um jogo complicado, mas o Gil Vicente vai ter de estar ao melhor nvel, defendeu o treinador. Paulo Alves disse duvidar de um momento menos bom do Nacional, esperando, por isso, um desafio complicado a contar para a 14. jornada da Liga. O Nacional tem uma excelente equipa e, apesar de muitos dizerem que est com problemas de confiana, pode arrancar e atingir um nvel condizente com o valor da equipa. No podemos

Jogadores visitaram escola


O Gil Vicente voltou, ontem, a visitar uma escola do concelho, em mais um dia dedicado campanha de promoo do clube junto dos mais novos. Lus Manuel, Guilherme e Daniel acompanharam o presidente, Antnio Fisa, numa visita EB 1 Gonalo Pereira, mesmo no corao de Barcelos. Os jogadores fizeram as delcias dos alunos e entregaram bilhetes para o jogo de amanh, assim como algumas recordaes. Em troca, os mais novos cantaram as Janeiras trajados a rigor.

ROSA SANTOS

Paulo Alves apela concentrao mxima da equipa no jogo de amanh

descurar esta situao, lembrou. Relativamente ausncia de alguns jogadores influentes na equipa madeirense, Paulo Alves referiu que no prepara os jogos

em funo do nome de este ou aquele jogador, mas sim do colectivo. Quanto ausncia de Mateus atleta que originou o famoso caso e motivou a descida de di-

viso dos gilistas - o tcnico afirmou apenas que isso um caso do passado. O jogador seguiu o caminho dele e o Gil Vicente fez o mesmo, rematou.

O encontro entre Gil Vicente e Nacional est marcado para amanh, s 16 horas, no Estdio Cidade de Barcelos, e ser arbitrado por Carlos Xistra, de Castelo Branco.
Publicidade

TERCEIRO CLUBE ROMENO NO PERCURSO DO PORTUGUS

Toni de regresso Romnia para treinar Astra Ploiesti


> j. r. b.

Rua Costa Gomes n. 61, Real Real 4700-262 Braga - Portugal geral@negociospontuais.com

Tlf. 253 331 275 Tlm. 96 3325953 Fax. 253 331 277

Seleco Ideal, Mediao Imobiliria, Lda. AMI - 7894 Val. 12-10-2013

Antnio Conceio, conhecido como Toni, est de regresso Romnia onde ir treinar o Astra Ploiesti. Depois das experincias no Cluj e no Brasov, este ltimo at ao Vero de 2011, o tcnico bracarense assume, agora, o comando do actual 9. classicado na liga romena. Vai ser o terceiro clube romeno na carreira do portugus. A contratao j foi ocializada no site ocial do clube, num

ARQUIVO

Toni vai treinar de novo na Romnia

contrato com durao at 2013. No Astra, Toni vai encontrar o portugus Bruno Miguel (ex-U. Leiria), para alm do director desportivo Mrio Branco. O convite surgiu no timing certo. Trata-se de um clube que est em crescimento, a nvel desportivo e de infra-estruturas. Vamos analisar o plantel para saber se necessrio refor-lo e, se possvel, lutar por uma posio que permita disputar as competies europeias na prxima temporada, referiu o tcnico.

ARRENDAMENTO - APARTAMENTO T4
Cozinha equipada, lavandaria, tectos falsos, 3 wc's, um de servio, um na suite e outro completo, roupeiros, ar condicionado, garagem para 2 carros e varanda. Localizado prximo das piscinas Municipais. Possibilidade de arrendamento com opo de compra. Marque Visita!!

APARTAMENTOS T3 EM PLENO CENTRO DE BRAGA


Rene toda a sorte de servios, qualidade de construo e reas. Excelente opo para viver na cidade. Roupeiros, zona de tratamento de roupa, gar. para duas viaturas, ar cond., e muito + equipamentos. VENHA VISITAR O ANDAR MODELO.

ARRENDAMENTOS
T3 Ferreiros C/cond. ....300 T2+1 Dume c/cond.......300 T2 Real c/cond. ............275 T1 Maximinos c/cond....250 T2 Mobilado Tribunal....300 Moradia T3 Mobilada....550
APARTAMENTO T3
Com aquecimento, ar condicionado, cozinha equipada, aspirao central, roupeiros, caixilharia dupla e gar. individual 500,00 c/cond. Includo

Senhor Proprietrio, Administramos o seu Patrimnio Imobilirio de forma rigorosa e lucrativa. Consulte os nossos servios: Arrendamento, recuperao de rendas em atraso, obras, etc.,

20 // Correio do Minho 7 de Janeiro 2012 SETBAL E ACADMICA EMPATAM Vitria de Setbal e Acadmica de Coimbra empataram ontem a um golo, no jogo de abertura da 14. jornada da Liga Zon Sagres. O jogo abriu com um golo mal anulado por fora-de-jogo ao sadino Rafael Lopes, que saiu em linha para meter a bola na baliza de Peiser. Marinho aos 49 minutos, abriu o activo para os estudantes e Jorge Gonalves aos 60 reps a igualdade. SPORTING-FC PORTO PODE SER MATA-MATA DOS LEES O jogo entre Sporting e FC Porto concentra, hoje s 20h15 em Alvalade, as atenes da 14. jornada da Liga Zon Sagres. Com menos seis pontos que os azuis e brancos, os sportinguistas podem comprometer as aspiraes ao ttulo em caso de derrota mas em caso de triunfo fica relanado o campeonato a trs. No plano dos plantis disponveis, ganham interesse as incluses nos convocados de Jeffren e Renato Neto no Sporting, e de Djalma no FC Porto. Domingos continua a no poder contar com Rinaudo e Carrio, enquanto o defesa Rodriguez j est recuperado, mas ainda no est em condies de dar o seu contributo equipa. Vtor Pereira vai poder tambm contar com o regressado Defour, recuperado de leso e tambm Helton, lvaro Pereira, Rolando e James, saindo das escolhas Varela, Iturbe.

SCIO DO VITRIA PROCESSOU JOO CARDOSO

FUTEBOL

GUIMARES

Queixa-crime em tribunal contra presidente da AG


O scio do Vitria de Guimares Paulo Emanuel Mendes, promotor de um pedido de marcao de uma Assembleia-Geral (AG) extraordinria para destituir a direco, apresentou uma queixa-crime contra o presidente da mesa da AG, Joo Cardoso.
> redaco

Manifestao pacfica, reitera carta aberta


Um acto de manifestao democrtica que seja pacfico, ordeiro e honesto. Esta inteno consta de uma carta aberta que o associado do Vitria de Guimares, Paulo Roberto Oliveira Peixoto, presidente da Associao Vitria Sempre dirigiu aos presidentes da assembleia geral e da direco do clube, a propsito do protesto anunciado para hoje diante do complexo desportivo. Todas as pessoas que comparecero pretendem com o seu protesto, simplesmente, demonstrar a sua profunda discordncia com o modo como o Vitria vem sendo gerido. E vocs, como homens bem formados, que julgamos que so, sabero que as vontades populares podem mais do que a emanao suprema dos iluminados na descendncia de XIV Luis que propalava aos ventos Soleil Le cest moi, acrescenta a carta aberta. Na missiva dirigida aos responsveis mximos do clube vimaranense, Paulo Peixoto diz ainda acreditar que, em Guimares, e pelo Vitria no precisaremos de nos imolar pelo fogo, acrescentando que, apesar das alegadas irregularidades de uma petio que continha a assinatura de 188 scios, mas que no fundo exprimia a vontade de todos aqueles que boicotaram o jogo com o Benfica e mesmo de alguns que compareceram, sabero retirar do acto democrtico de hoje as devidas ilaes.

Numa nota enviada ontem agncia Lusa, Paulo Emanuel Mendes revela que deu entrada na quinta-feira no Tribunal Judicial da Comarca de Guimares uma queixa-crime contra o presidente da Assembleia-Geral do Vitria. Em causa est o facto de Joo Cardoso ainda no ter agendado a referida AG extraordinria, evocando irregularidades no requerimento entregue. Numa recente entrevista a uma rdio local e confrontado sobre a questo, o responsvel explicou ainda que no foi apresentado qualquer argumento, e os estatutos no o exigem, mas de bom tom que isso acontea porque no estamos a falar de uma questo menor, mas de uma destituio de uma direco que foi eleita por dois teros dos votos. Vontade inequvoca e expressa de todos Alm disso, Joo Cardoso aponta como falha o facto de o texto do requerimento no estar

RUI SERAPICOS

Complexo desportivo do Vitria de Guimares: cenrio da manifestao preparada para hoje s 10h00

repetido em todas as folhas, o que lhe suscita dvidas sobre a vontade inequvoca de todos os signatrios. Joo Cardoso explicou que se estiver tudo em conformidade marcar a AG, mesmo no concordando com o propsito, porque no lhe parece que seja a melhor forma de resolver os graves problemas do Vitria. Para Paulo Emanuel Mendes, contudo, a petio que foi entregue, de forma indecomponvel, ao contrrio do que ele

[Joo Cardoso] pretende fazer crer, um documento constitudo por 20 folhas numeradas e rubricadas, sendo vontade inequvoca e expressa de todos quanto a assinam - e no o fizeram em branco - que seja marcada a AG extraordinria nos termos do artigo 28., alnea b) dos estatutos. O associado no est disposto a fazer qualquer correco petio e frisa que em nenhuma parte dos estatutos se exige qualquer fundamentao para supor-

tar a pretendida ordem de trabalhos, tal matria a tratar nas intervenes a realizar na AG, tendo agora instaurado uma queixa-crime contra Joo Cardoso. Para hoje, a partir das 10:00, um grupo de associados marcou uma manifestao de protesto contra os presidentes da direco e da mesa da AG, Macedo da Silva e Joo Cardoso, junto ao complexo desportivo do Vitria de Guimares. A direco reagiu com um comunicado.

DIRECO VITORIANA REAGE EM COMUNICADO CONVOCAO DO PROTESTO

Reestruturao financeira e apelo estabilidade


> rui serapicos

O vosso tempo acabou


Independentemente da existncia ou no de algo assinado, os vitorianos vo querer que saibam que o vosso tempo acabou e como vocs sabem, ou deveriam saber, o clube dos scios e a sua existncia lavra da alma destes. Com efeito, com grande dor nossa, o Vitria, nos ltimos quatro anos, tem vindo a despersonalizar-se, perdendo a alma que lhe era to caracterstica, refere ainda.

A concluso de uma operao financeira para sanear de modo assinalvel o passivo do clube e o compromisso de apresentar um plano de reestruturao financeira e a delegar nos associados a escolha livre e desimpedida do destino que melhor servir

ao Vitria Sport Clube so argumentos usados pela direco do Vitria de Guimares num comunicado, difundido anteontem aos rgos de informao, a propsito da manifestao marcada para hoje (ver texto acima). Embora reconhecendo que os associados do Vitria tm o direito de manifestarem as suas

posies sempre que entenderem necessrio e determinante, sem prejuzo do que mais importante para todos: o Vitria Sport Clube, a direco alerta para as contingncias competitivas do momento: a equipa de futebol profissional disputa, amanh, um importante jogo contra um adversrio difcil.

Tendo em vista este encontro com o Feirense, sobram razes para julgar que mais benfico o apoio de todos os associados no Estdio D. Afonso Henriques do que manifestaes populares que apenas contribuem para o desassossego e instabilidade da equipa do Vitria Sport Clube, alega ainda a Direco.

PUBLICIDADE # 7 de Janeiro 2012 Correio do Minho // 21

22 // Correio do Minho 7 de Janeiro 2012

17 de Abril 2010 Correio do Minho // 23

> Trofu de disciplina do campeonato distrital da Associao de Futebol de Braga.


GD GERS LIDERA RANKING DA DISCIPLINA RANKING TROFU DISCIPLINA
PONTOS DA 14. JORNADA
GD TRAVASSS VIEIRA SC AFC MARTIM ARES SC AD GUIAS DA GRAA F.C. GD GERS CC TAIPAS DESP RONFE . 5 2 6 3 3 7 4 6 RUIVANENSE AC FORJES SC GD PRADO GD PORTO DAVE GDU TORCATENSE CD CELORICENSE CCD SANTA EULLIA ADRC TERRAS BOURO 13 6 8 9 3 9 7 5

A.F. BRAGA

DIVISO DE HONRA

CLASSIFICAO - POCA 2011/2012


1. GD GERS 2. VIEIRA SC 3. ARES SC 4. AD GUIAS DA GRAA 5. AFC MARTIM 6. CC TAIPAS 7. CCD SANTA EULLIA 8. GDU TORCATENSE 40 51 51 53 59 59 60 64 9. GD PRADO 10. FORJES SC 11. GD TRAVASSS 12. DESP RONFE . 13. RUIVANENSE AC 14. ADRC TERRAS BOURO 15. CD CELORICENSE 16. GD PORTO DAVE 65 68 70 71 71 71 73 83

O jornal Correio do Minho e a Rdio Antena Minho - em parceria com a Associao de Futebol de Braga - voltam a premiar mais uma vez esta poca, a equipa mais disciplinada ao longo do campeonato da Diviso de Honra. O Trofu Disciplina tem em conta a atribuio de cartes amarelos e vermelhos a atletas e as advertncias e expulses de agentes desportivos: Atletas: carto amarelo vale 1 ponto; carto vermelho 2 pontos; Agentes desportivos: advertncia vale 2 pontos; expulso 3 pontos.

GD Gers: todos bons rapazes


A equipa do Gers lidera o ranking do Trofu de Disciplina, com 'apenas' 40 pontos, cumpridas 14 jornadas da Diviso de Honra. Satisfeito com o comportamento exemplar dos seus jogadores, que, destaca, j vem no seguimento da boa imagem da poca passada, Roger Bastos no esconde o objectivo: queremos ser os reis da disciplina.
> miguel machado

O Grupo Desportivo de Gers a equipa mais disciplinada do campeonato distrital da Associao de Futebol de Braga, e lidera, 14. jornada, o ranking do Trofu Disciplina - institudo pela associao em colaborao com o jornal Correio do Minho e rdio de Braga Antena Minho com o intuito de premiar a equipa mais correcta em termos disciplinares ao longo da temporada. Em ano de estreia na Diviso de Honra, o desportivismo e fair-play da formao geresiana, dentro das quatro linhas, salta ainda mais vista pelo facto do clube estar a jogar, praticamente, sempre fora de portas (Crespos casa emprestada) e ocupar, desportivamente, a penltima posio no campeonato, com apenas duas vitrias, quatro empates, e oito derrotas nas primeiras 14 jornadas. Roger Bastos, treinador da equipa do Gers, no esconde o orgulho por esta liderana no Trofu Disciplina, e afirma mesmo que gostava de acabar a poca com esta taa conquistada. J no ano passado (na I Diviso) tivemos imensos jogos seguidos sem ver um carto amarelo. A disciplina um aspecto que trabalhamos muito no clube, mas os jogadores do Gers tm o mrito porque respeitam sempre os adversrios e as equipas de arbitragem. O Gers melhorou muito nos ltimos anos no captulo da disciplina e hoje , sem dvida, um dos bons exemplos da AF Braga. Este trofu apenas dado na Diviso de Honra, que estamos a disputar pela primeira vez, e, assumimos: queremos ser os reis da disciplina. Era bom para o clube, destacou.

