You are on page 1of 46

ESTADO DE RONDNIA PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRANTE DA SERRA LEI N 030/1.993. MIRANTE DA SERRA - RO EM, 31 DE MAIO DE 1.

993

DISPE SOBRE O REGIMENTO JURDICO DOS FUNCIONRIOS PBLICOS DO MUNICPIO DE MIRANTE DA SERRA, E D OUTRAS PROVIDNCIAS.

A Egrgia Cmara do Municpio de Mirante da Serra, aprovou e o Prefeito Municipal Adnaldo de Andrade sanciona a seguinte Lei: TITULOI CAPTULO NICO DAS DISPOSIES PRELIMINARES. Art. 1 - O Regimento Jurdico dos Funcionrios do Municpio de Mirante da Serra o institudo por esta Lei. Art. 2 - Para efeito desta Lei, servidor pblico a pessoa legalmente investida em cargo pblico, de provimento efetivo ou em comisso. Art. 3 - Cargo Pblico, o conjunto de atribuies e responsabilidade de natureza permanente cometidos ao funcionrio, criado por Lei, com denominao prpria, quantidade certa, prevista em Lei e pagamento pelos cofres pblicos, de provimento em carter efetivo ou em comisso. Art. 4 Os Cargos pblicos, acessveis a todos os brasileiros, so criados por Lei, com denominao prpria e vencimento pago pelos cofres pblicos, para provimento em carter efetivo ou comisso.

PARGRAFO NICO Os cargos pblicos de provimento efetivos sero organizados em grupos ocupacionais. Art. 5 - vedado atribuir ao servidor pblico outros servios, alm dos inerentes ao cargo de que seja o titular, salvo quando designado para o exerccio de cargo em comisso, funo gratificada ou para integrar comisses ou grupos de trabalho. Art. 6 - proibida a prestao de servios gratuitos, salvo nos casos previstos em Lei. T I T U L O II DO PROVIMENTO E DA VACNCIA CAPITULO I DAS FORMAS DE PROVIMENTO SEO I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 7 pblico: I A nacionalidade brasileira; II O gozo dos direitos polticos; III - A quitao com as obrigaes militares e eleitorais; IV O nvel de escolaridade, exigido para o exerccio do cargo; V A idade mnima de 18 ( dezoito ) anos; VI Aptido fsica e mental; VII Habilitao em concurso pblico salvo quando se tratar de cargos para os quais a Lei assim o exija. 1 - Para o provimento de cargo de natureza tcnica exigir-se respectiva habilitao profissional. 2 - As pessoas de deficincia assegurado o direito de se inscrever em concursos pblicos para provimento de cargos, cujas atribuies sejam compatveis com sua deficincia e o disposto no art. 7, inciso XXXI, da Constituio Federal. Art. 8 - A investidura em cargo pblico ocorre em a posse. Art. 9 - Os cargos pblicos sero providos por: So requisitos bsicos para investidura em cargo

I NOMEAO; II PROMOO III ACESSO; IV REITEGRAO; V APROVEITAMENTO; VI - REVERSO Art. 10 - A primeira investidura em cargo de provimento efetivo depender de prvia habilitao em concurso pblico, obedecida a ordem de classificao a prazo de validade. SEO II DO CONCURSO PBLICO Art. 11 - O Concurso ser de provas e ttulos, podendo ser realizado em duas etapas. Art. 12 - O concurso pblico tem validade de at 02 (dois) anos podendo ser prorrogado um nica vez, por igual perodo. 1 - As condies de realizao do concurso sero fixados em Editais, publicado no dirio oficial do estado. 2 - No se abrir novo concurso enquanto no houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade no expirado. 3 - A aprovao no gera o direito a nomeao, mas esta, quando se der, respeitar a ordem de classificao dos candidatos habilitados, salvo com prvia desistncia por escrito. 4 - Ter preferncia para nomeao em caso de empate na classificao, o candidato j pertencente ao servio pblico municipal e, havendo mais de um candidato com este requisito, o mais antigo. 5 - Se ocorrer empate do candidato no pertencentes ao servios pblico municipal, decidir-se- em favor do mais velho. Art. 13 - Observar-se-o, na realizao dos concursos, as seguintes normas:

I O Edital dever estabelecer o prazo de validade do concurso e as exigncias ou condies que possibilitem a comprovao pelo candidato, das qualificaes o requisitos constantes das especificaes dos cargos: II Aos candidatos se asseguraro meios amplos de recursos, nas fases de homologao das inscries publicao de resultados parciais ou globais, homologao de concurso e nomeao de candidato. III Quando houver funcionrio pblicos municipais em disponibilidade no ser feito concurso pblico para preenchimento de cargo de igual categoria, devendo se necessrio, ser convocado o funcionrio disponvel. SEO III DA NOMEAO Art. 14 A nomeao a forma originria de provimento dos cargos pblicos. PARGRAFO NICO A nomeao para o cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prvia habilitao em concurso pblico, obedecidos a ordem de classificao e o prazo de validade. Art. 15 - A nomeao ser feita: I Em carter efetivo, para os cargos de carreira; II Em carter temporrio, para os cargos em comisso, de livre provimento e exonerao; III Em carter temporrio, para substituio de cargos em comisso. SEO IV DA POSSE Art. 16 - A posse dar-se- pela assinatura do respectivo termo, no qual o servidor se comprometer a cumprir fielmente os deveres de cargo.

1 - A posse ocorrer no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicao do ato de nomeao, prorrogao por mais 30 (trinta) dias, a requerimento do interessado; 2 - Em se tratando de servidor em licena ou afastamento por qualquer outro motivo legal, o prazo contado do trmino o impedimento. 3 - A posse poder dar-se mediante procurao especfica. 4 - No ato da posse, o servidor apresentar declarao de bens que constituam seu patrimnio, na forma da constituio do estado, prova de quitao com a Fazenda Pblica e Certido Negativa do Tribunal de Contas e declarao o exerccio ou no de outro cargo, emprego ou funo pblica. 5 - Ser tornado sem efeito o ato de provimento se a posse no ocorrem os prazos previstos no 1 deste artigo e art. 21. Art. 17 A posse em cargo pblico depender se prvia inspeo mdica oficial. PARGRAFO NICO S poder ser empossado o candidato que for julgado apto fsico e mentalmente para o exerccio do cargo. Art. 18 O Chefe do respectivo poder dar posse aos nomeados para cargos em comisso, e o chefe da Seo de Pessoal dos rgos competentes, aos nomeados em carter efetivo. SEO V DO EXERCCIO Art. 19 - Exerccio o perodo de desempenho efetivo das atribuies de determinado cargo. Art. 20 O incio, a interrupo e o reincio do exerccio sero registrados no assentamento individual do funcionrio. PARGRAFO NICO O incio de exerccio e as alteraes que neste ocorrem sero comunicadas pelo chefe imediato do funcionrio, Seo de Pessoal do rgo competente.

Art. 21 - O exerccio do cargo ter incio dentro do prazo de 30 (trinta) dias, contados: I Da data de publicao oficial do ato , no caso de reintegrao; II Da data da posse, nos demais casos. 1 - A promoo e o acesso no interrompem o exerccio, que contado da nova classe a partir da data da publicao do ato respectivo. 2 - O funcionrio, quando licenciado ou afastado em virtude do disposto nos itens I, II e III do artigo 59, dever retornar ao exerccio, imediatamente aps o trmino na licena ou do afastamento. Art. 22 O funcionrio somente poder ter exerccio no rgo em for lotado, podendo ser deslocado para outro, atendida a convenincia do servio ex- ofcio ou a pedido. Art. 23 O funcionrio no poder ausentar-se do Municpio, para estudo ou misso de qualquer natureza, com ou sem vencimento, sem prvia autorizao ou designao do chefe do respectivo poder. Art. 24 O funcionrio designado para estudo ou aperfeioamento fora do Municpio, com nus para os cofres municipais, ficar obrigado a prestar servios ao Municpio por tempo igual ao dobro do perodo de afastamento, devendo ser assinado termo de compromisso. PARGRAFO NICO No cumprindo o compromisso, o municpio ser indenizado da quantia total despendida com a viagem, includos os vencimentos as vantagens recebidas. Art. 25 Somente sem nus para o municpio, ser o funcionrio colocado disposio de qualquer rgo da Unio, do Estado, de outros municpios e de suas entidades de administrao indireta. PARGRAFO NICO Terminada a disposio de que trata este artigo, o funcionrio ter o prazo mximo de 7 (sete) dias par reassumir seu cargo perodo que ser contado com efetivo exerccio. Art. 26 Preso preventivamente pronunciando por crime comum ou denunciado por crime funcional ou ainda condenado por crime inafianvel em processo no qual no haja pronuncia, o funcionrio ser afastado do exerccio at deciso final transitada em julgado.

