You are on page 1of 6

F. U.

CAVALEIROS DE ARUANDA
TENDA DO CABOCLO TUPINAMB Salvador-BA

APOSTILA 1

LINHAS DE TRABALHO NA UMBANDA


Na umbanda, ns no incorporamos Orixs e sim os falangeiros dos Orixs, pois os orixs para ns umbandista so energia, vibrao, magneto e fora vibratria. Os orixs que atuam na umbanda so: OXAL, OGUM, XANG, OXUM, IEMANJ, OXSSI, OMOLU, NAN OSSIM E OXUMAR. No devem ser confundidos com Povo da Linha do Oriente nem to pouco com as Falanges de Caboclos, Pretos Velhos, Exus e Pomba Giras e a Falange da Ibeijeda, que no so Orixs. Orix no santo, no foi pessoa, nunca viveu, nunca encarnou e nunca veio a terra. S tem um caso especfico que de Oxal. Ele o principal Orix, Deus Todo Poderoso e est sincretizado com Nosso Senhor Jesus cristo, dada a sua potencialidade medinica divina considerado Orix apesar de ter sido mortal (aparentemente) ter tido um corpo, ter encarnado. Portanto podemos dizer que as linhas de umbanda so basicamente as vibraes originais que so sete: Oxal, Ogum, Iemanj, Oxossi, Xang, Oriente e Omolu. Algumas dessas vibraes bsicas se desdobram, originando outras vibraes: Na linha de Iemanj enquadramos a vibrao de Oxum: na de Oxossi a de Ossim; na de Xang a de Ians; na do oriente a de Oxumar, e na de Omolu a de Nan e a falange dos Pretos Velhos e Pretas Velhas. No total temos ento 21 vibraes que so: As de Oxal, Ogum, Xang Puro , Xang do oriente, Oxssi, Linha do Oriente, Omolu, Iemanj, Oxum, Ians, Ossim, Nan, Oxumar, Falanges dos Exus , Falange das Pombas Giras, falanges dos Pretos Velhos e Pretas Velhas, falange das Caboclas, falanges dos Caboclos, Anjo da Guarda e vibrao Humana. CARACTERISTAS DOS ORIXS OXAL o Senhor Supremo e nico orix de umbanda que teve forma humana. OGUM - o Orix que nos d foras vitais, calor e energia. XANG o Orix da justia IANS a Rainha do tempo do vento e das tempestades OXSSI o Orix das matas OSSAIM o Orix das ervas OMOLU o Orix da sade, vibrando especialmente sobre mdicos, enfermeiros, casas de sade, hospitais e cemitrios. NAN o Orix que prepara a passagem espiritual, o desencarne. Sua vibrao idntica de Omolu. IEMANJ a Rainha do Mar OXUM - a me das guas doces, da fertilidade, do ouro. OXUMAR Corresponde a vibrao do arco-ris.

SICRETISMO RELIGIOSO Na umbanda sabemos que existe o sincrestismo religioso que a correspondncia entre a vibrao (o orix) e os santos da Igreja catlica. Essa correspondncia varia um pouco existindo algumas diferenas entre Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Por isso o que importa a vibrao e no sincrestismo, o mesmo teve origem com a chegada dos escravos no Brasil quando vieram da frica trouxeram os fundamentos dos orixs e queriam preparar os ms para atrair as vibraes. Eles tinham vontade de firmar seus assentamentos, mas a tendncia dos senhores de engenho para a religio catlica no permitia. Para evitar o choque j que eram probidos de cultuar seus orixs armaram um artifcio e que conservamos at hoje nos terreiros de umbanda. Eles fizeram um altar com todos os santos catlicos em cima e , embaixo dele, cobertos, colocaram todos os assentamentos. Quando os senhores passavam e viam seus escravos em frente ao altar, pensavam que eles estavam professando a religio catlica mas, na verdade, eles estavam puxando as vibraes dos assentamentos.

