You are on page 1of 12

Projecto babySol - Segurana Alimentar e Nutrio Infantil

RECEITAS PARA O SEU BEB

Dra. Solange Burri Portal babySol - http://www.solangeburri.blogspot.com E-mail: babysol.burri@gmail.com

http://www.solangeburri.blogspot.com

Projecto babySol - Segurana Alimentar e Nutrio Infantil

Pequenos Gourmets - Pur de legumes com coelho


Esta semana surgiram algumas dvidas de mams relativamente introduo de alimentao slida na criana...Esta etapa requer alguma imaginao por parte da mm para introduzir "alimentos intermdios" que promovam uma boa adaptao. Os purezinhos de legumes com carne ou peixe so obrigatrios e convm mesmo evitar passar demasiado com a varinha mgica... Se o beb reclamar...pedimos desculpa ;-)... Pur de Legumes com coelho (a partir dos 10 meses) 1 coxa de coelho; 1 cebola pequena; 1 dente de alho; 2 batatas; 2 cenouras; 1 dl leite do beb; 2 hastes de salsa Cozer as batatas com as cenouras.Estufar o coelho com um refogado ligeiro at estar bem tenrinho. Juntar salsa picada 5 minutos antes de estar pronto. Esfiar com um pouco de molho. Fazer o pur com o coelho. Preparar 1 dl de leite do bb (de transio) e juntar ao pur. Dicas:- Pode muito bem cozer os legumes se tiver que fazer sopa e depois retirar para fazer o pur.- Tambm pode estufar mais coelho, guardar parte no frigorifico e depois preparar uma aorda ou novo purezinho com outros legumes (ex. batata e courgete). Bom apetite Bb!

Pequenos Gourmets - Peixe com legumes


Peixe com legumes (a partir dos 10 meses) 250 g de batatas em cubos; 100g de abbora; 1 cenoura pequena; 1 cebola pequena; 2 feijes verdes; dl de azeite; 120 g de peixe branco (pescada, maruca, linguado); 100 ml de leite em p preparado; 1 dente de alho; 1 haste de salsa Cozer o peixe (pescada ou outro) em gua com 1 dente de alho e salsa. Fazer um refogado leve com a cebola picadinha e azeite. Juntar as batatas aos cubos, a cenoura, a abobora, o feijo verde, um pouco de gua e deixar cozer tudo bem. Junta ento o peixe cozido e deixe tomar gosto durante alguns minutos. Reduza a pur ou amasse com um garfo. Ajuste a textura com leite morno do beb. Dica: utilize peixe bem fresquinho e congele em cuvetes, permitindo assim obter doses individuais que rapidamente descongela no micro-ondas. Bom Apetite Bb!

http://www.solangeburri.blogspot.com

Projecto babySol - Segurana Alimentar e Nutrio Infantil

Pequenos Gourmets - Aorda de Peixe e Legumes


A aorda um prato muito verstil e muito do agrado do bb pois ao introduzir-se o po, que j tem sal, vai agradar o filhote. Por isso a escolha do po deve ser criteriosa principalmente se se trata de um bb com menos de 12 meses de idade. Em qualquer dos casos no se recomenda adio de sal. Aorda de peixe e legumes (A partir dos 8 meses ou desde a introduo do peixe) Ingredientes: Cenoura ralada q.b.; Courgette q.b.; Alho frances q.b.; 1 po alentejano ou de mistura (aproximadamente); 1 lombinho de pescada fresco ou ultra-congelado; gua q.b.; azeite q.b. Preparao: Refoga-se o alho francs no azeite at ficar transparente. Junta-se os outros legumes deixa-se refogar mais um pouco, mantendo um fundinho de gua. Entretanto coze o peixe parte num pouco de gua temperada com alho e salsa. Quando os legumes estiverem cozidos, juntar alguma gua de cozer o peixe, previamente coada. Deixa-se ferver e junta-se o po aos pedaos. Deixa-se cozer, em lume brando, at o po estar bem molinho. Pretende-se textura bem molhadinha! Juntar o peixe desfiado e sem peles ou espinhas. Juntar salsa picadinha e deixar levantar fervura. Ter o cuidado de manter o lume brando para impedir que a aorda agarre no fundo do tacho. Passar tudo na varinha ou esmagar com o garfo dependendo da idade do bbe. Nota: esta receita fica bem com diferentes legumes, desde que j introduzidos na dieta do bb, (ex. ervilhas) e pode servir como refeio para toda a familia!

