You are on page 1of 86

2

unidade 1

unidade 1

Unidade Lectiva 1

A dignidade da vida humana

Nesta unidade vamos reflectir sobre:


O incio da vida humana A vida humana, um valor a defender Alguns atentados vida e sua dignidade A valorizao da vida: tornar-se prximo de quem precisa A promoo da dignidade humana: dar a vida pelo outro

unidade 1

Ol! Com certeza j ouviste falar de mim. Sabes que tenho um carinho especial pelo teu pas, que visitei cinco vezes. Chamo-me Karol Jzef Wojtya e quando fui eleito papa, a 16 de Outubro de 1978, escolhi o nome Joo Paulo II. Nasci em Wadowice, uma pequena cidade perto de Cracvia (Polnia), a 18 de Maio de 1920. Era o mais novo de trs filhos. Os meus pais chamavam-se Karol Wojtya e Emilia Kaczorowska. A minha me faleceu em 1929, tinha eu nove anos; o meu irmo mais velho Edmund em 1932 e o meu pai em 1941. A minha irm Olga morreu ainda antes de eu ter nascido. Fui baptizado logo em criana e aos nove anos fiz a primeira comunho. Aos dezoito, recebi a confirmao e matriculei-me na Universidade de Cracvia e numa escola de teatro uma das minhas grandes paixes. Quando as foras de ocupao nazi fecharam a Universidade, em 1939, tive de ir trabalhar numa fbrica de produtos qumicos, de modo a evitar a deportao para a Alemanha. Por volta dos meus vinte e dois anos, senti vocao para o sacerdcio e ingressei no seminrio de Cracvia. Fui ordenado presbtero no dia 1 de Novembro de 1946, j a guerra havia terminado. Nos anos que se seguiram, continuei a estudar e tambm fui professor. Em 1958, recebi a ordenao episcopal. Como bispo, participei nos trabalhos do Conclio Vaticano II (1962-1965). Escolheram-me para apresentar esta unidade lectiva sobre a dignidade da vida humana por ter sido a temtica que mais me preocupou e que mais me fez reflectir, escrever, falar e viajar ao longo de toda a vida. Sempre que tinha oportunidade alertava as pessoas com quem me encontrava para o inestimvel valor da vida humana, a riqueza que cada ser humano nico e irrepetvel significa para o outro e para o mundo. Desejo sinceramente que a reflexo que vais fazer ao longo desta unidade lectiva te ajude a reconhecer o bem e a beleza de cada pessoa.

unidade 1 Joo Paulo II exerceu a sua aco como papa de forma incansvel; dedicou todas as suas energias a percorrer o mundo, revelando o seu amor por toda a humanidade. Efectuou cento e quatro viagens apostlicas a cento e vinte e nove pases. Visitou hospitais, prises, bairros pobres, leprosarias chamando a ateno para a beleza da vida e da pessoa humana. O seu amor aos jovens impulsionou-o a iniciar, em 1985, as Jornadas Mundiais da Juventude. E a sua ateno para com a famlia deu origem aos encontros mundiais das famlias, iniciados em 1994. Realizou numerosas beatificaes e canonizaes para dar a conhecer diversos exemplos de santidade que servissem de estmulo s pessoas do nosso tempo, valorizando aqueles que souberam dar a vida pelos outros. Escreveu e publicou inmeros documentos oficiais, como, por exemplo, as encclicas. Nos ltimos dias da sua vida, j muito debilitado, foi aconselhado pelos mdicos a ir para o hospital. Sabendo que ia falecer, preferiu morrer em casa. Faleceu no dia 2 de Abril de 2005. Desde essa noite at ao dia 8 de Abril, momento em que se celebraram as exquias, deslocaram-se mais de trs milhes de peregrinos baslica de So Pedro para lhe prestar homenagem.

Doc. 1 O valor incomparvel da pessoa humana


A Igreja sabe que o Evangelho da vida, recebido do seu Senhor, encontra um eco profundo e persuasivo no corao de cada pessoa, crente e at no crente. Mesmo por entre dificuldades e incertezas, todo o ser humano sinceramente aberto verdade e ao bem pode chegar a reconhecer o valor sagrado da vida humana desde o seu incio at ao seu termo e afirmar o direito que todo o ser humano tem de ver plenamente respeitado este seu bem primrio. Sobre o reconhecimento de tal direito que se funda a convivncia humana e a prpria comunidade poltica. Joo Paulo II, O Evangelho da Vida

unidade 1

O incio da vida humana


A taxonomia cincia que tem por finalidade a classificao dos seres vivos cataloga o ser humano da seguinte forma: Reino: Animalia (o homem um animal) Filo: Chordata (possui uma coluna vertebral) Classe: Mammalia (classe dos que mamam; inclui todos os mamferos) Subclasse: Placentalia ( um mamfero cuja fmea possui placenta) Ordem: Primata Famlia: Hominidae (a este grupo pertencem tambm os gorilas e os chimpanzs) Gnero: Homo Espcie: Homo Sapiens Subespcie: Homo Sapiens Sapiens Toda a pessoa independentemente da sua cor, religio, nacionalidade ou condio social encontra nesta organizao taxonmica uma linha comum no seu processo evolutivo, que lhe garante um estatuto de pertena e dignidade distinto dos outros seres vivos. Os dados cientficos remetem-nos para a singularidade do ser humano, enquanto indivduo que se distanciou gradualmente dos outros seres vivos, em geral, e dos animais, em particular, conquistando uma inteligncia superior, capaz de criar mundos alternativos, de desenvolver conscincia tica e de se reconhecer numa relao social. No seu percurso, o ser humano foi ganhando conscincia da sua dignidade. Mas a sua aco ora se orienta para a defesa da mesma, ora a fere, pondo em causa a prpria vida humana. O primeiro facto biologicamente identificvel na formao do ser humano a fuso de duas clulas, provenientes de cada um dos progenitores, contendo cada uma

unidade 1 metade do nmero de cromossomas de um ser humano. Estas clulas so denominadas gmetas: o vulo e o espermatozide. Fenmenos semelhantes esto na origem de todos os mamferos e de outros seres vivos pertencentes a outras espcies. Quando os dois gmetas se aproximam, envolvidos por um ambiente biolgico caracterstico de cada espcie, aps uma fase de reconhecimento, segue-se a penetrao do material gentico do espermatozide no vulo e a formao imediata de uma barreira na membrana celular que bloqueia a penetrao de novos espermatozides. A partir desse momento, o zigoto tem todas as caractersticas genticas de um ser humano.

A fuso dos dois gmetas inicia o ciclo vital de um novo ser humano. O seu corpo ter um desenvolvimento autnomo, contnuo e progressivo a partir das fases mais primordiais, seguindo um percurso que est inscrito nos seus genes. A realizao deste programa est sujeita s condies que so caractersticas de cada ser vivo: dependncia estrita das condies do ambiente em que vive, de uma nutrio adequada e de factores como a doena ou a exposio a agresses. O zigoto , sem dvida nenhuma, um ser vivo com caractersticas genticas humanas. Mas no consensual que seja uma vida humana. De facto, o momento a partir do qual se inicia a vida humana ainda est sujeito a debate. As posies so muito dspares. Vamos descrever apenas as principais perspectivas. Para alguns, a vida humana tem o seu incio quando ocorre a nidao, porque, nos estdios anteriores, as clulas que vo constituir o ser humano ainda no se diferenciaram; para outros, a vida humana s se inicia quando comea a actividade cerebral, por analogia com a morte, que determinada pela paragem do funcionamento do crebro. Outros defendem que o incio da vida humana ocorre quando a actividade cerebral emite ondas tipicamente humanas, porque este aspecto que distingue o ser humano dos outros animais. Outros, ainda, s esto dispostos a reconhecer o ser humano a partir do momento do parto, porque o feto s assume personalidade jurdica quando nasce para a sociedade. Muitos, no entanto, defendem que a vida humana tem incio no momento da fecundao, porque o desenvolvimento de um ser humano um processo contnuo que no permite identificar com preciso saltos de qualidade. tambm esta a posio da Igreja Catlica.

unidade 1

A vidA humAnA nO terO


FECUNDAO BLASTCITO A CAMINHO DO TERO

O gmeta masculino (espermatozide) e o gmeta feminino (vulo) unem-se formando o zigoto (embrio unicelular). o incio de uma nova vida.

Trs a quatro dias aps a fecundao, o blastcito, resultante das divises do zigoto, implanta-se na parede do tero e d origem ao embrio.

DUAS SEMANAS

QUATRO SEMANAS

As primeiras clulas do crebro esto completamente formadas. Comeam a constituir-se as estruturas precursoras das membranas fetais e da placenta.

O embrio tem cerca de 5 milmetros. O corao j comeou a bater. Cabea, boca, fgado e intestinos comeam a tomar forma.

unidade 1

SEIS SEMANAS

OITO SEMANAS

O crebro coordena movimentos de msculos e de rgos; possvel medir a actividade cerebral atravs de electroencefalograma. Todos os vinte dentes de leite esto presentes. Os olhos ainda esto na parte lateral da cabea e a face apresenta fendas cerradas onde surgiro a boca e o nariz. Mede treze milmetros.

Todos os rgos esto formados e a funcionar, excepto os pulmes. As impresses digitais esto a aparecer. As palmas das mos so sensveis ao toque. Traos faciais, membros, mos, ps, dedos e unhas so visveis. O feto mostra resposta reflexa a estmulos. Mede vinte e cinco milmetros.

DEZ SEMANAS

DOZE SEMANAS

Todas as partes do corpo do feto so sensveis ao toque. Se a palma da mo for tocada, afasta-a decididamente. O feto brinca e chupa no dedo. A face tem feies marcadamente humanas. Mede cerca de quatro centmetros.

Os msculos comeam a desenvolver-se e os rgos sexuais a formar-se. Comeam tambm a constituir-se as estruturas sseas e as plpebras. Podem ser observados movimentos espontneos e mostra uma personalidade especfica. Mede cerca de sete centmetros.

VINTE SEMANAS

VINTE E OITO SEMANAS

Distingue-se o rosto de um feto do de outro. As glndulas sudorferas desenvolvem-se e a pele exterior passa de transparente a opaca. Msica muito alta leva o beb a tapar os ouvidos e uma luz muito forte colocada sobre o abdmen da me leva-o a tapar os olhos.

Ainda estar mais oito a doze semanas no ventre materno a crescer, mas j capaz de nascer (prematuro) e sobreviver fora do tero.

Adaptado de http://vida.aaldeia.net/desenvolvimentoembrionario.htm e de Embryo and Fetus in http://www.wprc.org/fetal.phtml

10

unidade 1

A vida humana um valor a defender


Saber +
hipcrates nasceu no sculo V a.C., na Grcia. Dedicou-se ao estudo e actividade da medicina, compreendendo a sua aco como um servio vida. considerado o pai da medicina. O seu juramento profissional marcou toda a histria da medicina no Ocidente.

De entre todos os valores, a vida humana o valor primordial, sendo este o ponto de partida de todos os direitos da pessoa. Como poderamos, por exemplo, exigir que se fizesse justia a algum se lhe negssemos o direito de existir? Se a vida humana no estiver assegurada, simplesmente impossvel a realizao dos outros valores. A solidariedade, a verdade e a bondade s tm razo de ser se estiverem relacionados com a defesa da vida humana. por isso que a vida o valor primordial, sem o qual no poderiam existir os restantes valores. Uma vez que o ser humano em variadas situaes agredido, negado e violentado, ficando a vida humana seriamente comprometida, a humanidade elaborou cdigos que tm como objectivo defender expressamente a vida humana e a sua dignidade.

Age de tal modo que trates a humanidade, tanto na tua pessoa como na do outro, sempre e ao mesmo tempo, como um fim e nunca simplesmente como um meio. Immanuel Kant, filsofo do sculo XVIII

Immanuel Kant

A dignidade da vida humana um valor partilhado pelas vrias civilizaes, que, de uma ou de outra forma, a entendem como um dom a respeitar e a preservar. Embora os registos histricos e culturais documentem vrios acontecimentos sangrentos e desumanos, muitos foram aqueles que entregaram a sua existncia pessoal defesa do valor inalienvel da vida humana. O juramento de Hipcrates foi adaptado na Declarao de Genebra da Associao Mdica Mundial (1948), texto que tem sido utilizado em vrios pases na solenidade de recepo dos mdicos recm-formados e contm os princpios deontolgicos da prtica da medicina.

unidade 1

11

Doc. 2 Juramento de hipcrates


Juro por Apolo mdico, por Esculpio, Higia e Penacena, e ponho por testemunho todos os deuses e todas as deusas, cumprir segundo as minhas possibilidades e razo o seguinte juramento: aplicarei os medicamentos para bem dos doentes segundo o meu saber e nunca para seu mal. No darei um remdio mortal ou um conselho que leve sua morte. To pouco darei a uma mulher uma poo que possa destruir a vida do feto. Conservarei pura a minha vida e a minha arte.

Saber +
Asaph Judaeus foi um mdico judeu que viveu provavelmente entre os sculos VI e VII, na Mesopotmia, tendo realizado os seus estudos em Alexandria. Defendia que a prtica da medicina se destinava aos que tinham elevadas qualidades tanto a nvel intelectual como a nvel de carcter.

Juramento de Asaph
Cuidem de no matar nenhum homem com a seiva de uma raiz. No dem poo alguma a mulher grvida por adultrio para que possa abortar. No aceitem o suborno para fazer mal ou para matar. No ajudem o malvado nem derramem sangue inocente. To pouco confeccionaro veneno para matar. Esperana Pina, A Responsabilidade dos Mdicos

Doc. 3 Associao mdica declarao de Genebra


No momento de ser admitido entre os membros da profisso mdica, tomo o compromisso solene de consagrar a minha vida ao servio da humanidade. Guardarei respeito absoluto pela vida humana desde a concepo; mesmo perante ameaas no admitirei fazer uso dos meus conhecimentos mdicos contra as leis da humanidade. Fao solenemente estas promessas, livremente, sob palavra de honra. Esperana Pina, A Responsabilidade dos Mdicos

12

unidade 1 A finalidade da Declarao Universal dos Direitos Humanos defender a dignidade humana. Quando nesta se referem os direitos, liberdades e garantias do ser humano, apresenta-se a vida como um valor primordial inviolvel. A pessoa desenvolve-se num contnuo processo de auto-realizao pessoal e social, mas esse facto no altera nem diminui a sua constante dignidade. A noo de dignidade humana a base dos textos fundamentais sobre Direitos Humanos.

Doc. 4 declarao universal dos direitos humanos


O reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da famlia humana e dos seus direitos iguais e inalienveis constitui o fundamento da liberdade, da justia e da paz no mundo. Artigo 1.: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razo e conscincia, devem agir uns para com os outros em esprito de fraternidade. Artigo 2.: Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declarao, sem distino alguma, nomeadamente de raa, de cor, de sexo, de lngua, de religio, de opinio poltica ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento, ou de qualquer outra situao. Artigo 3.: Todo o indivduo tem direito vida, liberdade e segurana pessoal.

Este documento foi proclamado a 10 de Dezembro de 1948, aps a Segunda Guerra Mundial um conflito internacional no qual a dignidade humana foi severamente humilhada , e continua a exprimir o grito humano de libertao de todas as formas de opresso. No humanismo dos seus artigos, manifesta-se o sonho de uma sociedade onde todos possam ser felizes, qualquer que seja a sua condio. Esta chama tem iluminado o mundo inteiro, incluindo o processo de construo europeia. A Constituio da Repblica Portuguesa, a lei fundamental de Portugal, reconhece a dignidade da pessoa humana, da qual decorrem os outros direitos (cf. artigo 1.), e afirma que a vida humana inviolvel, proibindo a pena de morte (artigo 24.).

unidade 1

13

Doc. 5 Carta dos direitos Fundamentais da unio europeia


Prembulo Os povos da Europa, estabelecendo entre si uma unio cada vez mais estreita, decidiram partilhar um futuro de paz, assente em valores comuns. Consciente do seu patrimnio espiritual e moral, a Unio baseia-se nos valores indivisveis e universais da dignidade do ser humano, da liberdade, da igualdade e da solidariedade. Artigo 1. A dignidade do ser humano inviolvel. Deve ser respeitada e protegida. Artigo 2. 1. Todas as pessoas tm direito vida. 2. Ningum pode ser condenado pena de morte, nem executado. Artigo 3. 1. Todas as pessoas tm direito ao respeito pela sua integridade fsica e mental. 2. No domnio da medicina e da biologia, devem ser respeitadas, designadamente: a proibio das prticas eugnicas, nomeadamente das que tm por finalidade a seleco das pessoas; a proibio de transformar o corpo humano ou as suas partes, enquanto tais, numa fonte de lucro. Artigo 4. Ningum pode ser submetido a tortura, nem a tratos ou penas desumanos ou degradantes. http://eur-lex.europa.eu/pt/treaties/index.htm

Saber +
A Carta dos direitos Fundamentais da unio europeia foi proclamada solenemente pelo Parlamento europeu, pelo Conselho europeu e pela Comisso europeia. Formalmente adoptada em Nice, a 7 de Dezembro de 2000, a Carta representa um compromisso poltico, sem efeitos jurdicos obrigatrios. No tratado de Lisboa, a Carta investida de fora obrigatria atravs da introduo de uma meno que lhe reconhece valor jurdico idntico ao dos Tratados. Para o efeito, a Carta foi proclamada pela segunda vez em Dezembro de 2007.

