You are on page 1of 30

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

IDARCIR MARTHA GOMES RIBEIRO

A DINMICA POPULACIONAL EM DEODPOLIS MS, APARTIR DA REDEFINIO DAS ATIVIDADES ECONMICAS DA AGROPECUARIA, AGROINDSTRIA E DO COMRCIO.

Glria de Dourados-MS 2011

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

IDARCIR MARTHA GOMES RIBEIRO

A DINMICA POPULACIONAL EM DEODPOLIS MS, APARTIR DA REDEFINIO DAS ATIVIDADES ECONMICAS DA AGROPECUARIA, AGROINDSTRIA E DO COMRCIO.

Glria de Dourados-MS 2011

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar a Deus por ter me iluminado na reta final do curso de Geografia, em toda a minha trajetria e em todos os momentos. A minha me e meus irmos que sempre me deram apoio nos momentos mais difceis. Ao meu esposo Claudinei Secchis da Silva, que sempre permaneceu firme ao meu lado, mesmo quando as coisas pareciam no darem certo, sempre me apoiou e consolou nos momentos de angstia.
E ao meu orientador Professor Thiago pela pacincia que teve comigo nesse perodo e que sempre procurou me orientar pelos melhores caminhos.

Sumrio

INRODUO

08

1 LOCALIZAO DO MUNICPIO DE DEODPOLIS 2- EMANCIPAO DO MUNICIPIO DE DEODPOLIS 2.1 O conceito de paisagem na interpretao do espao geogrfico

10 29 32 34

2.2 Caractersticas do municpio 2 2.3.2 Culturas permanentes 2.4 Produo animal 2.4.1 Bovinocultura de leite 2.4.2 Sericultura 2.4.3 Suinocultura 2.4.4 Avicultura 2.4.5 Apicultura 2.4.6 Piscicultura 3. A PARTICIPAO DO COMRCIO E DA INDSTRIA 3.1 O comrcio 3.2 A agroindstria 3.2.1 Feculrias e farinheiras 3.2.2 Lacticnios 45

47 48 49 50 51 52 52 53 54 56 56 59

CONSIDERAES FINAIS REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ANEXOS

60 62 64

INTRODUO

Na construo dessa pesquisa realizamos uma reviso bibliogrfica sobre o processo de ocupao regional, caracterizando as atividades econmicas determinantes na produo do espao geogrfico local. As entrevistas com os profissionais selecionados, que desempenharam atividades econmicas de destaque na arrecadao de impostos municipais, nos auxiliaram no entendimento da dinmica populacional e de suas bases econmicas. Considerando que as caractersticas de Deodpolis no so diferentes da maioria dos pequenos municpios do pas. Entendemos por caractersticas da populao a relao que as atividades econmicas trouxeram e como foram significativas na formao desse espao geogrfico. No primeiro captulo, destaca-se o processo de colonizao implantado com a CAND (Colnia Agrcola Nacional de Dourados), em 1943, que criou uma rede de pequenas propriedades rurais de 30 hectares voltadas policultura (auto-abastecimento) e a produo para o mercado consumidor paulista, inclusive o comrcio das madeireiras para os Estados de So Paulo e Rio de Janeiro. No segundo captulo, analisamos os determinantes da agropecuria, atividade responsvel por 80% da arrecadao de impostos municipais, destacando as culturas de maior expresso: milho, soja e mandioca. Na produo animal, selecionamos: a pecuria de corte, pecuria de leite, avicultura, suinocultura, sericultura. Mostramos a questo do xodo rural entre os anos de 1980 a 2000, onde o homem do campo sentia-se obrigado a vender sua propriedade e ir para a cidade em busca de melhores condies de vida, resultando em remembramentos de estabelecimentos rurais ou em outro caso, em um desmembramento de estabelecimentos rurais. Destaca-se no municpio o processo de transio da pequena propriedade familiar originado do projeto de colonizao, voltada policultura e a produo de cereais para mercado de So Paulo, para um modelo de integrao ao mercado nacional via implantao de pequenas atividades agroindustriais, com a expanso da atividade pecuria e de forma ainda incipiente, da bovinocultura de leite e da agroindstria de produtos de mandioca e de leite.

1.

Aspectos Referentes colonizao do territrio brasileiro decorrentes ao fluxo migratrio

1.

1 A economia colonial

O Brasil comeou a receber uma demanda intensa de imigrantes, a partir do sculo XVI, esse processo se deu pela a questo de que havia uma valiosa madeira chamada paubrasil que foi o principal produto comercial explorado pelos portugueses que utilizavam da mo-de-obra dos indgenas. Posteriormente, Portugal decidiu investir no cultivo da cana-deacar, que exigiu uma quantidade maior de trabalhadores, que trouxe a importao dos negros da frica para vir trabalhar como escravos no Brasil. Alem disso a expanso e o descobrimento de muitas reas brasileiras se deve aos bandeirantes, que em determinados momentos agiam violentamente contra os ndios em suas primeiras expedies, para vend-los aos colonizadores. Os bandeirantes exploravam o territrio brasileiro de Norte a Sul. Para melhor organizao do territrio brasileiro, o Brasil foi dividido faixas horizontais chamadas de Capitanias Hereditrias que fracassou, em funo da grande distncia da Metrpole, da falta de recursos e dos ataques de indgenas e piratas, mas este sistema de capitanias que apresentou a primeira forma de diviso administrativa do Brasil colonial, apesar de ter o domnio dos portugueses, na poca. Portanto o que propicionou a vinda desses imigrantes para o Brasil foram as condio socioeconmica que o pas apresentava entre os sculos XVI, XII e XVIII
No as quase totalidades dos movimentos migratrios ocorridos em Brasil, sua histria estiveram relacionadas com as condies socioeconmicas. As faixas de renda dessas populaes so quase sempre muito baixas. No Nordeste , em 1988, 43% da populao recebia at dois salrios-piso, constitudo-se na maior concentrao desse nvel de emigrao com 19,46%, e uma acentuada queda de sua populao, quando comparada com a de todo o pas. (SCARLATO,2003,p.392-393 ndice de emigrao)

