You are on page 1of 5

RELATO DE EXPERINCIA

Nazima TJ, Codo CRB, Paes IADC, Bassinello GAH. Orientao em sade por meio do teatro: relato de experincia. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2008 mar;29(1):147-51.

147

ORIENTAO EM SADE POR MEIO DO TEATRO: relato de experincia


Tue Jollo NAZIMAa Carla Regina Bianchi CODOb Irani Aparecida Dalla Costa PAESc Greicelene Aparecida Hespanhol BASSINELLOd RESUMO O teatro pode ser visto como jogo dramtico e como mtodo educativo, pois consegue alcanar a criana em sua globalidade, abrangendo a criatividade e o aprendizado por meio da descontrao. Este artigo um relato de experincia de alunos do Curso de Graduao em Enfermagem em orientar crianas atravs do teatro em uma creche da rede pblica de um municpio do interior do Estado de So Paulo. O objetivo foi relatar os benefcios de orientar atravs do teatro, crianas de dois anos a quatro anos de idade, inseridas em uma pr-escola municipal. A metodologia adotada para o desenvolvimento do trabalho foi um dilogo com a reviso de literatura articulada ao relato de experincia. Conclui-se que o teatro pode ser inserido como uma ferramenta de educao em sade, diversificando o modo de ensinar criana, ultrapassando a simples conduo de conhecimentos, possibilitando o envolvimento e a integrao. Descritores: Educao em sade. Cuidados de enfermagem. Sade da criana. RESUMEN El teatro puede ser visto como juego dramtico y como mtodo educativo, pues consigue alcanzar al nio en su globalidad, abarcando la creatividad y el aprendizaje por medio de la relajacin. Este artculo es un relato de experiencia de alumnos del Curso de Grado en Enfermera, al orientar a nios de dos a cuatro aos de edad que asisten a un jardn de infantes municipal. La metodologa adoptada para el desarrollo del trabajo fue un dilogo, con una revisin de la literatura articulada al relato de experiencia. Se lleg a la conclusin de que el teatro puede se planteado como una herramienta de educacin en salud, diversificando la manera de ensear al nio, superando la simple transmisin de conocimientos, posibilitando la participacin y la integracin. Descriptores: Educacin en salud. Atencin de enfermera. Salud del nio. Ttulo: Orientacin en salud por medio del teatro: relato de experiencia. ABSTRACT Theater could be considered as a dramatic game and as an educational method, because it reaches the child as a whole, encompassing creativity and learning through entertainment. This article is a report of nursing students experience in guiding children through theater in a public nursery located in the interior of So Paulo state. The objective was to report on the benefits of using theatre with children. The methodology to develop the study was a dialogue based on literature review articulated with the account of experience. It was concluded that theater can be used as an important educational tool, diversifying the way of teaching children, surpassing the simple pass on of knowledge, increasing involvement and integration. Descriptors: Health education. Nursing care. Child health (public health). Title: Health guidance through theater: an experience account.

a b

c d

Discente do Curso de Graduao em Enfermagem do Centro Universitrio Hermnio Ometto (Uniararas), So Paulo, Brasil. Mestre em Enfermagem. Membro do grupo de pesquisa Sistematizao da Assistncia em Enfermagem (SAENF) e do Grupo de Estudo da Sade da Criana e do Adolescente (GESCA). Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de So Carlos (UFSCar) e do Departamento de Enfermagem da Uniararas, So Paulo, Brasil. Mestre em Educao. Docente do Departamento de Enfermagem da Uniararas, So Paulo, Brasil. Docente do Departamento de Enfermagem da Faculdade Comunitria de Santa Brbara e das Faculdades Integradas Einstein de Limeira, So Paulo, Brasil.

Nazima TJ, Codo CRB, Paes IADC, Bassinello GAH. Orientacin en salud por medio del teatro: relato de experiencia [resumn]. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2008 mar;29(1):147.

Nazima TJ, Codo CRB, Paes IADC, Bassinello GAH. Health guidance through theater: an experience account [abstract]. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2008 mar;29(1):147.