14

unidade 1

Tu s especial
No incio de uma conferncia, um famoso orador mostrou uma nota de vinte euros, e perguntou: Quem deseja esta nota? A maior parte da assembleia ergueu as mos. O conferencista amarrotou-a e voltou a perguntar, enquanto a exibia: Quem est ainda interessado nela? A maior parte da assembleia voltou a erguer as mos. Ento, deixou-a cair no cho e pisou-a violentamente. Depois, pegou nela, suja e amarrotada, e perguntou de novo: E agora? Ainda h algum que a queira? E mais uma vez as mos se ergueram. Meus amigos continuou o conferencista , seja o que for que eu faa com esta nota, a maior parte das pessoas permanecer interessada nela, porque, apesar do seu aspecto, no perde valor. Limpa ou suja, amarrotada ou no, valer sempre vinte euros. Mas, como podem calcular, no vim aqui para vos falar de questes financeiras. Acontece muitas vezes, na vida pessoal, que somos amarrotados, humilhados e conspurcados por decises que tomamos ou por circunstncias que no dependem da nossa vontade. Quando tal sucede, sentimo-nos profundamente desvalorizados ou mesmo insignificantes. Mas, acontea o que acontecer, seja qual for a forma como nos sentimos, nunca perderemos objectivamente o nosso valor nem a nossa dignidade. Quer estejamos sujos ou limpos, diminudos ou inteiros, nada nos pode roubar o que verdadeiramente somos. que o valor das nossas vidas no reside fundamentalmente no que fazemos ou sabemos, reside sobretudo no que somos. E todos somos especiais, porque nicos e irrepetveis. No meio das adversidades da vida, no nos esqueamos disto! Autor desconhecido

A vida ddiva de deus


Na perspectiva judaico-crist e islmica, Deus a origem da vida. nele que se encontra a plenitude da vida, em toda a sua perfeio, a qual no conhece incio nem ter ocaso. O ser humano um ser vivente porque recebeu de Deus a vida como um dom inestimvel. A vida , pois, o primeiro dom de Deus. Todo o crente sente que tem para com ele uma enorme dvida de gratido. Nada fez para merecer existir e, contudo, Deus quis que existisse. Por isso, atravs da orao, agradece a Deus esta ddiva fundamental. Mas a melhor maneira de a agradecer cultiv-la e respeit-la, como quem cuida da maior prenda que alguma vez lhe tenha sido oferecida. por isso que o respeito pela vida faz parte do Declogo, a lei fundamental da Bblia: No matars.

unidade 1

15

Doc. 6 dignidade humana


A histria da humanidade testemunha de como o ser humano abusou, e abusa ainda, do poder e das capacidades que lhe foram confiadas por Deus, dando lugar a diversas formas de discriminao injusta e de opresso para com os mais fracos e os mais indefesos. Os atentados quotidianos contra a vida humana; a existncia de grandes reas de pobreza, onde as pessoas morrem de fome e de doena, excludas dos recursos cognitivos e prticos, que muitos pases possuem em abundncia; um progresso tecnolgico e industrial que cria o risco concreto de uma queda do ecossistema; o uso das investigaes cientficas no mbito da fsica, da qumica e da biologia para fins blicos; as numerosas guerras que ainda hoje dividem povos e culturas infelizmente so apenas alguns sinais eloquentes de como o ser humano pode fazer mau uso das suas capacidades e tornar-se o pior inimigo de si mesmo, perdendo a conscincia da sua alta e especfica vocao de colaborador da obra criadora de Deus. Paralelamente, a histria da humanidade manifesta um real progresso na compreenso e no reconhecimento do valor e da dignidade de cada pessoa. Assim, por exemplo, as proibies, jurdico-polticas, e no apenas ticas, das diversas formas de racismo e de escravido, das injustas discriminaes e marginalizaes das mulheres e crianas e das pessoas doentes ou com grave deficincia so testemunhos evidentes do reconhecimento do valor inalienvel e da intrnseca dignidade de cada ser humano e sinal de um progresso autntico. A Igreja sente o dever de, com coragem, dar voz a quem a no tem. O seu sempre o grito evanglico em defesa dos pobres do mundo, de quantos so ameaados, desprezados e oprimidos nos seus direitos humanos. Congregao para a Doutrina da F, Dignitas Personae

Doc. 7 O valor da vida humana no hindusmo


Eu no desejo matar os meus professores, tios, filhos, avs, sogros, netos, cunhados e outros parentes que esto prestes a matar-nos, Krishna. Senhor Krishna, que prazer h em matar os nossos primos? Por matar os nossos semelhantes ns iremos incorrer num crime e, consequentemente, num pecado. Portanto, ns no mataremos os nossos primos. Como pode algum ser feliz depois de matar os seus parentes, Krishna? De qualquer modo, eles esto cegos pela ambio e no vem maldade na destruio da famlia ou pecado por trarem os seus amigos. Bhagavad-Gita

Saber +
Bhagavad-Gita conhecido como Cano do Senhor. Reverenciado por budistas e hindus, um dos pilares da literatura sagrada mundial. Compreende duzentos e cinquenta mil versculos que descrevem a grande guerra entre o Bem e o Mal.

16

unidade 1

Doc. 8 A vida humana no Alcoro


vs que credes, sede firmes na distribuio da justia, mesmo contra vs mesmos, vossos pais e vossos parentes, trate-se de ricos ou indigentes. Deus vela sobre todos. (4, 135) Quem matar uma pessoa sem que esta tenha matado outra ou tenha espalhado a corrupo sobre a Terra seja julgado como se houvesse matado toda a humanidade e quem a ressuscitar seja recompensado como se tivesse ressuscitado toda a humanidade. (5, 32) Dai o que justo ao prximo, ao pobre e ao viajante. (17, 26) No mateis os vossos filhos por temor da misria. O seu assassnio uma grande falta. (17, 31) Deus compassivo, misericordioso para com os homens. ele quem vos d a vida, depois vos faz morrer e depois vos restituir vida. (22, 65-66) Recorda-te de quando o teu Senhor disse aos anjos: Eu vou criar um ser humano de barro. Quando o tiver modelado e lhe tiver insuflado parte do meu Esprito, ca perante ele, prostrados! (38,71-72) Todos os crentes so irmos. Fazei a paz entre os vossos irmos e temei a Deus. Talvez recebais misericrdia. (49, 10)

deFeSA dA vidA humAnA um perCurSO

Declogo
Sc. XIII a. C.

Preceitos de Buda
Sc. V a. C.

Mandamento do Amor (Jesus)


Sc. I

Juramento de Hipcrates
Sc. V a. C.

Bhagavad-Gita
Sc. IV a. C.

unidade 1

17

Doc. 9 vida no Budismo


Tudo o que existe no mundo possui uma alma, no s o ser humano e os animais, como tambm as plantas, as pedras, as gotas de gua, etc. O respeito pela vida o primeiro (e o mais importante) mandamento budista. Por essa razo que, ao andar, deve o monge varrer diante de si para no correr o risco de matar algum animal pequeno. A doutrina budista proclama o respeito absoluto pela vida humana. Mircea Eliade, Histria das Ideias e Crenas Religiosas O crente budista, para conseguir a salvao, tem cinco mandamentos a cumprir: no matar, no roubar, no mentir, no cometer adultrio e no saborear bebidas inebriantes. Histria Universal Comparada (Resomnia Editores) Para o Budismo no existem fronteiras: as ideias de ptria, de nao, de cor, de pureza da raa, etc. so consideradas ilusrias, j que segundo a doutrina do ciclo dos renascimentos no se renasce todas as vezes no mesmo pas ou na mesma cor de pele. Se todos os seres humanos so migrantes no h qualquer razo para se baterem por causas passageiras. Ainda por cima, o primeiro preceito do Budismo consiste em abster-se de matar seres vivos. Jean Delumeau, As Grandes Religies do Mundo
Mircea Eliade

Esttua de Buda

Jean Delumeau

D. U. D. H.
1948

Carta dos Direitos Fundamentais da Unio Europeia


2000

Alcoro
Sc. VII d. C.

Constituio da Repblica Portuguesa


1976

18

unidade 1

Atentados vida e sua dignidade


A vida um bem inestimvel. Mas a histria da humanidade est repleta de contnuos atentados vida humana e de brutais violncias contra o ser humano. Tal acontece porque cada pessoa , em si mesma, um ser dividido. No seu corao habitam o bem e o mal. Por imperativos egostas ou por condicionalismos sociais, aprisiona, por vezes, a liberdade e a dignidade dos outros. Se verdade que a medida do amor amar sem medida princpio que tem sido testemunhado por muitas pessoas de bem , tambm verdade que muitos no se deixaram transformar pela beleza da vida. E o preo a pagar tem sido excessivo.

Saber +
A palavra aborto no nascido provm do latim abortus, que significa privao (ab) do nascimento (ortus). Abortus, derivado de aboriri, designa tambm crepsculo, desaparecimento e morte.

O aborto
O aborto consiste na expulso voluntria ou involuntria de um embrio ou de um feto quando o mesmo no tem condies de vida fora do tero. O aborto pode ser espontneo (involuntrio) ou induzido (provocado voluntariamente). So vrios os factores que podem originar um aborto espontneo. O desenvolvimento anormal do embrio ou do feto, problemas no tero, diabetes sem controlo e alteraes hormonais so alguns dos factores possiveis. Tambm o consumo excessivo de tabaco, lcool e drogas, como a cocana, pode ocasionar o aborto espontneo. A expresso eufemstica Interrupo Voluntria da Gravidez (IVG) designa oficialmente o aborto induzido.

unidade 1 Se aceitarmos que a vida humana tem o seu incio no momento da fecundao, torna-se evidente que realizar uma interrupo voluntria da gravidez atentar contra a vida de um ser humano.

19

tipOS de ABOrtO

ABORTO

ESPONTNEO

INDUZIDO (qumico ou cirrgico)

TERAPUTICO

VOLUNTRIO

Malformaes congnitas

Violao

Perigo de vida da me

Me adolescente

Falta de condies econmicas

Beb no desejado

20

unidade 1 O aborto induzido pode ser realizado atravs de medicamentos aborto qumico ou atravs de tcnicas cirrgicas aborto cirrgico como a suco, a dilatao ou a curetagem. O aborto qumico realizvel apenas durante as primeiras doze semanas de gravidez. Consiste na administrao de medicamentos que provocam a expulso do embrio. Nos casos em que o aborto qumico no se revela eficaz, recorre-se a tcnicas cirrgicas.

Consequncias do aborto
Embora o aborto realizado adequadamente no implique graves riscos para a sade da mulher at s dez semanas, o perigo aumenta progressivamente para alm desse tempo. Entre as possveis complicaes fisiolgicas do aborto destacam-se as hemorragias, as infeces, as laceraes cervicais, as perfuraes uterinas, o aumento da possibilidade de uma nova gravidez terminar em aborto espontneo ou em parto prematuro e a esterilidade. Estas consequncias surgem com maior frequncia no aborto mais tardio. Entre os eventuais efeitos psicolgicos sobressaem sentimentos de culpa, baixa auto-estima, impulsos suicidas, hostilidade, frigidez, frustrao e depresso.

Legislao portuguesa sobre o aborto


At 1984, o aborto era legalmente proibido em Portugal. A Lei n. 6/84, de 11 de Maio, veio permitir a realizao da interrupo voluntria da gravidez at s doze semanas nos casos de perigo de morte ou de grave perigo para a sade fsica ou psquica da mulher e nos casos de gravidez resultante de violao; e at s dezasseis semanas nos casos de doena grave ou malformao fetal. A Lei n. 90/97 alargou os prazos de permisso do aborto at s vinte e quatro semanas nos casos de malformao ou de perigo de doena incurvel do nascituro; e at s dezasseis semanas nos casos de crime contra a liberdade e autodeterminao sexual (violao). A Lei n 16/2007 introduziu, nas primeiras dez semanas de gestao, a legalizao da interrupo voluntria da gravidez por opo da mulher, ou seja, sem a necessidade de apresentar qualquer outra justificao.

unidade 1

21

Argumentos a favor e contra o aborto


Quase ningum a favor do aborto. A maior parte das pessoas consideram-no um mal a evitar. A polmica situa-se sobretudo no combate ao aborto clandestino. Realizado sem quaisquer condies de salubridade, tem provocado inmeras mortes e graves problemas de sade s mulheres que a ele recorrem. Alguns consideram que a nica maneira de erradicar esta calamidade liberalizar o aborto voluntrio em unidades de sade com condies mdicas adequadas. Outros pensam que esta no pode ser a soluo e advogam maior controlo e fiscalizao com vista a erradicar o aborto clandestino. Mas o problema no se coloca s a este nvel. Para alguns, o aborto simplesmente uma opo da mulher, no uso da sua liberdade, que deve ser reconhecida legalmente. Os defensores do aborto, favorveis livre escolha da mulher, baseiam-se nos seguintes argumentos: A defesa da dignidade da mulher exige que se lhe reconhea o direito a tomar as decises que entender a respeito do seu prprio corpo. Nenhuma mulher deve ser obrigada a levar por diante uma gravidez indesejada. Caso contrrio, as crianas nascidas contra a vontade das mes poderiam no ser suficientemente amadas nem tratadas com o respeito que lhes devido. H situaes que exigem uma interveno mdica com consequncias abortivas para que a sade fsica e psquica da mulher seja salvaguardada. O aborto clandestino humilha a mulher e tem efeitos sobre a sua sade e a sua vida. No h evidncia de que o embrio ou o feto sejam uma vida humana, em sentido pleno, e mesmo que o fossem a dignidade da mulher deve prevalecer. Por outro lado, os objectores do aborto, normalmente designados por pro-vida, avanam com os seguintes argumentos: A vida humana um valor inalienvel e primordial. O aborto um atentado contra a vida humana. Logo, inaceitvel. Todos os seres humanos tm igual dignidade, independentemente da idade, do grau de desenvolvimento fsico ou mental, da sade, da etnia Abortar porque um feto sofre de malformaes ou por outro motivo qualquer considerar menos dignas determinadas pessoas. H solues alternativas, eticamente aceitveis, para o caso de uma gravidez indesejada: por exemplo, a adopo. Mesmo para os que rejeitam a prtica abortiva, aceitvel que se intervenha medicamente quando a vida da mulher corre srios riscos, ainda que da resulte a morte do feto, porque nestes casos no h inteno de matar um ser humano, mas de salvaguardar a vida da mulher. Para que o aborto seja excludo ou reduzido ao mnimo, todos defendem a promoo do planeamento familiar e a adopo de medidas socioeconmicas de apoio s famlias e s mes solteiras, bem como a educao sexual dos jovens.

Saber +
Todos os cdigos penais das civilizaes antigas puniam severamente a prtica abortiva. O primeiro Estado do mundo a liberalizar o aborto foi a Unio Sovitica de Vladimir Lenine, em 1926; o segundo foi a Alemanha de Adolf Hitler, em 1935. Ainda na dcada de 30, o aborto foi legalizado na Islndia, na Dinamarca e na Sucia. Aps a Segunda Guerra Mundial foi legitimado em quase todo o mundo. Actualmente, desde a Irlanda, que probe o aborto, a alguns Estados norte-americanos, que o permitem at aos nove meses e a simples pedido da mulher, existem legislaes de toda a espcie, revelando que na base destas leis no esto critrios cientficos nem critrios morais universalmente aceites. Enquanto alguns pases alargam o mbito do aborto, verifica-se tambm uma inverso legislativa: a Polnia tornou a proibir o aborto e alguns Estados norte-americanos reflectem sobre a urgncia de o restringir.

22

unidade 1

O ABOrtO em deBAte
A FAVOR CONTRA

A mulher tem direito a tomar as decises que entender a respeito do seu prprio corpo. O embrio e o feto no so um ser humano.

O embrio um ser distinto do corpo materno. A mulher no tem o direito de tomar decises sobre a vida do filho. O embrio um ser humano, pois no h pessoa que no passe pelas fases embrionria e fetal. H solues jurdicas em que o aborto continua a ser proibido, mas a mulher, mesmo que o cometa, no penalizada. Pelo contrrio, as clnicas clandestinas e os tcnicos envolvidos devero ser penalizados. Os problemas sociais e econmicos resolvem-se com apoios adequados e no com o aborto. A lei no deve permitir o que est eticamente errado s porque o Estado no consegue ou no quer resolver os problemas, usando os meios adequados. Legalizar o que est mal no elimina o mal: torna-o bom aos olhos das pessoas. Alm disso, o aborto clandestino continuar a existir, se no houver fiscalizao por parte do Estado. O aborto no pode ser um direito, porque est em causa o valor da vida de outrem. Devem ser criadas condies para que todos possam ter filhos com dignidade. O primeiro direito da criana o direito vida. Isso verdade, mas no razo suficiente para o legalizar. A lei serve para regular o comportamento das pessoas em sociedade e para defender os seus direitos. No se resolve uma dificuldade, fazendo uso de qualquer meio. Os meios usados tm de ser eticamente correctos. O valor da vida humana superior a outros valores, como a situao econmica, a integridade mental ou fsica da criana e a sade psquica da mulher.

humilhante para a mulher ser levada a tribunal por abortar. Passa a ser duplamente vtima.

No se podem desprezar as dificuldades econmicas e sociais de educar um filho no desejado. A despenalizao necessria para resolver o problema do aborto clandestino.

As mulheres tm direito de abortar em condies de segurana. O aborto s perigoso quando feito sem condies de higiene e por pessoal incompetente. O primeiro direito da criana ser desejada. A penalizao do aborto no elimina o aborto.

E nos casos dramticos em que o beb deficiente, em que h perigo para a sade psquica da me, em que a gravidez decorreu de uma violao, ou nos casos em que a famlia demasiado pobre?

unidade 1

23

Doc. 10 trs razes mdicas para ser a favor da vida intra-uterina


1 Uma mulher normal, com uma gravidez normal e com um feto em desenvolvimento, normal, no uma pessoa doente. Por isso, ao mdico apenas cabe uma interveno de vigilncia que, em muitos pases, feita por enfermeiras especializadas e o mdico s chamado a intervir quando h risco de doena e a gravidez passa a ser classificada como gravidez de risco. Portanto, destruir um feto em desenvolvimento no um acto mdico, porque a gravidez no uma doena. Nenhum mdico o pode praticar em circunstncia nenhuma. 2 E se a mulher grvida pedir o abortamento ao mdico, invocando motivos sociais ou econmicos e declarando que no pode suportar mais o estado de gravidez? O mdico ter de lhe responder que no pode dar satisfao ao seu pedido porque a funo que lhe cabe desempenhar como mdico e a sua competncia especfica s podem estar ao servio do diagnstico e tratamento de doentes. Se a causa do pedido de abortamento no uma doena mas uma carncia financeira ou um abandono e marginalizao social, s estruturas de proteco e segurana social e familiar que compete eliminar as causas do pedido de abortamento. Se o mdico acolhesse o pedido e praticasse o crime do abortamento, ofendendo as disposies do seu cdigo de deontologia, no iria resolver nada; os ditos motivos sociais ou econmicos ficariam na mesma ou piores do que estavam antes do abortamento. Este teria sido um crime intil e deixava a porta aberta para novo pedido de abortamento algum tempo depois. 3 O mdico no pode praticar o abortamento no s por estas duas razes, mas ainda por outras de natureza mdica. O mdico sabe que esta interveno abortiva sobre o corpo da mulher grvida, alm de provocar, obviamente, a morte do feto, tem riscos importantes para a me, tanto no acto de fazer o abortamento como no futuro, no que se refere sua sade geral e sua sade sexual. Mesmo o chamado abortamento seguro pode complicar-se com infeco uterina e das trompas, com septicemia, com esterilidade ps-abortamento, com depresso moderada ou grave; em casos raros at com suicdio da me. Cabe ao mdico, contudo, acolher as mulheres que se fizeram abortar, sem qualquer discriminao, tratar as alteraes patolgicas de que sofram, fsicas ou psicolgicas, e promover a informao necessria para que aquela pessoa no volte a encontrar-se na situao que a levou a fazer-se abortar. Daniel Serro, http://aborto.aaldeia.net/ (09/12/2009)

24

unidade 1

proteger a vida
A Igreja catlica afirma que o direito vida inviolvel e que a vida humana deve ser respeitada e protegida desde o momento da concepo; por isso, rejeita as prticas abortivas. Porm, tal como Jesus condenava o pecado mas absolvia o pecador, tambm a Igreja condena o aborto mas manifesta enorme compreenso pelas mulheres que o praticaram. So inmeras as instituies catlicas de apoio s mulheres e vida.