Pequenos Gourmets - Sopa de batata doce


Esta receita, dedico-a hoje, queles bebs mais exigentes, e que ainda no esto receptivos sopa. Porque se apresenta com um sabor adocicado, esta sopa deve ser dada esporadicamente, de modo a haver uma melhor compreenso, por parte do pequeno gourmet, que a sopa tem outros sabores...mais cidos...! Sopa de batata doce (a partir dos 6 meses) 200g de batata doce; 50g cenoura; 50g abbora; 1 cebola pequena; 150g courgette; 2 hastes de coentros Coloque um pouco de gua a ferver. Entretanto prepare os legumes, lavando-os e cortando-os em pedaos. Introduza-os na gua a ferver e deixe cozer cerca de 15 minutos, aps levantar fervura. Quase no fim acrescente os coentros. Reduza a pur. Junta um fio de azeite no prato do beb. Bom apetite Bb!

http://www.solangeburri.blogspot.com

Projecto babySol - Segurana Alimentar e Nutrio Infantil

Pequenos Gourmets - Creme Aveludado de Aves...


C estou eu mais uma vez com uma receita de sopinha para bbs. Desta vez, trata-se de um creme ligeiro, muito interessante para aqueles bebs que ainda no comearam a comer carne na sopa...Tome nota: Creme Aveludado de Aves (a partir 5 meses) 1 l de caldo de cozer 1 frango, 1 dente de alho, 1 ramo de salsa; 100g de alho francs (parte branca); 150 gr de batatas; Azeite q.b. Comear por cozer o frango, preferencialmente caseiro, em gua temperada com o alho e a salsa. Coar o caldo e reservar. O frango desfie, depois de frio e utilize-o nesta sopa para os adultos ou at mesmo para fazer um empado, etc. Entretanto prepare os legumes, lavando-os e cortando-os. Faa um refogado com o alho francs e azeite. Junte as batatas em pedaos e acrescente apenas um pouco do caldo. Deixe cozer bem. Assim que os legumes estiverem cozidos, passe com a varinha e acrescente um pouco mais de caldo at obter a consistncia desejada. No acrescente mais azeite. E sirva ! Bom Apetite Bb.

Pequenos Gourmets - Frango com Tomate


Frango com tomate (a partir dos 12 meses) 150 g de peito de frango limpo; 150 g de tomates maduros; 1 cebola;1 dente de alho; sal; 1 dl azeite; 1 raminho de salsa ou de coentros. No copo da batedeira, triture a cebola, juntamente com o alho e um fio de azeite. Junte os tomates madurinhos, previamente limpos da pele e grainhas e uma pitada de sal. Passe os bifinhos de frango por farinha, espalmando-os de seguida e removendo o excesso. Num pirex, untado com azeite, disponha os peitos de frango e regue-os com uma parte da mistura que acabou de preparar. Leve ao micro-ondas, na potncia mxima, durante cerca de 10 minutos ou at o frango ficar tenro. Interrompa a cozedura, 1 ou 2 vezes, para ir regando com o molho. Se o seu micro-ondas tiver grill, use-o em simultneo, para dar mais cor. Acompanhe com arroz branco ou pur. Bom Apetite Bb!

http://www.solangeburri.blogspot.com

Projecto babySol - Segurana Alimentar e Nutrio Infantil

Pequenos Gourmets - Sopinha de Borrego com Pra...