O cultivo na regio Nordeste no Brasil se adaptou bem ao clima e ao solo, logo teve incio o plantio em larga escala que seria uma forma de Portugal lucrar com o comrcio do acar, alm de comear o povoamento do Brasil, por que estes podiam explorar os recursos

da terra, mas ficavam encarregados de povoar, proteger e estabelecer o cultivo da cana-deacar. No, entanto, a partir das ultimas dcadas do sculo XVII, a exportao aucareira no Brasil, passou por uma crise progressiva, ento, Portugal passou a fazer expedies de busca de metais preciosos em direo ao interior do Brasil. A descoberta das primeiras minas de ouro foi em meados do sculo XVIII j que o comrcio de acar passava por uma fase de declnio, com a descoberta de ouro comeou uma intensa explorao das minas nas regies de Minas Gerais, Mato Grosso e Gois que provocaram o aumento e o surgimento de cidades e o desenvolvimento urbano e cultural das regies.

O estudo das Formaes Econmicas e Sociais constitui o melhor ponto de partida para o enfoque, pois sendo, uma categoria terica, a formao scio-espacial somente existe, no entanto, por causa dos seus aspectos concretos que permitem levar em conta a especificidade de cada sociedade (sua evoluo particular, sua situao atual, suas relaes internas e externas). Tomada como uma realidade historicamente determinada, fundada sobre uma base territorial. atravs de cada Formao Social que se cria e recria, em permanncia, uma ordem espacial de objetos que paralela ordem econmica, ordem social, ordem poltica, todas essas ordens atribuindo um valor prprio, particular, s coisas, aos homens e s aes, promanando dela. Por isso a Formao Social constitui o instrumento legtimo de explicao da sociedade e do espao respectivo. ( p. 192-193).

Entretanto, no Brasil nesse perodo histrico o setor econmico baseava-se na extrao da madeira do pau-brasil, da cana-de-acar, pela minerao, depois em seguida no sculo XIX e no inicio do sculo XX, veio economia cafeeira, porm estas atividades trouxeram para o Brasil um aumento da populao decorrentes do fluxo migratrio no qual proporcionou uma demanda de imigrantes para c. Dessa forma foram criando possibilidades de expanso do mercado interno e tambm a ocupao dos espaos das regies. Por isso, a inspirao em SANTOS (1980), que relata:
O espao, portanto um testemunho; ele testemunha o momento de um modo de produo pela memria do espao construdo, das coisas fixadas na paisagem criada. Assim o espao uma forma, uma forma durvel, que no se desfaz paralelamente mudana de processos; ao

contrrio, alguns processos se adaptam s formas preexistentes enquanto que outros criam novas formas para se inserir dentro delas. (p. 192-193).

Diante disso, a colonizao do nosso pas, foi essencialmente uma colonizao de explorao. metrpole, s interessava servir-se dos recursos, e riquezas existentes na colnia. Num segundo momento, a classe dominante, j nascida no Brasil e, portanto, brasileiros, tambm no interesses em mudar a situao. Eram favorecidos e privilegiados pela coroa portuguesa, a ajudavam a manter a dominao sobre seus irmos brasileiros. Em todos os momentos, todos os povos de diferentes nacionalidades que aqui aportaram, tinham um nico objetivo, a explorao, o saque, e o aviltamento da cultura dos povos indgenas nativos desta terra. Desde a nossa infncia, sempre nos foi inculcada uma imagem herica dos nossos "bravos" bandeirantes, dos inconfidentes, dos navegadores portugueses, que "descobriram" nossa terra, e esforaram-se por trazer a civilizao, o progresso, e a f crist para os "selvagens, que andavam nus, e adoravam os demnios das florestas".assim entendermos, que os nossos "heris" do passado, tem muito a ver com os nossos grandes personagens da classe dominante da atualidade, agem sempre visando o interesse econmico pessoal, ou de classes dominantes, com as quais esto comprometidos. "Modificam-se os meios, permanecem os objetivos". Por tudo isso o Brasil transformou de um pas predominante rural para um pas majoritariamente urbano.

Breve histrico do processo de concentrao populacional sul-matogrossense

No atual Estado de Mato Grosso do Sul, o processo de povoamento e colonizao se deu atravs das migraes em decorrncia as riquezas ali existentes. Apesar de que anteriormente j era povoada por vrios grupos indgenas, at os fins do sculo XIX, posteriormente percorridas pelos os espanhis e bandeirantes em busca de riquezas naturais. Esta explorao de riquezas estava relacionada questo econmicas, voltados principalmente para atividade pecuria e para se apropriarem de enormes extenses de terra, onde contaram com a influncia de governos para se fixarem economicamente.

[...] Foram outros os atrativos que motivara as correntes migratrias que povoaram os espaos desocupados no sul desse estado. Ou seja, muitos, que para a regio se dirigiam, foram atrados pela possibilidade de praticar atividade pecuria nos extensos campos nativos da regio e tornaram-se proprietrio de grandes extenses de terra. (OLIVEIRA 1999, p.115-116).