Doc. 11 vida humana um bem a proteger


A vida humana deve ser respeitada e protegida, de modo absoluto, a partir do momento da concepo. Desde o primeiro momento da sua existncia, devem ser reconhecidos a todo o ser humano os direitos da pessoa, entre os quais o direito inviolvel de todo o ser inocente vida. Antes de te formar no ventre materno, Eu te escolhi; antes que sasses do seio da tua me, Eu te consagrei (Jr 1, 5). Tu conhecias j a minha alma e nada do meu ser Te era oculto, quando secretamente era formado, modelado nas profundidades da Terra (Sl 139, 15). A Igreja afirmou sempre o erro moral de todo o aborto provocado. O aborto e o infanticdio so crimes abominveis. A colaborao formal num aborto constitui falta grave. A Igreja pune com a pena cannica da excomunho este delito contra a vida humana. No pretende, deste modo, restringir o campo da misericrdia. Simplesmente, manifesta a gravidade do crime cometido, o prejuzo irreparvel causado ao inocente que foi morto, aos seus pais e a toda a sociedade. Catecismo da Igreja Catlica, 2270-2272

unidade 1

25

Doc. 12 democracia e aborto


Quando a lei, votada segundo as chamadas regras democrticas, permite o aborto, o ideal democrtico, que s tal verdadeiramente quando reconhece e tutela a dignidade de toda a pessoa humana, atraioado nas suas prprias bases: Como possvel falar ainda de dignidade de toda a pessoa humana, quando se permite matar a mais dbil e a mais inocente? Em nome de qual justia se realiza a mais injusta das discriminaes entre as pessoas, declarando algumas dignas de ser defendidas, enquanto a outras esta dignidade negada? Deste modo e para descrdito das suas regras, a democracia caminha pela estrada de um substancial totalitarismo. O Estado deixa de ser a casa comum, onde todos podem viver segundo princpios de substancial igualdade e transforma-se num Estado tirano, que presume poder dispor da vida dos mais dbeis e indefesos, como a criana ainda no nascida, em nome de uma utilidade pblica que, na realidade, no seno o interesse de alguns. Joo Paulo II, O Evangelho da Vida

Combater o aborto pela adopo


Ns estamos aqui hoje porque fomos amados por Deus, que nos criou, e pelos nossos pais, que nos aceitaram e gostaram suficientemente de ns para nos darem a vida. A vida o maior dom de Deus, que criou um mundo suficientemente grande para todas as vidas que ele deseja que nasam. S os nossos coraes que no so suficientemente grandes para as desejar e aceitar. Como seria bonito se todo o dinheiro utilizado para encontrar formas de matar pessoas fosse utilizado, em vez disso, para as alimentar, acolher e educar! Temos demasiadas vezes receio dos sacrifcios que devemos fazer. Mas onde h amor, h sempre sacrifcio, e quando amamos at nos fazer doer, h sempre alegria e paz. Com o aborto, est a dizer-se ao pai que ele no precisa de assumir qualquer responsabilidade pelo filho que trouxe ao mundo. E muito provvel que esse mesmo pai possa colocar outras mulheres perante a mesma situao difcil. Assim, o aborto conduz a mais abortos. Estamos a combater o aborto pela adopo cuidando da me e adoptando a criana. Salvmos milhares de vidas. Por favor, no matem os bebs. Entreguem-mos. Estou disposta a receber qualquer beb que pretendam fazer abortar e a entreg-lo a um casal que o amar e ser amado por ele. S na nossa casa de Calcut salvmos mais de trs mil crianas de abortos. Estas crianas trouxeram muito amor e alegria aos seus pais adoptivos e, por sua vez, cresceram no meio do amor e da alegria. Para mim, as naes que legalizaram o aborto so as naes mais pobres. Teresa de Calcut, Discurso na Conferncia Internacional sobre Populao e Desenvolvimento

26

unidade 1

Doc. 13 deus na criana


Silncio! No vs? Repara: A manh faz-se mais clara Silncio! Devagarinho Cuidado com as pedras do caminho Silncio! No fales no Deixa-me ouvir bater o corao Silncio! Todo o Universo Est ali-dentro dum bero! Alm No vs que dorme uma criana? Silncio! Deus que descansa. Miguel Torga

O preconceito
O preconceito funda-se num juzo preconcebido, injustificado e irracional. Manifesta-se geralmente em atitudes discriminatrias relativamente a determinadas pessoas, lugares ou tradies que, pelo simples facto de serem diferentes, so considerados destitudos de valor. Indica, portanto, desconhecimento e ignorncia relativamente ao outro que desconsiderado. Em geral, a ignorncia produz o medo do que se desconhece e conduz adopo de comportamentos defensivos que podem manifestar-se desde a simples indiferena at violncia explcita. O outro cuja verdadeira natureza se ignora entendido como uma ameaa, como um potencial inimigo que deve, por conseguinte, ser combatido ou mesmo eliminado. O ponto de partida do preconceito uma generalizao injustificada, chamada esteretipo. Por exemplo: todos os ciganos so ladres, todos os brancos so arrogantes, os espanhis no so de fiar

unidade 1 O preconceito sempre uma atitude errada e imoral, porque no se baseia em nenhuma justificao racional, mas na ignorncia e no medo que esse desconhecimento provoca em ns. O preconceito conduz ao autoritarismo, discriminao, marginalizao e violncia. possvel identificar preconceitos de ordem religiosa, econmica, poltica, cultural, tnica, racial Os Egpcios, por exemplo, mantiveram os Hebreus na escravido durante mais de quatro sculos. Os Persas, no tempo do apogeu do seu imprio, consideravam-se superiores ao resto da humanidade. Tambm os Romanos, os povos germnicos ou os Normandos, entre outros, tinham o mesmo conceito de si prprios. Os Gregos consideravam brbaros todos os povos que no falassem o idioma grego; para os Romanos eram brbaros todos os povos que no falavam latim. Para os Europeus, os Africanos e os ndios das Amricas eram selvagens e pagos. De uma forma geral, ao longo da histria da humanidade, os estrangeiros foram sendo desconsiderados, identificados com o inimigo e submetidos fria do dio, apenas pelo simples facto de pertencerem a um grupo tnico ou cultural diferente. E desse esteretipo decorreram as guerras, a violncia entre povos e a morte de muitos seres humanos, vtimas do preconceito dos mais fortes.

27

O racismo
O racismo uma forma de pensar (uma ideologia) e de agir fundada num preconceito. Acredita-se que alguns indivduos ou grupos, pelo simples facto de possurem determinadas caractersticas fsicas hereditrias, bem como certo tipo de manifestaes culturais, so seres inferiores. O racismo baseia-se em opinies preconcebidas e injustificadas segundo as quais as diferenas biolgicas entre os seres humanos lhes atribuem um estatuto superior ou inferior. De acordo com esta ideologia, os seres humanos no tm todos o mesmo valor nem so todos dotados da mesma dignidade. O valor depende da sua pertena a determinados grupos raciais. O racismo pretende justificar a escravido, a opresso, o domnio de uns povos sobre outros, o genocdio contra um grupo, uma etnia O racismo afirma a necessidade de um grupo social dominante, seja em termos econmicos seja numricos, se distanciar de outros grupos que, por razes histricas, possuem tradies ou comportamentos diferentes. O grupo dominante constri um mito (um esteretipo) sobre os outros grupos e com base nessa ideia preconcebida nega-lhes a liberdade ou mesmo o direito existncia. Ser racista desprezar o outro em nome da sua pertena a um grupo que se distingue pela cor da pele ou por outras caractersticas fsicas, normalmente associadas ao uso de uma lngua prpria, prtica de uma religio diferente, etc. Os racistas utilizam sempre argumentos de ordem irracional para justificar a hierarquizao entre as pessoas. Ccero, filsofo romano, j dizia que os homens diferem pelo saber, mas so iguais na sua aptido para o saber. As diferenas entre as pessoas ou os grupos humanos no justificam que se lhes atribua um valor diferente. Ser pobre ou rico, pertencer a um pas ou a outro ou ter determinada cor de pele no retira nem acrescenta dignidade e valor s pessoas.

28

unidade 1

Saber +
Em pleno sculo XX, a partir de 1948, na frica do Sul, o regime do apartheid manteve a populao africana sob o domnio de um povo de origem europeia. Este regime poltico racista chegou ao seu termo quando, por presso mundial e aps a libertao de Nelson Mandela, foram convocadas as primeiras eleies para um governo multirracial de transio, em Abril de 1994.

Doc. 14 Identificao com a espcie humana


Na nossa histria mais remota, os indivduos mantinham obedincia em relao ao seu grupo tribal directo, todos ligados por consanguinidade. medida que o tempo foi passando, a necessidade de comportamento cooperativo na caa de animais corpulentos ou de grandes manadas, na agricultura e no desenvolvimento das cidades agregou os seres humanos em grupos cada vez maiores. Hoje, um instante particular na histria de quatro mil milhes e meio de anos da Terra e na histria de vrios milhares de anos da espcie humana, a maioria dos seres humanos tem a sua principal fidelidade para com a nao-estado. Muitos dirigentes visionrios idealizaram uma poca em que a fidelidade de um ser humano individual no ser para com a sua nao-estado particular, raa ou grupo econmico, mas para com a espcie humana como um todo, quando o bem-estar de um ser humano de outro sexo, raa, religio ou crena poltica a dez mil milhas de ns nos for to valioso como o de um nosso irmo ou vizinho. A tendncia nesta direco, mas angustiantemente lenta. Adaptado de Carl Sagan, As Ligaes Csmicas

O nazismo
A seguir Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Alemanha foi obrigada a assinar, em 1919, o Tratado de Versalhes, que lhe impunha pesadas obrigaes por ser responsvel pelo conflito blico. Esta situao, acompanhada da crise econmica que gerou, em poucos anos, vrios milhes de desempregados, conduziu a conflitos sociais. Surgiram, neste cenrio poltico e econmico, partidos ultranacionalistas. Um desses partidos chamava-se Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemes (Partido Nazi) e era liderado por Adolfo Hitler. Milhes de desempregados e grupos dominantes descontentes passaram a acreditar nas promessas de Hitler de transformar a Alemanha num pas rico e poderoso. Nas eleies de 1932, o Partido Nazi conseguiu obter a maioria dos votos. O fhrer (lder, chefe) iniciou uma propaganda alienante, recorrendo violncia policial para implantar uma cruel ditadura. O povo alemo, como todos os outros, era bastante miscigenado (mistura de vrias raas e etnias) e, portanto, no havia propriamente uma raa pura cujos traos fsicos fossem inteiramente distintos do resto da humanidade. Mas a propaganda nazi defendia a pureza racial do povo alemo e a sua superioridade em relao a todos os povos existentes face da Terra. Um sentimento de hostilidade e averso dirigido a pessoas, culturas e religies no dominantes fez-se sentir de forma violenta. Defensores da xenofobia (medo e hostilidade aos estrangeiros) e da ideologia racista, implementaram

unidade 1 formas de discriminao com vista a purificar o povo alemo de todo o contgio que pudesse tornar-se um obstculo manuteno da raa pura ariana. A sede de poder de Hitler no tinha limites. Invadiu e anexou vrios pases europeus, dando origem Segunda Guerra Mundial. Contudo, de entre todos os povos, alguns foram vtimas de um dio especial: os judeus. O grande objectivo de Hitler era a extino do povo judeu (a soluo final). Por isso, confinou a populao judaica a guetos, sujeitou-a deportao em massa e isolou-a em campos de concentrao, onde, para alm de ser sujeita a trabalhos forados, vivia em condies degradantes e desumanas, era permanentemente torturada e utilizada como cobaia em experincias cientficas. Estas experincias tinham por objectivo melhorar artificial e cientificamente a qualidade da populao alem. Estima-se que cerca de seis milhes de judeus foram vtimas do nazismo. A este genocdio chama-se geralmente holocausto. Mas o dio de Hitler no se confinava apenas ao povo judeu. Inclua tambm os militantes comunistas, os homossexuais, os ciganos, os deficientes motores, os deficientes mentais, os activistas polticos, as Testemunhas de Jeov, crentes de Igrejas crists que se lhe opuseram, sindicalistas, doentes psiquitricos, etc. Enfim, no se circunscrevia apenas queles que pertenciam a etnias consideradas pelo nazismo como indignas de existir, abrangendo igualmente todos os que se opuseram sanguinria ideologia nazi. Entre muitos outros exemplos de oposio corajosa ao nazismo, podemos destacar Dietrich Bonhoeffer, pastor da Igreja luterana; Alfred Delp, padre jesuta; Nikolaus Gross, beatificado por Joo Paulo II; o padre Augustinus Rsch, provincial da Baviera e o conde Peter Yorck. Rejeitaram formalmente o culto nazi a Hitler assinando a Declarao de Bremen, em 1934, onde se afirma que Jesus Cristo, e no homem algum ou Estado, o nosso nico Salvador. Auxiliaram vrios judeus a fugir da perseguio e combateram activamente o regime de Hitler. Todos eles foram detidos e assassinados.

29

Saber +
A palavra holocausto (em grego antigo: , [todo] + [queimado]) tem origens remotas em sacrifcios e rituais religiosos da Antiguidade, em que plantas e animais (e at mesmo seres humanos) eram oferecidos s divindades, sendo completamente queimados durante o ritual. Assim, holocausto quer dizer cremao dos corpos.

Saber +
dietrich Bonhoeffer nasceu a 4 de Fevereiro de 1906, em Breslau (Alemanha), no seio de uma famlia muito conceituada (o pai era um distinto neuropsiquiatra). Estudou Teologia na Universidade de Tubinga e mais tarde na Universidade de Berlim. Desempenhou a funo de pastor luterano na comunidade evanglica alem em Barcelona e, em 1930, partiu para Nova Iorque para ensinar no Union Theological Seminary. Em 1931 iniciou a sua carreira como professor de Teologia na Universidade de Berlim, tendo sido ordenado ministro da Igreja luterana. A 1 de Fevereiro de 1933, dois dias aps a nomeao de Hitler como chanceler, foi interrompida a emisso radiofnica de Bonhoeffer no momento em que denunciava o totalitarismo. Em 1934, ajudou a organizar a Igreja confessante, que constituiu uma resposta crtica ao nazismo e restante Igreja luterana que se sujeitara a Hitler. Em 1936 foi proibido de ensinar na Universidade de Berlim e a Gestapo encerrou o seminrio da Igreja confessante. Em 1938 iniciou os contactos com os adversrios de Hitler. Em 1939 deslocou-se a Inglaterra e aos Estados Unidos para partilhar os seus receios a respeito do nazismo. Contra a vontade dos seus amigos, regressou Alemanha porque No terei o direito de participar na reconstruo da vida crist na Alemanha depois da guerra, se no viver com o meu povo as provaes do tempo presente. Em 1940 acusou a Igreja de se manter calada quando deveria gritar porque o sangue inocente brada aos cus. Em 1943 foi encarcerado na priso berlinense de Tegel, acusado de auxiliar judeus e de participar na resistncia ao nazismo. Em 1944 foi transferido para o crcere da Gestapo em Berlim. Aps um julgamento sumrio, foi executado em Flossenburg (Alemanha), a 9 de Abril de 1945.

30

unidade 1

Alfred Delp

Alfred delp nasceu a 15 de Setembro de 1907, em Mannheim (Alemanha), filho de pai protestante e me catlica. Em 1926 ingressou na Companhia de Jesus e em 1937 foi ordenado padre catlico. Em 1941 foi designado reitor de uma igreja em Munique. Para alm de anunciar o Evangelho, auxiliou judeus a escaparem perseguio nazi. A oposio de muitos jesutas ao nazismo levou alguns priso e limitou o seu campo de aco. O superior provincial da Companhia de Jesus na Baviera, padre Augustinus Rsch, e o padre Alfred Delp integraram o movimento de resistncia antinazi, na linha do que Delp proclamava: se houver um pouco mais de verdade e luz no mundo pela aco de um ser humano, a sua vida j ganhou sentido. A partir de 1942 reuniam-se regularmente com o grupo clandestino para desenvolver o modelo de uma nova ordem social aps a queda do nazismo. Depois de terem falhado o golpe contra a vida de Hitler a 20 de Julho de 1944, uma comisso especial da Gestapo prendeu todos os conhecidos membros da resistncia. Delp foi encarcerado em Munique, a 28 de Julho de 1944, embora no estivesse directamente envolvido no golpe. Foi transferido para a priso de Tegel, em Berlim, julgado, em conjunto com outros membros da resistncia, e condenado morte por alta traio, uma vez que tinha participado no movimento de resistncia antinazi. A pena foi executada a 2 de Fevereiro de 1945. nikolaus Gross nasceu a 30 de Setembro de 1898, na Alemanha, e foi mineiro, como o seu pai. Prosseguiu os seus estudos noite at se tornar secretrio da juventude da Associao Catlica dos Trabalhadores Mineiros. Em 1926 tornou-se editor de um jornal dirio, rgo oficial do movimento catlico dos trabalhadores. A desenvolveu a sua actividade crtica ao nazismo. Depois de ter sido suspenso, o jornal foi definitivamente encerrado pelo regime nazi. Gross assumiu a liderana do movimento catlico dos trabalhadores em Dusseldorf, o que lhe permitiu realizar muitas viagens e programar actividades de resistncia ao nazismo, discutindo com outros companheiros alternativas ao regime nazi. Na sequncia do ataque falhado vida de Hitler (20 de Julho de 1944), Gross foi feito prisioneiro a 12 de Agosto de 1944. Em 15 de Janeiro de 1945 foi condenado morte e a 23 de Janeiro do mesmo ano foi decapitado em Berlim.

Nikolaus Gross

unidade 1

31

valorizar a vida
A obra monumental da histria da humanidade tem sido conseguir que a cooperao entre as pessoas se sobreponha competio e sobretudo ao dio. A tica hoje dominante nas sociedades democrticas exige o respeito pela pessoa e pelos seus direitos, garantindo o exerccio da liberdade e o reconhecimento fundamental dos valores da igualdade e da fraternidade, que excluem quaisquer discriminaes. Mas h situaes que, pela sua complexidade, levantam dvidas quanto maneira correcta de actuar.

Doc. 15 Cuidar da vida at morte


A revelao bblica mostra-nos a existncia humana como resultado da bondade divina, isto , como um dom que suscita em ns gratido e no nos dispensa da responsabilidade de cuidar dele. Para o crente, a vida no est inteira disposio de quem quer que seja, no arbitrariamente disponvel, mas tem de ser respeitada como a condio bsica de realizao pessoal. A vida humana prvia a qualquer projecto pessoal, por isso ningum senhor absoluto da sua prpria vida e muito menos senhor da vida dos outros. A convico de que s Deus o Senhor da vida no retira ao ser humano a sua responsabilidade de procurar as melhores opes para cuidar da vida que tem diante de si. Cada pessoa deve ser respeitada como sujeito da sua prpria existncia e nunca simplesmente como objecto do qual se possa dispor arbitrariamente.

