You are on page 1of 6

Nariz e Seios Paranasais Antes de iniciarmos a tcnica semiolgica, faremos uma breve reviso da anatomia: O nariz pode ser

r dividido em parte externa (pirmide nasal) e cavidade interna (fossa nasal). Parte externa do nariz ou pirmide nasal: a parte saliente do nariz, de formato triangular, que est localizada no tero mdio da face. Suas faces externas so limitadas superiormente pela linha supra-orbitria, inferiormente pelo sulco nasolabial e lateralmente pelos sulcos nasopalpebral e nasogeniano. Possui duas aberturas narinas limitadas lateralmente pelas asas do nariz. A pele, sobre a parte ssea do nariz, fina e, sobre a parte cartilagnea , mais espessa e contm inmeras glndulas sebceas. A pele estende-se at o vestbulo do nariz, que possui vibrissas (pelos rgidos) que filtram partculas do ar. Esqueleto do nariz:

A parte ssea composta pelos ossos nasais, processos frontais das maxilas, pela parte nasal do frontal e sua espinha nasal, e pelas partes sseas do septo nasal A parte cartilagnea formada por 5 cartilagens principais: 2 laterais, 2 alares e a cartilagem do septo. Existem tambm cartilagens acessrias ou intermedirias que esto situadas nos intervalos que separam as cartilagens precedentes. As cartilagens so unidas por uma membrana fibrosa que tambm interliga as cartilagens com os ossos vizinhos. ?????Os msculos, que se inserem no contorno da pirmide, so: prcero, dilatador da asa nasal, quadrado, nasal, mirtiforme.

Septo nasal:

Possui uma parte ssea e outra cartilagnea que dividem a cmara do nariz em duas cavidades nasais. Seus rincipais componentes so: lmina perpendicular do etmide, vmer e a cartilagem do septo.

Cavidade (fossa) nasal: O ser humano possui duas cavidades nasais que so separadas por um septo osteocartilaginoso.A comunicao da cavidade nasal com o exterior se d atravs das narinas e a cavidade abre-se posteriormente na faringe por meio dos canos. Com exceo do vestbulo nasal, a cavidade toda revestida por mucosa que est firmemente aderida ao peristeo e pericndrio. Os dois teros inferiores da mucosa so responsveis pela rea respiratria e o ultimo tero corresponde rea olfatria. A cavidade possui conchas nasais (superior, inferior e mdia) que se curvam no sentido inferomedial e possuem grande rea para troca de calor. Alm das 3 conchas nasais, podem existir , extraordinariamente, a quarta e at a quinta concha. A concha nasal inferior mais longa e larga e constituda pelo osso da concha nasal inferior. J as conchas nasais mdia e superior so formadas por processos mediais do etmide. As conchas nasais, juntamente com a parede externa da fossa nasal, delimitam recessos ou meatos que dividem a cavidade em 5 passagens: recesso esfenoetmoidal : est situado superoposteriormente concha nasal superior e que recebe a abertura do seio esfenoidal meato nasal superior: se localiza entre as conchas nasais superior e mdia no qual se abrem os seios etmoidais posteriores meato nasal mdio: recebe a abertura do infundbulo etmoidal; onde se localiza o hiato semilunar (sulco onde se abre o seio frontal) e a bolha etmoidal que formada por clulas etmoidais mdias meato nasal inferior: est em posio inferolateral concha nasal inferior; local onde desemboca o canal lacrimonasal meato nasal comum: local onde se abrem os recessos laterais e o meato

(retirar??????????)Vlvula nasal: Situada cerca de 1 a 1,5 cm atrs do orifcio de entrada das narinas, a parte mais estreita das vias respiratrias e responsvel por regular a corrente de ar inspiratria.

Limites da cavidade nasal: Parede superior, abbada ou teto: dividido em 3 partes que so nomeadas de acordo com os ossos que as formam frontonasal, etmoidal e esfenoidal Parede inferior ou soalho: formado pelos processos palatinos da maxila e pelas lminas horizontais do palatino Parede medial: corresponde ao septo nasal Parede lateral ou externa: formada pela justaposio de vrios ossos maxilar superior, palatino, etmide, e concha nasal inferior. So irregulares por conterem as conchas e meatos nasais.

Seios paranasais

So cavidades, cheias de ar, situadas ao lado das fossas nasais que invadem os seguintes ossos do crnio - frontal, etmide, esfenide e maxila - e so nomeados de acordo com ossos em que se encontram. Seios frontais: Esto localizados entre as lminas externa e interna do osso frontal, posteriormente aos arcos superciliares e raz do nariz. A comunicao com o meato mdio da fossa nasal se d por meio do ducto frontonasal que vai para o infundbulo etmoidal e se abre no hiato semilunar. Seios (clulas) etmoidais: Esto localizados no osso etmide entre a cavidade nasal e a rbita. As clulas etmoidais anteriores drenam para o meato nasal mdio atravs do infundbulo etmoidal.As clulas mdias se abrem diretamente no meato nasal mdio e formam a bolha etmoidal. J as clulas posteriores abrem-se diretamente no meato superior. Seios esfenoidais: Se originam de uma clula etmoidal posterior que comea, aos 2 anos de idade, invadir o esfenide. Localizam-se no corpo do esfenide e podem estender-se at as suas asas. Desemboca no recesso esfenoetmoidal.

Seios maxilares: So os maiores seios paranasais. Localizam-se no corpo das maxilas Drenam, atravs do stio maxilar, para o hiato semilunar do meato nasal mdio.

