You are on page 1of 72

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

2011

Guia de Estudo
Lngua Portuguesa II

Graduao Geral

Porto Velho/RO
24/03/2009

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

JOO JOS DE OLIVEIRA

GUIA DE ESTUDO LNGUA PORTUGUESA II

Este Guia de Estudos servir como base terica complementar bibliografia especificada no Plano de Ensino, para a disciplina de Lngua Portuguesa II da Faculdade So Lucas. O Guia dever ser utilizado em conjunto com a bibliografia apontada e tambm com outras fontes de pesquisa desenvolvidas pelo acadmico.

Porto Velho/RO 2011

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

Faculdade So Mateus Faculdade So Lucas Coordenao de Educao a Distncia - EAD

Faculdade de Tecnologia So Mateus - FATESM Rua. Alexandre Guimares, 1927 - Areal Porto Velho - RO - 78.916-450 Fone: (69) 3211-8076

Centro de Ensino So Lucas Rua. Alexandre Guimares, 1927 - Areal Porto Velho - RO - 78.916-450 Fone: (69) 3211-8076

Porto Velho/RO 2011

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

DIRETORA GERAL Maria Eliza de Aguiar e Silva VICE-DIRETORA Elo de Aguiar Gazola COORDENADORA DE EAD Hlia Cardoso Gomes da Rocha SUPERVISORA PEDAGGICA Hlia Cardoso Gomes da Rocha DESGIN INSTRUCIONAL Humberta Gomes Machado Porto REVISOR DE TEXTO Joo Jos de Oliveira SUPERVISORA DE TECNOLOGIA Sara Luze Oliveira Duarte ADMINISTRADOR DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Jos Gomes de Morais Neto Tarcsio Andril Pinto da Costa DESIGN/DIAGRAMAO Dinife Silva de Miranda

O AUTOR
JOO JOS DE OLIVEIRA - joao.oliveira@saolucas.edu.br

Graduado em Letras com habilitao em Lngua Portuguesa e respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Rondnia, UNIR/RO em 1989, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondnia, UNIR/RO, em 1995 e Mestre em Lingustica pela Universidade Federal de Rondnia, UNIR/RO, em 2004 Atualmente exerce docncia como professor universitrio em vrias Instituies de Ensino Superior de Porto Velho.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

CONES
Realize. Determina a existncia de atividade a ser realizada. Este cone indica que h um exerccio, uma tarefa ou uma prtica para ser realizada. Fique atento a ele. Pesquise. Indica a exigncia de pesquisa a ser realizada na busca por mais informao. Pense. Indica que voc deve refletir sobre o assunto abordado para responder a um questionamento. Concluso. Todas as concluses sejam de idias, partes ou unidades do curso viro precedidas desse cone. Importante. Aponta uma observao significativa. Pode ser encarado como um sinal de alerta que o orienta para prestar ateno informao indicada. Hiperlink. Indica um link (ligao), seja ele para outra pgina do mdulo impresso ou endereo de Internet. Exemplo. Esse cone ser usado sempre que houver necessidade de exemplificar um caso, uma situao ou conceito que est sendo descrito ou estudado. Sugesto de Leitura. Indica textos de referncia utilizados no curso e tambm faz sugestes para leitura complementar. Aplicao Profissional. Indica uma aplicao prtica de uso profissional ligada ao que est sendo estudado. CheckList ou Procedimento. Indica um conjunto de aes para fins de verificao de uma rotina ou um procedimento (passo a passo) para a realizao de uma tarefa. Saiba Mais. Apresenta informaes adicionais sobre o tema abordado de forma a possibilitar a obteno de novas informaes ao que j foi referenciado. Revendo. Indica a necessidade de rever conceitos estudados anteriormente

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

Contedo
1 APRESENTAO ........................................................................................... 7 2 A DISCIPLINA ................................................................................................. 8 2.1 Ementa .................................................................................................. 8 2.2 Interdisciplinaridade .............................................................................. 8 2.3 Consideraes Iniciais .......................................................................... 8 2.4 Objetivos ............................................................................................... 9 2.5 Metodologia ........................................................................................... 9 UNIDADE 1 - TEXTO E CONTEXTO ............................................................... 10 UNIDADE 2 - AS INFORMAES IMPLCITAS .............................................. 34 UNIDADE 3 - COERNCIA TEXTUAL ............................................................. 40 UNIDADE 4 - COESO TEXTUAL ................................................................... 48 UNIDADE 5 - COLOCAO DA IDADE NO PAPEL ....................................... 58 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ................................................................. 72

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

1 APRESENTAO
Prezado (a) Acadmico (a), seja bem-vindo!!!

Iniciaremos mais um semestre de estudos e muito prazeroso t-lo (a) nesta disciplina de Lngua Portuguesa II. Este guia contm textos para anlise, reflexo, charges e exerccios dinamizados que objetivam auxili-lo (a), durante sua trajetria neste semestre. A disciplina de Lngua Portuguesa II ser ministrada em regime semipresencial pelo Laboratrio de Educao a Distncia - LED. O Guia traz, de forma bem didtica, informaes que facilitaro na sua compreenso, interpretao e produo de texto com mais segurana e autonomia. Foram disponibilizados a voc diversos contedos sobre noo de texto, contexto, os princpios bsicos do texto: reduo, extrapolao, contradio. Assim, de maneira simples, objetiva e otimizada, o Guia de Estudos primou em apresentar as interfaces para a produo de um texto bem redigido, tais como, uso dos pronomes demonstrativos, coerncia textual, elementos da coeso, pois, para a maioria das pessoas transcreverem as ideias para o papel como vencer barreiras e ganhar num campo de batalha, pois possvel ter experincias exitosas e avanar nesse processo gradual de aprendizagem.

Um estudo de excelncia a voc!

Prof. Ms. Joo Jos de Oliveira

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

2 A DISCIPLINA
2.1 Ementa

Conceitos de texto. Contexto: reduo, extrapolao e reduo. Coerncia e coeso. Elementos de coeso: Pronomes Demonstrativos. Informaes implcitas e subentendidos no texto. Distino entre tema e ttulo. Elementos bsicos da dissertao: Introduo, desenvolvimento (argumentao, expedientes de adverso) e concluso.

2.2 Interdisciplinaridade

A Lngua Portuguesa promove um encontro interdisciplinar com as demais disciplinas e considerada uma forma de pensamento que procura explicar os fatos sob diferentes pontos de vista. Da resulta que a linguagem, objeto para o qual convergem as diversas disciplinas, pode ser estudada, por exemplo, entre outras abordagens do ponto de vista epistemolgico, consistindo no mtodo de pesquisa em que haja comunicao entre as demais disciplinas, num processo que pode ir da simples comunicao de ideias at a integrao recproca de finalidades, objetivos, contedos. Na lngua portuguesa, a interdisciplinaridade um campo aberto para que, de uma prtica fragmentada por especialidades, haja o estabelecimento de novas competncias e habilidades. Escrever praticar a magia delirante da linguagem. seduzir, encantar, atiar o sonho no corao humano (Stella Moris Resende). A lngua portuguesa promove esse encontro mediante a interdisciplinaridade, pois, para escrever bem, so imprescindveis leituras sistematizadas, objetivando conhecer os elementos estruturais que compem o texto e seus conectivos.

2.3 Consideraes Iniciais

Convido voc para adentrar na disciplina de Lngua Portuguesa II, a fim de ampliar seu conhecimento sobre texto, contexto e principalmente entender os elementos que compem o texto escrito.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

2.4 Objetivos

Ao final da disciplina o aluno dever ser capaz de: Compreender o que texto e contexto; Perceber, no texto, as informaes implcitas: os pressupostos e subentendidos; Perceber a coerncia que deve ter um texto; Empregar elementos que permitam a coeso textual; Estabelecer diferena entre tema e ttulo; Produzir texto dissertativo/argumentativo.

2.5 Metodologia

Sero realizadas vrias atividades de estudos tericos e prticos, por meio de exposies de vdeos, questes no AVA, produo de texto dissertativo/argumentativo, bem como, exerccios complementares com orientao do professor.

Ento, agora, arregace as manga, busque aquela fora interior que voc possu e bom estudo.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

10

UNIDADE 1 - TEXTO E CONTEXTO


Ao final do estudo desta unidade o (a) acadmico (a) dever ser capaz de: Estabelecer diferenas entre texto e contexto; Diferenciar o texto verbal do no-verbal; Identificar as especificidades de um texto; Distinguir as diferenas entre compreenso e interpretao textuais; Distinguir as diferenas entre leitura do texto e leitura de mundo; Interpretar textos selecionados obedecendo aos princpios bsicos de anlise textual: extrapolao, reduo e contradio.

