You are on page 1of 19

Justia Distributiva Uma Introduo ao pensamento de Michael Walzer

I Apresentao

Questionando-se quanto ideia de Igualdade, Michael Walzer, filsofo poltico norteamericano, demonstra que as demandas igualitrias surgiram em nossa histria no apenas em funo das diferenas, mas tambm da subordinao que estas proporcionam. O objetivo do igualitarismo poltico seria, em tese, uma sociedade livre de dominao. No se trataria, ento, de eliminar diferenas, tratar-se-ia de abolir, o que M. Walzer chama de tirania. Uma sociedade igualitria no poderia dispor de bens sociais que servissem de meios para subordinar indivduos. O problema da dominao s pode ser resolvido se os bens sociais forem distribudos por razes internas, isto , por razes particulares e locais, e no universais. No contexto do debate entre comunitaristas e liberais procurarei explanar neste resumo o conceito de Justia como Justia Distributiva de Walzer; tendo como ponto de partida sua teoria de bens sociais e sua ideia de Igualdade Complexa (IC), tratados, especificamente, no primeiro captulo de sua obra Esferas da Justia1. Aps isso feito, tencionarei refletir sobre o modo que o argumento de Walzer, que tem como ideia central a defesa de fronteira entre as esferas da distribuio de bens e da diferenciao dessas esferas, pode, ou poderia dar margem ao advento de uma sociedade verdadeiramente justa.

II

Igualdade Complexa

WALZER, Michael. Esferas da Justia. So Paulo: Martins Fontes, 2003.

Walzer abre seu trabalho afirmando a sociedade humana como uma comunidade distributiva; e no s isso, diz Walzer, mas fundamentalmente isso: ns nos reunimos para compartilhar, dividir e trocar (2003, p.1). Ento, deste ponto de vista, a ideia de justia distributiva tem tanta relao com o ser e o fazer quanto com o ter, com a produo quanto com o consumo, com a identidade e o status quanto com a terra, o capital ou as posses (p.1). Em toda a Histria, o mercado tem sido um dos mais importantes mecanismos de distribuio de bens sociais; mas nunca foi, no hoje em lugar nenhum, um sistema distributivo completo (p2). Procurar unidade neste sistema deixar de entender o tema da justia distributiva (p.3). Walzer fala que mais profunda hiptese da maioria dos filsofos que escreveram sobre justia, a partir de Plato, que existe um, e somente um sistema distributivo que a filosofia possa abraar corretamente (p3). Plato e Aristteles, bem como a tradio crist tal como representada por Agostinho e Toms de Aquino esto entre os que reconhecem apenas um bem racional. Tais perspectivas teleolgicas tendem a afirmar que as instituies so justas na medida em que efetivamente promovem aquele determinado bem. Alis, a filosofia moral, a teologia e a metafsica perseguem uma concepo racional de justia. Walzer segue: as questes apresentadas pela teoria da justia distributiva admitem uma srie de respostas, e h espao dentro dessa srie para a diversidade cultural e as opes polticas. No s questo de implementar algum princpio singular ou conjunto nico de princpios em diversas circunstncias histricas. Ningum negaria que existe uma srie de implementaes moralmente permissveis; que os princpios da justia so pluralistas na forma; que os diversos bens sociais devem ser distribudos por motivos, segundo normas e por agentes diversos; e que toda essa diversidade provm de interpretaes variadas dos prprios bens sociais que o inevitvel produto do particularismo histrico e cultural (p.4).

III

Teoria dos bens No segundo movimento, Walzer expe sua necessria teoria de bens. Distribuir, assegura Walzer, significa dar, repartir, trocar e assim por diante; e o foco est nos indivduos que ficam em cada extremo desses atos (p.5). A partir desta definio, a concepo e a criao precedem e controlam a distribuio. Os bens no aparecem nos grupos de agentes distribuidores que fazem com eles o que querem ou distribuem segundo algum plano geral. Ao contrrio, os bens com os seus significados por causa de seus significados so o meio fundamental das relaes sociais, entram nas mentes antes de passar pelas mos, as distribuies se modelam segundo conceitos compartilhados do que so bens e que para que servem2 (p.6). E a partir deste pensamento que Walzer afirma a necessidade que temos de explicar e limitar o pluralismo cultural das possibilidades distributivas de acordo com uma teoria de bens. E para tal, Walzer elabora seis proposies essncias. 1. Todos os bens de que trata a justia distributiva so bens sociais (no so e nem podem ser avaliados de maneira idiossincrtica). 2. Homens e mulheres assumem identidades concretas devido ao modo como concebem e criam, e depois possuem e empregam os bens sociais, pois, de fato, j existe uma relao entre pessoas e um conjunto de bens; elas tm um histrico de transaes, e no s entre si, mas tambm com o mundo moral e material onde vivem (p.7). 3. No existe conjunto concebvel de bens fundamentais ou essenciais em todos os mundos morais e materiais seno tal conjunto deveria ser concebido de maneira to abstrata que teria pouca utilidade ao se pensar em determinadas distribuies (p.8). 4. No o significado dos bens que define sua movimentao. Os critrios e os acordos distributivos no so intrnsecos aos bens em si, mas ao bem social. Todas as distribuies so justas ou injustas em relao aos significados sociais dos bens em questo. A
2