32

unidade 1

Tornou-se dominante uma concepo de autonomia em que a liberdade individual elevada a direito absoluto. O ser humano actual quer no s ser protagonista da sua prpria histria, mas ter nas mos todos os processos da sua vida. neste sentido que parece aliciante poder antecipar a morte ou prolongar o processo de morrer, de acordo com o que no momento for tido como mais vantajoso. As novas possibilidades que nos so oferecidas pela medicina tambm tornam mais complexas as situaes com que nos deparamos no mbito dos cuidados de sade e do acompanhamento a doentes terminais. A estes factores circunstanciais acresce o facto de o prprio processo de morrer se ter transformado. Na maior parte das vezes morre-se em hospitais ou centros clnicos, nos ambientes annimos e frios das instituies. O sofrimento associado a longas doenas terminais causa uma insegurana adicional e diversos factores contribuem para que os moribundos vivam uma solido preocupante. A obrigao moral de garantir vida humana uma especial proteco est testemunhada em preceitos primordiais da humanidade, com expresses diversas em todas as culturas, e codificada no mandamento bblico do Declogo: No matars (Dt 5,17). O respeito por este imperativo certamente incompatvel com qualquer forma de agresso directa vida humana, sempre que ela no ponha em causa a existncia de outras pessoas. Cf. Nota pastoral da Conferncia Episcopal Portuguesa

Outras situaes de agresso vida, no levantando dvidas, persistem nas sociedades modernas, constituindo um apelo conscincia de todas as pessoas.

unidade 1

33

Doc. 16 idosos vtimas de crime


Nos ltimos anos aumentaram as queixas de violncia contra idosos. O aumento da esperana mdia de vida, a par com o enfraquecimento dos sistemas de proteco social, coloca-os numa situao de grande fragilidade. urgente mudar mentalidades e recuperar o respeito pelo saber de experincia feito. Com o aumento da esperana de vida prev-se que o nmero de pessoas com mais de sessenta anos duplique at 2015, passando de 542 milhes em 1995 para 1200 milhes nessa data. A Organizao Mundial de Sade (OMS) receia que este aumento, associado a uma certa quebra de laos entre geraes e ao enfraquecimento dos sistemas de proteco social, venha a agravar as situaes de violncia. Dados da Associao Portuguesa de Apoio Vtima (APAV) revelam que, nos ltimos anos, se verificou um aumento de 20,4% do total de pessoas idosas vtimas de crime. Por defeito tendemos a associar imediatamente o termo violncia a maus-tratos fsicos, no entanto, o mbito da violncia contra os idosos assume muitos outros contornos to ou mais graves do que a agresso fsica, tais como agresses psicolgicas, privao de cuidados adequados, abandono, desvalorizao da sua personalidade e experincia, usurpao e administrao indevida dos seus prprios bens. Igualmente associados problemtica dos idosos, a APAV tem recebido vrios pedidos de apoio, por parte de profissionais de sade, no sentido de minimizar as consequncias das situaes dos idosos abandonados em hospitais e desenvolver estratgias para que essas situaes aconteam menos frequentemente. Familiares que acompanham os seus doentes idosos fornecem contactos errados ao hospital. Chegada a hora da alta, quando o hospital tenta entrar em contacto com eles, no consegue porque os dados so falsos. Estas situaes no so pontuais, acontecem muito frequentemente e reflectem a inteno ntida de abandonar os idosos, alerta Helena Sampaio. A sociedade actual tem vindo a tratar muito mal os idosos, desvalorizando-os constantemente. Os ritmos de vida, as exigncias profissionais e a falta de medidas especficas para o desenvolvimento de recursos para integrao e proteco dos idosos acabam por potenciar uma cultura em que os mais velhos so postos de parte por no corresponderem aos padres sociais de beleza, dinheiro e consumo. preciso recuperar a importncia do papel do idoso para a comunidade e assegurar ou reforar a formao dos tcnicos que trabalham directamente com eles em casas de repouso e lares. Se antigamente os mais velhos eram respeitados, tidos como fonte de sabedoria, hoje a permanente falta de tempo e a busca incessante pela novidade ignora a sua experincia de vida. Esta uma atitude que nos cabe alterar e que espelha tambm a nossa fuga perante o inevitvel envelhecimento. Vnia Machado, Famlia Crist, Fevereiro de 2009

*
*0,100 / min de rede fixa, 0,250 / min de rede mvel, tarifao ao segundo aps o 1 minuto

34

unidade 1

Doc. 17 doao de rgos


A doao de rgos uma forma peculiar de testemunho da caridade. Numa poca como a nossa, com frequncia marcada por diversas formas de egosmo, torna-se cada vez mais urgente compreender quanto determinante para uma correcta concepo da vida entrar na lgica da gratuidade. De facto, existe uma responsabilidade do amor e da caridade que compromete a fazer da prpria vida uma doao aos outros, se quisermos verdadeiramente realizar-nos a ns prprios. Como nos ensinou o Senhor Jesus, s aquele que doa a vida a poder salvar. Bento XVI, Novembro de 2008

Doc. 18 Aumenta o nmero de dadores de rgos


O ano de 2008 registou um aumento significativo de dadores de rgos inscritos nos hospitais do Servio Nacional de Sade. Este acrscimo traduziu-se num aumento de 12,5% em relao ao ano anterior. Portugal passou de uma taxa de 23,9 para 26,7 dadores por milho de habitantes. Se temos um familiar ou amigo que precisa de um rgo para viver ou melhorar a sua qualidade de vida e ns temos dois e podemos dispor de um, porque no? Os estudos realizados comprovam que no seguimento da doao no h problemas para a sade do dador e que, por ter maior acompanhamento mdico, vive at mais anos do que o no dador. Adaptado de http://www.asst.min-saude.pt/Paginas/asst.aspx

Autoridade para os Servios de Sangue e da Transplantao

unidade 1

35

Doc. 19 Quando um homem Quiser


Tu que dormes noite na calada do relento numa cama de chuva com lenis de vento tu que tens o Natal da solido do sofrimento s meu irmo, amigo, s meu irmo. E tu que dormes s o pesadelo do cime numa cama de raiva com lenis feitos de lume e sofres o Natal da solido sem um queixume s meu irmo, amigo, s meu irmo. Natal em Dezembro mas em Maio pode ser. Natal em Setembro quando um homem quiser. Natal quando nasce uma vida a amanhecer. Natal sempre o fruto que h no ventre da mulher. Tu que inventas ternura e brinquedos para dar tu que inventas bonecas e comboios de luar e mentes ao teu filho por no os poderes comprar s meu irmo, amigo, s meu irmo. E tu que vs na montra a tua fome que eu no sei fatias de tristeza em cada alegre bolo-rei pes um sabor amargo em cada doce que eu comprei s meu irmo, amigo, s meu irmo. Jos Carlos Ary dos Santos, As Palavras das Canes
Natividade, vitral respresentando a vida de Cristo

36

unidade 1

Parbola do bom samaritano


25

Chegada do bom samaritano, por Gustave Dore

-se e fez-lhe esta pergunta: Mestre, que devo eu fazer para ter direito vida eterna? 26 Jesus respondeu: Que diz a Escritura acerca disso e como a entendes tu? 27 E ele disse: Ama o Senhor teu Deus com todo o teu corao, com toda a alma, com todas as foras e com todo o entendimento. E ama o teu prximo como a ti mesmo. 28 Jesus comentou: Respondeste bem. Faz isso e ters direito vida. 29 Mas o doutor da Lei, querendo justificar-se, disse a Jesus: E quem o meu prximo? 30 Ento Jesus respondeu: Ia um homem a descer de Jerusalm para Jeric. Caram sobre ele uns ladres, que lhe roubaram roupa e tudo, espancaram-no e foram-se embora deixando-o quase morto. 31Por casualidade, descia um sacerdote por aquele caminho. Quando viu o homem, afastou-se para o outro lado. 32 Tambm por l passou igualmente um levita que, ao v-lo, se afastou tambm. 33Entretanto, um samaritano, que ia de viagem, passou junto dele e ao v-lo teve pena. 34Aproximou-se, tratou-lhe os ferimentos com azeite e vinho e ps-lhe ligaduras. Depois, colocou-o em cima do seu jumento, levou-o para uma penso e tratou dele. 35No outro dia, deu duas moedas de prata ao dono da penso e disse-lhe: Cuida deste homem e, quando eu voltar, pago-te tudo o que gastares a mais com ele. 36 Jesus perguntou ento ao doutor da Lei: Qual dos trs te parece que foi o prximo do homem assaltado pelos ladres? 37 E ele respondeu: O que foi bom para ele. Jesus concluiu: Ento vai e faz o mesmo. Lc 10, 25-37

m certo doutor da Lei, que queria experimentar Jesus, levantou-

Na histria do bom samaritano, Jesus afirma a dignidade da vida humana, qualquer que seja a sua provenincia, e revela a natureza de uma religio autntica, que consiste no apenas na adeso a determinadas crenas ou na prtica de alguns rituais, mas fundamentalmente numa vida orientada pelo princpio do amor ao prximo.

unidade 1

37

Saber +
O Bom Samaritano, por Uptton Clive A parbola um recurso literrio muito utilizado por Jesus. Trata-se de uma narrativa fictcia construda a partir de ambientes reais, com o objectivo de iluminar um ensinamento tico ou religioso e provocar uma transformao de comportamentos. Os doutores da Lei ou escribas eram peritos na interpretao da Lei de Moiss, cujo cumprimento procuravam impor ao povo. Os sacerdotes, no tempo de Jesus, eram ministros sagrados encarregues de oferecer diariamente sacrifcios no Templo de Jerusalm. Alm das tarefas cultuais, competia-lhes a instruo do povo em assuntos religiosos e a administrao dos bens do Templo. Os levitas eram auxiliares dos sacerdotes, constituindo uma espcie de baixo clero.

Um doutor da Lei interroga Jesus sobre o que deve fazer para alcanar a vida eterna. a questo central da vida humana: Como alcanar a plenitude da vida, a felicidade sem limites? Mas, na boca do doutor da Lei, tambm uma pergunta armadilhada, porque pretendia apanhar Jesus em falso e conseguir matria para o condenar. Jesus, porm, devolve-lhe a pergunta, conduzindo-o Lei de Moiss, e o escriba recita o preceito do amor a Deus e ao prximo, tal como estava formulado em Dt 6, 4 e Lv 19, 18. Vendo a sua sntese aprovada, o doutor da Lei acrescenta outra questo muito discutida: E quem o meu prximo? No tempo de Jesus, no havia consenso entre os mestres a respeito desta questo: o prximo ser apenas o que pertence ao meu grupo tnico, religio onde me insiro, ao grupo social de que fao parte? Jesus, no entanto, tinha uma perspectiva muito diferente da que era geralmente defendida. precisamente para explicar a sua interpretao que conta a parbola do bom samaritano. Para uma melhor compreenso desta parbola convm ter presente que Judeus e Samaritanos eram dois povos que viviam separados por razes histricas. A relao que estabeleciam era extremamente conflituosa. Os Judeus desprezavam os Samaritanos, por serem o resultado da miscigenao entre Israelitas e outros povos estrangeiros e, para alm disso, consideravam-nos hereges (partidrios de uma religio semelhante dos Judeus mas com algumas diferenas consideradas essenciais). Por outro lado, os Samaritanos retribuam aos Judeus o mesmo desprezo. A parbola situa-nos na estrada de cerca de trinta quilmetros que desce da cidade santa de Jerusalm para a cidade de Jeric. Era um itinerrio perigoso, cheio de contracurvas e ravinas, onde facilmente se escondiam salteadores. Ora um homem no identificado (pelo contexto, depreende-se que um judeu, pois veio de Jerusalm) foi assaltado por bandidos e deixado cado na berma da estrada. Trata-se, portanto, de um homem ferido, abandonado, a reclamar ajuda urgente.

38

unidade 1
NO
Sarepta

ABILENE
Cesareia de Filipe (Panias) Monte Hermon Dan

NO TEMPO DE JESUS

Tiro Gerasa (Cades) Hasor Corozaim Cafarnaum

LB A

A PALESTINA

ITU

RE

IA

-FEN CIA

TRACONTIDE
GA UL

Ptolomaida

ERRNEO

Monte Carmelo
Pl

an

ie

de

AN Befsaida TI Lago Can(?) Magdala DE de Genesaret IA E Hippos ALIL Tiberades G uc rm Ja Rio Gadara Nazar Monte Tabor Abila
et on Naim

BA TA N

Rafna

SRIO

EIA
Canaina

Dion

Es

NTID AURA

DIT

dr

ME

Cesareia

Citopolis Pella Dotan

DE

PO

LE

AR

Rio Jordo

SAMA
Apolnia

RIA

Sebaste (Samaria) Monte Ebal Siqum Monte Garizim

Gerasa

Rio Jaboc
Adab

Antipatris Jope Arimateia Lida Jmnia Efraim Alalon Emas Azoto Ascalon Gal Azeca Jeric Glgala Alexandreion

Gadara Filadlfia

Jerusalm
Betnia Belm

Hesebon Madeb

JUD

M O RT O

EIA

Herodion Hifcania
Deserto de Jud

Maqueronte Dibon Rio Arno n

Gaza

Laquis

Hebron Adoraim

Rafia

Massada

EI

Bersab

Aroer
- Territrio sob a dependncia do Procurador romano - Tetrarquia de Herodes Antipas - Tetrarquia de Filipe

ID

Arad

A R

10

20

30

40

50 km

- Provncia romana da Sria - Decpole - Territrios independentes

Pela estrada passaram sucessivamente um sacerdote e um levita que o ignoraram. Nada se diz a respeito das razes que levaram estes homens a no prestar ajuda ao moribundo. Talvez o medo de serem tambm eles assaltados, ou a preocupao com a pureza legal (que proibia que tocassem num cadver), ou a pressa, ou a simples indiferena diante do sofrimento alheio. Apesar dos seus conhecimentos religiosos, no se sentem animados por qualquer espcie de sentimento de misericrdia! Eles sabem tudo sobre Deus, lidam diariamente com o culto divino, mas, afinal, nada sabem a respeito da sua verdadeira natureza: o amor e a vida em plenitude. A sua religio resume-se a um conjunto de ritos estreis, cerimnias faustosas e solenes, contudo sem a densidade espiritual que s o amor pode oferecer. Pela estrada passou, finalmente, um samaritano. Um estrangeiro, um inimigo de Israel e da sua religio, um infiel s tradies judaicas antigas, um homem que vivia, sob a ptica dos Judeus, longe da salvao e do amor de Deus. No entanto, foi ele quem parou sem medo de correr riscos ou de adiar os seus interesses pessoais para cuidar do homem estendido na berma da estrada. O samaritano poder-se-ia ter deixado conduzir pelo dio entre os dois povos. Porm, a sua atitude marcou a diferena. Cheio de compaixo, aproximou-se do homem cado, desinfectou-lhe as feridas com vinho, atenuou-lhe as dores com azeite, levou-o para a estalagem e ainda pagou para cuidarem dele. Apesar de ser um estrangeiro e de pertencer a outro grupo religioso, deixou-se guiar pela ateno ao outro, independentemente do seu grupo de pertena, por um corao repleto de amor e, portanto, cheio de Deus.

unidade 1 Ao eleger como modelo um samaritano, Jesus ultrapassa as expectativas do doutor da Lei, dado que o heri da histria no quem seria de esperar, mas, pelo contrrio, algum que despertava os piores sentimentos: um excludo, um estrangeiro, um ser menor. Toda a parbola se centra na ideia de que o amor no tem qualquer espcie de limite, universal, estende-se a todas as pessoas, porque todas so portadoras da mesma dignidade. E sobretudo aquele que precisa do nosso auxlio que constitui o nosso prximo. O critrio do amor concreto no a pertena tnica, religiosa ou outra, mas a necessidade das pessoas que se cruzam connosco no percurso da vida. Com este desafio vai e faz o mesmo Jesus desloca totalmente o centro da questo. No se trata de saber quem o nosso prximo, porque toda a criatura humana o ; trata-se, isso sim, de saber como nos tornamos prximos do outro. A narrativa inverte os papis e coloca o prximo no do lado daquele que deve ser amado, mas daquele que deve amar. O doutor da Lei esperava um esclarecimento terico, porm foi remetido para a sua responsabilidade de praticar os mandamentos. O amor ao prximo no assunto de debates tericos, de definies abstractas e de discusses sem fim, na preocupao de delimitar as fronteiras do campo do amor, identificando o prximo a incluir ou a excluir. O amor ao prximo sinnimo de disponibilidade para ajudar qualquer pessoa que precise, seja amiga ou inimiga, conhecida ou desconhecida, da mesma etnia ou de qualquer outra; significa reconhecer em todos e em cada um a dignidade de ser pessoa. A pergunta inicial era: Que fazer para ter direito vida eterna? A concluso bvia: Para alcanar a felicidade preciso amar a Deus e tornarmo-nos prximos dos que necessitam da nossa ajuda. Trata-se, portanto, de fazer com que o amor percorra as duas coordenadas fundamentais da existncia: a vertical (relao com Deus) e a horizontal (relao com os outros).

39

O Bom Samaritano, por Van Gogh

40

unidade 1

O Bom Samaritano, por autor annimo

Doc. 20 estrada de Jeric


Na longa estrada de Jeric Um homem sofre e eu vou passar Vou apressado, vou em misso Mas bate triste meu corao Se eu penso em mim, tu ficas s Se eu penso em ti, seremos ns A tua dor vai acabar E eu mais seguro vou caminhar Seremos dois a enfrentar A longa estrada de Jeric No temerei, no temers Os salteadores que espreitam l Se eu penso em mim... E na cidade de Jeric Vamos jantar amor e po E quem nos vir, h-de pensar Vale sempre a pena estender a mo Fernando Fonseca

unidade 1

41

dar a prpria vida pelo outro


Ao longo da histria, encontramos vrios testemunhos de pessoas que, com toda a dignidade, foram capazes de entregar a sua prpria vida em prol dos outros. Giana Beretta Molla um exemplo radical de sacrifcio da prpria vida em benefcio da vida de outrem.

Doc. 21 me de Famlia
Gianna Beretta Molla (1922-1962), mdica italiana, casada e me de quatro filhos, foi proclamada santa pela Igreja catlica. Fruto do seu matrimnio com Pietro Molla nasceram quatro crianas: Pierluigi, Mariolina, Laura e Gianna Emanuela. Na ltima gestao, aos 39 anos, descobriu que tinha um fibroma no tero. Foram-lhe apresentadas trs opes: retirar o tero doente, o que ocasionaria a morte da criana, abortar o feto ou, a mais arriscada, submeter-se a uma cirurgia de risco e preservar a gravidez. No hesitou! Disse: Salvem a criana, pois tem o direito de viver e ser feliz! Submeteu-se cirurgia no dia 6 de Setembro de 1961.

42

unidade 1

Alguns dias antes do parto, sempre com grande confiana em Deus, disponibilizou-se para sacrificar a sua vida se essa fosse a condio para salvar a do filho: Se tiverem de decidir entre mim e o meu filho, nenhuma hesitao: exijo que escolham a criana. Salvem-na. Deu entrada, para o parto, no hospital de Monza, na Sexta-feira Santa de 1962. No dia seguinte, 21 de Abril de 1962, nasceu Gianna Emanuela. Gianna Beretta morreu no dia 28 de Abril seguinte. Foi beatificada no dia 24 de Abril de 1994, no Ano Internacional da Famlia, e canonizada no dia 16 de Maio de 2004, recebendo do papa Joo Paulo II o sugestivo ttulo de Me de Famlia. Na cerimnia estiveram presentes o seu marido, as filhas Gianna Emanuela e Laura e o filho Pierluigi. Adaptado de http://www.vatican.va/ (14/12/2009)

Trs Idades da Mulher, por Gustav Klimt

unidade 1

43

perspectivas de futuro
A prtica dos valores ticos como o respeito, a tolerncia, a pacincia, a solidariedade, o carinho, a dedicao, o dilogo, a justia essencial ao reconhecimento efectivo da dignidade da vida humana. Numa sociedade marcada pelos valores econmicos, que atribui maior importncia ao ter do que ao ser, em muitas situaes parece prevalecer a importncia da aquisio e manuteno de bens materiais em detrimento da defesa do valor essencial que a pessoa humana. Todos os dias vemos, ouvimos e lemos notcias em que se atenta contra a dignidade da vida humana por razes insignificantes: uma discusso motivada pela simples e natural diferena de opinies ou a disputa acerca de uma propriedade. E a violncia gera sempre mais violncia. Num processo de desculpabilizao, encontramos atenuantes que pretendem explicar os nossos desvarios em momentos de mau humor: a desestruturao familiar, a pobreza, o desemprego, o deficiente acesso educao ou sade, ausncia de perspectivas de futuro, incapacidade para sonhar ou para nos empenharmos fortemente na realizao dos nossos sonhos. E apesar de no constiturem justificaes para os nossos comportamentos desumanos, so motivos que nos pem merc dos nossos piores instintos. , pois, essencial ter um projecto de vida que nos abra as portas ao futuro, mudana, ao crescimento interior, realizao pessoal, profissional e familiar. E simultaneamente acreditar que somos capazes de construir e concretizar esses projectos, enquanto nos esforamos por faz-lo. Cada pessoa vale por si mesma. No porque algum a ama e lhe quer bem, ou porque reconhecida pelos demais ou pelo Estado (embora, por ser pessoa, merea ser amada e respeitada por todos). por causa do valor inalienvel de cada pessoa que todos tm direito a ser reconhecidos e valorizados, sobretudo os mais vulnerveis, os que se sentem excludos e aqueles cuja voz no escutada pela sociedade. Onde no h reconhecimento da dignidade, no h humanidade. Da que a dignidade humana exija a responsabilidade de cada um pelo seu prximo.

