You are on page 1of 12

A educao brasileira no perodo pombalino: uma anlise histrica das reformas pombalinas do ensino

Lizete Shizue Bomura Maciel


Pontifcia Universidade Catlica-SP

Alexandre Shigunov Neto


Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Os autores, por meio de um recorte histrico, apresentam um estudo de carter bibliogrfico, a partir do qual analisam o ensino brasileiro, ao focalizar especialmente a proposta de reforma educacional realizada por Marqus de Pombal. Nessa anlise, apontam para as conseqncias da proposta pombalina para a educao brasileira e portuguesa, em cujo contexto social estavam presentes idias absolutistas, de um lado, e idias iluministas inspiradoras de Pombal, de outro lado. Os estudos esto centrados na fase governativa de Pombal, isto , como ministro da Fazenda do rei D. Jos I e, como tal, buscou empreender reformas em todas as reas da sociedade portuguesa, inclusive atingindo o Brasil como colnia, visando dar-lhe uma unidade. A anlise crtica converge para a afirmao de que a reforma pombalina foi desastrosa para a educao brasileira e, em certa medida, tambm para o sistema educacional portugus. Tal afirmao est fundamentada na seguinte questo destruio de uma organizao educacional j consolidada e com resultados seculares dos padres da Companhia de Jesus, ainda que contestveis do ponto de vista social, histrico, cientfico, sem que ocorresse a implementao de uma nova proposta educacional que conseguisse dar conta das necessidades sociais. Portanto, a crtica que se pode formular, nesse sentido, e que vale para o momento atual de nossa sociedade, est relacionada s freqentes descontinuidades das polticas educacionais. No entanto, torna-se necessrio enfatizar que a substituio da metodologia eclesistica dos jesutas pelo pensamento pedaggico da escola pblica e laica marca o surgimento, na sociedade, do esprito moderno.
Palavras-chave

Correspondncia: Lizete Shizue Bomura Maciel Rua Santos Dumont, 2173 apto. 1201 87013-050 Maring PR e-mail: newliz@uol.com.br

Marqus de Pombal Reforma educacional Iluminismo Escola pblica.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.32, n.3, p. 465-476, set./dez. 2006

465

Brazilian education in the Pombaline period: a historical analysis of the Pombaline teaching reforms
Lizete Shizue Bomura Maciel
Pontifcia Universidade Catlica-SP

Alexandre Shigunov Neto


Universidade Federal de Santa Catarina

Abstract

The authors center on a historical period to present a study of bibliographical character, on which basis they analyze education in Brazil by focusing specifically on the proposal for educational reform made by the Marquis of Pombal. Along the analysis they point to the consequences of the Pombaline reform to Brazilian and Portuguese education, whose social context included, on the one hand, Absolutist ideas, and on the other, the Enlightenment ideas that inspired Pombal. The studies concentrate on Pombals period in government, namely when he, as Ministry of the Treasure of King Jos I, tried to carry out reforms in all areas of the Portuguese society, affecting Brazil as a colony, in an attempt to give it unity. The critical analysis converges to the conclusion that the Pombaline reform was disastrous for Brazilian education and, to a certain extent, also to the Portuguese education system. This assertion is based on the following issue: the destruction of the time-honored, consolidated albeit questionable from social, historical, and scientific viewpoints educational organization of the Jesuit priests, without the implementation of a new educational proposal capable of coping with societal needs. Therefore, the criticism that can be formulated here, and that is valid for the current moment of our own society, relates to the frequent discontinuities of the educational policies. However, it must be emphasized that the substitution of the ecclesiastical methodology of the Jesuits by the pedagogical thinking of the public, lay school signals the arrival, in that society, of the spirit of Modernity.
Keywords

Marquis of Pombal Educational reform Enlightenment Public school.


Contact: Lizete Shizue Bomura Maciel Rua Santos Dumont, 2173 apto. 1201 87013-050 Maring PR e-mail: newliz@uol.com.br

466

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.32, n.3, p. 465-476, set./dez. 2006

Consideraes iniciais

Sebastio Jos de Carvalho e Melo, conde de Oeiras, mais conhecido como Marqus de Pombal, nasceu em 13 de maio de 1699. Pertencia a uma famlia da pequena nobreza, desconhecida, e no relacionada nobreza portuguesa. Durante um curto perodo de tempo, fez parte do exrcito e foi membro da Academia Real de Histria. Iniciou-se na vida pblica somente a partir de 1738, quando foi nomeado para desempenhar as funes de delegado de negcios em Londres. Segundo Avellar (1983), sua permanncia em Londres criou-lhe uma averso pelos ingleses e [...] seus mtodos de dominao econmica (p. 9). Tal antipatia pde ser notada em suas medidas antibritnicas que visavam obstinadamente libertar o comrcio portugus da subordinao ao poderio ingls. O enviado ingls, em Lisboa, chegou a ponto de realizar o seguinte comentrio: esse homem tem-nos feito muito mal (p. 9). Durante sua duradoura estada na cidade londrina, Marqus de Pombal no chegou a aprender o idioma ingls, pois desde os tratados de Vestflia, em 1648, o idioma francs era considerado a lngua diplomtica. A vida de Marqus de Pombal pode ser dividida em quatro grandes fases. A primeira referente aos seus interesses particulares, isto , a fase do cidado Sebastio Jos de Carvalho e que compreende o perodo de 1699 a 1738. Nesse momento temporal, o cidado dedica-se exclusivamente aos interesses de pequeno fidalgo. Encerra tal fase com a tentativa frustrada de compor o Conselho de Fazenda do rei D. Joo V. A segunda a fase diplomtica, relativa ao perodo de 1738 a 1749, em que exerce suas funes diplomticas em Londres e Viena. A terceira corresponde fase governativa e esta se torna a mais importante de sua vida, pois, no reinado de D. Jos I 1 , que durou de 1750 a 1777, acabou por dirigir os negcios do pas. A ltima fase refere-se ao perodo do exlio, compreendido entre a morte de D. Jos I, em 1777, e sua prpria morte, em 1782.