Art. 27 O funcionrio nomeado para o cargo, cujo exerccio exija prestao de garantia, ficar sujeito ao desconto compulsrio, nos respectivos vencimentos da parcela correspondente ao valor do prmio de seguro de fidelidade funcional, que dever ser ajustado com entidade autorizada escolha da Administrao. PARAGRAFO NICO O chefe do respectivo poder discriminar, por Decreto, os cargos sujeitos prestao de garantia. Art. 28 O responsvel por alcance ou desvio no ficar isento da ao administrativa ou criminal que couber, ainda que o valor de garantida seja superior ao prejuzo verificado. SEO VI DA LOTAO Art. 29 Lotao a fora de trabalho, qualificativa necessria ao desenvolvimento das atividades normais es especifica de cada poder. PARGRAFO NICO Lotao de cada poder, ser fixada em Lei. SEO VII DO ESTGIO PROBATRIO Art. 30 Estgio probatrio para o perodo inicial de 730 (setecentos e trinta) dias de exerccio do funcionrio nomeado para cargo efetivo, no qual so apurada suas qualidades e aptides para o exerccio do cargo e julgada a convenincia de sua permanncia. PARGRAFO NICO Os requisitos a serem apurados no perodo probatrio so os seguintes: I Idoneidade moral; II Disciplina; III Pontualidade; IV Assiduidade; V Eficincia.

Art. 31 O chefe imediato do funcionrio em estgio probatrio informar a seu respeito, reservadamente, 60 (sessenta) dias antes do trmino do perodo, Seo de Pessoal do rgo competente, com relao ao preenchimento dos requisitos mencionados no artigo anterior. 1 - De posse da informao, a Seo de Pessoal imitir parecer, concluindo a favor ou contra a confirmao do funcionrio em estgio. 2 - Se o parecer for contrrio a permanncia do funcionrio, dar-se- conhecimento deste, para efeito de apresentao de defesa escrita , no prazo de 10 (dez) dias. 3 - A Seo de Pessoal encaminhar o parecer e defesa a autoridade competente, que decidir sobre a exonerao ou a manuteno do funcionrio. 4 - Se o chefe do respectivo poder considerar aconselhvel a exonerao do funcionrio, ser-lhe- encaminhado o respectivo ato; caso contrrio fica automaticamente retificado o ato de nomeao. 5 - A apurao dos requisitos mencionados no pargrafo nico do art. 28 dever processar-se de modo que a exonerao, se houver, possa ser feita antes de findo o perodo de estgio probatrio. Art. 32 Ficar dispensado novo estgio probatrio o funcionrio estvel que for nomeado para outro cargo pblico municipal. SEO VIII DA ESTABILIDADE Art. 33 O servidor habilitado em concurso pblico e empossado em cargo de provimento efetivo adquire estabilidade no servio pblico ao completar 03* (trs) anos de efetivo exerccio. Art. 34 O servidor estvel somente afastado do servio pblico, com conseqente perda de cargo, em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou de resultado do processo administrativo disciplinar, no qual lhe tenha sido assegurada ampla defesa. SEO IX DA SUBSTITUIO
*alterao emenda constitucional 19

Art. 35 A substituio ser automtica ou depender de ato da administrao. 1 - A substituio ser remunerada, quando alcanar 30 (trinta) dias, percebendo o substituto, o vencimento do cargo em que se der a substituio, salvo se optar pelo do seu cargo. 2 - Em caso excepcional, atendida a convenincia da administrao, o titular do cargo de direo ou chefia poder ser nomeado ou designado, cumulativamente como substituto para outro cargo da mesma natureza at que se verifique a nomeao ou designao do titular, neste caso, somente perceber o vencimento correspondente a um cargo. SEO X DA REINTEGRAO Art. 36 A reintegrao que decorrer de deciso administrativa ou judiciria, o reingresso no servio pblico, com ressarcimento das vantagens ligadas ao cargo. 1 - Ser sempre proferida em pedido de reconsiderao em recurso ou recursos ou em reviso de processo a deciso administrativa que determinar a reintegrao. Art. 37 A reintegrao ser feita no cargo anteriormente ocupado; se este houver sido transformado no cargo resultante de transformao e, se extinto, em cargo de vencimento ou remunerao equivalente, atendida a habilitao profissional. Art. 38 Reintegrado judicialmente o funcionrio, que lhe houver ocupado o lugar ser destitudo de plano ou ser reconduzido ao cargo anterior mas sem direito a indenizao. Art. 39 O funcionrio reintegrado ser submetido a inspeo mdica e aposentado quando incapaz. SEO XI DA REVERSO Art. 40 Reverso o reingresso de servidor aposentado no servio pblico, quando insubsistentes os motivos determinados de sua

aposentadoria por invalidez verificados em inspeo mdica oficial ou por solicitao voluntria do aposentado, a critrio da administrao. 1 -A reverso dar-se- no mesmo cargo, ou em outro de igual vencimento. 2 - Encontrando-se provido o cargo, o servidor exercer suas atribuies com excedente at a ocorrncia de vaga. Art. 41 No poder reverter o aposentado que j tiver completado 65 (sessenta e cinco ) anos de idade. SEO XII DA RECONDUO Art. 42 Extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade, seu titular, desde que estvel fica em disponibilidade remunerada ate seu adequado aproveitamento em outro cargo de atribuies e vencimentos compatveis com o anteriormente ocupado. 1 - Havendo mais de um concorrente mesma vaga, tem preferncia o de maior tempo de disponibilidade e, no caso de empate, o de maior tempo de servio pblico. 2 - Fica sem efeito o aproveitamento e cessada a disponibilidade de se o servidor no entrar em exerccio no prazo legal, salvo no caso de doena comprovada pelo rgo mdico oficial. CAPTULO II DA VACNCIA Art. 44 - A vacncia do cargo pblico decorrer de: I Exonerao; II Demisso; III Promoo; IV Radaptao; V Posse e outro lugar inacumulvel; VI Falecimento VII Aposentadoria.

Art. 45 - A exonerao de cargo efetivo dar-se- a pedido do servidor ou de oficio dar-se-: I Quando no satisfeita as condies do estgio probatrio e no couber a reconduo; II Quando o servidor no tomar posse ou deixar de entrar em exerccio nos prazos legais. Art. 46 - A exonerao de cargos em comisso dar-se-: I A juzo da autoridade competente; II A pedido do prprio servidor; Art. 47 A demisso de cargo efetivo ser aplicada como penalidade, observando o disposto nesta Lei. CAPITULO III DA JORNADA DE TRABALHO Art. 48 O ocupante de cargo de provimento efetivo fica sujeito a 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, salvo quando disposto diversamente em Lei ou regulamenta prprio. 1 - A autoridade de poder estabelecer horrio para o cumprimento de jornada semanal de trabalho. 2 - Alm do cumprimento do estabelecimento neste artigo, o exerccio em comisso e funo gratificada exige dedicao integral ao servio por parte do comissionado, que poder ser convocado sempre que haja interesse da Administrao. Art. 49 A jornada de trabalho ocupantes de cargos de mdicos e professor poder ser de 20 (vinte) horas e 40 (quarenta) horas semanais, conforme dispuserem os respectivos regulamento. SEO NICA DA FREQUNCIA E DO HORRIO Art. 50 A freqncia do servidor ser computada pelo registro dirio de ponto e outro. 1 - O ponto o registro que assinala o comparecimento do servidor ao trabalho e pelo qual se verifica, diariamente a sua entrada e sada.

2 - Os registros do ponto devero conter todos os elementos necessrios a apurao da freqncia. Art. 51 vedado dispensar o servidor do registro de ponto, abonar faltas ou reduzir a jornada de trabalho, salvo nos casos expressamente previsto em Lei ou regulamentos. PARGRAFO NICO A infrao do disposto do Caput deste artigo, determinar a responsabilidade da autoridade que tiver expedido a ordem, ou que tiver cometido, sem prejuzo da sano disciplinar. Art. 52 O servidor que no comparecer ao servio por motivo de doena ou fora maior, dever comunicar a chefia imediata. 1 - As faltas ao servio por motivos de doena so justificveis para fins disciplinares, de anotao assentamento individual e pagamento, desde que a impossibilidade do comparecimento , seja abonada pela chefia imediata mediante atestado mdico expedido pelo rgo mdico oficial, at 24 (vinte e quatro) horas aps o comparecimento. 2 - As faltas ao servio por doenas em pessoas da famlia, atravs de atestado mdico oficial, so justificadas na forma e para fins estabelecidas no Pargrafo anterior. 3 - As faltas ao servio por motivo particulares, no so justificadas para qualquer efeito computando-se como ausncia. TTULO III DOS DIREITOS, DAS VANTAGENS E DAS CONCESSES CAPTULO I SEO NICA DO VENCIMENTO E DA REMUNERAO Art. 53 Vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio do cargo pblico, com valor fixado em Lei. Art. 54 Remunerao o vencimento do cargo acrescido das vantagens permanentes ou temporrias estabelecidas em Lei.