1. O texto 1.1 O que um texto? Texto tudo aquilo que nos permite uma leitura, ou seja, uma interpretao, podendo ser verbal ou no-verbal. O texto verbal aquele que se utiliza da palavra (escrita ou falada) para nos transmitir alguma mensagem, alguma informao. uma ocorrncia lingustica falada ou escrita, de qualquer extenso, dotada de uma unidade sociocomunicativa, semntica e formal. O texto no-verbal possui a mesma funo do texto verbal, mas sem fazer uso da palavra, isso quer dizer que o texto no-verbal no pode ser falado nem escrito, j que no faz uso da palavra (escrita nem falada). O texto no-verbal pode ser representado atravs de imagens, sons, cores, gestos etc., desde que esses elementos transmitam uma mensagem, uma informao a quem o est lendo.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

11

1.2 O que um contexto? O contexto uma unidade lingustica maior onde se encaixa uma unidade lingustica menor. Isso significa que ele um todo significativo, mantendo uma unidade formal. Seus constituintes lingusticos devem se mostrar reconhecidamente integrados, de modo a permitir que ele seja percebido, compreendido como um todo, pois as partes de um texto so entrelaadas, interrelacionadas. Da, podermos falar em textura ou tessitura de um texto rede de relaes que garantem sua unidade. um todo significativo e no fragmentos isolados justapostos. sempre bom lembrar que a palavras texto provm do latim textum, que significa tecido, entrelaamento. H, portanto, uma razo etimolgica para nunca esquecermos que o texto resulta da ao de tecer, entrelaar unidades e partes a fim de formar um todo interrelacionado a que chamamos de contexto. 2. A anlise do texto Para se analisar um texto, o leitor lana mo de sua leitura de mundo e deve levar em conta as seguintes observaes:

a) Uma boa leitura nunca pode basear-se em fragmentos isolados do texto, j que o significado das partes sempre determinado pelo contexto dentro do qual se encaixam.

b) Uma boa leitura nunca pode deixar de apreender o pronunciamento contido (a mensagem, a informao) contido por trs do texto, j que sempre se produz um texto para marcar posio frente a uma questo qualquer.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

12

ATIVIDADES I Texto para se comentar Tiro certeiro: Estado americano limita porte de armas No comeo de 1981, um jovem de 25 anos chamado John Hinckley Jr. entrou numa loja de armas de Dallas, no Texas, preencheu um formulrio do governo com endereo falso e, poucos minutos depois, saiu com um Saturday Night Special nome criado na dcada de 60 para chamar um tipo de revlver pequeno, barato e de baixa qualidade. Foi com essa arma que Hinckley, no dia 30 de maro daquele ano, acertou uma bala no pulmo do presidente Ronald Reagan e outra na cabea de seu porta-voz, James Brady. Reagan recuperou-se totalmente, mas Brady desde ento est preso a uma cadeira de rodas. (...)
(Revista Veja)

II Texto para anlise Leia o texto abaixo, uma adaptao da obra de Plato e Fiorin (2000), para responder s questes propostas sobre ele.

Os desastres de Sofia

Qualquer que tivesse sido o seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profisso e passara pesadamente a ensinar no curso primrio: era tudo o que sabamos dele. O professor era gordo, grande e silencioso, de ombros contrados. Em vez de n na garganta, tinha ombros contrados. Usava palet curto demais, culos sem aro, com um fio de ouro encimando o nariz grosso e romano. E eu era atrada por ele. No amor, mas atrada pelo seu silncio e pela controlada impacincia que ele tinha em nos ensinar e que, ofendida, eu adivinhara. Passei a me comportar mal na sala. Falava muito alto, mexia com os

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

13

colegas, interrompia a lio com piadinhas, at que ele dizia, vermelho: -Cale-se ou expulso a senhora da sala. Ferida, triunfante, eu respondia em desafio: pode me mandar! Ele no mandava, seno estaria me obedecendo. Mas eu o exasperava tanto que se tornara doloroso para mim ser o objeto do dio daquele homem que de certo modo eu amava. No o amava como a mulher que eu seria um dia, amava-o como uma criana que tenta desastradamente proteger um adulto, com a clera de quem ainda no foi covarde e v um homem forte de ombros to curvos. (...)
(Clarice Lispector)

1. Nas linhas 4 e 5, a narradora afirma que o professor tinha ombros contrados. Essa caracterstica, fora do contexto em que est inserida, pode sugerir vrias interpretaes, como, por exemplo:

a) que o professor era velhinho; b) que era frgil fisicamente; c) que era corcunda: d) que era acovardado e submisso s presses sociais.

Mas, levando em conta o contexto, apenas uma dessas possibilidades contm uma interpretao adequada. Indique, entre as alternativas acima, qual essa possibilidade e, com outras passagens do texto, justifique a sua escolha. 2. Segundo o texto, os sentimentos da aluna pelo professor eram ambguos, isto , eram sentimentos que se contrariavam.

a) Cite uma passagem em que se manifesta essa contradio.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

14

b) Qual o motivo dessa ambiguidade? 3. Na linha 9, o professor diz: - Cale-se ou expulso a senhora da sala. Perante essa exploso, a aluna tem dupla reao. Procure explicar:

a) Por que ela se sentiu ferida? b) Por que ela se sentiu triunfante? 4. Na ltima linha do texto, a menina diz que amava o professor com a clera de quem ainda no foi covarde. Explique o significado de ainda nesse contexto.

5. Segundo o texto, em que consistia a covardia do professor? 6. Como se sabe, todo texto contm um pronunciamento (uma mensagem), que revela a viso de mundo de quem o produziu. No caso desse texto, pode-se dizer que ele foi produzido para mostrar que:

a) todo aluno nutre pelo professor um grande afeto e se irrita quando no correspondido. b) o professor no tinha mais condies fsicas para executar o seu trabalho. c) todo professor se dedica tarefa de ensinar com extremo cuidado e prazer. d) a relao professor e aluno sempre tensa e contraditria. e) as condies da vida prtica e a necessidade de seguir regras e normas podem levar o homem a reprimir suas emoes.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

15

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES DESTA UNIDADE Atividade I: Comentrio com o professor na aula presencial. Atividade II 1. Alternativa d. Frases que comprovam a alternativa assinalada: ... passara pesadamente a ensinar no curso primrio. Em vez de n na garganta, tinha ombros contrados. ... controlada impacincia... ... um homem forte de ombros to curvos (...). 2. a. E eu era atrada por ele. No amor, mas atrada pelo seu silncio e pela controlada impacincia... / Ferida, triunfante... /

Mas eu o exasperava tanto que se tornara doloroso para mim ser o objeto do dio daquele homem que de certo modo eu amava. b. A menina descobriu que o professor no era autntico, verdadeiro e passou a incomod-lo para que ele demonstrasse sua

verdadeira personalidade.

3. a. A aluna sentiu-se ferida por causa da reao agressiva do professor. b. Porque conseguiu a reao do professor. 4. O advrbio ainda demonstra que a aluna assume a possibilidade de um dia vir a ser covarde como o professor o . 5. O professor era acovardado e no reagia perante as presses sociais. 6. Alternativa e.

Obs.: Se voc acertou mais de 80% das questes, trabalhe a


Unidade II. Caso contrrio, releia a Unidade I e refaa as atividades propostas.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

16

3. Princpios bsicos de interpretao textual 3.1 Extrapolao Trata-se de um erro muito comum. Ocorre quando samos do contexto, acrescentando ideias que no esto presentes no texto. A interpretao fica comprometida, pois passamos a criar sobre aquilo que foi lido. Frequentemente, relacionamos fatos que conhecemos, mas que eram realidade em outros contextos e no naquele que est sendo analisado no momento. 3.2 Reduo um erro oposto extrapolao. Ocorre quando damos ateno apenas a uma parte ou aspecto do texto, esquecendo a totalidade do contexto. Privilegiamo, desse modo, apenas um fato ou uma relao que podem ser verdadeiros, porm insuficientes se levarmos em considerao o conjunto das ideias.

3.3 Contradio o mais comum dos erros. Ocorre quando chegamos a uma concluso que se ope ao texto. Associamos ideias que, embora presentes, no se relacionam entre si. Muitas vezes, os testes de interpretao apresentam palavras e expresses do texto, relacionando-as de modo equivocado. Por isso, a alternativa parece ser verdadeira quando, na verdade, no o .

ATIVIDADES I Fragmentos comentados Leia os fragmentos abaixo. No primeiro, coloque V, se a afirmao for correta, e F caso o que se afirme seja falso, observando os princpios bsicos de interpretao textual. No segundo fragmento, atente-se para as observaes colocadas em cada alternativa.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

17

1- Naquele dia, Pedro chegou do trabalho no horrio de costume. Brigou com a mulher e foi ao cinema. Considere as seguintes afirmaes para assinalar V ou F em cada uma delas.

a) Pedro um trabalhador. ( ) b) Pedro desentendeu-se com a mulher. ( ) c) Pedro brigou com a mulher para ir ao cinema. ( ) d) Pedro brigou com a mulher porque ela no queria ir ao cinema com ele. e) Pedro chegou ao trabalho no horrio de costume para ir ao cinema. ( )
Respostas desta atividade: V, V, F, F, F. Obs.: Se voc errou alguma alternativa, releia o texto e refaa a atividade.

2 (FT/CAMP) A autoridade de que se reveste o Estado para impor sacrifcios coletividade uma decorrncia da capacidade que revela no atendimento das necessidades e anseios dos membros que compem o organismo social. O fundamento do direito de tributar, por exemplo, repousa no princpio de que a produo dos servios e bens pblicos o processo econmico que garante a mxima satisfao social com o mnimo de sacrifcio para os contribuintes.