Outro fato importante de ocupao do territrio sul-mato-grossense se deu a partir da implantao da Colnia de Dourados (CAND), no ano de 1943. A instalao da CAND contribuiu tambm para o desenvolvimento das atividades agrcolas no Estado, a atrao de inmeros colonos e conseqentes conflitos de terras com indgenas. A CAND foi promovida pelo governo Vargas, sua criao se deu atravs de um projeto poltico-ideolgico, com objetivo de implantar no pas uma nova ordem social a favor do fortalecimento do Estado, desenvolvendo a industrializao no pas antes centrada no setor agrrio-exportador. (OLIVEIRA, 1999). A implantao da CAND estimulou um grande processo de ocupao populacional, pois houve uma nova organizao espacial da rea. A CAND se estendeu para o lado do sudoeste do Estado de Mato Grosso do Sul, abrindo fronteiras em reas. Diante disso, este projeto de colonizao impulsionou uma expressiva corrente migratria para o estado, juntamente com a expanso da fronteira agrcola.
Atravs da campanha Marcha Para Oeste, o governo Vargas visava atrair migrantes para o sul de Mato Grosso. A distribuio gratuita de terras em regio frteis era um forte atrativo, principalmente para os flagelados da seca do nordeste. Os Nordestinos efetivamente formam o maior contingente de colonos na CAND. (LIMA, 2006, p, 70)

Estes migrantes que vieram para c eram principalmente de origem nordestina que foram atrados pela poltica de Vargas na denominada Marcha Para Oeste, vieram em busca de melhores condies de vida. A Campanha Marcha Para Oeste tinha como projeto nacionalizar e colonizar as fronteiras do Estado Novo.

Localizao do municpio de Deodpolis Mato Grosso do Sul

O Municpio de Deodpolis-MS est localizado na regio Sul de Mato Grosso do Sul e pertence a Micro-Regio-11, de Iguatemi. cortado pelo paralelo 22 S e pelo meridiano 54 W. O municpio possui uma populao total de 11.261 habitantes, sendo que 2.219 residem na rea rural, e 9.042 na zona urbana. (IBGE, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA, CONTAGEM DA POPULAO/2007). Sua rea total de 831,3 km que representam 0,23% do Estado de Mato Grosso do Sul e 0.0098% de todo o territrio Brasileiro. (ATLAS
do

DO

DESENVOLVIMENTO

HUMANO

NO
e

BRASIL/PNUD/2000.
Alteraes na paisagem consequente xodo rural municpio a partir da colonizao

As alteraes da paisagem local intensificaram-se a partir do momento em que se iniciou o processo de colonizao, que introduziu na rea lavouras e extrao de madeira de forma indiscriminada. A abertura das propriedades com a derrubada e a queimada das florestas, ia transformando a vegetao natural em lavoura e posteriormente em pastagens artificiais. O modelo de colonizao era baseado na retirada da cobertura vegetal e no uso inadequado do solo, o qual perdeu sua fertilidade em pouco tempo. Antes da CAND no municpio de Deodpolis, assim como todo o Sul de Mato Grosso do Sul, havia uma predominncia de vastas reas de matas fechadas e um bioma, em muitos pontos inexplorvel. O colono via as florestas como um inimigo a ser combatido e no tinha conscincia da importncia que ela representava. A lenha proveniente do desmatamento tinha vrios fins, um deles eram as serrarias, as quais tiveram um papel importante na devastao das florestas do municpio, sendo que a mata era derrubada e na grande maioria das vezes queimada. Muitas madeiras, inclusive de lei que hoje tem um valor comercial bastante alto, foram destrudas. Aps as queimadas a terra permanecia frtil por alguns anos o que dava uma falsa impresso e incentivava os proprietrios a desmatar cada vez mais com a finalidade do aumento da rea agricultvel, desse modo paisagem e o ecossistema da regio ia mudando de forma intensa. De acordo com Lima:

Para a lavoura, o aproveitando da fertilidade legada ao solo pela matria orgnica nos primeiros anos de cultivo era fundamental. medida que o solo dava os primeiros sinais de enfraquecimento, as reas de lavouras eram abandonadas ou transformadas em pastagens artificiais, e outras reas de mata eram derrubadas para se incorporar ao processo de produo, mudando novamente a paisagem. (LIMA, 2006, p. 102).

A mata foi destruda sem a preocupao de se preservar reservas que pudessem suprir as necessidades futuras de madeiras para lenha, para construes, ou mesmo preservar reservas florestais, que garantissem a sobrevivncia do ecossistema e da fauna. No municpio muito raro encontrar alguma propriedade com reserva de mata nativa preservada. Na grande maioria das propriedades a nica cobertura vegetal existente a pastagem, deixando o solo exposto e muito susceptvel aos processos erosivos. Outro fator importante nesse contexto o esvaziamento populacional provocado principalmente pelo esgotamento dos recursos naturais no municpio em questo. Esse esgotamento fez com que um grande nmero de proprietrios vendesse seus lotes e migrassem para outras regies ou para a zona urbana. De acordo com Abreu:
Esse projeto de colonizao preconizado como um projeto social se atraiu o pequeno agricultor, no proporcionou condies para que ele permanecesse na terra, expulsando-o, da mesma forma, do campo, normalmente para centros urbanos (para viver como bias-frias) ou ainda para outras fronteiras. (ABREU, 2001, p. 59).