No pode haver paz verdadeira sem respeito pela vida. Joo Paulo II

48

unidade 2

unidade 2

49

Unidade Lectiva 2

Deus, o grande mistrio


Nesta unidade vamos reflectir sobre:
A questo da existncia de Deus O atesmo, o agnosticismo e a adeso confiante As razes para acreditar na existncia de Deus A f como acolhimento e confiana no sentido da vida As representaes da divindade no Antigo Egipto e no politesmo greco-romano Deus no Antigo e no Novo Testamentos Deus na arte A bondade e imensido infinita de Deus Solidariedade e fraternidade: testemunhos de vidas com sentido

50

unidade 2

Ol! O meu nome Teresa. Sou conhecida por Teresa de Lisieux e por Teresinha do Menino Jesus. Nasci em 1873 no norte de Frana. A minha me, Zlia, partiu para o cu quando eu tinha quatro anos; estabeleci ento uma forte ligao minha irm Pauline, que se tornou a minha segunda me. Depois, mudmo-nos o meu pai, Lus, eu e as minhas trs irms para Lisieux. Os meus pais eram profundamente religiosos. Todos os dias rezavam e tudo era feito para que se cumprisse a vontade de Deus. As minhas irms entraram no Carmelo (convento das irms carmelitas) e eu senti, ainda adolescente, um amor profundo por Deus. Tornar-me freira foi o caminho que escolhi para viver esse amor. Com 16 anos entrei no convento. Na vida rotineira e tranquila que inclua momentos de orao e trabalhos domsticos, descobri a pequena via, a via do amor que se revela nas pequenas coisas do dia-a-dia. Deixei que Deus me envolvesse com o seu amor intenso e apaixonante, ele que a origem do amor, que o prprio Amor. Simplesmente deixei-me conduzir por Deus. Entregava-me a todas as actividades com generosidade, como se fosse o prprio Deus a pedir-me que o fizesse. Era a ele que eu servia. Esta descoberta trouxe-me uma felicidade imensa, que pensei no existisse. Desejava que todos experimentassem esse amor. Sei que vives num tempo e numa poca onde o amor de Deus muito necessrio. Nesta unidade ousa fazer a descoberta radical de Deus, do Amor que existe no teu corao e no abrao dos que precisam de ti.

Teresa de Lisieux morreu na noite de 30 de Setembro de 1897, com apenas 24 anos. Em 1920, foi declarada santa e mais tarde doutora da Igreja por causa dos seus belssimos escritos, sobretudo a Histria de uma Alma, onde descreve o seu percurso espiritual de encontro com Deus. Por causa do seu amor universal e do desejo profundo de que todos os seres humanos encontrem Deus, foi proclamada padroeira dos missionrios, aqueles que anunciam Deus e partilham com os mais pobres uma vida simples. A festa de Santa Teresinha do Menino Jesus celebra-se a 1 de Outubro.

Compreendi que s o amor faz agir os membros da Igreja. Compreendi que o amor encerra todas as vocaes e que o amor tudo, abraa todos os tempos e todos os lugares Numa palavra, o amor eterno encontrei a minha vocao: o Amor! Teresa de Lisieux

unidade 2

51

A questo da existncia de Deus


A questo de Deus uma questo humana fundamental. De uma forma ou de outra, todas as pessoas, questionando-se sobre si mesmas, sobre o sentido das suas vidas, acabam por levantar a questo de Deus. A procura do Transcendente, da Divindade, do Sagrado, uma realidade humana e universal. Sujeitas s mais variadas situaes existenciais, como a experincia do sofrimento, da finitude, da ausncia de sentido, ou, pelo contrrio, a experincia do encontro, da verdade, da felicidade, as pessoas acabam por se interrogar sobre a existncia de Deus. O ser humano um ser religioso. Desde sempre todos os povos procuram respostas s questes profundas da existncia humana: Qual a origem de todas as coisas? Qual o destino ltimo de toda a realidade? Far sentido a vida humana perante a morte? Poderemos esperar o triunfo do bem sobre o mal? Perante interrogaes como estas, Deus surge como a origem primeira e o fim ltimo, no qual se encontra a bondade sem limites e a esperana de uma felicidade sem ocaso.

POSIES FACE EXISTNCIA DE DEUS


Deus existe?

Os ateus afirmam que no

Os agnsticos declaram que no sabem

Os crentes acreditam que sim


Deus Pai, por Artus Quellinus

52

unidade 2

Saber +
Arthur Schopenhauer (1788-1860), filsofo alemo, escreveu uma vasta obra acentuadamente pessimista, da qual se destaca O Mundo como Vontade e Representao.

O Atesmo
Atesmo uma palavra de origem grega composta por dois elementos: a (negao) + theos (deus), e significa literalmente sem deus. uma posio filosfica que nega categoricamente a existncia de Deus ou de qualquer divindade. H vrios tipos de atesmo: desde o atesmo terico, que consiste na afirmao categrica da no existncia de Deus, at ao atesmo prtico. Mesmo o atesmo terico tem muitas variantes. De um modo geral, radica numa concepo materialista da realidade (nada h para alm daquilo que se pode observar, ou seja, do mundo material). Alguns consideram que o sofrimento humano insupervel e a existncia de Deus incompatvel com o facto de haver sofrimento. Tm uma concepo pessimista da vida (Schopenhauer). Para outros, a vida to absurda, por causa do sofrimento e sobretudo da morte, que Deus no pode existir (Sartre). Outros ainda, consideram que Deus uma projeco dos desejos humanos (Freud) ou um instrumento de fuga diante da tragdia da vida (Nietzsche). H ainda outros que, no conseguindo provas para a existncia de Deus (pelo menos, provas cientficas), no esto dispostos a aceitar a sua existncia. Para estes, o mtodo cientfico o nico que nos pode aproximar da verdade. O atesmo prtico a atitude das pessoas que vivem sem qualquer referncia a Deus, indiferentes questo do sobrenatural. Vivem como se Deus no existisse, e no se interessam pelas questes tericas relacionadas com esta problemtica.

Friedrich Nietzsche (1844-1900), filsofo alemo, escreveu, entre muitas outras obras, Assim falava Zaratustra. Ficou conhecido por ter declarado a morte de Deus na civilizao ocidental.

Doc. 21 Atesmo
O atesmo uma opo filosfica de quem se assume responsvel pelos seus actos e pela sua forma de viver, de quem d valor sua vida e dos outros, de quem cultiva a razo e confia no mtodo cientfico para construir modelos da realidade e de quem no remete as questes do bem e do mal para seres hipotticos, nem para a esperana de uma existncia aps a morte. Associao Atesta Portuguesa, in http://www.aateistaportuguesa.org/

Sigmund Freud (1856-1939), fundador da psicanlise, foi um mdico neurologista austraco. A sua teoria de que somos movidos pelo inconsciente revolucionou a psicologia. Jean-Paul Sartre (1905-1980), filsofo francs existencialista, acreditava que os intelectuais tinham de desempenhar um papel activo na sociedade. Por isso, apoiou causas polticas de esquerda com a sua vida e a sua obra. Recusou o prmio Nobel da literatura em 1964.

unidade 2

53

Deus deseja prevenir o mal, mas no capaz? Ento no omnipotente. capaz, mas no deseja? Ento mau. capaz e deseja? Ento porque existe o mal? No capaz e nem deseja? Ento porque lhe chamamos Deus? Epicuro, filsofo grego do sc. I a.C.

Epicuro, filsofo grego

No tenho necessidade de Deus, nem saberia o que fazer com ele. Jean-Paul Sartre

Por simples bom senso, no acredito em Deus. Em nenhum. Charles Chaplin, actor ingls do sculo XX
Jean-Paul Sartre

Doc. 22 A vocao do ser humano e o atesmo


A razo mais sublime da dignidade do homem consiste na sua vocao unio com Deus. desde o comeo da sua existncia que o homem convidado a dialogar com Deus: pois, se existe, s porque, criado por Deus por amor, por ele por amor constantemente conservado; nem pode viver plenamente segundo a verdade, se no reconhecer livremente esse amor e se entregar ao seu Criador. Porm, muitos dos nossos contemporneos no atendem a esta ntima e vital ligao a Deus, ou at a rejeitam explicitamente; de tal maneira que o atesmo deve ser considerado entre os factos mais graves do tempo actual.
Charles Chaplin

Gaudium et Spes, 19

54

unidade 2

O Agnosticismo
Agnosticismo uma palavra de origem grega, composta por dois elementos: a (negao) + gnose (conhecimento), e significa literalmente ignorncia, desconhecimento. uma teoria filosfica que afirma a impossibilidade de o ser humano conhecer Deus, sendo, portanto, impossvel pronunciar-se sobre a sua existncia. O agnosticismo ope-se ao tesmo (crena na existncia de um deus pessoal) por considerar que o conhecimento humano no tem qualquer possibilidade de aceder a Deus e ope-se ao atesmo porque tambm no encontra razes para negar pura e simplesmente a sua existncia. , pois, uma atitude cptica, na qual a dvida leva o ser humano a suspender o juzo acerca de Deus. Para muitos agnsticos, impossvel ao entendimento humano conhecer Deus, porque ele se encontra para alm das possibilidades dos mtodos empricos de comprovao cientfica.

Albert Camus

Tenho conscincia do sagrado, do mistrio que h no ser humano, e no vejo por que no confessar a emoo que sinto diante de Cristo e do seu ensinamento sinto grande respeito diante de Cristo, mas no creio na sua ressurreio. Albert Camus, escritor francs do sculo XX
Jos Saramago

No sou um ateu total, todos os dias tento encontrar um sinal de Deus, mas infelizmente no o encontro. Jos Saramago, escritor portugus

Virou-se para Deus minha alma triste! Amortalhei na F o pensamento, E achei a paz na inrcia e esquecimento S me falta saber se Deus existe!
Antero de Quental

Antero de Quental, poeta portugus do sculo XIX

unidade 2

55

Doc. 23 Da Existncia de Deus


Os argumentos relativos ao problema da existncia de Deus tm sido viciados, quando positivos, pela circunstncia de frequentemente se querer demonstrar, no a simples existncia de Deus, seno a existncia de determinado Deus, isto , dum Deus com determinados atributos. Demonstrar que o universo efeito de uma causa uma coisa; demonstrar que o universo efeito de uma causa inteligente outra coisa; demonstrar que o universo efeito de uma causa inteligente e infinita outra coisa ainda; demonstrar que o universo efeito de uma causa inteligente, infinita e benvola outra coisa mais. Importa, pois, ao discutirmos o problema da existncia de Deus, nos esclareamos primeiro a ns mesmos sobre, primeiro, o que entendemos por Deus; segundo, at onde possvel uma demonstrao. O conceito de Deus, reduzido sua abstraco definidora, o conceito de um criador inteligente do mundo. O ser interior ou exterior a esse mundo, o ser infinitamente inteligente ou no so conceitos atributrios. Com maior fora o so os conceitos de bondade, e outros assim, que, como j notamos tm andado misturados com os fundamentais na discusso deste problema. Demonstrar a existncia de Deus , pois, demonstrar (1) que o universo aparente tem uma causa que no est nesse universo aparente como aparente, (2) que essa causa inteligente, isto , conscientemente activa. Nada mais est substancialmente includo na demonstrao da existncia de Deus, propriamente dita. Reduzido assim o contedo do problema s suas propores racionais, resta saber se existe no raciocnio humano o poder de chegar at ali, e, chegando at ali, de ir mais alm, ainda que esse alm no seja j parte do problema em si, tal como o devemos pr. Fernando Pessoa, Ideias Filosficas

Fernando Pessoa

56

unidade 2

Doc. 24 Todos so crentes


Todos os seres humanos esto conscientes do infinito e da eternidade. A nica diferena que existe entre eles saber at que ponto essa conscincia abala cada indivduo considerado isoladamente. Um acredita num deus pessoal acima das coisas e das pessoas, o outro acredita no seu prprio querer como no seu deus, uns so humildes, outros revoltam-se, e todos seja qual for o comportamento individual de cada um , todos so crentes. Arthur Schnitzler, Esprito e Religio

Arthur Schnitzler

Doc. 25 O sofrimento de Deus


Quando os meus filhos eram pequenos e eu pensava por eles e decidia por eles, tudo era fcil e somente a minha liberdade estava em causa. Mas chegado o momento em que eu pensei que o meu papel consistia em habitu-los a escolhas progressivas, notei que a inquietao se instalava em mim. Ao deixar os meus filhos tomar decises e, portanto, correr riscos, aceitava, ao mesmo tempo, o risco de ver surgir outras liberdades para alm da minha. Se, muitas vezes, continuei a escolher em vez dos meus filhos, era, tenho de o confessar, para lhes poupar o sofrimento provocado por uma opo que eles iriam talvez lamentar, mas era tambm, e talvez mais, para no experimentar a prova de um desacordo entre a sua escolha e aquilo que eu teria desejado que eles fizessem. Isto significava falta de amor da minha parte, porque agindo deste modo desejava essencialmente pr-me ao abrigo de um possvel sofrimento, o sofrimento que experimentei sempre que os meus filhos optaram por um caminho diferente daquele que me parecia o melhor para eles. Foi assim que comecei a perceber que Deus Pai possa sofrer. Ns somos seus filhos. Ele quer que sejamos livres no nosso crescimento e o infinito do seu amor impede-o de exercer qualquer constrangimento. O seu amor puro, sem qualquer trao de clculo, implica, desde o princpio, a aceitao do sofrimento inerente a esta liberdade total que ele quer para ns. Franois Varillon, O sofrimento de Deus

O Filho Prdigo, por Hans Feibusch

unidade 2

57

A adeso confiante
Doc. 26 F
As oraes dos homens Subam eternamente aos teus ouvidos; Eternamente aos teus ouvidos soem Os cnticos da terra. No turvo mar da vida, Onde aos parcis do crime a alma naufraga, A derradeira bssola nos seja, Senhor, tua palavra. A melhor segurana Da nossa ntima paz, Senhor, esta; Esta a luz que h-de abrir estncia eterna O flgido caminho. Ah! Feliz o que pode, No extremo adeus s coisas deste mundo, Quando a alma, despida de vaidade, V quanto vale a terra; Quando das glrias frias Que o tempo d e o mesmo tempo some, Despida j, os olhos moribundos Volta s eternas glrias; Feliz o que nos lbios, No corao, na mente pe teu nome, E s por ele cuida entrar cantando No seio do infinito. Machado de Assis, Crislidas

Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil

58

unidade 2 A impossibilidade de demonstrar de forma evidente a existncia de Deus no implica que no haja razes que sustentem a f na sua existncia. Deus no nenhuma hiptese absurda ou irracional. Bem pelo contrrio. Mas sendo algum que existe para l do universo, no se confundindo com nenhum objecto do mundo, no possvel utilizar os mtodos das cincias para verificar a sua existncia. Nenhum telescpio pode observar Deus, porque ele no se encontra em nenhum ponto do universo e, simultaneamente, encontra-se em todos os pontos do universo, porque pura presena espiritual. Se pudssemos compreender Deus totalmente, ele deixaria de ser Deus o infinito, o eterno, o absoluto e passaria a ser um objecto limitado do mundo em que vivemos, que ns poderamos manipular a nosso bel-prazer. por ser infinito que Deus est sempre para l de todas as nossas capacidades de compreenso, de todas as nossas teorias. Ele o mistrio absoluto que ns podemos apenas entrever, mas no decifrar inteiramente. O que no significa que no possamos encontrar razes para acreditar nele. E que razes sero essas? J vimos que no so demonstraes. So apenas aspectos que nos convidam a aceitar que toda a realidade tem um sentido ltimo, dado por Deus. Eis algumas delas.

Galxia de Andrmeda

Ao olharmos o universo e a sua espectacular organizao, ao verificarmos que funciona a partir de leis matemticas que as cincias tm desvendado, ao observarmos como a matria se tem organizado at atingir formas to complexas de vida como a inteligncia humana, perguntamo-nos porque que o universo assim to ordenado e no uma realidade catica, sem qualquer sentido. Se o universo tivesse surgido por acaso, o mais provvel que fosse um caos. A ordem matemtica do universo e a evoluo para formas cada vez mais organizadas e complexas um convite a acreditarmos que tudo o que existe foi fruto da aco de um ser infinito e inteligente.

unidade 2 Por que razo havemos de fazer o bem e evitar o mal? Ser que os valores morais so criados pela liberdade humana ou so anteriores a ela? Ou seja, os valores morais so relativos ou absolutos? Dependem da vontade de cada ser humano ou impem-se sua conscincia como um apelo necessrio? Se Deus no existir, os valores so relativos; cada pessoa pode criar, a partir da sua liberdade, os seus prprios valores morais e conduzir a vida de acordo com eles. Haveramos de confundir valores morais com interesses pessoais. Cada pessoa haveria de conduzir a sua vida a partir dos seus caprichos, mesmo que isso tivesse como consequncia prejudicar os outros. Tambm no haveria forma de julgar o seu comportamento, porque os valores morais dependeriam da vontade de cada pessoa e no de um padro universal que tornasse os valores absolutos e independentes da liberdade criadora de cada um. A necessidade de termos valores ticos vlidos para todos um convite a acreditarmos em Deus. S assim valores como a justia, a bondade, a verdade, a honestidade podem ser pontos de referncia absolutos, independentes dos interesses de cada indivduo.

59

Ao longo da histria da humanidade, muitas pessoas foram vtimas da maldade de outras. A sua existncia parece no ter feito sentido porque no puderam realizar minimamente a sua aspirao felicidade. E uma vez que muitas delas morreram sob a aco injusta de outras, j no possvel que lhes seja feita justia. Esta realidade terrvel mais um convite a crer num Deus que pode garantir a justia para alm da morte, por forma a que a existncia dessas pessoas possa ganhar um novo e inesperado sentido, ou seja, que o seu sofrimento no tenha sido em vo. Todas as pessoas ho-de morrer. A experincia de finitude universal. Mas a morte um absurdo porque pe limites insuperveis ao desejo de eternidade e de felicidade que habitam o corao humano. Sobretudo, achamos ainda mais absurda a morte daqueles que amamos. Deus a resposta a este desejo de eternidade e de felicidade sem limites. Se Deus existir, podemos esperar que a vida e o amor sejam a ltima realidade para o ser humano, e que a morte, o nada e o esquecimento eterno no sejam a ltima palavra para a vida humana. Acreditar em Deus confiar que a vida humana tem um sentido que ultrapassa os poucos anos que vivemos. Estas razes, entre muitas outras possveis, tornam a f em Deus uma realidade com sentido. A f no , portanto, uma atitude irracional; traduz-se na confiana em Deus e num consequente compromisso de vida. Acreditar em Deus acolher e confiar no sentido ltimo da vida.

60

unidade 2 A f acontece quando algum, em contacto com uma tradio religiosa, faz a experincia de encontro com a presena de Deus. Crentes e no crentes fazem as mesmas experincias de finitude, do dever moral, da liberdade, do sentido e da ausncia dele, bem como da morte. O que distingue o crente do no crente a interpretao que cada um faz dessas experincias. O crente , por definio, optimista. Transporta Deus para a compreenso da pessoa e da histria atribuindo-lhe um sentido definitivo. O no crente, negando Deus, nega a possibilidade de a vida, a histria e o universo terem um sentido definitivo.