Justia social diz respeito s formas de distribuio de bens sociais. [...] A esfera de bens compreende no s a totalidade de objetos materiais produzidos e distribudos no interior de uma sociedade, mas tambm as funes a serem desempenhadas neste processo de produo e as posies a serem assumidas nos jogos sociais de atribuio de identidade. Uma sociedade produz e distribui no somente bens materiais, mas tambm bens imateriais tais como formao, educao e prestgio. No s aquilo que possuo determinado a partir do conjunto de relaes que estabeleo com o restante da sociedade da qual sou membro, mas tambm, de certa maneira, aquele que fao e aquilo que sou: MARQUES, Edgar. Pluralismo Cultural e Justia Social. Uma crtica ao Comunitarismo de Michael Walzer. Revista Reflexo, Campinas, n 73, p. 53, janeiro de 1999.

cultura do povo sempre criao conjunta; mesmo que no seja cooperativa, e sempre uma criao complexa (p.8-9). 5. Os significados sociais so histricos em carter; portanto, as distribuies, e as distribuies justas e injustas, mudam com o passar do tempo (p.9). 6. Quando os significados so diferentes, as distribuies devem ser autnomas. Todo bem social ou conjunto de bens sociais constitui, por assim dizer, uma esfera distributiva dentro da qual s so apropriados certos critrios e acordos. Mas a autonomia relativa assim como o significado social, um princpio crtico, um princpio radical. radical, mesmo que no indique apenas um modelo pelo qual se devam avaliar todas as distribuies. No existe modelo nico. Mas existem modelos para todos os bens sociais e para todas as esferas distributivas de cada sociedade e esses modelos so quase sempre transgredidos, os bens so usurpados, as esferas so invadidas (p.10-11).

IV Predomnio e monoplio Aps isto feito, Walzer versa sobre as noes de Predomnio e Monoplio. Uma proposio walzeriana que poderia abrir o debate seria O motivo do conflito social sempre a distribuio. Voltemos ao texto: Autonomia questo de significado social e valores compartilhados, porm, mais provvel que provoque revoltas e rebelies ocasionais do que adeso cotidiana. Um conjunto de bens costuma ser monopolizado, seu valor mantido pela fora e pela coero de seus proprietrios. Um bem bem predominante se os indivduos que o possuem, por t-los, podem comandar uma vasta srie de outros bens. O monoplio define um modo de possuir ou de controlar os bens sociais para explorar seu predomnio. Quando os bens so escassos e h grande necessidade deles, o prprio monoplio os transforma em predominantes; em geral, porm, o predomnio uma criao social mais bem elaborada, obra de muitos grupos, que mistura realidade e smbolo (p.12). Ou seja, o bem predominante convertido em outro bem, em muitos outros, segundo o que quase sempre parece natural, mas , na verdade, mgico, uma espcie de alquimia social. Na sociedade capitalista o capital predominante e imediatamente convertido, transformado, p.ex., em poder e prestgio. Porm, o predomnio sempre incompleto e o monoplio imperfeito, o poder de toda a classe dominante instvel, sempre desafiado por outros grupos.

A pretenso de monopolizar um bem predominante quando tm finalidades pblicas constitui uma ideologia sua forma comum vincular a posse legtima a algum conjunto de qualidade pessoal por meio de um princpio filosfico. Walzer salienta que talvez haja uma convico geral de que a ideologia verdadeira. Mas o ressentimento e a resistncia tambm so convices quase to difundidas. Sempre h algumas pessoas, e algum tempo depois haver muitssimas outras, que acham que a conquista no justa, mas usurpao. O conflito social intermitente, apresenta-se como contrarreivindicaes. Dentre inmeros tipos de contrarreivindicaes, Walzer cita-nos trs tipos gerais: 1. A declarao de que o bem predominante, seja qual for, deve ser redistribudo para que possa ser compartilhado com igualdade ou, pelo menos, de maneira mais abrangente: que o mesmo que afirmar que o monoplio injusto. 2. A declarao de que se deve abrir caminho para a distribuio autnoma de todos os bens sociais: que o mesmo que dizer que o predomnio injusto. 3. A declarao de que algum bem novo, monopolizado por um grupo novo, deve substituir o bem atualmente predominante: o mesmo que afirmar que o padro existente de o predomnio e monoplio so injustos. (Algo como a ideologia revolucionria, segundo Marx).

V Igualdade Simples O prximo passo de Walzer, para analisar esses tipos gerais de contrarreivindicaes explanar a ideia de Igualdade, algo vigente no mundo dos liberais, a chamada igualdade simples. E o faz instigando nossa imaginao. Quem concorda com o primeiro tipo se opes ao monoplio, mas no ao predomnio de determinado bem social (p. 15-26). Imaginemos, articula Walzer, uma sociedade onde tudo est venda, e todo cidado tem tanto dinheiro quanto qualquer outro: chamarei isto de regime de igualdade simples (RIS). A igualdade multiplicada por meio de processo de converso, at estender-se a todos os bens sociais o RIS no dura muito tempo, pois o progresso posterior da converso, o livre cmbio no mercado, com certeza trar desigualdades a reboque. Se algum quisesse sustentar o RIS no decorrer do tempo, precisaria de uma lei monetria (como as leis agrrias da antiguidade) que proporcionasse um retorno peridico condio original. E, mesmo que isso ocorra, a condio original instvel de outra maneira.