DR

Plantel do Grupo Desportivo de Gers tem-se destacado, esta poca 2011/2012, como a equipa mais disciplinada da Diviso de Honra da A.F. Braga

lll No um trofu que d ttulos, subidas de diviso ou manutenes, mas muito dignificante e uma imagem belssima de uma equipa e de um clube de futebol. sinal de civismo, respeito pelo adversrio e pela arbitragem. Como treinador aprecio bastante a disciplina num grupo de trabalho, e o Gers neste aspecto melhorou muito nos ltimos anos, e um exemplo na AF Braga.
Roger Bastos (tr. Gers)

ROGER BASTOS CONFIANTE PARA RECEPO AO TAIPAS, AMANH, S 15 HORAS

um jogo importante e queremos comear o ano com o p direito


O Gers terminou 2011 nos lugares de descida, mas est apostado em dar a volta agora em 2012, rumo manuteno na Diviso de Honra da AF Braga. Roger Bastos, tcnico que ainda no perdeu ao comando da equipa geresiana desde que regres-sou ao clube, no poupa nos elogios ao empenho dos seus jogadores e acredita que a permanncia ainda possvel. Nesse sentido, vencer amanh, em casa, o Taipas, depois da paragem para as festas natalcias, o objectivo para dar corpo ambio. um jogo importante, diante de uma das equipas mais fortes do campeonato, mas tambm queremos comear o ano com o p direito. E s a vitria nos pode relanar para continuarmos a sonhar com o objectivo da manuteno. Vamos entrar com tudo no jogo, pois sentimos que ainda temos muito a conquistar neste campeonato, afirmou, com confiana, Roger Bastos, que tem o plantel todo disponvel para esta partida.
Roger acredita na vitria sobre o CC Taipas

DR

24 // Correio do Minho 6 de Julho 2009 GABRIELA NOIVO NOTABILIZA-SE COMO A PRIMEIRA ATLETA DO BASQUETEBOL DO SP BRAGA CONVOCADA . PARA A SELECO NACIONAL FEMININA (SUB-16) A atleta bracarense Ana Gabriela Amorim Noivo foi chamada pelos responsveis tcnicos nacionais para um treino de observao para a seleco nacional de basquetebol sub-16 feminina, a decorrer na prxima tera-feira, no Porto. Trata-se da primeira chamada de um atleta do basquetebol do Sp. Braga a uma seleco nacional da modalidade, em cinco anos de existncia da seco. Depois de vrias chamadas s seleces femininas de sub-14

7 de Janeiro 2012 Correio do Minho // 23 e sub-16 distritais, Gabriela Noivo deu, assim, mais um passo mpar na sua carreira de basquetebolista. Apontada como um talento promissor do basquetebol do Sp. Braga, tendo j dado o seu contributo equipa de sub-19 feminina, Gabriela Noivo fez assim histria no emblema arsenalista pela primeira convocatria a uma seleco nacional. A atleta bracarense tem 15 anos e esta a sexta poca em que pratica basquetebol no Sp. Braga. Tendo comeado pelo minibasquete a actual capit da equipa de sub-16 que neste fim-de-semana vai disputar o primeiro jogo do play-off da final do campeonato distrital frente ao V. Guimares.

SORTEIO DA 3. ELIMINATRIA DA TAA EM SENIORES

A.F. BRAGA

DIVISO DE HONRA

Martim-Prado e P. dAve-Ronfe so os pratos fortes da ronda


O sorteio da terceira eliminatria da Taa AF Braga, em seniores, ditou ontem dois duelos empolgantes (Martim-Prado e Porto dAve-Ronfe) que vo deixar mais dois possveis candidatos vitria final pelo caminho. O Santa Eullia, detentor do trofu, joga com o Gers.
> miguel machado

Santa Eullia recebe hoje Terras de Bouro na abertura da 15. jornada


Depois das frias do Natal e Ano Novo, as emoes fortes do campeonato distrital da AF Braga esto de volta este fim-de-semana, cabendo ao lder Santa Eullia fazer hoje as honras da abertura de 2012, com a recepo ao Terras de Bouro (15 horas). Para este jogo grande da 15. jornada da Diviso de Honra, o Conselho de Arbitragem nomeou o experiente rbitro Jos Manuel Carreira Silva, e os assistentes Miguel Silva e Lus Ferreira. A restante jornada disputa-se amanh. Os jogos e rbitros nomeados so os seguintes: Travasss-Torcatense (Joo Rocha Moreira); Ruivanense-Forjes (Rui Mota); Vieira-Porto dAve (Jos Ribeiro); Prado-Martim (Renato Freitas); Gers-Taipas (Ricardo Pinto). guias da Graa-Celoricense (Jorge Lemos); Ronfe-Ares (Manuel Fernandes);

Martim-Prado e Porto dAve-Ronfe foram os jogos grandes que saram ontem do sorteio da terceira eliminatria da Taa AF Braga, em seniores. Igualmente empolgante e a fechar os duelos entre clubes da Diviso de Honra, destaque tambm para a partida entre o Gers e o Santa Eullia, actual detentor do trofu. Bem mais feliz foi o sorteio para as equipas do Terras de Bouro, Tadim/Este FC e Pica, j que caram isentos na eliminatria, e assim automaticamente apurados para a prxima ronda. De resto, as emoes ditaram muitos embates entre clubes de escales diferentes, sempre propcios s habituais surpresas tpicas da prova rainha. Sorteio completo dos jogos da 3. eliminatria: Parada Tibes - Ruivanense Antime - Vieira SC Pees - Vila Ch Celeirs - g. Alvelos Pevidm - S. Paio Arcos Gers - Santa Eullia Ares - Ases Santa Eufmia Forjes - Sp. Ucha Martim - Prado Taipas - Est. Figueiredo Travasss - Pousa Porto dAve - Ronfe Regadas - Pedralva.

DR

Equipa do Martim vai medir foras com o Prado num dos pratos fortes da 3. eliminatria da Taa AF Braga

Drbi famalicense aquece 3. eliminatria Drbi famalicense aquece da Taa em Juniores Taa em Juniores Sorteio dos jogos da 3. eliminatria da Taa AF 3. eliminatria da Taa Sorteio dos jogos da Braga, em juniores: Associao de Futebol de Braga, em juniores: Arnoso--Joane Arnoso Joane Ruivanense- -Vilaverdense Ruivanense Vilaverdense Prado - Maria da Fonte Prado Maria da Fonte Santa Maria - -Forjes Santa Maria Forjes Oliveirense - Ribeiro Oliveirense - Ribeiro Urgeses - Ronfe Urgeses - Ronfe Esposende -- Brito Esposende Brito Vasco Gama - -Marinhas. Vasco Gama Marinhas

Doze clubes isentos no sorteio da Taa em Juvenis


Nos juvenis, o sorteio da 3. eliminatria da Taa ditou apenas quatro jogos a realizar-se: CF Fo - Palmeiras Vilaverdense - Operrio FC Sp. Braga - Maria da Fonte Merelinense B - FC Famalico. Os restantes doze clubes no sorteio ficaram isentos nesta ronda: Merelinense A, Vizela, FC Amares, Esposende, Moreirense, Brito, Santa Eullia, Estrelas Faro, Celoricense, Ninense, Gil Vicente e Prado.

DR

Jos Carreira Silva (rbitro)

Publicidade

TREINADORA DE ATLETISMO DO SP BRAGA .

Sameiro Arajo distinguida


> redaco

QUINTA DE JUSTE
Santa Lucrcia- BRAGA

DR

Sameiro Arajo

A treinadora de atletismo do Sporting de Braga, Sameiro Arajo, foi galardoada pela Secretaria de Estado do Desporto com o prmio mrito desportivo pelos feitos alcanados em 2011. Poucos dias aps ter sido considerada a treinadora do ano, a

tcnica bracarense voltou a receber honrosa distino, numa cerimnia de entrega de prmios por obteno de resultados de mrito desportivo a atletas e tcnicos que em 2011 conquistaram medalhas em Campeonatos da Europa/Mundo ou Jogos Olmpicos. A cerimnia decorreu no Auditrio do Centro de Medici-

na Desportiva de Lisboa, e contou com a presena do secretrio de Estado da Juventude e do Desporto, Alexandre Miguel Mestre, do presidente do Instituto do Desporto de Portugal, Augusto Baganha, do presidente do Comit Olmpico de Portugal, Vicente de Moura, entre muitas outras personalidades.

VINHO DE QUINTA
feito de uvas... exclusivas da quinta
Venha visitar-nos e conhecer os nossos preos especiais

De 1,30 a 1,80
Rota dos Vinhos Verdes
De Segunda a Sexta, das 08h s 17h e Sbados, das 09h s 12h e das 13h30 s 17h

tlf. 253 284 390

24 // Correio do Minho 7 de Janeiro 2012

6 de Julho 2009 Correio do Minho // 3

> Depois das festas vou agora recomear os treinos.


JOGOS PARALMPICOS MODALIDADES BOCCIA
trio de Estado da Juventude e do Desporto, Alexandre Miguel Mestre, o presidente do Instituto do Desporto de Portugal, Augusto Baganha e ainda a presidente da Federao Portuguesa de Desporto para Deficientes, Leila Marques. A antiga maratonista Rosa Mota, os presidentes do Comit Olmpico de Portugal, Vicente Moura e do Comit Paralmpico de Portugal, Humberto Santos, foram outras figuras presentes. Modalidade precisa de ser divulgada Questionado sobre se importante aquele reconhecimento pblico pelas autoridades polticas, Domingos Vieira responde que sim, porque a modalidade precisa de ser mais divulgada. um desporto que deve ser visto com mais seriedade. J melhorou muito mas tem ainda muito para melhorar, se encarada com responsabilidade. Somos como somos, mas somos tanto ou mais como os outros, prossegue. Eu nunca senti dificuldade de ser menos ou mais do que algum. Nunca senti a dificuldade que se calhar outros colegas sentem. Levo uma vida normal, tenho a minha ocupao, pratico desporto, leio, vejo televiso, saio noite. S me desloco de forma diferente, salienta. Domingos Vieira reala que mesmo na preparao para as grandes competies quase no muda hbitos. Tenho de ter cuidado com algumas coisas, no tanto a alimentao, mais o sono, explica, admitindo que importante uma pessoa estar bem fisicamente e mentalmente. O atleta faz questo de agradecer aos companheiros dos bombeiros voluntrios da Pvoa de Lanhoso, do comando ao voluntariado e aos assalariados. Sinto-me muito bem acompanhado, observa. Passa pouco das 14h30 e na Rodovia a seco de desporto adaptado do Sp. Braga vai treinar.

Domingos Vieira prepara competio em Londres


Aps a paragem da quadra natalcia e uma ida a Lisboa para receber uma distino pblica, a seco de boccia do Sporting de Braga volta aos treinos. Londres objectivo.
> rui serapicos

Falta s fazer a poca que fiz na poca passada, tentar repetir a poca. a convico do telefonista nos Bombeiros Voluntrios da Pvoa de Lanhoso, Domingos Vieira, que sofre de distrofia muscular e se prepara para ir ao projecto Paralmpico 2012. um dos doze j referenciados pelo Comit Paralmpico de Portugal na modalidade de boccia. Sinto-me capaz de atingir esse objectivo, acrescenta. Depois das festas vou agora recomear os treinos, adianta na conversa com o CM, depois de ter sado sem necessidade de ajuda , da viatura adaptada que ele mesmo conduziu desde a Pvoa de Lanhoso at Braga, ao Complexo Desportivo da Rodovia, para mais um treino. Est a reatar o programa de trs dias por semana, duas horas por dia. Treino estratgia e as zonas do campo onde tenho mais dificuldade, para quando chegar aos campeonatos poder lutar de igual para igual com os outros, explica. xitos desportivos recentes nacionais e internacionais Nascido em 1983, iniciou a prtica desportiva em 2003, tendo representado as cores da APCG Guimares, antes de ingressar no Sporting de Braga. Nos anos mais recentes foi campeo nacional na poca 2010/2011, medalha de bronze na Taa do Mundo em Belfast, Irlanda do Norte, quarto lugar na Taa da Europa na Noruega e

RUI SERAPICOS

Domingos Vieira entrada para um treino no Complexo da Rodovia

RUI SERAPICOS

Atleta viaja da Pvoa de Lanhoso a Braga e sai sem ajuda da viatura adaptada

averbou o primeiro lugar no Torneio Internacional da Tunsia. Na Classe BC 4 ocupa presentemente o 4. lugar do ranking nacional e o 11. lugar do ranking mundial.

Homenagem em Lisboa pelo mrito desportivo Este um dos elementos da equipa de desporto adaptado do Sporting Club de Braga que quarta-feira foi a Lisboa receber

o prmio por mrito desportivo, numa cerimnia que teve lugar no auditrio do Centro de Medicina Desportiva de Lisboa, no Estdio Universitrio. Estiveram presentes o secre-

FEDERAO PORTUGUESA DE DESPORTO PARA PESSOAS COM DEFICINCIA

Leila Marques demite-se da presidncia


> redaco/lusa

A presidente da Federao Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficincia (FPDD), Leila Marques, renunciou ao cargo, para o qual foi eleita em 2009, invocando a falta de condies para o normal funcionamento do organismo. O motivo para a renncia foi o facto de considerar que no estavam reunidas as condies mni-

mas para o regular funcionamento da FPDD, nomeadamente aps as sadas do presidente do conselho fiscal e do tesoureiro, afirmou Leila Marques, agncia Lusa. A antiga nadadora paralmpica lembrou que o organismo tinha decidido a 7 de Novembro a convocao de eleies, necessrias aps a adequao dos estatutos ao novo Regime Jurdico das Federaes Desportivas.

Devido ao impasse em termos de marcao de eleies, Leila Marques decidiu apresentar a renncia ao cargo, por considerar que a direco da FPDD no poderia assumir compromissos numa situao de impasse. A antiga presidente admitiu que esta pode no ser a altura ideal para a renncia, at porque os Jogos Paralmpicos so daqui a poucos meses, mas acrescentou: no havia outra possvel, a

federao precisa de ter todas as suas actividades a funcionarem em pleno. No haver recandidatura Leila Marques referiu que no tenciona candidatar-se nas prximas eleies, at porque o novo regime jurdico no permite que quem renuncia se candidate, mas admite que, se tal fosse possvel, teria de ser uma situao muito bem ponderada.

A antiga nadadora, que deveria manter-se em funes at 2013, afirmou que gostaria de ter conseguido uma maior integrao dos atletas com deficincia nas federaes e mais apoios para a preparao de atletas jovens. Leila Marques, que se despediu da competio nos Jogos Paralmpicos Pequim2008, assumiu a presidncia da FPDD em 2009, sucedendo no cargo a Humberto Santos, actual presidente do Comit Paralmpico de Portugal (CPP). A FPDD agrega as cinco reas da deficincia - auditiva, intelectual, motora, paralisia cerebral e visual.

4 // Correio do Minho 6 de Julho 2009

7 de Janeiro 2012 Correio do Minho // 25

> HC Braga recebe Espinho, a partir das 17 horas, no Pavilho das Goladas.
TCNICO DO HC BRAGA QUER VENCER ESPINHO HQUEI EM PATINS I DIVISO NACIONAL
QUEI DE BARCELOS

Comea a ser urgente somar vitrias


O HC Braga comea o novo ano diante do Espinho (17 horas). Tcnico Vtor Silva garante que a equipa quer vencer o jogo, para dar o salto nesta fase do campeonato.
> joana russo belo

Jogo com Porto Santo adiado


O jogo da 10. jornada, entre quei de Barcelos e Porto Santo foi adiado para o dia 31 de Janeiro. O pedido foi solicitado pela equipa madeirense que, recorde-se, vive momentos de incerteza, estando marcada para o prximo dia 12 uma assembleia decisiva quanto ao futuro do clube e da equipa. Com o adiamento do jogo, o quei de Barcelos regressa competio apenas dia 14, em casa do Valongo. O campeonato est parado h trs semanas. m esta paragem, so 27 dias sem competio, jogmos o ltimo jogo dia 17 de Dezembro, e o prximo ser dia 14. No ajuda a manter o ritmo competitivo e todo o trabalho desenvolvido pra. Mas a competio que temos, alertou o tcnico Jos Fernandes. Em termos de plantel, h apenas uma baixa a registar em Barcelos: o jovem Costa que recupera de leso.

O HC Braga recebe, esta tarde, o Espinho, num duelo difcil, mas que Vtor Silva quer vencer. O tcnico da equipa bracarense est consciente das dificuldades, contudo, acredita que as qualidades do grupo de trabalho vo vir ao de cima nesta fase do campeonato. Vai ser um jogo difcil, diante de uma equipa que est moralizada e tem mais trs pontos do que ns. um jogo que queremos ganhar. Comea a ser urgente somar vitrias, frisou o treinador. O Espinho um adversrio que Vtor Silva conhece bem, que tem um tipo de hquei diferente

ARQUIVO

Vtor Silva apela ao apoio dos adeptos para o jogo desta tarde

do ano passado. Temos a nosso favor o facto de jogarmos em casa. Somos uma equipa jovem, renovada, o que poder colocar algumas dificuldades, mas a equipa tem muita qualidade e tem crescido nos ltimos jogos. Acredito que vai dar o salto, referiu. Vtor Silva apela aos adeptos para encherem o Pavilho das Goladas e presena das claques do Sp. Braga, no apoio equipa. Em termos de lesionados, no h qualquer baixa no plantel, com o HC Braga a cem por cento para atacar o encontro da 10. jornada do campeonato nacional. Jogo est agendado para as 17 horas.

Publicidade

26 // Correio do Minho 7 de Janeiro 2012 BASQUETEBOL FEMININO (PLAY-OFF DE SUB-16): SPORTING DE BRAGA DISCUTE TTULO DISTRITAL DE CADETES COM RIVAL VITRIA DE GUIMARES A equipa feminina sub-16 (cadetes) do Sp. Braga vai disputar o ttulo distrital deste escalo com o rival Vit. Guimares. O primeiro jogo do play-off final disputa-se j amanh, a partir das 18 horas, no Pavilho Municipal de Lamaes, em Braga. A equipa bracarense, treinada por Rui Costa, chega a esta final depois de, no play-off de acesso final, ter eliminado o Maria da Fonte em apenas dois jogos, em que venceu com os resultados de 85-13 e 30-65. Por sua vez, o V. Guimares afastou o BC Barcelos depois de tambm ter vencido os dois jogos que disputou (64-23 e 44-50). Na fase regular do campeonato distrital as duas equipas j se defrontaram tendo cada uma vencido o jogo que disputou em sua casa. As bracarenses venceram por 58-51 e as vitorianas por 67-58. Nesta fase regular o S.C. Braga terminou em primeiro lugar com sete vitrias e apenas uma derrota, enquanto as vitorianas perderam por duas vezes. Este play-off tem previstos trs jogos, vencendo a equipa que vencer dois. O Sp. Braga tem a vantagem de comear em casa, e em caso de empate, decidir o ttulo no seu pavilho.