1 - O vencimento do cargo efetivo acrescido das vantagens de carter permanente irredutvel. 2 - assegurado a isonomia de vencimentos para cargos de atribuies iguais ou assemelhadas do mesmo poder ou entre servidores dos poderes, ressalvadas as vantagens de carter individual e as relativas natureza ou local de trabalho. Art. 55 O servidor perder: I A remunerao dos dias que faltar ao servio; II A parcela de remunerao diria proporcional aos atrasos, ausncias e sadas antecipadas iguais ou superior 01 (um) hora; III A metade da remunerao, na hiptese da aplicao da penalidade de suspenso quando, por convenincia do servio, a penalidade for convertida em multas na base de 50% ( cinqenta por cento) por dia de vencimento em servio. Art. 56 Salvo imposio legal, ou mandato judicial, nenhum desconto incidir sobre a remunerao ou provento. PARGRAFO NICO Mediante autorizao do servidor, poder haver consignao em folha de pagamento a favor de terceiros, a critrio da administrao e com reposio de custos, na forma definida em regulamento. Art. 57 As reposies e indenizaes ao errio pblico, sero descontadas em parcelas mensais, no excedentes dcima parte da remunerao ou provento em valores atualizados monetariamente. CAPTULO II DAS VANTAGENS Art. 58 Alm do vencimento, podero ser pagas ao servidor as seguintes vantagens: I Indenizaes; II Adicionais; III Gratificaes. 1 - As indenizaes no se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

2 As gratificaes e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos cargos e condies previstos em Lei. Art. 59 As vantagens pecunirias percebidas pelo servidor pblico no so computadas nem acumuladas para fins de concesso de acrscimos ulteriores, sob o mesmo ttulo ou idntico fundamento. SEO I DAS INDENIZAES Art. 60 Constituem indenizaes ao servidor. I dirias; II transportes. Art. 61 Os valores das indenizaes, bem como as condies para concesso, sero estabelecidos em regulamento. SUB - SEO I DAS DIRIAS Art. 61 O servidor que a servio se afastar da sede em carter eventual ou transitrio far jus a passagem e dirias, para cobrir as despesas de pousada, alimentao e locomoo urbana, por perodo inferior 30 (trinta) dias. PARGRAFO NICO A diria ser concedida por dia de afastamento, sendo devida na ordem de 40% (quarenta por cento) quando o afastamento no exigir pernoite fora da sede. Art.62 Os valores das dirias a forma de concesso e demais critrios sero estabelecidas pelo chefe do Poder Executivo em regulamento prprio. Art. 63 O servidor que receber dirias e no afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restitu-la integralmente por prazo de 05 (cinco) dias, sujeito a punio disciplinar ser recebida de m f. PARGRAFO NICO Na hiptese do servidor retornar sede em prazo menor do que o previsto para seu afastamento, restituir as dirias recebidas em excesso, no prazo previsto no Caput deste artigo. Art. 64 Ser punido com pena de suspenso e na reincidncia, com a demisso, o servidor que indevidamente conceder dirias com o

objetivo de remunerar outros servidores ou encargos ficando, ainda obrigado reposio da importncia correspondente. SUB-SEO II DA INDENIZAO DE TRANSPORTE Art. 65 Conceder-se- indenizao de transporte a servidor que realiza despesas com a utilizao de meio prprio de locomoo para execuo de servios externos, por fora das atribuies prprias do cargo conforme dispuser o regulamento. SEO II DOS ADICIONAIS Art. 66 Alm do vencimento e das vantagens previstas em Lei, sero deferidos aos servidores os seguintes adicionais: I Adicional por tempo de servios; II Adicional pelo exerccio de atividades insalubres, perigosas ou penosas; III Adicional pela prestao de servios extraordinrios; IV Adicional noturno; V Adicional de frias. SUB SEO I DO ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIO Art. 67 O adicional por tempo de servio devido ao servidor frao de 1% ( um por cento) por ano de servio pblico, incidindo sobre o vencimento bsico do cargo efetivo, sendo que, para todos os efeitos, sero preservados os direitos adquiridos dos servidores em atividades na data da promulgao esta lei, a ttulo de vantagem pessoal, vitaliciamente, corrigido na mesma proporo dos reajustes, vedadas a sua absoro sob qualquer pretexto. 1 - O funcionrio far jus ao adicional a partir do ms em que complete o anunio. 2 - Quando da passagem do funcionrio inatividade, a incorporao do adicional ser integral, se decretada a aposentadoria com proventos correspondentes totalidade do vencimento ou da remunerao e proporcional ao tempo de servios, na hiptese de assim ser a mesma estabelecida.

3 - O servidor investido em cargo de provimento em comisso continuar a perceber o adicional por tempo de servio, calculado sobre o vencimento bsico de seu cargo efetivo. 4 - Quando ocorrer a reverso, sero considerados os anunios anteriormente adquiridos , retornando-se contagem, a partir do novo exerccio. SUB-SEO II DOS ADICIONAIS DE INSABUBRIDADE PERIGOSIDADE OU POR ATIVIDADE PENOSAS Art. 68 Os servidores que trabalharem habitualmente, em locais insalubres ou em contato permanente com substncia txicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional nos percentuais de 10% (dez por cento), 20 (vinte por cento) e 40 (quarenta por cento) sobre o vencimento do cargo efetivo, nos termos da Lei. 1 - O Servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade dever optar por um deles. 2 - O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com eliminao das condies ou dos riscos que derem causa a sua concesso. Art. 69 Haver controle permanente das atividades dos servidores em operaes ou locais considerados penosos, insalubres ou perigosos. PARGRAFO NICO A servidora gestante ou lactante ser afastada enquanto durar a gestao ou lactao, das operaes em locais previstos neste artigo, exercendo suas atividades em local salubre e em servio no penoso e no perigoso. Art. 70 O adicional por atividade penosa ser devido aos servidores com exerccio em localidade cujas condies devida o justifiquem, nos termos, condies e limites fixados em regulamento. Art. 71 Os locais de trabalho e os servidores que operam com Rio X ou substncia radioativa sero mantidos sob controle permanente, de modo que as doses de radiao ionozante no ultrapassem o nvel previstos na Legislao prpria.

PARAGRAFO NICO Os servidores a que se refere este artigo sero submetidos a exame mdico a cada 6 (seis) meses. Art. 72 O servio extraordinrio ser remunerado com acrscimo de 50% ( cinqenta por cento) em relao a hora normal do trabalho. Art. 73 O servio extraordinrio tem carter eventual e s ser admitido em situaes excepcionais e temporrias, respeitando o limite mximo de 02 (duas) horas dirias. Art. 74 vedado conceder gratificao por servio extraordinrio, com o objetivo de remunerar outros servios de encargos. 1 - O servidor que receber a importncia relativa a servio extraordinrio que no prestou, ser obrigado a restitu-la de uma s vez, ficando ainda sujeito punio disciplinar. 2 - Ser responsabilidade a autoridade que infligir o disposto no Caput deste artigo. Art. 75 Ser punido com pena de suspenso e, na reicindncia, com a demisso, o servidor que: I Atestar falsamente a prestao de servio extraordinrio; II Se recusar, sem justo motivo, prestao de servio extraordinrio. SUB-SEO IV DO ADICIONAL NOTURNO Art. 76 O servio noturno, prestado em horrio compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte ter o valor hora acrscimo de 25% (vinte e cinto por cento) do vencimento bsico computando-se cada hora com 5230 ( cinqenta e dois minutos e trinta segundos). Art. 77 O adicional referido no artigo anterior ser concedido aos servidores cujo exerccio da atividade exija a prestao de trabalho noturno, conforme regulamento prprio. PARGRAFO NICO O disposto neste artigo no se aplica aos ocupantes de cargos comissionados ou funes gratificadas