Marqus de Pombal, de acordo com Rgo (1984) e Serro (1982), foi fortemente influenciado em sua formao poltica, quando de sua passagem em Viena como diplomata (1745-1749), uma vez que se pode
[...] afirmar que foi nessa capital do esprito que o ministro portugus, em contato com o mundo da poltica e da diplomacia, bebeu os grandes princpios do Despotismo Iluminado que haveria de aplicar no seu regresso ao pas. E de l trouxe igualmente, no entender de Maria Alcina Ribeiro Correia, as idias econmicas e culturais que serviram de trave-mestra do seu governo. (Serro, 1982, p. 22)

A formao de Pombal tambm sofreu influncia da poltica econmica inglesa, pois procurou as solues da crise portuguesa no modelo ingls. Contudo, um dos motivos pelos quais no obteve o xito esperado foi pela existncia de uma contradio fundamental: a diferena no sistema poltico dos dois pases. Em Portugal, estava presente o absolutismo e, na Inglaterra, o sistema institudo era o parlamentar. Ao assumir o cargo de ministro da Fazenda do rei D. Jos I, em 2 de agosto de 1750, no lugar de Azevedo Coutinho, Pombal empreendeu reformas em todas as reas da sociedade portuguesa: polticas, administrativas, econmicas, culturais e educacionais. Essas reformas exigiam um forte controle estatal e eficiente funcionamento da mquina administrativa e foram empreendidas, principalmente, contra a nobreza e a Companhia de Jesus, que representavam uma ameaa ao poder absoluto do rei. A Companhia de Jesus, ordem religiosa formada por padres (conhecidos como jesutas), foi fundada por Incio de Loyola em 1534. Os jesutas tornaram-se uma poderosa e eficiente congregao religiosa, principalmente, em funo de seus princpios fundamentais: busca da perfeio huma1.D. Jos I (1714-1777), filho e sucessor de D. Joo V, casou-se com D. Mariana Vitria e teve quatro filhas (D. Maria I, D. Maria Ana, D. Maria Francisca Dorotia e D. Maria Francisca Benedita). Recebeu grande colaborao e influncia, em seu governo, do Marqus de Pombal.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.32, n.3, p. 465-476, set./dez. 2006

467

na por intermdio da palavra de Deus e a vontade dos homens; obedincia absoluta e sem limites aos superiores; disciplina severa e rgida; hierarquia baseada na estrutura militar; valorizao da aptido pessoal de seus membros. Tiveram grande expanso nas primeiras dcadas de sua formao, constatada pelo crescimento de seus membros. Em 1856, eles contavam com mil membros e, em 1606, esse nmero cresceu para treze mil. A Ordem dos Jesutas no foi, entretanto, criada s com fins educacionais; ademais, provvel que no comeo no figuravam esses fins entre os seus propsitos, uma vez que a confisso, a pregao e a catequizao eram as prioridades. Os exerccios espirituais transformaram-se no principal recurso, os quais exerceram enorme influncia anmica e religiosa ente os adultos. Todavia, pouco a pouco, a educao ocupou um dos lugares mais importantes, seno mais importante, entre as suas atividades. A Companhia de Jesus foi fundada em pleno desenrolar do movimento de reao da Igreja Catlica contra a Reforma Protestante, podendo ser considerada um dos principais instrumentos da Contra-Reforma nessa luta. Tinha como objetivo sustar o grande avano protestante da poca e, para isso, utilizou-se de duas estratgias: a educao dos homens e dos indgenas; e a ao missionria, por meio das quais procuraram converter f catlica os povos das regies que estavam sendo colonizadas. Teixeira Soares (1961) apresenta como problemas fundamentais da administrao do Governo de D. Joo I2 , antecedente do governo de D. Jos I, e que vieram a ser combatidas pelo Marqus de Pombal: o apego rotina, evitando a realizao de reformas necessrias e teis ao funcionamento da estrutura administrativa do Estado, principalmente, em relao ao regime fazendrio e administrao ultramarina; o desinteresse pela instruo pblica, que na Coroa portuguesa era um privilgio dos nobres e da burguesia; o obscurantismo existente em todos os nveis do governo e que dificultaram as reformas necessrias. Avellar, ao analisar as reformas empreendidas por Marqus de Pombal, avalia que este