27 de Julho 2009 Correio do Minho // 21

CANOAGEM: ????????? ESTGIO NA POLNIA A PENSAR EM LONDRES2012

MODALIDADES ?????????

AMADORAS ????????

Seis canostas minhotos na seleco nacional


> redaco

Golfe: campeonato de pares em Ponte de Lima


As duplas Jos Fernandes/Jos Roque, na categoria NET, e Fernando Lopes/Jos Casimiro, em Gross, foram os vencedores do campeonato de pares realizado no campo de golfe de Ponte de Lima. A prova contou com a presena de cem participantes numa disputa pautada pela boa disposio e confraternizao entre todos os golfistas, que aproveitaram ainda o ensejo para se deliciarem com as iguarias da regio. O torneio foi disputado na modalidade Texas Scramble.

Portugal j tem cinco passaportes para Londres, mas quer mais. Com objectivo de reforar a frota lusa nos Jogos Olmpicos, a seleco nacional de canoagem, dominada por atletas minhotos, iniciou ontem, na Polnia, um estgio para a derradeira prova de apuramento.
Onze canostas, seis dos quais minhotos, iniciaram ontem um estgio de duas semanas na Polnia, onde a seleco de Portugal prepara os Jogos Olmpicos Londres2012, para os quais j conquistou cinco vagas. O seleccionador Ryszard Hoppe, de origem polaca, chamou o grupo habitual, apenas desfalcado do experiente Leonel Correia, que j no foi chamado aos estgios de Novembro e Dezembro. Os K1 Teresa Portela e Fernando Pimenta e o K4 Helena Rodrigues/Teresa Portela/Joana Vasconcelos/Beatriz Gomes j conquistaram vagas para Portugal para os Jogos Olmpicos, mas a seleco ainda pretende conquistar mais lugares no dercentemente os esposendenses Teresa Portela e Joo Ribeiro, ambos ex-Gemeses) e o CN Funchal so os clubes mais representados, com trs canostas cada, seguidos do CN Prado, com dois, e Sporting (que contratou recentemente o bracarense Emanuel Silva ex-CN Prado), CN Ponte de Lima e CF Coimbra com um. Lista de convocados: Masculinos: Fernando Pimenta (CN Ponte de Lima), Emanuel Silva (Sporting), Joo Ribeiro (Benca), Filipe Duarte e Hlder Silva (CN Prado) e David Fernandes (CN Funchal). Femininos: Teresa Portela e Joana Vasconcelos (Benca), Helena Rodrigues e Joana Sousa (CN Funchal) e Beatriz Gomes (CF Coimbra).

DR

Fernando Pimenta (CN Ponte de Lima) j est apurado para Londres2012

radeiro apuramento continental, que decorrer em Maio, em Poznan, na Polnia. Com as cinco vagas certas, Portugal j tem garantidas as

presenas nas provas de K4 e K2 500 metros e K1 200 metros feminino e ainda em K1 1.000 masculino. O Benca (que contratou re-

DR

Jos Casimiro (1. lugar Gross)

ASSOCIAO DE BILHAR DO MINHO

Jornada 14. sem surpresas antes do duelo de lderes


> redaco

Na antecmara do duelo bombstico entre o Soccer Planet e o CSB Rampinha, lderes destacados do campeonato de equipas da Associao de Bilhar do Minho, a 14. jornada decorreu sem que dos resultados tivesse sado alguma surpresa. As equipas melhor classicadas ganharam os seus jogos sem grandes diculdades. Na luta pelos 3. e 4. lugares da classicao, a equipa Dowtra ao vencer o seu jogo, frente ao Soarense FC, subiu um lugar, beneciando do empate entre as outras duas equipas candidatas, Teko Bar e Caf S. Jos. No fundo da tabela, Mestre Publicidade e Marinho Joias, ao perderem os seus jogos frente a Clube de Bilhar de Braga e Caf "A Boca", respectivamente, mantm-se nos ltimos lugares.

De salientar ainda a vitria da equipa da Joga Pool, frente ao House Mouse, permitindo-lhe aproximar-se da sexta posio, com os mesmos 29 pontos. Resultados da 14. jornada: Dom Quixote-Pool Up, 8-8 P. S.Joo-D.Quixote 94, 9-7 CB Braga-Mestre Pub., 12-4 Caf Noval-Rampinha, 3-13 Joga Pool-House Mouse, 9-7 Soccer P.-Pool&Friends, 11-5 Teko Bar-Caf S. Jos, 8-8 Marinho Joias-A Boca, 7-9 Soarense-Dowtra Wood, 7-9.
DR

Classicao Pontos 1. Soccer Planet 41 2. CSB Rampinha 41 3. Caf S. Jos 35 4. Doowtra Art Of Wood 35 5. Teko Bar 34 6. House Mouse Imob. 29 7. Joga Pool 29 8. A Boca 27

Equipa da Pastelaria So Joo ocupa a 12. posio no campeonato de equipas da Associao de Bilhar do Minho

9. Clube Bilhar Braga 10. Pool & Friends 11. Pool Up 12. Pastelaria S. Joo 13. Dom Quixote 14. Soarense SC 15. Dom Quixote 94

27 26 26 25 24 22 21

16. Caf Noval 17. Marinhos Joias 18. Mestre Publicidade

21 20 17

Prxima jornada (15.) Clube Bilhar Braga-Soarense Caf S. Jos-Dom Quixote

Mestre Pub.-Joga Pool CSB Rampinha-Soccer Planet House Mouse-Marinhos Joias Teko Bar-Pool & Friends Dom Quixote 94-Caf Noval Pool Up-A Boca Doowtra-Pastelaria S. Joo.

7 de Janeiro 2012 Correio do Minho // 27

ASSOCIAO DE APOIO DO DISTRITO

AOS DEFICIENTES VISUAIS DE BRAGA

Pgina da responsabilidade da AADVDB

Espectculo Especial AADVDB


No passado dia 16 de Dezembro de 2011, as portas do teatro clube na Pvoa de Lanhoso abriram-se para um espectculo especial. Nesta noite, a AADVDB e Carlos Cabrita realizaram um espectculo de solidariedade, onde as receitas dessa noite reverteram a favor da AADVDB. A casa estava quase cheia, para assistir aos nmeros musicais de Carlos Cabrita. Carlos Cabrita presenteou toda a plateia com nmeros musicais bastante cmicos, conseguindo uma grande interaco com o pblico, criando assim um ambiente festivo e de partilha por uma causa nobre como a da AADVDB. Estes espectculos so uma enorme ajuda para a AADVDB, sem eles o caminho da associao era muito mais difcil de percorrer. A boa vontade e solidariedade das pessoas tm vindo a aumentar, no s porque estamos na poca natalcia, mas porque hoje em dia todos ns sentimos na pele a crise instalada por todo o mundo. Carlos Cabrita provou uma vez mais que com vontade de todos, os bons gestos de ajuda podem dar frutos positivos, no s na AADVDB como noutras Associaes. No final, Carlos Cabrita e Domingos Silva, Presidente da Associao de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga dedicaram as suas palavras a todos aqueles que tm feito parte da misso da AADVDB.

Como devemos agir perante um invisual?


No dia 15 de Dezembro de 2011, na Associao de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga (AADVDB), realizmos uma actividade com sete pessoas invisuais, D. Carmo, Sr. Lima, Sr. Adriano, Sr. Cunha, D. Francisca, Sr. Jos e o Sr. Lus, pertencentes ao grupo de quinta-feira. Esta consistiu numa conversa onde se abordou as principais dificuldades que os invisuais sentem quando se deslocam a lugares que prestam servios, como lojas de roupa, de calado, supermercados, hospitais, correios e tambm o deslocamento em transportes pblicos. Com o desenvolvimento desta conversa podemos compreender que um invisual tem imensas dificuldades. Para algum que no v, ter ajuda de um familiar muito importante, no entanto quando no se encontra acompanhado, devem ser os profissionais dos locais a ter o cuidado de aps saber que est com um invisual, preocupar-se em ajud-lo, orientando-o e explicando-lhe o que for necessrio para que lhe possa satisfazer o seu pedido. Caso pretenda comprar algo, devem lhe explicar onde se situam as coisas, acompanhando-o, descrevendo o produto que ele pretende, deixando tocar-lhe, indicando se tem outras possibilidades e tambm quais os preos. Para se deslocarem em transportes pblicos utilizam a bengala (instrumento de mobilidade), para que os motoristas saibam que precisam de parar e perguntar para onde pretendem ir. Por fim, percebemos que todos eles tm uma vida como ns, apesar de no verem so pessoas surpreendentes, pois embora encontrem dificuldades, conseguem fazer tudo o que ns fazemos, como por exemplo realizar as tarefas domsticas. Sendo que para eles as Associaes como esta (AADVDB) so uma segunda casa e ainda os preparam para reagirem melhor ao mundo fora da sua casa. Conclumos ento, que como futuras profissionais, em qualquer estabelecimento o profissional que l trabalha deve ter sempre esprito de ajuda com qualquer pessoa, mas em especial com aquelas que tm dificuldades, pois como um senhor disse A dificuldade est na pessoa que est minha frente, visto que somos ns quem tem de saber como agir.
Estagirias do curso Tcnico de Recepo: Sandra Silva e Slvia Silva (Escola Secundria da Pvoa de Lanhoso).

Exposio de Cadeiras
Encontram-se em exposio na sede da AADVDB at ao dia 20 de Janeiro de 2012, as seis cadeiras finais decoradas pelos associados. Estes trabalhos so fruto de mais um ano de trabalho dos nossos associados que frequentam a AADVDB todas as semanas. Estas iniciativas da exposio dos trabalhos, tem vindo a dar frutos positivos aos nossos associados. A AADVDB tem conseguido expor os trabalhos manuais em vrios locais do distrito de Braga e o feedback bastante positivo e proveitoso. O reconhecimento por parte da sociedade destes trabalhos um excelente factor para o aumento da auto-estima e bem-estar psicolgico dos nossos utentes, bem como, a divulgao da AADVDB e da sua misso. So estas peas de arte que do vida e sentido a estas exposies. As peas so totalmente executadas e pensadas pelos nossos associados que frequentam a AADVDB semanalmente.

28 // Correio do Minho 7 de Janeiro 2012 # NECROLOGIA / DIVERSOS

PEDRO PASSOS COELHO NO DIA EM QUE RECEBEU GRUPO QUE LHE CANTOU AS JANEIRAS

Encaramos o ano de 2012 como um obstculo que vamos ultrapassar


> redaco/lusa

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou ontem que o Governo encara o ano de 2012 como um obstculo que vai ser ultrapassado e manifestou-se convicto de que Portugal sair mais forte deste ano difcil. Passos Coelho fez esta afirmao depois de ter ouvido cantar as janeiras, nos jardins da residncia oficial de So Bento, na companhia da sua mulher, Laura, e do ministro da Solidarie-

dade e da Segurana Social, Pedro Mota Soares, e na presena de vrias instituies de idosos. Os trs ouviram cantar e tocar o grupo Cantares de Vila Ch de S, do concelho de Viseu, que dedicou uma cantiga ao primeiro-ministro e sua mulher, com a seguinte quadra: Viva a senhora Laura / toda a gente lhe quer bem / se os passarinhos falassem / adoravam-na tambm. O primeiro-ministro chegou a trautear o refro desta cantiga: Aqui estamos ns todos reu-

nidos/ cantar as janeiras aos nossos amigos/ no por interesse, mas sim por amizade /cantar as janeiras sociedade. Muitos beijinhos mas sem direito a dana Durante este convvio em Dia de Reis, Passos Coelho demorou-se a cumprimentar e a conversar com alguns presentes, tirou fotografias, recebeu presentes como uma casa tpica da beira em miniatura e um cesto com produtos da regio de Viseu

e recusou um convite de uma idosa para danar. Numa curta interveno, o primeiro-ministro considerou que as Janeiras cantadas anualmente em So Bento so uma tradio magnfica, acrescentando: Significa que h todos os anos um compromisso que renovado tambm entre aqueles que governam e aqueles que so governados. Ora, eu tenho vindo a defender muito que esta distncia entre quem governa e quem governado se tem de en-

curtar. O primeiro-ministro defendeu que o exerccio da governao no um exerccio de imposio, um exerccio de liderana, de persuaso e de mobilizao, admitindo em seguida que quando h decises menos populares para anunciar torna-se mais difcil mobilizar as pessoas. Passos Coelho terminou o seu discurso afirmando que 2012 vai ser um ano de adversidades, mas vai ser um ano de profundas mudanas, do qual Portugal sair fortalecido: Agradeo a todos os portugueses esta oportunidade que nos esto a dar de podermos encarar este ano como uma meta que vamos cumprir e como um obstculo que vamos ultrapassar, sairemos mais fortes deste ano difcil.

FUNO PBLICA

Nmero de trabalhadores em mobilidade especial caiu 7,2% em Junho


> redaco/lusa

PARTICIPAO DE FALECIMENTO

O nmero de trabalhadores em situao de mobilidade especial diminuiu 7,2 por cento no final do primeiro semestre de 2011, para 1211, menos 94 trabalhadores do que em Dezembro de 2010. De acordo com o Boletim do Emprego Pblico ontem divulgado, no final do primeiro semestre do ano passado encontravam-se no regime de mobilidade especial 1211 trabalhadores, um valor inferior ao registado em Dezembro de 2011, ms em que este nmero se fixava nos 1305. Numa anlise por ministrio, em 30 de Junho de 2010 o Ministrio da Agricultura era o que registava o maior nmero de trabalhadores neste regime, com 667, menos 46 trabalhadores que em Dezembro de 2010 (713). Em segundo lugar surge o Ministrio da Defesa Nacional, que em 30 de Junho do ano passado contabilizava 118 trabalhadores em situao de mobilidade especial. Em Dezembro de 2010 tinha 152. O Ministrio da Educao e da Cincia

surge em terceiro lugar entre os 11 ministrios, com 102 trabalhadores neste regime, menos dois do que em Dezembro de 2010 (104). Ministrio dos Negcios Estrangeiros o nico que mantm nmeros J o Ministrio dos Negcios Estrangeiros o nico que mantm o mesmo nmero de trabalhadores em regime de mobilidade especial desde 31 de Dezembro de 2009, com apenas nove. Quanto distribuio do nmero de trabalhadores por sexo, 51 por cento so mulheres (618) e 49 por cento so homens (593). Relativamente ao nvel de escolaridade, no universo dos 1211 trabalhadores, 64,6 por cento possuem o ensino bsico e apenas 20,2 por cento tm habilitaes de nvel superior. J no que respeita estrutura etria, o boletim revela que em 30 de Junho do ano passado 70,6 por cento dos trabalhadores tinham mais de 50 anos de idade.

CUSTDIO S DUARTE
A Carpneu, S.A., cumpre o doloroso dever de participar o falecimento do seu colaborador Sr. CUSTDIO S DUARTE, e informa que o seu funeral se realiza hoje, dia 07 de Janeiro, pelas 15,00 horas, com celebrao de Missa de corpo presente na Igreja de Santo Adrio. Agradecemos antecipadamente a todos que se dignarem assistir a este piedoso acto. Braga, 7 de Janeiro de 2012 A Gerncia

FUNERRIA INTERNACIONAL
(GRUPO E.F.G.)

...Consigo nos momentos mais difceis... PACK FUNERAL 800


Servio de Funeral Completo: Urna Modelo Tradicional em Braga Lenol, Leno e Tero Toda a documentao inerente ao funeral e Seg. Social Ornamentao de Morturia e Igreja Auto-Fnebre
No inclui direitos paroquiais e taxa de cemitrio

Educao: ministro debate reforma curricular com directores de escolas a partir de quarta-feira
O ministro da Educao e equipa comeam na prxima quarta-feira a reunir-se com os directores de escolas de todo o pas para discutir a proposta governamental de reviso curricular do ensino bsico e secundrio. Nuno Crato comea por Beja e Faro na prxima quarta-feira a receber propostas e sugestes dos directores de escolas para a discusso pblica da proposta, que o ministrio quer ver concluda at fim do ms. O ministro, que vai com a secretria de Estado do Ensino Bsico e Secundrio, Isabel Leite, e o secretrio de Estado do Ensino e da Administrao Escolar, Joo Casanova de Almeida, vai tambm disposto a debater as metas de aprendizagem e a gesto das escolas. Na sexta-feira, o debate em Lisboa, na Aula Magna, e no prximo dia 18 de Janeiro na Maia e em Coimbra. A proposta de reviso curricular apresentada pelo ministro da Educao, Nuno Crato, reduz a carga horria na maior parte dos anos, cortando em disciplinas como Formao Cvica e acabando com a segunda opo anual no secundrio. Saem reforadas as disciplinas de Histria, Geografia, Ingls e Cincias.