Na prtica, eliminar o monoplio do dinheiro neutraliza seu predomnio, entram em jogo outros bens, e a desigualdade assume novas formas. Mas voltemos imagem walzeriana da sociedade sob o RIS: Se tudo est venda, e todos tm a mesma quantia em dinheiro, ento todos possuiriam, p.ex., capacidade igual de pagar a educao dos filhos; alguns o fazem, outros no. Ocorre que a educao um bom investimento: imaginemos que outros bens sociais sejam oferecidos para a compra somente para quem possui diploma. Logo todos investem em educao, a fim de participar ativamente do mercado e deste modo estarem includos na sociedade poltica do mercado. Ou, todos investem em educao, e o que mais provvel, a compra universalizada por intermdio do sistema tributrio. Porm, a escola se transforma em um mundo competitivo dentro do qual o dinheiro no mais predominante. E o xito educacional e a concesso de diplomas so monopolizados por um grupo novo. Eventualmente, os membros deste grupo declaram que o bem que controlam deve ser o dominante tambm fora das escolas. Eles tambm devem possuir cargos, ttulos, riquezas... Querem oportunidades iguais! isso que a justia requer! Ento, esse grupo talentoso para com os estudos acadmicos, ampliar os recursos disponveis a todas as pessoas. E, como consequncia, teremos mais desigualdades. Aqui Walzer manifesta sua crtica ao que diz respeito ao princpio de diferena de Rawls. Creio, diz ele, ser essa a finalidade do princpio de diferena de John Rawls; segundo o qual se justificam as desigualdades se forem criadas para trazer o maior possvel benefcio para cada classe social mais privilegiada. E, segundo a viso walzeriana, a maioria dos problemas provm de se tratar o monoplio, e no o predomnio, como questo central da justia distributiva (p.19-20). Para Walzer, o combate ao monoplio requereria uma interveno contnua do estado (algo impossvel). Lutar pelo monoplio lutar por um sistema simples algo inadmissvel na teoria de Walzer. Algo contra sua teoria de Igualdade Complexa (IC).

VI

Tirania e Igualdade Complexa No prximo ponto Walzer trata de expor seu argumento sobre a (IC). Quero argumentar, diz ele, que devemos nos concentrar na reduo do predomnio e no, e nem

principalmente na quebra ou restrio do monoplio: Os filsofos costumam criticar os monoplios (ou justificar) os existentes ou emergentes de riqueza, poder, educao. A crtica do predomnio insinua um modo de reformar e, ento, viver com a verdadeira complexidade das distribuies. A igualdade uma relao complexa de pessoas, medidas por bens que criamos, compartilhamos e dividimos entre ns; no uma identidade de posses. Requer, ento, uma diversidade de critrios distributivos que expresse essa diversidade de bens sociais. Os bens sociais tm significados sociais, e procuramos o caminho que lhe leve justia distributiva por intermdio de interpretao desses significados procuramos princpios internos a cada esfera distributiva. O monoplio no inadequado dentro das esferas. No h nada de errado, p.ex., no domnio que as pessoas persuasivas e prestativas exercem sobre o poder poltico. Porm, tirnico o uso do poder poltico para ter acesso a outros bens. O trecho a seguir esclarecedor do raciocnio da IC: O regime da IC o contrrio da tirania. Define um conjunto de relaes de modo que torne impossvel o predomnio. Em termos formais, a IC significa que a situao de nenhum cidado em uma esfera ou com relao a um bem social pode definir sua situao em qualquer outra esfera, com relao a qualquer bem. Assim, pode-se preferir o cidado x ao cidado y para cargos polticos e, ento, os dois sero desiguais na esfera poltica. Mas no sero desiguais em geral, contanto que o cargo de x no lhe conceda vantagens sobre y em qualquer outra esfera atendimento mdico superior, acesso a melhores escolas, oportunidades empresariais etc. Contanto que o cargo no seja um bem predominante, que em geral no sejam conversveis, os detentores de cargos polticos permanecer, ou pelo menos podem permanecer, em relao de igualdade com as pessoas que so governadas por elas. A crtica do predomnio e da dominao indica um princpio distributivo ilimitado: nenhum bem social x ser distribudo a quem possua algum outro bem y meramente porque possui y; e sem levar em considerao o significado de x. Este um princpio que provavelmente vem se repetindo, em ocasies diversas, para todo y que tenha sido predominante. Mas nem sempre enunciado em termos gerais. Ele no determina a partilha nem a diviso; o princpio nos leva ao estudo do significado dos bens sociais: ao exame interno das diversas esferas distributivas.

VII Trs princpios distributivos Trs so os princpios distributivos citados por Walzer, e pondera: provvel que a teoria que da resulte no seja elegante. Nenhuma teoria do significado dos bens sociais, os dos limites da esfera dentro da qual opera com legitimidade ser incontroversa. Contudo, parece que trs critrios atem as exigncias do princpio ilimitado e vem sendo defendido com frequncia como princpio e fim da justia distributiva.