C estou eu mais uma vez com uma receita de fruta na comida. Desta vez, trata-se de uma sopa de carne com pra, ideal para quando os bbs no comem fruta cozida...Tomem nota: Sopinha de Borrego com Pra(a partir 6 meses) 120 gr de carne de borrego; 100g de abbora; 150 gr de batatas; 50 g de cebola; 1 pra madurinha; 1 colher (caf) de azeite; 1 pezinho de coentros. A carne de borrego , muitas vezes, acompanhada de resduos de ossos, pelo que deve ser bem lavada antes de cozinhada. Depois disso, introduza a pea lavada e cortada em pedaos, em gua a ferver e deixe cozer 20 minutos em lume brando. Entretanto prepare os legumes, lavando-os e cortando-os. Acrescente-os agua fervente, reduza o lume e deixe cozer durante mais 20 minutos. Quase no final, junte a pra cortadinha e os coentros e deixe ferver s mais 5 minutos. Passe ento tudo com a varinha mgica e coloque no prato do bb. Junte o azeite e sirva morno. Bom Apetite Bb.

Pequenos Gourmets - Bifinhos de Frango com Pur de Ma...


Bifinhos de Frango com Pur de Ma (a partir dos 12 meses) 1 bifinho de frango; 2 maas; 1 folha de hortel; 1 dentinho de alho; 1 fio de azeite; 1 pouco de sumo de limo Tempere o bifinho com o alho esmagado, o sumo de limo e uma pitada de sal, se j tiver introduzido na alimentao do bb. Preparar ento o pur de ma: descascar as mas, cort-las em pedaos e introduzir dentro de um pequeno pirex, de preferncia pequeno e redondo. Acrescente a hortel. Levar ao micro-ondas, na potncia mxima, semi-tapado, durante 1 minuto. Tapar totalmente e deixar repousar. Entretanto coloque uma sert ao lume e junte o azeite. Deixe ficar bem quente e depois reduza o lume. Rapidamente grelhe o bifinho, de um lado e do outro, nesta pouca gordura. Retire a hortel das mas e passe-as com a varinha mgica. Coloque 2 colheres de sopa no prato do bb. Depois disponha o bifinho e regue com um pouco do molho. Acompanhe com arroz branco. Hummmmmmmmmmmmm! Bom Apetite Beb!

http://www.solangeburri.blogspot.com

Projecto babySol - Segurana Alimentar e Nutrio Infantil

Pequenos Gourmets - Figado de frango estufado


Aqui vos deixo uma receita diferente, mas muito nutritiva face ao elevado valor nutricional do fgado em vitaminas A, D e ferro. Fgado de frango estufado (a partir 12 meses) Ingredientes: 100g de fgado de frango; 1 alho francs; 1 dente de alho; 1 folha de louro; 1 batata; chvena de ervilhas; 1 raminho de salsa; 2 colheres de sopa de azeite virgem. Refogar o alho porro no azeite. Juntar os fgados de frango e um pouco de gua mistura. Juntar o alho picado e o louro. Deixar cozer durante alguns minutos at os fgados estarem no ponto e deite a salsa picada para dar sabor. Deixe levantar fervura. Bata tudo juntamente com as batatas e as ervilhas que entretanto cozeu parte. Bom Apetite BB!

Pequenos Gourmets
Alusivo a uma questo que a mm C. me colocou esta semana, apresento hoje esta receita destinada a habituar os pequenos Gourmets a comer comida mesmo slida... Sopa com massinhas (entre os 9 e 12 meses) 200g de batata; 200g de abbora; 50 g de cebola; 50g de cenoura ; 1 dente de alho; 2 colheres (sopa) de massinhas (letras ou pevide ou couscous); 1 colher (caf) azeite por prato Ponha um pouco de gua numa panela. Leve ao lume a ferver. Entretanto prepare e lave os legumes, partindo-os em pedaos. Introduza-os na gua a ferver. Depois de levantar fervura, reduza o lume e deixe cozer cerca de 15 minutos. parte, coza as massinhas num fundo de gua durante 8 minutos. Passe a sopa e junte ento a massinha coada. Deite no prato, acrescente o azeite e sirva ao bb, depois de arrefecer. Nota: eu pessoalmente, gosto de cozer as massinhas ou arroz parte, quando pretendo que fique inteiro. Assim, os legumes no sofrem nova cozedura, o que contribui para uma menor perda vitaminica. Bom apetite Bb!