VIA TERRESTRE VIA AREA


FRANA, ESPANHA, LUXEMBURGO, BLGICA, SUA, ALEMANHA, HOLANDA

BRASIL, VENEZUELA FRICA DO SUL, ANGOLA, CABO VERDE, MOAMBIQUE UCRNIA, ROMNIA

ESPECIALISTAS EM TRANSLADAES NACIONAIS E INTERNACIONAIS SEMPRE COM OS MELHORES PREOS - ORAMENTOS GRTIS
AV. JOO XXI, 477 BRAGA tlf. 253 061 149 tlm. 927 054 000 efgalves@hotmail.com www.funerariainternacional.pt.vu

28 // Correio do Minho 21 de Julho 2011


CONCERTO DE ANO NOVO PELO CORO DE CMARA DE BARCELOS

7 de Janeiro 2012 Correio do Minho // 29

Ve
BRAGA
BIBLIOTECA LCIO CRAVEIRO DA SILVA
Rua dos Bombeiros

CINEMAS
BRAGA BRAGA SHOPPING
SEEKING JUSTICE- JUSTIA A SAGA TWILIGHT: AMANHECER
20.50, 23.50

O Coro de Cmara de Barcelos comea o ano de 2012 com um Concerto de Ano Novo. O espectculo realiza-se hoje, s 21,30 horas, no Salo Nobre da Cmara Municipal de Barcelos. A entrada livre. No domingo, dia 8, decorrero os Cantares dos Reis. A partir das 14.00 horas, 13 grupos folclricos percorrero as principais ruas da cidade em direco Avenida da Liberdade, onde, pelas 15h00, se concentraro. No prximo sbado, dia 14, s 21h30, no Salo Nobre dos Bombeiros Voluntrios de Viatodos, realiza-se um Concerto de Reis, pelo Coral Magistri de Carapeos.

NIKO NA TERRA DO PAI NATAL


11.20, 13.30, 15.40, 18.00

BRAGA

VIANA

Sala 3 14.55, 17.056, 19.10, 21.50, 23.55*

18

17

ALVIM E OS ESQUILOS 3
Sala 4 15.00

O DIRIO A RUM
20.40, 23.40

EXPOSIES
MUSEU DA IMAGEM
Campo das Hortas

APOLLO 18
Sala 4 17.00, 19.00, 21.55, 23.50*

APOLLO 18
14.20, 16.40, 19.00, 21.20, 00.00 qBARCELOS

VILA NOVA DE FAMALICO


CASA MUSEU CAMILO CASTELO BRANCO
Avenida da Repblica

VIANA DO CASTELO
VIANA WELCOME CENTER
Praa da Liberdade

MISSO IMPOSSVEL: OPERAO FANTASMA


Sala 5 14.35, 21.50, 00.20*

Histrias com sentidos Exposio Bibliogrfica de materiais braille com o apoio da ACAPO Braga At hoje MUSEU ARQUEOLOGIA D. DIOGO DE SOUSA Rua dos Bombeiros Exposio de pintura de Rui Gabriel At 29 de Janeiro MUSEU NOGUEIRA DA SILVA
Avenida central, 61

Caucase, souvenirs de voyage Exposio de fotografia de Sandra Rocha At 12 de Fevereriro GALERIA MRIO SEQUEIRA
Parada de Tibes

CINEMAX
SHERLOCK HOLMES: JOGO DE SOMBRAS
Sala 1 15.30, 21.45 Sb, Dom e feriado: 15.00, 17.30, 21.45 Sesso Especial: 00.15

Exposio individual de Muntean / Rosenblum At 21 de Janeiro CASA DOS CRIVOS


Rua de S. Marcos, 41

Passos de Camilo Conjunto de 12 telas com referncia a algumas das localidades com maior importncia e significado na vida de Camilo Castelo Branco, e cujas paisagens fsicas e humanas contituram tema de inspirao e criao literria para o romancista Camilo Castelo Branco At de 31 de Janeiro MUSEU BENARDINO MACHADO
Avenida da Repblica

Sem Ttulo Exposio de pintura de Pedro Garrido At 31 de Janeiro MUSEU DE ARTES DECORATIVAS
Largo S. Domingos

O DIRIO A RUM
Sala 5 17.05, 19.25

SHERLOCK HOLMES: JOGO DE SOMBRAS


Sala 6 14.40, 17.10, 21.40, 00.10*

O ESPIO FANTASMA
Sala 7 14.55, 17.00, 19.00, 21.55, 00.00*

MISSO IMPOSSVEL: OPERAO FANTASMA


Sala 1 15.30, 21.40 Sb, Dom e feriado: 15.00**, 17.30***, 21.40 Sesso Especial: 00.10

XX Concurso de prespios e VII Concurso ECO-NATAL Mostra Concurso At hoje VIII CONCURSO MUNICIPAL DE FOTOGRAFIA 2011 Mostra Concurso A partir de 12 de Janeiro IKON GALERIA DE ARTE CONTEMPORNEA
Rua Santa Margarida

Patrimnio Artstico da Santa Casa da Misercrdia de Viana do Castelo Exposio Temporria At 31 de Janeiro MUSEU DO TRAJE
Praa da Repblica

FILME DE CULTO O BARO


Sala 6 19.30 *Sesso s sexta, sb. e vspera de feriado

O GATO DAS BOTAS


Sala 2 15.00 Sbado e Dmingo: 17.30 *Sesso Sexta, Sbado e vspera de feriado **No se realiza ao Sbado ***No se realiza Domingo e feriado

Exposio de pintura de Ana Prez-Queiroga A partir de 6 de Janeiro MUSEU PIO XII


Largo de Santiago

Percursos, conquistas e derrotas das mulheres na 1 Repblica Exposio com imagens de mulheres feministas e republicanas militantes que se empenham na luta politica projectando os seus anseios e reinvindicaes At de 31 de Janeiro

Amadeu Costa : Traje e Chieira Exposio de doao da coleco de Trajes ao museu At 31 de Janeiro CENTRO MONOTORIZAO E INTERPRETAO AMBIENTAL
Rua Argaosa

LUSOMUNDO BRAGA PARQUE


O REI LEO
11.00, 13.25, 15.50, 18.10

VIANA DO CASTELO CASTELLO LOPES


MISSO IMPOSSVEL: OPERAO FANTASMA
Sala 1 12.40**, 15.30, 18.20, 21.20, 00.10*

Perfumes do Oriente Exposio de objectos chineses de alunos de Mestrado Interculturais Portugus Chins do ILCH da UM At 30 de Setembro MOSTEIRO S. MARTINHO DE TIBES
Rua do Mosteiro

ALTA GOLPADA
21.40, 00.30

Exposio de Pintura de Alfredo Luz, Graa Morais, Joo Cutileiro, Noronha da Costa e Vieira da Silva At 11 Janeiro

GUIMARES
CENTRO CULTURAL VILA FLOR
Avenida Dr. Carlos Bacelar

Moinho Mar em Viana do Castelo Exposio permanente At 31 de Dezembro

JUSTIA
13.20, 16.00, 18.40, 21.30

Exposio de pintura de Raul Ferreiro A partir de 7 de Janeiro

Provisoriamente definitivos ou definitivamente provisrios Exposio de Hugo Canoilas At 18 de Fevereiro

MISSO IMPOSSVELOPERAO FANTASMA


14.10, 17.10, 21.00, 00.10

A LISTA DOS EX
Sala 2 21.40, 00.00*

O GATO DAS BOTAS


10.50, 13.10, 15.30, 17.50

ALVIN E OS ESQUILOS 3: NAUFRAGADOS


Sala 2 12.50**, 15.00, 17.10, 19.20

RISCO DUPLO
22.00, 00.35

O GATO DAS BOTAS


Sala 3 13.00**, 15.10, 17.20, 19.30

FARMCIAS
Publicidade

ANO NOVO, VIDA NOVA


13.15, 16.20, 19.10, 21.50

ANO NOVO, VIDA NOVA!


Sala 3 21.50, 00.20*

ALVIN E OS ESQUILOS 3
11.10, 13.50, 16.10, 18.30

SHERLOCK HOLMES: JOGO DE SOMBRAS


Sala 4 13.10**, 15.50, 18.40, 21.30, 00.15* *Sesso vlida Sexta e Sbado **Sesso vlida Sbado e Domingo

AV. DA LIBERDADE N. 610, 1. 4711-911 BRAGA tlf. 253 218 780 fax 253 616 923 labhilariolima@mail.telepac.pt
AMARES TERMAS T. 253361422
Av. Afonso Manuel , S/N

TELEFONES TEIS
AMARES Bombeiros GNR BRAGA Voluntrios Sapadores Cruz Vermelha GNR. BT PSP . Polcia Judiciria Hospital Taxis Andique C. Flor do Minho Loja Cidado Turismo C. Camionagem CP Governo Civil Cmara Municipal BARCELOS Voluntrios BV Barcelinhos BV Viatodos GNR Hospital ESPOSENDE Voluntrios GNR Hospital de Fo 253993162 253900070 253200430 253264077 253208872 253203030 253609430 253200420 253255000 253027000 253614019 253683133 808241107 253262550 253209400 253153781 253200200 253203150 253802050 253839700 252961438 253830180 253809200 253969110 253961233 253989300 PVOA DE LANHOSO Voluntrios 253639240 Hospital 253639030 TERRAS DE BOURO Voluntrios 253350110 VILA VERDE Voluntrios 253310390 Hospital 253310120 CABECEIRAS DE BASTO Voluntrios 253662133 CELORICO DE BASTO Voluntrios 255321223 FAFE Voluntrios 253598111 Hospital 253540330 V. N. FAMALICO B.V. 252322055 PSP 252373375 Hospital 252300800 GUIMARES Voluntrios 253515444 PSP 253513334 Hospital 253540330 PVOA DE VARZIM Voluntrios 252622305 PSP 252298190 Hospital 252682509 VIEIRA DO MINHO Voluntrios 253649500 C. Sade 253649250

PVOA DE LANHOSO S JOS T. 253636314


Avenida da Republica, 306 e 314

V. N. FAMALICO CENTRAL T. 252323214 Praa D. Maria II, 1406 GUIMARES DA PRAA T. 253520060 Rua Paio Galvo, 30 VIEIRA DO MINH0 FREITAS T. 253647123 Avenida Barjona de Freitas, 147 ARCOS DE VALDEVEZ STA. BRBARA T. 258514090 Rua Dr. Joaqum Carlos Cerqueira, 103 PAREDES DE COURA CALADA T. 251782106 Martins

PONTE DA BARCA SADE T. 258452133


Rua Conselheiro Rocha Peixoto, 89

BARCELOS A Minha Farmcia T. 253814220


Avenida Combatentes da Grande Guerra, 210

VILA VERDE MEDEIROS T. 253311123


Praa 5 de Outubro, 78

PONTE DE LIMA DA VILA T. 258948251


Av. Antnio Feij, Edif. Antnio Feij, Loja M

BRAGA ROMA T. 253262031


Rua dos Chos, 135

CABECEIRAS DE BASTO MOUTINHO T. 253662247


Boavista-Refojos

VALENA CENTRAL T. 251822142


Urbanizaao Cidade Nova, LOTE 4

HENRIQUINA T. 253617824
Rua de S. Victor, 94

CELORICO DE BASTO ALVES DIAS T. 255321324


Rua Jos Falco, S/N

VIANA DO CASTELO SO DOMINGOS T. 258777986


Largo So Domingos, 54

ESPOSENDE GOMES T. 253961237


Rua 1 de Dezembro, 18

FAFE MOURA T. 253599473


Rua Montenegro, 191

Publicidade

30 // Correio do Minho 7 de Janeiro 2012 00.00 - 05.00 Horas SOS - Filipe Marta apresenta um espao dedicado ao Heavy Metal 05.00 - 11.00 Horas Rdio Antena Minho, a Msica de Sempre 11.00 - 12.00 Horas Rdio Francisco Sanches - Um programa da responsabilidade da Escola Francisco Sanches 12.00 - 13.00 Horas Os Factos e as Figuras - Um espao de retrospectiva da semana com Rui Sequeira e Costa Guimares 13.00 - 14.00 Horas O Mp3 de ... - Manuel Lago convida uma personalidade da nossa regio a dar a conhecer o seu Mp3 14.00 - 15.00 Horas Fora da Rdio - Um programa de Manuel Lago e Joo Miguel Lago 15.00 - 18.00 Horas Rdio Antena Minho, a Msica de Sempre 18.00 - 19.00 Horas Lance em Profundidade - O desporto em reportagem

30 de Abril 2010 Correio do Minho // 36 19.00 - 20.00 Horas Feira das Letras - Magazine cultural com destaque para a produo regional 20.00 - 21.00 Horas Espao Europeu - A Unio Europeia em destaque (repetio) 21.00 - 22.00 Horas Rdio Antena Minho, A Msica de Sempre 22.00 - 24.00 No Alcance do Sonho - Duas horas de msica com Gaspar Ferreira

TELEVISO > RTP 1


08:00 Bom Dia Portugal Fim de Semana 11:00 Portugal sem Fronteiras 13:00 Jornal da Tarde 14:15 Top + 15:30 A Festa Nossa 18:25 Velhos Amigos 19:15 Os Compadres 20:00 Telejornal 21:00 Voz do Cidado 21:15 A Voz de Portugal 23:45 Herman 2011 00:45 Filme: Perseguio 01:30 Planeta Msica 03:00 Janela Indiscreta Com Mrio Augusto 03:45 Televendas 06:05 Destinos.pt 06:30 Espao Infantil

VER > RTP 2


07:00 07:30 08:00 13:00 13:30 14:00 15:00 19:00 19:30 20:00 20:30 21:01 22:00 22:37 00:30 02:30 05:00 05:30 07:00 Frum frica frica 7 Dias Zig Zag Karaoke Na Rua Ssamo Pedro E O Lobo Parlamento Desporto 2 Couto & Coutadas Trs Andamentos Family Guy A Noite do scar Bem-vindo ao Mundo Nano Hoje Respiro As Consequncias do Amor Desporto 2 Memrias de Mim Mesmo A Noite do scar Mar De Letras

PASSATEMPOS
PALAVRAS CRUZADAS N. 858

> SIC
08:15 Disney Kids 10:00 Rebelde Way 12:00 Nosso Mundo Manuel de Sobrevivncia 13:00 Primeiro Jornal 14:15 Alta Definio 14:45 E - Especial 15:30 Srie: Agente Dupla 16:30 Srie: Prova de Vida 16:15 Cinema: Agente Acidental 17:45 Cinema: A organizao 20:00 Jornal da Noite 21:45 Dr. White Estreia 23:15 At Verdade 00:50 Peso Pesado Final 03:45 Televendas 06:45 Lol!

> TVI
06:15 06:30 07:00 08:00 08:15 08:56 09:37 10:00 13:00 14:00 15:51 Batanetes Kai-Lan Winx Pop Pixie Sponge Bob Srie: O Bando dos Quatro Srie: Hannah Montana IV Inspector Max Jornal da Uma Filme: Sports Movie Voc na TV! Especial Misso Sorriso Jornal das 8 Remdio Santo Anjo Meu Filme: Jade Filme: Inimigo s Portas TV Shop

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
HORIZONTAIS: 1 - escrito; cambiar. 2 - chamadas; brando. 3 - enlace; proceda; alm. 4 - hora; muro; quo. 5 - chame; traque. 6 - conhecedores. 7 - alto!; perfume. 8 - plebe; poca; periquito. 9 - qualquer; voei; depois. 10 - pai; ajustar. 11 - agiotagem; competidor. VERTICAIS: 1 - tangas; matreiro. 2 - atrelar; tais. 3 - condio; sardnia; ti. 4 - ligao; praia; modo. 5 - l; alume; mangue. 6 - filosofia. 7 - outrora; onda; fiana. 8 - tropel; lucro; meta. 9 - que; destemido; privado. 10 - nau; magnfico. 11 - baixo; quarenta.