Considere as seguintes afirmaes sobre o trecho acima:

a) A capacidade que o Estado revela no atendimento das necessidades dos cidados decorre da autoridade que ele tem para impor sacrifcios. - A afirmao falsa. Observe que a construo est inver-

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

18

tida. O correto a autoridade que o Estado tem para impor sacrifcios decorre da capacidade que ele revela no atendimento das necessidades dos cidados.

b) O Estado s tem o direito de tributar quando os contribuintes acatam voluntariamente a tributao. - A afirmao falsa: a ideia de que o Estado tem o direito de tributar quando os contribuintes ACATAM VOLUNTARIAMENTE a tributao no est no texto. Observe, a, que houve uma extrapolao.

c) A tributao imposta pelo Estado aos contribuintes deve reverter, com vantagens, em benefcio destes. - A afirmao verdadeira.

d) A produo de servios e bens pblicos um direito do Estado, assim como usufruir desses servios e bens um dever do contribuinte. - A afirmao falsa. Observe que as ideias de direito e dever esto invertidas. Houve, nesse caso, contradio. II - FRAGMENTOS PARA INTERPRETAO Nas questes seguintes, assinale apenas uma alternativa. 1. Se a mulher no participa nada, ou muito pouco, da vida social, isto no devido a uma razo biolgica inerente a seu sexo, mas sim a razes sociais que criaram obstculos sua participao at agora. A revolta que atualmente anima as mulheres precisamente uma reao contra esta situao criada pela sociedade dos homens adultos.
(Hernan S.Martin)

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

19

a) A mulher participa pouco da vida social por razes biolgicas e psicolgicas inerentes a seu sexo. b) Houve razes sociais que criaram obstculos participao da mulher na vida social. c) A revolta que atualmente anima as mulheres ocorre por razes biolgicas e psicolgicas. d) A mulher no participa da vida social porque est revoltada com sua condio biolgica. 2. Em todo o mundo, as plantas medicinais voltam a suscitar grande interesse. Preocupado com os excessos das civilizaes industriais e com as ameaas que esses excessos trazem sade fsica e moral, um nmero cada vez maior de pessoas recorre a diferentes tipos de medicinas naturais, num movimento de reconciliao com a natureza.
(Jean-Marie Pelt)

a) A indstria de plantas medicinais gera excessos que ameaam a sade fsica e moral das pessoas. b) Preocupado com os excessos das plantas medicinais, um nmero cada vez maior de pessoas recorre a diferentes tipos de medicinas naturais. c) Os excessos das civilizaes industriais ameaam a sade fsica e moral, fazendo com que muitas pessoas recorram a diferentes tipos de medicinas naturais. d) N.d.a. 3. H no muitos anos (...), a funo da educao no sentido de uma contribuio para a preveno do uso de drogas era praticamente ignorada. A ao baseava-se em outros meios como a ao judiciria e a represso do trfico. Depois da guerra, a prpria evoluo do fenmeno levou os especialistas ao reco-

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

20

nhecimento de que era preciso mobilizar tambm a educao para tentar solucionar esse problema. Assim comeou o desenvolvimento da educao preventiva.
(M. Raw)

a) Educao preventiva no ajuda a resolver o problema da droga. b) H muitos anos, a educao era praticamente ignorada. c) A ao judiciria e a represso do trfico depois da guerra constituem o que os especialistas chamam de educao preventiva. d) Os especialistas perceberam, aps a guerra, que a educao tambm deveria ser mobilizada na tentativa de solucionar o problema da droga.

4. Para todos os pases, especialmente os pases em desenvolvimento, as novas tecnologias da tecnologia e da informao oferecem um potencial enorme e possibilidades inimaginveis. Se no puderem gozar dessas vantagens os pases correm o risco de permanecer na periferia do mundo, e suas populaes de ficar margem das grandes correntes do mundo contemporneo.

(M. Abdulaziz) a) Devido a uma srie de possibilidades inimaginveis, os pases correm o grande risco de permanecer na periferia do mundo. b) Se os pases no puderem gozar das novas tecnologias da comunicao e da informao, vo correr o risco de depender dos progressos que ocorrem na periferia do mundo em

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

21

desenvolvimento. c) Os pases que no puderem gozar das novas tecnologias da comunicao e da informao correm o risco de permanecer na periferia do mundo. d) N.d.a.

5. Sem dvida, a lngua escrita, sob forma literria, sempre se diferenciou das diversas modalidades de lngua corrente. , porm, certo que, se em todas as pocas tiveram os escritores a seu alcance uma soma de recursos intensificadores da expresso, modernamente esses mesmos recursos como que se multiplicaram, passando a exigir da parte de quem escreve maior aptido para deles se beneficiar. O autor desse texto diz que: a) h duas modalidades de comunicao: a lngua corrente e a lngua do dia-a-dia

b) a lngua, como forma de comunicao, imutvel. c) Atualmente, torna-se mais difcil ser escritor, porque os recursos da expresso so mais numerosos. d) a lngua culta um reflexo da fala popular. e) as alternativas a e d so corretas.

6. Se o homem fosse do tamanho de uma pulga, teria de ter o nmero de neurnios que compem o crebro reduzido vrias dezenas de milhes de vezes e, como a capacidade intelectual est ligada ao nmero dessas clulas, a inteligncia do homem seria reduzida proporcionalmente

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

22

Infere-se do texto que: a) o nvel de inteligncia atingido pela espcie humana nada tem a ver com o tamanho do crebro. b) a inteligncia das pulgas seria proporcional ao seu tamanho, caso seu crebro fosse estruturado como o do homem. c) o crebro humano no contm mais do que algumas dezenas de milhes de neurnios. d) o tamanho das clulas cerebrais aumenta ou diminui de acordo com o tamanho do crebro. e) o crebro as pulgas tem apenas algumas dezenas de neurnios.

7. alarmante o nmero de pessoas com curso superior que esto desempregadas. Entre as circunstncias que determinam esta situao aponta-se a ausncia de pesquisas que permitam aos estudantes conhecer as mutaes e as tendncias de mercado de trabalho. A criao indiscriminada de escolas contribui tambm para a elevada taxa de desemprego. Alguns dados colhidos sem o necessrio rigor podem levar os estudantes a alimentar iluses sobre determinada carreira, o que fatalmente lhes causar frustrao quando souberem da realidade.

Da leitura deste comentrio jornalstico, infere-se que: a) muito difcil obter um emprego aps terminar o curso superior

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

23

b) a m escolha da carreira, por falta de informao correta sobre o mercado de trabalho, leva muitos recmformados a sentirem frustraes com relao sua vida profissional. c) para obter logo um emprego so necessrios competncia e apadrinhamento. d) antes de escolher uma carreira, os estudantes devem pesquisar as mutaes no mercado de trabalho. e) o nmero excessivo de escolas a causa principal da saturao no mercado de trabalho.

8. As novas ofertas de emprego que surgem nas diversas atividades, bsicas ou auxiliares, que se expandem com o uso de robs na indstria, ou naquelas que recebem a mo-deobra por ela liberada, s se traduziro em aumento do emprego se forem superiores em nmero ao total dos empregos que se perderam quando a mquina substituiu o homem. De acordo com o texto: a) a robotizao da indstria exigir a criao de novas indstrias para fabricao de robs, fato que s poder beneficiar a mo-de-obra humana. b) os empregos que aparecem em consequncia da automatizao da indstria sero vantajosamente supridos pelos robs. c) a substituio do homem pela mquina, na indstria, ser causa de desemprego generalizado, uma vez que deixar sem outra aplicao a mo-de-obra consequentemente li-

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

24

berada. d) a expanso do nmero de robs que substituiro o homem na indstria ser acompanhada de considervel aumento do nmero de empregos em outras atividades, a no ser que se libere a criao de novas indstrias. e) a utilizao de robs na indstria ser vantajosa para a mo-de-obra humana desde que se repita na oferta, em novas atividades, de um nmero de empregos que ultrapasse o dos lugares ocupados pelos robs.

III Texto para anlise Levando em conta o contexto poltico brasileiro atual, leia o texto abaixo e, depois, assinale, em cada questo, apenas uma alternativa. Poltica e politicalha

A poltica afina o esprito humano, educa os povos no conhecimento de si mesmos, desenvolve nos indivduos a atividade, a coragem, a nobreza, a previso, a energia, cria, apura, eleva o merecimento. No esse jogo da intriga, da inveja e da incapacidade, a que entre ns se deu a alcunha de politicagem. Esta palavra no traduz ainda todo o desprezo do objeto significado. No h dvida que rima bem com criadagem e parolagem, afilhadagem e ladroagem. Mas no tem o mesmo vigor de expresso que os seus consoantes. Quem lhe dar com o batismo adequado? Politiquice? Politiquismo? Politicaria? Politicalha? Neste ltimo, sim, o sufixo pejorativo queima como um ferrete, e desperta ao ouvido uma consonncia elucidativa. Poltica e politicalha no se confundem, no se parecem, no

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

25

se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutuamente. A poltica a arte de gerir o Estado, segundo princpios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradies respeitveis. A politicalha a indstria de explorar o benefcio de interesses pessoais. Constitui a poltica uma funo, ou o conjunto das funes do organismo nacional: o exerccio normal das foras de uma nao consciente e senhora de si mesma. A politicalha, pelo contrrio, o envenenamento crnico dos povos negligentes e viciosos pela contaminao de parasitas inexorveis. A poltica a higiene dos pases moralmente sadios. A politicalha, a malria dos povos de moralidade estragada.
(Rui Barbosa)

1. De acordo com o texto:

(a) A poltica transformou-se em um jogo de intrigas e incapacidades nos dias atuais, pois educa os povos no conhecimento de si mesmos. (b) O termo politicagem traduz perfeitamente todo o desejo do objeto significado. (c) O termo politicagem rima com parolagem e ladroagem, possuindo o mesmo vigor de expresso que seus consoantes. (d) N.d.a. 2. O termo politicalha:

(a) o mesmo que politicagem. (b) Assim como politiquice desperta ao ouvido uma consonncia elucidativa. (c) Confunde-se com poltica. (d) Define, com o necessrio vigor, o contrrio de poltica.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

26

3. Poltica e politicalha:

(a) So distintas. (b) Relacionam-se intimamente uma com a outra. (c) Confundem-se. (d) Causam repulsa. 4. Lendo o texto, no seu todo, pode-se concluir que:

(a) Apesar de desenvolver a imoralidade, a politicalha no se confunde com a poltica que se define segundo princpios e regras morais negligentes. (b) Por se constituir no envenenamento crnico dos povos negligentes e viciosos pela contaminao de parasitas inexorveis, a politicalha diverge da poltica, que se baseia em princpios definidos, regras morais e leis escritas. (c) A poltica a arte de gerir o Estado, segundo princpios definidos, regras morais e leis escritas, tendo, portanto, estreita relao com a politicalha. (d) N.d.a. IV Ainda, em relao ao texto Poltica e Politicalha , responda s questes com base no cdigo abaixo, colocando a letra correspondente no parnteses em branco. Obs.: significa pargrafo. A Se apenas um item for verdadeiro. B Se apenas I e II forem corretos. C Se apenas I e III forem corretos. D Se apenas II e III forem corretos. E Se todos os itens forem corretos.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

27

1. Segundo Rui Barbosa, caracteriza a poltica:

I. o aperfeioamento do esprito humano ( 1). II. certa semelhana com a politicalha ( 2). III. o jogo da intriga, da inveja e da incapacidade ( 2). ( )

2. O autor preferiu usar politicalha a politicagem porque:

I. a segunda, embora expresse o desprezo do objeto significado, muita corriqueira entre ns. II. politicagem mais suave do que seus consoantes criadagem, parolagem, afilhadagem e ladroagem. III. o sufixo pejorativo de politicalha traz palavra maior preciso de significado. ( )

3. Verifique o(s) par(es) que mostra(m) uma oposio de significado: I. arte de gerir o Estado ( 4) / jogo da intriga, da inveja ( 2). II. sufixo pejorativo ( 2) / um ferrete ( 2).

III. malria dos povos ( 4) / conjunto das funes ( 4). ( )

4. Indique o(s) caso(s) em que a palavra sublinhada foi corretamente substituda pelo seu sentido contextual.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

28

I. Mas no tem o mesmo vigor de expresso que os seus consoantes ( 2) = palavras que rimam. II. ...o sufixo pejorativo queima... ( 2) = insuportvel III. o envenenamento crnico dos povos negligentes... ( 4) = entranhado ( )

V Nas questes seguintes, extradas do ENADE, assinale apenas uma alternativa.

QUESTO 1 Quando o homem no trata bem a natureza, a natureza no trata bem o homem.

Essa afirmativa reitera a necessria interao das diferentes espcies, representadas na imagem a seguir.

Disponvel em: http://curiosidades.spaceblog.com.br Acesso em 10 out. 2008.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

29

Depreende-se dessa imagem a: A) atuao do homem na clonagem de animais pr-histricos. B) excluso do homem na ameaa efetiva sobrevivncia do planeta. C) ingerncia do homem na reproduo de espcies em cativeiro. D) mutao das espcies pela ao predatria do homem. E) responsabilidade do homem na manuteno da biodiversidade.

QUESTO 2 A foto a seguir, da americana Margaret Bourke-White (1904-71), apresenta desempregados na fila de alimentos durante a Grande Depresso, que se iniciou em 1929.

STRICKLAND, Carol; BOSWELL, John. Arte Comentada: da pr-histria ao ps-moderno. Rio de Janeiro: Ediouro [s.d.].

Alm da preocupao com a perfeita composio, a artista, nessa foto, revela: A) a capacidade de organizao do operariado. B) a esperana de um futuro melhor para negros. C) a possibilidade de ascenso social universal.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

30

D) as contradies da sociedade capitalista. E) o consumismo de determinadas classes sociais.

QUESTO 3

Revista Isto Independente. So Paulo: Ed. Trs [s.d.].

O alerta que a gravura acima pretende transmitir refere-se a uma situao que: A) atinge circunstancialmente os habitantes da rea rural do Pas. B) atinge, por sua gravidade, principalmente as crianas da rea rural. C) preocupa no presente, com graves consequncias para o futuro. D) preocupa no presente, sem possibilidade de ter consequncias no futuro. E) preocupa, por sua gravidade, especialmente os que tm filhos.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

31

QUESTO 4 Os pases em desenvolvimento fazem grandes esforos para promover a incluso digital, ou seja, o acesso, por parte de seus cidados, s tecnologias da era da informao. Um dos indicadores empregados o nmero de hosts, isto , o nmero de computadores que esto conectados Internet. A tabela e o grfico abaixo mostram a evoluo do nmero de hosts nos trs pases que lideram o setor na Amrica do Sul.
Pas Brasil Argentina Colmbia 2003 2.237.527 495.920 55.626 2004 3.163.349 742.358 115.158 2005 3.934.577 1.050.639 324.889 2006 5.094.730 1.464.719 440.585 2007 7.422.440 1.837.050 721.114

Fonte: IBGE (Network Wizards, 2007).

Dos trs pases, os que apresentaram, respectivamente, o maior e o menor crescimento percentual no nmero de hosts, no perodo 2003-2007, foram:

A) Brasil e Colmbia. B) Brasil e Argentina. C) Argentina e Brasil. D) Colmbia e Brasil. E) Colmbia e Argentina.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

32

QUESTO 5 Entre 1508 e 1512, Michelangelo pintou o teto da Capela Sistina, no Vaticano, um marco da civilizao ocidental. Revolucionria, a obra chocou os mais conservadores, pela quantidade de corpos nus, possivelmente, resultado de secretos estudos de anatomia, uma vez que, naquele tempo, era necessria a autorizao da Igreja para a dissecao de cadveres. Recentemente, perceberam-se algumas peas anatmicas camufladas entre as cenas que compem o teto. Alguns pesquisadores conseguiram identificar uma grande quantidade de estruturas internas da anatomia humana, que teria sido a forma velada de como o artista "imortalizou a comunho da arte com o conhecimento". Uma das cenas mais conhecidas "A criao de Ado". Para esses pesquisadores, ela representaria o crebro num corte sagital, como se pode observar nas figuras a seguir.

BARRETO, Gilson e OLIVEIRA, Marcelo G. de. A arte secreta de Michelangelo Uma lio de anatomia na Capela Sistina. ARX.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

33

Considerando essa hiptese, uma ampliao interpretativa dessa obra-prima de Michelangelo expressaria: A) o Criador dando a conscincia ao ser humano, manifestada pela funo do crebro. B) a separao entre o bem e o mal, apresentada em cada seo do crebro. C) a evoluo do crebro humano, apoiada na teoria darwinista. D) a esperana no futuro da humanidade, revelada pelo conhecimento da mente. E) a diversidade humana, representada pelo crebro e pela medula.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

34

UNIDADE 2 - AS INFORMAES IMPLCITAS


Ao final do estudo desta unidade o (a) acadmico (a) dever ser capaz de: Compreender o significado dos pressupostos e subentendidos contidos no texto; Analisar textos, buscando, nas entrelinhas destes, informaes que permitam interpret-los.

Um dos aspectos mais intrigantes da leitura de um texto a verificao de que ele pode dizer coisas que parece no estar dizendo alm das informaes explicitamente enunciadas, existem outras que ficam subentendidas. Para realizar uma leitura eficiente, o leitor deve captar tanto os dados explcitos quanto os implcitos. Leitor perspicaz aquele que consegue ler nas entrelinhas. Caso contrrio, ele pode passar por cima de significados importantes e decisivos ou o que pior pode concordar com coisas que rejeitaria se as percebesse. Alguns textos exploram, com malcia e com intenes falaciosas, esses aspectos subentendidos e pressupostos. 1. Pressupostos Os pressupostos so ideias no expressas de maneira explcita, mas que o leitor pode perceber a partir de certos dados lingusticos (palavras, expresses, sinais de pontuao) contidos na frase. Dessa forma, quando se diz O dia continua chuvoso, comunica-se, de maneira explcita, que, no momento da fala o tempo de chuva, mas, ao mesmo tempo, o verbo continuar deixa perceber a informao implcita (o pressuposto) de que antes o tempo j estava chovendo. Na frase Daniel deixou de fumar, diz-se explicitamente

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

35

que, no momento da fala, Daniel no fuma. O verbo deixar, todavia, transmite a informao (o pressuposto) de que Daniel fumava antes. Na leitura e interpretao de um texto, muito importante detectar os pressupostos, pois seu uso um dos recursos utilizados com vistas a levar o ouvinte ou o leitor a aceitar o que est sendo comunicado. Os pressupostos so marcados, nas frases, por meio de vrios indicadores lingusticos, como, por exemplo:

a) certos advrbios

Os resultados da pesquisa ainda no chegaram at ns.

Pressupostos: Os resultados da pesquisa j deveriam ter chegado at ns. Os resultados da pesquisa vo chegar mais tarde.

b) certos verbos

O caso do contrabando tornou-se pblico.