A grande maioria dos proprietrios remanescentes da CAND, na rea de estudo, no conseguem sobreviver apenas com os lucros provenientes das propriedades, complementando assim, a renda da famlia com outros tipos de ganhos, como prestao de servio em propriedades vizinhas (fazendas), emprego de algum membro da famlia na zona urbana, aposentadorias, usinas sucroalcooleiras, entre outros. As propriedades so caracterizadas por serem de pequeno e mdio porte, onde em sua quase totalidade h a predominncia da pecuria (gado leiteiro) como atividade econmica principal, e nica em muitas delas.

Cabe ressaltar que este xodo rural no foi apenas ocasionado pela m explorao dos recursos naturais, mas tambm devido a vrios outros fatores, como econmicos, secas, chuvas torrenciais concentradas e geadas. Entretanto, entendemos que o primeiro conseqncia dos dois ltimos.

Caractersticas fsicas da rea de estudo-Relevo


Na rea de estudo o relevo caracteriza-se por ser plano e suavemente ondulado em alguns pontos, sendo que essa ondulao se intensifica mais na separao dos vales. As encostas que se articulam com os fundos dos vales, so na maioria dos casos de forma suavemente convexa. Possui uma altitude que varia entre 420 e 500 m. (IBGE, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA, 2007). O municpio abrange duas unidades geomorfolgicas que so

respectivamente: Planalto de Dourados e Divisores das Sub-bacias Meridionais, esculpido em rochas baslticas da formao Serra Geral e rochas arenticas da formao Caiu. Seu relevo apresenta modelados planos e formas dissecadas de topos tabulares. (LIMA, 2006, p. 44).

Solos Em toda a rea da pesquisa podemos encontrar diversos tipos de solos, contudo o de maior ocorrncia o Latossolo Vermelho Distrfico que se caracteriza por apresentarem uma textura arenosa, de mdia a baixa fertilidade. Esses solos apesar de resistentes entraram em colapso rapidamente por conta do manejo inadequado ocasionando alteraes significativas no bioma da regio. Segundo Guerra:
Apesar da importncia que os solos tm para a sobrevivncia da espcie humana, dos vegetais e dos animais na superfcie da terra, parece que o homem tem dado pouca ateno a esse recurso natural, pelo menos no que diz respeito sua utilizao e conservao. (GUERRA, 2003, p.150).

O processo de colonizao da regio, que se iniciou a partir da dcada de 1950, provocou a destruio das florestas, promovendo a implantao de lavouras e pastagens, sem se levar em conta fragilidade do ambiente e sem a adoo de um planejamento que visasse preservao dos recursos naturais, principalmente o solo. Destacamos que a ao antrpica a partir da CAND, e posteriormente um mau uso do solo sem a adoo de prticas conservacionistas, aliadas ao

desmatamento, foram primordiais para o desencadeamento de alteraes do bioma local. Outra questo de fundamental importncia nesse contexto a

decadncia da agricultura, especialmente de algumas culturas importantes da regio tais como: o algodo e o amendoim. Houve uma queda acentuada desses cultivos. Deve-se frisar que outros fatores como as intempries do clima, polticas governamentais de incentivos agrcolas e planos econmicos mal sucedidos esto diretamente ligados a essa problemtica, entretanto a perda de fertilidade dos solos e a intensificao dos processos de degradao so os principais condicionantes que ajudam a explicar essa decadncia. Para Lima:
A partir da dcada de 1980, na rea de estudo, o esgotamento da fertilidade do solo, provocado por seu uso sem planejamento, desencadeou, tambm, um processo de decadncia da lavoura e sua substituio por pastagens destinadas pecuria extensiva. (LIMA, 2006, p.144).

Conforme as informaes contidas nesse tpico podemos ter uma idia de como esses solos se encontram atualmente, sobretudo aqueles desprovidos de cobertura vegetal e altamente arenosos, como o caso da grande maioria dos solos do municpio.

Vegetao O municpio em estudo, como j demonstrado, teve sua rea ocupada pela referida CAND a partir da dcada de 50. Esse processo de ocupao fez com que a vegetao natural, composta especialmente por florestas e cerrados, fosse substituda pela lavoura em um intervalo de tempo muito rpido. O objetivo da colonizao empreendida pelo Governo Vargas era de fomentar a ocupao dos espaos considerados vazios, a partir da Colnia Agrcola Nacional de Dourados (CAND), da surgiram vrios municpios dentre eles, Deodpolis. Como no poderia ser diferente o surgimento do municpio se deu a partir da derrubada da floresta nativa para a abertura das estradas e o cultivo da agropecuria. No entanto no houve um planejamento por parte dos colonos e muito menos do governo no sentido de explorar a natureza de maneira responsvel.

Pelo fato do bioma da rea se mostrar riqussimo e com imensa variedade, o desmatamento foi bastante intensificado, pois nessa poca, derrubar a mata era sinnimo de limpeza nas propriedades e conseqentemente maior rentabilidade em termos econmicos. No havia a preocupao de que um dia esses recursos iriam se esgotar e afetar de forma sistemtica as geraes futuras, sobretudo no que diz respeito esgotabilidade dos solos, aparecimentos de voorocas, assoreamento e desaparecimento de corpos dgua, escassez de madeira, contaminao de rios, crregos, entre outros. Nesse sentido Lima salienta que:
Por falta de conhecimento e de assistncia, o colono no considerava a possibilidade do esgotamento da madeira nem da fertilidade do solo. Menos ainda, a floresta foi considerada protetora dos cursos dgua e dos animais silvestres existentes na regio. A eroso laminar e lixiviao do solo nem sequer se imaginava que pudesse existir. A prtica de substituir o solo enfraquecido aps dois ou trs anos de cultivo pelo colonio, pastagem artificial, parecia algo normal para o colono. (LIMA, 2004, p. 433).