20:00 21:55 23:28 00:20 02:31 04:45

> RTPN
10:00 10:30 11:00 11:15 12:00 13:00 13:30 14:00 15:00 16:00 16:30 17:00 17:30 18:00 18:30 19:00 20:00 20:30 21:00 22:30 00:00 Gostos e Sabores Documentrio Sntese Informativa Biosfera Jornal Do Meio Dia Surftotal Documentrio Tarde Informativa Documentrio Tarde Informativa 30 Minutos Tarde Informativa Olhar O Mundo Tarde Informativa Mais Europa Edio Especial Desporto Nobre Povo Viajar Preciso Grande Jornal Zona Mista 24 Horas

> SICNOTCIAS
10:00 10:25 11:00 11:13 11:29 12:00 14:00 14:22 15:03 16:00 16:05 17:00 17:12 18:04 18:38 19:00 19:57 21:00 21:21 22:00 00:00 Notcias Turbo24 Notcias Chegadas e Partidas Cinebox Mais Futebol TVI Jornal 1 Edio Cartaz das Artes Casos do Mundo Notcias Casos do Mundo Dirio da Tarde Revista do Ano Revista do Ano Revista do Ano Edio das Sete As Fronteiras da Cincia Jornal do Dia Revista do Ano Notcias ltima Edio

> TVI24
09:00 10:25 11:00 11:13 11:29 12:00 14:00 14:22 15:03 16:00 16:05 17:00 17:12 18:04 18:38 19:00 19:57 21:00 21:21 22:00 00:00 Notcias Turbo24 Notcias Chegadas e Partidas Cinebox Mais Futebol TVI Jornal 1 Edio Cartaz das Artes Casos do Mundo Notcias Casos do Mundo Dirio da Tarde Revista do Ano Revista do Ano Revista do Ano Edio das Sete As Fronteiras da Cincia Jornal do Dia Revista do Ano Notcias ltima Edio

> PORTO CANAL


11:00 11:30 12:00 13:00 14:00 14:30 15:00 16:00 17:45 18:00 18:30 19:00 19:05 19:30 20:00 20:05 21:00 21:45 22:00 TERRA Vizinhos Destino: Norte Azul e Branco Flash Porto Sem Perder o Norte Net Dirio Especial FCP Tribuna Livre Radioativo Cinema Batalha Noticias s 19 Culture Club Caminhos da Historia Noticias s 20 Territrios Jornal do Norte Flash Porto Conversa com Ricardo Couto 23:30 Best Of Fest 2011

SUDOKU
6 9 4 8 4 5 3 1 5 8 2 6 3 6 9 6 4 2 3 2 5 7 6 2 4 1 3 5

> AXN
08:22 09:05 09:52 10:40 11:30 12:20 13:10 14:50 15:20 16:53 17:43 19:23 20:13 21:10 22:10 00:31 01:22 03:19 03:45 04:30 Mentes Criminosas C.S.I. Nova Iorque Medium Alerta Cobra O Quinto Mandamento Rush: Resposta Rpida Castle Insert Coin Hospital Central Investigao Criminal Investigao Criminal Investigao Criminal Os Brgia C.S.I. A Raz do Medo C.S.I. Resgate No Tempo Insert Coin O Quinto Mandamento C.S.I.

> SPORTV1
08:30 Liga Italiana 09:00 Zona Radical - Magazine 09:30 Liga Zon Sagres V. Setbal x Acadmica 11:30 Premier League World Magazine 11:55 Taca de Inglaterra Anteviso da 3 Eliminatria 12:30 Taca De Inglaterra: Birmingham x Wolverhampton (Direto) 14:25 ReportvPortugal dos Pequeninos 17:00 Liga Zon Sagres - Anteviso Sporting x Fc Porto (Direto) 20:15 Liga Zon Sagres: Sporting x Fc Porto (Direto) 23:30 Notcias - Notcias (Direto) 00:10 Liga Espanhola Real Madrid x Granada

> HOLLYWOOD
08:45 09:15 11:00 13:00 14:35 16:45 18:40 20:10 22:25 00:20 02:10 04:10 05:40 07:10 Action Zone Wild Wild West Linha do Tambor Um Porquinho Chamado Babe Rocky Quatro Casamentos e Um Funeral Aonde Que Pra a Polcia 2 1/2: o Cheiro do Medo Across The Universe Misery - O Captulo Final The Others - Os Outros Jude Aonde Que Pra a Polcia 2 1/2: o Cheiro do Medo Um Porquinho Chamado Babe New York New York

> MOV
08:10 09:00 10:40 11:30 11:35 11:40 11:45 11:50 11:55 12:45 13:30 14:15 15:00 15:45 17:40 19:30 20:55 22:30 23:20 00:10 The Event The Event The Event Gemini Division Gemini Division Gemini Division Gemini Division Gemini Division 4400 - Os Escolhidos 4400 - Os Escolhidos 4400 - Os Escolhidos 4400 - Os Escolhidos 4400 - Os Escolhidos Um Sonho Encantado Crime ao Amanhecer Duelo Mortfero Hard Rain - guas Mortferas Justified 4400 - Os Escolhidos Heroes

6 8 7 3 8 5
1

5 1

9
2

7 5 6 3 7

SOLUES
PALAVRAS CRUZADAS Horizontais: 1 - papel; mudar. 2 - apelos; lene. 3 - no; aja; al. 4 - ora; uba; que. 5 - game; pu. 6 - sabedores. 7 - ta; olor. 8 - rua; era; ara. 9 - um; fui; er. 10 - bato; afinar. 11 - usura; emulo. Verticais: 1 - panos; uruba. 2 - apor; umas. 3 - pe; agata; tu. 4 - elo; aba; for. 5 - lo; ume; eu. 6 - sabedoria. 7 - ja; ola; fe. 8 - ula; pro; fim. 9 - de; quera; nu. 10 - anau; real. 11 - reles; carro.

C m

30 // Correio do Minho 18 de Outubro 2009

PUBLICIDADE # 7 de Janeiro 2012 Correio do Minho // 31

publicidade@correiodominho.pt
Praceta do Magistrio, 34, Maximinos, 4700-236 Braga, Apartado 2290 Tel. 253 309 507 # 253 309 500 Fax. 253 309 525 # 253 309 526

T3 em Ponte Pedrinha, com elevador, roupeiros, suite, a 2 minutos do Centro - 55.000

T3 novo junto ao centro de Nanotecnologia. Cozinha completa, ar condicionado e aquecimento central! ptima localizao e ptimas vistas! PREO Sub consulta

T3 Dplex a dois minutos do centro a p com 170m2!!! Excelente estado; garagem individual, todo mobilado!!!! 65.000

Casa Intemporal, Med. Imobiliria, Lda. AMI - 7132

32 // Correio do Minho 7 de Janeiro 2012 # PUBLICIDADE

60.000 APARTAMENTO T3 - FERREIROS


Perfeito Estado, Cozinha Equipada, Recuperador de Calor, 2 Wc, Garagem Individual. Prximo do Eleclerc! Ref. 022-3871

70.000 APARTAMENTO T2 - LAMAES


Aq. Central, Garagem Individual, Suite, Vidros Duplos, Lareira, Cozinha Equipada. Junto ao Continente! Ref. 022-3869

AMI 2969

Construes JOO AFONSO, LDA.


VIVENDAS EM BANDA E GAVETO
T4 com garagem para 5 carros Junto EB 2/3 do Cvado em Merelim S. Pedro Com todos os equipamentos Painis Solares Cozinha montada Recuperador de Calor

T2 - PONTE PEDRINHA
3343282

58.000,00
Com 107 m2, suite com roupeiro, recuperador de calor na sala, varanda com acesso cozinha e sala, 2 wc's, vidro duplo e hall com armrio.

Loja Comercial na Residencial Cairense (venda ou aluguer)

tlm 9 1 7 3 4 2 4 5 9

ANTNIO S SERINO
CONSTRUES
RUA DO RAIO, 6 - C.C. RECHICHO, SALA 63 - BRAGA Tlf. 253 272 155 Tlm. 937 041 320

253 339 003 www.homefinder.pt


Av. 31 de Janeiro n. 20 - BRAGA

PAVILHES INDUSTRIAIS EM ADAFE E VILAA

VIVENDAS DE GAVETO
EM LAGO AMARES

IMVEL RUA DO RAIO


Devoluto, junto ao antigo edifcio dos CTT e Teatro Circo, com 575m de implantao, 646m de logradouro, 30m de frente com 11 portas. Possibilidade de construo de comrcio no r/c com 1220m.

Rua dos Barbosas, 4 - 4715-267 Braga

www.inomi.pt geral@inomi.pt 960 050 509 253 270 853

NOVO PREO OPORTUNIDADE

MORADIAS 7 FONTES
Moradia em banda, 3 quartos, sendo um suite, grande sala, pr-instalao de aquecimento, garagem para 4 carros, cozinha mobilada. (Ref. M345) 170.000

MORADIA BANDA FRAIO


Moradia tipo T4, com elevador. Excelente localizao. Vistas panormicas. (Ref. M417) 300.000

Sr. Proprietrio, devido a uma grande procura de imveis para arrendamento, resultado da forte publicidade que fazemos, arrendamos o seu imvel com seriedade e rapidez.

ARRENDAMENTOS

VENDAS
T1 Lamaes.........................53.000 T1+1 Ferreiros.....................72.500 T2 Real......................................68.000 T2 Real......................................72.500 T3 Ferreiros ...........................65.000 T3 Centro ................................90.000 T5 S ......................................120.000 Andar Moradia Qta. Capela ..........................125.000

ARRENDAMENTOS
T2 Areal...............................................280 T2 Lamaes ....................................300 T3 Real.................................................250 T3 Alberto Sampaio.......................335 T3 Maximinos ...................................450 Mor. Ind. Vimieiro c/piscina...1250 Mor. Ind. Lamaes....................1300 Loja Urb. Pachancho .....................700

APARTAMENTO T2 DUPLEX S
Apartamento remodelado, 2wc, cozinha equipada com electrodomsticos, forrinhos e varanda. ptima localizao. (Ref. A395) 115.000

PUBLICIDADE # 7 de Janeiro 2012 Correio do Minho // 33

PRECISA-SE Vendedor de Automveis Usados


OFERECE-SE: Salrio Base Viatura de Servio Comisses Combustvel Telemvel REQUISITOS: Experincia comprovada Honestidade Dinamismo Boa apresentao
Enviar Curriculum para: vitorcarvalho356@hotmail.com

RECRUTAMOS

GESTORES DE CLIENTES (M/F)


ZONA: ESPOSENDE
OFERECEMOS: Comisses atractivas Base consoante objectivos Formao inicial e contnua.

Telm. 91 55 92 732 / Telf. 253 967 800

AMI - 5389

PRECISA-SE
VENDEDOR COMISSIONISTA
Para casa de Materiais de Construo e Artigos Sanitrios. Contacto: 914 296 861

PRECISAM-SE
Para Vilamoura - Algarve - poca 2012 (Maro a Outubro) COLABORADORES motivados: Cozinheiros - Pizzaiolos - Pastas - Barmans - Limpezas e Empregados de mesa que saibam falar correctamente Ingls. Mandar C.V., foto, carta de motivao e contacto telefnico para o email: illamparorecruta@gmail.com

PROCURO
Pessoas com esprito empresarial, para abraar novas ideias Tlm. 969 881 737
Irmos Oliveira Moreira Med. Imo. Lda.
Rua Padre Antnio Vieira, n. 109, r/c BRAGA - Telef. 253 617 065 (AMI 5321)

SENHORA
Idnea e responsvel
OFERECE-SE para: Empregada domstica, cuidar de idosos ou passar a ferro. Todo o dia, manhs ou tardes. Tlm. 962 619 044 ou 253 065 965

EXPLICAES
MATEMTICA, FSICA, QUMICA, BIOLOGIA, GEOMETRIA DESCRITIVA, PORTUGUS, ETC... DO 9. AO 12.ANO
253 264 555 - 931 741 321 - 969 060 901

Compra e Venda

MVEIS USADOS
Rua Nova de Sta. Cruz, n. 56 A - a 200m da U. Minho tlf. 253 674 301 BRAGA www.usados-moveis.com

Predial Bracarense
AMI-3079

VENDE-SE

LICENA 5421 -AMI

J. Sameiro Moradia rstica


Impecvel T4 c/ piscina, aquec., 3 salas, lareiras, 3 suites.
Ang. 7611

T1 MAXIMINOS
ARRENDAMOS

Sociedade de Mediao Imobiliria, Lda.

Rua Conselheiro Lobato, 500-2. - Sala 7

ARRENDA
APARTAMENTO PARA FRIAS T3, Aldeamento privado em Fo, Esposende, piscina de gua quente e fria, campo de tnis, bar, zona verde envolvente, garagem privada - 300 (p/ semana) T1 Rua Padre Antnio Vieira, S. Vtor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .200 T1 MOBILADO - Junto Universidade do Minho, garagem individual . . . . .275 T1 - Junto Central de Camionagem, Rua Custdio Vilas Boas, c/ gar. individual . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .250 T2 LAMAES Rua Afonso Palmeira, lugar de garagem . . . . . . . . . . . . . .275 T2 - Rua Felicssimo Campos, Maximinos, remodelado, coz. nova . . . .265 T3 Junto aos Bombeiros Sapadores, totalmente remodelado, com garagem individual . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .325 T3 Makro - Rua Cnego Rafael lvares da Costa, gar. individual . . . . . . . . .410 T3 Praa dos Arsenalistas - cozinha c/ electrodomsticos, gar. ind. . . . .300 T3 MOBILADO - Junto Universidade, garagem individual . . . . . . . .400 Garagem, Areal de Cima 85m2 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .250 Diversas reas comercias

253 612 585 / 917 541 395


www.predialbracarense.com
ARRENDO MORADIAS
Junto ao Hospital e UM, de Gaveto, tipoT4, com quintal, gar 3 car......700 Aveleda gaveto, T4, bonito quintal e piscina..........................................800

91.9869962
Lic. 3363 AMI

ARRENDAMENTOS
Casinha tipo T1-Aveleda..............120 T1-Qta Armada mob. eq. Gar.......260 T1-Centro, mobilado e equip. ......350 T2-Lamaes, mob., equipado ....350 T3-Av. Joo XXI, mob/equip.........400 T3 Enguardas, lug. de gar.........320 LOJAS Av. Porf da Silva, vrias reas, desde 80 a 300m2 - visite LOJA Pte Pedrinha, 35m............100 LOJA Couteiro, 90m ..................250 LOJA-CCStaBarbara, 45m ...........190 LOJA Carand,100m, 2wc ..........290 LOJA-Bragashoping, 35m2..........500

MORADIA OPORTUNIDADE
Nova, gaveto, 340m2. Aquec. central, grande cozinha, quartos grandes. A 5 minutos do centro. Antes 245.000 Agora 145.000 Tlm: 926 013 872

T0 Mobilado U.M . . . . . . . .250 c/cond. T1 + 1 Lamaes g. ind. . . . . . . . .275 T1 Lamaes g. ind. . . . . . . . . . . .245 T1 Fraio Kit l. gar. . . . . . . . . . . . .225 T1 B. Parque c/ electrod. . . . . . . . .250 T1 Gualtar c/ g. ind. . . . . . . . . . . . .240 T1 Todo Mobilado . . . . . . .260 c/cond. T2 Areal . . . . . . . . . . . . . . .240 c/cond. T2 Lamaes g. ind. . . . . . . . . . . .300 T2 Estao c/electrod. . . .220 c/cond. T2 B. Parque c/electrod. .275 c/cond. T3 Maximinos c/elect. . . .350 c/cond. T3 Centro Mobilado. . . . . .350 c/cond. T3 Lamaes c/aq. central. . . . . . .375 T3 Braga Parque . . . . . . . .300 c/cond.

Bom para investimento S 30.000,00


T2 SANTA TECLA
Com 2 terraos, para restauro. S 39.500,00

Tlm. 916 507 171


T3 S. VICTOR
Com lareira, varandas, roupeiros, 2 W.C, garagem indiv. Bom para investimento. 59.500.00

VENDEMOS
T3 LAMAES Usado como novo. Completamente mobilado. Quatro roupeiros, lareira, gar. ind., etc. Visite Preo: 85.000 LOTES EM FRAIO Vivendas individuais, gavetos e bandas. Desde: 65.000
Av. Joo XXI, 695, 1., sala 9 - 4710 Braga
Tlf. 253 612 621 965 809 240 916 620 993

OPORTUNIDADE - VENDE-SE

ARRENDAMENTOS
T1 Mobilado, Fraio ..................310 T1 Mobilado, Lamaes ..........240 T3 Lamaes ............................350 Loja, Rua D. Pedro V ................500
AMI. 8717

PAVILHES/ARMAZNS
R. Cons. Lobato armazm com 900 metros, todo recuperado ...1 250 Pitancinhos com 1000m2.........1 500 Aveleda-65m,para peq. oficina....200

VIVENDA DE LUXO
Individual, trrea, nova, com aquecimento. Em Palmeira. Preo: 220.000 Aceito permuta at 40%
Tlf. 253 921 656 / 969 024 259

VENDAS OPORTUNIDADES
T1 Continente, lug. Gar. .......49 000 T3 Braga parque, gar. ..........87 000 MORADIA T4, em lote de 500m2, Bom estado, Nogueira ..........198 000

www.leonidiaazevedo.imokapa.com

Tlm. 927 794 946

DINHEIRO J
TODO O TIPO DE CRDITOS REDUZA AT 70% AS SUAS PRESTAES MESMO COM PROBLEMAS BANCRIOS.