possua um profundo conhecimento da realidade portuguesa, motivo pelo qual pretendia efetivar uma reformulao cultural, poltica e econmica na sociedade portuguesa. Portanto,
[...] o reconhecimento de que o insucesso de aspectos de sua administrao se deve a fator sobre o qual no poderia o Ministro exercer controle seguro. Assim mesmo, no se poder afirmar que descurasse da conscincia nacional, se laicizou a administrao, e fez pontos de apoio de sua temtica econmica a idia de libertar o comrcio da regulao britnica, a da necessidade de proteger e desenvolver a indstria nacional e, de sua programtica educacional, a indispensabilidade de retornar os estudos menores e superiores, impulsionar o ensino profissional (aulas de comrcio e artilharia), bem como, de seu brevirio social, libertar o negro no Reino e o ndio no ultramar, salvando, com a erradicao da administrao comunal jesutica no Estado do Maranho, a unidade lingstica do Brasil, como vrios autores j proclamaram. (1983, p. 12)

Para atingir um de seus objetivos, a transformao da nao portuguesa, Marqus de Pombal precisaria inicialmente fortalecer o Estado e o poder do rei. Isso seria possvel por meio do enfraquecimento do prestgio e poder da nobreza e do clero que, tradicionalmente, limitavam o poder real. Assim, como afirma Ribeiro (1998, p. 30), o ento ministro orientava-se no sentido de recuperar a economia por intermdio de uma concentrao do poder real e de modernizar a cultura portuguesa. Marqus de Pombal, ao assumir o cargo de Ministro, formulou e implementou reformas administrativas, visando tornar mais gil e eficiente a mquina administrativa do Estado e
2. D. Joo I (1357-1433) era filho bastardo do rei D. Pedro e de Teresa Loureno. Governou Portugal de 1385 at sua morte em 1433. Para Serro (1982), D. Joo I foi o maior rei portugus do sculo XV e um dos maiores de toda histria portuguesa. Ficou famoso por sua firmeza governativa e pela viso poltica, as quais mostram a presena de sinais do Estado moderno em formao.

468

Lizete MACIEL e Alexandre SHIGUNOV NETO. A educao brasileira no perodo pombalino:...

aumentar a arrecadao. Ainda no campo das reformas administrativas e econmicas, pretendia com essas medidas dinamizar a economia nacional e incentivar o desenvolvimento das indstrias e das companhias de comrcio surgiram indstrias txteis de seda e de l; chapu; tapetes; fundies; cermicas; laticnios; vidros; sabo; entre outras. Contudo, suas tentativas de consolidar um plo industrial forte e em condies de competir, no mercado interno e externo, durou pouco. Isso ocorreu porque muitas indstrias tiveram curto perodo de funcionamento em virtude da pequena demanda do mercado interno, que optaram por produtos manufaturados ingleses, de melhor qualidade que os produtos portugueses. H ainda que se destacar que Pombal descuidou-se da poltica agrcola, dando pouca ateno aos seus problemas. As reformas do Marqus de Pombal tambm atingiram a colnia brasileira, ao visar a reformulao dos servios pblicos por meio, principalmente, do combate sonegao de impostos. Sua preocupao orientava-se no sentido de proporcionar uma unidade, um conjunto colnia brasileira. Foi durante o seu governo que a cidade do Rio de Janeiro teve um extraordinrio desenvolvimento, com destaque para seu porto e o aumento da populao. Entretanto, o recorte deste estudo deter-se- mais especificamente nos atos educacionais de sua administrao.
Marqus de Pombal e as reformas educacionais

Segundo Falcon (1993), a anlise de historiadores e pesquisadores acerca das obras e da vida de Marqus de Pombal pode ser constituda de seis momentos bem prprios: no primeiro, encontram-se os seus contemporneos; no segundo, surgem os admiradores e os crticos imediatos de suas obras; no terceiro, esto os liberais e o mito do liberalismo pombalino; no quarto, encontram-se os conservadores e o mito da tirania pombalina; no quinto, esto os estudos e as investigaes apresentadas por pesquisadores e historiadores durante a primeira metade do sculo XX; no sexto e ltimo momento, iniciado em 1945, encontram-se as anlises mais recentes.
[...] ainda hoje, os alvars e provises pombalinos so examinados como se no houvesse um outro caminho entre a alternativa que ento se props: jesuitismo e antijesuitismo. Nesta alternativa, os jesutas representam para os historiadores tudo o que h de antimoderno e Pombal, com seus homens, a autntica antecipao das aspiraes modernas. Ora, foroso reconhecer que os termos desta alternativa constituem um dos mais graves impedimentos para a justa compreenso de um dos momentos mais lcidos da histria lusitana. (Carvalho, 1978, p. 29)

A partir do sculo XVI, a direo do ensino pblico portugus desloca-se da Universidade de Coimbra para a Companhia de Jesus, que se responsabiliza pelo controle do ensino pblico em Portugal e, posteriormente, no Brasil. Praticamente, foram dois sculos de domnio do mtodo educacional jesutico, que termina no sculo XVIII, com a Reforma de Pombal, quando o ensino passa a ser responsabilidade da Coroa Portuguesa.