Com a rpida retirada dessa densa vegetao para a implantao da agricultura e posteriormente pecuria, alterou-se significativamente o bioma da rea, ocasionando inmeros transtornos ambientais. Segundo Almeida e Rigolin:
As matas nativas de uma regio guardam em seu interior uma grande parcela de biodiversidade. Regulam o fluxo de gua, protegem os mananciais, oferecem madeira de lei e plantas medicinais, entretanto quando ocorre interferncia antrpica indiscriminada, esse ciclo protetor se quebra e h a deflagrao de inmeros processos de degradao ambiental. (ALMEIDA E RIGOLIN, 2003, p. 163).

O fato das pastagens serem a cobertura vegetal predominante agrava ainda mais o problema, sobretudo da eroso, pois as gramneas no conseguem interceptar adequadamente a gua das chuvas, contribuindo assim para o surgimento de novas feies erosivas. Nos mapas a seguir podemos ter uma idia da ao antrpica no que se refere principalmente supresso da cobertura vegetal entre os anos de 1964 e 2001.

Emancipao do municpio de Deodpolis-MS

a. O conceito de paisagem na interpretao do espao geogrfico.

Ao direcionar ao processo de ocupao do territrio do municpio de Deodpolis-MS, primeiramente necessrio buscar o pensamento de Milton Santos, no seu livro Metamorfose do espao habitado, simplesmente pela sua contribuio nos objetivos do tema. Para que assim, se tenha um melhor entendimento sobre o espao que foi produzido ao longo de um processo histrico, destacarei o conceito de Paisagem, nas palavras de, SANTOS:
A paisagem uma herana de muitos momentos, j passados, o que levou Lenin a dizer que a grande cidade, uma herana do capitalismo, e veio para ficar, devendo os planejadores do futuro a levar em conta essa realidade. (pag.66)

E ainda continua:
A paisagem no se cria de uma s vez, mas por acrscimo, substituies; a lgica pela qual se fez um objeto no passado era a lgica da produo daquele momento. Uma paisagem uma escrita sobre a outra, um conjunto de objetos que tem idades diferentes, uma herana de muitos diferentes momentos. (pag.66)

Ento, as heranas existentes hoje no municpio de Deodpolis-MS, como por exemplo a dinmica populacional e econmica, so resultados da ocupao vinda atravs de programas polticos no governamentais, onde o municpio vivenciou grandes mudanas como j foi citado, na sua dinmica scio-espacial. Como indica ABREU, sd nas suas palavras:
Para aqueles que vivem no Mato Grosso do Sul e para l migraram durante o processo de ocupao promovido pelas polticas governamentais dos anos setenta, do sculo passado, inegvel afirmar que nos ltimos anos transformaes internas. Principalmente no que diz respeito incorporao de infra-estrutura e modernidade que consolidam um arranjo espacial- uma nova paisagem.

Portanto, podemos destacar um fator que levou a esses resultados alcanado de grandes mudanas no municpio de Deodpolis-MS, a implantao da Colnia agrcola

Nacional de Dourados, (CAND) que testemunha, a evoluo da populao a partir das atividades econmicas. Por isso, a inspirao em SANTOS (1980), que relata:
O espao, portanto um testemunho; ele testemunha o momento de um modo de produo pela memria do espao construdo, das coisas fixadas na paisagem criada. Assim o espao uma forma, uma forma durvel, que no se desfaz paralelamente mudana de processos; ao contrrio, alguns processos se adaptam s formas preexistentes enquanto que outros criam novas formas para se inserir dentro delas. (p. 192-193).

E ainda prossegue:
O estudo das Formaes Econmicas e Sociais constitui o melhor ponto de partida para o enfoque, pois sendo, uma categoria terica, a formao scio-espacial somente existe, no entanto, por causa dos seus aspectos concretos que permitem levar em conta a especificidade de cada sociedade (sua evoluo particular, sua situao atual, suas relaes internas e externas). Tomada como uma realidade historicamente determinada, fundada sobre uma base territorial. atravs de cada Formao Social que se cria e recria, em permanncia, uma ordem espacial de objetos que paralela ordem econmica, ordem social, ordem poltica, todas essas ordens atribuindo um valor prprio, particular, s coisas, aos homens e s aes, promanando dela. Por isso a Formao Social constitui o instrumento legtimo de explicao da sociedade e do espao respectivo. ( p. 192-193).

E nessa dinmica que podemos observar, que o espao construdo no municpio de Deodpolis-MS, esta relacionado aos pequenos ncleos comerciais existentes no municpio, que impulsionou na dinmica populacional do local. Mas para o entendimento melhor das caractersticas do municpio de Deodpolis, desde a sua formao da colnia, seu desenvolvimento at a organizao houve, todo um processo histrico, que ser relatado do desenvolver do prximo item.

