You are on page 1of 6

Simulado 1 Assunto: Ortografia Oficial e Acentuao Grfica 1.

(FCC) A frase em que h palavras escritas de modo INCORRETO : (A) A aridez que sempre caracterizou as paisagens do Nordeste brasileiro aparece agora, para assombro de todos, na regio Sul, comprometendo as safras de gros. (B) Alguns estudiosos reagem com sensatez s recentes explicaes, considerando se o papel da bomba bitica realmente crucial na circulao do ar. (C) Se for comprovada a correo da nova teoria, a preservao das florestas torna-se essencial para garantir a qualidade de vida em todo o planeta. (D) O desmatamento indescriminado, que reduz os ndices de chuvas e altera o ciclo das guas, pode transformar um continente em um estenso e inabitvel deserto. (E) Com ventos mais prximos ao mar, o ar mido resultante da evaporao da gua do oceano puxado para o continente, distribuindo a chuva ao redor do planeta. 2. (FCC) Todas as palavras esto escritas corretamente na frase (no est sendo considerado o novo acordo ortogrfico): (A) Intervenses governamentais massias e at agora sem precedentes no conseguiram conter os impactos da crise financeira em diversos pases. (B) A permanncia e a gravidade dos desdobramentos da crise financeira deicham dvidas e originam expeculaes em todo o mundo. (C) A ganncia por lucros cada vez maiores fez com que os riscos dos investimentos crecessem esponencialmente no mercado financeiro. (D) A excessiva circulao de instrumentos financeiros imbutia imeno potencial de perigos redundando, como se viu, em enormes prejuzos. (E) O xito das resolues tomadas em outros pases depende de um maior controle das instituies financeiras, o que atinge interesses mltiplos e provoca resistncia. 3. (FCC) Encontram-se palavras escritas de modo INCORRETO na frase: (A) A populao brasileira no dispensa a farinha de mandioca, sempre presente em seus hbitos alimentares, como, por exemplo, no saboroso piro. (B) Com a raiz da mandioca preparam-se diversos pratos deliciozos (salgados e doces) que caracterizam a cosinha brasileira. (C) A produo da farinha de mandioca exige a participao de toda a comunidade, num esforo nico, objetivando rapidez e quantidade. (D) A obteno da farinha segue mtodos tradicionais, num manuseio bastante rstico, desde a confeco dos equipamentos necessrios. (E) A assimilao de costumes indgenas foi um dos recursos utilizados pelos portugueses na adaptao s condies hostis da vida na colnia.

4. (FCC) H ocorrncias de incorreo ortogrfica na frase (no est sendo considerado o novo acordo ortogrfico): (A) Quando o poder econmico influi nas decises governamentais, acaba por reservar-se privilgios inconcebveis. (B) Mo-de-obra ociosa ou paralizada pode decorrer de uma incidiosa e frustrante concentrao do poder econmico. (C) Embora tenha sido escrito h tantas dcadas, o texto de Einstein mantm-se atualssimo, dissipando assim uma possvel alegao de anacronismo. (D) Os empreendimentos econmicos no podem obliterar os aspectos sociais intrnsecos a toda e qualquer mobilizao de capital. (E) A arrogncia inescrupulosa de alguns capitalistas presunosos impede que haja no apenas distribuio das riquezas, mas acesso s informaes. 5. (FCC) adequado o emprego e correta a grafia de todas as palavras da frase: (A) Os poetas romnticos eram obsecados por imagens que, figurando a distncia, expressavam com ela a gososa inatingibilidade de um ideal. (B) prazeroso o reconhecimento de uma pessoa que, surgindo longnqua, parece ento mais prxima que nunca ? paradoxo pleno de poesia. (C) A abstenso da proximidade de algum no impede, segundo o cronista, que nossa afetividade aflore e haja para promover uma aproximao. (D) Nenhuma distncia dilui o afeto, pelo contrrio: o reconhecimento da amada longeva avisinha-a de ns, f-la mais prxima que nunca. (E) O cronista ratifica o que diz um velho provrbio: a distncia que os olhos acusam no exclue a proximidade que o nosso corao promove. 6. (FCC) Encontram-se palavras escritas de modo INCORRETO na frase: (A) Hbitos arraigados na populao, como o das queimadas antes do plantio, oferecem alto risco floresta. (B) O acesso aos dados do INPE mostra um aumento considervel na devastao da floresta amaznica. (C) Uma fiscalizao efics de toda a regio amaznica exigiria um continjente maior de funcionrios. (D) O Brasil goza do privilgio de dispor de uma rea florestal imensa e importante para o equilbrio ecolgico. (E) Seriam necessrias vultosas quantias para evitar a extino de espcies animais e vegetais que constituem a riqueza da Amaznia. 7. (FCC) H palavras escritas de modo INCORRETO na frase: (A) O grande desafio, na Amaznia, ser o de explorar as imensas riquezas da regio, inclusive os recursos minerais, sem precisar exterminar a floresta. (B) imprescindvel conciliar interesses de proprietrios e a explorao sustentada da floresta, em benefcio do meio ambiente.