148
INTRODUO

Nazima TJ, Codo CRB, Paes IADC, Bassinello GAH. Orientao em sade por meio do teatro: relato de experincia. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2008 mar;29(1):147-51.

A disciplina de sade da criana e do adolescente oferecida no sexto semestre do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro Universitrio Hermnio Ometto (Uniararas). Um dos cenrios das aulas prticas uma creche estabelecimento destinado a dar assistncia a crianas de seis meses a quatro anos de idade. Neste contexto, uma das tarefas a serem cumpridas pelos discentes realizar orientao em sade para as crianas de dois anos e meio a quatro anos de idade, o que se tornou um desafio devido pequena idade da populao alvo e s possibilidades efetivas de comunicao nesta faixa etria. Tendo como fundamentao terica os aportes da educao em sade, optou-se em utilizar o teatro como uma ponte entre os estudantes de enfermagem e as crianas. O teatro pode ser visto como um jogo dramtico completo, pois consegue alcanar a criana em toda a sua globalidade, abrangendo a criatividade e o aprendizado por meio da descontrao, conseguindo desta maneira elevar o grau de conhecimento desta populao. A criana pode ser considerada como um ser dependente, que necessita dos adultos para que tenha suas necessidades essenciais supridas, sendo, portanto, importante ressaltar que este perodo considerado como primeira infncia o momento mais crtico, no que se refere ao desenvolvimento fsico e cognitivo(1). Nesse ponto, a criana deve ter o direito de observar e aprender sobre o que ocorre no seu cotidiano. Este o alicerce para qualquer ser humano conseguir administrar os fatos ocorridos, o que contribui para o seu crescimento. As prticas culturais e educativas so intervenes para o crescimento humano; vale, ainda, ressaltar o papel das escolas nos processos de aprendizagem e desenvolvimento. Neste sentido, as escolas de educao infantil corroboram para desenvolver a imagem positiva das crianas, ampliar suas relaes sociais, estabelecer vnculos, usar diversas linguagens, conhecer as manifestaes culturais bem como outras fontes educativas. importante que o enfermeiro, enquanto educador em sade, esteja familiarizado com as fases de desenvolvimento cognitivo da criana para poder adequar as suas aes ao nvel de compreenso da

criana de acordo com a sua faixa etria. Isso requer dele a busca de alternativas que no compem o seu cenrio de formao profissional. Por isso, para orientar crianas, faz-se necessrio o emprego de recursos ldicos que auxiliem a comunicao e as entretenham, surgindo assim o teatro como uma opo dentre as vrias ferramentas de educao em sade. O teatro uma arte dramtica, embasada nas representaes de momentos, situaes ou problemas, envolvendo uma prtica coletiva e social, muito presente em nossos tempos atuais, despertando a criatividade e o faz-de-conta(2). Sabe-se que, no processo educativo natural, os indivduos aprendem por meio das experincias trocadas com o meio a sua volta e com os outros seres. Isto fornece subsdios para que o indivduo compreenda e transforme a realidade na qual est inserido, propiciando uma capacitao indecifrvel(3). A educao em sade comea quando o indivduo traz consigo um conhecimento prvio sobre o assunto dito em questo. Se, logo aps o aprendizado, o contedo for colocado em prtica, este conhecimento ser retido a longo tempo, sendo que, para tornar este aprendizado permanente, seria necessrio refor-lo continuamente(4). Compreende-se ento que o educador busque inovaes, empregando acima de tudo um trabalho sistemtico e estratgico, j que a educao dirigida criana. Portanto, antes de planejar o processo de ensino, primordial conhecer as necessidades e as caractersticas do pblico, determinando o objetivo a ser atingindo. Seguindo corretamente esses passos, acreditase que o processo ensino-aprendizagem alcance a meta almejada. Assim, nosso objeto no presente estudo relatar os benefcios de orientar, por meio do teatro, crianas inseridas em uma creche municipal e refletir sobre a contribuio desta estratgia de educao em sade nos espaos formativos da rea de enfermagem. METODOLOGIA Este um relato de experincia de alunos do sexto perodo do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Uniararas, que consistiu em orientar crianas atravs do teatro em uma creche da rede pblica de um municpio do interior do Estado de So Paulo.