SUB-SEO DO ADICIONAL DE FRIAS Art. 78 Independentemente de solicitao ser pago ao servidor , por ocasio das frias, um adicional correspondente a 1/3 (um tero) da remunerao do perodo das frias. 1 - No caso de o servidor exercer funo de direo, chefia ou assessoramento ou ocupar cargo em comisso, a respectiva vantagem ser considerada no clculo do adicional de que trata este artigo. 2 - O servidor em regime de acumulao legal, receber o adicional de frias calculado sobre a remunerao dos dois cargos. SEO III DAS GRATIFICAES Art. 79 Conceder-se- gratificao: I funo; II de natal. SUB-SEO I DA FUNO Art. 80 Gratificao de funo a retribuio mensal pelo desempenho de encargos e chefia, de assessoramento e outros que a Lei determina, dando preferncia a servidores municipais, estaduais ou federais postos disposio do Municpio. 1 - A designao para o exerccio de funo gratificadas, ser feita pelo chefe do respectivo Poder. 2 - vedada a concesso de gratificao de funo ao servidor, pelo exerccio de chefia ou assessoramento, quando esta atividade for inerente ao exerccio do cargo. SUB-SEO II DE NATAL

Art. 81 - A gratificao de natal ser paga, anualmente, a todo funcionrio municipal, independentemente da remunerao a que fizer jus. 1 - A gratificao de natal corresponder a 1/12 (um, doze avos), por ms de efetivo exerccio, do vencimento devido em dezembro do ano correspondente. 2 - A frao igual ou superior a 15 (quinze) dias de exerccio ser tomada como ms integral para efeito do pargrafo anterior. 3 - A gratificao de natal ser calculada somente sobre o vencimento base do funcionrio nela no includa quaisquer vantagens, exceto no caso de cargo em comisso, quando a gratificao de natal ser paga tomando por base o vencimento deste cargo. 4 - A gratificao de natal ser estendida aos inativos e pensionistas, como base na remunerao que perceberem na data do pagamento daquela. 5 - A gratificao de natal poder ser paga em duas parcelas, a primeira at o dia 30 (trinta) de junho e a segunda at o dia 20 (vinte) de dezembro de cada ano. 6 - O pagamento de cada parcela ser far tomando por base o vencimento do ms em que ocorrer a solicitao. 7 - A segunda parcela ser calculada com base no vencimento em vigor no ms de dezembro abatida a importncia da primeira parcela. Art. 82 Caso o funcionrio deixe o servio pblico municipal, a gratificao de natal ser-lhe- paga proporcionalmente ao nmero de meses do exerccio no ano com base no vencimento do ms em que ocorrer a exonerao ou demisso. CAPTULO III DAS FRIAS Art. 83 O servidor far jus a 30 (trinta) dias consecutivos de frias, de acordo com escala organizada. 1 - A escala de frias devera ser elaborada no ms de novembro do ano em curso, objetivando sua aplicao no ano seguinte, podendo ser alterada de acordo com a premente necessidade do servio.

2 - vedado levar conta trabalho.

das frias qualquer falta ao

3 - Somente depois do primeiro ano de exerccio, adquirir o servidor direito a frias. 4 - proibida a acumulao de frias, salvo por absoluta necessidade de servio devidamente justificada e pelo mximo de 02 (dois) perodos. 5 - Os professores, desde que em regncia de classe, gozaro frias fora do perodo letivo. Art. 85 vedada a concesso de frias superiores a 30 (trinta) dias, consecutivos ou no, por ano a qualquer servidor pblico estadual, com exceo dos casos previstos em Leis especifica. Art. 86 facultado ao servidor converter 1/3 das frias em abono pecunirio, desde que requeira com pelos menos 60 (sessenta) dias de antecedncia. PARGRAFO NICO No clculo do abono pecunirio ser considerado o valor adicional de frias. Art. 87 O servidor que opera direta e permanentemente com Raio X ou substncia radioativa, gozar obrigatoriamente, 20 (vinte) dias consecutivos de frias, por semestre de atividades profissional, proibida em qualquer hiptese, a acumulao. PARGRAFO NICO As frias somente podero ser interrompida por motivo de calamidade pblica, comoo interna, convocao para jri, servio militar ou eleitoral ou por motivo de superior interesse pblico. CAPTULO IV DAS LICENAS SEO I DISPOSIES GERAIS Art. 89 Conceder-se- ao servidor licena:

I para tratamento de sade; II para repouso gestante III para servio militar IV por acidente de trabalho; V para acompanhamento do cnjuge ou companheiro; VI para trato de interesse particular; VII em carter especial; Art. 90 Termina a licena o funcionrio reassumir imediatamente o exerccio, exceto se houver prorrogao. PARGRAFO NICO O pedido de prorrogao dever ser apresentado antes do findo o prazo de licena, se indeferido, contar-se- como licena o perodo compreendido entre a data do trmino e a do conhecimento oficial do despacho. Art. 91 O funcionrio no poder permanecer em licena por prazo superior a 24 (vinte e quatro) meses, salvo no caso dos itens III e IV do art. 67. Art. 92 A licena dependente de inspeo mdica, ser concedida pelo prazo indicado no laudo findo o prazo, haver nova inspeo, devendo o laudo mdico concluir pela volta ao servio, pela prorrogao da licena ou pela aposentadoria. Art. 93 A licena para tratamento de sade ser concedida mediante inspeo mdica. Art. 94 No curso da licena, o funcionrio abster-se- de exercer qualquer atividade, remunerada ou gratuita, sob pena de cassao imediata da licena, com perda total de vencimento correspondente ao perodo j gozado e suspenso disciplinar. Art. 95 No curso da licena, o funcionrio, poder ser examinado, a pedido ou ex-ofcio ficando obrigado a reassumir imediatamente seu cargo ser considerado apto para o trabalho, sob pena de se apurarem como falta os dias de ausncia. Art. 96 Durante o perodo de licena para tratamento de sade, o funcionrio ter direito a todas as vantagens que percebe normalmente.

Art. 97 A licena para tratamento de molstia grave, contagiosa ou incurvel, especifica em Lei especial, ser concedida quando a inspeo mdica no concluir pela aposentadoria imediata do funcionrio. SEO III DA LICENA GESTANTE, ADOTANTE E DA PATERNIDADE Art. 98 Ser concedida licena a servidora gestante, por 12 0 (cento e vinte) dias consecutivos, sem prejuzo da remunerao. 1 - A licena ter inicio no primeiro dia do nono ms de gestao, salvo antecipao prescrita pelo mdico. 2 - No caso de nascimento prematuro, a licena ter incio partir do parto. 3 - No caso de natimorto, decorridos 60 (sessenta) dias do evento, a servidora ser submetida a exame mdico e, se julgada apta, reassumir o exerccio. 4 - No caso de aborto no criminoso, atestado por mdico oficial, a servidora ter direito a 30 (trinta) dias. Art. 99 Para amamentar o prprio filho, at a idade de 06 (seis) meses, a servidora lactante tem direito, durante a jornada de trabalho, a duas horas dirias de descanso, que poder ser parcelada em 02 (dois) perodo de uma hora. Art. 100 A servidora que adotar ou obtiver guarda judicial de criana de at 01 (um) ano de idade, sero concedidas 90 (noventa) dias de licena remunerada, para ajustamento do adotado ao novo lar. PARGRAFO NICO No caso de adoo ou guarda judicial de criana com mais de 01 (um) ano de idade o prazo de que trata este artigo ser de 30 (trinta) dias. Art. 101 assegurada licena paternidade a contar do dia do nascimento do filho do servidor, nos termos da Lei. SEO IV POR ACIDENTE DE TRABALHO

Art. 102 Ser licenciado, com remunerao integral, o servidor acidentado em servio. Art. 103 Configura acidente em servio o dano fsico ou mental sofrido pelo servidor e que se relaciona mediato ou imediatamente, com as atribuies do cargo exercido. PARGRAFO NICO Equipara-se ao acidente em servio o dano; I Decorrente de agresso sofrida e no provocadas pelo servidor no exerccio do cargo; II Sofrida no percurso da residncia para o trabalho e vice-versa. Art. 104 O servidor acidentado sem servio que necessitar de tratamento especializado poder ser tratado em instituio privada, conta de recursos pblicos. PARGRAFO NICO O tratamento recomendado por junta mdica oficial constitui medida de exceo e somente ser admissvel quando inexistirem meios e recursos adequados, em instituio pblica. Art. 105 A prova do acidente ser feita no prazo de 10 (dez) dias, prorrogvel quando as circunstncias de carter relevantes assim exigirem. SEO IV DA LICENA PARA SERVIO MILITAR Art. 106 Aos funcionrios convocado para o servio militar e outros encargos de segurana nacional ser concedida licena vista de documento oficial. 1 - Do vencimento do funcionrio ser descontado a importncia percebida na qualidade de incorporao, salvo se tiver havido opo pelas vantagens do servio militar. 2 - Aos funcionrios desincorporado ser concedido prazo no excedente a 30 (trinta) dias para reassumir o exerccio sem perda do vencimento. SEO V DA LICENA PARA ACOMPANHAMENTO DO CONJUGE