Na administrao de Pombal, h uma tentativa de atribuir Companhia de Jesus todos os males da Educao na metrpole e na colnia, motivo pelo qual os jesutas so responsabilizados pela decadncia cultural e educacional imperante na sociedade portuguesa. Carvalho (1978) chama a ateno para o fato de que esse processo, denominado de antijesuitismo, representava uma atitude presente em muitos pases europeus, no sendo exclusividade de Portugal. Nesse sentido, os jesutas representavam um obstculo e uma fonte de resistncia s tentativas de implantao da nova filosofia iluminista que se difundia rapidamente por toda a Europa. Serro (1982) e Almeida (2000) explicam que o dio do Marqus de Pombal aos

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.32, n.3, p. 465-476, set./dez. 2006

469

jesutas ficou expresso em documentos oficiais da poca. Nesse sentido, Carvalho afirma que
[...] o to celebrado dio do Marqus de Pombal Companhia de Jesus no decorreu dos prejuzos opiniticos de uma posio sistemtica previamente traada. Fatores vrios e complexos, de ordem social, poltica e ideolgica, influram decisivamente na evoluo de uma questo que ainda hoje apaixona e obnubila a viso dos espritos mais esclarecidos. Na brevidade desta forma de ideal poltico nacional a conservao da unio crist e da sociedade civil se condensa toda uma filosofia com objetivos claramente definidos, responsvel, alis, de certa forma, tanto pelas virtudes quanto pelos vcios do despotismo imperante. (1978, p. 32)

Tal esprito antijesutico est expresso, em ltima anlise, na atribuio Companhia de Jesus de todos os males da Educao na metrpole e na colnia brasileira, bem como pela decadncia cultural e educacional dominante na sociedade portuguesa. As principais medidas implantadas pelo marqus, por intermdio do Alvar de 28 de junho de 1759, foram: total destruio da organizao da educao jesutica e sua metodologia de ensino, tanto no Brasil quanto em Portugal; instituio de aulas de gramtica latina, de grego e de retrica; criao do cargo de diretor de estudos pretendia-se que fosse um rgo administrativo de orientao e fiscalizao do ensino; introduo das aulas rgias aulas isoladas que substituram o curso secundrio de humanidades criado pelos jesutas; realizao de concurso para escolha de professores para ministrarem as aulas rgias; aprovao e instituio das aulas de comrcio. Inspirado nos ideais iluministas, Pombal empreende uma profunda reforma educacional, ao menos formalmente. A metodologia eclesistica dos jesutas substituda pelo pensamento pedaggico da escola pblica e laica. o surgimento do esprito moderno que,
[...] marcando o divisor das guas entre a pedagogia jesutica e a orientao nova dos mode-

ladores dos estatutos pombalinos de 1772, j aparecem indcios claros da poca que se deve abrir no sculo XIX e em que se defrontam essas duas tendncias principais. Em lugar de um sistema nico de ensino, a dualidade de escolas, umas leigas, outras confessionais, regidas todas, porm, pelos mesmos princpios; em lugar de um ensino puramente literrio, clssico, o desenvolvimento do ensino cientfico que comea a fazer lentamente seus progressos ao lado da educao literria, preponderante em todas as escolas; em lugar da exclusividade de ensino de latim e do portugus, a penetrao progressiva das lnguas vivas e literaturas modernas (francesa e inglesa); e, afinal, a ramificao de tendncias que, se no chegam a determinar a ruptura de unidade de pensamento, abrem o campo aos primeiros choques entre as idias antigas, corporificadas no ensino jesutico, e a nova corrente de pensamento pedaggico, influenciada pelas idias dos enciclopedistas franceses, vitoriosos, depois de 1789, na obra escolar da Revoluo. (Azevedo, 1976, p. 56-57)

A introduo dos ideais iluministas3 , nas cincias e em especfico na Educao, se processa de acordo com as condies sociais da poca. Boto analisa que a partir do sculo XVIII h
[...] uma intensificao do pensamento pedaggico e da preocupao com a atitude educativa. Para alguns filsofos e pensadores do movimento francs, o homem seria integralmente tributrio do processo educativo a que se submetera. A educao adquire, sob tal enfoque, perspectiva totalizadora e proftica, na medida em que, por intermdio dela, poderiam ocorrer as necessrias reformas sociais perante o signo do homem pedagogicamente reformado. (1996, p. 21)

3. Para Carvalho (1978), o iluminismo portugus pode ser caracterizado diferentemente do modelo encontrado nas demais reaes europias (Frana, Inglaterra, Alemanha), pois apresenta algumas peculiaridades. Entretanto, apesar de reconhecer as peculiaridades presentes em cada nao, foi sempre um programa pedaggico, uma atitude crtica preocupada com os problemas sociais e com as intenes de reformulao das instituies e da cultura social.

470

Lizete MACIEL e Alexandre SHIGUNOV NETO. A educao brasileira no perodo pombalino:...