ENTIDADES DA UMBANDA / FALANGES DA UMBANDA falange um agrupamento de mais de 400 mil espritos que atuam em um determinado plano espiritual ou seja em uma determinada faixa de vibrao. Essas Entidades so os EGUNS Espritos que tiveram vrias encarnaes, que nasceram, viveram com corpo na terra e desencarnaram, passando para um plano espiritual. Conforme seu grau de evoluo espiritual, esses espritos so levados para fazer parte de uma falange a fim atuarem, aprenderem e evolurem espiritualmente. Cada Falange recebe o nome de seu chefe e cada esprito dentro dessa falange, o chamado falangeiro recebe esse mesmo nome. Por exemplo, a Falange do caboclo Cobra Coral formada por aproximadamente 400 mil espritos que trabalham sob o comando desse caboclo; por isso que vemos em vrios terreiros diversas entidades com esse nome. Com a evoluo os espritos passam de uma faixa vibratoria para outra faixa vibratria e muda de falange Ex: Um exu comea em vibrao bem terra-terra e recebe o nome de uma falange de exus. medida que vai conseguindo uma evoluo espiritual, ele passa a pertencer falange do Caboclo Cobra Coral e a partir da passa a ser uma falangeiro do Cobra Coral e perder sua primitiva denominao de Exu ou representar um preto velho. As falanges dos Caboclos e das Caboclas penetram em todas as setes linhas de Umbanda e podendo vir nas vibraes de todos os Orixs Ex: existem Caboclos que vm na Vibrao de Ogum, Oxssi, Omolu, e Xang; caboclas que vm na vibrao de Iemanj, Nan, Oxum, e Ians; e ainda entidades que vm na vibrao do Oriente. Exus e Pomba-giras tambm podem trabalhar dentro de todas as vibraes, o mesmo acontecendo com a Ibejada. Somente a Falange de dos Pretos Velhos, que constitui o Povo da Linha das Almas, trabalha exclusivamente sob a orientao direta de Omolu. As falanges no se agrupam conforme as raas e os costumes da vida terrena, mas de acordo com o grau de evoluo espiritual. As Entidades evoludas espiritualmente que vem trabalhar nas giras ns chamamos de guias e protetores. Estes espritos usam uma roupagem fludica para que possam se manifestar em terreiros. Essa roupagem fludica e simblica fundamental e estes devero abrir mo de sua individualidade, ou seja, abrir mo de seu nome, do seu EU, de sua identidade enquanto um ser para ser um falangeiro. O nome ENTIDADE dado a todos os esprtos que esto numa faixa de vibrao astral boa para o trabalho na umbanda. Os Pretos Velhos Quando se fala em preto-velho, estamos falando de uma grande linha, ou seja, uma grande faixa vibratria onde espritos afins se encaixam para cumprirem sua misso. Esses espritos foram ex-escravos e negros africanos mas, tambm h trabalhadores nesta linha e so vrios que no foram escravos nem negros africanos, que por afinidade escolheram a Umbanda para cumprirem sua misso. Seus trabalhos so de ajuda queles que esto em dificuldade material ou emocional, sendo que, este trabalho se desenvolve mas para o lado emocional e fsico das pessoas que os procuram. Sua pacincia em escutar os

problemas e aflies dos consulentes, fazem deles as entidades mais procuradas na umbanda e so chamados de Vovs e Vovs. O termo Velho, Vov e Vov para sinalizar sua experincia, pois quando pensamos em algum mais velho, como um vov ou uma vov, subentendemos que essa pessoa j tenha vivido muito mais tempo por isso ter aprendido a ter pacincia, compreenso, menos ansiedade para a vida. Os Pretos Velhos usam cachimbos para limpeza espiritual, jogando sua fumaa sobre a pessoa que esta recebendo o passe e limpando a aura de larvas astrais e energias negativas.A grande caracterstica dessa linha o conselho. devido a esse fator que carinhosamente dissemos que so os Psiclogos da Umbanda. No necessitam de muitos artifcios para trabalhar, apenas contar com a ateno e a concentrao do seu mdium durante a consulta. Usam cachimbo, lenos, toalhas e fumo de rolo e cigarro de palha. Sua forma de incorporao compacta, vibrao comea com um peso nas costas e uma inclinao de tronco para frente, e os ps fixados no cho. Se locomovem apenas quando para saudaes necessrias: (atabaque, gong e Me no Santo) depois sentam, praticam sua caridade. A dana dos pretosvelhos muito sutl, apenas com movimentos dos ombros ou quando sentados, com as pernas. Usam vocabulrio simples, sem palavras rebuscadas. Sua maneira carregada de falar para dar idia de antiguidade. Cada mdium possui uma coroa diferente, isso determina as ADOREI AS ALMAS!!!!! diferenas entre os Preto-Velhos.