(C) Dificilmente a cultura da soja ter, no cerrado amaznico, o mesmo sucesso econmico que obteve na regio do Centro-Oeste. (D) Nos projetos que buscam solues para a Amaznia deve ser considerada a enorme diversidade ecolgica e social dessa regio. (E) O escesso de humidade, resultado do intenso regime de chuvas na Amaznia, prejudica o desenvolvimento da agricultura na regio. 8. (FCC) A lacuna que deve ser preenchida pela forma por qu, para que esteja em conformidade com o padro culto escrito, a da frase: (A) Eu no sei o __________ de sua indeciso. (B) __________ foi to inbil na conduo do problema? (C) Ele est to apreensivo __________ ? (D) Decidiu-se somente ontem __________ dependia de consulta famlia. (E) A razo __________ partiu sem avisar ainda desconhecida. 9. (FCC) A frase totalmente correta do ponto de vista da grafia e/ou da acentuao : (A) o caso de se por em discusso se ele realmente cr na veracidade dos dados. (B) Referiu-se quilo que todos esperavam - sua ascenso na empresa -, com um misto de humildade e prepotncia. (C) Enquanto construimos esta ala, eles constroem a reservada aos aparelhos de rejuvenecimento. (D) Ele sempre muito corts, mas no pode evitar que sua ogeriza ela transparea. (E) Assinou o cheque, mas ningum advinha o valor registrado, porisso foi devolvido pelo banco. 10. (FCC) "...a humanidade precisaria migrar para os plos...". A mesma norma gramatical que justifica o acento grfico na palavra grifada encontrada na seguinte frase: (A) O mais provvel ponto de partida da espcie humana est na frica, continente que foi habitado pelo homem de Neandertal. (B) Mmias encontradas na Rssia foram datadas de 28000 anos atrs e, por suas vestimentas, comprovam a existncia de rituais fnebres. (C) A descoberta de provas arqueolgicas que atestam a evoluo da espcie humana no pra, trazendo sempre novas luzes sobre o assunto. (D) O homem da Idade do Gelo usava sapatos, fato que possvel comprovar, pois os dedos menores dos ps dos esqueletos encontrados esto encolhidos. (E) Instrumentos musicais feitos h 32.000 anos evidenciam o fascnio que a msica sempre exerceu sobre o homem, em toda a sua histria.

SIMULADO 2 Assuntos: Flexo Nominal. Flexo Verbal (Emprego de Modos e Tempos Verbais, Vozes do Verbo). Pronomes (Emprego, Formas de Tratamento e Colocao). 1. (FCC) Assinale a alternativa em que as formas do plural de todos os substantivos se apresentam de maneira correta: (A) alto-falantes, coraozinhos, afazeres, vveres (B) espadas, frutas-po, p-de-moleques, peixe-bois (C) vaivns, animaizinhos, beija-flores, guas-de-colnia (D) animalzinhos, vaivns, salrios-famlia, pastelzinhos (E) guardas-chuvas, guarda-costas, guardas-civis, couves-flores 2. (FCC) Considere o texto abaixo para responder prxima questo. Conheci ontem o que celebridade. Estava comprando gazetas a um homem que as vende na calada da Rua de S. Jos, esquina do Largo da Carioca, quando vi chegar uma mulher simples e dizer ao vendedor com voz descansada: - Me d uma folha que traz o retrato desse homem que briga l fora. - Quem? - Me esqueceu o nome dele. Leitor obtuso, se no percebeste que "esse homem que briga l fora" nada menos que o nosso Antnio Conselheiro, cr-me que s ainda mais obtuso do que pareces. A mulher provavelmente no sabe ler, ouviu falar da seita de Canudos, com muito pormenor misterioso, muita aurola, muita lenda, disseram-lhe que algum jornal dera o retrato do Messias do serto, e foi compr-lo, ignorando que nas ruas s se vendem as folhas do dia. No sabe o nome do Messias; "esse homem que briga l fora". A celebridade, caro e tapado leitor, isto mesmo. O nome de Antnio Conselheiro acabar por entrar na memria desta mulher annima, e no sair mais. Ela levava uma pequena, naturalmente filha; um dia contar a histria filha, depois neta, porta da estalagem, ou no quarto em que residirem. (Machado de Assis, Crnica publicada em A semana, 1897. In Obra completa, vol.III, Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997, p. 763) Considerado o contexto, est correto o que se afirma em: (A) Estava comprando indica, entre aes simultneas, a que se estava processando quando sobrevieram as demais. (B) dera exprime ao ocorrida simultaneamente a disseram. (C) acabar por entrar expressa um desejo. (D) levava designa fato passado concebido como permanente.