Para o ideal iluminista, a nova sociedade exige um novo homem que s poder ser formado por intermdio da Educao. Assim, apesar de o ensino jesutico ter sido til s necessidades do perodo inicial do processo de colonizao do Brasil, j no consegue mais atender aos interesses dos Estados Modernos em formao. Surge, ento, a idia de Educao pblica sob o controle dos Estados Modernos. Portanto, a partir desse momento histrico, o ensino jesutico se torna ineficaz para atender s exigncias de uma sociedade em transformao. Para o discurso do movimento iluminista e, mais especificamente, do Marqus de Pombal, a educao e o direito so importantssimos porque ambos so os centros de tais pensamentos. Importa considerar que a renovao pedaggica, pretendida pelo Marqus de Pombal, no exclusividade de seu governo, pois desde o reinado de D. Joo V at o governo de D. Maria I, encontram-se os traos desse movimento Iluminista, como afirmam Serro (1982), Carvalho (1978), Holanda (1993) e Ribeiro (1998).
[...] as reformas pombalinas da instruo pblica constituem expresso altamente significativa do iluminismo portugus. Nelas se encontra consubstanciado um programa pedaggico que, se por um lado, representa o reflexo das idias que agitavam a mentalidade europia, por outro, traduz, nas condies da vida peninsular, motivos, preocupaes e problemas tipicamente lusitanos. (Carvalho, 1978, p. 25)

sociedade pautada nos valores do sistema de produo pr-capitalista. Marqus de Pombal, ao propor as reformas educacionais por intermdio da aprovao de decretos que criariam vrias escolas e da reforma das j existentes , estava preocupado, principalmente, em utilizar-se da instruo pblica como instrumento ideolgico e, portanto, com o intuito de dominar e dirimir a ignorncia que grassava na sociedade, condio incompatvel e inconcilivel com as idias iluministas (Santos, 1982). Almeida (2000) e Ribeiro (1998) concordam que o grande empecilho para a concretizao desses objetivos foi a falta de homens capacitados para o ensino elementar e primrio, ou seja, havia, tanto na metrpole quanto na colnia, uma grande carncia de professores aptos ao exerccio da funo de ensinar. Frente a esse contexto, pode-se afirmar que Pombal, ao expulsar os jesutas e oficialmente assumir a responsabilidade pela instruo pblica, no pretendia apenas reformar o sistema e os mtodos educacionais, mas coloc-los a servio dos interesses poltico do Estado. Segundo Haidar, buscou-se:
[...] criar a escola til aos fins do estado, e nesse sentido, ao invs de preconizarem uma poltica de difuso intensa e extensa do trabalho escolar, pretenderam os homens de Pombal organizar a escola que, antes de servir aos interesses da f, servisse aos imperativos da Coroa. (1973, p. 38)

Para Ribeiro, fica evidenciado que


[...] as reformas pombalinas visavam transformar Portugal numa metrpole capitalista, a exemplo do que a Inglaterra j era h mais de um sculo. Visavam, tambm, provocar algumas mudanas no Brasil, com o objetivo de adapt-lo, enquanto colnia, nova ordem pretendida em Portugal. (1998, p. 35)

Verifica-se, portanto, uma nova ordem social, um novo modelo de homem, uma nova

Pelo Alvar de 5 de abril de 1771, Pombal transfere a administrao e a direo do ensino para a Real Mesa Censria, rgo criado em abril de 1768, com a qual pretendia efetivar a emancipao do controle absoluto dos jesutas no ensino, passando, ento, ao controle do Estado. Aps esse ato, foram criadas, no Brasil, 17 aulas de ler e escrever; e foi institudo um fundo financeiro para a manuteno dos estudos reformados, denominado de subsdio literrio. Uma das implicaes do

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.32, n.3, p. 465-476, set./dez. 2006

471

desmantelamento da organizao educacional jesutica e da falta de implantao de um projeto educacional formal e eficaz foi a demora em instituir-se, no Brasil colnia, as escolas com cursos graduados e sistematizados (1776). Almeida (2000) destaca uma questo importante para a compreenso da instruo pblica no Brasil colnia: a tentativa da Coroa portuguesa e do governo colonial local em abrandar o desenvolvimento da instruo pblica da populao brasileira. Tal atitude justificava-se, pois se pretendia reprimir a expanso do esprito nacionalista que comeava a aflorar entre a populao. Consegue-se, portanto, verificar a presena, desde muito cedo, de uma caracterstica marcante da Educao brasileira a destruio e substituio das antigas propostas educacionais em favor de novas propostas. Assim, constata-se que, de uma maneira geral, no Brasil, no h uma continuidade nas propostas educacionais implantadas. A expulso dos jesutas e a total destruio de seu projeto educacional podem ser consideradas como o marco inicial dessa peculiaridade to arraigada na Educao brasileira. Segundo Holanda, com a expulso dos jesutas,
[...] a instruo pblica em Portugal e nas colnias, foi duramente atingida. Desapareceram os colgios mantidos pela Companhia de Jesus que constituam ento os principais centros de ensino. Urgia, portanto, a adoo de providncias capazes de, pelo menos, atenuar os inconvenientes da situao criada com as drsticas medidas administrativas de Sebastio de Carvalho e Melo. O terreno para a implantao de novas idias pedaggicas, entretanto, j havia sido preparado, com vria sorte, pelos esforos isolados de alguns homens de cincia e de pensamento, entre os quais figuravam o singular Lus Antnio Verney e os padres da Congregao do Oratrio de So Felipe Nri. (1989, p. 80-81)