OS CABOCLOS

A palavra Caboclo significa mestio de branco com o ndio e na percepo umbandista, referese aos indgenas que em pocas remotas habitaram diversas partes do planeta. Embora tenha surgido algumas manifestaes nos meados dos sculos XIX foi no Brasil que esses espritos indgenas de diferentes regies geogrficas encontraram a oportunidade de evolurem cada vez mais. Encontramos nas falanges dos caboclos os ndios, que habitam em nosso pas e tambm os que viveram nos Estados Unidos da Amrica do Norte, os astecas e maias da Amrica Central, os incas do peru e demais indgenas que povoaram a Amrica do Sul. Eles omitem detalhes referentes s suas vidas quando encarnados por isso quando um humilde caboclo se apresenta a ns pode ter sido um chefe de grande porte ou feiticeiro praticante de uma alquimia que nada fica devendo qumica moderna. Trabalham na caridade como verdadeiros conselheiros, nos ensinando a amar ao prximo e a natureza e tm como misso principal o ensinamento e encorajamento da f, pois atravs da f que tudo se consegue. Usam em seus trabalhos ervas, que so passadas para banhos de limpeza e chs para a parte fsica, ajudam na vida material com trabalhos de magia positiva, que limpam a nossa urea e proporcionam uma energia de fora que ir nos auxiliar para conseguirmos o objetivo que desejamos. Atravs da sua simplicidade passam credibilidade e confiana a todos que os procuram, seus pontos riscados, grafia sagrada, traduzem a mais forte magia que existe atualmente e atravs desses pontos que so feitas limpezas e evocaes de elementais e vibraes dos Orixs para diversos fins. Costumam usar pembas imantadas na energia de cada Orix, velas, essncias, flores, ervas, frutas, charutos e incenso. Todo esse material ser disposto em uma madeira no ponto riscado, para que esse direcione o trabalho. Antigamente existia uma concepo que todo caboclo seria Oxossi um erro pensar assim pois todos os caboclos possuem diferentes vibraes originais podendo apresentar-se sob a vibrao de Ogum, Xang, Oxossi ou Omolu. Quando colocamos algum m, como pr exemplo espigas de milho cozidas com mel, esta comida no para o Caboclo comer, espritos no precisam comer, o alimento que esta ali depositado, serve como troca de energia espiritual, isto , a energia que emana daquela comida transmutada e utilizada para o trabalho de magia a favor do consulente, da mesma forma o charuto que a entidade esta fumando usado para limpeza, atravs da fumaa e das oraes que estas entidades fazem no momento da limpeza. A maior prtica da caridade se d principalmente com a manipulao. Quando falamos em manipulao, estamos nos referindo desde preparo de remdios feitos com ervas, emplastos, compressas e banhos em geral at manipulao fsica, como por exemplo, rezar espinhela cada. Como so espritos da mata propriamente dita, todos recebem forte influncia energtica do orix Oxossi. So considerados os qumicos das matas. Pela facilidade de locomoo, todo o seu trabalho feito em p se deslocando sem ficar parado. OK CABOCLO!!!!!

OS EXUS E POMBA-GIRAS So espritos que j encarnaram na terra. Na sua maioria, tiveram vida difcil como mulheres da vida; bomios; danarinas de cabar, mdicos, advogados, padres perteceram a diversas camada sociais. No devem ser confundidos com espritos pertubadores ou os infelizes qiumbas que se encontram mergulhados na mais profunda negatividade. So entidades em evoluo, nossos amigos do-nos alento e proteo quando necessitamos de apoio espiritual e mesmo material, seu trabalho dirigido, principalmente a defesa dos seus mdiuns e a defesa do terreiro, so muito procurados para resolver os problemas da vida sentimental e material.Trabalham com velas, pembas, charutos, cigarros, punhais em seus pontos riscados. Quando falam que vo ajudar certamente o faro. Esses espritos optaram por prosseguir sua evoluo espiritual atravs da prtica de caridade, incorporando nos terreiros de Umbanda. So muito amigos, quando tratados com respeito e carinho, e ao mesmo tempo desconfiados gostam de ser presenteados e sempre lembrados. Apesar das imagens de Exus, fazerem referncia ao Diabo (herana do Sincretismo religioso), eles no devem ser associados prtica do Mal, pois como esto querendo evoluir todos esto direcionados a prtica sempre do bem. Dentre vrias, duas das principais funes dos Exus so: A abertura dos caminhos e a proteo de terreiros e mdiuns contra espritos perturbadores durante a gira ou obrigaes eles no trabalham somente durante a gira de Exus dando consultas, onde resolvem problemas de emprego, pessoal, demanda e etc de seus consulentes. Mas tambm durante as outras giras (Caboclos, Preto-velhos, Crianas ), protegendo o terreiro e os mdiuns, para que a caridade possa ser praticada. Os Exus esto divididos em 3 grandes linhas: Cemitrio, Encruzilhada e Estrada. Ex a Polcia de Choque da Umbanda, quem cobra na hora e tambm quem tem maior ligao com os seres encarnados. LAROI EXU, GIRA GIR POMBA GIRA!!!! AS CRIANAS-IBEJIS, OU IBEJADA A palavra Ibeji que dizer gmeos. Forma-se a partir de duas entidades distintas que cooexistem, respeitando o princpio bsico da dualidade. Por serem crianas, so ligados a tudo que se inicia e brota: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas, etc. So entidades de grande atuao, fora e elevao espiritual. Sendo respeitada pelos caboclos, pretos velhos, exus e pomba-giras. Muitos pensam nas crianas da Umbanda como se fossem espritos que morreram quando ainda eram crianas. Todavia isto no verdade, pois mesmo que tivessem desencarnado em sua ltima jornada quando ainda eram crianas, no podemos esquecer que esses espritos j encarnaram outras vezes. A simbologia de serem crianas, e assim chegarem aos terreiros pela simplicidade e pureza de toda a criana. Estas entidades so a verdadeira expresso da alegria e da honestidade, dessa forma, apesar da aparncia frgil, so verdadeiros magos e conseguem atingir o seu objetivo com uma fora imensa, atuam em qualquer tipo de trabalho. So espritos que j estiveram encarnados na terra e que optaram por continuar sua evoluo espiritual atravs da prtica de caridade, incorporando em mdiuns nos terreiros de Umbanda. Elas tambm tm funes bem especficas, e a principal delas a de mensageiro dos Orixs. Os Ibejis, engloba-se no plano nmero 1 da Umbanda, atravs do qual tm acesso aos planos positivos, por mrito e evoluo, conseguidos atravs do trabalho. ONIBEIJADA !!!!!