S existe um problema: voltar a descobrir que existe uma vida do Esprito, a nica que satisfar o homem. urgentssimo falar aos homens Necessitam tanto, tanto de Deus. Antoine Saint-Exupry, escritor francs do sculo XX

Hoje Deus verdade! Passem para c papel e tinta. Se preferem, escreverei a sangue esta notcia: Hoje, Deus verdade como o Sol. Sebastio da Gama, poeta portugus do sculo XX

A f um acto de coragem, na confiana radical, sem acesso plena certeza racional. Mas o crente tem a convico de que acreditar em Deus mais razovel do que no acreditar. Anselmo Borges, padre portugus, filsofo e telogo contemporneo

F, por Donatello

Criaste-nos para ti, Senhor, e o nosso corao est inquieto enquanto no repousar em ti. Santo Agostinho, bispo do sculo IV Para que serve crer? Vemos claramente para que serve no crer: para estar apenas sobre a Terra, que a menos estvel de todas as moradas, e para nunca ouvir, em resposta s perguntas que o corao coloca, outra voz seno a prpria. Andr Frossard, jornalista e escritor francs do sculo XX Achar que o mundo no tem um criador o mesmo que afirmar que um dicionrio o resultado de uma exploso numa tipografia.

Andr Frossard

Benjamin Franklin, cientista e escritor americano do sculo XVIII

unidade 2

61

Doc. 27 Ser que precisamos de Deus?


Sim, temos, de facto, necessidade de Deus, presena em cada um de ns da exigncia de procurar o sentido da vida, de ser responsvel por descobri-lo e por realiz-lo. Precisamos de Deus para tomar conscincia da unidade da vida, dessa mesma vida que anima a subida da seiva nas rvores e nas flores e a palpitao do sangue no corao dos seres humanos. Temos necessidade de Deus cuja presena em ns se manifesta pela possibilidade permanente de no nos abandonarmos passividade mas de assumirmos a responsabilidade de participar na pilotagem da criao continuada da vida. Exaltante liberdade de escolher entre a ascenso e a queda, entre a inveno de formas novas e mais ricas de vida, ou a resignao a uma decadncia que conduz destruio do planeta Terra. A esta liberdade, uns chamam dom de Deus que nos criou sua imagem; outros recusam-se a chamar Deus a essa transcendncia para no a confundir com exterioridade, como se Deus estivesse fora de ns decidindo sobre o nosso futuro maneira de um soberano. Mas a necessidade de Deus a maior necessidade da nossa poca. Est em jogo a sobrevivncia da humanidade e o seu sentido. O Deus de que temos necessidade no esse ser exterior e superior a ns, que reina l em cima, maneira de um monarca mais poderoso do que todos os outros. Menos ainda esse Deus de que s a nossa comunidade deteria a verdadeira imagem. Nem esse Deus parcial e tribal que nos teria eleito e nos daria o poder de excluir e aniquilar outros povos. O Deus de que precisamos esse Deus uno e total, presente em todos ns e cuja unidade a nica que pode dar sentido a todas as coisas como seu fim ltimo e nico. o Deus autenticamente transcendente, isto , que no pode ser medido pelo ser humano e do qual nenhuma comunidade religiosa pode possuir a verdade total. Deus essa presena que est em ns sem ser de ns. No podemos capt-lo nem pelos nossos sentidos nem pelos nossos conceitos, mas no podemos rejeitar os seus apelos e exigncias sem nos mutilarmos da dimenso especificamente humana da nossa vida. Tal a f perene e universal: a afirmao do sentido da existncia, da unidade do mundo, da criao divina da vida. Para se ser humano tem-se necessidade dessa f, seja qual for o nome que se d ao Deus ao qual ela se dirige e mesmo que se lhe recuse esse nome. Adaptado de Roger Garaudy, Ser que precisamos de Deus?

Roger Garaudy

62

unidade 2

Doc. 28 Aos Olhos Dele


No acredito em nada. As minhas crenas Voaram como voa a pomba mansa, Pelo azul do ar. E assim fugiram As minhas doces crenas de criana. Fiquei ento sem f; e a toda gente Eu digo sempre, embora magoada: No acredito em Deus e a Virgem Santa uma iluso apenas e mais nada! Mas avisto os teus olhos, meu amor, Duma luz suavssima de dor E grito ento ao ver esses dois cus: Eu creio, sim, eu creio na Virgem Santa Que criou esse brilho que m encanta! Eu creio, sim, creio, eu creio em Deus! Florbela Espanca, A Mensageira das Violetas

O Cntico de Maria, por James Tissot

Doc. 29 Deus existe?!


Florbela Espanca

Durante uma conferncia, um professor universitrio lanou o seguinte desafio: Tudo o que existe ser obra de um Deus criador? Vrios alunos ensaiaram uma resposta: Sim! O professor objectou: Se foi Deus quem criou tudo, ento tambm o mal obra dele. Partindo do princpio de que as nossas obras so um reflexo de ns mesmos, se Deus criou o mal porque mau. Ora a ideia de um Deus mau contraditria. Logo, Deus no existe. Um silncio profundo fez-se sentir diante de tal argumento e o professor regozijava-se por ter provado mais uma vez que a f era um mito. Ento, outro estudante levantou a mo e disse: Professor, o frio existe?

unidade 2

63

lgico que o frio existe ou por acaso nunca sentiste frio? O rapaz respondeu: De facto, o frio no existe! Segundo as leis da fsica, o que consideramos frio, na realidade a ausncia de calor. Todo o corpo ou objecto susceptvel de estudo quando possui ou transmite energia; o calor o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto a ausncia absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio no existe. Ns crimos este conceito para descrever o que sentimos na ausncia de calor. E existe a escurido? insistiu o estudante. O professor respondeu: Parece que sim. Novamente comete um erro. A escurido tambm no tem existncia prpria. A escurido na realidade a ausncia de luz. A luz passvel de ser investigada, a escurido no! At podemos decompor a luz branca nas vrias cores que a compem, com os seus diferentes comprimentos de ondas. A escurido no! Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfcie sobre a qual incide. Como pode saber quo escuro est um espao determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espao, no assim? O conceito de escurido desenvolveu-se para descrever o que observamos na ausncia de luz. Finalmente, o jovem perguntou ao professor: O mal existe? Basta observarmos o mundo com ateno para nos confrontarmos com crimes e violncia por todo o lado. Tudo isso manifestao do mal. O estudante respondeu: Na realidade, o mal no existe, pelo menos no existe por si mesmo. O mal simplesmente a ausncia do bem. Tal como o frio e as trevas no existem por si mesmos, o mal um conceito que o ser humano utiliza para descrever a ausncia do bem ou de Deus. Por isso, Deus no pode ter criado o mal. A f, o bem ou o amor so realidades existentes, semelhana do calor e da luz. O mal, pelo contrrio, mera manifestao da ausncia de Deus, ou seja, o resultado da aco do ser humano quando este expulsa Deus do seu corao. Autor desconhecido

64

unidade 2

Doc. 30 As condies para o encontro com Deus


Deus no aparece a um olhar vago, a uma pessoa distrada, a um indivduo perdido na diverso. O encontro com Deus tem lugar no prprio centro da pessoa. Deus tambm no aparece a um olhar annimo, caracterstico da pessoa massificada. O Deus que d o seu nome ao revelar-se, chama o ser humano pelo seu nome prprio e exige que esteja desperto para a sua condio de pessoa. Tambm um olhar superficial no basta para o entender. Esse olhar que apenas se contenta com o como e o qu, sem chegar jamais ao porqu nascido do espanto e do encantamento, fruto de uma reflexo profunda. Deus no aparece a um olhar que apenas se preocupa com o til, o prtico, o para qu; que tudo ordena a um sujeito reduzido utilizao e ao prazer, e que, por isso, se converte num olhar obsessivo e angustiado. Nem, finalmente, a um olhar dominador como o do indivduo puramente tcnico, que tudo manipula, que se passeia pelo mundo fazendo e desfazendo e que se mostra incapaz de contemplar. A redescoberta de Deus exige de ns uma cura lenta de sossego, de concentrao, de interiorizao, de contemplao, de disponibilidade, de gratuidade, de despojamento, de liberdade interior, de criatividade; necessitamos de um longo perodo de reabilitao para o espiritual Comea a haver encontro com Deus e redescoberta da religio quando um ser humano pessoalmente adulto reconhece a realidade transcendente, reconhece-a como pessoal e pe nela a sua salvao definitiva. J. M. Velasco, La Religin en nuestro tiempo

unidade 2

65

Uma histria de f
Conhecem a parbola do pai misericordioso que tinha dois filhos? O mais novo resolveu um dia sair de casa, mas o mais velho permaneceu sempre junto do pai. Pois bem, tenho sido uma espcie de irmo do filho prdigo. Na verdade, no me lembro de no ter tido f. Desde que me conheo que me entendo como crist. que nasci numa famlia catlica, comecei a frequentar muito cedo os grupos juvenis da parquia e todos os meus amigos mais ntimos eram cristos. Como que Jesus entrou na minha vida? Foram os testemunhos da minha famlia, dos padres, dos catequistas, dos amigos e at dos colegas no crentes, que me levaram a deix-lo entrar. De incio eu no percebia nada. Ia igreja porque os meus amigos estavam l e sempre nos divertiamos. Em boa verdade, frequentava a igreja porque era o nico stio onde os meus pais me deixavam ir sozinha. A um dado momento comecei a interessar-me pelas coisas de Deus e a sentir um desejo irresistvel de o conhecer melhor. E foi assim, sem grandes sobressaltos, que Jesus se introduziu na minha vida. No vi nenhuma luz misteriosa nem ouvi qualquer espcie de trovo inexplicvel! Apenas fui sentindo que nunca estava sozinha, havia uma constante presena amiga na minha vida. Por volta dos 12 anos comecei a frequentar um movimento catlico que me marcou definitivamente. Embora o abandonasse ao fim de trs anos por me sentir desenquadrada, tenho de reconhecer que foi nele que aprendi a encontrar-me com Deus. Aos 14 anos fui a Coimbra, a uma assembleia desse movimento, e a tive a minha primeira experincia consciente de orao e de comunho com Deus e com os outros. No sei dizer como foi. H coisas que no se explicam. Vivem-se. Apenas sei que encontrei Jesus e que nele achei um sentido pleno para a minha vida.

Doc. 31 A aventura de Deus


No posso duvidar de que tudo aquilo que eu amo neste mundo as rvores, as rosas, os pssaros, o aparecimento de um sorriso, a vida do esprito ainda muito mais amado por Deus. Mas tudo aquilo que eu no posso amar o mal que fao aos meus irmos e aquele que eles me fazem a mim, a injustia, a misria, a fome, a sede, a doena que ataca, corri, afasta e desagrega ser contemplado serena e passivamente por Deus, porque a perfeio da sua natureza imortal o impede de vibrar? Prefiro nem dizer nada a respeito da criana que torturada ou do inocente que humilhado! A obra criadora uma aventura. Deus aventurou-se, arriscou. Abriu humanidade um caminho de liberdade, com todos os perigos inerentes.

66

unidade 2

E se Deus continua a criar agora, agora que ele se aventura, que aceita a eventualidade a realidade das lgrimas e do sangue. E no s das nossas lgrimas e do nosso sangue! No s das lgrimas e do sangue de Cristo! Poderia o Criador pr-se de fora nesta questo to crucial? No existir, no mago do Esprito puro, alguma coisa desconhecida que seja analogicamente comparvel s nossas lgrimas e ao nosso sangue? Franois Varillon, O sofrimento de Deus

Doc. 32 Verbo de Deus


Queres saber de que cor So os sonhos de Deus Volta a olhar o mundo Pela primeira vez. (bis) Queres saber o segredo Do corao de Deus Volta a olhar o amor Pela primeira vez. (bis)

Pois o Verbo de Deus Acampou entre ns. (bis)


Queres saber o lugar Da morada de Deus Volta a olhar o Homem Pela primeira vez. (bis)

Pois o Verbo de Deus Acampou entre ns (bis) Entre ns


Letra: Tolentino Mendona. Msica: Nuno Filipe Pereira. Hino Diocesano para a Jornada Mundial da Juventude, 2000.

cone de Cristo

Pois o verbo de Deus Acampou entre ns. (bis)

unidade 2

67

Doc. 33 A busca sincera e honesta da verdade


O crente, o agnstico, o ateu, em vez de se exclurem, devem encontrar-se e enriquecer-se mutuamente num conflito dialgico de razes, e, por paradoxal que parea, num dilogo sincero e aberto, concluiro que h entre eles muito mais sintonias do que poderiam supor primeira vista. Quantos crentes, por exemplo, no ficaro surpreendidos ao ler em S. Toms de Aquino que o saber da f, no podendo ser evidente, convive com a dvida, a opinio, a suspeita F religiosa e dvida no se excluem. Por outro lado, bem possvel que tambm ateus e agnsticos aceitem que h um Mistrio inominvel que a todos envolve O que deve unir crentes e no crentes a busca honesta e sincera da verdade e o combate generoso por uma humanidade melhor, mais solidria e feliz. Anselmo Borges, Janela do (In)Visvel

Representaes da divindade no politesmo


O ser humano sempre procurou uma resposta para os grandes enigmas que o inquietam e ao mesmo tempo o deslumbram: o sentido e o fim da vida, a origem do bem e do mal, o que h para alm da morte A busca da felicidade uma luta constante na qual as pessoas se empenham com paixo. E, consciente ou inconscientemente, todos procuramos a Verdade, o Bem, a Beleza e a Paz como fins supremos, nos quais encontramos a plenitude.

Pintura de Osris e Hrus localizada no tmulo do Rei Seti I, Vale dos Reis, Tebas, Egipto

68

unidade 2

Stonehenge

Desde tempos imemoriais que a noo da existncia de Deus no s povoa a mente humana, como pertence linguagem da humanidade de todas as pocas e latitudes. Interrogar-se sobre o mistrio de Deus questionar-se sobre o mistrio do sentido da vida humana e do mundo, bem como da relao entre eles. A procura do transcendente por parte do ser humano comea no incio da humanidade. De facto, os vestgios mais antigos que conhecemos da vida dos homens primitivos (pinturas rupestres, tmulos, imagens) denotam que a religiosidade um elemento comum a todos os povos, para quem a existncia do Sagrado uma realidade prxima e imprescindvel. As representaes da divindade que aparecem em diferentes pocas nas diversas culturas manifestam que o ser humano naturalmente religioso (Aristteles). Se olharmos para as antigas culturas, em todas elas encontramos elementos religiosos comuns: sacerdotes, lugares sagrados (altares, templos), objectos sagrados (sinais religiosos, instrumentos de culto), tempos sagrados (festas, romarias), rituais, histrias sagradas. Alm disso, as manifestaes religiosas organizam a vida social dos povos e marcam o ritmo do tempo.

Aristteles

A religio na civilizao egpcia antiga


O Antigo Egipto foi uma civilizao que prosperou ao longo do rio Nilo desde cerca de 3100 a.C. at ao sculo I d.C. evidente que durante este longo perodo a religio egpcia foi sofrendo alteraes mais ou menos significativas. O Egipto conhecia o culto de certos animais: o gato, o gavio, o crocodilo, a bis, o escaravelho, o boi, etc. E os deuses assumem traos destes animais sagrados. por isso que eram representados sob estranhas formas, meio animais, meio humanas. Muitos deuses estavam ligados s foras da natureza: o poder do Sol, a Lua ou as cheias do rio Nilo, entre outras. Estas foras eram representadas sob a forma de animais: o falco, por exemplo, representava o Sol. Para alm de se relacionarem com as foras da natureza, outras caractersticas estavam associadas aos deuses. O deus de cabea de bis (Tote) era o deus da escrita e dos escribas; Khunm, divindade com cabea de carneiro, havia criado o ser humano na sua roda de oleiro, etc. Alguns deuses eram associados a determinadas cidades, embora o seu culto se espalhasse posteriormente por todo o Egipto. Por exemplo, o culto ao deus mon era originrio da cidade de Tebas. H, ainda, um conjunto de divindades ligadas a pessoas concretas, realmente existentes. Neste conjunto, insere-se o culto do fara que, para alm de ser o filho do deus-Sol, tinha tambm as mais altas funes sacerdotais. Interessante a referncia a deus que parece ter sido um poder divino, universal e sem nome, que controlava o universo e defendia o bem contra o mal. Uma espcie de divindade originria e suprema. De 1375 a 1350 a.C., o fara Amenfis IV (Akhenaton) imps a todo o Egipto o monotesmo. O culto de ton o disco solar passou a ser o nico permitido. Esta reforma religiosa no foi duradoura. Por motivos diversos, aps a morte do fara, o culto dos outros deuses rapidamente regressou.

Templo de Karnak, Egipto

Pirmides, Egipto

unidade 2

69

Doc. 34 Alguns deuses do Antigo Egipto R, deus-Sol, o grande deus do estado do Antigo Egipto. Rei dos deuses,
pai da humanidade e protector dos reis e dos mortos. mon, inicialmente deus da fertilidade, era o rei dos deuses, patrono dos faras; mais tarde identificado com o deus-Sol, Amn-R. Osris. Conta a lenda que o rei Osris tinha sido assassinado pelo seu irmo Seth, que espalhou as partes do corpo por todo o pas. A irm-esposa de Osris, sis, reuniu o seu corpo e teve dele um filho, o deus Horo, que venceu Seth e ressuscitou o pai. Osris tornou-se, portanto, o governante do mundo alm-tmulo. , por isso, o deus da fertilidade e da vegetao. Mais tarde, tornou-se o deus supremo do Egipto, ao lado de R, bem como rei e juiz dos mortos. sis, deusa lunar, rainha dos deuses, a grande deusa-me, deusa dos cereais e da fertilidade. Horo, deus do Baixo Egipto, com cabea de falco. O deus do cu e do Sol. ton, deus do Sol. Durante um curto perodo tornou-se o deus nico. Anbis, deus dos mortos, guardio de tmulos e de cemitrios. Htor, deusa do cu. Mais tarde transformou-se na deusa-vaca, na deusa do amor e da dana, senhora do mundo subterrneo e das estrelas. Khnum, antigo deus egpcio do Alto Nilo. Criador dos deuses, dos homens (a partir do barro) e da gua. Inicialmente, deus da fertilidade. Tote, deus da Lua, com cabea de bis. Mais tarde, deus da aprendizagem e da sabedoria, o inventor da escrita. Sebek, deus da gua e tambm personificao do mal e da morte, com cabea de crocodilo. Mais tarde identificado com R. Sekhmet, deusa sanguinria com cabea de leoa. Tornou-se deusa da guerra. Seth personifica a ambio e o mal e considerado o deus das tempestades. Violento e perigoso, foi o assassino de Osris.

Esttua do deus Anbis

Trono: Horo e Seth

Detalhe do relevo de Osris no Templo de Philae, Aswan, Egipto

70

unidade 2

A religio dos gregos e dos romanos


Os gregos praticavam uma religio politesta. Antes de haver deuses, havia o Cu e a Terra que criaram os Tits, gigantes de fora descomunal. Os Tits foram os pais dos deuses clssicos e foram por estes destronados. Os deuses eram imortais mas possuam caractersticas semelhantes aos seres humanos: ira, bondade, egosmo, compaixo, cime, fraqueza, fora, vingana As principais divindades habitavam o Monte Olimpo, de onde decidiam a vida dos mortais, embora estivessem submetidos ao destino. Zeus era a divindade suprema do panteo. Os gregos acreditavam que os deuses desciam do monte sagrado para se relacionarem com as pessoas. Os heris eram filhos de divindades e de seres humanos. Cada cidade da Grcia Antiga possua um deus protector e cada divindade representava uma fora da natureza ou um sentimento humano. Poseidon, por exemplo, era o representante dos mares e Afrodite a deusa da beleza e do amor. A religio e mitologia gregas serviam para explicar fenmenos da natureza e transmitir conselhos para a vida. Ao invadir e dominar a Grcia e o imprio helnico, os romanos adoptaram e adaptaram o panteo grego, modificando apenas o nome dos deuses. Assim, os deuses do panteo romano tm sensivelmente as mesmas funes dos deuses gregos. Para alm dos doze deuses do Olimpo, havia ainda uma infinidade de outras divindades, algumas de grande importncia, como Dioniso (Baco) e Demter (Ceres).