Nazima TJ, Codo CRB, Paes IADC, Bassinello GAH. Orientao em sade por meio do teatro: relato de experincia. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2008 mar;29(1):147-51.

149

Para a realizao do presente trabalho, utilizou-se a reviso de literatura, que consiste no agrupamento de toda literatura existente sobre determinado assunto, sendo que o pensamento dos diversos autores analisado de maneira crtica em relao a contribuies positivas ou no que tenham ocorrido a um longo perodo, facilitando o acmulo de conhecimento e propiciando a habilitao tanto de quem produz quanto daqueles que consomem o estudo produzido(5,6). Considera-se, portanto, que a reviso de literatura forneceu bases para a discusso e entendimento do uso do teatro como mais um instrumento de trabalho a ser utilizado pelo enfermeiro. O TEATRO COMO FERRAMENTA DE EDUCAO EM SADE O teatro uma arte dramtica embasada nas representaes de momentos, situaes ou problemas, que engloba a criatividade e o aprendizado por meio da descontrao proporcionada ao pblico, principalmente s crianas, que utilizam a imaginao ajudando a exercitar a linha de raciocnio. Por seu intermdio, pode-se demonstrar cenas do cotidiano e momentos na escola, entre amigos e com a famlia. Essa escolha depende do tema em questo e o pblico que se deseja atingir(2). Neste sentido, existem diferentes formas do profissional da sade utilizar a comunicao; cabe a ele identificar qual a maneira mais benfica de ampliar o potencial da ao educativa(7). de extrema importncia a utilizao de alguns truques e estratgias no momento da realizao da ao(8). Para que tudo isso funcione, existem algumas recomendaes que podem positivar o desempenho do comunicador. relevante que, antes da apresentao, o ator esteja por dentro do assunto a ser dito, evitando assim que ele transmita insegurana diante de alguma fala. Deve-se dar mais nfase s partes mais excitantes e de maior imaginao da histria, deixando-a totalmente atrativa, sem cansar o pblico, sendo necessria a utilizao de uma linguagem simples. permitido que o contador d liberdade aos participantes interagirem com a histria; possibilitando motivao e absoro de conhecimento. A partir do esquema conceitual, o teatro representa o entendimento de que estamos diante

de um fenmeno, caracterizando e propondo sua organizao. Diante disso, torna-se possvel retirar um modelo prtico, definindo a maneira de avaliar e intervir, a partir dos resultados esperados. Como percurso, ao cogitarmos estes pressupostos com os que norteiam as prticas educativas em sade, partimos do princpio de que devemos conhecer o tema a ser trabalhado atravs dos conhecimentos que as crianas tm, respeitando-os, o que implica em saber ouvir e respeitar culturas, saberes e linguagens, estabelecendo um dilogo com a sua realidade. Durante todo o perodo do Curso de Graduao em Enfermagem, o enfermeiro adquire habilidades que o capacitam a desenvolver o processo educativo em sade, valorizando as cincias humanas, abordando aspectos pedaggicos para mediar conhecimentos que contribuem tanto para a sade individual quanto para a coletiva(3). imprescindvel que o profissional que atua na rea de sade saiba lidar com gente. Afinal, este profissional tem como alicerce do trabalho as relaes humanas(9). Alm disso, a educao em sade faz parte de nosso cotidiano como papel intrnseco nos diferentes cenrios de trabalho(10). A criana possui aspectos especficos de aprendizado. Educ-la com relao a sua sade no uma tarefa fcil; sendo assim, o teatro pode ser um instrumento que possibilite esta educao em sade de maneira efetiva. RELATO DE EXPERINCIA O teatro foi realizado com o intuito de promover orientao em sade sobre o tema alimentao saudvel. O objetivo foi proporcionar informaes simples e concisas que aprimorassem positivamente o conhecimento dessas crianas quanto a uma boa alimentao. O teatro ultrapassa a atividade de brincar para enfatizar a atitude e o interesse, alcanando a criana em toda sua globalidade. Toda criana ao brincar dramatiza o seu mundo do faz-de-conta, e a linguagem do teatro propicia uma aproximao da criana com o tema a ser abordado(2). Nessa instituio, as crianas a partir de dois anos e meio tm acesso a diversos tipos de alimentos e so incentivadas a realizar self-service, ou seja, tem autonomia e liberdade de escolha no horrio das refeies, o que contribui para o desenvolvimento de hbitos alimentares saudveis.