Art. 107 A funcionria ou o funcionrio efetivo, cujo cnjuge for funcionrio efetivo, cujo cnjuge for funcionrio Federal ou Estadual, civil ou militar, e tiver sido mandado servir, ex. ofcio em outro ponto do territrio nacional, ou no estrangeiro, ter direito a licena no remunerada. 1 - A licena ser concedida mediante requerimento, devidamente instrudo. 2 - Aplica-se o disposto neste artigo quando qualquer dos cnjuges receber mandato eletivo fora do Municpio. Art. 108 Ao funcionrio em comisso no se conceder a licena de que trata o artigo anterior. SEO VI DA LICENA PARA TRATO DE INTERESSE PARTICULARES Art. 109 O funcionrio estvel poder obter licena, sem vencimentos, para trato de interesses particulares, pelo prazo mximo de 02 (dois) anos. 1 - O requerente aguardar, em exerccio, a concesso da licena, sob pena de demisso, por abandono de cargo. 2 - Ser negada a licena, quando inconveniente ao interesse do servio. Art. 110 - S poder ser concedida nova licena, quando inconveniente ao interesse do servio. Art. 111 Quando o interesse do servio o exigir, a licena poder ser cassada, a juzo do chefe do respectivo Poder. 1 - Cassada a licena, o funcionrio ter at 30 (trinta) dias para reassumir o exerccio, aps divulgao pblica do ato. 2 - Decorrido o prazo de 30 (trinta) dias sem que a reassuma o exerccio do cargo o funcionrio ter mais 07 (sete) dias de tolerncia, aps o que incorrer em pena de demisso por abandono do cargo.

Art. 112 Ao funcionrio em comisso no se conceder, nessa qualidade, licena para trato de interesses. Art. 113 Aps cada decnio de efetivo exerccio, no servio pblico municipal, ao funcionrio que a requerer, conceder-se- licenaprmio de 06 (seis) meses, com todos os direitos e vantagens de seu cargo efetivo. 1 - Os direitos e as vantagens sero os dos cargo em comisso, quando o comissionamento abranger 10 (dez) anos ininterruptos no mesmo cargo. 2 - No se conceder licena prmio, se houver o funcionrio em cada decnio: I Sofrido pena de suspenso; II Faltado ao servio, injustificadamente, por mais de 10 (dez) dias, consecutivos durante o decnio aquisitivos; III Gozado de Licena; a) Para tratamento de sade, por prazo superior a 180 (cento e oitenta) dias, consecutivos ou no; b) Para trato de interesse particulares; c ) Por motivo de acompanhamento do cnjuge por mais de 90 (noventa) dias, consecutivos 3 - As licenas-prmio podero ser gozadas em 02 (dois) perodos. CAPITULO V DAS CONCESSES Art. 114 Sem qualquer prejuzo poder o servidor ausentar-se do servio: I Por um dia, para doao de sangue; II Por oito dias consecutivos, em razo de: a) Casamento; b) Falecimento de cnjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, enteados, menor sob sua guarda e irmo. CAPTULO VI DO TEMPO SERVIO Art. 115 A apurao do tempo de servio se far em dias.

1 - O nmero de dias ser convertido em anos, considerando o ano como 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias. 2 - Operada a converso, os dias restantes, at 182 (cento e oitenta e dois), no sero computados, arredondando-se para um ano, quando excederem esse nmero, nos casos de clculo para efeito de aposentadoria compulsria. Art. 116 Ser considerado como efetivo exerccio o afastamento em virtude de: I Frias; II Casamento, at 07 (sete) dias consecutivos e nestes includo o da realizao do ato; III Luto pelo falecimento de pai, me, cnjuge, filho ou irmo, at (sete) dias consecutivos, a contar do falecimento; IV Licena para tratamento de sade; V Licena a funcionria gestante; VI Convocao para servio militar, jri e outros servios obrigatrios por Lei; VII Misso ou estudo de interesse do Municpio, quando o afastamento tiver sido autorizado pelo chefe do respectivo Poder; VIII Expressa determinao legal em outros casos. PARGRAFO NICO O tempo em que o funcionrio estiver em disponibilidade ser computado integralmente para efeito de aposentadoria. Art. 117 vedada a soma de tempo de servio simultaneamente prestado. CAPTULO VII DO DIREITO DE PETIO Art. 118 assegurado ao funcionrio o direito de representar, devendo a petio ser dirigida autoridade competente para decidi-la, a qual ter 20 (vinte) dias para faze-lo: Art. 119 Da deciso, a que se refere o artigo anterior, caber recurso, no prazo de 30 (trinta) dias, ao chefe do respectivo poder, salvo se este a proferir. Art. 120 O recurso no ter efeito suspensivo, mas, se for provido, retroagir nos seus efeitos data do ato impugnado.

Art. 121 O direito de pleitear na esfera administrativa prescrever, em todos os casos, em 02 (dois) anos. PARGRAFO NICO O prazo de prescrio contar-se- da data da punio do ato impugnado quando este for de natureza reservada, da data em que o interessado dele tiver cincia. Art.122 O recurso interrompe a prescrio uma nica vez, recomeado esta a ocorrer, pela metade do prazo da data que a interromper. TTULO IV DO REGIME DISCIPLINAR CAPTULO I DOS DEVERES E PROIBIES Art. 123 dever do funcionrio observar as normas em vigor na Prefeitura e na Cmara Municipal, assim como manter comportamento condizente, de acordo com os costumes ticos e morais da sociedade. Art. 124 proibido ao funcionrio: I Referir-se de modo depreciativo a informao, parecer ou despacho s autoridades e atos da Administrao Publica, sendo permitida a crtica, em trabalho assinado, do ponto de vista doutrinrio ou organizao de servio; II Retirar qualquer documento ou objeto da repartio , sem previa autorizao competente; III Valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou para terceiros, sem prejuzo da dignidade do cargo; IV Participar de gerncia ou administrao de estabelecimento que mantenha transaes com o Municpio; V Pleitear, como procurador ou intermedirio, junto s reparties pblicas municipais, exceto quanto se tratar de percepo de vencimentos e vantagens de dependentes. VI Cometer a pessoa estranha repartio, fora dos casos previstos em Lei, o desempenho de encargos que lhe competir ou a seus subordinados; VII Utilizar material da repartio em servio particular; VIII Praticar qualquer outro ato ou exercer atividade proibida por Lei ou incompatvel com suas atribuies funcionais;

IX Receber propinas, comisses, presentes e vantagens de qualquer espcie em razo de atribuies. Art. 125 Pelo exerccio irregular de seu cargo, o funcionrio responde administrativa, civil e penalmente. PARGRAFO NICO A responsabilidade administrativa resulta de atos ou omisses que contravenham o regular cumprimento dos deveres, atribuies e responsabilidade que as Leis e os regulamentos cometam ao funcionrio. CAPTULO II DA ACUMULAO Art. 126 A acumulao remunerada somente ser permitida nos casos previstos pela Constituio Federal. Art. 127 Verificada em processo administrativo acumulao proibida, envolvendo cargo, funo ou emprego em atividade municipal, estadual ou paraestatal, e provada a boa f, o funcionrio optar por m dos cargos, se no fizer dentro de 15 (quinze) dias, ser exonerado de qualquer deles, critrio do chefe do respectivo Poder. PRAGRAFO NICO Provada a existncia de m f, o funcionrio ser admitido de todos os cargos e restituir o que tiver percebido indevidamente. CAPTULO III DAS PENALIDADES Art. 128 Considera-se infrao disciplinar o ato praticado pelo funcionrio com violao dos deveres e das proibies decorrentes do cargo que exera. Art. 129 So penas disciplinares na ordem crescente de gravidade: I Advertncia verbal; II Repreenso; III Multa; IV Suspenso; V Destituio de funo; VI Demisso, VII Cassao de aposentadoria ou disponibilidade.

PARGRAFO NICO Na aplicao das penas disciplinares sero consideradas a natureza e a gravidade de infrao ou danos que dela provierem para o servio pblico e os antecedentes do funcionrio. Art. 130 A pena de repreenso ser aplicada por escrito nos casos de desobedincia ou falta de cumprimento dos deveres. Art. 131 A pena de suspenso que no exceder de 60 (sessenta) dias, ser aplicada nos casos de falta grave ou de reincidncia. 1 - O funcionrio, enquanto suspenso, perder todos os direitos, vantagens e vencimento decorrentes do exerccio do cargo, exceto o salrio-famlia. 2 - Quando houver convenincia para o servio, a pena de suspenso poder ser convertida em multa, na base de 50% (cinqenta por cento) por dia de vencimento, obrigado, o funcionrio, neste caso, a permanecer em servio. Art. 132 A destituio de funo ter como fundamento a falta de exao no cumprimento do dever. Art. 133 A pena de demisso ser aplicada nos casos de: I Crimes contra a administrao pblica; II Abandono de cargo; III Incontinncia pblica e escandalosa, vcios de jogos proibidos e embriaguez habitual; IV Insubordinao grave em servio; V Ofensa fsica em servio contra funcionrio ou particular, salvo em legtima defesa; VI aplicao irregular dos dinheiros pblicos; VII Leso aos cofres pblicos e dilapidao do patrimnio publico; VIII Revelao de segredo de que tenha conhecimento em razo de suas funes; IX Acumulao proibida X Corrupo passiva nos termos da Lei Penal; XI Transgresso dos itens IV e VII do artigo 129. 1 - Considera-se abandono de cargo a ausncia ao servio, sem causa justificada, por mais de 30 (trinta) dias consecutivos.