tos para financiamento da Educao no nova e no exclusividade de governos contemporneos. Tambm, pode-se notar a presena, j nessa poca, de dois tipos de escolas (uma para os filhos da nobreza e burguesia e outra para os grupos sociais menos abastados) e de polticas educacionais que privilegiavam o ensino particular, com apoio do Estado. Para Teixeira Soares, mais importante do
[...] que a reforma e modernizao da Universidade de Coimbra foi o Alvar de 06 de novembro de 1772, que institui o ensino popular a ser dado nas escolas pblicas. Pombal no ficou apenas no texto da lei. Passou de imediato fundao de escolas, que deveriam completar um total de 479. A lei determinou que o ensino popular poderia tambm ficar a cargo de particulares, que para tanto contariam com apoio do Estado no prelecionamento das seguintes matrias: ortografia, gramtica, aritmtica, doutrina crist e educao social e cvica (civilidade). O ensino secundrio daria nfase especial ao latim, grego e francs. Ao mesmo tempo em que cuidava do ensino popular, fundou o Colgio dos Nobres, seminrio dedicado educao de filhos da nobreza; e, para manter o equilbrio social e educacional, fundou tambm o Colgio de Mafra, destinado educao dos plebeus, com programa idntico ao reservado aos filhos da nobreza. [...] O primeiro-ministro criou um imposto especial destinado manuteno e ampliao das escolas fundadas (lei de 10 de novembro de 1772). (1961, p. 218)

Pode-se notar que a inteno e a tentativa de isentar o Estado de sua responsabilidade por meio de artimanhas, projetos e impos-

O ministro Pombal pretendia promover a substituio dos tradicionais mtodos pedaggicos institudos pela Companhia de Jesus por uma nova metodologia educacional, condizente com sua realidade e o momento histrico vivenciado. Pretendia, portanto, que as escolas portuguesas tivessem condies de acompanhar as transformaes que estavam ocorrendo naquele momento. Marqus de Pombal pretendia, com a aprovao desse alvar, promover a substituio dos

472

Lizete MACIEL e Alexandre SHIGUNOV NETO. A educao brasileira no perodo pombalino:...

tradicionais mtodos pedaggicos institudos pela Companhia de Jesus por uma nova metodologia educacional, considerada moderna e, portanto, condizente com os ideais iluministas. Almeida (2000), apesar de reconhecer a obra do Marqus de Pombal relativa instruo pblica, no deixa de mencionar que aps a expulso da Companhia de Jesus do Brasil e da destruio de sua obra educacional, outras ordens religiosas tentaram continuar a obra iniciada pelos padres jesutas, contudo, sem grande xito. Alm disso, considera que o xito do projeto educacional jesutico deve-se, em parte, s habilidades dos padres ao desempenharem a funo de professores, pois mantiveram numerosas escolas dirigidas por professores verdadeiramente hbeis. Tanto Carvalho (1978) como Avellar (1983) e Ribeiro (1998) concordam que o contedo da reforma pombalina, sob a gide de seus principais inspiradores, Lus Antonio Verney4 , Ribeiro Sanches5 e Antnio Genovessi, considerados pensadores modernos, trazem traos do ensino tradicional, isto , eclesistico. Portanto, no houve uma ruptura total com o ensino jesutico, pois a mudana ocorrida foi mais de contedo do que de mtodo educacional. Falcon afirma que
[...] a partir de Verney, o reformismo ilustrado, apoiado no otimismo jurdico que o caracteriza, entra na ordem do dia. A secularizao constitui seu trao dominante. A f no progresso, a nfase dada razo e a crena no poder quase mgico das Luzes completa o iderio. (1993, p. 364)

O verdadeiro mtodo de estudar, de Lus Antonio Verney, pretendia opor-se ao mtodo pedaggico dos jesutas. A obra, que na realidade eram dezesseis cartas escritas em Roma e publicadas no perodo de 1746-1747, apresenta uma anlise sobre os problemas do ensino portugus ministrado, at ento, pela metodologia dos jesutas; alm disso, fornece orientaes de como proceder para adequ-los e torn-los condizentes com a nova realidade.