Pressuposto: O caso do contrabando no era de conhecimento pblico antes. c) os adjetivos Os partidos radicais acabaro com a democracia no Brasil.

Pressupostos: Existem partidos radicais no Brasil. No Brasil, existem partidos que no so radicais. Os partidos brasileiros que no so radicais mantero a democracia em nosso pas.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

36

e) As oraes adjetivas

Orao adjetiva aquela iniciada por um pronome relativo: o qual, a qual, os quais, as quais, que (quando puder ser substitudo por o qual, a qual, os quais, as quais), cujo(s), cuja(s), quanto, onde (= em que). classificada em: 1) Restritiva: restringe, limita os termos aos quais ela se refere. No possui vrgula.

2) Explicativa: generaliza, totaliza os termos aos quais ela se refere. Possui vrgula.

Observe a orao adjetiva que fuma nos perodos abaixo: O homem que fuma vive pouco. O homem, que fuma, vive pouco.

No primeiro caso, significa que somente o homem que fuma vive pouco. O homem que no fuma vive mais tempo. Aqui, h homens que no fumam. No segundo perodo, todos os homens vivem pouco, pois todos eles fumam.

2. Subentendidos Os subentendidos so as insinuaes escondidas por trs de uma afirmao. No h nenhum marcador para identificar qual a mensagem que se quer passar, por isso pode ser questionado. Permite ambiguidade. Se voc est lanchando e algum che-

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

37

ga e fala: - Me d uma mordida?, pedindo um pedao do seu lanche, voc pode, literalmente, dar-lhe uma mordida, alegando que ele pediu uma mordida e no um pedao de seu lanche. Isso possvel porque no h nenhuma palavra ou expresso no enunciado que remeta diretamente ao sentido de que o interlocutor solicitou a voc um pedao do lanche. ATIVIDADES I Qual das pessoas abaixo desmoraliza toda a classe de pescadores? Explique por qu. Pessoa A: Os pescadores, que contam mentiras, no devem ser levados a srio. Pessoa B: Os pescadores que contam mentiras no devem ser levados a srio. II Explique se h diferena de sentido nas frases abaixo, com ou sem uso das vrgulas.

a) O advogado do acadmico, Pedro de Sousa, requereu ontem ao Superior Tribunal de Justia a revogao da priso temporria de seu cliente.

c) O advogado do acadmico Pedro de Sousa requereu ontem ao Superior Tribunal de Justia a revogao da priso temporria de seu cliente. III Suponha que, a respeito dos acadmicos de uma certa Instituio de Ensino Superior , sejam dadas duas verses para um mesmo fato.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

38

NOTCIA A: Os acadmicos que foram contaminados pelo vrus H1N1 sero enviados ao Cemetron.

NOTCIA B: Os acadmicos, que foram contaminados pelo vrus H1N1, sero enviados ao Cemetron.

Qual delas subentende que, na Instituio de Ensino Superior, continuar havendo acadmicos? Justifique sua resposta. IV Leia os trechos abaixo e responda s questes propostas sobre ele. Reduit leite puro e saboroso Reduit saudvel, pois nele quase toda a gordura retirada, permanecendo todas as outras qualidades nutricionais. Reduit bom para os jovens, adultos e dietas de baixas calorias.
(Texto em uma embalagem de leite em p.)

1) No texto acima, a gordura pode ser entendida tambm como uma qualidade nutricional? Justifique sua resposta, transcrevendo do texto a expresso mais pertinente. 2) As qualidades nutricionais de um produto, segundo o texto, sempre fazem bem sade? Justifique sua resposta. V Os acidentados foram socorridos num pronto-socorro do SUS, mas saram de l sos e salvos.

O efeito de humor e o tom satrico desse enunciado produzido pelo uso inusitado da conjuno mas. Explique esse uso.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

39

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NA UNIDADE II Atividade I Alternativa A, pois generaliza toda a classe de pescadores, afirmando que todos contam mentiras, uma vez que se trata de orao adjetiva explicativa. Na alternativa B, somente alguns pescadores contam mentiras, pois a orao restritiva. Atividade II Na letra a, Pedro de Sousa o nome do advogado. Na letra b, Pedro de Sousa o nome do acadmico. Atividade III Na letra A, nem todos os acadmicos foram contaminados pelo vrus H1N1, pois se trata de uma orao adjetiva restritiva; assim, continuar havendo acadmicos na Instituio de Ensino Superior. Na letra B, todos os acadmicos foram contaminados pelo vrus H1N1 e, por isso, todos sero encaminhados ao Cemetron, Esvaziando-se a Instituio de Ensino Superior, pois se trata de uma orao adjetiva explicativa. IV 1. Sim, pois nem toda a gordura retirada, permanecendo apenas aquela que benfica sade. 2. No, pois, no texto, diz-se ...quase toda a gordura retirada..., mostrando que nem toda a gordura e benfica sade. V A conjuno mas indica adversidade, contrariedade. Isso quer dizer que o SUS no presta um bom atendimento a quem o procura.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

40

UNIDADE 3 - COERNCIA TEXTUAL


Ao final do estudo desta unidade o (a) acadmico (a) dever ser capaz de: Diferenciar um texto coerente do no coerente; Entender a logicidade das ideias presentes no texto.

Coerncia deve ser entendida como unidade do texto. Um texto coerente um conjunto harmnico, em que todas as partes se encaixam de maneira complementar de modo que no haja nada destoante, nada ilgico, nada contraditrio, nada desconexo. No texto coerente, no h nenhuma parte que no esteja ligada com as demais. ATIVIDADES I Explique por que nos trechos abaixo h falta de coerncia.

1) realmente apropriado que nos reunamos aqui, hoje, para homenagear Abraham Lincoln, o homem que nasceu numa cabana que ele construiu com suas prprias mos. (Poltico, em um discurso, homenageando Lincoln) 2) Damos cem por cento na primeira parte do jogo e, se isso no for suficiente, na segunda parte, damos o resto. (Yogi Berra, jogador norte-americano, famoso por suas declaraes esdrxulas) 3) Ns no temos censura. O que temos uma limitao do que os jornais podem publicar. (Louis Net, ex-viceministro da Informao da frica do Sul) 4) Cuidado! Tocar nestes fios provoca morte instantnea.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

41

Quem for flagrado fazendo isso ser processado. (Tabuleta numa estao ferroviria) 5) Este um grande dia para a Frana! (Presidente Nixon, ao comparecer ao enterro de Charles De Gaulle) II A figura abaixo uma tela e a traduo do que se encontra nela escrito Isto no um cachimbo. O texto verbal (a frase escrita) tem coerncia com o que nos apresenta o texto no-verbal (a figura)? Explique sua resposta.

_____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________

III Com base no princpio da coerncia textual, assinale apenas uma alternativa nas questes abaixo, extradas do ENADE.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

42

QUESTO 1 Leia o esquema abaixo.

1 Coleta de plantas nativas, animais silvestres, microrganismos e fungos da floresta amaznica. 2 Sada da mercadoria do pas, por portos e aeroportos, camuflada na bagagem de pessoas que se disfaram de turistas, pesquisadores ou religiosos. 3 Venda dos produtos para laboratrios ou colecionadores que patenteiam as substncias provenientes das plantas e dos animais. 4 Ausncia de patente sobre esses recursos, o que deixa as comunidades indgenas e as populaes tradicionais sem os benefcios dos royalties. 5 Prejuzo para o Brasil!

Com base na anlise das informaes acima, uma campanha publicitria contra a prtica do conjunto de aes apresentadas no esquema poderia utilizar a seguinte chamada: A) Indstria farmacutica internacional, fora! B) Mais respeito s comunidades indgenas! C) Pagamento de royalties suficiente! D) Diga no biopirataria, j! E) Biodiversidade, um mau negcio?

QUESTO 2 Leia o grfico, em que mostrada a evoluo do nmero de trabalhadores de 10 a 14 anos, em algumas regies metropolitanas brasileiras, em dado perodo:

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

43

http://www1.folha/uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u85799.shtml, acessado em 2 out. 2009. (Adaptado)

Leia a charge:

www.charges.com.br, acessado em 15 set. 2009.

H relao entre o que mostrado no grfico e na charge? A) No, pois a faixa etria acima dos 18 anos aquela responsvel pela disseminao da violncia urbana nas grandes cidades brasileiras. B) No, pois o crescimento do nmero de crianas e adolescentes que trabalham diminui o risco de sua exposio aos perigos da rua. C) Sim, pois ambos se associam ao mesmo contexto de proble-

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

44

mas socioeconmicos e culturais vigentes no pas. D) Sim, pois o crescimento do trabalho infantil no Brasil faz crescer o nmero de crianas envolvidas com o crime organizado. E) Ambos abordam temas diferentes e no possvel se estabelecer relao mesmo que indireta entre.

QUESTO 3 O escritor Machado de Assis (1839-1908) retratou na sua obra de fico as grandes transformaes polticas que aconteceram no Brasil nas ltimas dcadas do sculo XIX. O fragmento do romance Esa e Jac, a seguir transcrito, reflete o clima polticosocial vivido naquela poca.
Podia ter sido mais turbulento. Conspirao houve, decerto, mas uma barricada no faria mal. Seja como for, venceu-se a campanha. (...) Deodoro uma bela figura. (...) Enquanto a cabea de Paulo ia formulando essas idias, a de Pedro ia pensando o contrrio; chamava o movimento um crime. Um crime e um disparate, alm de ingratido; o imperador devia ter pegado os principais cabeas e mand-los executar. ASSIS, Machado de. Esa e Jac. In:_. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1979. v. 1, cap. LXVII (Fragmento).

