You are on page 1of 8

Regra geral

Nos cruzamentos e entroncamentos o condutor deve ceder a passagem aos veculos que se lhe apresentem sua direita.

Cedncia de passagem em certas vias ou troos


1. O condutor deve sempre ceder a passagem ao sair de: Um parque de estacionamento; Uma zona de abastecimento de combustvel; Qualquer prdio; Caminho particular; 2. O condutor deve sempre ceder a passagem ao entrar numa: Auto-estrada; Via reservada a automveis e motociclos; Rotunda. 3. Todo o condutor deve ceder a passagem aos veculos que saiam de uma passagem de nvel.

Cedncia de Passagem a certos veculos e pees 1.Sem prejuzo das situaes do n.1 do artigo anterior, os condutores devem ceder a passagem s: colunas militares ou militarizadas; escoltas policiais. 2.Nos cruzamentos e entroncamentos os condutores devem ceder a passagem aos veculos que se desloquem sobre carris. 3.O condutor de um velocpede, de um veculo de traco animal ou de animais deve ceder a passagem aos veculos a motor, salvo se transitar numa rotunda, ou nos casos em que os outros condutores saiam dos locais referidos no n.1 do artigo anterior. 4.Nas localidades, os condutores devem abrandar a sua marcha e, se necessrio, parar, sempre que os veculos de transporte colectivo de passageiros retomem a marcha sada dos locais de paragem. 5.Os condutores de veculos prioritrios tm sempre prioridade,excepto: Perante veculos que saiam de passagens de nvel; Ao entrar em auto-estradas ou vias reservadas a automveis e motociclos. 6.Numa passagem de pees assinalada, em que a circulao de veculos est regulada por sinalizao luminosa, o condutor, mesmo que a sinalizao lhe permita avanar, deve deixar passar os pees que j tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem. 7.Ao aproximar-se de uma passagem para pees, junto da qual a circulao de veculos no est regulada nem por sinalizao luminosa nem por agente, o condutor deve reduzir a velocidade e, se necessrio, parar para deixar passar os pees que j tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem. 8.Ao mudar de direco, o condutor, mesmo no existindo passagem assinalada para a travessia de pees, deve reduzir a sua velocidade e, se necessrio, parar a fim de deixar passar os pees que estejam a atravessar a faixa de rodagem da via em que vai entrar.

Ultrapassagem Regra geral faz-se pela esquerda, excepto se ultrapassar:


y y y y

o veculo que vira esquerda o veculo que para ou estaciona do lado esquerdo o elctrico em movimento o elctrico parado, se houver uma placa de refgio

No se considera ultrapassagem:
y y

se os veculos seguirem direces diferentes se o trnsito estiver congestionado, e as filas de trnsito da direita circularem + rpido que as da esquerda

Dever de facultar a ultrapassagem consiste em:


y y

No aumentar a velocidade Desviar-se o + possvel para a direita

Veculos de marcha lenta e Pesados, fora das localidades, devem:


y

manter a distncia minima de 50 metros do veculo precedente, excepto se estiverem a ultrapassar Sinais que probem a ultrapassagem: O sinal probe a ultrapassagem a todos os veculos. O sinal no probe a ultrapassagem de todos os veculos. Ou seja, os veculos de 2 rodas podem ser ultrapassados, aps este sinal.

Nenhum veculo pode ultrapassar, excepto se ultrapassar veculos de 2 rodas. Exemplo: 1 automvel no pode ultrapassar outro automvel. 1 automvel pode ultrapassar um motociclo simples. 1 motociclo simples no pode ultrapassar um automvel. 1 motociclo simples pode ultrapassar um ciclomotor de 2 rodas.

O sinal probe a ultrapassagem a automveis pesados. S os pesados no podem ultrapassar. Um ligeiro de mercadorias pode ultrapassar.

O sinal probe a ultrapassagem a motociclos e ciclomotores.

Linha continua no probe a ultrapassagem.


Posso ultrapassar desde que no pise ou transponha a linha. Para ultrapassar no necessrio que se tenha que pisar ou transpr.

Ultrapassagens proibidas:
y y y y y y y y

nas lombas (X) imediatamente antes e nas passagens de nvel (X) imediatamente antes e nos cruzamentos e entrocamentos (X) imediatamente antes e nas passagens para pees nas curvas de visibilidade reduzida (X) em qualquer local de visibilidade insuficiente se no houver largura ultrapassar um veculo que ultrapassa um terceiro (X)

Nas situaes assinaladas com (X) pode-se ultrapassar se houver mais do que uma fila de trnsito no mesmo sentido, desde que no se use o sentido contrrio.

Mudana de direco
Para a direita: O condutor deve sinalizar com antecedncia, aproximar-se o mais possvel do limite direito da faixa de rodagem, e fazer a manobra no menor trajecto possvel. Para a Esquerda, numa via de 2 sentidos: O condutor deve sinalizar com antecedncia, aproximar-se o mais possvel do eixo da faixa de rodagem, e fazer a manobra de modo a dar a esquerda intercesso das 2 vias. Para a esquerda, numa via de sentido nico:

O condutor deve sinalizar com antecedncia, aproximar-se o mais possvel do limite esquerdo da faixa de rodagem, e fazer a manobra de modo a entrar no seu sentido de trnsito.