1. Livro intercmbio: O livre intercmbio, obviamente ilimitado, no garante nenhum resultado distributivo em especial. Pelo menos em teoria, o livre intercmbio gera um mercado dentro do qual todos os bens so conversveis em todos os outros bens por meio neutro do dinheiro. No h bens predominantes nem monoplios. Entretanto, a vida cotidiana no mercado, a verdadeira experincia das transaes livres, bem diferente do que a teoria afirma. O dinheiro, que se supe neutro, , na prtica, um bem predominante, e monopolizado pelas pessoas que possuem o talento especial para os negcios e para o comrcio.

2. O Mrito: Assim como o livre comrcio, parece que o mrito tanto ilimitado quanto pluralista. Poder-se-ia imaginar um nico rgo neutro distribuindo recompensas e castigos, compassivos a todas as formas de mrito. O processo distributivo seria, de fato, centralizado, mas os resultados ainda seriam imprevisveis e variados. No haveria bem predominante. Nunca se distribuiria nenhum x, sem que se levasse em conta seu significado social, pois, sem ateno ao que x, conceitualmente impossvel dizer que x merecido. Todos os grupos receberiam sua devida recompensa. Como isso funcionaria na prtica, contudo, no fcil imaginar. Seria estranho dizer que mereo t-los s porque tenho talento para os negcios e trocas. Parece que o mrito requer uma ligao bem ntima entre determinados bens e determinadas pessoas, ao passo que a justia, somente de vez em quando requer vnculo desse tipo. Aqui, provavelmente a justia se contrape ao mrito. Mais adiante, Walzer questiona: mesmo que tivssemos que atribuir distribuio do amor, influncia, cargos etc., a alguns rbitros onipotentes do mrito, como escolheramos?

Se os seres humanos conseguissem fazer distribuio necessria, o mecanismo distributivo seria algo desapropriado por algum grupo de aristocratas com uma noo fixa de quem melhor e de quem mais merecedor, e, insensvel s diversas excelncias dos concidados. E o mrito deixaria de ser critrio pluralista. O mrito reivindicao forte, mas requer juzos difceis, e s em condies especialssimas produz distribuies especficas. 3. Necessidade O terceiro e ltimo princpio distributivo a necessidade. A necessidade gera uma (p.32) esfera distributiva especial, dentro da qual, ela mesma princpio distributivo adequado. Numa sociedade pobre, uma proporo alta de riquezas sociais ser atrada para dentro dessa esfera. Mas dada a grande diversidade de bens oriundos de qualquer vida comum sempre haver outros critrios distributivos em operao paralela necessidade, e sempre ser necessrio preocupar-se com as fronteiras que os separam uns dos outros. Algo assim, no condiz ento, velha mxima de Marx que afirma que devemos repartir as riquezas da comunidade segundo as necessidades de seus membros. Algo que em nada nos ajudaria, p.ex., com relao distribuio do poder poltico, honrarias, fama etc. VIII

Hierarquia e sociedade A anlise que Walzer prope tem um carter imanente e fenomenolgico. A meta, naturalmente, um tipo especial de reflexo, que capta as interpretaes mais profundas de bens sociais que tenham reflexo obrigatria no exerccio cotidiano do predomnio e do monoplio. Quanto mais perfeita a coeso (p34) menos possvel at de se pensar em IC. Todos os bens so como coroas e tronos numa monarquia hereditria. No h esperana, no h critrio para as distribuies autnomas. O carter da tirania sempre especfico: atravessar determinada fronteira, determinada transgresso de significado social etc. (p.35). Mas h algo a mais a ser notado, ns s podemos falar em um regime de IC quando h muitas fronteiras a defender; e no possvel especificar o nmero correto destas fronteiras; a igualdade simples mais fcil: um bem predominante amplamente distribudo torna igualitria a sociedade. Todavia, a complexidade difcil: quantos bens preciso criar de maneira autnoma para que as relaes que intermedeiam possam tornar-se relaes de