Semiologia Rinolgica O exame objetivo direto consiste em uma explorao direta das regies superficiais para as profundas. Antes de dar incio aos procedimentos, feita uma inspeo simples do nariz externo, narinas e vestbulo para procurar desvios da linha mdia, sinais inflamatrios externos, luxaes do subsepto, deformidades do septo nasal ou dermatoses vestibulares. Em seguida, realizada a palpao com a finalidade de detectar pontos dolorosos. Rinoscopia anterior: Por meio de um espculo nasal, o examinador afasta a asa do nariz e introduz as vlvulas do espculo no vestbulo do paciente. Em crianas, utiliza-se o espculo auricular. Existem duas posies em que o exame pode ser feito. Na primeira, a cabea do paciente fica em posio ortosttica, de modo que a regio suprahiidea fique em ngulo reto com a regio infra-hiidea. Nessa posio possvel observar: para baixo, o soalho da fossa nasal; para dentro, o septo nasal; para fora, a cabea da concha nasal inferior e a entrada do meato inferior. Na concha nasal inferior,o examinador deve atentar quanto presena de congesto, hipertrofia ou mesmo degeneraes polipides. No septo nasal, deve procurar deformidades e verificar sua relao com o corneto inferior, para se ter uma idia da permeabilidade nasal. A mucosa que reveste os cornetos pode se apresentar rsea plida em processos alrgicos ou vermelho vivo em processos infecciosos. fundamental o uso de vasoconstrictores nos casos de congesto do corneto inferior.Feito isso, h uma retrao da concha nasal que permitir um exame mais minucioso. No meato inferior, procura-se exsudatos e corpos estranhos. A segunda posio, na qual a cabea do paciente colocada em extenso, permite observar: para fora, a cabea da concha nasal mdia e a entrada do meato mdio, onde o examinador deve atentar para a presena de exsudatos ou formaes poliposas; para dentro, a poro alta do septo nasal que geralmente apresenta um espessamento - tubrculo do septo. Entre o tubrculo e a cabea da concha nasal mdia, h uma fenda olfativa que conduz abboda da fossa nasal, onde est a lmina crivada que d passagem aos filetes do nervo olfativo. Os desvios do septo ou a hipertrofia das conchas nasais podem dificultar a visibilidade da concha nasal mdia ou do meato mdio, o que exige o uso de vasoconstritores para fazer a retrao da mucosa. Pode-se se fazer necessrio o uso de estilete abotoado para

determinar a consistncia da mucosa nasal, a localizao e implantao de plipos ou corpos estranhos. Rinoscopia Posterior um exame da rinofaringe realizado atravs da cavidade bucal. A tcnica consiste em abaixar a lngua do paciente com um espelho pequeno previamente aquecido, que posicionado na orofaringe de um lado e de outro da vula, refletindo a imagem do cavum e da coana. Alm disso, o paciente instrudo para para respirar pausadamente pelo nariz, o que provoca um afastamento do palato mole da parede posterior da rinofaringe. O exame requer delicadeza de manobras e experincia, pois o toque no espelho em determinadas regies pode causar reflexos nauseosos. A fim de se evitarem esses reflexos, pode-se aplicar anestesia tpica no palato mole e na parede posterior da faringe. Imprimindo-se diferentes inclinaes ao espelho, possvel observar: a borda posterior do septo nasal; o orifcio da coana, com as caudas das conchas nasais; o teto do cavum, com o tecido linfide adenoideano; a parede lateral do cavum com o orifcio da trompa auditiva. Deve-se atentar para a presena de exsudatos, plipos nasais, degenerao da cauda dos cornetos, formaes blastomatosas... A inspeao do cavum pode ser complementada com aparelhos endoscpios, introduzidos pela fossa nasal ou cavidade bucal. Microrrinoscopia Consiste no uso de um microscpio cirrgico, com lente de 200 mm de distncia focal, para um exame mais minucioso do meato mdio.Durante o exame, a concha nasal mdia luxada em direo ao septo nasal com um instrumento rombo, expondo o meato mdio e permitindo uma melhor visualizao de plipos, exsudatos e degeneraes da mucosa. Exame dos seios paranasais feita a inspeo, a palpao para detectar pontos dolorosos e tambm pode-se realizar uma puno, por meio de um sinusoscpio , para diagnstico e teraputica. A sinuscopia permite avaliar o contedo dos seios, a mucosa e os stios de drenagem. Na maioria dos casos, esse exame requer hospitalizao e ambiente cirrgico. Exame funcional das cavidades para avaliar a funo respiratria ou rinometria (foto do hungria das cavidades) A vlvula a rea mais estreita das cavidades, e regula o volume de ar inspirado por meio da movimentao dos msculos das asas do nariz. A zona do tico participa ativamente do reflexo nasopulmonar e influencia na expanso torcica e na boa ventilao alveolopulmonar Rinoigrometria

uma avaliao indireta ,que consiste em aferir a permeabilidade das fossas nasais, pelo estudo do teor de umidade no ar expirado que se condensa em uma superfcie polida e graduada, como o espelho de Glatzel. Rinomanometria uma medida mais objetiva do dbito e da presso do ar inspirado. Nesse exame, utiliza-se um aparelho chamado rinomanmetro que registra graficamente o fluxo e a presso da respirao nasal e, com isso, permite avaliar os distrbios da permeabilidade nasal.

You might also like