150

Nazima TJ, Codo CRB, Paes IADC, Bassinello GAH. Orientao em sade por meio do teatro: relato de experincia. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2008 mar;29(1):147-51.

Na mesa, so colocados recipientes com pores de arroz, feijo, alguma carne, verdura e frutas para a criana escolher. Aps algumas refeies, pde-se perceber por meio de observao no-participante que as mesmas tinham pouca aceitao das verduras e legumes, o que pode estar relacionado a questes culturais e sociais, surgindo, assim, a necessidade de realizar orientao em sade. A educao em sade no ambiente escolar s efetiva quando suscita a necessidade de modificar os fatores que impedem os alunos de terem uma vida saudvel. Neste sentido, destaca-se que a educao em sade deve fazer parte do cotidiano dos alunos de forma a contribuir para formao de valores e mudanas de atitudes(11). Diante disso, foi pactuada, junto ao grupo de estagirios de enfermagem, a utilizao de mtodos pedaggicos ou de orientao que pudessem cativar a ateno das crianas sem que elas se cansassem. Para trabalhar orientao em sade, foi eleito o mtodo ilustrativo do teatro, em que se concluiu que seria a forma mais adequada de entreter a criana e alcanar o objetivo do estgio, sem deixar de lado o ldico e a descontrao. O processo da dramatizao deve ser realizado de maneira sistematizada, obedecendo algumas etapas: a elaborao da redao ou texto, a leitura do mesmo pelo grupo, a definio dos personagens e escolha definitiva dos atores para os papis determinados, verificao do tempo a ser utilizado, a iluminao, o tipo de cenrio e, por fim, a apresentao(2). Assim, para a realizao da estratgia educativa, foi construdo um texto que continha frases que se referiam aos benefcios de uma boa alimentao, adaptadas linguagem infantil. Na construo do teatro, preocupou-se em aliar uma linguagem clara e a utilizao do mundo de fantasias no cenrio. A escolha do vesturio foi semelhante de alguns dos personagens de desenho animado, como Alice no Pas das Maravilhas e Meninas Super-Poderosas. Durante a execuo do teatro, os personagens convidavam a platia a interagir com o contexto, deixando que eles expusessem suas idias, ajudando a relacionar e a absorver o contedo dito em questo. O modelo ldico ultrapassa a atividade de brincar para incluir a atitude e o interesse, fazendo, assim, que a criana permanea em seu mundo, alcanando a filosofia holstica(12).