10

cidados iguais? No existe resposta certa e, por conseguinte, no existe regime ideal. Mas assim que comeamos a distinguir significados e delimitar esferas distributivas, ingressamos numa empreitada igualitria. Seguindo as palavras de Walzer, no h como ser de outro modo: o cenrio poltico atual perfeito para esta empreitada. No de fato um mundo distributivo autossuficiente: s o prprio mundo um mundo autossuficiente, e a fico cientfica contempornea nos convida a especular sobre a poca em que nem isso ser verdade. Os bens sociais so compartilhados, divididos e trocados entre fronteiras polticas. No obstante, a comunidade poltica talvez seja a mais prximo que possamos chegar de um mundo de significados comuns. Lngua, histria, cultura se unem para produzir uma conscincia coletiva. E por crer nessa ideia que Walzer adota a perspectiva comunitria, pela gerao de significados comuns essenciais para o debate distributivo. Walzer persiste (p.37): s vezes as comunidades poltica e histrica no coincidem; e bem pode haver um nmero bem maior de estados no mundo do atual onde a sensibilidade e as instituies no sejam de imediato compartilhadas; a partilha deve ocorrer, e, ocorre, segundo Walzer, em unidades menores. Provavelmente, algum grupo de lderes tome decises de fato, mas os cidados devem estar aptos a reconhecer seus lderes como tais. Se os lideres forem maus lderes, como frequentemente o so, os cidados tendem a substitu-los. Lutando pela distribuio de poder poltico. O que dar forma luta sero as estruturas institucionais da comunidade. Isto , os resultados das lutas anteriores. O presente poltico o produto do passado poltico. Estabelece um cenrio inevitvel para a ponderao acerca da justia distributiva (p.37). A prpria comunidade um bem. Talvez o mais importante bem que distribudo. Porm, um bem que s se distribui quando se acolhem pessoas: elas devem ser fisicamente admitidas e politicamente recebidas. Por conseguinte, no se pode arrebanhar afiliaes, por meio de iniciativa externa; seu valor depende de uma deciso interna. O contratualismo ideal ou a comunicao no-distorcida, que representa um dos mtodos de justia (em Rawls, p.ex.) pode muito bem ser o nico mtodo para o mundo inteiro, mas qualquer que seja o acordo hipottico no poderia ser posto em prtica sem acabar com os monoplios polticos dos estados existentes e centralizar o poder em todo o globo.

11

IX

Tirania e sociedades justas J no captulo treze de Esferas da Justia, Walzer aborda, e tambm considero pertinente a esta resenha e exposio, mesmo saindo do foco especfico desta aproximao (o captulo I da obra que tratamos), a questo da Justia no Sculo XX. A justia, quando antnima da tirania, responde pelas experincias mais aterrorizantes do sculo XX. A IC o contrrio tambm do totalitarismo: a diferenciao mxima contra toda a coordenao mxima. As formas contemporneas de polticas igualitrias tem origem na luta contra o capitalismo e a tirania do dinheiro. Diante do predomnio do dinheiro, o que se quer uma declarao de independncia distributiva. Em princpio, o movimento e o Estado so agentes da independncia; e tambm o sero na prtica, se estiveram firmes nas mos de cidados que tiverem autorrespeito. Muito depende dos cidados, de sua capacidade de se afirmar entre todos os bens e de defender sua prpria noo de significado. No quero insinuar, continua Walzer, que no haja acordos institucionais que possam facilitar a IC. Os acordos apropriados na nossa prpria esfera so os do socialismo democrtico descentralizado; um forte estado de bem-estar social administrado, em parte, por autoridades locais amadoras; um mercado restrito; um funcionalismo pblico aberto e desmitificado; escolas pblicas independentes; a administrao do trabalho rduo e do tempo livre; a proteo da vida religiosa e familiar; um sistema de atribuies de honras e desonras que no levem em conta as classes sociais; o controle de fbricas e empresas exercido pelos trabalhadores; a poltica de partidos, movimentos, assembleias e debates pblicos. Mas instituies desse tipo tem pouca utilidade, a no ser que sejam ocupadas por pessoas que se sintam vontade dentro delas e estejam dispostas a defend-las. Pode servir de argumento contra a IC o fato de existir uma defesa extenuante uma defesa que comece com a igualdade que ainda est no nascedouro. Mas isso tambm uma argumentao contra a liberdade. A eterna vigilncia preo de ambas. A cultura da comunidade a histria que seus membros contam pra dar sentido a todas as outras partes de sua vida social e a justia a doutrina que distingue essas partes. Em qualquer sociedade diferenciada, a justia s repousa na harmonia se antes representar separao. Boas cercas geram sociedades justas, prega Walzer.

12

E aqui, parece que Walzer, no abandona sua argumentao, no entanto a traspe a um outro patamar, com um pouco de ousadia, diria que a pe em um no-lugar... Walzer assere que o mundo social um dia ser diferente do que hoje, e a justia distributiva assumir um carter diferente do que hoje pra ns. As formas de predomnio e dominao, os modos precisos nos quais se nega a igualdade, podem muito bem mudar. Existe certa disposio mental, prossegue ele, que fundamenta a teoria da justia e que deve ser fortalecida com a IC: podemos v-la como um respeito razovel pelas opinies da humanidade. Opor-se ao predomnio e as suas desigualdades acessrias s necessrio ateno nos bens em jogo e nas interpretaes compartilhadas desses bens. O que um conceito de justia mais amplo requer no s que os cidados governem e sejam governados em revezamento, mas que tambm governem em uma esfera e sejam governados em outra donde governar no significa que exercem o poder, mas que desfrutem de uma parcela maior do que outras pessoas de um bem qualquer, a ser distribudo. Aos cidados no se pode garantir sua vez em toda parte mas a autonomia nas esferas representar um compartilhamento maior dos bens da sociedade do que qualquer outro arranjo imaginvel. Espelhar de maneira mais ampla a satisfao de governar. E isso definir o que est sempre em questo hoje a compatibilidade entre ser governado e respeitar a si mesmo, pois governar sem dominar no uma afronta a nossa dignidade, no uma rejeio da nossa capacidade moral ou poltica. O respeito mtuo e o autorrespeito compartilhado so as grandes foras da igualdade complexa e, juntos, so a fonte de sua possvel durabilidade.