Caracterstica do municpio

Em entrevistas na prefeitura de Deodpolis o municpio antes de ser institudo como a cidade de Deodpolis, era distrito de Glria de Dourados, posteriormente passou a ser chamada de Vila Bandeirante, Vila Novo Horizonte e Vila Deodpolis, apenas no dia 13 de maio de 1976, passou a efetivar a lei estadual de n 3.690, onde se emancipou como o municpio de Deodpolis e seus quatro distritos no qual j foram destacados. Portanto o impulso que fortificou a dinmica da populao nas terras do municpio, foi a implantao da CAND, fundada em 1943, pelo Decreto-Lei 5.941, 28 de outubro, no Estado de Mato Grosso. (SANTOS, 2000), Dentre as polticas de Vargas, que por ser uma rea de fronteira, com baixa densidade demogrfica, o sudeste do Estado de Mato Grosso Sul, foi escolhido para a execuo desse projeto de colonizao. Com a instalao da CAND houve a contribuio das atividades agrcolas no Estado, que atraiu inmeros colonos e conseqentes conflitos de terras com os indgenas essa atrao desses inmeros colonos, para o municpio, pode ser explicada pelo desejo de ocupao de reas menos densamente povoada e supostamente esta relacionada aos custos e benefcios que dela adviro. Neste caso os motivos que levaram esses colonos a regio depende principalmente dos fatores econmicos. Nos propsitos do decreto de criao, a CAND foi constituda com o objetivo de propiciar a brasileiros e estrangeiros que se encontravam em condies precrias de vida em outros Estados, melhores perspectivas econmicas, bem como povoar novas reas, desencadeando assim o processo de ocupao em grande escala do Centro-Oeste brasileiro. Lotes eram doados aos cidados brasileiros, maiores de 18 anos, reconhecidamente pobres e aptos a trabalhos agrcolas, que se comprometessem a morar nos lotes rurais. A preferncia foi dada para as famlias mais numerosas, ou seja, de no mnimo cinco filhos. Os colonos, alm dos lotes, recebiam outros benefcios. Os lotes, rurais ou urbanos, no podiam ser vendidos, hipotecados, alugados, permutados, alienados ou transferidos, sem a expedio do ttulo definitivo de posse. Colonos imigrantes poderiam excepcionalmente ser aquinhoados, quando os seus conhecimentos especiais agrcolas servissem como exemplo. (GRESSLER e SWENSON, 1988, p. 26).

Podemos dizer ento que a ocupao no-india do municpio de Deodpolis-MS se deu devido, este projeto de colonizao que impulsionou uma expressiva corrente migratria para o estado, juntamente com a expanso da fronteira agrcola.
No qual afirma LIMA, (2006):
Atravs da campanha Marcha Para Oeste, o governo Vargas visava atrair migrantes para o sul de Mato Grosso. A distribuio gratuita de terras em regio frteis era um forte atrativo, principalmente para os flagelados da seca do nordeste. Os Nordestinos efetivamente formam o maior contingente de colonos na CAND. ( p, 70)

Estes migrantes que vieram para c eram principalmente de origem nordestina atrados por essa poltica de Vargas denominada Marcha Para Oeste, estas pessoas, vieram em busca de melhores condies de vida. Assim essa Campanha Marcha Para Oeste tinha como projeto nacionalizar e colonizar as fronteiras do Estado Novo. Assim, esta poltica de Vargas mostrou o fim do contrato de arrendamento de terras devolutas do Estado com a Mate Laranjeira. De acordo, LIMA, (2006)
A presena da Companhia Mate Laranjeira era um obstculo para a colonizao na regio sul de Mato Grosso, ocupando vastas extenses de terras, aproximadamente 60.000 quilmetros quadrados impedindo a fixao dos imigrantes que pra La se dirigiam. ( p, 67).

Portanto a empresa Mate Laranjeira foi chegando ao fim dando espaos para empresas na regio, prosseguindo economia do estado continuao do povoamento. Segundo LIMA: O fim do arrendamento da regio meridional de Mato Grosso do Sul. (LIMA, 2006, P.69).

Caracterstica da populao do municpio e a questo do xodo Rural


O movimento interno da populao estar destinado aos centros de desenvolvimento em questo da busca de melhores condies de vida almejada pela populao, devido desustrurao do territrio rural, causado pelo processo de industrializao no sistema produtivo rural tradicionalmente, acabando por expulsar a maior parte da populao do campo para cidade (DURHAM, 1984)
[...] A ampliao das relaes capitalistas no campo, desestruturando as antigas relaes tradicionais de trabalho (a parceria, o arrendamento et...), a mecanizao da agricultura, a substituio da lavoura por pastos e a grande especulao imobiliria foram causas que estimularam a fuga da populao do campo para cidades. Associados a esses fatores tivemos os efeitos da intensificao das comunicaes entre essas duas realidades geogrficas. Os atrativos das cidades, veiculados pela mdia sobre uma populao que cada vez mais perdia suas razes com a terra, contriburam para o xodo rural. Ao mesmo tempo em que o campo expulsava, a cidade atraia. (SCARLATO, 2003, p.393).

Diante desses momentos de mecanizao da agricultura, gerou o processo do que chamamos por xodo rural. O xodo rural pode ser entendido como deslocamento de pessoas da zona rural para a zona urbana, isto ocorre quando os moradores do campo, oprimidos e insatisfeitos pelas dificuldades que enfrentam, busca obter condies melhores de vida. Portanto o principal motivo que causa o xodo rural a mecanizao da produo rural.

xodo Rural

O xodo rural entendido como um processo de migrao do homem do campo para cidade, isso acontece quando a populao rural no esta satisfeita com as condies de vida no campo. Assim para melhorar de vida procuram a zona urbana, os motivos busca de emprego com boa remunerao, mecanizao da produo rural, qualidade de ensino, enfim, necessidades de infra-estrutura e servios (hospitais,transporte, educao, e assim por diante).