Vende-se ou arrenda-se
Lamaes - Vivenda Ind. T5 Impecvel
Ang. 4496

LOTES PARA MORADIAS


Rita - Individual, 550m2 42.500 Navarra - Gaveto, 665m2 50.000 Cabanelas - Lote geminado, 400m2 - 35.000 Tlm. 913 864 393

ALUGA-SE

CRAZYCAT FINANCE
Rua dos Barbosas, 27 - Braga ligue j: 962655327, 253615311 ou 253092829 crazycatfinance@gmail.com

91.9869962
Lic. 3363 AMI

T1 mobilado
Em Lamaes Com varanda.
Tel: 253 603 690

SEAT IBIZA
ANO 2007

OURO
RECEBA DINHEIRO MESMO SEM VENDER!! INFORME-SE. FINANCIMOS NA HORA: OURO, CARROS, CASAS, TERRENOS, APARTAMENTOS, QUINTAS...

T2 DPLEX - S
Remodelado, cozinha equipada com electrodomsticos. Forrinhos e varanda. Tlm. 926 014 179

89/ms
1. mensalidade em Maro/2012

PAVILHO INDUSTRIAL ADAFE


Com 600m2, escritrios, balnerios, refeitrio e logradouro. 190.000 Tlm: 926 014 168

Tlm. 917 232 540

A rrendamos
telef. 253 676 443 fax 253 675 785 email: geral@eurolimpica.pt
O nosso nome mais que um smbolo. Deixe-se guiar pelas nossas estrelas.

C onstrumos

P ermutamos

V endemos

Apartamentos T2 T3 e T4 Lotes Moradias Quintas Resorts, etc.


PORTUGAL BRASIL U.S.A.

34 // Correio do Minho 7 de Janeiro 2012 # PUBLICIDADE

ARRENDO
T2, vidros duplos, coz. equipa com electrod., totalmente mobilado, terrao e garagem ind. So Vicente (prx. do centro) 300 Loja c/ 100m2. No centro de Braga - 250 Quarto mobilado com direito cozinha Prx. Estao da CP. 150

TRESPASSA-SE SALO DE

CABELEIREIRO
Todo equipado Tlm. 961 688 241

ARRENDO LOJAS
De 18 e 33m2. No centro da cidade. Tlm. 967 525 136

No existem problemas sem soluo que no possam ser ajudados pelo

PROFESSOR DOHIMA
Astrlogo Africano de Confiana
Vindo do Centro de Astrologia Africana. Especialista de todos os problemas: sentimentais, abandono do lar, separaes, aproximao e afastamento de pessoas amadas, alcoolismo, tabaco, drogas e outros vcios maiores, doenas espirituais, maus olhados, inveja, impotncia sexual, negcios, desporto e outros problemas ou preocupaes graves, etc. Confie-lhe os seus problemas. Pode contar com o PROFESSOR DOHIMA que o ajudar. Resultados em 4 dias. Consultas todos os dias das 09h00 s 20h00. PAGAMENTO DEPOIS DO RESULTADO

Favor ligar para o Tlm: 927 562 704

BRAGA - 917 526 738 / 965 398 000

T4 Junto ao Mercado C/cond. . . 280 T5 Vivenda centro . . . . . . . . . . .800 T1 Q. dos Apstolos c/cond. . . .200 T Ferreiros c/cond. . . . . . . . . . . .190 T1 Bragaparque . . . . . . . . . . . . .225 T2 Carand c/cond. . . . . . . . . . . .250 T2 S.Vicente c/cond. . . . . . . . . . .260 T2 C. Lobato c/cond. . . . . . . . . . .250 T2 Rua Nova de St cruz c/cond .275 T2 Maximinos c/cond. . . . . . . . . .275 T3 Junto a Bosch c/cond. . . . . . .270 T3 Parretas c/ cond. . . . . . . . . . .290 T3 Carand c/cond. . . . . . . . . . . .275 T3 Maximinos todo equ. . . . . . .450

ARRENDA-SE

TULHAS
Soc. Med. Imobiliria, Lda. Rua Roslia Castro, 9 - Fujacal Telef. 253 214 402 Tlm. 96 6053 898 www.tulhas.com

ARRENDA-SE T3
Em Maximinos, com electrodomsticos e garagem individual. 350
Tlm. 965 809 240 / 916 620 993

TRESPASSA-SE

CAF SNACK BAR


Bom movimento. Com 2 pisos, bem equipado e decorado. Bom preo.

Tlm. 965 307 370


Correio do Minho, 07/01/2012

MARIA CLARISSE BARROS


(Administradora de Insolvncia)

NIF: 179363476
PROC. N. 2747/11.7TBGMR Insolvncia de Pessoa Singular (Apresentao) Jos Miguel Dias de Oliveira 4. JUZO CVEL DO TRIBUNAL JUDICIAL DE GUIMARES

EDITAL
Nos autos acima identificados foi designado o dia 18-01-2012, pelas 14h, neste Tribunal, para a abertura de propostas, que sejam entregues at esse momento, na Secretaria desde Tribunal, pelos interessados na compra do (s) seguinte (s) bem (s): Bens a vender: Prdio Urbano Meao da fraco autnoma designada pelas letras AP, correspondente a uma habitao, tipo T-3, sito no Lugar Cimo de Vila, Rua Albano Compadre Valente, n. 74 2. - Trs Dir., com garagem no n. 28, descrito na Conservatria do Registo Predial de Vila Nova de Famalico sob o n. 175, e inscrito na respectiva matriz predial urbana sob o art. 679. Valor mnimo de venda: 31.500,00 Prdio Urbano - Meao da fraco autnoma designada pelas letras AE, correspondente ao Lugar de Garagem, no n. 27, sito no mesmo local, descrito na Conservatria do Registo Predial de Vila Nova de Famalico sob o n. 175, e inscrito na respectiva matriz predial urbana sob o art. 679. Valor mnimo de venda: 4.200,00 Os bens encontram-se na posse de: Administradora de Insolvncia, Dr(a). Maria Clarisse Barros, com domiclio profissional na Av. D. Joo II, n. 29, Nogueir, 4715-303 Braga. Nota: No caso de venda mediante proposta em carta fechada, os proponentes devem juntar sua proposta, como cauo, um cheque visado, ordem de Massa Insolvente de Jos Miguel Dias de Oliveira, no montante correspondente a 20% do valor base dos bens ou garantia bancria no mesmo valor (n. 1 do art. 897. do C.P.C.). Av. D. Joo II n. 29- Nogueir 4715-303 Braga Tef/fax: 253 254 197

PUBLICIDADE # 7 de Janeiro 2012 Correio do Minho // 35


Lic. 3363 AMI Soc. 1248-APEMI
Ave n i d a d a L i b e r d a d e , 5 4 5 , 2 .

Tel. 253 250 150


www.lusogalaica.com

Tlm. 919 869 962

E-mail: lusogalaica@mail.telepac.pt geral@lusogalaica.com

ARRENDA-SE
T0 - UM - Mobilado, garagem. Ang. 7620 275 T1 Kit. - Fraio - Garagem ind. Ang. 7669 220 T1 - Lamaes - Mob. gar. ind. Ang. 6052 265 T1 - Continente - Mob., gar. ind. Ang. 7079 290 T2 - Maximinos - Mob., c/ gar. Ang. 7661 326 T2 - S. Victor - Mobilado, gar. Ang. 1196 350 T3 - Enguardas - Remod. gar. Ang. 7670 330 Condomnio includo

T3 - J. Clin. Enguardas
Remodelado, sto, arrecadao e garagem, cozinha com electrodomsticos
Ang. 7663

TREPASSA-SE
Restaurante bem localizado, lotao 100 pessoas
Ang. 7662

T3 J. Col. D. Diogo
Boas reas, lareira c/ recup., pav. em soalho, roup, aquec., gar ind. Ang. 7599 95.000

Moradia Individual

69.900

70.000

Bom Jesus 3 Suites + escritrio Lote c/ 1027 m2 Temos Apartamentos Visite o nosso Site em e Moradias noutros locais www.Lusogalaica.com

Empresa dedicada ao
de propriedades, promove uma grande variedade de apartamentos, nas freguesias de Fraio, Lamaes, Nogueir, S. Vtor...
Rua Luis Antnio Correia, n 24, Nogueir, 4715-310 Braga. Telef: 253 603 690 / Telem: 915999605 mail: limaval@gmail.com

ARRENDAMENTO

A MINHA JIA, LDA.


COMPRAMOS TODOS OS ARTIGOS
Discuta o preo connosco!

OURO, PRATA, JIAS, RELGIOS CAUTELAS DE PENHOR

No venda sem nos consultar

COBRIMOS OFERTAS

www.limaval.imobiliario.com.pt
VALE DA FONTE - Telfs: 253 253 440/962 144 517

Procure a sua casa em

Emprstimos sobre valores, Lda - Capital Social 401.750,16 Euros - Registada na Conservatriade Fafe com o nmero1277/990318 - Contribuinte nmero 504501275 Alvar Proc. 12-7-4/99

CARO LEITOR: Se tem um problema financeiro, que precisa resolver e no sabe como, em Braga ou em Fafe, consulte a Prestiminho PRESTIMINHO - EMPRSTIMOS SOBRE OURO, PRATAS, JIAS,
ANTIGUIDADES, ARTE, RELGIOS E OUTROS VALORES MVEIS

ARRENDAMENTOS:
T1 LAMAES - Mobilado, frigorfico, mquina de lavar roupa, placa do fogo e esquentador c/ lugar de gar. - 260 T3 S.VICTOR - 2 wcs, varandas, lugar de garagem. Todo remodelado - 320 LOJA FRAIO - Com excelente localizao, rea 100m2. Com 2 entradas, arrecadao, 2 wcs - 800

PRESTIMINHO - A soluo legal - A soluo rpida e sem burocracia!


O sigilo absoluto - A garantia total!!

E PARA MAIS INFORMAES, CONSULTE-NOS EM


BRAGA: Rua de So Marcos, 126-1.. Esq. Frente (junto Igreja Santa Cruz - Largo Carlos Amarante) Tel. 253 617 561 / 936 858 515 - Aberto das 9h00 s 18h00, sem interrupo para almoo e aos sbados at s 13h00 FAFE: Praa 25 de Abril, 66 S/L, (Centro) - Tel. 253 598 533 - Aberto ao sbado at s 13h00

PROCURA DE EMPREGO
CUIDO DE IDOSOS tlm. 939 716 197

ARRENDAMENTOS
T2+1 - St. TECLA tlm: 919 362 682 ANDAR MOR. - GUALTAR tlm. 935 004 823

PAGO AT 30/GRAMA
COMPRA e VENDA
Rua 25 Abril, C.C. Granjinhos, Loja 526 - BRAGA Telef. 253 611 390 919 519 028

OURO USADO
www.orion.com.pt

Correio
do Minho.pt

ADA INSERO 2 C

Faa a sua assinatura


Nome Morada Localidade C. Postal E-mail N. Contribuinte Junto envio o cheque n. ................................................................................, sobre o Banco................................................................................................. Tlf./Tlm.

Anual = 150 Semestral = 80 Trimestral = 50


Para informaes adicionais:

Para mais informaes ligue: CM 253 309 507 (Mnica Vilaa)

Praceta Escola do Magistrio, 34 Telef. 253 309 500 Fax 253 309525/6 Maximinos - 4700-236 BRAGA E-mail: assinaturas@correiodominho.pt

36 // Correio do Minho 7 de Janeiro 2012 # PUBLICIDADE

de: Rui Faria - www.standruifaria.com


Compra e Venda de Automveis Usados
OPEL CORSA 1.3 CDTI - BRANCO - AC, VE, FC, DA, AIRBAG LAT., ETC. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .09/2007 SEAT LEON 1.4 CONFORTLINE - PRETO - AC, VE, FC, DA, JE, ABS, EPC, FN . . . . . . . . . . . . . . . . . .2002 SEAT IBIZA 1.2 - CINZA PRATA - AC, VE, FC, DA, ABS, R. CDS, ESP. ELECT. . . . . . . . . . . . . . . . . . .2002 FORD FOCUS 1.8 TDDI SW - VERDE - 1. REGISTO, AC, VE, FC, DA, ABS, ETC . . . . . . . . . . . . . . . . .2000 MITSUBISCHI SPACE STAR - AC, ABS, DA, VE, FC, ESP. ELECT., ETC . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .12/2001 LANCIA LIBRA 1.9 JTD 115CV - BORDEAUX - AC AUTO, ABS, DA, FC, VE, JE, R. CASSETES + CD, ESTOFOS ALCATRA, ETC . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .2002 MERCEDES 190D - PRETO - NACIONAL, BARATO VW SHARAN 1.9 TDI 115CV NACIONAL - CINZA - AC AUT., ABS, AC, EPC, JE, VE, FC, FN, ETC . . .2001 VW GOLF VARIANT 1.9 TDI - CINZA PRATA - NACIONAL AC. AUT., CB, ABS, VE, FC, DA, R CDS, LIVRO DE REVISES, ETC . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .10/2002 MERCEDES A170 CDI ELEGANCE - PRETO - AC, ABS, DA, FC, JE, VE, 4 ESP. ELEC., BANCOS AQUECIDOS, ETC . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .2000 CITROEN C3 1.1 SX PACH - CINZA PRATA - AC, VE, FV, DA, FN, ESP. ELECT., 69.000Kms . . . . . . . .2005 VW GOLF VARIANTE 1.4 CONFORTLINE - CINZA PRATA - ABS, AC, VE, FC, DA, ALARME C/C, LIVRO DE REVISES, ETC. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .2001 AUDI A3 1.6 SPORT - CINZA PRATA - AC AUT., ALARME, JE, VE, FC, DA ETC. . . . . . . . . . . . . . . .12/1996 VOLVO S40 1.9D - CINZA PRATA - EST. PELE, AC, ABS, VE, JE, DA, FC, ETC.. . . . . . . . . . . . . . . . . . .1999 R. CLIO 1.2 5 PORTAS - BRANCO - DA, VE, FC, ETC. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .10/1999 ROVER 45 CON. - AZUL - ABS, AC, DA, FC, VE, JE, ETC. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .11/2001 SEAT IBIZA 1.0 MPI - CINZA PRATA - VE, FC, DA, ABS, FN, ETC. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .12/2000 VOLVO 460 - CINZA - AC, ABS, VE, FC, JE, TA, FN, 1.350 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .1991 TOYOTA COROLLA 1.4 VVTI - CINZA PRATA - LIVRO DE REVISES. AC, ABS AUT. . . . . . . . . . . . . . .2000 TOYOTA COROLLA 1.3 LUNA - PRETO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .1999 RENAULT CLIO 1.4 CHIPIE 80CV - BORDEAUX - DA, JE, VE, ALARME, FC, FN, ESP. ELEC, JANTE 15 HOMOLOGADAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .1994 VW POLO 1.0 C/ SISTEMA GPL, 5 LUG. - BRANCO VE, FC, DA, JE, FN, ETC. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .2000 VW GOLF 1.4 CONFORTLINE - PRETO AC, ABS, JE, DA, VE 4, ESP. ELEC., ALARME ETC. . . . . .11/2000 PEUGEOT 106 1.5D OPEN - AZUL VE, FC, FN, BANCOS DESPORTIVOS, ETC.. . . . . . . . . . . . . . . . . .1998 VW PASSAT 1.9 TDI VARIANT - PRETA JE, DA, VE, FC, FN, TA, ABS, ETC. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .1996 RENAULT LAGUNA 1.9 DCI PREVILLEGE 120CV - PRETO AC, CB, EP, VE, FC, JE, ESP. . . . . . . . . .2003 OPEL ASTRA 1.4 SELECTION - CINZA AC, ABS, JE, ESP., VE, RCD, LIVRO REVISES . . . . . . . . . . .2003 HYUNDAI ELANTRA 1.6 GLS - CINZA AC, ABS, CT, JE, VE, FC, FN, ESP. PELE . . . . . . . . . . . . . . . . .2001 R. CLIO 1.2 AUTENTIQUE - CINZA ABS, VE, FC, JE, etc. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .2002 NISSAN ALMERA 1.5 COMFORT - PRETO AC, ABS, VE, FC, FN, DA, ESP. ELE., JE, etc. . . . . . . . . . .2000 RENAULT MEGANE EXTREME 1.5 DCY - CINZA PRATA, AC, CB, JE, DA, ABS, FN, LIV. REVIS. . .08/2008 OPEL CORSA 1.5 TD SPORT (ISUZU) - TA, JE, DA, VE, FC, BASC DESL., ESP. ELECT. . . . . . . . .08/1998