2 - Ser ainda demitido o funcionrio que, durante o perodo de 12 (doze) meses, faltar ao servio 60 (sessenta) dias interpoladamente, sem causa justificada. Art. 134 O ato que demitir o funcionrio municipal mencionar sempre a causa da penalidade e a disposio legal em que se fundamenta. PARGRAFO NICO Considerada a gravidade da falta, a demisso poder ser aplicada com a nota a bem pblico , que constar sempre nos atos de demisso fundamentados nos itens I,VI e VII do Artigo 129. Art. 135 Ser cassada a disponibilidade se ficar provado, em processo, que o funcionrio nessa situao: I Praticou, quando em atividade qualquer das faltas passveis de demisso; II Foi condenado por crime cuja pena importaria em demisso se estivesse em atividade; III Aceitou ilegalmente cargo ou funo pblica; IV Aceitou, sem prvia autorizao do Presidente da Repblica, representao de Estado estrangeiro; V - Praticou usura ou advocacia administrativa; VI Deixou de assumir, no prazo legal, o exerccio do cargo para o qual foi determinado o seu aproveitamento. PARGRAFO NICO Ser cassada a aposentadoria do funcionrio nos casos dos itens I, II, III, IV e V deste artigo. Art. 136 Para a imposio de penas disciplinares so competentes: I O chefe do respectivo poder nos casos de demisso, cassao de aposentadoria e de disponibilidade, bem como suspenso superior a 15 (quinze) dias; II O chefe imediato do funcionrio nos casos de suspenso at 15 (quinze) dias, advertncia verbal e repreenso. PARGRAFO NICO A pena de multa ser aplicada pela autoridade que impuser a suspenso. Art. 137 As penas podero ser atenuadas pelas seguintes circunstncia:

I Prestao de mais de 15 (quinze) anos de servio com exemplar comportamento e zelo; II Confisso espontnea da infraes; III Reincidncia genrica ou especfica da infrao. Art. 139 As faltas prescrevero contados os prazos a partir da data da infrao. I Em 01 (um) ano, quando sujeitas pena de repreenso; II Em 02 (dois) anos, quando sujeitas s penas de multa ou suspenso; III Em 04 (quatro) anos a falta sujeitas: a) Penas de demisso, no caso previstos no 2 do Art. 133. b) A cassao de aposentadoria em disponibilidade. PARGRAFO NICO A falta administrativa, tambm prevista como crime na Lei penal, prescrever juntamente com este. CAPTULO IV DO EXERCCIO DE MANDATO ELETIVO Art. 140 O exerccio de mandato eletivo por funcionrio municipal, obedecer s determinaes estabelecidas pela Constituio Federal. TTULO V DO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR CAPTULO I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 141 A autoridade que tiver cincia ou notcia de irregularidade no servio pblico municipal, ou de faltas funcionais, obrigada, sob pena de se tornar responsvel a promover de imediato, sua apurao, assegurando-se, ao denunciado, ampla defesa. Art. 142 As denncias sobre irregularidade sero objeto de apurao, desde que contenham a identificao e o endereo do denunciado e sejam formuladas por escrito, confirmada autenticidade. PARGRAFO NICO Quando o fato narrado no configurar evidente infrao disciplinar ou ilcito penal, a denncia ser arquivada, por falta de objetivo.

CAPTULO II DO PROCESSO Art. 143 A autoridade que, com base em fatos ou denncias, tiver cincia de irregularidade no servio pblico, obrigatrio a promover-lhe a imediata apurao em processo administrativo disciplinar, assegurando-se ao denunciado, ampla defesa. PARGRAFO NICO O processo administrativo disciplinar proceder a aplicao das penas de suspenso por mais de 30 (trinta) dias, destituio de funo, demisso, cassao de aposentadoria ou de disponibilidade, ressalvada a hiptese de penalidade decorrente de sentena judicial. Art. 144 Compete ao chefe do respectivo poder determinar a instaurao do processo administrativo disciplinar. CAPTULO DA SINDICNCIA Art. 145 Promover o processo uma comisso, designada pelo chefe do respectivo Poder, composta de 03 (trs) funcionrios estveis e que no estejam na ocasio, ocupando cargo de que sejam exonerveis ad nutam. PARGRAFO NICO O chefe do respectivo Poder designar os funcionrios que devem servir como presidente e como secretrio da comisso. Art. 146 O processo administrativo ser aberto por tempo inicial indicativo dos atos ou fatos irregulares e dos responsveis por sua autoria. 1 - Dentro de 48 (quarenta e oito) horas seguintes sua lavratura, a comisso remeter ao acusado cpia do termo, citando-se para todos os atos do processo, sob pena de revelia. 2 - Achando-se o acusado em lugar incerto, ser citado por Edital, que se publicar 3 (trs) vezes consecutiva na forma oficial adotada pelo Municpio, para no prazo de 10 (dez) dias a contar da ltima publicao, apresentar-se para a defesa.

Art. 147 O acusado ter direito de acompanhar por si, ou por procurador, todos os termos e atos do processo e produzir as provas, em direito permitida na sua defesa. Art. 148 Decorrido o prazo a que se refere o 2 do artigo 146, a comisso promover os atos que julgar conveniente instruo do processo, inclusive os requeridos pelo acusado. Art. 149 Encerrada a fase de que trata o artigo anterior, ser concedido ao acusado prazo de 10 (dez) dias para oferecimento de suas razes finais de defesa. PARGRAFO NICO O prazo de defesa poder ser prorrogado, pelo dobro, para diligencias reputadas indispensveis a critrio da comisso. Art.150 A Comisso ter o prazo de 60 (sessenta) dias, prorrogveis por mais 30 (trinta) por motivo justificado, para concluir o processo disciplinar fino o qual ser encaminhado para julgamento do chefe do respectivo Poder, acompanhado de relatrio que propor a soluo adequada ao caso. 1 Recebido o processo com o relatrio final, o chefe do respectivo poder proferir o julgamento no prazo de 20 (vinte) dias, salvo se baixar os autos em diligncias, quando se renovar o prazo para concluso desta. 2 - No decidido o processo nos prazos previstos neste artigo, o indicado reassumir automaticamente o exerccio do cargo e aguardar o julgamento, salvo no caso previsto pelo 2 do artigo 156. Art. 151 Quando a irregularidade objeto de processo administrativo constituir crime, o chefe do respectivo poder comunicar o fato autoridade judicial, para os devidos fins e, concludo o processo na esfera administrativa, remeter ou autos autoridade judicial competente, ficando o translado no rgo competente. Art. 152 O funcionrio somente poder ser exonerado, a pedido, aps a concluso do processo disciplinar que responder, em que tenha sido reconhecida sua inocncia. Art. 153 A Comisso , sempre que necessrio, dedicar todo o tempo aos trabalhos de processo, ficando seus membros dispensados de

suas atribuies normais durante o curso das diligncias e elaborao do relatrio. Art. 154 - Ao processo disciplinar aplicar-se-o, subsdiriamente, as disposies da legislao processual civil e penal. CAPTULO IV DA PRISO ADMINISTRATIVA Art. 155 Cabe ao chefe do respectivo poder, fundamentalmente e por escrito, ordenar a priso administrativa do responsvel por dinheiro e valores pertencentes Fazenda Municipal ou que se achem sob guarda desta no caso de alcance ou omisso em efetuar as entradas nos devidos prazos. 1 - O chefe do respectivo poder comunicar o fato autoridade judicial competente e providenciar, no sentido de ser realizado com urgncia, o processo de tomada de contas. 2 - A priso administrativa no exceder de 60 (sessenta) dias. CAPITULO V DA SUSPENSO PREVENTIVA Art. 156 O chefe do respectivo poder poder determinar a suspenso preventiva do funcionrio at 60 (sessenta) dias, para que este no venha a influir na apurao da falta cometida. 1 - Findo o prazo de que trata este artigo, cessaro os efeitos da suspenso preventiva ainda que o processo no esteja concludo. 2 - No caso do processo que vise a apurar faltas sujeitas pena de demisso, o afastamento se prolongar at a deciso final do processo disciplinar. Art. 157 O funcionrio ter direito: I contagem do tempo de servio relativo ao perodo de que tenha estado preso administrativamente ou suspenso preventivamente, se do processo no resultar pena de disciplinar ou esta se limitar repreenso: II contagem do perodo de afastamento que exceder o prazo da suspenso disciplinar aplicada;