Os personagens a seguir esto presentes no imaginrio brasileiro, como smbolos da Ptria. I II III

Disponvel em: http://www.morcegolivre.vet.br/tiradentes _lj.html

ERMAKOFF, George. Rio de Janeiro, 18401900: Uma crnica fotogrfica. Rio de Janeiro: G. Ermakoff Casa Editorial, 2006. p.189.

ERMAKOFF, George. Rio de Janeiro, 1840-1900: Uma crnica fotogrfica. Rio de Janeiro: G. Ermakoff Casa Editorial, 2006. p.38.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

45

IV

LAGO, Pedro Corra do; BANDEIRA, Jlio. Debret e o Brasil: Obra Completa 1816-1831. Rio de Janeiro: Capivara, 2007. p. 78.

LAGO, Pedro Corra do; BANDEIRA, Julio. Debret e o Brasil: Obra Completa 1816-1831. Rio de Janeiro: Capivara, 2007. p. 93.

Das imagens acima, as figuras referidas no fragmento do romance Esa e Jac so:

A) I e III B) I e V C) II e III D) II e IV E) II e V

QUESTO 4

Cidadezinha cheia de graa... To pequenina que at causa

Cidadezinha qualquer

d! Com seus burricos a pastar

Casas entre bananeiras mulheres entre laranjeiras pomar amor cantar.

na praa... Sua igrejinha de uma torre s...

Um homem vai devagar. Um cachorro vai devagar. Um burro vai devagar. Devagar... as janelas olham. Eta vida besta, meu Deus.

Nuvens que venham, nuvens e asas, No param nunca nem num segundo... E fica a torre, sobre as velhas casas,

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

46

ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. In: Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002, p. 23.

Fica cismando como vasto o mundo!...

Eu que de longe venho perdido, Sem pouso fixo (a triste sina!) Ah, quem me dera ter l nascido!

L toda a vida poder morar! Cidadezinha... To pequenina Que toda cabe num s olhar...
QUINTANA, Mrio. A rua dos cataventos. In: Poesia completa. Org. Tnia Franco Carvalhal. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006, p. 107

Ao se escolher uma ilustrao para esses poemas, qual das obras abaixo estaria de acordo com o tema neles dominante?

Taunay Di Cavalcanti

(C)
Tarsila do Amaral

(A)

(B)

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

47

Manezinho Arajo

(D)

Guignard

(E)

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

48

UNIDADE 4 - COESO TEXTUAL


Ao final do estudo desta unidade o (a) acadmico (a) dever ser capaz de: Definir o que coeso dentro do texto; Entender os mecanismos de ligao das ideias de um texto; Usar os elementos de coeso no texto.

Coeso o nome que se d conexo interna entre os vrios enunciados presentes no texto. Diz-se, assim, que um texto tem coeso quando seus vrios enunciados esto organicamente articulados entre si, quando h ligao entre eles. As palavras ou expresses que promovem as relaes entre os vrios enunciados de um texto so chamados de elementos de coeso ou conectivos.

1. EMPREGO DOS PRONOMES DEMONSTRATIVOS

Os pronomes demonstrativos podem agir como conectivos (ou elementos de coeso). I) Quanto posio do emissor (falante) e receptor (ouvinte)

1) Este/esta/isto: referem-se a algo que est prximo do falante e longe do ouvinte.

Ex.: Pedro disse a Paulo: -Esta camisa que estou vestindo minha.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

49

2) Esse/essa/isso: referem-se a algo que est perto do ouvinte e longe do falante.

Ex.: Pedro disse a Paulo: -Essa camisa que voc est vestindo sua.

3) Aquele/aquela/aquilo: referem-se a algo que est longe do falante e do ouvinte.

Ex.: Pedro disse a Paulo: -Aquela camisa que Jos est vestindo dele.

II) Quanto citao

1) Este/esta/isto: referem-se a algo que ser citado, dito (termos catafricos ou antecipao de termos: palavras ou expresses que indicam que algo ser citado, dito).

Ex.: Lavoisier afirmou isto: Na natureza, nada se perde, nada se cria; tudo se transforma. 2) Esse/essa/isso: referem-se a algo que j foi citado, dito (termos anafricos ou retomada de termos: palavras ou expresses que indicam que algo foi citado, dito).

Ex.: Na natureza, nada se perde, nada se cria; tudo se transforma Lavoisier afirmou isso.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

50

III) Quanto substituio de termos na orao

1) Este/esta/isto: referem-se ao termo mais prximo (o ltimo escrito e depois substitudo na orao). 2) Aquele/aquela/aquilo: referem-se ao termo mais distante (o primeiro escrito e depois substitudo na orao).

Ex.: Jos e Renato, apesar de serem gmeos, so muito diferentes. Por exemplo, este calmo,

aquele explosivo.

3. OBSERVAES NECESSRIAS PARA O BOM USO DOS ELEMENTOS DE COESO Cuidado para no quebrar a coeso, como nos exemplos abaixo. O homem que tenta mostrar a todos que a corrida armamentista que se trava entre as potncias uma loucura. Ao dizer que todo o desejo de que os amigos viessem sua festa desaparecera, uma vez que seu pai se opusera realizao dela. Cuidado para no causar ambiguidade pelo mau uso do elemento de coeso, como nos exemplos seguintes: Exemplo A O PT entrou em desacordo com o PMDB por causa de sua proposta de aumento de salrio. Podemos corrigir o trecho acima de acordo com a mensagem que desejamos transmitir:

1. A proposta de aumento de salrio formulada pelo PT provocou desacordo com o PMDB.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

51

2. A proposta de aumento de salrio formulada pelo PMDB provocou desacordo com o PT. EXEMPLO B Via ao longe a lua e a rvore florida, que tingia a paisagem com suas variadas cores. CORREO 1. Via ao longe a lua e a rvore florida; esta tingia a paisagem com suas variadas cores. 2. Via ao longe a lua e rvore florida; aquela tingia a paisagem com suas variadas cores. ATIVIDADES I Nas questes de 1 a 4, apresentamos alguns segmentos de discurso separados por ponto final. Retire o ponto final e estabelea entre eles o tipo de relao que lhe parecer compatvel, usando, para isso, os elementos de coeso adequados.

1) O solo do Nordeste muito seco e aparentemente rido. Quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetao.

2) Uma seca desoladora assolou a regio sul, principal celeiro do pas. Vai faltar alimento e os preos vo disparar.

3) Vai faltar alimento e os preos vo disparar. Uma seca desoladora assolou a regio sul, principal celeiro do pas.

4) O trnsito em Porto Velho ficou completamente paralisado dia 15, das 14 s 18 horas. Fortssimas chuvas inundaram a cidade.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

52

II As questes seguintes apresentam problemas de coeso por causa do mau uso do conectivo, isto , da palavra ou expresso que estabelece a conexo entre os enunciados. A palavra ou expresso conectiva inadequada vem em destaque. Reescreva os trechos, substituindo a forma errada pela correta. 1) Em So Paulo, j no chove h mais de dois meses, apesar de que j se pense em racionamento de gua e energia eltrica.

2) As pessoas caminham pelas ruas, despreocupadas, como se no existisse perigo algum, mas o policial continua folgadamente tomando o seu caf no bar. 3) Talvez seja adiado o jogo entre Botafogo e So Paulo, pois o estado do gramado do Maracan no dos piores. 4) Uma boa parte das crianas mora muito longe, vai escola com fome, onde ocorre o grande nmero de desistncias.

III compreensvel o contedo do perodo que segue? Explique por qu. Chegaram instrues repletas de recomendaes para que os participantes do congresso, que, por sinal, acabou no se realizando por causa de fortes chuvas, que inundaram a cidade e paralisaram todos os meios de comunicao. IV Leia o texto abaixo e responda s questes propostas sobre ele. Uma leitura eficiente do texto pressupe, entre outros cuidados, o de depreender as conexes estabelecidas pelos conec-

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

53

tivos e anafricos. O texto que segue traz bons exemplos desses elementos. Pulo do gato

O grande perigo do jornalista que comea o de cair na presuno sociolgica. claro que, tratando da sociedade, o jornalismo tambm um pouco de sociologia mas a sociologia deve ir para o lugar prprio, os artigos elaborados com mais tempo, os editoriais e tpicos e, bem digerida em texto fluido, a reportagem. Jornalismo razo e emoo. O texto apenas racional frio, e s comunica aos que se encontrem diretamente interessados no assunto. O texto deve saber dosar emoo e razo, e nesse equilbrio que est o chamado pulo do gato. Muitos jornalistas acreditam que o adjetivo emociona. Enganam-se. Quanto mais despida uma frase, mais cortante o seu efeito. E amolou o machado, preparou um toco para servir de cepo, chamou o menino, amarrou-lhe as mos, fez-lhe um sinal para que ficasse calado, e rachou o seu corpo em sete pedaos. O menino P., de cinco anos, no era seu filho e F. descobrira isso poucos minutos antes, quando discutia com a mulher. Leads como esse so sempre possveis na reportagem de polcia: no necessitam de adjetivos. As tragdias, como os cantores famosos, dispensam apresentaes.
(Mauro Santayana) Nota: Lead palavra inglesa, usada no jornalismo para indicar um pequeno texto de apresentao de um texto maior.