Poseidon

Apolo ao cuidado das ninfas do Tetis, por Francois Girardon, Versailles, Frana

unidade 2

71

Esttua de Eros em Piccadilly Circus, Londres, Inglaterra

OS DOzE DEUSES DO OlImPO gREgO E DO PANTEO ROmANO


NOME GREGO FUNO NOME ROMANO

zeus

Rei dos deuses e dos seres humanos. Tambm deus do cu e do clima. Inicialmente denominado o que faz tremer a Terra, o causador dos terramotos, ser, mais tarde, o senhor dos mares. Deus do mundo subterrneo. Deusa da lareira, smbolo do lar. Mulher de Zeus. Protectora das mulheres, do casamento e do nascimento. Violento e conflituoso deus da guerra. Deusa da guerra e dos artfices. Deus dos rebanhos, dos arqueiros, da msica, da profecia e da medicina. Era tambm deus do Sol. Deusa do amor, da beleza e da fertilidade. Mensageiro dos deuses, protector dos comerciantes. Deusa da caa e da juventude. Deus do fogo, dos vulces, dos metais, da metalurgia e dos artfices.

Jpiter

Poseidon

Neptuno

Hades, Pluto Hstia Hera

Pluto Vesta Juno

Ares Palas Atena Febo Apolo

marte minerva Apolo

Afrodite Hermes

Vnus mercrio

Artemisa Hefesto

Diana Vulcano

Esttua de Ares, deus da guerra

72

unidade 2

Deus na Bblia
No Antigo Testamento, a afirmao do monotesmo essencial. Insiste-se na invisibilidade puramente espiritual de Deus. A proibio da adorao de imagens, para alm de ser um imperativo do Declogo (No faas para ti imagens esculpidas, representando o que h no cu, na terra ou nas guas), est tambm relacionado com a natureza misteriosa e transcendente de Deus, que no nenhum objecto do mundo nem pode ser representado como tal. Ele um Deus santo, totalmente distinto do resto do universo. Por isso, Israel no identifica Deus com as foras da natureza, apesar de estas poderem ser uma manifestao da sua aco. Nos textos bblicos, Deus aparece descrito muitas vezes com caractersticas antropomrficas: atribuem-se-lhe formas e sentimentos da pessoa humana. De facto, como poderia o ser humano falar de Deus seno recorrendo quilo que ele conhece? Esta maneira metafrica de abordar Deus , pois, uma tentativa de desvendar um pouco a sua natureza misteriosa. A presena de Deus na Bblia descrita como uma presena pessoal, com quem Israel pode conversar, em quem pode confiar e a quem deve obedecer. Como uma espcie de legislador, Deus impe-lhe a sua vontade num cdigo de leis cujas regras centrais se referem tanto ao culto como conduta tica de vida e promete-lhe a sua presena protectora e benfazeja, caso cumpra os mandamentos expressos nesse cdigo. O no cumprimento da sua vontade implica o castigo de Deus ou o perdo de Israel, se este se arrepender. Esta a substncia da aliana entre Deus e o seu povo. Deus intervm na histria humana para se revelar, expondo-se compreenso e adeso ou recusa das pessoas. Ele no um Deus distante, que nada tem que ver com o destino de Israel, mas um Deus presente e actuante. A sua actuao expressa-se desde logo na aco criadora, mas tambm na constante solicitude com que vai acompanhando a histria humana.

unidade 2 Desde a sua origem, o povo de Israel sentiu e desenvolveu a ideia de que tinha sido eleito por Deus de entre todos os povos da Terra. Deus estabeleceu com ele uma aliana que havia de marcar toda a sua histria. Por isso, o Deus de Israel um Deus nacional. No entanto, pouco a pouco, vai-se desenvolvendo a conscincia de que, sendo o nico Deus existente, tambm o Deus de todos os povos, um Deus universal (cf. Jonas). Em determinados momentos da histria de Israel, Deus foi identificado com um guerreiro que lutava ao lado de Israel contra os seus inimigos, ao mesmo tempo que se manifestava protector e libertador do povo perante a prepotncia dos imprios (xodo). Na histria de Israel encontra-se claramente a ideia de uma evoluo na experincia de Deus: de uma formulao muito elementar que se aproxima das concepes das religies politestas dos povos com que Israel contactava, evolui-se para o monotesmo absoluto e, sobretudo, para a compreenso de um Deus que pai e me, misericordioso e indulgente. No Antigo Testamento, podemos, pois, ler textos que expressam uma imagem positiva de Deus e textos que lhe atribuem caractersticas claramente negativas. Esta dupla face de Deus est relacionada com a evoluo religiosa que Israel foi fazendo ao longo do seu percurso histrico, purificando a ideia de Deus dos elementos negativos.

73

Jonas, por Giovanni Lorenzo Bernini

Tribos de Israel reunidas em torno da Arca da Aliana no deserto Sinai, aps o xodo do Egipto, Escola alem sculo XVII

74

unidade 2

A importncia do nome: o tetragrama YHWH


Tudo o que existe tem existncia para ns, porque tem um nome pelo qual o conhecemos. O nome no existe apenas para designar e distinguir as coisas e as pessoas, mas , essencialmente, um elemento definidor da identidade. Dar um nome, nas civilizaes antigas, significava dominar ou atribuir determinadas caractersticas ou funes a algum. Se se conhece o nome de uma pessoa, pode exercer-se influncia sobre ela. O nome designa de tal forma a identidade e a funo que determinados cargos ou relaes de pertena exigem que se mude o nome da pessoa (como acontece com o papa), querendo significar uma mudana radical de vida. Assim sendo, o nome de Deus havia de designar a sua identidade. Contudo, esta -nos fundamentalmente desconhecida, porque Deus o grande mistrio. por isso que a questo do nome de Deus to importante no Antigo Testamento. E no existe apenas um nome, apesar de um deles ser o mais importante, mas uma multiplicidade de nomes, cada um dos quais pe em evidncia uma caracterstica de Deus. Foi a revelao do principal nome divino feita a Moiss (sc. XIII a.C.) no Monte Sinai que suscitou toda a epopeia da libertao do Egipto. Por respeito para com Deus, os israelitas no pronunciavam o nome de Deus que tinha sido revelado a Moiss no Monte Sinai (YHWH, Aquele que ou Aquele que est presente). Em vez dele, pronunciavam outros nomes que aparecem igualmente na Bblia: El (Deus), Elohim (Deus), Adonai (Meu Senhor), El-Shaddai (Omnipotente), etc. YHWH, mais do que uma simples definio, a indicao de uma presena. Quer dizer que Deus no abandona Israel sua sorte; torna-se conhecido no encontro e na relao que estabelece com cada um e com o povo. Israel v no tetragrama YHWH o smbolo do mistrio da vida ntima da divindade; o nome prprio de Deus, ou seja, a sua identidade, razo pela qual no era pronunciado.

Eu sou aquele que


oiss disse a Deus: Quando eu disser aos israelitas que o Deus dos seus antepassados me enviou para junto deles, eles vo perguntar-me como que ele se chama. Que que eu lhes digo? 14 Deus disse ento a Moiss: EU SOU AQUELE QUE . E dirs tambm aos israelitas: AQUELE QUE foi quem me enviou a vocs. 15 Deus disse ainda a Moiss: Dirs isto aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus dos vossos antepassados, o Deus de Abrao, Isaac e Jacob foi quem me enviou para vos falar. Este o meu nome para todo o sempre. Este o nome que todas as geraes futuras usaro para me invocar. Ex 3, 13-15
13

Moiss com as tbuas da Lei

unidade 2

75

Vitral da ressurreio de Jesus, Frana

O Deus de Jesus Cristo


Jesus Cristo acreditava no nico Deus do Antigo Testamento: o Deus criador, omnipotente e juiz. Contudo, introduziu alteraes substanciais na imagem de Deus. Se o Antigo Testamento lhe atribua caractersticas positivas e simultaneamente negativas, Jesus vem purificar definitivamente a imagem de Deus. Ele inequivocamente um Deus bom que se torna presente no amor e na salvao oferecida a todas as pessoas. Para Jesus, Deus pai, no apenas dos que cumprem a lei de Moiss, dos que lhe prestam culto, dos que conduzem a vida de forma honesta, dos que pertencem ao povo de Israel, mas igualmente dos estrangeiros, dos perdidos, dos pecadores, dos delinquentes, dos desprezados, dos marginalizados. No porque aprove o comportamento imoral, mas porque ama a todos com amor infinito, como um pai ama o filho desencaminhado, e se dispe a acolh-los na bondade do seu corao.

76

unidade 2 Na mensagem de Jesus, no se trata de um Deus que esteja ao servio do poder, que esteja do lado da violncia, que decida de forma arbitrria, salvando apenas quem bem entender, que anule a liberdade do ser humano. Trata-se de um Deus profundamente interessado em resgatar o ser humano dos seus medos, das suas frustraes, das suas debilidades, tornando-se o garante de uma vida em plenitude, fundada no amor e na solidariedade. Mas muitas pessoas continuam a querer que Deus se torne presente nas suas vidas a partir dos seus critrios mesquinhos: alguns imaginam um deus que sirva de base ao exerccio tirnico do poder; outros crem num deus guerreiro, que promova a violncia e a destruio dos inimigos; outros ainda, concebem um deus abstracto, sem relao com a vida concreta das pessoas Alguns gostariam de dispor de Deus de acordo com os seus interesses pessoais, muitas vezes medocres: um deus mgico que interviesse milagrosamente sempre que o invocassem. Mas nada disto corresponde ao Deus que Jesus Cristo pregou e em quem confiou.

Doc. 35 Representaes de Deus Deus terrvel um Deus de quem se tem medo. As pessoas cumprem
a sua lei para evitar o castigo eterno que cairia implacavelmente sobre elas se transgredissem os seus mandamentos. Deus burocrata um Deus que no olha ao corao nem tem em conta as intenes da pessoa. Preocupa-se apenas com o cumprimento de formalidades exteriores: que as pessoas assistam missa todos os domingos e festas de guarda, que cumpram os ritos prescritos pelas leis da Igreja, que guardem o jejum e a abstinncia nos dias indicados, etc. Deus distante um Deus que habita um lugar inacessvel ao ser humano e no se ocupa com as necessidades das pessoas. Deus salva-vidas ou tapa-buracos um Deus a quem se recorre apenas quando as coisas correm mal ou no tm soluo aparente. Deus desmancha-prazeres um Deus que probe tudo aquilo de que o ser humano gostaria. Um Deus que se diverte ao ver as pessoas fazerem sacrifcios como privar-se de comida, do sono ou de uma distraco, apenas com o objectivo de mortificar o corpo e dar-lhe glria. Deus Pai um Deus que no quer a morte do pecador, mas que se converta e viva. Um Deus que faz que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores (Mt 5,45). um Deus que ama os seus filhos tal como eles so. E como qualquer bom pai da Terra, tambm mostra a sua preferncia pelos mais pequenos e pelos mais frgeis.

Zeus no museu nacional de arqueologia, Atenas

Tendo em conta todas estas concepes de Deus, em que Deus acreditamos? Os cristos, tal como Jesus, acolhem a companhia de um Deus que lhes oferece confiana, os liberta dos seus medos e dos seus egosmos e os leva a servir os outros.

unidade 2

77

Doc. 36 Ignoto Deo


Desisti de saber qual Teu nome, Se tens ou no tens nome que Te demos, Ou que rosto que toma, se algum tome, Teu Sopro to alm de quanto vemos. Desisti de Te amar, por mais que a fome Do Teu amor nos seja o mais que temos, E empenhei-me em domar, nem que os no dome, Meus, por Ti, passionais e vos extremos. Chamar-Te amante ou pai, grotesco engano Que por demais tresanda a gosto humano! Grotesco engano o dar-te forma! E enfim, Desisti de Te achar no quer que seja, De Te dar nome, rosto, culto, ou igreja Tu que no desistirs de mim! Jos Rgio, Biografia
Jos Rgio

Piet, por Miguel ngelo, Baslica de So Pedro, Roma

78

unidade 2

Representaes de Deus na arte


Saber +
A iconografia (do grego Eikon, imagem + graphia, escrita) uma forma de linguagem visual que utiliza imagens para representar determinado tema. A iconografia estuda a origem e a formao das imagens. A palavra cone quer dizer literalmente imagem. Na sua origem, o verdadeiro sentido de cone o de uma imagem que nos leva a Deus.

A arte, em geral, e a arte sacra, em particular, tem um profundo sentido espiritual, uma vez que revela o sentido oculto da vida e do universo. Todas as formas de arte so extenses da obra criadora de Deus, o primeiro e eterno artista. O universo inteiro uma grande obra de arte. Mas, para alm da natureza, podemos observar a maravilha da criao artstica de Deus em ns mesmos. A pessoa humana a tela. Com a sua livre cooperao, Deus vai desenhando a obra de arte que a vida humana. Quando analisamos um quadro descobrimos a mo do artista, intumos qual foi a sua ideia e o que quis pintar. Da mesma maneira, podemos descobrir a mo de Deus na obra de arte que cada pessoa. Damo-nos conta de que nada fruto da casualidade ou da fatalidade; tudo depende simultaneamente da fora criadora e amorosa de Deus e do livre consentimento humano. O apelo de Van Gogh continua, pois, pertinente: Procura compreender o que dizem os artistas nas suas obras-primas, os mestres srios. A est Deus.

Gnesis: a criao, por Iola Spafford

unidade 2

79

Fresco blgaro de Deus Pai; Deus fala a Moiss a partir da sara ardente, por Sandro Botticelli; A mo de Deus ou a criao, por Auguste Rodin; Baptismo de Cristo, por Andrea del Verrocchio e Leonardo da Vinci.

O catalo Antoni Placid Gaud i Cornet (1852-1926) foi arquitecto e um dos maiores smbolos da cidade de Barcelona. Artista modernista e cristo convicto, quis que a sua obra principal a igreja da Sagrada Famlia, em Barcelona exprimisse a grandeza, a harmonia e a vitalidade do Criador. Gaud dedicou quarenta anos da sua vida a esta obra monumental. Gaud pretendeu com a sua obra elevar a alma humana a Deus. quase impossvel passar pela extraordinria igreja da Sagrada Famlia como um simples turista; pois este templo um sinal luminoso da presena de Deus, a revelao explcita da f num Deus vivo e prximo. O peregrino, em permanente busca de si mesmo e de Deus, contempla esta obra artstica para nela fazer a experincia de encontro com o sagrado. A arte de Gaud um apelo converso do corao, abrindo-o quele que o Autor da Beleza. A esplndida igreja coloca a pessoa diante de Deus e interpela-a a compreender a sua vida luz da realidade eterna e transcendente, ou seja, do prprio mistrio de Deus.

Catedral da Sagrada Famlia, por Antonio Gaud

80

unidade 2

A Santssima Trindade, por autor annimo

Saber +
Jean-Marie Gustave Le Clzio (Nice, 13 de Abril de 1940), que assina J.m.g. le Clzio, escritor franco-mauriciano, recebeu o Nobel de Literatura em 2008.

Doc. 37 O Absoluto do Ser


Deus no bom? No, para falar com propriedade, Deus no bom: . Bom, mau, so pobres palavras que se aplicam a um conjunto de regras respeitantes a alguns pormenores da nossa vida material. Porque que Deus seria limitado pelas nossas pobres palavras e valores? No, Deus no bom. mais do que isso. a forma mais rica, mais completa, mais poderosa do ser. E penso que a contemplao do ser no podia ser possvel se Deus no lhe tivesse dado anteriormente o seu estado. Deus a criao. pois um princpio inextinguvel, no orientado, a prpria vida. Lembrem-se das palavras: Eu sou aquele que . Nenhuma outra palavra humana compreendeu e relatou melhor a forma divina. Intemporal, no, nem sequer intemporal e infinita. O princpio. O facto de que h qualquer coisa no lugar onde no havia nada. Mas ento, Deus no tem necessidade E at mesmo para l de toda a expresso. Se quiser, eu sou Deus. Voc existe. Portanto, Deus. Voc no pode existir de outro modo. Se voc no fosse Deus, no existiria. Um pantesmo, de certa maneira? No, porque no se trata de louvar Deus em todas as coisas. Deus exterior e se eu lhe dizia que voc Deus, que eu sou Deus, no era para lhe dar a ideia de que, em minha opinio, Deus seria uma espcie de corpo no interior do qual ns vivemos. No, eu queria apenas insinuar uma espcie de analogia entre as duas palavras da frase. Sendo o Ser, de certa maneira, uma dimenso prpria, to relativa mas to real como o tempo e o espao. E Deus sendo o absoluto desta dimenso, como o infinito o absoluto do espao e o eterno o absoluto do tempo. De facto, o absoluto do Ser tambm o absoluto do espao e o absoluto do tempo. Eis porque Deus neste ponto inimaginvel para os pobres espritos dos homens. Adaptado de J.-M. G. Le Clzio, A Febre

Jean Marie Gustave Le Clzio

unidade 2

81

Doc. 38 Se Eu Quiser Falar Com Deus


Se eu quiser falar com Deus Tenho que ficar a ss Tenho que apagar a luz Tenho que calar a voz Tenho que encontrar a paz Tenho que folgar os ns Dos sapatos, da gravata Dos desejos, dos receios Tenho que esquecer a data Tenho que perder a conta Tenho que ter mos vazias Ter a alma e o corpo nus Se eu quiser falar com Deus Tenho que aceitar a dor Tenho que comer o po Que o diabo amassou Tenho que virar um co Tenho que lamber o cho Dos palcios, dos castelos Sumptuosos do meu sonho Tenho que me ver tristonho Tenho que me achar medonho E apesar de um mal tamanho Alegrar meu corao Se eu quiser falar com Deus Tenho que me aventurar Tenho que subir aos cus Sem cordas pra segurar Tenho que dizer adeus Dar as costas, caminhar Decidido, pela estrada Que ao findar vai dar em nada Nada, nada, nada, nada Nada, nada, nada, nada Nada, nada, nada, nada Do que eu pensava encontrar Cano de Gilberto Gil

82

unidade 2

Deus: o oceano sem margens


Saber +
O livro de Ben Sira (Sir) tambm chamado Eclesistico (do latim Ecclesiasticus liber, que significa o livro da igreja ou da assembleia). O nome que hoje se adopta (Ben Sira) coincide com o nome do seu autor, ou seja, Jesus Ben Sira ou Sircide. Trata-se de um crente judeu que, no final da sua vida, quis legar uma espcie de testamento espiritual s geraes futuras. No seu livro refora a ideia da fidelidade religio de Israel, confrontada naquele tempo com o pensamento e civilizao dos gregos (helenismo). Foi escrito em hebraico por volta do ano 180 a.C. e traduzido mais tarde para grego pelo neto de Jesus Ben Sira.