Muitas vezes a cidade no est preparada para receber grande quantidade de pessoas que migram do campo, assim, provoca grandes problemas sociais principalmente na questo do mercado de trabalho pois tais pessoas no esto devidamente qualificada ao perfil exigido pelas empresas ou mesmo os empregos no so suficiente pela grande procura da populao, portanto, partem a trabalhar informalmente e passam a residirem em habitaes sem boas condies como as favelas, cortios e et. Como diz Camarano e Abramovay (1999 p.2)
a populao rural brasileira atingiu seu mximo em 1970 com 41 milhes de habitantes, o que corresponde a 44% do total. Desde ento o meio rural vem sofrendo declnio populacional relativo e absoluto, chegando em 1996 com um total de 33,8 milhes de habitantes, ou 22% do total nacional. A reduo da importncia da populao rural deve-se fundamentalmente, aos movimentos migratrios. Mais recentes, a queda de fecundidade rural contribuiu tambm para a diminuio do ritmo do crescimento desta populao.

Os principais fatores que pelo deslocamento dessas pessoas foi adoo de um modelo de modernizao da agricultura. Esse sistema forou os trabalhadores do campo a procurar uma nova forma para sobreviverem na cidade. Nas palavras de Camarano e Abramovay (1999 p.11)
o padro que imperou na expanso da fronteira agrcola em direo ao Centro-Oeste (e que determinou a importncia da regio na oferta nacional de gros) responde em grande parte pelo seu ntido esvaziamento demogrfico rural nos anos 80.

Alm disso, o xodo rural sem controle aumenta na cidade grande propores de pessoas nas periferias onde esto localizados nos bairros carentes, tendo problemas ao atendimento principalmente em hospitais e escolas. Escolas com excesso de alunos por sala de aula e hospitais superlotados so conseqncias desse fato. Os municpios rurais acabam sendo afetados pelo xodo rural. Com a sada das pessoas do campo, diminui a populao local, diminui tambm a arrecadao de impostos, a produo agrcola decresce, e s vezes tem casos que os municpios at deixam de existir quando todos os habitantes deixam a regio.

As Caractersticas da populao do Municpio At a dcada de 1970, em funo do projeto de colonizao (CAND), o espao rural do municpio era bem povoado, como nesse perodo as culturas que predominavam (feijo, algodo, amendoim, mamona) no exigiam mecanizao e sim mo-de-obra familiar. Segundo o IBGE, houve um decrscimo da populao rural de acordo a cada censo demogrfico realizado entre 1980 a 2000, vale destacar que a migrao campo-cidade no tem se restringido a zona urbana de Deodpolis, mas em direo a outros municpios, inclusive de outros Estados.

4 . As atividades econmicas que participaram da formao do municpio


O municpio teve seu processo de desenvolvimento, ao longo do tempo, por conta de um histrico que esto relacionados aos estabelecimentos das atividades agroindustriais, comrcio e agropecuria como, por exemplo, a Feculrias, as Farinheiras, localizado no distrito de Deodpolis na rodovia MS 147 s/n Km 05, o laticnio situado na rodovia MS 147 s/n
Km 01 e atualmente a instalao da usina Eldorado localizada no municpio de Rio Brilhante.

A Feculria instalada no municpio foi fundada no ano de 1994 com o apoio da prefeitura municipal, como doao de 14 hectares de terra, cinco anos de iseno de imposto de renda, reduo de 67% no ICMS, alm, de servios gratuitos como a terraplanagem pela prefeitura municipal.

Nesse estabelecimento possui 15 funcionrios na produo 04 no escritrio, 01 faxineira, 01 na caldeira, 01 qumico, 01 jurdico, num total existem 23 empregos diretos e 200 indiretos a mesma funciona 24 horas por dia, sendo trs turnos de 8 horas po dia. Atualmente a AMIFAR foi vendida para a empresa Pilo S/A, onde a sede esta localizada em Guara PR, alm de possuir vrias filiais no Brasil e duas no Paraguai.

A Feculria AMIFAR- Indstria de Amido e Farinha e Derivados de Mandioca. Figura 01 Vista area da Feculria AMIFAR

Foto area/1998

Houve tambm a implantao da Farinheira no municpio no qual, emprega na fabrica 18 funcionrios diretos e 100 indiretos. Cerca de 80% da produo de farinha destinada ao nordeste.
Farinheira INCOFAD- Indstria e Comrcio de Farinhas Deodpolis LTDA. Figura 02 Vista area das duas farinheiras instaladas em Deodpolis MS.

Foto area/1998

Figura 03 Vista area do Laticnio Lder de Deodpolis MS.

Foto area/1998-Laticnio Dica S/A

Na seqncia vem a usina Eldorada conhecida como E.T.H onde predomina o plantio da cana-de-acar, no qual no tem mudado no s a dinmica populacional do municpio, mas tambm tem investido em cursos como o sucroalcooleiro, vindo modificar as paisagens no s do municpio mas tambm da regio, influenciando tambm a questo econmica dos municpios vizinhos. Revelando uma atividade que empregam no campo inmeras famlias, alm de criar empregos indiretos.
Nas palavras de OLIVEIRA, 2008
Podemos constatar que o setor sucroalcooleiro pode vir a transformar a paisagem regional, modificando o cenrio econmico e influenciando na dinmica populacional dos municpios.