1) Qual o antecedente a que se refere o pronome relativo que na linha 1?

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

54

2) Na frase O grande perigo do jornalista que comea o de cair na presuno sociolgica, o o em destaque um pronome demonstrativo. A que elemento do texto ele se refere?

3) Na linha 11, a quem se refere o lhe que ocorre em amarrou-lhe as mos e fez-lhe um sinal?

4) Na linha 11, est dito: e rachou o seu corpo; na linha 12, afirma-se : no era seu filho. A que termos se refere o pronome possessivo seu em cada caso?

5) Na linha 12, afirma-se F. descobrira isso poucos minutos antes... a. O pronome isso faz referncia a que elemento do texto? b. O advrbio antes reporta a que tempo?

6) Em Leads como esse, linha 13, o pronome esse a que se refere? Por que o autor usou esse e no este?

V Com base no princpio da coeso textual, assinale apenas uma alternativa nas questes seguintes, extradas do ENADE.
QUESTO 01

A urbanizao no Brasil registrou marco histrico na dcada de 1970, quando o nmero de pessoas que viviam nas cidades ultrapassou o nmero daquelas que viviam no campo. No incio deste sculo, em 2000, segundo dados do IBGE, mais de 80% da

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

55

populao brasileira j era urbana. Considerando essas informaes, estabelea a relao entre as charges:

PORQUE

BARALDI, Mrcio. http://www.marciobaraldi.com.br/baraldi2/component/joomgallery/?func=detail&id=178. (Acessado em 5 out. 2009)

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

56

Com base nas informaes dadas e na relao proposta entre essas charges, CORRETO afirmar que:

A) a primeira charge falsa, e a segunda verdadeira. B) a primeira charge verdadeira, e a segunda falsa. C) as duas charges so falsas. D) as duas charges so verdadeiras, e a segunda explica a primeira. E) as duas charges so verdadeiras, mas a segunda no explica a primeira.
QUESTO 02

O Ministrio do Meio Ambiente, em junho de 2009, lanou campanha para o consumo consciente de sacolas plsticas, que j atingem, aproximadamente, o nmero alarmante de 12 bilhes por ano no Brasil. Veja o slogan dessa campanha:

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

57

O possvel xito dessa campanha ocorrer porque:

I. se cumpriu a meta de emisso zero de gs carbnico estabelecida pelo Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente, revertendo o atual quadro de elevao das mdias trmicas globais.

II. deixaram de ser empregados, na confeco de sacolas plsticas, materiais oxibiodegradveis e os chamados bioplsticos que, sob certas condies de luz e de calor, se fragmentam.

III. foram adotadas, por parcela da sociedade brasileira, aes


comprometidas com mudanas em seu modo de produo e de consumo, atendendo aos objetivos preconizados pela sustentabilidade.

IV. Houve reduo tanto no quantitativo de sacolas plsticas descartadas indiscriminadamente no ambiente, como tambm no tempo de decomposio de resduos acumulados em lixes e aterros sanitrios. Esto CORRETAS somente as afirmativas:

A) I e II. B) I e III. C) II e III. D) II e IV. E) III e IV.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

58

UNIDADE 5 - COLOCAO DA IDADE NO PAPEL


Ao final do estudo dessa unidade o (a) acadmico (a) dever ser capaz de: Estabelecer diferenas entre tema e ttulo; Reconhecer as partes que compem um texto escrito; Produzir texto dissertativo/argumentativo.

A DISSERTAO: DIFERENA ENTRE TEMA E TTULO

Agora voc estudar a dissertao. Fazer uma dissertao consiste em defender uma ideia. Para organiz-la, convm seguir certas instrues que iremos fornecer--lhe agora. O primeiro passo, antes de comear, reconhecer a diferena entre um tema e um ttulo. O tema um assunto sobre o qual voc ir escrever, ou seja, a ideia que ir ser defendida ao longo de sua composio. Por outro lado, o ttulo a expresso, geralmente curta, colocada no incio do trabalho; ele , na verdade, apenas uma vaga referncia ao assunto que voc abordar. Observe a diferena entre eles nos exemplos abaixo:
TTULO

O jovem e a poltica
TEMA

Ultimamente, temos notado um enorme interesse da maioria dos jovens em participar da vida poltica desta nao.
TTULO

A importncia da Pennsula Arbica

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

59

TEMA

Entendemos que a comunidade internacional deva preocupar-se com os acontecimentos que envolvam a Pennsula Arbica, j que grande parte do petrleo que o mundo consome sai desta regio.
TTULO

As contradies na era da comunicao


TEMA

Vivendo a era da comunicao, o homem contemporneo est cada vez mais s.

evidente que, para cada um dos ttulos, poderiam caber inmeros outros temas deferentes dos que foram apresentados. Da mesma forma, para cada um dos temas tambm poderiam ser criados outros ttulos. Por exemplo: para o ttulo O jovem e a poltica poderamos, caso, preferssemos, estabelecer outro tema bastante divergente do anterior, como: Infelizmente constatamos que a maioria dos jovens no s no se interessa pela vida poltica, mas tambm desconhece quase todo o mecanismo que conduz ao poder e que determina os rumos da nao.

A partir dos exemplos apresentados anteriormente, constatamos que existem as seguintes diferenas entre tema e ttulo: TTULO 1. uma referncia vaga a um assunto. 2. uma expresso mais curta que o tema. 3. Na maioria das vezes, no contm verbo.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

60

TEMA 1. uma afirmao sobre determinado assunto, em que se percebe uma tomada de posio. 2. uma orao que apresenta um comeo, meio e fim. 3. Por ser uma orao, deve apresentar ao menos um verbo. O ESQUEMA BSICO DA DISSERTAO

Imagine que voc queira dissertar sobre o seguinte tema:

TEMA: Chegando ao terceiro milnio, o homem ainda no conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos.

Sua primeira providncia deve ser copiar este tema em uma folha de rascunho e fazer a pergunta: POR QU? Ao iniciar sua reflexo sobre o tema proposto e sobre uma possvel resposta para a questo, procure recordar-se do que j leu e ouviu a respeito dele. quase certo que voc tenha ao menos uma noo acerca de qualquer tema que lhe vier a ser apresentado. O ideal, para que sua dissertao explore suficientemente o assunto, que voc obtenha duas ou trs respostas para a questo formulada: estas respostas chamam-se argumentos. Vejamos agora quais argumentos poderamos encontrar para este tema. Uma possibilidade pensar que um dos srios problemas que o homem no consegue resolver o da misria. Assim, j teramos o primeiro argumento:

1. Existem populaes imersas em completa misria.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

61

Pensando um pouco mais nos problemas que enfrentamos, poderamos formular o segundo argumento:

2. A paz interrompida frequentemente por conflitos internacionais.

Refletindo um pouco mais sobre as questes que afligem a humanidade, logo lembramos do desequilbrio ecolgico, que pode ser nosso terceiro argumento:

1. O meio ambiente encontra-se ameaado por srio desequilbrio ecolgico.

Viu como foi fcil? Os argumentos selecionados so exaustivamente noticiados por qualquer meio de comunicao.

TEMA

Chegando ao terceiro milnio, o homem ainda no conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos.

POR QU?

1. Existem populaes imersas em completa misria.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

62

2. A paz interrompida frequentemente por conflitos internacionais. 3. O meio ambiente encontra-se ameaado por srio desequilbrio ecolgico.

Voc pode encontrar outros argumentos alm desses apresentados que justifiquem a afirmao proposta pelo tema. A nica exigncia que eles se relacionem com o assunto sobre o qual est escrevendo. Uma vez estabelecido o tema e os trs argumentos, voc j dispe do necessrio para, agora, na folha definitiva, comear a redigir sua dissertao. Dever constar de trs partes fundamentais: Introduo, Desenvolvimento e Concluso. Vamos agora redigir o primeiro pargrafo, ou seja, a Introduo, baseando-nos no que foi exposto. Para comp-la, basta que voc copie o tema e a ele acrescente os trs argumentos, assim como aparecem no quadro acima. Veja como poderia ser:

Chegando ao terceiro milnio, o homem ainda no conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos, pois existem populaes imersas em completa misria, a paz interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, alm do mais, o meio ambiente encontra-se ameaado por srio desequilbrio ecolgico. Observe que, na Introduo, os argumentos so apenas mencionados. Neste primeiro pargrafo, informamos o assunto de que a dissertao vai tratar: cada argumento ser convenien-

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

63

temente desenvolvido nos pargrafos seguintes. Repare nas palavras, pois, e alm do mais, colocadas neste texto para ligar as diferentes partes da Introduo. So elas que renem o tema aos argumentos: so conectivos ou elementos de coeso. Depois de terminado o pargrafo da Introduo, voc poder passar ao Desenvolvimento, explicando cada um dos argumentos expostos acima. Assim, no prximo pargrafo, escreva tudo o que souber sobre o fato de existirem populaes miserveis, que nosso primeiro argumento.

Embora o planeta disponha de riquezas incalculveis estas, mal distribudas, quer entre Estados, quer entre indivduos - encontramos legies de famintos em pontos especficos da Terra. Nos pases de Terceiro Mundo, sobretudo em certas regies da frica, vemos, com tristeza, a falncia da solidariedade humana e da colaborao entre as naes.