Nissan Qasqai 1.5 Dci 106cv Tekna Sport 2008/12

Toyota Yaris 1.4 D4D Sport 90cv 2008/12

Peugeot 207 CC 1.6 Hdi 110CV FAP Sport 2007

VW Golf VI 2.0 Tdi CR 110cv ConfortLine 2008/12


. . . . . . . . . .38900 . . . . . . . . . .27900 . . . . . . . . . .20900 . . . . . . . . . .18000 . . . . . . . . . . 22900 . . . . . . . . . .16800 . . . . . . . . . .14600 . . . . . . . . . .14250 . . . . . . . . . . .5900 . . . . . . . . . . .2650 . . . . . . . . . . .Barato . . . . . . . . . .19300 . . . . . . . . . .13250 . . . . . . . . . .10900 . . . . . . . . . . .4500 . . . . . . . . . . .3900 . . . . . . . . . .15500 . . . . . . . . . .14900 . . . . . . . . . .12800 . . . . . . . . . .11500 . . . . . . . . . .16900 . . . . . . . . . . .2900 . . . . . . . . . .12800 . . . . . . . . . .25900 . . . . . . . . . .19500

TOYOTA DYNA M - 35-35 D4D - BRANCA - IVA DEDUTVEL . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .12/2006 MERECEDES VITO 110D - BRANCA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .08/1998 MAZDA 8 MZ - CD 1.4 HDI CONFORT - CINZA PRATA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .12/2066 HYUNDAI H100 2.5 D - CINZA PRATA - 2.750 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .2001 OPEL CORSA 1.3 CDTI - BRANCO - LIVRO DE REVISES, IVA DEDUTVEL . . . . . . . . . . . . . . . . . .12/2008 VW POLO 14 TDI - BRANCO - AC, VE, FC, DA, JE, L. REVISES, IVA DEDUTVEL . . . . . . . . . . . . .12/2006 FORD TRANSIT 2.400 TDCI 140CV TA 3 - BRANCA - CAIXA DE 6 VELOCIDADES, ETC. . . . . . . . .10/2005 HYUNDAI 1.5 CRDI PLAY - BRANCO - AC, VE, FC, DA, ABS, ESP., ETC . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .2005 OPEL CORSA 1.3 CDTI - BRANCA - AC, ABS, VE, FC, DA, IVA DEDUT., LIVRO DE REV. - 6.700. . . .2006 CITROEN C3 1.4 HDI - BRANCO - AC, CB, ABS, DA, FC, VE, FN, LIVRO REV., IVA DED.. . . . . . . . . . .2007 RENAULT MASTER 2.5 DCI - CABINE TRIPLA 9 LUG. - BRANCA - IVA DEDUTVEL + LIVRO REV. . .2007 OPEL COMBO 1.7 DI - BRANCA - AC, ABS, DA, T. CASST., CAIXA TRMICA . . . . . . . . . . . . . . . . .09/2004 FIAT DUCATO 2.8 DS - BRANCA - 116 000Kms . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .2001 HYNDAI H1 TURBO INTERCOOLER - PRATA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .2001 FIAT DOBLO CARGO 1.3 MULTIJET MAXI - BRANCA - AC, ABS, CB, DA, VE, FC IVA DEDUT . . . .11/2008

COMERCIAIS

Audi Q7 3.0 Tdi Quattro Sport 233cv - Full Extras - GPS, JLL 20, Tecto de Abrir Panormico, Bi-Xenon, Pele, Suspeno Pneumtica . . . . .Nacional 2006/10 Audi A4 2.0 Tdi CR 143cv Sport - GPS MMI- Bi-Xenon- Led Diurno- Jantes 17- Sensores Frente e Trs- Audi Music Interface + extras . . . . . . .Nacional 2008 Audi A3 SportBack 2.0 Tdi S-Line - Pack S-Line - JLL17, ACA, Cruise Control, CB, FN, AirBags, Radio CD + extras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .Nacional 2008 Audi A4 1.9 Tdi 130cv Sport - JLL, AC, CB, FN, ABS, DA, VE - Apenas 70 mil Km - 1 Registo - Verso Sport Cx 6 Velocidades + extras . . . . . .Nacional 2003 BMW 120d Lci 177cv Pack M - Efficient Dynamics, Pack M- Bi-Xenon, Sensores, JLL, Radio Professional Cd, CB, FN, Luz Diurna . . . . . . . . . .Nacional 2007 Bmw 320d Touring Pack M 150cv - Bi-Xenon, Sensor de Luz, Chuva e Parque, JLL 17, Radio Cd, DA, FN, VE, ABS, AirBags . . . . . . . . . . . . . . .Nacional 2004 Ford Focus SW 1.6 Tdci Titanium X 110cv - JLL 17, ACA, Radio Mp3, Farois Direc., VE, FC, V. Esc., C. C., CB Bancos em Pele . . . . . . . . . .Nacional 2008/11 Ford Focus 1.6 Tdci Titanium - 5 Portas - JLL, Radio Mp3, CB, Cruise Control, ACA, VE, FCC, ABS, AirBags, + Extras 70 Mil Km . . . . . . . . .Nacional 2008/11 Hyundai Getz 1.1i TOP AC - 5 Portas, Ar Condicionado, Radio Mp3, JLL, Farois Nevoeiro, ABS, AirBags, Alarme, VE, DA + extras . . . . . . . . . . .Nacional 2006 Hyundai Accent 1.3i Confort AC - 5 Portas, JLL, Ar Condicionado, Radio CD, Direco Assistida, 4 Vidros Elctricos + Extras . . . . . . . . . . . . . . .Nacional 2002 Mitsubishi Space Star 1.9 DID Van - Direco Assistida, Vidros Elctricos, Airbag, Radio, Kit Bluetooth + Extras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .Nacional 2000 Nissan Qashqai 1.5 Dci 106cv Tekna Sport - Tecto Pan., Xenon, Radio Mp3, Bluethooth, Sens., JLL, Vidros Esc.+ Extras 50 Mil Km . . . . . . .Nacional 2008/12 Opel Astra Sport Edition 1.7 Cdti 125cv - 5 Portas - JLL, VE, FCC, CB, Radio Mp3, ABS, ESP, Pack Sport 125cv + extras . . . . . . . . . . . . . . . . .Nacional 2007 Opel Corsa 1.3 Cdti EcoFlex - JLL, Ar Condicionado, FC, FN, VE, DA, ABS, AirBags, Radio CD . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .Nacional 2008 Opel Corsa 1.3 Cdti Van - Ar Condicionado, Vidros Elctricos, FC, Radio, DA, AirBags + extras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .Nacional 2006 Opel Astra 1.4 i Club - Ar Condicionado, JLL, FCC, Radio, AirBags, Vidros Elctricos, DA + Extras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Nacional 2001 Peugeot 207 CC 1.6 Hdi 110cv Sport - JLL 17, Pele, ACA, Airbags, CC, FN, Farois Direccionais, Alarme, Radio MP3, CB, 60 mil Km . . . . . . . . .Nacional 2007 Peugeot 308 SW 1.6 Hdi Executive - JLL, FN, VE, FCC, Radio Cd, Tecto Panormico, Ar Cond. Auto, Homologada para 7 Lug. . . . . . . . . . . . .Nacional 2008 Peugeot 807 2.0 Hdi DVD - DVD, JLL, Vidros Escurecidos, Cortinas, AC Auto, Sensores Chuva, Luz e Parque, 6 Lugares . . . . . . . . . . . . . . . . .Nacional 2003 Peugeot 307 SW 1.6 Hdi 110cv Fap Exclusive - JLL, Tecto Pan., ACA, C. C., S.de Chuva e Luz, Radio Cd - Homologada para 7 Lug. . . . . . . . Nacional 2006 Renault Megane Sport Tourer 1.5 Dci - Dynamic, JLL, VE, Cruise Control, ABS, AC, Radio Mp3, AirBags + Extras - Novo Modelo . . . . . . . . . . . .Nacional 2009 Seat Cordoba Vario 1.4 MPI - Ar Condicionado Automtico, JLL, DA, 4 VE, FCC, FN, Radio + Extras - Bom Estado Geral . . . . . . . . . . . . . . . . . .Nacional 2000 Toyota Yaris 1.4 D4D Sport 90cv - JLL, FN, Radio CD, Comp. de Bordo, AC, FCC, VE, DA, AirBags + Extras - G. de Fb. At 2013 . . . . . . .Nacional 2008/12 VW Passat Variant 2.0 Tdi CR HighLine - Full Extras- Pele - V. escuros - JLL 17 - Bluetooth -Apenas 60 mil Km - Motor Comon Rail . . . . . . . . .Nacional 2008 VW Golf VI 2.0 Tdi 110cv ConfortLine - JLL, Radio Mp3, AC Auto, C. no Volante, Sens., C. C., FN, Luzes Diurnas e Direcionais + extras . . . Nacional 2008/12

COM OUTRAS VIATURAS EM STOCK


Rua da Bicainha, n. 1- 4705-630 - TEBOSA - BRAGA Tlf. 253 673 201 - Tlm. 917 641 432 - Abertos ao sbado e Domingo

GARANTIA AT 24 MESES SEM LIMITE DE KMS ABERTO AO SBADO TODO O DIA


Rolar 1: Rolar 2: Rua da Lameira, 113 - Gualtar (junto farmcia) Braga Av. Joo XXI (Rodovia, junto Galp) Braga Tlf. 253 678 815 - 936 006 009 - 967 006 009

SSantosCar
Veculos Multimarca de Gama Mdia/Alta tais como

Av. Central n. 19 - E.N.201 4730 (Marrancos) Vila Verde Tlm. 961 705 827 | Tlf. 253 388 266 www.ssantoscar.com E. ssantoscar@gmail.com

AUTO STAND CORREIA


www.autostandcorreia.pt geral@autostandcorreia.pt

CAMPANHA DE FIM DE ANO PREOS FIXOS


MONDEO SW TITANIUM 2.0TDCI/140CVS/2008/15451

ASTRA GTC/1.7 CDTI/125CVS/2007/14341

1999 Nacional C/T/ Extras + GPS Garantia Preo: 29.950

PORSCHE 996 CARRERA 4 COUP

2007 C/t/extras C/ garantia Preo: 39.980

MERCEDES CLS 320 CDI BMW 520D TOURING

OPEL ASTRA 1.3 CDTI EDITION CARAVAN


FOCUS SW TITANIUM 1.6TDCI/110CVS/2008/12221 ASTRA CARAVAN/GTC EDITION 1.7CDTI/125CVS/2008/12621

CARVIVAS
Visite-nos:www.carvivas.com Marca/Modelo
ALFA ROMEU 156 1.9 JTD RENAULT LAGUNA 1.9 DCI FORD FOCUS 1.8 TDDI BMW 318 TDS MERCEDES VITO 110 CDI VOLVO V40 1.9 TD OPEL MOVANO 33D ISUZU NKR VW POLO 1.0 MPI ROVER 75 2.0 CDI HYUNDAI H1 2.5 BMW 318 TDS AUDI A6 1.9 TDI 110cv IVECO 45-10 MINIBUS

Comrcio de Automveis

standcarvivas@hotmail.com Ano Cor


2001 2002 2000 1997 2000 1997 2001 1998 11/2000 12/2000 11/2001 1996 1994 1996 AZUL CINZENTA CINZENTA
VERMELHO

Mud amo s par aN ova Inst s ala es

2008 - C/t/extras Nacional Preo: 10.980

2006 C/t/ extras Nacional Preo: 21.900

AUDI A4 1.8T CABRIO 2005


Nacional T/ Extras Preo: 19.750

Executive 2006 C/t/extras Nacional Preo: 23.250

JAGUAR S-TYPE 2.7D V6

BRANCA CINZENTO BRANCA BRANCA CINZENTO AZUL BRANCA AZUL PRETO BRANCA

Carrinha Impecvel Carrinha Carro 3 Lugares Carro 3 Lugares Cab. Dupla 3 Portas Bom estado Cab. dupla Carrinha Carro 20 Lugares

2008 177CV Nacional c/t/ extras c/ garantia Preo: 21.950

BMW 320 D

Opel Astra 2.0 DTi Sport - 2000


C/T/ extras Preo: 4.950

AUDI A4 2.0 TDI


2006 C/t/ extras Nacional C/ Garantia Preo: 15.750

CITROEN C4 1.6 HDI VTR-PACK


2008 C/t/extras Nacional Preo: 11.250

ALFA ROMEO 159 150cv - JTDM - 2006


C/ extras Nacional Preo: 14.750

2006 C/t/extras Nacional Preo: 19.000

BMW 320D TOURING

ABERTO AO DOMINGO DE TARDE


Lage - VILA VERDE - Tlf. 253 927 099 Fax: 253 927 714 Telem. 936 026 201 936 026 202

Av. Barros e Soares n. 639 Nogueira Tel. 253 274 105 / 966 905 368 E-mail: comercial@onerent.pt | www.onerent.pt

OFERTA DE 1 SEMANA DE FRIAS NO ALGARVE NA COMPRA DA SUA VIATURA ABERTO AO SBADO AT S 18h00 COM RETOMA E GARANTIA ACRESCE 1500 SEDE: Av. Joo XXI, 519 - Tel. 253 264 826 - 253 221 237 Fax 253 616 325 - BRAGA Tlms.: 919 316 304 / 962 776 016

PUBLICIDADE # 7 de Janeiro 2012 Correio do Minho // 37

Automveis
PROMOO DE NATAL

www.janautomoveis.com E.N.201 (direco Braga-Prado) MERELIM - BRAGA

WWW.GOVIGOCAR.COM
GRANDE CAMPANHA DE NATAL
BMW 116 I GASOLINA 122CV
ANO 2008, 16.980 KMS, PRETO PREO - 17.500
FULL EXTRAS COMO NOVO - COM GARANTIA 12 MESES S VISTO

AutoFix, Lda., dispe de um Sistema de Gesto da Qualidade, certificado de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2008 pela APCER.
AUDI BMW VW FORD FORD OPEL MERCEDES RENAULT FORD AUDI RENAULT TOYOTA A4 AVANT 2.0TDI SPORT-LINE 170CV SERIE 3 320D TOURING SPORT 177CV PASSAT V. 2.0TDI SPORTLINE 170CV F. EXTRAS C-MAX 1.6TDCI TITANIUM 110CV S-MAX 2.0TDCI TITANIUM 140CV 7L ASTRA CARAVAN 1.7CDTI COSMO 125CV C220 STATION AVANTGARDE 150CV CLIO 1.5DCI DYNAMIQUE 85CV FOCUS 1.6TDCI TITANIUM 110CV A4 AVANT 2.0TDI S-LINE 170CV F. Extras MEGANE III 1.5DCI DYNAMIQUE GPS YARIS 1.4 D-4D SOL + AC 90CV Nacional Nacional Nacional Nacional Nacional Nacional Nacional Nacional Nacional Nacional Nacional Nacional 2009 2007 2008 2007 2008 2007 2007 2007 2007 2007 2009 2007

2001/11 - PEUGEOT 206 1.9D FCC, DA, RCD, PM, VD - 5.600


2004 2001 2001 1999 1999 1997 1996 2000 2001

2004- VW POLO 1.2 12V FULL EXTRAS +AC+FCC - 5.700


21.000 7.900 4.500 7.100 2.700 2.400 1.000 3.200 5.300

MINI COOPER 1.6 GASOLINA 116CV


VERSO CHECKMATE, 39.800 KMS AZUL E BRANCO PREO - 15.750
FULL EQUIP C/ NOVO . C/ GARANTIA 12 MESES - S VISTO

BMW 525D TOURING FULL EXTRAS + PELE + GPS + JANTE 18 R. LAGUNA 1.9DCI 120CV ACA, 4XVE, FCC, JE,PM,FN,RCD,VM,CX 6VEL.,CT,FD VW GOLF 1.4 16V 2 UNID. CINZA RATO, RCD, DA, DAB, JE, RE, FC, +EXTRAS DESDE VW PASSAT 1.9 TDI 110CV FULL EXTRAS, LIV. REVISES, ACA, CB, RCD, FN VW POLO 1.4 VARIANT VE, DA, JE, RE, AB, FC, BOM ESTADO GERAL, +EXTRAS R. MGANE 1.6 COUP EXCELENTE ESTADO GERAL, COM MUITOS EXTRAS FIAT PUNTO 1.2 BARATO CITRON BERLINGO 1.9D COM GIRAFON, BOM ESTADO GERAL MERCEDES VITO 112 CDI 120CV, EXC. ESTADO GERAL, VARIOS EXTRAS MAIS VIATURAS EM STOCK - CONSULTE-NOS

GRANDE PROMOO AT FINAL MS DE DEZEMBRO DE 2011 EM TODAS AS VIATURAS EM STOCK.