Cada carta trata de um determinado tema e, no conjunto, compem as disciplinas da proposta pedaggica de Verney: primeira carta a lngua portuguesa; segunda carta o latim; terceira carta o grego e o hebraico; quarta carta as lnguas modernas; quinta carta a retrica; sexta carta continua a anlise sobre o ensino da retrica; stima carta a poesia portuguesa; oitava carta a filosofia; nona carta a metafsica; dcima carta a lgica/fsica; dcima primeira carta a tica; dcima segunda carta a medicina; dcima terceira carta a jurisprudncia como prolongamento natural da moral; dcima quarta carta a teologia; dcima quinta carta o direito econmico; dcima sexta carta apresenta uma seqncia de planos de estudos: os estudos elementares, a gramtica, o latim, a retrica, a filosofia, a medicina, o direito, a teologia e termina com o apndice sobre o estudo das mulheres. Seu projeto pedaggico est constitudo de algumas dessas propostas, tais como: secularizao do ensino; valorizao da lngua portuguesa; papel e importncia do estudo do latim, realizado por intermdio da lngua portuguesa (uma das razes do estudo do latim era a possibilidade de simplificar e abreviar a durao dos estudos); reduo do nmero de anos destinados aos estudos nos nveis de ensino inferiores, visando fundamentalmente aumentar o nmero de ingressos nos cursos superiores; apresentao de um plano de estudos para todos os nveis de ensino, do fundamental (que se inicia a partir dos sete anos de idade) at os nveis superiores de ensino; disciplinas que compem sua proposta pedaggica so, em sua maioria, literrias, tais como: portugus, latim, retrica, potica e filosofia (lgica, moral, tica, metafsica e teologia), direito (direito civil e direito cannico), medicina
4. Lus Antonio Verney (1713-1792) nasceu na cidade de Lisboa. Oriundo de uma famlia francesa de boas condies financeiras, no possua prestgio social por ser uma famlia estrangeira. considerado o mais importante difusor do esprito iluminista da cultura portuguesa. 5. Antnio Nunes Ribeiro Sanches (1699-1782) nasceu na cidade de Pernamacor e pertencia a uma famlia de cristos-novos. Estudou na Guarda, em Coimbra e em Salamanca; formou-se em medicina; e foi escritor. Sua obra mais famosa foi Cartas sobre a educao da mocidade.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.32, n.3, p. 465-476, set./dez. 2006

473

(anatomia), grego, hebreu, francs, italiano, anatomia, fsica (aritmtica e geometria); proposta de escola pblica e gratuita para toda a populao portuguesa, como medida de reduzir o analfabetismo da sociedade portuguesa. Assim, reivindica a abertura de escolas pblicas em todos os bairros para que ningum ficasse sem freqent-las; recomenda uma transformao de comportamento dos professores em relao aos seus alunos, visando a melhoria da relao professor/aluno; recomenda que a universidade deva ser aberta comunidade e aos membros da comunidade, mesmo sem serem do meio acadmico, para assistirem s aulas ministradas; sugere a criao de colgios para pobres, a fim de capacit-los com hbitos do mundo burgus e da nobreza; tambm apresenta algumas consideraes sobre a educao das mulheres. Considera importante que as mulheres freqentem as escolas para adquirirem conhecimentos necessrios administrao do lar. A importncia da obra de Verney, segundo o pensamento da poca, pode ser destacada na anlise realizada por Falcon:
[...] reside no propriamente no seu contedo, mas no esprito que as acompanham e na ruptura que representam. [...] O esprito a que nos referimos o da crtica irnica, muitas vezes satrica, ao ensino existente em Portugal, em todos os nveis, tanto no seu contedo quanto nos seus mtodos, crtica que tambm cultura portuguesa com um todo. Tratava-se, em suma, de demonstrar que, em qualquer direo que se olhasse, Portugal estava atrasada, distanciando do que se passava nos centros civilizados. (1993, p. 331)

conseguiram ser implantadas, o que provocou um longo perodo (1759 a 1808) de quase desorganizao e decadncia da Educao na colnia. Desse modo,
[...] a expulso dos jesutas em 1759 e a transplantao da corte portuguesa para o Brasil em 1808, abriu-se um parntese de quase meio sculo, um largo hiatus que se caracteriza pela desorganizao e decadncia do ensino colonial. Nenhuma organizao institucional veio, de fato, substituir a poderosa homogeneidade do sistema jesutico, edificado em todo o litoral latifundirio, com ramificaes pelas matas e pelo planalto, e cujos colgios e seminrios forma, na Colnia, os grandes focos de irradiao da cultura. (Azevedo, 1976, p. 61)

Carvalho, caracteriza, desta maneira, Lus Antonio Verney:


[...] nenhum, entretanto, to ilustre como Verney, pela universalidade do plano concebido e pela ambio por que procurou, por intermdio de suas obras, realizar o programa planejado quase no verdor dos anos. neste sentido que Lus Antonio Verney um pedagogo e, enquanto pedagogo, um iluminista na medida em que o iluminismo uma forma de pensar comum de homens que, em atitudes diversas de pensamento, procuram fazer da cultura um instrumento do progresso e da perfeio das sociedades e dos homens. Em Verney, no h apenas o programa de uma reforma sobre os estudos; h ainda a conscincia da necessidade do desdobramento de uma tarefa pedaggica, realizando na ordem prtica as diretrizes que o conhecimento das realidades portuguesas e das conquistas recentes da cultura impunham como propsito preliminar de uma poltica destinada a iluminar verdadeiramente a nao lusitana. (1978, p. 61-62) Consideraes finais

Segundo Ribeiro (1998), essa nova organizao do ensino portugus considerada um retrocesso se vista sob o prisma pedaggico e um avano na medida em que exigiu novos mtodos e a adoo de novos livros. Foi durante o reinado de D. Jos I que se evidenciou uma grande difuso do livro como agente de cultura. Importa lembrar que, apesar das propostas formais, as reformas pombalinas nunca

Todos os males da educao, na metrpole e na colnia, foram atribudos Companhia de Jesus, durante a administrao do

474

Lizete MACIEL e Alexandre SHIGUNOV NETO. A educao brasileira no perodo pombalino:...