Como voc pode perceber, convm, vez por outra, lanar mo de certos exemplos para comprovar suas afirmaes. No pargrafo seguinte, desenvolve-se o segundo argumento:

Alm disso, nestas ltimas dcadas, temos assistido, com certa preocupao, aos inmeros conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memria a triste lembrana das guerras do Vietn e da Coreia, as quais provocaram grande extermnio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos na antiga Iugoslvia, em alguns pases membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da Guerra do Golfo, que tanta apreenso nos causou.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

64

Note a expresso alm disso, no incio do pargrafo, que estabelece a ligao com o pargrafo anterior. Ela deve ser colocada para evidenciar o fato de que os pargrafos se relacionam entre si. Esse tipo de elemento de coeso recebe o nome de elemento relacionador, pois relaciona pargrafos. Falaremos agora do terceiro argumento:

Outra preocupao constante o desequilbrio ecolgico, provocado pela ambio desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as guas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agresses, acabe por se transformar em local inabitvel.

Observe a expresso Outra preocupao constante, colocada no incio desse pargrafo. Ela o elemento de ligao com o pargrafo anterior do Desenvolvimento (, tambm, um elemento relacionador). Estabelece a conexo entre os argumentos apresentados. Para que sua dissertao fique completa, falta apenas elaborar um ltimo pargrafo que se denomina Concluso. Para isso, preciso que analisemos suas partes constitutivas. A Concluso pode iniciar-se com uma expresso que remeta ao que foi dito nos pargrafos anteriores (expresso inicial). A ela deve seguir-se uma reafirmao do tema proposto no inicio da redao. No final do pargrafo, interessante colocar uma observao, fazendo um comentrio sobre os fatos mencionados ao longo da dissertao. Com base nessa orientao, j podemos redigir o pargrafo final, ou seja, a Concluso.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

65

expresso inicial reafirmao do tema

Em virtude dos fatos mencionados, acredita-se que o homem est muito longe de solucionar os grandes problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidria. Deseja-se que algo seja feito no sentido de conter essas foras ameaadoras para que se possa suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacfico, ser mais facilmente habitado pelas geraes vindouras.
observao (comentrio final)

OBSERVAO: Caso voc deseje, possvel que a concluso seja formada apenas pelo comentrio final, dispensando o incio, constitudo pela expresso inicial e reafirmao do tema; eles atuam apenas como reforo, como nfase ao problema abordado. Agora, reunindo todos os pargrafos escritos, temos a dissertao completa, acrescida de um ttulo:

Terra: uma preocupao constante Chegando ao terceiro milnio, o homem ainda no conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos, pois existem populaes imersas em completa misria, a paz interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, alm do mais, o meio ambiente encontra-se ameaado por srio de-

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

66

sequilbrio ecolgico. Embora o planeta disponha de riquezas incalculveis - estas, mal distribudas, quer entre Estados, quer entre indivduos - encontramos legies de famintos em pontos especficos da Terra. Nos pases do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regies da frica, vemos, com tristeza, a falncia da solidariedade humana e da colaborao entre as naes. Alm disso, nestas ltimas dcadas, temos assistido, com certa preocupao, aos nmeros conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memria a triste lembrana das guerras do Vietn e da Coria, as quais provocaram grande extermnio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos na antiga Iugoslvia, em alguns pases membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da Guerra do Golfo, que tanta apreenso nos causou. Outra preocupao constante o desequilbrio ecolgico, provocado pela ambio desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as guas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agresses, acabe por se transformar em local inabitvel. Em virtude dos fatos mencionados, acredita-se que o homem est muito longe de solucionar os grandes problemas que afligem diretamente uma

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

67

grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidria. Deseja-se que algo seja feito no sentido de conter essas foras ameaadoras, para que se possa suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacfico, ser mais facilmente habitado pelas geraes vindouras.

Caso voc deseje fazer uma dissertao um pouco menor, basta usar dois argumentos em vez de trs.

ATIVIDADES
QUESTO 01 (Extrada do ENADE - 2007)

Leia, com ateno, os textos a seguir.

JB Ecolgico, nov. 2005.

Revista Veja. 12 out. 2005.

Amo as rvores, as pedras, os passarinhos. Acho medonho que a gente esteja contribuindo para destruir essas coisas. Quando uma rvore cortada, ela renasce em outro lugar. Quando eu morrer, quero ir para esse lugar, onde as rvores vivem em paz.
JOBIM, Antnio Carlos. JB Ecolgico. Ano 4, n.o 41, jun. 2005, p. 65.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

68

Desmatamento cai e tem baixa recorde

O governo brasileiro estima que cerca de 9.600 km2 da floresta amaznica desapareceram entre agosto de 2006 e agosto de 2007, uma rea equivalente a cerca de 6,5 cidades de So Paulo. Se confirmada a estimativa, a partir de anlise de imagens no ano que vem, ser o menor desmatamento registrado em um ano desde o incio do monitoramento, em 1998,representando uma reduo de cerca de 30% no ndice registrado entre 2005 e 2006. Com a reduo do desmatamento entre 2004 e 2006, o Brasil deixou de emitir 410 milhes de 2 toneladas de CO (gs do efeito estufa). Tambm evitou o corte de 600 milhes de rvores e a morte de 20 mil aves e 700 mil primatas. Essa emisso representa quase 15% da reduo firmada pelos pases desenvolvidos para o perodo 2008-2012, no Protocolo de Kyoto. O Brasil um dos poucos pases do mundo que tem a oportunidade de implementar um plano que protege a biodiversidade e, ao mesmo tempo, reduz muito rapidamente o processo de aquecimento global.
SELIGMAN, Felipe. Folha de S. Paulo Editoria de Cincia, 11 ago. 2007 (Adaptado).

Soja ameaa a tendncia de queda, diz ONG

Mesmo se dizendo otimista com a queda no desmatamento, Paulo Moutinho, do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amaznia), afirma que preciso esperar a consolidao dessa tendncia em 2008 para a comemorao definitiva. Que caiu, caiu. Mas, com a recuperao ntida do preo das commodities, como a soja, preciso ver se essa queda acentuada vai continuar, disse o pesquisador Folha.

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

69

O momento de aprofundar o combate ao desmatamento, disse Paulo Adrio, coordenador de campanha do Greenpeace. S a queda dos preos e a ao da Unio no explicam o bom resultado atual, diz Moutinho. Estados como Mato Grosso e Amazonas esto fazendo esforos particulares e parece que a ficha dos produtores caiu. O desmatamento, no mdio prazo, acaba encarecendo os produtos deles.
GERAQUE, Eduardo. Folha de S. Paulo. Editoria de Cincia. 11 ago. 2007 (Adaptado).

A partir da leitura dos textos motivadores, redija uma proposta, fundamentada em dois argumentos, sobre o seguinte tema:

Em defesa do meio ambiente

Procure utilizar os conhecimentos adquiridos, ao longo de sua formao, sobre o tema proposto.

Observaes: Seu texto deve ser dissertativo-argumentativo (no deve, portanto, ser escrito em forma de poema ou de narrao). A sua proposta deve estar apoiada em, pelo menos, dois argumentos. O texto deve ter entre 8 e 12 linhas. O texto deve ser redigido na modalidade escrita padro da lngua portuguesa. Os textos motivadores no devem ser copiados. _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

70

_____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________
QUESTO 02

Escolha uma das propostas abaixo para redigir uma dissertao com, no mnimo, 20 e, no mximo, 25 linhas.
Proposta 1

A verdadeira muralha da China : Internet fonte de alienao ou de articulao social?

(Fonte: http://blig.ig.com.br/diversaocombomhumor/files/2009/09/charge001.jpg - Acesso em: 04.06.2010)

_____________________________________________________ _____________________________________________________

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

71

_____________________________________________________ _____________________________________________________ Proposta 2 Redija um texto dissertativo em que voc discuta a aproximao entre Brasil e Estados Unidos e o efeito disso para os brasileiros.

Lula provocado por Barack Obama aps dar uma camisa da Seleo.

_____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________

Guia de Estudo - Lngua Portuguesa II

72

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ALBERTO, Carlos; MOYSS, Federighi. Interpretao de Textos para Concursos e Vestibulares. So Paulo: Meta, 1993. BAGNO, Marcos. Portugus ou Brasileiro: Um Convite Pesquisa. 3 ed. Parbola: So Paulo, 2002. _____________.Preconceito Lingustico: o que , como se faz. 2ed. Loyola: SP, 2003. FAULSTICH, Enilde L. de J. Como Ler, Entender e Redigir um Texto. 13 ed. Vozes: Petrpolis/ RJ, 2000. FIORIN, Jos Luiz & Savioli, Francisco Plato. Para Entender o Texto: Leitura e Redao. 16 ed. tica: So Paulo 2003. GUIMARES, Elisa, A Articulao do Texto. 8 ed. tica: So Paulo, 2001 (Srie Princpios). HOLANDA FERREIRA, Aurlio Buarque de. Novo Dicionrio da Lngua Portuguesa. 2 ed. Vozes: Petrpolis / RJ, 1986. MARTINS, Dileta Silveira e ZILBERKNOP, Lbia Scliar. Portugus Instrumental. 25 ed. Atlas: So Paulo, 2004. MARTINS, Eduardo. O Estado de So Paulo: Manual de Redao e Estilo. 3 ed. Moderna: SP, 2004. TERRA, Ernane. Curso Prtico de Gramtica. 5 ed. Scipione: So Paulo, 2007. www.inep.gov.br/superior/enade/defaut.asp

You might also like