Inverso do sentido de marcha A manobra proibida:


y y y y y y y y y

nas lombas Passagens de nvel nas curvas de visibilidade reduzida em qualquer local de visibilidade insuficiente se no houver largura Nas Auto-estradas e Vias reservadas a automveis e motociclos Pontes e tneis Vias de sentido nico Se houver intensidade de trnsito

Marcha-atrs Esta manobra s permitida nas seguintes situaes:


y y y

Como manobra auxiliar ou de recurso (estacionar, ceder a passagem num estreitamento, inverter) Lentamente No menor trajecto possvel

A manobra proibida:
y y y y y y y y

nas lombas Passagens de nvel nas curvas de visibilidade reduzida em qualquer local de visibilidade insuficiente se no houver largura Nas Auto-estradas e Vias reservadas a automveis e motociclos Pontes e tneis Se houver grande intensidade de trnsito

Resumo das proibies: Ultrapassagem Lombas Passagens de nvel Cruzamentos e entroncamentos X (*) X (nem antes) (*) X (nem antes) (*) Inverso X X Marcha-atrs X X

Passagens para pees Curvas de visibilidade reduzida Em qualquer lugar de visibilidade insuficiente Se no houver largura Um veculo que ultrapassa um terceiro Auto-estradas e vias equiparadas Pontes e tneis Vias de sentido nico Se houver grande intensidade de trnsito

X (nem antes) X (*) X X X (*) X X X -X X X X X X X X -X X

Legenda: Nas situaes assinaladas com (*) pode-se ultrapassar se houver mais do que uma fila de trnsito no mesmo sentido, desde que no se use o sentido contrrio.

IMOBILIZAES:
y y y

por avaria ou acidente por circunstncias do trnsito (ex: o veculo minha frente imobiliza, ou o sinal fica vermelho, transito congestionado, etc) Paragem:
- Cargas/descargas - Apanhar/largar passageiros (pelo tempo estritamente necessrio)

Estacionamento: nas restantes situaes

Dentro das localidades, pode-se parar ou estacionar na faixa de rodagem da seguinte forma:
y y y

o mais direita possvel no sentido de marcha paralelamente faixa de rodagem

Fora das localidades no se pode estacionar na faixa de rodagem. Podemos estacionar na berma, excepto se proibido.

Proibies:
Distncias Local de Proibio (s proibido a menos de...) ... 3 metros ... 5 metros ... 5 metros ... 5 metros ... 6 metros ... 10 metros ... 20 metros ... 25 metros ... 50 metros Entre o veculo e a linha contnua. Antes e depois dos postos de abastecimento de combustvel. Antes e em cima da passagem para pees. Antes e depois dos cruzamentos, entroncamentos e rotundas. Antes da paragem do electric Antes e depois das passagens de nvel. Antes dos sinais luminosos ou verticais, se o veculo tapar o sinal. Antes e a menos de 5 metros depois das paragens do autocarro. Fora das localidades, antes e depois dos cruzamentos, entroncamentos, rotundas, curvas ou lombas de visibilidade reduzida. Parar e estacionar. S estacionar. Parar e estacionar. Parar e estacionar. Parar e estacionar. S estacionar. Parar e estacionar. Parar e estacionar. Parar e estacionar. Manobras proibidas

sempre proibido parar e estacionar:


1 Nas rotundas, pontes, tneis, passagens de nvel, passagens inferiores ou superiores e em todos os lugares de visibilidade reduzida. 2 Nas pistas de velocpedes, nos ilhus direccionais, nas placas centrais das rotundas, nos passeios e demais locais destinados ao trnsito de pees.

permitido parar, mas proibido estacionar:


1 Obrigando os outros veculos a circularem em sentido contrrio. 2 Em 2 fila nas faixas de rodagem. 3 Em todos os lugares em que impea o acesso a veculos devidamente estacionados, a sada destes, ou a ocupao de lugares vagos. 4 Nos locais reservados, mediante sinalizao, ao estacionamento de determinados veculos. 5 De veculos agrcolas, mquinas industriais, reboques ou semi-reboques quando no atrelados ao veculo tractor, salvo em parques prprios a esse fim. 6 Nas zonas de estacionamento de durao limitada quando no for cumprido o regulamento. 7 De veculos ostentando qualquer informao com vista sua transaco, em parques de estacionamento.

Podem ser removidos e/ou bloqueados os veculos que estiverem nas seguintes situaes:
1. 2. 3. 4. Estacionados de forma abusiva ou indevida; Estacionados ou imobilizados na berma de auto-estrada ou via equiparada; Estacionados ou imobilizados de forma perigosa ou perturbadora; Estacionados ou imobilizados em locais que, por razes de segurana, de ordem pblica, de emergncia, de socorro ou outros motivos anlogos, justifiquem a remoo.

Hierarquia das prescries


Sinais dos Agentes de Trnsito Sinalizao Temporria Sinalizao Luminosa Sinalizao Vertical: VELOCIDADES

You might also like