A grandeza de Deus
or muito que digamos, muito nos ficar por dizer; mas o resumo de todo o nosso discurso este: Deus est em todas as coisas. 28 Que podemos ns para o glorificar? Sendo o Todo-Poderoso, est acima das suas obras. 29O Senhor terrvel e soberanamente grande, o seu poder maravilhoso. 30Glorifiquem o Senhor e exaltem-no, quanto puderem, porque ele ser sempre maior. Bendigam o Senhor, exaltem-no com todas as foras, no se cansem, porque jamais chegaro ao fim. 31Quem o viu a fim de o poder descrever? Quem capaz de o louvar como ele , em toda a sua grandeza? 32Bem numerosas ainda so as suas obras ocultas, pois muito pouco o que sabemos das suas obras. 33O Senhor fez todas as coisas e deu sabedoria aos que vivem virtuosamente. Sir 43, 27-33
27

unidade 2 O texto pretende sublinhar a grandeza e o mistrio de Deus. Das suas palavras depreende-se que no pode haver um discurso acabado sobre Deus, porque a linguagem humana limitada e incapaz, por isso, de revelar plenamente a sua natureza. Fica o resumo do autor: Ele est em todas as coisas e, simultaneamente, acima de todas as coisas; Todo-Poderoso, soberanamente grande, invisvel e, de certo modo, desconhecido, dada a sua grandeza humanamente incompreensvel. As suas obras so de dois tipos: por um lado, a criao do universo e do ser humano, bem como a ddiva da sabedoria para que cada um possa conduzir a vida pelo caminho da virtude, e, por outro lado, uma infinidade de obras inteiramente desconhecidas ao ser humano. Por tudo isso, o autor convoca os crentes ao louvor de Deus, uma vez que ele, apesar de estar para l do mundo, se relaciona com o ser humano.

83

Deus protector e amigo

O Senhor meu pastor


1

Senhor meu pastor: nada me falta. 2 Em verdes prados me faz descansar e conduz-me a lugares de guas tranquilas. 3 Conforta a minha alma e leva-me por caminhos rectos, honrando o seu bom nome. 4 Ainda que eu atravesse o mais escuro vale, no terei receio de nada porque tu, Senhor, ests comigo. A tua vara e o teu cajado do-me segurana. 5 Preparaste-me um banquete frente dos meus inimigos. Recebeste-me com todas as honras e encheste a minha taa at transbordar. 6 De facto, a tua bondade e o teu amor acompanham-me ao longo da minha vida. E na tua casa, Senhor, morarei para sempre. Sl 23

Vitral da Igreja de Santa Maria

Este salmo um poema-orao que canta a confiana e a f em Deus. Deus o Pastor que guarda, orienta e conduz as pessoas. Nele os crentes encontram refgio e segurana. Daqui nasce a convico de que Deus uma presena fiel e protectora. Para se entender esta representao de Deus importante ter presente a vida de um pastor da poca. Os pastores no eram proprietrios de grandes rebanhos, mas de um pequeno nmero de ovelhas, das quais cuidavam com carinho, j que constituam o seu patrimnio material. Era costume, entre os pastores, juntar noite

84

unidade 2

os seus pequenos rebanhos num curral comum, guardados por vigias. A voz de cada pastor era identificada pelas respectivas ovelhas, que se reuniam volta do seu guia para uma nova pastagem. Esta imagem era usada para exprimir a relao do povo de Israel com Deus, uma vez que Israel escuta a voz do seu Pastor e a ele confia a sua vida. A aridez das terras era uma realidade com a qual se confrontavam os pastores. Preocupados com a satisfao dos seus rebanhos, percorriam grandes distncias para encontrar prados verdejantes. Tal como o pastor enfrentava a aridez das terras, a escurido da noite (vale tenebroso) e os perigos que ameaavam os rebanhos, assim Deus aquele que tranquiliza o seu povo com a sua presena, no meio das adversidades da vida. Apenas reclama uma atitude: que as suas ovelhas nele depositem a sua confiana, o escutem e sigam. O salmo apresenta ainda uma segunda imagem de Deus: a do lder que acolhe o fugitivo no deserto, perseguido pelos seus inimigos. na tenda de Deus que ele encontra refgio e v salvaguardada a sua segurana e a sua dignidade. Em sntese, o salmo 23 refora a ideia da bondade de Deus que protege e acolhe o ser humano frgil e orienta cada pessoa pelos caminhos da rectido. Deus uma presena actuante, amiga, solidria e segura, em quem se pode confiar.

Apelo justia e santidade


eremias recebeu do Senhor uma ordem 2para ir porta do templo e l proclamar a seguinte mensagem: 4No acreditem quando vos disserem: o templo do Senhor! o templo do Senhor! o templo do Senhor! Estamos em segurana! Pois isso uma iluso! 5 Se na verdade mudarem a vossa maneira de viver e agir e forem justos uns para com os outros; 6se no oprimirem os estrangeiros, os rfos e as viva e no matarem ningum inocente nesta minha terra; se deixarem de prestar culto a outros deuses, para vossa desgraa; 7se de facto mudarem, hei-de deixar-vos viver neste lugar, na terra que, de h muito, dei aos vossos antepassados, para sempre. 8 Porm, vocs confiam em palavras mentirosas, que no valem nada; 9 roubam, matam, cometem adultrio, proferem falsos juramentos, oferecem incenso ao deus Baal e adoram a deuses que antes no reconheciam; 10Vm minha presena, ao meu templo, e dizem: Estamos em segurana! e depois vo continuar a praticar essas coisas abominveis! 11Pensam que o meu templo um covil de ladres e que eu no vejo o que vocs fazem?. Jr 7, 1-2.4-11
1

Profeta Jeremias, por Frederick James Sheilds

unidade 2

85

Saber +
Jeremias nasceu por volta do ano 650 a.C., em Anatot, aldeia da tribo de Benjamim, situada a nordeste de Jerusalm, de uma famlia de ascendncia sacerdotal. Viveu num dos perodos mais conturbados da histria do povo de Israel: o fim do reino de Jud e a destruio de Jerusalm pelo imprio da Babilnia. Jeremias sentiu o chamamento de Deus ainda na sua juventude. No foi fcil aceitar a misso de profeta, uma vez que tinha de pr em causa algumas das mais profundas convices do povo de Israel. A sua confiana em Deus permitiu-lhe vencer os mais variados obstculos, entre os quais a oposio dos seus concidados, nomeadamente das classes sociais mais altas.

Maquete do Templo de Jerusalm no tempo de Herodes, o Grande

Jeremias denuncia o facto de a relao do povo de Israel com Deus estar incorrectamente fundada na sobrevalorizao do templo e do culto e na subvalorizao do comportamento tico. O profeta denuncia a decadncia de um povo que esquece a vontade de Deus para se centrar exclusivamente num culto sem alma. O templo era o lugar sagrado por excelncia, mas no podia servir para camuflar uma religio ritualista que no atende aos valores morais e ao comportamento justo. Por isso, o templo no pode ser o lugar mgico da salvao. O culto essencial a Deus a prtica da justia e do bem. Jeremias apela converso do corao que implica uma alterao radical da forma de conduzir a vida e uma mudana essencial na relao com as outras pessoas como sinal de uma f autntica que no se pode esgotar em rituais.

O messias: o rosto de Deus


O povo de Israel, tantas vezes violentado e derrotado pelos grandes imprios, esperava de Deus a salvao que se havia de manifestar atravs do advento do Messias, daquele que seria o sinal de um Deus Todo-Poderoso e libertador, capaz de devolver a identidade e a independncia seriamente comprometidas. A revelao da vontade libertadora de Deus atinge o seu ponto mais alto com o nascimento do Deus-Menino, Jesus, o Deus-connosco, o Bom Pastor, o rosto visvel de Deus invisvel. A sua mensagem de fraternidade universal pretende reunir todas as pessoas dos vrios quadrantes da Terra sob a orientao do amor de Deus. Jesus o rosto de Deus Pai, que no limita o seu amor infinito ao povo de Israel, mas inclui a totalidade da humanidade. Por isso, os que seguem Jesus, o Bom Pastor, reconhecem-se como irmos e vem, nos outros, pessoas igualmente amadas por Deus. E porque Deus Amor, os cristos vivem o mandamento do amor at ao limite. A f crist vive-se na relao com o prximo, na construo de um mundo mais solidrio e fraterno. Deus conta com as capacidades e limitaes de cada pessoa para se dar a conhecer. Quem se empenha em servir os outros o autntico rosto de Deus a actuar na histria. E na histria que ficam gravadas as memrias de testemunhos de f reveladores do rosto de Deus.

Adorao dos Magos, por Jacopo Bassano

86

unidade 2

Solidariedade e fraternidade
A solidariedade faz parte da identidade do prprio ser humano, enquanto ser aberto e atento aos outros, ao mundo e a Deus. A relao com os outros manifesta-se em experincias de encontro e de dilogo interpessoais. A solidariedade decorre deste encontro com um tu com quem nos cruzamos e relacionamos. Sempre que se ignora esta dimenso altrusta, d-se espao ao egosmo e solido e perde-se uma oportunidade para construir relaes interpessoais marcadas por laos fraternos, das quais nascem frutos de amizade, comunho e cooperao, valores que tornam a pessoa humanamente mais rica e mais autntica. So Vicente de Paulo nasceu em 1581, numa aldeia do sul da Frana. Destacou-se, desde cedo, por uma notvel inteligncia e sentido religioso da vida. Estudou Teologia na Universidade de Toulouse e foi ordenado sacerdote. Confrontado com tanta pobreza em contraste com a riqueza de poucos, Vicente comeou a distribuir bens aos pobres e a fazer visitas aos enfermos nos hospitais. Naquele perodo, a Marinha francesa estava em expanso e, para resolver o problema da mo-de-obra necessria para o remo, era costume a condenao s gals. Vicente empenhou-se nesta misso, lutando por mais dignidade para estes prisioneiros, que viviam em condies sub-humanas. Vendo o abandono espiritual dos camponeses, fundou a Congregao da Misso, para evangelizao do pobre povo do interior. Inspirado pelo seu amor a Deus e aos mais desamparados, So Vicente de Paulo concretizou muitas obras de amor e solidariedade. A sua vida uma histria de doao aos irmos indigentes e de amor a Deus. O pai dos pobres inspirou as Conferncias Vicentinas, fundadas por Antnio Frederico Ozanam e seus companheiros, em 1833, que, espalhadas pelo mundo inteiro, vivem permanentemente o amor a Deus na ajuda aos mais carenciados.

So Vicente de Paulo

unidade 2

87

Se procurardes a Deus, encontr-lo-eis por toda a parte na pessoa do pobre. Como ser cristo e ver o seu irmo aflito, sem chorar com ele? viver sem caridade, ser cristo de pintura, no possuir nada de humanidade, ser pior que os animais. So Vicente de Paulo

Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches nasceu em 1885 em Cabanas de Viriato, Carregal do Sal, licenciou-se em Direito e, depois de ter exercido funes diplomticas em vrias cidades, foi nomeado cnsul em Bordus (Frana). As foras nazis de Hitler tinham entrado em Paris e uma multido de pessoas fugira para o sul, esperando deixar a Frana. O destino era Bordus, onde um visto portugus podia assegurar-lhes uma passagem at Portugal, que era um pas neutro; dali talvez pudessem obter uma passagem para a Amrica. No entanto, Salazar tinha ordenado s embaixadas portuguesas que no emitissem passaportes ou vistos a determinados grupos de pessoas, entre os quais os judeus e os exilados polticos portugueses. Aristides de Sousa Mendes, com grande compaixo, decide desobedecer s ordens de Salazar concedendo vistos de forma indiscriminada e gratuita a cerca de trinta mil pessoas, de modo a salvar o maior nmero possvel de refugiados das mos sanguinrias do nazismo. Cerca de dez mil desses refugiados eram judeus. Parece ter proferido a seguinte frase: Tenho de salvar estas pessoas, quantas eu puder. Se desobedeo a ordens, prefiro estar com Deus e contra os homens, que com os homens e contra Deus. Posteriormente, Aristides segue para Bayonne e depois para Hendaye e Irun. Durante dias e dias anda de um lado para o outro, salvando pessoas nas estradas do sul de Frana, nas estaes de caminhos-de-ferro, conduzindo mesmo um grupo de centenas de refugiados atravs dos Pirenus, a p e de automvel. O Alto Comissariado para os Refugiados da Sociedade das Naes calculou que nesse Vero de 1940 tenham entrado em Portugal quarenta mil refugiados. Na sua casa em Cabanas de Viriato, recebeu dezenas de refugiados. Como consequncia da sua desobedincia ao governo, foi chamado a Lisboa, demitido das funes diplomticas e proibido de exercer a profisso de advogado. Teve de vender todos os seus pertences pessoais para alimentar a sua famlia. Morreu na penria em 1954. Em 1967, em Nova Iorque, o Yad Vashem, organizao judaica para a recordao dos mrtires e heris do Holocausto em Israel, homenageou Aristides de Sousa Mendes com a sua mais alta distino: uma medalha comemorativa com a inscrio do Talmude: Quem salva uma vida humana como se salvasse o mundo inteiro. Disseram ento: Como judeus salvos por um homem justo, nossa obrigao recordar a sua vida, a bondade de um homem que, contra tudo e todos, na sua poca, lesou a si mesmo para salvar outras vidas.

Salazar

Aristides de Sousa Mendes

Judeus aps a primeira Guerra Mundial

88

unidade 2

Casa onde viveu Aristides de Sousa Mendes, Cabanas de Viriato, Viseu

Mrio Soares

Em 1987, o presidente da Repblica Portuguesa, Mrio Soares, conferiu-lhe, a ttulo pstumo, a Ordem da Liberdade. Em 1989, a Assembleia da Repblica e o Governo portugus procederam, finalmente, reabilitao oficial de Aristides de Sousa Mendes. Hoje, continuamos a precisar de outros Aristides que lutem por um mundo melhor e mais justo para todos. ngelo Giuseppe Roncalli papa Joo XXIII, o Bom Papa nasceu em 1881 numa aldeia do norte de Itlia de uma famlia humilde e numerosa de trabalhadores agrcolas. Devido ao clima religioso da famlia e fervorosa vida paroquial, ngelo sentiu o chamamento para ser padre. Ordenado sacerdote, foi professor e, em 1915, quando a Itlia entrou na Primeira Guerra Mundial, tornou-se capelo militar dos soldados feridos que regressavam da linha de combate. Por causa da sua capacidade de dilogo e da sua humildade, foi escolhido para ser diplomata do Vaticano, ou seja, representante do papa em vrios pases. Cultivou relaes respeitosas com todos, num esprito de tolerncia e acolhimento. Manteve permanentemente na sua vida diplomtica uma atitude de simplicidade evanglica, inclusive nos assuntos mais complexos. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), salvou muitos judeus concedendo permisso de trnsito como embaixador do Vaticano. De 1953 a 1958, ngelo Roncalli foi patriarca de Veneza. A 28 de Outubro de 1958, foi eleito papa, escolhendo o nome Joo (XXIII), em homenagem a So Joo Evangelista. Foi um papa empreendedor, corajoso, simples e cordial. Recebeu pessoas de todas as naes e crenas; cultivou um extraordinrio sentimento de acolhimento para com todos. Sustentava-o um profundo amor a Deus e aos outros. Os seus gestos irradiavam a paz de quem confia profundamente em Deus. Visitou e confortou crianas gravemente doentes internadas em hospitais. Numa visita a uma cadeia conseguiu criar um ambiente familiar e comovente ao apresentar-se aos reclusos dizendo sou ngelo, vosso irmo () aqui [na priso] estamos

Papa Joo XXIII

unidade 2

89

na Casa do Pai () pus os meus olhos nos vossos olhos, coloquei o meu corao junto ao vosso corao. Com as suas palavras e os seus gestos simples, conseguiu transmitir a misericrdia de Deus para com os prisioneiros. Preocupou-se com a condio social dos trabalhadores, dos pobres, dos rfos e dos marginalizados. Preocupado com o afastamento da Igreja em relao sociedade, foi o impulsionador de uma grande reforma na Igreja Catlica. Convocou, para surpresa de muitos, o Conclio Vaticano II (1962-1965), visando a renovao da Igreja e da sua relao com o mundo, atravs da recuperao da mensagem originria de Jesus Cristo (o regresso s fontes). No final de um discurso afirmou: Agora ao voltarem para casa encontraro as vossas crianas. Dem a cada uma delas um beijo ou uma carcia e digam-lhe: Este o beijo do papa. Talvez as encontrem com alguma lgrima por enxugar. Tenham uma palavra de consolo para todos aqueles que sofrem. Saibam os aflitos que o papa est com os seus filhos, sobretudo nas horas de tristeza e de amargura. E peo-vos: vamos amar-nos uns aos outros, sempre cheios de confiana em Cristo que nos ajuda e nos escuta.

90

unidade 2 Charles Eugne de Foucauld nasceu em 1858 em Estrasburgo, Frana. Ficou rfo de pai e me em 1864. Frequentou a Escola Militar. Herdeiro de uma enorme fortuna, delapidou-a rapidamente no jogo e em excentricidades. Participou no exrcito francs e percorreu a Arglia e Marrocos em projectos de investigao para a Sociedade Francesa de Geografia. Uma prolongada reflexo sobre a vida espiritual conduziu-o a uma converso sbita que o fez ingressar num mosteiro. Ordenado sacerdote em 1901, regressou Arglia e levou uma vida isolada do mundo numa zona de tuaregues. Aprendeu a lngua, estudou a gramtica, os cantos e as tradies dos povos do deserto do Saara. A deciso que levou Charles de Foucauld a viver com os tuaregues, os pobres nmadas do deserto, foi motivada pelo seu total despojamento, amor radical e entrega aos outros. Os tuaregues chamavam-no marabuto branco, isto , o homem de orao ou o homem de Deus. Atravs da sua vida, manifestou a presena de Deus, completamente comprometido com os pobres. Foi assassinado por assaltantes em 1 de Dezembro de 1916. O papa Bento XVI beatificou-o a treze de Novembro de 2005.

Papa Bento XVI

Doc. 39 Orao do Abandono


Meu Pai, Eu me abandono a ti, Faz de mim o que quiseres. O que fizeres de mim, Eu te agradeo. Estou pronto para tudo, aceito tudo. Desde que a tua vontade se faa em mim E em tudo o que tu criaste, Nada mais quero, meu Deus. Nas tuas mos entrego a minha vida. Eu te a dou, meu Deus, Com todo o amor do meu corao, Porque te amo E para mim uma necessidade de amor dar-me, Entregar-me nas tuas mos sem medida Com uma confiana infinita Porque tu s Meu Pai! Charles de Foucauld

Charles Eugne de Foucauld

A exemplo de Jesus que se fez pobre e por todos ofereceu a sua vida, o esvaziamento de Charles de Foucauld o processo de diminuio pessoal para que Deus possa intervir e agir na histria dos povos e das pessoas.

unidade 2 Na sua vida, o protagonista que sempre aparece e age atravs da sua pessoa o prprio Deus. Emprestou sua prpria vida a Deus, uma vida no retida, mas doada. Quem guarda a prpria vida para si, perde-a, mas quem a entrega, ganha-a.

91

O sangue derramado e oferecido de todo corao um sangue que revela, numa linguagem universal, o amor universal de Deus. Logo que descobri que existe Deus, entendi que no podia fazer outra coisa a no ser viver por ele: a minha vocao religiosa comea no exacto momento em que despertou a minha f. Charles de Foucauld

Doc. 40 Crescer ou Decrescer


Tudo o que no cresce, decresce e arrisca-se a desaparecer. Este parece ser um princpio bsico da vida. No h meio-termo, ningum fica de fora desta realidade. Se deixo de investir numa relao, ela no se aguenta; se no dou continuidade minha formao, deformo-me inevitavelmente, e por a fora E quem no continua a investir na f e no amor, corre o risco de perder ambas as coisas. Pe.Vasco Pinto de Magalhes, No H Solues, H Caminhos

Doc. 41 Orao para obter o entendimento do silncio de Deus


Concede-nos que nos lembremos sempre que tu tambm falas quando te calas. Enquanto esperamos a tua vinda, d-nos tambm esta confiana: Tu calas-te por amor e tambm falas por amor. Assim, quer te cales, quer fales, s sempre o mesmo Pai, o mesmo corao paternal, quer nos guies com a tua voz, quer nos eduques com o teu silncio. Kierkegaard, filsofo e telogo dinamarqus do sc. XIX

Kierkegaard

You might also like