You are on page 1of 4

DADOS GERAIS

TEMA DO CURSO

A TEORIA DOS ATOS ADMINISTRATIVOS

PROFESSOR

BARNEY BICHARA

PROFISSO (para

crdito no programa)

PROCURADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS E PROFESSOR DE D. ADMINISTRATIVO DO INSTITUTO PRAETORIUM

AULA 01 O conceito de desdobramentos. ato administrativo e seus

TTULO

SINOPSE

Sero apresentadas as diferentes posies doutrinrias relacionadas conceituao do ato administrativo, buscando assim oferecer maior segurana no tratamento do assunto. Art. 5 da Constituio Federal de 1988: XXXV - a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito.

***SUGESTO DE PEQUENO TRECHO DE UM ARTIGO OU TEXTO PARA LEITURA

1. O fato administrativo RESUMO AULA 1 2. O ato da administrao 3. O conceito de ato administrativo 4. O silncio da administrao

AULA 02

TTULO

Os atributos do ato administrativo Sero apresentadas as diversas caractersticas do ato administrativo, bem como seus vrios desdobramentos jurdicos a partir de uma anlise doutrinria sobre o tema.

SINOPSE

***SUGESTO DE PEQUENO TRECHO DE UM ARTIGO OU TEXTO PARA LEITURA

Art. 5 da Constituio Federal de 1988: LXIX - conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado por "habeas-corpus" ou "habeas-data", quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico;

1. A presuno de veracidade e legitimidade dos atos administrativos. RESUMO AULA 2 2. A imperatividade dos atos administrativos. 3. A autoexecutoriedade dos atos administrativos. 4. A tipicidade dos atos administrativos.

AULA 03

TTULO

Os requisitos do ato administrativo. Sero apresentados os diferentes elementos que compe a declarao do Estado chamada ato administrativo, destacando os possveis vcios que podem ensejar sua invalidade, bem como suas conseqncias jurdicas. Art. 2 da Lei 4.717/1965: Pargrafo nico. Para a conceituao dos casos de nulidade observar-se-o as seguintes normas: a) a incompetncia fica caracterizada quando o ato no se incluir nas atribuies legais do agente que o praticou; b) o vcio de forma consiste na omisso ou na observncia incompleta ou irregular de formalidades indispensveis existncia ou seriedade do ato; c) a ilegalidade do objeto ocorre quando o resultado do ato importa em violao de lei, regulamento ou outro ato normativo; d) a inexistncia dos motivos se verifica quando a matria de fato ou de direito, em que se

SINOPSE (TEXTO)

***SUGESTO DE PEQUENO TRECHO DE UM ARTIGO OU TEXTO PARA LEITURA

fundamenta o ato, materialmente inexistente ou juridicamente inadequada ao resultado obtido; e) o desvio de finalidade se verifica quando o agente pratica o ato visando a fim diverso daquele previsto, explcita ou implicitamente, na regra de competncia.

1. O elemento sujeito e seus vcios. 2. O elemento forma, seus vcios e a motivao dos atos administrativos. RESUMO AULA 3 3. O elemento objeto e seus vcios. 4. O elemento motivo, seus vcios e a Teoria dos Motivos determinantes. 5. O elemento finalidade e a Teoria do Desvio de Poder.

AULA 04

TTULO

A extino dos administrativos.

SINOPSE

Sero apresentadas as diferentes formas pelas quais o ato administrativo pode se extinguir destacando seus diferentes fundamentos e conseqncias legais.

Smula 473 do STF


***SUGESTO DE PEQUENO TRECHO DE UM ARTIGO OU TEXTO PARA LEITURA A ADMINISTRAO PODE ANULAR SEUS PRPRIOS ATOS, QUANDO EIVADOS DE VCIOS QUE OS TORNAM ILEGAIS, PORQUE DELES NO SE ORIGINAM DIREITOS; OU REVOG-LOS, POR MOTIVO DE CONVENINCIA OU OPORTUNIDADE, RESPEITADOS OS DIREITOS ADQUIRIDOS, E RESSALVADA, EM TODOS OS CASOS, A APRECIAO JUDICIAL.

RESUMO AULA 4

1. A extino natural. 2. A extino subjetiva. 3. A extino objetiva. 4. A renncia administrativo. do beneficirio do ato

5. As diferentes formas de retirada: anulao, revogao, cassao, caducidade e contraposio.

AULA 05

TTULO

Anulao, revogao e convalidao do ato administrativo.

SINOPSE Lei Federal 9.784/1999: Art. 54. O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. Art. 55. Em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria Administrao.

***SUGESTO DE PEQUENO TRECHO DE UM ARTIGO OU TEXTO PARA LEITURA

RESUMO AULA 5

1. Diferenas entre anulao e revogao dos atos administrativos: fundamento, competncia, efeitos e limites. 2. A coisa julgada administrativa. 3. A convalidao dos atos administrativos. 4. A Teoria do administrativo. fato consumado no direito

5. A converso do ato administrativo.

You might also like