http://www.solangeburri.blogspot.com

Projecto babySol - Segurana Alimentar e Nutrio Infantil

Pequenos Gourmets
No seguimento da passada receita que coloquei - Sopa Aveludada de Abobora - com gema de ovo, venho hoje apresentar-vos esta receita para quem precisar de novas ideias...lembro apenas que devem ter um cuidado especial: escolher um bom po, bem cozido, de preferncia de mistura e que no tenha muito sal. Aorda de Gema ( a partir 9 meses) 1 dentinho de alho~; 1 po de mistura (de vespera); 1 pezinho de salsa; 1 fio de azeite; 1gema de ovo 1 - Comear por fazer um leve refogado com o alho picado e o azeite. Juntar um copo mdio de gua. Temperar com a salsa picada. 2 - Deitar o po em pedaos, tapar e deitar cozinhar um pouco para que a gua do refogado seja absorvida. No deite muito po. importante que a quantidade de po seja proporcional para a quantidade de gua adicionada, para que a aorda fique hmida. Ajuste se necessrio com mais gua. 3 - Deixe cozinhar at o po estar bem molhadinho, em lume brando. 4 - Num prato parte, bater a gema. Deitar um pouco da gua do refogado na gema e misturar bem, mexendo sempre. 5 - Sempre em lume brando, deite a gema batida no tacho, mexendo sempre, sempre, at borbulhar. Observaes: - O segredo de qualquer aorda est no po que se utiliza. O po saloio costuma dar optimos resultados. - Aconselho a fazer este prato para toda a familia: faa num tacho maior, separe a poro para o bb onde vai depois acrescentar a gema e cozinhar parte. Ao preparado maior, junte mais gua onde cozeu marisco, mais po, junte depois marisco cozido e depois 2 gemas batidas que devem cozinhar pelo processo que j expliquei. Salpique com mais salsa picada. - Porque a cozedura da gema muito rpida, confira a frescura dos ovos! BOM APETITE BB e Familia!

http://www.solangeburri.blogspot.com

Projecto babySol - Segurana Alimentar e Nutrio Infantil

Pequenos Gourmets
A pedido da mm Rosa e porque vejo que se trata de uma dvida comum a muitas mms, hoje vou explicar como se faz uma excelente sopinha, bem cremosa, com gema de ovo incorporada...Trata-se de um mtodo infalvel de dar gema aos filhotes, sem problemas de texturas granuladas, antes pelo contrrio... No entanto, porque precisamente se pretende uma textura aveludada garantindo o mximo de segurana microbiolgica, alguns cuidados devem ser seguidos...prestem ateno! Sopa aveludada de abobora (a partir dos 9 meses) 2 batatas mdias 2 pedaos mdios de abobora-menina 1 cebola pequena 1 gema de ovo 1 colher de caf de azeite/prato Comece por pr um pouco de gua a ferver. Entretanto arranje os legumes, corte-os em pedaos e introduza-os na gua fervente. Deixe cozer cerca de 15 minutos. Passe com a varinha mgica. Deixe apenas na panela a quantidade que pensa dar ao bb, guardando a restante. parte, bata a gema num prato. Adicione um pouquinho da sopa no prato com gema batida e misture bem (truque para a gema no granular). Misture bem com a ajuda de um garfo. Leve novamente a sopa ao lume, no minimo. Mexendo sempre, v acrescentando a mistura de ovo, mexendo, mexendo...sempre em lume brando. Quando borbulhar, retire do lume e deite rapidamente no prato onde vai servir. Acrescente o azeite e deixe arrefecer um pouco antes de dar ao bb. Cuidados: 1 - Garantir que a gema utilizada provm de um ovo fresco; 2 - Como a gema se trata de uma fonte de proteina, a sopa no deve conter nem carne nem peixe; 3 - Pode ser preparada a partir de qualquer sopa de legumes. 4 - Pode utilizar este mtodo tambm para aorda. 5 - Pode congelar a sopa que reservou em pores individuais e depois s tem que aquecer previamente e depois acrescentar 1 gema, conforme expliquei. 6 - Geralmente recomenda-se 1 gema de ovo por semana. BOM APETITE BB!