III contagem do perodo de priso administrativa ou suspenso preventiva e ao pagamento do vencimento e de todas as vantagens a que tenha direito, desde que reconhecida a sua inocncia. CAPTULO VI DA REVISO Art. 158 Dentro do prazo de 5 (cinco) anos, contados da data da publicao, poder ser requerida a reviso do processo de que resultou pena disciplinar, quando se aduzam fatos ou circunstncias suscetveis de justificar a inocncia do funcionrio. PARGRAFO NICO Tratando-se de funcionrio falecido, desaparecido ou incapacitado de requere, a reviso poder ser requerida pelo cnjuge sobrevivente, pelos pais ou pelos filhos, inclusive adotivos. Art. 159 Correr a reviso em a penso ao processo originrio. Art. 160 O requerimento, devidamente instrudo, ser encaminhado ao chefe do respectivo poder que proceder de conformidade com o disposto do Captulo II deste Ttulo, inclusive quanto aos prazos para reviso do processo e para seu julgamento. PARGRAFO NICO Julgada procedente a reviso, a penalidade imposta se tornar sem efeito restabelecendo-se todos os direitos por ela atingidos. TTULO VI DA SEGURIDADE SOCIAL CAPTULO I DAS DISPOSIES GERAIS. Art. 161 Cabe ao Municpio atender a seguridade e assistncia social de seus servidores, ativos que dispuser o sistema de seguridade social do Municpio. PARGRAFO NICO at que o Municpio tenha providencia prpria ou conveniada, o disposto no Caput deste artigo, sero executado pelo instituto nacional de seguridade social.

Art. 162 O plano de seguridade social visa dar cobertura aos riscos a que est sujeito o servidor e sua famlia e compreende um conjunto de benefcios e aes que atendam as seguintes finalidades: I Garantir meios de subsistncia nos eventos de doena, invalidez, velhice, acidente em servio inatividade, falecimento e recluso; II Assistncia sade. PARGRAFO NICO Os benefcios sero concedidas nos termos e condies definidos em regulamento observadas as disposies desta Lei. Art. 163 Os benefcios do plano de seguridade social do Municpio compreendem: I Quanto ao servidor: a) aposentadoria b) auxlio natalidade; c) salrio famlia. II Quanto ao dependente: a) penso vitalcia e temporria; b) peclio; c) auxlio funeral; d) auxilio recluso. SEO I DA APOSENTADORIA Art. 164 O funcionrio ser aposentado compulsoriamente, a pedido ou por invalidez, nas hipteses previstas na Constituio Federal. 1 - A aposentadoria por invalidez ser sempre procedida na licena por perodo no inferior a 24 (vinte e quatro) meses, salvo quando o laudo mdico concluir anteriormente aquele prazo, pena incapacidade de definitiva para o servio pblico. 2 - Ser aposentado o funcionrio que, depois de 24 (vinte e quatro) meses de licena para tratamento de sade, for considerado invlido para o servio pblico.

Art. 165 Considera-se acidente para efeito desta Lei, o evento danoso que tiver como causa mediata ou e imediata o exerccio das atribuies inerentes ao cargo ocupado pelo funcionrio. 1 - Equipara-se o acidente a agresso sofrida e no provocada pelo funcionrio, no exerccio de suas funes. 2 - A prova de acidente ser feita em processo especial, no prazo de 8 (oito) dias, prorrogvel quando as circunstncias o exigirem, sob pena de suspenso de quem omitir ou retardar a providncia. Art. 166 Entende-se por doena profissional a que decorrer das condies do servio ou de fatos nele ocorridos, devendo o laudo mdico estabelecer-lhe a rigorosa caracterizao. Art. 167 Ao funcionrio ocupante de cargo em comisso aplicar-se- o disposto nos artigos 165 e 166, quando a vtima de acidente ou doena profissional. Art. 168 Os proventos dos aposentados e dos funcionrios em disponibilidade sero revistos quando e nas bases determinadas por Lei para reajuste do vencimento dos funcionrios em atividades. PARGRAFO NICO Ressalvado o disposto neste artigo, em caso nenhum os proventos da inatividade podero exceder remunerao percebida na atividade. 169 automtica a aposentadoria compulsria, calculando-se os proventos do aposentado com base no vencimento e nas vantagens a que fizer jus no dia em que atingir a idade limite. PARAGRAFO NICO - O Retardamento do decreto que declarar a aposentadoria no impedir que o funcionrio se afaste do exerccio no dia imediato aquele em que atingir a idade limite. SEO II DO AUXLIO NATALIDADE Art. 170 O Auxlio natalidade devido a servidora por motivo de nascimento do filho, em quantia equivalente ao menor salrio da tabela de vencimento do Municpio nunca inferior ao salrio mnimo vigente, inclusive no caso de natimorto, custeando pela entidade previdenciria, regulamentada em Lei.

1 - Na hiptese de parto mltiplo o valor ser acrescido de 100% (cento por cento) por nascituro. 2 - O auxlio ser pago ao cnjuge ou companheiro, servidor pblico, quando a parturiente no for servidora. SEO III DO SALRIO FAMLIA Art. 171 Ser concedido salrio famlia ao Funcionrio ativo ou inativo: I pelo cnjuge ou companheira do funcionrio que vive comprovadamente em sua companhia e que no exera atividade remunerada e nem tenha renda prpria; II por filho menor de 14 (quatorze anos) que no exera atividade remunerada e nem tenha renda prpria; III por filho invlido ou mentalmente incapaz, sem renda prpria. 1 - Compreende-se, neste artigo, o filho de qualquer condio, o enteado, o adotivo e o menor que mediante autorizao judicial, estiver sob guarda e o sustento do funcionrio. 2 - Para efeito deste artigo, considera-se renda prpria ou atividade remunerada o recebimento de importncia igual ou superior ao valor de referncia vigente no Municpio. 3 - Quando o pai e a me forem funcionrio municipais, ativos ou inativos, o salrio famlia ser concedido a ambos. 4 - Ao pai e a me equiparam-se o padrasto, a madrasta e, na falta destes, os representantes legais dos incapazes. Art. 172 Ocorrendo o falecimento do funcionrio, o salrio famlia continuar a ser pago a seus beneficirios, por intermdio da pessoa cuja guarda se encontram, enquanto fizerem jus concesso. 1 - Com o falecimento do funcionrio e a falta do responsvel pelo recebimento do salrio famlia ser assegurado aos beneficirios o direito sua percepo, enquanto assim fizerem jus.

2 - Passar a ser efetuado ao cnjuge sobrevivente o pagamento do salrio famlia correspondente ao beneficirio que vivia sob a guarda e sustento do funcionrio falecido, desde que aquele consiga autorizao judicial para mant-lo e ser seu responsvel. 3 - Caso o funcionrio no haja requerido salrio famlia relativo a seus dependentes, o requerimento poder ser feito aps sua morte pela pessoa cuja guarda e sustento se encontrem, operando seus efeitos a partir da data do pedido. Art. 173 O valor do salrio famlia ser igual a 5% (cinco por cento) do valor de referncia vigente no Municpio, devendo ser pago a partir da data em que for protocolado o requerimento. PARAGRAFO NICO O responsvel pelo recebimento do salrio famlia dever apresentar, no ms de julho de cada ano, declarao de vida e residncia dos dependentes, sob pena de ter suspenso o pagamento de vantagem. Art. 174 Nenhum desconto incidir sobre o salrio famlia, nem este servir de base a qualquer contribuio, ainda que para fins de previdncia social. Art. 175 Todo aquele, que por ao ou omisso, der causa a pagamento indevido de salrio famlia ficar obrigado sua restituio, sem prejuzo das demais cominaes legais. SEO IV DA PENSO Art. 176 Por morte do servidor os dependentes fazem jus a uma penso mensal no valor correspondente ao percentual determinado pelo rgo previdencirio municipal, aplicado a respectiva remunerao ou provento, a partir da data do bito. Art. 177 As penses distinguem-se quanto a natureza, em vitalcias e temporrias. 1 - A penso vitalcia composta de cota ou cotas permanentes, que somente se extinguem ou revertem com a morte de seus beneficirios. Art. 178 So beneficirios das penses:

I vitalcia; a) o cnjuge; b) a pessoa desquitada, separada judicialmente ou divorciada, com percepo de penso alimentcia; c) o companheiro ou companheira de designada que comprove unio estvel como entidade familiar; d) a me e o pai que comprovem dependncia econmica do servidor; e) a pessoa designada, maior de 60 (sessenta) anos e a pessoa portadora de deficincia, que vivam sob a dependncia econmica do servidor; II ) temporria: a) os filhos, ou enteados, at 21 (vinte e um) anos de idade, ou se invlidos, enquanto durar a invalidez b) o menor sob guarda ou tutela at 21 (vinte um ) anos de idade; c) o irmo rfo de pai e me e padrasto at 21 (vinte e um) anos de idade, e o invlido, enquanto durar a invalidez, que comprove dependncia econmica do servidor; d) a pessoa designada que vivia na dependncia econmica do servidor, at 21 (vinte e um) anos de idade ou se invlida, enquanto durar a invalidez. 1 - A concesso de penso vitalcia aos beneficirios de que tratam as alneas d e e c do inciso I deste artigo, exclui desse direito os demais beneficirios referidos nas alneas d e e. 2 - A concesso de penso temporria ao beneficirios de que tratam as alneas a e b do inciso II deste artigo, exclui direito os demais beneficirios referidos nas alneas c e d. Art. 179 A penso ser concedida integralmente ao titular da penso vitalcia, exceto se existirem beneficirios da penso temporria. 1 - Ocorrendo habilitao de vrios titulares a penso vitalcia, o seu valor ser distribudo em partes iguais entre os beneficirios habilitados. 2 - Na hiptese de habilitao as penses vitalcia e temporria, metade do valor caber ao titular ou titulares da penso vitalcia, sendo a outras rateada, em partes iguais, entre os titulares da penso temporria.

3 - Ocorrendo habilitao somente penso temporria, o valor integral da penso ser rateado, em partes iguais, entre os que se habilitarem. Art.180 A penso poder ser requerida a qualquer tempo, prescrevendo to somente as prestaes exigveis h mais de cinco anos. PARGRAFO NICO Concedida a penso qualquer prova posterior ou habilitao tardia que implique excluso de beneficirio ou reduo de penso s produzir efeitos a partir da data em que foi oferecida. Art. 181 No faz jus penso o beneficirio condenado pela prtica de crime doloso de que resultou a morte do servidor. Art. 182 Ser concedida penso provisria por morte presumida do servidor, nos seguintes casos: I declarao de ausncia, pela autoridade judiciria competente; II desaparecimento em desabamento inundao, incndio ou acidente no caracterizado como em servio; III desaparecimento no desempenho das atribuies do cargo em misso de segurana. PARAGRAFO NICO A penso provisria ser transformada em vitalcia ou temporria, conforme o caso, decorridos 05 (cinco) anos de sua vigncia, ressalvado o eventual reaparecimento do servidor, hiptese em que o benefcio ser automaticamente cancelada. Art. 183 Acarreta perda da qualidade de benefcio: I o seu falecimento; II a anulao do casamento, quando a deciso ocorrer aps a concesso da penso ao cnjuge; III a concesso da invalidez, em tratando beneficirio invalido; IV a maioridade de filho, irmo ou pessoas designada, aos 21 (vinte e um) anos de idade; V a acumulao de penso. Art. 184 por morte ou perda da qualidade do beneficirio a respectiva cota reverter:

I da penso vitalcia para os remanescentes desta penso ou para titulares da penso temporria, se no houver pensionista remanescente da penso vitalcia. Art. 185 As penses sero automaticamente atualizadas na mesma data e na mesma proporo dos reajustes dos vencimentos dos servidores. Art. 186 Ressalvado o direito de opo, vedada a percepo cumulativa de mais de 01 (duas) penses. SEO VII DO AUXLIO FUNERAL Art. 187 O auxlio funeral devido famlia do servidor falecido na atividade ou do aposentado em valor equivalente a um ms da remunerao ou provento custeado pelas entidades previdencirias a que estiver vinculado. 1 - No caso de acumulao legal de cargo o auxlio ser pago somente em razo do cargo de maior remunerao. 2 - O auxlio ser pago no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, por meio de procedimento sumarssimo, a pessoa da famlia que houver custeado o funeral. Art. 188 Se o funeral for custeado por terceiros este ser indenizado, observando o disposto no artigo anterior. Art. 189 Em caso de falecimento do servidor em servio fora do local de trabalho, inclusive no exterior, as despesas de transportes do corpo correro conta dos recursos do Municpio. SEO VIII DO AUXLIO RECLUSO Art. 190 A famlia do servidor ativo devido o auxliorecluso nos seguintes valores: I 1/3 (dois teros) de remunerao, quando afastamento por motivo de priso, em flagrante ou preventiva, determinada pela autoridade competente, enquanto perdurar a priso;

II metade da remunerao, durante o afastamento em virtude de condenao, por sentena definitiva, pena que no determina perda de cargo. 1 - Nos casos previstos no inciso I deste artigo, o servidor ter direito integralizao da remunerao, desde que absolvido. 2 - Pagamento do auxlio-recluso so custeado pela entidade previdenciria a que estiver vinculado, cassar a partir do dia imediato quele em que o servidor for posto em liberdade, ainda que condicional. CAPTULO II DA ASSISTNCIA SADE. Art. 191 A assistncia a sade do servidor, ativo ou inativo, e de sua famlia, compreende assistncia mdica, hospitalar, odontolgica, psicolgica e farmacutica, prestada atravs do instituto de previdncia do Municpio, ser criado, ou pela entidade ao qual estiver vinculado o servidor, ou ainda, mediante convenio, na forma estabelecida em regulamento. CAPTULO III DO CUSTEIO Art. 192 O plano de seguridade social do servidor ser administrado pelo instituto de previdncia do Municpio, a ser criado, ou atravs de convnio com instituto de outro Municpio ou at mesmo do estado, ser custeado com produto da arrecadao de contribuies obrigatrias do servidores Municipais. TTULO VII CAPTULO NICO DA CONTRATAO TEMPORRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PBLICO Art. 193 Para atender necessidade temporrias de excepcional interesse pblico, o poder executivo poder contratar pessoal por tempo determinado nos casos e condies estabelecidas em Lei. TTULO VIII CAPTULO NICO DAS DISPOSIES FINAIS

Art. 194 Consideram-se dependentes do funcionrio, alm do cnjuge e filhos, quaisquer pessoas que vivam s suas expensas e constem de seu assentamento individual. Art. 195 Os instrumentos de procurao, utilizados para recebimento de direitos ou vantagens de funcionrios municipais, tero validades por 12 (doze) meses, devendo ser renovados aps findo esse prazo. Art. 196 Para todos efeitos previstos neste estatuto e em Leis do Municpio, os exames de sanidade fsica e mental sero obrigatoriamente realizados por mdico da sesso de assistncia do rgo de pessoal do respectivo poder, ou, na sua falta por mdico credenciado pelo chefe do respectivo poder. 1 - Em casos especiais, atendendo natureza da enfermidade, o chefe do respectivo poder, poder designar junta mdica para proceder ao exame dela fazendo parte obrigatoriamente, o mdico do respectivo poder. 2 - Os atestados mdicos concedidos no funcionrios municipais, quando em tratamento fora do Municpio, tero sua validade condicionada ratificao posterior pelo mdico do rgo competente. Art. 197 Contar-se-o por dias corridos os prazos previstos neste estatuto. PARGRAFO NICO No se computar no prazo o dia inicial, prorrogando se para o primeiro dia til o vencimento que incidir em sbado, domingo ou feriado. Art.198 vedado ao funcionrio servir sob chefia imediata de cnjuge ou parente at 2 (segundo) grau, salvo em cargo de livre escolha, no podendo exceder 02 (dois) o seu numero. Art.199 So isentos de taxas emolumentos ou custos os requerimentos, certides e outros papeis que, na esfera administrativa, interessarem ao funcionrio municipal, ativo ou inativo, nessa qualidade. Art. 200 vedado exigir atestado de ideologia como condio de posse ou exerccio em cargo pblico. Art. 201 O presente estatuto se aplicar aos funcionrios da Prefeitura e da Cmara Municipal.

Art. 202 Podero ser admitidos para cargos adequados, funcionrios de capacidade fsica reduzida aplicando-se processos especiais de seleo. Art. 203 O dia 28 de outubro ser consagrado ao funcionrio pblico Municipal, sendo ponto facultativo. Art. 204 A jornada de trabalho nas reparties municipais ser fixada por decreto de chefe do respectivo poder. Art. 205 O chefe do respectivo poder baixar, por decreto, os regulamentos necessrios execuo da presente Lei. Art. 206 Esta Lei entrar em vigor na data de sua publicao. Art. 207 Revoga-se as disposies em contrrio.

Adnaldo de Andrade Prefeito Municipal

You might also like