Assim, vale destacar que, com a instalao da usina, no s ocorreu o aumento da populao, e da economia mas tambm,trouxe melhoria na infra-estrutura, no municpio como as construo de estabelecimentos, exemplos, casas, projetos de B.N.H, criao de novos Bairros como o Jardim Europa e Amrica, o aumento da vendas dos ncleos comerciais como supermercados, construo de asfalto, E principalmente na educao dos jovens deodapolense em parceria com o SENAI que fornece curso cujo objetivo capacitar profissionais para o mercado de trabalho, com base no perfil de competncias, por meio da utilizao de mtodos, tcnicas e procedimentos especficos, garantindo ao educando a condio de empregabilidade para o exerccio da cidadania e, atender as demandas de mercado. A aprendizagem na empresa resultado de uma parceria na quais ambos , SENAI e empresa, tm responsabilidades e atribuies bem definidas. Os alunos que esto frequentando os cursos, todos eles Jovem aprendiz, j esto trabalhando na Usina Eldorado - ETH e Usina Adecoagro, sendo que na Usina ETH, encontra-se 25 Jovem Aprendiz trabalhando com carteira assinada e desenvolvendo suas atividades em Mecnico de Motores de Mquinas Agrcolas.

J na Usina Adecoagro - encontram-se duas turmas, sendo uma de Operadores Processos Industriais Sucroenergtica com 27 alunos Jovem Aprendiz e tambm uma turma de Mecnico de Automveis com 18 Jovens Aprendizes, todos com registro em carteira, proporcionando rentabilidade, e crescimento profissional. Supervisora pedaggica Cassia Teixeira isso demonstra mais uma vez a qualidade em educao que a Instituio SENAI tem desenvolvido com o educando, com o propsito de preparar trabalhadores para a indstria

nacional Concluiu a supervisora Cassia. A unidade do Senai de Deodpolis tem parceria com a prefeitura municipal de Deodpolis que d apoio ao rgo no municpio.e assim por diante, a
empresa vem transformando o cenrio das paisagens do municpio. De acordo o ultimo censo o (IBGE 2010), realizado no municpio, atualmente, o numero de habitantes do municpio na zona urbana tem aumentado por conta da influencia dessa usina Eldorado, como j foi citado que esta localizada no municpio de Rio Brilhante, onde mesma gerou empregos diretos e indiretos a populao deodapolense e regio, inclusive, tem ocorrido migrao de pessoas de outros estados, como do Nordeste, So Paulo, e entre outros, para o municpio de Deodpolis

Usina E.T.H Eldorado Figura07: localizada no municpio de Rio Brilhante em Mato Grosso do Sul

Fonte:http://www.google.com.br/search?hl=ptBR&q=fotos%20da%20usina%20E.T.H%20de%20rio
%20brilhante%20ms&gs_sm=e&gs_upl= acesso em 27/07/2011 s 15:41

Atualmente o municpio de Deodpolis apresenta cerca de 83 centros comerciais local, assim, torna necessrio apresentar os principais estabelecimento comerciais que constituem o comrcio local so eles os seguintes.

Quadro 01 - DEODPOLIS Quantidade de estabelecimentos comerciais

Estabelecimentos comerciais Armarinhos Auto eltricas Auto peas Aougue Bicicletarias Funilaria e pintura de automveis Farmcia Supermercados Sapatarias Serralherias Lojas de confeces Lojas de mveis e eletrodomsticos Papelarias Postos de combustvel Lojas de produtos agropecurios/ Veterinria Oficinas mecnicas Marcenarias Material de construo Oficinas de eletrodomsticos Loja de calados Mercearias Tapearias Vidraaria

Quantidade 02 04 02 07 03 08 05 06 03 02 01 03 02 04 05 09 06 05 02 04 04 02 02

Consideraes Finais

Neste trabalho de pesquisa tive por objetivo trabalhar as caractersticas da populao do municpio de Deodpolis, entendendo por caractersticas econmicas as atividades mais representativas na produo do espao geogrfico. Realizei um histrico da formao scio-espacial onde se destaca a influncia do processo de colonizao na constituio do espao agrrio do municpio, visto que as atividades tipicamente urbanas (comrcio, indstria e prestao de servios) so to totalmente representativas (que foi o parmetro escolhido para selecionar as atividades mais representativas). Mesmo foi feito uma analise, a constituio do comrcio e as atividades realizadas na zona rural que so de menor expresso, alm das agroindstrias como feculria e a farinheira. A coleta de dados que auxiliou a compreender a constituio do municpio e a expresso que as atividades econmicas teve no processo de desenvolvimento econmico, influenciando na constituio poltico-administrativa do prprio municpio, emancipado de Glria de Dourados. A malha fundiria dividida originalmente em pequenos lotes proporcionou condies para uma produo expressiva de mandioca, que sustenta o fornecimento de matria-prima para a farinheira e feculria. A questo do xodo rural entre os anos de 1980 a 2000, onde o homem do campo sentia-se obrigado a vender suas propriedades e ir para a cidade em busca de melhores condies de vida, ocasionando a venda de seus lotes e na maioria das vezes sendo remembrados ou desmembrados de outros estabelecimentos rurais.

Alm da questo do xodo rural havia um outro problema destacado na pesquisa os mesmos sofrem, os reflexos da poltica agrcola do pas, que ao invs de criar incentivos a produo nacional est importando produtos agrcolas de outros pases, que subsidiam a sua agricultura, promovendo assim a concorrncia desleal extinguindo assim com agricultura familiar e introduzindo culturas que atendam o mercado internacional como o caso da soja. O comrcio local apesar de pequeno possui quase todos os servios de que a populao necessita, dependendo apenas de alguns setores, ou servios que so adquiridos na cidade de Dourados. Acredito que esta pesquisa, tenha contribudo para compreendermos melhor o municpio de Deodpolis sob o enfoque da Geografia, dadas todas as dificuldades de um trabalho sobre o municpio, quando tive que sistematizar vrios dados e realizar um trabalho de campo baseado em coleta de depoimentos. Assim espera-se tambm ter indicado novas propostas de estudo para a realidade regional.

You might also like