http://www.solangeburri.blogspot.com

Projecto babySol - Segurana Alimentar e Nutrio Infantil

Pequenos Gourmets - Soufle de Peixe


Aqui est uma receita que causar sensao a toda a familia...alm disso uma maneira, disfarada e muito inteligente, de dar peixinho a todos sem darem por ela ... ;-) Soufle de Peixe (a partir dos 12 meses) 2 colheres (sopa) de margarina; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1 1/2 chvena (ch) de leite de vaca; 1 pitada de sal; 3 ovos; 1 chvena (ch) de peixe cozido ; 1/2 colher (sopa) de salsa picada Num tachinho, derreta a margarina. Reduza o lume, junte a farinha. Mexa bem comuma colher de pau. Junte aos poucos o leite, e mexa bem entre cada adio para no ganhar grumos. Continue a mexer, em lume brando, at engrossar o creme. Bata as gemas parte e incorpore-as no creme, mexendo rapidamente, sempre em lume brando. Acrescente ento o peixe bem desfiado e a salsa picadinha. Envolva suavemente. Deixe arrefecer um pouco. Ligue o forno, a 180C. Unte uma forma alta, sem buraco, com manteiga. Bata ento as claras em castelo bem forte, temperando-as com uma pitada de sal. Acrescente ento o creme de peixe s claras em neve e mexa, muito delicadamente, de baixo para cima. Leve ao forno durante 40 minutos. Sirva acompanhado com uma salada mista. Dicas: -Devido sua extrema leveza, necessrio ter em ateno 2 cuidados na hora de preparar o soufl: 1) No momento de entrar no forno, este deve estar temperatura pretendida; 2) Nunca se deve abrir a porta do forno DURANTE a sua cozedura. - Este prato excelente para aproveitar sobras de peixe, eventualmente que tenha ficado de um assado ou grelhado... BOM APETITE BB!

http://www.solangeburri.blogspot.com

Projecto babySol - Segurana Alimentar e Nutrio Infantil

Pequenos Gourmets - Creme de Brculos


Esta uma das minhas especialidades... Os brculos so, por excelncia, dos legumes mais ricos em ferro e clcio pelo que devemos cozinh-lo vrias vezes para acompanhar assados, em arroz malandrinho, grelhados e cozidos, ou na sopa. De uma maneira geral, as grados, e muito menos os midos, no apreciam brculos...porque tem um cheiro pouco atractivo...pois , de facto, durante a cozedura os brculos libertam enxofre o que lhe confere mau odor e afasta os "pequenos gourmets"... O truque passa por ter em considerao 3 aspectos: - Cozinhar muito rpido; - Cozinhar destapado; - Complementar este legume com uma erva aromtica...hum...fica optimo! Creme de Brculos (a partir 6 meses) 3 batatas mdias; 1 cebola; 1 dente de alho; 100g de brculos; 2 hastes de salsa ou coentros ou funcho; 1 colher (caf) azeite por prato; Ferva um pouco de gua. Entretanto descasque os legumes, lavando-os de seguida. Corte em pedaos mdios e coza tudo durante cerca de 15 minutos. Passe tudo com a varinha mgica. Deite o azeite e coloque no no prato do bb. BOM APETITE, BB!