Tlf: 253 926 191 933 044 240 Stand@govigocar.com RUA DE SANTO ANDR , 293 4730-304 MOURE - VILA VERDE

MAIS VIATURAS EM STOCK | 3 ANOS DE GARANTIA TOTAL


INSTALAES: Abertos aos Sbados e Domingos Av. Independncia, n. 48 - Arcos 4705-162 Braga - Portugal Tlf: 253 684 936 962 757 179 info@autofix.pt www.autofix.pt

Tlf./Fax 253 627 593 - 916 137 893 - 919 657 621
tlf. 253 284 432 tlm. 927 821 780 Abertos ao Sbado todo o dia e ao Domingo de tarde www.artcar.com.pt

GrandFormula Automveis
Frossos - Braga - (junto ao Modelo)
Tlf. 253 673 315 - ABERTO AO FIM DE SEMANA

FORD FOCUS 1.6TDCI

SEAT LEON 2.0 TDI FR

PREO: 12.500

SPORTWAGON 109CV ANO 2008

PREO: 23.000

(TIAGO MONTEIRO) 225CV ANO 2008

SEAT LEON 1.9 TDI


ECOMOTIVE

LAND ROVER
DISCOVERY 200TDI

PREO: 16.500

ANO: 2008

PREO: 5.200

PREPARAO TT

Ford Focus BMW Srie 3 1.6 TDCi Brake Ano: 2008 - Diesel
Sport + GPS 110 CV
Preo: 12.900.00

(Todos os Extras)
Preo: 24.000.00

CRDITOS E SEGUROS
Ao lado Parque de Estacionamento do Modelo em Frossos - BRAGA

Comrcio de Automveis
Servio Mecnica Geral
Agora com Servio de Reboque 25 Horas

S COMERCIAIS
Peugeot 206 2.0 HDI XS A.C Seat Ibiza 1.9 TDI 90 C.V FN, VE FC Opel Corsa CDTI Peugeot 206 1.9 D 170.000 km Nissan Almera 2.2 DDTI A.C Volkswagen Caddy 1.9D Fiat Punto 1.7 TD Opel Corsa 1.5 D 140.000 km Seat Ibiza 1.9 TDI 90 C.V A.C AUT. Citroen Xsara 1.9 TD 5 PORTAS COMERCIAL Mercedes Sprinter 208D 3 LUG. Citroen Jumper 2.5 D 7 LUG. CAIXA ABERTA Hyunday H1 Jobs 2.5 TD 7 LUG. CAIXA ABERTA Mitsubishi L300 3 LUG. 2000 2000 2005 2000 2000 2000 1996 2000 2000 1998 1996 2000 2006 1997 Preto Cinza Branca Preto Preto Branco Preto Branco Azul Cinza Branca Branca Azul Branco

COMRCIO DE AUTOMVEIS NOVOS E USADDOS


Marca/Modelo Citroen C3 1.1 com ac Opel Astra 1.3 Cdti 5 lug. Audi A4 2.5 tdi avant 150cv Citroen C3 1.4 hdi 5 lugares Ford Fiesta 1.4 TDCI comercial Ford Fiesta 1.4 TDCI 5 Lug. Mitsubischi Colt 1.1 sport Skoda Fabia 1.4 TDI SW 5 Lug. Opel Frontera 2.2 limited 5 p Fiat Punto 1.2 5 portas VW Passat 2.0 Tdi SW com 40 mil kms Mercedes 190D Ano 2004 2007 1998 2005 2003 2006 2008 2005 1999 2000 2005 1992 Preo 5.900 11.500 7.900 7.800 4.000 8.500 8.500 8.900 6.500 2.999 8900 4.000

PRODUTOS DE POLIMENTO PARA O SEU AUTOMVEL


Rua de Mazago, 78 4705-074 Aveleda BRG Tlf. 253 670 663 Fax: 253 674 212 www.coteq.pt - E-Mail: geral@coteq.pt

VENHA COMPARAR OS NOSSOS PREOS


www.frossauto.com - R. de Cima, n. 43 Frossos Braga 253 621 092 - 966 053 079 - 964 467 564

Avenida Sequeira - 4700-885 Braga - Tlm. 933 377 605 - www.nf-car.com

geral@automaximinos.pt www.automaximinos.pt

SEGUROS A MELHORES PREOS


S E, AD RISC O
SOA PES TES LHO EN ACID TRABA IS

Peas e Acessrios para Automveis, Lda.

Mantenha o seu seguro mas com melhor preo


A VID VEL OS M TO SC AU TI-RI L MU

30 ANOS DE EXPERINCIA NO MERCADO


Rua Comendador Santos da Cunha 535-543 - Maximinos - BRAGA tlf. 253 200 910 (10L) Fax 253 200 919

TRABALHAMOS COM AS RECHEIOCOMRCIO E COMPANHIAS MAIS HABITAO COMPETITIVAS DO MERCADO


Consulte-nos: 911 954 072

Tv. Rafael Bordalo Pinheiro lote 40, 4710-347 Braga tel. 253 615 575 Fax 253 254 929 Tlm. 965 167 470 965 084 333 www.ofirodas.pt

POUPE AT 50% NOS SEGUROS


ADMITE-SE MEDIADORES E BANCRIOS

38 // Correio do Minho 7 de Janeiro 2012 # PUBLICIDADE

FREITAS COSTA & FILHOS, LDA.


Alvar n. 4911

Construo Civil e Obras Pblicas

Loteamento Quinta da Naia

VENDE T3
Com 3 frentes, garagem + lugar de garagem, junto a escolas. Muito bem localizado.

Edifcio Montlios - BRAGA LOJAS COMERCIAIS


(75m2 e 100m2) Junto ao Estdio AXA

PARA ARRENDAR
MAXIMINOS
T3 Mobilado - Praceta Esc. do Magistrio, c/ gar................................... 350 T2 - Travessa do Cruzeiro, c/ gar. ............. 250 Loja - Rua do Cruzeiro, c/ 100m2...............250 Loja - Praceta Escola do Magistrio..........300 Armazm - Rua Padre Cruz, c/ 640m .........950

S. VTOR
T1 - Alameda Maria da Fonte......................200 T3 - Al. Maria da Fonte, c/ l. gar. ...............250

AMARELA
Armazm - Lug. do Quinteiro, c/ 160m2.........350

MONTLIOS
T0+1 - Rua Padre Freitas...................................235
Rua do Cruzeiro, 254 | Maximinos | 4700-116 Braga | tlf. 253 606 830 / 919 991 083 / 967 636 690 | E.mail: comercial@freitascosta.pt

PUBLICIDADE # 7 de Janeiro 2012 Correio do Minho // 39

Gata
19 anos.
967 965 105 919 021 245

Mulher madura
Portuguesa. Bico at ao final + boto de rosa, 69 + espanholada.

Portuguesa
Nova na cidade, oral ao natural, beijos de lngua e um bom 69. Sem pressas.

Portuguesa
35 anos, loira, olhos azuis, P. XXXL, O... at ao fim, anal profundo, beijos de lngua. Completssima.

Horscopo
CARNEIRO Amor: No seja to misterioso. Sade: Evite frequentar ambientes movimentados e em que no se sente vontade. Dinheiro: Concentre-se mais na sua actividade. Nmeros da Sorte: 1, 18, 22, 40, 44, 49 TOURO Amor: Ateno ao amor primeira vista. Sade: Procure abrandar um pouco o seu ritmo. Dinheiro: Hoje vai andar um pouco irritadio. Nmeros da Sorte: 6, 14, 36, 41, 45, 48 GMEOS Amor: No se entregue demasiado ao seu parceiro. Sade: Refreie as suas energias para que no se ressinta mais tarde. Dinheiro: No seja to materialista. Nmeros da Sorte: 7, 22, 29, 33, 45, 48 CARANGUEJO Amor: Faa uma reflexo sua vida amorosa. Sade: Vigie o sistema respiratrio. Dinheiro: Cuidado com a sua inconstncia pois pode trazer-lhe dissabores a nvel profissional. Nmeros da Sorte: 8, 17, 22, 24, 39, 42 LEO Amor: No se deixe influenciar por imagens mentais que fez da pessoa amada. Sade: Dia sem problemas a nvel fsico . Dinheiro: O seu bem-estar reflectir-se- tambm ao nvel profissional. Nmeros da Sorte: 3, 7, 11, 18, 22, 25 VIRGEM Amor: Evite entrar em conflito com amigos ou familiares. Sade: Poder ressentir-se do cansao da semana. Dinheiro: Evite gastos desnecessrios. Nmeros da Sorte: 1, 8, 17, 21, 39, 48 BALANA Amor: Entregue-se aos prazeres da sua relao. Sade: Procure descontrair mais. Dinheiro: Deixe de lado tanta modstia, valorizese mais, a si e ao seu trabalho. Nmeros da Sorte: 7, 11, 18, 25, 47, 48 ESCORPIO Amor: A sua dedicao e sentido de entrega vo estar ainda mais favorecidos neste dia. Sade: Tome cuidado com as constipaes. Dinheiro: Dia favorvel ao consumismo. Nmeros da Sorte: 4, 6, 7, 18, 19, 33 SAGITRIO Amor: No seja to protector. Exercitar a arte de ser feliz muito divertido! Sade: Cuidado com possveis irritaes a nvel ocular. Dinheiro: Dia sem grandes problemas . Nmeros da Sorte: 1, 8, 42, 46, 47, 49 CAPRICRNIO Amor: Tenha cuidado com algumas atitudes irreflectidas. Sade: Pratique mais exerccio fsico. Dinheiro: Preocupe-se mais com o seu sector financeiro. Nmeros da Sorte: 7, 13, 17, 29, 34, 36 AQURIO Amor: Dedique-se a actividades em famlia. Sade: Deixe as preocupaes de lado. Dinheiro: V s compras. Nmeros da Sorte: 5, 25, 36, 44, 47, 49 PEIXES Amor: Deixe-se levar pela paixo. Que os seus mais belos sonhos se tornem realidade. Sade: Coma pausadamente de modo a evitar problemas ao nvel do sistema digestivo. Dinheiro: Poupe algum dinheiro. Nmeros da Sorte: 1, 3, 24, 29, 33, 36

911 050 616 966 933 063


Vitria

918 225 463


Prazer de chocolate
18 anos reais, bonita e meiguinha, corpo escultural, oral ao natural, 69 gostoso, com acessrios. Show lsbico, + amiga. Venha conferir. Das 09h00 s 20h00

918 316 065

Recm-divorciada
1. vez. Massagem, oral natural, beijos de lngua. O cu o limite.

2 TRAVESTYS
NUNCA VISTO EM BRAGA Oral natural at ao fim c/ 2 bocas, super dotadas. Especialistas em principiantes.

Ol eu sou a Vitria novidade em Braga, seios fartos, bumbum empinado e durinho, oral profundo e 69 delirante venha deliciar-se comigo hoje, nas minhas mamas aguardo por voc. Tenho uma amiga Gaby.

961 819 794


Giovanna!!
Gostosa molhadinha e safadinha toda para voc desfrutar de um bom momento inesquecvel e delirante. Venha conhecer-me e saber o que eu tenho de mais gostoso e safadinha para te dar, calor no momento de frio com toda simpatia. FOTO REAL

969 973 388 915 780 645

938 195 875

913 239 613

Loiraa
Peito XXL 69 especial. 964 710 882
Completinha
Gostosa. Estou sua espera para bons momentos de prazer.

Portuguesa
S aos sbados e domingos. 924 133 899
Menina
Atende s. Safadinha, sem pressas, em lingerie, c/ beijos reais. Todos os dias

913 766 600

20 ptalas
Moreninha playboy, elegante, meiga e sensual. Doce tentao, ambiente tranquilo. Sem pressa, com massagem e acessrios. Atreve-te.

Mulatinha
De volta. So 20 beijinhos, oral ao natural, 69, beijo, show lsbico + amiga, espanholada, super meiga, filmes. 45 minutos de prazer. Das 09h00 s 20h00. D.V.D., com acessrios.

910 034 402


BRAGA

968 855 963

918 595 077

912 724 880 962 781 004

Menina casada
Morena, s e elegante, toda boa, safadinha, fogosa e sem pressas. Oral natural at ao fim.

Peitos grandes
Carolina 964 364 735 Portuguesa 918 633 251 Todos os dias

Quarentona
BRAGA Toda boa, meiga, fogosa e insacivel, mamas 46, oral natural. Todos os dias.

Ana Maria - 24h


24, 40 e 35 aninhos. Loucura no sexo, mamas grandes, 69 extra, toda chenha. Espero por ti.

926 885 697


Menina s
Massagem de relaxamento, corpo inteiro, c/ fins teraputicos. Massagem em marqueza, brinquedinhos deliciosos para massagem prosttica, acessrios e convvio. Menina s, pele clara, elegante, meiga, atende em lingerie. Local discreto. 20 beijinhos.

966 423 537

914 481 177 922 236 350

Portuguesa
40 anos, peitos XL, bons pernas, meiga, oral natural, anal... 1. vez.

4 Amigas
3 portuguesas. 1 brasileira, meigas, peitos XXL dos 20/30. Taipas - Braga.

964 806 631

917 561 088

910 748 489


Pretinha safadinha
1. VEZ EM BRAGA Venha disfrutar do meu oral natural. 69 escaldante, com brinquedos ao seu gosto.

S 15 sorrisos
PAULINHA Faz anos mas quem ganha o presente voc. Mamas bem grandes e durinhas, 24 anos reais, peludinha e apertadinha, oral e 69 delirante. Tudo sem stress. (Tambm completinha).

6 amigas
BRAGA Convvio discreto e parque privado a partir das 16h00.

916 820 954

911 532 147

915 437 273

TABACARIA CENTRAL
Central de Camionagem - Braga

Viuvinha
1. vez. Meiga, sensual, discreta e carente com bons atributos fsicos, atende em lingerie. Apart. de luxo. Todos os dias.

QUIOSQUE CRISTINA
Rua Elsio de Moura - Enguardas - Braga

969 821 728

Madurita Pilar
SUPER NOVIDADE Meiguinha e elegante, peito XXXL, peludinha, bom corpo, cabelos longos, O... natural bem profundo, beijo na boca, espanholada, massagem prosttica. Atendo em lingerie.

QUIOSQUE DIZERES DAGORA


Avenida da Liberdade (junto Praa de Txis da Ponte de S. Joo)

916 269 538

QUIOSQUE TOPLEITURA
Na Estao Caminhos de Ferro - Braga

ANDIQUE FLOR DO MINHO


253 253 535 - 253 260 600 916 170 777 - 963 366 555

PASTELARIA DO PICO
Vila Verde (junto ao Pingo Doce) Portela do Vade Pico de Regalados

QUIOSQUE CENTRAL MAGAZINES


Ferreiros - Amares (junto Rua de Santo Antnio)

RECEPCIONAMOS TODOS OS DIAS O SEU PEQUENO ANNCIO

BRAGA - 24 horas

C m

SBADO, 7 Janeiro 2012


Geral 253 309 500 Publicidade 253 309 507 Faxes 253 309 525 / 26% redaccao@correiodominho.pt

02/2012

www.correiodominho.pt

twitter.com/correiodominho

1 6 10 12 31*2*7
Esta informao no dispensa a consulta da lista oficial de prmios

facebook.com/correiodominho

Karissa e Kristina no Big Brother


As gmeas Karissa e Kristina, que j namoraram com Hugh Hefner, dono da Playboy, foram o centro de todas as atenes durante a apresentao do Big Brother Famosos Reino Unido. Os participantes desfilaram em palco mais foram elas que mais aplausos receberam.

Danielle Sharp...
A cantora e actriz inglesa Danielle Sharp est em grande destaque na edio de Janeiro da revista britnica 'Nuts'. A menina bonita de Manchester, que encantou o mundo da msica com apenas 18 anos ao encher salas de espectculos como o London Palladium, Palace Theatre, ou o Criterion Theatre de Manchester, participou neste ensaio arrojado e mostrou versatilidade e grande sensualidade.

Adriana Lima elogia criao da V.S.


A brasileira Adriana Lima foi uma das estrelas da apresentao da nova linha de lingerie feminina da marca norte-americana, Victorias Secret, alusiva ao Dia dos Namorados. A supermodelo partilhou no seu Twitter a sua alegria em poder fazer parte de mais esta criao da V.S.. A coleco do Dia de So Valentim , para mim, a melhor se sempre, escreveu Lima.

You might also like