X Uma viso comum acerca de Walzer Baseado em alguns pesquisadores de Walzer, resumidamente, podemos afirmar que, em sua teoria, o acesso justia distributiva ocorre pela interpretao do sentido de cada bem social. Notamos que cada bem social est contido numa esfera de distribuio prpria. Dessa ideia decorre que cada bem social tem um conjunto de valores partilhados. E, com relao a seu co-irmo, John Rawls, vale salientar que os pontos de oposio entre as teorias da justia so inmeros, principalmente porque em Walzer, o que prevalece, o significado que os bens sociais tm na comunidade para que haja a sua devida distribuio e no um critrio prvio aos significados desses bens, como ocorre na teoria de Rawls.

13

A teoria da justia de Walzer assume a pluralidade de duas formas complementares: por um lado so as concepes culturais de uma comunidade que devem servir de ponto de partida para a reflexo filosfica sobre a justia; mas por outro lado, sendo os mltiplos bens diferentes entre si, os princpios que regem a sua distribuio devem ser tambm eles diferentes e adequadas respectiva natureza social de cada bem. A justia plural no s porque a sua configurao pode diferir de sociedade para sociedade, mas tambm porque as distribuies justas de uma comunidade so distribuies diferenciadas internamente. Se a justia distributiva procura encontrar os mecanismos adequados distribuio de bens entre os membros de uma sociedade, ento ela deve partir da anlise do significado social desses bens para esses membros, e das concepes de justia que essas pessoas j possuem. A argumentao walzeriana, por isso, inicia-se com a defesa da natureza social dos bens. Os bens em causa nas reflexes sobre justia distributiva so sempre bens sociais. Adjetivando os bens desta forma, Walzer pretende salientar que eles no possuem nenhum significado natural ou intrnseco alcanvel mediante um esforo de abstrao. O significado dos bens fruto de um processo criativo e interpretativo que nunca pode negligenciar as suas particularidades. Este processo social, ou seja, envolve toda uma comunidade de pessoas que, intersubjetivamente vo construindo significados mais ou menos consensuais sobre a natureza dos bens que necessitam. Da mesma forma que podemos constatar em diferentes sociedades a existncia de significados sociais diversos, constatamos que ao longo do tempo esses significados sociais sofrem modificaes, mesmo dentro do contexto de uma cultura determinada. Todo este contexto social e cultural no pode ser suspenso tendo em vista a deliberao filosfica. Os bens sociais esto sempre na mente das pessoas, mesmo antes delas os possurem. As relaes que se estabelecem entre as pessoas so mediadas pelos significados sociais que estas possuem sobre os bens. Qualquer metodologia que implique a abstrao das particularidades culturais e sociais no consegue responder s verdadeiras preocupaes das pessoas. Na perspectiva de Walzer, mesmo que as pessoas estejam empenhadas na imparcialidade, a questo que mais provavelmente se colocar nos espritos dos membros de uma comunidade poltica no ser qual ser a escolha de indivduos racionais em condies de universalizao de tal ou tal espcie?, mas antes qual ser a escolha de indivduos como ns, posicionados como estamos, participando de uma cultura e dispostos a continuar a dela participar?. E esta questo pode ser facilmente transformada em

14

Que opes fizemos j no decurso da nossa vida comum? Que conceitos ns compartilhamos (realmente)?. Negando importncia ao conceito de bens primrios, negamos importncia a toda a estrutura distributiva preconizada por Rawls. Se o conceito de bens primrios intil, ento, o mesmo se aplica aos princpios de justia, j que estes so apenas uma construo abstrata concebida para distribuir bens abstratos. Assim, no entender de Walzer, s os bens sociais que so significativos para uma determinada comunidade colocam verdadeiros problemas de justia distributiva. Portanto, os bens so realidades socioculturais cujo significado local; no so entidades abstratas passveis de distribuio por princpios abstratos. Os bens possuem em cada sociedade um significado particular que lhes atribudo pelas pessoas concretas envolvidas na tarefa de reparti-los. Desta forma, um princpio distributivo justo deve derivar da anlise dos significados sociais dos bens. Esta relao entre o significado de um bem e a forma de entender a sua distribuio confere ao argumento de Walzer a sua originalidade, e serve de base a toda a sua concepo de justia distributiva. Se a distribuio dos bens depende dos seus significados sociais, ela nunca poder ser um processo simples e unificado. Quando a fronteira entre as esferas distributivas rompida estamos perante uma situao de predomnio de um bem sobre outros. Se a este predomnio juntarmos o monoplio desse bem por parte de algum, ou de um grupo de pessoas, ento estamos perante uma situao de dominao. No entanto, o monoplio por si s no representa uma situao injusta, porque concebvel que se consiga alcanar uma posio monopolista sem recorrer a distribuies injustas. A injustia acontece quando essa situao se converte atravs das outras esferas mediante a ao predominante de um bem. Se as trocas injustas estiverem bloqueadas no existe injustia no monoplio. As desigualdades no se podem multiplicar pelas esferas todas. Podem existir localmente, mas nunca globalmente. Apenas o fato de termos todos a mesma poro de dinheiro, ou de qualquer outro bem predominante, no anula a sua convertibilidade atravs de todas as esferas. A IC o princpio geral que Walzer encontra para definir a situao ideal de equilbrio entre as distribuies. Este princpio no pretende impor a igualdade absoluta entre todas as pessoas. Walzer escolhe o caminho de bloquear a multiplicao das desigualdades, promovendo a justia social atravs de distribuies autnomas. Na base desta opo est o pressuposto de que a autonomia das esferas promotora da igualdade. Esta, no entendida literalmente, advm do encaixe da pluralidade dos bens na pluralidade de princpios distributivos. Assim, todos tm hipteses de alcanarem

15

os bens que pretendem pelos motivos corretos, e no dependem da posse de qualquer bem predominante para adquiri-los. Esto sujeitos apenas aos critrios prprios de cada esfera distributiva.