OS BOIADEIROS So espritos de pessoas, que em vida trabalharam com o gado, em fazendas por todo o Brasil. Estas entidades trabalham da mesma forma que os Caboclos nas giras, sesses de encorporao na Umbanda. So espritos de vaqueiros, posseiros, capatazes, cangaceiros e espritos afins. Sabem que a prtica da caridade os levar a evoluo. Fazem parte da linha de caboclos, mais na verdade so bem diferentes em suas funes. Formam uma linha mais recente de espritos, pois j viveram mais com a modernidade do que

os caboclos, que foram povos primitivos. Esses espritos j conviveram em sua ultima encarnao com a inveno da roda, do ferro, das armas de fogo e com a prtica da magia na terra. Sua maior finalidade no a consulta como os Preto-velhos, nem os passes e muito menos as receitas de remdios como os caboclos, e sim o dispersar de energia aderida a corpos, paredes e objetos. de extrema importncia essa funo pois enquanto os outros guias podem se preocupar com o teor das consultas e dos passes, existe essa linha sempre atenta a qualquer alterao de energia local (entrada de espritos) por isso a sua grande funo manter a disciplina das pessoas dentro de um terreiro, sejam elas mdiuns da casa ou consulentes. Uma das giras mais antigas dentro da umbanda, a de boiadeiros.

OS CIGANOS Ciganos na Umbanda, so espiritos desencarnados homens e mulheres que pertenceram ao povo cigano. So de uma linha de trabalhos espirituais que busca seu espao prprio, pela fora que demonstram em termos de caridade e servios a humanidade. Seus prstimos so valiosas contribuies no campo do bem-estar pessoal e social, sade, equilbrio fsico, mental e espiritual.H pouco tempo ganharam fora dentro dos rituais da Umbanda. No comeo eram confundidos com entidades que vinham na linha dos Exus, tal confuso se dava por algumas ciganas se apresentarem como Cigana das Almas, Cigana do Cruzeiro, Cigana da Estrada ou nomes semelhantes a esses utilizados por Exus e Pombas-Gira. Tambm se apresentam em cultos Kardecistas e em outros especficos natureza e todos os seus elementos, por terem herdado de seu povo, o amor incondicional proteo da natureza. Encontraram na Umbanda um lugar quase ideal para suas prticas por uma necessidade lgica de trabalho e caridade. Passaram a se identificar com os toques dos atabaques, com os pontos cantados em sua homenagem e com algumas das oferendas que so entregues s outras entidades cultuadas pela Umbanda portanto, foi a maneira mais rpida de se adaptarem a estes cultos e por isso que hoje onde mais se identificam e se apresentam. Seus fundamentos so simples, no possuindo assentamentos ou ferramentas para centralizao da fora espiritual. So cultuados em geral com imagens bem simples, com taas com vinho ou com gua, doces finos e frutas solares, trabalham com as energias do Oriente, cristais, incensos, pedras energticas, com as cores, com os quatro sagrados elementos da natureza e se utilizam exclusivamente de magia branca natural, como banhos e chs elaborados exclusivamente com ervas. Diferentemente do que pensamos e aprendemos, raramente so incorporadas, preferindo trabalhar encostadas e so entidades que devem ser cultuadas na direita, pois quando h necessidade de realizarem qualquer trabalho na esquerda, so elas que se incumbem de comandar as entidades ciganas que trabalham para este fim, por isso, no precisam de assentamentos. Tudo fica evidenciado que so entidades que trabalham exclusivamente para o bem. Santa Sarah Kali sua orientadora para o bom andamento das misses espirituais ela tida como orientadora espiritual e no como patrona ou imagem de algum sincretismo. Os ciganos em geral, tem seus rituais especificos e cultuam muito a natureza, os astros e ancestrais. Trabalham para o progresso financeiro, causas amorosas e cura de doenas espitiruais. As incorporaes acontecem geralmente em linha prpria, mas nada impede que eles possam trabalhar na linha de Ex. SALVE O POVO CIGANO!! POVO DO ORIENTE