Ministro Marqus de Pombal. Destaca-se aqui a luta entre o velho e o novo modelo, dentro de uma anlise histrica. O novo, presente na sociedade, est inspirado nos ideais iluministas e dentro desse contexto que Pombal, na sua condio de ministro, buscou empreender uma profunda reforma educacional, ao menos formalmente. Nos propsitos transformadores, estavam previstas algumas mudanas. A metodologia eclesistica dos jesutas foi substituda pelo pensamento pedaggico da escola pblica e laica; criao de cargos como de diretor de estudos, visando a orientao e fiscalizao do ensino; introduo de aulas rgias, isto , aulas isoladas, visando substituir o curso de humanidades criado pelos jesutas. Todas essas propostas foram frutos das condies sociais da poca, a partir das quais, Pombal pretendia oferecer s escolas portuguesas condies de acompanhar as transformaes de seu tempo. Nesse sentido, as

novas propostas educacionais dele refletiam e expressavam o iderio do movimento iluminista. No Brasil, entretanto, as conseqncias do desmantelamento da organizao educacional jesutica e a no-implantao de um novo projeto educacional foram graves, pois, somente em 1776, dezessete anos aps a expulso dos jesutas, que se instituram escolas com cursos graduados e sistematizados. A reforma de ensino pombalina pode ser avaliada como sendo bastante desastrosa para a Educao brasileira e, tambm, em certa medida para a Educao em Portugal, pois destruiu uma organizao educacional j consolidada e com resultados, ainda que discutveis e contestveis, e no implementou uma reforma que garantisse um novo sistema educacional. Portanto, a crtica que se pode formular nesse sentido, e que vale para nossos dias, refere-se destruio de uma proposta educacional em favor de outra, sem que esta tivesse condies de realizar a sua consolidao.

Referncias bibliogrficas ALMEIDA, J. R. P. de. Instruo pblica no Brasil (1500-1889): histria e legislao. 2.ed. So Paulo: EDUC/INEP/MEC, 2000. erney ANDRADE, A. A. de (Org.). Lus Antnio Verney : o verdadeiro mtodo de estudar. Lisboa: Editorial Verbo, 1965. AVELLAR, H. de A. Histria administrativa do Brasil a administrao pombalina. 2.ed. Braslia: FUNCEP/Editora da Universidade Brasil: de Braslia, 1983. cultura: AZEVEDO, F. de. A transmisso da cultura parte 3. So Paulo: Melhoramentos/INL, 1976. (5.ed da obra A cultura brasileira). BOTO, C. A escola do homem novo entre o Iluminismo e a Revoluo Francesa. So Paulo: Editora da Universidade Estadual novo: Paulista, 1996. CARVALHO, L. R. de. As reformas pombalinas da instruo pblica So Paulo: Saraiva/Editora da Universidade de So Paulo, pblica. 1978. FALCON, F. J. C. A poca pombalina poltica econmica e monarquia ilustrada. 2.ed. So Paulo: tica, 1993. pombalina: HAIDAR, M. de L. M. A instruo popular no Brasil antes da Repblica. In: BREJON, M. (Org.). Estrutura e funcionamento do graus. ensino de 1 e 2 graus So Paulo: Pioneira, 1973. p. 37-51. HOLANDA, S. B. de. Histria geral da civilizao brasileira a poca colonial. v. 1, 8.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. brasileira: ______. Histria geral da civilizao brasileira o Brasil monrquico. v. 1, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993. brasileira: RGO, R. As comemoraes pombalinas. In: SANTOS, M. H. C. dos (Org.). Pombal revisitado v. 1, Lisboa: Editorial Estampa, revisitado. 1984, p. 15-18.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.32, n.3, p. 465-476, set./dez. 2006

475

RIBEIRO, M. L. S. Histria da educao brasileira a organizao escolar. 15.ed. Campinas: Autores Associados, 1998. brasileira: SANTOS, M. H. C. dos. Poder, intelectuais e contra-poder. In: SANTOS, M. H. C. dos (Org.). Pombal revisitado v. 1, Lisboa: revisitado. Editorial Estampa, 1982. p. 122-129. SERRO, J. V. Histria de Portugal: o despotismo iluminado (1750-1807). v. 6, Lisboa: Editorial Verbo, 1982. TEIXEIRA SOARES, . O Marqus de Pombal Braslia: Editora da Universidade de Braslia, 1961. Pombal.

Recebido em 13.08.05 Modificado em 30.06.06 Aprovado em 16.10.06

Lizete Shizue Bomura Maciel mestre e doutora em Educao pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC/ SP). Lder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educao, Preconceito e Excluso (UEM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formao de Professores (UEM). Professora do Programa de Ps-Graduao em Educao da Universidade Estadual de Maring (UEM). Alexandre Shigunov Neto administrador formado pela Universidade Estadual de Maring (UEM). Especialista em Economia Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Educao pelo Programa de Ps-Graduao em Educao da UEM. Doutorando do Programa de Ps-Graduao em Engenharia e Gesto do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

476

Lizete MACIEL e Alexandre SHIGUNOV NETO. A educao brasileira no perodo pombalino:...

You might also like