XI

Adendo Para concluir, de acordo com a nossa pesquisa, poderamos introduzir,

provocativamente, algumas notas sobre Justia como equidade poltica, no metafsica; e pensar em como usar estes enunciados contra ou a favor do comunitarismo de Walzer; ou, contra ou a favor ao pensamento dos liberais. 1. Na contemporaneidade, a justia no detm um conceito metafsico ou ontolgico, mas sim poltico, resultante de acordo poltico das diferenas sociais, culturais, religiosas e econmicas, comumente existentes numa sociedade de estrutura democrtica. A concepo particular de justia submissa aos anseios de justia da sociedade em geral, que vem a ser exteriorizada por meio de rgos legitimados para tanto pela constituio do Estado. Nesse contexto, a norma injusta deve ser cumprida, muito embora esteja sujeita a todos os mtodos de hermenutica jurdica, inclusive luz da Constituio vigente, que presumivelmente justa. A justia como equidade pensada para aplicao ao que se chama de estrutura bsica de uma democracia constitucional moderna. A estrutura bsica designa as principais instituies polticas, sociais e econmicas dessa sociedade, e o modo pelo qual elas se combinam num sistema de cooperao social. O fundamental que, do ponto de vista poltico, nenhuma concepo moral geral pode fornecer uma base publicamente reconhecida para uma concepo de justia num estado democrtico moderno. A concepo poltica de justia d espao a uma diversidade de doutrinas e pluralidade de concepes conflitantes e, na verdade, incomensurveis, do bem tal como adotados pelos membros das sociedades democrticas existentes. 2. No h uniformidade no estabelecimento das instituies bsicas de uma democracia constitucional que especifiquem e assegurem os direitos e garantias fundamentais dos cidados e atendam s demandas de igualdade democrtica quando considerados pessoas livres e iguais. de interpretao controvertida a fixao de valores de liberdade e igualdade como integrantes da estrutura bsica da sociedade, isso em consequncia liberdade de

16

pensamento e de conscincia. A justia como equidade tem como fundamento bsico, primeiramente, a observncia de dois princpios, o da liberdade e o da igualdade. No segundo plano, que tais princpios so superiores a todos os demais aplicveis aos cidados, enquanto pessoas livres e iguais. Entretanto, o ponto nodal saber o que significa conceber os cidados como pessoas livres e iguais. Em sntese, a realizao dos valores de liberdade e igualdade na estrutura bsica da sociedade incide sempre que os cidados so considerados pessoas detentoras das necessrias capacidades de personalidade que as habilitam a participar da sociedade vista como um sistema de cooperao justa para o benefcio mtuo. 3. Podemos crer que a filosofia ou a religio no tm como estabelecer as formas institucionais mais apropriadas liberdade e igualdade. Apenas uma base pblica, de acordo poltico o seria capaz, dado as diferenas e fortes convices setoriais. O acordo poltico, do qual resulta a concepo de justia, nem sempre livre de coercibilidade, embora compatvel concepo de que pessoas so livres e iguais. A concepo poltica de justia apresentada no como uma concepo da justia verdadeira, mas como uma concepo que pode servir de base a um acordo poltico informado e voluntrio entre cidados, vistos como pessoas livres e iguais. Do ponto de vista filosfico, religioso ou por assim dizer moral, o acordo poltico sobre a justia como equidade no pode ser alcanado sem o desrespeito estatal das liberdades bsicas. A filosofia como busca da verdade independente no tem como oferecer uma concepo de justia numa sociedade democrtica. 4. Por meio do acordo poltico, as diferenas existentes entre vises polticas concorrentes passam a ser moderadas, seno inteiramente removidas, de tal maneira que a cooperao social com base no respeito mtuo possa ser mantida. A ideia global fundamental de justia poltica a ideia da sociedade como um sistema equitativo de cooperao entre pessoas livres e iguais. No raramente, os cidados no veem a ordem social como uma ordem natural fixa, ou como uma hierarquia institucional, sob o fundamento de valores religiosos ou aristocrticos. A moralidade pessoal, ou dos membros de uma associao, ou da doutrina religiosa ou filosfica adotada por uma pessoa, nem sempre coincidem com a ordem social. Porm, no contexto poltico, tais diversidades individuais devem ser afastadas. 5. So trs os elementos de cooperao social. A cooperao guiada por normas e procedimentos publicamente reconhecidos, que so aceitos pelos que cooperam como normas e procedimentos que regulam apropriadamente suas condutas. A equidade da cooperao social parte da ideia de reciprocidade ou mutualidade, de maneira que os benefcios produzidos pelos esforos de todos sejam equitativamente adquiridos e divididos de uma