(E) residirem exprime fato possvel, mas improvvel. 3. (FCC) comum que, durante suas brincadeiras, as crianas se _________ para um universo mgico e _________ a identidade de uma personagem admirada, _____________ um super-heri ou uma figura da realeza. Preenche corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada, o que est em: (A) transportem - assumam - seja (B) transportam - assumiriam - sendo (C) transportariam - assumiriam - seria (D) transportam - assumem - seja (E) transportem - assumem - seria 4. (FCC) A frase que respeita o padro culto no que se refere flexo: : (A) No caso de proporem um dilogo sem pseudodilemas tericos, o professor visitante diz que medeia as sesses. (B) Chegam a constituir-se como cls os grupos que defendem opinies divergentes, como as que interviram no ltimo debate pblico. (C) Ele era o mais importante testemunha do acalorado embate entre opinies contrrias, de que adviram os textos de difuso que produziu. (D) Em troca-trocas acalorados de idias, poucos se atem s questes mais relevantes da temtica. (E) Quando aquele grupo de pesquisadores reaver a credibilidade comprometida nos ltimos revs, certamente apresentar com mais tranquilidade sua contribuio. 5. (FCC) Todas as formas corretamente flexionadas na frase: verbais esto

(A) O progresso que no advir de boas polticas pblicas dificilmente advir de iniciativas meramente individuais. (B) J se comprovou que no constitue boa prtica poltica permitir que o espao pblico seja degradado. (C) Se ao poder pblico no convir enfrentar a ao de contraventores, que aja de modo a no favorec-la. (D) Se algum se deter diante de uma caixa de correio toda grafitada, talvez hesite em deixar nela sua correspondncia. (E) O que a ns couber fazer para dignificar o espao pblico, faamo-lo, sem qualquer hesitao. 6. (FCC) A forma verbal da voz correspondente exatamente construo: passiva

(A) Se examinarmos as fbulas populares : Se as fbulas populares forem por ns examinadas. (B) um jovem a conduza : fosse por um jovem conduzida. (C) exprimem o desejo popular : tm expressado o desejo popular.

(D) representam apenas uma iluso miraculosa : esto apenas representando uma iluso miraculosa. (E) deve reconquistar seu reino : ter reconquistado seu reino.

pena de morte no so capazes de atribuir pena de morte o efeito de reparao do ato do criminoso que supostamente mereceria a pena de morte. Evitam-se as viciosas repeties da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, respectivamente, por: (A) a defendem - lhe atribuir - a mereceria. (B) a defendem - atribui-la - lhe mereceria. (C) defendem-na - atribui-la - merecer-lhe-ia. (D) lhe defendem - lhe atribuir - mereceriam-na. (E) defendem-lhe - atribuir-lhe - a mereceria.

7. (FCC) Est correto o emprego de ambos os elementos sublinhados em: (A) Enfraquecida, a cultura caipira cujos valores tanta gente se encantou, cede lugar s modas citadinas, de que quase todos tomam como parmetro. (B) A moda sempre existiu, sempre haver quem a adote, assim como sempre haver quem no lhe poupe o aspecto de superficialidade. (C) A moda, cujos os valores so sempre efmeros, define as maneiras de vestir e pensar de que se comprazem os citadinos. (D) Vive-se num tempo onde as mudanas so to rpidas que fica difcil acompanhar-lhes em sua velocidade. (E) Os modos de ser com que se apropria a gente da cidade so os que lhes parecem mais civilizados.