Pequenos Gourmets - Purzinho de frango e alho francs


Purzinho de frango e alho francs (a partir 6 meses) Ingredientes: 50 g de alho-francs 280 g de batata aos cubos 120 g de peito de frango, sem pele, desossado, em cubos 300 ml de leite do beb preparado Faa um refogado muito ligeiro com o alho francs em rodelinhas e um fio de azeite. Junte as batatas e o frango em pedaos. Acrescente um pouco de gua e perfume com hortel. Deixe cozinhar cerca de 20 minutos. Passe tudo com a varinha mgica e ajuste a textura com o leite do beb, que deve estar morno.

http://www.solangeburri.blogspot.com

Projecto babySol - Segurana Alimentar e Nutrio Infantil

Pequenos Gourmets - Farinha de Pau de peixe


A farinha de pau, feita a partir de farinha de mandioca venda em qualquer supermercado, junto das restantes farinhas, resulta numa boa fonte de hidratos de carbono j para no falar na fcil digestibilidade e na versatilidade deste prato... Alm disso, uma excelente forma de ir introduzindo comidinhas pouco passadas, pois quer os legumes, quer o peixe desfiado ficam muito bem misturados.

Farinha de pau de Peixe (a partir dos 9 meses) - Arranje o peixe e coza-o parte, em gua temperada com um dente de alho e um raminho de salsa; - Faa um refogado muito leve com um fio de azeite e um pouco de alho francs (parte branca) bem cortadinho; - Enriquea o refogado ainda com mais legumes: por exemplo courgete ou cenoura ralada. - Adicione ento a gua de cozer o peixe, previamente coada; - Quando o peixe est cozinhado, retirar as espinhas e desfiar. - A parte , desfazer duas colheres de sopa de farinha de pau num pouco de gua. Mexer e colocar no tacho, sempre a mexer, em lume brando, para no embolar e a uma temperatura baixa. O objectivo obter um preparado cremoso e no muito grosso, portanto ter agua mo para ir acrescentado se necessrio. Acrescente um pouquinho de salsa bem picadinha. - Dever cozer, sempre em lume brando, durante 2 minutos aprox. para que a farinha fique cozida. - Acrescente ento o peixe desfiado, tempere com sal se o bb tiver mais de 12 meses, e acerte a textura, se necessrio com mais gua coada de cozer o peixe. Prefira peixe magro, como a pescada ou a solha, por exemplo. BOM APETITE BB !

http://www.solangeburri.blogspot.com

Projecto babySol - Segurana Alimentar e Nutrio Infantil

PEQUENOS GOURMETS
A abbora um excelente legume, rico em antioxidantes, de fcil digesto e de excelente efeito intestinal. Por isso, pode ser dado ao bb desde a introduo da sopa na sua alimentao, enriquecendo a base desta. Se pretender quebrar um pouco a monotonia, utilize abobora menina, mais doce e facilmente substituda pela cenoura. Sopa de Abbora (a partir dos 4 meses) 1 cenoura pequena; 1 fatia de abbora; 1 batata; 1 cebola pequena; 1/2 dente de alho; 2 hastes de salsa; 1 colher (caf) de azeite/prato; Coloque um pouco de gua ao lume, deixando ferver. Entretanto descasque os legumes. Lave tudo muito bem e corte tudo em pedaos. Deite os legumes na gua e deixe cozer cerca de 10 minutos. Passe tudo com a varinha mgica. Acrescente um fio de azeite na hora de servir. BOM APETITE BB!

PEQUENOS GOURMETS - Sopa de Alface


O alface um legume de fcil digesto e por conseguinte aconselhado deste a introduo da primeira sopa...tem ainda a (enorme...!) vantagem de acalmar os bbs pois tem efeito sedativo e portanto ideal para dar noite ;-) SOPA DE ALFACE (a partir 5 meses) 100g de abbora 200g de batata 3 folhas de alface 1 colher (caf) azeite por prato Ferva um pouco de gua. Entretanto descasque os legumes, lavando-os de seguida. Corte em pedaos mdios e coza-os durante 10 minutos, em lume brando e sempre tapado. Adicione ento a alface, preservando os talos, e deixe cozer mais 5 minutos. Passe tudo com a varinha mgica e deite no prato do bb com o azeite. BOM APETITE, BB!

http://www.solangeburri.blogspot.com

You might also like