17

gerao para a subsequente. A ideia de cooperao social requer a ideia da vantagem racional, ou bem, de cada participante. As pessoas, como participantes da cooperao social, so aquelas consideradas cidads. Alm de possurem duas capacidades morais, as capacidades de senso de justia e de concepo do bem, as pessoas tambm tm uma concepo particular do bem que tentam obter. O senso de justia a capacidade de entender, de aplicar e de agir a partir da concepo pblica de justia que caracteriza os termos equitativos da cooperao social. A capacidade de concepo do bem a capacidade da pessoa de formar, de revisar e racionalmente perseguir uma concepo da vantagem racional, ou do bem. Nos negcios particulares ou na vida privada de associaes, os cidados frequentemente tm concepes distintas da concepo poltica de justia. So afeies, devoes e lealdades das quais dificilmente os cidados se separam para avali-las do ponto de vista racional. A concepo de pessoas como seres dotados dessas duas capacidades morais inerente cultura pblica de uma sociedade democrtica. A questo da posio originria diz respeito especificidade dos princpios mais apropriados realizao da igualdade e liberdade de sociedade na qual impera o sistema de cooperao entre pessoas livres e iguais. assim a melhor maneira para elaborar uma concepo poltica de justia para a estrutura bsica da sociedade. Inicialmente, os cidados so livres ao conceber-se, e uns aos outros, como detentores da capacidade moral de ter uma concepo do bem. Em um segundo plano, os cidados percebem-se livres sempre que se consideram como fontes autossuscitantes de reivindicaes vlidas. Por ltimo, os cidados so tidos como livres quando capazes de assumir a responsabilidade por seus fins, e isso afeta a maneira pela qual suas vrias reivindicaes so avaliadas. 6. Na posio originria so dois os princpios fundamentais. O primeiro princpio que cada pessoa tem de ter um igual direito ao mais extensivo sistema total de bsicas liberdades iguais, compatveis com um similar sistema de liberdade para todos. O segundo princpio dispe que as desigualdades sociais e econmicas tm de ser ajustadas de maneira que sejam tanto: (a) para o maior benefcio dos menos privilegiados, consistente com o princpio justo de poupana; como (b) ligadas a cargos e posies abertos a todos, sob condies de equitativa igualdade de oportunidade. Os princpios auxiliares esto assim delimitados. A primeira prioridade a da liberdade, da qual os princpios de justia tm de ser ordenados em sequencia lxica e, portanto, a liberdade s pode ser restringida por conta da prpria liberdade e nos seguintes casos: (a) uma liberdade menos extensa deve fortalecer o total sistema de liberdade, compartilhado por todos; (b) uma liberdade menos que igual, deve ser aceitvel queles como

18

a liberdade menor. A segunda prioridade a da justia sobre a eficincia e o bem estar: (a) uma desigualdade de oportunidade deve realar as oportunidades daqueles com menor oportunidade; (b) uma excessiva taxa de poupana deve, em equilbrio, mitigar o fardo daqueles que esto suportando esse encargo. 7. A concepo poltica de justia, como j consignado, embora moral, no um ideal de moral para a conduo da vida, mas to somente a ser aplicada estrutura bsica da sociedade. a nica doutrina compatvel com o liberalismo do estado democrtico, no qual existem concepes conflitantes. Da, a possibilidade e, talvez, necessidade de impor restries a indivduos e associaes, contudo sempre em prol da justia poltica. A autonomia e a individualidade absoluta no so apropriadas para uma concepo poltica de justia. A sustentao das instituies democrticas incompatvel com o liberalismo irrestrito. Na justia como equidade, a unidade social e a lealdade dos cidados com respeito a suas instituies comuns no esto calcadas na ideia de que todas as pessoas sustentam a mesma concepo do bem, mas em que aceitam publicamente uma concepo poltica de justia para regular a estrutura bsica da sociedade. O conceito de justia independente do conceito de bem. A interface consensual o consenso no qual, doutrinas diferentes e mesmo conflitantes, sustentam a base publicamente partilhada dos arranjos polticos.

19

BIBLIOGRAFIA

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola e PASQUINO, Gianfranco. Dicionrio de Poltica, traduo portuguesa de Carmen Varrialle et all, 8a ed., Braslia: Ed. UNB, 1995.

MARQUES, Edgar. Pluralismo Cultural e Justia Social. Uma crtica ao Comunitarismo de Michael Walzer. Revista Reflexo, Campinas, n 73, p. 53-60, janeiro de 1999.

RAWLS, John. Uma Teoria da Justia. So Paulo: Martins Fontes, 1997. SILVA, Ricardo P. Mendes da. Teoria da Justia de John Rawls. Revista de Informao Legislativa, Braslia a. 35 n. 138 abr./jun. 1998. SILVA NETO, Francisco da Cunha e. A Teoria da Justia em Rawls e nos seus crticos liberais e comunitaristas. Revista Cincias Sociais, Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 61-101, 2006. WALZER, Michael. Esferas da Justia. So Paulo: Martins Fontes, 2003.

You might also like