8. (FCC) Em 11 de setembro ocorreu a tragdia que marcou o incio deste sculo, e o mundo acompanhou essa tragdia pela TV. A princpio, ningum atribuiu a essa tragdia a dimenso que ela acabou ganhando, muitos chegaram a tomar essa tragdia como um grave acidente areo. Evitam-se as viciosas repeties da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por: (A) acompanhou-a - a atribuiu - lhe tomar (B) acompanhou-a - lhe atribuiu - tom-la (C) lhe acompanhou - lhe atribuiu - tomar-lhe (D) acompanhou-a - a atribuiu - tom-la (E) lhe acompanhou - atribuiu-lhe - a tomar 9. (FCC) A expresso de que preenche corretamente a lacuna da frase: (A) A privao ______ o autor no se conforma a de itens como aspirina, fsforos e leituras. (B) O cronista no est nada interessado num tipo de vida ______ muita gente aspira. (C) H detalhes desagradveis da vida rstica ______ muita gente parece omitir, no entusiasmo de seus relatos. (D) Muitos leitores partilharo das mesmas fobias ______ o cronista enumerou em seu texto. (E) H quem veja como suprfluos os recursos urbanos ______ o cronista se recusa a abrir mo.

10. (FCC) Muitos se dizem a favor da pena de morte, mas mesmo os que mais ardorosamente defendem a

SIMULADO 3 Assuntos: Sintaxe da Orao Concordncia Nominal e Verbal. 1. (FCC) Sobre a efemeridade das mdias Um congresso recente, em Veneza, dedicou-se questo da efemeridade dos suportes de informao, desde a tbua de argila, o papiro e o pergaminho at o livro impresso e os atuais meios eletrnicos. O livro impresso, at agora, demonstrou que sobrevive bem por 500 anos, mas s quando se trata de livros feitos de papel de trapos. A partir de meados do sculo XIX, passou-se ao papel de polpa de madeira, e parece que este tem uma vida mxima de 70 anos (com efeito, basta consultar jornais ou livros dos anos de 1940 para ver como muitos se desfazem ao ser folheados). H muito tempo se realizam estudos para salvar todos os livros que abarrotam nossas bibliotecas; uma das solues mais adotadas escanear todas as pginas e pass-las para um suporte eletrnico. Mas aqui surge outro problema: todos os suportes para a transmisso e a conservao de informaes, da foto ao filme, do disco memria do computador, so mais perecveis que o livro. As velhas fitas cassetes, com pouco tempo de uso se enrolavam todas, e saam mascadas; as fitas de vdeo perdem as cores e a definio com facilidade. Tivemos tempo suficiente para ver quanto podia durar um disco de vinil sem ficar riscado demais, mas no para verificar quanto dura um CD-ROM, que, saudado como a inveno que substituiria o livro, ameaa sair rapidamente do mercado, porque podemos acessar on-line os mesmos contedos por um custo menor. Sabemos que todos os suportes mecnicos, eltricos ou eletrnicos so rapidamente perecveis, ou no sabemos quanto duram e provavelmente nunca chegaremos a saber. Basta um pico de tenso, um raio no jardim para desmagnetizar uma memria. Se houvesse um apago bastante longo, no poderamos usar nenhuma memria eletrnica. Os suportes modernos parecem criados mais para a difuso do que para a conservao das informaes. possvel que, dentro de alguns sculos, a nica forma de ler notcias sobre o passado continue sendo a consulta a um velho e bom livro. No, no sou um conservador reacionrio. Gravei em disco rgido porttil de 250 gigabytes as maiores obras primas da literatura universal. Mas estou feliz porque os livros continuam em minha biblioteca ? uma garantia para quando os instrumentos eletrnicos entrarem em pane. (Adaptado de Umberto Eco - UOL Notcias - NYT/ 26/04/2009) e do Perodo.

(A) No, no sou um conservador reacionrio. (B) Tivemos tempo suficiente para ver quanto podia durar um disco de vinil (...) (C) (...) as fitas de vdeo perdem as cores e a definio com facilidade. (D) Um congresso recente, em Veneza, dedicou-se questo da efemeridade dos suportes de informao (...) (E) Sabemos que todos os suportes mecnicos, eltricos ou eletrnicos, so rapidamente perecveis (...)

2. (FCC) E a facilidade com que ela acessa esse arquivo ... A frase cujo verbo exige o mesmo complemento que o grifado acima : tipo de

(A) ... e conforme a idade isso ocorre em maior ou menor grau ... (B) Cada vez que a memria decai ... (C) Os estudos sobre a memria tm um lugar destacado nesse esforo cientfico. (D) ... o primeiro a exposio a uma carga excessiva de informaes ... (E) ... que resultam em perda mnemnica ...