Os Orientais na umbanda so entidades do Povo do Oriente, ligados s curas e s cincias, que se manifestam em seus mdiuns auxiliando no tratamento mdico e espiritual, com seu profundo conhecimento destas artes. Se manifestam tanto na Umbanda, como em centros espritas. A linha do Oriente uma linha especfica de CURA. Seu nome no significa que todas as entidades que nela trabalham tenham tido encarnaes como orientais, mas referese vibrao de cura. Nela pode ser enquadrados os espritos que, quando encarnados, tiveram diversas nacionalidades. claro que os povos orientais, por serem muito antigos, como o caso dos indianos, egpicios, sumrios e outros mais, so partes importantes da vibrao, pois j evoluram e j esto dentro dessa filosofia de cura. No existe falanges

dentro dessa linha. Normalmente as entidades nem gostam de dar nomes: elas trabalham por meio dos mdiuns, dentro de uma incorporao. A linha do Oriente por ser to stil entra para ajudar algum doente, sem que o leigo o perceba ou sinta em outros casos, isto a entidade da Linha do Oriente baixa na vibrao e se desdobra: o caso, por exemplo, de um grande lama do Tibet que pode apresentar-se dentro da umbanda sob a forma de um caboclo. Os grandes falangeiros das outras vibraes, geralmente, so entidades orientais atuando em um desdobramento. No do consulta, falam o estreitamente necessrio, ou seja so de pouca conversa, usando todo o tempo para meditao, cura, ajuda, no perdem tempo com futilidaes ou conversas bobas, por isso certas pessoas acharem que eles so fechados, ou at mesmo frio com alguns insinuam. No so guias de consultas. Quando precisam passar algum recado, o fazem em frases curtas. Trabalham nesta linha: Mdicos, farmacuticos, Enfermeiros, pajs, Rezadeiras, religiosos (monges, freiras, padres etc.) SALVE O POVO DO ORIENTE!!!

Marinheiros

Marinheiros so entidades geralmente associadas aos marujos, que em vida empreendiam viagens pelos mares, enfrentando toda sorte de infortnios. Trabalham na linha das guas, na linha de Yemanj, a me universal na Umbanda, a rainha dos mares e Oxum. Do consultas, passes, trabalhos de descarrego, timos guias para desmanche de feitiaria, os marinheiros trazem com seu jeito alegre a disperso de fluidos oriundos do baixo astral. Apesar de seu modo cambaleante, esto mantendo o equilbrio, destruindo assim as ondas vibratrias densas que emanam de entidades malficas, tratando todos os guias e consulentes de mano, so entidades irmanadas no auxilio mtuo ao prximo . Muito diferente do que imaginamos, estes irmos do astral no so e no esto embriagados. Como muitos se mostram, na realidade sua forma de balano uma maneira de liberar suas ondas energticas se utilizando do prprio mdium. A MARUJO!! BAIANOS Baianos formam uma corrente de entidades com oportunidade de trabalho na umbanda. So muito ativos, despachados e descontrados tm sua forma de trabalhar nas qualidades de Ians, por serem movimentados e irriquietos. Conseguem trazer para gira as sete linhas da umbanda. SALVE OS BAIANOS!!! Almeida, Paulo Newton de Umbanda, a caminho da luz, Paulo Newton de Almeida 1 Ed. Rio de Janeiro Pallas www.wikipdia.org.br

You might also like