Naquele mesmo dia durante o horrio de refeio, as crianas que haviam assistido ao teatro demonstraram uma mudana de atitude positiva, o que nos leva a considerar que o teatro pode ser utilizado como mais uma ferramenta de trabalho da enfermeira peditrica. CONSIDERAES FINAIS O teatro, em sua forma ilustrativa e em sua linguagem diferenciada, consegue interagir e aproximar-se do mundo da criana, podendo se tornar um instrumento importantssimo, contribuindo diretamente na educao da mesma, e tornando-se mais um meio de promover a educao em sade em crianas de baixa idade. Diante dos resultados apresentados com a tcnica da dramatizao, evidenciou-se que as crianas foram capazes de se entreter, representar e construir suas prprias idias e interpretar a histria, aplicandoa de acordo com os acontecimentos e comportamentos que ocorrem em seu cotidiano, o que pde ser observado durante o perodo da alimentao. Partindo desta premissa, fica claro que o teatro pode ser inserido como uma importante ferramenta de trabalho para a enfermagem, diversificando o modo de ensinar a criana, ultrapassando a simples conduo de conhecimentos, aumentando o envolvimento e a integrao para ambas as partes. O contexto teatral foi adaptado linguagem compatvel com a do pblico alvo; portanto, predominou um modo simples, conciso e ilustrativo de falar, fato este que possibilitou cativar a ateno das crianas durante toda a apresentao. Mesmo depois, elas continuavam a comentar e aplicar o que aprenderam logo na refeio seguinte, realizada na prpria creche. Acredita-se, assim, que o enfermeiro pode atuar como agente transformador e multiplicador de sade, conseguindo acrescentar algo mais ao conhecimento da populao, positivando a qualidade de vida, de forma preventiva, evitando problemas futuros, para, desta forma, beneficiar a todos os colaboradores da sade. Alm destes aspectos positivos, cabe ressaltar que orientar uma criana e transformar os seus hbitos no uma tarefa fcil, visto que a mesma est inserida em um contexto totalmente diferente de seu ambiente domstico.

Nazima TJ, Codo CRB, Paes IADC, Bassinello GAH. Orientao em sade por meio do teatro: relato de experincia. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2008 mar;29(1):147-51.

151

No entanto, refletindo sobre isso, percebe-se que a linguagem figurativa do teatro permite que a criana se aproprie do conhecimento, e essa experincia deve ser reforada de tempos em tempos, propiciando um aprendizado muito maior e uma educao em sade de qualidade. REFERNCIAS
1 Santos LES, Resck ZMR, Carneiro VG. A creche e o contexto social. Nursing (So Paulo) 2003;59(6): 150-5. 2 Vieira PM, Liz TG, Gesser VL, Boehs AE. O teatro como alternativa de se educar em sade. Texto & Contexto: Enfermagem 1999;8(1):372-83. 3 Dilly CML, Jesus MCP. Processo educativo em enfermagem: das concepes pedaggicas pratica profissional. So Paulo: Rob; 1995. 4 Craidy C, Kaercher GE. Educao infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed; 2001. 5 Polit DF, Beck CT, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: mtodos, avaliao e utilizao. 5 ed. Porto Alegre: Artmed; 2004.

6 Vieira S, Hossne WS. Metodologia cientfica para a rea de sade. Rio de Janeiro: Campus; 2003. 7 Maldonado MT, Canella P. Recursos de relacionamento para o profissional de sade. Rio de Janeiro: Reichmann & Afonso; 2003. 8 Cardoso MC. Palavras e imagens: como o professor pode trabalhar com a linguagem e o imaginrio. Revista do Professor 2006;22(85):7-9. 9 Silva MJP. Comunicao tem remdio: a comunicao nas relaes interpessoais em sade. 5 ed. So Paulo: Gente; 1996. 10 Rosa RB, Malfacciolli R, Nauderer TM, Pedro ENR. A educao em sade no currculo de um curso de enfermagem: o aprender para educar. Revista Gacha de Enfermagem 2006;27(2):188-92. 11 Levorlino AS. Escola promotora de sade: um projeto de qualidade de vida [dissertao]. So Paulo: Faculdade de Sade Pblica, Universidade de So Paulo; 2000. 12 Ferland F. O modelo ldico: a utilizao do potencial teraputico do brincar. Temas sobre Desenvolvimento 2005;14(82):50-5.

Endereo do autor / Direccin del autor / Authors address: Carla Regina Bianchi Codo Rua Joo Borges Sampaio, 766, Vila Claudia 13480-510, Limeira, SP E-mail: carlacodo@yahoo.com.br

Recebido em: 28/02/2007 Aprovado em: 14/11/2007

You might also like