3. (FCC) Mal sugeria imagem de vida (Embora a figura chorasse). correto afirmar que a frase entre parnteses tem sentido: (A) adversativo. (B) concessivo. (C) conclusivo. (D) condicional. (E) temporal.

4. (FCC) Ainda assim, provavelmente no foi a captura para o consumo pelo homem o que selou o destino do dod, pois sua extino ocorreu sobretudo pelos efeitos indiretos da perturbao humana. Os elementos grifados na frase acima podem ser substitudos, sem prejuzo para o sentido e a correo, respectivamente, por: (A) Contudo - no obstante. (B) Conquanto - por que. (C) Em que pese isso - embora. (D) Apesar disso - visto que. (E) Por isso - porquanto.

Na frase "Mas aqui surge outro problema", o termo em destaque exerce a mesma funo sinttica que o termo sublinhado em:

5. (FCC) No trecho "quanto mais contempla, menos vive; quanto mais aceita reconhecer-se nas imagens dominantes, menos ele compreende a sua prpria existncia", expressa-se uma relao de: (A) causalidade entre menos vive e mais aceita. (B) oposio entre mais contempla e mais aceita. (C) excluso entre menos vive e menos compreende. (D) alternncia entre mais contempla e mais aceita. (E) proporo entre mais contempla e menos vive.

(E) _________ (despontar) em cada poca no apenas novidades tcnicas, mas novos modos de compreenso do mundo.

9. (FCC) A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta na frase: (A) Chegou ao fim as campanhas voltadas para a reciclagem de materiais nas cidades escolhidas no projeto-piloto. (B) A conscientizao dos moradores daquela rea contaminada pelos resduos txicos acabaram surtindo bons resultados. (C) Muitos consumidores se mostram engajados na luta pela sustentabilidade e traduzem seu compromisso em tudo aquilo que compram. (D) Atitudes firmes e claras voltadas para a sustentabilidade na explorao dos recursos da natureza deve trazer lucros promissores para as empresas. (E) Deveria ser divulgado claramente os princpios que norteiam as atividades empresariais, como diretriz para orientar os consumidores.

6. (FCC) As normas de concordncia verbal esto plenamente respeitadas em: (A) Costumam haver nas pessoas extrovertidas traos marcantes de timidez. (B) No se devem imputar aos muito tmidos a culpa por sua notoriedade. (C) No deixam de ocorrer a um tmido as vantagens de sua timidez. (D) Interessam a certos extrovertidos encobrir aspectos de sua timidez. (E) O fato de serem tmidas no impossibilitam as pessoas de serem notadas.

10. (FCC) A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta na frase: 7. (FCC) O verbo entre parnteses dever flexionarse, obrigatoriamente, numa forma do plural, para preencher de modo correto a lacuna da frase: (A) ___________-lhes (parecer) justo que as instituies sejam manipulveis? (B) Eles, a quem nenhuma instituio jamais _________ (impor) quaisquer restries, so os que mais reclamam. (C) Caso no se ___________ (assegurar) s minorias o direito de se expressarem, as maiorias acabaro exercendo um poder totalitrio. (D) Se no ________ (vir) a ocorrer, em qualquer sociedade, tantos desmandos institucionais, no haveria a necessidade de tantos organismos de fiscalizao. (A) Os caboclos da regio, que vivem na floresta e dela retiram seu sustento, sabem que importante respeitar todas as formas de vida que nela se encontram. (B) Existe, na mitologia de vrios povos, duendes com diversos poderes mgicos que encarna, sobretudo, o esprito da floresta. (C) sempre relatado s crianas indgenas os feitos valorosos de ilustres guerreiros, como forma de manter as tradies da tribo. (D) O repositrio de lendas brasileiras de origem indgena variam muito, mas mostram, particularmente, uma explicao para os fenmenos da natureza. (E) Quando se tratam de questes de sobrevivncia na mata fechada, necessrio a presena de guias habituados s dificuldades da regio.

8. (FCC) O verbo entre parnteses dever flexionarpreencher se numa forma do plural para corretamente a lacuna da frase: (A) Ainda em nossos dias _________ (parecer) transpirar daqueles velhos lbuns de fotografias um aflitivo anseio de perenidade. (B) No se _________ (esboar) nas fisionomias graves dos cerimoniosos retratados qualquer vestgio de sorriso. (C) esmagadora maioria das fotos _________ (caber) o destino de um rpido e definitivo esquecimento. (D) O que mais _________ (divertir) os milhes de fotgrafos amadores a facilidade de produo e excluso de fotos.

You might also like